Ana Maria da Costa Evangelista

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense(2012) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007) Especialista em História do Brasil República (1986) Graduada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1973) Participou do Núcleo em Educação a Distância da UFJF como bolsista na modalidade professor pesquisador até junho de 2009 Professora substituta de História da Educação no curso de Pedagogia de UFJF no primeiro semestre de 2008 Foi professora convidada do Programa de Pós Graduação do Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde (NATES) da Universidade Federal de Juiz de Fora no Curso de Especialização em Saúde Coletiva (2007-2009). É professora titular da Rede Estadual de Ensino de MInas Gerais. Fez parte do grupo de pesquisa da UFF coordenado pelo professor Jorge Ferreira no Projeto Cientistas do Nosso Estado da Faperj. A pesquisa atual abrange o interstício 1/2009 a 12/2011 e se intitula ?O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1946-1964)?. Integrante do Grupo de Pesquisa Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), registrado no CNPq.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em História

2008 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Arroz, feijão, livros e discos: o Serviço de Alimentação da Previdência Social - SAPS - no Brasil (1940-1967)
Jorge Luiz Ferreira. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa Qualitativa. Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Educação

2005 - 2007

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Sede de leitura: memórias da Biblioteca Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) no cotidiano de Juiz de Fora,Ano de Obtenção: 2007
Dalva Carolina de Menezes Yazbeck.Palavras-chave: memória - leitura - políticas públicas.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em História do Brasil República

1985 - 1986

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Mulheres Trabalhadoras: Passividade ou Resistência? (1889-1930)
Orientador: Galba Ribeiro di Mambro

Graduação em História

1970 - 1973

Universidade Federal de Juiz de Fora

Ensino Médio (2º grau)

1966 - 1969

Colégio Santa Catarina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2013

Pós-Doutorado. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1994

Informática. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1985 - 1985

Arquivo Histórico. (Carga horária: 40h). , Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, ARQUI*, Brasil.

1985 - 1985

Documentação Arquivística. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Planejamento e de Ciência e Tecnologia, SEPLAN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Políticas Públicas e Avaliação Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Mundo Contemporâneo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVII Simpósio Nacional de História ANPUH.?Alimento para o espírito?: as Bibliotecas Populares do Serviço de Alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967). 2014. (Simpósio).

XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História.A arte de comer bem: nutricionistas e visitadoras de alimentação do Serviço de Alimentação da Previdência Social ? SAPS (1940-1967). 2011. (Encontro).

XXIV Encontro Regional da ANPUH - Rio Memória e Patrimônio.O Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS): trabalhadores e políticas públicas de alimentação 1940-1967). 2010. (Encontro).

XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. Os caminhos rememorativos do Serviço de Alimentação da Previdência Social/ SAPS, no Brasil (1940-1967). 2009. (Congresso).

II Colóquio do Laboratório de História Econômica e Social.A gente quer arroz, feijão, livros e discos:o Serviço Nacional de Alimentação da Previdência Sociall/SAPS, (1940-1067). 2008. (Outra).

Seminário de Pesquisa do PPGE/FACED. 2005. (Seminário).

IV Fórum de Investigação Qualitativa e III Painel Brasileiro/Alemão de Pesquisa. 2005. (Outra).

Encontro de Professores de História. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dalva Carolina de Menezes Yazbeck

YAZBECK, D. C. M.. Sede de leitura: memórias da Biblioteca Popular de Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) no cotidiano de Juiz de Fora. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS

EVANGELISTA, A. M. da Costa;FREITAS, M. T. A.; YASBECK, D. C. M.; DELGADO, L. A. N.. Sede de Leitura: memórias da Biblioteca Popular de Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) no cotidiano de Juiz de Fora. (Defesa de Dissertação). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

MARIA TERESA DE ASSUNÇÃO FREITAS

FREITAS, M. T. A.; YASBECK, D. C. M.; DELGADO, L. A. N.. Sede de leitura: memórias da Biblioteca Popular do SAPS, Juiz de Fora (Exame de Qualificação). 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

