Marcello José Pio

Possui graduação em Química Industrial - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (1990), mestrado e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA (2000 e 2004). Possui graduação em Química Industrial - Faculdades Reunidas Nuno Lisboa (1990), mestrado e doutorado pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA (2000 e 2004). Atua como Especialista em Desenvolvimento Industrial, responsável pelo Observatório Tecnológico e pelas ações de prospectiva (estudos de futuro) da Unidade de Estudos e Prospectiva (UNIEPRO)/CNI, desenvolvendo estudos de prospectiva tecnológica e organizacional, bem como indicadores tecnológicos e de inovação para setores industriais, estudos setoriais e tecnológicos, construção de cenários prospectivos e aplicação de ferramentas de prospectiva, em geral, para identificação dos impactos ocupacionais e educacionais para ações de atualização de formação profissional e demandas de serviços à indústria brasileira. Atuou como professor do SENAI/CETIQT ministrando disciplinas para os cursos técnico de Química Têxtil e de Engenharia Têxtil, e no Centro Universitário Euro-Americano nos cursos de Farmácia, Nutrição, Conservação e Restauro de Bens Culturais e Design de Moda. Tem experiência nas áreas de Química e Engenharia Química, com ênfase em Gestão e Inovação Tecnológica e Estudos Prospectivos, atuando principalmente nos seguintes temas: prospectiva, monitoramento e indicadores tecnológicos, inovação, prospectiva organizacional, cenários, educação profissional e mudanças ocupacionais.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2001 - 2004

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA
Título: Estudos de Prospectiva Tecnológica como ferramenta de apoio ao planejamento estratégico: o caso têxtil
Professora Dra. Adelaide Maria de Souza Antunes. Palavras-chave: Prospectiva tecnológica; Cenários; Inovação; cadeia produtiva.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis, de Madeira, Inclusive Móveis, de Celulose, Papel e Produtos de Papel; Fabricação de Produtos Têxteis.

Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

1998 - 2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA
Título: A inovação tecnológica e a transferência de tecnologia no setor têxtil,Ano de Obtenção: 2000
Professora Dra. Adelaide Maria de Souza Antunes.Palavras-chave: Inovação; Setor Têxtil; Transferência de tecnologia.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Produtos Têxteis, de Madeira, Inclusive Móveis, de Celulose, Papel e Produtos de Papel; Fabricação de Produtos Têxteis.

Especialização em MBA Executivo

2015 - 2017

IBMEC
Título: Implementação de uma empresa de consultoria em estudos prospectivos

Especialização em MBA - Gestão pela Qualidade Total

1997 - 1998

Universidade Federal Fluminense
Título: Apresentação de uma Ferramenta Diagnóstica para Estudo da Evolução Gerencial das Empresas de Confecção
Orientador: Professor Dr. Fernando Toledo Ferraz

Especialização em Gestão estratégica

1997 - 1997

Universidade Candido Mendes
Título: A Influência da Cultura e da Estrutura Organizacional na Confecção e Implementação de um Planejamento Estratégico ? O caso do SENAI-CETIQT
Orientador: Professor Jorge Luiz Prata de Souza

Graduação em Química Industrial

1987 - 1990

Faculdades Reunidas Nuno Lisboa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de Gestão da Inovação. (Carga horária: 16h). , Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Estudos Prospectivos.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Educação Profissional.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: GESTÃO ESTRATÉGICA.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão e inovação tecnológica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PIO, M. J. . Workshop SENAI de Difusão Tecnológica - setor de construção civil. 2008. (Outro).

PIO, M. J. . Workshop SENAI de Difusão Tecnológica - Setor de Máquinas e Equipamentos. 2007. (Outro).

PIO, M. J. . Wokshop SENAI de Difusão Tecnológica - Setor de Fundição. 2007. (Outro).

PIO, M. J. . Workshop SENAI de Difusão Tecnológica - setor de calçados. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

49th DORNBIRN MAN MADE FIBERS CONGRESS. Communicating the Textile Future. 2010. (Congresso).

35º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha.Resultados do Modelo SENAI de Prospecção para o setor de Construção Civil. 2006. (Encontro).

78º Encontro Nacional da Indústria de Construção.Prospecção Tecnológica no Setor da Construção Civil. 2006. (Encontro).

II Encontro da Rede Self Rule (strategic and Latin American Foresight for Research and University Learning Exchange).Estudos de Prospectiva Tecnológica como ferramenta de Apoio ao Planejamento Estratégico: o caso têxtil. 2006. (Encontro).

Iº Congresso Ibero-americano de Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Prospectiva em Recursos Humanos: O Modelo SENAI de Prospecção. 2006. (Congresso).

VII Feira Brasileira Têxtil (FEBRATEX).O Processo de Inovação Tecnológica no Setor de Acabamento Têxtil como Resultante das Variações de mercado. 2004. (Outra).

XIX Congresso Nacional de Técnicos Têxteis. O Impacto das Inovações Tecnológicas sobre a cadeia produtiva têxtil. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cindy Katherine Tulcan Realpe

PIO, M. J.; CORDOBA, A. M.; OROSKI, F. A.. Prospecção Tecnológica em Combustível Renovável para Aviação: Estudo de Caso do Diesel Verde. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química da UFRJ.

Aluno: André Luiz Bertoldi Oberziner

PIO, M. J.; SANTOS, P. C.; COUTO, M. A. P. G.. Roadmap Tecnológico para a produção de amônia. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: Maristela Nunes

COSTA FILHO, B. A.;PIO, M. J.; WANDER, A. E.. A Utilização de Cenários Prospectivos na Elaboração do Planejamento Estratégico e o Alinhamento Organizacional: Estudo de Caso no Sistema Indústria. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades Alves Faria.

Aluno: Juliana Ferreira de Freitas

PIO, M. J.; Borschiver. S. Identificação de oportunidades para a produção de produtos químicos a partir de rotas sucroquímicas e alcoolquímicas. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: Carla Santos de Souza Giordano

Borschiver. S; COUTINHO,P.L.A.; BOMTEMPO, J. V.; QUINTELLA,R.H.;PIO, M. J.. Avaliação do Technology Roadmapping como método de apoio ao planejamento tecnológico: estudo de caso do Centro de Tecnologia SENAI Ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologias de Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: Silvio Francisco dos Santos

PIO, M. J.; DAVILA, L. A.; COSTA, S. R. R.; BRANDI, H. S.; MOTA, C. J. A.; Borschiver. S; SOUZA, V.. Medição da Sustentabilidade da Cadeia Produtiva do Biodiesel: um modelo de fatores determinantes, critérios e indicadores. 2014. Tese (Doutorado em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: Fernando Câmara Labouriau

PIO, M. J.; NAVEIRO, R. M.; DUARTE, F. J. C. M.; CIPOLLA, C. M.; TIGRE, P. B.; FORCELLINI, F. A.. O mapeamento do padrão evolutivo como uma ferramenta de suporte ao desenvolvimento de produtos. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Engenharia de Produção) - COPPE/UFRJ.

Aluno: Luiz Cláudio de Oliveira Pereira

PIO, M. J.. A Avaliação da Conformidade: Uma ferramenta de aumento da competitividade e seu impacto na cadeia produtiva de transformados plásticos. 2011. Tese (Doutorado em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: MÁRCIA FRANÇA RIBEIRO FERNANDES DOS SANTOS

PIO, M. J.. Elaboração do Tecnology Roadmap para biorrefinaria de produtos da lignina no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: Eliane de Brito Bahruth

PIO, M. J.Antunes, A.M.S; BOMTEMPO, J. V.; PEREIRA JUNIOR, N.; SEIDEL, P. R.; SALLES FILHO, S. L.; DAVILA, L. A.. Prospecção Tecnológica na Priorização de Atividades de C&T: Caso QTROP-TB. 2004. Tese (Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE QUÍMICA.

Aluno: Silvio Francisco dos Santos

Santos,S.F.;PIO, M. J.; Borschiver. S. Elaboração de Modelo de Gestão Sustentável para a Cadeia Produtiva do Biodiesel. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: MÁRCIA FRANÇA RIBEIRO FERNANDES DOS SANTOS

PIO, M. J.; COUTO. M.A.P; Borschiver. S. Elaboração de um roadmap e identificação de oportunidades de uso de biomassa de cana-de-açúcar para a indústria química. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ.

Aluno: Leonardo Costa

MARINHO, S. V.; GONCALO, C. R.; STEFANO, S. R.;PIO, M. J.. Avaliação do Gerenciamento de Riscos em Projetos Estratégicos utilizando cenários prospectivos: Estudo de caso na Federação das Indústrias de Santa Catarina. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Andrezza Lemos Rangel da Silva

PIO, M. J.; Borschiver. S. Prospecção Tecnológica de Automação na Indústria de Processos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Escola de Química/UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabius Abrahão Torreão Esteves

ESTEVES, Fabius Abrahão Torreão; ANTUNES, Adelaide Maria de Souza; MALDONADO, José Manuel Santos de Vargue; MARTINS, José Vitor Bomtempo; CAVALCANTI, Marcos Do Couto Bezerra; PEREIRA JUNIOR, Nei. Estudos de prospectiva tecnológica como ferramenta de apoio ao Planejamento Estratégico: o caso têxtil. 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Suzana Borschiver

BORSCHIVER, S.. Estudos de Prospecção Tecnológia na Cadeia de Vestuário de Malha Pret a Porte. 2004. Tese (Doutorado em Pós graduação em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química da UFRJ.

