Gabriela Oliveira Santana

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), é doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é enfermeira Instituto Nacional de Câncer (Ambulatório de Cateter Pediátrico), é Presidente da Comissão de Acesso Vascular do INCA. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: pacientes oncológicos pediátricos , clientes portadores de cateter venoso central e legislação em enfermagem. Atua também dando aulas de dança oriental no Studio de Dança Mahira Safie.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Enfermagem

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Relação da Dança com o Cuidado em Saúde: Nexos com o Estilo de Vida e a Saúde Integral,
Glaucia Valente Valadares. Palavras-chave: Saúde Integral; Estio de vida; Cuidado em Saúde; Enfermagem Oncológica Pediátrica; Dança.

Mestrado em Enfermagem

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Prática Educativa na Consulta de Enfermagem: Um Enfoque Dialógico para a Aprendizagem Infantil.,Ano de Obtenção: 2002
Lígia de Oliveira Viana.Palavras-chave: Educação em Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Oncologia; Processos Psicológicos Superiores.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Atualização Profissional. , Sindicato dos Profissionais de Dança/RJ, SPDRJ, Brasil.

2013 - 2013

Curso Avançado de Cateter Central de Inserção Periférica por Técnica de Sel. (Carga horária: 10h). , Ictus Cordis, ICTUS CORDIS, Brasil.

1999 - 1999

Pals - Suporte de Vida Avançado em Pediatria. (Carga horária: 24h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Oncologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Pediatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Educação Em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Cuidado Avançado em Feridas.Cuidado Avançado em Feridas. 2020. (Outra).

20 SENPE ? Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e o 1 SINPE ? Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem.MÃES DE CRIANÇAS COM AGRAVOS ONCOLÓGICOS E O CUIDADO INTEGRAL: REFLETINDO ATRAVÉS DO PENSAMENTO PÓS ABISSAL. 2019. (Seminário).

Encontro com a Equipe da Câmara Técnica de Times de Acesso Vascular (TAV).Equipe da Câmara Técnica de Times de Acesso Vascular (TAV). 2018. (Encontro).

Evento de Atualização em Neonatologia e Pediatria.Atualização cientifica em PICC Neonatal e Pediatrico. 2018. (Outra).

I simpósio de terapia intravenosa.Desafios na implementação de um time de terapia intravenosa/ cateteres. 2018. (Simpósio).

IV Fórum Internacional de Líderes de Opinião em PICC.Lideres de Opinião em PICC. 2018. (Simpósio).

Curso Avançado de Cateter Central de Inserçao Periferica por Tecnica de Seldinger guiada por ultrassom. 2013. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediatrica. 2010. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediatrica. 2010. (Congresso).

II Congresso Nacional de Residencia de Enfermagem. Delineando uma terapeutica no ambulatorio de cateter infantil: uma relaçao dialogica. 2004. (Congresso).

I Jornada de Enfermagem em Oncologia.Implantaçao e Manusieio de Cateter Venoso Central de Longa Permanencia e suas Implicaçoes para Operacionalizaçao da Assistencia. 2004. (Simpósio).

Train the Trainer: Extended Dwell Peripheral Catheter. 2002. (Outra).

Aula para residencia de enfermagem e especializaçao.Assistencia de Enfermagem em Oncohematologia. 2001. (Encontro).

Suporte Avaçado de Vida em Pediatria. 1999. (Outra).

Curso para a Comissao Interna de Prevençao de Acidentes da Xerox.Primeiros Socoros. 1998. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Teresa Caldas Camargo

VIANA, L. O.; RODRIGUES, B. D.; CABRAL, I.;CAMARGO, T. C.. A prática educativa na consulta de Enfermagem:um enfoque dialógico para a aprendizagem infantil. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ligia de Oliveira Viana

VIANA, Ligia de Oliveira. A Prática Educativa na Consulta de Enfermagem:Um Enfoque Dialógico para a Aprendizagem Infantil. 2001 - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Escola de Enfermagem Anna Nery.

Rosângela da Silva Santos

Santos, Rosângela da Silva. Participou na Qualidade de Suplente da banca de Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada - A prática educativa na consulta de enfermagem: um enfoque dialógico para a aprendizagem infantil.. 2002 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rosângela da Silva Santos

Santos, Rosângela da Silva. A prática educativa na consulta de enfermagem: um enfoque dialógico para a aprendizagem infantil. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Rosângela da Silva Santos

Santos, Rosângela da Silva. Participou na Qualidade de 2ª Examinadora da Banca de Exame de Qaulificação de Dissertação de Mestrado intitulada - A prática educadora na consulta de enfermagem: um enfoque dialógico para a aprendizagem infantil.. 2001 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marléa Chagas Moreira

Valadares GV; Santo FHES;MOREIRA, M. C.; Silva, Marcelle Miranda da; Marins CLS. (DEFESA) Implicações da atividade lúdica na vivência das mães de crianças com agravos onocológicos: repercussões para o cuidado integral. 2018. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Letycia das Chagas Castro

Cateter venoso central na oncologia, uso da solução fisiológica versus heparinizada: uma revisão sistemática; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência multiprofissional em oncologia) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Gabriela Oliveira Santana;

Fabiana Rodolpho

A Assistencia de Enfermagem e os Efeitos Tardios do Tratamento Oncologico Pediatrico; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Em Enfermagem Oncológica) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Gabriela Oliveira Santana;

Fernanda Araujo Lemos

A Utilizaçao da Amicacina Intraluminal nos Cateteres Venosos Centrais em Pacientes Pediatricos; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Em Enfermagem Oncológica) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Gabriela Oliveira Santana;

