Paulo Mariot

Graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC (2006), Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência em pesquisa na área de caracterização de materiais e metalurgia, com ênfase em materiais metálicos biodegradáveis e compósitos. Atualmente é professor titular na Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Ferro Puro Moldado por Injeção para Aplicação em Stents Biodegradáveis
Orientador: em Delft University of Technology ( Dr. Jie Zhou)
com Lirio Schaeffer. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Stent; Moldagem por Injeção; Materiais Biodegradáveis.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Transformação / Especialidade: Metalurgia de Pó. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

2007 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estudo do Efeito do Teor de Molibdênio na Profundidade de Endurecimento dos Ferros Fundidos Brancos de Alto Cromo- Dissertação de Mestrado,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Pedro Amedeu Nanetti Bernardini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia de Materiais

1999 - 2006

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Avaliação da Formação de Porosidades em Polias de Ferro Fundido Cinzento
Orientador: Elídio Angioletto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia Física/Especialidade: Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Tratamentos Térmicos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Metalurgia de Pó.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

RAMOS, S. I. P. ; KLEINJOHANN, K. C. ; MARIOT, P. . Drywall e Steel Frame - Aumentando a sustentabilidade e produtividade em edificações. 2017. (Exposição).

MARIOT, P. ; PARIS, F. . OPA- Opção Profissional Por Área. 2017. .

SILVA, J. A. ; ROMIO, P. C. ; MARIOT, P. . II Desafio TURE. 2017. (Concurso).

MARIOT, P. ; PARIS, F. ; SILVA, J. A. . Minicurso: Microestrutura e Propriedades dos Aços e Ligas para a Indústria Automotiva. 2017. (Outro).

BRUNS, D. ; MARIOT, P. . OPA- Opção Profissional Por Área. 2016. .

KLEINJOHANN, K. C. ; RAMOS, S. I. P. ; COLZANI, P. T. ; MARIOT, P. . ENGBOWL. 2016. (Outro).

KLEINJOHANN, K. C. ; RAMOS, S. I. P. ; COLZANI, P. T. ; MARIOT, P. . Semana da Engenharia Civil. 2016. (Congresso).

MARIOT, P. ; KLEINJOHANN, K. C. . Minicurso: Análise Metalográfica de Aços e Ferros Fundidos. 2016. (Outro).

Schaeffer, L. ; TAVARES, A. C. ; MARIOT, P. . IV Conferência Internacional de Metalurgia do Pó- COMEP. 2013. (Congresso).

Schaeffer, L. ; Wilson Corrêa Rodrigues ; MARIOT, P. . 3rd International Powder Mettalurgy Conference. 2012. (Congresso).

Schaeffer, L. ; Wilson Corrêa Rodrigues ; MARIOT, P. . II Conferência Internacional de Metalurgia do Pó. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada Internacional: Projeto de Edifícios Altos. 2016. (Congresso).

Semana da Engenharia Civil. Workshop de Iniciação Científica. 2016. (Exposição).

SENAFOR 2010- I Conferência Internacional de Metalurgia do Pó - Brasil / RS. 2010. (Congresso).

CINTEC- 2008. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alisson Bernardiu

KAKUDA, S. M.;MARIOT, P.; ALMERINDO, G. I.. Projeto Geométrico de Stent Nasal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mariana Oliveira da Silva

KLEINJOHANN, K. C.MARIOT, P.; BRUNS, D. F.. Ensaios Mecânicos e Metalográfios para Validação dos Processos de Soldagem MIG/MAG Pulsado na Posição 1G em Chapas de Aço Strenx 700-MC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Jonathan Luis Engel

PARIS, F.;MARIOT, P.; RAMIREZ, A. R. G.. Projeto Mecânico Virtual 3D dos Membros Superiores de um Exoesqueleto Para Aplicação Industrial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Giovanna Moreira Moraes

PARIS, F.; BRUNS, D. F.;MARIOT, P.. Comparação da soldagem MIG convencional e MIG pulsado em chapas de aluminio 5052 - H34. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Walter José Espindola Filho

KERBES, J.; BRUNS, D. F.;MARIOT, P.. Comparativo entre os métodos de injeção tangencial e radial de arame no processo TIG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Kelvin Luiz Rosa

MUNDSTOCK, K. B.;MARIOT, P.; SILVA, J. A.. Análise de viabilidade de utilização de cascos de fibra de vidro em barcaças fluviais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lucas Pierin Antônio

