Patrícia Sarai da Silva

Possuo graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (2011). Atualmente estou concluindo o doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (defesa 2018). Tenho experiência em trabalhos relacionados a área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em ecologia de reservatórios e ecologia de ovos e larvas de peixes de água doce.Atuei em monitoramentos de ictiofauna e ictioplâncton na região do alto rio Paraná e rio Iguaçu.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

2015 - Atual

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Maristela Cavicchioli Makrakis.

Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

2009 - 2011

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Tributários de um Reservatório Neotropical: Habitats de Desova e Desenvolvimento Inicial de Peixes,Ano de Obtenção: 2011
Maristela Cavicchioli Makrakis.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Larvas de peixes; Inundação; Reprodução.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia de Pesca

2003 - 2008

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Avaliação da Ocorrência do ictioplâncton em Tributários do Reservatório de Porto Primavera- CESP, rio Paraná
Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Pasos para peces;Diseno, Construccion y evaluación. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Biogegrafia e Sistemática de Peixes. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2007 - 2007

Palestra Sistema de transposição de Peixes Neotrop. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2006 - 2006

Mini - curso Cultivo de camarão marinho em estrutu. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2006 - 2006

Biologia dos caranguejos de importância econõmica. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2005 - 2005

Palestra Mexilhão Dourado. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2003 - 2003

Cultivo de tilápias em Tanques- redes. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, S. . World Fish Migration Day - WFMD 2016. 2016. (Outro).

MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, M. C. ; ASSUMPCAO, L. ; Chlusewicz, T. V ; DA SILVA, P.S ; AGOSTINHO, A. A. ; GOMES, L. C. ; CELESTINO, L. F. ; MAIA, M. . II INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON FISH PASSAGES IN SOUTH AMERICA. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

World Fish Migration Day - WFMD 2016.Tributários de reservatórios como áreas de desova de espécies de peixes migradores. 2016. (Outra).

Workshop Estudos de migração de Peixes no rio Paraná. 2013. (Outra).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.Composição da ictiofauna em dois ambientes distintos de três tributários do reservatório de Porto Primavera, alto rio Paraná. 2013. (Encontro).

II International Symposium on Fish Passages in South America - IISYMPASS.Preferential spawning areas of Neotropical migratory fish species in tributaries of Porto Primavera Reservoir, Upper Paraná River. 2012. (Simpósio).

Avaliação de mecanismos de transposição de peixes. 2011. (Outra).

Potenciais impactos da Construção de Barramentos Hidrelétri. 2011. (Outra).

II Simpósio Nacional de Engeharia de Pesca. 2010. (Simpósio).

IV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE AQUICULTURA E BIOLOGIA AQUÁTICA. Hábitats de desova e desenvolvimento inicial de Prochilodus lineatus (Valenciennes,1836) em tributários do reservatório de Porto Primavera, rio Paraná. 2010. (Congresso).

IX SEU- Seminário de Extensão da UNIOESTE. 2009. (Seminário).

XI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca.Distribuição Espcial e Temporal do ictioplãncton no Rio Pardo Tributário do Resrvatorio de Porto Primavera, MS. 2009. (Outra).

XVIIIEncontro Anual de Iniciação Cientifíca- EAIC.DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DO ICTIOPLÂNCTON NO RIO VERDE TRIBUTÁRIO. 2009. (Encontro).

XIX Seminário de Pesquisa, XIV Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET.LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA OCORRÊNCIA DO ICTIOPLÂNCTON NO RIO PARDO, UM TRIBUTÁRIO DO RESERVATÓRIO DE PORTO PRIMAVERA, RIO PARANÁ-MS. 2008. (Seminário).

XIX Seminário de Pesquisa, XIV Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET.LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA OCORRÊNCIA DO ICTIOPLÂNCTON NO RIO AGUAPEÍ, UM TRIBUTÁRIO DO RESERVATÓRIO DE PORTO PRIMAVERA, RIO PARANÁ-SP. 2008. (Seminário).

1º Congresso Nacional de Engenharia de Pesca, Engenharia Química e Química 9º Semana Acadmica de Engenharia de Pesca 10º Semana Acadêmica de Química. 2007. (Congresso).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Dinâmica do Ictioplâncton no Canal da Piracema-Foz do Iguaçu/Paraná. 2007. (Encontro).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Caracterização do Ictioplâncton de duas lagoas marginais,Rio Bela Vista-Canal da Piracema,Foz do Iguaçu/Paraná. 2007. (Encontro).

6°Encontro Regional de Piscicultores. 2006. (Encontro).

III Simposio Paranaense de Engenharia de Pesca. 2006. (Simpósio).

I Simposio Nacional de Engenharia de Pesca, III Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & VIII Semana Acadmica de Engenharia de Pesca. 2006. (Simpósio).

5° Encontro Regional de Piscicultores. 2005. (Encontro).

4° Encontro Regional de Piscicultores. 2004. (Encontro).

II Simposio Paranaense de Engenharia de Pesca & VI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. 2004. (Simpósio).

I Simposio Paranaense de Engenharia de Pesca &V Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. 2003. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marco Antonio Valladão Giansante

MAKRAKIS, M. C.;MAKRAKIS, S.DA SILVA, P.S. Lagoas Marginais do Rio Verde-MS, alto rio Paraná: variações na composição e abundância do ictioplâncton e juvenis de peixes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Ariane Furtado De Lima

MAKRAKIS, M. C.;DA SILVA, P.S; Kashiwaqui. Padrões ontogenéticos da distribuição espacial e temporal de peixes nos rios Pardo e Anhanduí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Adriano Vitor Azevedo

MAKRAKIS, M. C.;DA SILVA, P.S; Kashiwaqui. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DE OVOS E LARVAS DE PEIXES NO RIO AGUAPEÍ, ALTO RIO PARANÁ-SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Ziliani Borges