LUCILIA DE ALMEIDA NEVES DELGADO

YAZBECK, D. C. M.;DELGADO, Lucilia de Almeida Neves, NEVES, Lucilia de Almeida; FREITAS, M. T. A.. Sede de leitura: memórias da Biblioteca Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) no cotidiano de Juiz de Fora. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

LUCILIA DE ALMEIDA NEVES DELGADO

FERREIRA, Jorge;DELGADO, Lucilia de Almeida Neves, NEVES, Lucilia de Almeida; BOMENY, Helna; CASANOVA, A.; CARLONI, Karla. Arroz, feijão, livros e discos: histórias e memórias do Serviço de Alimentação e PrevidênciaSocial (SAPS). 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Karla Guilherme Carloni

FERREIRA, J.;CARLONI, Karla G.; DELGADO, L. A. N.; MAIA, A. C. N.; BOMENY, H. M. B.. Arroz e Feijão, livros e discos: história e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social - SAPS. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Helena Maria Bomeny Garchet

FERREIRA, Jorge; DELGADO,Lucilia de Almeida Neves; MAIA, Andréa Casa Nova; CARLONI, Karla Guilherme;BOMENY, Helena. Arroz, feijão, livros e discos: História e memórias do serviço de alimentação da Previdência Social, SAPs. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Jorge Luiz Ferreira

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves; MAIA, A. C. N.; BOMENY, Helena; CARLONI, Karla. G.. Arroz e feijão, livros e discos: História e memórias do Serviço de Alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967). 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Jorge Luiz Ferreira

FERREIRA, Jorge; MAIA, A. C. N.; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. Arroz e feijão, livros e discos: memórias do Serviço de Alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Andréa Casa Nova Maia

FERREIRA, Jorge;MAIA, A. C. N.; DELGADO, L. A. N.; BOMENY, Helena Maria. Arroz, Feijão, Discos e Livros: História e Memórias do Serviço de Alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967). 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Andréa Casa Nova Maia

FERREIRA, Jorge; DELGADO, L. A. N.;MAIA, A. C. N.. Arroz e feijão, livros e discos: memórias do Serviço de Alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Khristie Martins

Conselhos Municipais de Saúde de Juiz de Fora: palcos de participação e controle social?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento e Gestão d) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria da Costa Evangelista;

Ana Valéria Rodrigues e Rosana Souza Vasconcelos

Olhando a questão da desnutrição infantil no Brasil através do Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional /SISVAN; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento e Gestão d) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria da Costa Evangelista;

Ernesto Ferreira Grillo

Assistência Básica e o Programa de Saúde da Família; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento e Gestão d) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria da Costa Evangelista;

Sandro Marques

? O Sistema Único de Saúde (SUS) é facilitador do acesso às políticas e serviços de saúde?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento e Gestão d) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria da Costa Evangelista;

Joseane Martins

O Programa de Saúde da Família no município de Ubá; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Planejamento e Gestão d) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria da Costa Evangelista;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dalva Carolina de Menezes Yazbeck

Sede de leitura: memórias da Biblioteca Popular de Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) no cotidiano de Juiz de Fora; ; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Dalva Carolina de Menezes Yazbeck;

Jorge Luiz Ferreira

Arroz e feijão, livros e discos: História e memórias do Serviço de Alimentação da Previdência Social, SAPS (1940-1967); 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Luiz Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes . Substratos de memória: as interseções família-escola nos primeiros grupos escolares de Juiz de Fora. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 1, p. 257-280, 2008.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Arroz e feijão, discos e livros:história e memória do Serviço de Alimentaçãoda Previdência Social, SAPS (1940-1967). 1ª. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014. 227p .

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; MORAES, L. A. N. D. M. F. . "Alimento para o espírito!" O papel das Bibiliotecas Populares do Serviço de Alimentação da Previdência Social (Saps) (1940-1967). In: Delgado, Lucilia de Almeida Neves; Ferreira, Marieta de Moraes. (Org.). História do tempo presente. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. , p. 1-316.

