Heliana Farah

Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Bacharel em Música (Habilitação Canto) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Música (Musicology) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Doutoranda em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de janeiro (início em 2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ópera, englobando o ensino de história da ópera, dramaturgia operística para cantores e diretores teatrais e fisiologia, acústica e estética vocais. Pesquisa a estética operística da virada do século XIX para o XX com ênfase na dramaturgia e especialmente a fisiologia, acústica e estética vocais segundo a bibliografia e principalmente os testemunho dos documentos fonográficos de época.

Informações coletadas do Lattes em 20/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Musicologia

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Manuel Patricio Rodrigues Garcia e sua família: o legado Ibero-Americano das tradições óperísticas,
Maria Alice Volpe. Palavras-chave: Ópera; Canto Lírico.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música. Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.

Mestrado em Música

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Canto lírico: primazia da técnica ou da estética,Ano de Obtenção: 2010
André Luiz de Campello Duarte Cardoso.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ópera; Canto Lírico.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Bacharelado em Canto

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Recital de Formatura
Orientador: Veruschka Mainhard

Graduação em Bacharelado em Economia

1988 - 1992

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Concorrência: estrutura, conduta e desempenho através da legislação antitruste
Orientador: Luiz Roberto Azevedo Cunha
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Opera Studio. (Carga horária: 15h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2004 - 2004

Canto Lirico. (Carga horária: 15h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2001 - 2004

Curso Técnico de Canto. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Volpe, M.A. ; POSATERI, A. ; FARAH, H. . II Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz. 2017. (Outro).

FARAH, H. ; Volpe, M.A. ; POSATERI, A. . III Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz II. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz II.III Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz II. 2017. (Encontro).

II Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz.Metáforas e terminologia vocal: hipóteses para uma leitura crítica. 2017. (Outra).

A ciência da voz cantada. 2014. (Outra).

Colóquio Internacional - Homenagem a Boccacio, Machiavelli e Verdi.Verdi, um compositor de Ópera. 2013. (Outra).

IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Opera: o resgate da emoção. 2013. (Simpósio).

Vozes da Ópera Italiana: Análise e estética.Palestra: a Estética Vocal do Romantismo. 2013. (Outra).

8o Congresso de Extensão da UFRJ em 04/10/2011. Cantatas na Quinta (da Boa Vista). 2011. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.A estética da música vocal do século XIX: uma visão históricamente informada / MAMMA- Movimento dos Artistas pela Música Menos Antiga. 2010. (Simpósio).

8o Colóquio de pesquisa.Técnica vocal antiga nos coros religiosos - um estudo da voz de alto. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carla Antunes

CAMARA, A. A. A.; CHEVITARESE, M. J.;FARAH, H.. Recital de formatura de Carla Antunes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ROBSON LEMOS

L E; I R;FARAH, H.. Recital de Formatura de Robson Lemos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cassia Raquel Vieira

FARAH, H.; CAMARA, A. A. A.; CHEVITARESE, M. J.. Recital de Formatura de Cassia Raquel Vieira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jessé Bueno

FARAH, H.. Recital de Formatura de Jessé Bueno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcela Duarte

FARAH, H.. Recital de Formatura de Marcela Duarte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrick de Oliveira

FARAH, H.. Recital de Formatura Patrick de Oliveira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rejane Ruas

FARAH, H.. Recital de Formatura de Rejane Ruas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: ANNE C

FARAH, H.. Meyer.Recital de Formatura de Anne C. Meyer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: HELOÍSA TENÓRIO

FARAH, H.. Recital de Formatura de Heloisa Tenório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielle de Pinho Mello

FARAH, H.. Recital de Formatura Danielle de Pinho Mello. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARAH, H.. Banca do Teste de Habilidade Específica de Música-Canto da UFRJ 2015. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARAH, H.; MAINHARD, Veruschka; VELHO, Homero. Banca para Concurso de Professor Substituto de Dicção Lírica em 2012. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARAH, H.. Banca do Teste de Habilidade Específica de Música-Canto da UFRJ 2011. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARAH, H.. Banca do Teste de Habilidade Específica de Música-Canto da UFRJ 2010. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARAH, H.; VELHO, Homero; MAINHARD, Veruschka. Banca do Concurso para Professor Substituto de Canto em 2009. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FARAH, H.; VELHO, Homero; MAINHARD, Veruschka. Concurso Nacional de Canto Lírico/Ópera. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA ALICE VOLPE