Iraci de Jesus Mazzoni Cidade

O Enfermeiro frente ao CCIP: um Estudo sobre Autonomia Profissional; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Em Enfermagem Oncológica) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Gabriela Oliveira Santana;

Cristiane Inocencio Vasques

Desobstruçao de Cateter venoso central: Sistematizaçao de conduta do ambulatorio de cateter peditrico do INCA; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Em Enfermagem Oncológica) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Gabriela Oliveira Santana;

Flávio Dias

Caracterização dos Usuários do Ambulatório de Cateter Peiatrico; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Gabriela Oliveira Santana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ligia de Oliveira Viana

A Prática Educativa na Consulta de Enfermagem: um Enfoque Dialógico para a Aprendizagem Infantil; ; 2002; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Escola de Enfermagem Anna Nery,; Orientador: Ligia de Oliveira Viana;

Maria Amália de Lima Cury Cunha

Brincando e ensinando no ambulatório de cateter pediátrico: o olhar infantil após a consulta de enfermagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer; Orientador: Maria Amália de Lima Cury Cunha;

Glaucia Valente Valadares

Relação da dança com o cuidado em saúde: nexos com o estilo de vida e a saúde integral; Início: 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Sheilane da Silva Santos ; George Luis Alves Santos, ; Glaucia Valente Valadares ; Lígia Santana Rosa ; SANTANA, G. O. . NURSING CARE IN CONTEMPORARY LIQUIDITY. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 10, p. 34335-34338, 2020.

  • CARVALHO, R. V. ; SANTANA, G. O. . Acesso Venoso. Tratado de Oncologia , v. II, p. 1715, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTANA, G. O. . Desafios na Implementação de um Time de Terapia Intravenosa/ Cateter. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, G. O. . Cateteres venosso centrales de larga permanencia. 2000. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, G. O. . Dispositivos Intravasculares Centrais e Periféricos em Oncologia I e II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTANA, G. O. . Manipulação de cateter Venoso Central. 2016. .

BITTENCOURT, A. R. ; SANTOS, A. M. G. ; SANTOS, F. R. ; ALARCAO, L. A. ; FREITAS, L. C. M. ; FINOQUIO, R. A. ; FERREIRA, S. M. ; SANTANA, G. O. . Serviço de Utilização de Cateteres Venosos Centrais de Longa Permanência. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Rotinas Internas).

BITTENCOURT, A. R. ; FINOQUIO, R. A. ; FREITAS, L. C. M. ; SANTANA, G. O. . Serviço de Utilizaçao de Cateteres Venosos Centrais de Longa Permanencia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Rotinas Internas do INCA).

BITTENCOURT, A. R. ; FINOQUIO, R. A. ; FREITAS, L. C. M. ; SANTANA, G. O. . Serviço de Utilizaçao de Cateter Venoso Central de Inserçao Periferica (PICC). 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Rotinas Internas do INCA).

MACEDO, A. A. ; LOURENCO, C. ; SANTANA, G. O. ; MONTEIRO, J. L. ; CARDOSO, L. M. A. ; FINOQUIO, R. A. ; FARIAS, S. ; GONCALVES, V. M. S. E. C. ; FREITAS, L. C. M. ; OLIVEIRA, A. L. O. . Serviço de Utilização de Cateter Venoso Central de Inserção Periférica. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Rotinas Internas).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Especialista em Pediatria, Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras.

2001

Prêmio Algo +, Instituto Nacional de Câncer.

1999

Especialista em Enfermagem em Oncologia, Instituto Nacional de Câncer.

1997

Diploma de Dignidade Acadêmica - Cum Laude, UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde, Ambulatório de Cateter Pediátrico. , Praça da Cruz Vermelha 23, Centro, 20230130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32071153, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades exercidas no Ambulatório de Cateter Pediátrico. Acompanha Residentes de Enfermagem, medicina e especialização no Ambulatório de cateter pediátrico.

1999 - 2015

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades exercidas no Ambulatório de Cateter Pediátrico. Acompanha Residentes de Enfermagem, medicina e especialização no Ambulatório de cateter pediátrico.

Atividades

  • 04/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Nacional de Câncer, Instituto Nacional de Câncer.,Atividade realizada, Vie presidente da Comissão de Curativo.

  • 01/2001

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Oncológica no Control, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas de oncohematologia e de Cateter Venoso Central de Longa Permanencia

  • 01/2000

    Ensino, Residência de Enfermagem Oncológica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas sobre Oncohematologia e Cateter Venoso Central de Longa Permanência

2015 - Atual

Studio de Dança Mahira Safie

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Dança

2000 - 2016

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: enfermeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no Hospital Maternidade Carmela Dutra até 2003. Atuação no PAM Helio Pellegrino a partir de 2003. Sala de Imunização.

1999 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor substituto do Programa Curricular XIII-C e VI

Atividades

  • 01/2000 - 12/2000

    Estágios , Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Metodologia da Enfermagem.,Estágio realizado, Central de Quimioterapia do HUCFF.

  • 05/1999 - 12/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Programa Curricular Interdepatamental XIII - C, Programa Curricular Intetdepatamental IV

  • 05/1999 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Escola de Enfermagem Anna Nery, Escola de Enfermagem Anna Nery.,Atividade realizada, Participação no Corpo Colegiado do Departamento.

  • 05/1999 - 12/1999

    Estágios , Escola de Enfermagem Anna Nery, Departamento de Metodologia da Enfermagem.,Estágio realizado, Centro de Tratamento Intensivo.

1997 - 1997

Hospital Cardoso Rodrigues

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Exercia atividades como enfermeira supervisora do segundo andar e berçario.