Armênio Bello Schmidt

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestre em Ciências Políticas pelo Centro Universitário Euro Americana (2007). Atualmente Diretor de Educação para Diversidade do Ministério da Educação.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Políticas

2006 - 2007

Centro Universitário Euro-Americano
SAMUEL COSTA.

Especialização em Gestão Estratégica do Conhecimento nas Organizaçõe

2001 - 2002

Centro Universitário Franciscano

Graduação em Licenciatura em Educação Física

1984 - 1987

Universidade Federal de Santa Maria

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Educação Física e Esporte Escolar: da Formação a Competição.A importância de Educação Física no Sistema Educacional Brasileiro. 2009. (Seminário).

1º Seminário Regional de Desenvolvimento e Capacitação.Políticas Públicas do MEC. 2009. (Seminário).

Fórum Mundial de Educação.Educação e Economia Solidária: compartilhando vivências.. 2009. (Seminário).

Curso Municipal de Formação de Professores.Plano de Articulação e Políticas Públicas do MEC. 2009. (Oficina).

Comissão Nacional de Educação do Campo.Comissão Nacional de Educação do Campo. 2009. (Encontro).

Encontro Estadual MEC/UNDIME - SANTOS/SP.O pepel do MEC na Política Educacional Brasileira. 2009. (Encontro).

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena - Nordete I.Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

Encontro Estadual MEC/UNDIME - RECIFE/PB.O pepel do MEC na Política Educacional Brasileira. 2009. (Encontro).

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena - Nordeste II.Conferência Regional de Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

Encontro Nacional MEC/UNDIME - MACEIÓ/AL.O pepel do MEC na Política Educacional Brasileira. 2009. (Encontro).

Encontro Regional sobre Cenário das Políticas Públicas Educacionais.PDE - Educação do Campo - Projeto Barco Escola e Políticas da Educação Indígena. 2009. (Encontro).

Encontro Estadual MEC/UNDIME - PORTO ALEGRE/RS.Apresentação dos Programas Brasil Alfabetizado; Mais Educação; Educação do Campo; Educação Étnico Racial; Educação Escolar Indígena e Frequencia Escolar.. 2009. (Encontro).

Plano de Ação do Territórios Etnoeducacional Rio Negro.Apresentação de propostas dos Territórios Etnoeducacionais. 2009. (Encontro).

Conferêncial Regional de Educação Escolar Indígena - Povos do Pantanal.Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena - Cuiabá/MT.Políticas, Getão e Financiamento da Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

Plano de Ação do Território Etnoeducacional Rio Negro.Apresentação dos objetivos e importância do Plano de Ação do Território Etnoeducacional do Rio Negro. 2009. (Encontro).

Conferência REgional de Educação Escolar Indígena - Boa Vista/RR.Educação Escolar, Territorialialidade e Autonomia dos Povos Indígenas. 2009. (Encontro).

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena- TO.Implantação do Território Etnoeducacional. 2009. (Encontro).

Módulo I - A Metodologia do Programa Escola Ativa e Ação.Participou da Abertura do Encontro - Fala: Políticas Públicas sobre Educação. 2009. (Encontro).

Conferência Regional de Educação Escolar Indígena - MG/ES.Políticas, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena. 2009. (Encontro).

I Encontro de Secretários da Região Norte.Implementação de Políticas voltads para a realizadade no Campo: Formação de profesor, altenativas metodológicas.. 2009. (Encontro).

I Reunão Técnica de Implementação do Território Etnoeducacional Povos do Pantanal.Educação Escolar Indígena nas áreas da formação inicial e continuada de professores indígena, produçãoi de material didático e estruturação da rede física das escolas indígenas.. 2009. (Encontro).

I Reunião Técnica de Implementação do Território Etnoeducacional Cone Sul.Apresentar o Projeto Base de Engenharia do FNDE e prestar os devidos esclarecimentos para a elaboração de projetos para construção de unidades escolares.. 2009. (Encontro).

I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena.Participou da Mesa de Abertura e acompanhou os Eixos de Trabalho. 2009. (Encontro).

Conselho Nacional de Política Indígena CNPI.Conselho Nacional de Política Indígena CNPI. 2009. (Outra).

Audiência Pública em defesa das Escolas Itinerantes - MST/RS.Escolas Itinerantes. 2009. (Outra).

Seminário de Educação pelo Esporte e 1º Seminário Desenvolvimento do Esporte.Participou da Abertura dos Seminários, bem como ministrou fala sobre: O Papel do Ministério da Educação do Esporte.. 2008. (Seminário).

2º SEMINARIO TALLER DE FORMACIÓN DOCENTE RURAL. Constitución de la Red Iberoamericana de formación docente rural em Barcelona/ES.Educação Rural. 2008. (Seminário).

Encontro das Escolas de Famílias Agrícolas do Ceará.Escolas para Famílias Agrícolas do Ceará.. 2008. (Encontro).

Comitê de Candidatura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.Comitê de Candidatura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. 2008. (Encontro).

I Fórum Nacional da Consciência Negra na Educação em Maceió/AL.Participou da Abertura do Fórum, bem como proferiu palestra sobre o tema: A Lei 10.639/03. 2008. (Outra).

I Conferência Estadual de Educação do Pará.Participar como Palestrante com o tema: Políticas Públicas para Educação do Campo. 2008. (Outra).

Comitê Gestor Nacional do Programa Territórios da Cidadanida.Ações do MEC na Matriz dos Territórios da Cidadania. 2008. (Outra).

Seminário Estadual de Educação do Campo.Participa da Solenidade de Abertura do Seminário de Educação do Campo. 2007. (Seminário).

Seminário e Visita de estudos sobre Experiencias de Políticas de Educação Rural em Lisboa/Portugal.Introdução dos TICs na Educação Rural e descentralização da gestão educativa. Experiencias de Portugal e Espanha.. 2007. (Seminário).

Seminário e Visita de estudos sobre Experiencias de Políticas de Educação Rural em Aragón/Espanha.Políticas Públicas voltadas para a Educação do Campo do Brasil. 2007. (Seminário).

II Seminário Internacional Negritude na Escola e III Seminário Educacional de Diversidade Étnico-Cultural.Participou da Abertura, bem como da mesa com o tema: Importância dos Estudos da Cultura Afro-Brasileira nos Curriculos Escolares. 2007. (Seminário).

Mec e ME - Acompanham a Delegação Britânica em visita as instações do Pan/2007.Acordo de Coop. Internacional com o Reino Unido no Programa Iniciativa Internacional de Desenvolvimento do Esporto - MEC e ME e Governo Britânico. 2007. (Encontro).

Conferencia Estadual de Educação Básica em Campo Grande/MS.Políticas Públicas para Educação Básica. 2007. (Outra).

Lançamento do Projeto dos Parques Palentológicos no Rio Grande do Sul.Diálogo de Consertação feito através da Presidencia da República, construído com com alguns Ministérios responsáveis pelo Projeto.. 2007. (Outra).

V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental. Participa da mesa temática: Educação para todos, Educação Ambiental e Educação para o desenvolvimento sustentável: Debatendo as vertentes na Década das Nações Unidas. 2006. (Congresso).

I Seminário Nacional sobre Educação do Campo - promovido pelo CONSED.Painel: Quadro atual da educação do campo - principais desafios, políticas e estratégias nacionais de ação.. 2006. (Seminário).

Oficina do MEC.Políticas Públicas do MEC/SECAD. 2006. (Oficina).

Oficina do MEC.Políticas Públicas do MEC/SECAD. 2006. (Oficina).

Seminário e Visita de Estudo - Experiência de Políticas de Educação Rural em Cataluña/Espanha.Apresentação das Pòlíticas Públicas da Educação do Campo do Brasil. 2006. (Encontro).

Visita de Estudo - Experiência de Políticas de Educação Rural na França.Políticas Públicas para Educação do Campo do Brasil. 2006. (Encontro).

15º Congresso de Leitura do Brasil. 15º Congresso de Leitura do Brasil. 2005. (Congresso).

II Seminário Regional da Reforma Agrária.II Seminário Regional da Reforma Agrária. 2005. (Seminário).

Oficinas do Mec.Oficinas do Mec - A Educação impulsionando o desenvolvimento local e Regional. 2005. (Oficina).

Semana da Educação.Semana da Educação. 2005. (Outra).

13º Forum Estadual de Dirigentes Municipais de Educação do Pará.13º Forum Estadual de Dirigentes Municipais de Educação do Pará. 2005. (Outra).

I Fórum Alagoano de Educação da Juventude na Diversidade.I Fórum Alagoano de Educação da Juventude na Diversidade. 2005. (Outra).

As Políticas Sociais nos Municipios Paraenses.Fórum de Prefeitos da Microregião do Nordeste Paraense. 2005. (Outra).

Seminário de Capacitação do Projeto Piloto.Escola que Protege - Projeto Piloto. 2004. (Seminário).

