Mariana Lago Marques

Engenheira Sanitarista e Ambiental formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2007, atualmente Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão e em exercício na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, trabalha com instrumentos públicos para a implantação e aprimoramento da infraestrutura de saneamento básico no país.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental

2002 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Especialização em Análise Ambiental. (Carga horária: 375h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elivete Carmen Clemente Prim

PRIM, E. C. C.; TOZETTO, C. M.. Estudo da Produção e Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbanos na Sub ? Bacia Hidrográfica do Rio Belém, Município de Curitiba - PR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Armando Borges de Castilhos Junior

Estudo da produção e destinação final de resíduos sólidos urbanos na sub-bacia hidrográfica nascente do Rio Belém, Município de Curitiba/PR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Armando Borges de Castilhos Junior;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. , Quadra SAUS Quadra 1, Asa Sul, 70070010 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 21081198, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Ministério das Cidades

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Infraestrutura, Carga horária: 40

    Outras informações:
    ANALISTA DE INFRAESTRUTURA DO DEPARTAMENTO DE FINANCIAMENTOS DE PROJETOS DE SANEAMENTO DA SECRETARIA NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Atividades Desenvolvidas no Departamento de Financiamentos de Projetos de Saneamento (DFIN): 1.Seleção de projetos de saneamento básico objetivando o financiamento de obras de infraestrutura e acompanhamento na evolução da execução dos contratos de financiamento firmados entre proponentes e agentes financeiros no âmbito do Programa Saneamento para Todos (SPT). 2. Revisão e elaboração de normativos que regem o Programa Saneamento para Todos. 3. Concepção, elaboração e estruturação de processos seletivos de projetos de saneamento no âmbito do Programa SPT. 4. Participação em atividades ligadas ao desenvolvimento da política nacional de saneamento. / Atividades Intersetoriais Desenvolvidas: 1. Participação do Projeto ProteGEER - Cooperação Brasil-Alemanha para a Proteção do Clima na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Projeto em andamento ? de 2017 a 2021). 2. Participação na preparação para o Fórum Mundial da Água (ocorrido em 2018) ? Comissão Temática do Tema Urbano. 3. Participação na Elaboração do Atlas Esgotos ? Despoluição de Baias Hidrográficas, parceria da ANA com o Ministério das Cidades (Encerrado. Publicado em 2017). 4. Participação do Projeto PROBIOGÁS (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil). (Projeto finalizado ? de 2013 a 2017).

  • 2010 - 2012

    Fundação Nacional de Saúde - Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheira, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades Desenvolvidas: 1. Fiscalização de obras de saneamento e acompanhamento na operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água em aldeias indígenas do estado do Paraná. 2. Acompanhamento de convênios entre a FUNASA e municípios/estado/consórcios para implantação de obras de infraestrutura em saneamento básico, como sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário, módulos sanitários domiciliares, sistemas de tratamento de resíduos sólidos, aquisição de equipamentos para reciclagem e apoio a catadores. Os acompanhamentos se deram desde a análise e aprovação do projeto de engenharia, execução do convênio até a aprovação do objeto concluído. 3. Aprovação e acompanhamento de convênios entre a FUNASA e municípios objetivando a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. 4. Fiscalização e acompanhamento da elaboração de projetos de engenharia de Sistemas de Esgotamento Sanitário para municípios do Paraná.

  • 2008 - 2009

    Ecotécnica Tecnologia e Consultoria Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Sanitarista e Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades Desenvolvidas: Elaboração de estudos e projetos para o setor público e privado, como: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano de Gestão de Recursos Hídricos, Plano Municipal de Habitação Interesse Social, Relatório Ambiental Prévio, Estudos de Impacto Ambiental, Projetos de Engenharia para Aterro Sanitário, Compostagem e Tratamento de Efluentes.

  • 2007 - 2007

    Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Curitiba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Engenharia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atividades Desenvolvidas: Acompanhamento das atividades do Departamento relacionadas à limpeza pública, ao manejo, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Curitiba e Região Metropolitana.