  • FERREIRA, Jorge ; EVANGELISTA, Ana Maria da Costa . Prato do dia no SAPS: arroz, feijão, dicos e livros. In: Jorge Ferreira. (Org.). O Rio de Janeiro nos jornais: ideologias, cutturas políticas e conflitos sociais. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2011, v. 1, p. 122-135.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; A arte de comer bem: nutricionistas e visitadoras de alimentação do Serviço de Alimentação da Previdência Social ? SAPS (1940-1967). In: XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: Editora ANPUH, 2011.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; O SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL (SAPS):TRABALHADORES E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALIMENTAÇÃO (1940-1967). In: XXIV Encontro Regional da ANPUH - Rio Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. XXIV Encontro Regional da ANPUH - Rio Memória e Patrimônio, 2010.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; A gente quer arroz, feijão, livros e discos:o Serviço Nacional de Alimentação da Previdência Sociall/SAPS, (1940-1067). In: II Colóquio do Laboratório de História Econômica e Social, 2008, Juiz de Fora. Micro História e os caminhos da História Social. Juiiz de Fora: Clio Edições, 2008.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. In: IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais, 2007, Juiiz de Fora. Anais do IV Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação de Minas Gerais, 2007.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes . Nas vozes da comunidade juizforense as memórias da Biblioteca Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS)/ Juiz de Fora. In: XXIV Simpósio Nacional da ANUH, 2007, São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional da ANPUH, 2007.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Sede de Leitura: memórias da Biblioteca Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS)/ Juiz de Fora. In: II Congresso Internaciona de Pesquisa (Auto) biográfica, 2006, Salvador. Anais do II CIPA, 2006.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) Juiz de Fora. In: VI Encontro Regional Sudeste de História Oral História, Cultura e Poder, 2005, Juiz de Fora. VI Encontro Regional Sudeste de História Oral História, Cultura e Poder, 2005.

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Memórias da Biblioteca Popular do SAPS/Juiz de Fora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • EVANGELISTA, Ana Maria da Costa ; Coordenação de eixo temático do Congresso 2007 (Coordenação de Sessão Temática no IV Congresso Pesquisa e Ensino em H. Educação Minas Gerais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Brasil Republicano ? Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP),, Descrição: grupo formou-se em torno do Programa Cientistas do Nosso Estado, patrocinado pela FAPERJ. A primeira pesquisa, iniciada em janeiro de 2009 e encerrada em dezembro de 2011, teve o título de ?O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1946-1964)?. Entre os resultados estão livro originário da pesquisa (FERREIRA, Jorge (org.) O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1946-1964). Rio de Janeiro, Editora 7 Letras, 2011), livro com pesquisas originais sobre o Brasil republicano (FERREIRA, Jorge (org.) As Repúblicas no Brasil. Política, sociedade e cultura. Niterói, Eduff/ PPGH, 2011) e o site www.brasilrepublicano.com.br Os pesquisadores do grupo também participam de Congressos e Simpósios nacionais e internacionais, como os organizados pela Associação Nacional de História (ANPUH), Brasilian Studies Association (BRASA), Latin American Studies Association (LASA) e Federación Internacional de Estudios de América Latina y El Caribe (FIEALC). Vários pesquisadores do grupo publicaram livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Com a renovação do projeto apresentado à FAPERJ no Programa Cientistas do Nosso Estado, período 2012-2014, o grupo de pesquisa, atualmente, se dedica ao período republicano brasileiro inaugurado com a Revolução de 1930 e encerrado com a posse de Eurico Gaspar Dutra na presidência da República, em 1946. O título da pesquisa é de ?O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1930-1945)?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (14) . , Integrantes: Ana Maria da Costa Evangelista - Integrante / Jorge Ferreira - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1946-1964), Descrição: Programa Cientistas do Nosso Estado da Faperj, coordenado pelo Professor Jorge Ferreira. Resumo do projeto: Utilizando como fonte privilegiada a imprensa carioca e recorrendo aos métodos oferecidos pela História Política e pela História Cultural, os integrantes do projeto desenvolverão pesquisas sobre a cidade do Rio de Janeiro durante a experiência liberal-democrática de 1946 a 1964. Nas páginas dos jornais, a preocupação será recuperar idéias, imagens, representações e sensibilidades produzidas por atores sociais que viveram na cidade naquela época: trabalhistas, comunistas, brizolistas, lacerdistas, sindicalistas, trabalhadores, funcionários públicos, empresários, esportistas, jornalistas, entre outros. Alguns temas importantes para a sociedade carioca no período serão desenvolvidos: como a imprensa trabalhista e comunista descrevia os problemas vividos pela cidade, a maneira como a Revolução Cubana foi interpretada na imprensa conservadora, o impacto social produzido com o lançamento do satélite soviético Sputnik, a luta dos assalariados cariocas pelo Abono de Natal, a importância do SAPS (Serviço de Alimentação da Previdência Social) para os trabalhadores da cidade, a discriminação que pesava sobre mulheres esportistas, as relações entre a família Silveira e os moradores do bairro de Bangu e as repercussões da transferência da sede da Capital Federal para Brasília.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria da Costa Evangelista - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado da Educação, 18ª Superintendência Regional de Ensino, E E Sebastião Patrus de Sousa. , Rua Ouro Preto, Centenário, 36045350 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 32243304, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - 2011

    Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: participação no projeto, Carga horária: 10

  • 2007 - 2010

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professora do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde/UFJF a disciplina ?Financiamento e Gestão de Recursos em Saúde? Orientação da monografia de cinco alunos cursistas da turma de 2008

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: professor pesquisador, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Atuação no Núcleo de Educação a Distancia da UFJF na área de avaliação

  • 1994 - 1998

    E E Batista de Oliveira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Escola situada em Juiz de Fora para onde vim transferida e atuei como profssora de 2º grau lecionando História

    Atividades

    • 07/1994 - 02/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1994 - Atual

    E E Sebastião Patrus de Sousa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 48

  • 2004 - 2005

    E E Sebastião Patrus de Sousa

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Diretor, Carga horária: 24

    Atividades

    • 07/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 05/2004 - 02/2005

      Direção e administração, Secretaia Estadual de Educação de Minas Gerais, 18ª Superintendência Regional de Ensino.,Cargo ou função, vice direção.

  • 1988 - 1994

    E E Marieta Soares Teixeira Cataguases

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

  • 1987 - 1994

    E E Marieta Soares Teixeira Cataguases

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Escola Estadual localizada em Cataguases, MG na qual ingressei por concurso público. Esta foi minha segunda matrícula de vínculo como funcionária estadual. Nesse cargo ministrei a disciplina História no ensino fundamental.

    Atividades

    • 02/1987 - 12/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

    • 07/1988 - 06/1994

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Geografia

  • 1983 - 1988

    E E Dr Norberto C Ferreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Escola Estadual situada em Cataguases, MG para onde ingressei por concurso público e atuei como professora de ensino primário, vice-diretora e professora de História no ensino fundamental.

  • 1986 - 1987

    E E Dr Norberto C Ferreira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Diretor, Carga horária: 30

    Atividades

    • 02/1983 - 04/1988

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, Professora de História

  • 1980 - 1980

    Colégio Stella Matutina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

    Atividades

    • 02/1980 - 12/1980

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1975 - 1982

    Colégio Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25

    Atividades

    • 02/1975 - 08/1982

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1975 - 1977

    Colégio Nossa Senhora do Carmo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18

    Atividades

    • 02/1975 - 12/1977

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 1973 - 1981

    Colégio Euclides da Cunha

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15

    Atividades

    • 06/1973 - 06/1981

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Organização social e Política Brasileira