Andréa Bialetzki
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado(1998) e doutorado (2002) em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é bióloga do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, da Universidade Estadual de Maringá. É credenciada no Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, onde tem orientado alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ovos e Larvas de Peixes.
Informações coletadas do Lattes em 02/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
1998 - 2002
Universidade Estadual de Maringá
Título: Ecologia de ovos e larvas de peixes do rio Baía, alto rio Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasil
Keshiyu Nakatani. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ovos e larvas; peixes; áreas de desova; transporte; planície de inundação.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
1995 - 1998
Universidade Estadual de Maringá
Título: Descrição morfológica e distribuição de larvas e juvenis de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794)(Osteichthyes, Erythrinidae) na planície de inundação do alto rio paraná (PR/MS),Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Keshiyu Nakatani
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: larvas; juvenis; Hoplias aff malabaricus; descrição morfométrica; distribuição espaço-temporal.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Graduação em Ciências Biológicas
1990 - 1993
Universidade Estadual de Maringá
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Gestão de Conflitos pela Água. (Carga horária: 52h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2020 - 2020
Introdução ao software R (R Studio). (Carga horária: 12h). , Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos, NEBECC, Brasil.
2020 - 2020
Gestão dos recursos hídricos -uma visão geral - módulos 1 e 2. (Carga horária: 16h). , Instituto de Águas e Terra do Paraná, IAT, Brasil.
2020 - 2020
SGA-Sistema de Gestão Ambiental. (Carga horária: 2h). , Escola de Gestão do Paraná, ESCOLA DE GESTÃO, Brasil.
2020 - 2020
SIGARH-Solicitação e Consulta de Uso de Recursos Hídricos. (Carga horária: 2h). , Escola de Gestão do Paraná, ESCOLA DE GESTÃO, Brasil.
2008 - 2010
Cap. em Planej., Gestão e Monit. em Rec. Hídricos. (Carga horária: 420h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Ovos e Larvas de Peixes.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores.
Organização de eventos
Bialetzki, A. . "Workshop - Resultados dos Estudos sobre Impactos das Hidrelétricas previstas para a Bacia do Alto Paraguai". 2020. (Outro).
PAVANELLI, C. S. ; BIALETZKI, A. ; GOMES, Luiz Carlos ; AGOSTINHO, A. A. . XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013. (Congresso).
BIALETZKI, A. . Membro da Comissão Científica do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Seminário Sobre Atividade Pesqueira na Bacia do Alto Paraguai: Estudos, Avanços e Perspectivas.Ictiofauna e Pesca. 2021. (Seminário).
Seminário Sobre Atividade Pesqueira na Bacia do Alto Paraguai: Estudos, Avanços e Perspectivas. 2021. (Seminário).
DIA MUNDIAL DA MIGRAÇÃO DE PEIXES NA BACIA AMAZÔNICA:conectando peixes,rios e pessoas. 2020. (Outra).
Webinar A Gestão de Reservatórios na Bacia do Rio Paranapanema. 2020. (Outra).
Webinar A Indústria na Bacia do Rio Paranapanema Uso da Água e Boas Práticas. 2020. (Outra).
Workshop - Resultados dos Estudos sobre Impactos das Hidrelétricas previstas para a Bacia do Alto Paraguai,.Ictiofauna e Pesca. 2020. (Outra).
I Encontro de Gestão Integrada de Águas Urbanas. 2016. (Encontro).
XV Congresso Brasileiro de Limnologia. Influência dos fatores abióticos sobre a abundância de ovos e larvas de peixes no rio Curupaí, MS, Brasil. 2015. (Congresso).
Definição de estudos para subsidiar o plano de gestão da bacia do alto Paraguai. 2014. (Oficina).
XV EMABI e XXVIII Semana de Biologia. 2014. (Encontro).
I Jornada Clínica de Toxoplasmose. 2013. (Outra).
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.Wokshop Ictioplâncton de água doce (estado da arte). 2013. (Encontro).
III Simpósio de Ecologia Teórica. 2011. (Simpósio).
XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2011. (Congresso).
XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia.Influência de variáveis ambientais sobre a distribuição de larvas de peixes no reservatório de Rosana, rio Paranapanema, Brasil. 2011. (Encontro).
I Workshop sobre ovos e larvas de peixes do reservatório da UHE Lajeado.Técnicas de identificação e amostragem de larvas de peixes em reservatórios: a experiência da bacia do Paraná. 2009. (Outra).
XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.DESENVOLVIMENTO ONTOGÊNICO DE SATANOPERCA PAPPATERRA (HECKEL, 1840) (PERCIFORMES, CICHLIDAE) DA BACIA DO RIO CUIABÁ, MATO GROSSO, BRASIL.. 2009. (Encontro).
III Workshop Site 6 A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos ambientais.nnn. 2008. (Outra).
XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2007. (Encontro).
XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia.XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2005. (Encontro).
XV Encontro Brasileiro de Ictiologia.XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2003. (Encontro).
III Encontro Maringaense de Biologia e XVI Semana da Biologia.III Encontro Maringaense de Biologia e XVI Semana da Biologia. 2002. (Encontro).
XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia.XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2001. (Encontro).
II Encontro Maringaense de Biologia e XV Semana de Biologia.II Encontro Maringaense de Biologia e XV Semana da Biologia. 2000. (Encontro).
XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia. XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2000. (Congresso).
I Encontro de Pós-graduandos de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. 1999. (Encontro).
XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 1999. (Encontro).
IV Congresso de Ecologia do Brasil. IV Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).
XII Encontro Brasileiro de Ictiologia.XII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 1997. (Encontro).
III Congresso de Ecologia do Brasil. III Congresso de Ecologia do Brasil. 1996. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Zoologia. XXI Congresso Brasileiro de Zoologia. 1996. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Zoologia. XX Congresso Brasileiro de Zoologia. 1994. (Congresso).
III Encontro Estadual de Iniciação Científica UEPG/UEL/UEM.III Encontro Estadual de Iniciação Científica UEPG/UEL/UEM. 1993. (Encontro).
VIII Semana de Estudos em Biologia.VIII Semana de Estudos em Biologia. 1993. (Outra).
X Encontro Brasileiro de Ictiologia.X Encontro Brasileiro de Ictiologia. 1993. (Encontro).
VII Semana de Estudos em Biologia.VII Semana de Estudos em Biologia. 1992. (Outra).
IX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 1991. (Encontro).
Participação em bancas
BIALETZKI, A.; ORSI, M. L.;LOPES, T. M.. Alteração na ciclagem de nutrientes por um cascudo invasor e sua influência sobre o crescimento de macrófitas nativas e invasoras: uma abordagem experimental.. 2021. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
TATAJE, David Augusto ReynalteBIALETZKI, A.Zaniboni-Filho, Evoy. DIFERENCIAÇÃO DE NICHO ALIMENTAR DE LARVAS DE DUAS ESPÉCIES POTAMÓDROMAS NEOTROPICAIS. 2020. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis) - Universidade Federal da Fronteira Sul.
BIALETZKI, A.; TONDATO, K. K.; BELLAY, S.. Estrutura da comunidade ictioplanctônica em um sistema fluvial: O que modula essa estruturação?. 2019. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
DELARIVA, R. L.SANCHES, P. V.; ORSI, M. L.;BIALETZKI, A.. Barragens em sequência: composição e distribuição do ictioplâncton em um complexo energético de um rio Neotropical. 2018. Dissertação (Mestrado em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BIALETZKI, A.; PIANA, P. A.;RIBEIRO, R. P.. Efeito do pH sobre a incubação e o desenvolvimento inicial de espécies de peixes com diferentes estratégias reprodutivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
MAKRAKIS, M. C.BIALETZKI, A.; KASHIWAQUI, E. A. L.. Desenvolvimento inicial e ecologia trófica de Tatia jaracatia (Siluriformes: Auchenipteridae), do rio Iguaçu. 2017. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
BIALETZKI, A.DELARIVA, R. L.GOMES, Luiz Carlos. Influência da complexidade de habitat sobre a diversidade, a abundância e a ontogenia de espécies de peixes em uma planície de inundação Neotropical. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Bialetzki, A.; ORSI, M. L.;AGOSTINHO, A. A.. Sucesso reprodutivo de Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816): Variações intra e interanual e a influência de variáveis ambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Bialetzki, A.; FREITAS, M. O.;GOMES, Luiz Carlos. Dinâmica populacional do budião-verde Sparisoma amplum (Ranzani, 1842) na região do Banco dos Abrolhos - BA.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
MATEUS, L.A.F.Bialetzki, Andrea; Ferreira, K. M.. Distribuição espacial e temporal de ovos e larvas de peixes na Bacia do Rio Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
GUBIANI, E. A.;SANCHES, P. V.Bialetzki, A.. Desenvolvimento embrionário do Pimelodus britskii em três diferentes temperaturas de incubação. 2014. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Bialetzki, A.; POMPEU, P. S.; AGOSTINHO, ANGELO A.. Diversidade de larvas de peixes em uma área de conservação de uma planície de inundação neotropical: influência de escalas temporais e espaciais. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
SANCHES, P. V.; MAKRAKIS, MARISTELA CAVICCHIOLI;Bialetzki, A.. Abundância de larvas de Salminus brasiliensis em uma planície de inundação a jusante de barramento: variações espaço-temporais e influências abióticas. 2013. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Jiménez, L. F.; Leite, R. G.;Bialetzki, A.. Áreas de reproducción de algunas especies de peces migratorios en la cuenca Magdalena-Cauca. 2013. Dissertação (Mestrado em Biología) - Universidad de Antioquia.
Shibatta, O. A.;Bialetzki, A.; BIRINDELLI, J. L. O.. Desenvolvimento da larva e do juvenil de Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1877 (Siluriformes: Pseudopimelodidae), da bacia do rio São Francisco. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Bialetzki, AndreaBAUMGARTNER, G.SANCHES, P. V.. Efeito de diferentes temperaturas e desenvolvimento inicial do jundiá (Rhamdia quelen; Siluriformes, Heptapteridae). 2012. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
UNER, A.;Bialetzki, Andrea; ZANIBONI FILHO, E.. Dinâmica reprodutiva e das larvas de Platanichthys platana (Regan, 1917) e Lycengraulis grossidens (Spix & Agassiz, 1829) em uma lagoa costeira subtropical. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Aqûicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BIALETZKI, A.OLIVEIRA, Edinbergh Caldas de; SUZUKI, Harumi Irene. Seleção e preferência de habitats por larvas de peixes migradores. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
GOMES, Luiz CarlosSANCHES, P. V.BIALETZKI, A.. O ictioplâncton e a regulação de rios:impactos a jusante de barragens e identificação das áreas preferenciais de desova e desenvolvimento inicial de três espécies migradoras importantes na pesca, no último trecho livre do rio Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.TATAJE, David Augusto Reynalte; BONECKER, C. C.. Aspectos ecológicos da distribuição do ictioplâncton no reservatório de Rosana SP/PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
MATEUS, L.A.F.BIALETZKI, A.. Padrões espaciais e temporais da abundância de larvas de peixes na planície de inundação do rio Cuiabá, Pantanal, Brasil.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.
ZANIBONI FILHO, E.; NUNER, A. P. O.;BIALETZKI, A.. Áreas de criação de larvas de peixes no rio Ligeiro (Alto rio Uruguai-Brasil). 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Aqûicultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BIALETZKI, A.; CAVICCHIOLI, M.; FUGI, Rosemara. Variação temporal e alimentação de larvas de Auchenipterus osteomystax (Miranda-Ribeiro, 1918) (Osteichthyes, Auchenipteridae) do rio Ivinheima, planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; CAVICCHIOLI, M.; FUGI, Rosemara. Distribuição temporal e ontogenia alimentar de larvas e juvenis de Pachyurus bonariensis Steindachner, 1879 (Perciformes, Sciaenidae) da Baía Sinhá Mariana, Rio Cuiabá, Mato Grosso.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
NOGUEIRA, Marcos Gomes;BIALETZKI, A.; CARVALHO, Edmir Daniel. Ictioplâncton e fatores limnológicos no rio das Cinzas, PR, caracterizando s áreas de desova de peixes.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
ALMEIDA, F. S.;BIALETZKI, A.; FERREIRA, D. G.; OTA, R. R.; SILVA, W. F.. COMPARAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DE ROSANA E TAQUARUÇU FRENTE A DIFERENTES A DIFERENTES MÉTODOS DE REPOVOAMENTO. 2022. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Londrina.
Bialetzki, A.MAKRAKIS, M. C.TATAJE, David Augusto Reynalte; BONECKER, C. C.; FUGI, Rosemara. Ecologia trófica de larvas de peixes neotropicais: interações intra e interespecíficas e relação predador-presa.. 2021. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
FONTOURA, N. F.;Bialetzki, A.; SCHULZ, U. H.; LUCENA, C. A. S.. ICTIOPLÂNCTON DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACUÍ: DISTRIBUIÇÃO E IMPACTOS COM ÊNFASE NAS ESPÉCIES MIGRADORAS. 2021. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução da Biodiversidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
HENRY, Raoul;BIALETZKI, A.AGOSTINHO, A. A.CASTRO, R. J.; NOBILE, A. B.. ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE PEIXES DA BACIA DO RIO GUAREÍ, SÃO PAULO, BRASIL. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
BIALETZKI, A.DELARIVA, R. L.; ORSI, M. L.; SUAREZ, Y. R.; MORMUL, R. P.. Pterygoplichthys ambrosettii (Holmberg, 1893 ) (Siluriformes: Loricariidae): invasão, história de vida e impactos sobre o funcionamento do ecossistema. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
CARAMASCHI, E. P.;BIALETZKI, A.; BRITO, M. F. G.; PETRY, A. C.; VIANNA, M.. Secas intensas no sudeste brasileiro afetam a estrutura da comunidade e a reprodução dos peixes fluviais? Um estudo de caso no rio Muriaé (RJ), importante afluente do rio Paraíba do Sul. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
VELHO, L. F. M.; DIAS, J. D.; VIEIRA, L. C. G.;Bialetzki, A.; FUGI, Rosemara. Ecologia alimentar de distintos estágios de desenvolvimento de larvas de Astyanax altiparanae (Teleostei, Characidae) e seus efeitos nas teias alimentares planctônicas. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Zaniboni-Filho, EvoyBIALETZKI, A.; REYNALTE-TATAJE, DAVID A.; SOARES, L. C. P. M.; LEITE, N. K.; CERQUEIRA, V. R.. Estudo de longa duração da distribuição espacial e temporal do ictioplâncton no alto rio Uruguai. 2017. Tese (Doutorado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LANSAC-TOHA, F. A.;Andréa Bialetzki; VELHO, L. F. M.; BARBOSA, P. M. M.;BAUMGARTNER, G.. Interação trófica entre zooplâncton e ictioplâncton em uma lagoa de planície de inundação.. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Comparada) - Universidade Estadual de Maringá.
AGOSTINHO, A. A.; ABELHA, M. C. F.; BEHREND, R. D. L.;Bialetzki, A.; MORMUL, R. P.. Canibalismo em peixes. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; NUNER, A. P. O.;SANCHES, P. V.AGOSTINHO, A. A.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. A variabilidade hidrológica e sua influência sobre as formas iniciais de peixes em um rio situado numa bacia neotropical. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
MONTEIRO, L. R.;BIALETZKI, A.; VIDAL JUNIOR, M. V.; SUZUKI, M. S.; SALOMAO, M. S. M. B.. Ecologia e desenvolvimento de ovos e larvas de peixes do curso médio inferior do Rio Paraíba do Sul e seus tributários. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.
Queirox, H. L.;Bialetzki, A.; BARTHEM, R. B.; Rocha, R. M.; CINTRA, I. H. A.. Distribuição e abundância de ovos, larvas e juvenis de peixes em ecossistemas de várzea, amazônia, Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará.
ZANIBONI FILHO, E.; NUNER, A. P. O.;BIALETZKI, A.; PETRUCIO, M. M.;SANCHES, P. V.. Avaliação espaço-temporal do ictioplâncton em um trecho não represado do alto rio Uruguai-Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Bialetzki, A.; CARAMASCHI, E. P.;DELARIVA, R. L.SEVERI, W.; FUGI, Rosemara. Ontogenia e seletividade alimentar em peixes de diferentes categorias tróficas.. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
HENRY, Raoul;BIALETZKI, A.; NOGUEIRA, Marcos Gomes;BAUMGARTNER, G.SANCHES, P. V.. A estrutura da comunidade ictioplanctônica na região de desembocadura do rio Paranapanema no reservatório de Jurumirim, (SP). 2011. Tese (Doutorado em curso de Ciências Biológicas, AC: Zoologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
HAHN, N. S.; RUSSO, M. R.; ABELHA, M. C. F.; BONECKER, C. C.;BIALETZKI, A.. Peixes de pequeno porte associados à macrófitas aquáticas em uma planície de inundação neotropical. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.BAUMGARTNER, G.SEVERI, W.; SUZUKI, Harumi Irene;GOMES, Luiz Carlos. Influência inter e intra anual de variáveis ambientais sobre a estrutura da comunidade ictioplanctônica em duas bacias hidrográficas brasileiras.. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
CARAMASCHI, E. P.;BIALETZKI, A.. Atividade reprodutiva dos peixes do rio Macaé (RJ) em função do gradiente longitudinal.. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
HAYASHI, Carmino; GARUTTTI, Valdener; AGOSTINHO, Carlos Sérgio; THOMAZ, Sidinei Magela;BIALETZKI, A.. Interações ecológicas entre duas espécies de macrófitas aquáticas e lambari Astyanax altiparanae (Garutti & Britski, 2000): comunidades planctônicas, alimentação e fatores abióticos.. 2005. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, K.BAUMGARTNER, G.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira; LIMA, José Augusto Ferraz de; SOARES, Claudemir Martins;BIALETZKI, A.MAKRAKIS, M. C.. Ecologia de ovos e larvas de peixes nas bacias dos rios Miranda (bacia do alto Paraguai) e Ivinheima (bacia do alto Paraná), Mato Grosso do Sul, Brasil.. 2004. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
FUGI, Rosemara;Bialetzki, A.; TOHA, F. M. L.. Interactions between a planktivorous fish and planktonic microcrustaceans mediated by the biomass of aquatic macrophytes. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; PETSCH, D. K.. Rede de larvas de peixes-ambiente: padrões de coocorrência, aninhamento e robustez entre guildas reprodutivas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; BONECKER, C. C.; FUGI, Rosemara. Larvas de peixes e disponibilidade de zooplâncton: testando a hipótese de Match/Mismatch (Cusching, 1975, 1990). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVANELLI, C. S.;Bialetzki, A.AGOSTINHO, A. A.. Ten years after "Peixes da planície de inundação do alto rio Paraná e áreas adjacentes": revised, annotated an updated. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Bialetzki, A.; HAHN, N. S.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. Fases iniciais dos peixes em dois rios alterados pela presença de barragens na bacia do alto rio Paraná. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
MENDEZ, L. D. V.;Bialetzki, A.; Oliveira, C. A. L.; Santos, T. C.. Criopreservação de embriões de tambaqui (Colossoma macropomum). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia-UEM) - Universidade Estadual de Maringá.
Queirox, H. L.;BIALETZKI, A.; Rocha, R. M.; Sarpedonti, V.. Distribuição e abundâcia das fases iniciais do ciclo de vida dos peixes na reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará.
BIALETZKI, A.; PAVANELLI, C. S.; FUGI, Rosemara. Desenvolvimento ontogênico da lepidofagia em Roeboides descalvadensis Fowler (1932) (Osteichthyes, Characinae). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira;BIALETZKI, A.; HAHN, N. S.. Uso de recursos alimentares por um peixe piscívoro em lagoas do Pantanal Matogrossense, MT, Brasil.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVANELLI, G. C.;BIALETZKI, A.; HAHN, N. S.. Aleatoriedade das comunidades componentes de parasitas de peixes em uma planície de inundação neotropical. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; PAVANELLI, C. S.; FUGI, Rosemara. Desenvolvimento ontogênico da lepidofagia em Roeboides descalvadensis Fowler (1932) (Osteichthyes, Characinae). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
HAHN, N. S.;BIALETZKI, A.; TAKEMOTO, R.. Condição nutricional em peixes: uma abordagem teórica. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
MENDEZ, L. D. V.; NATALI, M. R. M.; MORAES, G. V.;BIALETZKI, A.. Criopreservação de embriões de pacu (Piaractus mesopotamicus) após a utilização de crioprotetores intra e extracelulares.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia-UEM) - Universidade Estadual de Maringá.
HAYASHI, Carmino;BIALETZKI, A.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. A transparência da água e a presença de piscívoros nativos como mecanismos de estabelecimento da ictiofauna invasora à jusante de represamentos: uma abordagem experimental. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
AGOSTINHO, A. A.BIALETZKI, A.GOMES, Luiz Carlos. Determinação de locais de crescimento de larvas de peixes reofílicos na região do alto rio Uruguai (Brasil).. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Bialetzki, A.; FUGI, Rosemara;GOMES, Luiz Carlos. Influência temporal de fatores locais e espaciais sobre comunidades de larvas de peixes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
PAVANELLI, C. S.;Bialetzki, A.Takemoto, R.M.. Descrição de uma nova espécie de Geophagus Heckel, 1840 (Actinopterygii, Cichlidae) da bacia do rio Aripuanã, Estado do Mato Grosso, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
FUGI, Rosemara;BIALETZKI, A.; THOMAZ, Sidinei Magela. Efeitos de uma Poaceae invasora não-nativa sobre assembléias de macrófitas aquáticas e peixes em um reservatório neotropical. 2013.
