Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda

Possui Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2004), Mestrado em Patologia Tropical pela Universidade Federal do Ceará (UFC-1999), Especialização em Parasitologia pela UFRN (1994) e Especialização em Análises Clínicas pela UFRN (1992). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN, Farmacêutica-Bioquímica aposentada do Hospital Universitário Onofre Lopes (1982-2012), Ex-Coordenadora de Base de Pesquisa em Radiobiologia Experimental e Ensaios Farmacológicos e Toxicológicos Pré-Clínicos (2003-2013) e ex-Pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (Biofarmácia e Farmacoterapia) junto à UFPB. É consultora Ad Hoc das ações de extensão na UFRN e Vice-Coordenadora da Base de Pesquisa em Radiobiologia Experimental e Ensaios Farmacológicos e Toxicológicos Pré-Clínicos. Tem experiência na área de Medicina Nuclear, Parasitologia Humana, Análises Clínicas Laboratoriais e Experimentação Animal, com ênfase em interações de radiofármacos e antiparasitários humanos, Análises Clínicas Laboratoriais e Radiobiologia e Radiofarmácia Experimentais, atuando principalmente nos seguintes temas: biodistribuição de radiofármacos pós-tratamento crônico e agudo, marcação de hemácias com tecnécio-99m, infecção animal com hemohistoparasitos e análises laboratoriais nas áreas de Hematologia, Bioquimica, Imunologia, Microbiologia, Uroanálises e Parasitologia. Atualmente é coordenadora dos Estágios Supervisionados em Análises Clínicas Laboratoriais para o Curso de Biomedicina da UFRN, orientadora e supervisora dos estagiários no HUOL e professora Associada da Disciplina de Parasitologia para os cursos de graduação da área de saúde.

Informações coletadas do Lattes em 07/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2002 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Avaliação da influência do glucantime em radiofármacos marcados com tecnécio-99m em ratos Wistar, utilizando modelos in vivo e in vitro.
Mário Bernardo Filho. Palavras-chave: Glucantime; MDP-99mTc; Cinética de biodisponibilidade; Leishmaniose Visceral; Calazar; Radiobiologia. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos / Especialidade: Protozoologia Parasitária Animal. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiobiologia Médica / Especialidade: Radiofarmácia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Outro.

Mestrado em Patologia Tropical

1996 - 1999

Universidade Federal do Ceará
Título: Estudo Comparativo de Adenosina Desaminase e suas isoenzimas em pacientes com calazar,Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Marcus Raimundo Vale
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil. Palavras-chave: leishmaniose; adenosina desaminase - ADA; Calazar.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica / Especialidade: Patologia Tropical. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Especialização em Parasitologia

1994 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Tripanossomatideos parasitos do homem
Orientador: Carlos Alberto Moreira Campos

Especialização em Análises Clínicas

1990 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Estudo Comparativo entre as Técnicas de sedimentação Espontânea e a de Centrífugo-sedimentação no Diagnóstico Coproparasitoscópico.
Orientador: Carlos Alberto Moreira Campos

Graduação em Farmacia e Bioquímica

1978 - 1981

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Biossegurança: diagnóstico e monitoramento das DST. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2012 - 2012

Parasitoses emergentes e oportunistas. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em O USO DE ANIMAIS NA PESQUISA CIENTÍFICA: ASPECTOS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

UTLIZAÇÃO DOS RADIOFÁRMACOS NA MEDICINA NUCLEAR. (Carga horária: 244h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAUDE. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em ATUALIZALÇÃO EM TÉCNICAS LABORATORIAIS NA ÁREA BIO. (Carga horária: 125h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

CURSO DE ESPANHOL. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em EDUCAÇÃO EM SAÚDE: a indissociabilidade do saber. (Carga horária: 102h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2005 - 2005

Utilização de Recursos Multimídia no Ensino - PAP. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2003 - 2003

Capacitação Humana em Biossegurança na Área Animal. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2002 - 2002

Radioproteção no Manuseio de Fontes Radioativas. (Carga horária: 42h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2002 - 2002

Gerência de Rejeitos Radioativos nas Instituições. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2002 - 2002

Pesquisa Bibliográfica Virtual-redação de artigos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Servidor da UFRN-agente multiplicador em DST/AIDS. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

1996 - 1996

Atualização Em Patologia Mamária. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiobiologia Médica/Especialidade: Radiobiologia Experimental.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Radiologia Médica/Especialidade: Radiofarmácia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Análises Clínicas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Parasitária Humana.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos/Especialidade: Helmintologia Humana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIBRAÇÕES GERADAS OR PLATAFORMAS OSCILATÓRIAS: POTENCIALIDADES DE APLICAÇÕES CLÍNICAS E DE PESQUISA CIENTÍFICA. 2014. (Seminário).

V SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: CONHECER, EDUCAR E PREVENIR. 2011. (Seminário).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE PRÓPOLIS NA INFECÇÃO POR Plasmodium berghei. 2011. (Congresso).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. Análise epidemiológica de pacientes com baciloscopia positiva em um Hospital Universitário da Cidade do Natal/RN. 2011. (Congresso).

XLVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. Perfil microbiológico de infecções urinárias em um Hospital Universitário da Cidade do Natal/RN. 2011. (Congresso).

62º CONGRESSO NACIONAL DA SBPC. Origem da Produção: Prodocente AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE SERALBUMINA EM PACIENTES GRÁVIDAS E NÃO GRÁVIDAS ATENDIDAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES, EM NATAL/RN.. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO NORDESTINO DE EDUCAÇÃO MÉDICA e III CONGRESSO MULTIPROFISSIONAL DA SAÚDE. MOBILIZAÇÃO EM PROL DA REABERTURA DA MATERNINDADE DE FELIPE CAMARÃO, EM NATAL/RN.. 2010. (Congresso).

VII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOCIÊNCIAS NUCLEARES. INFECÇÃO MALÁRICA E SUA AÇÃO SOBRE O PERTECNETATO DE SÓDIO (Na99mTcO4). 2010. (Congresso).

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOMEDICINA. Título Tipo de Participação Nome do Evento Ano Situação Origem da Produção: Prodocente BAIXOS NÍVEIS DE HDL-COLESTEROL EM MULHERES ATENDIDAS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES, EM NATAL/RN, NO ANO DE 2009. 2010. (Congresso).

XXI Congresso de Iniciação Cientifica da UFRN-CIC2010. EFEITO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS NA ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA E NA CAPTAÇÃO HEPÁTICA DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR. 2010. (Congresso).

7° Congresso Regional de Análises Clínicas do Nordeste. Prevalência da sífilis em pacientes atendidos no complexo hospitalar de atenção à saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal/RN. 2009. (Congresso).

I CONGRESSO DA LIGA NORTERIOGRANDENSE CONTRA O CANCER. Origem da Produção: Prodocente A biodistribuição do pertecnetato de sódio sob influência do extrato de própolis. 2009. (Congresso).

II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES. Resultados dos testes anti-HIV pelo ensaio imnuenzimático por micropartículas (MEIA) no complexo hospitalar de atenção à saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal/RN. 2009. (Congresso).

IX JORNADA DE PESQUISA EM CIRURGIA/ VII JORNADA DO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA ? UFRN.Origem da Produção: Prodocente Influência da própolis na captação hepática do pertecnetato de sódio e no perfil lipídico de ratos wistar.. 2009. (Encontro).

20th INTERNATIONAL CONGRESS OF CLINICAL CHEMISTRY AND LABORATORY MEDICINE. EFFECT OF THE EXTRACT OF ALOE VERA (BABOSA) ON BIOCHEMICAL PARAMETERS IN MICE EXPERIMENTALLY INFECTED WITH TRYPANOSOMA CRUZI. 2008. (Congresso).

I INTERNATIONAL SYMPOSIUM IN PHARMACEUTICAL SCIENCES OF NORTHEAST BRAZIL. EFFECT OF BENZONIDAZOL (ROCHAGAN) ON BIOCHEMICAL AND HEMATOLOGICAL PARAMETERS IN WISTAR RATS. 2008. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Dosimetria Interna Aplicada à Medicina Nuclear.EFFECT OF ROCHAGAN ON THE RADIOLABELING OF BLOOD CONSTITUENTS WITH SODIUM PERTECHNETATE. 2008. (Simpósio).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOCIÊNCIAS NUCLEARES-Novas Tendências nas Aplicações dos Radiofármacos. Effect of Medicinal Plants on the Parasitemia of Trypanosoma cruzi and on the Biodistribution of Sodium pertechnetate (Na99mTcO4). 2008. (Congresso).

I WORKSHOP EM CLIMATOLOGIA, ESTATÍSTICA E SAÚDE.AQUECIMENTO GLOBAL E DOENÇAS PARASITÁRIAS E INFECCIOSAS. 2007. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. XXXIII Congresso Brasileiro de Análises Clínicas e VI Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. 2006. (Congresso).

57º Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Avaliação da biodisponibilidade do radiofármaco 99mTc-MDP em ratos Wistar: o efeito da Artemísia vulgaris L.. 2005. (Congresso).

II Seminário de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.II Seminário de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -CIENTEC 2005. 2005. (Seminário).

II Seminário de Iniciação À Docência.II Seminário de Iniciação À Docência - CIC 2005. 2005. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Cirurgia Experimental / I Simpósio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. IX Congresso Brasileiro de Cirurgia Experimental / I Simpósio do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. 2005. (Congresso).

V CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOCIÊNCIAS NUCLEARES. I Encuentro Científico Hispano-Brasileño/V Scientific Meeting of the Brazilian Society of Nuclear Biosciencies. 2005. (Congresso).

38º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. Incidência de rubéola IgG positivo em mulheres atendidas na Maternidade Januário Cicco em Natal/RN. 2004. (Congresso).

XX Reunião Anual da SBPz/XXXI Reunião Anual sobre Pesquisa básica em doença de Chagas. Influência do antileishmanial glucantime namarcação de hemácias sanguineas com 99mTc. 2004. (Congresso).

55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Influência do glucantime na biodisponibilidade do 99mTc-MDP na massa de órgãos de ratos Wistar. 2003. (Congresso).

Curso de extensão sobre Pesquisa bibliográfica virtual. 2003. (Outra).

