Maria Fernanda Bagarollo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atuou como docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no período de 2010 a 2016. Atualmente é docente efetivo da Universidade Estadual de Campinas, com atuação em disciplinas da graduação e pesquisas nas áreas de linguagem e motricidade orofacial na infância. Atua também como docente colaboradora do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente

2006 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Autismo e Linguagem: reflexões sobre o processo terapêutico fonoaudiológico de adolescentes autistas
Profa. Dra. Ivone Panhoca. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Distúrbio Global do Desenvolvimento; Linguagem; Fonoaudiologia; grupo social; Adolescente.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Educação

2003 - 2005

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: A (re) significação do brincar das crianças autistas,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Profa. Dra. Maria Cecília Carareto Ferreira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Brincadeira; grupo social; Criança Autista; Desenvolvimento.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Fonoaudiologia

1999 - 2002

Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Sujeitos Deficientes: a constituição via o olhar da família
Orientador: Profa. Dra. Ivone Panhoca

Ensino Médio (2º grau)

1996 - 1998

Colégio Salesiano Dom Bosco Americana

Ensino Fundamental (1º grau)

1988 - 1995

Colégio Salesiano Dom Bosco Americana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2011

Aprimoramento em Motricidade Orofacial. (Carga horária: 120h). , CEFAC, CEFAC, Brasil.

2002 - 2002

A gramática da Língua de Sinais Brasileira. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

Língua de Sinais I. (Carga horária: 26h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

2000 - 2000

Língua de Sinais. (Carga horária: 26h). , Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BAGAROLLO, M. F. ; CARNEVALE, L.B. ; DE CONTO, J. ; AMARAL, M. I. R. ; PEREIRA, E. C. . IV SEMINÁRIO PARANAENSE DE FONOAUDIOLOGIA. 2013. (Congresso).

BAGAROLLO, M. F. . II Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa ISAAC Brasil. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ISEC Lisbon 2015 - Equity and Incluison. Crianças que não aprendem: história não contada. 2015. (Congresso).

V Encontro Brasileiro de Motricidade Orofacial. 2012. (Congresso).

II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research). The construction of life histories of autistic individuals: (re)signification possibilities. 2008. (Congresso).

XX Semana de Educação "Prática reflexiva na educação básica". 2008. (Encontro).

1o Congresso Internacional do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Instituto de Psiquiatria do HC da FM USP e XIII Encontro de Amigos pelo Autismo da AMA. Oficina de Histórias: um olhar para a constituição de pessoas autistas. 2007. (Congresso).

1o Wokshop do Programa de Estágio Docente - PED. 2007. (Outra).

IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Características do Desenho de um Sujeito Autista. 2007. (Congresso).

Transtorno Autista: Panorama Atual e Novas Perspectivas. 2007. (Outra).

V Semana de Fonoaudiologia da UNICAMP.Autismo. 2007. (Encontro).

IV Semana de Fonoaudiologia. 2006. (Encontro).

Jornada em Comemoração aos 10 anos da Clínica de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba. 2006. (Encontro).

Seminários Avançados de Pesquisa. 2006. (Seminário).

XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. A inserção Social de Sujeitos Autistas em Espaços Culturais: reflexões sobre o desenvolvimento da linguagem. 2006. (Congresso).

First Internacional Society for Cultural and Activity Reseach (ISCAR) Congress. Seeking to imporve the playing activity of autistic children: a study on the concept of social, semiotic and instrumental mediation. 2005. (Congresso).

II Semana de Estudos da Faculdade de Ciências Biomédicas e III Encontro de Fonoaudiologia.A construção do brincar na criança autista. 2005. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. O Papel da Imitação na Constituição do Brincar de Crianças Autistas. 2005. (Congresso).

VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.brincando com crianças autistas: reflexões sobre a constituição social de seu desenvolvimento. 2005. (Encontro).

A saúde mental no município de Indaiatuba. 2004. (Encontro).

III Encontro Informativo de Equoterapia. 2004. (Encontro).

IV Simpósio de Dissertações e Teses.O brincar e a criança autista: olhando para as possiblidades. 2004. (Simpósio).

XI Encontro de Amigos pelo Autismo.Terapia Fonoaudiológica para crianças autistas: o grupo como uma escolha teórica. 2004. (Encontro).

XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Irmãos de crianças deficientes: parceiros de brincadeiras?. 2004. (Congresso).

18 Encontro Internacional de Audiologia.Triagem Auditiva em uma escola de educação infantil no interior de São Paulo. 2003. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Educação Especial. A importância da terapia fonoaudiológica para o processo educacional de pessoas com com deficiência mental. 2003. (Congresso).

I Mostra de trabalhos de ex -alunos da Fonoaudiologia UNIMEP. 2003. (Outra).

V Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Sujeitos Deficientes - a constituição via olhar da família. 2003. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Autismo. 2003. (Congresso).

VI Encontro de Fonoaudiologia no Serviço Público. 2003. (Encontro).

XV Semana de Educação - 2003. 2003. (Encontro).

10º Congresso de Iniciação Científica UNIMEP/CNPq. Familia e Deficiência Mental na Clínica Fonoaudiológica: grupo de irmãos. 2002. (Congresso).

Iscrat - Dealing with Diversity. Sibling groups in the speech therapy clinic. 2002. (Congresso).

V Encontro de Fonoaudiologia em Serviço Público. 2002. (Encontro).

X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Os Sentimentos dos Irmãos de Deficiêntes e a Clínica Fonoaudiológica. 2002. (Congresso).

SOS Respiração Bucal. 2001. (Simpósio).

I Congresso da Facis. 2000. (Congresso).

IV Jornada de Fonoaudiologia. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Karina Luiza Virgílio Margini

ESPINOSA, M. H. N.; MARCHESAN, I.;BAGAROLLO, M. F.. O EFEITO DO CRIOALONGAMENTO E MASSOTERAPIA NO TRISMO PÓS NEOPLASIA BUCAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maura Aparecida de Paula Santos

FREITAS, C. C. G.; LARA, L. F.;BAGAROLLO, M. F.; PEROZA, J.. Programa Mulheres Mil e o Desenvolvimento Comunitário: um estudo sob a ótica da Tecnologia Social. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Flóida Moura Rocha Carlesso Batista

OLIVEIRA, J.P. deBAGAROLLO, M. F.; MANZINI, E.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Márcia Ansolin

OLIVEIRA, J.P. de; PAULA, E. M. A. T.;BAGAROLLO, M. F.. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vanessa Veis Ribeiro

SILVA, A. M. T.; DUTRA, A. P. B.;BAGAROLLO, M. F.. VOZ, QUALIDADE DE VIDA, AUTOAVALIAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA/RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Karen Ullmann

MARQUES, J.M.;BAGAROLLO, M. F.; OLIVEIRA, C. G.. RELAÇÃO ENTRE A CONDIÇÃO DENTÁRIA E A ALIMENTAÇÃO DO IDOSO. 2012. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Emanoele Tensini

BAGAROLLO, M. F.; DASSIE-LEITE, A.P.; MAGNI, C.. PERCEPÇÃO DE PAIS QUE VIVENCIAM O CÂNCER DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, SEM POSSIBILIDADES DE TERAPIA CURATIVA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Eva Cristina de Oliveira

