Denise Freitas Silva

Possui doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (ênfase em Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento) Instituto de Economia / UFRJ (2012), mestrado em Telecomunicações (ênfase em Eletromagnetismo Aplicado) pela PUC-RJ (1999) e graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). É examinadora de patentes no INPI desde 2004 (área de computação e eletrônica). Em 2015, a monografia entitulada "Contribuição para Procedimentos para Análise de Pools de Patentes", de sua coautoria, recebeu o X Prêmio SEAE, concurso promovido pela secretaria do Ministério da Fazenda responsável pela formulação de políticas de defesa da concorrência.

Informações coletadas do Lattes em 11/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Inovação Propriedade Intelectual e Desenvolvimento

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Pools de patentes: impactos no interesse público e interface com problemas de qualidade do sistema de patentes
Orientador: em Consórcio "European-Brazilian Network for Academic Exchange" ( Christoph Ann)
com Denis Borges Barbosa.

Mestrado em Engenharia Elétrica

1997 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Método dos Momentos Aplicados a Antenas Circularmente Simétricas,Ano de Obtenção: 1999
José Ricardo Bergmann.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Método dos Momentos; Antenas.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Industria Eletro-Eletrônica.

Graduação em Engenharia Eletrônica

1989 - 1996

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Placa de Interface para PC com Contadores em Paralelo para Laboratório de Física Nuclear
Orientador: José Franco Machado do Amaral

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 -

MBA em Análise de políticas Públicas-Propriedade Intelect. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Gestión y Evaluatión de Patentes 3a ed. - on line. (Carga horária: 50h). , Oficina Española de Patentes y Marcas - Fundación CEDDET, OEPM, Espanha.

2004 - 2004

NOÇÕES BÁSICAS DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL. (Carga horária: 42h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2004 - 2004

Propriedade Intelectual e Sist. Nacional de Inovaç. , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Propriedade Intelectual - DL101 on line. (Carga horária: 50h). , World Intelectual Property Organization, WIPO, Suiça.

1996 - 1996

English Language Orientation Program. (Carga horária: 200h). , Louisiania State University, LSU, Estados Unidos.

1996 - 1996

Programação em Lógica de Relés - Ladder e STL. (Carga horária: 44h). , SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.

1993 - 1994

Extensão universitária em Programação de Computadores. (Carga horária: 540h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denis Borges Barbosa

BARBOSA, Denis Borges. DENISE FREITAS DA SILVA Pools de Patentes: Impactos no Interesse Público e Interface com Problemas de Qualidade do Sistema de Patentes. 2012. Tese (Doutorado em PPED) - Instituto de Economia UFRJ.

Alberto Vieira da Silva

SILVA, A. V.; AMARAL, J. F. M.; MEDEIROS, J. M.. Interface de Scaler para IBM/PC. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ronaldo Fiani

Barbosa, Denis B.; ABRANTES, A. C. S.; PEDRA, L. H. S. E. S.; MELLO, M. T. L.;FIANI, Ronaldo. Pools de Patentes: Impactos no Interesse Público e Interface com Problemas de Qualidade do Sistema de Patentes. 2012. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARIA TEREZA LEOPARDI MELLO

BARBOSA, D. B.; ABRANTES, A. C. S.; SALGADO, L. H.;MELLO, M. T. L.; FIANI, R.. POOLS DE PATENTES: IMPACTOS NO INTERESSE PÚBLICO E INTERFACE COM PROBLEMAS DE QUALIDADE DO SISTEMA DE PATENTES. 2012. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Márcia Begalli

AMARAL, J. F. M.; SILVA, A. V.;BEGALLI, M.. Sistema Multi-Scaler. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lúcia Helena Salgado e Silva

SALGADO, L. H.; LEOPARDI, M. T.; FIANI, R.; BARBOSA, D. B.; ABRANTES, A. C. S.. POOLS DE PATENTES: IMPACTOS NO INTERESSE PÚBLICO E INTERFACE COM PROBLEMAS DE QUALIDADE DO SISTEMA DE PATENTES. 2012. Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denis Borges Barbosa

Pools de patentes: benefícios, riscos e interface com problemas de qualidade do sistema de patentes; 2011; Tese (Doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Denis Borges Barbosa;

Alberto Vieira da Silva

Interface de Scaler para IBM/PC; 1996; 108 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Eletrônica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Alberto Vieira da Silva;

Jose Ricardo Bergmann

Aplicação de Método dos Momentos na Análise de Antenas Cônicas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Ricardo Bergmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, D. F. . Pools de Patentes: Tópicos Relevantes para Defesa do Interesse Público. Revista de Direito Econômico e Socioambiental , v. 4, p. 1-34, 2013.

  • ANDRADE, E. ; SILVA, D. F. ; TIGRE, P. B. ; Lourença Francisca ; Joaquim Aderito ; Arlan Souza . Propriedade Intelectual em Software: o que podemos apreender da experiência internacional?. Revista Brasileira de Inovação , v. 6, p. 31-53, 2007.

