Marcia Regina Ferreira Geraldo

Doutorado (2009) e Mestrado (2004) em Ciências Biológicas (Biologia Celular) na área de Química e Fisiologia de Microrganimos pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Farmácia de Dispensação (1996) e Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995). Professora das disciplinas de Microbiologia I, Microbiologia de Alimentos e Microscopia do curso superior de Tecnologia em Alimentos e as disciplinas de Microbiologia Geral e Microbiologia de Alimentos do curso superior de Engenharia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)

2006 - 2009

Universidade Estadual de Maringá
Título: Efeitos do óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss - Meliacea) na produção de zearalenona e ácido fusárico 'in vitro' em Fusarium spp.
Carlos Kemmelmeier. Palavras-chave: micotoxinas.

Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)

2002 - 2004

Universidade Estadual de Maringá
Título: "Produção 'in vitro' de micotoxinas em isolados de Fusarium graminearum obtidos da região sul do Brasil e associados com a doença Giberela em cereais de inverno (trigo, triticale e cevada)",Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Carlos Kemmelmeier
Palavras-chave: Giberela; micotoxinas; zearalenona; fusarium graminearum; deoxinivalenol.Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em Especialização em farmácia de dispensação

1995 - 1995

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Farmácia

1991 - 1995

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Técnicas Avançadas de Avaliação de Antifúngicos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2018 - 2018

Atividade Antibacteriana de Bioativos. (Carga horária: 4h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2018 - 2018

Degustação de VInhos. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2017 - 2017

MÉTODOS PARA PRESERVAÇÃO DE MICRO-ORGANISMOS: QUAL O MAIS EFICIENTE?. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Microbiologia, SBM, Brasil.

2017 - 2017

PREDICTIVE MICROBIOLOGY AND COMBASE. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Microbiologia, SBM, Brasil.

2016 - 2016

Iniciação a prove de azeites de oliva virgem. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2016 - 2016

Como se Formam os Biofilmes na Indústria de Alimentos?. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2015 - 2015

Fundamentos da Espectroscopia NIR e quimiometria. (Carga horária: 2h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2015 - 2015

Métodos rápidos para o diagnóstico de micotoxinas. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2014 - 2014

Vinhos: Elaboração, Conceitos e Degustação. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2013 - 2013

Dia de Capacitaçào e planejamento de Ensino. (Carga horária: 8h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2013 - 2013

Fungos e Micotoxinas em Alimentos. (Carga horária: 40h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.

2001 - 2001

Termobacteriologia. (Carga horária: 30h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2001 - 2001

Potencial da Mandioca e seus Subprodutos. (Carga horária: 8h). , Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel, FUNDETEC/PR, Brasil.

1997 - 1999

urso de Ingles. (Carga horária: 334h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

1997 - 1999

Curso de Espanhol. (Carga horária: 326h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

1998 - 1998

Metodologia de Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, FECILCAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira . Expout 2018. 2018. (Exposição).

PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo . EXPOUT 2017. 2017. (Exposição).

PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo . Expout 2016. 2016. (Exposição).

PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo . Expout 2015. 2015. (Exposição).

PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo . Expout 2014. 2014. (Exposição).

PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo . EXpout 2013. 2013. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Congresso Brasileiro de Micologia. Obtenção de extratos fracionados de caules de Stevia rebaudiana e potencial antifúngico frente ao fungo Botrytis cinerea. 2019. (Congresso).

IX CONGRESSO LATINO AMERICANO, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS e VII ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPECAO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. DETERMINACAO DE MATERIAS ESTRANHAS EM AMOSTRAS COMERCIAIS DE FUBA. 2019. (Congresso).

IX CONGRESSO LATINO AMERICANO, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS e VII ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPECAO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. ANALISE DE SUJIDADES E MATERIAS ESTRANHAS EM AMOSTRAS DE FARINHA DE TRIGO TIPO 1 COMERCIALIZADAS NO MUNICIPIO DE CAMPO MOURAO, PARANA. 2019. (Congresso).

IX CONGRESSO LATINO AMERICANO, XV CONGRESSO BRASILEIRO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS e VII ENCONTRO DO SISTEMA BRASILEIRO DE INSPECAO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL. ANALISE MICROSCOPICA DE MATERIAS ESTRANHAS EM BEBIDA DE FRUTAS TIPO NECTAR. 2019. (Congresso).

XXI CONGRESO LATINOAMERICANO Y DEL CARIBE DE CIENCIA Y TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Y XVII CONGRESO ARGENTINO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA DE ALIMENTOS. Caracterizacao quimica e potencial antifungico de extratos de caule de estevia obtidos por fracionamento com diferentes solventes. 2019. (Congresso).

CBCTA - 2018 - Congresso Brasileiro de Ciencias e Tecnologia de Aliemntod. ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DO EXTRATO DE POLPA DE BURITI (MAURITIA FLEXUOSA) EM BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA EM ALIMENTOS. 2018. (Congresso).

CBCTA - 2018 - Congresso Brasileiro de Ciencias e Tecnologia de Aliemntod. DETECÇÃO RÁPIDA DE ATIVIDADE GERMINATIVA DE ENDÓSPORO BACTERIANO UTILIZANDO NARIZ ELETRÔNICO. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO E XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIACAO CIENTIFICA DA UNIPAR. DETERIORACAO FUNGICA E TEXTURA DE MORANGOS IRRADIADOS EM UV ? C. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO E XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIACAO CIENTIFICA DA UNIPAR. ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE MEIS DE Tetragonisca angustula EM BACTERIAS GRAM-POSITIVAS E GRAM NEGATIVAS. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO E XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIACAO CIENTIFICA DA UNIPAR. COMPARACAO ENTRE TEMPO E COMPRIMENTO DE ONDAS EM REDUCAO DE BOLORES EM AMOSTRAS DE CASTANHA DE CAJU UTILIZANDO LAMPADAS DE UV-C DE LED. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO E XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIACAO CIENTIFICA DA UNIPAR. AVALIACAO DA QUALIDADE FISCIO-QUIMICA EM AMOSTRAS DE MELADO DE CANA-DE-ACUCAR. 2018. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIENCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO E XVII ENCONTRO ANUAL DE INICIACAO CIENTIFICA DA UNIPAR". ANALISE DE MATERIAS ESTRANHAS E SUJIDADES NO ACUCAR MASCAVO. 2018. (Congresso).

III Congresso Paranaense de Microbiologia. Antifungal activity of curcumin against Penicillium sp. and Cladosporium sp.. 2018. (Congresso).

III Congresso Paranaense de Microbiologia. Proposition of fast methodologies in bacterial detection using Near Infrared Spectroscopy and Electronic Nose. 2018. (Congresso).

IV CSBEA Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos. AVALIACAO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE MEIS DE TUBUNA E MANDACAIA OBTIDOS DE DIFERENTES REGIOES DO ESTADO DO PARANA (BRASIL). 2018. (Congresso).

IV CSBEA Congresso Sul Brasileiro de Engenharia de Alimentos e VII Encontro Paranaense de Engenharia de Alimentos. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA RADIAÇÃOUVCEMITIDASPORLÂMPADASDELED,NAANÁLISE FISICOQUIMICAEMICROBIOLOGICANOMORANGO. 2018. (Congresso).

IV CSBEA Congresso Sul Brasileiro de EngenhariadeAlimentoseVIIEncontroParanaensedeEngenhariade Alimentos. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANADEMÉISDETUBUNAEMANDAÇAIAOBTIDOSDE DIFERENTES REGIÕES DO ESTADO DO PARANÁ (BRASIL). 2018. (Congresso).

IX Conccepar. PESQUISA DE SUJIDADES E MATÉRIAS ESTRANHAS EM AMOSTRAS DE MEL DE MELIPONÍDEOS PRODUZIDOS NO PARANÁ. 2018. (Congresso).

IX Conccepar. MANUTENÇÃO E VIABILIDADE DE FUNGOS ARMAZENADOS EM SÍLICA. 2018. (Congresso).

IX Conccepar. PESQUISA DE SUJIDADES LEVES EM AMOSTRAS DE EXTRATO DE TOMATE. 2018. (Congresso).

IX Conccepar. ANÁLISE DE SUJIDADES EM GELATINA. 2018. (Congresso).

IX Conccepar. COMPARAÇÃO DA PRESENÇA DE SUJIDADES E MATÉRIAS ESTRANHAS EM POLVILHO DOCE E AZEDO. 2018. (Congresso).

Simtea 2018.EFEITO DO EXTRATO DE MAURITIA FLEXUOSA (BURITI) SOBRE BIOFILMES BACTERIANOS. 2018. (Simpósio).

Simtea 2018.POTENCIAL DE AÇÃO INIBITORIA DA CURCUMINA SOBRE O FUNGO CLADOSPORIUM SP. 2018. (Simpósio).

VII COSIMP. AVALIACAO DE ASPECTOS FISICO-QUIMICOS EM FOLHAS DE COUVE TRATADAS COM IRRADIACAO ULTRAVIOLETA. 2018. (Congresso).

VIII SIMTEA 2018.Avaliacao da extracao de compostos antioxidantes na polpa de buriti. 2018. (Simpósio).

VIII SIMTEA 2018.Acao antimicrobiana dos extratos brutos de baicuru e guarana para inibicao do fungo Botrytis cinerea. 2018. (Simpósio).

VIII SIMTEA 2018.Redução de bolores em castanha de caju por tratamento UV-C de led. 2018. (Simpósio).

VIII SIMTEA 2018.ratamento de morangos por radiacao UV-C emitidos por lampadas de LED". 2018. (Simpósio).

VI Simposio de Engenharia e Ciencia de Alimetos (VI SECA).Tratamento de castanha de cajú por radiação UV-C de Led para redução de bolores. 2018. (Seminário).

VI Simposio de Engenharia e Ciencia de Alimetos (VI SECA).Analise dos extratos brutos de Stryphnodendrom adstringes (Barbatimão) e Poincianella pluviosa (Sibipiruna) quanto à ação antifungica no fungo Botrytis cinerea. 2018. (Simpósio).

VI Simposio de Engenharia e Ciencia de Alimetos (VI SECA).AVALIACAO DA ACAO ANTIFUNGICA DOS EXTRATOS BRUTOS DE MUTAMBA E CATUABA CONTRA O FUNGO BOTRYTIS CINEREA. 2018. (Simpósio).

XXIV Congresso Latino Americano de Microbiogia. Metodologia rápida para detecção de esporos bacterianos utilizando espectroscopia de infravermelho próximo. 2018. (Congresso).

XXIV Congresso Latino Americano de Microbiogia. Avaliação da atividade antifúngica da curcumina sobre fungos deteriorantes do pão. 2018. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Microbiologia. EVALUATION OF THE ACTION OF SIGNAL MOLECULES PRODUCED BY PSEUDOMONAS AERUGINOSA IN THE MONO- AND MULTI-SPECIES BIOFILM FORMATION OF ESCHERICHIA COLI AND STAPHYLOCOCCUS AUREUS. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Microbiologia Congresso Brasileiro de Microbiologia. ANTIFUNGAL ACTIVITY OF CURCUMIN NANOPARTICLES. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Microbiologia Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2017. (Congresso).

29 Congresso Brasileiro de Microbiologia Congresso Brasileiro de Microbiologia. 2017. (Congresso).

VII Congresso Latino Americano e XIV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos - VI Encontro do sistema Brasileiro de inspeção de produtos de Origem Animal. Pesquisa de Sujidades e Materias Estranhas em amostras de mel de abelhas sem ferrão produzido no estado do Paraná. 2017. (Congresso).

VIII CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ,. ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DA POLPA DE BURITI (Mauritia flexuosa) FRENTE A BACTÉRIAS GRAM NEGATIVAS DE INTERESSE EM ALIMENTO. 2017. (Congresso).

VIII CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ,. Atividade Antibacteriana de méis de meliponíneos obtidos de diferentes regiões do estado do Paraná (Brasil). 2017. (Congresso).

VIII CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ,. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE POLPA DE BURITI FRENTE À STAPHYLOCOCCUS AUREUS. 2017. (Congresso).

VIII CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ,. PESQUISA DE SUJIDADES E MATÉRIAS ESTRANHAS EM AMOSTRAS DE MELADO DE CANA DE AÇÚCAR. 2017. (Congresso).

II Congresso Paranaense de Microbiologia. Avaliação da Formação de biofilmes de Escherichia coli e Staphylococcus aureus em aço inoxidável. 2016. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Micologia. Identificação de fungos nas estações inverno e verão no ar interno e externo. 2016. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Micologia. Contaminação Fúngica em Sementes de Chia.. 2016. (Congresso).

VII Simtea e VI EPEA.Contaminação fúngica em sementes de Chia comercializadas no município de Campo Mourão -PR. 2016. (Simpósio).

VII Simtea e VI EPEA.Produção de filmes biodegradáveis ativos a base de amido adicionados de extrato de própolis e avaliação do potencial antimicrobiano. 2016. (Simpósio).

17th International Conference on Near Infrared Spectroscopy - NIR 2015. Determination of Salmonella sp in whole milk by NIR and Chemometrics. 2015. (Congresso).

CONGRESSO LATINO AMERICANO DE HIGIENISTAS DE ALIMENTOS. TOTAL COLIFORMS AND TERMOTOLERANTS AND PRESENCE OF MOLDS AND YEASTS IN CEREAL BARS. 2015. (Congresso).

EXPOUT 2014. Feira das profissões - Laboratório de Microbiologia. 2014. (Feira).

VI Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos. 2014. (Simpósio).

XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos. Qualidade microbiológica de leite pasteurizado destinado ao programa Leite das Crianças na região da COMCAM. 2014. (Congresso).

XII Congresso Latino Americano de Microbiologia e Higiene de Alimentos. CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E IMPORTÂNCIA DA PESQUISA DE ESTAFILOCOCOS COAGULASE POSITIVA EM COUVES MINIMAMENTE PROCESSADAS, COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO.. 2014. (Congresso).

27 CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. INFLUÊNCIA DE MICRO-ORGANISMOS PSICROTRÓFICOS NA DETECÇÃO DE CASEINOMACROPEPTÍDEO EM LEITE CRU REFRIGERADO E LEITE UHT. 2013. (Congresso).

27 CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA. AVALIAÇÃO DA CBT (CONTAGEM DE BACTÉRIAS TOTAIS) DO LEITE APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS BPA?S (BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS) NA CADEIA LEITEIRA EM UMA REDE DE COOPERATIVAS AFILIADAS A UMA INDÚSTRIA DO ALTO PARANAÍBA. 2013. (Congresso).

27o. Congresso Brasileiro de Microbiologia. AVALIAÇÃO DA CBT (CONTAGEM DE BACTÉRIAS TOTAIS) DO LEITE APÓS A IMPLANTAÇÃO DAS BPA?S (BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS) NA CADEIA LEITEIRA EM UMA REDE DE COOPERATIVAS AFILIADAS A UMA INDÚSTRIA DO ALTO PARANAÍBA. 2013. (Congresso).

27o. Congresso Brasileiro de Microbiologia. INFLUÊNCIA DE MICRO-ORGANISMOS PSICROTRÓFICOS NA DETECÇÃO DE CASEINOMACROPEPTÍDEO EM LEITE CRU REFRIGERADO E LEITE UHT. 2013. (Congresso).

Fungos e Micotoxinas em Alimentos. 2013. (Outra).

I EPEAL ( I Enconttro Paranaense de Engenharia de Alimentos).EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS DE RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA. 2013. (Encontro).

V SIMTEA.Análise de sujidades em amostras de polvilho azedo comercializados na cidade de Goioerê/Pr. 2013. (Seminário).

V SIMTEA.PERFIL MICROSCÓPICO DAS AMOSTRAS DE MÉIS APPIS MELLIFERA PROVENIENTES DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. 2013. (Simpósio).

IV SIMTEA.Avaliação das Boas Práticas de Fabricação de estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Campo Mourão no Estado do Paraná. 2012. (Seminário).

IV SIMTEA (Simpósio de Tecnologia e Engenharia de Alimentos).Determinação in vitro dos efeitos do extrato oleoso de nim (Azadirachta indica A. Juss) SOBRE Fusarium graminearum e Penicillium digitatum.. 2012. (Simpósio).

Expout 2011. Feira das profissões- Sala Temática de Engenharia e Tecnologia em Alimentos. 2011. (Feira).

III SIMTEA. 2011. (Simpósio).

XIII Encontro Nacional de Micotoxinas. 2008. (Encontro).

II ENTEC. 2004. (Encontro).

V Expotec.Uso do microondas para esterilização da água.. 2000. (Outra).

VI Encontro regional sul de ciência e tecnologia de alimentos.. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Livia Benossi Marchi

Monterio, A. R. G.; ABREU FILHO, BENÍCIO ALVES DE; Costa, S. C.; Brão, C. E.;PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira. Capcidade antifungica de extratos de casca de romãs (Punica granatum L.) e Curcuma longa (Zingiberaceae) contra fungos filamentosos. 2018. Tese (Doutorado em Pós graduação em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rejane Stubs Parpinelli

TOLEDO, V. A. A.; TAKASUSUKI, M. C. C. R.;Perdoncini, Márcia Regina Geraldo; SEREIA, M. J.; MARCO, P. H.. Qualidade microbiológica e caracterização físico-química de amostras de mel de abelhas sem ferrão de seis regiões do Estado do Paraná. 2016. Tese (Doutorado em Zootecnia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Marcia Maria dos anjos Szczepera

MICKCHA, J. M. G.;Perdoncini, Márcia Regina Geraldo; ABREU FILHO, B. A.. Avaliação da atividade antibacteriana de enzimas frente à Alicyclobacillus spp.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Juliana Marques Pereira

PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo; LEIMANN, F. V.. Metodologia alternativa para detecção rápida de Salmonella em leite via espectroscopia e quimiometria. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Anderson Clayton da Silva

Perdoncini, Márcia Regina Geraldo; LEIMANN, F. V.. Avaliação antimicrobiana e aplicação em alimentos de curumins nanoencapsulada e na forma de microcristais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Tecnologia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ruben Rocha Ferreira

FERREIRA, R. R.;PERDONCINI, Marcia Regina Ferreira Geraldo; RIGOBELLO, E. S.; SEREIA, M. J.. Avaliação dos parâmetros reológicos e físico-químicos de iogurtes elaborados com dextrinas de milho, mandioca e batata. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Suellen Aparecida da Silva

PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira. POTENCIAL DE AÇÃO INIBITORIA DA CURCUMINA SOBRE O FUNGO CLADOSPORIUM SP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Simone da Silva

PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira. EFEITO DO EXTRADO DE Mauritia flexuosa (buriti) SOBRE BIOFILMES BACTERIANOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Monica Araujo Suzin

PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira; SEREIA, M. J.. Análises Físico-Quimicas de Meis de Apis Melifera, 1758 de diferentes regiões do estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jésica Antônia Masson Matos

PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira. ANÁLISE DE MATÉRIAS ESTRANHAS E SUJIDADES NO AÇÚCAR MASCAVO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Thaise Pascoato de Oliveira

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; SEREIA, M. J.. Mirtilo: Caracterização e aplicação da polpa e da fruta em pó em frozen yogurt funcional linha clean label. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline Barbato

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; VANIN, M.. Estudo da obtenção de carotenóides por Fermentaçao empregando a levedura Rodotorula sp em melço e caldo de cana de açúcar como meio de cultura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Daniel Davi Gruchinski

VANIN, M.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Estudo da influencia do substrato na atividade do Bacillus atrophaeus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Eucilene Euzane dos Santos

DROVAL, A. A.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Avaliação sensorial da diferença e aceitação de carne normal e PSE defrango processada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Carolina Magalhães Benedicti

DROVAL, A. A.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Produção de linguiça frescal (toscana) através de cura natural com extrato de aipo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Samantha Nunes dos Santos

Bracht, L.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Própolis como agente sanitizante para cheiro verde minimamente processado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Wagner Lucca

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; SEREIA, M. J.. Elaboração do vinho de laranja pera (Citrus aurantium) com adição de lecitina de soja.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Maria Frnanda Preira Cristóvao

RIBEIRO, M. C. S. O.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Identificação das características físico-químicas do açúcar mascavo produzido na região de Campo Mourão - Pr.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ricardo Peloi Sercundes

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Avaliação da atividade germicida do extrato aquoso de Cotyledon orbicular L. frente ao fungo Byssochlamis sp.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jaqueline Gardene Padilha

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; VITORIO, A. C.. Pesquisa de Coliformes a 45 em Hot dogs comercializados em cinco pontos da área central de Campo Mourão.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andressa Mignoso e Beatriz Ribeiro

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Avaliação da atividade antimicrobiana do hipoclorito de sódio e ácido paracético sobre bactérias que epresentam risco potencial para alimentos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Dayani Cristina Pereira

DROVAL, A. A.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Deinação de açúcares redutores em bagaço de cana-de-açúcar fermentado pela ação do microrganismo Trichoderma reesei.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andréia da Silva Rebello Peres e Maria Neide de O

RODRIGUEZ, M. A. A.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Caramanic.Implantação das boas práticas de fabricação na empresa amafil indústria e comércio de alimentos LTDA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Juliana Lettrari

DROVAL, A. A.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Determinação dos parâmetros microbiológicos do bioindicador Clean-test.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Ana paula da Silva, Lilian Maria pagamunici e Luciana Maria

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Caracterização química e aceitação sensorial de alimento funcional a base de soro de leite suplementado com proteína de soja e inulina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Luciana de Carvalho Silva e Marisa Menezes Machado

RODRIGUEZ, M. A. A.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Instruções para o regulamento da qualidade e identidade do leite crú refrigerado.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Caryne Ane Caneppele

DROVAL, A. A.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Hambúrger vegetal a base de PTS e inulina, enriquecido com fibras de trigo.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Livia Benossi

GERALDO, Marcia Regina Fereira; VANIN, M.. Verificação da produção in vitro de patulina a partir de Penicillium sp isolados de maçã.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Mara Célia Fabri e Paula Denise Bravin

Scapim, M. R. S.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Elaboração de matinal em flocos à base de mandioca. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gilcelene Davini, Karen Ribeiro e Ruth de Oliveira

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Avaliação da qualidade microbiológica no processamento de pastéis de queijo vendidos nas feiras de Campo Mourão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. banca examinadora para elaboração e avaliação de prova de concurso público para professor substituto. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de elaboração,aplicação e avaliação da prova do concurso público para professor de ensino de 1 e 2 grau no Campus Campo Mourão.. 2008. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora encarregada de elaboração, aplicação e avaliação da prova do concurso público para professor de 1 e 2 graus de microbiologia de alimentos no campus de Francisco Beltão. 2007.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova do concurso público para professores de 1 e 2 graus de nutrição e dietética no campus de Londrina. 2006.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora encarregada dda elaboração, aplicação e avaliação de prova de teste seletivo para professor de ensino de 2 grau na disciplina de Higiene Industrial; Legislação e Operações Unitárias. 2000.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora encarregada da elaboração, aplicação e avaliação de prova para teste seletivo de professor de 2 grau na disciplina de Microbiologia.. 1999.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora encarregada de elaboração, aplicação e avaliação de prova de concurso público para professor de 1 e 2 graus na disciplina de Análise e Química de Alimentos. 1998. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pereira, J M;GERALDO, Marcia Regina Fereira. metodologia alternativa para detecção rápda de Salmonella em leite via espectroscopia e quimiometria. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

TANAMATI, A.;PERDONCINI, Márcia Regina Geraldo. Membro de banca de estágio supervisionado. 2014. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

VANIN, M.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de defesa de estágio curricular intitulado. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; FUCHS, R. H. B.. Banca examinadora de estágio curricular no laboratório de controle de qualidade do trigo - Coamo agroindústria.. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

FUCHS, R. H. B.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de defesa de estágio curricular intitulado "Queijo de minas frescal com extrato de soja; Levantamento das análises realizadas em leite no laboratório de prestação de serviços da UTFPR de Campo Mourão.. 2007.

RIBEIRO, M. C. S. O.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca Examinadora de pré-projeto de trabalho do diplomação: Identificação das características físico-químicas do açúcar mascavo produzido na região de Campo Mourão. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Formulação de doces em barrascom diferentes sabores a base de extrato hdrossolúvel de soja (Glicine L. Meriel). 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

OIVEDO, M. S. V. P.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Quantificação de compostos fenólicos em suco de uva conservado da safra 2007.. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Avalição da Atividade germicida do extrato aquoso de Cotiledon orbibicular L. frente ao fungo Byssoclhamis sp.. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RIBEIRO, M. C. S. O.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Avaliação de diferentes concentrações de alginato de sódio e cloreto de cálcio n imobilização de células de S. cerevisiae.. 2007. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; TANAMATI, A.. Banca examinadora de defesa de estágio curricular no moinho Paraná.. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

LIMA, H. O. S.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca de defesa de estágio do curso de tecnologia de Alimentos. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; RIBEIRO, M. C. S. O.. Banca examinadora de defesa de estágio curricular em Vigilância Epidemiológica.. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

VANIN, M.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca de defesa de estágio curricular na empresa Clean-up Brazil Biotecnologia.. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RIBEIRO, M. C. S. O.;GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Avaliação das características microbiológicas do açúcar mascavo produzido na região de Campo Mourão.. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira; RODRIGUEZ, M. A. A.. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Elaboração do vinho de laranja pera (Citrus auvantium L.) com a utilização de lecitina.. 2006. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Avaliação da qualidade microbiológica de hot dogs (cachorros quentes) comercializados em Campo Mourão.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Recuperação do bagaço de cana-de-açúcar por fermentação sólida.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Procedimentos padrão de higiene operacional segundo análise de perigos e pontos críticos de controle na indústria de laticínios.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Avaliação do teor protéico de levedura de destilaria (Saccharomyces cerevisiae) submetida a estresse térmico e aplicaçãoem panificação.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Extração, quantificação e caracterização de isolado protéico de soja.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Recuperação do açúcar do bagaço de cana-de-açúcar por fermentação sólida.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina FereiraGERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de pré-projeto doTrabalho de Diplomação intitulado: Estudo e calibração de parâmetros para utilização de esporos de Bacillus stearothermophilus variedade calidolactis na detecção de resíduos de antibiótico no leite.. 2005. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca de avaliação de estágio curricular na empresa COAMO agroindustrial cooperativa de Campo Mourão. 2004. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca de avaliação de estágio curricular na empresa coamo agroindustrial cooperativa. 2004. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de defesa de estágio curricular no laticínio vida ativa de Campo Mourão. 2003. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

SEREIA, M. J.;GERALDO, Marcia Regina Fereira. Banca examinadora de defesa de estágio curricular no laticínio Kilatte de Campo Mourão Pr. 2003. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helio Conte

KEMMELMEIR, C;CONTE, H.; PERALTA, R.M.. Efeitos in vitro do extrato oleoso de Azadirachta indica (Nim) sobre Fusarium oxysporum SP, agente causal da murcha de fusário. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Miguel Machinski Junior

KEMMELMEIER, Carlos;MACHINSKI JUNIOR, M.TESSMANN, Dauri José. Produção in vitro de micotoxinas em isolados de Fusarium graminearum obtidos da Região Sul do Brasil e associados com a doença Giberela em cereais de inverso (trigo, tricicale e cevada). 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Miguel Machinski Junior

KEMMELMEIER, Carlos; ONO, E. Y. S.;MIKCHA, Jane Martha GratonMACHINSKI JUNIOR, M.; PERALTA, Rosane Marina. Efeitos do óleo de Nim [Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae)] na produção de zearalenona e ácido fusárico in vitro e em Fusarium. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

ROSANE MARINA PERALTA

PERALTA, R. M.. Efeitos in vitro do extrato oleoso de Azadirachta indica (Nim) sobre Fusarium oxysporum. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Jane Martha Graton Mikcha

MACHINSKI JUNIOR, MiguelMIKCHA, J. M. G.; Kemmelmeier, C.; PERALTA, Rosane Maria. Efeitos do óleo de NIN [Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae)] na produção de azearalenona e ácido fusárico "in vitro" e em Fusarium. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Elisabete Yurie Sataque Ono

KEMMELMEIER, C.; MACHINSKI JUNIOR, M.;ONO, E. Y. S.. Efeitos do óleo de nim [Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae)] na produção de zearalenona e ácido fusárico "in vitro" em Fusarium spp.. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Dauri José Tessmann

KEMMELMEIER, CarlosTESSMANN, D. J.MACHINSKI JUNIOR, Miguel. Produção 'in vitro'de micotoxinas em isolados de Fusarium graminearum obtidos da região Sul do Brasil e associados com a doença Giberela em cereais de inverno. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Dauri José Tessmann

TESSMANN, D. J.KEMMELMEIER, Carlos; MACHINSKI JR, Miguel. Produção 'in vitro'de micotoxinas em isolados de Fuarium graminearum obtidos da Região Sul do Brasil e associados com a doença Giberela em cereais de inverno. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Tamara dos Santos Cordeiro

?Análise de sujidades e matérias estranhas em amostras de Farinha de Milho Biju conforme método preconizado pela AOAC; ?; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

BRUNA RAMALHO DOS SANTOS

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLOGICA DE AMOSTRAS DE MELADO; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Brenda Dall Molin

Atividade Antifúngica de extratos vegetais; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Iasmim Pereira de Moraes

Controle da deterioração em Morangos por UV; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; (Orientador);

Aline da Rosa Almeida

EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS COMPOSTOS BIOATIVOS DE RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Henrique Issa Montanholi

PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIAS MAIS RÁPIDAS NA DETECÇÃO DE FORMA LATENTE BACTERIANA UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO E NARIZ ELETRÔNICO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Simone da Silva

Efeito do extrato de Mauritia flexuosa (buriti) em biofilmes formados e em formação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Suellen Aparecida da Silva

Potencial de ação inibitória da curcumina sobre o fungo Cladosporium sp; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Jésica Antônia Masson Matos

ANÁLISE DE MATÉRIAS ESTRANHAS E SUJIDADES NO AÇÚCAR MASCAVO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Danielle Oliveira Castro

Pesquisa de sujidades e matérias estranhas em amostras de farinha de trigo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Larissa de Oliveira Ferreira

Avaliação da utilização da curcuma na conservação de pães; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Thais Ribeiro Moraes

Avaliação da esporulação e viabilidade de esporos por extrato de romã sobre fungos deterioradores do pão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Dayani Cardoso Ribeiro

Atividade antifungica do extrato de casca de romã sobre fungos deteriorantes do pão; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Daniele de Amorim Venturini

Avaliação da ação de moléculas sinalizadoras produzidas por Pseudomonas aeruginosa na formação do biofilme multiespécie de Escherichia coli e Staphylococcus aureus em superfície de aço inoxidável; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Amanda Penazzo Garcia

Desenvolvimento de filmes biodegradáveis ativos a base de amido de milho adicionados de extrato de própolis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Carla Roana Moraes Monteiro

ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DA POLPA DE BURITI (Mauritia flexuosa) FRENTE À BACTÉRIAS DE IMPORTÂNCIA EM ALIMENTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

MAIRA MICHELE DOS SANTOS

MANUTENÇÃO DE ISOLADOS FÚNGICOS DE IMPORTÂNCIA EM ALIMENTOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Poliana dos Santos Mendes

AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DA CURCUMINA SOBRE FUNGOS DETERIORANTES DO PÃO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Fernanda de Castro Dornellas

Atividade antifúngica de Cúrcuma Longa contra fungos de importância em alimentos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Lorrany Matos Cardozo da Silva

Atividade Antibacteriana de méis de meliponíneos obtidos de diferentes regiões do estado do Paraná (Brasil); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Walter da Silva Halateno

CONTAMINAÇÃO FÚNGICA EM SEMENTES DE LINHAÇA COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE CAMPO MOURÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

[Nome removido após solicitação do usuário]

CARACTERIZAÇÃO DE FUNGOS DE AR INDOOR E AR OUTDOOR DOS LABORATÓRIOS DA UTFPR CAMPUS CAMPO MOURÃO/PR; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

juliana Martins

Contaminação Fungica em Sementes de Chia Comercializadas no Municipio de Campo Mourão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Lais Malachias de Araujo

CONTAGEM DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES E DETERMINAÇÃO DE BOLORES E LEVEDURAS EM BARRA DE CEREAIS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Anderson Clayton da Silva

Caracterização Microbiológica e Importância da Pesquisa de Estafilococos Coagulase Positiva em Couves Minimamente Processadas, Comercializadas no Município de Campo Mourão; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Marina Pereira Mendes Santos Gutierrez

DETERMINAÇÃO IN VITRO DOS EFEITOS DO EXTRATO OLEOSO DE NIM (Azadirachta indica A; Juss) SOBRE Fusarium graminearum e Penicillium digitatum; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Wagner Lucca

Elaboração de vinho de laranja pera (Citrus auvantium) com a utilização da lecitina; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Jaqueline Padilha e Vitor Hugo Chanan

Avaliação da qualidade microbiologica de hot dogs (cachorros quente) comercilalizados em Campo Mourão; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Daiany Cristina Pereira

Recuperação de açúcar o bagaço de cana-de-açúcar por fermentação sólida; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Livia Benossi

Verificação da produção in vitro da patulina a partir de isolados de Penicillium sp isolados de maçãs; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Brenda Dall Molin

Atividade Antifúngica de Extratos Vegetais; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Amanda Correia Gardenal

Controle do fungo Botrytis cinerea; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Amanda Correia Gardenal

Controle do fungo Botrytis cinerea; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Ana Rita Zulim Leite

Controle da deterioração fúngica em Morangos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Carla Roana Moraes Monteiro

Atividade antifúngica de extrato da polpa de buriti sobre Aspergillus chevaliere e Penicillium panemun; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Iara de Melo Rodrigues

Atividade antifúngica de extrato da polpa de buriti frente a isolados de C; subliforme e C; oxysporum; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Guilherme Dallarmi Sorita

ISOLAMENTO DE FUNGOS DETERIORANTES DO PÃO E VERIFICAÇÃO DA AÇÃO ANTI FÚNGICA FRENTE À NANOPARTÍCULA DE CURCUMINA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Henrique Issa Montanholi

Isolamento de fungos de importância em alimentos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Geovane Willian Oliveira

Estagio supervisionado na Industria COAMO; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Milana Francisca Latchuk

Estagio supervisionado na empresa Laticinios Piloto; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Rodrigo Santos Mendonça

Estágio curricular obrigatório na Vigilância Sanitária do Município de Campo Mourão; 2017; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Tais Ribeiro de Moraes

Estágio curricular - Coamo - Moinho de Trigo; 2017; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Suellen Aparecida da Silva

Estágio curricular - Coamo - Laboratório de Trigo; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Larissa de Oliveira Ferreira

Estágio curricular - Coamo - Controle de qualidade em laboratório de panificação; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Lorrany Matos Cardozo da Silva

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO FRANGO RICO- Frigorífico Avícola Votuporanga Ltda; ? VOTUPORANGA- SÃO PAULO; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Tatiane Viana Dutra

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO DE BIOFILME COMPOSTO POR Escherichia coli E Staphylococcus aureus EM SUPERFÍCIE DE AÇO INOXIDÁVEL UTILIZADA EM INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Tatiane Viana Dutra

Avaliação da formação de bifilmes de Escherichia coli e Staphylococcus aureus em superfície de aço inoxidável; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Laís Malachias Araújo

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR JBS JACAREZINHO - PR; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Fernanda de Castro Dornellas

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR - LABORAT~RIO DE MICROBIOLOGIA DA EMPRESA COAMO COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL; 2015; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Natália Gimenes Torres

MONITORIA NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E MICROSCOPIA; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Giseli Cristina Pante

Estágio no Laboratório de Prestação de serviços - UTFPR; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Vânia R

Araújo; Estágio na COAMO Cooperativa Agroindustrial - laboratório de Trigo; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Mario Todd Ma

Estágio na Indústria Bokada de alimentos; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Gisele Cristina Pante

MONITORIA LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Isabela de Souza Celloni

MONITORIA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA 1 E MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Adenilson Renato Rudke

MONITORIA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA GERAL E MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Lorrany Matos Cardozo da Silva

MONITORIA NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA 1 E MICROSCOPIA; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Tiago Faquineti de Aragão

Estágio na Industria HKZ IND; E COM; DE COSMÉTICOS LTDA; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Camila Carolina Veiga

Estágio na COAMO Cooperativa Agroindustrial - laboratório de Trigo; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Tatiane dos Santos Silva

Estágio na Amafil; 2012; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Edson Veiga de Paiva

Laboratório de controle de qualidade do trigo - COAMO agroindústria; ; 2007; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Ana Paula de Oliveira Camargo

Vigilância Epidemiológia; 2006; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Kemmelmeier

Efeito do óleo de Nim (azadirachta indica) sobre micotoxinas em Fusarium; Início: 2006; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);

Carlos Kemmelmeier

Verificação da produção in vitro de zearalenona, desoxinivalenol e outros tricotecenos por Fusarium graminearum isolados na Região Sul do Brasil e associados com a doença Giberela em cereais de inverno (trigo, triticale e cevada); 2004; 16 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Carlos Kemmelmeier;

Carlos Kemmelmeier

Efeitos do oleo de nim [Azadirachta indica A Juss (Meliaceae)] na produção de zearalenona e acido fusárico; 2009; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular)) - Universidade Estadual de Maringá,; Orientador: Carlos Kemmelmeier;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira ; Castro, D. O. ; Bortoluzzi, L. C. P. . ANALYSIS OF LIGHT FILTH AND STRANGE MATTERS IN SAMPLES OF WHEAT FLOUR TYPE 1 MARKETED IN CAMPO MOURÃO, PARANÁ. Higiene Alimentar , v. 33, p. 2115-2118, 2019.

  • PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira ; Foregatti, A. ; Souza, F. ; Pinheiro, L. ; Bortoluzzi, L. C. P. . MICROSCOPIC ANALYSIS OF STRANGE MATTERS IN NECTAR FRUIT JUICE. Higiene Alimentar , v. 33, p. 2124-2126, 2019.

  • PERDONCINI, Márcia Regina Ferreira ; SORITA, G. D. ; Jacovassi, L ; Macruz, M ; Gonçalves, R. C. . DETERMINATION OF STRANGE MATTERS IN FUBÁ COMMERCIAL SAMPLES. Higiene Alimentar , v. 33, p. 2196-2200, 2019.