VALE FILHO, A. M.;MARIOT, P.; ROMIO, P. C.. Estudo da viabilidade técnica e desenvolvimento de projeto para implantação de parque eólico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Gustavo Cadori

ROMIO, P. C.; PARIS, F.;MARIOT, P.. Projeto mecânico 3d de dispositivo vestível de assistência mecânica para redução dos esforços na coluna lombar de trabalhadores industriais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Pedro dos Santos Guidelli

RAMIREZ, A. R. G.;MARIOT, P.; PARIS, F.. Projeot Mecânico Virtual dos Membros Inferiores de um Exoesqueleto para Aplicações em Atividades Industriais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Alexia Rode

MARIOT, P.; EHRHARDT, A.; ALMERINDO, G. I.; MORESCO, C. V.. Avaliação da Substituição Parcial do Cimento Portland por Negro de Fumo Oriundo da Pirólise de Pneus Inservíveis em Argamassas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Fábio Daniel Maciel Corrêa e Maicon Valdir Massaneiro

MARIOT, P.; SANTOS, R. B. P.; SCHUMACHER, D. H.. Contrapiso bombeado autonivelante e bombeado convencional: Um estudo comparativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Miguel Lavrador Alves Barbosa e Victor Augusto Abdo Leal

ANDREAZZA, P. E.;MARIOT, P.; KROBEL, D.. Análise comparativa de estruturas metálicas: Vigas de alma cheia e vigas treliçadas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Rafaela Quintas Schütz

EHRHARDT, A.;MARIOT, P.; FEIJO, J.; KIELLING, J. A.. Reuso do lodo da estação de tratamento de água como material alternativo para cerâmica vermelha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Thiago Francisco Ebele

BRUNS, D.; KAKUDA, S. M.;MARIOT, P.. Projeto de um sidecar para o transporte de cadeirantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Evandro Elvis Moser

MUNDSTOCK, K. B.;KLEINJOHANN, K. C.MARIOT, P.. Análise da Microestrutura e dos Diferentes Mecanismos de Desgaste em Cilindros Verticais Para Laminação a Frio de Barras de Fio de Cobre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Pedro dos Santos Guidelli

PARIS, F.; RAMIREZ, A. R. G.;MARIOT, P.. Projeto mecânico de um protótipo virtual dos membros inferiores para um exoesqueleto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Oscar de Oliveira Rocha

SILVA, M. H.; GONCALVES, R. B.;MARIOT, P.. Projeto de Equipamento Para Carga e Descarga de Barras de Alumínio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Thiago Viana Guerreiro

KAKUDA, S. M.; BRUNS, D.;MARIOT, P.. Estudo Comparativo entre a Eficiência de Uma secadora de Roupas com Resistência Elétrica e Uma Secadora de Roupas com Bomba de Calor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Alfredo de Oliveira Martins

SILVA, M. H.; KAKUDA, S. M.;MARIOT, P.. Projeto de Dispositivo Capaz de Auxiliar Usuários de Cadeira de Rodas a Transpor Obstáculos em Seu Cotidiano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Lucas Fontoura Mendes

VALE FILHO, A. M.; VALIM, P.;MARIOT, P.. Análise da Viabilidade Técnica para Eliminar a Bateria de Motos de Baixa Cilindrada: Um Enfoque em Projeto e Construção Mecânica de Um Alternador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Davi Patiño

GOMES, J.; SAGAVE, A. M.;MARIOT, P.. Estudo Comparativo Entre os Sistemas Construtivos: Concreto PVC, Paredes de Concreto (Fôrmas Plásticas) e Sistema Convencional (Estrutura de concreto Armado). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Nicolas de Oliveira Bitencourt

KROBEL, D.; SILVINO, J. C.;MARIOT, P.. Estrutura de Viga Mista Treliçada Aço-Concreto: Comparação das Propriedades Portantes e Viabilidade em relação à Treliça Convencional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Eduardo da Veiga Dalprá e Filipy Dellagnolo

ANDREAZZA, P. E.; KROBEL, D.;MARIOT, P.. Análise Comparativa de Viabilidade de Edifício Garagem entre Concreto Armado e Estrutura Metálica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Alex Athayde Pereira e Rafael de Lima

GOMES, J.; SAGAVE, A. M.;MARIOT, P.. Analisar a Interação de Resistência Entre Prismas e Blocos Estruturais de Concreto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Antônio Arthur Rodrigues Neves

