Mauricio Martinelli Reché

Físico-tecnólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1973, com Curso de Pós-Graduação em Metrologia pela Coordenação de Programas de Pós- Graduação de Engenharia da UFRJ- COPPE em 1977. Mestrado em Sistema de Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense (com a Tese Novas Formas de Atuação para a Metrologia Legal no Brasil - 2004). Curso na Escola Superior de Guerra do Estado Maior das Forças Armadas ESG - CAEPE, Presidência da República do Brasil (1996 ), Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégicas. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Regualmentação Metrológica da Diretoria de Metrologia Legal do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizaçào e Qualidade Industrial-Inmetro e Diretor Substituto de Metrologia Legal . Responsável Técnico pelo projeto de cooperação técnica, no âmbito da metrologia legal, entre o Brasil e a Costa Rica (Inmetro / Laboratório Costarricense de Metrologia - Lacomet) - Desde 2004, nas áreas de saúde e meio ambiente e serviços públicos. Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daqueles países - Desde 2005. Coordenação de estágios e visitas técnicas e apresentação das atividades da Diretoria de Metrologia Legal para delegações estrangeiras:Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Cuba, Nova Zelândia, Angola, Moçambique, Costa Rica, Argentina, Paraguai , Uruguai, Desde 1998. Coordenador, no âmbito da Diretoria de Metrologia Legal, do processo de formulação do Plano Estratégico para o INMETRO - 1986/ 1989 e 2004/2007.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Sistema de Gestão

2001 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Orientador: João Alberto Neves dos Santos
Palavras-chave: metrologia legal; Novas Formas de atuação; Modelo de atuação.Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1996 - 1996

Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégicas. (Carga horária: 360h). , Escola Superior de Guerra.

1988 - 1988

Curso de treinamento em metrologia legal. (Carga horária: 360h). , Instituto de Investigaciones em Metrologia - INIMET del Comitê Estatal de N.

1988 - 1988

Curso de treinamento em metrologia legal. (Carga horária: 360h). , Instituto de Investigaciones em Metrologia - INIMET del Comitê Estatal de N.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Congresso Interno do Inmetro - Inovação. Desenvolvimento da Pesquisa em Metrologia Legal. 2010. (Congresso).

Seminário sobre Pesquisa Regulatória na Diretoria de Metrologia Legal.Pesquisa regulatória. 2010. (Seminário).

Seminário sobre Pesquisa Regulatória na Diretoria da Qualidade do Inmetro.Pesquisa Regulatória. 2010. (Seminário).

Painel setorial sobre instrumentos de medição.Experiencia brasileira na implantação do controle metrológico legal. 2010. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Metrologia. CONCEITUAÇÃO E FUNDAMENTOS DA PESQUISA REGULATÓRIA. 2009. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Metrologia. PESQUISA REGULATÓRIA NO BRASIL. 2009. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Metrologia. CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTROLE METROLÓGICO LEGAL A SER APLICADO AOS INSTRUMENTOS MEDIDORES DE RADIAÇÕES IONIZANTES DE USO INDUSTRIAL. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Mendes de Oliveira

RECHE, M. M.. Estudo comparativo entre os diversos métodos para arqueação de tanques. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mariele Santos

RECHE, M. M.. Estudo da confiabilidade metrológica de esfigmomanometros anaróides utilizados em hospitais, clínicas e postos de saúde do setor público da cidade de Guarapuava - PR. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cleber Moreira de Souza

RECHE, M. M.. Estudo sobre a importância da metrologia legal aplicada à detector de radiação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alceu Magro

RECHE, M. M.. Garantia metrológia e a verificação de veículos-tanque para o transporte de líquidos a granel. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Alysson Marcelo de Campos

RECHE, M. M.. Estudo comparativo da padronização da quantidade líquida indicadas nas embalagens de biscoitos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elli Maus

RECHE, M. M.. Estudo comparativo da metodologia aplicada para pré-medidos de massa/volume e unidade/comprimento. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fábio Boligon