Seminário Estadual da Educação do Campo.Seminário Estadual da Educação do Campo. 2004. (Seminário).

Seminário Estadual de Educação do Campo.Seminário Estadual de Educação do Campo. 2004. (Seminário).

Seminário de Políticas de Educação Escolar Indígena.Políticas de Educação Escolar Indígena. 2004. (Seminário).

Seminário de Educação do Campo.Seminário de Educação do Campo. 2004. (Seminário).

Forum Estadual: Educação e Diversidade Etino-Racial.Forum Estadual: Educação e Diversidade Etino-Racial. 2004. (Seminário).

1º Encontro de Mães do Programa Bolsa Família.1º Encontro de Mães do Programa Bolsa Família. 2004. (Encontro).

SBPC e a Ciência Indígena.56ª Reunião Anual da SBPC. 2004. (Outra).

Fórum Mundial de Educação.Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

Seminário Estadual de Educação do Campo e Exposição de Experiências Exitosas.II Conferência Nacional de Educação do Campo. 2004. (Outra).

Encontro de Trabalho: Descentralização das Políticas Sociais Brasileiras e Promoção da Inclusão Produtiva nos Territórios da Cooperação Brasil/Itália.Descentralização das Políticas Sociais Brasileiras e Promoção da Inclusão Produtiva nos Territórios da Cooperação Brasil/Itália. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Samuel Costa da Silva

SCHMIDT; COSTA DA SILVA;SILVA, Samuel Costa. Violência e Escola Pública (Qualificação). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência Política) - Centro Universitário Unieuro.

Gustavo Javier CAstro Silva

SILVA, Gustavo Javier Castro. Violência e Escola Pública: Uma Análise do Programa "Escola Aberta" como Política Pública do Estado. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência Política) - Centro Universitário Euro Americano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Samuel Costa da Silva

Violência e Escola Pública: uma análise do programa "Escola Aberta" como política pública do Estado; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência Política) - Centro Universitário Unieuro,; Orientador: Samuel Costa da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHMIDT, A. B. . Prefácio. In: Marcos Marques de oliveira, Gustavo Stephan, Marcos Valle. (Org.). Vozes e visões do Campo. 1ed.São Paulo: Peirópolis, 2009, v. 3000, p. 0-0.

  • SCHMIDT, A. B. . Introdução. In: Faleiros, Vicente de Paula; Faleiros, Eva Silveira. (Org.). Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 1ed.Brasilia/DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007, v. 31, p. 09-10.

  • SCHMIDT, A. B. . Apresentação. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira.. (Org.). Estatísticas sobre educação escolar indígena no Brasil. 1ed.Brasilia/DF: INEP/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007, v. 1.0000, p. 11-12.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD. , SGAS 607 lote 50 sala 203 Conselho Nacional de Educação, Asa Sul, 70200-670 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (61) 21046293, Fax: (61) 21046243

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Centro Universitário Euro Armericana

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

  • 2004 - Atual

    Ministério da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, .,Cargo ou função, Titular.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Conferência Nacional de Educação, .,Cargo ou função, Titular.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Conferência Nacional de Educação Básica, .,Cargo ou função, Titular.

    • 01/2004

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor de Educação para Diversidade.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Brasile, .,Cargo ou função, Titular.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Interministerial - Ministério da Educação e Ministério do Esporte, .,Cargo ou função, Titular.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Meio Ambiente- CONAMA, .,Cargo ou função, Titular.

  • 2003 - 2004

    Presidência da República

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: gerente de projetos, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2003 - 01/2004

      Direção e administração, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, .,Cargo ou função, Gerente de Projetos.

  • 2001 - 2002

    Secretaria de Educação de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2001 - 12/2002

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Secretário Municipal de Educação.

  • 1997 - 2000

    Escola Estadual de Ensino Fundamental Profa. Celina de Moraes

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/1997 - 12/2000

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor.

  • 1994 - 1997

    Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

  • 1992 - 1995

    Sindicato dos Professores do RS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/1992 - 10/1995

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente.

  • 1989 - 1991

    Escola Coração de Maria

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/1989 - 12/1991

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor, .,Cargo ou função, Representante docente.

  • 1988 - 1989

    Escola Nossa Senhora do Calvário

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/1988 - 12/1989

      Direção e administração, Associação de Professores e funcionários, .,Cargo ou função, Presidente.

  • 1985 - 1986

    Diretório Acadêmico do Centro de Ed. Física / UFSM

    Vínculo: serviço voluntário, Enquadramento Funcional: presidente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1985 - 03/1986

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente.