Jorge Nogueira de Paiva Britto

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), com Doutorado-sanduiche no SPRU (Scicene Policy Research Unit) da Universidade de Sussex (Inglaterra). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem larga experiência na área de Economia Industrial e da Tecnologia, com ênfase em Organização Industrial, Estudos Setoriais, Economia da Inovação e Política Industrial e Tecnológica atuando principalmente nos seguintes temas: arranjos e sistemas produtivos, aglomerações industriais, cooperação inter-industrial, redes de firmas e sistemas setoriais re regionais de inovação. Responsável pela orientação de diversas dissertações de mestrado e tesess de doutorado. Coordenador de diversos projetos de pesquisa e realização de atividades de consultoria para agências de fomento nacionais e internacionais.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia

1994 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Características estruturais e modus operandi das redes de firmas em condições de diversidade tecnológica
Orientador: em Science and Technology Policy Research ( Edward Steinmuller)
com José Eduardo Cassiolato. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Redes de firmas; Cooperação Inter-industrial e Redes; Arranjos produtivos.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Mudança Tecnológica.

Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia

1994 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Caractarísticas estruturais e modus-operandi das redes de firmas em condições de diversidade tecnológica
José Eduardo Cassiolato. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Redes de firmas; Cooperação inter-industrial; Arranjos produtivos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia

1986 - 1988

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O processo de diversificação prosutiva da firma:em busca de um quadro analítico integrado,Ano de Obtenção: 1991
João Carlos Ferraz.Palavras-chave: Diversificação produtiva; crescimento empresarial; Organização Industrial.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Planejamento Enérgético

1989 - 1990

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Economia

1980 - 1985

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1989 - 1990

Especialização Em Planejamento Energético. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Teoria e Política de Planejamento Econômico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sérgio Almeida de Souza

BRITTO, J. N. P.; POSSAS, Mario Luiz. Dinâmica industrial e cumulatividade tecnológica. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marco Antonio Vargas

BRITTO, J. N. P.CASSIOLATO, José Eduardo. Proximidade territorial, aprendizado e inovações: um estudo sobre a dimensão local dos processos de capacitação inovativa em arranjos e sistemas produtivos no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Cesar Callegari

BRITTO, J. N. P.; KUPFER, David. O papel do investimento externo direto externo e das empresas transacionais no desenvolvimento tecnológico local: uma análise da indústria paulista. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sebastião Décio Coimbra de Souza

BRITTO, J. N. P.. Uma Abordagem Evolucionária da Dinâmica Competitiva em Arranjos Produtivos locais. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Alcimar das Chagas Ribeiro

BRITTO, J. N. P.. Estratégias para Capacitar Espaços Marginais na Organização de Sistemas Produtivos em Redes de pequenas Firmas. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Jucélio Kretzer

BRITTO, J. N. P.; GARCIA, Ricardo Miranda. Desenvolvimento recíproco de recursos como fonte da sustentabilidade da vantagem competitiva: uma contribuição à visão baseada em recursos da firma. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Robson Antonio Grassi

BRITTO, J. N. P.; POSSAS, Mario Luiz. Cooperação inter-firmas, inovações e coordenação contratual: uma análise a partir da noção de concorrência schumpeteriana. 2001. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mario Luiz Freitas Lemos

BRITTO, J. N. P.; FERNANDES, Elton. Um modelo para a estrutura de capital das empresas de alimentos e bebidas no Brasil. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRITTO, J. N. P.; MENDONÇA, Rosane; CANUTO, Otaviano; POSSAS, Mario Luiz; AZEVEDO, Paulo Furquim de. Presidente de banca de concurso para professor adjunto da UFF. 2002. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mário Luiz Possas

BRITTO, J. N. DE P.;POSSAS, M. L.. A Dinâmica de Diversificação Produtiva da Firma: em busca de um quadro analítico integrado. 1991. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mário Luiz Possas

BRITTO, J. N. DE P.;POSSAS, M. L.. Características, estruturas e modus operandi das redes de firmas em condições de diversidade tecnológica. 1999. Tese (Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jose Eduardo Cassiolato

CASSIOLATO, J. E.. Redes de Firmas: Mecanismos de Operação e Desdobramentos de Política Industrial. 1999. Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia da Ufrj.

Joao Carlos Ferraz

FERRAZ, J. C.. Característica, estrutura e modus operandi das redes de firmas em condições de diversidade tecnológica. 1999. Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Herbert Paolo Salles de Oliveir

TÍTULO: Digital Labour, Inovação e Tecnologia: Um Estudo sobre Renda e as Novas Relações de Trabalho por Meio do Uso de Aplicativos de Trabalho por Profissionais Qualificados no Brasil; Início: 2020; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Rodrigo Milano de Lucena

Avaliação da Lei da Inovação como instrumento de Política Industrial, de Tecnologia e Inovação no Brasil; Início: 2018; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

João Carlos Oliveira de Bragança

Coevolução Tecnológica e Institucional na Saúde: uma abordagem sistêmica da inovação; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Leonardo Tavares Ribeiro

Fatores de Competitividade Industrial: a Segurança Pública e o caso do Distrito Industrial de Fazenda Botafogo; 2019; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Rômulo Lucas Machado Ferreira

Existe diferença de oportunidade de educação universitária entre as cidades do Rio de Janeiro?; 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Ísis Mathias de Lima

GOVERNANÇA METROPOLITANA: O CASO FLUMINENSE; 2016; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Lucas Teixeira Araújo

INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA: UMA CARACTERIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA BRASILEIROS; 2014; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Israel Sanches Marcellino

O Complexo produtivo de P&G como vetor para o fortalecimento do SRI Fluminense: uma análise dos determinantes estruturais e organizacionais; 2014; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

André Luis Brown de Carvalho

O IMPACTO DAS MARCAS NO PODER DE MERCADO DAS FIRMAS: uma análise empírica alternativa; 2012; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Katcha Poloponsky

Estrutura, dinâmica e organização espacial dos serviços intensivos em conhecimento no Brasil; 2011; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Kleber Pacheco de Castro

IMPACTOS DA REFORMA DO PIS/COFINS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA; 2010; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Aline Ferreira Menezes

A PORTABILIDADE NÚMERICA NO CONTEXTO DA MISSÃO REGULATÓRIA NO BRASIL; 2010; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Guilherme Luis Nilson Pinto de Carvalho

Análise e Mapeamento dos Arranjos Produtivos Locais do Estado do Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Wellington Marcelo Silva da Cruz

Ensaio crítico da base ontológica evoluionária da mudança sócio-eonômica; 2009; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Marcelo Gerson Pessoa de Matos

O sistema produtivo e inovativo do carnaval carioca; 2007; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

João Carlos Oliveira de Bragança

Aprendizado tecnológico, capacitação e internacionalização: o caso da Embraer; 2007; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Aleciana Celice Sales Gusmão

Exploração e produção de petróleo e gás natural em áreas com acumulações marginais no Brasil; 2007; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Rodrigo Cordeiro

INDÚSTRIA NAVAL MILITAR NO BRASIL; 2007; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Luís Alberto Melchíades Leite

Tributação e inovação na indústria de petróleo e gás natural do Brasil: uma caracterização do processo de P&D e avaliação setorial da política nacional de incentivos; 2005; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Denise Cordovil

O Desempenho Inovativo das Empresas Industriais Exportadoras em 2000; 2004; 120 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Juliana benício da Cunha

Aprendizado e Cooperação Tecnológica em Arranjos Produtivos e Inovativos Locais: Uma Avaliação do Setor de Petróleo e Gás na Região de Macaé/ RJ; 2004; 120 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Luís Alberto Melchíades Leite

Tributação e P&D na Indústria de Petróleo e Gás no Brasil: a efetividade das políticas governamentais para a inovação na indústria a partir de 1993; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Francisco de Assis Basílio

Regulação e tributação no mercado de derivativos no Brasil; 2002; 120 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Henrique César Tupper

Análise comparativa das empresas estaduais de abastecimento de água e esgotos: uma abordagem não paramétrica do setor; 2002; 130 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Juliana benício da Cunha

Aprendizado e Cooperação Tecnológica em Arranjos Produtivos e Inovativos Locais: Uma Avaliação do Setor de Petróleo e Gás na Região de Macaé/ RJ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Denise Cordovil

Esforços Inovativos e Desempenho Exportador da Indústria Brasileira; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Pedro Guedes Campello

Investimento Inovativo e a questão do financiamento; 2000; 100 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Polliany Aparecida Lopes de Carvalho

Investimento e produtividade do trabalho na indústria de transformação no Brasil; 2019; Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Lucas Teixeira Araújo

Distribuição territorial do complexo metal mecânico brasileiro: uma análise da evolução produtiva a nível microrregional; 2019; Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Karla Sarmento Gonçalves de Souza

Integração Produtiva Regional: em que medida os acordos preferenciais da América Latina contribuem para a integração produtiva da região?; 2015; Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Lenildo Fernandes Silva

Teoria Econômica, Progresso Técnico e desenvolvimento: a experiência brasileira de política industrial e tecnológica; 2012; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Clician do Couto Oliveira

A produtividade do trabalho em setores de serviços na economia brasileira entre 2002-2007: Apreciação das bases de dados das Pesquisas Anuais de Comércio e Serviços; 2011; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Pablo Felipe Bittencourt

APRENDIZAGEM E ABSORÇÃO TECNOLÓGICA: TRÊS ENSAIOS SOBRE FATORES DA INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA; 2010; Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Fabio Stallivieri

ENSAIOS SOBRE APRENDIZAGEM, COOPERAÇÃO E INOVAÇÃO EM AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA,; 2009; Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva

O Sistema de Inovação do Estado do Rio de Janeiro: Impactos da Indústria Petrolífera; 2008; Tese (Doutorado em doutorado em economia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Jorge Nogueira de Paiva Britto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Eduardo Cassiolato

Características estruturais e modus-operandi das redes de firmas em condições de diversidade tecnológica; ; 1998; 0 f; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Economia) - Instituto de Economia da Ufrj,; Orientador: Jose Eduardo Cassiolato;

Joao Carlos Ferraz

O processo d diversificação produtiva da firma: em busca de um quadro analítico integrado; 1991; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Joao Carlos Ferraz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, J. C. ; KUPFER, D. ; TORRACCA-CHRISPINO, J. F. ; BRITTO, JORGE NOGUEIRA DE PAIVA . Snapshots of a state of flux: how Brazilian industrial firms differ in the adoption of digital technologies and policy implications. Journal of Economic Policy Reform , v. 22, p. 1-18, 2019.

  • DE PAIVA BRITTO, JORGE NOGUEIRA ; COSTA RIBEIRO, LEONARDO ; ARAÚJO, LUCAS TEIXEIRA ; DA MATTA MACHADO, GIULIA TONON ; DA MOTTA E ALBUQUERQUE, EDUARDO . Knowledge flows, changing firms? competences and patent citations: an analysis of the trajectory of IBM. ECONOMICS OF INNOVATION AND NEW TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-31, 2018.

  • Alves, N. ; VARGAS, Marco ; BRITTO, J. N. P. . Interações universidade-empresa: um estudo exploratório sobre as empresas de biotecnologia em saúde. ECONÔMICA (NITERÓI) , v. 20, p. 31-60, 2018.

  • CARVALHO, P. A. L. ; BRITTO, J. N. P. . A indústria nacional em perspectiva: uma análise das pautas de importações e exportações brasileiras entre 1990 e 2014 com foco no setor de bens de capital. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO , v. 24, p. 81-101, 2018.

  • BASTOS, C. P. ; BRITTO, J. N. P. . Inovação e geração de conhecimento científico e tecnológico no Brasil: uma análise dos dados de cooperação da Pintec segundo porte e origem de capital. Revista Brasileira de Inovação , v. 16, p. 35-62, 2017.

  • BRITTO, J. N. P. ; GUANZIROLLI, C.H. ; RIBEIRO, D. ; MACHADO, C. C. ; NOGUEIRA, F. C. . Grandes projetos, mercado de trabalho e condições de renda e pobreza de regiões impactadas: uma análise do complexo petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ). ESTUDIOS ECONÓMICOS , v. XXXIV, p. 3-38, 2017.

  • ARAUJO, L. T. ; BRITTO, J. N. P. . Padrões de relacionamentos entre grupos de pesquisa e o setor produtivo do Brasil: uma análise multivariada dos tipos de relacionamento por área de conhecimento. Análise Econômica (UFRGS) , v. 34, p. 255-284, 2016.

  • VARGAS, Marco ; BRITTO, J. N. P. . Scientific and technological capabilities in healthrelated areas: opportunities, challenges, and interactions with the industrial sector. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 32, p. S196-S206, 2016.

  • BITTENCOURT, PABLO FELIPE ; BRITTO, JORGE NOGUEIRA DE PAIVA ; GIGLIO, RICARDO . Formas de aprendizagem e graus de inovação de produto no Brasil: uma análise exploratória dos padrões setoriais de aprendizagem. Nova Economia (UFMG. Impresso) , v. 26, p. 263-300, 2016.

  • BRITTO, J. N. P. . A REGIONAL PERSPECTIVE OF THE CREATIVE ECONOMY IN BRAZIL. Revista de Economia Contemporânea , v. 20, p. 1-34, 2016.

  • BRITTO, J. N. P. ; VARGAS, Marco . A systemic innovation policy with an inclusive perspective: the evolution of the Brazilian policy to the pharmaceutical sector. GLOBELICS WORKING PAPER SERIES , v. 2015, p. 1, 2015.

  • VECCHIO, R. ; BRITTO, J. N. P. ; OLIVEIRA, B. F. . Patterns of University- Industry Interactions in Brazil; An Exploratory Analysis Using The Instrumental of Graph Theory. Quality and Quantity , v. 48, p. 1867-1892, 2014.

  • MATOS, M. P. ; BRITTO, J. N. P. . Construção de competências, sustentabilidade e competitividade no Sistema Produtivo e Inovativo do Carnaval Carioca. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, , v. 4, p. 141-183, 2014.

  • Marcellino, I.S. ; AVANCI, V. L. ; BRITTO, J. N. P. . O Sistema Regional de Inovação Fluminense: características, desafios e potencialidades. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense , v. 2, p. 121, 2013.

  • RUIZ, A. U. ; BRITTO, J. N. P. ; SOUZA, K. S. G. . Qualificando o caráter 'regressivo' da especialização industrial no Brasil. Econômica (Niterói) , v. 15, p. 115-137, 2013.

  • BRITTO, J. N. P. ; VARGAS, Marco ; GADELHA, C. A. G. ; COSTA, L. S. . Capacitação Científico-Tecnológica e Articulação entre Grupos de Pesquisa na Saúde. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 46, p. 41-50, 2012.

  • AVELLAR, Ana Paula ; BRITTO, J. N. P. ; STALLIVIERI, F. . Capacitação inovativa, investimento e produtividade na indústria brasileira: evidências da diversidade intersetorial. ECONOMIA E SOCIEDADE (UNICAMP. IMPRESSO) , v. 21, p. 301-343, 2012.

  • BRITTO, J. N. P. ; OLIVEIRA, B. F. . PADRÕES SETORIAIS DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-EMPRESA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS A PARTIR DE INFORMAÇÕES DA PESQUISA ?BRAZIL SURVEY?. Revista de Economia (Curitiba) , v. 37, p. 167-212, 2011.

  • BITTENCOURT, P. F. ; CAMPOS, Renato Ramos ; BRITTO, J. N. P. . Esforços de Aprendizagem na Indústria Brasileira: uma Análise Exploratória de Dados Setoriais da Pintec. Análise Econômica (UFRGS) , v. ano 28, p. 163-193, 2010.

  • BRITTO, J. N. P. ; STALLIVIERI, F. . Inovação, cooperação e aprendizado no setor de software no Brasil: análise exploratória baseada no conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso) , v. v. 19, p. 315-358, 2010.

  • STALLIVIERI, F. ; CAMPOS, Renato Ramos ; BRITTO, J. N. P. . Indicadores para a Análise da Dinâmica Inovativa em Arranjos Produtivos Locais: Uma Análise Exploratória Aplicada ao Arranjo Eletrometal-Mecânico de Joinville/SC. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas , v. 39, p. 1-35, 2009.

  • BRITTO, J. N. P. ; SILVA, R. C. R. S. . O Aglomerado de Empresas Atuantes no Segmento Off-shore de Macaé: Impactos da Política de Subcontratação da Petrobras na Bacia de Campos. Revista Brasileira de Inovação , v. 8, p. 121-166, 2009.

  • STALLIVIERI, F. ; CAMPOS, Renato Ramos ; BRITTO, J. N. P. . Capacitações Tecnológicas de Micro e Pequenas Empresas Inseridas em Redes tecnoprodutivas: o caso da eletrometal-mecânica em Joinville/SC. Revista de Economia Contemporânea , v. 11, p. 439-474, 2007.

  • BRITTO, J. N. P. ; ALBUQUERQUE, Eduardo da Motta e . Clusters Industriais na Economia Brasileira: uma análise exploratória a partir de dados da RAIS. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas , São Paulo, v. 32, n.no 1, p. 71-102, 2002.

  • BRITTO, J. N. P. ; ALBUQUERQUE, Eduardo da Motta e . Estrutura e dinamismo de clusters industriais na economia brasileira: uma análise comparativa. Economia Ensaios , Uberlãndia - Minas Gerais, v. 14/15, n.2-1, p. 25-58, 2002.

  • BRITTO, J. N. P. ; HAMILTON, M. . Análises estratégico de instituciones de Ciencia y Tecnologia en Salud: una propuesta metodológica. Cuadernos Medico Sociales , Rosario- Argentina, v. 78, p. 15-39, 2000.

  • BRITTO, J. N. P. ; CASSIOLATO, José Eduardo . Mais além da guerra fiscal: políticas industriais descentralizadas no caso brasileiro. INDICADORES ECONÔMICOS FEE (IMPRESSO) , Porto Alegre, v. 28, n.3, p. 191-217, 2000.

  • BRITTO, J. N. P. ; ALBUQUERQUE, Eduardo da Motta e . Estrutura e dinamismo de clusters industriais na economia brasileira. Economia Ensaios , Uberlândia - MG, v. 15, n.no 1, p. 56-75, 2000.

  • BRITTO, J. N. P. . O Processo de diversificação da firma: uma abordagem dinâmica exploratória. NOVA ECONOMIA (UFMG. IMPRESSO) , Belo Horizonte - MG, v. volume, n.no 1, p. 195-224, 1993.

  • BRITTO, J. N. P. ; KUPFER, David ; HAGUENAUER, L. ; LIEFSCHITZ, J. . La promocion de las innovaciones organizacionales en America Laina y el Caribe. Capitulos Del Sela, Caracas, v. 33, n.julio, 1992.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITTO, J. N. P. ; MULS, L. ; GUANZIROLLI, C.H. ; MELO, H.P. . Avaliação do Projeto Gestão Estratégica Orientada para Resultados. 2006.

BRITTO, J. N. P. . Realização de avaliação estratégica sobre Fundação Oswaldo Cruz. 2000.

BRITTO, J. N. P. . Avaliador do MEC no processo de avaliação das Condições de Oferta dos Cursos de Graduação em Economia. 1999.

BRITTO, J. N. P. . Avaliação comparada de políticas industriais- os casos de Fran';ca e EUA. 1999.

BRITTO, J. N. P. ; Rocha. C.F.L. ; RUIZ, A. U. . Método para a fixação de preços do uso de faixas de domínio em rodovias federais concedidas administradas pela ANTT. 2006.

BRITTO, J. N. P. . Perecerista da Revista Nova Economia. 2001.

BRITTO, J. N. P. . Perecerista da Revista Economia Comtemporânea. 2001.

BRITTO, J. N. P. . Parecerista da FAPERJ. 2001.

BRITTO, J. N. P. . Análise da estrutura de clusters industriais na economia brasileira. 2001.

BRITTO, J. N. P. ; CASSIOLATO, José Eduardo ; VARGAS, Marco . Necessidades de Financiamento de MPMEs. 2001.

BRITTO, J. N. P. . Avaliador do MEC visando o reconecimento de curso de graduação em economia. 2000.

BRITTO, J. N. P. . Avaliação de políticas industriais e políticas de C&T descentralizadas. 2000.

BRITTO, J. N. P. . Parecerista da Revista Economia Comtemporânea. 1999.

BRITTO, J. N. P. . Participação na Comissão Científica do XVII Encontro Nacional de Economia da ANPEC. 1999.

BRITTO, J. N. P. . Membro da comissão editorial da Revista Econômica da UFF.. 2001. (Comissão Editorial).

BRITTO, J. N. P. . Módulo de curso de gestão empresarial. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRITTO, J. N. P. . Editor do Boletim de Economia Fluminense. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição).

BRITTO, J. N. P. ; VARGAS, Marco . Mapeamento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

BRITTO, J. N. P. . Politicas Industriais Descentralizadas e desenvolvimento Local. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