MARIOT, P.KLEINJOHANN, K. C.; MUNDSTOCK, K. B.. Estudo Comparativo das Propriedades Mecânicas e de Biodegradação in Vitro Entre o Ferro Puro Obtido por Fundição e Pelo Processo de Moldagem por Injeção. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: DIEGO DA COSTA DE SCIPIO

CUNHA, A. P.;MARIOT, P.; GONCALVES, R. B.. Proposta de melhoria no processo de manutenção do equipamento Big Tower no Parque Beto Carrero World baseado na Norma ABNT NBR 15926. 2015.

Aluno: Fernando Luiz Castro

CUNHA, A. P.;MARIOT, P.; SCHAAF, H. G.. Estudo de redução de massa de roda alinhadora em sistema de lançamento de tubulação submarina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: LUCCAS DOMINGOS

MARIOT, P.; CUNHA, A. P.; SCHAAF, H. G.. Proposta de melhoria de processo produtivo, voltada à fabricação de moldes dos transformadores à seco em empresa metalúrgica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Carlos Alberto Pio Jr / Matheus Dalri

GOMES, J.; OLIVEIRA JUNIOR, M.;MARIOT, P.. "Viabilidade técnica do uso de resíduo casca de marisco para produção de argamassa.". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Diego da Costa di Scipio

GONCALVES, R. B.;MARIOT, P.; CUNHA, A. P.. Propor melhoria na manutenção mediante o estudo da Norma ABNT NBR 15926, no equipamento "Big Tower". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Industrial Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Gabriel Carra da Silva

CRUZ, R. E.;MARIOT, P.; SCHAAF, H. G.. Aplicação da Análise de Falha em equipamento portuário para aumento da confiabilidade operaciional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Maliska

BERNARDINI, P. A. N.; OLIVEIRA, C. A. S.; GESSER, W. L.;MALISKA, A. M.. Estudo do efeito do teor de molibdênio na profundidade de endurecimento dos ferros fundidos de alto cromo. 2010. Dissertação (Mestrado em Pgmat Programa de Pós Graduação Em Ciência e Engen) - Departamento de Engenharia Mecânica -UFSC.

Marcio Roberto da Rocha

Arnt, A.B.C.ROCHA, M. R.. Análise da Ocorrência de Porosidade em Polias de Ferro Fundido Cinzento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Peterson Luiz Ferrandini

Schaeffer, L; Malfatti, C. F.; Verney, J. C. K;FERRANDINI, P. L.. Estudo e obtenção de órteses endovasculares de ferro puro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Célia de Fraga Malfatti

FERRANDINI, P. L.; VERNEY, J. C. K.;MALFATTI, C. F.. Estudo e obtenção de orteses endoasculares de ferro puro. 2013.

Aloísio Nelmo Klein

Schaeffer, L.; DEMETRIO, K. B.;Klein, A. N.. Ferro Puro Moldado por Injeção para Aplicação em Stents Biodegradáveis. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José carlos Krause de verney

KLEIN, A.N.;VERNEY, J. C. K.; DEMETRIO, K. B.;SCHAEFFER, L.. Ferro puro moldado por injeção para aplicação em stents biodegradáveis. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José carlos Krause de verney

SCHAEFFER, L.VERNEY, J. C. K.; FERRANDINI, P.L.; MALFATTI, Célia F.. Estudo e obtenção de órteses endovasculares de ferro puro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carlos Augusto Silva de Oliveira

OLIVEIRA, C. A. S.; Gesser, W. L.; MALISKA, Ana Maria. Estudo do Efeito do Teor de Molibdênio na Profundidade de Endurecimento dos Ferros Fundidos de Alto Cromo. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ÂNGELA BEATRIZ COELHO ARNT

ARNT, A. B. C.; ANGIOLETTO, Elídio;ROCHA, M. R.. Análise da ocorrência de porosidade em polias de ferro fundido cinzento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materias) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Elídio Angioletto

ANGIOLETTO, E.ARNT, A. B. C.ROCHA, M, R.. Análise da Ocorrência de Porosidade em Polias de Ferro Fundido Cinzento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Joao Cardoso de Lima

P.A.P. Wendhausen; PASA, A. A.;DE LIMA, J. C.. Estudo da influência do teor de molibdênio na profundidade de endurecimento dos ferros fundidos brancos de alto cromo (projeto de mestrado). 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Wilson Luiz Guesser