BORGES, Renato Ziliani; MAKRAKIS, M. C.; Silva, P. S.; Assumpção, L.. Avaliação do ictioplâncton em tributários do Reservatório da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) - CESP, Rio Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Maristela Cavicchioli Makrakis

Makrakis, M. C.. Tributários de um Reservatório Neotropical: Habitats de Desova e Desenvolvimento Inicial de Peixes. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Maristela Cavicchioli Makrakis

MAKRAKIS, M. C.; BORGES, R. Z.;ASSUMPÇÃO, Lucileine de. AVALIAÇÃO DA OCORRÊNCIA DO ICTIOPLÂNCTON EM TRIBUTÁRIOS DO RESERVATÓRIO DE PORTO PRIMAVERA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Pitágoras Augusto Piana

MAKRAKIS, M. C.GOMES, L. C.PIANA, P. A.. Tributários de um reservatório neotropical: habitats de desova e desenvolvimento inicial de peixes. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Lucileine de Assumpção

MAKRAKIS, Maristela Cavicchioli; BORGES, R. Z.;ASSUMPÇÃO, L.. Avaliaçao do Ictoplâncton em Tributários do Reservatório de Porto Primavera-CESP, Rio Paraná, São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Luiz Carlos Gomes

Luiz Carlos Gomes;MAKRAKIS, M. C.PIANA, Pitágoras Augusto. Tributários de um Reservatório neotropical: habitats de desova e desenvolvimento inicial de peixes. 2011. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui

MAKRASKI, M. C.;KASHIWAQUI, E.A.L.; MAKRASKI, S.. Hábitats de desova de espécies de peixes migradoras neotropicais em tributários de um rio regulado. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maristela Cavicchioli Makrakis

Dinâmica da dispersão de ovos e larvas de peixes neotropicais em ambiente natural e em canal experimental; Início: 2015; Tese (Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Orientador);

Maristela Cavicchioli Makrakis

Tributários de um Reservatório Neotropical: Habitats de Desova e Desenvolvimento Inicial de Peixes; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Companhia Energética de São Paulo; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Maristela Cavicchioli Makrakis

Avaliação do ictioplâncton na escada para peixes na UHE Engenheiro Sérgio Motta; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Maristela Cavicchioli Makrakis

(EDITAL CNPq No 10/2010 ? Bolsa de Apoio Técnico) Bolsa de Apoio Técnico AT-NS para desenvolvimento de atividades de pesquisa em Ecologia do Ictioplâncton; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maristela Cavicchioli Makrakis;

Lucileine de Assumpção

Monitoria da Disciplina de Fisioecologia de Animais Aquáticos; 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharel em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Lucileine de Assumpção;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ASSUMPÇÃO, L. ; MAKRAKIS, S. ; DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. . Espécies de Peixes Ameaçadas de Extinção no Parque Nacional do Iguaçu. BIODIVERSIDADE BRASILEIRA , v. 7, p. 4-17, 2017.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; Miranda, L. E. ; Makrakis, S. ; ASSUMPÇÃO, L. ; Paula, S. ; Dias, J. H. P. ; Marques, H. . Importance of Reservoir Tributaries to Spawning of Migratory Fish in the Upper Paraná River. Rivers Research and Applications (Print) , v. 31, p. 313-322, 2015.

  • DA SILVA, P. S. ; MAKRAKIS, M. C. ; MIRANDA, L. E. ; Makrakis, S. ; Assumpção, L. ; PAULA, S. ; DIAS, J. H. P. ; MARQUES, H. . IMPORTANCE OF RESERVOIR TRIBUTARIES TO SPAWNING OF MIGRATORY FISH IN THE UPPER PARANÁ RIVER. Rivers Research and Applications (Print) , v. 30, p. n/a-n/a, 2014.

  • LIMA, A. F. ; MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, S. ; ASSUMPÇÃO, L. ; ANDRADE, F. F. ; DIAS, J. H. P. . Padrões de distribuição e ocorrência espaço-temporal de ovos e larvas de peixes nos rios Pardo e Anhanduí, bacia do alto rio Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Biociências (Online) , v. 11, p. 7-13-13, 2013.

  • MAKRAKIS, M. C. ; LIMA, A. F. ; Gimenes, Michele de F. ; MAKRAKIS, S. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPÇÃO, Lucileine de . Mudanças morfológicas no trato digestório e composição da dieta de larvas e juvenis do linguado catathyridium jenynsii no reservatório de Itaipu, rio Paraná, Brasil. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 103, p. 214-221, 2013.

  • ASSUMPÇÃO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; PIANA, P. A. ; DA SILVA, P.S ; LIMA, A. F. ; FERNANDEZ, D. R. . Morphological differentiation among migratory fish species from the Paraná River basin. Biota Neotropica (Edição em Português. Online) , v. 12, p. 000-000, 2012.

  • ASSUMPÇÃO, Lucileine de ; MAKRAKIS, M. C. ; Makrakis, M. C. ; MAKRAKIS, Sérgio ; WAGNER, Ricardo Luiz ; DA SILVA, P.S ; Kashiwaqui, E. A. L. . The use of morphometric analysis to predict the swimming efficiency of two Neotropical long-distance migratory species in fish passage. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 10, p. 794-804, 2012.

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; LIMA, A. F. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; DIAS, J. H. P. . Distribuição Espacial e Temporal de ovos e larvasde peixes no rio Aguapeí SP, Alto rio Paraná. Fórum Ambiental da Alta Paulista , v. 1, p. 1, 2011.

  • MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; LIMA, A. F. ; ASSUMPCAO, L. ; PAULA, S. ; MIRANDA, L. E. ; DIAS, J. H. P. ; MAKRAKIS, S. . SPAWNING AND NURSERY HABITATS OF NEOTROPICAL FISH SPECIES IN THE TRIBUTARIES OF A REGULATED RIVER (aceito). Larvae: Morphology, Biology and Life Cycle. New York: Nova Science Publishers, 2012, v. v. 1, p. 1-15.