Suzana Borschiver

BORSCHIVER, S.ANTUNES, A. M. S.. Estudos Prospectivos como Ferramenta de Apoio a Tomada de Decisão: O Caso do setro Têxtil. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós graduação em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química da UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Edi Braga Júnior

Estratégias Prospectivas para o setor de fabricação de fibras químicas têxteis; 2008; Tese (Doutorado em Processos Químicos e Bioquímicos) - Escola de Química/UFRJ,; Coorientador: Marcello Jose Pio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PIO, M. J. . Cenários para o setor de automação industrial (2010-2019). Revista C & I. Controle & Instrumentação , v. 162, p. 5-20, 2010.

  • PIO, M. J. ; Braga Júnior, E. ; Antunes, A.M.S . O Processo de Transferência de Tecnologia na Indústria Têxtil. Journal of Technology Management & Innovation , v. 4, p. 125-133, 2009.

  • PIO, M. J. . Tendências Tecnológica para o setor de calçados. Tecnicouro , v. 225, p. 78-85, 2007.

  • PIO, M. J. ; Braga Júnior, E. ; Antunes, A.M.S . Os Estudos Prospectivos como Ferramenta de Apoio às Mudanças Organizacionais. Espacios (Caracas) , v. 28, p. 1-15, 2007.

  • PIO, M. J. ; Antunes, A.M.S . Estudos Prospectivos - Uma revisão Histórica e Conceitual. Inteligência Empresarial (UFRJ) , Brasil, v. 01, n.26, 2006.

  • PIO, M. J. . Tendências Tecnológicas para o setor de alimentos: segmento de carnes. Revista Nacional da Carne , v. 355, p. 28-45, 2006.

  • PIO, M. J. . Tendências Tecnológicas e Organizacionais para o setor de alimentos: segmento de carnes. Revista Nacional da Carne , v. 355, p. 28-45, 2006.

  • PIO, M. J. ; Antunes, A.M.S . Sugestão de um Modelo de Inteligência Competitiva para Centros de Tecnologia Têxtil: O caso do SENAI/CETIQT. Espacios (Caracas) , Venezuela, v. 25, 2004.

  • PIO, M. J. ; ZUNIGA, F. V. ; MARTINET, F. B. ; Caruso, L.A.C. . Antecipación de las competencias profesionales: Transferencia del Modelo SENAI de Prospectiva. 1. ed. , 2013. v. 300. 64p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. ; TEIXEIRA, F. . Cenários Integrados: educação profissional e educação básica; inovação e serviços técnicos e tecnológicos e segurança e saúde no trabalho. 01. ed. Brasília: , 2013. v. 100. 80p .

  • PIO, M. J. . Recomendações Setoriais: Setor de Automação Industrial. 1. ed. Brasília: Núcleo Branding & Design, 2011. 124p .

  • TIGRE, P. B. (Org.) ; Naveiro (Org.) ; Borschiver. S (Org.) ; PIO, M. J. (Org.) . Inovação e Difusão Tecnológica em Automação Industrial. 1. ed. Brasília: Núcleo Branding & Design, 2011. 94p .

  • PIO, M. J. ; Amorim, M.G. ; Rocha, D.C.C. ; Caruso, L.A.C. . Cenários de Educação Profissional e de Serviços Técnicos e Tecnológicos no Brasil 2010/2014. 1. ed. Brasília: EstudioAB, 2010. v. 100. 93p .

  • PIO, M. J. ; TIGRE, P. B. (Org.) ; LEITE, E.R. (Org.) ; MILES, I. (Org.) . Nanotecnologia: Oportunidades para a indústria e novas qualificações profissionais. 1. ed. Brasília: EstudioAB, 2010. v. 100. 45p .

  • PIO, M. J. ; TIGRE, P. B. (Org.) ; SOUZA, C. M. (Org.) ; BRITTO, J. (Org.) ; PIRES JUNIOR, F. C. M. (Org.) . Perspectivas Econômicas, Organizacionais e Tecnológicas da Ind. de Construção e Reparação de Embarcações. 1. ed. Brasília: TMTA, 2009. v. 300. 158p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Tendências Organizacionais e de difusão tecnológica para o setor de construção e reparação de embarcações. 1. ed. Brasília: TMTA Comunicações, 2009. v. 300. 34p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor de construção e reparação de embarcações. 01. ed. Brasília: TMTA Comunicações, 2009. v. 100. 90p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Monitoramento da Difusão Tecnológica: pesquisa de difusão Tecnológica no setor de Máquinas e Equipamentos. 01. ed. Brasília: 456studio Projeto Gráfico e Diagramação, 2008. v. 100. 59p .

