Diana Navas

Possui graduação em Letras - Licenciatura plena pela Universidade do Grande Abc (2004) , mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, é Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Literária, Teoria Literária, Literatura Portuguesa e Literatura Juvenil Brasileira e Portuguesa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: romance contemporâneo, metaficção, crítica literária, tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)

2009 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Figurações da Escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de António Lobo Antunes
Marlise Vaz Bridi. Palavras-chave: metaficção; romance português contemporâneo; Lobo Antunes.

Mestrado em Literatura e Crítica Literária

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Narcisismo Discursivo e Metaficção em Lobo Antunes: uma leitura de "Não entres tão depressa nessa noite escura".,Ano de Obtenção: 2007
Fernando Segolin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: romance português contemporâneo; Lobo Antunes; confluência dos gêneros; metaficção; narcisismo discursivo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Outros Setores.

Especialização em andamento em Gestão de Negócios

2018 - Atual

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP

Graduação em Letras - Licenciatura

2002 - 2004

Universidade do Grande ABC
Título: A figura feminina em "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis
Orientador: Angélica Höfler

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade de Aveiro, UA, Portugal. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Oficina Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infanto Juvenil.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino a Distância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NAVAS, D. . II Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude. 2019. (Outro).

NAVAS, DIANA ; RAMOS, A. M. . 1º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude - desafios da investigação em LIJ - da invisibilidade à legitimação. 2018. (Outro).

NAVAS, DIANA ; JUNQUEIRA, M. A. ; MALUFE, A. C. ; CARDOSO, E. P. . II Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária. 2018. (Outro).

NAVAS, DIANA ; SILVA, M. P. ; JUNQUEIRA, M. A. . Literatura Juvenil: perspectivas críticas. 2017. (Outro).

NAVAS, DIANA ; JUNQUEIRA, M. A. ; MALUFE, A. C. ; CARDOSO, E. P. . I Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 2017. (Outro).

NAVAS, D. ; CARDOSO, E. P. ; BASTAZIN, V. . Literatura e Ensino: Territórios em Diálogo. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude.Literatura juvenil e outras artes: a multimodalidade em cena. 2019. (Simpósio).

Seminário Internacional Clássicos e Livro-Objeto.Era uma vez: a (re) leitura dos clássicos no livro-objeto. 2019. (Seminário).

1º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude.Os Estudos Críticos da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil: desafios e perspectivas. 2018. (Simpósio).

8º Seminário Educação e Leitura.A multimodalidade no livro-objeto juvenil e a formação do leitor. 2018. (Seminário).

II Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.Tendências da literatura contemporânea. 2018. (Outra).

Performance Mater.Afinal, o que pode ainda a literatura?. 2018. (Outra).

Seminario Internacional "Libro-Obxecto e Xénero: estudo do livro infantil como artefacto".Literatura para jovens: uma leitura multimodal do livro-objeto. 2018. (Seminário).

XIV Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê?.António Lobo Antunes e o cinema: adaptação de Cartas da Guerra. 2018. (Seminário).

21ª Jornada de Letras e do 1ºSimpósio Regional de Profissionais de Línguas, Linguística e Literatura em Formação.Literatura Juvenil Brasileira: Tendências Contemporâneas. 2017. (Simpósio).

22º Encontros Luso-galaico-brasileiros do Livro Infantil e Juvenil.Novos caminhos para novos leitores: a literatura contemporânea brasileira para pré-leitores. 2017. (Encontro).

I Mostra de Pesquisas em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP.Literatura Portuguesa e Brasileira Contemporâneas. 2017. (Outra).

IX Colóquio Mulheres em Letras: Cartografias do corpo.Corpo morto, corpus desconstruído: as configurações da escrita de Inês Pedrosa. 2017. (Simpósio).

Literatura Juvenil dos dois lados do Atlântico.Tendências contemporâneas da literatura juvenil brasileira. 2017. (Simpósio).

XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP. A escrita cronística autorreflexiva de Inês Pedrosa: Crónica Feminina e o questionamento do fazer literário. 2017. (Congresso).

7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura Infantl e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.O fenômeno crossover na literatura juvenil contemporânea brasileira. 2016. (Seminário).

7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil e II Seminário Internacional de Literatura Infantl e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.A palavra poética na literatura infantil e juvenil. 2016. (Simpósio).

XXXI ENANPOLL.A literatura juvenil nos dois lados do Atlântico: tendências e aproximações. 2016. (Encontro).

I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura. Literatura juvenil: narrativa. 2015. (Congresso).

I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Rede Paranaense de Leitura. Revisitando textos: a intertextualidade na literatura juvenil contemporânea brasileira. 2015. (Congresso).

The child and the book conference: children's literature: fractures and disruptions. Metafictional strategies:Disruptions in Brazilian contemporary children?s literature. 2015. (Congresso).

VIII Seminário Internacinal Mulher e Literatura.Releituras do feminino: a (re) construção da mulher na obra de Marina Colasanti. 2015. (Seminário).

6 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil / I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.Coordenação de sessão de comunicação. 2014. (Seminário).

6 Seminário de Literaura Infantil e Juvenil e I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.Literatura Juvenil: Os novos caminhos e a formação do jovem leitor. 2014. (Seminário).

III Congrés Internacional Els textos del cos El Calidoscopi autorial. O escritor imaginário em António Lobo Antunes: encenações da escrita e autorrepresentação.. 2014. (Congresso).

VI Semana de Letras - Uniesp.Cursos de licenciaturas: o desafio de formar bons professores. 2014. (Seminário).

ABRALIC. 2011. (Congresso).

3ºCongresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2008. (Congresso).

ABRALIC. Narcisismo Discursivo e Metaficção em Lobo Antunes: uma leitura de Não entres tão depressa nessa noite escura. 2008. (Congresso).

Seminários avançados sobre a prosa do século XX. 2007. (Seminário).

Seminários avançados sobre a modernidade: A Literatura e a Filosofia do Século XX. 2006. (Seminário).

Simpósio Fernando Pessoa e Drummond. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Adriana Gonzaga Lima Corral

NAVAS, D.; FERREIRA, Eliane Ap. G. R.; CARVALHO, K. C. H. P.. A contação de histórias como ferramenta para a formação do leitor no ensino fundamental II. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Camila Vilela de Holanda

NAVAS, D.; CORREA, L. C.; DARIN, L. C.. Desmundo, de Ana Miranda: a (dês)leitura de um Brasil pela voz ficcional da mulher. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Andrade Vieira

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; SILVA, M. P.. Voz, performance e subversão: um estudo do narrador em Kadosh, de Hilda Hilst. 2019. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Denizete Lima de Mesquista

NAVAS, DIANA; BAPTISTA, A. M. H.; FUSARO, M. C.. Ações Públicas de Fomento à Leitura, ao Livro e à Biblioteca no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Rachel Sant'Ana Valdrighi

NAVAS, DIANA; JUNQUEIRA, M. A.; NOGUEIRA JUNIOR, J. E.. O riso e suas implicações na obra Os Dous ou O Inglês Maquinista, de Martins Pena. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Janaína Santos Silva Soggia

NAVAS, DIANA; JUNQUEIRA, M. A.; SILVA, M. P.. O duplo espelho: a (auto)reflexividade da obra clariceana em Um Sopro de Vida (Pulsações). 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Vinícius Lima de Almeida

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; SILVA, M. O. S.. A lógica do espectro: romance histórico, necromancia e o lugar do morto. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ademir de Godoy Bueno

NAVAS, D.; PALO, M. J. G.; ALVAREZ, A. G. R.. A formação da alteridade na experiência de leitura do gênero Bildungsroman presente em O fazedor de velhos, de Rodrigo Lacerda. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tais Fernandes Oliveira

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; MARQUES NETO, P.. Álvares de Azevedo: do lirismo romântico ao prenúncio do modernismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Evandro Fantoni Rodrigues Alves

NAVAS, D.; BRAIT, E.; SOUZA, C. D.. De Homero e Ruth Rocha: um estudo do processo de adaptação das personagens da Odisseia para jovens leitores. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Telma Regina Ventura

NAVAS, DIANA; JUNQUEIRA, M. A.; PEREIRA, H. B. C.. A (des)construção do silenciamento da voz feminina na narrativa performática de Fazes-me falta. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Izabel Cristina de Castro Azevedo