Bialetzki, Andrea; FUGI, Rosemara; TAKEMOTO, R.. Thamy Santos Ribeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Bialetzki, A.; SOARES, Claudemir Martins; VERÍSSIMO, Samuel. Estresse em tilápias (Oreochromis niloticus) submetidas a altas densidades de estocagem em tanques redes. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Aquicultura: Sanidade e Desenvol) - Universidade Estadual de Maringá.
JATI, S.;Bialetzki, A.; VERÍSSIMO, Samuel. Caracterização da piscicultura no Município de Palmeirais - Piauí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Aquicultura: Sanidade e Desenvol) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; SOARES, Claudemir Martins; GANASSIN, M. J. M.. Ecologia trófica e coexistência de juvenis de cinco espécies de Loricariidae (Osteichthyes, Siluriformes), em diferentes ambientes do rio Ivinheima, planície de inundação do alto rio Paraná, MS.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; SOARES, Claudemir Martins; Graça, W. J.. Distribuição espacial e temporal de larvas e juvenis de Psellogrammus kennedyi (Eigenmann, 1903) (Characiformes, Characidae) na planície alagável do alto rio Paraná, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.
DELARIVA, R. L.BIALETZKI, A.; ZONETTI, Patrícia da Costa. Dieta das principais espécies de peixe de dois riachos na região de Maringá, PR.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
DELARIVA, R. L.BIALETZKI, A.; ROSADO, F. R.. Levantamento da ictiofauna do córrego Itys, no município de Marialva - PR.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
BIALETZKI, A.DELARIVA, R. L.; GOULART, E.. Aspectos reprodutivos e riqueza de espécies da anurofauna do município de Maringá, Paraná.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
BIALETZKI, A.DELARIVA, R. L.; ROSADO, F. R.. Morfologia trófica das cinco principais espécies de peixes de dois riachos do município de Maringá, Paraná.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
DELARIVA, R. L.BIALETZKI, A.; ROSADO, F. R.. Cultivo e manejo de camarões marinhos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
DELARIVA, R. L.BIALETZKI, A.; LEONEL, W. M. S.. Ocorrência de Scinax fuscovarius (Lutz, 1925) (Anura, Hylidae) na região de Maringá, PR.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá.
AGOSTINHO, A. A.; ZAWADZKI, C. H.;BIALETZKI, A.. Estudo do ictioplâncton da Lagoa dos Patos, rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.
DELARIVA, R. L.; ORTÊNCIO FILHO, Henrique;BIALETZKI, A.. Dieta de Parauchenipterus galeatus, Linnaeus, 1766, (Siluriformes, Auchenipteridae) no rio Paraná, região do Parque Nacional de Ilha Grande, PR.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paranaense.
DELARIVA, R. L.; ZONETTI, Patrícia da Costa;BIALETZKI, A.. Distribuição espacial e temporal de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Perciformes, Sciaenidae), no rio paraná, região do Parque Nacional de Ilha Grande.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Paranaense.
BIALETZKI, A.; FUGI, Rosemara. Estimativa da energia de produtores primários para a cadeia trófica de quatro espécies de peixes do ribeirão Diamante, Paraná. 2011. Universidade Estadual de Maringá.
PAVANELLI, C. S.;BIALETZKI, A.; TAKEMOTO, R.. Descrição de uma nova espécie de Hemigrammus Gill, 1858 (Characiformes: Characidae) da bacia do alto rio Tapajós, Brasil Central. 2010. Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; PAVANELLI, C. S.; TAKEMOTO, R.. Comparação do desenvolvimento ontogênico e osteológico de duas espécies de Prochilodontidae (Osteichthyes, Characiformes). 2010. Universidade Estadual de Maringá.
PAGIORO, T. A.;BIALETZKI, A.; BONECKER, C. C.. Influência do cultivo experimental de peixes em tanques-rede nas variáveis limnológicas em um reservatório sub-tropical brasileiro. 2009. Universidade Estadual de Maringá.
GOULART, E.;BIALETZKI, A.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. Diversidade ecomorfológica de Prochilodus lineatus (Characiformes: Prochilodontidae) em hábitats da planície de inundação do alto rio Paraná e no reservatório de Itaipu, PR, Brasil.. 2008. Universidade Estadual de Maringá.
PAVANELLI, C. S.; HAHN, N. S.;BIALETZKI, A.. Uma nova espécie de Tatia (Siluriformes: Auchenipteridae: Centromochlinae) da bacia do rio Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil.. 2008. Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; TAKEMOTO, R.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. Desenvolvimento inicial de Clarias gariepinus (Siluriformes, Clariidae). 2008. Universidade Estadual de Maringá.
BENEDITO, E.BIALETZKI, A.; LANSAC-TOHA, F. A.. Táticas reprodutivas de duas espécies de Hoplias grupo malabaricus (Characiformes, Erythrinidae) procedentes da planície de inundação do alto rio Paraná - PR/MS.. 2008. Universidade Estadual de Maringá.
TAKEMOTO, R.;BIALETZKI, A.; BONECKER, C. C.. Duas novas espécies de Sciadicleithrum (Monogenea: Ancyrocephalinae), parasitas de brânquias de Geophagus proximus (Castelnau, 1855) (Teleostei: Cichlidae) da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil.. 2008. Universidade Estadual de Maringá.
BAUMGARTNER, G.BIALETZKI, A.. MIGRATORY BEHAVIOR OF NEOTROPICAL FISH SPECIES IN THE PARANA RIVER BASIN. 2008. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
TAKEMOTO, R.;BIALETZKI, A.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. Taxonomia e aspectos ecológicos de uma nova espécies de Monogenea ectoparasito de Crenicichla niederleinii (Osteichthyes, Cichlidae) do reservatório de Itaipu, Paraná, Brasil.. 2007. Universidade Estadual de Maringá.
HAHN, N. S.;BIALETZKI, A.BENEDITO, E.. Histologia do tubo digestório de Satanoperca pappaterra (Osteichthyes, Cichlidae). 2007. Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; PAVANELLI, C. S.; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira. Descrição e diferenciação morfológica de larvas do gênero Salminus Agassiz, 1829 da bacia do alto rio Paraná, Brasil. 2006. Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.; BONECKER, C. C.; ANDRIAN, I. F.. Estratégia alimentar de larvas de Plagioscion ternetzki (Boulenger, 1895) (Osteichthyes, Scieanidae) da Baía Sinhá Mariana, rio Cuiabá - MT.. 2006. Universidade Estadual de Maringá.
HAYASHI, Carmino; HAHN, N. S.;BIALETZKI, A.. Influência de macrófitas (Egeria naja, Pistia stratiotes e Slvinia auriculata) na predação de larvas de Piaractus mesopotamicus por ninfas de Pantala sp.. 2006. Universidade Estadual de Maringá.
Comissão julgadora das bancas
BIALETZKI, Andréa;NAKATANI, K.. Descrição morfológica e distribuição de larvas e juvenis de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes. Erythrinidae) ma planície de inundação do alto rio Paraná (PR/MS).. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, K.; SUZUKI, Harumi Irene; HAYASHI, C.;MAKRAKIS, M. C.; MUELBERT, J. H.. Ecologia de ovos e larvas de peixes do rio Baía, alto rio Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasil. . 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, K.; HAHN, Norma Segatti; HAYASHI, C.. Guildas reprodutivas e estratégias de desenvolvimento em peixes. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.;NAKATANI, K.. Distribuição temporal e variação nictemeral na ocorrência de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) (Decapoda, Palaemonida) no ressaco do Leopoldo, alto rio Paraná, Município de Porto Rico, PR.. 1993 - Universidade Estadual de Maringá.
BIALETZKI, A.;NAKATANI, K.. Ritmos biológicos em organismos aquáticos continentais. 1997. Outra participação, Universidade Estadual de Maringá.
CARVALHO, Edmir Daniel. Membro de Comissão Examinadora do Exame de Dissertação de Mestrado.. 1998. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
TAKEDA, A. M.. Rítmos biológicos em organismos aquáticos continentais. 1997. Outra participação, Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, Keshiyu;HAHN, N. S.; HAYASHI, Carmino. Guildas reprodutivas e estratégias de desenvolvimento em peixes. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, K.;HAYASHI, Carmino; HAHN, N. S.. Guildas reprodutivas e estratégias de desenvolvimento em peixes.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
SUZUKI, H. I.; NAKATANI, Keshiyo; HAYASHI, Carmino; MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli; MUELBERT, José Henrique. Ecologia de ovos e larvas de peixes do rio Baía, alto rio Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
NAKATANI, K.; SUZUKI, H. I.; HAYASHI, C.; MAKRAKIS, M. C.;MUELBERT, J. H.. Ecologia de ovos e larvas de peixes do rio Baía, alto rio Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2002. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.
Orientou
Ictioplâncton do Rio Taquari; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Alteração na ciclagem de nutrientes por um cascudo invasor e sua influência sobre o crescimento de macrófitas nativas e invasoras: uma abordagem experimental; ; 2021; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estrutura da comunidade ictioplanctônica em um sistema fluvial: O que modula essa estruturação?; 2019; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Relação entre a ontogenia dos peixes e a ocupação de bancos de macrófitas; 2017; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
Influência de variáveis ambientais sobre o crescimento e desenvolvimento inicial de Prochilodus lineatus; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS EM CASCATA: INFLUÊNCIAS DE ALÇAS DE VAZÃO REDUZIDA SOBRE A COMPOSIÇÃO E A DISTRIBUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO ICTIOPLÂNCTON; 2016; Dissertação (Mestrado em CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição espacial e temporal de ovos e larvas de peixes em uma sub-bacia do alto rio São Francisco (Brasil); ; 2015; Dissertação (Mestrado em Zoologia de Vertebrados) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Coorientador: Andréa Bialetzki;
AFLUENTES SÃO EFICIENTES NO RECRUTAMENTO DE ESPÉCIES DE PEIXES MIGRADORAS NO SISTEMA EM CASCATA DA BACIA DO MÉDIO PARANAPANEMA?; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Ictioplâncton na bacia do rio Tibagi; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Diversidade de larvas de peixes em uma área de conservação de uma planície de inundação neotropical: influência de escalas temporais e espaciais; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
Recrutamento de peixes na bacia do baixo rio Paranapanema; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina,; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Ocorrência e distribuição de ictioplâncton e juvenis na porção médio-baixa da bacia do rio Paranapanema, alto rio Paraná Brasil; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina,; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Sucesso reprodutivo de Salminus brasiliensis (Cuvier, 1816): Variações intra e interanual e a influência de variáveis ambientais; 2014; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
; A importância de diferentes biótopos para o recrutamento de peixes em três reservatórios do rio Paranapanema, bacia do alto rio Paraná-Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina,; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Variação espacial e temporal na abundância e composição do ictioplâncton em seção transversal do trecho inferior do rio Paraíba do Sul; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Seleção e preferência de habitats por larvas de peixes migradores; 2011; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição longitudinal de ovos e larvas de peixes em reservatórios do Estado do Paraná; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Andréa Bialetzki;
Composição e dinâmica sazonal de larvas de peixes no rio Solimões, trecho Coari- Manaus; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição temporal e ontogenia alimentar de larvas e juvenis de Pachyurus bonariensis Steindachner, 1879 (Perciformes, Sciaenidae) da Baía Sinhá Mariana, Rio Cuiabá, Mato Grosso; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
Variação tempora e alimentação de larvas de Auchenipterus osteomystax (Miranda-Ribeiro, 1918)(Osteichthyes, Auchenipteridae) do rio Ivinheima, Planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil; ; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição e abundância do ictioplâncton na região de cabeceira do rio Cuiabá, MT; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição espaço-temporal do ictioplâncton em lagoas laterais e no rio Paranapanema na sua zona de desembocadura na represa de Jurumirim; ; 2005; 120 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Ecologia trófica de larvas de peixes neotropicais: interações intra e interespecíficas e relação predador-presa; 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Pterygoplichthys ambrosettii (Holmberg, 1893 ): invasão, história de vida e impactos sobre o funcionamento do ecossistema; 2019; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
A variabilidade hidrológica e sua influência sobre as formas iniciais de peixes em um rio situado numa bacia neotropical; 2015; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
Efeito dos barramentos de pequenas centrais hidrelétricas sobre a distribuição do ictioplâncton em um tributário do rio Grande (SP/MG); 2015; Tese (Doutorado em curso de Ciências Biológicas, AC: Zoologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Ontogenia e seletividade alimentar em peixes de diferentes categorias tróficas; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andréa Bialetzki;
Influência inter e intra anual de variáveis ambientais sobre a estrutura da comunidade ictioplanctônica em duas bacias hidrográficas brasileiras; ; 2007; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Fontes de energia e posição trófica de Plagioscion squamosissimus (Perciformes, Scianidae) e de Hypophthalmus edentatus (Siluriformes, Pimelodidae), na sub-bacia do rio Ivinheima, MS; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Andréa Bialetzki;
Desempenho produtivo da Tilápia do Nilo Oreochromis niloticus em sistema de recirculação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Aquicultura: Sanidade e Desenvol) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Ecologia trófica e coexistência de juvenis de cinco espécies de Loricariidae (Osteichthyes, Siluriformes), em diferentes ambientes do rio Ivinheima, planície de inundação do alto rio Paraná, MS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição espacial e temporal de larvas e juvenis de Psellogrammus kennedyi (Eigenmann, 1903) (Characiformes, Characidae) na planície alagável do alto rio Paraná, Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estudo do Ictioplâncton na Lagoa dos Patos, rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul; (Co-orientação); ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Utilização da Lagoa do Finado Raimundo (rio Ivinheima, MS) como criadouro natural de peixes; (Co-orientação); ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Ecologia trófica e coexistência de juvenis de cinco espécies de Loricariidae (Osteichthyes, Siluriformes), em diferentes ambientes do rio Ivinheima, planície de inundação do alto rio Paraná, MS; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Descrição do desenvolvimento inicial de Psellogrammus kennedyi (Eigenmann, 1903) (Characiformes, Characidae); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Descrição do desenvolvimento inicial de Serrapinnus notomelas (Eigenmann, 1915) (Characiformes, Characidae); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
DIVERSIDADE DE LARVAS DE PEIXES NO RIO IVINHEIMA-MS: VARIAÇÃO INTERANUAL; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Descrição e comparação das larvas de espécies de Auchenipteridae da planície de inundação do alto rio Paraná; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Caracterizaçõ do desenvolvimento inicial de Tatia neivai (Iheringi, 1930) (Osteichthyes, Auchenipteridae); (Co-orientação); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Desenvolvimento ontogênico de Satanoperca pappaterra (Heckel, 1840) (Perciformes, Cichlidae) da Bacia do rio Cuiabá, Mato Grosso, Brasil (Co-orientação); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Morfologia do trato digestório e dieta de larvas de Parauchenipterus galeatus (Linnaeus, 1766) (Siluriformes, Auchenipteridae); (Co-orientação); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estudo do ictioplâncton na foz dos rios Cuiabazinho e Manso, Rio Cuiabá, MT; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estudo do ictioplâncton na foz dos rios Cuaibazinho e Manso, rio Cuiabá, MT; ; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Nupélia; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2013; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no laboratório de Ictioplâncton; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA; ; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no laboratório de Ictioplâncton; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Orientação de Estágio no Laboratório de Ictioplâncton; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Nupélia; Orientador: Andréa Bialetzki;
Orientação de Estágio no Laboratório de Ictioplâncton; 2010; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia-UEM; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2006; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estudo de larvas e juvenis de peixes em reservatórios do estado do Paraná; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEm; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Orientação no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Orientação no laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Orientação no laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2005; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Aspectos ecológicos de ovos e larvas de peixes dos rios Cuiabazinho e Manso, Mato Grosso; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Centro de Ensino Superior de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estudo do ictioplâncton na área de influência do APM Manso (Rio Manso), a jusante do reservatório e segmento do rio Cuiabá até Baraão de Melgaço, MT; ; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Ecologia alimentar de larvas e juvenis de Apareiodon affinis (Steindachner, 1879) (Osteichthyes, Parodontidae) no alto rio Paraná, Brasil; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Distribuição de ovos e larvas de peixes no rio Cuiabá, MT; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Aspectos ecológicos de ovos e larvas de peixes do rio Piquiri, Paraná, Brasil; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Caracterização morfométrica e merística, distribuição temporal e hábitos alimentares de larvas e juvenis de Bryconamericus cf; stramineus (Eigenmann, 1908) (Osteichthyes, Characiformes) na planície de inundação do alto rio Paraná; ; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Caracterização morfométrica e merística, distribuição temporal e hábitos alimentares de larvas e juvenis de Bryconamericus cf; stramineus (Eigenmann, 1908) (Osteichthyes, Characiformes) na planície de inundação do alto rio Paraná; ; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Evolução morfológica do trato digestório e exigencias alimentares de larvas e juvenis de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes, Perciformes) do rio Baía; 2000; 32 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Caracterização morfométrica e hábitos alimentares de larvas e jovens de peixes na planície de inundação do alto rio Paraná: o dentudo Roeboides paranensis (Pignalberi, 1975) (Osteichthyes, Characiformes); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Hábitos alimentares de larvas e jovens de peixes na planície de inundação do alto rio Paraná: Pequira Bryconamericus stramineus (Eigenmann, 1908) e curvina Plagioscion squamosissimus (Heckel, 18400 (osteichthyes, Perciformes); 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Estágio no Laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Andréa Bialetzki;
Foi orientado por
Ecologia de ovos e larvas de peixes do rio Baia, alto rio Paraná, Mato Grosso do Sul, Brasil; ; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Keshiyu Nakatani;
Distribuição temporal e variação nictemeral na ocorrência de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) (Decapoda, Palaemonida) no ressaco do Leopoldo, alto rio Paraná, Município de Porto Rico, PR; ; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Keshiyu Nakatani;
Caracterização ambiental da planície do rio Paraná a montante do reservatório de Itaipu; Peixes: Ovos e larvas; 1992; 10 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Keshiyu Nakatani;
Estágio no laboratório de Ictioplâncton do Nupélia/UEM; 1992; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Keshiyu Nakatani;
Sistemática de Camarões de Água Doce; 1993; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Georgina Bond Buckup;
Produções bibliográficas
-
REINAS, G. C. Z. ; Silva, J. C. ; Bialetzki, A. . Coexistence patterns between native and exotic juvenile Loricariidae in a Neotropical floodplain: an approach to resource partitioning. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 1713-1726, 2022.
-
TICIANI, DOUGLAS ; DELARIVA, ROSILENE L. ; IQUEMATSU, MARCIA S. ; Bialetzki, Andréa . Larval development of Characidium orientale (Actinopterygii: Crenuchidae) a small Neotropical fish. IHERINGIA. SÉRIE ZOOLOGIA (ONLINE) , v. 112, p. e2022003, 2022.
-
MELO-SILVA, MERIELI ; DA SILVA, JISLAINE CRISTINA ; Bialetzki, Andréa . Community structure of fish larvae in different biotopes of a neotropical river. COMMUNITY ECOLOGY , v. 22, p. 1, 2022.
-
DOS SANTOS, JOYCE ANDREIA ; QUADRA, GABRIELLE RABELO ; ALMEIDA, RAFAEL M. ; SORANÇO, LAÍS ; LOBO, HAROLDO ; ROCHA, VINICIUS NOVAES ; Bialetzki, Andréa ; REIS, JANILDO LUDOLF ; ROLAND, FÁBIO ; BARROS, NATHAN . Sublethal effects of environmental concentrations of caffeine on a neotropical freshwater fish. ECOTOXICOLOGY , v. 31, p. 161-167, 2022.
-
ROSA, RAFAEL ROGÉRIO ; BELLAY, SYBELLE ; BAUMGARTNER, MATHEUS T. ; Bialetzki, Andréa . Fish larvae-environment networks: co-occurrence patterns, nestedness and robustness of reproductive guilds. HYDROBIOLOGIA , v. 1, p. 1, 2022.
-
OLIVEIRA, LUCAS S. ; CAJADO, RUINERIS A. ; SILVA, FABÍOLA K. S. ; Bialetzki, Andréa ; ZACARDI, DIEGO M. . Larval development of the freshwater croaker Pachypops fourcroi (La Cépède 1802) (Perciformes: Sciaenidae). JOURNAL OF FISH BIOLOGY , v. 99, p. 2056-2059, 2021.
-
PELICICE, FERNANDO M. ; Bialetzki, Andréa ; CAMELIER, PRISCILA ; CARVALHO, FERNANDO R. ; GARCÍA-BERTHOU, EMILI ; POMPEU, PAULO S. ; MELLO, FRANCO TEIXEIRA DE ; PAVANELLI, CARLA S. . Human impacts and the loss of Neotropical freshwater fish diversity. Neotropical Ichthyology , v. 19, p. e210134, 2021.
-
KLIEMANN, B. C. K. ; GALDIOLI, ELIANA MARIA ; Bialetzki, A. ; DELARIVA, R. L. . Morphological divergences as drivers of diet segregation between two sympatric species of Serrapinnus (Characidae: Cheirodontinae) in macrophyte stands in a neotropical floodplain lake. Neotropical Ichthyology , v. 19, p. e200139, 2021.
-
DOS SANTOS, JOYCE ANDREIA ; SOARES, Claudemir Martins ; Bialetzki, Andréa . Effects of pH on the incubation and early development of fish species with different reproductive strategies. AQUATIC TOXICOLOGY , v. 219, p. 105382, 2020.
-
Reynalte-Tataje, David Augusto ; LOPES, CAROLINA ANTONIETA ; MASSARO, MARTHONI VINICIUS ; HARTMANN, PAULA BETINA ; SULZBACHER, ROSALVA ; SANTOS, JOYCE ANDREIA ; Bialetzki, Andréa . State of the art of identification of eggs and larvae of freshwater fish in Brazil. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 32, p. e6, 2020.