BRITTO, J. N. P. ; CROIX, Luiza La ; CAMPOS, Renato Ramos . SINAL - Sistema de informações sobre Arranjos Produtivos Locais. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Implicações socioeconômicas da Inatividade Física: Panorama nacional e implicações para políticas públicas, Descrição: O objetivo do estudo reside na construção de um modelo analítico para o estudo das implicações sócio-econômicas da inatividade física no Brasil, de acordo com diferentes estratos populacionais e regiões do país. A análise a ser desenvolvida no âmbito do projeto envolve a coleta, sistematização e análise de um conjunto amplo de dados e informações relativas, entre outras, à prevalência de DCNT que podem ser associadas à inatividade física, aos custos econômicos asssociados à correlação entre inatividade e prevalência de DCNTs e aos investimentos associados às políticas e programas de promoção da atividade física em diferentes regiões do País.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Integrante / Marco Vargas - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    ESTUDO SOBRE A CADEIA DE VALOR DE BENS DE TIC NO ÂMBITO DA LEI DE INFORMÁTICA, Descrição: A presente estudo tem por objeto a cadeia de valor dos bens de Tecnologia de Informação de Comunicação (TIC) incentivados pela Lei da Informática no Brasil e como objetivos geral a realização de estudo sobre a cadeia de valor dos bens incentivados com vistas a contribuir para suprir a lacuna de análises que adotem a perspectiva da política industrial e enfoquem os resultados e impactos dos incentivos concedidos pela Lei sobre a estrutura da cadeia produtiva e de valor, o valor agregado aos produtos, etc. O presente estudo compreenderá dois temas, quais sejam: Tema 1 - Mapeamento da cadeia de valor dos bens incentivados pela Lei de Informática; e Tema 2 - Levantamento de indicadores fabris e de valor agregado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Integrante / Carlso Frederico Leão Rocha - Integrante / David Kupfer - Coordenador / Julia Ferreira Torracca-Chrispino - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Avaliação dos impactos do financiamento da FINEP, Descrição: O projeto busca avaliar os impactos do financiamento da FINEP, nas modalidades reembolsáveis, subvenção e financiamento à ICTs, direcionados às atividades de inovação das empresas, à construção de infraestrutura e desenvolvimento de pesquisas em ICTs, com o objetivo final de auxiliar na elaboração de políticas públicas. Ele está dividido em duas partes por questões de objeto. Na primeira, trata-se da intervenção da FINEP com respeito ao processo inovativo das empresas, enquanto a segunda parte se dedica à avaliação dos efeitos dos instrumentos da FINEP sobre a construção de infraestrutura e o desenvolvimento de pesquisa nas ICTs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Integrante / Carlso Frederico Leão Rocha - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Estudos Estratégicos sobre Sistemas Inovativos para apoio às atividades da Embrapii: análise de modelos de gestão de inovação no segmento biofarmacêutico e metodologia de avaliação de projetos e empresas inovadoras, Descrição: No módulo em desenvolvimento, o estudo tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da sistemática de avaliação das atividades da Embrapii, por meio de uma revisão de metodologias de avaliação direcionados para três grandes campos: firmas inovadoras; projetos inovativos e programas focalizados de inovação. Através da sistematização de instrumentos e práticas de avaliação, pretende-se contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade de monitoramento dos esforços inovativos da indústria por parte da Embrapii, fornecendo parâmetros para a formatação de um conjunto ações orientadas à intensificação da colaboração entre Empresas Industriais e ICTs já estabelecidas e para a obtenção de maior agilidade e flexibilidade na contratação e na execução de projetos de PD&I para empresas Industriais, em consonância com a missão institucional da Embrapii.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante / Lucas Teixeira Araújo - Integrante / Nathalia Alves - Integrante / Felipe Kamia - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil diante de Inovações Disruptivas, Descrição: Descrição: Ao longo de doze meses o projeto Indústria 2027: Riscos e Oportunidades para o Brasil Diante de Inovações Disruptivas pretende apontar, para diferentes Sistemas Produtivos e Clusters de Inovações Disruptivas, as principais tendências no plano nacional e internacional, os processos associados de geração e difusão e seus determinantes, as transformações e os impactos potenciais, principalmente sobre a competitividade empresarial e delinear quais deveriam ser as estratégias públicas pertinentes para fortalecer a capacidade de resposta dos sistemas empresarial, de pesquisa e de formação profissional no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Integrante / David Kupfer - Integrante / Julia Ferreira Torracca-Chrispino - Integrante / Joâo Carlos Ferraz - Coordenador.

  • 2016 - 2018

    Las universidades y la dinamización del desarrollo sostenible urbano: estrategias combinadas internas y externas, Descrição: Projeto integra-se a pesquisa comparativa internacional coordenada pela Universidade Autônoma de Madrid que procura avaliar a difusão de práticas de sustentabilidade ambiental e social no âmbito de diversas universidades em distintos países, dentre elas a UFF. Procura-se avaliar a importância da temática nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a incorporação de práticas de sustentabilidade nas atividades administrativas e na vida cotidiana dos campi da UFF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Ana Urraca Ruiz - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Elementos para implementação das pesquisas de campo nos APLs selecionados, Descrição: O objetivo geral deste contrato refere-se à coordenação de pesquisa de campo nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) Brasileiros selecionados pelo Grupo de Trabalho Permanente de Arranjos Produtivos Locais (GTP APL), desenvolvendo assim o mapa da produção no país. A Base de Dados construída procurou sistematizar informações coletadas através de fontes de dados secundárias disponibilizadas por órgãos estatísticos no Brasil que podem auxiliar na compreensão da estrutura e da evolução dos Arranjos Produtivos Locais e do seu entorno identificados pelo MDIC. O sistema contempla séries históricas de indicadores e estatísticas, nas desagregações territoriais dos municípios brasileiros e dos arranjos produtivos, reunindo dados obtidos nessas fontes secundárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante / Lucas Teixeira Araújo - Integrante / Felipe Kamia - Integrante., Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Avaliação de Políticas Públicas e Programas para Defesa, Descrição: Impacto de investimentos em CT&I na inovação para defesa. Impacto dos investimentos em P&D para defesa na capacitação industrial do país. Comparação da Experiência internacional. Sistemas de inovação para defesa. Indústria de Defesa. Políticas para desenvolvimento e sustentação da Base Logística de Defesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Integrante / Eduardo Siqueira Brick - Coordenador / Eric Sanches - Integrante.