Curso de Radioproteção no manuseio de fontes radioativas. 2003. (Oficina).

I Curso de capacitação de recursos humanos em biosseguraça na área animal. 2003. (Outra).

IV Encontro Brasileiro de Biociências Nucleares.Efeito do glucantime na marcação de hemácias e proteinas celulares e plasmáticas com pertecnetato de sódio:um estudo in vitro. 2003. (Encontro).

XVIII Reunião Anual da FeSBE. Efeito do glucantime na biodisponibilidade do 99mTc-MDp em ratos Wistar. 2003. (Congresso).

1º Congresso Internacional de Medicina Nuclear e Radiofármacos. Efeito do glucantime na biodistribuição do 99mTC-MDP em ratos Wistar. 2002. (Congresso).

Curso de Treinamento em Testes de Mutagenicidade. 2002. (Outra).

GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS. 2002. (Outra).

VII Semana da CIENTEC. 2001. (Outra).

O Servidor da UFRN como agente multiplicador em DST/AIDS. 2000. (Outra).

XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2000. (Congresso).

XII REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL. Estudo comparativo da adenosina desaminase e suas isoenzimas em pacientes com leishmaniose visceral. 1998. (Congresso).

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM PATOLOGIA MAMÁRIA. 1996. (Outra).

II SIMPOSIO LOUIS PASTEUR DE PATOLOGIA CLINICA. 1996. (Simpósio).

XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ANALISES CLINICAS. Estudo comparativo entre as técnicas de sedimentação espontânea e de centrífugo-sedimentação no diagnóstico coproparasitoscópico. 1995. (Congresso).

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ODONTOLOGIA. Escova dentária: veículo de transmissão de enteroparasitas. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Hennes Gentil de araújo

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília MariaBERNARDO FILHO, M.; SILVA, S. F.. Aplicaçãoo de duas Fontes de Radiacao Eletromagnetica Não Ionizante em Ciências da Saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andrew Douglas Moura

ANDRADE-NETO, V. F.HOLANDA, C. M. C. X.; GENNARI, S. M.; ARAUJO, J. M. G.;de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. PROTEINAS SAG1, SAG2, SAG3 DE Toxoplasma gondii E SEUS RESPECTIVOS ADENOVIRUS COMO PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPO VACINAL CONTRA A TOXOPLASMOSE. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRDUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roxane Rafaela Macedo dos Santos

BERNARDO FILHO, M.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; MEYER, P. F.. AVALIACAO DE EFEITOS BIOLOGICOS DE UM EXTRATO AQUOSO DE ALCACUZ (Glycyrrhiza uralensis) ATRAVES DE MODELOS EXPERIMENTAIS EM NIVEL SISTEMICO E CELULAR. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Cecília Farias dos Santos

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Sales, VSF. Avaliação da prevalencia de Toxoplasma gondii em galinhas caipiras e frangos de corte em regiões dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. 2012. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRDUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vanessa Marques de Araújo Silva

SALES, V. S. F.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; REGO, A.C.M.. FECAL AND BLOOD EOSINOPHILUS IN CHILDREN INFECTED WITH HELMINTS AND PROTOZOA. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudio Bruno Silva de Oliveira

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRE, E. Atividade anti-Toxoplásmica, antioxidante e anti-inflamatoria do timol e estragol isolados da Lippia sidoides e Croton zethneri. 2011. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRDUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nelson de Souza Pinto

BERNARDO FILHO, M.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.MEDEIROS, A. C.. AVALIAÇÃO DE EFEITOS DE UM EXTRATO DE 3 BAILARINAS EM MODELOS EXPERIMENTAIS EM DIFERENTES NIVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLOGICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kercia Regina Santos Gomes Pereira

MEDEIROS, A. C.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; MEYER, P. F.. Biodistribuição do Fifato de Sódio ? Tecnécio ? 99m (Fifato ? Tc ? 99m) em Ratos Submetidos a Esplenectomia.. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Magaly Lima Mota

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; Santos, E. A.. Estudo da atividade antimalárica de plantas medicinais da biorregião do Araripe-CE em modelo murino- Plasmodium berghei. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: KADJA MENEZES TORRES ACUCENA

MEDEIROS, A. C.de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria; FILHO, I. A.. Influence of splenectomy on the biodistribution of technetium-99m dimercaptosuccinic acid (Tc-99m-DMSA) in rats. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roseane Pereira da Silva

MEDEIROS, A. C.; FILHO, I. A.; Nagashima-Júnior, T;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Efeito de extratos vegetais na parasitemia de Trypanosoma cruzi e na biodistribuição do pertecnetato de sódio (Na99mTc). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Regina de Macedo Costa

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Cavalcante, J. F; CATANHO, M. T. J. A.. UM EXTRATO AQUOSO DE Vitex agnus castus ALTERANDO A MARCAÇÃO DE CONSTITUINTES SANGÜÍNEOS COM TECNÉCIO-99M. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: NICÁCIA BARBOSA CALADO

MILAN, E. P.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; LIMA, E. O.; SALES, V. S. F.. Freqüência e Etiologia das Dermatomicoses Em Pacientes Atendidos no Hospital Giselda Trigueiro-Natal/RN. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Milena de Medeiros Clementino

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; SALES, M. P.. Estudo da Ocorrência de Toxoplasmose e Babesiose em Rebanho Ovino no Município de Lages/RN. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ítalo José Mesquita Cavalcante

VALE, M. R.; MAGALHAES, P. J. C.; COELHO, I. C. B.; PIRES NETO, R. J.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO BRASIL DE 2001-2011, NO ESTADO DO CEARÁ DE 2007-2011 E PERFIL DA ADENOSINA DESAMINASE EM PACIENTES ACOMETIDOS PELA DOENÇA.. 2014. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Márcia de Oliveira Pereira

PEREIRA, M. O.; REGO, A. C. M.; MEYER, P. F.;MEDEIROS, A. C.BERNARDO FILHO, M.HOLANDA, C. M. C. X.de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. AVALIACAO DO EFEITO DA VIBRACAO E DO NADO FORCADO EM RATOS WISTAR NA BIODISTRIBUICAO DOS RADIOFARMACOS ACIDO METILENODIFOSFONICO MARCADO COM TECNECIO-99M E DO PERTECNETATO DE SODIO. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amália Cinthia Meneses do Rego

MEDEIROS, A. C.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Araújo, I. B.; Carvalho, M. G. F.; MEYER, P. F.. Biodistribuição de tecnécio-99m pertecnetato após desvio gástrico em Y de Roux (Técnica de Capella). 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabrielle de Souza Rocha

BERNARDO FILHO, M.MEDEIROS, A. C.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Carvalho, M. G. F.; MEYER, P. F.. AVALIAÇÃO DO EFEITO DE UM ADOÇANTE COMERCIAL COM SUCRALOSE NA MARCAÇÃO DE CONSTITUINTES SANGUÍNEOS COM TECNÉCIO-99m, NA MORFOLOGIA DAS HEMÁCIAS E NA BIODISPONIBILIDADE DOS RADIOFÁRMACOS PERTECNETATO DE SÓDIO E ÁCIDO DIETILENOTRIAMINOPENTACÉTICO-TECNÉCIO-99m EM RATOS WISTAR. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isvânia Maria Serafim da Silva

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; CATANHO, M. T. J. A.; Guimarães, F. F. L.; Colaço, W.; Souza, I. A.. Polpa da Punica granatum L. como radiomodificador em camundongos sob indução tumoral. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energétic) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vanessa Santos de Arruda Barbosa

MILAN, E. P.;MEDEIROS, A. C.; Araújo, I. B.; Fonseca, A. S.; Batista, J. S.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. AVALIAÇÃO DA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR INFECTADOS COM Trypanosoma cruzi OU TRATADOS COM BENZONIDAZOL. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Simey de Souza Leão Pereira Magnata

Vilela, E. C.; Medeiros, M. C.; Anselmo, C. W. S. F.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; CATANHO, M. T. J. A.. Ensaios Biológicos para Avaliar o Efeito Radioprotetor da Momordica charantia L.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Tecnologias Energétic) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Márcia de Oliveira Pereira

MEDEIROS, A. C.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; SANTOS FILHO, S. D.. Influence of whole-body vibration on biodistribution of the radiopharmaceutical [99mTc]methylene diphosphonate in Wistar rats. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amália Cínthia Meneses Rêgo

MEDEIROS, A. C.; Araújo, I. B.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Biodistribuição do pertecnetato de sódio marcado com tecnécio-99m após desvio gástrico em Y de Roux (técnica de Capella). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patrícia Fróes Meyer

BERNARDO FILHO, M.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Ferreira, G. M. H.. Consequências dos campos eletromagnéticos, ondas sôncas e de radiofrequência e luz intensa pulsada na marcação de cosntituintes sanguíneos com tecnécio-99m. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hennes Gentil de araújo

MEDEIROS, A. C.de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria; MEYER, P. F.. Effects of light emitting diode on red blood cells. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Thales Lira de Medeiros

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; RACHETTI, V. P. S.;de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. Avaliação das atividades antimalarica e antitoxoplasma dos compostos complexados obtidos da Bidens pilosa (Asteraceae). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRDUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria das Graças Araújo do Nascimento

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.BARBOSA, V. S. A.ROCHA, L. G.. Contribuição ao estudo dos parâmetros hematológicos e bioquímicos em ratas Wistar após infecção experimental com cepa "Y" de Trypanosoma cruzi.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Parasitologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Clarice Maux Vianna da Silva

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; MILAN, E. P.; VANESSA, SANTOS DE ARRUDA BARBOSA. NFLUENCIA DA SULFADIAZINA, PIRIMETAMINA E DE SUA ASSOCIACAO NA BIODISTRIBUICAO SANGUINEA DO PERTECNETATO DE SODIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Cláudio da Costa Urbano

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; MILAN, E. P.;BARBOSA, V. S. A.. INFLUENCIA DA INFECCAO TOXOPLASMICA E DO SEU TRATAMENTONA BIODISTRIBUICAO CEREBRAL DO DICLORIDRATO DEETILENOCISTEINA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RANNY BEATRIZ CARVALHO HOLANDA LEITE

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; MILAN, E. P.;BARBOSA, V. S. A.. AVALIACAO DO EFEITO DE DROGAS ANTI-TOXOPLASMICAS NABIODISTRIBUICAO CEREBRAL DO PERTECNETATO DE SODIO(Na99mTcO4−). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Márcia Azevedo de Sousa

Jerônimo, S.M.B.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Maia, R.C.. A influência dos hormônios androgênios sobre a resposta imunológica e o risco de desenvolvimento de leishmaniose visceral sintomática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Janette Monroy Osório

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; CAMILLO, C. S.;BARBOSA, V. S.A.. AVALIACAO DO EFEITO DA SUCRALOSE NA BIODISTRIBUICAO DO FITATO DE SODIO MARCADO COM TECNECIO-99m EM RATOS WISTAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: YARA ANGELICA ALVES FERNANDES

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.ROCHA, L. G.BARBOSA, V. S. A.. ADEQUACAO DE METODOLOGIA NA PESQUISA DE ENTEROPARASITOS ASSOCIADOS AO SOLO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: DELIANNE BARBOSA AZEVEDO

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;BARBOSA, V. S. A.. ESTUDO DA INFLUENCIA DA Annona muricata (GRAVIOLA) NA BIODISTRIBUIÇÃO DE RADIOFÁRMACOS E EM PARAMETROS LABORATORIAIS DE RATOS WISTAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernanda Carvalho Cagni

RIBEIRO, A. M.; SANTOS, J. R.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. CARACTERIZAÇÃO FARMACOLÓGICA PARCIAL DO VENENO DA FORMIGA TOCANDIRA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marília Fabiana Pimentel de Oliveira

GAMA, R. A.; PESSOA, C. M.; ANDRADE, H. T. A.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. ESTUDO EPIDEMIOLOGICO DOS CASOS DE MIIASE NOS HOSPITAIS PUBLICOS DE NATAL/RN. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Felipe da Silva Duarte

ARAUJO, J. M. G.;de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria; BLAHA, C. A. G.. FILOGEOGRAFIA E HISTORIA EVOLUTIVA DOS VIRUS DA DENGUE TIPO 4. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nathale Valente Santiago

MILAN, E. P.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; HOLANDA, A. L. F.. RELACAO ENTRE DUCHA VAGINAL E VAGINOSES BACTERIANAS, DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS E INFECCAO PELO HIV: UMA REVISAO SISTEMATICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Polyana Raposo Freire Caldas

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; SOUZA, D. L. B.. Vacina contra HPV em homens e eficaz para prevenir infeccoes genitais? ? Uma revisao sistematica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Miguel Angel Ansaldi Junior

NETO, R M; ANDRADE, V. S.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Infecção bacteriana multiresitsente em paciente diabético: relato de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jefferson Thiago Medeiros de Oliveira

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.BARBOSA, V. S. A.ROCHA, L. G.. A epidemiologia da leishmaniose visceral (calazar) no Nordeste Brasilerio na última década. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudio Bruno Silva de Oliveira

Melo, M. C. N.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Néri, G. S.. Prevalência e perfil de susceptibilidade aso antimicrobianos de Klebsiella spp. no Hospital Universitário Onofre Lopes em Natal/RN num período de 10 anos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Renata Aracy Bezerril Ferreira

ROCHA, L. G.ARAGAO, C. F. S.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Avaliação da atividade Leishmanicida da Crotalaria retusa L. (Fabaceae). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciecias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Monique Gabriela das Chagas Fasutino Alves

Leite, E. L.; Lima, D. F.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Ação das galactanas sulfatadas da alga vermelha Hypnea musciformis na hemostasia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Themis Taynah da Silva Santana

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Filgueira, L. G. A.; Matta, L. D. M.. Imobilização de uma N-Acetil B-D-glucosaminidase extraída do camarão marinho Litopenaeus schmitti em dracon ferromagnético. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruno Mattos Silva Wanderley

ROCHA, L. G.ARAGAO, C. F. S.HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Estudo Preliminar da Toxicidade Aguda da HomoBetalapachona em camundongos Swiss. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mônica Cortez Gomes da Silva

ROCHA, L. G.; Medeiros, T. M. D.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Métodos Laboratoriais Utilizados no Diagnóstico da Hemofilia A. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lis Tavares Coelho Lobo

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.CÂMARA, A. C. J.. Avaliação da atividade da Neosergeolida isolada da Picrolema sprucei em modelos murinos de malária e toxoplasmose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: IBSON LUCAS DE LYRA

Guerra, G. C. B.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Araújo, A. A.. Atividade Antiinflamatória do extrato seco de Phyllanthus niruri L. em camundongos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elias Herculano de Oliveira

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.ROCHA, L. G.; BRITO, T. N. S.. Influência do taxol (Taxus baccata) na biodistribuição do pestecnetato de sódio (Na99mTcO4) em ratos Wistar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia e Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Priscila Soares Mendonça

Leão, N. D.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Júnior, A. M.. A DENGUE E O ÍNDICE DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO ACOMETIDA NO RIO GRANDE DO NORTE.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kadja Malene de Araújo

ROCHA, Hugo Alexandre Oliveira;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de. Padronização e Implantação da Técnica de ensaio Imunoenzimático-ELISA no Diagnóstico da Toxoplasmose em ovinos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciecias Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rodrigo de Carvalho Holanda Leite e Reginauro Alves S

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.BARBOSA, V. S. A.; Filho, J. D.. Nunes.Estudo comparativo da influência de drogas antimaláricas na biodisponibilidade do ácido metileno difosfônico marcado com tecnécio-99m em ratos Wistar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Dolabela, S.S.; Vinaud, M.C.; VILLELA, M. M.;de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria; LAMOUNIER, T. A. C.. Banca Examinadora do Concurso Público para Docente na Disciplina de Parasitologia Clínica da Universidade Federal do Oeste da Bahia. 2015. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

NETO, R M;de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria; ANDRADE, V. S.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, E. M. A.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ABRANTES, M. R.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria; Jr-Ferraz, J. C.; Martins, R. D.. Presidente da Banca Examinadora de Concurso Público Federal para Professor Adjunto da UFRN. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; Jr-Ferraz, J. C.; MIRANDA, C. C. C.. Presidente de Banca Examinadora para Concurso Público - Professor Assistente da UFRN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; VARELA, S. M.; MACEDO, E. D.. Presidente da comissão para Concurso Público para o Cargo de Técnico em Patologia (Análises Clínicas Laboratoriais). 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SOUZA, M. F.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.CÂMARA, A. C. J.. Membro da Comissão de Concurso Público para Professor Substituto. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; AQUINO, J. M. C. M.; FREIRE, T. M. G. L.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para o Cargo de Farmacêutico-Bioquímico. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; AQUINO, J. M. C. M.; GOMES, T. M.. Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para cargo de Farmacêutico Bioquímico. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

XIMENES, M. F. F. M.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; SANTANA, E. M.. Membro da Comissão do Concurso Público para Professor Auxiliar da UFRN. 1993. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; FERNANDES, M. J. B. C.; CALHEIROS, M. E. A.. COMISSÃO PARA ELEIÇÃO DE CHEFE E VICE CHEFE DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITLOGIA DA UFRN. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; OLIVEIRA, E.C.A.; SILVA, A. B.. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR ADMINISTRAÇÃO DO CENTRO DE BIOCIENCIAS. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. COORDENADORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOMEDIICNA. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; BEZERRA, C. M.; MELO, M. C. N.. COMISSÃO PARA REVISÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. MENBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DA REVISTA DE SAÚDE E BIOLOGIA. 2013. CEI - Centro Educacional Integrado.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. COORDENADORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOMEDIICNA. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; ANDREAZZE, R.. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTAGIO PROBATÓRIO. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. COORDENADORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIOMEDIICNA. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. Parecerista Ad Hoc de Ações de Extensão na UFRN. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. REVISOR DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO 47º COBEM. 2009. Universidade Federal do Paraná.

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. Avaliador de trabalhos cientificos do XX Congresso de Iniciação Científica da UFRN. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. REVISOR DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO 46º COBEM. 2008. Universidade Federal da Bahia.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. CONSULTOR AD HOC DA REVISTA CESUMAR. 2007. Centro de Ensino Superior de Maringá.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; AZEVEDO, G. D.;MEDEIROS, A. C.. AVALIADOR DE APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; AZEVEDO, G. D.;MEDEIROS, A. C.. AVALIADOR DE APRESENTAÇÃO EM POSTER DE TRABALHOS CIENTIFICOS. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ROCHA, Hugo Alexandre Oliveira. MEMBRO DE BANCA DE SELEÇÃO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria. REVISOR DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO 45º COBEM. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Revisor de Trabalhos Científicos do 44º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Coordenador do Projeto de Extensão "Educação em Saúde Individual e Coletiva: prevenção de doenças infecto-parasitárias em populações carentes do Natal/RN. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ROCHA, Hugo Alexandre Oliveira. Membro da Banca Examinadora de Monografia de Bacharelado. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.ROCHA, L. G.CÂMARA, A. C. J.BARBOSA, V. S. A.. Membro de Banca Examinadora de Curso de Especialização. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; SANTOS, V. A. B.. Membro da comissão para seleção de monitores da Disciplina de Parasitologia. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.ROCHA, L. G.; SANTANA, E.. Presidente da Comissão para elaboração de normas e eleição de Chefe e Vice-Chefe do Departamento de MIcrobiologia e Parasitologia da UFRN. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Avaliador dos trabalhos de Iniciação Científica do XVI Congresso de Iniciação Científica da UFRN. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; BARBOSA, V. S. A.. Presidente da banca examinadora para o processo seletivo de monitoria da Disciplina de Parasitologia. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; AZEVEDO, G. D.. Debatedor de temas-livre no Congresso Nacional de Cirurgia Experimental. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; SALES, M. P.. Membro da Banca Examinadora do projeto de dissertação de mestrado - aluna Milena de Medeiros Coutinho. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; MILAN, E. P.; LIMA, E. O.; SALES, V. S. F.. Membro da Banca Examinadora da defesa de Dissertação de Mestrado. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Revisor de Trabalhos Científicos do 43º Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; ANDRADE NETO, Valter Ferrreira de; SALES, M. P.. MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DO PROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - aluna Alessandra Maria de Sousa. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Coordenador da mesa-redonda intitulada Infecção e Doenças Degenerativas no IV Encontro da SBBN. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Coordenador da Disciplina de Parasitologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.. Coordenador do Departamento de MIcrobiologia e Parasitologia na VII Semana da CIENTEC/UFRN. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRADE, H. T. A.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; VENANCIO JUNIOR, J.. Membro da Comissão para Seleção de monitores da Disciplina de Parasitologia. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ANDRADE, H. T. A.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; SÁ, L. B.. Membro da Comissão para Seleção de bolsistas de apoio técnico do DMP/UFRN. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SÁ, L. B.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; VENANCIO JUNIOR, J.. Membro da Comissão para Seleção de monitores da Disciplina de Parasitologia. 1993. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

XIMENES, M. F. F. M.;HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C.; SÁ, L. B.. Membro da Comissão para Seleção de monitores da Disciplina de Parasitologia/UFRN. 1992. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcus Raimundo Vale

VALE, M. R.; ALMEIDA, Y. M.; QUEIROZ, A. N.. Estudo dos níveis de adenosina desaminase e suas isoenzimas em pacientes com Calazar. 1999. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Ceará.

José Ajax Nogueira Queiroz

VALE, Marcus Raimundo;QUEIROZ, J. A. N.; ALMEIDA, Yacy Mendonça de. Análise comparativa de adenosina desaminase e suas isoenzimas em pacientes com calazar.. 1999. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Ceará.

José Brandão Neto

BERNARDO FILHO, Mário; CATANHO, Maria Teresa Jansem de Almeida;BRANDÃO NETO, JoséMEDEIROS, Aldo da Cunha; SOUSA, Maria Bernardete Cordeiro de. Avaliação da influência do glucantime em radiofármacos marcados com tecnécio-99m em ratos Wistar. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA

BERNARDO FILHO, M.; CATANHO, M. T. J. A.; MEDEIROS, A. C.; BRANDAO NETO, J.;SOUSA, M. B. C.. Avaliação da influência do glucantime em radiofármacos marcados com tecnécio-99m em ratos wistar usando modelos in vivo e in vitro. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcelo José Santiago Lisboa

EFEITO DO EXTRATO DE Aloe vera NA INFECÇÃO MALÁRICA, NA MARCAÇÃO DE HEMÁCIAS E NA CAPTAÇÃO RENAL DO ÁCIDO DIMERCAPTO SUCCÍNICO (DMSA); Início: 2010; Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRDUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Elaine Gomes Souza

ESTUDO SOBRE TERAPIA COM RADIOFÁRMACOS NA DOR ÓSSEA RELACIONADA ÀS METÁSTASES ÓSSEAS; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia e Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

João Cláudio da Costa Urbano

AVALIAÇÃO DA BIODISPONIBILIDADE DE UM RADIOFÁRMACO CEREBRAL FRENTE À INFECÇÃO TOXOPLÁSMICA EM ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Andressa de Oliveira Maia

EOSINOFILIA SANGUÍNEA E PRESENÇA DE HELMINTÍASES INTESTINAIS EM CRIANÇAS E ESCOLARES DO MUNICIPIO DE SANTA-CRUZ-RN; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ranny Beatriz de Carvalho Holanda Leite

USO DE DROGAS ANTI-TOXOPLÁSMICAS NA BIODISPONIBILIDADE DO RADIOFÁRMACO ECD-99mTc; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

CLARICE MAUX

NECROPSIA DE CÉREBROS DE CAMUNDONGOS INFECTADOS COM Toxoplasma gondii E PÓS TRATADOS COM DROGAS ANTIPARASITÁRIAS; ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Luciana Ribeiro Marinho Brandão

EFEITO DO USO CRONICO DE ANTICOAGULANTE ORAL EM RATOS WISTAR; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Larissa Pereira Silveira Cruz

ESTUDO COPROPARASITOLÓGICO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL GOVERNAMENTAL NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

JEFFERSON THIAGO DE OLIVEIRA

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL NO NORDESTE BRASILEIRO NOS ULTIMOS 10 ANOS; Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

IBSON LUCAS DE LYRA

EFEITO CRÔNICO DA PROPOLIS EM RATOS WISTAR; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN- REUNI; (Orientador);

Roberta Cecília Moreno Mendonça

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA À INFECÇÃO MALÁRICA DE RATOS PÓS-TRATAMENTO CRONICO COM ALOE VERA; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN- REUNI; (Orientador);

Antônio Peixoto de Carvalho

MANIPULAÇAO DE ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO SOB USO DE RADIOFÁRMACOS; Início: 2009; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmacia e Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PIBIC-UFRN; (Orientador);

Vanessa Favero Demeda

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: CONHECER, EDUCAR E PREVENIR; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FAEX-UFRN; (Orientador);

Raphael Cabral Pereira Fagundes Neto

EFEITO DO EXTRATO DE PRÓPOLIS NA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO E NA HISTOLOGIA RENAL E HEPÁTICA DE RATOS WISTAR; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

HILKÉA CARLA SOUZA DE LIMA MEDEIROS

ALTERAÇÕES HISTOPATOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS E HEMATOLÓGICAS EM RATOS WISTAR TRATADOS COM EXTRATO DE Euphorbia tirucalli (AVELOZ); ; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Roseane Pereira da Silva

Efeito de plantas medicinais na parasitemia do Trypanosoma cruzi e na biodistribuição do pertecnetato de sódio em ratos Wistar; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Vanessa Santos de Arruda Barbosa

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO BENZONIDAZOL (ROCHAGAN) NA BIODISPONIBILIDADE DO Na99mTcO4 EM RATOS WISTAR INFECTADOS OU NÃO COM TRYPANOSOMA CRUZI; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Larissa Pereira Silveira Cruz

ESTUDO COPROPARASITOLÓGICO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL GOVERNAMENTAL NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Janette Monroy Osório

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA SUCRALOSE NA BIODISTRIBUIÇÃO DO FITATO DE SÓDIO MARCADO COM TECNÉCIO-99m EM RATOS WISTAR; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Maria das Graças Araújo do Nascimento

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DOS PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS EM RATAS WISTAR APÓS INFECÇÃO EXPERIMENTAL COM A CEPA Y DE Trypanosoma cruzi; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Parasitologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Jaerdyson Medeiros da Rocha

ESTABELECIMENTO DE ANALISES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS NA NEUROCIRURGIA ENDOVASCULAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Christianne Hellen Freire

ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLO PARA ANALISES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS EM ANGIORRADIOLOGIA INTERVENCIONISTA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

DELIANNE BARBOSA AZEVEDO

ESTUDO DA INFLUENCIA DA Annona muricata (GRAVIOLA) NA BIODISTRIBUIÇÃO DE RADIOFÁRMACOS E EM PARAMETROS LABORATORIAIS DE RATOS WISTAR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Antônio Peixoto de Carvalho

O extrato de própolis altera a biodistribuição do radiofármaco pertecnetato de sódio em ratos Wistar?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia - Bioquímico e Analista Clínico) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Jefferson Thiago Medeiros de Oliveira

A epidemiologia da leishmaniose visceral (calazar) no Nordeste Brasilerio na última década; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Roberta Cecília Moreno Mendonça

AVALIAÇÃO DA RESPOSTA À INFECÇÃO MALÁRICA DE RATOS PÓS-TRATAMENTO CRONICO COM ALOE VERA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Monique Batista da Costa

Efeito de um extrato de Aloe vera na biodistribuição do pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) em ratos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Elias Herculano de Oliveira

Influencia do Taxol (Taxus baccata) na biodistribuição do pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) e nos parâmetros hematológicos e bioquímicos de ratas Wistar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmacia e Bioquímica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

PRISCILA SOARES MENDONÇAu

A DENGUE E O ÍNDICE DAS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO ACOMETIDA NO RIO GRANDE DO NORTE; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Mauricio Ferreira da Silva Júnior

Marcação de hemácias sangüíneas com tecnécio-99m sob influência da babosa; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PIBIC-UFRN; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Daniel Pereira de Oliveira

Estudo in vivo da susceptibilidade do T; cruzi ao extrato de Aloe vera (babosa); 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, PIBIC-UFRN; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Reginauro Alves da Silva Nunes

Avaliação da biodisponibilidade do radiofármaco 99mTc-MDP em ratos Wistar: o efeito da Artemísia vulgaris L; ; 2005; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Rodrigo de Carvalho Holanda Leite

Avaliação da influência da Mefloquina (droga anti-malárica) na biodisponibilidade do 99mTc-MDP em ratos Wistar; 2005; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Alípio Maciel Lima de Brito

Prevenção de doenças infecciosas e parasitárias em populações carentes da cidade do Natal/RN; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

HARINA ALVES DE OLIVEIRA

Alterações hematológicas do glucantime na marcação de elementos sanguineos com tecnécio-99m; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Rosa Cristina Correia de Araujo

Determinação da intensidade parasitária por enterohelmintos através do método de Kato?katz; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Alberto Moreira Campos

Estudo comparativo entre as técnicas de sedimentação espontânea e a de centrífugo-sedimentação no diagnóstico coproparasitológico; 1991; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análises Clínicas) - Faculdade de Farmácia e Bioquímica; Orientador: Carlos Alberto Moreira Campos;

Yacy Mendonça de Almeida

Estudo dos nívei da adenosina desaminase e suas isoenzimas em paciente com calazar; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Yacy Mendonça de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2019 URBANO, JOÃO CLÁUDIO DA COSTA ; LEITE, RANNY BEATRIZ DE CARVALHO HOLANDA ; CASTRO, RENAN LEOPOLDO PEREIRA ; SILVA, CLARICE MAUX VIANNA DA ; ANDRADE, JOELMA MARIA DE ARAÚJO ; OLIVEIRA, CLÁUDIO BRUNO SILVA DE ; BARBOSA, VANESSA SANTOS DE ARRUDA ; ANDRADE-NETO, VALTER FERREIRA DE ; HOLANDA, CECÍLIA MARIA DE CARVALHO XAVIER . Effect of toxoplasmic infection on the biodistribution of a brain radiopharmaceutical. INTERNATIONAL JOURNAL OF RADIATION BIOLOGY , v. 1, p. 1-15, 2019.

  • 2018 LEITE, R. B. C. H. ; URBANO, J. C. C. ; CASTRO, R. L. P. ; SILVA, C. M. V. ; ALDO, CUNHA MEDEIROS ; Azevedo, I. M. ; BARBOSA, V. S. A. ; HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C. . Evaluation of the effect of anti-toxoplasmic drugs on the biodistribution of the radiopharmaceutical sodium pertechnetate. AMERICAN JOURNAL OF PHYSIOLOGY, BIOCHEMISTRY AND PHARMACOLOGY, , v. 8, p. 28-33, 2018.

  • 2017 CHRISTINA FREITAS, LAURA ; RADAN DE VASCONCELOS MARQUES, MICHAEL ; BEATRIZ DE CARVALHO HOLANDA LEITE, RANNY ; MARIA DE CARVALHO XAVIER HOLANDA, CECÍLIA ; SANTOS DE ARRUDA BARBOSA, VANESSA . SEROPREVALENCE OF TOXOPLASMOSIS IN PREGNANT WOMEN IN A CITY IN RIO GRANDE DO NORTE STATE, BRAZIL. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (ONLINE) , v. 46, p. 147-158, 2017.

  • 2016 MICHELLY, PIRES QUEIROZ ; VANESSA, SANTOS DE ARRUDA BARBOSA ; CECÍLIA, MARIA DE CARVALHO XAVIER HOLANDA ; JANETTE, MONROY OSORIO ; TARCISO, BRUNO MONTENEGRO SAMPAIO ; CHRISTINA, DA SILVA CAMILLO ; ALDO, CUNHA MEDEIROS ; MARÍLIA, FERREIRA FRAZÃO TAVARES DE MELO ; JULIANA, KÉSSIA BARBOSA SOARES . Influence of sweeteners in the biodistribution of radiopharmaceutical and laboratory tests in rats. AFRICAN JOURNAL OF BIOTECHNOLOGY , v. 15, p. 2751-2757, 2016.

  • 2015 HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C. ; BARBOSA, V. S.A. ; LISBOA, M.J.S. ; LIMA, H. C. S. M. ; Silva, N. B. ; Melo, L.M.B. ; ANDRADE-NETO, V. F. ; MEDEIROS, A. C. . The malarial infection can alter the normal biodistribution of a radiopharmaceutical?. Journal of Surgical and Clinical Research , v. 5, p. 69-79, 2015.

  • 2015 BARBOSA, V. S. A. ; LISBOA, M.J.S. ; SAMPAIO, T.B.M. ; LIMA, H. C. S. M. ; HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C. ; MEDEIROS, A. C. . Effect of antimalarial chloroquine on the biodistribution of sodium pertecnetate in swiss mice. Journal of Surgical and Clinical Research , v. 5, p. 100-108, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C. ; Bandeira, F.T.M ; DEMEDA, V. F. ; Carvalho, A. P. ; Lima, H. C. S. M. ; MAIA, E. S. ; Mendonça, R. C. M. ; Vieira, R, M, . DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: CONHECER, EDUCAR E PREVENIR. 2010. (Projeto de Extensão).

de Carvalho Xavier Holanda, Cecília Maria ; ROCHA, L. G. ; ANDRADE, V. S. ; Silva, N. B. ; Toscano, R. A. ; Moura, E. P. . ATUALIZAÇÃO EM TÉCNICAS LABORATORIAIS NA ÁREA BIOMÉDICA. 2009. .

HOLANDA, C. M. C. X. OU XAVIER HOLANDA, C. M. C. ; ROCHA, L. G. ; ANDRADE, V. S. . Atualização de Técnicas Laboratoriais na Área Biomédica.. 2009. (Capacitação Técnica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DA VARFARINA NA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR., Descrição: A varfarina é um anticoagulante oral que tem sido amplamente utilizado há mais de 50 anos como um fármaco padrão no tratamento de pacientes com eventos tromboembólicos. Possui uso e controle restritos, pois apresenta diversas interações medicamentosas e pode levar a graves reações adversas; entretanto, ainda continua como um fármaco muito utilizado na terapia anticoagulante. O uso de radiofármacos para fins diagnósticos tem crescido e o conhecimento dos fatores que possam interferir em sua biodistribuição é de grande importância para um correto diagnóstico por imagem. Por ser, a varfarina, um fármaco de grande interesse clínico, este estudo visa avaliar seu efeito na biodistribuição do radiofármaco pertecnetato de sódio em ratos Wistar. Para isto serão utilizados 10 ratos, divididos em 2 grupos, grupo controle (n=5) e o grupo teste (n=5). O grupo teste receberá uma dose diária de 0,5mL de varfarina (0,30mg/Kg) e o grupo controle receberá o mesmo volume de água, ambos por gavagem, durante 10 dias. Uma hora após a última dose, ambos os grupos receberão, sob anestesia, 0,1mL (0,66MBq) do radiofarmaco pertecnetato de sódio via veia caudal. Após o tratamento, os ratos serão sacrificados e seus órgãos retirados para avaliação do percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g) no contador de radiação gama. As análises estatísticas serão avaliadas pelo teste t de Student, considerando um nível de significância de p<0.05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / RANNY BEATRIZ DE CARVALHO HOLANDA LEITE - Integrante / ELAINE GOMES SOUZA - Integrante / LUCIANA RIBEIRO MARINHO BRANDÃO - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Toxoplasma gondii e drogas anti-toxoplásmicas influenciam na biodistribuição de radiofármacos em animais de experimentação?, Descrição: A toxoplasmose é uma doença parasitária causada pelo Toxoplasma gondii e acomete animais de sangue quente. Estima-se que 20 a 90% da população adulta mundial já teve contato com o T. gondii. A infecção toxoplásmica nos seres humanos é muito comum, porém os sinais clínicos geralmente estão ausentes, salvo em indivíduos com o sistema imune deprimido (quimioterapia para o câncer, tratamento para transplantados e indivíduos HIV positivos) e em mulheres que contraem primariamente a infecção durante a gestação Essa infecção parasitária pode provocar graves lesões sistêmicas, a nível ocular, neurológico, respiratório, entre outros. Seu tratamento em imunocomprometidos, como aidéticos, a recomendação é a associação de sulfonamida e pirimetamina, fármacos mais usados no tratamento da toxoplasmose no mundo. A medicina nuclear é uma das especialidades médicas utilizada como ferramenta diagnóstica em 90% das enfermidades humanas, e o tecnécio-99m, na forma de pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) é o radiofármaco mais utilizado para esse fim. Este estudo visa avaliar, comparativamente, a influência da infecção toxoplásmica, do fármaco pirimetamina e da sulfadiazina na biodisponibilidade do Na99mTcO4 em camundongos suíços albinos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Vanessa Arruda Barbosa dos Santos - Integrante / Valter Ferreira de Andrade-Neto - Integrante / JOÃO CLÁUDIO DA COSTA URBANO - Integrante / RANNY BEATRIZ DE CARVALHO HOLANDA LEITE - Integrante / CLARICE MAUX - Integrante / LETÍCIA MARIA NÓBREGA EBERLIN - Integrante.

  • 2015 - 2015

    SOROPREVALÊNCIA DA TOXOPLASMOSE EM GESTANTES DA CIDADE, Descrição: A toxoplasmose é uma doença de distribuição mundial causada pelo protozoário Toxoplasma gondii que adquire relevância quando atinge a gestante, visto o risco de infecção congênita. O objetivo desse estudo foi conhecer o perfil sorológico das gestantes e analisar alguns fatores relacionados à infecção. Foi realizado um estudo descritivo, retrospectivo que analisou os resultados fornecidos pelo LACEN-RN dos testes sorológicos de anticorpos IgG e IgM anti-T. gondii de 356 gestantes atendidas na Unidade Mista de Saúde de Jaçanã-RN, entre 2009 e 2014. Foi realizado o teste qui-quadrado (χ2) e considerado p<0,05 estatisticamente significativo. 58,4% das gestantes apresentaram sorologia IgG anti-T. gondii reagente (IgG+) e IgM anti-T.gondii não reagente (IgM-), 0,6% reagente para ambos (IgG+ e IgM+) e 41% eram suscetíveis à infecção (IgG- e IgM-). 71,3% das gestantes realizaram a primeira sorologia no primeiro trimestre da gestação; a faixa entre 20-29 anos foi a mais soroprevalente (62,5%) e 11-19 as mais suscetíveis (47%). As gestantes de zona rural foram as mais soropositivas (60,2%) e as de zona urbana, as mais suscetíveis (40,7%). Não ocorreu associação estatística entre a sorologia e as variáveis: faixa etária (p=0,282) e procedência (p=0,881). Concluiu-se que há necessidade de investimentos em acompanhamento pré-natal e educação em saúde para a população que aborde a toxoplasmose.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Coordenador / RANNY BEATRIZ DE CARVALHO HOLANDA LEITE - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Esquistossomose Mansônica no Municipio de Extremoz/RN, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Louisianny Guerra da Rocha em 23/03/2016., Descrição: A esquistossomose é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a segunda doença de maior importância entre as parasitárias e infecciosas, logo abaixo da malária. No Brasil, os estados mais endêmicos são Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. No entanto, nas outras Unidades da Federação, a exemplo do Pará, Maranhão, São Paulo, Paraná, entre outras, há focos importantes em vários municípios que, segundo Dr. Naftale Katz, pesquisador emérito da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e perito da OMS merecem a preocupação das autoridades brasileiras. ?As altas prevalências da esquistossomose coincidem com os baixos níveis socioeconômicos e de saneamento da nossa população?, reconhece o especialista. Popularmente conhecida como barriga d?água, a doença está diretamente relacionada às condições de vida das famílias e afeta principalmente populações socialmente vulneráveis, com baixo nível de escolaridade e renda. Ainda, esquistossomose compõe uma lista de doenças negligenciadas, que estão diretamente relacionadas à pobreza, assim como a Doença de Chagas e o Tracoma. Os fatores ambientais propiciam sem dúvida os índices tão alto desta parasitose. Assim como, apresença do hospedeiro intermediário do gênero Biomphalaria (caramujos). No Rio Grande do Norte a esquistossomose foi estudada no município de Pureza, onde a distribuição ocorre tanto na área urbana como em sua área rural. Uma observação que pode ser comprovada é que a faixa etária mais parasitada com o Schistosoma mansoni é a compreendida entre 0 e 11 anos de idade. E de acordo com os questionários realizados, o banho nos rios do município, motivado pelo lazer, é o principal fator de contaminiação. Este projeto tem como finalidade contribuir para o diagnóstico da Esquistossomose Mansônica no Município de Extremoz, identificando os grupos de riscos e os hospedeiros intermediários (caramujos), afim de determinar ações de prevençao junto com a Secretaria Municipal de Saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    ESTUDO COPROPARASITOLÓGICO EM UM CONJUNTO HABITACIONAL GOVERNAMENTAL NA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN, Descrição: São poucos e dispersos os estudos sobre a prevalência de enteroparasitoses em nosso meio, sendo a maioria deles realizada em amostras de bases populacionais mal definidas. Faz-se necessário a realização de um estudo epidemiológico, sobre incidência/prevalência de enteroparasitas, na cidade de Currais Novos/RN, especificamente em uma área urbana de pessoas de baixa renda, de um conjunto habitacional criado pelos governos Federal/Estadual/Municipal. Este estudo relacionará a possível positividade de enteroparasitas com questões socioeconômicas, educacionais e de saneamento básico dessa área. O "n"amostral será de 385 pessoas, escolhidas a partir da moradia, com 1 ou 2 voluntários por cada casa, sendo sorteadas 212 casas através da amostragem aleatória. Será colhida 1 amostra fecal de cada voluntário. As amostras serão submetidas à técnica de HPJ e de Rugai, Mattos e Brizola, sendo feita 3 lâminas para cada paciente e para cada técnica. O exame será considerado positivo quando se observar, pelo menos, 1 espécie de parasita intestinal na amostra analisada por qualquer uma das técnicas utilizadas. Será utilizada uma ficha de dados do paciente, onde, além do resultado do exame parasitológico, estarão registrados os dados epidemiológicos relacionados a cada paciente no período de estudo. A partir dos resultados obtidos, os dados serão encaminhados à análise estatística para cálculo das prevalências das enteroparasitoses, dos diferentes enteroparasitas e do poliparasitismo intestinal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Larissa Pereira Silveira Cruz - Integrante.