  • SILVA, D. F. . Pools de Patentes: riscos ao interesse público e qualidade do sistema de patentes. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017. v. 1. 204p .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

X Prêmio SEAE - tema: Defesa da Concorrência, Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Diretoria de Patentes / Divisão de Computação e Eletrônica. , Rua São Bento 1, Centro, 20090010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 30373406, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - Atual

    Instituto Nacional da Propriedade Industrial

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Examinadora de Patentes, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exame de patentes e atividades correlatas na Divisão de Física e Eletricidade (DIFELE)

  • 2001 - 2004

    Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Telecomunicações, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Órgão: Gerência Geral de Planejamento da Rede no Exterior Cargo: Engenheira de Telecomunicações / Analista de Planejamento de Rede Descrição: responsável pelo planejamento e negociação da rede internacional das administrações da Europa; · Planejamento geral de utilização facilidades satélite internacionais (início junho/2001 fim (jul/2003); · Planejamento de utilização de cabos submarinos · Planejamento e negociação da rede de telefonia e da rede de sinalização SS7 · Responsável pela negociação de soluções de rede com novas administrações; · Planejamento e negociação da rede para serviços de transmissão de dados · Negociações de soluções de rede no exterior (incluindo análise da rota de menor custo) · Dimensionamento da rota de acordo com o volume de tráfego cursado e esperado · Interação/coordenação junto à equipe de aprovisionamento para efetivação e cumprimento de cronogramas de implantação de novos projetos e ampliações previstas. período: 20 de setembro de 2000 a março de 2003 PLANEJAMENTO E NEGOCIAÇÃO DA REDE NO EXTERIOR PARA PROJETOS ESPECIAIS Evento: Olimpíadas 2004 (Cliente: TV Globo, TV Bandeirantes, ESPN e Rádio Itatiaia) - Análise e apoio à elaboração de contratos (com o cliente e com os provedores de capacidades internacionais, equipamentos e facilidades no exterior). - Análise e compatibilização das especificações e diagramas recebidos do provedor no exterior para projetos em geral a fim de viabilizar solução conjunta entre o Cliente, a Embratel e os provedores no exterior. - Levantamento e totalização dos custos envolvidos a fim de subsidiar a divisão comercial na elaboração do preço ao cliente e liberação de recursos internos. período: março 2003 até 12 de agosto de 2004

  • 2000 - 2000

    I.C.Supply (prestadora de serviço à Embratel)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira de Telecomunicações, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto: documentação dos enlaces de fibra ótica, satélite, rádio e multiplex telefônico da Embratel Descrição: utilização do sistema ENG para documentação dos equipamentos do sistema de fibra ótica, multiplex telefônico incluindo informações técnicas sobre os equipamentos utilizados; cadastramento das placas contidas nos equipamentos segundo sua funcionalidade e descrição sucinta da mesma.

  • 1992 - 1992

    S.S.H. Consultoria em Informática (prestando serviços à Vale do Rio Doce)

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto: definição do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) da empresa Vale do Rio Doce - Geologia (DoceGeo). Descrição: Programação em linguagem C com SQL embutida. Programas para geração de relatórios técnicos a partir de consultas em SQL ao banco de dados efetuadas no corpo do programa em C e geração de script para AutoCAD.

  • 1999 - 2000

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora da Discipl Antenas e Propagação II, Carga horária: 6

  • 1995 - 1996

    Laboratório de Física Nuclear da UERJ

    Vínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto e implementação de uma placa de interface para PC para fazer contagem paralela de eventos Descrição : elaboração e construção de módulos eletrônicos à serem aplicados no ensino de física. Projeto e desenvolvimento de uma placa de expansão para IBM-PC ser utilizado em experimentos de física. Desenvolvimento do software para controle da placa e interface com o usuário em linguagem Pascal

  • 1996 - 1996

    PLANTE - Planejamento e Telecomunicações

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Descrição: Elaboração de manuais (em inglês) dos equipamentos produzidos na empresa (antenas, transmissores de TV e rádio e etc.) através do entendimento do funcionamento dos mesmos.

  • 1993 - 1994

    Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação Científica em Física Experimental de Altas Energias (UERJ) Descrição : estudo e teste de módulos eletrônicos padrão NIM (Nuclear Instrumentos Modules) no Laboratório de Física Experimental de Altas Energias (LAFEX) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

  • 1996 - 1996

    Foxboro - Automação Industrial

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: trainee engenharia eletrônica, Carga horária: 48

    Outras informações:
    FOXBORO - Automação Industrial - Projeto : Migração do sistema de analógico para digital da planta de fabricação da celulose da empresa Aracruz Celulose. Descrição : Suporte do Sistema de Gerenciamento do Banco de Dados Unix (Solaris). Manutenção dos módulos de interface com a planta de celulose (cargo: trainee).