  • 2012 - 2015

    Estudos Aprofundados Sobre Economia do Estado do Rio de Janeiro: Matriz Regional de Insumo-Produto e Ambientes de Inovação, Descrição: O projeto tem como objetivo de contribuir para o estudo e o provimento de soluções para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, e consistirá em dois projetos. O primeiro consiste em estudar a mudança econômica estrutural recente pela qual vem passando o Estado do Rio de Janeiro, apontar as atuais vocações resultantes desta mudança e os desafios de sua consolidação através de ambientes de inovação, a partir da elaboração de uma matriz insumo-produto regionalizada; o segundo consiste em mapear o desenvolvimento e a capacitação de redes de empresas a partir da identificação de ambientes de inovação, o qual resultará em propostas para o desenvolvimento de iniciativas de novos ambientes de capacitação local e para o aperfeiçoamento dos modos de governança destes ambientes. Os produtos destes dois projetos de pesquisa possibilitarão fazer um diálogo entre os resultados da regionalização da matriz e os resultados da identificação dos desafios em direção a uma consolidação dos ambientes de inovação no Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / LIa Hasenclever - Integrante / Leonardo Muls - Integrante / Renata Lèbre La Rovere - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Características econômicas e tendências competitivas do Setor de Equipamentos Submarinos para a Indústria do Petróleo e Gás, Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as principais características econômicas do setor de Equipamentos Submarinos destacando as perspectivas da demanda e as mudanças recentes na estrutura de oferta no Brasil e no mundo. Procurar-se-á ressaltar os limites e oportunidades competitivas deste setor no Brasil nos próximos anos, incluindo uma análise sobre sua capacidade de inovar. Espera-se que, ao final do estudo, seja possível responder às seguintes perguntas: 1) Considerando-se os padrões de concorrência e de organização da cadeia produtiva associada à exploração offshore de petróleo e gás, quais seriam as principais características econômicas do setor de equipamentos submarinos? 2) De que forma está estruturada a oferta mundial do setor, incluindo distribuição geográfica e empresas líderes? 3) Quais são as principais perspectivas da demanda do setor no Brasil e no mundo? 4) Como está organizada a estrutura da oferta no Brasil? 5) Quais as principais características da dinâmica inovativa e da trajetória tecnológica subjacente do setor, identificando-se os principais gargalos e tendências relacionados à mesma? 6) Quais são os obstáculos e a as vantagens competitivas da atual estrutura da oferta brasileira? 7) Quais são as principais políticas de apoio ao setor no Brasil? Como poderiam ser avaliadas tais políticas em termos de suficiência e eficácia? 8) Em eu medida o setor no Brasil está preparado para executar intensa atividade inovativa na próxima década?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador., Financiador(es): Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Mapeo y descripción de las prácticas, mecanismos y procesos que facilitan el traslado de los resultados de la investigación al diseo e implementación de las políticas de ciencia, tecnología e innovación en Brasil, Descrição: O objetivo geral é o mapeamento e descrição de práticas, mecanismos e processos que têm sido implementadas em diversos países latino americanos para facilitar a transferência de resultados de pesquisa para a concepção e implementação de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Os resultados desta consulta servirão de base para a realização de um seminário internacional, que sistematizará os resultados para produzir um documento final que resume as principais lições de cada estudo de caso nacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Monitoramento dos Indicadores Socioeconômicos dos Impactos do Comperj sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nos Municípios de Sua Região de Influência, Descrição: O projeto tem como objetivo a constituição de um banco de dados georeferenciado com informações socioeconômicas e ambientais sobre a região, assim como o desenvolvimento de competências locais e regionais. A adaptação dos Objetivos e dos Indicadores do Milênio foi validada entre as equipes da ONU-HABITAT e da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a participação de gestores locais do Conleste. Realizar o monitoramento de indicadores socioeconômicos dos municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, equitativo e inclusivo da região abrangida pelo Empreendimento do Comperj, fortalecendo as competências locais para a tomada de decisões e a implementação de políticas públicas, facilitando desse modo a redução da pobreza, em consonância com os ODMs e os princípios do Global Compact. O projeto baseia-se na continuidade do acompanhamento dos indicadores socioeconômicos, a partir da metodologia da ONU-HABITAT, desenvolvido no período de 2007-2009. Tal iniciativa se mostrou eficaz na análise do impacto do Comperj em seus municípios de entorno. Adicionalmente, está contemplado o acompanhamento das principais cadeias produtivas da região, bem como a distribuição georeferenciada da oferta de serviços e acompanhamento do uso do solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante / Fábio Stallivieri - Integrante / Leonardo Muls - Integrante / Carlos Henrique Guanzirolli - Integrante / Daniel Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.

  • 2011 - 2012

    Competitividade do Setor de Bens e Serviços Ambientais, Descrição: O estudo busca construir um quadro de referência analítico-conceitual e apresentar evidências empíricas extraídas de fontes de informações secundárias que possibilitem avaliar o grau de estruturação e o potencial de desenvolvimento do setor de bens e serviços ambientais no Brasil, estruturando-se em três grandes blocos. O primeiro bloco busca construir um referencial analítico-conceitual para a caracterização do setor de bens e serviços ambientais. O segundo bloco da análise procura apresentar um panorama Internacional do setor de bens e serviços ambientais. Desenvolve-se também uma análise sobre o dinamismo tecnológico dessas atividades, procurando-se também articular a evolução recente do mercado ao papel das políticas ambientais. O terceiro bloco do Relatório procura apresentar um panorama geral do mercado brasileiro de bens e serviços ambientais, associando-o ao contexto geral das políticas ambientais implementadas no país nas últimas décadas. A partir dessa caracterização geral, procura-se avançar na caracterização de diferentes segmentos do mercado de bens e serviços ambientais no Brasil, definidos, como é usual na literatura, em função do ?problema ambiental? para o qual se organiza a geração dos mesmos. Nesse sentido, quatro segmentos são discutidos: 1) Água e tratamento de águas residuais; 2) Recuperação de áreas contaminadas; 3) Controle da poluição atmosférica; 4) Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Dando continuidade à análise, procura-se discutir tendências e padrões relativos à configuração empresarial do setor de bens e serviços ambientais, ressaltando-se a importância do desenvolvimento de atividades de engenharia e consultoria ambiental, o surgimento de empresas especializadas no desenvolvimento de ?soluções integradas? para problemas ambientais e de ?holdings ambientais? com elevada capacidade financeira. Em seguida, procura-se avançar na direção de uma caracterização mais detalhada do setor de bens e serviços ambientais, baseada na sistematização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador., Financiador(es): Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2011