  • 2013 - 2015

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DO ADOÇANTE SUCRALOSE NA BIODISTRIBUIÇÃO DO RADIOFÁRMACO FITATO DE SÓDIO MARCADO COM TECNÉCIO-99m EM RATOS WISTAR, Descrição: A sucralose (1,6 dicloro-1,6-didesoxi-BD-fructofuranosil-4-cloro-4-desoxi-aD-galacto pryranoside) é um adoçante intenso, não calórico e não nutritivo derivado halogenado da sacarose e usado em alimentos e bebidas com uma potência de cerca de 600 vezes superior ao da sacarose. Há muitas evidências de que a sucralose e produtos misturados à sucralose, são seguros para uso em alimentos. A sucralose não é hidrolisada no lúmen intestinal, é fracamente absorvida pelos animais experimentais e em grande parte é excretada inalterada nas fezes. Além disso, estudos em animais mostraram que a sucralose tem baixa toxicidade e, portanto, ela tem sido desenvolvida como um substituto de açúcar não nutritivo. As informações sobre o destino de aditivos alimentares em animais e seres humanos é essencial para a interpretação racional dos dados sobre a toxicidade. Como os dados na literatura sobre a interação de radiofármacos com adoçantes são escassos e os adoçantes artificiais são largamente consumidos por diabéticos e pacientes para controle de peso no Brasil e em nosso Estado, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos in vivo do edulcorante sucralose comercial na biodistribuição do radiofármaco fitato de sódio marcado com tecnécio-99m, nos parâmetros bioquímicos laboratoriais e na histologia do fígado de animais de experimentação. Serão utilizados 12 ratos Wistar machos, com idade entre 3 e 4 meses, distribuídos igualmente entre 01 grupo controle que receberá água e 01 grupo tratado que receberá a sucralose por 28 dias. Ambos os grupos receberão o radiofármaco eletivo para o fígado. Parte desse órgão será enviado a um contador de radiação gama para contagem de radioatividade total injetada e outra amostra para o laboratório de histologia para cortes histopatológicos e coloração pelo HE. Será colhido sangue para dosagens de enzimas tais como a alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase(AST), lactato desidrogenase (LDH), fosfatase alcalina (FA), gama-glutamil transferase (YGT), colesterol total e frações, triglicerídeos e proteínas totais e frações. Teste t de Student e o teste de Mann-Whitney, considerando-se p<0,05, serão utilizados nas análises estatísticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Integrante.

  • 2012 - 2012

    ESTUDO DA INFLUENCIA DA Annona muricata (GRAVIOLA) NA BIODISTRIBUIÇÃO DE RADIOFÁRMACOS E EM PARAMETROS LABORATORIAIS DE RATOS WISTAR, Descrição: Serão utilizados 24 ratos Wistar machos com peso de aproximadamente 100±20 gramas, obtidos do Biotério do Centro de Ciências da Saúde, UFRN, Brasil. Os animais serão alojados em gaiolas de polipropileno, tiveram livre acesso à ração de rato padrão e água filtrada e foram mantidos em ciclo claro/escuro (12/12 h). Tratamento dos animais Aleatoriamente, os animais serão divididos em dois grupos: um controle (n=12) e um tratado (n=12). O grupo tratado receberá doses diárias (25mg/kg/dia) do extrato aquoso de graviola, por via oral, durante 10 dias, e o controle água filtrada pelo mesmo método e período. Os animais serão subdivididos em dois subgrupos: um tratado (n=6) para ser submetido à injeção do radiofármaco DMSA e o outro tratado (n=6) para ser submetido à injeção com Fitato de sódio. Os controles sofreraão também a mesma divisão e tratamento. No 10º dia de tratamento, todos os animais, receberão, via plexo orbital, uma injeção de 0,1mL do radiofármaco 99mTc-fitato de sódio (0,66MBq) ou de 0,1mL do radiofármaco 99mTc-DMSA (0,66MBq). Após 40 minutos da dose recebida do radiofármaco correspondente de cada grupo, os animais serão eutanasiados sob anestesia com cetamina 50 mg/kg IM e tiopental 20 mg/kg IP e retirar-se-ão baço e fígado (do grupo tratado com fitato de sódio), rins e bexiga (do grupo tratado com DMSA), além de serem isoladas amostras de sangue de todos os animais tratados e controles. Os órgãos serão pesados em balança digital de precisão e submetidos à detecção de radioatividade total injetada por grama de órgão (%ATI/g) de cada órgão. Análises estatísticas Os dados serão expressos como média±desvio padrão (SD). A comparação entre os grupos será feita utilizando Programa Statistic (testes de Mann-Whitney - para comparação dos %ATI/g - e de t-student ? para comparar dados das análises laboratoriais), considerando-se o nível de significância de p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Integrante / Hilkéa Carla Sousa Medeiros Lima - Integrante / DELIANNE BARBOSA AZEVEDO - Integrante.

  • 2010 - 2012

    AÇÃO DA Morinda citrifolia (noni) NA BIODISPONIBILIDADE DO ÁCIDO METILENODIFOSFÔNICO MARCADO COM TECNÉCIO-99m EM RATOS WISTAR, Descrição: A terapêutica medicamentosa à base de produtos naturais vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A busca da cura de vários males, principalmente o câncer, estimula o uso dos mais diversos agentes fitoterápicos dentre eles a Morinda citrifolia, popularmente conhecida como ?noni?. O uso de radiofarmacos para diagnóstico por imagem tem crescido muito nos últimos anos. O ácido metilenodisfosfônico marcado com tecnécio-99m (99mTc-MDP) é um dos radiotraçadores ideais para visualização por imagem de metástases ósseas devidas ao câncer. O presente projeto tem como objetivo avaliar in vivo a influência do tratamento crônico do extrato aquoso de ?noni? na biodisponibilidade do 99mTc-MDP em animais de experimentação. Para tanto, serão utilizados 12 ratos Wistar machos, na idade de 3 meses e massa corpórea de ±200 gramas. Aleatoriamente, serão divididos em 2 grupos: um controle (n=6) e um tratado (n=6). O grupo tratado receberá doses diárias (10mg/mL/dia) do extrato aquoso de ?noni?, pelo método de gavagem, durante 10 dias, e o controle solução salina pelo mesmo período e via. No 10º dia, cada rato de ambos os grupos receberá, via plexo orbital, uma injeção de 0,1mL do radiofármaco 99mTc-MDP (0,66MBq). Após 60 minutos da última dose recebida, os animais serão anestesiados e sacrificados, seus fêmures serão retirados, pesados e levados ao contador de radiação gama para contagem do percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g). As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o Programa GraphPad (teste de Mann-Whitney), considerando-se o nível de significância de p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Hilkéa Carla de Souza Medeiros - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante / TARCISO BRUNO MONTENEGRO SAMPAIO6 - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Efeito do Aloe vera (babosa) na radiomarcação de elementos sanguíneos com pertecnetato de sódio., Descrição: Aloe vera, conhecido popularmente como ?babosa?, desponta com um grande potencial terapêutico. É considerada pela comunidade científica como antibiótico, analgésico, coagulante, adstringente e estimulante da regeneração dos tecidos e da proliferação das células, sendo usado como imunoestimulatório, bactericida, anti-helmintico, antinflamatório, cicatrizante de feridas, no tratamento de queimados graves e no combate a determinadas infecções gastrintestinais e urinárias. Hemácias sanguíneas podem ser marcadas com o radioisótopo tecnécio-99m (99mTc) e empregadas em diagnóstico por imagem de sangramentos internos, localização de hemangiomas e de obstruções no sistema circulatório que necessitariam de intervenção cirúrgica. No presente projeto, pretende-se avaliar a influência de um produto natural Aloe vera, comumente conhecido por babosa, na marcação in vitro de elementos sangüíneos com pertecnetato de sódio marcado com 99mTc. Para tanto, sangue (heparinizado) de ratos Wistar sadios será incubado com uma solução de babosa, depois com o agente redutor cloreto estanoso e a seguir com 99m Tc, na forma de pertecnetato de sódio (Na 99mTcO4). Os resultados obtidos serão analisados pelo teste ANOVA, considerando-se níveis estatisticamente significativos para p<0,05. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Hilkéa Carla de Souza Medeiros - Integrante / VANESSA FAVERO DEMEDA - Integrante / Flora Tamires Moura Bandeira - Integrante / MARCELO JOSÉ SANTIAGO LISBOA - Integrante / SIMONY DE ARAÚJO LOPES - Integrante.

  • 2010 - 2011

    EFEITO RADIOMODIFICADOR DO EXTRATO DE Euphorbia tirucalli (AVELOZ) NA BIODISPONIBILIDADE DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR., Descrição: A terapêutica medicamentosa à base de produtos naturais vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. A busca da cura de vários males, principalmente o câncer, estimula o uso dos mais diversos agentes fitoterápicos dentre eles a Euphorbia tirucalli, popularmente conhecida como Aveloz. O presente projeto tem como objetivo avaliar in vivo a influência do extrato aquoso de aveloz na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em animais de experimentação. Para tanto, serão utilizados 12 ratos Wistar machos, na idade de 2 meses e massa corpórea de ±180 gramas. Aleatoriamente, serão divididos em 2 grupos: um controle (n=6) e um tratado (n=6). O grupo tratado receberá doses diárias (5mg/mL/dia) do extrato aquoso de Aveloz, pelo método de gavagem, durante 10 dias, e o controle solução salina pelo mesmo período e via. No 10º dia, cada rato de ambos os grupos receberá, via plexo orbital, uma injeção de 0,1mL do radiofármaco pertecnetato de sódio (0,66MBq). Após 60 minutos da última dose recebida, os animais serão anestesiados e sacrificados, 10 órgãos serão retirados, pesados e levados ao contador de radiação gama para contagem do percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g). Exames histopatológicos, parâmetros bioquímicos e hematológicos serão processados para obtenção de melhores resultados e consolidação de dados. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o Programa Statística (testes de Wilcoxon ou de Kruskal-Wallis), considerando-se o nível de significância de p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante.

  • 2009 - 2012

    EFEITO DO EXTRATO DE Aloe vera NA PARASITEMIA DE RATOS MALÁRICOS E DA INFECÇÃO AGUDA POR Plasmodium berghei NA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO., Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos verificar se a biodistribuição do pertecnetato de sódio é alterada em ratos Wistar infectados experimentalmente com Plasmodium berghei e se o uso do extrato aquoso de Aloe vera diminui a parasitemia dos animais infectados e/ou altera também a biodistribuição do radiofármaco pertecnetato de sódio nesses animais. Além disso, pretende-se realizar imagens cintilográficas dos animais infectados e não tratados com o extrato de Aloe vera e daqueles infectados e tratados com Aloe vera, para mostrar os tecidos e/ou órgãos que sofreram ou não alterações na biodistribuição do radiofármaco em questão. A temática doença ou infecção e interação com radiofármacos vem sendo muito discutida nos últimos anos. Este estudo visa ainda contribuir para o conhecimento das interações entre parasitoses e radiofármacos, além de alertar e informar aos profissionais nucleares, que tratam diretamente com pacientes malarígenos e que necessitam realizar exames cintilográficos, sobre a importância da infecção malárica na interpretação de tais exames.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / Valter Ferrreira de Andrade Neto - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante / Maria Helena C. Spyrides - Integrante / Antônio Peixoto de Carvalho - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 2009 - 2011

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DA PRÓPOLIS NA BIODISTRIBUIÇÃO DO PERTECNETATO DE SÓDIO EM RATOS WISTAR, Descrição: A Própolis é conhecida e utilizada pelo homem desde os tempos mais remotos. Já era utilizada pelos antigos egípcios para embalsamar cadáveres. Sabe-se hoje, através de inúmeras pesquisas da comunidade científica mundial, que ela traz novas formas vitais ao organismo, complementando as deficiências de substâncias, principalmente micronutrientes minerais, enzimas, coenzimas, vitaminas, aminoácidos e inúmeros outros componentes de alto valor biológico. É composta de 50 a 55% de resinas vegetais com bálsamo; 30 a 40% de cera; 5 a 10% de pólen, além de ácidos, sais minerais e antibióticos. O potencial terapêutico e profilático da própolis, devido ao grande número de enzimas que contém, explica a melhora e cura de tromboses e embolias, além de combate às doenças da velhice. Por isso as feridas, queimaduras, torceduras, hiperomias, etc., são eliminadas com grande eficiência pelas enzimas contidas na própolis. No presente projeto, pretende-se avaliar a influência do tratamento crônico da própolis na biodisponibilidade do ácido metilenodifosfônico marcado com tecnécio-99m. em ratos Wistar sadios. Para isso serão utilizados 14 ratos Wistar, com 3 meses de idade (massa corpórea entre 150-250g) divididos em 2 grupos: um tratado (n=7) e outro controle (n=7). O tratado receberá doses diárias da própolis (1mL/dia), via oral, durante 10 dias. O controle receberá dose única de 1mL de solução salina pela mesma via e período. Uma hora após a última dose recebida, todos os animais serão anestesiados e receberão 0,1ml do radiofármaco 99mTc-MDP (3,7 MBq), via plexo ocular. Após o tratamento, os animais serão sacrificados e seus os órgãos retirados para a contagem do percentual de radioatividade por grama de órgão (%ATI/g) no contador de radiação gama. As análises estatísticas serão realizadas utilizando-se o Programa Statística (testes de Wilcoxon ou de Kruskal-Wallis), considerando-se o nível de significância de p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante / Maria Helena C. Spyrides - Integrante / Antônio Peixoto de Carvalho - Integrante / Esmeralúcia Miriam Peixoto - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra.

  • 2007 - 2010

    Obtenção de Produtos a Base de Plantas do Rio Grande do Norte com Atividade Leishmanicida, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que como finalidade a obtenção de produtos naturais (extratos e/ou substânicas isoladas) coletadas no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) com possível atividade leishmanicida... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2010

    DESENVOLVIMENTO DE EXTRATOS SECOS A PARTIR DAS PLANTAS MEDICINAIS COM POTENCIAL TERAPÊUTICO E ECONÔMICO DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: Projeto de pesquisa voltado para a obtenção de extrato de plantas nativas com possível atividade leishmanicida coletadas no Estado do Rio Grande do Norte (Brasil).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador / Maria Iracema Bezerra Loila - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2007 - 2009

    Efeito do extrato de Aloe vera (babosa) na parasitemia de ratos infectados com T. cruzi e sua influência na biodisponibilidade do 99mTc, Descrição: Esse projeto visa avaliar a ação tripanomicida do extrato de Aloe vera in vivo e sua influência na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos Wistar. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Antônia Cláudia Jácome da CÂmara - Integrante / Rodrigo de Carvalho Holanda Leite - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Integrante / Mauricio Ferreira da Silva Júnior - Integrante / Monique Batista da Costa - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante / Raphaella Cavalcante Alves - Integrante / Natália ChilinqueZambão da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2010

    Determinação de Quinonas com Atividade Leishmanicida, Descrição: Desenvolver métodos específicos que venham a contribuir para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes no tratamento das leishmanioses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Coordenador / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Estudo in vivo da susceptibilidade do Trypanosoma cruzi a novas drogas naturais e/ou sintéticas bioativas, Descrição: Esse estudo objetiva avaliar a susceptibilidade da cepa "Y" de Trypanosoma cruzi frente à ação de novas drogas naturais e/ou sintéticas bioativas utilizando animais de experimentação (camundongos suiços).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / Roseane Pereira da Silva - Coordenador / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Integrante / Daniel Pereira de Oliveira - Integrante / Natália Alves Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    Efeitos do rochagan e do taxol na biodisponibilidade do 99mTc em ratos Wistar infectados pelo T. cruzi, Descrição: O presente estudo visa avaliar a influência de drogas anti-T.cruzi (rochagan e taxol) em ratos Wistar infectados cronicamente com a cepa "Y" de Trypanosoma cruzi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Roseane Pereira da Silva - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Coordenador / Daniel Pereira de Oliveira - Integrante / Natália Alves Lima - Integrante / Elias Herculano de Oliveira - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2008

    AVALIAÇÃO DO EFEITO DO BENZONIDAZOL (ROCHAGAN) NA BIODISPONIBILIDADE DO Na99mTcO4 EM RATOS WISTAR INFECTADOS OU NÃO COM TRYPANOSOMA CRUZI, Descrição: Avaliar o efeito de droga anti-T.cruzi (benzonidazol) na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos infectados com cepa Y de Trypanosoma cruzi e avaliar o efeito do T. cruzi na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos Wistar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Antônia Cláudia Jácome da CÂmara - Integrante / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante / Roseane Pereira da Silva - Integrante / Vanessa Santos de Arruda Barbosa - Integrante / Daniel Pereira de Oliveira - Integrante / Mauricio Ferreira da Silva Júnior - Integrante / Elias Herculano de Oliveira - Integrante / Maria Helena C. Spyrides - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - 2005

    Estudo in vitro do glucantime na marcação de hemácias sangüíneas com pertecnetato de sódio, Descrição: O presente estudo objetivou avaliar in vitro a influência do leishmanicida antimoniato de meglumina (glucantime) na marcação de hemácias sanguineas com o radiofármaco pertecnetato de sódio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Mário Bernardo Filho - Integrante / Rodrigo de Carvalho Holanda Leite - Integrante / Grace Mary Lima de Sousa - Integrante / Maria Teresa Jansen A Catanho - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2004 - 2004

    Influência de drogas antimaláricas (artemisinina e Mefloquina) na biodisponibilidade do 99mTc-MDP em ratos Wistar, Descrição: O presente estudo objetivou avaliar a influência da mefloquina e da artemisinina na biodisponibilidade do radiofármaco ácido metilenodisfofônico marcado com 99mTc em ratos Wistar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Mário Bernardo Filho - Integrante / Mª Teresa Jansen A Catanho - Integrante / Rodrigo de Carvalho Holanda Leite - Integrante / Grace Mary L Sousa - Integrante / Reginauro Alves da Silva Nunes - Integrante / Harina Alves de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2004