NAVAS, D.; FERREIRA, E. A. G. R.; JUNQUEIRA, M. A.. Hybrid Novel: a articulação entre palavra e imagem no romance Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Ribamar Ferreira

NAVAS, D.; MALUFE, A. C.; SALES, A. C.. A construção da subjetividade na obra de Antonio Tabucchi: Afirma Pereira. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Maffei Moreira

NAVAS, D.; DARIN, L. C.; TAILLE, E. H. L.. A miséria inconfessa em cada um de nós: uma análise das relações entre os folhetins de Nelson Rodrigues com o suporte jornalístico. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina dos Santos Rocha

NAVAS, D.; PALO, M. J. G.; SARTESCHI, R.. A descoberta do frio, de Oswaldo de Camargo: a inscrição da novela no espaço ficcional da literatura negro-brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Graziele Maria Valim

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; SILVA, M. P.. O espelho de si, o amálgama com a página ? uma leitura de Deste viver aqui neste papel descripto: cartas da guerra e dos romances iniciais, de António Lobo Antunes. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ivan Moura da Silva

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; BAPTISTA, A. M. H.. O enigma existencial em Nove Noites, de Bernardo Carvalho. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Isauber Maria Vieira Pinto

NAVAS, D.; SILVA, M. P.; MALUFE, A. C.. Construção poética e resistência negra em Solano Trindade. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Joana Angélica Travassos de Oliveira

NAVAS, D.; MALUFE, A. C.; SILVA, M. P.. As Marias de Rachel de Queiroz: trajetórias e dilemas femininos no romance As três Marias. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriela Raizaro Tozi

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; BAPTISTA, A. M. H.. A escrita palimpsestica de Ondjaki: estratégias inter e intratextuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Francine Rodrigues Sanchez

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; LIMA, S. R. A.. A escrita rítmica de Juliano Pessanha. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Priscila Miranda Caetano

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; BOTTON, F. V.. Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza: a escrita autorreflexiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sandra Honda

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; SEVERINO, F. E. S.. Aluno, leitor em potencial. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Angela Modesto Guedes Ferreira

NAVAS, D.; CARVALHO, K. C. H. P.; VALENTE, T. A.. De fato e de ficção: um estudo sobre a leitura de crônicas na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Marcos Ramos Penteado

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; Catarina Justus Fisher. Violência Escolar: Concepções de Professores e Alunos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Aladim Lopes Gonçalves

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; Catarina Justus Fisher. A Web Rádio Escola como instrumento de Educação, Cultura e Cidadania. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Fernanda Marques Granato

NAVAS, D.; AMARANTE, D. W.; BASTAZIN, V. L.. O nonsense revisitado:a estética de ruptura de Edward Lear em diálogo com o contemporâneo de Renato Pompeu. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tamires Henrique Lacerca Camerlingo

NAVAS, D.; FERREIRA, E. A. G. R.; JUNQUEIRA, M. A.. Palavra e Imagem: o livro ressignificado em Psiquê, de Ângela Lago. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Teresa Cristina Aliperti França Domingues

NAVAS, D.; FERREIRA, E. A. G. R.; JUNQUEIRA, M. A.. O papel do professor-mediador e das práticas de leitura na formação do leitor literário. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa de Freitas Weirmann Gergull

NAVAS, D.; MOTTA, L. T.; FUSARO, M. C.. Alice no país das maravilhas: uma análise comparativa das ilustrações à luz da tradição intersemiótica. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bruno Tateishi

BRAIT, B.; BRITO, R. H. P.; CASAGRANDE, N. S.;NAVAS, D.. Macau sâm assi. A construção da ideia de lusofonia na obra Amor e dedinhos de pé, de Henrique de Senna Fernandes. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aline Scavazini Matos Galvão

NAVAS, D.; JACOTO, L.; BASTAZIN, V. L.. A errância em A Caverna, de Saramago e a Ignorânica, de Kundera. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gládiston de Souza Coelho

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; MORAES, M. A.. De cartas e de poesia: o projeto poético de Manuel Bandeira. 2013. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Mônica Abud Perez de Cerqueira Luz

NAVAS, DIANA; SILVA, M. P.; BAPTISTA, A. M. H.; GOMES, M. T.; PEREIRA, J. B. B.. Representações dos personagens negros e negras na literatura infantil brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Nadia Conceição Lauriti

NAVAS, DIANA; BAPTISTA, A. M. H.; SILVA, M. P.; FUSARO, M. C.; GREGORIN FILHO, J. N.. Pedagogia da Dialogicidade ? Ressonâncias genéticas, intertextuais e discursivas em Pedagogia do Oprimido (o manuscrito). 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Thiago Lauriti

NAVAS, DIANA; BAPTISTA, A. M. H.; GREGORIN FILHO, J. N.; CUNHA, M. Z.; MENDES, M. P. S.. Palimpsesto e análise literária: proposta para uma 'arqueologia do autor' de literatura infantil. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Thiago Lauriti

NAVAS, D.; GREGORIN FILHO, J. N.; CUNHA, M. Z.; MENDES, M. P. S.; BAPTISTA, A. M. H.. Palimpsesto e análise literária: proposta para uma 'arqueologia do autor' de literatura infantil. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodolfo Meissner Rolando

NAVAS, D.; MAGALHAES, M. C. C.; LIBERALI, F. C.; NININ, M. O. G.; OLIVEIRA, W.. Literatura no ensino médio à luz da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural: rompendo cápsulas. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Denys Munhoz Marsiglia

NAVAS, D.; DIAS, E. T. D. M.; GIMENEZ, R.; SILVA, M. P.; ALMEIDA, C. R. S.. Cartas marcadas: análise de preconceito(s) em cartas de alunos de uma escola do sistema prisional. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Daniela Oliveira Albertin de Amorim

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; SILVA, M. P.; GOMES, M. T.; LIMA, S. R. A.. A educação pelo tempo do rádio: desafios e perspectivas. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Aline Prúcoli de Souza

NAVAS, D.; ALMEIDA, J. M. C.; SODRE, P. R.; PAZ, G. L.; FERNANDES, E. B.. A Pintura na Literatura: linguagem plástica em Não entres tão depressa nessa noite escura, de António Lobo Antunes. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Edielso Manoel Mendes de Almeida

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; SILVA, M. P.; FERRARI, M. R.; GOMES, M. T.. Ecologia de Saberes: um estudo do diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular dos ribeirinhos da Ilha do Açaí. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira

NAVAS, D.; DEBUS, E.; AZEVEDO, F. J. F.; FRITZEN, C.; GIRARDELLO, G. E. P.; KIRINUS, G. M. V.. Infância e poesia: encontros possíveis no espaço-tempo da escola. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliete Hugueney de Figueiredo Costa

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C.; NADAF, Y. J.. Revista A Violeta: a verbo-visualidade e o entrecruzamento de vozes. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Lucimar da Silva Itelvino

NAVAS, D.; SILVA, M. P.; LORIERI, M. A.; SILVA, A. B.; GOMEZ, M. V.. Empreendedorismo Social: entre a educação formal, informal e não-formal. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Tamires Henrique Lacerda

NAVAS, D.; SALLES, C. A.; PINHEIRO, J. A. B.. A construção do projeto poético de Ângela Lago: uma jornada ao longo do tempo. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rodolfo Meissner Rolando

NAVAS, D.; MAGALHAES, M. C. C.; LIBERALI, F. C.; NININ, M. O. G.; OLIVEIRA, W.. Contribuições da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural para o não encapsulamento da literatura no Ensino Médio. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adriana Soeiro Pino

NAVAS, D.; FUSARO, M. C.; BAPTISTA, A. M. H.. Educação a Distância e Heutagogia: uma reflexão. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Nadia Conceição Lauriti

NAVAS, DIANA; BAPTISTA, A. M. H.; SILVA, M. P.. Pedagogia da Palavra Dialógica: ressonâncias linguístico-discursivas em "Pedagogia do Oprimido" (o manuscrito). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Eliete Hugueney de Figueiredo Costa

NAVAS, D.; BRAIT, B.; PISTORI, M. H.. Revista a Violeta: a vebo-visualidade e o entrecruzamento de vozes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eliete Hugueney de Figueiredo Costa

NAVAS, D.; BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C.. Revista A Violeta: a verbo-visualidade e o entrecruzamento de vozes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Bruno Tateishi

NAVAS, D.; BRAIT, B.; SIMAS, M.. Vozes de Macau: Identidade e Memória na Prosa Literária de Henrique de Senna Fernandes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Eliete Hugueney de Figueiredo Costa

NAVAS, D.; BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C.. Revista A Violeta: a verbo-visualidade e o entrecruzamento de vozes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Edielso Manoel Mendes de Almeida

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; GOMES, M. T.. Ecologia de Saberes: um estudo do diálogo entre o conhecimento escolar e o saber popular dos ribeirinhos da Ilha do Açaí. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Denys Munhoz Marsiglia

NAVAS, D.; SILVA, M. P.; DIAS, E. T. D. M.. Cartas Marcadas: o que pensam e sentem alunos de uma escola do sistema prisional do Estado de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Rosilene de Fátima Koscianski da Silveira

NAVAS, D.; DEBUS, E.; FRITZEN, C.; JULIANO, D. B. R.; BORTOLOTTO, N.; VERSIANI, M. Z.; KIRINUS, G.. Infâncias e Poesia: potências em percurso. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Oliveira Albertin de Amorim

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; SILVA, M. P.. A educação pelo tempo do rádio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Paloma da Silveira Leite

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; REIS, E. P.. Poética do encantamento: a voz da criança em João Guimarães Rosa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Camila Viela de Holanda

NAVAS, DIANA; DARIN, L. C.; CORREA, L. C.. Desmundo, de Ana Miranda: A (des)leitura de um Brasil pela voz ficcional da mulher. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ademir de Godoy Bueno

NAVAS, DIANA; PALO, M. J. G.; ALVAREZ, A. G. R.. A formação da alteridade na experiência de leitura no gênero Bildungsroman presente em O Fazedor de Velhos, de Rodrigo Lacerda. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cássia Maria Rita Vianna Bittens

NAVAS, DIANA; JUNQUEIRA, M. A.; RAMOS, A. M.. O universo literária ao alcance daqueles que ainda não leem: tendências contemporâneas da literatura para bebês. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Evandro Fantoni Rodrigues Alves

NAVAS, DIANA; SOUZA, C. D.; BRAIT, B.. De Homero a Ruth Rocha. Um estudo das personagens da Odisseia e sua adaptação para jovens leitores. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adriana Gonzaga Lima Corral

NAVAS, DIANA; FERREIRA, E. A. G. R.; CARVALHO, K. C. H. P.. A contação de histórias como ferramenta para a formação do leitor no ensino fundamental II. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gabriela Raizaro Tosi

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; BAPTISTA, A. M. H.. A escrita palimpéstica de Ondjaki: estratégias inter e intratextuais em E se amanhã o medo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ivan Moura da Silva

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; BAPTISTA, A. M. H.. Aspectos existenciais na narrativa de ficção: uma leitura de Nove Noites, de Bernardo Carvalho. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Priscila Miranda Caetano

NAVAS, D.; MALUFE, A. C.; BOTTON, F. V.. O fazer literário em Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza: o não-dito e a ressignificação da escrita. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Denizete Lima de Mesquita

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; FUSARO, M. C.. Ações Públicas Culturais Federais de Fomento à Leitura, ao Livro e à Biblioteca. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Rachel Sant'Ana Valdrighi

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; NOGUEIRA JUNIOR, J. E.. O riso e suas implicações na obra "Os Dous ou o Inglês Maquinista", de Martins Pena. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Janaína Santos Silva Soggia

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; SILVA, M. P.. O duplo espelho: a autorreflexividade em Um Sopro de Vida (Pulsações), de Clarice Lispector. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Telma Regina Ventura

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; PEREIRA, H. B. C.. A narrativa performática de Inês Pedrosa: a (des)construção do silenciamento da voz feminina em Fazes-me falta. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Vinícius Lima de Almeida

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; SELIIGMANN-SILVA, M.. A lógica do espectro: romance histórico, necromancia e o lugar do morto. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tais Fernandes Oliveira

NAVAS, DIANA; MALUFE, A. C.; MARQUES NETO, P.. Do lirismo romântico às antecipações da modernidade: Um cadáver de poeta, de Álvares de Azevedo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rogério Vicente Stropa

NAVAS, D.; SILVA, M. P.; MALUFE, A. C.. A poética d horror em Amândio Sobral. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: José Ribamar Ferreira

NAVAS, D.; MALUFE, A. C.; SALES, A. C.. A construção da subjetividade na obra de Antonio Tabucchi: Afirma Pereira. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Maffei Moreira

NAVAS, D.; DARIN, L. C. M.; AZEVEDO, S. M.. A miséria inconfessa em cada um de nós: uma análise das influências do melodrama nos folhetins "Minha vida" e "A mulher que amou demais", de Nelson Rodrigues. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina dos Santos Rocha

NAVAS, D.; PALO, M. J. G.; SARTESCHI, R.. A construção da metáfora do frio na novela "A descoberta do frio", de Oswaldo de Camargo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Izabel Cristina de Castro Azevedo

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; FERREIRA, E. A. G. R.. Narrativa híbrida (Hybrid Novel): A articulação entre palavra e imagem no romance Luna Clara & Apolo Onze, de Adriana Falcão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Graziele Maria Valim

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; DANGELO, B.. A escrita de si: traços (auto)biográficos nas cartas da guerra e nos romances iniciais de António Lobo Antunes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Isauber Maria Vieira Pinto

NAVAS, D.; SILVA, M. P.; MALUFE, A. C.. A construção da identidade afro-brasileira na poesia de Solano Trindade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elisa de freitas Weimann Gergull

NAVAS, D.; MOTTA, L. T.; FUSARO, M. C.. Alice de Lewis Carroll e suas ilustrações. Uma análise intersemiótica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Fernanda Marques Granato

NAVAS, D.; BASTAZIN, V. L.; CARDOSO, E. P.. O nonsense revisitado:a estética de ruptura de Edward Lear em diálogo com o contemporâneo de Renato Pompeu. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Alcilene da Silva

NAVAS, D.; MALUFE, A. C.; MARQUES, I.. Os deslocamentos do narrador machadiano em Quincas Borba. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Rodrigues Alves

NAVAS, D.; MALUFE, A. C.; SILVA, M. P.. (Des)contruindo narrativas em A Caverna, de José Saramago. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tamires Henrique Lacerda Camerlingo

NAVAS, D.; JUNQUEIRA, M. A.; FERREIRA, E. A. G. R.. Palavra e Imagem: o livro ressignificado em Psiquê, de Ângela Lago. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Teresa Cristina Aliperti

NAVAS, D.; Juliana Silva Loyola; JUNQUEIRA, M. A.. A prática da leitura literária e a emancipação do leitor: uma proposta para o Ensino Fundamental I. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Elaine Cristina Gomes

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; JUNQUEIRA, M. A.. Narração de histórias: a performance como leitura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Jaderson Sores Santana

NAVAS, D.; SILVA, M. P.; DARIN, L. C.. As marcas do autor em O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sandra Delmonte Gallego Honda

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; SEVERINO, F. E. S.. Aluno leitor em potencial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Elcio Nunes Basilio

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; MALUFE, A. C.. A expressão imagética do amor em "Lavoura Arcaica". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriela Trevizo Gamboni Patrocinio

NAVAS, D.; Juliana Silva Loyola; JUNQUEIRA, M. A.. Ana Maria Machado - da criação ficcional à crítica - o valor literário da leitura. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Aline Scavazini de Matos Galvão

BASTAZIN, V. L.;NAVAS, D.; JACOTO, L.. Entre a emigração e o exílio: o afastamento da terra natal em "A caverna", de José Saramago e em "A ignorância", de Milan Kundera.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Simone Antonia Sanfelice

BASTAZIN, V.; DUARTE, M. R.; BUSATO, S.;NAVAS, D.. As personagens femininas leitoras nos contos machadianos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: ANA Beatriz Germano Santos

SEGOLIN, F.; IANNACE, R.; BASTAZIN, V.;NAVAS, D.. Lavoura Arcaica: interdito, transgressão e erotismo no corpo da linguagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marcos Ramos Penteado

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; Catarina Justus Fisher. Violência Escolar: Concepções de Professores e Alunos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Aladim Lopes Gonçalves

NAVAS, D.; BAPTISTA, A. M. H.; Catarina Justus Fisher. Web Rádio Escola: A Rádio Comunitária na Internet como Instrumento de Educação. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Aluno: Paula Karina Verago Petersen

DUARTE, M. R.; MAIA, S.;NAVAS, D.. O narrador errante e paródico em Caim, de José Saramago. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria de Lourdes Fontes do Nascimento

DUARTE, M. R.;NAVAS, D.; TORRES, C.. O jogo e a refuncionalização do elemento prosaico, na obra Classificados Poéticos, de Roseana Murray. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Adams Almeida Lopes

TORRES, C.; DUARTE, M. R.;NAVAS, D.. Às margens do Negro: as ruínas na memória e do narrar em Órfãos do Eldorado. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Deise Anne Rodrigues de Souza

MAIA, S.; DUARTE, M. R.;NAVAS, D.. Caim de José Saramago e a busca do homem por ele mesmo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Letícia Paloma de Freitas

MAIA, S.; DUARTE, M. R.;NAVAS, D.. Missão literária em O Ateneu, de Raul Pompéia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tatiane Cristine de Camargo

Juliana Silva Loyola; MAIA, S.;NAVAS, D.. Sapato de salto: o discurso do narrador na construção de personagens. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gisele do Amaral Machado

MAIA, S.; Juliana Silva Loyola;NAVAS, D.. Menino de engenho: os narradores e suas vozes. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Gabriela Trevizo Gamboni Patrocinio

NAVAS, D.; Juliana Silva Loyola; Erson Martins. A subversão na construção da narrativa em "História meio ao contrário", de Ana Maria Machado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Andréa Oliveira Brito

NAVAS, D.; Juliana Silva Loyola; Erson Martins. Metalinguagem crítica em "Cante lá que eu canto cá", de António Gonçalves da Silva, O Patativa do Assaré. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Aparecida de Campos Brando Santilli

SANTILLI, M. A. C. B.; JUNQUEIRA, Maria Aparecida; SEGOLIN, Fernando. Narcisismo discursivo e metaficção em Lobo Antunes: uma leitura de não entres tão depressa nessa noite escura. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lilian Lopondo

LOPONDO, L.; BASTAZIN, V.; BRIDI, Marlise Vaz; PEIXOTO, M. H. F.; RIBEIRO, R. S.. Figurações da escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de Antônio Lobo Antunes. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Literatura Portuguesa) - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP.

Fernando Segolin

SEGOLIN, F.. Experimentalismo romanesco em Antonio LObo Antunes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Raquel de Sousa Ribeiro

RIBEIRO, Raquel de Sousa; BRIDI, M. V.; PEIXOTO, M. H. F.; BASTAZIN, V. L.; Lilian Lopondo. Figurações da escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de Antonio Lobo Antunes. 2012. Tese (Doutorado em Literatura portuguesa) - FACULDADE DE FILOSOFIA,LETRAS E CIENCIAS HUMANAS-USP.

Maria Aparecida Junqueira

JUNQUEIRA, M. A.; SANTILLI, Maria Aparecida; SEGOLIN, Fernado. Narcisismo Discursivo e Metaficção em Lobo Antunes: Uma Leitura de Não Entres tão Depressa Nessa Noite Escura. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marlise Vaz Bridi

BRIDI, Marlise Vaz; PEIXOTO, Maria Helena Fioravante; SEGOLIN, F.. Figurações da Escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de António Lobo Antunes.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Vera Lúcia Bastazin

BASTAZIN, Vera; LOPONDO, Lílian; BRIDI, Marlise Vaz; Raquel de Sousa Ribeiro; Maria Helena Fioravante Peixoto. Figurações da escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de António Lobo Antunes. 2012. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Renan Spolidorio Lima

O entre-lugar no romance moçambicano: uma leitura de Mulheres de Cinzas, de Mia Couto; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mara Aparecida Pereira do Nascimento

Paradoxos contemporâneos nas entrelinhas do horizonte poético de Humberto Gessinger; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Simone Caldas Vollbrecht

O SOM NÃO SE PROPAGA NO VÁCUO : A recepção crítica da ficção científica; Início: 2016; Dissertação (Mestrado profissional em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Samanta Barreto Matos de Souza

Perspectivas da poética contemporânea nos poemas de Eduardo Sterzi e Tarso de Melo; Início: 2018; Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Jaderson Soares Santana

Os ecos intertextuais na obra de José Saramago; Início: 2018; Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Janaina Soggia

A escrita (auto)reflexiva de Clarice Lispector; Início: 2018; Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Priscila Miranda Caetano

O legado de uma escrita silenciosa: diálogos metaficcionais na Trilogia do Adeus, de João Anzanello Carrascoza; Início: 2018; Tese (Doutorado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; (Orientador);

Jéssica Amanda de Souza Silva

Representações da velhice na literatura infantil portuguesa e brasileira; Início: 2018; Tese (Doutorado em Língua e Culturas) - Universidade de Aveiro; (Coorientador);

Graziele Maria Valim

Do fragmento ao estilhaço - uma leitura biografemática dos romances de António Lobo Antunes; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriela Trevizo Gamboni Patrocinio

A importância da leitura a partir das obras críticas de Ana Maria Machado e Ruth Rocha; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Andrade Vieira

Voz, performance e subversão: um estudo do narrador em Kadosh, de Hilda Hilst; 2019; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Janaína Santos Silva Soggia

A (auto)reflexividade da obra clariceana um Um Sopro de Vida (Pulsações); 2018; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Graziele Maria Valim

O espelho de si, o amálgama com a página ? uma leitura de Deste viver aqui neste papel descripto: cartas da guerra e dos romances iniciais, de António Lobo Antunes; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Evandro Fantoni Rodrigues Alves

De Homero e Ruth Rocha: um estudo do processo de adaptação das personagens da Odisseia para jovens leitores; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Isauber Maria Vieira Pinto

Construção poética e resistência negra em Solano Trindade; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Diana Navas;

Cassia Maria Viana Bittens

Tendências contemporâneas da literatura para bebês; 2017; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Milena Figueirêdo Maia

Entre a tradição a pós-modernidade: o percurso metaficcional em Livro, de José Luís Peixoto; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Rogério Vicente

A poética do horror em Amândio Sobral; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Diana Navas;

Izabel Cristina de Castro Azevedo

Hybrid Novel: a articulação entre palavra e imagem no romance Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Priscila Miranda Caetano

Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza: a escrita autorreflexiva; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Diana Navas;

Telma Regina Ventura

A (des)construção do silenciamento da voz feminina na narrativa performática de Fazes-me falta; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Maria Aparecida Rodrigues Alves

(Des)construindo narrativas em A Caverna, de José Saramago; 2015; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Diana Navas;

Gabriela Raizaro Tosi

A escrita palimpsestica de Ondjaki: estratégias inter e intratextuais; 2015; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Teresa Cristina Aliperti França Domingues

A importância do professor-mediador e das práticas de leitura na formação do leitor literário; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Diana Navas;

Tamires Henrique Lacerda Camerlingo

Palavra e imagem: o livro ressignificado em Psiquê, de Angela Lago; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Elaine Gomes

Narração de histórias: a performance como leitura; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Diana Navas;

Jaderson Soares Santana

As marcas do autor na ficcção de José Saramago em O ano da morte de Ricardo Reis; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Elcio Nunes Basilio

A expressão imagética do amor em; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Gabriela Trevizo Gamboni Patrocinio

Ana Maria Machado: da criação ficcional à crítica: o valor da leitura literária; 2014; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diana Navas;

Telma Regina Ventura

SHEERAZADES, PENÉLOPES & MOIRAS: A Mulher-Narrativa de Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Rosangela Rodrigues

Espaço e solidão em A desumanização, de Valter Hugo Mãe; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Patricia Bernardo de Almeida

A escrita em cena: as estratégias metaficcionais em Livro, de José Luís Peixoto; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Graziele Maria Valim

Exortação aos Crocodilos: (in)variantes do discurso feminino no romance de Lobo Antunes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Ana Paula Florencio de Lima

A identidade na pós-modernidade: uma leitura de O Homem Duplicado, de José Saramago; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Daniela Camargo de Lima Santos

A trajetória da personagem morte em As Intermitências da Morte, de José Saramago; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Monica da Fonseca

Uma possível releitura do gênero saga em Levantado do Chão, de José Saramago; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Carolina Botignon dos Santos

Identidade e reminiscência: o estilhaçamento do sujeito contemporâneo em Um erro emocional, de Cristóvão Tezza; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Milena Figueirêdo Maia

O legado da violência: uma análise da iniquidade em Aprender a Rezar na Era da Técnica, de Gonçalo M; Tavares; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Mariangela Secco Dall'Olio

A poeticidade em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Brunna Pinheiro

A contraposição da vida e da morte nas vozes de Fazes-me falta, de Inês Pedrosa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

André Luiz Vieira Lobo

O fantástico na narrativa de A morte e a morte de Quincas Berro D´Água, de Jorge Amado; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Tatiana Ponzo Ramos Souza

Vestígios do trágico no conto Venha ver o Pôr do Sol, de Lygia Fagundes Telles; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Marta Rosa Pereira

Conto maravilhoso: uma possível leitura de Uma ideia toda azul, de Marina Colassanti; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Rosana Benevenuto

As personagens femininas: metáfora da representação da nação em O outro pé da sereia, de Mia Couto; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Jacqueline Alves dos Santos

A adaptação em D; Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Tatiana Balli

A voz do poeta e o papel do intelectual: uma leitura dos contos de Mia Couto e Marcelino Freire; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Bianca da Costa Carneiro

RAPUNZEL: A INFLUÊNCIA DA HISTÓRIA NA (RE)CONSTRUÇÃO DO CONTO DE FADAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Tradução Inglês e Português) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Diana Navas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Segolin

Narcisismo discursivo e metaficção em Lobo Antunes: uma leitura de "Não entres tão depressa nessa noite escura"; 2007; Dissertação (Mestrado em Progra de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Cr) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Segolin;

Angelica Höffler

A figura feminina em Memórias Póstumas de Brás Cubas; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Grande ABC; Orientador: Angelica Höffler;

Cássia Maria Rita Vianna Bittens

O universo literário ao alcance daqueles que ainda não leem: Tendências contemporâneas da literatura para bebês; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cássia Maria Rita Vianna Bittens;

Priscila Miranda Caetano

Caderno de um ausente, de João Anzanello Carrascoza: a escrita autorreflexiva; 2016; Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Priscila Miranda Caetano;

Marlise Vaz Bridi

Figurações da escrita: as estratégias metaficcionais na produção romanesca de António Lobo Antunes; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Marlise Vaz Bridi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NAVAS, DIANA ; VENTURA, T. . A escrita feminina em Fazes me falta: corpo morto, corpus descontruído. REVISTA DESASSOSSEGO , v. 1, p. 85-100, 2018.

  • NAVAS, DIANA ; FERREIRA, E. A. G. R. . Memória e subjetividade em O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós, e Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza. MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE) , v. 22, p. 261-278, 2018.

  • NAVAS, DIANA ; ALVES, EVANDRO FANTONI RODRIGUES . MEMÓRIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL EM ERICH MARIA REMARQUE E ERNEST HEMINGWAY. Palimpsesto , v. 17, p. 243-257, 2018.

  • NAVAS, DIANA ; VALIM, G. M. . (In)variações do discurso feminino em Exortação aos crocodilos, de António Lobo Antunes. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais , v. 26, p. 137-154, 2018.

  • NAVAS, DIANA ; VENTURA, Telma Regina . NA TRILHA DAS FORMIGAS: A ECLOSÃ?O DA CÃ?LERA NAS NARRATIVIDADES LITERÃ?RIA E FÃ?LMICA DE UM COPO DE CÃ?LERA. GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 20, p. 98, 2018.

  • NAVAS, D. ; VENTURA, Telma Regina . A escrita feminina em Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa: O (des)tecer narrativo. Revista Mulheres e Literatura , v. 19, p. 01-09, 2017.

  • NAVAS, D. ; VALIM, G. M. . Metaficção e coautoria - o leitor e o jogo de espelhos em O Manual dos Inquisidores, de António Lobo Antunes. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais , v. 1, p. 88-100, 2017.

  • NAVAS, DIANA . Literatura, saber e sabor: o alimento na literatura. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 18, p. 308-312, 2017.

  • NAVAS, D. . Novos caminhos para novos leitores: breve panorama da literatura contemporânea brasileira para crianças pequenas. DIALOGIA , v. 26, p. 51-68, 2017.

  • NAVAS, D. . Leitura, literatura e educação: possibilidades de (re)escritura da realidade. REVISTA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS , v. 1, p. 25-34, 2017.

  • NAVAS, D. ; GIRAO, L. C. . O personagem encalhado: figurações do fazer literário em Angela Lago. PENSARES EM REVISTA , v. 1, p. 135-155, 2017.

  • FERREIRA, Eliane Ap. G. R. ; NAVAS, D. . MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE EM O OLHO DE VIDRO DE MEU AVÔ, DE BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS, E AOS 7 E AOS 40, DE JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA. MISCELÂNEA (ASSIS. ONLINE) , v. 1, p. 261-278, 2017.

  • NAVAS, D. ; VENTURA, Telma Regina . A escrita feminina em Fazes-me Falta: Corpo morto, corpus desconstruído. REVISTA DESASSOSSEGO , v. 9, p. 85-100, 2017.

  • NAVAS, D. . METAFICÇÃO E A FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Linguagem: Estudos e Pesquisas , v. 19, p. 83-95, 2016.

  • NAVAS, D. ; RAMOS, A. M. . Voces íntimas e olladas persoais: sobre a focalización interna na literatura xuvenil portuguesa e brasileira. Boletín Galego de Literatura , v. 48, p. 05-27, 2016.

  • NAVAS, D. ; RAMOS, A. M. . Textos que se (des)constroem: metaficção e intertextualidade na ficção juvenil contemporânea. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online) , v. 38, p. 223-231, 2016.

  • NAVAS, D. ; FELIPE, N. . Da escrita do ?noante?: morte e (meta)ficção em Fazes-me falta'.. Kalíope (PUCSP) , v. 12, p. 87-104, 2016.

  • NAVAS, D. . O escritor imaginário em António Lobo Antunes: encenações da escrita e autorrepresentação. Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 26, p. 151-166, 2016.

  • NAVAS, D. ; RAMOS, A. M. . Percursos da narrativa híbrida em língua portuguesa: um estudo comparado. Fronteiraz (São Paulo) , v. 14, p. 70-89, 2015.

  • NAVAS, D. ; RAMOS, A. M. . Narrativas Juvenis: o fenômeno crossover na literatura portuguesa e brasileira. Elos: Revista de Literatura Infantil e Xuvenil , v. 2, p. 233-256, 2015.

  • NAVAS, D. ; IGNACIO, V. . Usos suspeitos do texto literário. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras , v. 27, p. 53-68, 2015.

  • NAVAS, D. . Diálogos intertextuais na obra de António Lobo Antunes. Cadernos de Pós-Graduação em Comunicação e Letras , v. 15, p. 1-15, 2015.

  • NAVAS, D. ; SEMAAN, T. G. . O conto e a crônica em sala deaula. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras , v. 28, p. 192-219, 2015.

  • NAVAS, D. . Memória de elefante, de António Lobo Antunes: Diálogos Intertextuais. Revista Desassossego , v. 14, p. 219-232, 2015.

  • NAVAS, D. . Os retornados d'as Naus antunianas: espaço e (des)pertencimento na narrativa contemporânea portuguesa. Fronteiraz (São Paulo) , v. 13, p. 18-31, 2014.

  • NAVAS, D. . Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância e juventude (resenha). Fronteiraz (São Paulo) , v. 11, p. 317-321, 2013.

  • NAVAS, D. . Uma leitura linguístico-literária de Primeiro de Maio, de Mário de Andrade. Revista UniABC - Humanas , v. 2, p. 39-59, 2011.