-
DOS SANTOS, JOYCE A. ; SOARES, CLAUDEMIR M. ; Bialetzki, Andréa . Early ontogeny of yellowtail tetra fish Astyanax lacustris (Characiformes: Characidae). AQUACULTURE RESEARCH , v. 00, p. 1, 2020.
-
BRAMBILLA, EDUARDO MENEGUZZI ; SILVA, LUIZ G. M. ; BAUMGARTNER, LEE J. ; Bialetzki, Andréa ; NOGUEIRA, Marcos Gomes . Dispersal of fish eggs and larvae in a cascade of small hydropower plants with fish ladders. HYDROBIOLOGIA , v. 1, p. 1, 2020.
-
Silva, J. C. ; Bialetzki, A. . Early life history of fishes and zooplankton availability in a Neotropical floodplain: predator-prey functional relationships. JOURNAL OF PLANKTON RESEARCH , v. 41, p. 63-75, 2019.
-
ROSA, R. R. ; Silva, J. C. ; BIALETZKI, A. . Long-term monitoring of potamodromous migratory fish larvae in an undammed river. MARINE AND FRESHWATER RESEARCH , v. 70, p. xx, 2019.
-
CABACINHA, FERNANDA K.R. ; ROSA, GUSTAVO R. ; SANTOS, GUILHERME M. ; SALVADOR, GILBERTO N. ; Bialetzki, Andréa ; SANTOS, GILMAR B. . Analysis of three sampling methods of early life history of fish in marginal lagoons of southeastern Brazil. FISHERIES RESEARCH , v. 219, p. 105327, 2019.
-
TEIXEIRA, G. E. ; Bialetzki, A. ; SOARES, B. E. ; SOUZA, G. ; CARAMASCHI, E. P. . Variation in the structure of the ichthyoplankton community in the lower Paraíba do Sul River. Neotropical Ichthyology , v. 17, p. e180004, 2019.
-
GARCIA, D. A. Z. ; CLARO-GARCIA, A. ; ALMEIDA, F. S. ; BIALETZKI, A. ; ORSI, M. L. . Spatial distribution and habitat use by early fish stages in a dammed river basin, Southern Brazil. REVISTA DE BIOLOGIA TROPICAL , v. 66, p. 605, 2018.
-
Silva, J. C. ; ROSA, R. R. ; GALDIOLI, E. M. ; SOARES, Claudemir Martins ; DOMINGUES, Wladimir Marques ; VERÍSSIMO, Samuel ; BIALETZKI, A. . Importance of dam-free stretches for fish reproduction: the last remnant in the Upper Paraná River. ACTA LIMNOLÓGICA BRASILIENSIA , v. 29, p. e106, 2017.
-
ROSA, G. R. ; SALVADOR, G. N. ; BIALETZKI, A. ; SANTOS, G. B. . Spatial and temporal distribution of ichthyoplankton during an unusual period of low flow in a tributary of the São Francisco River, Brazil. RIVER RESEARCH AND APPLICATIONS , v. xx, p. 01, 2017.
-
SANTOS, JOYCE ANDREIA DOS ; IQUEMATSU, MARCIA SAYURI ; SOARES, Claudemir Martins ; GALDIOLI, ELIANA MARIA ; SILVA, KLEBERT FARIA DA ; TEIXEIRA, VALMIR ALVES ; Bialetzki, Andréa . Temporal distribution and early development of Moenkausia cf. gracilima (Lucena & Soares, 2016) (Osteichthyes, Characidae) in the upper Paraná River, Brazil. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 29, p. e109, 2017.
-
SANTOS, JOYCE ANDREIA DOS ; PASSOS, REGINA MENEGUETTI ; AGOSTINHO, ANGELO ANTONIO ; Bialetzki, Andréa . Early ontogeny of Tatia neivai (Ihering, 1930) (Osteichthyes, Auchenipteridae), a small catfish from Neotropical region. ZOOTAXA (ONLINE) , v. 4353, p. 540, 2017.
-
ASSEGA, F. M. ; BIRINDELLI, J. L. O. ; Bialetzki, A. ; Shibatta, O. A. . External Morphology of Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876 during Early Stages of Development, and Its Implications for the Evolution of Pseudopimelodidae (Siluriformes). Plos One , v. 11, p. e0153123, 2016.
-
BAGGIO, R. A. ; MORETTI, C. B. ; Bialetzki, A. ; BOEGER, W. A. . Hybrids between Pseudoplatystoma corruscans and P. reticulatum (Siluriformes: Pimelodidae) previously reported in the Upper Paraná River are likely escapes from aquaculture farms: evidence from microsatellite markers. Zoologia (Curitiba. Online) , v. 33, p. 1, 2016.
-
SILVA, CAMILA BARBOSA ; DIAS, JULIANA DÉO ; Bialetzki, Andréa . Fish larvae diversity in a conservation area of a neotropical floodplain: influence of temporal and spatial scales. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. XX, p. 01, 2016.
-
PEREIRA, L. H. A. ; Bialetzki, A. ; BONECKER, A. C. T. . Larval and juvenile development of Tatia intermedia (Siluriformes: Auchenipteridae). JOURNAL OF FISH BIOLOGY , v. 1, p. 1, 2016.
-
PICAPEDRA, P. H. S. ; LANSAC-TOHA, F. A. ; BIALETZKI, A. . Diel vertical migration and spatial overlap between fish larvae and zooplankton in two tropical lakes, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 75, p. 352-361, 2015.
-
SANTIN, M. ; LOPES, T. M. ; BAGGIO, M. M. ; AGOSTINHO, A. A. ; Bialetzki, A. . Mudanças ontogênicas no trato digestório e na dieta de Trachelyopterus galeatus. Boletim do Instituto de Pesca (Impresso) , v. 41, p. 57-68, 2015.
-
Barzotto, E. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; Orvati, L. ; GOMES, Luiz Carlos . Larvae of migratory fish (Teleostei: Ostariophysi) in the lotic remnant of the Paraná River in Brazil. Zoologia (Curitiba. Online) , v. 32, p. 270-280, 2015.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; BIALETZKI, A. ; SEVERI, W. ; AGOSTINHO, A. A. ; ASSAKAWA, L. F. . Early development of two tropical fishes (Perciformes: Sciaenidae) from the Pantanal of Mato Grosso, Brazil. Revista de Biologia Tropical , v. 63, p. 1105-1118, 2015.
-
LOPES, T. M. ; OLIVEIRA, F. G. ; BIALETZKI, A. ; AGOSTINHO, A. A. . Early development in the mouth-brooding cichlid fish Satanoperca pappaterra (Perciformes: Cichlidae). Revista de Biologia Tropical , v. 63, p. 139-153, 2015.
-
KIPPER, Darlon ; TAGUTI, Tatia Leika ; Bialetzki, Andréa ; MAKRAKIS, MARISTELA CAVICCHIOLI ; BAUMGARTNER, GILMAR ; SANCHES, PAULO VANDERLEI . Early ontogeny of Clarias gariepinus (Siluriformes, Clariidae) and aspects of its invasion potential in natural freshwater environments - doi: 10.4025/actascibiolsci.v35i3.12471. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 35, p. 411-418, 2013.
-
Reynalte-Tataje, David Augusto ; Agostinho, Angelo Antônio ; Bialetzki, Andréa . Temporal and spatial distributions of the fish larval assemblages of the Ivinheima River sub-basin (Brazil). ENVIRONMENTAL BIOLOGY OF FISHES , v. 96, p. 811-822, 2013.
-
ZIOBER, Simoni R ; BIALETZKI, A. ; MATEUS, L.A.F. . Effect of abiotic variables on fish eggs and larvae distribution in headwaters of Cuiabá River, Mato Grosso State, Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 10, p. 123-132, 2012.
-
OLIVEIRA, F. G. ; Bialetzki, A. ; GOMES, Luiz Carlos ; SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika . Desenvolvimento larval de Brycon hilarii (Characiformes, Characidae). Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 102, p. 62-70, 2012.
-
Reynalte-Tataje, David Augusto ; Agostinho, Angelo AntÃnio ; Bialetzki, Andrea ; Hermes-Silva, Samara ; Fernandes, Rodrigo ; Zaniboni-Filho, Evoy . Spatial and temporal variation of the ichthyoplankton in a subtropical river in Brazil. Environmental Biology of Fishes , v. 94, p. 403-419, 2012.
-
REYNALTE-TATAJE, DAVID A. ; Zaniboni-Filho, Evoy ; Bialetzki, Andrea ; AGOSTINHO, ANGELO A. . Temporal variability of fish larvae assemblages: influence of natural and anthropogenic disturbances. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 10, p. 837-846, 2012.
-
MANETTA, Gislaine Iachstel ; BIALETZKI, A. ; MARTINELLI, L. A. ; BENEDITO, E. . Variability in the trophic position of larval fishes in theupper Paraná floodplain based on 15N. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 83, p. 567-574, 2011.
-
TATAJE, David Augusto Reynalte ; NAKATANI, K. ; FERNANDES, R. ; AGOSTINHO, A. A. ; BIALETZKI, A. . Temporal distribution of ichthyoplankton in the Ivinhema River (Mato Grosso do Sul State/ Brazil): influence of environmental variables. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 9, p. 427-436, 2011.
-
KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. . Composição taxonômica da assembleia de larvas de peixes no reservatório de Rosana, Rio Paranapanema, Brasil. Biota Neotropica , v. 11, p. 421-426, 2011.
-
MANETTA, Gislaine Iachstel ; Bialetzki, Andréa ; dos Santos Neto, Cristiano ; Martinelli, Luiz Antonio ; Benedito, Evanilde . Ontogenetic changes in the food items assimilated by (Perciformes: Sciaenidae) and (Siluriformes: Pimelodidae). Journal of Freshwater Ecology , v. 26, p. 315-321, 2011.
-
Santin, Miriam ; Bialetzki, Andréa ; Assakawa, Luciana Fugimoto ; Taguti, Tátia Leika ; Bialetzki, A. . Abundância e distribuição temporal de larvas de Pachyurus bonariensis Steindachner, 1879 (Perciformes, Sciaenidae), em uma baía do pantanal matogrossense. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 31, p. 65-71, 2009.
-
Lacerda, A.C.F. ; SANTIN, M. ; Takemoto, R.M. ; Pavanelli, G.C. ; BIALETZKI, A. ; Tavernari, F.C. . Helminths parasitizing larval fish from Pantanal, Brazil. Journal of Helminthology , v. 83, p. 51-55, 2009.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; BAUMGARTNER, G. ; FERNANDES, R. . Desenvolvimento inicial de Pyrrhulina australis Eigenmann & Kennedy, 1903 (Characiformes, Lebiasinidae). Biota Neotropica , v. 9, p. 59-65, 2009.
-
SUIBERTO, M. R. ; GALUCH, A. V. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Ontogenetic shifts in the digestive tube and diet of Bryconamericus stramineus Eigenmann, 1908 (Osteichthyes, Characidae). Acta Limnológica Brasiliensia , v. 21, p. 465-472, 2009.
-
BIALETZKI, A. ; OLIVEIRA, Edinbergh Caldas de ; ASSAKAWA, L. F. . Morphological development of Hypophthalmus fimbriatus and H. marginatus post-yolk-sac larvae (Siluriformes: Pimelodidae).. Zootaxa (Online) , v. 1707, p. 37-48, 2008.
-
MAKRAKIS, M. C. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; GOMES, Luiz Carlos ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Relationship between gape size and feeding selectivity of fish larvae from a Neotropical reservoir. Journal of Fish Biology , v. 72, p. 1690-1707, 2008.
-
BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; GOMES, Luiz Carlos ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; MAKRAKIS, M. C. . Fish larvae from the upper Paraná River: do abiotic factors affect larval density?. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 6, p. 551-558, 2008.
-
Bialetzki, Andréa ; NAKATANI, KESHIYU ; SANCHES, PAULO VANDERLEI ; BAUMGARTNER, GILMAR ; MAKRAKIS, MARISTELA CAVICCHIOLI ; Taguti, Tátia Leika . Desenvolvimento inicial de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) da planície alagável do alto rio Paraná, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 30, p. 141-149, 2008.
-
BIALETZKI, A. ; ZIOBER, Simoni R ; GOMES, Luiz Carlos ; KIPPER, Darlon . The importance of a marginal lagoon as a fish nursery in the upper Paraná River floodplain.. Acta Limnologica Brasiliensia , v. 19, p. 369-381, 2007.
-
SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; GOMES, Luiz Carlos ; LUIZ, E. A. . Flow regulation by dams affecting ichthyoplankton: the case of the Porto Primavera dam, Paraná River, Brazil. Rivers Research and Applications , v. 22, p. 555-565, 2006.
-
BORGES, R. Z. ; ASSAKAWA, L. F. ; CUNHA, Aderildo Bueno da ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Morfologia do trato digestório e dieta de larvas de Bryconamericus aff. iheringii (Boulenger, 1887) (Osteichthyes, Characidae). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 28, p. 51-57, 2006.
-
MAKRAKIS, M. C. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; GOMES, Luiz Carlos . Ontogenetic shifts in digestive tract morphology and diet of fish larvae of the Itaipu Reservoir, Brazil.. Environmental Biology of Fishes , Dordrecht, v. 72, p. 99-107, 2005.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; GOMES, Luiz Carlos ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Larval fish assemblage in the Baía River (Mato Grosso do Sul State, Brazil): temporal and spatial patterns.. Environmental Biology of Fishes , Dordrecht, v. 73, p. 37-47, 2005.
-
SANTIN, M. ; BENEDETTO, M. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SUIBERTO, M. R. . Aspectos da dieta de larvas de Astyanax janeiroensis (Eigenmann, 1908) (Osteichthys, Characidae) no reservatório de Guaricana, rio Arraial, Estado do Paraná.. Boletim do Instituto de Pesca (Impresso) , São Paulo, v. 31, n.1, p. 73-80, 2005.
-
BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; GOMES, Luiz Carlos ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; MAKRAKIS, M. C. . Identification of spawning sites and natural nurseries of fishes in the Upper Paraná River, Brazil.. Environmental Biology of Fishes , Dordrecht, v. 71, n.2, p. 115-125, 2004.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Eggs and larvae of the 'curvina'Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes, Sciaenidae) in the Baía River, Mato Grosso do Sul State, Brazi).. Journal of Plankton Research , v. 26, n.11, p. 1327-1336, 2004.
-
Santin, Miriam ; Bialetzki, Andréa ; NAKATANI, KESHIYU . Mudanças ontogênicas no trato digestório e dieta de Apareiodon affinis (Steindachner, 1879) (Osteichthyes, Parodontidae). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , v. 26, p. 291-298, 2004.
-
GALUCH, A. V. ; SUIBERTO, M. R. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. . Desenvolvimento inicial e distribuição temporal de larvas e juvenis de Bryconamericus stramineus Eigenmann, 1908 (Osteichthyes, Characidae) na planície alagável do alto rio Paraná, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Impresso) , Maringá, v. 25, n.2, p. 335-343, 2003.
-
CASTRO, R. J. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Temporal distribution and composition of the ichthyoplankton from Leopoldo's inlet on the upper Paraná River floodplain (Brazi).. Journal of Zoology , Londres, v. 256, p. 437-443, 2002.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Spatial and temporal distribution of larvae and juveniles of Hoplias aff. malabaricus (Characiformes, Erythrinidae) in the Upper Paraná River floodplain, Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , São Carlos, v. 62, n.2, p. 211-222, 2002.
-
SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; SUIBERTO, M. R. ; GOMES, F. D. C. ; NAKATANI, K. ; BARBOSA, N. D. C. . Caracterização do desenvolvimento inicial de Leporinus friderici (Osteichthyes, Anostomidae) da bacia do rio Paraná, Brasil.. Acta Scientiarum. Biological Sciences , Maringá, v. 23, n.2, p. 383-389, 2001.
-
BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; GALUCH, A. V. ; LUVISUTO, M. A. ; NAKATANI, K. ; MAKRAKIS, M. C. ; BORGES, M. E. E. . Caracterização do desenvolvimento inicial de Auchenipterus osteomystax (Osteichthyes, Auchenipteridae) da bacia do rio Paraná, Brasil.. Acta Scientiarum. Biological Sciences , Maringá, v. 23, n.2, p. 377-382, 2001.
-
BORGES, M. E. E. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; FELIS, M. E. G. . Diferenciação do número de vértebras de algumas espécies de Characiformes (Osteichthyes) da bacia do rio Paraná, Brasil. Acta Scientiarum. Biological Sciences , Maringá, v. 22, n.2, p. 539-544, 2000.
-
SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. . Morphological description of the developmental stages of Parauchenipterus galeatus (Linnaeus, 1766) (Siluriformes, Auchenipteridae) on the floodplain of the upper Paraná River. Revista Brasileira de Biologia , v. 59, n.3, p. 429-438, 1999.
-
BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; CAVICCHIOLI, M. ; BAUMGARTNER, G. ; RIBEIRO, R. P. ; NAKATANI, K. . Drift of ichthyoplankton in two channels of the Paraná River, between Paraná and Mato Grosso do Sul States, Brazil. Brazilian Archives of Biology and Technology , Paraná, v. 42, n.1, p. 53-60, 1999.
-
BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. . Caracterização morfométrica e distribuição temporal de larvas e juvenis de Apareiodon affinis (Steindachner, 1879) (Osteichthyes, Parodontidae) no alto rio Paraná - Pr. revista landa , Curitiba, v. 15, n.4, p. 1037-1047, 1998.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; BUCKUP, G. B. . Occurrence of Macrobrachium amazonicum (Heller) (Decapoda, Palaemonidae) in Leopoldo's inlet (Ressaco do Leopoldo), upper Paraná River, Porto Rico, Paraná, Brazil. revista landa , Curitiba, v. 14, n.2, p. 379-390, 1997.
-
ORSI, M. L. (Org.) ; ALMEIDA, F. S. (Org.) ; SWARCA, A. C. (Org.) ; CLARO-GARCIA, A. (Org.) ; VIANNA, N. C. (Org.) ; GARCIA, D. A. Z. (Org.) ; BIALETZKI, A. (Org.) . Ovos, larvas e juvenis de peixes da bacia do rio Paranapanema: uma avaliação para a conservação. 1. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. v. 1. 136p .
-
NAKATANI, K. ; AGOSTINHO, A. A. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; PAVANELLI, C. S. . Ovos e larvas de peixes de água doce: desenvolvimento e manual de identificação.. , 2003.
-
NAKATANI, K. ; AGOSTINHO, A. A. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; PAVANELLI, C. S. . Ovos e larvas de peixes de água doce: Desenvolvimento e manual de identificação. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2001. v. 1. 378p .
-
BIALETZKI, A. ; GARCIA, D. A. Z. ; ORSI, M. L. . O estudo de ovos e larvas de peixes. In: Orsi, M. L.; Almeida, F. S.; Swarça, A. C.; Claro-Garcia, A.; Vianna, N. C. Zoccal, D. A. G; Bialetzki, A.. (Org.). Ovos, larvas e juvenis dos peixes da Bacia do Rio Paranapanema, uma avaliação para a conservação. 1ed.Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 17-24.
-
COSTA, A. D. A. ; GARCIA, D. A. Z. ; CLARO-GARCIA, A. ; BALCONI, A. P. R. ; MIRANDA, D. C. C. ; LEME, G. L. A. ; PINE, M. B. ; SOUZA, A. ; Bialetzki, A. ; ORSI, M. L. . Metodologia de coleta, triagem e identificação de ovos, larvas e juvenis. In: Orsi, M. L.; Almeida, F. S.; Swarça, A. C.; Claro-Garcia, A.; Vianna, N. C. Zoccal, D. A. G; Bialetzki, A.. (Org.). Ovos, larvas e juvenis dos peixes da Bacia do Rio Paranapanema, uma avaliação para a conservação. 1ed.Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 31-36.
-
GARCIA, D. A. Z. ; CLARO-GARCIA, A. ; COSTA, A. D. A. ; Bialetzki, A. ; CASIMIRO, A. C. R. ; SWARCA, A. C. ; RIBEIRO, C. R. S. ; ALMEIDA, F. S. ; LEME, G. L. A. ; YABU, M. H. S. ; PINE, M. B. ; LIMA, S. C. ; SILVA, W. F. ; ORSI, M. L. . Composição ictiofaunística e ontogenia inicial das espécies. In: Orsi, M. L.; Almeida, F. S.; Swarça, A. C.; Claro-Garcia, A.; Vianna, N. C. Zoccal, D. A. G; Bialetzki, A. (Org.). Ovos, larvas e juvenis dos peixes da Bacia do Rio Paranapanema, uma avaliação para a conservação.. 1ed.Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016, v. 1, p. 55-104.
-
TATAJE, David Augusto Reynalte ; HERMES-SILVA, S. ; SILVA, P. A. ; BIALETZKI, A. ; ZANIBONI FILHO, E. . Locais de crescimento de larvas de peixes na região do Alto Rio Uruguai (Brasil). In: Evoy Zaniboni-Filho; Alex Pires de Oliveira Nuer. (Org.). Reservatório de Itá: estudos ambientais, desenvolvimento de tecnologias de cultivo e conservação da ictiofauna. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, v. 1, p. 159-193.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. ; BORGES, Renato Ziliani ; ASSAKAWA, L. F. ; ZIOBER, Simoni R ; GALUCH, A. V. ; SUIBERTO, M. R. . Ocorrência e abundância de larvas e juvenis de peixes em reservatórios.. In: Liliana Rodrigues; Sidinei Magela Thomaz; Angelo Antonio Agostinho; Luiz Carlos Gomes. (Org.). Biocenoses em Reservatórios: padrões espaciais e temporais. 1ed.São Carlos: Rima, 2005, v. , p. 253-268.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; MAKRAKIS, M. C. . Temporal and spatial dynamics of the fish eggs and larvae. In: Sidinei Magela Thomaz; Angelo Antonio Agostinho; Norma Segatti Hahn. (Org.). The upper Paraná river and its floodplain: physical aspects, ecology and conservation.. Leiden: Backhuys Publishers, 2004, v. , p. 293-308.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. . Eggs and larvae of fishes in the upper Paraná River floodplain.. In: Angelo Antonio Agostinho; Liliana Rodrigues; Luiz Carlos Gomes; Sidinei Magela Thomaz; Leandro Esteban Miranda. (Org.). Structure and functioning of the Paraná River and its floodplain - LTER - Site 6 (PELD-Sítio 6). 1ed.Maringá: EDUEM, 2004, v. , p. 157-161.
-
NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. . Ovos e larvas de peixes do reservatório de Segredo. In: Angelo A. Agostinho; Luiz Carlos Gomes. (Org.). Reservatório de Segredo: bases ecológicas para o manejo. Maringá: EDUEM, 1997, v. 1, p. 183-201.
-
TAKEDA, A. M. ; HIGUTI, J. ; RODRIGUES, L. C. ; BIALETZKI, A. ; PILATI, R. ; DELARIVA, R. L. ; ABES, S. S. ; CAMPOS, J. R. C. ; CAMPOS, J. B. ; ROMAGNOLO, M. B. ; SANCHES, P. V. . Distribuição espacial de zoobentos do ressaco Pau Véio e do Canal Cortado. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1997, São Carlos. Anais do VIII Seminário Regional de Ecologia, 1997. v. VIII. p. 127-139.
-
SANTOS, J. A. ; BIALETZKI, A. . Diversidade de larvas de peixes no rio Ivinheima-MS: Variação interanual na abundância de larvas. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, X Encontro de Pesquisa da UEPG e I Encontro Anual de iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2011, Ponta Grossa. Caderno de Resumos do XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011.
-
ZIOBER, Simoni R ; MATEUS, L.A.F. ; BIALETZKI, A. . Efeito das variáveis abióticas na distribuição e abundância de ovos e larvas de peixes na região de cabeceira do rio Cuiabá - MT, Brasil. In: III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço, MG. Anais do III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009.
-
LOPES, T. M. ; BIALETZKI, A. . Descrição e comparação das larvas de espécies de Auchenipteridae da planície de inundação do alto rio Paraná.. In: XVII EAIC, 2008, Foz do Iguaçu. Caderno de resumos do XVII EAIC, 2008.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; KIPPER, Darlon ; OLIVEIRA, F. G. ; BIALETZKI, A. . Composição da comunidade ictioplanctônica da lagoa do Pintado, rio Ivinheima, MS.. In: III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Workshop de Pós-graduação., 2007, Guarapuava. Caderno de resumos III Simpósio de Genética, Ecologia e Evolução e II Workshop de Pós-graduação., 2007.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; GALUCH, A. V. ; SUIBERTO, M. R. . Distribuição de larvas e juvenis de peixes em reservatórios do estado do Paraná, Brasil. In: Workshop Produtividade em Reservatórios e Bioindicadores PRONEX-CT-HIDRO, 2003, Maringá. Anais Workshop Produtividade em Reservatórios e Bioindicadores PRONEX-CT-HIDRO, 2003. p. 169-175.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. ; BENEDETTO, M. ; KIPPER, Darlon . Alimentação de larvas de peixes em reservatórios do rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. In: Workshp Produtividades em Reservatórios e Bioindicadores PRONEX-CT-HIDRO, 2003, Maringá. Anais do Workshp Produtividades em Reservatórios e Bioindicadores PRONEX-CT-HIDRO, 2003. p. 177-181.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BORGES, Renato Ziliani ; ASSAKAWA, L. F. ; ZIOBER, Simoni R . Dieta das larvas de peixes em reservatórios do rio Paranapanema, Paraná/São Paulo, Brasil,. In: Workshop Produtividade em Reservatórios e Bioindicadores PRONEX-CT-HIDRO, 2003, Maringá. Anais do Workshop Produtividade em Reservatórios e Bioindicadores PRONEX-CT-HIDRO, 2003. p. 183-189.
-
ROSA, R. R. ; SOARES, Claudemir Martins ; GALDIOLI, E. M. ; Iquematsu, M. S. ; VERÍSSIMO, Samuel ; BIALETZKI, A. . Uso de diferentes artefatos de captura para a avaliação da abundância de peixes em bancos de macrófitas. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
ROSA, R. R. ; BELLAY, S. ; SILVA, C. B. ; SANTOS, J. A. ; TEIXEIRA, V. A. ; BIALETZKI, A. . Variação espacial de larvas de peixes migradores na sub-bacia do rio Ivinheima, MS, Brasil. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
SILVA, C. B. ; DIAS, J. D. ; GALDIOLI, E. M. ; SOARES, Claudemir Martins ; BIALETZKI, A. . Diversidade de larvas de peixes em uma área de conservação de uma planície de inundação neotropical: influência de escalas temporais e espaciais. In: XXI Encontro Brasileiro de Iciologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
COSTA, A. D. A. ; GARCIA, D. A. Z. ; LEME, G. L. A. ; BIALETZKI, A. ; ALMEIDA, F. S. ; ORSI, M. L. . Reservatório e afluente, diferentes biótopos e suas relações com a manutenção da diversidade de peixes em um rio fragmentado na bacia do alto rio Paraná. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
LEME, G. L. A. ; COSTA, A. D. A. ; GARCIA, D. A. Z. ; ALMEIDA, F. S. ; BIALETZKI, A. ; ORSI, M. L. . Importância do rio Tibagi no contexto da conservação da ictiofauna da bacia do rio Paranapanema: estudo do ictioplâncton. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
GARCIA, D. A. Z. ; COSTA, A. D. A. ; LEME, G. L. A. ; ALMEIDA, F. S. ; BIALETZKI, A. ; ORSI, M. L. . A importância de diferentes biótopos para o recrutamento de peixes do baixo rio Paranapanema, bacia do alto rio Paraná. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
ARIAS, C. M. ; JIMENEZ-SEGURA, L. F. ; DELGADO, J. ; BIALETZKI, A. ; Leite, R. G. . Áreas de reprodução de peixes migratórios na bacia Magdalena -Cauca, Colômbia. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
GARCIA, D. A. Z. ; COSTA, A. D. A. ; YABU, M. H. S. ; ALMEIDA, F. S. ; BIALETZKI, A. ; ORSI, M. L. . Composição taxonômica e estrutura das assembleias de larvas e juvenis de peixes do baixo rio Paranapanema, bacia do alto rio Paraná. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
YABU, M. H. S. ; COSTA, A. D. A. ; LEME, G. L. A. ; PINE, M. B. ; BIALETZKI, A. ; ORSI, M. L. . Há ocorrência de recrutamento de peixes no reservatório da UHE Canoas II no rio Paranapanema?. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Caderno de Resumos do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015.
-
SANTOS, J. A. ; Iquematsu, M. S. ; Bialetzki, A. ; Silva, J. C. ; GALDIOLI, E. M. ; TEIXEIRA, V. A. . DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE LARVAS DE Hypophythalmus edentatus (Spix, 1829) (SILURIFORMES, HYPOPHTHALMIDAE) NA LAGOA DO FINADO RAIMUNDO, RIO IVINHEIMA, MS. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá. Caderno de resumos do XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015.
-
Iquematsu, M. S. ; SANTOS, J. A. ; Bialetzki, A. ; ROSA, R. R. ; SOARES, Claudemir Martins . Influência dos fatores abióticos sobre a abundância de ovos e larvas de peixes no rio Curupaí, MS, Brasil. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá. Caderno de Resumos do XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015.
-
Iquematsu, M. S. ; GALDIOLI, E. M. ; Moreira, M. M. M. ; BIALETZKI, A. . Utilização de macho-habitats pelas larvas e juvenis de Psellogrammus kennedyi (Characiformes, Characidae) no rio Ivinheima, MS, Brasil. In: XV Emabi e XXVIII Semana da Biologia, 2014, Maringá. Caderno de Resumos do XV Emabi e XXVIII Semana da Biologia, 2014.
-
Moreira, M. M. M. ; ZAGO, P. M. ; Santos, M. S. ; SILVA, C. B. ; SOARES, Claudemir Martins ; BIALETZKI, A. . Composição taxonômica de larvas de peixes em uma lagoa permanente da planície de inundação do alto rio Paraná, Mato Grosso do Sul. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
SILVA, C. B. ; Santos, E. S. ; ZAGO, P. M. ; SOARES, Claudemir Martins ; Cruz, P. R. ; Bialetzki, Andrea . Abundância e distribuição de larvas e juvenis de Pterygoplichthys ambrosetti (Holmberg, 1893) (Siluriformes, Loricariidae) nas áreas de influência do rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
SANTOS, J. A. ; Moreira, M. M. M. ; Cruz, P. R. ; KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. . Abundância e diversidade de larvas de peixes na bacia do rio Ivinheima - MS: Variação Interanual. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
Santin, Miriam ; Taguti, Tátia Leika ; Bialetzki, Andrea . Ontogenia alimentar de larvas e juvenis de Pyrrhulina australis Eigenmann & Kennedy, 1903 (Characiformes: Lebiasinidae). In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika ; Iquematsu, M. S. ; Bialetzki, A. . Mudanças ontogênicas no trato digestório e dieta de Catathyrudium jenynssi ( Günther, 1862) (Pleuronectiformes, Achridae). In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
SANTIN, M. ; Taguti, Tátia Leika ; KIPPER, Darlon ; Bialetzki, Andréa . Seletividade alimentar de larvas e juvenis de peixes neotropicais de diferentes categorias tróficas. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
Santin, Miriam ; TAGUTI, Tatia Leika ; KIPPER, Darlon ; Bialetzki, A. . Morfologia do trato digestório e dieta de larvas e juvenis de Hoplosternum littorale (Hancock, 1828) (Siluriformes, Callichthyidae). In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Caderno de Resumos do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.
-
SANTOS, J. A. ; Cruz, P. R. ; Bialetzki, A. ; SOARES, Claudemir Martins ; Santos, E. S. ; ZAGO, P. M. . Distribuição espaço-temporal de larvas de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Perciformes, Sciaenidae) em uma lagoa marginal do rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul, Brasil. In: Segundo Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva Reclutamiento y Pesquerías (SIBECORP II), 2012, Mar del Plata. Anais do SIBECORP II, 2012.
-
Cruz, P. R. ; SANTOS, J. A. ; Bialetzki, A. ; SOARES, Claudemir Martins ; Moreira, M. M. M. . Captura de larvas e jovens de Characidae (Osteichthyes, Characiformes) em lagoas marginais do rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul, Brasil. In: Segundo Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva Reclutamiento y Pesquerías (SIBECORP II), 2012, Mar del Plata. Anais do SIBECORP II, 2012.
-
Cruz, P. R. ; SANTOS, J. A. ; Bialetzki, A. ; SOARES, Claudemir Martins ; Moreira, M. M. M. . Captura de larvas e jovens de Characidae (Osteichthyes, Characiformes) em lagoas marginais do rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul, Brasil. In: Segundo Simposio Iberoamericano de Ecología Reproductiva Reclutamiento y Pesquerías (SIBECORP II), 2012, Mar del Plata. Anais do SIBECORP II, 2012.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. ; KIPPER, Darlon . Desenvolvimento osteológico da coluna vertebral e das nadadeiras de prochilodus argenteus Spix & Agassiz, 1829 (Characiformes, Prochilodontidae|) da bacia do rio São Francisco. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Caderno de resumos do XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.
-
KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika . Influência de variáveis ambientais sobre a distribuição de larvas de peixes no reservatório de Rosana, rio Paranapanema, Brasil. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Caderno de resumos do XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.
-
Bialetzki, A. ; KIPPER, Darlon ; Moreira, M. M. M. ; SANTIN, M. ; Taguti, Tátia Leika ; TAGUTI, Tatia Leika . Influência de fatores ambientais sobre a distribuição de larvas de peixes migradores. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal. Caderno de resumos do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.
-
SANTOS, J. A. ; Taguti, Tátia Leika ; ZAGO, P. M. ; MANETTA, Gislaine Iachstel ; Bialetzki, A. . Influência do nível fluviométrico sobre a abundância de ovos e larvas de peixes em um tributário não regulado da bacia do alto rio Paraná. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal. Caderno de resumos do XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.
-
Moreira, M. M. M. ; SANTIN, M. ; Iquematsu, M. S. ; SANTOS, J. A. ; Bialetzki, A. . Composição Taxonômica de larvas de peixes em diferentes microhabitats do rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul. In: XIII Encontro Maringaense de Biologia e XXVI Semana da Biologia, 2011, Maringá. Caderno de resumos do XIII Encontro Maringaense de Biologia e XXVI Semana da Biologia, 2011.
-
ZAGO, P. M. ; LIMA JÚNIOR, I. O. ; KIPPER, Darlon ; TEIXEIRA, V. A. ; Bialetzki, A. . Variação da abundância de ovos e larvas de peixes na lagoa do Finado Raimundo, rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul. In: XIII Encontro Maringaense de Biologia e XXVI Semana da Biologia, 2011, Maringá. Caderno de resumos do XIII Encontro Maringaense de Biologia e XXVI Semana da Biologia, 2011.
-
SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika ; TEIXEIRA, V. A. ; BIALETZKI, A. . Mudanças ontogênicas no tato digestório e dieta de Pseudoplatystoma corruscans (Osteichthyes: Siluriformes) da planície de inundação do alto rio Paraná. In: XIII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010, Maringá. Caderno de resumo do XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010.
-
Taguti, Tátia Leika ; SANTIN, M. ; TEIXEIRA, V. A. ; BIALETZKI, A. . Variações no comprimento de larvas de Salminus brasiliensis relacionadas com seleção de habitat na planície de inundação do alto rio Paraná, MS.. In: XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010, Maringá. Caderno de resumo do XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010.
-
BIALETZKI, A. ; DELARIVA, R. L. ; VERÍSSIMO, Samuel . Proposta de plano de bacia hidrográfica do ribeirão Ibipitanga. In: Worshop sobre Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos: O plano de bacia como instrumento de gestão, 2010, Maringá. Worshop sobre Gestão e Monitoramento de Recursos Hídricos: O plano de bacia como instrumento de gestão, 2010.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; SANTIN, M. ; KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. . Mudanças ontogênicas no trato digestório e dieta de Salminus brasiliensis (Osteichthyes: Characiformes) da planície de inundação do alto rio Paraná. In: XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010, Maringá. Caderno de resumo do XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010.
-
ZAGO, P. M. ; SANTOS, J. A. ; KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. . Distribuição temporal de ovos e larvas de peixes na lagoa do Pintado, rio Ivinheima, MS. In: XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010, Maringá. Caderno de resumo do XII Encontro Maringaense de Biologia e XXV Semana de Biologia, 2010.
-
KIPPER, Darlon ; LOPES, T. M. ; BIALETZKI, A. . DESENVOLVIMENTO ONTOGÊNICO DE SATANOPERCA PAPPATERRA (HECKEL, 1840) (PERCIFORMES, CICHLIDAE) DA BACIA DO RIO CUIABÁ, MATO GROSSO, BRASIL.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. Cadernos de resumos XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009.
-
ZIOBER, Simoni R ; MATEUS, L.A.F. ; Bialetzki, A. . Efeito das variáveis abióticas na distribuição e abundância de ovos e larvas de peixes na região de cabeceira do rio Cuiabá- MT, Brasil. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço. Caderno de resumos do IX Congresso de Ecologia do Brasil, III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009.
-
KIPPER, Darlon ; SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika ; OLIVEIRA, F. G. ; PASSOS, R. M. ; LOPES, T. M. ; BAGGIO, M. M. ; PIASSA, T. ; TEIXEIRA, V. A. ; BIALETZKI, A. . Influência da cheia na abundância de larvas de Pseudoplatystoma corruscans (Spix & Agassiz, 1829) (Siluriformes, Pimelodidadae). In: III Workshop Site 6 A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos ambientais, 2008, Maringá. Caderno de resumos do III Workshop Site 6 A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos ambientais, 2008.
-
MANETTA, Gislaine Iachstel ; BIALETZKI, A. ; BENEDITO, E. ; MARTINELLI, L. A. . Variação ontogênica do N e a posição trófica das larvas: Plagioscion squamosissimus e Hypophthalmus edentatus na sub-bacia do rio Ivinheima - MS. In: III Workshop Site 6 A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos ambientais, 2008, Maringá. Caderno de resumos do III Workshop Site 6 A planície alagável do rio Paraná: estruturas e processos ambientais, 2008.
-
BAGGIO, M. M. ; SANTIN, M. ; BORGES, R. Z. ; KIPPER, Darlon ; BIALETZKI, A. . Ontogenia alimentar de larvas e juvenis de Roeboides paranensis (Osteichthys, Characinae).. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Caderno de resumos do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
OLIVEIRA, F. G. ; TAGUTI, Tatia Leika ; BORGES, R. Z. ; SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. . Composição taxonômica de larvas e juvenis de peixes na lagoa dos Patos, rio Ivinheima, MS.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Caderno de resumos do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
PIASSA, T. ; BIALETZKI, A. ; KIPPER, Darlon ; TEIXEIRA, V. A. . Primeiro registro da ocorrência de Macrobrachium jelskii (Decapoda, Palaemonidae) na planície de inundação do lato rio Paraná.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Caderno de resumos do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
LOPES, T. M. ; PASSOS, R. M. ; TAGUTI, Tatia Leika ; OLIVEIRA, F. G. ; BIALETZKI, A. . Distribuição espacial e temporal de larvas de Prochilodus lineatus (Vallenciennes, 1836) (Characiformes, Prochilodontidae) na planície de inundação do alto rio Paraná, MS. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. Caderno de resumos do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; KIPPER, Darlon ; LOPES, T. M. ; BAGGIO, M. M. ; BIALETZKI, A. . Importância da lagoa do Finado Raimundo para o desenvolvimento de larvas de peixes, da planície de inundação do alto rio Paraná .. In: IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007, Maringá. Caderno de resumos do IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007.
-
BORGES, Renato Ziliani ; BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika ; KIPPER, Darlon . Variação temporal na ocorrência de larvas de Auchenipterus osteomystax (Miranda-Ribeiro, 1918)(Osteichthyes, Auchenipteridae) do rio Ivinheima, Planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil.. In: IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007, Maringá. Caderno de resumos do IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007.
-
PIASSA, T. ; BIALETZKI, A. ; BORGES, R. Z. ; OLIVEIRA, F. G. ; ASSAKAWA, L. F. . Distribuição temporal de larvas de Macrobrachium spp. (Decapoda, Palaemonidae) na lagoa dos Patos, rio Ivinheima, MS.. In: IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007, Maringá. Caderno de resumos do IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007.
-
SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. ; BORGES, R. Z. ; TAGUTI, Tatia Leika ; KIPPER, Darlon . Distribuição temporal de larvas de Pachyurus bonariensis Steindachner, 1879 (Perciformes: Sciaenidae) da baía sinhá Mariana, rio Cuiabá, Mato Grosso.. In: IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007, Maringá. Caderno de resumos do IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007.
-
OLIVEIRA, F. G. ; ASSAKAWA, L. F. ; KIPPER, Darlon ; TAGUTI, Tatia Leika ; BIALETZKI, A. . Distribuição e abundância do ictioplâncton na lagoa dos Patos, rio Ivinheima (MS).. In: IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007, Maringá. Caderno de resumos do IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007.
-
KIPPER, Darlon ; TAGUTI, Tatia Leika ; SANTIN, M. ; PASSOS, R. M. ; BIALETZKI, A. . Variação temporal da abundância e composição do ictioplãncton do rio Guiraí, MS.. In: IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007, Maringá. Caderno de resumos do IX Encontro Maringaense de Biologia-XXII Semana da Biologia, 2007.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; BORGES, R. Z. ; ASSAKAWA, L. F. ; BIALETZKI, A. ; AGOSTINHO, A. A. . Comparação do desenvolvimento inicial de Pachyurus bonariensis ( Steindachner, 1879) e Plagioscion ternetzi (Boulanger, 1895) (Osteichthyes, Sciaenidae) da baía Chacororé, rio Cuiabá, MT.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 57-58.
-
ZIOBER, Simoni R ; ASSAKAWA, L. F. ; TAGUTI, Tatia Leika ; AFFONSO, Igor de Paiva ; BIALETZKI, A. . Composição taxonômica de larvas de peixes em um sistema rio-lagoa do alto rio Paraná.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 440-440.
-
BORGES, R. Z. ; FERNANDES, R. ; SANTIN, M. ; TAGUTI, Tatia Leika ; BIALETZKI, A. . Diferenciação morfológica de larvas do gênero Salminus Agassiz, 1829 da bacia do alto rio Paraná.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 23-23.
-
SANTIN, M. ; KIPPER, Darlon ; BORGES, R. Z. ; ZIOBER, Simoni R ; BIALETZKI, A. . Dieta de larvas de Plagioscion ternetzi (Boulengerm 1895) (Osteichthyes, Sciaenidae) da baía Sinhá Mariana, rio Cuiabá, MT, Brasil.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 206-206.
-
ASSAKAWA, L. F. ; ZIOBER, Simoni R ; KIPPER, Darlon ; OLIVEIRA, F. G. ; BIALETZKI, A. . Distribuição espacial e temporal do ictioplâncton na sub-bacia do rio Ivinheima-MS, Brasil.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 439-440.
-
AFFONSO, Igor de Paiva ; SANTIN, M. ; BORGES, Renato Ziliani ; BIALETZKI, A. . Alimentação de larvas de Hypohthalmues edentatus Spix, 1829 na lagoa dos Patos, rio Ivinheima, MS.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 184-184.
