juliana de castro beltrao da costa

Mestre em Ciências (Vigilância Sanitária) pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense e Especialização Latu Sensu em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo IFRJ. Possui curso técnico em Biotecnologia pela IFRJ. Atualmente é Veterinária do Exército Brasileiro, atuando no Hospital Central do Exército na área de Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Vigilância Sanitária

2008 - 2010

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos e presença dos genes mecA e qacA/B em Staphylococcus spp. MRSA isolados de queijo Minas Frescal,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Victor Augustus Marin/ Neide Hiromi Tokumaru Miyazaki
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vigilância Sanitária; Queijo Minas Frescal; mecA e qacA/B; antibiograma; Staphylococcus spp..Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Alimentação.

Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia dos Alimentos

2012 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA EM MATRIZ QUEIJO PARA PESQUISA DE SALMONELLA SPP., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Sonia Couri
Coorientador: Silvia Maria Lopes Bricio. Palavras-chave: Material de referência; ensaio de proficiência.

Especialização em Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional

2009 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Título: Estudo comparativo de um protocolo de Multiplex-PCR com a sorologia convencial para identificação de sorotipos de Listeria monocytogenes isoladas a partir de carcaças resfriadas de frango
Orientador: Silvia Maria Lopes Bricio; Denise Azevedo Perdomo

Graduação em Medicina Veterinária

2002 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Biotecnologia

1999 - 2002

Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis-RJ

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Proteção Radiológica. (Carga horária: 52h). , Exército Brasileiro, EB, Brasil.

2012 - 2012

Curso NBR ISO 22000:2006. (Carga horária: 16h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Forno de microondas electrolux. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Caixa para leitura de fluorescência. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Controle da esterilidade dos meios de cultura. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Controle de esterilidade de pipetas e ponteiras. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Microscopio otico. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Contador de Colônias. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2011 - 2011

Esterilizador de instrumentos de inoculação. (Carga horária: 1h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2010 - 2010

Cabine de Segurança Biológica. (Carga horária: 3h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2010 - 2010

Produção e Certificação de Materiais de Referência. (Carga horária: 12h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2010 - 2010

Interpretando a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. (Carga horária: 15h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2010 - 2010

Discussão sobre Requisitos para Provedor de Ensaio. (Carga horária: 18h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Galego

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Inspeção de Produtos de Origem Animal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Meio Ambiente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Jornada de Combate ao Aedes aegypti. 2016. (Outra).

XXXV Semana da Química. Produção de itens de ensaio em microbiologia de alimentos. 2015. (Congresso).

II Seminário em Inovação e tecnologia na Área de Alimentos.Produção de Material de Referência para ensaios de Proficiência Destinado à Contagem de Estafilococos Coagulase positiva em matriz Queijo. 2012. (Seminário).

Fiocruz pra você 16° Edição..Microbiologia de Alimentos. 2010. (Outra).

II Seminário de Sanidade Animal e Saúde Pública de Erechim. 2007. (Seminário).

XVII Conferência Latino-Americana de Medicina Veterinária. Programas de Qualidade em Alimentos Realizados pela Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro.. 2007. (Congresso).

Semana Américo Braga (SEMAMBRA). 2006. (Oficina).

XVI Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Efeito de diferentes combinações de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, bem como do patógeno emergente Listeria monocytogenes em carne de atum (Thunnus albacares). 2006. (Seminário).

Curso de Ofalmologia Veterinária.Curso de Oftalmologia Veterinária. 2005. (Seminário).

II Congresso Latino- Americano de Higienistas de Alimentos- VIII Congresso Brasileiro de alimentos e do I Encontro Nacional de Centro de Controle de Zoonoses. 2005. (Congresso).

III Conferência Sul- Americana de Medicina Veterinária. 2003. (Congresso).

SEMAMBRA 2003/ Módulo Tecnologia de Alimentos. 2003. (Outra).

Mini-Curso Fundamentos da Biologia Marinha. 1998. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Celio Mauro Viana

BRÍCIO, Silvia Maria Lopes; AZEREDO, Denise Rosane Perdomo; da HORA, Iracema Maria de Carvalho;VIANA, Celio Mauro. Avaliação de um protocolo de Multiplex - PCR para identificação de sorotipos de Listeria monocytogenes isoladas de carcaças resfriadas de frangos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Alimentar e Qualidade) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Marcus Henrique Campino de la Cruz

NASCIMENTO, J. S.;de la CRUZ, M. H. C.. Produção de Material de Referência em Matriz Queijo para Pesquisa de Salmonella spp.. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Maria Helena Simões Villas Bôas

Bôas, Maria H.S.V.; MIGUEL, M. A. L.; MANO, Sergio Borges; VIEIRA, Verônica Viana; GONZALES, Alice Gonçalves Martins. Avaliação de perfil de susceptibilidade a antimicrobianos e presença dos genes mecA e qacA/B em Staphylococcus spp isolados de queijo minas frescal. 2010. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Marco Antônio Lemos Miguel

MIGUEL, M. A. L.. Avaliação do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos e presença dos genes mecA e qacA/B m Staphylococcus aureus isolados de queijo minas frescal. 2010. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

JANAINA DOS SANTOS NASCIMENTO

NASCIMENTO, J. S.; BRÍCIO, S. M. L.; CRUZ, M. H. C. L.. Produção de material de referência em matriz queijo para pesquisa de Salmonella. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tenologia de Alimenentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

JANAINA DOS SANTOS NASCIMENTO

HORA, I. M. C.; COURI, S.;NASCIMENTO, J. S.. Desenvolvimento de metodologia para a produção de material de referência em matriz queijo para pesquisa de Salmonella spp.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profis. em Ciência e Tecnol. de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Silvia Maria Lopes Brício

BRICIO, Silvia Maria LopesVIANA, Celio Mauro; HORA, IMC. Estudo Comparativo de um Protocolo de Multiplex PCR com a Sorologia Canvencional para Identificação de Sorotipos de Listeria monocytogenes isoladas em carcaças resfriadas de frango. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ. em seg. alimentar e qual. nutricional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Sérgio Borges Mano

MANO, S. B.MARSICO, E. T.; COSENDEY, M. H.. Relatório de Estágio Supervisionado - Juliana de Castro Beltrão da Costa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Ambrósio Andrade Machado

Desenvolvimento de Metodologia para a Produção de Material de Referência em Matriz de Carne de Frango para Pesquisa de Salmonella spp; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, PRO-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO; Orientador: Juliana de Castro Beltrão da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neide Hiromi Tokumaru Miyazaki

Avaliação da qualidade de alimentos de origem animal comercializados no município do Rio de Janeiro quanto à presença de Staphylococcus spp; ; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária) - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; (Coorientador);

Luiz Antônio Trindade de Oliveira

Efeito da embalagem em atmosfera modificada sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes e na formação de bases voláteis totais em carne de Pargo rosa (Pagrus pagrus); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Antônio Trindade de Oliveira;

Luiz Antônio Trindade de Oliveira

ocorrência de Vibrio parahaemolyticus e de salmonella spp em sashimi comercializados em restaurantes "!self service" no município do Rio de Janeiro-RJ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luiz Antônio Trindade de Oliveira;

Luiz Antônio Trindade de Oliveira

Efeito de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes e patógenos emergentes em carne de atum (Tunus albares); 2004; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica; Orientador: Luiz Antônio Trindade de Oliveira;

Paola Cardarelli-Leite

INOVATEC - Desenvolvimento de materiais de referência em matriz queijo para ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos; ; 2012; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Controle de Qualidade Em Saúde, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Paola Cardarelli-Leite;

Marcelo Luiz Lima brandão

Desenvolvimento de metodologia para produção de materiais de referência em matriz queijo nos parâmetros: Listeria monocytogenes, Salmonella spp; , coliformes a 45ºC e estafilococos coagulase positiva; 2012; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; Orientador: Marcelo Luiz Lima Brandão;

Raquel Lima Salgado

Efeito da Embalagem em Atmosfera Modificada sobre a conservação do pescado; 2005; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Raquel Lima Salgado;

Victor Augustus Marin

Avaliação da qualidade de alimentos de origem animal comercializados no município do Rio de Janeiro quanto à presença de Staphylococcus spp; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Victor Augustus Marin;

Silvia Maria Lopes Brício

Desenvolvimento de Metodologia para a Produção de Material de Referência em Matriz Queijo para Pesquisa de Salmonella spp; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Coorientador: Silvia Maria dos Reis Lopes;

Silvia Maria Lopes Brício

Estudo Comparativo de um protocolo de Multiplex PCR com a Sorologia Convencional para Identificação de Sorotipos de Listeria monocytogenes isoladas a partir de Carcaças Resfriadas de Frango; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializ; em seg; alimentar e qual; nutricional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Silvia Maria dos Reis Lopes;

Sérgio Borges Mano

Disciplina de Estágio Supervisionado - Conclusão de Curso - Medicina Veterinária - Juliana de Castro Beltrão da Costa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Sergio Borges Mano;

Sonia Couri

Desenvolvimento de Metodologia para a Produção de Material de Referência em Matriz de Carne de Frango para Pesquisa de Salmonella spp; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ciên e Tec; de Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro,; Orientador: Sonia Couri;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA ; ROSAS, CARLA DE OLIVEIRA ; BRICIO, SILVIA MARIA LOPES ; BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA ; MEDEIROS, VALÉRIA DE MELLO ; PINHEIRO, RODRIGO ROLLIN ; MACHADO, MARIANA AMBRÓSIO ANDRADE ; DE LA CRUZ, MARCUS HENRIQUE CAMPINO ; DA NÓBREGA, ARMI WANDERLEY ; COURI, SONIA . Preparo de Itens de Ensaio de Proficiência em Matriz Queijo para a Pesquisa de Salmonella spp.. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 31, p. 1-8, 2015.

  • BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA ; ROSAS, CARLA DE OLIVEIRA ; BRICIO, SILVIA MARIA LOPES ; DA COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO ; MEDEIROS, VALÉRIA DE MELLO ; DE LA CRUZ, MARCUS HENRIQUE CAMPINO ; DA NOBREGA, ARMI WANDERLEY . Produção de material de referência para ensaio de proficiência de enumeração de Bacillus cereus em leite. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 2, p. 39-45, 2014.

  • BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA ; ROSAS, CARLA DE OLIVEIRA ; BRICIO, SILVIA MARIA LOPES ; COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA ; VIEIRA, L. R. ; MEDEIROS, VALÉRIA DE MELLO ; WARNKEN, M. B. . Avaliação de matrizes de carne bovina na produção de itens de ensaio de proficiência para pesquisa de Salmonella spp.. Alimentos e Nutrição (Online) , v. 25, p. 13-18, 2014.

  • BRANDÃO, M.L.L. ; ROSAS, C.O. ; BRICIO, S. M. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; MEDEIROS, V.M. ; WARNKEN, M. B. . Produção de materiais de referência para avaliação de métodos microbiológicos em alimentos: estafilococos coagulase positiva e listeria spp. em leite em pó.. Analytica (São Paulo) , v. 11, p. 60-70, 2013.

  • BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA ; COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA ; FARIAS, FELIPE MICELI DE ; ROSAS, CARLA DE OLIVEIRA ; BRICIO, SILVIA MARIA LOPES ; NASCIMENTO, JANAÍNA DOS SANTOS ; CARDARELLI-LEITE, PAOLA . Desenvolvimento de material de referência para microbiologia de alimentos contendo estafilococos coagulase positiva em matriz queijo. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 16, p. 73-79, 2013.

  • BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA ; COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA ; FARIAS, FELIPE MICELI DE ; ROSAS, CARLA DE OLIVEIRA ; BRICIO, SILVIA MARIA LOPES ; NASCIMENTO, JANAÍNA DOS SANTOS ; LEITE, PAOLA CARDARELLI . Desenvolvimento de material de referência para microbiologia de alimentos contendo Listeria monocytogenes em matriz queijo. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1905-1910, 2013.

  • BRANDÃO, M.L.L. ; ROSAS, C.O. ; BRICIO, S. M. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; MEDEIROS, V.M. ; WARNKEN, M. B. ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; NÓBREGA, A. W. da . Avaliação de crioprotetores na produção de material de referência. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) , v. 72, p. 124-130, 2013.

  • BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA ; ROSAS, CARLA DE OLIVEIRA ; LOPES BRICIO, SILVIA MARIA ; MEDEIROS, VALÉRIA DE MELLO ; BELTRÃO DA COSTA, JULIANA DE CASTRO ; PINHEIRO, RODRIGO ROLLIN ; CARDARELLI-LEITE, PAOLA ; CAMPINO DE LA CRUZ, MARCUS HENRIQUE ; WANDERLEY DA NÓBREGA, ARMI . Preparation of Reference Material for Proficiency Test for Enumeration of Coliforms in Cheese Matrix. Detection , v. 01, p. 7-12, 2013.

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; FREITAS, E. I. ; LEMOS, A. A. ; ROSAS, C.O. ; MEDEIROS, V.M. ; WARNKEN, M. B. ; MIYAZAKI, N. H. T. ; Marin, Victor Augustus . Isolation of Staphylococcus from minas frescal type cheese and. Revista do Instituto Adolfo Lutz , v. 71, p. 250-258, 2012.

  • 2011 SALGADO, R. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; CUNHA, F. L. ; TORTELLY, R. ; MANO, S. B. . Uso de embalagem em atmosfera modificada na conservação do pescado ? Revisão bibliográfica. Pubvet (Londrina) , v. 5, p. 994, 2011.

  • 2009 MALAVOTA, L. C. M. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; JARDIM, M. F. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; FRANCO, R. M. ; Oliveira, V. M. . Ocorrência de Vibrio parahaemolyticus e Salmonella spp. em 'sashimis' comercializados em restaurantes no município do Rio de Janeiro.. Revista Brasileira de Ciência Veterinária (Impresso) , v. 16, p. 89-94, 2009.

  • 2006 SALGADO, R. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; CONTE JUNIOR, C. ; FERNANDEZ, M. ; MANO, S. B. . Efeitos da embalagem em atmosfera modificada sobre as alterações microbiológicas, químicas e sensoriais de pargo (Pagrus pagrus). Revista Brasileira de Ciência Veterinária , v. 13, p. 94-97, 2006.

  • SALGADO, R. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; CONTE JUNIOR, C. ; FERNANDEZ, M. ; MANO, S. B. . Alteraciones microbiológicas, químicas y sensoriales del Pargo (Pagrus pagrus) envasado em atmosfera modificada. In: III Congresso Latino- Americano de Higienistas de Alimentos- IX Congresso Brasileiro de alimentos - II Encontro Nacional de Centro de Controle de Zoonoses e I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses, 2007, Porto Seguro-BA. Higiene Alimentar, 2007. v. 21. p. 47-48.

  • SALGADO, R. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; MANO, S. B. ; TORTELLY, R. . Apoio histológico na determinação da vida útil de Pargo (Pagrus pagrus) embalado em atmosfera modificada.. In: III Congresso Latino- Americano de Higienistas de Alimentos- IX Congresso Brasileiro de alimentos - II Encontro Nacional de Centro de Controle de Zoonoses e I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses., 2007, Porto Seguro-BA. Revista Higiene Alimentar, 2007. v. 21. p. 53-54.

  • FREITAS, M. Q. ; MARSICO, E. T. ; CARMO, R. P. ; POMPEU, M. A. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; São Clemente, S. C. . Composição centesimal e preferência sensorial de conservas de sardinha boca torta (Cetengraulis edentulus) e sardinha verdadeira (Sardinella sp.). In: III Congresso Latino- Americano de Higienistas de Alimentos- IX Congresso Brasileiro de alimentos - II Encontro Nacional de Centro de Controle de Zoonoses e I Encontro Nacional de Centros de Controle de Zoonoses., 2007, Porto seguro-BA. Revista Higiene Alimentar, 2007. v. 21. p. 48-49.

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; Dias, F.J.E ; RAMOS, S. M. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; NASCIMENTO, E. R. ; MANO, S. B. . Programas de Qualidade em Alimentos Realizados pela Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro.. In: XVII Conferência Sul-Americana de Medicina Veterinária, 2007. Rio de Janeiro, 2006, Rio de janeiro-RJ. Revista Universidade Rural, 2006. v. 27.

  • ALMEIDA FILHO, E. S. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; GUEDES, W. ; CONTE JUNIOR, C. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Efeito da embalagem em atmosfera modificada sobre o comportamento de bactérias contaminantes em carne de atum (Thunnus albacares. In: II Congresso Latino-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2005, Armação dos Búzios. Revista Higiene Alimentar, 2005. v. 19.

  • ALMEIDA FILHO, E. S. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; GUEDES, W. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Efeito da embalagem em atmosfera modificada sobre o comportamento de bactérias naturalmente presentes e Yersinia enterocolitica inoculada em carne de atum (Thunnus albacares). In: II Congresso Latino-Americano e VIII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2005, Armação dos Búzios. Revista Higiene Alimentar, 2005. v. 19.

  • SALGADO, R. L. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; Pombo, C.R ; CONTE JUNIOR, C. ; MANO, S. B. . The effects of modified atmosphere packing on microbiological, chemical and sensory changes of pargo (Pagrus pagrus). In: 13 th World Congress of Food Science & Tecology, 2006, Nantes. Proceedings of 13th World Congress of Food Science & Technology, 2006.

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; ALMEIDA FILHO, E. S. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Efeito de diferentes combinações de atmosfera modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, bem como do patógeno emergente Yersinia enterocolitica em carne de atum (Thunnus albacares).. In: XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2005.

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; ALMEIDA FILHO, E. S. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Efeito de diferentes combinações de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, patógenos emergentes em carne de atum (Thunnus albacares).. In: XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia, 2004, Rio de janeiro. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres, 2004.

  • ASSIS, M. C. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; PLOTKOWSKI, M. C. . Pseudomonas aeruginosa induced production of free oxygen radicals by human umbilical vein endothelial cells (HUVEC): mechanism of host defense or of bacterial pathogenesis?. In: XXI congresso Brasileiro de Microbiologia, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XXI Congresso brasileiro de Microbiologia, 2000. p. 71.

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; FREITAS, E. I. ; LEMOS, A. A. ; ROSAS, C.O. ; MEDEIROS, V.M. ; WARNKEN, M. B. ; MIYAZAKI, N. H. T. ; Marin, Victor Augustus . Isolation of Staphylococcus from minas frescal type cheese and detection of enterotoxin genes. Revista do Instituto Adolfo Lutz , 2012.

  • COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA . Gerenciamento de resíduos/Lixo hospitalar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA ; BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA . Produção de itens de ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, JULIANA DE CASTRO BELTRÃO DA ; BRANDÃO, MARCELO LUIZ LIMA . Produção de itens de ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; ROSAS, C.O. ; BRICIO, S. M. L. ; BRANDÃO, M.L.L. ; MEDEIROS, V.M. . Pesquisa de Salmonella spp. e Listeria monocytogenes em Carcaças Resfriadas de Frango Comercializadas no Município do Rio de Janeiro.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; Dias, F.J.E ; RAMOS, S. M. ; NASCIMENTO, E. R. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Programas de qualidade em alimentos realizados pela vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro-2005. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; ALMEIDA FILHO, E. S. ; OLIVEIRA, L. A. T. . Efeito de diferentes combinações de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, bem como do patógeno emergente Listeria monocytogenes em carne de atum (Thunnus albacares). 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; ALMEIDA FILHO, E. S. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Efeito de diferentes combinações de atmosferasmodificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, bem como do patógeno emergente Yersinia enterocolitica em carne de atum (Thunnus albacares). 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; ALMEIDA FILHO, E. S. ; OLIVEIRA, L. A. T. ; MANO, S. B. . Efeito de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes e patógenos emergentes em carne de atum (thunnus albacares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. . Material de referência contendo Listeria monocytogenes em matriz queijo. 2012.

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. ; ROSAS, C.O. . Material de referência contendo Salmonella spp. em matriz queijo. 2012.

BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da . Material de referência contendo Coliformes a 45˚C em matriz queijo. 2012.

BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. . Material de referência contendo estafilococos cagulase positiva em matriz queijo. 2012.

NÓBREGA, A. W. da ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. . Material de Referência contendo Bacillus cereus em matriz leite em pó. 2011.

NÓBREGA, A. W. da ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. . Material de Referência contendo bactérias mesófilas em matriz leite em pó. 2011.

NÓBREGA, A. W. da ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; Oliveira, V. M. . Material de Referência contendo coliformes termotolerantes em matriz leite em pó. 2011.

NÓBREGA, A. W. da ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. . Relatório final do ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos 3° rodada MIB03/11. 2012.

NÓBREGA, A. W. da ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. . Relatório final do ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos 2° rodada MIB03/11. 2012.

NÓBREGA, A. W. da ; DE LA CRUZ, M. H. C. ; ROSAS, C.O. ; COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; BRANDÃO, M.L.L. ; WARNKEN, M. B. ; BRICIO, S. M. L. ; MEDEIROS, V.M. . Relatório final do ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos 4° rodada MIB04/11. 2012.

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; MEDEIROS, V.M. ; ROSAS, C.O. ; BRICIO, S. M. L. ; LEITE, P. C. . Procedimento de uso de Colorímetro. 2011.

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da . Palestra sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de serviços de Saúde/PGRSS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; AQUINO, E. F. S. ; COSTA, H. S. ; Costa, M. A ; SILVA, M. H. D. ; CABRAL FILHO, E. F. . Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde do Hospital Central do Exército no ano de 2014. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; Lima eSilva, J.A. ; Costa, M. A ; AQUINO, E. F. S. ; XAVIER, M. V. T. . Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da . Segurança no manuseio e descarte de resíduos hospitalares. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, Juliana de Castro Beltrão da ; XAVIER, M. V. T. ; AQUINO, E. F. S. . Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Desenvolvimento de metodologia para produção de materiais de referência para ensaio de proficiência em microbiologia de alimentos, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver diferentes MR para EP em matrizes de queijo, ovo e água de abastecimento, englobando todos os parâmetros estabelecidos nas legislações brasileiras, para o controle microbiológico desses produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Coordenador / Silvia Maria Lopes Bricio - Integrante / Carla de oliveira Rosas - Integrante / Marcelo Luiz Lima Brandão - Integrante / Valéria de Mello Medeiros - Integrante / Márcia Barbosa Warnken - Integrante / Paola Cardarelli Leite - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Desenvolvimento de Material de Referência Certificado para Ensaio de Proficiência em Microbiologia de Alimentos, Descrição: O projeto tem como objetivo produzir materiais de referência em matriz arroz para a realização de um EP nacional com posterior certificação dos materiais produzidos. Os MR serão produzidos pela técnica de liofilização e serão destinados aos ensaios de pesquisa de Salmonella spp.; enumeração de B. cereus, coliformes a 45ºC e estafilococos coagulase positiva em alimentos prontos para o consumo à base de cereal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Coordenador / Silvia Maria Lopes Bricio - Integrante / Carla de oliveira Rosas - Integrante / Marcelo Luiz Lima Brandão - Integrante / Valéria de Mello Medeiros - Integrante / Márcia Barbosa Warnken - Integrante / Marcus Henrique Campino De La Cruz - Integrante / Maysa Beatriz Mandetta Clementino - Integrante / Ivano Raffaele Victorio de Filippis Capasso - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Apoio à Capacitação para Produção de Materiais de Referência Certificados (MRC) e Provisão de Ensaio de Proficiência (EP) - EP - MRC - 01, Descrição: O projeto visa à capacitação de laboratórios produtores de materiais de referência e o desenvolvimento de ações de programas de ensaios de proficiência para análise microbiológica em leite, análise físico-química de proteínas e de resíduos e contaminantes em maçãs. Na área de microbiologia de alimentos serão produzidos materiais de referência para enumeração de coliformes termotolerantes e para enumeração de bactérias mesófilas em leite, que serão posteriormente certificados e utilizados em programas de EP. Está previsto processo de acreditação dos laboratórios participantes no final do projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Integrante / Silvia Maria Lopes Bricio - Integrante / Carla de oliveira Rosas - Integrante / Marcelo Luiz Lima Brandão - Integrante / Samara Pinto Custodio Bernardo - Integrante / Valéria de Mello Medeiros - Integrante / Márcia Barbosa Warnken - Integrante / Armi Wanderley da Nóbrega - Coordenador / Marcus Henrique Campino De La Cruz - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Avaliação do perfil de susceptibilidade a antimicrobianos e presença dos genes mecA e qacA/B em Staphylococcus aureus MRSA isolados de queijo minas frescal, Descrição: A elaboração de queijos constitui uma das mais importantes atividades das indústrias de laticínios, sobretudo no Brasil, onde um dos tipos de maior consumo é o queijo Minas Frescal. Os problemas com a produção de queijos no Brasil estão relacionados com as precárias condições do leite produzido, as péssimas condições de fabricação principalmente do queijo Minas Frescal e a falta ou ineficiência do sistema de rerigeração ao longo da cadeia produtiva. Pesquisas microbiológicas realizadas com queijos Minas Frescal têm demonstrado o isolamento de diversos patógenos de importância em saúde pública, dentre eles, Staphylococcus aureus e espécies de estafilococos coagulase-negativas. Nas últimas décadas o padrão de resistência a agentes antimicrobianos mudou drasticamente devido ao aumento da prevalencia de Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA), e de estafilococos coagulase-negativas carreando o gene de resistência a meticilina resultante do amplo uso de antibióticos na medicina humana e veterinária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Integrante / Victor Augustus Marin - Integrante / Neide Hiromi Tokumaru Miyazaki - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    : Avaliações bacteriológicas de Sashimis produzidos em restaurantes ?self-service? e correlação entre os diferentes métodos de preparação adotados., Descrição: Por se tratar de um produto consumido cru e por ser um produto altamente manipulado em seu preparo, o sashimi se torna um alimento de risco como potencial veiculador de microrganismos potencialmente causadores de gastroenterites. Neste trabalho se objetiva avaliar a qualidade e carga microbiana de diferentes amostras de sashimi, preparadas em restaurantes ?self-service? da cidade do Rio de Janeiro. Estes restaurantes possuem entre si, diferentes graus de higiene e de instrução de seus funcionários, no sentido de escolaridade e esclarecimento de práticas higiênico-sanitárias no preparo de alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Integrante / Sérgio Borges Mano - Integrante / Luiz Antônio Trindade de Oliveira - Integrante / Lícia Cristina M Malavota - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Efeito da embalagem em atmosfera modificada sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes e na formação de bases voláteis totais em carne de pargo rosa (Pagrus Pagrus), Descrição: O Brasil possui um grande potencial para aquicultura e pesca. Tem evoluído significativamente nestes setores nos últimos oito anos ( FIPERJ, 2005)..Além da produção, o Brasil possui também um grande potencial de mercado para os produtos aquícolas. A pesca no Brasil situa-se entre as quatro maiores fontes de proteína animal para o consumo humano no país ( IBAMA, 2005). A carne do pescado é de alta digestibilidade, porém também se apresenta como um alimento que pode sofrer facilmente processo de deterioração. O pescado da espécie Pagrus pagrus, que é o alvo deste estudo, é facilmente encontrado ao longo do litoral do estado do Rio de Janeiro, sendo fonte de renda para pescadores e principal material de exportação para indústrias durante todo o ano. O Pagrus pagrus é um sparídeo de ampla distribuição no Atlântico e no mediterrâneo (Manooch e Hassier, 1978). O peixe fresco pode ser uma fonte importante de toxinfecções bacterianas transmitidas por alimentos ( Shewan, 1962). O lançamento de esgotos nas águas de reservatórios, lagos, rios e no próprio mar é a causa de contaminação mais comum registrada no mundo (Constantinido, 1994). O tempo de conservação do pescado é limitado na presença de ar atmosférico normal, principalmente pelas modificações provocadas por oxigênio atmosférico e desenvolvimento de microrganismos aeróbicos espoliativos neste alimento. A modificação na atmosfera que vai envolver o alimento na hora do envase com decréscimo de oxigênio e aumento de dióxido de carbono e nitrogênio tem demonstrado um aumento significativo do prazo de conservação de produtos deterioráveis á temperatura de resfriamento (Parry, 1993). A possibilidade de aumentar o prazo de validade do pescado, inibir o crescimento de alguns patógenos que podem estar potencialmente contaminando este alimento e de propiciar um alimento de maior valor comercial para a indústria torna a técnica de embalagem de pescado sob atmosfera modificada uma importante alternativa na conservação deste. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Integrante / Sérgio Borges Mano - Coordenador / Luiz Antônio Trindade de Oliveira - Integrante / Raquel Lima Salgado - Integrante / Francisco Carlos de Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2004 - 2006

