Rosemary Ferreira de Souza Pereira

Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1982) e mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Consultora em política pública de assistência social e de direitos de crianças e adolescentes. Atua como consultora nas política pública de assistência social e de direitos humanos de crianças e adolescentes

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

1995 - 1998

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: do alternativo ao alterativo,Ano de Obtenção: 1998
Aldaiza Sposati.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Criança e Adolescente, Movimento Social,; Direitos Humanos.

Aperfeiçoamento em Atendimento a crianças vítimas de abuso

1989 - 1990

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Crianças vítimas de abuso. Ano de finalização: 1990
Orientador: Viviane Guerra

Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento para o trabalho com menores

1987 - 1988

Universidade de São Paulo
Título: O trabalho com menores infratores. Ano de finalização: 1988
Orientador: Heloisa Rodrigues Fernandes

Graduação em Serviço Social

1979 - 1982

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: Atuação do Serviço Social frente as organizações e movimentos sociais da população favelada
Orientador: Eliane Leal

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Extensão universitária em Desenho e Gerência de Políticas e Programas Sociai. (Carga horária: 200h). , Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social, INDES, Brasil.

1999 - 1999

Planejamento Estratégico com Metodologia ZOPP. (Carga horária: 72h). , Fundação do Desenvolvimento Administrativo, FUNDAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Elenice de Almeida

PEREIRA, R. F. S.. Autonomia, qual o significado a ser apreendido pelo jovem que potencialize seu protagonismo e o papel do Centro para Juventude com catalizador dessa aquisição. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Joelson da Silva Souza

PEREIRA, R. F. S.. Serviço de Assistência Social à Família (SASF) no Distrito da Bela Vista. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Ariene Oliveira Lopes

PEREIRA, R. F. S.. O impacto da realização das Audiências Concentradas no Distrito de Campo Limpo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Adriana Gomes de Souza Budim

PEREIRA, R. F. S.. A interface do Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS e do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS na prevenção e erradicação do trabalho infantil na cidade de São Paulo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Rosa Maria Muraca

PEREIRA, R. F. S.. A relação entre o público e o privado na perspectiva da regulação de parcerias na cidade de São Paulo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Iria de Nazaré Campos Palhau Pinto

PEREIRA, R. F. S.. O trabalho em parceria na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social: o papel do SAS e das entidades e organizações de assistência social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Roberval Ribeiro de Carvalho

PEREIRA, R. F. S.. Polítca de Assistência Social: instrumentos de avaliação e monitoramento de parcerias. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Rosangela Medina Leão Ferreira Pinto

PEREIRA, R. F. S.. O papel dos profissionais que atuam no Centro de Referência da Assistência Social na cidade de São Paulo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Sônia Cassimiro Meire Souza Ferreira

PEREIRA, R. F. S.. Importância dos programas de transferência de renda para um conjunto de moradores dos distritos São Mateus, São Rafael e Iguatemi da Subprefeitura de São Mateus. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Lourdes Elizabeth Ress

PEREIRA, R. F. S.. Programa Bolsa Família: caracterização e proposta preliminar para acompanhamento socioassistencial das famílias. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Marcia de Souza Gonçalves

PEREIRA, R. F. S.. Os programas de transferência de renda como instrumento de articulação das políticas de proteção social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Fátima de Jesus Teixeira

PEREIRA, R. F. S.. O Benefício de Prestação Continuada - BPC: Uma proposta de Plano Estratégico para o Acompanhamento dos Beneficiários na cidade de São Paulo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Aparecida Maria Ferreira de Paulo

PEREIRA, R. F. S.. O desafio do Observatório Social de Vila Prudente na publicização de informações acerca dos direitos socioassistencais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Debora Ramos Nascimento Monteiro

PEREIRA, R. F. S.. Sistema de Informação da Assistência Social - um importante instrumento de gestão da cidade de São Paulo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Myrian Veras Baptista

BAPTISTA, M. V.; SPOSATTI, Aldaiza de Oliveira. Movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente: do alternativo ao alterativo. 1998. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Evaldo Amaro Vieira

PEREIRA, R. F. DE S.;VIEIRA, E. A.. Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente: do Alternativo ao Alterativo. 1998. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aldaiza Sposati

SPOSATI, Aldaiza. Maneiras de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Do alterantivo ao Alterativo. 1998. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aldaiza Sposati

SPOSATI, Aldaiza. Maneiras de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Do Alternativo ao Alterativo. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Soely Aparecida Samora

Supervisão Técnica: Contribuindo para a concretização do direito à proteção social de assistência social na cidade de São Paulo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

EDNA APARECIDA NOGUEIRA

Politica de assistência social e o trabalho de inclusão produtiva; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Adriana de Almeida Alves

A efetivação da política de assistência social no município de São Paulo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Ivani Cristina Brandão

Programas de transferência de renda: acompanhamento de condicionalidades, uma perspectiva instersetorial; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Vivian da Cunha Soares Garcia

Trabalho com famílias de crianças e adolescentes institucionalizados; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Sheila Marques França

A experiência de grupos socioeducativos com famílias do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Itaquera; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Claudia Moreno da Silveira

A política de assistência social e sua contribuição para a erradicação do trabalho infantil: uma experiência de implantação em São Paulo na regição de Penha e Ermelino Matarazzo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Ruth Pereira do Nascimento

O programa de erradicação do trabalho infantil - PETI no âmbito das políticas de assistência social: as ações de combate ao trabalho infantil na subprefeirura de Santana/Tucuruvi; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Helena Pinto Hamachi

Política Pública de Assistência Social: um estudo sobre a proteção social na subprefeitura de Capela do Socorro; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Décio Yoshikaso Hatakeiama

A evolução da política pública de assistência social na proteção social básica: núcleos socioeducativos para crianças e adolescentes no município de São Paulo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Políticas Públicas Soc) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Rosemary Ferreira de Souza Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aldaiza Sposati

Maneiras de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Do Alternativo ao Alterativo; ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Aldaiza Sposati;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, R. F. S. . Centro de Referência Especializado para população em Situação de Rua e Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua ? Centro POP ? SUAS e População em Situação de Rua ? Volume 3. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011 (Orientações Técnicas).

  • PEREIRA, R. F. S. . Desafios para o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente: Perspectiva dos Conselhos Tutelares e de Direitos. Instituto Pólis, 2009 (Artigo).

  • PEREIRA, R. F. S. . Gestão Municipal ? execução das medidas socioeducativas de Prestação de Serviços à Comunidade e Liberdade Assistida. Compromisso é Ação, Livro 2, Seminários Regionais 2003 ? Programa Prefeito Amigo da Criança Coletânea de Palestras e Experiências. Fundação Abrinq, 2005 (Publicação).

  • PEREIRA, R. F. S. . Crianças e adolescentes: mitos, contradições e perspectivas - in I Encontro Nacional de Educação Social - Educação Social: ?Uma outra história é possível?. Universidade Estadual de Maringá/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, 2001 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, R. F. S. ; GOMES, M. R. C. S. ; NERY, V. B. ; MERISSE, M. . XII Conferência Municipal de Assistência Social - Diadema. 2017.

PEREIRA, R. F. S. . CapacitaSUAS. 2016.

PEREIRA, R. F. S. . Roda de Conversa: Acessibilidade da População em situação de rua aos Serviços Socioassistenciais. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Medidas socioeducativas em meio aberto, parcerias e possibilidades. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Erradicação do Trabalho Infantil: uma conquista a ser alcançada pela sociedade brasileira. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Capacitação: Segurança de Convívio. 2015.

PEREIRA, R. F. S. ; TORRES, A. S. ; SILVA, S. F. . Capacitação dos trabalhadores do CRAS e SCFV para o desenvolvimento da dimensão relacional na Proteção Social Básica. 2015.

PEREIRA, R. F. S. ; TORRES, A. S. ; SILVA, S. F. . Capacitação de gestores e trabalhadores do CRAS, CREAS, CentroPop, CRI, CEREM na temática trabalho social com famílias nos territórios de referência. 2015.

PEREIRA, R. F. S. ; TORRES, A. S. ; SILVA, S. F. . Capacitação para aprimoramento dos processos de trabalho dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família ? PAIF. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Erradicação do Trabalho Infantil: uma conquista a ser alcançada pela sociedade brasileira. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Capacitação para o fortalecimento da gestão e do trabalho do SUAS. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Concepção de convivência e trabalho social no SUAS. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Capacitação: Segurança de Convivência no SUAS: Gestão e Trabalho Social. 2015.

PEREIRA, R. F. S. . Oficina: Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Política de Assistência Social. 2014.

PEREIRA, R. F. S. . Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social ? SUAS. 2013.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Fortalecimento da participação na política de assistência social para trabalhadores das organizações sociais de M'Boi Mirim. 2013.

PEREIRA, R. F. S. . Fortalecimento do Controle Social no Sistema Único de Assistência Social. 2013.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas para Conselheiros Municipais de Assistência Social, representantes de organizações sociais e trabalhadores da política de assistência social. 2012.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas para sistematização de processos de aprendizado dos técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. 2012.

PEREIRA, R. F. S. . VI Conferência Municipal de Assistência Social de São Bernardo do Campo. 2011.

PEREIRA, R. F. S. . Conferência Municipal de Assistência Social de Osasco - Encontro Preparatório com os Trabalhadores do SUAS, Organizações Sociais e Conselheiros Municipais. 2011.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas sobre o trabalho profissional no SUAS para agentes públicos: gestores e trabalhadores. 2011.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Sistema Nacional de Atendimento Socio-educativo ? SINASE. 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração do Plano de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente 2011-2014 e Plano de Aplicação do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2010/2011). 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Construção da Política Nacional e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes ? CONANDA/SNDH. 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas para Conselheiros Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas para Conselheiros Municipais de Assistência Social, representantes de organizações sociais e trabalhadores da política de assistência social. 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Oficinas: Tipificação e indicadores de avaliação dos serviços de assistência social. 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração do Caderno Serviço Especializada para Pessoas em Situação de Rua. 2010.

PEREIRA, R. F. S. . Monitoramento do pacto de aprimoramento da gestão estadual de assistência social nos estados de Minas Gerais e Tocantins e no Distrito Federal. 2008.

PEREIRA, R. F. S. . Definindo Fluxos Operacionais para a Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes - Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária na Perspectiva dos Direitos Humanos. 2008.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração de Planos Municipais de Defesa de Direitos de Criança e Adolescentes do Município de Santo André. 2008.

PEREIRA, R. F. S. . Projeto Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral: O papel do Sistema de Justiça frente aos desafios político-institucionais para a conquista e a garantia do pleno desenvolvimento dos adolescentes em conflito com a lei. 2007.

PEREIRA, R. F. S. . Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ? PETI a partir da integração com o Programa Bolsa Família e da implementação da Política Nacional de Assistência Social ? PNAS/2004. 2007.

PEREIRA, R. F. S. . Oficina I ? Concepção estratégico-operacional do Programa Bolsa Família do projeto Apoio à implementação do Programa Bolsa Família nos Municípios Paulistas. 2007.

PEREIRA, R. F. S. . V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diadema. 2005.

PEREIRA, R. F. S. . Formação de educadores da rede de atendimento a criança e ao adolescente da cidade de Colatina. 2004.

PEREIRA, R. F. S. . Formação de postulantes a Conselheiros Tutelares da cidade de Osasco. 2004.

PEREIRA, R. F. S. . Análise e elaboração de pareceres técnicos sobre projetos sociais de combate e erradicação do trabalho infantil e a proteção do trabalho do adolescente para fins de subvenção do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barueri. 2003.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração do documento Base para construção do Sistema de Informação e Diagnóstico da atenção aos direitos das crianças e adolescentes do Município de Barueri. 2002.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração de Planos Municipais de Assistência Social. 1997.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração de proposta de ?Gestão Participativa? do Programa de Orientação e Apoio Sócio-Familiar e Elaboração de programa de atendimento a crianças e adolescentes em situação de/na rua, no município de São Paulo. 1996.

PEREIRA, R. F. S. . Elaboração do Plano da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos. 1996.

PEREIRA, R. F. S. . Defensoria Pública da Infância e Juventude e o Papel dos Conselhos Tutelares. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, R. F. S. . Formação Regional Continuada dos Profissionais do Grande ABC. 2013. .

PEREIRA, R. F. S. . Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: criança, adolescente e jovem. Módulo Gestão do SUAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, R. F. S. . Curso de Defesa Popular da Criança e do Adolescente: O Papel dos Conselhos Tutelares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PEREIRA, R. F. S. . Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização em Gestão de Política Pública de Assistência Social. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, R. F. S. . Orientação de monografias no curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas Sociais (2011). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, R. F. S. . Curso CRAS e CREAS, Módulos IV e V, Tipificação dos Serviços Socioassistênciais e Ação Integrada CRAS e CREAS (2011). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, R. F. S. . Curso de Pós-graduação Latus Sensu: Gestão de Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, R. F. S. . Orientação de monografias e membro argüidor no curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas Sociais (2008). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PEREIRA, R. F. S. . Crianças e adolescentes em situação de rua - tecendo uma rede de proteção integral do direito à convivência familiar e comunitária.. 2008. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, R. F. S. . Levantamento do Perfil das Empresas Amigas da Criança. 2006. (Relatório de pesquisa).

PEREIRA, R. F. S. . Abrigos na Cidade de São Paulo. 2004. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    Crianças e adolescentes em situação de rua - tecendo uma rede de proteção integral do direito à convivência familiar e comunitária, Descrição: (Projeto ABC integrado). (2008/2009). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemary Ferreira de Souza Pereira - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Levantamento do Perfil das Empresas Reconhecidas como Amigas da Criança no Estado de São Paulo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemary Ferreira de Souza Pereira - Coordenador.

  • 2004 - 2004

    Abrigos na Cidade de São Paulo., Descrição: Núcleo da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Assistência Social (2004). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosemary Ferreira de Souza Pereira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - 2009

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Pesquisa: Crianças e adolescentes em situação de rua - tecendo uma rede de proteção integral do direito à convivência familiar e comunitária (Projeto ABC integrado)

2004 - 2004

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

Outras informações:
Tema: Abrigos na Cidade de São Paulo. Pontifícia Universidade Católica ? Programa de Pós-Graduação em Serviço Social ? Núcleo da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Assistência Social

2005 - 2007

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de área, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerente da Área de Direito à Proteção Integral responsável pelos programas/projetos: Presidente Amigo da Criança, Prefeito Amigo da Criança, Orçamento Criança, Empresa Amiga da Criança, Adote um Sorriso e Prêmio Criança.

2003 - 2005

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica/Supervisora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação dos serviços de proteção básica e especial para crianças e adolescentes; assessoria para definição de padrões de qualidade dos serviços da rede socioassistencial para crianças e adolescentes; apoio às supervisões de assistência social na implementação de programas, projetos e serviços de proteção social básica e especial para criança e adolescente; Coordenação dos Serviços de Acolhimento, Abordagem; Convívio; Gestão do contrato de assessoria para implementação de reordenamento das ações de proteção social às crianças e jovens no âmbito da política de assistência social na cidade de São Paulo ? Núcleos Sócioeducativos - CENPEC; Gestão do contrato de estudo e pesquisa dos abrigos para crianças e adolescentes da cidade de São Paulo ? Núcleo da Criança e do Adolescente da PUC/SP, Fundação Orsa e Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