  • PIO, M. J. ; BORDEAUX, A.C.G ; CUNHA, C. A. Q. . Impactos Ocupacionais e Educacionais da TV Digital no Brasil. 1. ed. Brasília: Exa World, 2008. v. 300. 124p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Tendências para o setor de Calçados. 1. ed. Brasília: Grifo Design, 2007. v. 500. 50p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Tendências para o setor de Fundição. 1. ed. Brasília: Grifo Design, 2007. v. 500. 46p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: Setor de Fundição. 01. ed. Brasília: Exa World, 2007. v. 500. 92p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor de Calçados. 1. ed. Brasília: Athalaia Gráfica e Editora, 2007. v. 500. 90p .

  • CARLONI, A. R. (Org.) ; COSTA, A. B. (Org.) ; GARCIA, R. (Org.) ; PIO, M. J. (Org.) ; TIGRE, P. B. (Org.) . Setor de Calçados: Competitividade, Mudança Tecnológica e Organizacional. 1. ed. Brasília: Link Design, 2007. v. 500. 91p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: Setor de Construção Civil - Segmento de Edificações. 01. ed. Brasília: Grifo Design, 2006. v. 500. 91p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Tendências para o setor de construção civil: Segmento de Edificações. 01. ed. Brasília: Grifo Design, 2006. v. 500. 36p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor de alimentos - segmento de carnes. 1. ed. Brasília: Link Design, 2006. v. 500. 98p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Tendências para o setor de alimentos: segmento de carnes. 01. ed. Brasília: Link Design, 2006. v. 600. 39p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor de telecomunicações. 01. ed. Brasília: Exa World, 2005. v. 500. 65p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor têxtil. 01. ed. Brasília: Exa World, 2005. v. 500. 63p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor petroquímico. 01. ed. Brasília: Exa World, 2005. v. 500. 59p .

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . Recomendações: setor de máquinas e equipamentos. 01. ed. Brasília: Exa World, 2005. v. 500. 77p .

  • PIO, M. J. ; Amorim, M.G. ; BERTUCCI, J. ; Caruso, L.A.C. . Identificação de Estruturas de alta, média e baixa qualificação profissional com base em cenários prospectivos. In: Marina Pereira Pires de Oliveira; Paulo A.Meyer M. Nascimento; Aguinaldo Nogueira Maciente; Luiz Antônio Caruso; Eduardo Miguel Scheneider. (Org.). Rede de Pesquisa: Formação e Mercado de Trabalho - Coletânea de artigos. 1ed.Brasília: , 2014, v. III, p. 148-180.

  • PIO, M. J. ; Maldonado, L.M.O. . Cadeias Produtivas e Competitividade: estudos de prospecção tecnológica. In: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Instituto Euvaldo Lodi. (Org.). O Futuro da Indústria: Cadeias Produtivas. 01ed.Brasília: Athalaia Gráfica e Editora, 2005, v. 01, p. 91-111.

  • PIO, M. J. ; Cunha, R. ; Amorim, M.G. ; Caruso, L.A.C. . Difusão Tecnológica e Mudanças Organizacionais no subsetor de edificações e seus impactos na estrutura ocupacional. In: XI Encontro do Ambiente Construído (ENTAC), 2006, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional do Ambiente Construído, 2006.