RECHE, M. M.. Metodologia para verificação metrológica de torres de chope na cidade de Cascavel - PR. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Ronaldo Cesar Carvalho

RECHE, M. M.. Avaliação da atuação da Metrologia Legal na medição de umidade de grãos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Jose Sehnem

RECHE, M. M.. Princípio da eficiência em face da atuação fiscalizatória do INMETRO em produtos pré-medidos no IPEM-PR. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Reginaldo Cézar novaczek

RECHE, M. M.. Estudo da importância da verificação dos cronotacógrafos no estado do Paraná. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Carlos Alexandre Brero de Campos

RECHE, M. M.. Estudo de conceito de um software de gestão de instrumentos utilizados na metrologia legal para as unidades RBMLQ. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Camile Cardoso

RECHE, M. M.. Inserção da pesquisa regulatória como ferramenta para atuação da Metrologia Legal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Silvio de Oliveira Monteiro

Implantação da Zona de Medição no controle metrológico de medidores de velocidade de veículos automotores; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional) - Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial-RJ; (Coorientador);

Eduardo Ribeiro de Oliveira

Estimativa da incerteza de simulador de pista para ensaios de cronotacógrafos; Início: 2010; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional) - Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial-RJ; (Coorientador);

ELIESLEY ALVES GORRIZ

Curso de especialização em metrologia legal no âmbito do convênio Inmetro/UFPR/IPEM-PR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Muriel Louise Menegazzo

A caracterização dos manômetros utilizados em caldeiras no âmbito da metrologia legal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Thiago Demczuk

A rede brasileira de metrologia legal e seu papel nas verificações de cronotacógrafos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Graziela Renata Massaro

Estudo da importância da metrologia legal no controle do espectrofotômetro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Alceu Magro

Garantia metrológia e a verificação de veículos-tanque para o transporte de líquidos a granel; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Aline Rossetto da Luz

Proposta para implantação do controle metrológico legal para dosímetro pessoal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Tricia Castilhos de Abreu

Atuação da Metrologia Legal no monitoramento da qualidade da água; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Reginaldo Cézar novaczek

Estudo da importância da verificação dos cronotacógrafos no estado do Paraná; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Camile Cardoso

Inserção da pesquisa regulatória como ferramenta para atuação da Metrologia Legal; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Metrologia Legal) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Mauricio Martinelli Reche;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Joaquim Vinge

A Metrologia e a Qualidade de Vida da Sociedade; 1996; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Altos Estudos de Políticas e Estratégias) - Escola Superior de Guerra; Orientador: Jose Joaquim Vinge;

João Alberto Neves dos Santos

Novas formas de atuação para a metrologia legal no Brasil; 2004; 112 f; Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: João Alberto Neves dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RECHE, M. M. . Metrologia Legal - Avaliação Estratégica e Impactos no Modelo de Atuação. metering international , v. 3, p. 100-105, 2003.

  • RECHE, M. M. . Modelo de Atuação Aplicado à Metrologia Legal - Novas Formas de Atuação para o Controle Metrológico. metering international , v. 3, p. 110-120, 2003.

  • RECHE, M. M. ; ASSIS, A. S. . Desenvolvimento da Pesquisa em Metrologia Legal. In: I Congresso Interno Inmetro, 2010, Rio de Janeiro. I Congresso Interno Inmetro, 2010.

  • FREITAS, MC (Marcelo Castilho de Freitas) ; RECHE, M. M. . A melhoria do Serviço de Apreciação Técnica de Modelo com Novos Critérios para aceitação. In: I Congresso Interno Inmetro, 2010, Rio de Janeiro. I Congresso Interno Inmetro, 2010.

  • RECHE, M. M. ; ASSIS, A. S. ; GUARANÁ, MC (Maria Cristina Guaraná) . Pesquisa Regulatória no Brasil. In: V Congresso Brasileiro de Metrologia, 2009, Salvador. V Congresso Brasileiro de Metrologia, 2009.