-
OLIVEIRA, F. G. ; SANTIN, M. ; BORGES, R. Z. ; BIALETZKI, A. . Distribuição e alimentação de larvas de peixes no reservatório de Segredo, rio Iguaçu, PR.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 506-506.
-
BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. ; ASSAKAWA, L. F. ; ZIOBER, Simoni R . Distribuição espaço-temporal de Hypophthalmus edentatus Spix, 1829 (Siluriformes, Pimelodidadae) no rio Baía, MS.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 470-471.
-
LACERDA, A. C. F. ; SANTIN, M. ; TAKEMOTO, R. ; BIALETZKI, A. ; PAVANELLI, G. C. . Acantocephala e nematoda parasitando larvas de curvina Plagioscion ternetzki Boulenger, 1895 da baía Sinhá Marina, MT, Brasil.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Livro de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 294-295.
-
SUIBERTO, M. R. ; HENRY, Raoul ; BIALETZKI, A. . Deriva de larvas de peixes na zona de desembocadura do rio Paranapanema na represa de Jurumirim, SP, Brasil. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí. Caderno de resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007.
-
ASSAKAWA, L. F. ; BORGES, R. Z. ; ZIOBER, Simoni R ; AFFONSO, Igor de Paiva ; BIALETZKI, A. . Utilização da Baía Sinhá Mariana (Rio Cuiabá, MT) como local de crescimento de larvas de peixes. In: VIII Encontro Maringaense de Biologia-XXI Semana da Biologia, 2006, Maringá. Arq. Mudi. Maringá, 2006. v. 10. p. 87-87.
-
SANTIN, M. ; OLIVEIRA, F. G. ; KIPPER, Darlon ; TAGUTI, Tatia Leika ; BIALETZKI, A. . Distribuição e abundância de larvas de peixes a montante do reservatório de Manso, Mato Grosso. In: VIII Encontro Maringaense de Biologia-XXI Semana da Biologia, 2006, Maringá. Arq. Mudi. Maringá, 2006. v. 10. p. 95-95.
-
BORGES, R. Z. ; SANTIN, M. ; ASSAKAWA, L. F. ; ZIOBER, Simoni R ; OLIVEIRA, F. G. ; BIALETZKI, A. . Caracterização da dieta e da morfologia do trato digestório de larvas de Auchenipterus osteomystax (Ribeiro, 1918) (Osteichthyes, Auchenipteridae) do rio Ivinheima, MS. In: VIII Encontro Maringaense de Biologia-XXI Semana da Biologia, 2006, Maringá. Arq. Mudi. Maringá, 2006. v. 10. p. 90-91.
-
AFFONSO, Igor de Paiva ; SANTIN, M. ; BORGES, R. Z. ; ZIOBER, Simoni R ; BIALETZKI, A. . Distribuição de larvas de Hypophthalmus edentatus (Siluriformes, Pimelodidae) na lagoa dos Patos, rio Ivinheima, MS. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Resumos do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.
-
ZIOBER, Simoni R ; KIPPER, Darlon ; AFFONSO, Igor de Paiva ; ASSAKAWA, L. F. ; BIALETZKI, A. ; GOMES, Luiz Carlos . Distribuição de larvas de Brycon orbignyanus (Osteichthyes, Characidae) na lagoa do Finado Raimundo, MS. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Resumos do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.
-
TAGUTI, Tatia Leika ; ASSAKAWA, L. F. ; BIALETZKI, A. ; SANTIN, M. . Caracterização do desenvolvimento de Pachiurus bonariensis (Osteichthyes, Scianidae), na Baía de Chacororé, rio Cuiabá-MT. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Resumos do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.
-
MANETTA, Gislaine Iachstel ; CECÍLIO, Evanilde Benedito ; BIALETZKI, A. ; NETO, C. S. . A composição da dieta e os itens assimilados em Plagioscion squamosissimus e Hypophthalmus edentatus, na planície de inundação do alto rio Paraná (rio Ivinheima/MS-Brasil). In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. Resumos do XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.
-
SUIBERTO, M. R. ; HENRY, Raoul ; BIALETZKI, A. . Study of ichthyoplankton in the mouth zone of Paranapanema River into Jurumirim Reservoir, SP, Brazil.. In: VII International Congress on the Biology of Fish, 2006, St. John's, NL, Canada. Proceedings VII International Congress on the Biology of Fish, 2006.
-
SUIBERTO, M. R. ; HENRY, Raoul ; BIALETZKI, A. . Drift of fishes larvae in the mouth zone of Paranapanema River into Jurumirim reservoir, SP, Brazil.. In: VII International Congress on the Biology of Fish, 2006, St. John's, NL, Canada. Proceedings VII International Congress on the Biology of Fish, 2006.
-
LACERDA, A. C. F. ; SANTIN, M. ; TAKEMOTO, R. ; BIALETZKI, A. ; PAVANELLI, G. C. . Acantocephala e nematoda parasitando larvas de curvina Pachyurus bonariensis Steindachner, 1879 da baía Sinhá Marina, MT, Brasil.. In: IX Enbrapoa, 2006, Maceió. Caderno de resumos do IX Enbrapoa, 2006.
-
SUIBERTO, M. R. ; HENRY, Raoul ; BIALETZKI, A. . Distribuição espacial e temporal do ictioplâncton na zona de transição entre o rio Paranapanema e a represa de Jurumirim (SP).. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de Resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 180.
-
BORGES, Renato Ziliani ; CUNHA, Aderildo Bueno da ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Distribuição espacial e temporal do ictioplâncton no reservatório de Rosana, Rio Paranapanema, PR/SP.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 180.
-
ASSAKAWA, L. F. ; BORGES, Renato Ziliani ; CUNHA, Aderildo Bueno da ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Caracterização morfológica do tubo digestório e da dieta de larvas de Bryconamericus cf. iheringii (Boulenger, 1887) do reservatório de Santa Maria, Rio Piquiri, PR.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 177.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; GOMES, Luiz Carlos . Ictioplâncton do rio Baía (planície alagável do alto rio Paraná, MS): padrões espaciais e temporais.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 183.
-
SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Mudanças ontogênicas no trato digestório e dieta de Apareiodon affinis (Steindachner, 1879) (Osteichthyes, Parodontidae).. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 184.
-
KIPPER, Darlon ; ZIOBER, Simoni R ; TATAJE, David Augusto Reynalte ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Composição e distribuição temporal de larvas de peixes na lagoa do Finado Raimundo, rio Ivinheima (MS). In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 178.
-
TATAJE, David Augusto Reynalte ; KIPPER, Darlon ; ZIOBER, Simoni R ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Distribuição espacial e temporal de larvas do pintado, Pseudoplatystoma corruscans (Spix & Agassiz, 1829) (Osteichthyes, Pimelodidae) na sub-bacia do rio Ivinheima, MS (Brasil).. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 180.
-
OLIVEIRA, Edinbergh Caldas de ; BIALETZKI, A. . Caracterização dos estágios iniciais de desenvolvimento de Hypophthalmus fimbriatus Kner, 1858 e H. marginatus Valenciennes, 1840 (Osteichthyes, Pimelodidae).. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 177.
-
MANETTA, Gislaine Iachstel ; BIALETZKI, A. ; CECÍLIO, Evanilde Benedito ; CUNHA, Aderildo Bueno da . Variações ontogênicas na dieta das larvas de Plagioscion squamosissimus (Osteichthyes, Sciaenidae) (Heckel, 1840), na sub bacia do rio Ivinheima, MS.. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. João Pessoa: UFPB/SBI, 2005. p. 29.
-
ZIOBER, Simoni R ; GOMES, Luiz Carlos ; BIALETZKI, A. . Utilização da lagoa do Finado Raimundo (rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul) como criadouro natural de peixes.. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2005, Guarapuava. Resumos do XIV Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC, 2005.
-
SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. ; TAGUTI, Tatia Leika ; TEMPORAL, Walter Magri ; NAKATANI, K. . Distribuição temporal de ovos, larvas e juvenis de peixes na Baía Sinhá Mariana, Rio Cuiabá, Mato Grosso.. In: VI Encontro Maringaense de Biologia - XIX Semana de Biologia, 2004, Maringá. ADAPEC Arquivos. Maringá, 2004. v. 8. p. 60-60.
-
ZIOBER, Simoni R ; KIPPER, Darlon ; TATAJE, David Augusto Reynalte ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Varição temporal do ictioplâncton na lagoa do Finado Raimundo, rio Ivinheima, Mato Grosso do Sul. In: VI Encontro Maringaense de Biologia - XIX Semana de Biologia, 2004, Maringá. ADAPEC Arquivos. Maringá, 2004. v. 8. p. 61-61.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; ASSAKAWA, L. F. ; BORGES, Renato Ziliani ; CUNHA, Aderildo Bueno da . Caracterização dos estágios iniciais de desenvolvimento de Bryconamericus iheringii (Boulenger, 1887) (Osteichthyes, Characidae). In: VI Encontro Maringaense de Biologia - XIX Semana de Biologia, 2004, Maringá. ADAPEC Arquivos. Maringá, 2004. v. 8. p. 107-108.
-
BORGES, Renato Ziliani ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Estudo de larvas e juvenis de peixes em reservatórios do estado do Paraná. In: XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004, Londrina. Resumos do XIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2004.
-
SUIBERTO, M. R. ; HENRY, Raoul ; BIALETZKI, A. . Distribuição temporal de larvas de peixe na zona de transição entre o rio Paranapanema e a represa de Jurumirim.. In: Simpósio de Ecologia de Reservatórios: Impactos Potenciais, Ações de Manejo e Sistema em Cascata, 2004, Avaré, 2004.
-
SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; FERRACINI, T. P. ; ZIOBER, Simoni R ; LUIZ, E. A. . Influência do fechamento da UHE de Porto Primavera (SP) sobre a reprodução de duas espécies de peixes migradores na região do alto rio Paraná.. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. CD dos resumos do XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: UPM/SBI, 2003.
-
BIALETZKI, A. ; GOMES, F. D. C. ; NAKATANI, K. ; BENEDETTO, M. ; GALUCH, A. V. . Estudo do ictioplâncton na área de influencia da APM Manso, Mato Grosso.. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. CD dos resumos do XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: UPM/SBI, 2003.
-
NAKATANI, K. ; GALUCH, A. V. ; BIALETZKI, A. ; SUIBERTO, M. R. ; SANTIN, M. . Dispersão de ovos e larvas de peixes em um rio regulado e outro livre de barramento, no estado do Mato Grosso, BR.. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. Cd de resumos do XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: UPM/SBI, 2003.
-
SUIBERTO, M. R. ; BORGES, R. Z. ; ASSAKAWA, L. F. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; HAHN, N. S. . Caracterização do hábito alimentar de larvas de Astyanas janeiroensis (Eigenmann, 1908) no reservatório de Guaricana, Rio Arraial, PR. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. CD de resumos do XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003.
-
BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; MAKRAKIS, M. C. . Caracterização do desenvolvimento inicial de Brycon orbignyanus (Valenciennes, 1882) (Characidae, Bryconinae). In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. Cd dos resumos do XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: UPM/SBI, 2003.
-
ASSAKAWA, L. F. ; BENEDETTO, M. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Estudo do ictioplâncton a montante do reservatório do APM Manso, MT.. In: V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia, 2003, Maringá. Arquivos da APADEC. Maringá, 2003. v. 7. p. 59-60.
-
BORGES, Renato Ziliani ; SANTIN, M. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. . Caracterização do hábito alimentar de larvas de Bryconamericus iheringii (Boulenger, 1887) no reservatório de Santa Maria, rio Piquiri, PR. In: V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia, 2003, Maringá. Arquivos da APADEC. Maringá, 2003. v. 7. p. 59-59.
-
ZIOBER, Simoni R ; KIPPER, Darlon ; CANTERI, Flávia Campos ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Caracterização do desenvolvimento inicial de Cyprinus carpio (Linnaeus, 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae).. In: V Encontro Maringaense de Biologia - XVIII Semana da Biologia, 2003, Maringá. Arquivos da APADEC. Maringá, 2003. v. 7. p. 88-88.
-
BORGES, R. Z. ; NAKATANI, K. ; SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. . Caracterização do hábito alimentar dos estágios iniciais de desenvolvimento de Apareiodon affinis (Steindachner, 1879) (Osteichthyes, Parodontidae).. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu, 2003.
-
ASSAKAWA, L. F. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; GALUCH, A. V. . Estudo do ictioplâncton na área de influência da APM Manso, Rio Manso, MT.. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu, 2003.
-
BENEDETTO, M. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; GALUCH, A. V. . Distribuição de ovos e larvas de peixes na bacia do rio Cuiabá, MT. In: XII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2003, Foz do Iguaçu, 2003.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; GOMES, F. D. C. ; BORGES, R. Z. ; ASSAKAWA, L. F. . Desenvolvimento inicial de Aphyocharax cf. anisitsi Eigenmann & Kennedy, 1903 (Osteichthyes, Aphyocharacinae).. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Caderno de resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Itajaí: SBZ/Univali, 2002. p. 317-317.
-
BORGES, M. E. E. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; LUVISUTO, M. A. ; BENEDETTO, M. . Desenvolvimento inicial de Tatia neivai (Ihering, 1930) (Osteichthyes, Auchenipteridae). In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Caderno de resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Itajaí: SBZ/Univali, 2002. p. 316-316.
-
GALUCH, A. V. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SUIBERTO, M. R. ; ASSAKAWA, L. F. ; FERRACINI, T. P. . Rio Ivinheima: área de desova e criadouro natural de peixes. In: IV Encontro Maringaense de Biologia - XVII Semana da Biologia, 2002, Maringá. ADAPEC Arquivos. Maringá: UEM, 2002. v. 6. p. 52-53.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; MAKRAKIS, M. C. ; BORGES, R. Z. ; ZIOBER, Simoni R . Desenvolvimento inicial de Schizodon nasutus Kner, 1859 (Osteichthyes, Anostomidae). In: IV Encontro Maringaense de Biologia - XVII Semana da Biologia, 2002, Maringá. Arquivos da Apadec. Maringá: UEM, 2002. v. 6. p. 53-53.
-
BENEDETTO, M. ; SANTIN, M. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. . Caracterização do desenvolvimento inicial de Paulicea luetkeni (Steindachner, 1875) (Osteichthyes, Pimelodidae). In: IV Encontro Maringaense de Biologia - XVII Semana da Biologia, 2002, Maringá. Arquivo da Apadec. Maringá: UEM, 2002. v. 6. p. 50-50.
-
GALUCH, A. V. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; LUVISUTO, M. A. . Descrição morfológica dos estágios iniciais de dessenvolvimento de Auchenipterus nuchalis (Spix, 1829) (Osteichthyes, Auchenipteridae). In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
-
MAKRAKIS, M. C. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Mudanças na morfologia do trato disgestório e na dieta de larvas de três espécies de peixes do reservatório de Itaipu - Rio paraná, Brasil/Paraguai.. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; NEUMANN, E. . Composição, abundância e distribuição espaço-temporal de ovos e larvas de peixes no rio Baía - MS.. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
-
MAKRAKIS, M. C. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; GOMES, Luiz Carlos . Seletividade alimentar de larvas de três espécies de peixes do reservatório de Itaipu - rio Paraná, Brasil/Paraguai. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
-
SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; BORGES, M. E. E. . Levantamento preliminar do impacto do fechamento da barragem da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera (rio Paraná - SP) sobre a distribuição e ocorrência de ovos e larvas de peixes.. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
-
GALUCH, A. V. ; SUIBERTO, M. R. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Distribuição temporal de larvas e juvenis de Bryconamericus stramineus Eigenmann, 1908 (Osteichthyes, Characiformes) na planície de inundação do alto rio Paraná.. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG, 2001, Ponta Grossa. Resumo X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2001. p. 140-141.
-
MAKRAKIS, M. C. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. . Abundância espacial e temporal de larvas de três espécies de peixes do reservatório de Itaipu, rio Paraná, Brasil/Paraguai. In: VIII Concresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. Caderno de resumos do VIII Concresso Brasileiro de Limnologia. João Pessoa: SBL/UFPB, 2001. p. 126-126.
-
NAKATANI, K. ; GALUCH, A. V. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. . Aspectos ecológicos do ictioplâncton no rio Piquiri, Paraná, Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. Caderno de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. João Pessoa: SBL/UFPB, 2001. p. 127-127.
-
SUIBERTO, M. R. ; GALUCH, A. V. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. . Caracterização do trato digestório e dieta de larvas e juvenis de Bryconamericus stramineus Eigenmann, 1908 (Osteichthyes, Characiformes) da planície de inundação do alto rio Paraná.. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG, 2001, Ponta Grossa. Caderno de resumos do X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da UEPG. Ponta Grossa: UEPG, 2001. p. 138-139.
-
MAKRAKIS, M. C. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; VELHO, L. F. M. . Composição e dinâmica espacial e temporal do zooplâncton do reservatório de Itaipu, rio Paraná, Brasil/Paraguai. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. Caderno de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. João Pessoa: SBL/UFPA, 2001.
-
BORGES, M. E. E. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; ASSAKAWA, L. F. . Distribuição espaço-temporal de ovos e larvas de peixes na área de influência da APM (Área de Aproveitamento Múltiplo) do rio Manso, MT.. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. Caderno de Resumos do VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. João Pessoa: SBL/UFPB, 2001. p. 139-139.
-
SUIBERTO, M. R. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; LUVISUTO, M. A. ; GOMES, F. D. C. ; BORGES, R. Z. . Distribuição temporal de larvas e juvenis de Bryconamericus stramineus Eigenmann, 1908 (Osteichthyes, Characiformes) no ressaco do Leopoldo, planície de inundação do alto rio paraná, MS.. In: VIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. João Pessoa: SBL/UFPB, 2001. p. 198-198.
-
BIALETZKI, A. ; GALUCH, A. V. ; BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; BORGES, M. E. E. . Distribuição espaço-temporal de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1865) (Decapoda Palaemonidae) no rio Baía (MS). In: II Encontro Maringaense de Biologia - XV Semana da Biologia, 2000, Maringá. Caderno de resumos do II Encontro Maringaense de Biologia - XV Semana da Biologia. Maringá: UEM, 2000. p. 88-88.
-
NEUMANN, E. ; SUIBERTO, M. R. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. . Descrição morfológica dos estágios iniciais de desenvolvimento de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1840) (Osteichthyes, Perciformes).. In: II Encontro Maringaense de Biologia - XV Semana da Biologia, 2000, Maringá. Caderno de resumos do II Encontro Maringaense de Biologia - XV Semana da Biologia. Maringá: UEM, 2000. p. 140-140.
-
SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; GOMES, F. D. C. ; LUVISUTO, M. A. . Distribuição temporal de ovos e larvas de peixes na lagoa do Rodrigo - rio Baía (MS).. In: II Encontro Maringaense de Biologia - XV Semana da Biologia, 2000, Maringá. Caderno de resumos do II Encontro Maringaense de Biologia - XV Semana da Biologia. Maringá: UEM, 2000. p. 87-87.
-
SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; FELIS, M. E. G. ; GALUCH, A. V. ; LUCCA, C. . Ovos e larvas de peixes no rio do Peixe - SP.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. Caderno de resumos. Cuiabá: UFMT, 2000. p. 369-369.
-
BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; NEUMANN, E. ; SANTOS, S. C. A. . Identificação do ictioplâncton no rio do Peixe - SP. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. Caderno de resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia. Cuiabá: UFMT, 2000. p. 369-369.
-
BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; BORGES, M. E. E. ; NAKATANI, K. ; SATO, Y. ; TORLONI, C. E. C. . Variação morfométrica e merística de larvas de Salminus brasiliensis (Cuvier, 1817) e S. hilarii (Valenciennes, 1849) (Osteichthyes, Salmininae). In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Caderno de resumos do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Carlos: UFSCar, 1999. p. 428-428.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; FELIS, M. E. G. ; CAVICCHIOLI, M. ; NEUMANN, E. . Descrição morfológica de larvas e juvenis de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) da planície de inundação do alto rio Paraná (PR/MS).. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Caderno de resumos do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Carlos: UFSCar, 1999. p. 430-430.
-
FELIS, M. E. G. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; XAVIER, E. G. . Variação temporal de ovos e larvas de peixes no rio Baía - MS.. In: I Encontro Maringaense de Biologia - XIV Semana da Biologia, 1999, Maringá. Caderno de resumos do I Encontro Maringaense de Biologia - XIV Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1999. p. 109-109.
-
BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; MARANHÃO, T. C. F. ; SUIBERTO, M. R. ; GALUCH, A. V. . Caracterização morfométrica e merística das fases iniciais de desenvolvimento do bagre africano Clarias gariepinus (Osteichthyes, Clariidae).. In: I Encontro Maringaense de Biologia e XIV Semana da Biologia, 1999, Maringá. Caderno de resumos do I Encontro Maringaense de Biologia e XIV Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1999. p. 169-169.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; SERRA, E. G. . Abundância de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1865) (Decapoda, Palaemonidae) no reservatório de Itaipu - alto rio Paraná - PR.. In: XXII Congresso Brasileiro de Zoologia, 1998, Recife. Caderno de resumos do XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. Recife: UFPE, 1998. p. 104-104.
-
CAVICCHIOLI, M. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Ocorrência de larvas de Catathiridium jenynsii, Hypophthalmus edentatus e Plagioscion squamosissimus em três transectos no reservatório de Itaipu - PR.. In: IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros, 1998, Águas de Lindóia. Caderno de resumos do IV Simpósio de Ecossistemas Brasileiros, 1998.
-
FELIS, M. E. G. ; BORGES, M. E. E. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Diferenciação do número de vértebras/miômeros de duas espécies de peixes da subfamília Sorubiminae (Osteichthyes, Siluriformes) e seu uso na identificação de larvas.. In: XIII Semana da Biologia, 1998, Maringá. Caderno de resumos da XIII Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1998. p. 48-48.
