Beatriz Saks Hahne

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). É Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, com a dissertação intitulada Sobre a indisciplina e o ato infracional: experiências escolares de alunos e professores (2017). Atualmente, é Doutoranda pelo mesmo departamento com projeto de pesquisa intitulado Investigando a experiência com as Medidas Socioeducativas: a construção de narrativas com o adolescente autor de ato infracional. Atua com juventude em contextos de violência, especificamente, adolescentes autores de ato infracional e em cumprimento de medidas socioeducativas. Trabalhou na coordenação pedagógica de cursos de qualificação profissional básica ocorridos na Fundação CASA/SP. Foi coordenadora de projetos sociais nos âmbitos da educação pública e na execução do atendimento socioeducativo por meio da formação e da supervisão profissional. Atua, principalmente, nos seguintes temas: medidas socioeducativas, educação escolar, adolescente em conflito com a lei, responsabilidade social e violência.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: INVESTIGANDO A EXPERIÊNCIA COM AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS COM O ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL,
Adriana Marcondes Machado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adolescência; Medidas socioeducativas; Experiência; Narrativa.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2014 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Sobre a indisciplina e o ato infracional: experiências escolares de alunos e professores,Ano de Obtenção: 2017
Pedro Fernando da Silva.Palavras-chave: Medidas socioeducativas; Indisciplina; Adolescência; Escola pública; Pesquisa participante.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A violência na vida de crianças a partir de relatos de profissionais envolvidos
Orientador: Fábio Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Escrevendo com Roland Barthes. (Carga horária: 12h). , Centro de Pesquisa e Formação, SESC SP, CPF SES, Brasil.

2019 - 2019

Formação em História Oral. (Carga horária: 14h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Criminologia para iniciantes. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisa e Formação, SESC SP, CPF SES, Brasil.

2019 - 2019

Infância e Juventude na Ditadura Militar no Brasil (1964-1985):Território,. (Carga horária: 3h). , Instituto Bixiga, IB, Brasil.

2019 - 2019

Mediação de Conflito na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 8h). , Instituto Vladimir Herzog, IVH, Brasil.

2019 - 2019

Desenvolvimento Comunitário e Dinamização Econômica. (Carga horária: 14h). , Sesc Carmo, SESC SP, Brasil.

2016 - 2018

Grupo de Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2017 - 2017

História do Brasil e suas formas de exclusão e violência: Revisitando a H. (Carga horária: 35h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2016 - 2016

Gestão escolar e mediação de conflitos: conhecendo as (in) justiças na esco. (Carga horária: 36h). , Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.

2016 - 2016

Introdução à Justiça Restaurativa. (Carga horária: 35h). , Escola Paulista da Magistratura, EPM, Brasil.

2012 - 2012

Seminário sobre grupos e instituições. (Carga horária: 60h). , Projetos Terapêuticos, PROJETOS TERAPÊU, Brasil.

2012 - 2012

Intercessões sociais e experimentações minoritárias: diálogo entre a clínic. (Carga horária: 36h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

2010 - 2010

Clínica psicanalítica: conflito e sintoma. (Carga horária: 68h). , Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Medidas socioeducativas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HAHNE, B. S. . II Encontro Estadual da Luta Antimanicomial. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO - Infâncias confinadas: vulnerabilidade, proteção e cuidado. 2020. (Outra).

Ação do psicólogo nas instituições educacionais. Educação e violência nas relações institucionais. 2019. (Exposição).

Desenvolvimento recentes sobre abordagens psicanalíticas de grupos e instituições: pesquisa, extensão e interfaces no trabalho com jovens em vulnerabilidade psicossocial.Apresentação de situação clínico-institucional Da extensão à pesquisa, o Plantão Institucional e a estratégia de escrita. 2019. (Encontro).

II Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura ? Leitura e Escrita: lugares de fala e visibilidade. 2019. (Seminário).

Seminário Anual de Internação Provisória do Departamento de Atendimento Socioeducativo do Paraná.Temas para as Medidas Socioeducativas: a internação provisória. 2019. (Seminário).

VII Congresso Internacional da Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP). Literatura e construção de narrativas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa: fazer ver e pensar outras vidas. 2019. (Congresso).

XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar (Conpe). A escrita como ato de inflexão na racionalidade psi. 2019. (Congresso).

XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).Construção e escrita de narrativas com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas: fazer ver uma vida. 2019. (Encontro).

11th International Deleuze and Guattari Conference. 2018. (Congresso).

Escrita endereçada e trabalho de formação. 2018. (Oficina).

Fortalecendo a inclusão social e a rede de apoio da criança e do adolescente.Alianças em rede: fortalecendo o cuidado. 2018. (Seminário).

II Colóquio Internacional Adolescências e Leis / Seminário Clínico Adolescências em Tempos de Guerra.O encontro educativo: pensar outros rumos. 2018. (Seminário).