  • RIBEIRO, S. S. ; MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; REFATTI, A. ; NETTSON, L. V. ; MAKRAKIS, S. . Distribuição espacial e temporal de ovos e larvas de peixes no rio Verde-MS, Alto rio Paraná. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014. v. 1. p. 1-5.

  • NETTSON, L. V. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P. S. ; MAKRAKIS, S. ; REFATTI, A. . Variações Espaciais e temporais na abundância do ictioplâncton no no baixo rio Iguaçu, a jusante das cataratas do Iguaçu a foz com o rio Paraná. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • NETTSON, L. V. ; MAKRAKIS, MARISTELA CAVICCHIOLI ; DA SILVA, P.S ; Chlusewicz, T. V ; MAKRAKIS, S. ; MARQUES, H. . Ocorrência de juvenis e adultos de peixes migradores de longa distância no rio Verde. In: XVI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 1°Simpósio Sul-Sudeste em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, 2013, Toledo, Pr. Ocorrência de juvenis e adultos de peixes migradores de longa distância no rio Verde, 2013.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; ASSUMPCAO, L. ; PAULA, S. ; MAKRAKIS, S. ; DIAS, J. H. P. ; MARQUES, H. . Preferential spawning areas of Neotropical migratory fish species in tributaries of Porto Primavera Reservoir, Upper Paraná River. In: II Simpósio Internacional de Transposição de Peixes da Ámerica do Sul, 2012, Toledo. II Simpósio Internacional de Transposição de Peixes da Ámerica do Sul, 2012.

  • MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, M. C. ; KASHIWAQUI, E.A.L. ; ASSUMPÇÃO, L. ; DA SILVA, P.S ; Chlusewicz, T. V ; ALVES JUNIOR, D. ; MORAES, K. A. S. ; PIANA, R. N. ; PINI, S. ; TAVARES, A. F. . Prior assessment of the Neotropical ichthyofauna to decision on construction of fish. In: II International Symposium on Fish Passages in South America: Importance and Assessment. In: International Symposium on fish passages in south America-II SYMPASS 2012, 2012, Toledo-PR. International Symposium on fish passages in south America-II SYMPASS 2012, 2012.

  • CASSIANO, K. D. ; MAKRAKIS, MARISTELA CAVICCHIOLI ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MARQUES, H. . Ocorrência de ovos e larvas em três tributários do Alto rio Paraná, Brasil. In: III Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e I Feira Nacional Tecnológica de Aquicultura e Pesca, 2012, Toledo, Pr. III Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e I Feira Nacional Tecnológica de Aquicultura e Pesca, 2012.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; ANDRADE, F. F. ; ASSUMPCAO, L. ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, S. ; DIAS, J. H. P. ; MARQUES, H. . Downstream passage of fish eggs and larvae through the Porto Primavera fish ladder, Upper Paraná River, Brazil. In: II Simpósio Internacional de Transposição de Peixes da Ámerica do Sul, 2012, Toledo. II Simpósio Internacional de Transposição de Peixes da Ámerica do Sul, 2012.

  • AZEVEDO, A. V. ; ASSUMPCAO, L. ; DA SILVA, P.S ; PAULA, S. ; BIRON, R. P. . Ictioplâncton na Escada para peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta, Alto rio Paraná:Variações na composição e Abundância. In: xx Encontro de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. xx Encontro de Iniciação Científica, X Encontro de Pesquisa da UEPG e I Encontro de Anual de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 2011.

  • VALLADAO, M. A. G. ; AZEVEDO, A. V. ; DA SILVA, P.S ; LIMA, A. F. ; ASSUMPCAO, L. ; BIRON, R. P. ; MAKRAKIS, M. C. . Lagoas marginais o rio Verde MS, alto rio Paraná: variações na comosição e abundância doictioplâncton e juvenis de peixes, e importância para o recrutamento. In: XX Encontro Anual de Iniciação Cientifíca- EAIC, 2011, Ponta Grossa- PR. XX Encontro Anual de Iniciação Cientifíca- EAIC, 2011.

  • LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. . Avaliação da Abundância Temporal e Espacial de Larvas e Juvenis de Espécies de Peixes com Diferentes Estratégias de Vida ao Longo dos Rios Pardo e Anhanduí. In: XIX Encontro Anual de Iniciação Cientifíca - EAIC, 2010, Guarapuava. XIX Encontro Anual de Iniciação Cientifíca - EAIC, 2010.

  • LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; BATISTI, D. ; VALLADAO, M. A. G. ; COZER, N. ; MAKRAKIS, M. C. ; DIAS, J. H. P. ; BELMONT, R. A. F. . Incidência dos Estágios Iniciais de desenvolvimento na Escada para Peixes da UHE Sérgio Motta- CESP Rio Paraná. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010, Toledo, Pr. II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010.

  • ANDRADE, F. F. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; DIAS, J. H. P. ; SIVA, R. A. ; BELMONT, R. A. F. . Caracterização dos estágios iniciais de desenvolvimento da Jurupoca, Hemisorubim platyrhynchos (Valenciennes,1840) Oesteichthyes, Pimelodidae. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e XII Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2010, Toledo. II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e XII Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2010.

  • ANDRADE, F. F. ; LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; RODRIGUES, A. ; SCHIVITTS, A. ; MAKRAKIS, M. C. . Avaliação do ictioplâncton no canal da Piracema, Foz do iguaçu- Paraná. In: XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica- EAIC, 2009, Londrina, PR. XVIII Encontro Anual de Iniciação Científica- EAIC, 2009.

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; AZEVEDO, A. V. ; José Roberto Mariano ; LIMA, A. F. ; ANDRADE, F. F. ; MAKRAKIS, M. C. . Distribuição espacial e Temporal do ctioplâncton no rio Verde Tributário do reservatório de Porto Primavera. In: Distribuição espacial e Temporal do ctioplâncton no rio Verde Tributário do reservatório de Porto Primavera, 2009, Toledo. Distribuição espacial e Temporal do ctioplâncton no rio Verde Tributário do reservatório de Porto Primavera, 2009.

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ANDRADE, F. F. ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; WAGNER, R. L. ; DIAS, J. H. P. . Levantamento preliminar da ocorrência do ictioplâncton no rio Pardo, um tributário do reservatório de Porto Primavera, rio Paraná-MS. In: XIX Seminário de Pesquisa, XIV Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2008, Guarapuava. XIX Seminário de Pesquisa, XIV Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2008. v. 1. p. 1-3.

  • ANDRADE, F. F. ; ASSUMPCAO, L. ; DA SILVA, P.S ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; WAGNER, R. L. ; DIAS, J. H. P. . Levantamento preliminar da ocorrência do ictioplâncton no rio Aguapeí, um tributário do reservatório de Porto Primavera, rio Paraná-SP. In: XIX Seminário de Pesquisa, XIV Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2008, Guarapuava. XIX Seminário de Pesquisa, XIV Semana de Iniciação Científica e I Jornada Paranaense de Grupos PET, 2008. v. 1. p. 4-6.

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ANDRADE, F. F. ; AZEVEDO, A. V. ; BORGES, R. Z. ; MAKRAKIS, M. C. . Avaliação da Abundância do ictioplâncton na escada para peixes na UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP, Rio Paraná. In: XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008, Foz do Iguaçu. XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008. p. 1-3.

  • CHIARETTO, P. D. N. ; DA SILVA, P. S. ; BERTAO, A. P. ; PINI, S. ; MAKRAKIS, M. C. ; Makrakis, S. . COMPORTAMENTO NATATÓRIO DO JUNDIÁ (Rhamdia quelen), EM UM CANAL HIDRÁULICO EXPERIMENTAL. In: II Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais, 2017, Toledo. II Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais, 2017.

  • NETTSON, L. V. ; ASSUMPÇÃO, L. ; PINI, S. ; DA SILVA, P. S. ; Makrakis, S. ; MAKRAKIS, M. C. . 'VARIAÇÃO ECOMORFOLÓGICA DE UMA ESPÉCIE DE PEIXE DE PEQUENO PORTE, EM TRIBUTÁRIOS DO BAIXO RIO IGUAÇU '. In: XIX Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca - XIX SAEP, 2017, Toledo. XIX Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca - XIX SAEP, 2017.

  • ASSUMPCAO, L. ; DA SILVA, P.S ; PINI, S. ; MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, M.C. . Ocorrência e distribuição de Steindachneridion scriptum a jusante das Catarastas do Iguaçu. In: II Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais, 2017, Toledo. II Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais, 2017.

  • TRENTO, J. C. ; ALMEIDA, A. A. S. ; ASSUMPCAO, L. ; DA SILVA, P.S ; SILVA, J. F. M. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. . Distribuição espaço-temporal de um migrador de longa distância a jusante de barreira geográfica. In: XIX SAEP Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2017, Toledo. XIX SAEP Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2017.

  • BONETO, D. D. ; Makrakis, S. ; Makrakis, M. C. ; DA SILVA, P. S. ; GODOI, K. T. . Ocorrência de larvas e juvenis de Tatia Jaracatia no Baixo rio Iguaçu e seus Tributários. In: Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais, 2015, Toledo. Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais, 2015.

  • BIDO, A. F. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; Makrakis, S. ; SANTOS, D. O. ; REFATTI, A. ; DA SILVA, P.S . Ocorrência e atividade reprodutiva de epécies de peixes migradores no rio Iguaçu, trecho a jusante das cataratas do Iguaçu. In: Congresso Brasileiro de Ciências e tecnologias ambientais, 2015, Toledo. Congresso Brasileiro de Ciências e tecnologias ambientais, 2015.

  • ASSUMPCAO, L. ; BIDO, A. F. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, Sérgio ; DA SILVA, P. S. ; SANTOS, D. O. ; REFATTI, A. . Levanto Preliminar da Ictiofauna em dois tributários do rio Iguaçu. In: Congresso Brasileiro de Ciências e tecnologias ambientais, 2015, Toledo. Congresso Brasileiro de Ciências e tecnologias ambientais, 2015.

  • CASSIANO, K. D. ; MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MARQUES, H. . Distribuição de ovos e larvas em três tributários do Alto rio Paraná, Brasil. In: Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e I Feira Tecnológica de Aquicultura e Pesca Inovações e empreendedorismo na Aquicultura e Pesca, 2012, Toledo. Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e I Feira Tecnológica de Aquicultura e Pesca Inovações e empreendedorismo na Aquicultura e Pesca, 2012.

  • NETTSON, L. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MARQUES, H. . Ocorrência de larvas e juvenis em duas lagoas marginais do alto Rio Paraná. In: Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e I Feira Tecnológica de Aquicultura e Pesca Inovações e empreendedorismo na Aquicultura e Pesca, 2012, Toledo. Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca e I Feira Tecnológica de Aquicultura e Pesca Inovações e empreendedorismo na Aquicultura e Pesca, 2012.

  • ASSUMPCAO, L. ; PINI, S. ; DA SILVA, P.S ; Makrakis, S. ; MAKRAKIS, S. . Espécies de peixes ameaçadas na Unidade de Conservação do Parque Nacional do Iguaçu. In: XXII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro -BA. XXII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • PEREIRA NETO, J. V. ; DA SILVA, P. S. ; ASSUMPÇÃO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, M.C. . Padrões temporais e espaciais de ovos e larvas de peixes em tributários de um reservatório no rio Paraná. In: XXII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro -BA. XXII - Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • TRENTO, J. C. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ALMEIDA, A. A. S. ; Makrakis, S. ; MAKRAKIS, M. C. . Distribuição e abundância de Hemiodus orthonops em tributários de reservatório no alto rio Paraná. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2017, Florianópolis. XX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2017.