  • PIO, M. J. ; Braga Júnior, E. ; Antunes, A.M.S . Prospective strategies for the mam made fiber industry - the Brazilian case.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIO, M. J. . Aplicação do Modelo SENAI de Prospecção no Setor Naval Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIO, M. J. ; Caruso, L.A.C. . TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E ORGANIZACIONAIS PARA O SETOR DE CONSTRUÇÃO E REPARAÇÃO DE EMBARCAÇÕES. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIO, M. J. . Prospecção dos ?gaps? de RHs (Trabalho e Tecnologia) na Indústria Brasileira.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PIO, M. J. . Estudos Prospectivos aplicados a Instituições de Formação Profissional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PIO, M. J. . Tendências Ocupacionais e Educacionais no Setor da Construção Civil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PIO, M. J. . Desenvolvimento de um Ambiente Institucional Favorável à Difusão Tecnológica: o Modelo SENAI de Prospecção. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PIO, M. J. . TECHNOLOGY FORESIGHTING STUDIES AS A SUPPORT TOOL TO THE STRATEGIC PLANNING: THE TEXTILE CASE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PIO, M. J. . Prospectiva para Formação Profissional: Programa de Fprmação e Aplicação Prática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Curso de capacitação para aplicação do Modelo SENAI de Prospecção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Capacitação em metodologias de prospectiva tecnológica: Painel de Especialistas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Prospectiva para a Formação Profissional: Programa de Formação e Aplicação Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Curso de capacitação para aplicação do Modelo SENAI de Prospecção. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Prospectiva para a Formação Profissional: Programa de Formação e Aplicação Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Capacitação em metodologias de prospectiva tecnológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Capacitação em metdologias de prospectiva tecnológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Prospectiva para a Formação Profissional: Programa de Formação e Aplicação Prática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Curso de Vigilância Tecnológica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Curso de Vigilância Tecnológica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Curso de capacitação para aplicação do Modelo SENAI de Prospecção. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Borschiver. S ; PIO, M. J. . Prospectiva em banco de patentes e artigos técnico científicos e monitoramento e prospectiva em feiras tecnológicas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIO, M. J. . Capacitação em metodologias de prospectiva tecnológica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SENAI - Departamento Nacional, Unidade de Tendências e Prospecção. , SBN Qd. 01 Bl. C Ed. Roberto Simonsen 4º andar, Asa Norte, 70040-903 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: (061) 33179878, Fax: (061) 33179685, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2012

    Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

    Atividades

    • 08/2011

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica

    • 08/2011

      Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica

    • 03/2008 - 07/2011

      Ensino, Curso de Conservação e Restauro de bens culturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Científica em Obras de Arte, Climatologia, Química Aplicada ao Restauro de bens culturais e Biodeterioração

    • 07/2006 - 07/2011

      Ensino, Curso de Design de Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê de beneficiamentos têxteis, Beneficiamentos Têxteis, Gerência da Produção, Tecnologia Têxtil

  • 2004 - Atual

    SENAI - Departamento Nacional

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Desenvolvimento Industrial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação como especialista em estudos de futuro, aplicando diversas ferramentas prospectivas (ex: delphi, painel de especialistas, cenários prospectivos, rotas tecnológicas) para setores industriais e para as entidades do Sistema Indústria (SESI, SENAI e IEL). O principal objetivo do trabalho é desenvolver informações e recomendações para os diversos tomadores de decisão institucionais no que se refere ao desenvolvimento de ações estratégicas em múltiplos cenários, formação de futura mão-de-obra qualificada, difusão de novas tecnologias e mudanças nas estruturas organizacionais de setores industriais

    Atividades

    • 11/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade de Tendências e Prospecção, Unidade de Estudos e Prospectiva.,Linhas de pesquisa

    • 11/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Unidade de Tendências e Prospecção, Unidade de Tendências e Prospecção.,Atividade realizada, Transferência de Metodologias Prospectivas para Unidades do SENAI.

  • 1991 - 2004

    Centro de Tecnologia da Indústria Química Textil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuação como professor na área de ensino dos cursos técnico, superior e de Pós-graduação lato sensu, nas áreas de Química Têxtil, Química Básica, Processos Industriais, Automação Industrial Têxtil, Gestão e Inovação Tecnológica, Estrutura do Complexo Têxtil e Lavanderia Industrial e de Peças Confeccionadas. Trabalhei como pesquisador do Instituto de Prospecção tecnológica e mercadológica (IPTM). Atuação na área de assistência técnica, cursos externos, ensino à distância e traduções de artigos técnicos. Atuação na matriz de Desenvolvimento Tecnológico para implantação da gestão pela qualidade total no CETIQT.

    Atividades

    • 01/2003 - 10/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Prospecção Tecnológica e Mercadológica - CETIQT, Instituto de Prospecção Tecnológica e Mercadológica - CETIQT.,Atividade realizada, Pesquisas de prospecção tecnológica e de mercado.

    • 03/2002 - 10/2004

      Ensino, MBA em Comércio exterior para o setor têxtil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Inovação Tecnológica

    • 01/1995 - 10/2004

      Ensino, Curso de Engenharia Industrial Têxtil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos e Sistemas de Beneficiamento Têxtil, Estrutura do Complexo Industrial Têxtil, Físico-química, Gestão e Inovação Tecnológica

    • 11/1991 - 10/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Operações Unitárias, Processos Industriais, Química Têxtil

  • 2019 - Atual

    Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Pesquisador independente, Carga horária: 4

    Atividades

    • 06/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Linhas de pesquisa