-
BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; GAGO, R. M. . Áreas de deriva e criadouros naturais de peixes na região do Parque Nacional de Ilha Grande ( rio Paraná) PR-MS.. In: IV Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém. Caderno de resumos do IV Congresso de Ecologia do Brasil. Belém: Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, 1998. p. 577-578.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; FELIS, M. E. G. . Distribuição de larvas e juvenis de Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) (Osteichthyes, Erythrinidae) na Planície de inundação do alto rio Paraná (PR-MS).. In: IV Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém. Caderno de resumos do IV Congresso de Ecologia do Brasil. Belém: Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, 1998. p. 578-578.
-
SANCHES, P. V. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, G. ; BORGES, M. E. E. . Ocorrência de larvas e juvenis de Parauchenipterus galeatus na planície de inundação do alto rio Paraná e sub-bacia do rio Ivinhema - Ms. In: IV Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém. Caderno de resumos do IV Congresso de Ecologia do Brasil. Belém: Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, 1998. p. 578-578.
-
SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; BORGES, M. E. E. ; SERRA, E. G. ; NAKATANI, K. . Aspectos morfológicos e merísticos observados em larvas e juvenis de Apareiodon affinis (Osteichthyes, Parodontidae). In: XII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1997, São Paulo. Caderno de resumos do XII Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: USP, 1997. p. 279-279.
-
BIALETZKI, A. ; CAVICCHIOLI, M. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; RIBEIRO, R. P. ; NAKATANI, K. . Deriva de ovos e larvas de peixes no rio Paraná - PR, MS.. In: XII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1997, São Paulo. caderno de resumos. São Paulo: USP, 1997. p. 283-283.
-
BORGES, M. E. E. ; CAVICCHIOLI, M. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Número de vértebras e identificação de larvas de algumas espécies da sub-família Tetragonopterinae (Osteichthyes).. In: XII Semana da Biologia, 1997, Maringá. caderno de resumos. Maringá: UEM, 1997. p. 26-26.
-
NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; CAVICCHIOLI, M. ; GAGO, R. M. ; SANCHES, P. V. ; SERRA, E. G. . Ocorrência de larvas de peixes em dois canais do leito principal do rio Paraná, na região do município de Porto Rico - PR.. In: XII Semana da Biologia, 1997, Maringá. Caderno de resumos da XI Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1997. p. 25-25.
-
CAVICCHIOLI, M. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. . Exigências ambientais de larvas de Serrasalmus spilopleura e S. marginatus (Characidae, Serrasalminae) em ambientes da planície de inundação do alto rio Paraná.. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. Caderno de resumos do XXI Congresso Brasileiro de Zoologia. Porto Alegre: UFRGS, 1996. p. 149-150.
-
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; BAUMGARTNER, M. S. T. ; BORGES, M. E. E. . Utilização de bancos de macrófitas como local de desenvolvimento inicial, crescimento e abrigo de algumas espécies de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná.. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. Caderno de resumos do XXI Congresso Brasileiro de Zoologia. Porto Alegre: UFRGS, 1996. p. 150-151.
-
TAKEDA, A. M. ; HIGUTI, J. ; RODRIGUES, L. C. ; BIALETZKI, A. ; PILATI, R. ; DELARIVA, R. L. ; ABES, S. S. ; CAMPOS, J. R. C. ; CAMPOS, J. B. ; ROMAGNOLO, M. B. ; SANCHES, P. V. . Distribuição espacial de zoobentos do ressaco Pau Véio e do canal Cortado.. In: VIII Seminário Regional de Ecologia, 1996, São Carlos. Caderno de resumos do VIII Seminário Regional de Ecologia. São Carlos: UFSCar, 1996. p. 175-175.
-
BORGES, M. E. E. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. . Utilização do rio Ivaí - PR como área de desova e desenvolvimento inicial de peixes. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Caderno de resumos do III Congresso de Ecologia do Brasil. Brasília: UnB, 1996. p. 126-127.
-
CAVICCHIOLI, M. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; RIBEIRO, R. P. ; NAKATANI, K. . Desenvolvimento embrionário de três espécies de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná.. In: XI Semana da Biologia, 1996, Maringá. Caderno de resumos da XI Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1996. p. 70-70.
-
SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; CASTRO, R. J. ; LUDWIG, L. A. M. ; NAKATANI, K. . Levantamento preliminar do ictioplâncton no reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo (Rio Iguaçu-PR).. In: XI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1995, Campinas. Caderno de resumos do XI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Campinas: PUC, 1995. p. 10-10.
-
CAVICCHIOLI, M. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, M. S. T. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. . Dinâmicas temporal e espacial de larvas de peixes no segmento inferior do rio Ivinheima e canal do Araçatuba, planície de inundação do alto rio Paraná - MS.. In: X Semana da Biologia, 1995, Maringá. Caderno de resumos da X Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1995. p. 14-14.
-
BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, M. S. T. . Rio Iratim - Local de desova de peixes na bacia do rio Iguaçu.. In: X Semana da Biologia, 1995, Maringá. Caderno de resumos da X Semana da Biologia. Maringá: UEM, 1995. p. 16-16.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; GIRALDI, M. . Ocorrência de larvas de peixes durante o período de cheia na Ilha Porto Rico - Porto Rico - PR.. In: III Encontro Estadual de Iniciação Científica UEPG/UEL/UEM, 1994, Ponta Grossa. Caderno de resumos do III Encontro Estadual de Iniciação Científica UEPG/UEL/UEM. Ponta Grossa: UEPG, 1994. p. 72-72.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; BUCKUP, G. B. ; NUNES, S. R. C. . Ocorrência de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862)(Decapoda, Palaemonidae) no rio Baía e lagoa do Guaraná - MS.. In: XX Congresso Brasileiro de Zoologia, 1994, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do XX Congresso Brasileiro de Zoologia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. p. 27-28.
-
BIALETZKI, A. ; NUNES, S. R. C. ; NAKATANI, K. ; CAVICCHIOLI, M. . Análise da fecundidade de Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862)(Decapoda, Palaemonidade), na planície de inundação do alto rio Paraná (2245'S e 5316'W; 2243'S e 5317'W).. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Caderno de resumos do II Congresso de Ecologia do Brasil. Londrina: UEL, 1994. p. 333-333.
-
LATINI, J. D. ; NAKATANI, K. ; SILVA, V. F. B. ; BIALETZKI, A. ; CAVICCHIOLI, M. . Variação nictemeral na ocorrência de ovos e larvas de peixes no rio Carapã (Paloma, Paraguay). In: X Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1993, São Paulo. Caderno de resumos do X Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: USP, 1993. p. 126-126.
-
LATINI, J. D. ; NAKATANI, K. ; CAVICCHIOLI, M. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. . Variação nictemeral na ocorrência de larvas de peixes no reservatório de Itaipu (Refúgio do Itabó - Paraguai). In: X Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1993, São Paulo. Caderno de resumos do X Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: USP, 1993. p. 124.
-
BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; CAVICCHIOLI, M. ; BAUMGARTNER, M. S. T. . Ocorrência e distribuição de larvas e jovens de peixes no ressaco do Leopoldo - Porto Rico - PR. In: X Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1993, São Paulo. Caderno de resumos do X Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo: USP, 1993. p. 125-125.
-
BAUMGARTNER, G. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, M. S. T. ; BIALETZKI, A. . Ocorrência de larvas de peixes durante o período de cheia na ilha Porto Rico - Porto Rico - PR. In: VIII Semana de Estudos de Biologia, 1993, Maringá. Caderno de resumos da VIII Semana de Estudos de Biologia. Maringá: UEM, 1993. p. 12-12.
-
BIALETZKI, A. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; NUNES, S. R. C. . Freqüência mensal e variação nictemeral na ocorrência de camarões de água doce no rio Baía - Taquaruçu - MS.. In: VIII Semana de Estudos de Biologia, 1993, Maringá. Caderno de resumos da VIII Semana de Estudos de Biologia. Maringá: UEM, 1993. p. 14-14.
-
BIALETZKI, A. ; SILVA, V. F. B. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. . Variação temporal e nictemeral na ocorrência de camarões de água doce no Ressaco do Leopoldo - Porto Rico - PR. In: VII Semana de Estudos de Biologia, 1992, Maringá. Caderno de resumos da VII Semana de Estudos de Biologia. Maringá: UEM, 1992. p. 18-18.
-
SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; NUNES, S. R. C. ; NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. . Variação nictemeral na ocorrência de larvas e jovens de peixes no ressaco do Leopoldo - Porto Rico-PR. In: VII Semana de Estudos de Biologia, 1992, Maringá. Caderno de resumos VII Semana de Estudos de Biologia. Maringá: UEM, 1992. p. 22-22.
-
BIALETZKI, A. . Comunidade ictioplanctônica da planície alagável do alto rio Paraná: diversidade, impactos e perspectivas para a conservação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BIALETZKI, A. . Wokshop Ictioplâncton de água doce (estado da arte). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Andréa Bialetzki . Avaliador de Trabalhos apresentados no XV Congresso Brasileiro de Limnologia. 2015.
Andréa Bialetzki . Coordenação da apresentação de trabalhos na sessão oral no XV Congresso Brasileiro de Limnologia. 2015.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Neotropical Ichyology. 2011.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Neotropical Ichthyology. 2010.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a Fundação de Amparo a Pesquisa do Pará. 2010.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Bioikos. 2010.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará. 2009.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Neotropical Ichthyology. 2009.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Bioikos. 2009.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista SaBios- Revista de Saúde e Biologia. 2009.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Bioikos. 2008.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Neotropical Ichthyology. 2008.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Limnologica Brasiliensia. 2008.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Limnologica Brasiliensia. 2007.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Limnologia Brasiliensia. 2006.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista SaBios- Revista de Saúde e Biologia. 2006.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Bioikos. 2006.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Brazilian Archives of Biology and Technology. 2006.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Molecular Ecology Notes. 2006.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Limnologica Brasilensia. 2005.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc na revista Acta Scientiarum. 2004.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Amazonica. 2004.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Brazilian Archives of Biology and Technology. 2004.
BIALETZKI, A. . Comissão Científica do Evento de Extensão VI Encontro Maringaense de Biologia e XIX Semana da Biologia. 2004.
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; PAVANELLI, C. S. . Elaboração do projeto de criação do Curso de Especialização Lato Sensu em Biologia Aquática. 2004.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Scientiarum. 2003.
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. . A planície de inundação do alto rio Paraná - site 6 - Ecologia de ovos e larvas de peixes na planície de inundação do alto rio Paraná. 2002.
BIALETZKI, A. . Parecer ad-hoc para a revista Acta Scientiarum. 2001.
AGOSTINHO, A. A. ; BIALETZKI, A. ; SUZUKI, Harumi Irene ; LATINI, J. D. ; FUGI, Rosemara ; VERÍSSIMO, Samuel ; DOMINGUES, Wladimir Marques . Estudos ictiológicos na áreas de influência do APM Manso - Relatório Parcial. 2001.
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; TEIXEIRA, V. A. ; BORGES, M. E. E. ; GALUCH, A. V. ; GOMES, F. D. C. ; SUIBERTO, M. R. ; LUVISUTO, M. A. ; ASSAKAWA, L. F. ; BENEDETTO, M. ; BORGES, Renato Ziliani . A planície de inundação do alto rio Paraná - site 6 - Ictioplâncton. 2001.
NAKATANI, K. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BAUMGARTNER, G. ; NASCIMENTO, F. L. ; TEIXEIRA, V. A. ; BORGES, M. E. E. ; SUIBERTO, M. R. ; GALUCH, A. V. ; LUVISUTO, M. A. ; GOMES, F. D. C. ; NEUMANN, E. . A planície alagável do rio Paraná: Estruturas e Processos Ambientais (Sub-projeto: Ovos e larvas de peixes). 2000.
NAKATANI, K. ; AGOSTINHO, A. A. ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; CAVICCHIOLI, M. . Manual de identificação de ovos e larvas de peixes brasileiros de água doce.. 1999.
NAKATANI, K. ; AGOSTINHO, A. A. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. ; GREGORIS, J. . Levantamento preliminar do ictioplâncton da bacia do rio Ivaí - PR. 1999.
NAKATANI, K. ; AGOSTINHO, A. A. ; BAUMGARTNER, G. ; CAVICCHIOLI, M. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BORGES, M. E. E. ; FELIS, M. E. G. ; GAGO, R. M. ; TEIXEIRA, V. A. . Manual de identificação de ovos e larvas de peixes brasileiros de água doce.. 1998.
NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. . Ictiologia e aqüicultura experimental para o reservatório da usina hidrelétrica de Segredo.. 1996.
NAKATANI, K. ; AGOSTINHO, A. A. ; BAUMGARTNER, G. ; CAVICCHIOLI, M. ; BIALETZKI, A. ; SANCHES, P. V. ; BORGES, M. E. E. ; FELIS, M. E. G. ; SERRA, E. G. ; GAGO, R. M. . Manual de identificação de ovos e larvas de peixes brasileiros de água doce.. 1996.
BIALETZKI, A. . Estudos ambientais da planície de inundação do alto rio Paraná no trecho compreencido entre a foz do rio Paranapanema e o reservatório de Itaipu.. 1995.
NAKATANI, K. ; BAUMGARTNER, G. ; LATINI, J. D. ; SANCHES, P. V. ; BIALETZKI, A. . Ictiologia e aqüicultura experimental para o reservatório da usina hidrelétrica de Segredo.. 1995.
BIALETZKI, A. . Estudos ambientais da planície de inundação do alto rio Paraná no trecho compreendido entre a foz do rio Paranapanema e o reservatório de Itaipu.. 1994.
BIALETZKI, A. . Estudos ambientais da planície de inundação do rio Paraná no trecho compreendido entre a foz do rio Paranapanema e o reservatório de Itaipu.. 1993.
CATELLA, A. C. ; BIALETZKI, A. ; RIBEIRO, A. C. ; PAVANELLI, C. S. ; KASHIWAQUI, E. A. L. ; CARVALHO, F. R. ; PENHA, J. M. F. ; TONDATO, K. K. ; MATEUS, L.A.F. ; ARENHART, N. ; DOMINGUES, Wladimir Marques ; SUAREZ, Y. R. . Diagnóstico da Ictiofauna. 2020. (Relatório de pesquisa).
BIALETZKI, A. . Métodos de coleta e identificação de ovos e larvas de peixes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
A planície de inundação do alto rio Paraná, Descrição: Estudos ecológicos de longa duração permitem o entendimento da complexidade dos processos ecológicos e são imprescindíveis para promover a conservação e gestão dos recursos naturais, permitindo a análise das tendências, perspectivas e cenários presentes e futuros. Este projeto será desenvolvido na planície de inundação do alto rio Paraná (sítio PIAP), que está localizada no último trecho do rio Paraná livre de barramento. As principais perguntas que serão respondidas pelas comunidades biológicas, e apontadas pela variação das condições ambientais, com a continuidade dos estudos de longa duração, são: (i) o papel dos distúrbios naturais (pulso de inundação, El Nio) e antrópicos (operação dos reservatórios); (ii) a efeito das barragens e a oligotrofização; (iii) o processo de invasão e os impactos das espécies não nativas; (iv) o papel das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade. Todas essas repostas serão traduzidas para uma linguagem acessível e lúdica para a comunidade, em geral, da região, além de gestores ambientais e políticos. Os resultados obtidos (2021-2024) serão agregados à série temporal já existente (2000-2020). Pretende-se implementar abordagens analíticas de comunidade e sistemas, e avaliar a série temporal dos dados, contemplando 24 anos de amostragem na área do PIAP. A partir destas abordagens empírica e de modelagem, espera-se apresentar uma visão integrada das informações sobre as comunidades biológicas, e as condições ambientais que as cercam, incluindo as relações entre esses dois compartimentos do ecossistema, ao longo do tempo, a fim de elucidar e predizer processos que possam descrever padrões. Para análise dos dados, serão utilizadas abordagens analíticas simples, univariada e multivariada, dependendo da hipótese a ser testada e das variáveis respostas e explanatórias analisadas. Em todas essas análises, serão controladas as escalas espaciais e temporais para inferência sobre os objetivos propostos. A amostragem de dados abióticos e bióticos seguirá o protocolo estipulado desde 2000 e a coleta de dados sobre a atividade pesqueiras será realizada por meio de questionários e com perguntas abertas. Todas as atividades do projeto terão a participação de alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e técnicos da UEM. Mapas temáticos, tabelas e figuras deverão mostrar um cenário mais atual da variação das condições ambientais na planície de inundação, bem como da estrutura e dinâmica das comunidades biológicas, ao longo do espaço e do tempo. Modelos conceituais, matemáticos e gráficos também mostrarão as relações entre os componentes abióticos e bióticos. O componente de socialização do conhecimento consistirá em atividades de integração entre os participantes do projeto e a comunidade do município de Porto Rico e região. entre os participantes do projeto e a comunidade do município de Porto Rico e região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Claúdia Costa Bonecker - Coordenador.
-
2016 - 2020
A planície de inundação do alto rio Paraná (processo n0 441260/2016-0), Descrição: Pesquisas ecológicas de longa duração buscam o entendimento da complexidade dos processos ecológicos e são essenciais para promover a conservação e gestão dos recursos naturais, além de permitirem a análise das tendências, perspectivas e cenários presentes e futuros. Na bacia do rio Paraná, estão localizados os maiores centros urbanos e industriais do Brasil, com severos impactos sobre a quantidade e a qualidade da água. O projeto será desenvolvido em parte desta bacia, na planície de inundação do alto rio Paraná (sítio número 6 (PIAP) do PELD) localizada no último trecho do rio Paraná livre de barramentos. Os estudos sobre esse ecossistema, bem como sobre as populações e comunidades biológicas presentes nos diferentes ambientes, e a socialização do conhecimento, iniciaram em 1986, porém se intensificaram com as amostragens contínuas, a partir de 2000 com o início do PELD brasileiro. As principais hipóteses propostas são: (i) a dinâmica espacial das populações e comunidades biológicas na planície de inundação é determinada pelos pulsos hidrológicos; (ii) a presença das barragens provoca a oligotrofização deste ecossistema; (iii) a elevação da temperatura da água, esperada devido ao aquecimento global, pode mudar a distribuição das espécies e a estrutura trófica dos ambientes da planície; (iv) as unidades de conservação são efetivas para a conservação da diversidade de espécies; e (v) as espécies não nativas reduzem a densidade de algumas espécies nativas e alteram a estrutura de comunidades aquáticas. Os resultados obtidos (2017-2020) serão agregados à série temporal já existente (2000-2016). Pretende-se implementar abordagens analíticas de população, comunidade e sistemas, e avaliar a série temporal dos dados, contemplando 20 anos de amostragem na área do PIAP. A partir destas abordagens empírica e de modelagem, espera-se apresentar uma visão integrada das informações sobre as populações e as comunidades biológicas, e as condições ambientais que as cercam, incluindo as relações entre esses dois compartimentos ecossistêmicos, ao longo do tempo, a fim de elucidar e predizer processos. Para análise dos dados, serão utilizadas abordagens analíticas simples, univariada e multivariada, dependendo da hipótese a ser testada e das variáveis respostas e explanatórias analisadas. Em todas essas análises, serão controladas as escalas espaciais e temporais para inferência sobre os objetivos propostos. A coleta de dados sobre as práticas pesqueiras, os peixes e o ambiente será realizada por meio de questionários e com perguntas abertas. Todas as atividades do projeto terão a participação de alunos de graduação e pós-graduação da UEM. Mapas temáticos, tabelas e figuras deverão mostrar um cenário mais atual da variação das condições ambientais na planície, bem como da estrutura e dinâmica das populações e comunidades biológicas, ao longo do espaço e do tempo. Modelos conceituais, matemáticos e gráficos também terão mostraram o resultado as relações entre os componentes abióticos e bióticos. Os resultados esperados são: (i) conclusão de 20 monografias de curso de graduação, 35 dissertações e 20 teses de dois Programas de Pós-Graduação (Programas de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Biologia Comparada); (ii) publicação de 80 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais; (iii) publicação de um livro sobre a cobertura vegetal da planície de inundação, além da criação de um Herbário virtual (on line); e (iv) elaboração de relatórios e documentos a serem encaminhados aos órgãos ligados ao manejo dos recursos naturais (ICM-Bio, SEMA-MS e IAP), quando solicitado. A divulgação científica gerada pelos estudos no PIAP irá subsidiar pesquisas em outras Instituições de Ensino e Pesquisa e contará com a divulgação em mídia e em mostras cientifica-culturais a serem realizadas na região do sítio PELD.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Claúdia Costa Bonecker - Coordenador.
-
2013 - 2016
Planície de inundação do alto rio Paraná - Sítio 6 - Processo número: 403686/2012-1, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Liliana Rodrigues - Coordenador.
-
2013 - 2013
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2013
XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Padrões ontogênicos, alimentares e ecomorfológicos de três espécies de Serrapinnus (Characidae) em bancos de macrófitas aquáticas na Planície de Inundação do Alto rio Paraná, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosilene Luciana Delariva em 19/02/2018., Descrição: Esse projeto pretende avaliar as relações alimentares entre três espécies congenéricas de Serrapinus (Characidae, Cheirodontinae), durante a ontogenia, bem como as relações ecomorfológicas, visando entender como essas espécies coexistem e exploram os recursos alimentares nos bancos de macrófitas aquáticas de lagoas situadas no complexo planície de inundação dos rios Ivinhema e Paraná. Considerando que as semelhanças morfológicas tendem a aumentar a competição intra e interespecífica, parte-se da hipótese que as espécies ou eco-tipos coexistentes explorem diferentemente os recursos disponíveis (espaço, tempo, alimento) nos ambientes a serem investigados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Rosilene Luciana Delariva - Coordenador.