II Seminário de Cultura e Extensão do Instituto de Psicologia da USP..FORMAÇÃO DE GRUPOS DE PROFISSIONAIS PELO PLANTÃO INSTITUCIONAL DO IPUSP: ESCRITA COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE PENSAMENTO. 2018. (Seminário).

II Seminário de Formação dos Operadores do Sistema Socioeducativo - Direitos Humanos e Educação.Educação e Medidas Socioeducativas. 2018. (Seminário).

I Simposio Juventudes Contemporaneas.ENTRE O SILÊNCIO E A PALAVRA: RE-EXISTINDO A CADA ENCONTRO JUNTO AOS JOVENS. 2018. (Simpósio).

IV Seminário de Estudos dos Direitos da Infância e Juventude.O trabalho com adolescentes como espaço do encontro e do desejo de vida. 2018. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Educação Integral - A Escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar,. 2018. (Seminário).

VIII Encontro Anual Despatologiza: Na contramão da Patologização?,.A ESCRITA COMO ESTRATÉGIA EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO PLANTÃO INSTITUCIONAL DO IPUSP. 2018. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO ESTADUAL SOCIOEDUCATIVO (DEGASE).Experiências de alunos e professores: tomando a indisciplina e o ato infracional para pensar a escola. 2018. (Seminário).

V Seminário Internacional ?A Educação Medicalizada: Existirmos, a que será que se destina??.A ESCRITA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO. 2018. (Seminário).

I seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades: Homícidios, encarceramento e preconceitos. 2017. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa da Fundação CASA: ?Caminhos para o atendimento a crianças e adolescentes no Estado de São Paulo?. 2017. (Seminário).

I Workshop internacional do projeto São Paulo para o desenvolvimento social de Crianças e Adolescentes. Construindo Pontes - pensando a escola. 2017. (Congresso).

Jovens e Trabalho: Dilemas, Invenções e Caminhos.. 2017. (Seminário).

A sociedade da indiferenciação: identidades, traumas e violência mítica. 2016. (Simpósio).

Gestão escolar e mediação de conflitos: conhecendo as (in) justiças na escola. 2016. (Congresso).

Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular. 2016. (Simpósio).

Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação. 2015. (Congresso).

Controvérsias, capacitação, vulnerabilidades e reconhecimento em mundos plurais: é possível uma escola justa?. 2015. (Seminário).

VI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ADOLESCÊNCIA E CONFLITUALIDADE.A ASSUNÇAO DO DISCURSO: O LUGAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NA ESCOLA. 2014. (Encontro).

IV Seminário Internacional ? Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina..Adolescente em conflito com a lei e o mundo do trabalho. 2012. (Seminário).

O Dispositivo Grupal na Clínica Psicanalítica Expandida.. 2012. (Seminário).

I Mostra Estadual de Práticas Inovadoras em Psicologia - Prêmio Madre Cristina.O trabalho do psicólogo nas medidas socioeducativas. 2009. (Simpósio).

II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos. 2008. (Congresso).

IV Simpósio Derdic ? Escrita, entre 05 e 06 de Abril de 2008.. 2008. (Simpósio).

Encontro Nacional ?20 anos por uma sociedade sem manicômio". 2007. (Encontro).

XII Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial. 2007. (Encontro).

XX Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia,. 2007. (Encontro).

II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão. 2006. (Congresso).

Instituição Hospitalar: Como atuar?. 2006. (Simpósio).

Psicologia Forense ? ?Incidente de Insanidade Mental?. 2006. (Seminário).

IX Jornada Científica InCor / HC-FMUSP. 2005. (Simpósio).

?Pensando a Psicanálise Hoje: Consumidores e Ressentidos. 2004. (Seminário).

Introdução ao Pensamento de Wilhelm Reich. 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Fernando da Silva

SILVA, P. F.; SCHMIDT, M. L. S.; TEIXEIRA, M. L. T.. Costurando caminhos para as práticas escolares nas medidas socioeducativas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Maria Luisa Sandoval Schmidt

CARVALHO, J. S. F.;SCHMIDT, M. L. S.; SILVA, P. F.. Sobra a indisciplina e o ato infracional: experiências escolares de alunos e professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da USP.

Maria Luisa Sandoval Schmidt

SCHMIDT, M. L. S.; SILVA, P. F.; TEIXEIRA, M. L. T.. Costurando caminhos para as práticas escolares nas medidas socioeducativas. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da USP.

José Sérgio Fonseca de Carvalho

Silva, P.F.;CARVALHO, J. S. F.. Sobre a indisciplina e o ato infracional: experiências escolares de alunos e professores. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia da USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Fernando da Silva

Sobre a indisciplina e o ato infracional: experiências escolares de alunos e professores; 2017; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Pedro Fernando da Silva;

Fábio de Oliveira

A violência na infância: um estudo a partir de relatos de profissionais envolvidos com o atendimento a crianças; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Fábio de Oliveira;

Adriana Marcondes Machado

Investigando a experiência com as medidas socioeducativas: a construção de narrativas com o adolescente autor de ato infracional; Início: 2018; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HAHNE, B. S. . Ser jovem em Paraty: narrativas sobre reconhecimento e participação. 2017.