  • MONTEIRO, CARLA ROANA MORAES ; DOS SANTOS, ADRIELE RODRIGUES ; VIEIRA DA SILVA, MARCOS ; RUDKE, ADENILSON RENATO ; DE MELO RODRIGUES, IARA ; RIGOBELLO, ELIANE SLOBODA ; PERDONCINI, MÁRCIA REGINA FERREIRA GERALDO . Evaluation of the Antimicrobial Activity of Buriti (Mauritia Flexuosa) Pulp Extracts. The Open Food Science Journal , v. 11, p. 89-94, 2019.

  • ALMEIDA, ALINE DA ROSA ; GERALDO, MÁRCIA REGINA FERREIRA ; RIBEIRO, LEOMARA FLORIANO ; SILVA, MARCOS VIEIRA ; MACIEL, MATHEUS VINICIUS DE OLIVEIRA BRISOLA ; HAMINIUK, CHARLES WINDSON ISIDORO . Bioactive compounds from brewers spent grain: phenolic compounds, fatty acids and in vitro antioxidant capacity. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY , v. 39, p. 269, 2017.

  • PEREIRA, JULIANA MARQUES ; LEME, LUIZA MARIANO ; PERDONCINI, MÁRCIA REGINA FERREIRA GERALDO ; VALDERRAMA, PATRÍCIA ; Março, Paulo Henrique . Fast Discrimination of Milk Contaminated with Salmonella sp. Via Near-Infrared Spectroscopy. Food Analytical Methods , v. 1, p. 1, 2017.

  • Perdoncini, Marcia Regina Geraldo ; MIRANDA. C. G. ; GOMES, H. N. ; CHAVES, T. F. H. ; SEREIA, M. J. . Research of strange materials in honey samples of stingless bees produced in the state of Rondonia. Higiene Alimentar , v. 31, p. 2180-2183, 2017.

  • Perdoncini, Marcia Regina Geraldo ; LAZZARI, A. ; AZEVEDO, B. ; TEIXEIRA, H. ; URBANO, H. . Research of dirtness and strange materials in honey samples of stingless bees produced in Paraná state. Higiene Alimentar , v. 31, p. 2184-2188, 2017.

  • DUTRA, TATIANE VIANA ; FERNANDES, MEG DA SILVA ; PERDONCINI, MÁRCIA REGINA FERREIRA GERALDO ; ANJOS, MÁRCIA MARIA DOS ; ABREU FILHO, BENÍCIO ALVES DE . Capacity of Escherichia coli and Staphylococcus aureus to produce biofilm on stainless steel surfaces in the presence of food residues. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION , v. 42, p. e13574, 2017.

  • GERALDO, Marcia Regina Fereira ; KEMMELMEIER, C. ; COSTA, C. L. ; ARROTEIA, C. C. . THE NEEM [AZADIRACHTA INDICA A. JUSS (MELIACEAE)] OIL REDUCTION IN THE IN VITRO PRODUCTION OF ZEARALENONE BY Fusarium graminearum. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 42, p. 707-710, 2011.

  • GERALDO, Marcia Regina Fereira ; ARROTEIA, C. C. ; KEMMELMEIER, C. . The effects of neem [Azadirachta indica A. Juss (meliaceae)] oil on Fusarium oxysporum f. sp. medicagenis and Fusarium subglutinans and the production of fusaric acid toxin. Advances in Bioscience and Biotechnology , v. 1, p. 1-6, 2010.

  • COSTA, C. L. ; GERALDO, Marcia Regina Fereira ; GERALDO, Marcia Regina Fereira ; ARROTEIA, C. C. ; KEMMELMEIER, C. . In vitro activity of neem oil [Azadirachta indica A. Juss (Meliaceae)] on Aspergillus flavus growth, sporulation, viability of spores, morphology and Aflatoxins B1 and B2 production. Advances in Bioscience and Biotechnology , v. 1, p. 292-299, 2010.