VOLPE, M. A.; MEIRELLES, R.; TABORDA, M.. A tradição dramática da ópera na transição entre os séculos XIX e XX: a voz nos fonogramas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música (31001017072P9)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARIA ALICE VOLPE

VOLPE, M. A.; ADOUR, A.; FAGUNDES, L. P.. Tratados de canto na passagem entre os séculos XIX e XX: ênfase no acervo da UNIBO dentro de uma batalha entre Garcia e Curtis. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música (31001017072P9)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Pessanha Fagundes

ADOUR, A.;FAGUNDES, L. P.; VOLPE, M. A.. "O som da língua". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Pessanha Fagundes

VOLPE, M. A.; ADOUR, A.;FAGUNDES, L. P.. "Tratados de canto na passagem entre os séculos XIX e XX: ênfase no acervo da UNIBO dentro de uma batalha entre Garcia e Curtis". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música/ Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Regina Maria Meirelles Santos

VOLPE, M. A.;MEIRELLES, R. M.; TABORDA, M.. A tradição dramática da ópera na transição entre os séculos XIX e XX: a voz nos fonogramas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Márcia Ermelindo Taborda

TABORDA, Marcia Ermelindo; Volpe, Maria Alice; MEIRELLES, R.. A tradição dramática da ópera na transição entre os séculos XIX e XX: a voz nos fonogramas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Musica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Jose Chevitarese de Souza Lima

CARDOSO, A.;Chevitarese, M. J.. Dissertação de Mestrado em Música, Práticas Interpretativas, da Escola de Música da UFRJ, intitulada ?O Canto Lírico: primazia da técnica ou da estética?? defendida por Heliana Farah, 24 de agosto. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música da UFRJ.

Andréa Albuquerque Adour da Camara

Volpe, Maria Alice; Fagundes, Luciana;CAMARA, Andréa Albuquerque Adour da. O som da língua. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andréa Albuquerque Adour da Camara

Volpe, Maria Alice; Fagundes, Luciana;CAMARA, Andréa Albuquerque Adour da. O som da língua. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Andréa Albuquerque Adour da Camara

Volpe, Maria Alice; Fagundes, Luciana;CAMARA, Andréa Albuquerque Adour da. Tratados de canto na passagem entre os séculos XIX e XX: ênfase no acervo da UNIBO dentro de uma batalha entre Garcia e Curtis". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira

OLIVEIRA, D. S. F. ou SÁVIO, D. F. de O.; CARDOSO, André L. C. Duarte; LIMA, Maria José de Souza. Canto lírico: primazia da técnica ou da estética.. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Renato Dias das Neves

ENSINAR OU APRISIONAR: O ENSINO da técnica vocal NO CANTO POPULAR; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Renato Dias das Neves

ENSINAR OU APRISIONAR: O ENSINO DA TÉCNICA VOCAL NO CANTO POPULAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Musica da UFRJ; Orientador: Heliana Farah;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sérgio Macedo Pires

Canto lírico: primazia da técnica ou da estética; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

MARIA ALICE VOLPE

Manuel Patricio Rodrigues Garcia e sua família: o legado Ibero-Americano das tradições óperísticas; Início: 2016; Tese (Doutorado em Música (31001017072P9)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

André Luiz de Campello Duarte Cardoso

Canto lírico: primazia da técnica ou estética?; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Escola de Música da UFRJ,; Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso;

Veruschka Bluhm Mainhard

Recital de Formatura; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Canto) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Veruschka Bluhm Mainhard;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FARAH, H. . Atualidade da Ópera. 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2012. v. 1. 398p .

  • FARAH, H. ; NEVES, M. . O esvaziamento das tradições operísticas do século XIX e a influência da mídia nos novos padrões estéticos. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidades da Ópera. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. A883, p. 295-301.

  • FARAH, H. . Metáforas e terminologia vocal: hipóteses para uma leitura crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARAH, H. ; POSATERI, A. ; NEVES, Murilo . Gramofone, uma experiência perceptiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARAH, H. . A experiência do Gramophone. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARAH, H. ; NEVES, Murilo . Mesa Redonda sobre o filme Opera Fanatic de Jan Schmidt-Garre (1999). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FARAH, H. . Gramophone: fazendo o passado viver no presente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARAH, H. . Ópera: o resgate da emoção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARAH, H. . Verdi, um compositor de Ópera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARAH, H. ; CAMARA, A. A. A. ; RIBEIRO, L. H. . Vozes da Ópera Italiana: Análise e Estética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FARAH, H. ; NEVES, Murilo . A estética da música vocal do século XIX: uma visão historicamente informada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FARAH, H. . Técnica vocal antiga nos coros religiosos - um estudo da voz de alto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FARAH, H. . Verdi, um compositror de Ópera. Rio de Janeiro: Faculda de Letras da UFRJ, 2013 (Resumo).

  • FARAH, H. . Ópera Fanatic. Rio de Janeiro: Legenda do filme, 1999. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FARAH, H. ; Volpe, M.A. ; CAMARA, A. A. A. ; POSATERI, A. ; NEVES, Murilo . ?Implicações da pesquisa musicológica para a pedagogia e a performance vocal?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FARAH, H. ; NEVES, Murilo . Exibição do filme Opera Fanatic de Jan Schmidt-Garre de 1999. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FARAH, H. ; Tuttman, R. ; CAMARA, A. A. A. ; Nonno, I. ; Coutinho, M. . Comissão de revisão e atualização das Ementas, Bibliografias e Programas das disciplinas do Departam. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comissão de revisão e atualização das Ementas, Bibliografias e Programas das disciplinas do Departam).

FARAH, H. . Apostila de História da Ópera. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para disciplina de Bacharelado em Música).

FARAH, H. . Apostila de História da Ópera. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaparadisciplinadeBachareladoemMúsica).

FARAH, H. ; CAMARA, A. A. A. ; ADOUR, F. ; TONOMURA, E. T. . Karaoke de Ópera. 2017. Interpretação.

FARAH, H. . Cantatas Dramáticas 2017. 2017. Interpretação.

FARAH, H. . Recital de cenas operísticas. 2017. Interpretação.

FARAH, H. ; CAMARA, A. A. A. ; ADOUR, F. ; TONOMURA, E. T. . Karaoke de Ópera. 2016. Interpretação.

FARAH, H. . Karaoke de ópera. 2015. Interpretação.

RIBEIRO, L. H. ; FARAH, H. . Orientação Vocal para Prova de Seleção na Academia de Ópera Bidú Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2015. Outra.

RIBEIRO, L. H. ; FARAH, H. . Orientação Vocal de aluno finalista em Concurso Internacional de Canto. 2015. Outra.

FARAH, H. . Karaokê de Ópera. 2014. Interpretação.

FARAH, H. . Recital de Abertura da Exposição Fome de Arte. 2014. Interpretação.

FARAH, H. . Cortina Lírica Junho 2014. 2014. Interpretação.

FARAH, H. ; Sanches, Daniel SD . Cortina lírica novembro de 2014 dentro da 1a semana de voz cantada. 2014. Interpretação.

FARAH, H. . Karaoke de Ópera. 2013. Interpretação.

FARAH, H. . Vozes da Ópera Italiana. 2013. Interpretação.

FARAH, H. . Meio Ambiente: Covergências Possíveis. 2013. Interpretação.

FARAH, H. . Cantatas Cênicas na Uni-Rio. 2012. Interpretação.

FARAH, H. . Karaoke de Ópera. 2012. Interpretação.

FARAH, H. . VI Simpósio de Convenção e Artes Musicais. 2011. Interpretação.

FARAH, H. . Karaokê de ópera. 2011. Interpretação.