  • PEREIRA NETO, J. V. ; DA SILVA, P. S. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, M. C. . Padrões temporais e espaciais de ovos e larvas de peixes em tributários de um grande reservatório no alto rio Paraná. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro-BA. XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017.

  • REFATTI, A. ; Makrakis, M. C. ; DA SILVA, P. S. ; ASSUMPCAO, L. ; NETTSON, L. V. ; MAKRAKIS, S. ; XAVIER, R. ; FOGACA, P. L. . Variação espacial e temporal de ovos e larvas de peixes no rio Iguaçu, trecho a jusante das Cataratas do Iguaçu a foz com o rio Paraná, Parque Nacional do Iguaçu. In: Aquaciência, 2014, Foz do Iguaçu. Aquaciência, 2014. v. 1. p. 1-1.

  • ASSUMPÇÃO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; NETTSON, L. V. ; MAKRAKIS, S. ; MARGARIDO, V. P. ; XAVIER, R. ; FOGACA, P. L. . Atividade Reprodutiva de Espécies de Peixes Migradores no Rio Iguaçu, a Jusante das Cataratas do Iguaçu a sua Foz com o Rio Paraná, Parque Nacional do Iguaçu. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013.

  • MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPÇÃO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MARGARIDO, V. P. ; XAVIER, R. ; FOGACA, P. L. . Distribuição Espacial e Temporal de Ovos e Larvas de Peixes do Rio Iguaçu, a Jusante das Cataratas do Iguaçu a Foz com o Rio Paraná, Parque Nacional do Iguaçu. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013.

  • PAULA, S. ; MAKRAKIS, M. C. ; KASHIWAQUI, E.A.L. ; LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPÇÃO, L. . Caracterização do Desenvolvimento Larval do Pacu, Piaractus Mesopotamicus (Holmberg, 1887): Morfometria e Padrões de Crescimento. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; ASSUMPÇÃO, L. ; MAKRAKIS, S. ; MARQUES, H. . Composição da Ictiofauna em Dois Ambientes Distintos de Três Tributários do Reservatório de Porto Primavera, Alto Rio Paraná, Brasil. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia-EBI, 2013.

  • MAKRAKIS, MARISTELA CAVICCHIOLI ; DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, S. ; XAVIER, R. ; FOGACA, P. L. . Spawning of neotropical fish species downstream of Iguaçu falls, Iguaçu river - Iguaçu National Park. In: 37th Annual Larval Fish Conference, 2013, Miami, Florida. Scientific Program and abstracts, 2013.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; LIMA, A. F. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, S. . Spawning and Nursey Habitats of Neotropical Fish Species in the Tributaries of a Regulated River. In: 35 th Annual Larval Fish Conference, 2011, Wilmington, NC. 35 th Annual Larval Fish Conference, 2011.

  • ANDRADE, F. F. ; LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; VALLADAO, M. A. G. ; BOVOLENTA, S. ; SIVA, R. A. . Padrõees ontognéticos da distribuição espacial e temporal de peixes nos rios Pardo e Anhanduí-MS. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal, RN. XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • Chlusewicz, T. V ; AZEVEDO, A. V. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ANDRADE, F. F. ; LIMA, A. F. ; BIRON, R. P. ; MAKRAKIS, M. C. ; SIVA, R. A. ; BOVOLENTA, S. . Distribuição Espacial e Temporal de ovos e Larvas no rio Aguapeí, alto rio Paraná, São Paulo, Brasil. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal, RN. XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • Chlusewicz, T. V ; DA SILVA, P.S ; LIMA, A. F. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. . Hábitats de desova e desenvolvimento inicial de Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1836) em tributários do reservatório de Porto Primavera, rio Paraná. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010.

  • ROTAVA, C. ; DA SILVA, P.S ; LIMA, A. F. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. . Distribuição espacial e temporal de Brycon orbignyanus (Valenciennes 1850) nos tributários do reservatório de Porto Primavera, rio Paraná. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; MIRANDA, L. E. ; MAKRAKIS, S. ; ASSUMPCAO, L. ; BELMONT, R. A. F. ; SIVA, R. A. . Spawning habitats of neotropical migratory fish species in tributaries of a regulated river. In: 9th international congress on the biology of fish, 2010, Barcelona. 9th international congress on the biology of fish, 2010.

  • LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. . Mudanças Morfológicas no Trato digestorio e dieta de larvas e juvenis do Linguado Catathyridium jenynsii. In: I Simpósio Brasileiro de Tecnologia em Aquicultura e II Semana Acadêmica de Tecnologia em Aquicultura, 2010, Palotina, PR. I Simpósio Brasileiro de Tecnologia em Aquicultura e II Semana Acadêmica de Tecnologia em Aquicultura, 2010.

  • MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; BORGES, R. Z. ; ASSUMPCAO, L. ; LIMA, A. F. ; ANDRADE, F. F. ; AZEVEDO, A. V. ; DIAS, J. H. P. . Avaliação da ocorrência do ictioplâncton em tributários do reservatório de Porto Primavera-CESP, rio PARANÁ. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabà- MT. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • ASSUMPCAO, L. ; DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; PIANA, P. A. ; FONTES JUNIOR, H. M. ; FERNANDEZ, D. R. . Diferenciação morfológica entre nove espécies de peixes migradores da bacia do rio Paraná. In: XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2009, CUIABÁ. XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • LIMA, A. F. ; MAKRAKIS, M. C. ; BORGES, R. Z. ; ANDRADE, F. F. ; DA SILVA, P.S ; POOTZ, D. O. ; BIALETZKI, A. ; FONTES JUNIOR, H. M. ; FERNANDEZ, D. R. . Avaliação do ictioplâncton no Canal da Piracema, Foz do Iguaçu-ITAIPU BINACIONAL. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. v. 1. p. 1-1.

  • AZEVEDO, A. V. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; LIMA, A. F. ; ANDRADE, F. F. ; MAKRAKIS, M. C. . Distribuição Espacial e Temporal do ictioplâncton no rio Pardo Tributário do reservatório de Porto Primavera. In: Distribuição Espacial e Temporal do ictioplâncton no rio Pardo Tributário do reservatório de Porto Primavera, 2009, Toledo, Pr. Distribuição Espacial e Temporal do ictioplâncton no rio Pardo Tributário do reservatório de Porto Primavera, 2009.

  • LIMA, A. F. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ANDRADE, F. F. ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, M. C. . Distribuição Espacial e Temporal de ovos e Larvas no rio Anhanduí, MS. In: XI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2009. XI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2009.

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; SYCORA, R. M. ; DEBONA, F. ; BAUMGARTNER, G. ; MAKRAKIS, M. C. ; BIALETZKI, A. ; FRANA, V. A. . Caracterização de duas lagoas marginais,Rio Bela Vista-Canal da Piracema,Foz do Iguaçu/Paraná. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí-SC. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 476-476.

  • MAKRAKIS, M. C. ; DEBONA, F. ; SYCORA, R. M. ; DA SILVA, P.S ; BAUMGARTNER, G. ; BIALETZKI, A. ; SILVA, P. R. L. . Dinâmica do Ictioplâncton no Canal da Piracema-Foz do Iguaçu/Paraná. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí-SC. XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007. p. 475-475.

  • AZEVEDO, A. V. ; ANDRADE, F. F. ; DA SILVA, P.S ; HEINZ, V. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; PIANA, P. A. ; WAGNER, R. L. . Ocorrência de larvas e juvenis de peixes na escada para peixes na UHE Engenheiro Sergio Motta-SP(Porto Primavera-São Paulo). In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007, MANAUS. XV Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • DA SILVA, P.S ; MAKRAKIS, M. C. ; ASSUMPÇÃO, L. ; PAULA, S. ; MAKRAKIS, S. ; DIAS, J. H. P. ; MARQUES, H. . Preferential spawning areas of Neotropical migratory fish species in tributaries of Porto Primavera Reservoir, Upper Paraná River. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AZEVEDO, A. V. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; LIMA, A. F. ; ANDRADE, F. F. ; MAKRAKIS, M. C. . Distribuição espacial e temporal do ictioplâncton no rio Pardo Tributário do Reservatorio de Porto Primavera, MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. F. ; SCHIVITTS, A. O. ; DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, S. . Distribuição Espacial e Temporal do ictioplâncton no Rio Anhanduí. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ANDRADE, F. F. ; AZEVEDO, A. V. ; MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; WAGNER, R. L. ; DIAS, J. H. P. . Levantamento Preliminar da ocorrência ictioplãncton no rio Pardo, um tributário do Reservatório de Porto Primavera, rio Paraná-MS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DA SILVA, P.S ; ANDRADE, F. F. ; ASSUMPCAO, L. ; MAKRAKIS, M. C. ; AZEVEDO, A. V. . LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA OCORRÊNCIA DO ICTIOPLÂNCTON NO RIO AGUAPEÍ, UM TRIBUTÁRIO DO RESERVATÓRIO DE PORTO PRIMAVERA, RIO PARANÁ-SP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. ; ANDRADE, F. F. ; AZEVEDO, A. V. ; BORGES, R. Z. ; WAGNER, R. L. ; MAKRAKIS, M. C. . Avaliação da Abundãncia do ictioplâncton na escada para peixes na UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP, Rio Paraná. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MAKRAKIS, M. C. ; DA SILVA, P.S ; MARGARIDO, V. P. ; Chlusewicz, T. V ; DIAS, J. H. P. ; ASSUMPCAO, L. ; MARQUES, H. ; MAKRAKIS, S. . Monitoramento do Ictioplâncton na Escada para Peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta e em Tributários do Reservatório de Porto Primavera e Monitoramento Genético da Transposição. 2012.

MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; MARGARIDO, V. P. ; DA SILVA, P.S ; Chlusewicz, T. V ; ASSUMPCAO, L. ; LIMA, A. F. ; PAULA, S. . ?Monitoramento do Ictioplâncton na Escada para Peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta e em Tributários do Reservatório de Porto Primavera, Rio Paraná? ( Etapa 2009/2010). 2011.

MAKRAKIS, S. ; MAKRAKIS, M. C. ; MARGARIDO, V. P. ; Kashiwaqui ; ASSUMPCAO, L. ; DA SILVA, P.S ; Chlusewicz, T. V . ?Avaliação da ictiofauna e do ciclo reprodutivo na área de influência da UHE Baixo Iguaçu?. 2011.

MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; MARGARIDO, V. P. ; DA SILVA, P.S ; WAGNER, R. L. . ?Monitoramento do Ictioplâncton na Escada para Peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta e em Tributários do Reservatório de Porto Primavera, Rio Paraná?(2008-2009). 2010.

MAKRAKIS, M. C. ; MAKRAKIS, S. ; DA SILVA, P.S ; WAGNER, R. L. ; ASSUMPCAO, L. . ?Monitoramento do Ictioplâncton na Escada para Peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta e em Tributários do Reservatório de Porto Primavera, Rio Paraná? (2007-2008). 2009.

