Dagmar Tavares Viana de Queiróz

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco (1998), Especialista em Fisioterapia - área de concentração: Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Físico na Reabilitação e Profilaxia e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Atualmente, Diretora Acadêmica da Estácio de Sá de Campo Grande.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Coletiva

2003 - 2005

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sandra Lúcia Arantes.Palavras-chave: cancer; mama; fadiga; exercício.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Setores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Bases Fisiológicas e Biomecânicas do Exercício Fís

1998 - 1999

Universidade Católica Dom Bosco
Orientador: Maria Lúcia Ivo

Graduação em Fisioterapia

1994 - 1998

Universidade Católica Dom Bosco
Orientador: Albert Schiaveto de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa - ENCEP. 2007. (Encontro).

II Enfisio e I Mostra Acadêmico-Científica. 2007. (Encontro).

XVI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia da ABENFISIO. 2007. (Encontro).

Oficina Regional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fisioterapia-Região Centro-Oeste. 2006. (Oficina).

Oficina Regional para Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Fisioterapia - Região Centro-Oeste. 2006. (Oficina).

II Pré-Fórum Nacional de Políticas Profissionais de Fisioterapia - Mato Grosso do Sul. 2006. (Encontro).

V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde. Atuação do Fisioterapeuta na Reabilitação de Paciente com Câncer de Mama. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Prática da Atividade Física na Redução da Fadiga durante o Tratamento Quimioterápico e/ou Radioterápico de Câncer de Mama- Campo Grande/MS. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Benefícios da Prática da Atividade Física na Redução da Fadiga Durante o Tratamento Quimioterápico e/ou Radioterápico de Câncer de Mama: Conhecimento de Mulheres. 2005. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2005. (Congresso).

I Oficina sobre Ética em Pesquisa para Programas de Pós-Graduação na Área da Saúde da Região Centro-Oeste. 2005. (Oficina).

Encontro Nacional de Inovação Científica para o Homem do Século XXI -IV ENPIC.Conhecimento sobre a Importância da Atividade Física na Redução da Fadiga por Mulheres em Tratamento Quimioterápico e/ou Radioterápico de Cancer de Mama - Campo Grande/MS. 2005. (Encontro).

XI International Congress on Women`s Heath Issues e IV Congress on Obtetric and Neonatal Nursing. XI International Congress on Women`s Heath Issues e IV Congress on Obtetric and Neonatal Nursing. 2004. (Congresso).

1ª Conferência Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa.1ª Conferência Internacional do Brasil de Pesquisa Qualitativa. 2004. (Outra).

Projeto Estácio Saúde-Cidadã.Projeto Estácio Saúde-Cidadã. 2004. (Outra).

1ªJornada Acadêmica de Fisioterapia - FESCG.1ª Jornada Acadêmica de Fisioterapia. 2004. (Outra).

VIII Congresso de Cardiologia de Mato Grosso do Sul. Reabilitação Cardio Vascular e sua aplicabilidade. 2000. (Congresso).

II Congresso de Fisioterapia do Nordeste Paulista. Assistente do curso: Fisioterapia respiratória da Sobrafir. 2000. (Congresso).

VI Simpósio de Ventilação Mecânica.Participante no VI Simpósio de Ventilação Mecânica. 2000. (Simpósio).

V Simpósio de Ventilação Mêcanica.Participante no V Simpósio de Ventilação Mêcanica. 1999. (Simpósio).

Atualização em serviço hospitalar- curso de reciclagem.Ergonomia. 1999. (Encontro).

II Encontro de Ciências da Saúde.Palestrante no II Encontro de Ciencias da Saúde, Tema: Ventilação Mêcanica. 1999. (Encontro).

3º Jornada Acadêmica de Enfermagem.Semiologia Respiratória. 1999. (Outra).

X Jornada Sul-matogrossense de Terapia Intensiva.Participante na X Jornada Sul-Matogrossense de Terapia Intensiva. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marciélio Figueiredo Nascimento

Jorge Aparecido de Barros;QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de; SOUZA, L. T.. Verificação da Variabilidade da Frequência Cardíaca Através dos Índices RMSSD, PNN50 e R-R Médios em Indivíduos do Sexo Masculino Sedentários e Praticantes de Exercícios Físicos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.

Aluno: Roselaine Wentz Koch

Diettrich;QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de; SILVA, L. H.. Incidência de LER/DORT Entre Profissionais de 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental da rede Municipal de Campo Grande-MS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.

Aluno: Hermenegildo Calças Neto

QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de. Os benefícios da Atividade Física (caminhada) no Combate aos Efeitos Colaterais do Tratamento de Câncer: Quimioterapia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.

Aluno: Lucilene Rodrigues Dias

DONAIRE;QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de. Efeitos da Drenagem Linfática Manual no Edema de M.M.I.I durante a Síndrome Pré-Menstrual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande.