FARAH, H. . Cantatas Dramáticas - Museu da Quinta da Boa Vista. 2011. Interpretação.

FARAH, H. . Novas Cantatas Dramáticas - Museu da Quinta da Boa Vista. 2011. Interpretação.

FARAH, H. . Novas Cantatas Dramáticas Na UFRJ. 2011. Interpretação.

FARAH, H. . Karaokê de ópera. 2010. Interpretação.

FARAH, H. . Projeto de Ópera na UFRJ - Il Segreto de Susanna. 2010. Interpretação.

FARAH, H. . Música no IBAM - Il Segreto di Susanna. 2010. Interpretação.

FARAH, H. . Série Talentos UFRJ - Cantatas Dramáticas. 2010. Interpretação.

FARAH, H. . Ópera! 162º Aniversário da Escola de Música da UFRJ. 2010. Interpretação.

FARAH, H. . Festa do Sagrado Coração de Jesus. 2010. Interpretação.

FARAH, H. . Projeto Ópera na UFRJ - La Serva Padrona. 2009. Interpretação.

FARAH, H. . Projeto Ópera na UFRJ - Un Mari à la Porte. 2009. Interpretação.

FARAH, H. . Música no IBAM - Un Mari à la Porte. 2009. Interpretação.

FARAH, H. . Música no IBAM - La Serva Padrona. 2009. Interpretação.

FARAH, H. . Recital Lírico no Clube Monte Líbano. 2004. Interpretação.

FARAH, H. . II Festival de Inverno do Rio de Janeiro - Concertos ao Meio Dia. 2003. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A voz na tradição da ópera na virada entre os séculos XIX e XX - o testemunho dos fonogramas, Descrição: O foco principal desse trabalho é mostrar como a tradição da técnica e estética vocal do século XIX foi suplantada na virada do século XIX para o XX e no início deste século com a ajuda das verdades científicas da época, e como esse novo paradigma aos poucos se ?descola? da ciência que o originou, transformando-se na nova tradição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    Revisão Bibliográfica da Literatura de Ópera e Canto Lírico, Descrição: Elaboração de um guia da bibliografia de ópera e canto lírico em português que aborde não somente o conteúdo, mas insira o autor e sua obra num contexto mais amplo. Essa revisão bibliográfica começará pelos títulos doados à Biblioteca Alberto Nepomuceno, seguidos pelos que de casa e pelo remanescente do acervo da biblioteca sobre esse assunto. Pretendo finalizar com os principais artigos sobre o tema disponíveis em revistas e sites especializados.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Apostila de Ópera, Descrição: Visto que a grande maioria da bibliografia sobre história da Ópera é em inglês, ou é muito limitada em seu escopo ou muito vasta (como a coleção de livros do Lauro Machado Coelho) senti a necessidade de desenvolver uma apostila para a Disciplina de História da Ópera. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música da UFRJ. , Rua do Passeio, Centro, 20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25324649, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora das disciplinas História da Ópera e Oficina de Ópera de 1 a 4 desde 2009 Professora das disciplinas Técnica vocal 1 e 2 desde 2012

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Membro da COAA Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Membro do NDE: núcleo docente estruturante. Para avaliar a estrutura dos cursos e das disciplinas.

  • 1999 - 2007

    Farah e Família Estacionamento LTDA

    Vínculo: Microempresária-sócia gerente, Enquadramento Funcional: Gerente

  • 1994 - 1999

    Governo do Estado de Goiás

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fiscal de ICMS

  • 1990 - 1990

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora

    Outras informações:
    Monitora da disciplina "Introdução a Economia" com o professor e decano do Centro de Ciências Sociais, Luiz Roberto Cunha.

  • 2017 - Atual

    Universita di Bologna

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visiting professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Posição para desenvolver pesquisas na biblioteca da Università di Bologna e outras instituições que conservem coleções discográficas e bibliográficas relativas à história da ópera, e pesquisa de campo relativas às tradições vocais italianas.

    Atividades

    • 08/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Università di Bologna, .,Linhas de pesquisa