BERNARDINI, P. A. N.; MALISKA, A. M.; OLIVEIRA, C. A. S.;GUESSER, W. L.. Estudo do efeito do teor de molibdênio na profundidade de endurecimento dos ferros fundidos de alto cromo. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Kétner Bendo Demétrio

SCHAEFFER, L.; VERNEY, J. C. K.;KLEIN, A. N.K. BENDO DEMÉTRIO. FERRO PURO MOLDADO POR INJEÇÃO PARA APLICAÇÃO EM STENTS BIODEGRADÁVEIS. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rejane Aparecida Brina Lied

FACTORING NO BRASIL E PERSPECTIVAS A PARTIR DO SURGIMENTO DE FUNDO DE INVESTIMENTO EM DIREITOS CREDITÓRIOS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Comércio Internacional) - Colégio Universitário de Criciúma; Orientador: Paulo Mariot;

Alisson Bernardi

Projeto Geométrico de Stent Nasal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Mariot;

Regina Lis Gaspareto

Produção e Análise de Compósito Plástico-Madeira a Partir de Resíduos Industriais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Mariot;

Bruna Adriani Till

Desenvolvimento e Análise de Compósito de Polipropileno Reforçado com Bagaço de Malte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Mariot;

Evandro Elvis Moser

Análise da Microestrutura e dos Diferentes Mecanismos de Desgaste em Cilindros Verticais Para Laminação a Frio de Barras de Fio de Cobre; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Mariot;

Antônio Arthur Rodrigues Neves

Estudo Comparativo das Propriedades Mecânicas e de Biodegradação in Vitro Entre o Ferro Puro Obtido por Fundição e Pelo Processo de Moldagem por Injeção; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Paulo Mariot;

Matheus José Rosa

Sistema embarcado para comunicação com o computador de bordo do telescópio MEADE LX200 GPS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 171- FUMDES; Orientador: Paulo Mariot;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Amedeo Nannetti Bernardini

Influência do Molibdenio dos ferros fundidos brancos de alto cromo; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Elídio Angioletto

Análise da Ocorrencia de Porosidade em polias de Ferro Fundido Cinzento; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Elidio Angioletto;

Lírio Schaeffer

Ferro puro moldado por injeção para aplicação e stents biodegradáveis; 2016; Tese (Doutorado em PPGEM/UFRGS Programa de Pós-Graduação em Eng Minas, Metalúrgica e Materiais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lirio Schaeffer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARIOT, P. ; LEEFLANG, M.A. ; Schaeffer, L. ; ZHOU, J. . An investigation on the properties of injection-molded pure iron potentially for biodegradable stent application. Powder Technology (Print) , v. 294, p. 226, 2016.

  • SOUZA, J. ; PELEGRINI, L. ; BITTENCOURT, S. D. ; MARIOT, P. ; WESCHENFELDER, F. ; SHAEFFER, L. . Micro-cogeneration low-carbon technologies for domestic use: a review. Espacios (Caracas) , v. 36, p. 13-19, 2015.

  • MARIOT, P. ; Schaeffer, L. ; NEVES, A. A. R. ; SATURNINO, L. N. ; TAVARES, A. C. ; RATICO, A. B. . Comparative study of in vitro biodegradation between AZ-31 magnesium alloy, pure iron and AZ-31 magnesium alloy with a PLA layer applied by 3D printer. In: 7ª Conferência Internacional de Metalurgia do Pó e 13º Encontro de Metalurgia do Pó, 2018, Porto Alegre. 38º SENAFOR- 7ª Conferência Internacional de Metalurgia do Pó e 13º Encontro de Metalurgia do Pó, 2018.

  • ADAO, J. R. U. ; FISCHER, A. C. K. ; ALMERINDO, G. I. ; CORREA, R. ; MARIOT, P. . Estudo da reutilização de uma solução aquosa de ácido clorídrico com Base de Schiff (Salén) na decapagem de placas metálicas. In: 57o Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado. Anais do 57o Congresso Brasileiro de Química, 2017.

