Adriano Marcos Pereira

Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (2008), Especialista em Arte, Educação e Sociedade pelo CINTEP/PB, Mestre em Artes pelo ProfArtes/UFPB. Atualmente é professor de Artes Cênicas (Teatro) e de Dança da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Artes

2014 - 2016

Universidade Federal da Paraíba
Título: Dança na escola: da expressão artística à emancipação dos sujeitos, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Carolina Laranjeira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dança; Dança-Educação; Criação em Dança.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Execução da Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística / Especialidade: ARTES CENICAS.

Especialização em Arte, Educação e Sociedade

2008 - 2010

CINTEP/PB
Título: O ensino da dança na educação infantil

Graduação em Educação Artistica

2004 - 2008

Universidade Federal da Paraíba
Título: Analise dos movimentos do espetaculo Infidelidade por meio da Labanalise.
Orientador: Elvira D'Amorim
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Dança e Pluralidade Cultural. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: ARTES CENICAS.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

67ª Reunião Anual da SBPC. Dança-Teatro na escola: uma experiência do estranhamento ao encantamento. 2015. (Congresso).

VI Jornada de Pesquisa em Artes Cênicas: Edição Internacional. Dança na escola: da expressão artística à emancipação dos sujeitos. 2015. (Congresso).

XXV Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e III Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. Dança-Teatro na escola: uma experiência do estranhamento ao encantamento. 2015. (Congresso).

I Seminário Nacional do NEMDR (Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rual) - IV Seminário de Agroecologia, Resistência e Educação do Campo - Seminário do Grupo de Pesquisa - Currículo e Práticas Educativas - UFPB.A dança na Sala de Aula. 2014. (Oficina).

Conferência Internacional: Educação, Globalização e Cidadania..A corporeidade do brasileiro: a ginga no futebol e na dança e suas implicações educativas.. 2008. (Outra).

XVI Encontro de Iniciação Cientifica.A ginga do drible e a ginga de outras práticas corporais brasileiras: Incursões socioantropológicas e estéticas.. 2008. (Encontro).

XVI Encontro de Iniciação Cientifica.A ginga do drible e a ginga de outras práticas corporais brasileiras: Incursões socioantropológicas e estéticas.. 2007. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carolina Dias Laranjeira

LARANJEIRA, C. D.; Porpino, Karenine; SCHULZE, G.. Dança na Escola: Da expressão artística à emancipação dos sujeitos. 2016. Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Carolina Dias Laranjeira

LARANJEIRA, C. D.; SCHULZE, G.; Porpino, Karenine. DANÇA EDUCAÇÃO: DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA À EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal da Paraíba.

Guilherme Barbosa Schulze

LARANJEIRA, C.; PORPINO, Karenine de Oliveira;SCHULZE, G.B.. Dança na escola: da expressão artistica à emancipação dos sujeitos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES) - Universidade Federal da Paraíba.

Guilherme Barbosa Schulze

LARANJEIRA, C.; PORPINO, Karenine de Oliveira;SCHULZE, Guilherme. Dança-educação: da expressão artística à emancipação dos sujeitos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carolina Dias Laranjeira

Dança-Educação: da expressão artística à emancipação dos sujeitos; 2016; Dissertação (Mestrado em Profissional em Artes) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carolina Dias Laranjeira;

Pierre Normando Gomes-da-Silva

A ginga do drible e a ginga em outras práticas corporais brasileiras: incursões socioantropológicas e estética; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Pierre Normando Gomes-da-Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, A. M. . Reflexões sobre o ensino da dança nos anos iniciais da educação básica.. In: Nilvania dos Santos Silva, Eduardo Jorge Lopes da Silva, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Jalmira Linhares Damasceno e Gabriel de Medeiros Lima.. (Org.). Educação do campo e interconexões.. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2016, v. , p. 1-310.

  • PEREIRA, A. M. . Dança-Teatro na escola: uma experiência do estranhamento ao encantamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, A. M. ; Laranjeira. C. D. . Dança-Educação: da expressão artística à emancipação dos sujeitos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEREIRA, A. M. . Dança-Teatro na escola: uma experiência do estranhamento ao encantamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PEREIRA, A. M. ; LUCENA, D. A. ; SHULZE, G. B. ; SILVA, P. N. G. . A corporeidade do brasileiro: a ginga no futebol e na dança e suas implicações educativas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PEREIRA, A. M. ; LUCENA, D. A. ; SHULZE, G. B. ; SILVA, P. N. G. . A ginga do drible e a ginga de outras práticas corporais brasileiras: Incursões socioantropológicas e estéticas.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, A. M. . A dança na sala de aula.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, A. M. . Teatro e Dança. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, A. M. . Dança de Salão. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional