Maria de Fátima Mota Zampieri

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Mestre em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação e pós-graduação de Enfermagem. Ministra a disciplina de Saúde da mulher na graduação e a de metodologia de pesquisa e educação na pós-graduação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher, na atenção primaria e Obstetrícia. Tem especialização em Enfermagem Obstétrica, Perinatal e Obstetrícia Social e também em Serviços de Saúde e Administração Hospitalar e de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de nascimento ( gestação, parto e pós-parto e cuidados com RN), atenção ao pré-natal, grupo de gestantes e casais grávidos, humanização, teoria da complexidade, educação, adolescência:cuidados na atenção básica, planejamento familiar, saúde mental na atenção básica e climatério. Pesquisadora do Grupo de pesquisa da Saúde da Mulher e do Recém-Nascido (GRUPESMUR).

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

2003 - 2006

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências
Alacoque Lorenzini Erdmann. Palavras-chave: cuidado pré-natal; humanização da assistência; complexidade; hermeneutica dialética; enfermagem; filosofia.

Mestrado em Assistência de Enfermagem

1996 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Vivenciando o processo educativo em enfermagem com gestantes de alto risco e seusacompanhantes,Ano de Obtenção: 1998
Alcione Leite da Silva.Palavras-chave: Gestantes de alto risco processo educativo.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Educação.

Especialização em Obstetrícia Social e Perinatal

1989 - 1990

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Análise do alojamento conjunto da Maternidade Darcy Vargas de Joinville: Opinião e aceitação de puérperas e profissionais
Orientador: Maria Sofia Bonikowska Shubert

Especialização em Administração dos Serviços de Saúde Saúde Pública

1986 - 1987

Universidade de Ribeirão Preto
Título: Aleitamamento Materno

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 -

Extensão universitária em Grupo de Gestantes Ou Casais Grávidos. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2002 -

Extensão universitária em Curso de Especialização Em Obstetrícia. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1996 -

Extensão universitária em Grupo de Gestantes Ou Casais Grávidos. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

English Level 4/10 (Low Intermediate). , Canadian as a Second Language Institute Inc., CSLI, Canadá.

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso de Ginecologia. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Capacitação Pedagógica do Curso de Especialização. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Treinamento na Área da Saúde da Mulher de São José. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2000 - 2001

Extensão universitária em Curso de Especialização Em Obstetrícia. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2000 - 2000

Curso de Reanimação de Recém Nascido. (Carga horária: 8h). , Sociedade de Pediatria, SOPED, Brasil.

2000 - 2000

Cuidando de Feridas. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Comissão Em Prol da Maternidade Segura. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1999 - 2000

Extensão universitária em Curso de Especialização Em Obstetrícia. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1996 - 1997

Extensão universitária em Curso de Especialização Em Projetos Asistenciais. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Comissão de Incentivo Ao Aleitamento Materno Hosp. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher/Especialidade: Especialização Em Enfermagem Obstétrica Perinatal e Obstetricia Social.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Saúde da Mulher Atenção Primária de Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva/Especialidade: Especialização Em Serviços de Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental/Especialidade: Psiquiatria.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZAMPIERI, M. F. M. . Coordenador do(a) estande: Grupo de gestantes e casais grávidos: universidade interagindo com a comunidade Carga horária: 30 horas. 2016. (Outro).

BACKES, M. T. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; SILVA, A. M. F. . Participante da comissão de Bem estar. 2016. (Congresso).

ZAMPIERI, MARIA DE FÁTIMA MOTA ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; LIMA, M. M. . Semana de pesquisa de Enfermagem - SEPEX. 2016. (Outro).

ZAMPIERI, M. F. M. . Coodenador do Estande do grupo de gestantes e casais gravidos. 2015. (Outro).

ZAMPIERI, M. F. M. . VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e II Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2013. (Congresso).

ZAMPIERI, M. F. M. . Coordenador do estande Grupo de gestantes e casais grávidos: articulando extensão, ensino e pesquisa na 12ª SEPEX. 2013. (Outro).

ZAMPIERI, M. F. M. . Colaborador nas atividades do estande Grupo de gestantes e casais grávidos: articulando extensão, ensino e pesquisa na 12ª SEPEX. 2013. (Outro).

ZAMPIERI, M. F. M. . Colaborador nas atividades do estande Grupo de gestantes e casais grávidos na 11ª SEPEX. 2012. (Outro).

ZAMPIERI, M. F. M. . Coordenador do estande Grupo de gestantes e casais grávidos: compartilhando com a comunidade conhecimentos e experiências sobre o processo de nascimento na 10ª SEPEX. 2011. (Outro).

ZAMPIERI, M. F. M. . 62 Congresso Brasileiro de enfermagem. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIV ENAM - ENCONTRO NACIONAL DE ALEITAMENTO MATERNO.Da gestação , do parto e da amamentação: cuidados , avanços e lacunas. 2016. (Encontro).

XV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermeria. 2016. (Congresso).

XV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermeria. A vivência do pós-parto na voz das puerperas. 2016. (Congresso).

XV Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermeria. A promoção da saúde a interdisciplinaridade. 2016. (Congresso).

|Evento Comemorativo dos 20 anos da maternidade do HU/UFSC. 2015. (Encontro).

13 Congresso Brasileiro Medicina de Família e comunidade. Prática educativa sobre alcool e fumo em uma escola municipal. 2015. (Congresso).

13 Congresso Brasileiro Medicina de Família e comunidade. Promoção da saúde na Escola: fortalecendo a aprendizagem e relações. 2015. (Congresso).

76 semana d eenfermagem - A enfermagem em defesa do SUS. 2015. (Encontro).

Simpósio Internacional de Promoção da Saúde. 2015. (Simpósio).

Treinamento Operacional com simuladores Laerdal- 21 horas. 2015. (Outra).

1º Encontro Locorregional do Pró-Pet-Saúde da Região de Florianópolis. 2014. (Encontro).

6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: APRENDENDO E ENSINANDO COM A COMUNIDADE HÁ 18 ANOS. 2014. (Congresso).

6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. PET/SAÚDE: DIÁLOGO ENTRE SERVIÇO E UNIVERSIDADE. 2014. (Congresso).

Normal Labour and Birth_ 9Th Internacional Research. 2014. (Congresso).

Simulação Clínica como ambiente de aprendizagem. 2014. (Oficina).

XIV Colóquio Panamericano deinvestigación En Enfermeria. 2014. (Congresso).

12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.A prática do aleitamento materno das mães participantes dos reencontros de pais e bebês: limitações e superações. 2013. (Outra).

12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Queria parto normal, mas foi cesárea: sentimentos de mulheres. 2013. (Outra).

12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Cesárea e seus motivos: relato de puérperas e acompanhantes. 2013. (Outra).

12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX.Grupo de Gestantes e casais grávidos: 17 anos articulando conhecimentos experiências com a comunidade. 2013. (Outra).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Grupo de gestantes e casais grávidos: 17 anos articulando conhecimentos, experiências com a comunidade. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Percepções do pai acerca de sua vivência durante o processo de nascimento de seu filho no centro obstétrico. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. A Prática do aleitamento materno das mães participantes dos reencontros de pais e bebês: limitações e superações. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Prática Educativa: uma oportunidade coletiva de reflexão, diálogo e adequação do cuidado ao recém-nascido no Centro Obstétrico. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Divergências em relação aos cuidados com o Recém-nascido no Centro Obstétrico. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Cesárea e seus motivos: relato de puérperas e acompanhantes. 2013. (Congresso).

VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Queria parto normal, mas foi cesárea: sentimentos de mulheres. 2013. (Congresso).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes.Grupo educativo com pessoas idosas com diabetes: tecnologia e estratégia para aderência aos cuidados com diabetes. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes.Percepção da atenção ao idoso na percepção do profissional de saúde. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes.Grupo de Gestantes e casais grávidos: uma trajetória de 17 anos junto a comunidade. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes.Divergências em relação aos cuidados prestados ao Recém-nascido no Centro Obstétrico. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes.Prática educativa: uma oportunidade de reflexão, diálogo e adequação do cuidado ao recém-nascido no centro obstétrico. 2013. (Outra).

XII Conferencia Iberoamericana de educacion en enfermeria; V Encuentro de investigacion educativa en enfermeira; IV Encuentro latinoamerica - Europa; III Encuentro de estudiantes.Grupo educativo com pessoas idosas com diabetes: tecnologia e estratégia para aderência aos cuidados com diabetes. 2013. (Outra).

11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Confraternização: 15 anos junto a comunidade. 2012. (Encontro).

11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Reencontro de pais e bebes com profissionais de saúde.. 2012. (Encontro).

11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Grupo de gestantes e casais grávidos: 16 anos de atuação junto a comunidade. 2012. (Encontro).

11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Grupo de gestantes e casais grávidos: contribuições para as gestantes e acompanhantes.. 2012. (Encontro).

64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de. 2012. (Congresso).

64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de. Estratégias para adesão aos cuidados e tratamento na ótica de idosas com diabetes. 2012. (Congresso).

64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de. Criação de um conselho local: oportunidade para a comunidade participar e intervir. 2012. (Congresso).

Oficina de projeto para qualificação de profissionais de enfermagem e de Agentes comunitários de Saúde para a Atenção Na rede Integrada do SUS: Saúde Mental. Materno Infantil, Urgência e Emergência e doenças transmissíveis nos dias.Oficina de 30 horas. 2012. (Oficina).

Simpósio diálogo sobre o ensino de saúde : Vivências de reorientação de formação profissional de saúde. 2012. (Simpósio).

63 Congresso Brasileiro de Enfermagem. A ADOLESCENTE GRÁVIDA NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA. 2011. (Congresso).

Evento de comemoração aos 15 anos do grupo de gestantes e casais grávidos.Comemoração dos 15 anos. 2011. (Encontro).

X Semana de pesquisa e extensão - SEPEX.Perfil dos acompanhantes do grupo de gestantes e casais grávidos. 2011. (Outra).

15 anos da maternidade do HU: o papel dos hospitais universitários no alcance dos objetivos do milênio para redução da mortalidade materna. 2010. (Seminário).

15 anos da maternidade do HU: o papel dos hospitais universitários no alcance dos objetivos do milênio para redução da mortalidade materna. 2010.. 2010. (Encontro).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Pesquisa em saúde. 2010. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. - Educação em Saúde Saúde da Mulher. 2010. (Congresso).

62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. O parto na percepção das mulheres; narrativas no encontro de pais e bebês.. 2010. (Congresso).

62 ongresso Brasileiro de Enfermagem. Construindo um Web site para o grupo de gestantes ou casais grávidos. 2010. (Congresso).

62 ongresso Brasileiro de Enfermagem. 2010. (Congresso).

Conferência de humanização de parto e nascimento.Grupo de gestantes e casais grávidos : uma iniciativa que vem dando certo. 2010. (Outra).

Conferência Internacional de Humanização de parto e Nascimento. Grupo de Gestantes: uma iniciativa que vem dando certo. 2010. (Congresso).

II Colóquio PAnamericano de Investigation en enfermeria. Envolvimento do pai no processo de nascimento. 2010. (Congresso).

II SEminário de Ensino ,pesquisa e extensão em Enfermagem SEPEEnf.Grupo de gestantes e Casais Grávidos. 2010. (Seminário).

IX SEPEX. Meu filho nasceu e agora? Ser mãe e mulher. 2010. (Congresso).

IX SEPEX.O aleitamento materno: narrativas das puérperas no reencontro de pais e bebês. 2010. (Seminário).

15 forun de professores da Pos-graduação. 2009. (Oficina).

15 FORUN de professores da Pos-graduação. 2009. (Outra).

61 ongresso Brasileiro de Enfermagem. 2009. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e neonatal. . Qualificação da atenção e dos Recursos Humanos de Enfermagem em Saúde da mulher e do Recém Nascido. 2009. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e neonatal. Socialização de conhecimentos e experiências sobre o processo de nascimento e tecnologias do cuidado.. 2009. (Congresso).

VIII SEPEX.Perfil das gestantes do grupo de gestantes e/ou casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina. 2009. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica. Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica. 2009. (Congresso).

7 SEPEX.: Processo Educativo no pré-natal: promovendo o papel ativo da mulher no processo de Nascimento. 2008. (Encontro).

7 SEPEX.Grupo de gerstantes ou casais grávidos: contribuições para a vivência humanizada do processo de nascimento e para mudanças na atenção a saúde da clientela. 2008. (Encontro).

Atualização do pré-natal em São José.Atualizando: Em foco o pré-natal. 2008. (Encontro).

Concepções e políticas de saúde. 2008. (Outra).

I jornada Cientifica de Enfermagem. 2008. (Encontro).

I Seminário de Pré-natal para Enfermeiros da Rede de atenção Básica.Atenção ao pré-natal. 2008. (Seminário).

VIX CONGRESO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE HISTORIA DE LA MEDICINA,. La Historicidad de um grupo de gestantes o parejas embarazadas: uma trayectoria histórica de educación y cuidado. 2008. (Congresso).

14 Seminário Nacional de pesquisa em Enfermagem.Cuidado Humanizado : um olhar para além das divergências e convergências. 2007. (Seminário).

I Simpósio Ibero ? Americano de história de Enfermagem. ? Memória e identidade Profissional-USP.A historicidade de um grupo de gestantes ou casais grávidos: uma trajetória de educação e cuidado. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Ibero- Americano de Enfermagem " Mem´ria e Identidade Profssional.A historicidade de um grupo de gestantes ou casais grávidos: uma trajetória de educação e cuidado.. 2007. (Simpósio).

V COBEON- Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Contruindo Conhecimentos , aprendendo, ensinando, educando. 2007. (Congresso).

V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Estimulando a participação ativa no processo de nascimento - compartilhando conhecimentos e experiências com gestantes e familiares. 2007. (Congresso).

V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. A Enfermeir a Obstétrica _ Cuidando e Edcando no |Grupo de gestantes ou casais grávidos. 2007. (Congresso).

V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA DA UFSC ? 1999/2003: PERFIL E ATUAÇÃO DAS EGRESSAS. 2007. (Congresso).

V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. 2007. (Congresso).

VI SEPEX.PROCESSO EDUCATIVO: POSSIBILIDADE PARA TRANSFORMAÇÃO, CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE, DE POSTURAS E ATITUDES. 2007. (Seminário).

. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem,. 2006. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Extensão Universitária,. 2006. (Congresso).

III Seminário Internacional de Filosofia de Saúde.Secretária de mesa. 2006. (Seminário).

primeira semna de capacitaçãoPedagógica-metodologias ativas. 2006. (Encontro).

Seminário de Humanização de Gestão e atenção à saúde da região Sul. 2006. (Seminário).

VI Jornada Científica da Maternidade do hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. 2006. (Outra).

13º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, realizado em São Luiz-Maranhão..O processo de viver e ser saudável das mulheres e o climatério. 2005. (Seminário).

13º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, realizado em São Luiz-Maranhão..Reencontro de pais e bebês: oportunidade para a mulher e a família narrar o vivido durante o processo de nascimento. 2005. (Seminário).

3 °encontro de Extensão Universitária.Grupo de gestantes ou casai grávidos_ 10 anos junto à comunidade. 2005. (Seminário).

5o SEPEX,. 2005. (Encontro).

5 Semana de ensino e Pesquisa- SEPEX.Grupo de gestantes ou casais grávidos. Porque participar?. 2005. (Outra).

Encontro Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento.Grupo de gestantes ou casais grávidos. Porque participar?. 2005. (Encontro).

Reencontro de pais e bebês: oportunidade para a mulher narrar o vivido durante o processo de nascimento..Reencontro de pais e bebês: oportunidade para a mulher narrar o vivido durante o processo de nascimento.. 2005. (Encontro).

XXIII SEURS- Seminário de Extensão Universitária da Região Sul..Grupo de gestantes ou casais grávidos: espaço de socialização de experiências e conhecimentos. 2005. (Seminário).

4 SEPEX. 2004. (Encontro).

56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. O pensar, sentir e fazer humanizado no processo de nascimento. 2004. (Congresso).

56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Um ensaio sobre a comunicação na enfermagem utilizando os órgãos dos sentidos. 2004. (Congresso).

56º Congresso Brasileiro de Enfermagem. O pensar, sentir e fazer humanizado no processo de nascimento. 2004. (Congresso).

I Encontro de integração de profissionais da área de Enfermagem Obstétrica e Neonatal ? ABENFO/SC. 2004. (Encontro).

- 17º Forum Catarinense de Escolas de Enfermagem.17º Forum Catarinense de Escolas de Enfermagem. 2003. (Encontro).

Aula Aberta.Publicações Internacionais:possibilidades e encaminhamentos. 2003. (Outra).

Conferência Sobre Sensibilidade Materna e Apego proferida pelo prof. Carl Lacharité.Conferência Sobre Sensibilidade Materna e Apego proferida pelo prof. Carl Lacharité. 2003. (Seminário).

Congresso Internacional de Ecologia do Parto e Nascimento. Congresso Internacional de Ecologia do Parto e Nascimento. 2003. (Congresso).

Curso de atualização sobre Disseminação De Informações de Saúde: apresentação de trabalhos científicos- Nova normatização da ABNT.Curso de atualização sobre Disseminação De Informações de Saúde: apresentação de trabalhos científicos- Nova normatização da ABNT. 2003. (Encontro).

famílias das crianças de 0 a 3 anos. 2003. (Encontro).

Seminário sobre a CApes.Palestra sobre a CAPES, suas finalidades e critério proferidapela Dra vRosalina Aparecidas Partenazi Rodrigues. 2003. (Outra).

Treinamento pra aceeso em base de dados bibliográficos e textuais na área da saúde.Treinamento básico para acesso de dados bibliográficos na àrea das ciências da saúde. 2003. (Outra).

Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica. Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica. 2002. (Congresso).

Congresso Internacional de Ecologia do Parto e Nascimento. Congresso Internacional de Ecologia do Parto e Nascimento. 2002. (Congresso).

53º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2001. (Congresso).

: Conferência Internacional sobre a Humanização do Parto e Nascimento. Conferência Internacional sobre a Humanização do Parto e Nascimento. 2000. (Congresso).

1º Jornadade Incentivo ao parto normal.1ªde incentivo ao parto Normal. 2000. (Outra).

52 º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 52 º Congresso Brasileiro de Enfermagem,. 2000. (Congresso).

Atenção as vítimas de violência sexual.Atenção as vítimas de violência sexual. 2000. (Simpósio).

Conferência Internacional sobre a Humanização de Parto e Nascimento. Conferência Internacional l sobre a Humanização de Parto e Nascimento. 2000. (Congresso).

1º Simpósio sobre Gestação de Alto Risco.1º Simpósio sobre gestação de Alto Risco. 1999. (Simpósio).

51º Congresso Brasileiro de Enferamgem e 10º Congresso Panamericano de Saúde. 51 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 10º Congresso Panamericano de Saúde. 1999. (Congresso).

Capacitação Pedaógica do curso de especialização em enfermagem obstétrica.Capacitação Pedagógica do curso de especialização em enfermagem obstétrica: Fundamentação metodológica para o estágio de pré-natal e puerpério ambulatorial. 1999. (Outra).

50º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 50º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1998. (Congresso).

Encontro Fazendo Genêro 3.Fazendo Genêro 3. 1998. (Encontro).

III Jornada cientifica do Hospital universitário.III Jornada científica do Hospital Universitária. 1998. (Outra).

II Jornada Científica da Maternidade do Hospital Universitário.II Jornada Científica da maternidade do Hospital universitário. 1998. (Outra).

Jornada Catarinense de Psicoprofilaxia Obstétrica. Jornada Catarinense dePsicoprofilacia Obstétrica. 1998. (Congresso).

1 º Encontro Popular da Educação em Saúde. 1º Encontro Catarinense de Educação Popular em Saúde. 1997. (Congresso).

49º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 49 º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1997. (Congresso).

7º Encontro de gestação e parto natural consciente e 5º Seminário da maternidade. 7º Encontro de gestação e pato natural Consciente e 5º Seminário da Maternidade Consciente. 1997. (Congresso).

Encontro de pedagogia freiriana.Encontro de pedagogia Freiriana. 1997. (Encontro).

I Jornada cienífica fda Maternidade do hospital universitário.Iª Jornada científica da Maternidade do Hospital Universitário. 1997. (Outra).

48 Congresso Brasileiro de Enfermagem: Os 70 anos da ABEN e as pers pectivas para o novo milênio. 48 ºCongresso Brasileiro de Enfermagem. 1996. (Congresso).

Fazendo Genêro na UFSC.Encontro sobre genêro. 1996. (Encontro).

I Congresso do Cone Sul De Aleitamento. I Congresso do Cone Sul de Aleitamento materno. 1996. (Congresso).

II Seminário Internacional de Filosofia em Saúde.II Seminário Internacional de Filosofia e Saúde. 1996. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gabriela da Silva

ZAMPIERI, Maria de FátimaZAMPIERI, M. F. M.; PINA, J. C.; COSTA, R.; BACKES, M. T. S.; LIMA, M. M.. Dor neonatal: avaliação e cuidados de Enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Cristina dos SantosMaus

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos; BACKES, M. T. S.; TRENTINI, M.;ZAMPIERI, MARIA DE FÁTIMA MOTA; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; ZIGUELI, Olga. Atenção em anticoncepção: construção de propostas em conjunto com equipes da saúde da família. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cíntia Junkes

AMANTE, L. N.; SILVA, D. M. G.; SALUM, N. C.; SCHNEIDER, D. G.;ZAMPIERI, M. F. M.. Instabilidade glicemica no período perioperatório em pessoas com diabetes mellitus: fatores de risco e plano de cuidados de enfermagem para prevenção. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tamiris Scoz Amorim

BACKES, M. T. S.;ZAMPIERI, M. F. M.; Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos; SANTOS, J. L. G.. Gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade de atenção obstètrica e neonatal na atenção primária à saúde de Florianópolis. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Larissa Rocha

COSTA, R.;ZAMPIERI, MARIA DE FÁTIMA MOTA; LIMA, M. M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; OLIVEIRA, M. E.; RODRIGUEZ, M. J. H.. Entre o recebimento da noticia e a volta para a casa :cuidados de enfermagem à mulher que vivencia o óbito fetal. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sonia Gonçalves Costa Saldias Palacios

ZAMPIERI, M. F. M.SANTOS, E. K. A.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; PEREIRA, S. M.; BACKES, M. T. S.; COLLAÇO, Vânia Sorgatto. Cuidado de Enfermagem à gestante internada com pré-eclâmpsia na ótica da equipe de enfermargam. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adaiana Fátima Almeida

BRUGGEMANN, O. M.; COSTA, R.;ZAMPIERI, M. F. M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; BACKES, M. T. S.. Experiência de mulheres e acompanhante que não permaneceram juntos durante a cesarianaa. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cecília Melo

BRUGGEMANN, O. M.;SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; COSTA, R.; BACKES, M. T. S.. A experiência do acompanhante no parto domiciliar. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Martinhago Borges Fernandes

SANTOS, E. K. A.ERDMANN, A. L.ZAMPIERI, M. F. M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; RIBEIRO, L. C.. Salas de apoio à amamentação: percepção de gestores de empresas públicas e privadas com vistas a sua implantação. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Érika Simas Ebsen

BRUGGEMANN, O. M.;SANTOS, E. K. A.; COSTA, R.;ZAMPIERI, M. F. M.; BACKES, M. T. S.; JUNGES, C. F.. Participação do acompanhante durante a atenção pré-natal na ótica dos profissionais de saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cecília Melo

BRUGGEMANN, O. M.;SANTOS, E. K. A.; COSTA, R.;ZAMPIERI, M. F. M.; BACKES, M. T. S.; JUNGES, C. F.. Participação do acompanhante durante a atenção pré-natal na ótica dos profissionais de saúde. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arnildes Rodrigues de Oliveira

ZAMPIERI, M. F. M.SANTOS, E. K. A.; PETERS, Vitória Gregório; BRUGGEMANN, O. M.; ANDERS, J. C.. A participação ativa do acompanhante no processo de parto e nascimento. 2014.

Aluno: Ana Paula Fernandes

SANTOS, E. K. A.; PETERS, Vitória Gregório; BOERS, A.; BOUSFIELD, A. B. S.;ZAMPIERI, M. F. M.; MEIRELLES, B. H. S.. Representações sociais de avós maternas e paternas sobre a amamentação. 2014.

Aluno: Maribel Cristina Weschenfelder

ANDERS, J. C.; SOUZA, A. I. J.; COSTA, R.; SILVA, A. M. F.;ZAMPIERI, M. F. M.; LUZ, J. H.. A insuficiência renal crônica: desvelando a experiência da família no cuidado da criança e do adolescente em diálise peritoneal. 2014.

Aluno: Janara CArolina Ribeiro

ANDRADE, S. R.;ERDMANN, A. L.ZAMPIERI, M. F. M.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; MEIRELLES, etina Horner Schlindwein. Vigilância do Câncer de Colo de útero na atenção primária de saúde: AÇões das enfermeiras de Um Distrito SAnitário. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Deonizio Gerci Bento

COSTA, R.; Gelbe, Francine; ANDRADE, S. R.; KLOCK, P.;ZAMPIERI, M. F. M.. Estratégias da Equipe de Enfermagem para o descarte adequado dos resíduos de Seviço de saúde no ambiente hospitalar. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Deonizio Gerci Bento

COSTA, R.; Gelbe, Francine; ANDRADE, S. R.; KLOCK, P.;ZAMPIERI, M. F. M.; LUZ, J. H.. Estratégia s da Equipe de |Enferamgem Pediátrica para o descarte adequado dos resíduos do Seviço de saúde no Ambiente Hospitalar. 2014. Dissertação (Mestrado em Assistência de Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karine Patrícia Stulp Cardoso

NASCIMENTO, Eliane Regina Pereira; VERDI, M. I. M.; NITSHKE, R. G.; WOsni, A.M;ZAMPIERI, M. F. M.. Promoção da saúde na concepção de profissionais da atenção básica. 2013.

Aluno: Claúdia Kock Geremias

SANTOS, E. K. A.; COSTA, R.;ZAMPIERI, M. F. M.. Método Canguru: Experiência vivida pelos pais de recém-nascidos e contribuição da enfermagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Michele Kunts Durannd

HEIDEMANN, I. T. S. B.; WOsni, A.M; MARTINI, J.; VERDI, M. I. M.;ZAMPIERI, M. F. M.. Promoção da Saúde: autonomia da mulher na saúde da família. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elizete Bezen Muller

ZAMPIERI, M. F. M.MONTICELLI, M.; PETERS, Vitória Gregório; SOUZA, A. I. J.. Cuidados ao recém-nascido no centro obstétrico: uma proposta das enfermeiras com base nas boas práticas. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria de Jesus Hernandez Rodrigues

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos;ZAMPIERI, M. F. M.; MEIRELLES, B. H. S.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters. Percepção das mulheres HIV- positivas acerca do cuidado recebido no pré-natal, parto e puerpério a luz das políticas Peruanas. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marilda Vilma Rachadel

HEIDEMANN, . I. T. S. B.; WOsni, A.M;ZAMPIERI, M. F. M.; COSTA, M. F. B. N. A.. Ações de promoção de Saúde da família em sete municípios da grande Florianópolis. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Manuela Beratriz Velho

VELHO, M. B.;SANTOS, E. K. A.; BRUGGEMANN, O. M.;ZAMPIERI, M. F. M.. Parto normal e cesarea: representações das mulheres que os vivenciaram. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Soraya Baião Maragno

ZAMPIERI, M. F. M.; SALUN, N. C.; ALVAREZ, A. M.; SILVA, D. M. G.; SHIER, J.. Adesão aos cuidados e tratamento do diabetes melllitus na ótica do idoso. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joyce Green Koettker

SANTOS, Odaléa Bruggeman dos; Knobel, Roxana;MONTICELLI, M.ZAMPIERI, M. F. M.. Parto domiciliar Planejado Assistido por Enfermeiros. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Evanise Rodrigues dos Reis

MEIRELLES, Betina Horner Schlindwein; SILVA, Maria Elizabetth Kleba;ZAMPIERI, M. F. M.; ZENEVICS, Leoni Terezinha; NASCIMENTO, Eliane Regina Pereira. A humanização nas relações emtre profissionais de Enfermagem e usuários da Estratégia da saúde da Família. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carmem luiza Hoffmann Mortari

MARTINI, Jussara Gue; ANTUNES, MAria José Moraes;ZAMPIERI, M. F. M.. Representações sociais das enfermeiras cobre o aborto/abortamento na atenção básica de saúde. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliana Wiggers

SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; CARRARo, TELMA Elisa. Aleitamento Materno: educação libertadora em grupos de puerpéras e acompanhantes no alojamento Conjunto. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Michele Edianez Gayeski

BRUGGEMMANN, O. M.;MONTICELLI, M.; DUFLOTH, Ronany Mucha;SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.. Métodos farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto : visão de primíparas. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Ries Wuinck

BRUGGEMANN, O. M.MONTICELLI, M.; OLIVEIRA, M. E.;ZAMPIERI, M. F. M.; BUB, Maria Betina Camargo. Responsabilidade profissional da enfermeira obstétrica na assistência ao parto. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Linhares da Silva Ghisleri

SANTOS, E. K. A.; PAIM, Lígia;ZAMPIERI, M. F. M.; CARRARo, TELMA Elisa;BRUGGEMANN, O. M.. Competência para o Autocuidado da mulher que vivencia o processo de gestar à Luz da teoria de Dorothea Oren?.. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Borck

SANTOS, E. K. A.; COSTA, R.;CUSTÓDIO, Z. A. O.ZAMPIERI, M. F. M.. Método Cangurú na atenção básica. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Heloisa Helena Zimmer Ribas Dias

SANTOS, E. K. A.; MEIRELLES, Betina Horner Schlindwein; GOMES, A. M. T.; OLIVEIRA, D. C.; CAMARGO, B. V.;ZAMPIERI, M. F. M.; AMANTE, L. N.; SILVA, Y. F.. Representações sociais do Diabetes para as mulheres que vivenciam na gestação: contribuições para o cuidado de Enfermagem. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vânia Sorgatto Collaço

SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; SOUZA, K. V.; PETERS, Vitória Gregório;ERDMANN, A. L.; ALVES, V. H.; BOEHS, Astrid Eggert; SCHNEIDER, D. G.. O significado para o casal do parto domiciliar planejado atendido por enfermeira obstétrica. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vânia Sorgatto Colaço

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos;ZAMPIERI, M. F. M.; SOUZA, K. V.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; ERDMANN, A. L.; ALVES, V. H.; BOEHS, Astrid Eggert. Parir e nascer em um novo tempo: o significado para o casal do parto domiciliar planejado atendido pela Enfermeira Obstétrica. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gizele Perin Guimarães

MARTINI, J. G.; FERRAZ, F.; OLIVEIRA, M. E.; REIBNITZ, K. S.;ZAMPIERI, M. F. M.GREGÓRIO, V. R.. A educação em saúde como espaço dialógico para a vivência dagravidez dealto risco. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marialda Martins

MONTICELLI, M.; M.HECK, R.; SILVA, Y. F.; Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos;ZAMPIERI, M. F. M.; SILVA., S. A.. Significados culturais, formas de atenção à saúde e relações com a Biomedicina.. 2012. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM ENFERMAGEM - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FILOSOFIA, SAÚDE E SOCIEDAD) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marialda Martins

MONTICELLI, M.; HECK, R. M.; SILVA, Y. F. E.; Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos;ZAMPIERI, M. F. M.; SANTOS, S. M. A.; FENILI, R. M.; SILVA, D. M. G.. Gestantes hipertensas: significados culturais, formas de atenção à saúde e relações com a biomedicina. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Guimarães Alcântara

BACKES, M. T. S.;SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; COSTA, R.. Manejo das dificuldades de aleitamentomaterno no alojamento conjunto- proposta de um guia de cuidados de enfermagem. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sonia Gançalvez Costa Saldias PAlácios

ZAMPIERI, M. F. M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters;SANTOS, E. K. A.; PEREIRA, S. M.; VELHO, M. B.. Plano de cuidado de Enfermagem à gestante internada com pré-eclâmpsia: uma construção coletiva de enfermeiras com base em evidências científicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Larissa Rocha

COSTA, R.; MONTICELLI, M.;ZAMPIERI, M. F. M.; OLIVEIRA, Maria Emilia de. Contribuições de Enfermagem no processo de adaptação da mulher no òbito fetal.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Martinhago Borges Fernandes

SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; MICHELOTO, G. M.. Sala de apoio à amamentação: percepção dos gestores de empresas públicas e privadas com vistas a implantação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gisele Perin Guimarães

MARTINI, J. G.; FERRAZ, F.; OLIVEIRA, Maria Emilia de; REIBNITZ, K. S.;ZAMPIERI, M. F. M.; PETERS, Vitória Gregório; BACKES, V. M. S.; SALUM, N. C.. A educação em saúde como espaço dialógico da gestante e seu acompanhante para o enfrentamento da gravidez de alto risco. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joyce Green Koettker

BRUGGEMANN, O. M.; KNOBEL, R.; DORSI, E.;ZAMPIERI, M. F. M.. Assistência ao parto domiciliar planejado por profissionais de saúde nas regiões nordeste, centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Heloisa Helena Zimmer Ribas Dias

SANTOS, E. K. A.; CAMARGO, B. V.;ZAMPIERI, M. F. M.; PETERS, Vitória Gregório. Representações sociais de mulheres que gestam tendo diabetes: contribuições para o cuidado em enfermagem e saúde. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Simone Pedrosa Lima

SANTOS, E. K. A.ERDMANN, A. L.; SOUZA, A. I. J.;ZAMPIERI, M. F. M.. O significado da experiência vivida para o ser mulher na amamentação com complicações puerperais. 2013.

Aluno: Vania Sorgato Colllaço de Oliveira

SANTOS, E. K. A.MONTICELLI, M.; BRUGGGEMANNN, O. M.;ZAMPIERI, M. F. M.. O significado do parto domiciliar planejado. 2011.

Aluno: Giuliana Micheloto Parizoto

HARDMANN, Alacoque Lorenzine;SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; ANDRADE, S. R.. Aleitamento Materno e políticas públicas: prevalência, significados e implicações. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joice Green Koettker

KOETTEKER,Joice Green; BRUGGGEMANNN, O. M.; DUFLOTH, Ronany Mucha;ZAMPIERI, M. F. M.. Parto domiciliar planejado assistido pela Enfermeira. 2010.

Aluno: Gabriela da Silva

ZAMPIERI, M. F. M.; OLIVEIRA, M. E.; COSTA, R.; BACKES, M. T. S.; JUNGES, C. F.. Dor neonatal: avaliação e cuidados de enfermagem. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adaiana

BRUGGEMANN, O. M.; COSTA, R.;ZAMPIERI, M. F. M.; JUNGES, C. F.; PETERS, Vitória Gregório. Fátima Almeida. Experiência de mulheres e acompanahnte que não permanecem juntos durante o nascimento por cesariana. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanessa Martinhago Borges Fernandes

SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters;ERDMANN, A. L.; RIBEIRO, L. C.; RODRIGUEZ, M. J. H.. Sala de apoio à amamentação: percepção dos gestores de empresas públicas e privadas com vistas a implantação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Cristina dos Santos Maus

SANTOS, E. K. A.ZAMPIERI, M. F. M.; TRENTINI, M.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters. Percepções da equipe de saúde da família acerca da assistência à anticoncepção. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cecília Melo

BRUGGEMANN, O. M.; COSTA, R.; OLIVEIRA, M. E.;ZAMPIERI, M. F. M.. A participação do acompanhante da mulher no parto domiciliar planejado. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Larissa Rocha

COSTA, R.;MONTICELLI, M.ZAMPIERI, M. F. M.; OLIVEIRA, M. E.. Entre o recebimento da notícia e a volta para casa. Contribuições de Enfermagem no processo de adaptação da mulher no òbito fetal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arnildes Rodrigues de Oliveira

ANDERS, J. C.; PETERS, Vitória Gregório;ZAMPIERI, M. F. M.. A inserção do acompanhamento no cuidado à mulher durante o trabalho de parto ativo.. 2012.

Aluno: Soraya Baião Maragno

ZAMPIERI, M. F. M.; SALUM, N. C.; SILVA, D. M. G.. Estratégias para melhor adesão aos cuidados e ao tratamento do diabetes melllitus na ótica do idoso. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Evanise Rodrigues dos Reis

MEIRELLES, etina Horner Schlindwein; NASCIMENTO, Eliane Regina Pereira;ZAMPIERI, M. F. M.; SILVA, Denise Maria Guerreiro. O processo de humanização entre os profissionais de Enfermagem e usuários da Estratégia da sdaúde da família no município de Chapecó. 2009.

Aluno: Daniela da Silva Ghisleri; Carolina Sherer; Claudia Silveira

ZAMPIERI, M. F. M.; GREGÓRIO, Vitório Peters. Percepções e sentimentos das mulheres que vivenciaram a depressão pós-parto. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Neli Silva Andreassi Canassa

ZIGUELLI, Olga Regina;ZAMPIERI, M. F. M.; OLIVEIRA, M. E.. Sentimentos e emoções vivenciados pelas mulheres e parturientes. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Tizato Weinfurter e Eliz Cristine Maurer Caus

OLIVEIRA, M. E.;ZAMPIERI, M. F. M.. A participação da primigesta no grupo de gestantes propiciando melhor preparo na hora do parto. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gicélia Magali Vargas e Eulália Maria Cúrcio

ZAMPIERI, M. F. M.; BORGES, Ana Maria; SANTOS, Odaléa Maria B dos. Vivenciando o processo de parir, valorizando a presença do acompanhante. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karina Graziela Jochen Marques

BACKES, M. T. S.;ZAMPIERI, M. F. M.; ALCANTARA, M. G.; AMORIM, T. S.. Percepção das puerperas e seus acompanhantes em relação ao cuidado de enfermagem recebido durante o pré-ntal, trabalho de parto , parto e puerpério. 2016.

Aluno: Isabel Maria Shmitt; Daniella Duarte da Silva

BACKES, M. T. S.;ZAMPIERI, M. F. M.. Promoção do aleitamento Materno no pré-natal: entre a precepção das gestantes e o discurso dos profissionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marilene Pereira Michele Cristine Clasen

GREGÓRIO, Vitória Regina Peters; PALÁCIOS, Sônia;ZAMPIERI, M. F. M.. Percepções de puérperas acerca dos cuidados em uma maternidade do sul do Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Bruna de S

GREGÓRIO, Vitória Regina Peters;ZAMPIERI, M. F. M.; BURIGO, R. A.; JUNGES, C. F.. FRANCISCO;BRUNA S. DE SOUZA ; MARIANE L.VITORIO.PERCEPÇÕES DO PAI ACERCA DE SUA VIVÊNCIA DURANTE O PROCESSO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO NO CENTRO OBSTÉTRICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane Maria dos Santos : Jéssica Aparecida Roden

ZAMPIERI, M. F. M.; MARTINS, J. A.. A percepção das gestantes sobre o trabalho de parto e parto: superando barreiras e dificuldades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Winnye de Andrade Carvalho

GARCIA, O. R.;ZAMPIERI, M. F. M.. Sexualidade pós-parto no sites da Internet: uma análise de conteúdo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: CAROLINA STELLE; JANA INÊS RIBEIRO; MAEVE COELHO MOREIRA

STELLE, Carolina; RIBEIRO, Jana InÊS; MOREIRA, M. C.;ZAMPIERI, M. F. M.. MEU FILHO NASCEU E AGORA? SER MÃE E MULHER. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aline Alves e Andreza Teresa Albino

ZAMPIERI, M. F. M.; SPRICIGO, Jonas Salomão; BUGGEMANN, O. M.. AS MUDANÇAS NA GRAVIDEZ NA ÓTICA DAS ADOLESCENTES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ana Carolina Ribeiro Lopes Rodrigues; Candice Mey Niskioka;

OLIVEIRA, M. E.;ZAMPIERI, M. F. M.. Puerpério, sexualidade e contracepção: as implicações da educação para o autocuidado e a validação do sistema de contra-referência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Beatriz Belém Buendgens; Jerusa Mendes Junckes; Joice Cristi

ZAMPIERI, M. F. M.; Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos; GOLLER, DAIANA DA PAIXÃO; RODRIGUEZ, INGRID GONÇALVES. Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daiane Zocche Darós, Pâmela Tasca Hess, Patrícia Sulsbach

ZAMPIERI, M. F. M.; DANIELA, Heloysa Silveira;BRUGGEMANN, O. M.. Processo Educativo no pré-natal: promovendo o papel ativo da mulher no processo de Nascimento. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane dos Santos Buzzelo e Graziela de Jesus

ZAMPIERI, M. F. M.; ALBUQUERQUE, Rosane Asunção; GREGÓRIO, Vitória Peters. Cuidando de gestantes e acompanhantes em busca da humanização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aletéia Bardt, Fabiane Silveira M

OLIVEIRA, M. E.;ZAMPIERI, M. F. M.; RIBEIRO, J.; COSTA, R.; HONORIO, M. O.. Eduarda B. Cardoso Ávila.O cuidado de Enfermagem humanizado: uma vivencia de interações enfermeira/recém nascido/família na unidade neonatal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mariana Dal? Ri e Suzana Zolnawski

ZAMPIERI, M. F. M.; SALEMA, Elza Berguer. Assistência a saúde da mulher: promovendo o autocuidado da mulher no climatério. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristiane dos Santos Buzzelo e Graziela de Jesus

ZAMPIERI, M. F. M.; BECKER, E.; ALBUQUERQUE, Rosane Asunção; OLIVEIRA, M. E.. Cuidando de gestantes e acompanhantes em busca da humanização. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carolina V

ZAMPIERI, M. F. M.; SIEBERT, Eli Rodrigues Camargo; COLLAÇO, Vânia Sorgatto; PALÁCIOS, Sônia; MARTINS, Nezi Maria. Deucher, Franciane A.de Souza, Tatiane Rasseli.Estimulando o autocuidado da mulher/ acompanhante, durante o processo de parir, baseado em Oren. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ângela Regina Kirchner, Cecília Ribeiro Ramos e Daiane Morae

MONTICELLI, M.ZAMPIERI, M. F. M.; FEIJO, L. R.. O autocuidado no período gestacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Andressa Ferreira Bittencourt; Janaina G

ZAMPIERI, M. F. M.; AQUINO, Marli Denise; ZIGUELI, Olga. da Cruz.Vivenciando o climatério como um processo natural, segundo a ótica de King. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Caroline Premoli Silva, Kelly Cristine Zardo; Silva Zardo

ZAMPIERI, M. F. M.; GARCIA, Olga Regina Ziggueli; ALBUQUERQUE, Rosane Asunção. Preventivo de câncer de mama e cérvico uterino: oportunidade para estimular o autocuidado a mulher na fase climatérica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Hevelyn Somer Maccarini e Shayrlene Quarezemin

ZAMPIERI, M. F. M.; SALEMA, Elza Berguer; CADÓ, Cleusa. Planejamento familiar: assistência fundamentada na teoria do autocuidado de Oren, utilizando a metodologia problematizadora junto a comunidade Vila Manaus. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danielle Aparecia Colla; Francesli Pereira; Marcia Coelho

OLIVEIRA, Maria Emilia de;ZAMPIERI, M. F. M.; ROSA, Enelir Alves Adriano; ROSINI, Ivone; JULIO, Lindaura Sanros. Vivenciando quatro nascimentos: ser filho, ser mãe, ser pai, ser família. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandra Sousa;Fernanda Simião; Janaina Oselane;Lizian Rose

GARCIA, Olga Zigueli;ZAMPIERI, M. F. M.; TRILHA, Rosita Sonia. Promovendo o autocuidado a mulher na prevenção do câncer ginecológico, através da socialização do saber em saúde e do cuidar em enfermagem. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniele B

ZAMPIERI, M. F. M.; BOSO, Andyara M; PAREIRA, Silvana Maria. Bernardes.Compartilhando, através do cuidado de enfermagem, o saber em planejamento familiar, buscando a promoção do autocuidado em saúde aos indivíduosem idade fértil. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roberta Water Kemper; Rosa Maria Espinosa

ZAMPIERI, M. F. M.; ROSINI, Ivone; JULIO, Lindaura Santos. Fortalecendo o potencial para o autocuidado do trinômio mãe/filho/acompanhante no puerpério em nível hospitalar e domiciliar, estimulando a participação do acompanhante. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Denise Forkamp

HARDMANN, Alacoque Lorenzine;ZAMPIERI, M. F. M.. Orientação à família sobre a assistência ao RN à termo e incentivo ao aleitamento materno, centralizando nas necessidades humanas básicas durante a hospitalização do binômio. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristina Beirão

SANTOS, Odaléa Maria Bruggemmam dos;ZAMPIERI, M. F. M.; SIEBERT, Eli Camargo. Uma prática de cuidar participante com a família no processo de parir-nascer um recém nascido pré-termo: contribuindo para a qualidade de vida. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.; LEOPARDI, T. M.; ANTUNES, M. J. M.; SANTOS, M. L. S. C.; OLIVEIRA, A. M. N.. Banca examinadora para concurso público área Saúde Pública para professor adjunto Edital 130/ DDPP/2011de 28 de dezembro de 2011,. 2012.

ANDERS, J. C.; BARBOSA, S.; SOUZA, A. I. J.;ZAMPIERI, M. F. M.; AMANTE, L. N.. Comissão de Seleção do Curso de Mestrado Profissional Gestão do Cuidado de Enfermagem. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

SILVA, A. M. F.; PETERS, Vitória Gregório;ZAMPIERI, M. F. M.; ANDERS, J. C.. Banca de seleção de professor substituto na área de Enfermagem Pediátrica. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

GREGÓRIO, V. R.; SILVA, A. M. F.; ROCHA, P. K.;ZAMPIERI, M. F. M.. Concurso para professor substituto na área de Enfermagem Pediátrica e neonatologica. 2012. Universidade Federal de Santa Catarina.

OLIVEIRA, M. E.;ZAMPIERI, M. F. M.; GARCIA, O. R.; BRUGGEMANNN, O. M.. Concurso Público para seleção de professor substituto. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. comissão examinadora para o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, portaria 13/NFR/2003Área - Atenção Primária de saúde-Enfermagem da Saúde da mulher. 2003. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Processo seletivo simplificado para professor substituto na área de atenção primária de saúde- saúde da criança. Portaria 06/NFR/2001 de 24/07/2001. 2001. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto na ára de Atenção Primária de Saúde.Área Enfermagem Obstétrica. Portaria 07/NFR/2001. 2001. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. processo simplicado de seleção para professor substituto na área obstétrica Portaria 004/NFR/2000. 2000. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Processo simplificado de seleção para professor substituto na área obstétrica. Portaria interna 004/NFR/97 Fevereiro de 1997Área - Atenção Primária de saúde-Enfermagem da Saúde da mulher. 1997. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Concurso público para professor auxiliar campo de conhecimento: enfermagem Obstétrica-Departamento De Enfermagem-UFSC- edital NR/04/DRH/97 de 9/7/97. 1997. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Concurso público simplificado para professor substituto na área de enfermagem obstétrica 01/NFR em 2/1/1996. 1996. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Concurso publico simplificado para professor substituto na área obstétrica. Portaria 9/NFR/96 de 10/6/96. 1996. Universidade Federal de Santa Catarina.

AMANTE, L. N.; ROSA, L. M.;ZAMPIERI, M. F. M.; BACKES, M. T. S.; SALUN, N. C.; MATOS, E.. Seleção do Curso de Mestrado profissional 2016. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.ERDMANN, A. L.; SASSO, G. M. T. D.. Presidente da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da Prof. Dra. Roberta Costa. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.; AMANTE, L. N.; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters. Presidente da Comissão de Avaliação do Estágio Probatório da Prof.Marli BAckes. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.; GRECCO, R.; SILVEIRA, R. R. S.. Presidente daComissão Julgadora do Prêmio Glete de Alcantara. 2014. Associação Brasileira de Enfermagem.

ANDERS, J. C.; BARBOSA, S.; JATOBA, A. I.;ZAMPIERI, M. F. M.; AMANTE, L. N.. Seleção do Curso de Mestrado profissional turma 2014. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.; PETERS, Vitória Gregório; AMANTE, L. N.; BRUGGEMANN, O. M.; SOUZA, A. I. J.; Ramos, Flávia Regina Souza. presidente da Comissão para avaliação do Estágio Probatório da Prof. Marli Terezinha Stein Backes. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Parecerista dos trabalhos científicos apresentados no VIII COBEON E II CIEON. 2013. Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras.

ZAMPIERI, M. F. M.. Avaliador de trabalhos orais apresentados no XXXI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

OLIVEIRA, M. E.;BRUGGEMANN, O. M.ZAMPIERI, M. F. M.. Participação da comissão examinadora para o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto na área da Saúde da Mulher. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. Atenção Primária de saúde-Enfermagem da Saúde da mulher Data: 9/04/2003 comissão examinadora para o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto, portaria 08/NFR/2003 Área - Atenção Primária de saúde-Enfermagem da Saúde da mulher Data: 9/04/2003. 2003. Universidade Federal de Santa Catarina.

ZAMPIERI, M. F. M.. comissão examinadora para o processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto Área - Atenção Primária de saúde-Enfermagem Obstétrica Portaria n.022/NFR/2002. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosita Saupe

SILVA, Alcione Leite da;SAUPE, R.; GONÇALVES, L. H. T.; WESTRUPP, M. H. B.. Vivenciando o processo educativo com gestantes de alto risco e seus acompanhantes. 1998. Outra participação, Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria da Graça Pereira do Nascimento

NASCIMENTO, M. G. P.; SILVA, A. L.; GONÇALVES, L. H. T.; SAUPE, R.. Vivendo o processo educativo em enfermagem com gestantes de alto risco e seus acompanhantes. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Alcione Leite da Silva

SILVA, A. L.da. Vivenciando o Processo Educativo com Gestantes de Alto Risco e seus Acompanhantes. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Alcione Leite da Silva

SILVA, A. L.da. Pré-Natal Humanizado: Um Olhar para além das Divergências e Congruências. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marisa Monticelli

ERDMANN, Alacoque Lorenzini; TSUNECHIRO, M. A.; SOUZA, Ivis Emilia de Oliveira;BRUGGEMANN, O. M.MONTICELLI, M.. Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. 2006. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Marisa Monticelli

SILVA, Alcione Leite da;ERDMANN, Alacoque LorenziniMONTICELLI, M.; SOUZA, Ivis Emilia de Oliveira; COELHO, Elza Salema; OSIS, Maria José Martins Duarte. Pré-natal humanizado: um olhar para além das divergências e convergências. 2004.

Lucia Hisako Takase Gonçalves

SILVA, A. L.GONÇALVES, L. H. T.SAUPE, R.. Vivendo o processo educativo em enfermagem com gestantes de alto risco e seus acompanhantes. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos

SANTOS, E. K. A. dosERDMANN, Alacoque Lorenzini; SOUZA, I. E.;BRUGGEMANN, O. M.MONTICELLI, M.; TSUNECHIRO, Maria Alice; OSIS, Maria José; VERDI, Marta. Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado Em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Odaléa Maria Bruggemann

ERDMANN, A. L.; TSUNECHIRO, Maria Alice; SOUZA, I. E. O.;BRÜGGEMANN, O.M.MONTICELLI, Marisa. Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. 2006. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

G

Dor neonatal: avaliação e cuidados de enfermagem; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Sonia Gonçalves Costa Saldias Palacios

PROPOSTA DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM À GESTANTE DE ALTO RISCO COM SINDROME HIPERTENSIVA DA GESTAÇÃO(SHG) INTERNADA NO CENTRO OBSTÉTRICO DA MATERNIDADE DO HU-UFSC; Início: 2014; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Elizete Besen Müller

Cuidados com o recém-nascido no centro obstétrico na ótica das enfermeiras com base nas boas práticas; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Gabriela da Silva

Dor neonatal : avaliação e cuidados de enfemagem; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Sonia Gonçalves Costa Saldias Palacios

Cuidado de Enfermagem à gestante com pré-eclâmpsia na ótica da equipe de Enfermagem; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Arnildes Rodrigues de Oliveira

Percepção das enfermeiras sobre a participação ativa do acompanhante no CO e estratégias para o fortalecimento desta prática; 2013; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Elizete Bezen Muller

Cuidados ao recém-nascido no centro obstétrico: uma proposta de enfermeiras com base nas boas práticas; 2012; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Soraya Baião Maragno

ADESÃO AOS CUIDADOS E TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS NA ÓTICA DO IDOSO; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Jonas Hrentchechen Farias

Intervenção para a melhora da adesão aos cuidadoso para hipertensão Areterial Sistemica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saúde da Família ? Modalid) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

José Alberto de Souza

Projeto de intervenção: implantação do grupo de hipertensos na cidade de Itaperuçu; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saúde da Família ? Modalid) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

ROSEMEIRE BATISTA TEODORO

ALEITAMENTO MATERNO: PROCESSO EDUCATIVO COM MULHERES COMO ESTRATÉGIA PARA EVITAR O DESMAME PRECOCE; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto de Qualificação de Profissionais de Enferm) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

GERALDA MAGELA FERREIRA E SILVA

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES MAMILARES: PROMOVENDO UMA AMAMENTAÇÃO SEM DOR; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Projeto de Qualificação de Profissionais de Enferm) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

José Roberto Trevisol Bittencourt

Obesidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saúde da Família ? Modalid) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Jóice L

Mattos Prestes; Prevenção e promoção em saúde bucal para crianças menores de 5 anos; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saúde da Família ? Modalid) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Juliana Resmim Tibolla

A importância do trabalho da ESF para a comunidade e saúde dos usuários; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saúde da Família ? Modalid) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Jane Mari Moreira da Silva

O puerpério e a atuação dos profissionais de enfermagem: dificuldades no acompanhamento à saúde da mulher?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saúde da Família ? Modalid) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Beatriz Belem Buendgens

A ADOLESCENTE GRÁVIDA NA PERCEPÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Enfermagem Obstétrica) - Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Beatriz Belem Buendgens

A ADOLESCENTE GRÁVIDA NA PERCEPÇÃO DE MÉDICOS E ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Enfermagem Obstétrica) - Fundação de Apoio á Educação, Pesquisa e Extensão da UNISUL; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

DEUTCHER, Carolina Vieira;

Estimulando o autocuidado da mulher/ acompanhante, durante o processo de parir, baseado em Oren; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Letícia Schwartz Stringari; Sílvia Beatriz de Leão Betat; Ta

Um caminho para a abordagem preventiva humanizada da infecção do trato urinário durante a gestação; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Maria do Carmo Vieira; Margarida Dalcin; Luiz Artur Gruhn

Registros de dados em saúde, um caminho para o pré-natal de baixo risco humanizado; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Ana cristina de Oliveira da Silva Hoffmann

A atuação da Enfermagem na socialização de conhecimentos sobre sexualidade na adolescência; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Letícia Frutoso

Hospital dia em obstetrícia; Uma proposta para assistir a gestante de alto risco; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Luciane de Avila

Hospital dia em obstetrícia; Uma proposta para assistir a gestante de alto risco; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Gicélia Magali Varga e Eulália Maria Curcio

Vivenciando o processo de parir, valorizando a presença do acompanhante; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Daniela Linhares Shisleri e Carolina Cherer e Cláudia Regina

Percepções e sentimentos das puerperas que vivenciam a depressão pós-parto; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Lindaura dos Santos Julia

Contra referência derecém nascidoss de uma Unidade de Alojamento Conjunto para rede básica de saúde:proposta operacional; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Projetos Assistenciais de Enferm) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Maria de Lourdes Hames

Contra referência de puérperas de uma Unidadede Alojamento Conjunto paraarede básica de saúde; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Projetos Assistenciais de Enferm) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Rose Maria Matos

Contra referência de Recém nascidos de uma unidadede neonatologia; 1997; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Projetos Assistenciais de Enferm) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Bruna de S

FRANCISCO;BRUNA S; DE SOUZA ; MARIANE L; VITORIO; PERCEPÇÕES DO PAI ACERCA DE SUA VIVÊNCIA DURANTE O PROCESSO DE NASCIMENTO DE SEU FILHO NO CENTRO OBSTÉTRICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Cristiane Maria dos Santos : Jéssica Aparecida Roden

A percepção das gestantes sobre o trabalho de parto e parto: superando barreiras e dificuldades; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

CAROLINA STELLE; JANA INÊS RIBEIRO; MAEVE COELHO MOREIRA

; MEU FILHO NASCEU E AGORA? SER MÃE E MULHER; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Aline Alves e Andreza Teresa Albino

AS MUDANÇAS NA GRAVIDEZ NA ÓTICA DAS ADOLESCENTES; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Beatriz Belém Buendgens; Jerusa Mendes Junckes; Joice Cristi

Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Daiane Zocche Darós, Pâmela Tasca Hess, ;Patrícia Sulsbach

Processo Educativo no pré-natal: promovendo o papel ativo da mulher no processo de Nascimento; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Cristiane Buzzelo e Graziela Jesus

Cuidando de gestantes e acompanhantes, em busca da humanização; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

SOUZA, Franciane Aceli;

: Estimulando o autocuidado da mulher/ acompanhante, durante o processo de parir, baseado em Oren; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

RASSELI, Tatiane

: Estimulando o autocuidado da mulher/ acompanhante, durante o processo de parir, baseado em Oren; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Andressa Ferreira Bittencourt

Vivenciando o climatério como um processo natural; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

JAnaina Gizeli Keli

Vivenciando o climatério como um processo natural; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

ALVES, Isabel Cristina; RICHER Shirley Oliveira

Estimulando o autocuidado na assistência a gestante de alto risco: socializando saberes e experiências; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Caroline Primoli

Preventivode cancer de mama e cérvico uterno; Oportunidade paraestimular o autocuidado à mulher na fase climatérica; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Daniela Bernardes

Compartilhando, atravé do cuidado de enfermagem, o saber em planejamento deenfermagem, buscando a promoção do autocuidado em saúde aos indivíduos em idade fértil; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Roberta WaterKemper e Rosa Maria Spinoza

Fortalecendo o potencial para o autocuidado do trinomio mãe/filho/acompanhante no puerpério, emnivel domiciliar e hospitalar, estimulandoa participação do acompanhante; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Débora Borges

Monitoria na disciplina IN|T5206- O cuidado no Processo De vive hUmeno - Saúd ed amulher, do Neonato , da criança e do Adolescente; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Maria Paula Winckler; Mariana Sprotte Fernandes, Dayana Rio

Orentação das bolsistas grupo de gestantes e casais grávidos; 2015; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Marilia I

de Espindola; Pamela Demartini, Bruna C; da Rosa; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE-PET/SAÚDE FAMÍLIA COLONINHA -A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA; Coloninha; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências da saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério da Saúde; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Bernardo F

Althoff;Danielli Giacomini ;Juliana Nunes; PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE-PET/SAÚDE FAMÍLIA; COQUEIROS-A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências da saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Cláudia Raquel Sevegnani; Juliany Christini Coelho-

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE-PET/SAÚDE FAMÍLIA; COQUEIROS-A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências da saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério da Saúde; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Sheila Beatriz Cabral; Viviane Dos Santos; Samantha Vieira

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE-PET/SAÚDE FAMÍLIA -Abrão; A INTERDISCIPLINARIDADE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências da saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina, Ministério da Saúde; Orientador: Maria de Fátima Mota Zampieri;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alcione Leite da Silva

Processo Educativo com Gestantes de Alto Risco e Acompanhantes: Buscando Viver de Maneira Saudável A Gravidez; ; 1998; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Alcione Leite da Silva;

Alacoque Lorenzini Erdmann

Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências; ; 2006; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Alacoque Lorenzini Erdmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COLLAÇO, VANIA SORGATTO ; SANTOS, EVANGUELIA KOTZIAS ATHERINO DOS ; SOUZA, KLEYDE VENTURA DE ; ALVES, HERDY VALDECYR ; ZAMPIERI, Maria de Fátima ; GREGÓRIO, VITÓRIA REGINA PETTERS . THE MEANING ASSIGNED BY COUPLES TO PLANNED HOME BIRTH SUPPORTED BY NURSE MIDWIVES OF THE HANAMI TEAM. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 26, p. 2-9, 2017.

  • COLLAÇO, Vânia Sorgatto ; SANTOS, EVANGUELIA KOTZIAS ATHERINO DOS ; SOUZA, KLEYDE VENTURA DE ; ALVES, HERDY VALDECYR ; ZAMPIERI, Maria de Fátima ; GREGÓRIO, VITÓRIA REGINA PETTERS . GIVE BIRTH AND BE BORN IN NEW TIMES: CARE PROVIDED IN THE PUERPERIUM BY THE HANAMI TEAM. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 20, p. 1-7, 2016.

  • ZUCCO, L. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; NITSHKE, R. G. ; KOVALESKI, D. . Trajetória do Pró-PET ? Saúde da Família no Cotidiano da Promoção da Saúde. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA (ONLINE) , v. 40, p. 765-771, 2016.

  • FERNANDES, V. M. B. ; SANTOS, E. K. A. ; ERDMANN, A. L. ; PIRES, D. E. P. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Implantação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas e privadas: potencialidades e dificuldades. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 37, p. 1-9, 2016.

  • COPELLI, FERNANDA HANNAH DA SILVA ; ROCHA, LARISSA ; ZAMPIERI, MARIA DE FÁTIMA MOTA ; GREGÓRIO, VITÓRIA REGINA PETTERS ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . Determinants of women's preference for cesarean section. Texto & Contexto - Enfermagem , v. 24, p. 336-343, 2015.

  • FRANCISCO, B. S. ; SOUZA, B. S. ; VITORIO, M. L. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . FATHERS' PERCEPTIONS ABOUT THEIR EXPERIENCES AS BIRTH COMPANIONS. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 19, p. 576-583, 2015.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; MULLER, E. B. ; Divergences regarding the care of newborns in the obstetric center. Escola Anna Nery , v. 18, p. 247-256, 2014.

  • MÜLLER, ELIZETE BESEN ; ZAMPIERI, MARIA DE FÁTIMA MOTA . Educative practice with nurses, with a view to humanized care for the newborn in the obstetric center. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 23, p. 782-790, 2014.

  • BUENDGENS, Beatriz Belém ; ZAMPIERI, M. F. M. . A adolescente grávida na percepção de médicos e enfermeiros da atenção básica. ESCOLA ANNA NERY , v. 16, p. 64-72, 2012.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GUESSER, Joice Cristina ; Buendgens, Beatriz Belém ; JUNCKES, Jerusa Mendes ; RODRIGUEZ, INGRID GONÇALVES . O significado de ser pai na ótica de casais grávidos: limitações e facilidades. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 14, p. 483-493, 2012.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM NA GESTAÇÃO DE ALTO RISCO. Programa de Atualização em Enfermagem: Saúde Materna e Neonatal , v. 2, p. 39-84, 2011.

  • ALVES, Aline ; ALBINO, A.T. ; ZAMPIERI, M. F. M. . OLHAR DAS ADOLESCENTES SOBRE AS MUDANÇAS NA GRAVIDEZ: PROMOVENDO À SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA. REME. Revista Mineira de Enfermagem , v. 15, p. 34-54, 2011.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Cuiidado humanizado no pré-natal: desafios e contribuições da enfermagem. Programa de Atualização , v. 2, p. 37-68, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ERDMANN, A. L. . Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil , v. 10, p. 359-367, 2010.

  • DAROS, D. Z. ; HESS, P. T. ; SULSBACH, P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; DANIEL, H.S. . Socialização de conhecimentos e experiências sobre o processo de nascimento e tecnologias do cuidado. REVISTA ELETRÔNICA DE ENFERMAGEM , v. 12, p. 308-314, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: INICIATIVA QUE TEM SE CONSOLIDADO HISTORICAMENTE NA COMUNIDAD. Extensio (Florianópolis) , v. 1, p. 10-16, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Isabel ; BRASIL, C. . Processo educativo com gestantes e casais grávidos: possibilidade para transformação e reflexão da realidade. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 19, p. 719-727, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; TAVARES, C. M. A. ; HAMES, M. L. ; FALCON, Gladys Santos ; SILVA, Alcione Leite de ; GONÇALVES, Lúcia Takase . O processo de viver e ser saudável das mulheres no climatério. Escola Anna Nery , v. 13, p. 305-312, 2009.

  • SANTOS, E. K. A. ; BRUGGEMANNN, O. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; LESSMann, J.C. ; SOUZA, J. M. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Saúde mulher e do recém -nascido; Produção de conhecimento na graduação de enfermagem. Escola Anna Nery , v. 13, p. 313-317, 2009.

  • GREGÓRIO, Vitória R Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; MENDES, J. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Isabel . GRUPO DE GESTANTES E/OU CASAIS GRÁVIDOS E A INSERÇÃO DO ACOMPANHANTE/PAI NO PROCESSO DE NASCIMENTO. Extensio (Florianópolis) , v. 6, p. 55-72, 2009.

  • Hoffmann, Ana Cristina de Oliveira ; ZAMPIERI, M. F. M. . A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM NA COntracepção. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CATARINA , v. 2, p. 56-69, 2009.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; MONTICELLI, M. ; BRUGGEMANN, O. M. ; SANTOS, E. K. A. ; OLIVEIRA, M. E. ; GREGÓRIO, V. R. . Especialização em enfermagem obstétrica: percepções de egressas quanto ao exercício profissional e satisfação na especialidade. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 17, p. 482-491, 2008.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, E. K. A. ; MONTICELLI, M. ; BRUGGEMANN, O. M. ; GREGÓRIO, V. R. ; OLIIVEIRA, M. E. . Especialização em enfermagem obstétrica da UFSC - 1999/2003: perfil e atuação dos egressos. Ciência, Cuidado e Saúde (Online) , v. 7, p. 155-162, 2008.

  • OLIVEIRA, M. E. ; FELINI, R. M. ; ZAMPIERI, M. F. M. . UN ENSAYO SOBRE LA COMUNICACIÓN EN LOS CUIDADOS DE ENFERMERÍA UTILIZANDO LOS SENTIDOS. Enfermería Global , v. 8, p. 10, 2006.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, V. R. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Isabel ; SILVA, J. . ENCONTRO DE PAIS, BEBÊS E PROFISSIONAIS DE SAÙDE: OPORTUNIDADE PARA A MULHER E A FAMÍLIA NARRAREM O VIVIDO DURANTE O PROCESSO DE NASCIMENTO.. Enfermería Global , v. 9, p. 15, 2006.

  • STRINGARI, Letícia Schwartz ; FRANK, Tatianne Cavalcanti ; ZAMPIERI, M. F. M. . Infecção urinária durante a gestação: uma abordagem preventiva e humanizada.. RECENF. Revista Técnico-Científica de Enfermagem , v. 3, p. 298-306, 2005.

  • OLIVEIRA, M. E. ; RIOS, C. ; MOREIRA, L. C. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Considerações e reflexões a luz do referencial teórico de Kuhn. Revista Coletânea de Enfermagem, 2004.

  • DEUTCHER, Carolina Vieira ; ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de Gestantes e/ou Casais Grávidos: a universidade interagindo com a comunidade. Extensio (Florianópolis) , v. 1, p. 15, 2004.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Manejos na assistência a gestação de alto risco. Nursing Revista Técnica de Enfermagem , São Paulo, v. 5, n.48, p. 18-23, 2002.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . A humanização do cuidado prestado durante o processo de nascimento:da teoria a prática no cotidiano. Revista Ciências da Saúde (UFSC) , Florianópolis, v. 21, n.1, p. 35-44, 2002.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Enfocando a concepção e a gestação em uma perspectiva histórica e social. Nursing , Brasil, v. 4, n.37, p. 15-19, 2001.

  • SANTOS, O. M. B. D. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: um espaço de reflexão sobre a maternidade e paternidade. Revista Ciências da Saúde (Campinas) , Florianópolis, v. 19, n.1, p. 11-17, 2000.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Vivenciando o processo educativo em enfermagem com gestantes de alto risco e seus acompanhantes. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso) , Florianópolis, v. 8, n.1, p. 203-221, 1999.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Prevenção da Mortalidade Materna: um desafio para todos. Revista Ciências da Saúde (Campinas) , Florianópolis, v. 18, n.1/2, p. 11-17, 1999.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Mulheres cuidando de mulheres; em busca de uma enfermagem mais humanizada. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , Florianópolis, v. 6, n.1, p. 276-292, 1997.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, A. R. . Análise do alojamento Conjunto da MAternidade Darcy Vargas: Opinião eaceitação de puérperas e profissionais. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , Florianópolis, v. 14, n.1 e 2, p. 7-22, 1995.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GARCIA, O. R. ; VERDI, M. ; BOEHS, Astrid Eggert . Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da mulher- Textos Fundamentais. Florianópolis: Nova Letra, 2010. v. 1. 518p .

  • VERDI, M. ; BOERS, A. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Enfermagem na atenção primária de saúde . Saude Coletiva e da Criiança. 1. ed. Florianópolis: UFSC/NFR/SBP, 2005. v. 1. 385p .

  • OLIVEIRA, M. E. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BRUGGEMMANN, O. M. . A melodia da humanização:reflexõe sobre o cuidado no processo de nascimento. Florianópolis: Cidade Futura, 2001. v. 1. 138p .

  • BACKES, M. T. S. ; RIBEIRO, L. N. ; AMORIM, T. S. ; VIEIRA, B. C. ; SOUZA, J. ; DIAS, H. H. Z. R. ; BACKES, D. S. ; ERDMANN, A. L. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; EIRELLES, Betina Horner Schlindwein . Desafios da gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade da atenção obstétrica e neonatal em maternidades públicas brasileiras. In: 6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa., 2017, Salamanca, España. anais do 6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa., 2017.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, M. I. C. . A vivência do pós-parto na voz das puerperas. In: XV Coloquio Panameriacano de Investigacion en ENfermería, 2016, México. Anais XV Coloquio Panameriacano de Investigacion en ENfermería, 2016.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BORENSTEIN, M. S. ; MAIA, Ana Rosete ; COSTA, R. . La Historicidad de um grupo de gestantes o parejas embarazadas: uma trayectoria histórica de educación y cuidado. In: VIX CONGRESO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE HISTORIA DE LA MEDICINA,, 2008, Granda Espanha. anais VIX CONGRESO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE HISTORIA DE LA MEDICINA, 2008.

  • FRANZ, B. P. ; FERNANDES, M. S. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; AZEVEDO, I. C. ; PEIXE, N. A. ; LIMA, M. M. ; -, M. I. C. R. . VISITAS DE GESTANTES À MATERNIDADE: ESTRATÉGIA PARA HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO. In: 15 Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC - SEPEX, 2016, Florianópolis. Anais do 15 SEPEX da UFSC. Flororianopolis, 2016.

  • FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, M. I. C. ; LIMA, M. M. . O PERÍODO PÓS-PARTO NA PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS. In: 15 Semana de Pesquisa e extensão da UFSC, 2016, Florianópolis. Anais do 15 SEPEX da UFSC, 2016.

  • FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. ; PETERS, Vitória Gregório ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; LIMA, M. M. ; REGIS, M. I. C. . GRUPO DE GESTANTES E REDES SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 15 Semana de Pesquisa e extensão da UFSC, 2016, Florianópolis. Anais do SEPEX da UFSC, 2016.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, M. I. C. . GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: 20 ANOS DE EXTENSÃO, APROXIMANDO A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE. In: 15 Semana de pesquisa e Extensão da UFSC, 2016, Florianópolis. Anais do Sepex da UFSC, 2016.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . DA gestação , do parto e da amamentação: cuidados, avanços e lacunas. In: XIV ENAM- Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2016, Florianópolis. Anais XIV ENAM- Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2016.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Grupo de gestantes e casais grávidos: aprendendo e ensinando com a comunidade há 18 anos. In: 6º Congresso Brasileiro de extensão, 2014, Belém. Grupo de gestantes e csais grávidos: aprendendo e eensinando com a comunidade há 18 anos, 2014.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GIACOMINI, D. ; ERDMANN, A. ; DALCASTAGNE, S. . PET saúde: diálogo entre o serviço e a universidade. In: 6º Congresso Brasileiro de extensão, 2014, Belém. Anais do 6º Congresso Brasileiro de extensão, 2014.

  • SANTOS, C. M. ; RODEN, J. A. ; ZAMPIERI, M. F. M. . A PERCEPÇÃO DAS GESTANTES SOBRE O TRABALHO DE PARTO E PARTO. In: Normal Labour And Birth: 9Th Internacional Research Conference and Eccos da 9Th Internacional Research Conference, 2014, Búzios Rio de Janeiro. Normal Labour and Birth: 9Th Internacional Research Conference. Ri de janeiro, 2014.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, M. I. ; CLASEN, M. C. ; MACHADO, R. R. . SIGNIFICADO DE PARTICIPAR COMO MONITORA NO ESTANDE DO GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS DURANTE A SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. In: 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2014, Belém- Brasil. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem Anais, 2014.

  • ALTHOFF, B. ; GENTIL, L. ; VARGAS, C. P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; SCHULZ, T. ; MACHADO, R. R. . PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE-PET/SAÚDE FAMÍLIA: DIÁLOGOS E PRÁTICAS APROXIMANDO SERVIÇO E UNIVERSIDADE. In: 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2014, Belém- Brasil. 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem Anais, 2014.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel ; COPELLI, F. H. S. ; BOLSONI, E. B. ; PEDRA, M. C. . Grupo de gestantes e casais grávidos: espaço de socialização de experiências e conhecimentos. In: Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013, Florianópolis. Anais Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2013.

  • FURLANETTO, A. ; COUTO, D. ; RIBEIRO, G. ; MACHADO, G. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; MELO, A. P. M. C. . Criação de um conselho local: oportunidade para a comunidade participar e intervir. In: 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de, 2012, Porto Alegre. Anais do : 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de, 2012.

  • BUENDGENS, Beatriz Belém ; ZAMPIERI, M. F. M. . A ADOLESCENTE GRÁVIDA NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA. In: 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió. Anais do 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; ROCHA, L. ; REGIS, Isabel . GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: SIGNIFICADOS PARA A SOCIEDADE NOS 15 ANOS DE EXTENSÃO. In: 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió. Anais do 63 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; SOUZA, Franciane Aceli ; REGIS, Maria Izabel ; SCHEID, DEBORA ; ROCHA, L. . Perfil dos acompanhantes do grupo de gestantes e casais grávidos. In: X Semana de pesquisa e extensão - SEPEX, 2011, Florianópolis. Anais X SEPEX, 2011.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ALVES, Aline ; ALBINO, A.T. . Mudanças na gravidez na gravidez na ótica das adolescentes. In: XIII Colóquio Panamericano de investigación en Enfermería, 2010, Florianópolis. anais 62 Congresso Brasileiro de enfermagem. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; Buendgens, Beatriz Belém ; GUESSER, Joice Cristina ; JUNCKES, Jerusa Mendes ; RODRIGUEZ, INGRID GONÇALVES . Envolvimento do pai no processo de nascimento. In: XIII Colóquio Panamericano de investigación en Enfermería, 2010, Florianópolis. anais 62 Congresso Brasileiro de enfermagem. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FERNANDES, Camila MAriano ; GREGÓRIO, V. R. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Construindo um WEb site para o grupo de gestantes ou casais grávidos. In: 62 ongresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. 62 Congresso brasileiro de Enfermagem, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Z. ; AIRES, L.C. dos P. ; OLIVEIRA, S.N. . O parto na percepção das mulheres; narrativas no encontro de pais e bebês. In: 62 ongresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. 62 Congresso brasileiro de Enfermagem anais, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, V. R. ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; REGIS, Maria Isabel ; BRASIL, C. . Processo Educativo com gestantes ou casais grávidos : possibilidade para reflexão e tranformação da realidade. In: XV Congresso Brasileiro de Enfegem Obstétrica, 2009, Piaúi. Anais do V ICongresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2009.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; PADILHA, Maria Itayra ; BORENSTEIN, M. S. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: 13 anos de história. In: II Simpósio Ibero Americano da Enfermagem, 2009, Lisboa. Anais . II Simpósio Ibero Americano de história da Enfermagem, 2009.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. In: 14 Seminário Nacional de pesquisa em Enfermagem, 2007, Florianópolis. Anis do 14 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. ; MENDES, J. . Contribuição do grupo de gestantes ou casais grávidos para a inserção do acompanhante no processo de nascimento. In: VI SEPEX, 2007, Florianópolis. Anais do VI SEPEX, 2007.

  • GREGÓRIO, Vitória Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BORENSTEIN, M. S. ; MAIA, Ana Rosete ; KLETEMBERG, D. F. ; COSTA, R. . A historicidade de um grupo de gestantes ou casais grávidos: uma trajetória de educação e cuidado.. In: I Simpósio Ibero- Americano de Enfermagem, 2007. Anais do Simósio Ibero Americano d ahistória de Enferamgem 2007, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; BENEDETI, Tãnia Bertoldo ; BONETI, Albertina ; LENTZ, Haimée Hemerich . O lúdico no processo de viver; Ensinando e aprendendo. In: 7 SENADEN -Seminário de Diretrizes para a Educaçao emSaúde, 2003, Distrito Federal, 2003.

  • VARGAS, C. P. ; GIACOMINI, D. ; SCHULZ, T. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; DALCASTAGNE, S. ; GENTIL, L. ; A, E. ; NUNES, J. ; PACHECO, F. ; FABBRINE, C. ; Silva Malaquias . A promoção da saúde e a interdisciplinaridade. In: XV Coloquio Panamericano de investigación en Enfermería, 2016, México. Anais do XV Coloquio Panamericano de investigación en Enfermería, 2016.

  • GREGÓRIO, Vitória Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; BERTOLDO, I. E. B. ; FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. . SIGNIFICADO DO ALEITAMENTO MATERNO PARA AS PUÉRPERAS DO GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS. In: XIV ENAM Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2016, Florianópolis. Anais do XIV ENAM Encontro Nacional de Aleitamento Materno, 2016.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PALÁCIOS, Sônia . Cuidados de enfermagem à gestante internada com pré-eclâmpsia na ótica da equipe de enfermagem. In: IV Conferência Internacional sobre parto e nascimento, 2016., 2016, Brasília. Anais do IV Conferência Internacional sobre parto e nascimento, 2016., 2016. p. 222.

  • BACKES, M. T. S. ; AMORIM, T. S. ; VIEIRA, B. C. ; BACKES, D. S. ; ERDMANN, A. L. ; SANTOS, E. K. A. ; MEIRELLES, B. H. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Gestão de cuidados de enfermagem para a qualidade de atenção obstetrica e neonatal nível hospitalar e ambulatorial em dois hospitais. In: IV Conferência Internacional sobre parto e nascimento, 2016., 2016, Brasília. Anais da IV Conferência Internacional sobre parto e nascimento, 2016., 2016. p. 287.

  • SEVEGNANI, C. R. ; PACHECO, F. ; NUNES, J. I. ; COELHO, J. C. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Prática educativa sobre álcool e fumo em uma escola municipal. In: 13 Congreso Brasileiro de Medicina da Família, 2015, Natal. Anais do 13 Congreso Brasileiro de Medicina da Família, 2015.

  • HRENTCHENCHEN, J. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Intervenção para melhora de adesão aos cuidados para hipertensão arterial sistemica. In: Encontro do Curdo de Especialização Multiprofisisonal da tenção básica, 2015, Florianópolis. Encontro do Curdo de Especialização Multiprofisisonal da tenção básica, 2015.

  • SOUZA, J. A. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Projeto de intervenção: implantação do grupo de hipertensos na cidade de Itaperuçu. In: Encontro do Curdo de Especialização Multiprofisisonal da tenção básica, 2015, Florianópolis. Encontro do Curdo de Especialização Multiprofisisonal da tenção básica, 2015.

  • VIEIRA, S. ; CABRAL, S. B. ; SANTOS, V. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; WAGNER., J. A. . Promoção da saúde na Escola: fortalecendo a aprendizagem e relações. In: 13 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2015, Natal. Anais 13 Congresso Brasileiro de Medicina de Família E comunidade, 2015. p. 469.

  • SEVEGNANI, C. R. ; PACHECO, F. ; NUNES, J. I. ; COELHO, J. C. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Prática educativa sobre alcool e fumo em uma escola municipal. In: 13 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2015, Natal. Anais 13 Congresso Brasileiro de Medicina de Família E comunidade, 2015.

  • COELHO, B. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; RIOS, D. ; SOUZA, M. P. W. ; REGIS, M. I. C. ; BERTOLDO, I. E. B. . Grupo de gestantes e casais grávidos: 19 anos articulando o ensino, pesquisa e extensão e interagindo com a comunidade universitária.. In: 14 semana de Ensino, pesuisa e extensão- SEPEX, 2015, Florianópolis. Anais 14 semana de Ensino, pesuisa e extensão- SEPEX, 2015.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; COPELLI, F. H. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . PERCEPÇÃO DE PUERPERAS SOBRE SEXUALIDADE NA GESTAÇÃO E PÓS-PARTO. In: 14 semana de Ensino, pesuisa e extensão- SEPEX, 2015, Florianópolis. Anais da 14ª SEPEX/2015 - 2015-10-21 a 2015-11-14, 2015.

  • OLIVEIRA, M. P. ; CLASEN, M. C. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. . Percepções de puérperas acerca dos cuidados recebidos em uma maternidade do sul do Brasil. In: 14 semana de Ensino, pesuisa e extensão- SEPEX, 2015, Florianópolis. Anais da 14ª SEPEX/2015 - 2015-10-21 a 2015-11-14, 2015.

  • RIOS, D. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, M. I. ; COELHO, B. ; SOUZA, M. P. W. . PLANO DE PARTO E NASCIMENTO- BOAS PRÁTICAS NA OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA. In: 14 semana de Ensino, pesuisa e extensão- SEPEX, 2015, Florianópolis. Anais da 14ª SEPEX/2015 - 2015-10-21 a 2015-11-14, 2015.

  • SOUZA, M. P. W. ; REGIS, M. I. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; PETERS, Vitória Gregório ; ZAMPIERI, M. F. M. ; COELHO, B. ; RIOS, D. ; BERTOLDO, I. E. B. . Conscientização corporal e tecnologias não farmacológicas no grupo de gestantes e casais grávidos. In: 14 semana de Ensino, pesuisa e extensão- SEPEX, 2015, Florianópolis. Anais da 14ª SEPEX/2015 - 2015-10-21 a 2015-11-14, 2015.

  • ESPINDOLA, M. ; ROSA, B. C. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; Silva Malaquias ; FABBRINE, C. . A EDUCACÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE MELHORAR A ADESÃO DO PACIENTE DIABÉTICO INSULINODEPENDENTE NA UNIDADE DE SAÚDE DA COLONINHA. In: Simpósio Internacional de promoção da Saúde: Diálogo com determinantes sociais, 2015, Florinaópolis. Anais Anais Simpósio Internacional de promoção da Saúde: Diálogo com determinantes sociais, 2015.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; STELLE, Carolina ; RIBEIRO, Jana InÊS ; MOREIRA, M. C. . Meu filho nasceu e agora? Ser mulher e mãe. In: XIV Colóquio Panamericano De investigación en Enfermeria, 2014, Cartagena Colombia. Memorias XIV Colóquio Panamericano De investigación en Enfermeria. Cartagena: ACOFAEN, 2014. p. 1-1066.

  • OLIVEIRA, A. R. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Percepção das enfermeiras sobre a participação do acompanhante no processo de parturição e pós-parto imediato. In: XIV Coloquio Panameriacano de investigacion en Enfermeria, 2014, Cartagena Colombia. Memorias XIV Colóquio Panamericano De investigación en Enfermeria. Cartagena: ACOFAEN, 2014. p. 1-1066.

  • SANTOS, E. K. A. ; BRUGGEMANN, O. M. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido: a produção do conhecimento de 2005 a 2014. In: Normal Labour And Birth: 9Th Internacional Research Conference and Eccos da 9Th Internacional Research Conference, 2014, Búzios Rio de Janeiro. Normal Labour and Birth: 9Th Internacional Research Conference Anais, 2014.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; COPELLI, F. H. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; PEDRA, M. C. ; BOLSONI, E. B. ; CLASEN, M. C. . PROCESSO EDUCATIVO SOBRE SEXUALIDADE NO GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS/UFSC. In: 13 SEMANA DE pESQUISA E EXTENSÃO-SEPEX, 2014, Florianópolis. 13 SEMANA DE pESQUISA E EXTENSÃO-SEPEX- Anais, 2014.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, M. I. ; COELHO, B. ; CORREIA, L. D. C. E. ; PEDRA, M. C. . grupo de gestantes e casais grávidos: 18 anos dialogando com a comunidade universitária e Florianopolitana. In: 13 SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO-SEPEX, 2014, Florianópolis. 13 SEMANA DE pESQUISA E EXTENSÃO-SEPEX- Anais, 2014.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; COPELLI, F. H. S. ; REGIS, M. I. . porque cesárea- relato das puerpéras do grupo de gestantes e casais grávidos. In: 13 SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO-SEPEX, 2014. 13 SEMANA DE pESQUISA E EXTENSÃO-SEPEX- Anais, 2014.

  • MULLER, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Divergências em relação aos cuidados com o Recém-nascido no Centro Obstétrico. In: VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2013, Florianópolis. Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonata, 2013.

  • MULLER, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Prática Educativa: uma oportunidade coletiva de reflexão, diálogo e adequação do cuidado ao recém-nascido no Centro Obstétrico. In: VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2013, Florianópolis. Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Florianópolis, 2013.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; COPELLI, F. H. S. ; ROCHA, L. ; ROCHA, M. C. . Cesárea e seus motivos: relato de puérperas e acompanhantes. In: VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2013. Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonata. Florianópolis, 2013.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Isabel ; BERTOLDO, Ingrid Elizabete Bohn . Grupo de gestantes e casais grávidos: 17 anos articulando conhecimentos, experiências com a comunidade. In: Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2013. Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonata, 2013.

  • FRANCISCO, B. S. ; SOUZA, B. S. ; VITORIO, M. L. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . Percepções do pai acerca de sua vivência durante o processo de nascimento de seu filho no centro obstétrico. In: VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2013. Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonata, 2013.

  • BOLSONI, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, S.N. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Queria parto normal, mas foi cesárea: sentimentos de mulheres. In: Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2013. Anais do VIIII Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonata, 2013.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel . Grupo de Gestantes e casais grávidos: uma trajetória de 17 anos junto a comunidade. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • MARAGNO, S. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo educativo com pessoas idosas com diabetes: tecnologia e estratégia para aderência aos cuidados com diabetes. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • MULLER, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Prática educativa: uma oportunidade de reflexão, diálogo e adequação do cuidado ao recém-nascido no centro obstétrico. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • MULLER, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Divergências em relação aos cuidados prestados ao Recém-nascido no Centro Obstétrico. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • SILVA, M. E. S. ; BOLSONI, E. B. ; RIOS, J. G. B. ; ORLANDINI, R. F. ; LANCINI, A. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Percepção da atenção ao idoso na percepção do profissional de saúde. In: XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013, Montevideo. Anais XII Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2013.

  • BOLSONI, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, S.N. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; PETERS, Vitória Gregório . Queria parto normal, mas foi cesárea: sentimentos de mulheres. In: 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2013. Anais 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2013.

  • PEDRA, M. C. ; AIRES, L.C.P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . A pratica do aleitamento materno das mães participantes dos reencontros de pais e bebês: limitações e superações. In: 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2013. Anais da 12a. SEPEX - UFSC, 2013.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel ; CLASEN, M. C. . Grupo de Gestantes e casais grávidos: 17 anos articulando conhecimentos experiências com a comunidade. In: 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2013. Anais da 12a. SEPEX - UFSC.

  • PETERS, Vitória Gregório ; ZAMPIERI, M. F. M. ; COPELLI, F. H. S. ; ROCHA, L. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . Cesárea e seus motivos: relato de puérperas e acompanhantes. In: 12ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2013. Anais da 12a. SEPEX - UFSC.

  • VIEIRA, R. O. ; TRAMONTINA, P. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; NASCIMENTO, A. P. M. . Uma pesquização sobre o planejamento em uma unidade local de saúde de Florianópolis. In: Congresso Sul Brasileiro de medicina da Família e Comunidade. I Seminário Nacional de Comunicação Clínica, 2012, Florianópolis. Anais do Congresso Sul Brasileiro de medicina da Família e Comunidade. I Seminário Nacional de Comunicação Clínica, 2012. v. 1.

  • VIEIRA, R. O. ; TRAMONTINA, P. C. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; NASCIMENTO, A. P. M. . Atividade de grupo com acesso ao planejamento familiar. In: III Congresso Sul Brasileiro de medicina da Família e Comunidade. I Seminário Nacional de Comunicação Clínica, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Sul Brasileiro de medicina da Família e Comunidade. I Seminário Nacional de Comunicação Clínica, 2012. v. 1.

  • BUENDGENS, Beatriz Belém ; ZAMPIERI, M. F. M. ; PASSOS, M. F. M. . Percepção de médicos e enfermeiros da atenção básica sobre a adolescente grávida. In: XIII Colóquio Panamericano de Pesquisa em Enfermagem 5-7 de Setembro de 2012, 2012, Miami. Anais do XIII Colóquio Panamericano de Pesquisa em Enfermagem, 2012.

  • GREGÓRIO, Vitória R Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel ; COPELLI, F. H. S. ; BERTOLDO, Ingrid Elizabete Bohn . Reencontro de pais e bebes com profissionais de saúde.. In: Anais do 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012, Florianópolis. Anais do 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012.

  • COPELLI, F. H. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Isabel . Grupo de gestantes e casais grávidos: contribuições para as gestantes e acompanhantes.. In: 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012. Anais do 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel ; COPELLI, F. H. S. ; ROCHA, L. ; SCHEID, DEBORA . Confraternização: 15 anos junto a comunidade. In: 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012, Florinópolis. Anais do 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; COPELLI, F. H. S. ; REGIS, Maria Isabel . Grupo de gestantes e casais grávidos: 16 anos de atuação junto a comunidade. In: 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012. Anais do 11ª SEPEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC Realização: 21/11/2012 a 24/11/2012, 2012.

  • MARAGNO, S. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Estratégias para adesão aos cuidados e tratamento na ótica de idosas com diabetes. In: 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de, 2012. Anais do 64° Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de, 2012.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; ROCHA, L. ; REGIS, Maria Izabel . Grupo de gestantes e casais grávidos: significados para a sociedade nos 15 anos de extensão. In: X Semana de pesquisa e extensão - SEPEX, 2011, Florianópolis. Anais X SEPEX, 2011.

  • GREGÓRIO, Vitória Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; ROCHA, L. ; ROSINETE ; SCHEID, DEBORA ; REGIS, Isabel . Por que cesárea?. In: X Semana de pesquisa e extensão - SEPEX, 2011, Florianópolis. Anais X SEPEX, 2011.

  • BERTOLDO, Ingrid Elizabete Bohn ; ZAMPIERI, M. F. M. ; AIRES, L.C. dos P. ; OLIVEIRA, S.N. ; GREGÓRIO, V. R. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . O aleitamento materno: narrativas das puérperas no reencontro de pais e bebês. In: IX SEPEX, 2010, Florianópolis. Anais do IX SEPEX, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Isabel ; AIRES, L.C. dos P. ; OLIVEIRA, S.N. . Grupo de gestantes e casais grávido: uma iniciativa quevem dando certo. In: IX SEPEX, 2010, Florianópolis. Anais do IX SEPEX. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, S.N. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; AIRES, L.C. dos P. ; REGIS, Maria Isabel . O PARTO NA PERCEPÇÃO DAS MULHERES: NARRATIVAS NO ENCONTRO DE PAIS E BEBÊS. In: IX SEPEX, 2010, Florianópolis. Anais do IX SEPEX. Florianópolis: UFSC, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, Maria Izabel ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; AIRES, L.C. dos P. ; OLIVEIRA, S.N. . Grupo de gestantes e casais grávido: uma iniciativa que vem dando certo. In: Conferência de humanização de parto e nascimento, 2010, Brasilia. Anais da Conferência Internacional da humanização de parto e nascimento. Brasília, 2010.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; AIRES, L.C. dos P. ; BARBOSA, S. ; OLIVEIRA, S.N. . Grupo de gestantes e casais grávidos : Uma iniciativa que vem dando certo. In: Conferência Internacional sobre Humanização do parto e nascimento, 2010, Brasília. Anais da onferência Internacional sobre Humanização do parto e nascimento, 2010.

  • BERTOLDO, Ingrid Elizabete Bohn ; ZAMPIERI, M. F. M. ; AIRES, L.C. dos P. ; BARBOSA, S. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; REGIS, Maria Isabel . O aleitamento materno: narrativas das puérperas no reencontro de pais e bebês. In: Congresso Ibero Americano de Bancosde Leite, 2010, Brasília. Anais do Congresso Ibero Americano de Bancosde Leite, 2010.

  • JUNCKES, Jerusa Mendes ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BUENDGENS, Beatriz Belém ; GUESSER, Joice Cristina . Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica. In: XV Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e nonatal, 2009, Piauí. Anais do V Congresso Brasileiro de Enfermagem OBstétrica e Neonatal- COBEON, 2009.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; OLIVEIRA, Z. A. ; REGIS, Maria Izabel ; FERNANDES, Camila MAriano . Construção de um web site para o grupo de gestantes e casais grávidos: ampliando a rede de informações e aproximando-se da comunidade. In: VIII SEPEX,, 2009, Florianópolis. Anais do VIII SEPEX,, 2009.

  • FERNANDES, Camila MAriano ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BRASIL, C. ; BALSTER, J.C ; GREGÓRIO, Vitória R Peters . Construção de um web site para o grupo de gestantes e casais grávidos: ampliando a rede de informações e aproximando-se da comunidade,. In: X Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria- Extenso 2009, 2009, Uruguai. Anais do X Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria- Extenso 2009, 2009.

  • FERNANDES, Camila MAriano ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BRASIL, C. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; BALSTER, J.C . Construção de um web site para o grupo de gestantes e casais grávidos: ampliando a rede de informações e aproximando-se da comunidade. In: 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, 2009. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; REGIS, Izabel ; FERNANDES, Camila MAriano . Perfil das gestantes do grupo de gestantes e/ou casais grávidos da Universidade Federal de Santa Catarina. In: VIII SEPEX, 2009, Florianópolis. Anais do VIII SEPEX,, 2009.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; OLIVEIRA, Z. A. ; REGIS, Maria Izabel ; FERNANDES, Camila MAriano . Grupo de gestantes ou casais grávidos: educando e cuidando nesses treze anos de história. In: VIII SEPEX, 2009. Anais do VIII SEPEX,, 2009.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; REGIS, Isabel ; BRASIL, C. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: contribuições para a vivência do processo de nascimento e para mudanças na atenção à saúde da clientela. In: 7 SEPEX, 2008, Florianópolis. nais da 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão VII SEPEX, 2008.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; DAROS, D. Z. ; HESS, P. T. ; SULSBACH, P. . Socialização de conhecimentos e experiências sobre o processo de nascimento e tecnologias do cuidado: contribuições e benefícios. In: 7 SEPEX, 2008, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.

  • JUNCKES, Jerusa Mendes ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BUENDGENS, Beatriz Belém ; GUESSER, Joice Cristina . Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica.. In: 7 SEPEX, 2008, Florianópolis. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; SILVA, J. . PROCESSO EDUCATIVO: POSSIBILIDADE PARA TRANSFORMAÇÃO, CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE, DE POSTURAS E ATITUDES. In: VI SEPEX, 2007, Florianópolis. Anais do VI SEPEX, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ERDMANN, A. L. . Cuidado Humanizado : um olhar para além das divergências e convergências. In: V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Golçalves. Anais do V COBEON, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Z. ; REGIS, Isabel ; MENDES, J. . Aenfermeira Obstétrica_ Cuidando e Educando no grupo de gestantes ou casais grávidos. In: V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Golçalves. Anais do V COBEON, 2007.

  • CARVALHO, Bruna Ré ; MELO, C. ; VIEIRA, Juliana ; PEREIRA, K. G. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Construindo conhecimentos, prendendo, ensinando, educando. In: V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Golçalves. Anais do V COBEON, 2007.

  • DAROS, D. Z. ; HESS, P. T. ; SULSBACH, P. ; DANIELA, Heloysa Silveira ; ZAMPIERI, M. F. M. . Estimulando a participação ativa no processo de nascimento - compartilhando conhecimentos e experiências com gestantes e familiares. In: V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Golçalves. Anais do V COBEON, 2007.

  • BRUGGEMANN, O. M. ; MONTICELLI, M. ; Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters . ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA DA UFSC ? 1999/2003: PERFIL E ATUAÇÃO DAS EGRESSAS. In: V COBEON- Contresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Golçalves. Anais do V COBEON, 2007.

  • CARVALHO, Bruna Ré ; MELO, C. ; VIEIRA, Juliana ; ZAMPIERI, M. F. M. ; PEREIRA, K. G. . Construindo conhecimentos, aprendendo, ensinando e educando. In: V COBEON- Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Gonçalves. Anais do V e II FORUM de Discussão de Práticas de Enfermagem COBEON, 2007.

  • DAROS, D. Z. ; HESS, P. T. ; SULSBACH, P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; DANIEL, H.S. . Estimulando a participação ativa no processo de nascimento - compartilhando conhecimentos e experiências com gestantes e familiares. In: V COBEON- Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Gonçalves. Anais do V e II FORUM de Discussão de Práticas de Enfermagem COBEON, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; JUNCKES, Jerusa Mendes ; OLIVEIRA, Z. A. ; REGIS, Maria Izabel . A enfermeira obstétrica- cuidando e educando no grupo de gestantes ou casais grávidos. In: V COBEON- Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007. Anais do V e II FORUM de Discussão de Práticas de Enfermagem COBEON, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ERDMANN, A. L. . Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências.. In: V COBEON- Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2007, Bento Gonçalves. Anais do V e II FORUM de Discussão de Práticas de Enfermagem COBEON, 2007.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BORENSTEIN, M. S. ; BORENSTEIN, M. S. ; MAIA, Ana Rosete ; KLETEMBERG, D. F. ; COSTA, R. . A historicidade de um grupo de gestantes ou casais grávidos: uma trajetória de educação e cuidado.-. In: I Simpósio Ibero- Americano de Enfermagem, 2007. Anais I Simpósio Ibero ? Americano de história de Enfermagem. ? Memória e identidade Profissional, 2007.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; SOUZA, J. M. . Grupo de gestantes ou casais grávidos:10 anos junto à comunidade. In: 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006, Florianópolis. anais 3 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2006.

  • GREGÓRIO, V. R. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Izabel ; SOUZA, J. M. . ENCONTRO DE PAIS, BEBÊS E PROFISSIONAIS DE SAÙDE: OPORTUNIDADE PARA A MULHER E A FAMÍLIA NARRAREM O VIVIDO DURANTE O PROCESSO DE NASCIMENTO. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem- resumos, 2006.

  • DEMETRIO, K. R. ; MEIRA, M. M. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; IBARRA, S. A. . PROCESSO EDUCATIVO COM GESTANTES E PUÉRPERAS, PRESIDIÁRIAS DE FLORIANÓPOLIS. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem- resumos, 2006.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, V. R. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; SOUZA, J. M. . Reencontro de país e bebês: oportunidade para a mulher e a família narrar o vivido durante o processo de nascimento.. In: 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, Maranhão. anais 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; TAVARES, C. M. A. ; HAMES, M. L. . processo de viver e ser saudável das mulheres e o climatério. In: 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2005, Maranhão. 13 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem-anais, 2005.

  • GREGÓRIO, Vitório Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel ; SOUZA, J. M. . . Estimulando a interação entre mãe/pai/bebê intra-útero. In: 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem,, 2005, Goiania. 57 Congresso Brasileiro de Enfermagem- Anais, 2005.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; STEFANIE, F. . Pregnant Women& couples support group: socializing information and experiences. In: 15th ICOWHI- International Congress on Women?s Health Issues and IV COBEON (Congress on Obstetric and Neonatal Nursing)., 2004, São Pedro, São Paulo. Anais do IV COBEON (Congress on Obstetric and Neonatal Nursing, 2004.

  • FELINI, R. M. ; OLIVEIRA, Maria Emilia de ; ZAMPIERI, M. F. M. . Um ensaio sobre a sobre a comunicação na enfermagem utilizando os órgãos dos sentidos.. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, GramadoRio grande do Sul. Anais º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; FLOR, E. . O pensar, sentir e fazer humanizado no processo do nascimento. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado, Rio grande do Sul. Anais do 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FLOR, E. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; OLIVEIRA, Maria Emilia de . Humanized thinking, feeling and acting in the birthing process.. In: 15th ICOWHI- International Congress on Women?s Health Issues and IV COBEON (Congress on Obstetric and Neonatal Nursing)., 2004, São Pedro, São Paulo. IV COBEON (Congress on Obstetric and Neonatal Nursing)., 2004.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, Odalea Maria Bruggmann dos ; OLIVEIRA, Maria Emilia de . How to humanize care in the child birth process: a look at possibilities15th. In: ICOWHI- International Congress on Women?s Health Issues and IV COBEON (Congress on Obstetric and Neonatal Nursing)., 2004, São Pedro, São Paulo. IV COBEON (Congress on Obstetric and Neonatal Nursing)., 2004.

  • OLIVEIRA, M. E. ; FELINI, R. M. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Um ensaio sobre a sobre a comunicação na enfermagem utilizando os órgãos dos sentidos.. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais do 56 Conresso Brasileiro de Enfermagem, 2004.