    Efeito de diferentes combinações de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, bem como de patógenos emergentes em carne de atum (Thunnus albacares), Descrição: O pescado assim como outros alimentos de origem animal, é bastante susceptível ao processo de deterioração química e microbiológica. Os organismos mais acusados de alteração em pescados são os Pseudomonas spp, Moraxella, Acinetobacter, Flavobacterium, Cytophaga, e Shevanella putrefasciens (WARD e BAJ, 1988; FARBER, 1991; FRAZIER e WESTHOFF, 1993; DALGAARD, 1995; SIVERTSVIK et al, 2003). Esta deterioração ocorre pela ação conjunta destes e outros gêneros, e muitos são completamente inofensivos ao homem (HUSS et al, 1997). Na busca de alternativas capazes de minimizar esta multiplicação e consequentemente as alterações ocorridas no pescado, à utilização de atmosferas modificadas tem se mostrado bastante eficiente, aumentando o ?shelf life? deste alimento de 50% a 400%, sobretudo quando empregada simultaneamente com baixas temperaturas, sendo atualmente uma das mais fortes ferramentas tecnológicas que se dispõe. Muitos organismos são incapazes de crescer em temperaturas abaixo de 100C, e mesmo os psicrotróficos se multiplicam lentamente, com uma fase lag em geral aumentada em função de condições adversas. A solubilidade do CO2 aumenta em baixas temperaturas, maximizando o efeito de EAM em pescado (SIVERTSVIK et al, 2002). A susceptibilidade ao CO2 varia entre as espécies contaminantes, sendo que Moraxella, Flavobacterium, Micrococcus, Bacillus e Pseudomonas são considerados bastante sensíveis ao gás, enquanto Proteus está entre os mais resistentes (STAHAM, 1984), sendo que o nível de inibição está diretamente relacionado à concentração de CO2 (STAMMEN et al, 1990). O presente estudo objetivou verificar o comportamento de microrganismos contaminantes como bactérias láticas, microrganismos heterotróficos aeróbios mesófilos, e Enterobacteriaceae, e também diferentes patógenos inoculados em carne de atum (Thunnus albacares), embalada em diferentes combinações de atmosferas modificadas e estocada sob refrigeração (0o C ± 1o C).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Integrante / edivaldo S. Almeida Filho - Integrante / Sérgio Borges Mano - Integrante / Luiz Antônio Trindade de Oliveira - Coordenador / Wagner Guedes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6

  • 2001 - 2001

    Pseudomonas aeruginosa induced production of free oxygen radicals by human umbilical vein endothelial cells (HUVEC): mechanism of host defense or of bacterial pathogenesis?, Descrição: We have show that HUVEC can be activated by IFNg plus TNFa to kill intracellular P.aerugiosa(Pa). Activated HUVEC produced significantly more reactive oxygen intermediates (ROI) than non-activated cells. Suggesting a role for ROI in the cell antibacterial activity. However, the effect of large ROI production or of bacterial infection on host cell viability was not determined.In this study, we evaluated the effect of infection by different Pa strains on activated and non-activated HUVEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Juliana de Castro Beltrão da Costa - Integrante / Maria Cristina Assis - Coordenador / Maria Cristina Plotkowski - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Título de Médica Veterinária, Universidade federal Fluminense.

2006

Seleção para participação no prêmio "Destaque do Ano de Iniciação Científica 2006" na área de ciências da Vida, CNPq.

2005

Bolsista de Iniciação Científica, UFF.

2005

Classificação entre os 10 melhores trabalhos na área de Ciências Agrárias, XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de ciência e Tecnologia.

2005

Terceiro melhor trabalho da área de Ciências Agrárias, XV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.

2004

Classificação entre os 10 melhores trabalhos na área de Ciências Agrárias, XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.

2002

Título de Técnica de Biotecnologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. , Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, 21040-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 38655161, Fax: (21) 22900915, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Exército Brasileiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Seção de Gerenciamento de Resíduos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe da Seção de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Central do Exército (HCE). Adjunta da Comissão de Controle de infecções Hospitalares do HCE. responsável por inspeções sanitárias em diversos setores do HCE e licenciamento ambiental do HCE.

  • 2013 - Atual

    Exército Brasileiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Veterinária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Chefe da Seção de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Central do Exército (HCE) e Adjunta da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HCE. Atua como inspetora em Vigilância Sanitária do HCE em diversos setores, podendo ser citados o rancho e áreas assistenciais.

  • 2012 - 2013

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista de nível superior, Enquadramento Funcional: Bolsista INOVATEC categoria CT2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação em projeto de desenvolvimento de Materiais de Referência em Microbiologia de Alimentos.

  • 2010 - 2011

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação em projeto de desenvolvimento de materiais de referência em Microbiologia de Alimentos.

    Atividades

    • 01/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2008

    Universidade Santa Úrsula

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora visitante, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Ministrei as aulas de Microbiologia de Alimentos para o curso de graduação em Nutrição

  • 2007 - 2007

    Ministério da agricultura/ Serviço de Inspeção Federal/ SIF 102

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Participação nas atividades realizadas pelo Serviço de Inspeção Federal nº 102, abrangendo higiene, inspeção sanitária e tecnologia de suínos.

    Atividades

    • 03/2007 - 03/2007

      Estágios , SIF 102/ Perdigão Agroindustrial SA/ Unidade Marau, .,Estágio realizado, Diversas atividades relativas ao acompanhamento de inspeção em carcaças suínas , higiene e tecnologia de produtos suínos dentro da Perdigão Agroindustrial..

  • 2007 - 2007

    Ministério da agricultura/ Serviço de Inspeção Federal/ SIF 922 - RS - BRA

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Participação nas atividades realizadas pelo Serviço de Inspeção Federal nº 922, abrangendo higiene, inspeção sanitária e tecnologia de aves.

    Atividades

    • 03/2007 - 03/2007

      Estágios , Doux frangosul SA Agro Avícula industrial/ Unidade Passo Fundo/ RS/ SIF 922, .,Estágio realizado, Participação em atividades de inspeção de aves e produtos derivados de aves, além de inspeções industriais na unidade Passo fundo da Doux Frangosul.

  • 2007 - 2007

    Embrapa Agroindustria de Alimentos

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Participação em análises nos Laboratórios de Cromatografia Líquida e de micotoxinas.

    Atividades

    • 04/2007 - 05/2007

      Estágios , Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos-CTAA, .,Estágio realizado, Participação em análises dos laboratórios de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e de Micotoxinas.

  • 2007 - 2007

    Instituto Oswaldo Cruz

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Participação em análises microbiológicas de produtos de origem animal

    Atividades

    • 05/2007 - 06/2007

      Estágios , LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA NACIONAL DE CÓLERA E ENTEROINFECÇÕES BACTERIANAS, .,Estágio realizado, Participação em análises microbiológicas de produtos de origem animal, soloroligia de Vibrio cholerae e resistência a antimicrobianos de amostras diversas.

  • 2007 - 2007

    Grupo Porcão de Churrascarias

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Acompanhamento de atividades de controle de qualidade de alimentos e instalações do restaurante

    Atividades

    • 06/2007 - 06/2007

      Estágios , Controle de qualidade de Alimentos, .,Estágio realizado, Acompanhamento de atividades de controle de qualidade de alimentos e instalações do restaurante.

  • 2006 - 2006

    Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Estagiei junto aos serviços de ficalização de higiene de alimentos e estabelecimentos de produção e comercialização em varejo e indústrias.

    Atividades

    • 03/2006 - 09/2006

      Estágios , Serviço de Vigilância Sanitária de Alimentos, .,Estágio realizado, : Visita e fiscalização a estabelecimentos produtores de alimentos e indústrias de produtos alimentícios..

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

    Outras informações:
    Me dediquei a reaização do projeto: "Efeito da embalagem em atmosfera modificada sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes e na formação de bases voláteis totais em carne de Pargo rosa (Pagrus pagrus)" e ao projeto " Avaliações bacteriológicas de Sashimis produzidos em restaurantes ?self-service? e correlação entre os diferentes métodos de preparação adotados". .

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Neste período foi desenvolvido o projeto "Efeito de diferentes combinações de atmosferas modificadas sobre o crescimento de bactérias naturalmente presentes, bem como de patógenos emergentes em carne de atum (Thunnus albacares)".

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária do Departamento de Tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal Fluminense. Exercendo atividades de Controle Químico, Microbiológico e Tecnoloigia de Produtos de Origem Animal.

    Atividades

    • 11/2003 - 07/2004

      Estágios , Centro de Ciências Médicas, Departamento de Tecnologia dos Alimentos.,Estágio realizado, Estagiária do Departamento de Tecnologia dos Alimentos - MTA.

  • 2001 - 2001

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio realizado no Laboratório de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Ciências Médicas.

    Atividades

    • 03/2001 - 09/2001

      Estágios , Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, .,Estágio realizado, Estágio no Laboratório de Imunologia.