BAGAROLLO, M. F.MONTEIRO, Maria Inês BacellarOLIVEIRA, J.P. de; CRUZ, G. C.. HISTÓRIAS NÃO CONTADAS: A CRIANÇA QUE NÃO APRENDE A LER E OS DESAFIOS DA ESCOLA, FAMÍLIA E EQUIPE INTERDISCIPLINAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO MUNICÍPIO DO PORTO BARREIRO - PARANÁ.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Denize Aparecida Teixeira

TASSA, K. O. M. E.; CRUZ, G. C.;BAGAROLLO, M. F.. Olho e vejo: a interdisciplinaridade superando desafios da patologização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Adriane Aparecida Da Silva

GONZAGA, C. A. M.; MAIA, J. S. S.;BAGAROLLO, M. F.. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO ESTADO DO PARANÁ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Lorena Cristina Menon

MAGNI, C.; TONOCCHI, R.;BAGAROLLO, M. F.. QUESTIONÁRIO ONLINE: UMA PROPOSTA PARA INVESTIGAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE FISSURAS LABIOPALATINAS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vanessa Alberton

MASCSARENHAS, L. P. G.; MAGANHOTTO, R. F.;BAGAROLLO, M. F.. ATIVIDADE DE AVENTURA: INDUTORA DA ATIVIDADE TURÍSTICA E FOMENTADORA DO DESENVOLVIMENTO DO NINHO DO CORVO E SEU ENTORNO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Maura Aparecida de Paula Santos

FREITAS, C. C. G.; LARA, L. F.;BAGAROLLO, M. F.. Programa Mulheres Mil e o Desenvolvimento Comunitário: um estudo sob a ótica da Tecnologia Social. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Márcia Ansolin

OLIVEIRA, J.P. de; PAULA, E. M. A. T.;BAGAROLLO, M. F.. A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS COM LEUCEMIA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Flóida Moura Rocha Carlesso Batista

OLIVEIRA, J.P. deBAGAROLLO, M. F.; MANZINI, E.. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vanessa Veis Ribeiro

SILVA, A. M. T.; DUTRA, A. P. B.;BAGAROLLO, M. F.. VOZ, QUALIDADE DE VIDA, AUTOAVALIAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA/RS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Distúrbios da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Karen Ullmann

MARQUES, J.M.; OLIVEIRA, C. G.;BAGAROLLO, M. F.. A INTERFERÊNCIA DENTÁRIA NA ALIMENTAÇÃO DO IDOSO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Caroline Menon

BAGAROLLO, M. F.; CZLUSNIAK, G.R.; COSTA, C. C.. A multidisciplinariedade entre o fonoaudiólogo e o ortodontista: revisão integrativa de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Diovana Catarina Sabin

CZLUSNIAK, G.R.;BAGAROLLO, M. F.; AMARAL, M. I. R.. Relação entre alterações de fala e o sistema estomatognático em crianças na faixa etária de 5 à 12 anos de idade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Keverlinn Antunes Santos

CZLUSNIAK, G.R.; DASSIE-LEITE, A.P.;BAGAROLLO, M. F.. Investigação do conhecimento dos fonoaudiológicos sobre atuação com pacientes que apresentam queimadura de face e pescoço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Flavia Dubiela Luy

RIBEIRO, V.V.;BAGAROLLO, M. F.; PEREIRA, E. C.. Autoavaliação Vocal de Estudantes de Licenciatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Flávia Soares Dos Santos

ROMAO, A. M.; RIBEIRO, V.V.;BAGAROLLO, M. F.. Perfil de Pacientes de Motricidade Orofacial de 2004 a 2012 de uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Bruna Moreira

BAGAROLLO, M. F.; CZLUSNIAK, G.R.; ORELLANA, B.. CARACTERIZAÇÃO DA MOTRICIDADE OROFACIAL EM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Paula Aparecida Menon

BAGAROLLO, M. F.; CZLUSNIAK, G.R.; ORELLANA, B.. UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TRABALHO SIMULTÂNEO ENTRE TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA, ORIENTAÇÕES E A REALIZAÇÃO DE ATIIVIDADES EM DOMICÍLIO NA ESTÉTICA FACIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Jessica Caldas

CZLUSNIAK, G.R.;BAGAROLLO, M. F.; AMARAL, M. I. R.. PERFIL DA MOTRICIDADE OROFACIAL EM ESCOLARES NA FAITA ETÁRIA DE 7 A 10 ANOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Celina Cabral

ROMAO, A. M.;BAGAROLLO, M. F.; COSTA, F. M.. NOVA ABORDAGEM FONOTERAPICA PARA O TRATAMENTO DA PARALESIA FÁCIL: UM ESTUDO RELATO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Diulia Gomes Klossowski

BAGAROLLO, M. F.; ROMAO, A. M.; CZLUSNIAK, G.R.. TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA BASEADA NO MÉTODO MAGDA ZORZELA (MZ): ESTUDO DE CASO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Alana Bartira de Souza

FRANÇA, D.M.V.R.; DE CONTO, J.;BAGAROLLO, M. F.. PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM IRATI ? PR.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Fagner Mallmann

FRANÇA, D.M.V.R.;BAGAROLLO, M. F.; DE CONTO, J.. ESCOLA E FONOAUDIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Glória Tatiane Bobato Pontarolo

ORELLANA, B.;BAGAROLLO, M. F.OLIVEIRA, J.P. de. FONOAUDIOLOGIA E ORTODONTIA: UM ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE TRABALHO CONJUNTO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Vanessa Veis Ribeiro

BAGAROLLO, M. F.; DASSIE-LEITE, A.P.; BAIL, D.I.. AVALIAÇÃO VOCAL DE CRIANÇAS DISFÔNICAS PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO: ESTUDO DE CASO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Ana Caroline Zentil Polzin

BAGAROLLO, M. F.OLIVEIRA, J.P. de; ANDRADE, M.S. de. PERFIL DA POPULAÇÃO COM DIAGNÓSTICO DE DISTÚRBIO DE FLUÊNCIA ATENDIDA NA CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICENTRO NO PERÍODO DE 2005 A 2011. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Thalita Marinho Vieira

ORELLANA, B.;BAGAROLLO, M. F.; CZLUSNIAK, G.R.. ASPECTOS FONOAUDIOLÓGICOS EM PACIENTE COM DISPLASIA ECTODÉRMICA: ESTUDO DE CASO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Simone Delazeri

PINTO, N.M.C.;BAGAROLLO, M. F.; GORSKI, L.. PERFIL AUDIOMÉTRICO DE INDIVÍDUOS ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE DO PARANÁ: UM ENFOQUE PARA A PREVALÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO AUDIOMÉTRICA SUGESTIVA DE PAIR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Natalli Furmann

CARNEVALE, L.B.; GALLI, J.F.M.;BAGAROLLO, M. F.. EFEITOS DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO DIÁLOGO ENTRE SUJEITOS COM PARALISIA CEREBRAL QUE NÃO ORALIZAM E O OUTRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Francislaine Golembiouski

BAGAROLLO, M. F.; CZLUSNIAK, G.R.; DASSIE-LEITE, A.P.. CARACTERIZAÇÃO E FOLLOW-UP DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DESVIO FONOLÓGICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

BAGAROLLO, M. F.; CZLUSNIAK, G.R.; BORGES, P. K. O.. Frênulo lingual e implicações para o aleitamento materno. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

