Nádia Maria Beserra Leite

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília CEUB (1976). Atualmente é colaboradora do Laboratório de Psicologia do Trabalho da Universidade de Brasília UnB. Sua experiência está focada em Psicologia do Trabalho, atuando, preponderantemente nas seguintes áreas: educação corporativa, processos de trabalho e saúde mental & trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2005 - 2007

Universidade de Brasília
Orientador: Wanderley Codo

Graduação em Psicologia

1971 - 1976

Centro de Ensino Unificado de Brasília
Orientador: José Maria Araújo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVII Congresso Nacional de Informática. Metodologia do Desenvolvimento de Recursos Humanos em Informática. 1984. (Congresso).

Seminário de Modernização Administrativa do Amapá.Conferência sobre o Papel da Função Recursos Humanos na Modernização Administrativa. 1982. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elisabeth Caldeira Villela

CODO, W.;VILLELA, Elisabeth Caldeira; GUNTHER, I. A.. Burnout e relações sociais no trabalho: um estudo com professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Wanderley Codo

CODO, W.; GUNTHER, I. A.; VILLELA, E. C.; TORRES, Claudio V. " Burnout e relação sociais no trabalho: Um estudo com professores". 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto)) - Universidade de Brasília.

Isolda de Araújo Günther

Codo, W;Günther, I. A.; Villela E. C. ( Elizabeth Caldeira Villela). Burnout e relações sociais no trabalho: um estudo com professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wanderley Codo

Síndrome de Burnout e Relações Sociais no Trabalho; Um Estudo com Professores da Educação Básica; 2007; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Wanderley Codo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LEITE, N. M. B. . Metódologia de Desenvolvimento de Recursos Humanos em informática. In: XVII Congresso Nacional de Informática, 1984, São Paulo. Anais do XVII Congresso Nacional de Informática. São Paulo - SP: Sociedade dos Usuários de Computadors e equipamentos Subsidiários, 1984.

  • LEITE, N. M. B. . Papel da Função Recursos Humanos na Modernização Administrativa. In: Seminário de Modernização Administrativa do Amapá, 1982, Amapá. Anais do Seminário de Modernização Administrativa, 1982.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - 2007

Universidade de Brasília

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Outras informações:
Descrição: Realização de estudo relacionado com as questões subjetivas da relação educador-escola-aluno, investigando aspectos que influenciam a saúde mental dos trabalhadores em educação. Situação: em andamento; Natureza: Pesquisa Descrição: Pesquisa com professores da educação básica de um estado da Federação, objetivando identificar fatores relacionados com a síndrome de burnout em docentes. Situação: concluído; Natureza: Pesquisa

1995 - 2003

FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO DE SEGURIDADE SOCIAL

Vínculo: Diretora de Seguridade e Adm, Enquadramento Funcional: Administradora, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atribuições: 1.Gestão do Plano de Previdência Complementar da Instituição, compreendendo:a) desenho e gestão do Plano de Benefícios, de acordo como seus fundamentos previdenciários, legais, atuariais, sociais e financeiros; b) operação do referido Plano, com ênfase nos aspectos de relacionamento/atendimento ao participante, comportando ações como: preparação para a aposentadoria e pós-carreira, consultoria em aspectos ligados a previdência complementar, cálculo, pagamento e manutenção de benefícios. 2. Coordenação do Programa Administrativo da Fundação, direcionado para a gestão interna da Instituição, abrangendo as áreas de Recursos Humanos, Informática e Administração Geral.

1991 - 1995

Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco

Vínculo: Coordenadora de RH, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atribuições: - Elaboração do Plano de Carreiras, Cargos e Salários da CODEVASF (1994-1995); - Formulação da Política de Capacitação Contínua e Desenvolvimento de Carreiras (1995); - Elaboração do Sistema de Avaliação de Desempenho da CODEVASF (1992); - Análise Funcional do Departamento de Recursos Humanos da CODEVASF - Diagnóstico e Proposta (1991); - Elaboração da Sistemática de Descentralização da Função Treinamento na CODEVASF, abordando: Projeto Básico de Treinamento, Plano de Ensino, Modelo de Acompanhamento, Avaliação e Documentação do Evento Instrucional e Procedimentos Administrativos. (1991); - Elaboração, implantação, acompanhamento e avaliação de planos anuais de treinamento e desenvolvimento (1991-1995); - Instrutoria e consultoria internas, nas seguintes áreas: desenvolvimento gerencial, plano de carreiras e sucessão, planejamento, implantação e avaliação de programas de treinamento, avaliação de desempenho (1991-1995);

1980 - 1985

Ministério do Interior

Vínculo: Coord Desenv. de RH, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 40

Outras informações:
Projetos relevantes realizados no período: - Metodologia de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Informática (Trabalho publicado nos Anais do XVII Congresso Nacional de Informática, São Paulo, 1984); - Planejamento e coordenação do Curso de Pós-graduação em Sistemas de Informação, realizado mediante convênio UNB/CODEVSF/MINISTÉRIO DO INTERIOR(1982-1983).