  • ASSIS, A. S. ; RECHE, M. M. ; AZEVEDO,CA (Carlos Augusto de Azevedo) . Conceituação e Fundamentos da pesquisa regulatória. In: V Congresso Brasileiro de Metrologia, 2009, Salvador. V Congresso Brasileiro de Metrologia, 2009.

  • FARIA, CO (Claudia de Oliveira Faria) ; SCHITTINI, GM ( Gilberto de Menezes Schittini) ; RECHE, M. M. ; ASSIS, A. S. . Considerações sobre o Controle Metrológico a ser aplicado aos instrumentos medidores de radiações ionizantes de uso industrial. In: V Congresso Brasileiro de Metrologia, 2009, Salvador. V Congresso Brasileiro de Metrologia, 2009.

  • SILVA, Pedro Paulo almeida ; RECHE, M. M. ; SILVA, ME (Maurício Evangelista da Silva) . The Legal Metrology Brazilian Model. In: XVIII IMEKO WORLD CONGRESS, 2006, Rio de Janeiro. XVIII IMEKO WORLD CONGRESS, 2006.

  • RECHE, M. M. . Metrologia e Qualidade de Vida da Sociedade - Escola Superior de Guerra - ESG - 1996 - CAEPE. ESG: ESG, 1996 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

RECHE, M. M. . Responsável Técnico pelo projeto de cooperação técnica, no âmbito da metrologia legal, entre o Brasil e a Costa Rica (Inmetro / Laboratório Costarricense de Metrologia - Lacomet) - Desde 2004, nas áreas de saúde e meio ambiente e serviços públicos. 2008.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2008.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2008.

RECHE, M. M. . Responsável Técnico pelo projeto de cooperação técnica, no âmbito da metrologia legal, entre o Brasil e a Costa Rica (Inmetro / Laboratório Costarricense de Metrologia - Lacomet) - Desde 2004, nas áreas de saúde e meio ambiente e serviços públicos. 2007.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2007.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2007.

RECHE, M. M. . Responsável Técnico pelo projeto de cooperação técnica, no âmbito da metrologia legal, entre o Brasil e a Costa Rica (Inmetro / Laboratório Costarricense de Metrologia - Lacomet) - Desde 2004, nas áreas de saúde e meio ambiente e serviços públicos. 2006.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2006.

RECHE, M. M. . Responsável Técnico pelo projeto de cooperação técnica, no âmbito da metrologia legal, entre o Brasil e a Costa Rica (Inmetro / Laboratório Costarricense de Metrologia - Lacomet) - Desde 2004, nas áreas de saúde e meio ambiente e serviços públicos. 2005.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2005.

RECHE, M. M. . Responsável pelos trabalhos de assistência técnica em metrologia legal aos órgãos metrológicos de Angola e Moçambique, solicitada ao Inmetro pelo Physikalish-Technische Bundesanstalt (PTB da Alemanha) por solicitação da SADCMEL (comunidade metrológica dos países do sul da África), elaborando o texto base de uma lei em metrologia e definição quanto a capacitação dos técnicos em metrologia legal daq. 2005.

RECHE, M. M. . Responsável Técnico pelo projeto de cooperação técnica, no âmbito da metrologia legal, entre o Brasil e a Costa Rica (Inmetro / Laboratório Costarricense de Metrologia - Lacomet) - Desde 2004, nas áreas de saúde e meio ambiente e serviços públicos.. 2004.

RECHE, M. M. . Câmara Temática de Esforço Legal, Infrações, Penalidades, Crimes de Trânsito e Policiamento. 2000.

RECHE, M. M. . Assessor de Diretoria do INMETRO - 1993/1995 (Port. Inmetro nº 268/1993). 1993.

RECHE, M. M. . Coordenação de estágios e visitas técnicas e apresentação das atividades da Diretoria de Metrologia Legal para delegações estrangeiras:Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Cuba, Nova Zelândia, Angola, Moçambique, Costa Rica, Argentina, Paraguai , Uruguai, Desde 1998. 2008.

RECHE, M. M. . Coordenador, no âmbito da Diretoria de Metrologia Legal, do processo de formulação do Plano Estratégico para o INMETRO - 1986/ 1989 e 2004/2007. 2007.