GALLI, J. F.BAGAROLLO, M. F.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

CRUZ, P. A. S. C.; SOUZA, J. B.;BAGAROLLO, M. F.. Teste Seletivo para Professor Colaborador. 2014. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Lurdes Zanolli

PANHOCA, I.; Freitas, A P; Monteiro, M I B; Camargo, E A A;ZANOLLI, M. L.. Reflexões sobre a história de vida e o processo terapêutico fonoaudiológico de adolescentes autistas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

Maria de Lurdes Zanolli

ZANOLLI, M. L.. Autismo e linguagem: reflexões sobre o processo terapêutico fonoaudiológico de adolescentes autistas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Maria Cecilia Rafael de Góes

FERREIRA, Maria Cecília Carareto;GÓES, M. C. R.. A (re)significação do brincar das crianças autistas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Maria Inês Bacellar Monteiro

FERREIRA, Maria Cecilia Carareto;MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; REILY, Lúcia Helena; GÓES, Maria Cecilia Rafael de. A (re)significação do brincar das crianças autistas. 2005. Dissertação (Mestrado em Faculdade de Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Maria Inês Bacellar Monteiro

PANHOCA, IvoneMONTEIRO, Maria Inês BacellarFREITAS, Ana Paula deCAMARGO, Evani Andreatta Amaral; ZANOLLI, Maria de Lurdes. Autismo e linguagem: reflexões sobre o processo terapêutico-fonoaudiológico de adolescentes autístas. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúdeda Criança e do) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Inês Bacellar Monteiro

PANHOCA, Ivone; PINTO, Rosana do Carmo Novaes;MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. A narrativa como estratégia terapêutica para adolescentes autistas: trabalhando com histórias de vida. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Inês Bacellar Monteiro

FERREIRA, Maria Cecilia Carareto;MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; REILY, Lúcia Helena; GÓES, Maria Cecilia Rafael de. A (re)significação do brincar das crianças autistas - Qualificação. 2004. Outra participação, Universidade Metodista de Piracicaba.

Lucia Helena Reily

FERREIRO, C.;REILY, L.; BACELLAR, M. I.. A (Re) significação do brincar das crianças autistas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Lucia Helena Reily

FERREIRA, M. C.;REILY, L.H.; MONTEIRO, M.I.B.; GOES, M. C.. A (re) significação do brincar das crianças autistas. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

IVONE PANHOCA

PANHOCA, I.ZANOLLI, M. L.MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; CAMARGO, Evani Andreata Do Amaral;FREITAS, Ana Paula de. Reflexões sobre a história de vida e o processo terapêutico-fonoaudiológico de adolescentes autistas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Ana Paula de Freitas

BAGAROLLO, M. F.PANHOCA, Ivone; MONTEIRO, M. I. B.;FREITAS, Ana Paula deCamargo, E.A.A.. Reflexões sobre a história de vida e o processo terapêutico fonoaudiológico de adolescentes autistas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Rosana do Carmo Novaes Pinto

PANHOCA, I.; MONTEIRO, M. I. B.;NOVAES-PINTO, R. C.. A narrativa como estratégia terapêutica no autismo. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Saúde da criança e do adolescente) - Faculdade de Cïências Médicas - UNICAMP.

Naraí Lopez Barbetta

Ivone PanhocaZANOLLI, M. L.; CAMARGO, E. A.; Monteiro MIB; FREITAS, A. P.;BARBETTA, N. L.; MAC-KAY, A. P. M. G.. Autismo e Linguagem: Reflexões sobre a história de vida e o processo terapêutico fonoaudiológico de adolescentes autistas. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Evani Andreatta Amaral Camargo

PANHOCA, Ivone;MONTEIRO, Maria Inês BacellarFREITAS, Ana Paula deCAMARGO, Evani Andreatta Amaral; ZANOLLI, Maria de Lurdes. Autismo e Linguagem: reflexões sobre o processo terapêutico fonoaudiológico de adolescentes autistas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliana Medina

Um olhar para as residências assistidas que acolhem adultos com deficiência mental; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Elizangela Veis Sponholz

Efeito de uma intervenção social sobre bullying no discurso e na expressão de crianças; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Elizangela Veis Sponholz

EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO SOCIAL SOBRE BULLYING NO DISCURSO E NA EXPRESSÃO DE CRIANÇAS; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Emanoele Tensini

Percepção de pais que vivenciam o câncer de crianças e adolescentes, sem possibilidades de terapia curativa; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Flávia Soares Dos Santos

CIRURGIA DE ADENOIDECTOMIA E AMIGDALECTOMIA NO SERVIÇO PÚBLICO DO INTERIOR DO PARANÁ; 2017; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Eva Cristina de Oliveira

As percepções de professores, familiares, alunos e especialistas sobre o contexto da educação de alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem: desafios para a escola; 2016; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Renata Maria de Carvalho Schimitz

Experiências Sociais de Crianças que Vivem em Uma Comunidade de Fumicultores; 2015; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro-Oeste,; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Jocildo Dantas da Silva

INCLUSÃO DO SUJEITO SURDO EM SALA REGULAR: VERDADE OU UTOPIA?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Juliana Alves Imais

O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E A SOCIEDADE ENFOCANDO O DEFICIENTE AUDITIVO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Klênia Caixeta Tiburcio Gonçalves

A Inclusão do Aluno com Deficiência Auditiva na Educação Infantil da Escola Regular: Revisão de Literatura; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Márcia Regina Simon da Costa Fidelis Brito

Necessidades Educacionais Especiais do Aluno com Deficiência Auditiva e sua Inclusão na Escola Pública; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Maria da Conceição Arouche dos Reis

O Processo de Aprendizagem do Aluno com Deficiência Auditiva: Bilingüismo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Maria das Dores Naves

Inclusão do Deficiente Auditivo no Contexto Escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Menar Terezinha Cordova da Rosa

Tecnologia Assistivas para Alunos com Deficiências Físicas; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Rita Aparecida da Silva Pires Garcia

O Aluno Surdo no Ensino Regular: Considerações sobre o Ensino da Língua Portuguesa e Inclusão; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Rosângela Aparecida da Costa Garcia

A Constituição da Linguagem do Sujeito Surdo e Suas Implicações nos Espaços Sociais?,; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Caroline Menon

A multidisciplinariedade entre o fonoaudiólogo e o ortodontista: revisão integrativa de literatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Ludmila Batista da Silva

A auto-percepção das condições mastigatórias de idosos com diferentes estados dentários; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Flávia Soares Dos Santos

Perfil de Pacientes de Motricidade Orofacial de 2004 a 2012 de uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Keverlinn Antunes Santos

Investigação do conhecimento dos fonoaudiológicos sobre atuação com pacientes que apresentam queimadura de face e pescoço; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Paula Aparecida Menon

Um estudo de caso sobre o trabalho simultâneo entre terapia fonoaudiológica, orientações e a realização de atividades em domicílio na estética facial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Bruna Moreira

Caracterização da Motricidade Orofacial em Idosas Institucionalizadas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Diulia Gomes Klossowski

Terapia Fonoaudiológica baseada no método Magda Zorzela (MZ): estudo de caso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Maria de Fátima Lopes Valente

Fonoaudiologia Estética Facial: revisão de literatura; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Jessyca Soares Lula Pacholek