HAHNE, B. S. . Observadora na coordenação de supervisão institucional. 2020. (Ação continuada).

HAHNE, B. S. . Rede de Proteção Integrada: Trabalho de articulação e mobilização na Brasilândia. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Consultoria).

HAHNE, B. S. . Observadora na coordenação de supervisão institucional. 2019. (Ação continuada).

MACHADO, A. M. ; FONSECA, P. F. ; MARTINEZ, Carolina Terruggi ; HAHNE, B. S. . A escrita de cartas no processo de formação do pesquisador e do profissional. 2019. (Curso de curta duração).

HAHNE, B. S. . Conversando sobre Direitos Humanos na privação de liberdade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

HAHNE, B. S. . Observadora na coordenação de supervisão institucional. 2018. (Ação continuada).

HAHNE, B. S. ; GOMES, I. ; MOURA, J. . Caderno da PSC. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

HAHNE, B. S. ; GOMES, I. ; MOURA, J. . Fortalecendo a Prestação de Serviços à Comunidade. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Uso da escrita de narrativas como estratégia de formação na interface entre psicologia e educação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriana Marcondes Machado em 04/06/2020., Descrição: Diante da demanda de formação e assessoria endereçada ao Plantão Institucional, modalidade de atendimento realizado pela equipe do Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP, justificou-se o desenvolvimento, a investigação e a avaliação de resultados obtidos por meio de estratégias de formação desenvolvidas com profissionais que trabalham nas áreas de saúde, de educação e da assistência social. O objetivo desse projeto é analisar uma estratégia que vem sendo aprimorada desde 2017: uma metodologia de intervenção que faz uso da escrita de narrativas como prática de formação em grupos de profissionais. O procedimento de coleta de dados ocorrerá em encontros de grupos atendidos pelo Plantão Institucional e realizados no Centro Escola do Instituto de Psicologia da USP (CEIP). Criado em 1997, já foram atendidos mais de 130 grupos de profissionais que vêm à USP mensalmente (durante cerca de três anos) para discutir sobre o trabalho que realizam: equipe de gestores de diretorias regionais de ensino, professores da rede, psicólogos alocados em secretarias de educação, equipe técnica que trabalha na área da educação da promotoria pública e outros. Trabalharemos com 6 grupos atendidos durante o período da pesquisa. Aplicaremos um exercício de escrita, em dois momentos: no primeiro, a escrita de situações-problemas vividas no contexto do trabalho, escolha de elementos presentes nessas situações e escrita de cartas; no segundo momento, leitura da escrita endereçada, análise e discussão coletiva. Os dois momentos serão registrados pelos profissionais da equipe de pesquisa consolidando diários de campo em que serão enfatizadas as falas e reflexões dos participantes. Esse material dará subsídio para a análise de condições presentes na emergência dos discursos e para discussão dos efeitos da estratégia no trato de temas relacionados às situações-problema elencadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Saks Hahne - Integrante / Adriana Marcondes Machado - Coordenador / Paula Fontana Fonseca, - Integrante / Ana Beatriz Coutinho - Integrante / Márcia Moraes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2018

Instituto Sou da Paz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora de projetos, Carga horária: 35

Outras informações:
Coordenadora de projetos sociais vinculados ao campo das medidas socioeducativas

2010 - 2014

Associação Horizontes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de cursos de qualificação profissional básica desenvolvidos na Fundação CASA

2009 - 2010

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Mônica Paião Trevisa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento de medidas socioeducativas de meio aberto; supervisão de educadores sociais; coordenação de grupos com adolescentes e familiares, outras.

2018 - 2018

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária

Vínculo: Supervisora técnica, Enquadramento Funcional: Supervisora técnica

Outras informações:
Supervisora técnica da equipe que realiza cursos de arte-educação para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação no município de São Paulo.

2017 - 2018

Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária

Vínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Realização de consultoria, acompanhamento e registro dos encontros de assessoria à Coordenadoria da Juventude de Paraty (RJ), fornecendo subsídios ao trabalho com a juventude do município e à atuação com políticas de medidas socioeducativas

2019 - 2019

Gabinete de Assessoria Jurídica Às Organizações Populares

Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisadora no Diagnóstico sobre a Política de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto, idealizado e viabilizado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e executado pelas organizações Visão Mundial e Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares.

2018 - 2018

Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil

Vínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora técnica

Outras informações:
Desenvolvimento de diagnóstico e sistematização dos parâmetros pedagógicos para o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - medida socioeducativa de internação.

2019 - 2019

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP, Senac Registro

Vínculo: Capacitação técnica, Enquadramento Funcional: Capacitação técnica

Outras informações:
Formação no curso: A metodologia de trabalho com as família e com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Ofertada para profissionais que executam medidas socioeducativas pelos CREAS do município de São José do Rio Preto (SP)