  • MARTINS, V. ; MARIOT, P. ; Schaeffer, L. ; TAVARES, A. C. ; D. P, Wermuth. . PROPRIEDADES DO AÇO ABNT 8620 SINTERIZADO APÓS MOLDAGEM DE PÓS METÁLICOS POR INJEÇÃO (MPI). In: Congresso ABM Internacional, 2013, Belo Horizonte. PROPRIEDADES DO AÇO ABNT 8620 SINTERIZADO APÓS MOLDAGEM DE PÓS METÁLICOS POR INJEÇÃO (MPI), 2013. v. 68.

  • TAVARES, A. C. ; D. P, Wermuth. ; MARIOT, P. ; Schaeffer, L. ; MARTINS, V. ; WIRTI, S. . ESTUDO DE MISTURAS INJETÁVEIS DE PÓS MICRO MÉTRICOS DA LIGA AISI 316L APLICADA A COMPONENTES BIOMÉDICOS. In: COMEP- Conferência Internacional de Metalurgia do Pó, 2013, Porto Alegre. COMEP, 2013.

  • TAVARES, A. C. ; D. P, Wermuth. ; MARIOT, P. ; Schaeffer, L. ; MARTINS, V. ; PEREIRA, G. C. . ANÁLISE DA QUANTIDADE DE CARBONO RESIDUAL EM MICRO COMPONENTES DA LIGA AISI 316L OBTIDOS POR MPI. In: COMEP- Conferência Internacional de Metalurgia do Pó, 2013, Porto Alegre. COMEP, 2013.

  • MARIOT, P. ; Ferrandini, P.L. ; Wilson Corrêa Rodrigues ; SHAEFFER, L. . 'MOAGEM DE ALTA ENERGIA DE TITÂNIO PURO E AÇO INOX 316 L'. In: International Powder Metallurgy Conference, 2012, Porto Alegre. International Powder Metallurgy Conference.

  • PELEGRINI, L. ; MARIOT, P. ; Schaeffer, L. ; BITTENCOURT, S. D. ; WESCHENFELDER, F. ; TAVARES, A. C. . ?Obtenção de Componentes de Aço Inoxidável AISI 316-L pelo processo MPI: Uma revisão?. In: 3rd International Powder Metallurgy Conference, 2012, Porto Alegre. 3rd International Powder Metallurgy Conference, 2012.

  • TAVARES, A. C. ; Martins, V. ; AGUSTINI, R. ; MARIOT, P. ; Schaeffer, L. . 'Obtenção de Cermets por Metalurgia do Pó Convencional a Partir da Utilização das Cinzas da Queima de Carvão Mineral'. In: 3rd International Powder Metallurgy Conference, 2012, Porto Alegre. 3rd International Powder Metallurgy Conference, 2012.

  • MARIOT, P. ; Wilson Corrêa Rodrigues ; VECHIETTI, F. A. ; TEIXEIRA, G. P. ; Schaeffer, L. . 'Célula a Combustível com Eletrólito de Membrana Polimérica (PEMFC)'. In: 2nd International Conference on Materials and Processes for Renewable Energy, 2012. 2nd International Conference on Materials and Processes for Renewable Energy, 2012.

  • FUHR, L. T. ; MESQUITA, R. F. ; MARIOT, P. ; MARTINS, R. M. ; DIAS, M. M. . 'Estudo de Reaproveitamento do ZAMAC por Metalurgia do Pó Originado de Tamboreamento de Peças'. In: 3rd International Powder Metallurgy Conference, 2012, Porto Alegre. 3rd International Powder Metallurgy Conference, 2012.

  • PELEGRINI, L. ; SOUZA, J. ; BITTENCOURT, S. D. ; MARIOT, P. ; WESCHENFELDER, F. ; Schaeffer, L. . ?Micro-Cogeneration Low-Carbon Technologies for Domestic Use: A review?. In: 2nd International Conference on Materials and Processes for Renewable Energy, 2012. 2nd International Conference on Materials and Processes for Renewable Energy.

  • MARIOT, P. ; Ando Jr, O. ; Brogni, A. ; Kerstner, E. ; Martins, V. ; Schaeffer, L. . ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE CINZAS DA COMBUSTÃO DE CARVÃO NO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE COMPONENTES POR METALURGIA DO PÓ CONVENCIONAL. In: 66º Congresso ABM, 2011, São Paulo. Anais do 66º Congresso ABM, 2011. p. 2989-2999.

  • MARIOT, P. ; PFINGSTAG, M.E. ; Schaeffer, L. . 'Avaliação dos Parâmetros de Moagem da Liga Fe-50%Ni Utilizando Moinho Atritor de Alta Energia'. In: II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011. Anais da II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó.

  • Ferrandini, P.L. ; MARIOT, P. ; Kerstner, E. ; Paulo Ricardo Böesch Jr. ; Martins, V. ; Wilson Corrêa Rodrigues ; Schaeffer, L. . 'Moagem de Alta Energia de Titânio Puro'. In: II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011, Porto Alegre. Anais da II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011.

  • Martins, V. ; Schilling, V.V.B. ; Paulo Ricardo Böesch Jr. ; MARIOT, P. ; Wilson Corrêa Rodrigues ; Schaeffer, L. . 'Processamento e Aplicações das Ligas Cu-W e W-Cu'. In: II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011, Porto Alegre. Anais da II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó.

  • MARIOT, P. ; Martins, V. ; Kerstner, E. ; Ando Jr, O. ; Brogni, A. ; Schaeffer, L. . 'Utilização das Cinzas da Queima de Carvão Mineral na Obtenção de Cermets por MP'. In: II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011, Porto Alegre. Anais da II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011.

  • MARTINS, V. ; MARIOT, P. . ?Characterization of WC-20Co Hard Metal for Metalforming Tools'. In: XI SBPMat Meeting, 2012, Florianópolis. XI SBPMat Meeting, 2012.

  • MARTINS, V. ; MARIOT, P. . Effect of sintering temperature of the Fly Ash-20Fe Cermet Compounds. In: XI SBPMat Meeting, 2012, Florianópolis. XI SBPMat Meeting, 2012.

  • Martins, V. ; Schilling, V.V.B. ; Paulo Ricardo Böesch Jr. ; MARIOT, P. ; Bueno, A.F. ; Schaeffer, L. . 'Estudo das Propriedades e Aplicações das Ligas Al-Li'. In: II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011, Porto Alegre. Anais da II Conferencia Internacional de Metalurgia do Pó, 2011.

  • PFINGSTAG, M.E. ; MARIOT, P. ; Dias, M.M. ; Schaeffer, L. . "Estudo Comparativo de Amostras Sinterizadas da Liga FeNi50%". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOT, P. ; bernardini . Estudo do Efeito do Teor de Molibdênio na Profundidade de Endurecimento dos Ferros Fundidos Brancos de Alto Cromo 2010 (Pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARIOT, P. . Minicurso: Microestrutura e Propriedades dos Aços e Ligas para a Indústria Automotiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOT, P. ; KLEINJOHANN, K. C. . Análise Metalográfica de Aços e Ferros Fundidos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KLEINJOHANN, K. C. ; RAMOS, S. I. P. ; COLZANI, P. T. ; MARIOT, P. . ENGBOWL-2016. 2016. (Extensão).