O olhar dos professores para inclusão de alunos surdos no ensino regular; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Ana Caroline Zentil Polzin

PERFIL DA POPULAÇÃO COM DIAGNÓSTICO DE GAGUEIRA OU DISFLUÊNCIA ATENDIDA NA CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA DA UNICENTRO NO PERÍODO DE 2005 A 2011; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Vanessa Veis Ribeiro

AVALIAÇÃO DA DINÂMICA VOCAL DE CRIANÇAS DISFÔNICAS PRÉ E PÓS INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPO: ESTUDO DE CASO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Maria Eloiza Santos

A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Francislaine Golembiouski

CARACTERIZAÇÃO E FOLLOW-UP DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE DESVIO FONOLÓGICO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Ana Flávia Piau Vieira

FORÇA DE LÁBIO E LÍNGUA EM CRIANÇAS SUBMETIDAS À ADENOTONSILECTOMIA: UM ESTUDO LONGITUDINAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas, FAEPEX/UNICAMP; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Aniely de Camargo Pereira

Respiração, mastigação e deglutição de crianças respiradoras orais submetidas à adenotonsilectomia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Michelle Megumi Takeshita

Movimentação mandibular, medidas faciais e aspectos ortodônticos de crianças respiradores orais submetidas a cirurgia de adenotonsilectomia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Amanda Godoi Larco

Estruturas do sistema estomatognático pré e pós adenotonsilectomia: um estudo sobre o período optimal para realização cirúrgica; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Caroline Menon

A importância do trabalho interdisciplinar de ortodontistas e fonoaudiólogos: perspectiva de ortodontistas resididos na cidade de Irati-PR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Fundação Araucária; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Amanda Rissetti Coelho

Perfil miofuncional oral de adolescentes de Irati: um olhar para os hábitos orais deletérios; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Jéssica Tatiane Rocha

Os hábitos orais deletérios nos dias atuais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Suzelaine Taize Stadler

Aleitamento Materno; 2015; Orientação de outra natureza; (Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Maria Fernanda Bagarollo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Cecília Carareto Ferreira

O brincar e o desenvolvimento da linguagem da criança autista; Início: 2002; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba; (Orientador);

Amanda Rissetti Coelho

Perfil Miofuncional Orofacial dos adolescentes de Irati-Pr: Um olhar para os hábitos orais deletérios; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Maria Inês Bacellar Monteiro

Familia e deficiência mental na clínica fonoaudiológica: grupos de irmãos; 2002; 64 f; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Fonoaudiologia) - Universidade Metodista de Piracicaba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Inês Bacellar Monteiro;

IVONE PANHOCA

O desenho e a narratividade de adolescentes autistas; 2010; Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ivone Panhoca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOROX, TAMARA ; LEITE, ANA PAULA DASSIE ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA ; ALENCAR, BRUNO LEONARDO FREIRE DE ; CZLUSNIAK, GILSANE RAQUEL . Speech production assessment of mouth breathing children with hypertrophy of palatines and/or pharyngeal tonsils. Revista CEFAC , v. 20, p. 468-477, 2018.

  • SAMPAIO, ALEXANDRE DE PAULA ; MALDONADE, IRANI RODRIGUES ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA . Atenção às queixas escolares na visão de profissionais da atenção primária à saúde no município de Campinas. DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 30, p. 667-678, 2018.

  • BEDNARZ, CLAUDIA ; CZLUSNIAK, GILSANE RAQUEL ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA ; COSTA, CINTIA CONCEIÇÃO ; ALENCAR, BRUNO LEONARDO FREIRE DE . Perfil orofacial de crianças respiradoras orais pré adenoidectomia e/ou amidalectomia. DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO , v. 29, p. 558-569, 2017.

  • STADLER, S. T. ; RIBEIRO, V.V. ; BAGAROLLO, M. F. . Proposta de acolhimento a pais de crianças disfônicas: relato de caso. Revista CEFAC (Online) , v. 18, p. 889-896, 2016.

  • VALENTE, M. F. L. ; RIBEIRO, V.V. ; STADLER, S. T. ; CZLUSNIAK, G.R. ; BAGAROLLO, M. F. . Intervenções em Fonoaudiologia Estética no Brasil: revisão de literatura. Audiology - Communication Research (ACR) , v. 21, p. 1-7, 2016.

  • PANHOCA, Ivone ; RIBEIRO, V.V. ; BAGAROLLO, M. F. . Relatos orais de sujeitos afásicos sobre (suas) afasias. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O ENVELHECIMENTO , v. 21, p. 251-265, 2016.

  • OLIVEIRA, E. C. ; BAGAROLLO, M. F. . A (re)significação ?criança que não aprende?: desafios da escola, família e equipe de saúde. COMUNICAÇÕES (UNIMEP) , v. 23, p. 275-286, 2016.

  • STADLER, S. T. ; SPONHOLZ, E. V. ; BAGAROLLO, M. F. ; RIBEIRO, V.V. . Autopercepção vocal de crianças disfônicas: o desenho como ferramenta de análise. Distúrbios da Comunicação , v. 27, p. 491-498, 2015.

  • SANTOS, M. E. ; BAGAROLLO, M. F. . Reflexões sobre as primeiras experiências em escola regular de uma criança surda. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 2, p. 97-114, 2015.

  • GOLEMBIOUSKI, F ; CZLUSNIAK, G.R. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; OLIVEIRA, J.P. de ; BAGAROLLO, M. F. . Caracterização e follow-up de crianças com desvio fonológico. Revista CEFAC (Online) , v. 16, p. 318-327, 2014.

  • MALLMANN, FAGNER MICHEL ; CONTO, JULIANA DE ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA ; FRANÇA, DENISE MARIA VAZ ROMANO . A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 20, p. 131-146, 2014.

  • BAGAROLLO, M. F. ; BRUGNEROTTO, M. ; DAMIANI, C. M. ; FREITAS, Ana Paula ; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral ; RIBEIRO, V.V. ; PANHOCA, Ivone . Sujeitos Deficientes Intelectuais: o papel da linguagem na dinâmica familiar. Distúrbios da Comunicação , v. 26, p. 222-234, 2014.

  • BAGAROLLO, M. F. ; RIBEIRO, V.V. ; PANHOCA, Ivone . Narrativa Oral de um Adolescente Autista: histórias de vida e intervenções terapêuticas. Temas sobre Desenvolvimento , v. 20, p. 68-77, 2014.

  • RIBEIRO, V.V. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; FIHO, L. L. ; CIELO, C. A. ; BAGAROLLO, M. F. . Percepção dos pais sobre a qualidade de vida em voz e evolução clínica de crianças disfônicas pré e pós-terapia fonoaudiológica em grupo. Distúrbios da Comunicação , v. 25, p. 80, 2013.

  • BAGAROLLO, M. F. ; RIBEIRO, V.V. ; PANHOCA, Ivone . O brincar de uma criança autista sob a ótica da perspectiva histórico-cultural. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 19, p. 107-120, 2013.

  • RIBEIRO, V.V. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; ALENCAR, B.L.F. ; BAIL, D.I. ; BAGAROLLO, M. F. . Avaliação vocal de crianças disfônicas pré e pós intervenção fonoaudiológica em grupo: estudo de caso. Revista CEFAC (Online) , v. 10.159, p. S1516-184620120, 2012.