DA SILVA, P.S ; ASSUMPCAO, L. . Metodologia de coleta e identificação de ovos e larvas de peixes de água doce. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Avaliação da Ictiofauna, comportamento migratório e habitats de reprodução a jusante das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, Descrição: A área de estudo abrangerá o Baixo rio Iguaçu, especialmente no trecho a jusante das Cataratas do Iguaçu até a sua foz com o rio Paraná, incluindo tributários situados no Parque Nacional do Iguaçu, com o objetivo principal de avaliar a Ictiofauna, o comportamento migratório e habitats de reprodução... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Lucileine de Assumpção - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Adriano Vitor Azevedo - Integrante / Fernanda Freitas Andrade - Integrante / Ariane Furtado de Lima - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / Dhonatan Oliveira dos Santos - Integrante / Suelen Pini - Integrante / Dimas Alves Junior - Integrante., Financiador(es): Ilha do Sol Agência de Viagens - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Avaliação da Ictiofauna e habitats de reprodução na área do Parque Nacional do Iguaçu e entorno, Baixo rio Iguaçu, Descrição: O objetivo principal é realizar um amplo levantamento da ictiofauna do Baixo Rio Iguaçu, com ênfase a tributários situados no Parque Nacional do Iguaçu e entorno, avaliando as áreas de desova das espécies de peixes, para subsidiar os planos de manejo e conservação das espécies... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Lucileine de Assumpção - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Sérgio Makrakis - Coordenador / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / Ariane Furtado de Lima - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / José Roberto Mariano - Integrante / Elaine Celestino - Integrante / ADILSON RODRIGUES - Integrante / CLEITON J. PLETSCH - Integrante / REGIS NUNES PIANA - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Avaliação de áreas de reprodução e desenvolvimento inicial de peixes em habitats possivelmente fragmentados pelas tubulações construídas nas rodovias vicinais asfaltadas, região do município de Toledo-PR, Descrição: A presente proposta propõe identificar áreas de reprodução e desenvolvimento inicial de peixes em riachos, possivelmente fragmentados pelas tubulações construídas em estradas vicinais asfaltadas, existentes na região em torno da cidade de Toledo PR, visando obter informações sobre possíveis impactos causados por essas estruturas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Lucileine de Assumpção - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Sérgio Makrakis - Integrante / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / Fernanda Freitas Andrade - Integrante / Ariane Furtado de Lima - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / José Roberto Mariano - Integrante / Elaine Celestino - Integrante / Cassia Yano - Integrante / Adriane Schivitts - Integrante / ADILSON RODRIGUES - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Estudo das tubulações em rodovias vicinais asfaltadas com passagens adequadas para peixes neotropicais, Descrição: As populações, rigorosamente, dependem das características do habitat em que vivem, onde nele realizam todas suas funções biológicas e a manutenção da livre passagem, através dos obstáculos construídos nas bacias hidrográficas, devem ser mantidas ou minimizadas o quanto possível. As tubulações, em estradas para o trafico de veículos são construídas com o simples propósito de manter a passagem de água através de aterros rodoviários, podem ser de feitas de diversos materiais, de varias formas e tamanhos. Desde que instaladas, essas tubulações já podem causar impactos ambientais, sendo muitas vezes obstáculos que impossibilitam a movimentação, principalmente de espécies de peixes migradores e a conseqüente fragmentação dos habitats. A presente proposta propõe mapear, detalhar e identificar tubulações construídas em estradas vicinais asfaltadas, existentes na região em torno da cidade de Toledo PR. Serão avaliados a efetividade e eficiência dessas tubulações, com ênfase para aquelas espécies que necessitam realizar movimentos reprodutivos, ou vulgarmente chamado de piracema. Para isto será realizado a identificação da ictiofauna existentes no local do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Integrante / Sérgio Makrakis - Coordenador / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / José Roberto Mariano - Integrante / CLEITON J. PLETSCH - Integrante / REGIS NUNES PIANA - Integrante / Karane Alisson Silvestre de Moraes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - Atual

    Estudo do ictioplâncton nos tributários do reservatório de Porto Primavera e na escada para peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta, Descrição: Este estudo pretende avaliar as áreas de desova de peixes e criadouros naturais em tributários do reservatório de Porto Primavera, bem como avaliar a ocorrência de deriva de ovos e larvas de peixes, principalmente de espécies migradoras, na escada para peixes da UHE Engenheiro Sergio Motta. Essas informações são valiosas no sentido de subsidiar os estudos do comportamento migratório, da efetividade e eficiência das passagens para peixes, determinando áreas de proteção ambiental que possibilitarão a conservação e preservação dessas espécies.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Lucileine de Assumpção - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Sérgio Makrakis - Integrante / Adriano Vitor Azevedo - Integrante / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / Fernanda Freitas Andrade - Integrante / Renato Ziliani Borges - Integrante / Ariane Furtado de Lima - Integrante / Dacley Hertes Neu - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética de São Paulo - Cooperação / Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cooperação.

  • 2004 - 2010

    Monitoramento dos sistemas de transposição para peixes, escada e elevador, na UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP-Primavera/SP, Descrição: Os problemas impostos pelas barragens a peixes migradores podem ser minimizados pela implementação de mecanismos de transposição como escadas, eclusas, canais de migração e elevadores. Sistemas de transferência de peixes foram projetados para barragens localizadas no rio Paraná, como elevadores na hidrelétrica de Yacyreta (Argentina-Paraguai), escada e elevadores de peixes na usina Engenheiro Sérgio Motta-CESP (Primavera-SP), e recentemente um mecanismo de transposição foi construído pelo Governo do Estado do Paraná na hidrelétrica de Itaipu (Canal da Piracema), através de uma parceria com objetivos múltiplos (ambientais, turísticos e desportivos). O objetivo primário do projeto é entender o funcionamento do Elevador e da Escada para peixes da UHE Engenheiro Sérgio Motta-CESP (Primavera-SP), associado ao comportamento das espécies e eficiência na transposição (ascendente e descendente) de peixes do rio Paraná. O monitoramento para a avaliação e monitoramento da escada e elevador para peixes são executados através de coletas mensais. O monitoramento é feito para avaliar os seguintes aspectos: 1). Efetividade da Escada; 2). Movimentação ascendente e descendente; 3) Estádios de desenvolvimento gonadal. Projeto financiado pela Companhia Energética de São Paulo -CESP com recurso de R$ 70.000,00/ano. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Cleomar Fernandes - Integrante / Ricardo Luís Wagner - Integrante / Sérgio Issao Fukushima - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante / Sérgio Makrakis - Coordenador / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Adriano Vitor Azevedo - Integrante / Fernanda Freitas Andrade - Integrante / Renato Ziliani Borges - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / Diones de Oliveira Pootz - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2009