    Influência da morfina na biodistribuição do 99mTc-MDP em ratos Wistar, Descrição: Este trabalho objetivou avaliar a influência da morfina, um potente analgésico, na biodisponibilidade do radiofármaco ácido metilenodisfofônico marcado com 99mTc em ratos Wistar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Mário Bernardo Filho - Integrante / Roberto Levi Cavalcanti Jales - Integrante / Luis Murilo Lopes de Brito - Integrante / Lúcia de Fátima Amorim - Integrante / Karla Cavalcanti Brandão - Integrante / Levi Higino Jales Neto - Integrante / Levi Higino Jales Júnior - Coordenador / Maria Teresa Jansen A Catanho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2004

    Efeito do Tamoxifen na cinética de biodistribuição de radiofármacos em ratos Wistar, Descrição: Esse estudo visou avaliar a influência de um antitumoral sintético ovariano (tamoxifen) na biodisponibilidade de radiofármacos em ratos Wistar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Mário Bernardo Filho - Integrante / Roberto Levi Cavalcanti Jales - Integrante / Luis Murilo Lopes de Brito - Coordenador / Levi Higino JalesJúnior - Integrante / Lúcia de Fátima Amorim - Integrante / Karla Cavalcanti Brandão - Integrante / Maria Helena Marques da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2002 - 2003

    Avaliação do efeito da Punica granatum na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos Wistar, Descrição: O projeto visou avaliar o efeito da romã (Promegranata) na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos Wistar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Mário Bernardo Filho - Integrante / Roberto Levi Jales - Integrante / Luis Murilo Lopes de Brito - Integrante / Levi Higino JalesJúnior - Integrante / Danielle Amorim Terra - Integrante / Lúcia de Fátima Amorim - Coordenador / Maria Luisa Gomes - Integrante / V G B de Melo - Integrante / Karla Cavalcanti Brandão - Integrante / Maria Teresa Jansen A Catanho - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade Federal da Bahia - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 2002 - 2003

    Avaliação do efeito do extrato de Philantus niluri (quebra-pedra) na marcação de hemácias com 99mTc e biodisponibilidade in vivo do pertecnetato de sodio em ratos Wistar, Descrição: O objetivo deste trabalho foi avaliar cronicamente a influência do chá de "quebra-pedra" na biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos Wistar como também na marcação de hemácias sanguineas com 99mTc. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Mário Bernardo Filho - Integrante / Roberto Levi Cavalcanti Jales - Integrante / Luis Murilo Lopes de Brito - Integrante / Lúcia de Fátima Amorim - Integrante / Kyvia Brandão - Integrante / Karla Cavalcanti Brandão - Coordenador / Levi Higino Jales Júnior - Integrante / Maria Teresa Jansen A Catanho - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2002 - 2002

    Avaliação do efeito do glucantime na biodisponibilidade do 99mTc-MDP em ratos Wistar, Descrição: Este projeto visou avaliar a influência de um leishmanicida sintético (glucantime) na biodisponibilidade do radiofármaco ácido metilenodisfofônico marcado com 99mTc em ratos Wistar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Coordenador / Mário Bernardo Filho - Integrante / Roberto Levi Cavalcanti Jales - Integrante / Rodrigo de Carvalho Holanda Leite - Integrante / Luis Murilo Lopes de Brito - Integrante / Levi Higino JalesJúnior - Integrante / Guilherme G B Tiago - Integrante / Lúcia de Fátima Amorim - Integrante / Maria Luisa Gomes - Integrante / Karla Cavalcanti Brandão - Integrante / Maria Teresa Jansen A Catanho - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Cooperação / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    DESENVOLVIMENTO E OTIMIZAÇÃO DE MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE EXTRATOS COM ATIVIDADE LEISHMANICIDA, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cecília Maria de Carvalho Xavier Holanda - Integrante / Louisianny Guerra da Rocha - Integrante / Cícero flávio Soares Aragão - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Prêmio Aluno Destaque - PUBLICAÇÃO DO PRIMEIRO ARTIGO CIENTÍFICO E INTENACIONAL NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃOEM CIÊNCIAS DA SAÚDE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências da Saúde.

1982

Honra ao Mérito - PRIMEIRA COLOCAÇÃO no Concurso Público DO MEC para Farmacêutico-Bioquímico da UFRN, MEC/DASP/UFRN.

1981

Medalha de Melhor Concluinte - LAUREADA DA TURMA DE FARMÁCIA E BIOQUIMICA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PROGRAD.

1978

Medalha de Honra ao Mérito - PRIMEIRO LUGAR NO VESTIBULAR UNIFICADO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- COMPERVE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia. , Av. Salgado Filho, nº 3000 - Campus Universitário - BR 101, Lagoa Nova, 59072970 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 32153437, Ramal: 219, Fax: (84) 32119210, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1991 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Possui também vínculo empregatício como Farmacêutico-Bioquímico (cargo técnico de nível superior) com 40 hs semanais de atividades no Hospital Universitário Onofre Lopes pela UFRN.

  • 1982 - 2012

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Farmacêutico-Bioquímico, Carga horária: 40

    Outras informações:
    O cargo técnico de Nível Superior permite o acúmulo de cargos, legalmente previsto na Constituição vigente. Assim, exerço o cargo de Professor Adjunto, com 20 hs de atividades semanais, na Disciplina de Parasitologia do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN.

    Atividades

    • 02/2008

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia Básica Humana

    • 02/2007

      Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Clínico-Laboratorial automatizado, helmintologia Parasitária, Protozoologia Parasitária

    • 03/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Linhas de pesquisa

    • 03/2002

      Ensino, Estágio Supervisionado no Crutac, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado em Análises Clínicas- automação laboratorial, Protozoologia

    • 11/1991

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia básica

    • 11/1991

      Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

    • 11/1991

      Ensino, Farmacia e Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia básica

    • 11/1991

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

    • 11/1991

      Ensino, Ciecias Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

    • 11/1991

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia

    • 03/2007 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, .,Cargo ou função, CONSULTOR AD HOC.

    • 11/2005 - 01/2006

      Ensino, Especialização em Parasitologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Parasitologia básica humana, Protozoologia humana

    • 03/2005 - 12/2005

      Extensão universitária , Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Prevenção de Doenças Parasitárias e Infecciosas em Comunidades Carentes.

    • 01/2003 - 01/2005

      Extensão universitária , Maternidade Escola Januário Cicco, .,Atividade de extensão realizada, Controle de gonadotrofina coriônica em doenças trofoblásticas dos pacientes da Maternidade Escola Januário Cicco em Natal/RN.

    • 11/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro da Comisão Científica do IV Encontro Brasileiro de Biociências Nucleares.

    • 11/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Coordenador da Mesa-redonda:Infecção e Doenças Degenerativas no IV Encontro da SBBN.

    • 03/2001 - 12/2001

      Extensão universitária , Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Atividade de extensão realizada, Determinação da carga parasitária por enterohelmintos em comunidades carentes.

    • 01/2001 - 12/2001

      Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Hospital Universitário Onofre Lopes.,Atividade de extensão realizada, Automação Laboratorial em Análises Clínicas.

    • 01/2001 - 12/2001

      Extensão universitária , Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Atividade de extensão realizada, Avaliação diagnóstica das dermatomicoses na população de Natal.

    • 03/2000 - 12/2001

      Extensão universitária , Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Análises Clínicas.,Atividade de extensão realizada, Diagnóstico laboratorial PSA-antígeno prostático específico em pacientes atendidos no ambulatório e enfermarias do HUOL e outras instituições públicas.

    • 02/2000 - 12/2001

      Extensão universitária , Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Análises Clínicas.,Atividade de extensão realizada, Controle de prevenção da sífilis em pacientes de pré-natal.

    • 01/2000 - 12/2001

      Extensão universitária , Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Análises Clínicas.,Atividade de extensão realizada, Avaliação imunohematológica dos pacientes atendidos no ambulatório de imunohematologia do HUOL.

    • 01/2000 - 12/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Universitário Onofre Lopes.,Atividade realizada, Orientação de graduandos do curso de farmácia em automação laboratorial.

    • 07/2001 - 07/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Análises Clínicas.,Cargo ou função, Presidente da banca examinadora para concurso público de técnico em patologia.

    • 03/1999 - 12/2000

      Extensão universitária , Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Atividade de extensão realizada, Programa de aperfeiçoamento em Análises Clínicas.

    • 07/2000 - 07/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro titular da banca examinadora para concurso público de Professor substituto.

    • 07/1996 - 07/1996

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Análises Clínicas.,Cargo ou função, Presidente da Banca examinadora de concurso público para Farmacêutico-Bioquímico do Hospital Universitário Onofre Lopres-UFRN.

    • 03/1994 - 12/1995

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Exames complementares em gastroenterologia, Exames complementares na clínica médica

    • 11/1995 - 11/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Universitário Onofre Lopes, Laboratório de Análises Clínicas.,Cargo ou função, Presidente da banca examinadora de concurso público para o cargo de Farmaceutico-Bioquímico.

    • 11/1995 - 11/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro de comissão organizadora para seleção de bolsa de apoio técnico.

    • 03/1995 - 03/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro de comissão julgadora para concurso de monotoira da Disciplina de Parasitologia.

    • 03/1993 - 03/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro da Banca examinadora de concurso público para Professor de ensino Superior.

    • 03/1993 - 03/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro da comissão julgadora para concursos de monitoria da Disciplina de Parasitologia.

    • 05/1992 - 05/1992

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Biociências, Departamento de Microbiologia e Parasitologia.,Cargo ou função, Membro de comissão julgadora para concurso de monitoria da disciplina de Parasitologia.

    • 11/1982 - 12/1988

      Ensino, Farmacia e Bioquímica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Parasitologia Clínica, Toxicologia I e II

  • 1982 - 1982

    Governo do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmaceutico-Bioquímico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/1982 - 09/1982

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, Centro de Saúde do Potengi.,Serviço realizado, Realização de exames laboratoriais na área de análises clínicas(hematologia, imunologia, microbiologia, bioquímica do sangue, parasitologia e urinálises).