  • BAGAROLLO, M. F. ; RIBEIRO, V.V. ; PANHOCA, Ivone . A características do desenho de uma criança autista. Comunicações (UNIMEP) , v. 1, p. 7-22, 2012.

  • RIBEIRO, V.V. ; PANHOCA, Ivone ; DASSIE-LEITE, A.P. ; BAGAROLLO, M. F. . Grupo terapêutico em fonoaudiologia: revisão de literatura. Revista CEFAC (Online) , v. 14, p. 544-552, 2012.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . História de Vida de Adolescentes Autistas: contribuições para a Fonoaudiologia e Pediatria. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 29, p. 100-107, 2011.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . A constituição da subjetividade de adolescentes autistas: um olhar para as histórias de vida. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 16, p. 231-250, 2010.

  • FONSECA, G.R.M. de M. ; BOLOGNANI, F.A. ; DURÃO, F.F. ; SOUZA, K.M. ; ACCIOLY, M. de C. e C. ; BAGAROLLO, M. F. . Effect of homeopathic medication on the cognitive and motor performance of autistic children. International Journal of High Dilution Research , v. 7, p. 63-71, 2008.

  • MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral ; FREITAS, Ana Paula ; BAGAROLLO, M. F. . Interações Dialógicas de Familiares de Sujeitos com Deficiência Mental: Algumas Reflexões. Temas sobre Desenvolvimento , São Paulo, v. 14, n.83-84, p. 32-39, 2006.

  • MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; BAGAROLLO, M. F. . Os irmãos e o desenvolvimento da linguagem de sujeitos deficientes mentais. Distúrbios da Comunicação , São Paulo, v. 16, n.1, 2004.

  • BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Grupos de Irmãos na Clínica Fonoaudiológica. Temas Sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 12, 2003.

  • LOPES, S. I. A. (Org.) ; ZABOROSKI, A. P. (Org.) ; BAGAROLLO, M. F. (Org.) ; Hansel, A.F. (Org.) ; FRANCO, P. M. M. (Org.) . Educação e Saúde: suportes para o desenvolvimento infantil e os processos educativos. 1. ed. Curitiba: CRV, 2016. v. 1. 184p .

  • BAGAROLLO, M. F. ; FRANÇA, D.M.V.R. (Org.) . Surdez, Escola e Sociedade. 1. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015. v. 1. 159p .

  • OLIVEIRA, J.P. de (Org.) ; DE CONTO, J. (Org.) ; CARNEVALE, L.B. (Org.) ; BAGAROLLO, M. F. (Org.) . Dez Anos da Fonoaudiologia da Unicentro. 1. ed. Curitiba: CRV, 2014. v. 1. 252p .

  • FRANCA, D. M. V. R. (Org.) ; BAGAROLLO, M. F. (Org.) . Surdez: a importância do diagnóstico para o desenvolvimento do surdo. 1. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2013. v. 1. 142p .

  • ANSOLIN, M. ; OLIVEIRA, J.P. de ; BAGAROLLO, M. F. . Recursos Lúdicos para Investigação Diagnóstica e de Expressões de Vivências do Câncer Infantil. In: Lopes, S.I.A.; Zaboroski, A.P.; Franco, P.M.M.; Bagarollo, M.F.; Hansel, A.F.. (Org.). Educação e Saúde Suportes para o Desenvolvimento Infantil e os Processos Educativos. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 89-110.

  • OLIVEIRA, J.P. de ; LIRA, A. C. M. ; FRANÇA, D.M.V.R. ; BAGAROLLO, M. F. . Algumas questões sobre a formação de professores para atuar com alunos surdos no contexto da educação inclusiva. In: Maria Fernanda Bagarollo; Denise Maria Vaz Romano França. (Org.). Surdez, Escola e Sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015, v. 1, p. 65-92.

  • MARINHO, T. V. ; ORELLANA, B. ; BAGAROLLO, M. F. ; CZLUSNIAK, G.R. . Aspectos Fonoaudiológico em paciente com Displasia Ectodérmica: estudo de caso. In: Jáima Pinheiro de Oliveira; Juliana De Conto; Luciana Branco Carnevale; Maria Fernanda Bagarollo. (Org.). Dez Anos da Fonoaudiologia na Unicentro. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 161-178.

  • OLIVEIRA, J.P. de ; BAGAROLLO, M. F. . O papel do diagnóstico audiológico na educação dos surdos em uma perspectiva bilingue. In: Denise Maria Vaz Romano França; Maria Fernanda Bagarollo. (Org.). O papel do diagnóstico audiológico na educação dos surdos em uma perspectiva bilingue. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 1, p. 119-142.

  • BAGAROLLO, M. F. . A atuação fonoaudiológica com alunos surdos: reflexões sobre os paradigmas da educação inclusiva e a perspectiva Bilíngue. In: Ana Paula Zaboroski; Jáima Pinheiro de Oliveira. (Org.). Atuação da Fonoaudiologia na Escola. 1ed.Rio de Janeiro: WAK, 2013, v. 1, p. 91-111.

  • PANHOCA, Ivone ; BAGAROLLO, M. F. . Sujeitos autistas em terapêutica fonoaudiológica grupal. In: SANTANA, A.P.; BERBERIAN, A.P. ; GUARINELLO, A.C. ; MASSI, G.. (Org.). Abordagens grupais em fonoaudiologia. 1ed.: Plexus, 2007, v. , p. 138-163.

  • SCHIMITZ, R. M. C. ; BAGAROLLO, M. F. . O desenvolvimento das crianças do Campo. In: ISEC Lisbon 2015 - Equity and Inclusion, 2015, Lisboa. Anais do ISEC Lisbon 2015, 2015.

  • BAGAROLLO, M. F. ; OLIVEIRA, E. C. . Crianças que não aprendem: história não contada. In: ISEC Lisbon 2015 - Equity and Incluison, 2015, Lisboa. Anais do ISEC Lisbon 2015, 2015.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . Características do desenho de um sujeito autista. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. Anais do IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007.

  • BAGAROLLO, M. F. . Brincando com crianças autistas: reflexões sobre a constituição social de seu desenvolvimento. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005.

  • BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Familia e Deficiência Mental na Clínica Fonoaudiológica: grupo de irmãos. In: 10º Congresso de Iniciação Científica UNIMEP/CNPq, 2002, Piracicaba. 10º Congresso de Iniciação Científica UNIMEP/ CNPq, 2002. p. 24-368.

  • SPONHOLZ, E. V. ; RIBEIRO, V.V. ; BAGAROLLO, M. F. . Análise vocal de crianças: o desenho como ferramenta de análise da autopercepção vocal. In: XI Simpósio de Arte-educação - dialogando com as tecnologias, 2014, Guarapuava. Anais do XI Simpósio de Arte-educação - dialogando com as tecnologias, 2014. v. 3.

  • RIBEIRO, V.V. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; CIELO, C. A. ; BAGAROLLO, M. F. . Percepção dos pais sobre a qualidade de vida em voz de crianças disfônicas pré e pós terapia fonoaudiológica em grupo. In: IV Seminário Paranaense de Fonoaudiologia, 2013, Irati. Anais do IV Seminário Paranaense de Fonoaudiologia, 2013. v. 4. p. 1-4.

  • RIBEIRO, V.V. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; BAIL, D.I. ; ALENCAR, B.L.F. ; BAGAROLLO, M. F. . Caracterização da dinâmica vocal de crianças disfônicas pré e pós intervenção fonoaudiológica em grupo: estudo de caso. In: III Seminário Paranaense de Fonoaudiologia, 2013, Irati. Anais do III Seminário Paranaense de Fonoaudiologia, 2011. v. III.

  • BAGAROLLO, M. F. . O brincar e a criança autista: olhando para as possiblidades. In: IV Simpósio de Dissertações e Teses, 2004, Piracicaba. Anais do IV Simpósio de Dissertações e Teses, 2004.

  • DASSIE-LEITE, A.P. ; CZLUSNIAK, G.R. ; ALANIS, L. R. A. ; LARA, M. S. V. ; BAGAROLLO, M. F. ; NAMBA, E. . Uso de Protetores Bucais por Atletas de Karate-Dõ e seus efeitos na musculatura mastigatória. In: 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2014, Joinville. Anais do 22o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2014. v. 19. p. 5331-5331.

  • BAGAROLLO, M. F. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; RIBEIRO, V.V. . Avaliação vocal de crianças disfônicas pré e pós intervenção fonoaudiológica em grupo. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2012, Brasilia. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento, 2012.

  • BAGAROLLO, M. F. ; POLZIN, A. C. Z. ; OLIVEIRA, J.P. de ; DE CONTO, J. ; CARNEVALE, L.B. . População com diagnósticos de distúrbios de fluência atendida em clínica escola de fonoaudiologia. In: XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2012. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Suplemento.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . Memories of Autistic Adolescents: the process of human constitution. In: ISCAR ROME 2011, 2011, Roma. Proceedings of ISCAR ROME 2011, 2011.

  • BAGAROLLO, M. F. ; SANTOS, C.T. dos ; KOZA, G. ; OLIVEIRA, S.A. ; OLIVEIRA, J.P. de . Extensão universitária e surdez: reflexões sobre a clínica fonoaudiológica, o bilinguismo e a formação do fonoaudiólogo. In: Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, 2011, Balneário Camboriú. Anais - Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia 2011, 2011.

  • BAGAROLLO, M. F. ; RIBEIRO, V.V. ; DASSIE-LEITE, A.P. . Grupo terapêutico fonoaudiológico: revisão sistemática. In: IV Congresso Sul Brasileiro de Fonoaudiologia, 2011, Balneário Camboriú. Anais do IV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2011.

  • BAGAROLLO, M. F. ; DASSIE-LEITE, A.P. ; RIBEIRO, V.V. . Qualidade de vida em voz de crianças disfônicas pré e pós terapia fonoaudiológica grupal. In: 8o Congresso Internacional de Fonoaudiologia e 19o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Fonoaudiologia - suplemento, 2011. v. 19. p. 1688.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . A escolarização de adolescentes autistas: o que eles dizem?. In: 18o Crongresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Anais do 18o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . The construction of life histories of autistic individuals: (re)signification possibilities. In: II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research), 2008, San Diego. II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research), 2008.

  • BAGAROLLO, M. F. ; PRIORE, T.H. . Autistic adolescents in culture: a focus on leisure activities. In: II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research), 2008, San Diego. II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research), 2008.

  • BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; FERREIRA, Maria Cecília Carareto . The impact of mothers? conceptions in the development of autistic children?s plays. In: II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research), 2008, San Diego. II ISCAR (International Society for Cultural and Activity Research), 2008.

  • BAGAROLLO, M. F. ; MORAES, T. ; SPINELLI, V. . Oficina de histórias: um olhar para a constituição de pessoas autistas. In: 1º Congresso Internacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, 2007, São Paulo. 1º Congresso Internacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, 2007.

  • BAGAROLLO, M. F. ; SOUSA, R. ; MARCIOTTI, S. ; OLIVEIRA, R. . O papel de passeios para o desenvolvimento de sujeitos autistas. In: 1º Congresso Internacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, 2007, São Paulo. 1º Congresso Internacional de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, 2007.

  • PANHOCA, Ivone ; BAGAROLLO, M. F. . A inserção social dos sujeitos autistas em espaços culturais: reflexões sobre o desenvolvimento da linguagem. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador. XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006.

  • BAGAROLLO, M. F. ; FERREIRA, Maria Cecília Carareto . Seeking to imporve the playing activity of autistic children: a study on the concept of social, semiotic and instrumental mediation. In: First Internacional Society for Cultural and Activity Reseach (ISCAR) Congress, 2005, Sevilha. First ISCAR Congress Book of Abstracts, 2005.

  • BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Conceptualisation by some mothers of the play of their autistic children: reflections upon historical and cultural context of these conceptualizations. In: First Internacional Society for Cultural and Activity Reseach (ISCAR) Congress, 2005, Sevilha. First ISCAR Congress Book Of Abstracts, 2005.

  • BAGAROLLO, M. F. . O papel da imitação na constituição do brincar de crianças autistas. In: V Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 2005, São Paulo, 2005.

  • BAGAROLLO, M. F. ; FERREIRA, Maria Cecília Carareto . A Atuação do fonoaudiólogo em uma instituição para pessoas autistas- fazendo e olhando pela perspectiva histórico-cultural. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçu. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004.

  • MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; BAGAROLLO, M. F. . Irmãos de crianças deficientes: parceiros de brincadeiras?. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçu. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004.

  • BAGAROLLO, M. F. ; SANTOS, C. M. B. ; BRUGNEROTTO, M. ; PANHOCA, Ivone ; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral ; FREITAS, Ana Paula . Sujeitos Deficientes - a constituição via olhar da família. In: V Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2003, Fortaleza. V Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2003.

  • MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; BAGAROLLO, M. F. ; LEITE, G. A. . A Construção da identidade de sujeitos deficientes mentais : o papel dos irmãos na formação da auto- imagem. In: V Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2003, Fortaleza. V Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2003.

  • BAGAROLLO, M. F. ; FREITAS, Ana Paula . O desenvolvimento da linguagem de um sujeito com a Sindrome do X frágil. In: V Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2003, Fortaleza. V Congresso Internacional de Fonoaudiologia, 2003.

  • BAGAROLLO, M. F. ; FREITAS, Ana Paula . A importância da terapia fonoaudiológica para o processo educacional de pessoas com deficiência mental. In: I Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2003, São Carlos. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2003. p. 175-176.

  • NAKAMURA, H. Y. ; GONCALVES, C. G. O. ; BAGAROLLO, M. F. ; RUGUE, V.C. ; MOTA, P. H. . Triagem Auditiva em uma Escola de Educação Infantil no Interior de São Paulo. In: 18º Encontro Internacional de Audiologia, 2003, Curitiba. Anais do 18º Encontro Internacional de Audiologia, 2003.

  • MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; BAGAROLLO, M. F. . Sibling groups in the speech therapy clinic. In: ISCRAT, 2002, Amsterdã. Dealing with Diversity. Amasterdã: B. van Oers, W. Wardekker, S. Blom, E. Elbers, B. Pompert, R. van der Veer, 2002. p. 03-496.

  • BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Os Sentimentos dos Irmãos de Deficiêntes e a Clínica Fonoaudiológica. In: X Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2002, Belo Horizonte. Anais do X Congresso Brasilerio de Fonoaudiologia. Belo Horizonte: Only Midia, 2002.

  • BEDNARZ, C. ; CZLUSNIAK, G.R. ; BAGAROLLO, M. F. ; COSTA, C. C. ; ALENCAR, B.L.F. . PERFIL OROFACIAL DE CRIANÇAS RESPIRADORAS ORAIS PRÉ ADENOIDECTOMIA E/OU AMIDALECTOMIA. REVISTA DISTURBIOS DA COMUNICAÇÃO , 2017.

  • TENSINI, E. ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA ; LEITE, A. P. D. . Percepção de pais que vivenciam o câncer de crianças e adolescentes, sem possibilidades de terapia curativa. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPONHOLZ, E. V. ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA ; RIBEIRO, V.V. . Efeitos de uma intervenção social sobre bullying em estudantes de séries iniciais do ensino fundamental. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMPAIO, A. P. ; MALDONADE, I. R. ; BAGAROLLO, MARIA FERNANDA . Dificuldades de aprendizagem sob o olhar do profissional de saúde. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAGAROLLO, M. F. ; OLIVEIRA, E. C. . Crianças que não aprendem: história não contada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAGAROLLO, M. F. ; PANHOCA, Ivone . The construction of life histories of autistic individuals: (re)signification possibilities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar ; FERREIRA, Maria Cecília Carareto . The impact of mothers? conceptions in the development of autistic children?s plays. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAGAROLLO, M. F. ; PRIORE, T.H. . Autistic adolescents in culture: a focus on leisure activities. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BAGAROLLO, M. F. ; FERREIRA, Maria Cecília Carareto . Terapia Fonoaudiológica para crianças autistas: o grupo como uma escolha teórica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BAGAROLLO, M. F. . Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade. 2008. (Curso).

BAGAROLLO, M. F. . Sujeitos Autistas e possibilidades de inclusão escolar. 2007. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Pespectivas Atuais do trabalho fonoaudiológico junto a autistas e famíliares. 2006. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Acompanhamento fonoaudiológico na deficiência mental sob a perspectiva histórico-cultural. 2006. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Sujeitos Autistas: diferentes discursos sobre o autismo - a (re) significação do brincar das crianças autistas.. 2005. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Sujeitos com autismo e inclusão escolar. 2005. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . A construção do brincar na criança autista. 2005. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Simpósio de Dissertações. 2005. (Banca debatedora).

BAGAROLLO, M. F. . Atuação Fonoaudiológica junto ao Autismo à luz da pespectiva histórico-cultural. 2005. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Autismo Infantil: processo terapêutico fonoaudiológico. 2005. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Simpósio de Dissertações. 2005. (Debatedora).

BAGAROLLO, M. F. . Palestra: Procedimentos Metodológicos de um Estudo com Autistas: olhando para as terapias fonoadiológicas. 2004. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Palestra: Autismo Infantil: considerando as concepções teóricas na organização das práticas fonoaudiológicas. 2004. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Palestra: O Trabalho Terapêutico e Educacional para Sujeitos com Autismo. 2004. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Palestra: Terapia de Linguagem para Crianças e Adultos Autistas: concepções teóricas e implicações práticas. 2004. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. . Palestra: O processo terapêutico de autistas e psicóticos. 2003. (Palestra).

BAGAROLLO, M. F. ; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar . Família e Deficiência na Clínica Fonoaudiológica: grupo de irmãos. 2002. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    MOTRICIDADE OROFACIAL NA ADENOTONSILECTOMIA: UM ESTUDO DO PERÍODO OPTIMAL PARA A REALIZAÇÃO DA CIRURGIA, Descrição: Introdução: A hipertrofia das tonsilas palatinas e faríngea é comum na infância, sendo um dos problemas frequentes nos consultórios de otorrinolaringologistas e pediatras. Tais alterações podem ocasionar respiração oral constante e levar as crianças a inúmeras alterações craniofaciais, ortodônticas e ortognáticas, podendo prejudicar as funções orais e comprometer a qualidade de vida dessa população. O procedimento médico final mais utilizado para solucionar a presença das tonsilas hipertróficas é cirúrgico, de escopo eletivo. Objetivos: o objetivo geral deste estudo será analisar a reação imediata e no longo prazo do procedimento cirúrgico de adenotonsilectomia no sistema estomatognático e na atividade elétrica muscular de crianças de 3 a 12 anos, dividas por grupos etários, submetidas à cirurgia, bem como comparar os dados a um grupo controle de crianças que não apresentam alterações de tonsilas palatinas e/ou faríngeas e não passaram por procedimento médico. Método: Para desenvolver esta pesquisa serão formados dois grupos de crianças, sendo: o Grupo Estudo (GE) e o Grupo Controle (GC). Do GE participarão crianças de 3 a 12 anos que serão submetidas à cirurgia de adenotonsilectomia. O GE será subdivido em três subgrupos por faixa etária, sendo (1) de 3 a 5 anos, (2) de 6 a 8 anos e (3) e acima de 9 anos. Do GC participarão crianças que não têm queixa respiratória e que, na avaliação otorrinolaringológica, não apresentam hipertrofia das tonsilas palatinas e faríngeas e não serão submetidas a nenhum procedimento médico. O grupo controle será pareado ao GE por sexo e idade. Os procedimentos de coleta de dados serão: avaliação fonoaudiológica dos aspectos da motricidade orofacial, pré e pós-cirurgia, avaliação de curto e longo prazos, intervenção cirúrgica nos casos do GE; no GC, as avaliações respeitarão o mesmo intervalo de tempo dos GEs, utilizando o Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial com Escores Ampliado (AMIOFE-A), eletromiografia de superfície dos músculos masseter, temporal. Os dados serão analisados estatisticamente com o uso de testes selecionados por profissional da área. Resultados esperados: Espera-se compreender se o procedimento cirúrgico, por si só, é capaz de promover a respiração nasal e a readequação do sistema estomatognático e se a faixa etária, no momento em que a cirurgia é realizada, interfere positivamente no restabelecimento do sistema estomatognático. Espera-se compreender como o sistema estomatognático se comporta frente à desobstrução da cavidade nasal, quais as alterações fonoaudiológicas persistentes após o procedimento cirúrgico e os momentos de atuar com essa população em ações de intervenção fonoaudiológica precoce e reabilitação adequada. Espera-se ainda que os resultados alcançados possam contribuir na prevenção de possíveis alterações em motricidade orofacial, estabelecer melhor momento para indicação cirúrgica, bem como melhora da qualidade de vida de crianças respiradoras orais, considerando os casos de hipertrofia de tonsilas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Fernanda Bagarollo - Coordenador., Financiador(es): FAEPEX/UNICAMP - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    O desenvolvimento do sistema sensório motor oral nos espaços escolares, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fernanda Bagarollo - Coordenador / Gilsane Raquel Czlusniak - Integrante / Bruno Orellana - Integrante / Jáima Pinheiro de Oliveira - Integrante / Ana Flávia Hansel - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Ciclo vital e comunidade: indicadores, processos e cuidados, Descrição: O presente projeto pretende investigar os indicadores, processos e cuidados relacionados aos diversos momentos do ciclo vital, com a finalidade de subsidiar práticas e saberes nessa população, além de desenvolver instrumentos de medição e tecnologias de assistência. Tem-se o especial interesse nas condições crônicas, nos processos do cuidado, especialmente institucional e familiar e nos desdobramentos que estes trazem ao contexto comunitário. Este projeto envolve uma perspectiva interdisciplinar, considerando a atenção em saúde, a vulnerabilidade social e ambiental e as questões educacionais como objetos da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fernanda Bagarollo - Integrante / Jáima Pinheiro de Oliveira - Integrante / Ana Flávia Hansel - Integrante / Cristina Ide Fujinaga - Coordenador / Plinio De Toni - Integrante / Emerson Carraro - Integrante / Marco Aurelio Romano - Integrante.

  • 2011 - 2016

    Contribuições interdisciplinares para a formação de professores que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Descrição: Esse projeto tem como principal objetivo analisar as propostas pedagógicas voltadas para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas de dois municípios do interior do Estado do Paraná. De modo específico, nossa proposta visa refletir sobre a formação inicial destes educadores e fornecer suporte para sua atuação, visando, sobretudo, o aproveitamento do potencial de desenvolvimento infantil para o processo de alfabetização. Integrantes: Ana Paula Zaboroski - Integrante / Tania Moron Saes Braga - Integrante / Ana Cândida Schier - Integrante / Eveline Bonki - Integrante / Marciéle Corrêa - Integrante / Cleide Ferreira - Integrante / Aliandra Lira - Integrante / Maria Fernanda Bagarollo - Integrante / Jáima Pinheiro de Oliveira - Coordenador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Fernanda Bagarollo - Integrante / Jáima Pinheiro de Oliveira - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    A narrativa e o desenho de adolescentes autistas: atuação fonoaudiológica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Fernanda Bagarollo - Coordenador.

  • 2001 - 2002

    Família na Clínica Fonoaudiológica: grupo de irmãos, Descrição: Projeto de Iniciação Científica desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Maria Inês Bacellar Monteiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Fernanda Bagarollo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. , Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, 13083887 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35218800, Fax: (19) 35218814, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Lotada no Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação Faculdade de Ciências Médicas

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro (estagiária), Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atividade sem Bolsa Participação na disciplina teórica: Fonoaudiologia: gagueira Participação em supervisão de estágio: Estágio em Fonoaudiologia Clínica II - gagueira e neurologia Atribuições: elaborar cronograma, substituir professor titular da disciplina, elaborar provas, ministrar aulas, supervisionar atendimentos fonoaudiológicos, discutir textos com alunos, corrigir provas, discutir casos.

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro (estagiária), Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atividade com Bolsa da UNICAMP Participação na disciplina teórica: Fonoaudiologia: gagueira Participação em supervisão de estágio: Estágio em Fonoaudiologia Clínica II - gagueira e neurologia Atribuições: elaborar cronograma, substituir professor titular da disciplina, elaborar provas, ministrar aulas, supervisionar atendimentos fonoaudiológicos, discutir textos com alunos, corrigir provas, discutir casos.

  • 2007 - 2007

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro (estagiária), Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atividade com Bolsa da UNICAMP Participação na disciplina teórica: Fonoaudiologia: gagueira Participação em supervisão de estágio: Estágio em Fonoaudiologia Clínica II - gagueira e neurologia Atribuições: elaborar cronograma, substituir professor titular da disciplina, elaborar provas, ministrar aulas, supervisionar atendimentos fonoaudiológicos, discutir textos com alunos, corrigir provas, discutir casos.

  • 2012 - 2016

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Otorrinolaringologia (2o ano) - 2010 Pesquisa em Fonoaudiologia (1o ano) - 2010, 2011, 2012 Conceitos introdutórios em Motricidade Orofacial (1o ano) - 2013 Estágio Supervisionado em Terapia Fonoaudiológica I (3o ano) - 2010, 2011, 2012 Estágio Supervisionado em Terapia Fonoaudiológica II (4o ano) - 2010, 2011, 2012, 2013 Pesquisa Qualitativa em Contexto Comunitário (Mestrado) - 2013 Cargos em Conselhos: CAD (Conselho de administração) -mandato 2013/2014 CAD (Conselho de Administração) - mandato 2015/2016 (em andamento) Vice-chefia do Departamento de Fonoaudiologia - mandato 2015/2016 (em andamento)

  • 2010 - 2012

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas Teóricas: Pesquisa em Fonoaudiologia Otorrinolaringologia Estágios: Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia I Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia II

    Atividades

    • 04/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Irati/SES/DEFONO, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Professor Orientador de TCC, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de TCC, Carga horária: 8

    Outras informações:
    O trabalho de orientação foi financiado com a bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de setembro a dezembro de 2011, junto ao Programa de Formação Continuada de professores da SECADI e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

  • 2006 - 2006

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro (palestrante), Carga horária: 0

  • 2001 - 2002

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Outro (pesquisadora), Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista de Iniciação Científica Título do projeto: Família e Deficiência na Clínica Fonoaudiológica: grupo de irmãos Orientadora: Profa. Dra. Maria Inês Bacellar Monteiro

  • 2006 - 2006

    Centro Universitário Salesiano São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Prática Clínica em Psicopedagogia

  • 2005 - 2009

    Faculdade São Luís

    Vínculo: Outro (sem vínculo), Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva Educação Especial com Enfâse da Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual Ação Pedagógica para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Auditiva Psicolingüistica Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

    Atividades

    • 08/2005

      Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicolingüística

  • 2003 - 2006

    Clínica de Psicologia Integrada Americana

    Vínculo: Atendimentos Fonoaudiológicos, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atendimentos Fonoaudiológicos a crianças com alteração de fala (gagueira e trocas articulatórias), leitura e escrita (dislexia, disturbio de processamento auditivo, dificuldades para aprendizagem, trocas de grafemas). Atendimentos Fonoaudiológicos a adultos com alteração de leitura e escrita e disfonia (alteração vocal).

    Atividades

    • 02/2004

      Serviços técnicos especializados , Clínica de Psicologia Integrada Americana, .,Serviço realizado, Atendimentos Fonoaudiológicos.

  • 2004 - 2010

    Escola Municipal Para Pessoas Autistas Tempo de Viver

    Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Avaliação e terapia fonoaudiológica individual e grupal para pessoas com o diagnóstico de Distúrbio Global do Desenvolvimento Fonoaudiologia Escolar

  • 2003 - 2004

    Escola Municipal Para Pessoas Autistas Tempo de Viver

    Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga Escolar, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Fonoaudiologia escolar em atividades grupais e orientações para professores

    Atividades

    • 08/2004

      Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Para Pessoas Autistas Tempo de Viver, .,Serviço realizado, Fonoaudiologia Escolar e Atendimentos Fonoaudiológicos.

    • 03/2003 - 05/2004

      Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Para Pessoas Autistas Tempo de Viver, .,Serviço realizado, Fonoaudiologia Escolar.

  • 2003 - 2010

    Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista

    Vínculo: Trabalho Voluntário, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atendimentos Fonoaudiológicos indivíduais e grupais para pessoas com diagnóstico de Distúrbio Global do Desenvolvimento

    Atividades

    • 02/2003

      Serviços técnicos especializados , Setor Técnico, Fonoaudiologia.,Serviço realizado, Atendimentos Fonoaudiológicos.

  • 2004 - 2006

    Centro de Equoterapia Equobrasil

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 5

    Atividades

    • 10/2004 - 10/2006

      Serviços técnicos especializados , Centro de Equoterapia Equobrasil, .,Serviço realizado, Atuação Fonoaudiológica.