Aluno: Claudio da Silva Junior e Fernanda da Cunha Belchior

QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de; SOUZA, Lais Alves de; MARQUES, Heitor Romero. Correlação entre recursos terapêuticos e Broncoespasmo no paciente asmático. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Mirela Barros Dias e Aline Schio

QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de; VEGA, Joaquim Minuzzo; MARQUES, Heitor Romero. Ventilação mecânica não-invasiva em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva cronica em exacerbação aguda. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Karla Letícia Maldonado Melgarejo e Luciene da Silva Gonçalv

QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de; MIRANDA, Aldo Silva de. Utilização da corrente interferêncial em pacientes submetidos à drenagem torácica. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Aluno: Solimar Collado Santana e Aline Rondon Nantes

QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de; ANDRADE, Paulo Renato de. Análise ergonomica de gestuais que predisponham ao aparecimento de L.E.R. em panificadora. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica Dom Bosco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joana Soares de Arruda

ARRUDA, J. S.. Conhecimento sobre a importância da atividade física na redução da fadiga por mulheres em tratamento quimioterápico e/ou radioterapico de câncer de mama- Campo Grande/MS. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Auxiliadora de Souza Gerk

GERK, M. A. S.. Atividade física como medida coadjuvante no tratamento do câncer de mama. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sonia Maria Oliveira de Andrade

ANDRADE, S. M. O.; ARANTES, S. L.;Mamede, M. V.. Atividade física como medida coadjuvante na redução da fadiga em pacientes em tratamento do cancer de mama. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sonia Maria Oliveira de Andrade

ANDRADE, S. M. O.. Conhecimento sobre a importancia da atividade física na redução da fadiga por mulheres em tratamento quimioterápico e/ou radioterápico de cancer de mama - Campo Grande/MS (qualificação). 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sandra Lúcia Arantes

ARANTES, S. L.. Atividade Física como medida coadjuvante no tratamento do câncer de mama. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Sandra Lúcia Arantes

ARANTES, S. L.; ANDRADE, Sônia Maria Oliveira de. Conhecimento sobre a importância da atividade física na redução da fadiga por mulheres em tratamento quimioterápico e/ou radioterápico de câncer de mama - Campo Grande/MS. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eliane Gonçalves Facco

Incidência de Linfedema em Mulheres Mastectomizadas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Dagmar Tavares Viana de Queiróz;

Roberta Vieira de Lima

Verificação da Ocorrência da Limitação de Amplitude de Movimento de Ombro em Mulheres Tratadas Cirurgicamente de Câncer de Mama; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Dagmar Tavares Viana de Queiróz;

Cristiane S

Marcheti; Atuação do Fisioterapeuta na Reabilitação de Paciente com Câncer de Mama; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande; Orientador: Dagmar Tavares Viana de Queiróz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sandra Lúcia Arantes

Atividade física como medida coadjuvante no tratamento do câncer de mama; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,; Orientador: Sandra Lucia Arantes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de ; ARANTES, S. L. . Conhecimento sobre a Importância da Atividade Física na Redução da Fadiga por Mulheres em Tratamento Quimioterápico e/ou Radioterápico de Câncer de Mama- Campo Grande/MS. In: Encontro Nacional de Inovação Científica para o Homem do Século XXI -IV ENPIC, 2005, Campo Grande. Anais do IV ENPIC, 2005.

  • QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de ; MARCHETI, C. S. . Atuação do Fisioterapeuta na Reabilitação do Câncer de Mama. In: V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde, 2005, Dourados/MS. Anais do V Congresso Regional de Atividade Física e Reabilitação Motora e I Encontro Interdisciplinar da Saúde, 2005.

  • QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de ; ARANTES, S. L. . Benefícios da Prática da Atividade Física na Redução da Fadiga Durante o Tratamento Quimioterápico e/ou Radioterápico de Câncer de Mama: Conhecimento da mulheres. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis/SC. nais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005.

  • QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de ; ARANTES, S. L. . Prática da Atividade Física na Redução da Fadiga durante o Tratamento Quimioterápico e/ou Radioterápico do Câncer de Mama - Campo Grande /MS. In: III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis/SC. Anais do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUEIRÓZ, Dagmar Tavares Viana de ; SILVA, L. H. . Estágio Voluntário em Fisioterapia. 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2003 - 2006

    Projeto de Pesquisa: Atividade Física durante o Tratamento de Câncer de Mama, Descrição: Projeto de extensão iniciado em abril de 2003, sob orientação das professoras Dagmar Tavares Viana de Queiróz e Sandra Diettric. São previstas quatro fases principais: estudo sobre o cancer ginecológico; entrevista com pacientes em tratamento de cancer ginecológico e aplicação de programa de atividade física e avaliação final dos resultados do programa. As atividades serão oferecidas nas dependências da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (Campus TV MOrena), três vezes por semana com duração de uma hora cada sessão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Dagmar Tavares Viana de Queiróz - Integrante / Sandra Helena Correia Diettrich - Coordenador., Financiador(es): Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande, Campo Grande, Tv Morena. , Rua: Venâncio Borges do Nascimento, 77, Jardim TV Morena, 79050-700 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 33488800, Ramal: 8845, Fax: (67) 33488801, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2008

    Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2006

      Direção e administração, Campo Grande, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Fisioterapia.

    • 02/2006

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Anatomia Humana

    • 02/2006

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Anatomia Aplicada

  • 2002 - 2002

    Fundação Lowtons de Educação e Cultura

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

    Atividades

    • 02/2002 - 08/2002

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana

  • 2001 - 2002

    Sociedade Civil de Ensino do Grande Dourados

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 7

    Atividades

    • 03/2001 - 02/2002

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício

  • 1999 - 2000

    Universidade Católica Dom Bosco

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/1999 - 06/2000

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Respiratória