  • NAVAS, D. . O Diálogo entre a Literatura e o Gênero Jornalístico: Uma possível leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis. Revista UniABC - Humanas , v. 2, p. 43-59, 2011.

  • NAVAS, D. ; BAPTISTA, A. M. H. (Org.) ; HUMMES, J. M. (Org.) ; BELLO, M. P. D. (Org.) . Educação, Culturas, Artes e Tecnologias. 1. ed. São Paulo: BT Acadêmica, 2019. 152p .

  • NAVAS, DIANA ; CARDOSO, E. P. (Org.) ; BASTAZIN, V. (Org.) . Literatura & ensino: territórios em diálogo. 1. ed. São Paulo: EDUC/CAPES, 2018. 230p .

  • SILVA, M. P. (Org.) ; NAVAS, DIANA (Org.) ; FERREIRA, E. A. G. R. (Org.) . Produção Literária Juvenil e Infantil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade. 01. ed. São Paulo: BT Acadêmica, 2018. 196p .

  • BAPTISTA, A. M. H. (Org.) ; NAVAS, D. (Org.) ; HUMMES, J. M. (Org.) ; BELLO, M. P. D. (Org.) . Educação & o belo e o sublime. 1. ed. São Paulo: BT Acadêmica/FUNDARTE/ FAPESP/ CNPq, 2017. 216p .

  • NAVAS, D. ; SILVA, M. P. (Org.) . A Literatura Infantil e Juvenil na Contemporaneidade: histórias, caminhos, representações. 1. ed. São Paulo: BT Acadêmica, 2016. 205p .

  • NAVAS, D. . Literatura Juvenil dos dois lados do Atlântico. 1. ed. Porto: Tropelias & Companhia, 2016. 179p .

  • NAVAS, D. . Figurações da escrita: a metaficção nos romances de António Lobo Antunes. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2013. 212p .

  • NAVAS, D. . Narcisismo Discursivo e metaficção: António Lobo Antunes e a revolução do romance. 2. ed. São Paulo: Scortecci, 2009. v. 200. 174p .

  • NAVAS, D. . Das folhas de papel ao ecrã: literatura e tecnologia. In: Diana Navas; Ana Maria Hadad Baptista; Julia Hume; Márcia Dal Bello. (Org.). Educação, Culturas, Artes e Tecnologias. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica/ Fundarte/CAPES, 2019, v. , p. 52-.

  • NAVAS, D. . Os estudos críticos da literatura infantil e juvenil no Brasil: desafios e perspectivas. In: RAMOS, A.M.; MADALENA, E.; COSTA, I.. (Org.). Tendências Contemporâneas da Investigação em Literatura para a Infância e Juventude. 01ed.Porto: Tropelias & Companhia, 2019, v. 01, p. 29-47.

  • NAVAS, DIANA . Literatura juvenil brasileira contemporânea: breve panorama. In: NAVAS, Diana; CARDOSO, Elizabeth Penha; BASTAZIN, Vera. (Org.). Literatura & ensino: territórios em diálogo. 1ed.São Paulo: EDUC/CAPES, 2018, v. , p. 209-221.

  • NAVAS, DIANA . Entre a Ficção e a História: uma leitura intertextual de Era no tempo do rei, de Ruy Castro. In: SILVA, Maurício; NAVAS, Diana; FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. (Org.). Produção literária juvenil e infantil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2018, v. , p. 49-64.

  • NAVAS, DIANA ; SILVA, M. P. . A escrita de um ourives da palavra: a leitura de Caderno de um Ausente, de João Anzanello Carrascoza. In: BECARRI, A.J.; BINATO, C.V. P.; FERREIRA, E.A.G.R.. (Org.). Retórica Perspectiva Histórica e Atualidade. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2018, v. , p. 211-232.

  • NAVAS, D. ; VENTURA, Telma Regina . Linguagens em (con)fluência: literatura e música em diálogo na contemporaneidade. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; BATISTA, José Carlos Freitas; D?AMBROSIO, Ubiratan. (Org.). Educação e Linguagens. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica/ CAPES, 2017, v. 1, p. 175-190.

  • NAVAS, D. . Afinal, o que pode ainda a literatura?. In: BAPTISTA, A. M.; ROGGERO, R.; D'AMBROSIO, U.. (Org.). Signos artísticos em movimento. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2017, v. , p. 147-162.

  • NAVAS, DIANA . Metafictional Strategies: Disruptions in Contemporary Brazilian Children?s Literature. In: RAMOS, A. M; MOURÃO, S.; CORTEZ, M. T.. (Org.). Fractures and Disruptions in Children?s Literature. 1ed.Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2017, v. , p. 197-208.

  • NAVAS, DIANA ; FERREIRA, E. A. G. R. ; LIMA, L. F. M. . Arte, Literatura e Educação na produção literária infantil: uma leitura da obra Instruções para construir uma flor. de Christina Dias. In: Haddad, A. M.; NAVAS, D.; HUMMES, M. J.; DAL BELLO, M.. (Org.). Arte & Educação : O belo e o sublime. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica/FUNDARTE/ FAPESP/ CNPq, 2017, v. 1, p. 87-102.

  • NAVAS, D. . Literatura e Educação: (Des)caminhos e novos rumos. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; HUMMES, Júlia Maria; BELLO, Márcia Pessoa. (Org.). Arte & Educação: o diálogo essencial. 1ed.São Paulo / Rio Grande do Sul: BT Acadêmica / FUNDARTE, 2017, v. , p. 139-152.

  • NAVAS, D. . Literatura e Educação: (Des)caminhos e Novos Rumos. In: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; HUMMES, Júlia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa.. (Org.). Arte & Educação: o diálogo essencial. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2016, v. , p. 139-152.

  • NAVAS, D. ; VENTURA, T. . Fazer-se Fazendo: limiares entre a teoria e a ficção na literatura juvenil. In: NAVAS, Diana; SILVA, Maurício. (Org.). A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: histórias, caminhos, representações. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2016, v. 1, p. 99-118.

  • NAVAS, D. . A (con)fluência dos gêneros em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. In: SILVA, Mautício; COUTO; Rita. (Org.). Realidade, fantasia & outras histórias: a ficcção de Luiz Ruffato. 1ed.São Paulo: Big Time Editora, 2016, v. , p. 39-54.

  • NAVAS, D. . Os desafios do ensino e da produção da Literatura Infantil e Infantojuvenil na contemporaneidade. Conhecimento Prático Língua Portuguesa, São Paulo, p. 16 - 19, 28 jun. 2014.

  • NAVAS, D. ; VENTURA, Telma Regina . Corpo morto, corpus desconstruído: as configurações da escrita de Inês Pedrosa. In: Anais do IX Colóquio Mulheres em Letras, 2017, Belo Horizonte. IX Colóquio Mulheres em Letras: cartografias do corpo. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2017. p. 287-296.

  • NAVAS, DIANA . A escrita cronística autorreflexiva de Inês Pedrosa: considerações sobre a literatura e o fazer literário. In: XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP, 2017, Curitiba. Anais do XXVI Congresso Internacional da ABRAPLIP: ensino e pesquisa da literatura portuguesa no Brasil e no mundo. Curitiba: ABRAPLIP, 2017. p. 382-395.

  • NAVAS, D. . Releituras do feminino: a (re)construção da mulher na obra de Marina Colasanti. In: VII Seminário Internacional e XVI Semináirio Nacional Mulher e Literatura, 2016, Caxias do Sul. Mulheres de letras: do oitocentismo à contemporaneidade: transformações e perpectivas. Caxias do Sul: Educs, 2015. p. 1082-1093.

  • NAVAS, D. . O fenômeno crossover na literatura juvenil brasileira. In: 7. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil II Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, 2016, Santa Catarina. Anais do 7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - SLIJ. Santa Catarina: UFSC, 2016. v. 1. p. 301-309.

  • NAVAS, D. . Literatura juvenil contemporânea:novos caminhos e formação do leitor. In: I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária e 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, 2014, Florianópolis. I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária e 6º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis: UFSC, 2014. p. 198-210.

  • NAVAS, D. . Narcisismo Discursivo e Metaficção em Lobo Antunes: uma leitura de. In: Congresso Internacional de Literatura Comparada, 2009, São Paulo. XI Congresso Internacional Abralic, 2009.