    Capacitação Científico-Tecnológica e Cooperação Universidade-Indústria na Área de Saúde, Descrição: O objetivo do estudo é discutir a evolução recente da capacitação científica na área de saúde, com base em indicadores relativos à mobilização de recursos, à estruturação de grupos de pesquisa e à realização de esforços para transferência de conhecimentos entre a esfera científica e o setor empresarial. O recorte analítico básico utilizado refere-se às diferentes áreas do conhecimento em saúde ? envolvendo tanto disciplinas do campo mais estritamente médico, como do campo das ciências biológicas ? e à distribuição espacial dessas competências pelas diferentes regiões do país. Através da análise, pretende realizar um mapeamento detalhado da distribuição regional das competências técnico-científicas na área de saúde, de modo a identificar possíveis padrões de especialização científica e os padrões de interação entre a comunidade científica e o setor empresarial. Esta análise será também confrontada com as demais áreas do conhecimento, de modo o captar as especificidades da área de saúde. Adicionalmente, pretende-se também verificar em que medida as políticas públicas ? consubstanciadas em incentivos representados pelas linhas de fomento do CNPq, CAPES FINEP ? tem contribuído para reduzir os desequilíbrios científicos regionais, induzindo o aprofundamento de competências pré-existentes ou, alternativamente, estimulando a descentralização espacial dessas competências. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Elementos para o desenvolvimento de uma tipologia de APLs, Descrição: O principal objetivo do estudo compreende a caracterização e análise das dimensões relevantes a serem consideradas no estudo de diferentes configurações de arranjos produtivos locais (APLs). Tal análise visa propiciar elementos conceituais e analíticos que sirvam de subsídio para uma discussão mais ampla para o desenvolvimento de uma metodologia de análise para tipologias de arranjos produtivos locais no Brasil. A construção desse referencial visa auxiliar o desenho e implementação e a avaliação de políticas públicas para APLs no âmbito do Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais ? GTP-APL.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Integrante / Marco Vargas - Integrante / José Eduardo Cassilato - Coordenador / Fábio Stallivieri - Integrante / Marcelo Pessoa de Matos - Integrante., Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    A Evolução e Dinâmica de Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais de MPEs no Brasil - O ASPIL de Petróleo e Gás em Macaé, Descrição: O objetivo do projeto é o de analisar a dinâmica evolutiva do APL de Petróleo e Gás em Macaé (RJ) no período recente. Em particular, o estudo busca obter uma uma caracterização do APL, que permita a contraposição com as características obtidas em pesquisa anterior, realizada em 2003, no âmbito do Projeto ?Micro e pequenas empresas em arranjos produtivos locais no Brasil?, financiado pelo SEBRAE Nacional. A fim de atender a tais objetivos o estudo apresenta uma caracterização do Arranjo Produtivo Petrolífero de Macaé, avaliando os impactos da política de contratação e sub-contratação da Petrobras - Bacia de Campos, especialmente sobre o processo de cooperação técnico-produtiva que envolve as empresas atuantes no arranjo. Da mesma forma, analisa a evolução das capacitações tecnológicas e inovativas no âmbito das configurações produtivas locais em diferentes elos da cadeia de petróleo e gás na região de Macaé. Dada a importância da indústria petrolífera na dinâmica socioeconômica de Macaé, há indícios de que essa evolução delimita as possibilidades de sustentação do processo de desenvolvimento local em condições mais equilibradas e inclusivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante / Bruno Ferreira de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    ANÁLISE DO MAPEAMENTO E DAS POLÍTICAS PARA ARRANJOS PRODUTIVOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: A utilização de um recorte analítico baseado na identificação de Arranjos Produtivos Locais na avaliação dos condicionantes da competitividade no plano setorial e espacial vem assumindo crescente importância na literatura econômica e na implementação de políticas governamentais direcionadas para a dinamização da estrutura produtiva de setores e regiões. O objetivo do estudo proposto é realizar um mapeamento e caracterização e análise de arranjos produtivos locais no Estado do Rio de Janeiro. A partir da análise sobre os fatores que condicionam dinâmica inovativa e competitiva destas aglomerações busca-se contribuir para a formulação e monitoramento das políticas operacionais do BNDES e, ações voltadas para promoção de APLs. Adicionalmente, discute-se a importância desses arranjos no âmbito do balanço de pagamentos estadual, bem como discutir os esforços que têm sido realizados por organismos de fomento para identificar e implementar ações baseadas neste tipo de recorte analítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Marco Vargas - Integrante / Guilherme Luis Nilson Pinto de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2009 - 2010