2002 - 2003

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2001

Fundação Criança de São Bernardo do Campo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: diretora presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Reordenamento institucional da Fundação para atender aos preceitos constitucionais e ao Estatuto da Criança e do Adolescente; Realização de planejamento estratégico em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Administração; Definição da missão e alinhamento dos programas, projetos e serviços da Fundação aos princípios do ECA; Implantação de controles de despesa por atividade com detalhamento de receita/despesa por área; Elaboração e implementação de Plano de Cargos e Salários e enquadramento de pessoal; Definição e implantação de plano de benefícios; Implementação do serviço de atendimento aos adolescentes em medidas sócioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade); Implantação dos Centros de Atendimento à Criança, com atividades socioeducativas; Implantação e desconcentração do atendimento a crianças e adolescentes com medida protetiva de abrigo; Implantação do Centro de Atendimento à Família; Implantação do serviço de educação social de rua, em parceria com o Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo; Implantação do atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência física e/ou sexual e exploração sexual comercial, em parceria com o Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância-CRAMI; Implementação do atendimento a crianças e adolescentes drogaditos, em parceria com Clinicas Especializadas; Elaboração de projetos/estabelecimento de parcerias diversas para/com organismos federais, estaduais e municipais, além de parceria com as áreas de saúde, educação, esporte e lazer, além de estabelecimento de acordos com organismos multilaterais e organizações não governamentais; Celebração de convênios para implantação dos projetos; realização e participação em cursos, seminários, work-shop; participação como debatedora, conferencista, palestrante em eventos relacionados à área.

1983 - 1996

Fundação Centro Brasileiro para Infancia e Adolescência

Vínculo: , Enquadramento Funcional: coordenação de projetos sociais, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão técnica, orçamentária e financeira; Gestão de convênios e contratos de atendimento à criança, ao adolescente e à família; Gestão de programas de capacitação e desenvolvimento de pessoal, de estudos e de pesquisas; Assessoria técnica e administrativa a organizações governamentais e não-governamentais, na área de políticas públicas de atenção à criança, adolescente e família; Intercâmbio e estabelecimento de parcerias com áreas de planejamento objetivando maior eficácia, eficiência e efetividade das ações dirigidas à infância, adolescência e família; Intercâmbio com instituições que se ocupam com o acompanhamento, a avaliação, os estudos e as proposições para a área da infância e juventude (UNICEF, OIT, Ministérios, Secretarias de Governo, organizações não governamentais de assessoria, estudos e pesquisas); Intercâmbio e estabelecimento de parcerias com instituições acadêmicas e de pesquisa para elaboração de subsídios que auxiliem no planejamento e nas ações da área da infância e adolescência (NEPP/UNICAMP, NEV/USP, IEE/PUC/IPEA/POLIS); Articulação com os poderes executivo, judiciário e legislativo e com o Ministério Público para implementação da política de atendimento da criança e do adolescente; Intercâmbio com as Centrais Sindicais e Sindicatos para realização de programas de sensibilização e mobilização dos trabalhadores para atuação na defesa da cidadania de crianças e adolescentes; Participação em eventos e cursos como expositora, palestrante e/ou debatedora na área de políticas públicas para infância e adolescência.

2007 - Atual

Integral Planejamento e Gestão Socioambiental

Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Socio-Proprietário

Outras informações:
A Integral - Planejamento e Gestão Socioambiental atua há 10 anos com o objetivo prestar serviços de consultoria e assessoria na gestão, monitoramento e avaliação de projetos e programas e serviços, como também realizar formação e capacitação de trabalhadores e gestores de políticas públicas, com destaque para as áreas de assistência social e de direitos humanos de crianças e adolescentes.