RECHE, M. M. . Coordenador, no âmbito da Diretoria de Metrologia Legal, do processo de formulação do Plano Estratégico para o INMETRO - 1986/ 1989 e 2004/2007. 2007.

RECHE, M. M. . Missão técnica ao PTB (Alemanha), IPQ (Portugal) e CEN (Espanha) para estudo do modelo de metrologia legal adotado por estes países - 2002. 2002.

RECHE, M. M. ; COLABORADORES, O. . termo de referência para a Diretoria da Autarquia construir as premissas norteadoras do papel a ser desempenhado pelo INMETRO, no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - SINMETRO. 2001.

RECHE, M. M. . Gerente de Regulamentação e Aprovação de Modelo do INMETRO - 2000/ ( Port Inmetro nº 123 /2000 ). 2000.

RECHE, M. M. . Chefe da Divisão de Regulamentação Técnica Metrológica do INMETRO - 1995/1999 (Port.Inmetro nº 045 /96 ). 1999.

RECHE, M. M. . Chefe da Divisão de Regulamentação Técnica Metrológica do INMETRO - 1995/1999 (Port.Inmetro nº 045 /96 ). 1999.

RECHE, M. M. . Missão técnica ao Centro Espanhol de Metrologia - CEM , Espanha para implantação do Sistema de Certificação da Organização Internacional de Metrologia Legal - OIML no Brasil - 1995. 1995.

RECHE, M. M. . Chefe do Departamento de Regulamentação Técnica Metrológica da DIMEL, exercendo a supervisão, coordenação e controle das atividades de elaboração dos regulamentos técnicos metrológicos e das normas de procedimentos, incluindo participação e acompanhamento em nível internacional como projetos de recomendações e Documentos Internacionais da OIML, propondo posicionamento do Brasil. - 1986/1991 ( OS/. 1991.

RECHE, M. M. . Chefe do Departamento de Regulamentação Técnica Metrológica da DIMEL, exercendo a supervisão, coordenação e controle das atividades de elaboração dos regulamentos técnicos metrológicos e das normas de procedimentos, incluindo participação e acompanhamento em nível internacional como projetos de recomendações e Documentos Internacionais da OIML, propondo posicionamento do Brasil. - 1986/1991 ( OS/. 1991.

RECHE, M. M. . Visitas técnicas aos laboratórios do INIMET - órgão metrológico cubano (pressão, temperatura, tempo e freqüência, grandezas físico-químicas, laboratório móvel que realiza serviços metrológicos relacionados à saúde pública e ao laboratório móvel Universal de Metrologia - 1988. 1988.

RECHE, M. M. . Chefe da Seção de Especificação Técnica da Diretoria de Metrologia Legal do INMETRO, exercendo a supervisão, coordenação e controle das atividades de elaboração de especificações e, instruções, manuais de procedimentos e recomendações referentes aos regulamentos técnicos no âmbito da metrologia legal - 1983/1986. 1986.

RECHE, M. M. . Secretário Técnico do Programa - Dinamização das Operações de Metrologia Legal do INMETRO - 1985/ 1986. 1986.

RECHE, M. M. ; COLABORADORES, O. . Vocabulários de Metrologia - Termos Fundamentais e Gerais e do Vocabulário de Metrologia Legal. 1986.

RECHE, M. M. ; COLABORADORES, O. . Delegado, Membro de Comissão, Membro de GT e Membro de Comite - Nove Itens. 1986.

RECHE, M. M. . Curso de reparadores de balança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RECHE, M. M. ; ASSIS, A. S. . Uma metodologia para Confecção de Trabalhos Científicos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Institucional).

RECHE, M. M. . Elaboração de Manuais. 1987. (Elaboração de Manuais).

RECHE, M. M. . Manual de ensino de Metrologia Legal. 1978. (Convenio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial-RJ, Divisão de Desenvolvimento e Regulamentação Metrológica. , Av Nossa Senhora das Graças, 50, Xerem, 20250-020 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (021) 26799161

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1977 - Atual

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.