  • NAVAS, D. . Literatura Juvenil: tendências contemporâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVAS, D. . Metafictional strategies:Disruptions in Brazilian contemporary children?s literature.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAVAS, D. . O desafio dos cursos de licenciatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVAS, D. . Literatura juvenil: novos caminhos e a formação do leitor.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NAVAS, D. . O escritor imaginário em 'Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?', de António Lobo Antunes: encenações da escrita e autorrepresentação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NAVAS, D. . Ensinar literatura para quê?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVAS, D. . António Lobo Antunes e a revolução do romance. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVAS, D. . Narcisismo Discursivo e Meficção: uma leitura de. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NAVAS, D. . A poeticidade em António Lobo Antunes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVAS, D. . A figura feminina em. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.20. São Paulo: PUC-SP, 2018 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.21. São Paulo: PUC-SP, 2018 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, DIANA ; CARDOSO, E. P. ; BASTAZIN, V. . Literatura & ensino: territórios em diálogo. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NAVAS, DIANA . A escrita (auto)reflexiva de Clarice Lispector. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NAVAS, DIANA . Revista Fronteiraz. São Paulo: PUC-SP, 2017 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. . Revista Fronteiraz. São Paulo: PUC-SP, 2017 (Edição de Periódico).

  • BAPTISTA, A. M. H. ; NAVAS, DIANA ; HUMMES, J. M. ; BELLO, M. P. D. . Do belo e do sublime na educação. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz 16: Poesia e filosofia na atualidade. São Paulo: Editora da PUC São Paulo, 2016 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz 17: Dobras e lugares na literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora da PUC São Paulo, 2016 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista FronteiraZ 14. São Paulo: Portal de Revistas eletronicas da PUCSP, 2015 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz 15. São Paulo: Portal de Revistas eletronicas. PUCSP, 2015 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Apresentação - Fronteiraz 14. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Apresentação Fronteiraz 15. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • NAVAS, D. . Sob o signo de eros. Niemcy, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz 13. São Paulo: Portal de Revistas eletrônicas da PUC-SP, 2014 (Edição de Periódico).

  • NAVAS, D. . Apresentação Fronteiraz 13. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NAVAS, DIANA . Revista Literartes. 2017.

NAVAS, DIANA . Revista Fronteiraz n.17. 2017.

NAVAS, DIANA . Revista Fronteiraz n.18. 2017.

NAVAS, D. . Revista Kalíope. 2016.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.16. 2016.

NAVAS, D. . Revista Perspectiva v.35. 2016.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.14. 2015.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.15. 2015.

NAVAS, D. . Letras em Revista n.01. 2015.

NAVAS, D. . Revista Bakhtiniana n.15. 2015.

NAVAS, D. . Revista Bakhtiniana v.10. 2015.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.13. 2014.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.12. 2014.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n. 10. 2013.

NAVAS, D. . Revista Fronteiraz n.11. 2013.

NAVAS, D. . Parecer - Revista Bakhtiniana. 2019. (Parecer).

NAVAS, D. . Parecer - Revista Dialogia. 2019. (Parecer).

NAVAS, D. . Parecer - Artigo 001 - Revista Dialogia. 2018. (Parecer).

NAVAS, D. . Parecer - Artigo 002 - Revista Dialogia. 2018. (Parecer).

NAVAS, D. . Parecer - Publicação de Livro. 2018. (Parecer - Publicação de Livro).

NAVAS, D. . Parecer - Revista Literartes. 2018. (Parecer).

NAVAS, D. . Parecer - Revista Bakhtiniana. 2018. (Parecer).

NAVAS, D. . Parecer ao Edital do Plano de Incentivo à Pesquisa - PIPEq - Publicação de Livro. 2018. (Parecer de Mérito).

NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz 16. 2016. (Editoração/Periódico).

NAVAS, D. . Literatura juvenil contemporânea brasileira. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NAVAS, D. . Literatura Juvenil Brasileira e Portuguesa Contemporânea. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NAVAS, D. . Literatura Juvenil Contemporânea: caminhos e descaminhos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz. 2015. (Editoração/Periódico).

NAVAS, D. ; DUARTE, M. R. . Revista Fronteiraz. 2014. (Editoração/Periódico).