    Avaliação do Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes, Descrição: Uma das medidas de manejo para minimizar os impactos causados direta ou indiretamente pelos represamentos, sobre as espécies de peixes migradores, é a construção de sistemas de transposição. A Itaipu Binacional construiu um sistema de transposição, sendo titulado como Canal da Piracema, aproveitando o rio Bela Vista, para permitir a subida de peixes para o último trecho livre de represamentos do rio Paraná em território Brasileiro, bem como a descida dos peixes para a jusante que também estava desprovida. O Canal da Piracema tem potencial para viabilizar o fluxo de peixes do trecho médio para o alto rio Paraná, de tal forma que as espécies migradoras poderão transpor a barragem, alcançando as áreas de desova e criadouros naturais existentes a montante, na planície de inundação, contribuindo assim para a manutenção da biodiversidade, melhorando a diversidade genética dos estoques que habitam o último trecho livre de represamento. Esta pesquisa avalia o Canal da Piracema como sistema de transposição de peixes, analisando a atratividade do sistema, biodiversidade, seletividade do canal, e performance natatória das espécies migradoras. Para as capturas de peixes, foram realizadas coletas mensais utilizando redes de espera, tarrafas, espinhel, caniço, arrastos e pesca elétrica. Projeto financiado pela Itaipu Binacional com cerca de R$ 80.000,00/ano em convênio com a Universidade Estadual de Maringá-NUPÉLIA... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Lucileine de Assumpção - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Andréa Bialetzki - Integrante / Cleomar Fernandes - Integrante / Ricardo Luís Wagner - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Luiz Carlos Gomes - Integrante / Angelo Antônio Agostinho - Integrante / Fernanda Freitas Andrade - Integrante / Renato Ziliani Borges - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / joão Dirço Latini - Integrante / Hélio Martins Fontes Júnior - Integrante., Financiador(es): Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2004 - 2008

    Avaliação do ictioplâncton no Canal da Piracema, Foz do Iguaçu-PR, Descrição: Esta pesquisa visa avaliar a ocorrência de desovas de peixes ao longo do Canal da Piracema e em lagoas maginais associadas ao Canal, bem como no rio Paraná, a jusante da barragem de Itaipu... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Lucileine de Assumpção - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Andréa Bialetzki - Integrante / Ricardo Luís Wagner - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Adriano Vitor Azevedo - Integrante / Fernanda Freitas Andrade - Integrante / Renato Ziliani Borges - Integrante / Ariane Furtado de Lima - Integrante., Financiador(es): Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cooperação / Universidade Estadual de Maringá - Cooperação.

  • 2004 - 2008

    Estudo da migração de peixes no rio Paraná, Descrição: Na bacia do rio Paraná, várias espécies são migradoras, porém, intensos represamentos têm contribuído para a redução da conectividade longitudinal, nos rios, e lateral nos habitats de planície de inundação dificultando as migrações e, conseqüentemente, da diversidade dessas espécies e dos seus estoques. Para ampliar as poucas informações existentes, sobre o comportamento migratório das espécies de peixes de água doce neotropicais, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os movimentos migratórios das espécies de peixes do rio Paraná, determinando as migrações lateriais e longitudinais e estimando parâmetros populacionais, fornecendo subisídios para o ordenamento e administração pesqueira da bacia do rio Paraná. A pesquisa iniciou-se em 1997, uma parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Itaipu Binacional, a Entidade Binacional Yacyreta e a Companhia Energética de São Paulo (CESP-Primavera/SP). A área de estudo compreende uma secção do rio Paraná localizada entre as cidades de Ayolas (Paraguai) e Rosana (Brasil), abrangendo os reservatórios de Yacyreta (Paraguai/Argentina) e de Itaipu (Brasil/Paraguai), a planície de inundação a montante de Itaipu e a barragem da usina Engenheiro Sérgio Motta - CESP (São Paulo-Mato Grosso do Sul). Para o monitoramento da migração, é empregado o método de marcação e recaptura de peixes. As marcações são feitas com marcas hidrostáticas do tipo LEA, suturadas posteriormente à nadadeira dorsal. Projeto realizado em parceria com a Itaipu Binacional, Entidade Binacional Yacyreta, a Companhia Energética de São Paulo-CESP, e financiado pela Itaipu Binaciona lcom cerca de R$ 70.000,00/ano... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Patricia Sarai da Silva - Integrante / Maristela Cavicchioli Makrakis - Coordenador / Jurandir Xavier dos Santos - Integrante / Marciano José Mayer - Integrante / Marcelo Otsuka - Integrante / Délcio Gonçalves Cunha - Integrante / Sérgio Makrakis - Integrante / Alan M M Xavier - Integrante / Ricardo Luiz Wagner - Integrante / João Henrique Pinheiro Dias - Integrante / Pitágoras Augusto Piana - Integrante / Vladimir Pavan Margarido - Integrante / Domingo Rodriguez Fernandez - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética de São Paulo - Auxílio financeiro / Entidade Binacional Yacyreta - Cooperação / Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro / Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Remuneração.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná, CECE-Centro de E ngenharias e Ciência Exatas. , Rua da Faculdade, Jd. La Salle, 85903-000 - Toledo, PR - Brasil, Telefone: (45) 33797000, Ramal: 7080

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2017

    Instituto Água Viva de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Pesca

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica laboratorial, Carga horária: 40

  • 2011 - 2013

    Fundação Universitária de Toledo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Laboratorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica laboratorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2008

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria na disciplina de Fisioecologia de Animais Aquáticos, no Curso de Engenharia de Pesca na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Toledo.

  • 2007 - 2008

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC Fundação Araucária

  • 2006 - 2007

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio realizado no Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos - GETECH - UNIOESTE

  • 2004 - 2006

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio realizado Grupo de Pesquisa em Recursos Pesqueiros e Limnologia - GERPEL