MARIOT, P. . Introdução ao Processo de Conformação de Pós Metálicos por Injeção. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Protótipo de Braço Mecânico de um Exoesqueleto Para Aplicação Industrial, Descrição: O objetivo do projeto é a obtenção de um protótipo mecânico de um braço para um exoesqueleto a ser aplicado em atividades industriais. O resultado esperado com a execução deste projeto é possibilitar através do protótipo construído a realização de pesquisas posteriores, que terão por objetivo o desenvolvimento de um exoesqueleto funcional, permitindo por meio de sua aplicação a minimização do número de lesões em trabalhadores industriais que desempenham funções de grande esforço físico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Fabricio Páris - Integrante / Éder Ari de Souza de Almeida - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Produção de compósitos polímero-madeira a partir de resíduos industriais, Descrição: Esse projeto de iniciação científica, visa produzir e avaliar as propriedades físicas e mecânicas de compósitos polímero-madeira, produzidos a partir de resíduos industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Regina Lis Gasparetto - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Estudo do efeito de diferentes parâmetros na soldagem MIG/MAG pulsada em aço de alta resistência e baixa liga, Descrição: O projeto destina-se a estruturação e implementação de equipamentos direcionados para o Laboratório de Soldagem do Curso de Engenharia Mecânica da UNIVALI propiciando, desta forma, o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à melhoria de processos de soldagem MIG/MAG pulsado em aços de alta resistência e baixa liga. Comumente, a união destes materiais é realizada pela soldagem com arco submerso, porém provoca uma grande deformação na chapa e apresenta custo elevado para as empresas, o tornando, algumas vezes, inviável. Com isso, visa-se obter o melhor desempenho dos parâmetros de soldagem, utilizando conhecimentos das áreas de processos de fabricação e ciência dos materiais. Por fim, a qualidade da solda e dos parâmetros será analisada através de ensaios mecânicos, sendo eles: tração e dobramento; e a microestrutura será examinada de acordo com o ensaio metalográfico. A expectativa quanto ao resultado do processo é que seja possível substituir a soldagem de chapas de aço alta resistência e baixa liga pelo método MIG/MAG pulsado. Além disso, espera-se com a execução do projeto o desenvolvimento de pesquisas de novas tecnologias, patentes, atividades de práticas acadêmicas em laboratórios, trabalhos de conclusão de curso e publicações científicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Keila Christina Kleinjohann - Integrante / Fabricio Páris - Integrante / Daniel Fabrício Bruns - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    Estudo comparativo da taxa de biodegradação in vitro entre a liga de magnésio AZ-31, o ferro puro e a liga de magnésio AZ-31 com camada de PLA aplicada por impressora 3D., Descrição: O ferro puro, as ligas de magnésio e o biopolímero PLA (Poli-ácido Lático) estão entre os principais materiais investigados em pesquisas sobre materiais biodegradáveis e a taxa de biodegradação é um dos fatores decisivos para o sucesso desse tipo de implante. O projeto tem como objetivo medir e caracterizar a taxa de biodegradação in vitro da liga de magnésio AZ-31, do ferro puro e da liga de magnésio AZ-31 com camada de PLA aplicada por impressora 3D. Para tanto, amostras dos materiais citados acima serão submetidas a ensaios de biodegradação segundo a norma ASTM-G31-72, caracterização microestrutural, e monitoramento da espessura degradada com utilização de projetor de perfil. Os resultados serão estatisticamente comparados com valores de outros materiais estudados em pesquisas correlatas. A taxa de biodegradação é medida acompanhando-se a perda de massa das mesmas em fluido corpóreo, simulado sob fluxo constante a 37oC, simulando as condições encontradas por implantes no corpo humano, como pH, temperatura e potencial de degradação. O objetivo é caracterizar a taxa de biodegradação dos três diferentes materiais estudados para delimitar qual o mais promissor para aplicação em implantes biodegradáveis quanto à taxa de biodegradação, manutenção das características dimensionais e evolução da microestrutura com o tempo de ensaio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Larissa Navega Saturnino - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Sistema embarcado para comunicação com o computador de bordo do telescópio MEADE LX200 GPS, Descrição: O projeto desenvolveu o meio de conexão entre a máquina e a base de dados de localização de astros/coordenadas e rotas através do Planetário STELLARIUM, que possui um sistema de mapas e sistemas de constelações já estabelecidos, de modo a dar um ponto base que serve de geolocalização, possuindo como software de auxílio à movimentação do aparato físico, através de controle, o Meade Autostar Suite 5.5, que nada mais é, que uma ferramenta da própria fabricante. O sistema do ?UNIVALI Open University? que, segundo os objetivos, visava o acesso à transmissão de imagens exibidas pelo telescópio em tempo real, atingiu os resultados almejados, alcançando uma conexão eficiente e confiável, e com precisão de controle.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Matheus José Rosa - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Itajaí - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Estudo das propriedades mecânicas e da citocompatibilidade do ferro puro moldado por injeção., Descrição: Teve como objetivo estudar as propriedades mecânicas e de citocompatibilidade de amostras de ferro puro obtidas via moldagem de pós metálicos por injeção (MPI). Para tanto, amostas porosas de ferro puro obtidas por essa técnica de produção foram submetidas a ensaios de tração em máquina universal de ensaios mecânicos. Testes de citocompatibilidade foram realizados com exposição de amostras previamente preparadas à células endoteliais. Os resultados das propriedades mecânicas foram estatisticamente comparados com valores de outros materiais estudados em pesquisas correlatas. A citocompatibilidade foi estudada segundo viabilidade celular. O projeto busca inovação por meio do estudo das propriedades mecânicas e de superfície, para validação da técnica MPI como processo de fabricação de materiais biocorrosíveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Keila Christina Kleinjohann - Integrante / Pedro Dos Santos Guidelli - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Texturização de aço inoxidável AISI 316L por plasma DC, Descrição: O presente trabalho teve como objetivo estudar o efeito das espécies presentes na descarga anormal DC e da fase γ na texturização superficial do aço inoxidável austenítico. Para tanto, amostras de aço inoxidável AISI 316L foram submetidas ao tratamento de nitretação por plasma DC utilizando como máscara para promover a textura superficial os grids utilizados na Microscopia Eletrônica de Transmissão. O tratamento de nitretação foi realizado em reator de plasma DC, com o grid posicionado na superfície do aço em uma temperatura de 400 °C, durante 2 horas e com variação da mistura gasosa: atmosfera rica em nitrogênio (95%N2/5%H2) e pobre em nitrogênio (5%N2/95%H2). Os resultados foram avaliados através de técnica de microscopia ótica e eletrônica de varredura, difratometria de raio-x e interferometria óptica. O projeto busca inovação por meio de uma nova técnica de texturização superficial e, busca também, dar início à linha de pesquisa em Caracterização de Materiais e Tratamentos Térmicos do curso de Engenharia Mecânica da Univali.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Integrante / Keila Christina Kleinjohann - Coordenador / Ana Maria Maliska - Integrante / Bruno Borges Ramos - Integrante.