    Os Sistemas Regionais de Inovação no Brasil: uma análise para os estados do Ceará e Santa Catarina, Descrição: O estudo discute a evolução recente de dois exemplos de SRIs no Brasil, articulando esta evolução às trajetórias de especialização produtiva das regiões respectivas, à consolidação da infra-estrutura de C&T e de capacitações inovativas no setor empresarial e à implementação de estratégias de desenvolvimento. Com este intuito, procura-se comparar a experiência de dois estados da federação - Santa Catarina e Ceará. As duas experiências serão contrastadas em termos das ?soluções? que cada uma delas representa no tocante à estruturação de SRIs, avaliando-se em que medida os padrões de especialização produtiva, as capacitações inovativas geradas regionalmente e o arcabouço institucional subjacente possibilitam a consolidação de trajetórias de desenvolvimento sustentáveis do ponto de vista econômico aquelas regiões. Este objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: 1) construir um conjunto de indicadores que permitam a compreensão dos processos de aprendizagem, inovação e cooperação que ocorrem em SRIs; 2) verificar a virtuosidade dos processos de aprendizagem, inovação e cooperação em SRIs comparativamente com o conjunto da indústria brasileira; 3) desenvolver uma análise comparativa da dinâmica interna de arranjos e sistemas produtivos locais , compreendidos como fator crítico para a estruturação de SRIs; 4) Avaliar a amplitude e eficácia as políticas específicas direcionadas para fortalecimento e dinamização de SRIs nas regiões investigadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / José Cassiolato - Integrante / Fábio Stallivieri - Integrante., Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Projeto PIB - Estudo Transversal 5 - Produtividade, Competitividade e Inovação na Indústria Brasileira, Descrição: Visando subsidiar a análise dos 45 sub-sistemas produtivos realizada pelos diversos especialistas, uma primeira etapa do estudo transversal ?Produtividade, Competitividade e Inovação na Indústria Brasileira? compreende a sistematização de informações e a geração de estatísticas descritivas referentes àquelas dimensões para diversos setores que conformam estes sub-sistemas. O estudo proposto procura também identificar e analisar os determinantes estruturais do desempenho da indústria brasileira no período recente, a partir do cruzamento das informações das Pesquisas Anuais (PIA, PAS, PAIC e PAC) e da Pesquisa de Inovação tecnológica (PINTEC) elaboradas pelo IBGE com os registros de comércio exterior do SECEX/MDIC, considerando um recorte analítico por diferentes sistemas e sub-sistemas produtivos. A avaliação da evolução da estrutura produtiva com base na conformação desses sistemas e sub-sistemas ? considerando indicadores de produtividade, inovação e de capacitação produtiva e tecnológica ? busca fornecer subsídios importantes para o entendimento da dinâmica industrial brasileira, partindo-se da hipótese de que um novo ciclo de investimento promoverá mudanças substanciais na estrutura produtiva, que poderão aumentar ou reduzir a heterogeneidade setorial hoje existente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Fábio Stallivieri - Integrante / Viviane Luporini - Integrante / Ana Paula Avellar - Integrante., Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2012

    Interação entre a Infra-estrutura de C&T e o Setor Produtivo no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Nos últimos anos, observa-se a consolidação de um novo padrão de relacionamento entre o mundo acadêmico e a esfera industrial, estimulado pelo caráter estratégico de avanços em determinados campos do conhecimento técnico-científico e pela crescente sofisticação das atividades de P&D necessárias à geração de inovações. Partindo dessa constatação, a investigação realizada procura mapear as interações entre a infra-estrutura de C&T e o setor produtivo, referenciando esta discussão à experiência recente do estado do Rio de Janeiro. As linhas temáticas da pesquisa envolvem os seguintes campos: 1) avaliação histórica da constituição da infra-estrutura científico-tecnológica no estado do Rio de Janeiro; 2) análise da situação atual da infra-estrutura de C&T instalada no estado, ressaltando a distribuição dos recursos no financiamento das atividades das mesmas; 3) panorama das interações entre esta infra-estrutura de C&T e o setor produtivo, elaborado com base em informações extraídas do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; 4) análise de respostas de questionários aplicados junto a empresa e grupos de pesquisa que manem relacionamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / Eduardo da Motta e Albuquerque - Integrante / Pablo F. Bittencourt - Integrante.

  • 2002 - Atual

    REDESIST- Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Inovativos Locais, Descrição: Monategm de banco de dados sobre arranjos produtivos locais a partir de informações secundária e de estudos realizados por pesquisadores da RedeSist sediada no Instituto de Economia da UFRJ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Nogueira de Paiva Britto - Coordenador / José Eduardo Cassiolato - Integrante / Luisa La Chroix - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Departamento de Economia, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Economia. , Rua Tiradentes no 17, Ingá, 24210510 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 27291404, Fax: (21) 27193286, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2000 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Realização de estudos em conjunto com pesquisadores e professores do IE-UFRJ, nas áreas de Economis Industrial e Economia da Inovação.

Atividades

  • 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Economia, Instituto de Economia.,Linhas de pesquisa

1990 - 1990

Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Economista, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1990 - 12/1990

    Serviços técnicos especializados , Serplan, .,Serviço realizado, Realização de estudos sobre setor de petróleo.

1990 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2003

    Direção e administração, Departamento de Economia, Faculdade de Economia.,Cargo ou função, Coordenador da Pós Graduação.

  • 03/1999

    Direção e administração, Mestrado Em Economia, Faculdade de Economia.,Cargo ou função, Membro do colegiado da pós-graduação.

  • 03/1999

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia, Economia Brasileira, Economia Industrial, Economia da tecnologia, Formação Econômica do Brasil, Fundamentos de microeconomia, Fundamentos de macroeconomia

  • 03/1999

    Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MIcroeconomia, Economia Industrial, Economia da Tecnologia, Economia da Inovação

  • 03/1999

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Economia, Departamento de Economia.,Atividade realizada, Orientação de alunos de graduação e pós-graduação.

  • 11/1998

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Economia.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

  • 10/1990

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Economia, Faculdade de Economia.,Linhas de pesquisa

  • 01/2001 - 07/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais Aplicados.,Atividade realizada, Editor do Boletim de Eeconomia Fluminense.

  • 12/2000 - 05/2003

    Direção e administração, Mestrado Em Economia, Faculdade de Economia.,Cargo ou função, Sub-Coordenador da Pós-Graduação.

  • 10/1998 - 12/2000

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Economia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1998 - 08/2000

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Economia.,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário (CUV) da UFF.

  • 03/1992 - 10/1993

    Direção e administração, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Economia.,Cargo ou função, Vice-Chefe de departamento.

1988 - 1990

Universidade Candido Mendes

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor assitente, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1988 - 12/1990

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia, Economia Industrial, Introdução a Economia

1987 - 1988

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1987 - 10/1988

    Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Recursos Humanos, Nep Núcleo de Estudos Esopeciais da Presidência.,Linhas de pesquisa