-
2012 - 2016
Diversidade de larvas e juvenis de peixes em um tributário não regulado do alto rio Paraná: Composição, abundância e variação interanual.- Processo número: 483324/2012-4, Descrição: O rio Ivinheima encontra-se atualmente inserido no Parque Estadual das Várzeas do rio Ivinhema. É um remanescente da planície alagável do rio Paraná, com grande diversidade biológica e alta relevância na manutenção dos estoques pesqueiros explorados na região, tendo os habitats mais críticos à manutenção da diversidade íctica, especialmente das espécies reofílicas, visto que constitui a única rota migratória disponível neste trecho, o que demonstra a extrema importância da preservação e conservação deste local. Assim, o objetivo geral desta proposta é: Compreender a dinâmica reprodutiva das espécies de peixes que utilizam o rio Ivinheima e seu entorno para o desenvolvimento de suas formas iniciais, avaliando principalmente a composição, a abundância e as variações espaço-temporais. Especificamente pretende-se (i) Determinar o uso de diferentes macrohabitats (calha principal do rio, lagoas marginais e remansos) por larvas e juvenis de peixes, identificando assim, locais prioritários para o crescimento das espécies dos peixes dentro da região a ser estudada; (ii) Analisar as variações temporais e interanuais na composição e abundância de larvas e juvenis; (iii) Monitorar as espécies de peixes migradores que utilizam o rio Ivinheima e sua área de influência como local de crescimento; (iv) Detectar padrões de migrações de larvas entre macrohabitats (lagoa marginal e canal principal); (v) Correlacionar os fatores abióticos com a composição e abundância das larvas e juvenis de peixes nos diferentes macrohabitats; (vi) Testar a eficiência de novos métodos e artefatos de captura para estudos das formas iniciais dos peixes; (vii) Conhecer o desenvolvimento embrionário e larval de espécies da família Characidae reproduzidas em cativeiro, visando auxiliar na identificação de indivíduos pertencentes a esta família coletados em ambientes naturais; (viii) Formar recursos humanos para atuar na área de conservação e manejo de recursos naturais. As coletas (dezesseis) ocorrerão no p. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Valmir Alves Teixeira - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Darlon Kipper - Integrante / Samuel Veríssimo - Integrante / Claudemir Martins Soares - Integrante / Márcia Sayuri Iquematsu - Integrante / Camila Barbosa Silva - Integrante / Priscilla Ramos da Cruz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2016
ALTO RIO PARANÁ: GRADIENTE LONGITUDINAL DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS E COMUNIDADES AQUÁTICAS NO ÚLTIMO TRECHO LIVRE DE BARRAMENTOS ENTRE UHE DE PORTO PRIMAVERA E RESERVATÓRIO DE ITAIPU - Processo número: 478629/2012-5, Descrição: Com o objetivo de verificar como os principais tributários do rio Paraná e as áreas adjacentes de várzea contribuem para o aumento das concentrações de fósforo e a diminuição da transparência da água ao longo do eixo longitudinal do rio em seu último trecho livre de barragens (jusante da barragem da UHE Sérgio Motta e o reservatório de Itaipu) e a interferência destes gradientes sobre as comunidades aquáticas na calha do rio e em ambientes sob sua influência, serão realizadas amostragens trimestrais, durante dois ciclos hidrológicos, ao longo do rio, em seus principais tributários e em transectos na calha principal na área de influência de cada um dos principais tributários. Além de amostragens em ambientes adjacentes, influenciados pelo rio Paraná, principalmente nos períodos de águas altas. Serão amostrados, além dos parâmetros físicos e químicos da água, várias comunidades aquáticas, abrangendo diversos níveis na cadeia trófica. Este trecho do rio Paraná vem sofrendo processo de oligotrofização por influência dos reservatórios construídos à montante, processo que ameaça a rica biodiversidade da região e de áreas de preservação permanente localizadas neste trecho do rio. Esta área é particularmente adequada para testar a Teoria da Descontinuidade Serial - SDC (sensu Ward & Stanford, 1995), segundo a qual, os rios tem a propriedade inata de se recuperarem, desde que apresentem uma extensão livre de interferências antrópicas, como barramentos e atividade industrial. Neste processo, contribuições na dimensão longitudinal (erosão das margens e ciclagem interna de mateia orgânica) e na dimensão lateral (tributários, ambientes adjacentes como planície de inundação) são importantes na recuperação da integridade ecológica do ambiente. Assim, formulou-se as hipóteses de que os processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na extensão longitudinal do rio Paraná, somada à contribuição dos tributários e áreas de várzea deste trecho, serão capazes de restabelecer a in. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Luiz Felipe Machado Velho - Coordenador.
-
2010 - 2013
A planície de inundação do alto rio Paraná - Processo número - 558118/09-7, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Angelo A Agostinho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
USO DE MACRO E MICROHABITATS PELAS FORMAS INICIAIS DE PEIXES EM UM RIO DE PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS - Processo número 480804/2010-9, Descrição: Na planície de inundação do alto rio Paraná, o rio Ivinheima é um dos poucos remanescentes com características lóticas totalmente livres de barramentos, sendo uma das poucas rotas disponíveis para peixes migradores e consequentemente um importante local de desova e crescimento da ictiofauna regional. Este modelo de utilização da planície e das lagoas marginais para a reprodução dos peixes é amplamente aceito, no entanto, a maioria dos organismos é móvel e podem ser encontrados em diferentes lugares numa escala temporal, tendo as suas fases iniciais amplos requisitos de habitat no sentido espacial e temporal. A utilização dessas áreas pelas larvas e juvenis dos peixes ainda continua sem esclarecimento, devido principalmente a escassez de estudos. Assim, o objetivo geral desta proposta é avaliar a utilização de macro e microhabitats pelos peixes em diferentes estágios de desenvolvimento inicial, bem como analisar a influência de variáveis ambientais (locais e regionais) sobre este processo. Especificamente pretende-se: enquadrar taxonomicamente (quando possível) e determinar o grau de desenvolvimento inicial dos peixes nos diferentes hábitats, considerando a temporalidade; determinar a relação entre variáveis locais (temperatura, pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, velocidade de fluxo, profundidade e tipo de substrato) e regionais (fotoperíodo, precipitação, vazão e nível fluviométrico) sobre a densidade dos organismos no diferentes hábitats; verificar se a estrutura da assembleia de larvas em diferentes níveis (macros e microhabitats) apresenta uma distribuição que difere do acaso; verificar a relação entre a disponibilidade de hábitats e a ocupação pelos peixes em diferentes estágios de desenvolvimento; testar a eficiência de novos métodos e artefatos de captura; analisar ontogenia alimentar nos macros e microhabitats; e inferir a que ponto intervenção humana nesses diferentes ambientes causaria perdas de criadouros naturais e influenciaria na sobrevivê. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador.
-
2010 - 2012
DIVERSIDADE DE LARVAS DE PEIXES NO RIO IVINHEIMA-MS: VARIAÇÃO INTERANUAL. - Processo número: 508824/2010-9, Descrição: O rio Ivinheima, Lagoa do Finado Raimundo e Lagoa dos Patos, da planície do alto rio Paraná, apresentam elevada diversidade biológica, heterogeneidade de habitat e, consequentemente, de abrigo e alimento. Este ambiente, livre de represamento, têm importância fundamental para a reprodução das espécies de peixes migradores, os quais vêm sofrendo redução em sua população devido às modificações antrópicas. O conhecimento da história natural das espécies é essencial na efetivação de medidas de preservação e conservação. Assim, este projeto tem como o objetivo avaliar a flutuação interanual da abundância das larvas de diferentes espécies de peixes em uma das áreas menos impactados do alto rio Paraná. Para tanto, foram realizadas amostragens ao longo de ciclos nictemerais em oito períodos reprodutivos consecutivos (outubro de 2002 a março de 2003; outubro de 2003 a março de 2004; outubro de 2004 a março de 2005; outubro de 2005 a março de 2006; outubro de 2006 a março de 2007; outubro de 2007 a março de 2008; outubro de 2008 a março de 2009). As larvas foram coletadas na superfície e no fundo da coluna de água, com redes de plâncton de formato cônico-cilíndrico de malha 0,5 mm e fluxômetro acoplado à boca. Concomitantemente as amostragens de ictioplâncton, foram colhidas amostras de água para determinação de algumas variáveis ambientais: temperatura, oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica. Em laboratório, as amostras serão triadas e as larvas identificadas ao menor nível taxonômico possível. Serão aplicadas técnicas de análises multivariadas tanto para os dados de abundância e distribuição temporal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Joyce Andreia dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2011
CONTINUIDADE DO MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DA ÁREA SOB INFLUÊNCIA DA UHE SERRA DA MESA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Érica Pellegrini Caramaschi - Integrante / Ricardo Iglesias Rios - Coordenador / Rosana Mazzoni Buchas - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2011
Caracterização Quantitativa e Qualitativa do Ictioplâncton e Detecção de Áreas de Desova no Rio Vermelho, Município de Rondonópolis, MT, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Reinaldo José de Castro - Integrante / Patrícia C. Vizzotto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2010
Utilização do microhabitat para o crescimento e alimentação de larvas de peixes no rio Ivinheima, planície de inundação do alto Rio Paraná, Brasil - Processo número 485159/2007-4, Descrição: RESUMO As mudanças ontogenéticas no uso do habitat e na alimentação possuem implicações determinantes para os estágios iniciais de desenvolvimento dos peixes, por apresentarem pequeno tamanho, pouca habilidade natatória e um aparelho digestório rudimentar. Assim, após a eclosão necessitam de uma fonte adequada de alimento que esteja disponível no meio assim como de áreas adequadas, longe da ameaça de predadores e fortes correntes. Nesse contexto, ganha força às ações que visam à identificação de possíveis áreas utilizadas como criadouros naturais, além daqueles já relatadas, assim como os estudos relacionados às mudanças ontogenéticas. Assim, esse estudo tem como hipótese que várias espécies de peixes utilizam os diferentes microhabitats da calha principal do rio como criadouros naturais, passando por mudanças ontogenéticas na alimentação a medida que realizam migrações entre esses microhabitats. Para tanto, essa proposta de pesquisa pretende estudar a ontogenia alimentar de larvas de peixes e a ocupação dos diferentes microhabitats oferecidos pela calha principal do rio Ivinheima, além de comparar as assembléias de ictioplâncton entre o rio e lagoas marginais. As larvas serão coletadas com redes de plâncton de formato cônico-cilíndrico de malha 0,5 mm e fluxômetro acoplado à boca. Concomitantemente as amostragens de ictioplâncton, serão colhidas amostras de água para determinação de algumas variáveis limnológicas: temperatura, oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica. Em laboratório, as amostras serão triadas e as larvas identificadas e separadas pelo grau de flexão da notocorda. Serão verificados os locais, meses e horários de maior captura de larvas, procurando estabelecer sua relação com as variáveis ambientais. Para a caracterização da dieta e da morfologia do trato digestório, os indivíduos terão seus tubos digestórios retirados e o conteúdo estomacal será contado e identificado. A análise dos dados será feita pelos métodos de frequência de ocorrência,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2007 - 2009
DESCRIÇÃO E COMPARAÇÃO DAS LARVAS DE ESPÉCIES DE AUCHENIPTERIDAE DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ - Processo número: 504532/2007-3, Descrição: A planície de inundação do alto rio Paraná juntamente com o reservatório de Itaipu e áreas adjacentes, possuem 182 espécies de peixes, sendo que a maioria ainda tem as suas fases iniciais de desenvolvimento desconhecidas. Neste trecho existem, sete espécies pertencentes à família Auchenipteridae: Auchenipterus osteomystax, Parauchenipterus galeatus, Tatia neivae, Ageneiosus inermis, Ageneiosus militaris, Ageneiosus ucayalensis e Trachelyopterus sp.. Apesar de algumas destas apresentarem seu desenvolvimento inicial descrito, estas publicações são isoladas e nem sempre acessíveis, tornando-se importante à elaboração de um trabalho que reúna todas as informações sobre o desenvolvimento larval do grupo na região. Assim, o objetivo deste estudo é descrever e comparar o desenvolvimento inicial de espécies de Auchenipteridae que ocorrem na planície de inundação do alto rio Paraná através de descrições da morfologia, morfometria e merística. Para a realização deste trabalho serão utilizados dados obtidos na literatura, além da utilização de material já coletado e ainda não descrito, depositado no Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM. Este material provem de coletas realizadas em diversos ambientes (lênticos e lóticos) da planície de inundação, onde vários projetos foram desenvolvidos. Após a identificação, os indivíduos serão separados de acordo com seu grau de desenvolvimento em: períodos larval (estágios de pré-flexão, flexão e pós-flexão) e juvenil. De cada indivíduo serão tomadas as variáveis morfométricas e merísticas. Indivíduos de cada espécie e estágio serão separados para estudos do desenvolvimento osteológico de acordo com técnicas apropriadas. Palavras-chave: larvas, peixes, desenvolvimento inicial, Auchenipteridae. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Taise Miranda Lopes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2006 - 2009
Estudo do ictioplâncton na planície de inundação do alto rio Paraná, PR/MS - Processo número 304728/2005-5, Descrição: O alto rio Paraná apresenta uma ampla planície alagável que pode chegar a 20 Km de largura, especialmente em sua margem direita. Este trecho representa o único remanescente livre de barrramentos em território brasileiro. Estudos revelam que este ambiente apresenta elevada diversidade biológica e têm importância fundamental na manutenção de populações viáveis de espécies já eliminadas dos trechos superiores da bacia, em função dos barramentos, especialmente entre os peixes (ictioplâncton) que se utilizam deste ambiente para a reprodução podem fornecer informações a respeito da localização das áreas e épocas de desova, dos locais de crescimento das formas jovens e sobre a biologia pesqueira, o que possibilita a identificação de áreas importantes para a preservação da ictiofauna. No alto rio Paraná, estes estudos estão direcionados a algumas espécies ou mesmo restritos a um determinado trecho de rio ou afluente, sendo ainda insuficientes, visto a extensão da área de estudo e a composição da ictiofauna presente nela. Assim, a presente proposta tem como objetivo identificar as áreas críticas à manutenção das espécies (locais de desocas e criadouros naturais), além de estudar a alimentação, o crescimento, e a mortalidade dos primeiros estágios do ciclo de vida dos peixes, visando obter informações para o entendimento da dinâmica reprodutiva na planície alagável do alto rio Paraná. Para execução da proposta serão utilizados dados coletados por projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM. Espera-se que através destes resultados possa se elaborar um plano de gestão ambiental, visando a integridade das áreas de desova e criadouros naturais dos peixes na região, bem como um diagnóstico dos aspectos mais relevantes da estrutura e processos reprodutivos, de modo a identificar os padrões a serem monitorados. Além de obter informações que permitam práticas de manejo ecologicamente sustentável desses recursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2005 - 2007
Importância do rio Ivinhema como área de desova e desenvolvimento de peixes do alto rio Paraná ., Descrição: O alto rio Paraná apresenta uma ampla planície alagável que pode chegar a 20 km de largura, especialmente em sua margem direita. Este trecho representa o único remanescente livre de barramentos em território brasileiro. Estudos revelam que esse remanescente de várzea do rio Paraná apresenta elevada diversidade biológica e têm importância fundamental na manutenção de populações viáveis de espécies já eliminadas dos trechos superiores da bacia, especialmente entre os peixes de grande porte que realizam extensas migrações reprodutivas. Entretanto, a construção da barragem da UHE de Porto Primavera (SP) bloqueou a rota migratória destas espécies impedindo seu acesso à parte de suas áreas de reprodução. Neste contexto, destaca-se o rio Ivinhema, que se tornou a principal rota migratória disponível neste trecho, o que demonstra a importância extrema da preservação deste local. Desta forma, o objetivo principal desta proposta é avaliar o potencial deste rio em relação a áreas de desova e criadouros naturais de peixes, visando estimar a sua real contribuição à manutenção dos estoques pesqueiros da planície alagável do alto rio Paraná. As amostragens serão realizadas mensalmente entre março de 2005 e fevereiro de 2006 e entre outubro de 2006 e janeiro de 2007 ao longo de ciclos nictemerais na área lótica e nas lagoas marginais, utilizando redes de plâncton e peneirão. A análise da distribuição de ovos, larvas e juvenis fornecerão informações básicas sobre as áreas e épocas de desova e também sobre os locais mais utilizados para o desenvolvimento inicial dos peixes (criadouros naturais). Pretende-se com esta proposta fornecer subsídios para um eficaz zoneamento e manejo da área de estudo, principalmente no que diz respeito às áreas críticas para a reprodução dos peixes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Angelo A Agostinho - Integrante / Simoni R Ziober - Integrante / Miriam Santin - Integrante / Renato Ziliani Borges - Integrante / Darlon Kipper - Integrante / David Augusto Reynalte Tataje - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
2004 - 2005
Avaliação do Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes., Descrição: Esta pesquisa avalia o Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes, analisando a atratividade do sistema, biodiversidade, seletividade do canal, ocorrência de desova ao longo do Canal e performance natatória das espécies migradoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / João Dirço Latini - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Angelo A Agostinho - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Francielle Debona - Integrante / Thaiz Bootz - Integrante / Lorês Benvenutti - Integrante / Renata Marino Sycora - Integrante / Lucileine de Assumpção - Integrante / Cleonice Cristina Hilbig - Integrante / Cleomar Fernandes - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Maringá - Remuneração.