  • 2010 - 2016

    Desenvolvimento de Órteses e Implantes a Partir de Pós Nanométricos Aplicados à Fabricação de Micro componentes, Descrição: O projeto teve como finalidade a obtenção e desenvolvimento de um protótipo de órtese endovascular de ferro puro, (Stent) obtido através do processo de moldagem de pós por injeção (MIM). Realizou-se a primeira tentativa de se utilizar a moldagem por injeção aplicada ao ferro puro como material biodegradável para aplicação biomédica, chegando à resultados que representam inovação na técnica de produção de biomateriais metálicos degradáveis. Abaixo, as atividades realizadas após o retorno do estágio no exterior (Doutorado Sanduíche), processo 8808-12-0. - Teste da hemocompatibilidade do ferro puro moldado por injeção (MIM); - Teste da viabilidade celular do ferro puro moldado por injeção; - Publicação de artigo científico (An investigation on the properties of injection-molded pure iron potentially for biodegradable stent application- Powder Technology) - Defesa da tese;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Paulo Mariot - Integrante / Dr, -Ing. Lirio Schaeffer - Coordenador / Dr. Peterson Luis Ferrandini - Integrante / MSc. Tecgo. Vinicius Martins - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Estudo do Efeito do Teor de Molibdênio na Profundidade de Endurecimento dos Ferros Fundidos Brancos de Alto Cromo- Dissertação de Mestrado, Descrição: Pesquisa desenvolvida com a finalidade de produzir dados experimentais sobre a influência do teor de molibdênio na profundidade de endurecimentos de ferros fundidos brancos de alto-cromo, uma vez que os dados mais relevantes publicados em torno do tema, são na maioria datados dos anos 70 a 90. Outro aspecto importante é que na sua maioria, os estudos disponíveis na literatura utilizaram nos ensaios, corpos de prova de até 30 mm de diâmetro. Então foram utilizados corpos de prova de até 150 mm com a finalidade de simular de forma mais aproximada,as situações de resfriamento encontradas na prática de produção industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Mariot - Coordenador / Pedro bernardini - Integrante / Patricia Ortega - Integrante., Financiador(es): Tractebel Energia SA - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Itajaí, Vice-Reitoria. , UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí, Centro, 88302901 - Itajaí, SC - Brasil, Telefone: (47) 33414285, Ramal: 4285, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade do Vale do Itajaí

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 39

    Outras informações:
    Professor das disciplinas de Ciência dos Materiais, Mecânica das Estruturas, Mecânica Geral, e Eletromagnetismo/Física Moderna. Coordenador do Laboratório de Metrologia e Metalografia do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar- CTTMar.

    Atividades

    • 08/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Financiamento do projeto de pesquisa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES

    Atividades

    • 11/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Engenharia, Departamento de Materiais.,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor da disciplina de de Física Aplicada às Ciências Biológicas

  • 2007 - 2010

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Mestrando Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em nível de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2005

    Metalúrgica Riosulense S/A

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolveu atividades no laboratório de controle metalúrgico : -Análise micrográfica e ensaios destrutivos e não-destrutivos em ligas de ferro-fundido, aço e ligas especiais. Desenvolvimento de atividades também no setor de projetos e desenvolvimento: -Elaborou de procedimento padrão para melhoria da qualidade no processo de produção; -Desenvolveu meios de redução de refugos de produção;