  • GERALDO, Marcia Regina Fereira ; TESSMANN, D. J. ; KEMMELMEIER, C. . Production of mycotoxins by Fusarium graminearum isolated from small cereals (wheat, triticale and barley) affected with scab disease in Southern Brazil. Brazilian Journal of Microbiology , v. 37, p. 58-63, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GERALDO, Marcia Regina Fereira ; Pós graduação em vigilância sanitária. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GERALDO, Marcia Regina Fereira ; Treinamento prático e teórico em Salmonella sp.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GERALDO, Marcia Regina Fereira ; Habilidades específicas - curso de manipulador na feira do produtor.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GERALDO, Marcia Regina Fereira . Manipulação higiênicade alimentos- curso de Implementação de boas práticas de fabricação na indústria de alimentos Bokada LTDA. Módulo I.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GERALDO, Marcia Regina Fereira ; Manipulação higiênica de alimentos - Implemenatção de boas práticas de fabricação na indústria de alimentos Bokada. Modulo 2.. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GERALDO, Marcia Regina Fereira ; Noções de bactérias, vírus, parasitoses e doenças transmissíveis.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GERALDO, Marcia Regina Fereira . Treinamento em fundamentos de laboratório.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GERALDO, Marcia Regina Fereira ; Manipulação de Alimentos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Uso de compostos naturais para o controle de fungos, Descrição: Os micro-organismos podem contaminar e deteriorar diversos tipos de alimentos, causando grandes prejuízos do ponto de vista econômico de de saúde, pois além das perdas decorrentes da deterioração. Dentre eles estão alguns fungos que além de deteriorarem alimentos podem produzir substâncias tóxicas, que quando ingeridas por seres humanos e animais, podem causar sérios problemas de saúde. A maior parte dos alimentos de origem vegetal ou animal se deteriora com facilidade, perdendo a qualidade com consequente diminuição na vida de prateleira. Essa perda é dependente de vários fatores, dentre eles o tipo, a composição, formulação, embalagem e condição de estocagem do alimento. Em condições favoráveis, várias espécies fúngicas podem produzir micotoxinas, que são metabólitos tóxicos naturais e frequentemente encontradas em alimentos. Esses compostos tóxicos, quando ingeridos por homens e animais, causam as micotoxicoses. Os piores efeitos das micotoxinas no homem tendem a ser os crônicos, de difícil associação com o consumo de alimentos contaminados. Os principais efeitos registrados são indução de câncer, lesão renal e depressão do sistema imune. Desta forma torna-se necessário o controle desses micro-organismos nos alimentos. Muitos conservantes artificiais tem sido usado nos alimentos para o controle de fungos. Porém, existem muitos compostos naturais com atividade anti-fúngica, os quais podem substituir os conservantes artificiais de forma mais natural e geralmente sem riscos para a saúde do consumidor. O objetivo deste projeto é o estudo de efeitos fungitóxicos de extratos naturais contra fungos deteriorantes de alimentos e aplicação desses compostos em alimentos por diferentes técnicas. Serão utilizados fungos adquiridos de coleções. Serão determinadas a concentração inibitória mínima (CIM) e concentração fungicida mínima (CFM) dos compostos naturais testados de acordo com a norma M38 A (NCCLS, 2002). Serão testados vários extratos vegetais. Espera-se encontrar atividade fungitóxica nos extratos testados, bem como o controle do crescimento fúngico quando testados em alimentos, para possível uso alternativo na conservação dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / Amanda Correia Gardenal - Integrante / Ana Rita Zulim Leite - Integrante / Leticia Cabrera Parra Bortoluzzi - Integrante / Brenda Dall Molin - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Pesquisa e identificação de matérias estranhas em alimentos, Descrição: Matéria estranha pode ser caracterizada como qualquer material diferente e indesejável ao produto que pode estar presente devido a falhas na cadeia produtiva. Dentre as matérias estranhas que podem estar presentes em alimentos, consideram-se as sujidades biológicas: insetos inteiros ou seus fragmentos, ovos, teias, pupas, dejeções, ácaros, fungos, parasitas, pêlos de animais e bárbulas de aves e as sujidades físicas: pedras, areia, cascalhos, vidro, plásticos, fibras sintéticas, borracha, partículas magnéticas ou metálicas, além de outras impurezas estranhas à sua composição. Além das sujidades, existem também as adulterações e fraudes, as quais dependendo de sua natureza ou origem podem resultar em agravos a saúde do consumidor se apresentar algum componente tóxico ou nocivo, sua detecção é comprovada pela inexistência dos elementos de origem vegetal ou animal comum ao produto ou pela adição intencional de elementos estranhos ao produto. Atualmente existe uma tendência por parte dos consumidores de optarem por nutrição balanceada e saudável, daí a necessidade de se avaliar a qualidade e a sanidade dos produtos alimentícios comercializados. No entanto, a qualidade não está apenas relacionada ao valor nutricional e atributos sensoriais do produto, mas também à segurança sanitária do mesmo. Neste caso, existem legislações específicas, quanto à segurança e aos padrões de identidade e qualidade de produtos alimentícios, com vistas à proteção da saúde da população. Dentre estas normas destacam se a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) N 14 da ANVISA (BRASIL, 2014) e a Instrução Normativa (IN) N 52 do MAPA (BRASIL, 2011). A RDC N 14 dispõe sobre matérias estranhas macroscópicas e microscópicas em alimentos e bebidas, e fixa seus limites de tolerância (BRASIL, 2014).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / Jesica Masson - Integrante / Danielle Oliveira Castro - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Avaliação da potencialidade antimicrobiana de extratos da polpa de buriti contra micro-organismos de interesse na indústria de alimentos, Descrição: O Buriti (Mauritia flexuosa) é uma palmeira típica da região amazônica brasileira. Pertence a família Arecaceae que vegeta também regiões alagadas e úmidas do nordeste e do Cerrado brasileiro. Estudos recentes comprovam seu alto valor comercial por conter substâncias importantes para indústria química, cosmética e farmacêutica. O fruto é rico em carotenóides que são responsavéis pela sua coloração amarelo ao vermelho, podendo ser considerado ótimo corante natural aos alimentos. Outros importantes componentes como fitoteróis, compostos fenólicos e antioxidantes são encontrados no Buriti, que resultam em muitos benefícios a saúde. Além disso, o buriti é considerado uma espécie oleoginosa na qual estudos demonstram sua eficiência antimicrobiana. Em estudos feitos com ratos verificou-se sua atividade antimicrobiana e cicatrizante em feridas, fato este, que comprova também sua atividade fitoterápica. Uma das grandes preocupações na distribuição de alimentos é a contaminação através de microrganismos que são responsáveis por um número significativo de morte e doenças em pessoas. Surge assim a necessidade de uso de conservantes alimentares que possam aumentar e conservar por mais tempo o alimento. No entanto, a ingestão de aditivos sintéticos tem efeito cumulativo no organismo causando toxicidade e ainda podendo ser cancerígeno. Por esse motivo, cresce cada vez mais o interesse em pesquisar sobre agentes antimicrobianos para fins alimentícios, sendo uma alternativa para o uso de conservantes artificiais. Além disso, os agentes antimicrobianos naturais geralmente não apresentam toxicidade e apresentam melhor aspecto sensorial quando comparados aos sintéticos. Tendo em vista as características dos componentes presentes no Buriti, este projeto terá como finalidade a avaliação da atividade antimicrobiana de extratos da polpa do buriti contra micro-organismos de importância em alimentos. Será avaliada a concentração inibitória mínima dos extratos de Buriti em bactérias e fungos de importância em alimentos. Os extratos já foram obtidos a partir de amostras de polpa de buriti obtidas na cidade de Itapecuru-Mirim, Maranhão. A técnica usualmente utilizada para determinar a concentração inibitória mínima (CIM) de diluição de agente antimicrobiano é recomendado pelo National Committee for Clinical Laboratory Standards. Para a CIM de fungos, o procedimento será de acordo com o documento da CLSI, Norma M38 A. De acordo com o que foi proposto, espera-se encontrar atividade antimicrobinana nos compostos extraídos para que em trabalhos futuros possam ser aplicados em alimentos para melhor conservação. A pesquisa será realizada no laboratório C003, C004 e C006 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus de Campo Mourão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / Carla Roana Moraes - Integrante / Adriele Santos - Integrante / Simone da Silva - Integrante / Iara de Melo Rodrigues - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Biofilmes: Formação e Controle na Industria de Alimentos, Descrição: O biofilme é formado por uma comunidade de células sésseis, mono ou multiespécies, as quais se aderem a um substrato e em uma matriz de polímeros extracelulares denominados de exopolissacarídeos. Após a formação dos biofilmes há liberação de células de microrganismos patogênicos e/ou deterioradores, causando comprometimento da qualidade microbiológica de matérias-primas e produtos acabados, problemas de corrosão de equipamentos e redução da capacidade de troca térmica entre superfícies, ou seja, o biofilme consiste em um ponto de contaminação constante e um grande problema a indústrias alimentícias. A formação de biofilmes em superfícies de contato com alimentos é conhecida como um risco potencial para a saúde do consumidor, em especial, se a contaminação cruzada dos alimentos ocorre após um procedimento de higienização. Este projeto tem como objetivo verificar se há a aderência e a formação de biofilmes mono e multiespécie de microrganismos em superfícies em contato com alimentos e posteriormente tratar as superfícies com sanitizantes sintéticos e compostos antimicrobianos naturais para verificar a inativação dos biofilmes. Serão utilizadas linhagens de bactérias e fungos disponíveis no laboratório de Microbiologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão, bem como seus meios de cultivo específicos. Os microrganismos serão inoculados nas superfícies e posteriormente submetidos à contagem de biofilmes, através de plaqueamento em meios de cultivo sólidos. Após a comprovação da formação de biofilmes, os mesmos serão tratados com compostos antimicrobianos e sanitizantes para a verificação de seu controle e inativação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / Carla Roana Moraes - Integrante / Adriele Santos - Integrante / Simone da Silva - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2015 - 2018

    Isolamento de fungos de importância em alimentos, Descrição: Os fungos podem ser indesejáveis nos alimentos, pois são capazes de produzir uma grande variedade de enzimas que, agindo sobre os mesmos, provocam sua deterioração. Podem contaminar e deteriorar diversos tipos de alimentos, causando grandes prejuízos do ponto de vista econômico e de saúde, pois além das perdas decorrentes da deterioração, alguns fungos podem produzir substâncias tóxicas, que quando ingeridas por seres humanos e animais, podem causar sérios problemas de saúde. A maior parte dos alimentos de origem vegetal ou animal se deteriora com facilidade, perdendo a qualidade com consequente diminuição na vida de prateleira. Essa perda é dependente de vários fatores, dentre eles o tipo, a composição, formulação, embalagem e condição de estocagem do alimento. Em condições favoráveis, várias espécies fúngicas podem produzir micotoxinas, que são metabólitos tóxicos naturais e frequentemente encontradas em alimentos. Esses compostos tóxicos, quando ingeridos por homens e animais, causam as micotoxicoses. Os piores efeitos das micotoxinas no homem tendem a ser os crônicos, de difícil associação com o consumo de alimentos contaminados. Os principais efeitos registrados são indução de câncer, lesão renal e depressão do sistema imune. Desta forma torna-se necessário o controle desses micro-organismos nos alimentos. Muitos conservantes artificiais tem sido usado nos alimentos para o controle de fungos. Porém, existem muitos compostos naturais com atividade anti-fúngica, os quais podem substituir os conservantes artificiais de forma mais natural e geralmente sem riscos para a saúde do consumidor. O objetivo deste projeto é o controle de fungos deterioradores de alimentos por compostos naturais. Serão utilizados fungos pertencentes ao laboratório de microbiologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A concentração inibitória mínima dos compostos naturais testados (CIM) será determinada de acordo com o documento da CLSI, norma M38 A preconizada pela National Committee for Clinical Laboratory Standart (NCCLS, 2002), que traz o Método de Referência para Testes de Diluição em Caldo para a Determinação da Sensibilidade a Terapia Antifúngica dos Fungos Filamentosos, com adaptações para macrodiluição em caldo para fungos filamentosos. Serão utilizados extratos vegetais. Espera-se testar vários compostos vegetais contra diversos fungos de importância em alimentos e encontrar resultados positivos em relação à atividade antifúngica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / Henrique Montanholi - Integrante / livia benossi - Integrante / juliana martins - Integrante / Thais Ribeiro Moraes - Integrante / Dayani Cardoso Ribeiro - Integrante / Walter Halateno - Integrante / Iasmim Pereira de Moraes - Integrante / Amanda Correia Gardenal - Integrante / Ana Rita Zulim Leite - Integrante / Guilherme Dallarmi Sorita - Integrante / Sullen Aparecida da Silva - Integrante., Número de orientações: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - Atual

    APLICAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NATURAIS NA CONSERVAÇÃO DE PÃES, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um novo produto conservante de pães a base de pó de rizoma de açafrão ou Curcuma longa L. A deterioração tem sido uma das grandes preocupações e uma das maiores causas de perdas de alimentos, diminuição da produtividade e de danos à saúde do homem. O uso de aditivos tem sido efetivo na prevenção da deterioração de alimentos. Entretanto, existe uma tendência cada vez maior de utilizar aditivos naturais devido à conscientização sobre os efeitos tóxicos de alguns destes. Nos últimos anos, tem havido uma intensa preocupação pela disponibilidade de uma alimentação de qualidade e natural, pois os alimentos que contêm altos níveis de conservantes artificiais para redução da carga microbiana são indesejáveis. Desse modo, a pressão por parte dos consumidores se volta para uma maior produção de alimentos frescos, com conservantes naturais e maior garantia de segurança. A utilização de substâncias naturais de origem vegetal, como a curcuma, torna o alimento mais atrativo ao consumidor por não apresentarem efeitos tóxicos, mesmo quando empregadas em concentrações relativamente elevadas. Vários estudos com a curcuma demonstram o efeito antimicrobiano, porém além disso, o seu consumo se traduz em benefícios proporcionados à saúde devido às propriedades antioxidantes que possuem. Desta forma um conservante efetivo a base de um composto vegetal natural que além de conservação do alimento traz benefícios à saúde é de grande interesse para o público produtor, comerciante e consumidor final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2018 - Atual

    APLICAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NATURAIS NA CONSERVAÇÃO DE PÃES, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um novo produto conservante de pães a base de pó de rizoma de açafrão ou Curcuma longa L. A deterioração tem sido uma das grandes preocupações e uma das maiores causas de perdas de alimentos, diminuição da produtividade e de danos à saúde do homem. O uso de aditivos tem sido efetivo na prevenção da deterioração de alimentos. Entretanto, existe uma tendência cada vez maior de utilizar aditivos naturais devido à conscientização sobre os efeitos tóxicos de alguns destes. Nos últimos anos, tem havido uma intensa preocupação pela disponibilidade de uma alimentação de qualidade e natural, pois os alimentos que contêm altos níveis de conservantes artificiais para redução da carga microbiana são indesejáveis. Desse modo, a pressão por parte dos consumidores se volta para uma maior produção de alimentos frescos, com conservantes naturais e maior garantia de segurança. A utilização de substâncias naturais de origem vegetal, como a curcuma, torna o alimento mais atrativo ao consumidor por não apresentarem efeitos tóxicos, mesmo quando empregadas em concentrações relativamente elevadas. Vários estudos com a curcuma demonstram o efeito antimicrobiano, porém além disso, o seu consumo se traduz em benefícios proporcionados à saúde devido às propriedades antioxidantes que possuem. Desta forma um conservante efetivo a base de um composto vegetal natural que além de conservação do alimento traz benefícios à saúde é de grande interesse para o público produtor, comerciante e consumidor final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / livia benossi - Integrante / Adriele Rodrigues dos Santos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    APLICAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NATURAIS NA CONSERVAÇÃO DE PÃES, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um novo produto conservante de pães a base de pó de rizoma de açafrão ou Curcuma longa L. A deterioração tem sido uma das grandes preocupações e uma das maiores causas de perdas de alimentos, diminuição da produtividade e de danos à saúde do homem. O uso de aditivos tem sido efetivo na prevenção da deterioração de alimentos. Entretanto, existe uma tendência cada vez maior de utilizar aditivos naturais devido à conscientização sobre os efeitos tóxicos de alguns destes. Nos últimos anos, tem havido uma intensa preocupação pela disponibilidade de uma alimentação de qualidade e natural, pois os alimentos que contêm altos níveis de conservantes artificiais para redução da carga microbiana são indesejáveis. Desse modo, a pressão por parte dos consumidores se volta para uma maior produção de alimentos frescos, com conservantes naturais e maior garantia de segurança. A utilização de substâncias naturais de origem vegetal, como a curcuma, torna o alimento mais atrativo ao consumidor por não apresentarem efeitos tóxicos, mesmo quando empregadas em concentrações relativamente elevadas. Vários estudos com a curcuma demonstram o efeito antimicrobiano, porém além disso, o seu consumo se traduz em benefícios proporcionados à saúde devido às propriedades antioxidantes que possuem. Desta forma um conservante efetivo a base de um composto vegetal natural que além de conservação do alimento traz benefícios à saúde é de grande interesse para o público produtor, comerciante e consumidor final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / livia benossi - Integrante / Adriele Rodrigues dos Santos - Integrante.

  • 2018 - Atual

    APLICAÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NATURAIS NA CONSERVAÇÃO DE PÃES, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de um novo produto conservante de pães a base de pó de rizoma de açafrão ou Curcuma longa L. A deterioração tem sido uma das grandes preocupações e uma das maiores causas de perdas de alimentos, diminuição da produtividade e de danos à saúde do homem. O uso de aditivos tem sido efetivo na prevenção da deterioração de alimentos. Entretanto, existe uma tendência cada vez maior de utilizar aditivos naturais devido à conscientização sobre os efeitos tóxicos de alguns destes. Nos últimos anos, tem havido uma intensa preocupação pela disponibilidade de uma alimentação de qualidade e natural, pois os alimentos que contêm altos níveis de conservantes artificiais para redução da carga microbiana são indesejáveis. Desse modo, a pressão por parte dos consumidores se volta para uma maior produção de alimentos frescos, com conservantes naturais e maior garantia de segurança. A utilização de substâncias naturais de origem vegetal, como a curcuma, torna o alimento mais atrativo ao consumidor por não apresentarem efeitos tóxicos, mesmo quando empregadas em concentrações relativamente elevadas. Vários estudos com a curcuma demonstram o efeito antimicrobiano, porém além disso, o seu consumo se traduz em benefícios proporcionados à saúde devido às propriedades antioxidantes que possuem. Desta forma um conservante efetivo a base de um composto vegetal natural que além de conservação do alimento traz benefícios à saúde é de grande interesse para o público produtor, comerciante e consumidor final.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini - Coordenador / livia benossi - Integrante / Adriele Rodrigues dos Santos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Tecnologia Em Alimentos e Tecnologia Ambiental. , BR 369, centro, 87300005 - Campo Mourão, PR - Brasil, Telefone: (44) 35234156, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de curso de graduação: Tecnologia

1997 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministração das disciplinas de microbiologia, microbiologia de alimentos, microscopia de alimentos.

Atividades

  • 06/1999

    Ensino, Manipulação de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, manipulação de alimentos