NAVAS, D. . Inglês Técnico em EAD. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático a ser utilizado em EAD).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Literatura Brasileira e Portuguesa contemporânea: tendências e perspectivas, Descrição: Objetivos: Estudar a narrativa contemporânea brasileira e portuguesa preferencialmente endereçada a jovens e adultos, buscando identificar as tendências ? em termos temáticos e estruturais ? que nelas se evidenciam. Investigar, por meio de apontamentos teóricos e da análise de obras literárias brasileiras e portuguesas contemporâneas ? em especial aquelas que foram objeto de premiação ? tendências como: metaficção, intertextualidade, hibridismo, fragmentação. Verificar a complexidade assumida pela literatura contemporânea no Brasil e em Portugal, evidenciando como as obras juvenis e adultas apontam para novas relações de produção e recepção, bem como para um diferente papel a ser assumido pelo leitor. Metodologia: De natureza qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, o projeto consiste no levantamento e discussão teórica das tendências observadas em obras juvenis e adultas laureadas pelo Prêmio Oceano, Camões, Jabuti, Câmara Brasileira do Livro e pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Resultados Esperados: O projeto de pesquisa prevê, como resultados a serem alcançados, publicações, apresentações de palestras e comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, orientações de dissertações de mestrado e teses de doutorado, dentre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Diana Navas - Coordenador / Graziele Maria Valim - Integrante / Gabriela Treviso Gamboni Patrocinio - Integrante / Maria Andrade Vieira - Integrante / Simone Caldas Vollbrecht - Integrante / Priscila Miranda Caetano - Integrante / Evandro Fantoni Rodrigues Alves - Integrante / Mara Aparecida Pereira do Nascimento - Integrante / Janaína Santos Silva Soggia - Integrante / Camila Crissiuma de Figueiredo Moura - Integrante / Luciana Pereira Azevedo - Integrante / Renan Spolidorio - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Tendências contemporâneas da narrativa portuguesa, Descrição: Objetivos: Almejou-se investigar a trajetória que vem sendo percorrida pelo romance português contemporâneo, concentrando-se, para isso, na produção romanesca de autores como José Saramago, Inês Pedrosa, António Lobo Antunes, Gonçalo Tavares, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe e outros. Objetivou-se evidenciar as ?tendências? pelas quais se enveredam as obras portuguesas, tais como a recorrência à inter e intratextualidade, ao questionamento das estruturas narrativas, e à emergência do narrador a assomar na obra como autor, contribuindo para a composição de obras que apontam para sua própria ontologia e nos permitem discutir importantes aspectos da crítica literária, tais como a concepção de Literatura e Tradição, a confluência dos gêneros literários, bem como o redimensionamento dos papeis do autor e do leitor na narrativa contemporânea. Mais do que identificar estratégias, o projeto de pesquisa investigou o diálogo estabelecido entre a obra dos diferentes autores portugueses, bem como sua relação com o contexto em que se inserem. Metodologia: De natureza qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, o projeto consistiu no levantamento e discussão teórica das tendências temáticas e estruturais observadas em romances contemporâneos portugueses, visando contribuir para a construção de uma panorama teórico-crítico da pós-modernidade literária portuguesa. Duração Definida: 04 anoos Resultados esperados: O projeto de pesquisa previu, como resultados a serem alcançados, publicações, apresentações de palestras e comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, orientações de dissertações de mestrado e teses de doutorado, dentre outros. O projeto foi finalizado em dezembro de 2018. Resultados Obtidos em 2018: Participação em Eventos Performance Mater - Casa das Rosas Conferencista Título da Conferência: Afinal, o que pode ainda a literatura? XIV Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê? Comunicação Oral Título da comunicação: António Lobo Antunes e o cinema: adaptação de Cartas da Guerra Publicações: NAVAS, D.; VENTURA, T. A escrita feminina em Fazes me falta: corpo morto, corpus descontruído. Revista Desassossego. 2018, v.1, n.18, p.85-100. NAVAS, D.; VALIM, G. (In)variações do discurso feminino em Exortação aos crocodilos, de António Lobo Antunes Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais. 2018, v.2, n.26, p.137-154. NAVAS, D. O romance português contemporâneo: continuidade e ruptura. In: NETO, N.G. Literatura Portuguesa Contemporânea. São Paulo: Todas as musas (no prelo). NAVAS, D.; ALVES, E. F.R. Memórias da Primeira Guerra Mundial em Erich Maria Remarque e Ernest Hemingway. Revista Palimpsesto, 2018, v.17, n.27, p.243-257. Orientações: Doutorado Os ecos intertextuais na obra de Saramago - Jaderson Soares Santana O legado de uma escrita silenciosa: diálogos metaficcionais na Trilogia do Adeus, de João A. Carrascoza Perspectivas da poética contemporânea nos poemas de Eduardo Sterzi e Tarso de Melo, Samanta Barreto Mattos de Souza Do fragmento ao estilhaço - uma leitura biografemática dos romances de António Lobo Antunes - Graziele Maria Valim Mestrado O duplo espelho: a (auto)reflexividae da obra clariceana Um sopro de vida (Pulsações) - Janaína Soggia Paradoxos contemporâneos nas entrelinhas do horizonte poético de Humberto Gessinger - Mara Aparecida Pereira do Nascimento A dissolução das fronteiras entre prosa e poesia: um estudo de Kadosh, de Hilda Hilst - Maria Andrade Vieira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Diana Navas - Coordenador / Jaderson Soares Santana - Integrante / Graziele Maria Valim - Integrante / Maria Andrade Vieira - Integrante / Priscila Miranda Caetano - Integrante / Samanta Barreto Mattos de Souza - Integrante / Mara Aparecida Pereira do Nascimento - Integrante / Janaína Santos Silva Soggia - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Caminhos e (des)caminhos: a literatura infantojuvenil contemporânea, Descrição: Objetivos: Estudar a narrativa infantojuvenil contemporânea brasileira refletindo sobre como tal literatura, apesar de se destinar a um público consideravelmente jovem, pode ser concebida em tudo semelhante (do ponto de vista da qualidade, do rigor e do sentido estético e artístico) à literatura produzida para adultos. Investigar, por meio da análise de obras literárias destinadas ao público infantil e juvenil, bem como por meio de apontamentos teóricos, as tendências seguidas pela narrativa infantojuvenil contemporânea, dentre as quais ressaltamos: metaficção, intertextualidade, paródia, pastiche, metalinguagem, fragmentação. Verificar a complexidade assumida pela literatura infanto-juvenil contemporânea, demonstrando que, longe de poder ser vista como um gênero menor, esta narrativa, em vias de crescimento, em nada deixa a desejar do ponto de vista estético quando comparada a narrativas destinas a adultos. Observar como a narrativa infantojuvenil contemporânea aponta para novas relações de produção e recepção, bem como para um diferente papel a ser assumido pelo leitor. Metodologia: De natureza qualitativa, bibliográfica, descritiva e exploratória, o projeto consistiu no levantamento e discussão teórica das tendências juvenis observadas em obras premiadas pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil (FNLIJ) na categoria "melhor romance juvenil". Resultados Esperados: O projeto de pesquisa previu, como resultados a serem alcançados, publicações, apresentações de palestras e comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, orientações de dissertações de mestrado e teses de doutorado, dentre outros. Resultados Obtidos em 2018: Participação em Eventos 1º Simpósio de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude - Universidade de Aveiro Conferencista Título da Conferência: Os Estudos Críticos da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil: desafios e perspectivas Seminário Internacional do Livro-Objeto- Universidade de Vigo Conferencista Título da conferência: Literatura para jovens: uma leitura multimodal do livro-objeto Publicações: NAVAS, D.; FERREIRA, E.A.G.R. Memória e subjetividade em O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queirós, e Aos 7 e aos 40, de João Anzanello Carrascoza. Revista Miscelânea. 2018, v.22. p.261-278. NAVAS, D.; FERREIRA, E.A.G.R.; SILVA, M. (orgs.).Produção Literária Juvenil e Infantil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade. São Paulo: BT Acadêmica, 2018. NAVAS, D.; CARDOSO, E.; BASTAZIN, V. (orgs.). Literatura & ensino: territórios em diálogo. São Paulo: Educ, 2018. NAVAS, D. Literatura juvenil brasileira contemporânea: breve panorama. In:NAVAS, D.; CARDOSO, E.; BASTAZIN, V. (orgs.). Literatura & ensino: territórios em diálogo. São Paulo: Educ, 2018. NAVAS, D. Entre a Ficção e a História: uma leitura intertextual de Era no tempo do rei, de Ruy Castro. In: NAVAS, D.; FERREIRA, E.A.G.R.; SILVA, M. (orgs.).Produção Literária Juvenil e Infantil contemporânea: reflexões acerca da pós-modernidade. São Paulo: BT Acadêmica, 2018. NAVAS, D.; SILVA, M. A escrita de um ourives da palavra: a leitura de Caderno de um Ausente, de João Anzanello Carrascoza. In: BECARRI, A.J.; BINATO, C.V. P.; FERREIRA, E.A.G.R. Retórica Perspectiva Histórica e Atualidade. Campinas: Mercado das Letras, 2018. Orientações: Doutorado: A importância da leitura a partir das obras críticas de Ana Maria Machado e Ruth Rocha - Gabriela Trevizo Gamboni Patrocínio Mestrado: Adaptações da Odisséia para o público juvenil - Evandro Fantoni Rodrigues Alves Tendências contemporâneas da literatura para bebês - Cássia Maria Rita Vianna Bittens O som não se propaga no vácuo - Simone Caldas Volbrecht. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Diana Navas - Coordenador / Simone Caldas Vollbrecht - Integrante / Evandro Fantoni Rodrigues Alves - Integrante / Gabriela Trevizo Gamboni Patrocínio - Integrante / Cássia Maria Rita Vianna Bittens - Integrante., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4

  • 2013 - 2015

    As estratégias metaficcionais na narrativa contemporânea de António Lobo Antunes, Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao estudo da narrativa contemporânea portuguesa, em especial a obra de António Lobo Antunes. Almejou-se investigar o cunho metaficcional de seus romances e também crônicas, de forma a demonstrar como estratégias como a inter e intratextualidade, o questionamento das estruturas narrativas, e a emergência do narrador a assomar na obra como autor, contribuem para a composição de obras que apontam para sua própria ontologia. Confirmou-se por meio do projeto a hipótese inicialmente elencada de que as inovações estruturais propostas pela narrativa de Lobo Antunes permitem-nos discutir importantes aspectos da crítica literária, tais como a concepção de Literatura e Tradição, a confluência dos gêneros literários, bem como o redimensionamento dos papeis do autor e do leitor na narrativa contemporânea. Recorrendo a estudiosos do romance contemporâneo português, tais como Maria Alzira Seixo, Ana Paula Arnaut e Álvaro Cardoso Gomes, cujas observações dialogam com os romances e crônicas do de António Lobo Antunes, foi possível verificar como a obra do autor aponta para uma necessidade de repensarmos alguns conceitos tradicionais da crítica literária que, assim como o romance contemporâneo, esteja em vias de assumir a relatividade e oscilação como elementos constituintes de sua prática. O projeto de pesquisa resultou na orientação de trabalhos de conclusão de curso e dissertações e foi fundamental para a publicação da obra: NAVAS, DIANA. Figurações da Escrita. As estratégias metaficcionais nos romances de António Lobo Antunes. São Paulo: Scortecci, 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Diana Navas - Coordenador / Milena Figueiredo Maia - Integrante / Elcio Nunes Basílio - Integrante / Gabriela Treviso Gamboni Patrocinio - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Arte. , R. Monte Alegre, 984, Perdizes, 01156050 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708412, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Professora Concursada por Tempo Indeterminado.

  • 2008 - 2015

    Universidade Nove de Julho

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Experiência em EAD.

  • 2013 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ministra disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Literatura (Literatura Infanto-Juvenil e Literatura Portuguesa).

  • 2008 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

    Atividades

    • 05/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Universidade do Grande ABC

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 34

    Outras informações:
    Experiência em EAD (Professora Autora e Tutora)

  • 2006 - 2007

    Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

  • 2001 - 2009

    Fundação Richard Hugh Fisk

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.