-
2000 - 2005
Produtividade em reservatório: Relações com o estado trófico e predação (CNPq/PRONEX) (Proc. 0888/98-UEM), Descrição: Os avanços que cremos ser possível com a execução do presente projeto estão relacionados aos seguintes aspectos: (i) a abordagem inovadora nos estudos da produtividade e da fauna aquática em reservatórios brasileiros, incorporando os paradigmas da ecologia/limnologia preditiva; (ii) a avaliação da estrutura e interações na teia alimentar, considerando a disponibilidade de recursos e consumo, simultaneamente; (iii) a adequação dos índices de estado às condições vigentes nos reservatórios; (iv) a aplicação de modelos (Ecopath II) e avaliação de fluxo de energia e nutrientes na teia alimentar (isótopos estáveis), e (v) a experimentação via manipulação da teia alimentar, utilizando como escala todo o reservatório. Assim, além do avanço teórico pretendido com a proposta, é esperada, também, uma boa contribuição ao manejo de qualidade da água e da produtividade em reservatório. Numa primeira etapa, pretende-se utilizar uma abordagem regional, optando-se, assim, por uma escala predominantemente espacial de avaliação dos fenômenos ecológicos de reservatórios. O grande número de pequenos reservatórios situados no Estado do Paraná, juntamente com a diversidade de características desses reservatórios, propiciará o estudo de ambientes em diferentes condições limnológicas e submetidos a impactos variados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / Renato Ziliani Borges - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1999 - 2010
A planície alagável do rio Paraná: Estrutura e processos ambientais (Convênio: CNPq/PIE/PELD) (Proc. 230/98-UEM), Descrição: A região objeto desta proposta apresenta uma grande heterogeneidade ambiental, comportando lagoas temporárias e permanentes, com diferentes graus de conectividade com os corpos de água maiores, rios de planície (margem direita) e de águas rápidas (margem esquerda), ribeirões, riachos, vazantes e canais secundários, além da calha do rio Paraná. Essa variedade de ambientes, responsável pela elevada diversidade biológica da região, fornece condições favoráveis ao desenvolvimento de investigações sobre distribuição e abundância das diferentes espécies e dos fatores que as determinam, objeto maior dos estudos ecológicos. A facilidade de acesso à maioria dos ambientes e a variedade de condições que apresentam favorecem o desenvolvimento de experimentos em escala mesocósmica para estudos de ciclagem de nutrientes, relações inter-específicas, mecanismos "top-down" e "bottom-up", relações interespecíficas, fatores limitantes, etc. Sua posição, a montante do reservatório de Itaipu e a jusante da cascata de reservatórios do Tietê/Paraná, lhe confere características apropriadas para a avaliação do efeito do controle da vazão e da qualidade da água sobre os processos de transporte e deposicionais, na estrutura e funcionamento das comunidades bióticas. A heterogeineidade das condições de preservação das várzeas e das cerca de 150 ilhas fluviais existente na região, decorrente de diferentes práticas de uso da área, resultaram em regiões com alto grau de degradação e outras em que as condições ambientais são aparentemente originais. Esse quadro favorece experimentações visando avaliar os impactos das diferentes atividades antropogênicas (pecuária, agricultura, extrativismo, fogo, etc.) e testar técnicas de recuperação da qualidade ambiental. O quadro coloca, por outro lado, a necessidade de estudos que possam auxiliar o estabelecimento de políticas de gerenciamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21
-
1999 - 2005
Biologia pesqueira e pesca na área de influência do APM Manso: Biologia, Ecologia e Socieconomia. (Convênio: UEM/Nupélia/FURNAS) (Proc. 02239/99-UEM), Descrição: As bacias hídricas do Brasil estão perdendo sua configuração original devido à construção de reservatórios pelas usinas hidrelétricas. Os represamentos têm como conseqüências inevitáveis, alterações na composição específica e na estrutura das comunidades de peixes nativos. Assim, os impactos sobre as espécies migradoras normalmente resultam da fragmentação do habitat (áreas de desova, alimentação e crescimento) ou do isolamento de segmentos populacionais (redução da heterogeneidade genética). De maneira geral, as espécies de peixes desenvolveram diferentes estratégias, ligadas a diferentes funções vitais, as quais as habilitam a se manterem presentes em distintos hábitats. Em relação à reprodução, essa estratégia está associada às condições favoráveis ao desenvolvimento inicial dos ovos e larvas, destacando-se locais e épocas com maior disponibilidade de abrigo e alimento. Migração, cuidado com a prole, tipo de desova, número e tipo de ovo (tamanho, reservas, envoltórios, adesividade e pigmentos), tempo de incubação e desenvolvimento embrionário, são aspectos dessas estratégias. Desse modo, as informações acerca da localização, dimensão e caracterização dessas áreas são básicas para ações de manejo (ampliação, proteção, adequação ou implantação das áreas de desova) que visem ao aumento da produção pesqueira ou à preservação de espécies. Assim, o presente trabalho tem por objetivo descrever a importância da área de influência da APM Manso no recrutamento de juvenis aos estoques de peixes da região, e fornecer alternativas de manejos para as espécies migradoras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / André Vieira Galuch - Integrante / Luciana Fugimoto Assakawa - Integrante / Mariangela Di Benedetto - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
1999 - 1999
Levantamento preliminar do ictioplâncton da bacia do rio Ivaí - PR (Convênio: UEM/COPEL)., Descrição: A identificação precisa das áreas de desovas tem importância fundamental para a implementação de medidas de orientação e proteção destas áreas. Estas informações constituem um dado precioso na fase de inventário, pois fornece subsídios importantes à partição de quedas. Nas fases de estudo de viabilidade e de projeto básico, estes conhecimentos auxiliam na avaliação dos impactos específicos do empreendimento e do detalhamento dos planos e programas ambientais. Além disso, outros conhecimentos, como áreas de reprodução, alimentação e crescimento inicial, também são elementos necessários para uma avaliação dos custos sócios-ambientais associados às diferentes alternativas na escolha do local do eixo da barragem a ser construída. Assim, a posição de um afluente em relação à barragem pode ser decisiva sobre a preservação de grupos de espécies. No rio Ivaí, a escassez de informações acerca dos peixes, particularmente no que se refere às suas organizações em assembléias e mesmo a bionomia, indica urgência de estudos mais detalhados sobre os aspectos básicos da biologia e ecologia das espécies, para que possam ser adotadas medidas atenuadoras dos impactos decorrentes da ação antrópica. Neste sentido, o presente projeto tem grande relevância como uma avaliação. Constitui objetivo deste relatório e do projeto que lhe deu origem (Ictioplâncton da bacia do rio Ivaí/PR), identificar a importância do rio Ivaí no recrutamento de juvenis aos estoques de peixes da região e fornecer evidências preliminares acerca de afluentes ou trechos de rios com importância nesse processo. Procurou-se durante a análise dos resultados, contemplar as abordagens discutidas nos relatórios do Comitê Coordenador das Atividades de Meio Ambiente do Setor Elétrico (COMASE-ELETROBRÁS) e apresentados durante os seminários sobre a fauna aquática durante os anos de 1994-95. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1995 - 1999
Manual de identificação de ovos e larvas de peixes brasileiros de água doce, 1ª e 2 ª etapa (Convênio: UEm/Eletrobrás) (Proc. n 1795/94-UEM)., Descrição: Os impactos causados pela interferência humana nos regimes hídricos naturais, têm como conseqüências inevitáveis a fragmentação do habitat (áreas de desova, alimentação e crescimento) ou do isolamento de segmentos populacionais (redução da heterogeneidade genética). No entanto, todos os métodos correntes usadas para esse tipo de estudo apresentam pressupostos que dificilmente não são violados, requerendo ratificação. Portanto, consideram a necessidade de os resultados serem corroborados pela aplicação de outros métodos. Desta forma, justifica-se a presente proposta que visa o desenvolvimento e aprimoramento de novas técnicas de avaliação e aplicação rápida para localização de áreas de desovas e criadouros naturais de espécies nativas de peixes. De maneira geral, as espécies que constituem a comunidade ictíica de um rio, podem ser enquadradas em dois grandes grupos: 1) aquelas que cumprem todo o seu ciclo de vida na região, ocorrendo indivíduos em todas as fases de desenvolvimento, e 2) aquelas que cumprem apenas uma fase do seu ciclo de vida na região, utilizando as cabeceiras como área de reprodução e a foz como área de crescimento inicial, ou como áreas temporárias de alimentação e recuperação na fase adulta (VAZZOLER et al., 1997). A identificação precisa das áreas de desovas e criadouros naturais são de importância fundamental para a manipulação de populações, implementação de medidas de orientação e proteção destas áreas. Estas informações constituem um dado precioso em qualquer das fases de um empreendimento hídrico. Na fase de inventário, esse conhecimento fornece subsídios importantes na racionalização da partição de quedas. Nas fases de estudo da viabilidade, projeto básico e operação, estes conhecimentos auxiliam na avaliação dos impactos específicos do empreendimento e no detalhamento dos planos e programas ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas Brasileiras - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16
-
1993 - 1995
Ictiologia e aquicultura experimental para o reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo, Pr - Sub- Projet: Ovos e larvas de peixes (Convênio: UEM/COPEL), Descrição: Os estudos de distribuição de ovos e larvas de peixes fornecem evidências consistentes sobre época de desova e para a localização dos locais de reprodução e dos criadouros naturais. Essa informação é valiosa na tomada de medidas efetivas de proteção das populações desses animais, no contexto do manejo de reservatórios, visto que o recrutamento depende fortemente da integridade desses ambientes (Agostinho et al, 1993). O registro de adultos em estádios finais de desenvolvimento gonadal ou com evidências de desova recente (esgotados) no local ou período de maior densidade de ovos e larvas é recurso adicional para comprovar tais evidências. As desovas são influenciadas por uma série de fatores exógenos, que sinalizam a ocorrência de condições favoráveis para sua efetivação, maximizando a sobrevivência larval (quando há maior disponibilidade de alimento) e minimizando os riscos de predação sobre a prole (Lowe-McConnell, 1987; Munro, 1990). Estudos dessa natureza, entretanto, requerem o reconhecimento específico do material biológico (ovos e larvas), tarefa das mais complicadas quando envolve a fauna endêmica e pouco estudada do rio Iguaçu. Neste capítulo, que reporta resultados preliminares e pioneiros na bacia do Iguaçu, são analisadas as amostras totais de ovos e larvas obtidas durante o período de setembro de 1993 a fevereiro 1995, no reservatório de Segredo. A distribuição e abundância de ovos e larvas são discutidas ao nível de toda taxocenose, obtendo-se, portanto, evidências de épocas e locais de desova coletiva, e para algumas espécies em que a identificação das larvas foi possível. Além disso, pelo caráter endêmico da ictiofauna e pela ausência de estudos na literatura, é fornecida a caracterização sistemática de algumas espécies desse reservatório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1992 - 1995
Estudos ambientais da planície de inundação do rio paraná, no trecho compreendido entre a foz do rio Paranapanema e o reservatório de Itaipu. Sub-projeto: Ovos e larvas de Peixes (Convênio: UEM/PADCT-CIAMB), Descrição: A região objeto desta proposta apresenta uma grande heterogeneidade ambiental, comportando lagoas temporárias e permanentes, com diferentes graus de conectividade com os corpos de água maiores, rios de planície (margem direita) e de águas rápidas (margem esquerda), ribeirões, riachos, vazantes e canais secundários, além da calha do rio Paraná. Essa variedade de ambientes, responsável pela elevada diversidade biológica da região, fornece condições favoráveis ao desenvolvimento de investigações sobre distribuição e abundância das diferentes espécies e dos fatores que as determinam, objeto maior dos estudos ecológicos. A facilidade de acesso à maioria dos ambientes e a variedade de condições que apresentam favorecem o desenvolvimento de experimentos em escala mesocósmica para estudos de ciclagem de nutrientes, relações inter-específicas, mecanismos "top-down" e "bottom-up", relações interespecíficas, fatores limitantes, etc. Sua posição, a montante do reservatório de Itaipu e a jusante da cascata de reservatórios do Tietê/Paraná, lhe confere características apropriadas para a avaliação do efeito do controle da vazão e da qualidade da água sobre os processos de transporte e deposicionais, na estrutura e funcionamento das comunidades bióticas. A heterogeineidade das condições de preservação das várzeas e das cerca de 150 ilhas fluviais existente na região, decorrente de diferentes práticas de uso da área, resultaram em regiões com alto grau de degradação e outras em que as condições ambientais são aparentemente originais. Esse quadro favorece experimentações visando avaliar os impactos das diferentes atividades antropogênicas (pecuária, agricultura, extrativismo, fogo, etc.) e testar técnicas de recuperação da qualidade ambiental. O quadro coloca, por outro lado, a necessidade de estudos que possam auxiliar o estabelecimento de políticas de gerenciamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Maristela Cavicchioli - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Maria do Socorro Tenório Baumgartner - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 30
-
1991 - 1992
Ecologia de populações de peixes no reservatório de Itaipu, nos primeiros anos de sua formação, 13ª estapa. Sub-projeto: Estudo das áreas de desovas de peixes no reservatório e trecho a montante (Convênio:UEM/ITAIPU BINACIONAL)., Descrição: Os represamentos têm como conseqüências inevitáveis as alterações na composição específica e na estrutura das comunidades anteriormente presentes. Assim, é esperado que o processo de ocupação do novo ambiente pelas espécies fluviais ocorra com a extinção local de algumas espécies reofílicas, proliferação de espécies oportunistas e redução no tamanho populacional daquelas que também na área alagada apresentam algum tipo de restrição. Embora o processo de colonização dos reservatórios seja ainda amplamente desconhecido, é esperado que vários fatores, em fortes interações, levem a este quadro. As restrições impostas ao acesso ou à disponibilidade dos locais de desova e criadouros naturais devem ser as mais críticas. Na bacia do rio Paraná, apenas os reservatórios que possuem extensas áreas livres a montante ou grandes tributários laterais comportam estoques de espécies típicamente reofílicas (AGOSTINHO, 1994). No reservatório de Itaipu, a existência de uma ampla área de várzea no trecho livre do rio Paraná, a montante, pode ser responsável, pelo fato de sete entre dez espécies, com maior contribuição nos desembarques pesqueiros serem grandes migradoras. As espécies dominantes são, no entanto, aquelas que têm seu ciclo completo desenvolvido no âmbito da área represada (AGOSTINHO et al., no prelo). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Integrante / Keshiyu Nakatani - Coordenador / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante., Financiador(es): Itaipu Binacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - 2012
COLEÇÃO DE OVOS E LARVAS DE PEIXES DE ÁGUA DOCE DO BRASIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A INTEGRAÇÃO DAS PESQUISAS NA ÁREA. - Processo número: 505238/2010-1, Descrição: Em sua maioria, as descrições morfológicas, principalmente, de larvas de peixes de água doce têm natureza específica e encontram-se dispersas em publicações isoladas e/ou de acesso restrito. Muitas são incompletas, não contemplando detalhes das diferentes fases. O caráter disperso e incompleto das descrições, aliado às incongruências taxonômicas que ainda persistem para as formas adultas de algumas espécies, tem imposto limitações ao desenvolvimento dos estudos de ecologia do ictioplâncton e aos levantamentos de áreas críticas ao recrutamento. A identificação de ovos e larvas tem sido realizada por especialistas, a partir de coleções de referência. Entretanto, o número de especialistas e de coleções é limitado. Buscando minimizar esta dificuldade e também subsidiar a prospecção de locais de desovas e criadouros naturais, o Laboratório de Ictioplâncton/Nupélia/UEM tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, várias publicações contemplando a descrições do desenvolvimento inicial de várias espécies de peixes de água doce de diferentes bacias hidrográficas brasileiras. Entretanto, este trabalho representa ainda muito pouco, visto que o número de espécies de peixes adultos identificadas no Brasil até o momento se aproxima a três mil. Assim, é imprescindível que haja a continuidade deste estudo buscando incorporar novas descrições àquelas já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Andréa Bialetzki - Coordenador / Manoela Stopa Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
1998
Menção de Louvor a dissertação de mestrado apresentada ao curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Universidade Estadual de Maringá.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura. , Av. Colombo, 5790 - Bloco G-80, sala 12, Jardim Universitário, 87020-900 - Maringa, PR - Brasil, Telefone: (44) 30114640, Fax: (44) 30111424, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: , Enquadramento Funcional: Biologa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bióloga do Laboratório de Ictioplâncton
1992 - 1992
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Laboratório, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1991 - 1992
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Estagiária do laboratório de Ictioplâncton
Atividades
-
01/2016
Ensino, Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Aquática II - Ovos e Larvas de Peixes, Ecologia de Ovos e larvas de Peixes, Ecologia de Campo
-
03/2004
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Cargo ou função, Membro da Câmara deliberativa do Nupélia.
-
08/2000
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Linhas de pesquisa
-
02/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Comissão Encarregada pela seleção dos candidatos para o Curso de Mestrado do PEA-2017/2018.
-
02/2017 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Comissão responsável pela organização do XX EPGPEA.
-
04/2016 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Comissão Encarregada da Seleção de Candidatos para Curso de Mestrado do Pea-2016/2017.
-
05/2014 - 04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do PEA - representante docente.
-
02/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Comissão responsavel pelo aplicação do Exame de Conhecimento em Língua Inglesa aos Pós-graduandos do PEA.
-
09/2004 - 12/2015
Ensino, Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Aquática, Ecologia de Ovos e Larvas de Peixes
-
07/2014 - 08/2014
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento no Laboratório de Ictioplâncton ao pós-graduando Gustavo Ribeiro Rosa - Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC-MG
-
04/2014 - 05/2014
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento no Laboratório de Ictioplâncton ao acadêmico Lázaro Henrique Soares de Moraes da Conceição - UNIOESTE-Cascavel
-
02/2014 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Cargo ou função, Presidente da comissão eleitoral para a eleição aos cargos do Nupélia.
-
06/2012 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Bolsas do Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.
-
05/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da comissão encarregada para seleção dos candidatos para o curso de doutorado do PEA?2013-2014.
-
09/2013 - 09/2013
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Ricardo Becker de Araújo
-
09/2013 - 09/2013
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Lívia Henriques de Araújo Pereira
-
10/2012 - 10/2012
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Biologia Comparada.,Serviço realizado, Parecerista do projeto de doutorado do pós-graduando Pablo Henrique dos Santos Picapedra.
-
06/2012 - 06/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Rafael Couto Rosa de Souza
-
05/2012 - 05/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Diego Alves Zoccal Garcia - UEL
-
05/2012 - 05/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Fernando Massayuki Assega - UEL
-
05/2012 - 05/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Alexandro Derly Augusto Costa - UEL
-
04/2012 - 05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Cargo ou função, Membro da comissão eleitoral para eleição dos cargos do Nupélia.
-
02/2012 - 02/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Tânia Cristina Pontes
-
08/2011 - 08/2011
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado ao Pós-graduando Diego Maia Zacardi
-
08/2011 - 08/2011
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado a Pós-graduanda Suzana Carla da Silva Bittencourt
-
03/2011 - 03/2011
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado no Laboratório de Ictioplâncton à Mayra Klein
-
02/2011 - 02/2011
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado no Laboratório de Ictioplâncton à Débora Carvalho David
-
06/2010 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da comissão de seleção do mestrado 2010.
-
08/2010 - 08/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.,Atividade realizada, Participação no curso Ilustração Científica - 30 hs..
-
04/2006 - 07/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Cargo ou função, Membro da comissão para acompanhar a construção do bloco G-80 (Portaria n°002/06-Nupélia).
-
04/2010 - 05/2010
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Cargo ou função, Presidente da comissão Eleitoral para cargos do Nupélia (Portaria n001/10-NUP).
-
06/2009 - 05/2010
Direção e administração, GRE.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética Ambiental.
-
11/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Biologia Comparada.,Cargo ou função, Membro do corpo de avaliadores de projetos de dissertação de mestrado/III Encontro de Pós-graduandos em Biologia Comparada da UEM.
-
12/2008 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, GRE.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Proteção e Educação Ambiental.
-
10/2009 - 10/2009
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado no laboratório de Ictioplâncton à Pablo Henrique dos Santos Picapedra no l
-
10/2009 - 10/2009
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento ministrado no Laboratório de Ictioplâncton à Evelyn Barzotto Silva
-
03/2009 - 04/2009
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de Identificação de Larvas de Peixes a Fábio Mineo Suzuki
-
03/2009 - 03/2009
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de metodologia de coleta, análise e identificação de larvas de peixes para Gabriel Ennes Teixeira
-
04/2008 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção Mestrado 2008.
-
10/2008 - 10/2008
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de técnicas de análise e identificação de larvas de peixes a Gabriella Maria Maimone de Figueiredo
-
10/2008 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações/Teses do XI EPGPEA.
-
10/2006 - 09/2008
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Cargo ou função, Coordenadora da Base Avançada de Pesquisas do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura/Nupélia/UEM.
-
08/2008 - 08/2008
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de identificação de larvas de peixes para Márcia Teixeira de Oliveira
-
08/2008 - 08/2008
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de Identificação de Larvas de Peixes para paola Caroline Scame Tavares
-
04/2008 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Eleitoral para Cargos do Nupélia.
-
03/2007 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção Mestrado - 2007..
-
10/2007 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da Comissão Examinadora de Projetos de Dissertações e/ou Teses no X EPGPEA.
-
05/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Biológicas, Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.,Cargo ou função, Membro da comissão de Seleção para o Mestrado (2006) do Curso de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.
-
09/2006 - 09/2006
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de identificação de larvas de peixes a acadêmica Trícia Thommem Maciel - UFMT/Cuiabá-MT.
-
09/2004 - 09/2006
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Cargo ou função, Vice-coordenadora da Base Avançada de Pesquisa do Nupélia (Porto Rico-PR).
-
03/2006 - 03/2006
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Nupélia Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aquicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de coleta, preservação e identificação do ictioplâncton de água doce ao biólogo Leandro Reinhold Baucke/Unochapecó-SC
-
07/2005 - 07/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de identificação de larvas de peixes a acadêmica Vanessa Salete Daga - UNIPAR/Toledo-PR.
-
07/2005 - 07/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de identificação de larvas de peixes a acadêmica Tatiane Mary Gogola - UNIPAR/Toledo-PR.
-
07/2005 - 07/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de identificação de larvas de peixes a acadêmica Letícia Maria de Aguiar González - UNIPAR/Toledo-PR.
-
06/2005 - 07/2005
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de estudo de ovos e larvas de peixes a doutoranda Juliana Stabile de Oliveira - UFPR/Curitiba-PR.
-
09/2004 - 09/2004
Ensino, Especialização Em Biologia Aquática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Biologia de Vertebrados (Peixes) - Colaborador
-
04/2004 - 04/2004
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre técnicas de estudo de ovos e larvas de peixes a acadêmica Alice Hirschmann - UNIVATES/Lageado-RS.
-
08/2003 - 08/2003
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de técnicas de estudo de ovos e larvas de peixes ao acadêmico Fábio Cop Ferreira/Unesp-Rio Claro
-
04/2003 - 04/2003
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Atividade de extensão realizada, Palestra sobre Ictioplâncton no Curso de Extensão "Fundamentos de Ecologia Aquática".
-
03/2003 - 03/2003
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de identificação de ovos e larvas de peixes de água doce do bolsista David Reynalte da UFSC.
-
03/2001 - 04/2001
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de identificação de ovos e larvas de peixes de água doce do bolsista David Reynalte da UFSC.
-
09/2000 - 10/2000
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Treinamentos ministrados, Treinamento de identificação de ovos e larvas de peixes ministrado ao Pós-graduando Edinberg Caldas de Oliveira do Programa de Pós-graduação em Ecologia do INPA
-
09/2000 - 09/2000
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Atividade de extensão realizada, Crescimento e mortalidade de peixes.
-
09/2000 - 09/2000
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Introdução ao estudo de ovos e larvas de peixes de água doce.
-
11/1998 - 11/1998
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Atividade de extensão realizada, Delineamento amostral em estudos multidisciplinares de longa duração.
-
08/1998 - 08/1998
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Metodologia de identificação de ovos e larvas de peixes.
-
09/1996 - 09/1996
Treinamentos ministrados , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Treinamentos ministrados, Técnicas de coleta, preservação e identificação do ictioplâncton de água doce.
-
06/1996 - 06/1996
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Atividade de extensão realizada, Preparação e leitura de otólitos para determinação de idade em peixes.
-
02/1994 - 03/1994
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Atividade de extensão realizada, Introdução à Pesquisa em Biologia Pesqueira.
-
10/1992 - 10/1992
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Atividade de extensão realizada, Taxidermia Animal.
-
02/1991 - 01/1992
Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Núcleo de Pesquisas Em Limnologia Ictiologia e Aqüicultura.,Estágio realizado, Laboratório de Ictioplâncton.
-
02/1991 - 02/1991
Extensão universitária , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia.,Atividade de extensão realizada, Curso sobre Peixes cartilaginosos.
2006 - 2015
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador 2, Carga horária: 20
2009 - 2011
Fundação Bio-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Colaborador, Carga horária: 8
2011 - 2011
Fundação Centro Tecnológico de Minas GeraisVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Convidada
Atividades
-
10/2011 - 10/2011
Treinamentos ministrados , Presidência, Diretoria de Panejamento, Gestão e Finanças.,Treinamentos ministrados, Curso: Coleta e identificação de ovos e larvas de peixes de água doce
2008 - 2010
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8
1993 - 1996
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
02/1996 - 02/1996
Extensão universitária , Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia.,Atividade de extensão realizada, Curso sobre Taxonomia numérica.
-
08/1993 - 08/1993
Estágios , Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia.,Estágio realizado, Laboratório de Crustáceos.
2007 - 2007
Universidade ParanaenseVínculo: Professor do curso de especial, Enquadramento Funcional: professor
Atividades
-
03/2007
Ensino, Ecologia e Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais
Você é Andréa Bialetzki?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Andréa Bialetzki e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?