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; OLIVEIRA, M. E. ; ZAMPIERI, M. F. M. . O pensar, sentir e fazer humanizado no processo do nascimento. In: 56º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2004, Gramado. Anais do 56 Conresso Brasileiro de Enfermagem, 2004.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; BUZZELLO, Cristiane ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; REGIS, Izabel ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ODALÉA, Bruggemamm . Grupo de gestantes ou Casais grávidos: Ensinando e aprendendo na comunidade. In: ENFISUL XIII Encontro da Enfermajgem da Região Sul, 2003, Curitiba, 2003.

  • DEUTCHER, Carolina Vieira ; ZAMPIERI, M. F. M. ; SOUZA, Franciane Aceli ; RASSELI, Tatiane . Ações humanísticas utilizadas no processo de parir.. In: VI Seminário Estadual Qualidade da Assisktência ao Parto: contribuições de Enfermagem, 2003, Curitiba, 2003.

  • ALVES, Isabel Cristina ; ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, Richer Shirley . Estimulando o autocuidado a gestante de alto risco: socializando saberes e experiências. In: 12 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2003, Porto Seguro, 2003.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; USTÓDIO, Zaira de Oliveira C ; REGIS, Isabel ; BUZZELO, Cristiane . Perfil dos participantes do grupo de gestantes ou casais grávidos. In: 3 SEPEX- Semana de Pesquisa e Extensão, 2003, Florianópolis, 2003.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel ; BUZZELLO, Cristiane . Grupo de gestantes ou casais grávidos: desvelando os temas, através do lúdico. In: 3 SEPEX- Semana de Pesquisa e extensão, 2003, Florianópolis, 2003.

  • ALVES, Isabel Cristina ; ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, Richer Shirley . A educação em saúde como estratégia para a gestação planejada. In: III SEPEX. Semana de Pesquisa e extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2003, Florianópolis, 2003.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; BUZZELLO, Cristiane ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . Grupo de gestantes ou casais grávidos: ensinado e aprendendo com a comunidade.. In: 55ºCongresso Brasileiro de Enfermagem, 2003, Rio de Janeiro. No prelo, 2003.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SENA, E. L. S. ; TAVARES, C. M. A. ; FERNANDES, S. L. S. A. . O Lúdico no processo de ser e viver: Ensinando e aprendendo.. In: 55ºCongresso Brasileiro de Enfermagem, Rio de Janeiro, novembro de 2003., 2003, Rio de Janeiro,. Esta no prelo, 2003.

  • VARGAS, Gicélia Magali ; ZAMPIERI, M. F. M. . Vivenciando o processo de parir, valorizando a presença do acompanhante.. In: III COBEON Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2002, Bahia,, 2002.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, Maria de Emília ; SANTOS, Maria Bruggemann dos. . Humanização e cultura no processo de nascimento. In: III COBEON:Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2002, Bahia, 2002.

  • SANTOS, Maria Bruggemann dos ; ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, Maria de Emília . Como humanizar o cuidado no processo de nascimento. In: III COBEON:Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2002, Bahia, 2002.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, Maria Bruggemann dos ; OLIVEIRA, Maria de Emília . Avaliar para transformar e sedimentar uma pratica coletiva. In: III COBEON:Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal., 2002, Bahia, 2002.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; SANTOS, O. M. B. . Humanização e Cultura no processo de nascimento. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba, 2001.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; ADÉLIACONCEIÇÃO, R. . Avaliar pra transformar esedimentar uma prática educativa e coletiva. In: 53 Congresso Brasileirode Enfermagem, 2001, Florianópolis, 2001.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ALTOFF, C. R. ; CORDEIRO, E. . Ensinando e aprendendo na comunidade. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba, 2001.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; TEXEIRA, A. ; PEREIRA, T. ; PEREIRA, M. ; RIBEIRO, J. . A criatividade como forma de trabalhar verminoses no cotidiano decrianças e adolescentes. In: 53 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001, Curitiba, 2001.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; RASSELLE, T. ; TEXEIRA, A. ; PEREIRA, M. ; RIBEIRO, J. . A abordagem lúdica naeducação sexual com crianças e adolescentes. In: 53 Congresso Brasileiro deEnfermagem, 2001, Curitiba, 2001.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. B. ; OLIVEIRA, M. E. ; MONTICELLI, M. ; GREGÓRIO, V. R. . Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da UFSC: integrando a docência e assistência. In: 52 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife. Caderno de resumos, 2000. p. 165.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. ; ROSINETE . Encontro de pais e bebês: um espaço para troca de vivências. In: 52 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife. Caderno de Resumos, 2000. p. 448.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. ; OLIVEIRA, M. E. . A humanização do Processo do Nascimento. In: 52 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife. Caderno de Resumos, 2000. p. 533.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Propondo um referencial teórico para guiar o processo educativo. In: 52 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife. Caderno de Resumos, 2000. p. 191.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SSNTOS, O. M. B. ; OLIVEIRA, M. E. . A humanização da assistência durante o processo do nascimento. In: ConferênciaInternacional sobre a Humanização durante o Pocesso de Nascimento, 2000, Fortaleza. Caderno de Resumos, 2000. p. 63.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. ; OLIVEIRA, M. E. . A simbologia das mãos na humanização do processo do nascimento. In: Conferência Internacional sobre a humanizaçào do parto e do nascimento, 2000, Fortaleza. Caderno de Resumos, 2000. p. 98.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Vivenciando o processo educativo em enfermagem com gestantes de alto risco e seus acompanhantes. In: Conferência Internacional sobrea humanização do parto e do nascimento, 2000, Fortaleza, 2000. p. 21.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. ; CONCEIÇÃO, R. A. . Encontro de pais e bebês: um espaço de troca de vivências. In: Conferência Internacional sobre a humanização do parto e nascimento, 2000, Fortaleza, 2000. v. 111.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. ; DEIDRE, M. ; OLIVEIRA, Z. A. . Grupo de gestantes ou casais grávidos:Uma pratica educativa e interdisciplinar. In: Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus, 2000, Florianópolis. Anais do Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus, 2000. p. 330-333.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; KEMPER, R. S. W. ; ROSA, S. . Fortalecendo o potencial para o autocuidado do trinomio mãe/filho/acompanhante no puerpério em nível hospitalar e domiciliar, estimulando a participação do acompanhante. In: 52 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, REcife, 2000. p. 516.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: Uma experiênciaeducativa e interdisciplinar. In: SEPEX, 2000, Florianópolis, 2000.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; DOSSANTOS, O. B. ; DEIDRE, M. D. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Encontro de pais e bebês. In: SEPEX, 2000, Florianópolis, 2000.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Saude da Mulher:uma experiência educativa junto a comunidade. In: 2 Congresso Brasileiro deEnfermagem Obstétrica e Neonatal, 1999, Rio dejaneiro. Caderno de Resumos, 1999.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Vivenciando o processo educativo em enfermagem com gestantesde alto risco e seus acompanhantes. In: 2 Congresso Brasileiro de Enfermagem Oobstétrica, 1999, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 1999. p. 89.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; NITCSCHKE, R. . O que a enfermagem anda fazendo por aí nestes 30 anos. In: 1 Salao de Cultura e extensão, 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos, 1999. p. 93.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, O. M. B. . O prazer de vivenciar o processo de gestação e parto. In: Congresso Panamericano de Enfermeria, 1999, Florianópolis. Caderno de Resumos, 1999.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; BRUGMANN, O. M. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: um espaço de reflexão sobre a maternidade e paternidade. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem 50, 1998, Salvador. Caderno de Resumos, 1998.

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Qual o significado da filosofia para a enfermagem. In: 50 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998, Salvador, 1998. p. 216.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; DOSSANTOS, O. M. B. ; JULIA, L. D. . Humanizando o cuidado-Maternidade do Hospital universitário: Enfermeiros vivenciando a interdisciplinaridade. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, os 70 anos da ABEN e as perpectivas para o próximo milênio, 1996, São Paulo. Livro de Resumos, 1996. p. 300.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. F. V. . Filosofia da Enfermagem. In: Seminário internacional de Filosofia e Saúde II, 1996, Florianópolis. Caderno de Resumos, 1996.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, A. R. . Opinião e aceitação de puérperas e profissionais de saúde sobre o alojamento conjunto da Maternidade Darcy Vargas. In: Seminário de Pesquisa em Enfermagem, 1995, Ribeirão Preto. Programa e Resumos. 8. Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem-11 a 13 de julho de 1995, 1995. p. 173.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; SCHUMACKER, B. ; SOAR, J. . Banho do Recém-Nascido: divergências de Pensamentos e práticas. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995, Goiânia, 1995. p. 985.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FAVERSANI, M. C. . Compreendendo a mulher como sujeito de sua vida-Uma abordagem de ensino-aprendizagem através da extensão. In: 47 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1995, Goiania, 1995. p. 992.

  • SANTOS, E. K. A. ; SOUZA, KLEYDE VENTURA DE ; ALVES, HERDY VALDECYR ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . PARIR E NASCER NUM NOVO TEMPO: O SIGNIFICADO SOBRE O PARTO DOMICILIAR PLANEJADO ASSISTIDO PELA EQUIPE HANAMI. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis , 2017.

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, A. R. . O acompanhante no processo de nascimento. PROENF. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM. SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE , 2017.

  • FRANCISCO, B. S. ; SOUZA, B. S. ; VITORIO, M. L. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. . Percepções paternas: vivência do processo de nascimento.. REME. Revista Mineira de Enfermagem , 2015.

  • FRANZ, B. P. ; FERNANDES, M. S. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; PETERS, Vitória Gregório ; LIMA, M. M. . VISITAS DE GESTANTES À MATERNIDADE: ESTRATÉGIA PARA HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; LIMA, M. M. . O PERÍODO PÓS-PARTO NA PERCEPÇÃO DE PUÉRPERAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, M. I. C. ; LIMA, M. M. . GRUPO DE GESTANTES E REDES SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Gestação, do parto e da amamentação: cuidados, avanços e lacunas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, M. I. C. . GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: 20 ANOS DE EXTENSÃO, APROXIMANDO A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VARGAS, C. P. ; GIACOMINI, D. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; SCHULZ, T. ; DALCASTAGNE, S. ; GENTIL, L. ; A, E. ; NUNES, J. ; PACHECO, F. ; FABRIN, C. ; MALAQUIAS, A. S. . A promoção da saúde e a interdisciplinaridade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; BERTOLDO, I. E. B. ; FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. . SIGNIFICADO DO ALEITAMENTO MATERNO PARA AS PUÉRPERAS DO GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FERNANDES, M. S. ; FRANZ, B. P. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; LIMA, M. M. . Vivência do pós-parto na voz das mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GIACOMINI, D. ; ERDMANN, A. ; DALCASTAGNE, S. . PE/ Saúde: diálogo entre o Serviço e Universidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . Grupo de gestantes e casais grávidos: aprendendo e ensinando com a comunidade há 18 anos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e casais grávidos: articulando, o ensino a pesquisa e a extensão.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, M. I. ; BERTOLDO, Ingrid Elizabete Bohn . Grupo de gestantes e casais grávidos : 17 anos articulando conhecimentos e experiências com a comunidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOLSONI, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; OLIVEIRA, S.N. . Queria parto normal, mas foi cesárea: sentimentos de mulheres. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; COPELLI, F. H. S. ; ROCHA, L. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . Cesárea e seus motivos: relato de puérperas e acompanhantes.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, M. I. ; CLASEN, M. C. . Grupo de gestantes e casais grávidos: 17 anos articulando conhecimentos experiências com a comunidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PEDRA, M. C. ; AIRES, L.C.P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira . A prática do aleitamento materno das mães participantes dos reencontros de pais e bebês: limitações e superações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; REGIS, Maria Isabel . Grupo de gestantes e casais grávidos: uma trajetória de 17 anos junto a comunidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARAGNO, S. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo educativo com pessoas idosas com diabetes: tecnologia e estratégia para aderência aos cuidados com diabetes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MULLER, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Prática educativa: uma oportunidade de reflexão, diálogo e adequação do cuidado ao recém-nascido no centro obstétrico.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MULLER, E. B. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Divergências em relação aos cuidados prestados ao Recém-nascido no Centro Obstétrico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. E. S. ; BOLSONI, E. B. ; RIOS, J. G. B. ; ORLANDINI, R. F. ; LANCINI, A. ; ZAMPIERI, M. F. M. . ZAMPIERI, M. F. M. . Percepção da atenção ao idoso na percepção do profissional de saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BUENDGENS, Beatriz Belém ; ZAMPIERI, M. F. M. . A ADOLESCENTE GRÁVIDA NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; ROCHA, L. ; REGIS, Isabel . GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: SIGNIFICADOS PARA A SOCIEDADE NOS 15 ANOS DE EXTENSÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Izabel ; SCHEID, DEBORA ; ROCHA, L. . Perfil dos acompanhantes do grupo de gestantes e casais grávidos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; ROCHA, L. ; REGIS, Isabel . Grupo de gestantes e casais grávidos: significados para a sociedade nos 15 anos de extensão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GREGÓRIO, Vitória Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; ROCHA, L. ; SCHEID, DEBORA ; REGIS, Isabel . Por que cesárea?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Estande do grupo de gestantes e casais grávidos: compartilhando conhecimentos e experiências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, S.N. ; AIRES, L.C. dos P. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; OLIVEIRA, Z. A. ; REGIS, Maria Isabel . Grupo de gestantes e Casais Grávidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; BUENDGENS, Beatriz Belém ; GUESSER, Joice Cristina ; JUNCKES, Jerusa Mendes ; RODRIGUEZ, INGRID GONÇALVES . Envolvimento do pai no processo de nascimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ALVES, Aline ; ALBINO, A.T. . Mudanças na gravidez na gravidez na ótica das adolescentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FERNANDES, Camila MAriano ; GREGÓRIO, V. R. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Construindo um W|Eb site para o grupo de gestantes ou casais grávidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTOLDO, Ingrid Elizabete Bohn ; ZAMPIERI, M. F. M. ; AIRES, L.C.dos P. ; OLIVEIRA, S.N. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; GREGÓRIO, Vitória Peters . O aleitamento materno: narrativas das puérperas no reencontro de pais e bebês. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; AIRES, L.C. dos P. ; OLIVEIRA, S.N. ; REGIS, Isabel . Grupo de gestantes e casais grávido: uma iniciativa quevem dando certo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STELLE, Carolina ; RIBEIRO, Jana InÊS ; MOREIRA, M. C. ; ZAMPIERI, M. F. M. . MEU FILHO NASCEU E AGORA? SER MÃE E MULHER. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, Izabel ; OLIVEIRA, S.N. ; AIRES, L.C.dos P. . O PARTO NA PERCEPÇÃO DAS MULHERES: NARRATIVAS NO ENCONTRO DE PAIS E BEBÊS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Izabel ; OLIVEIRA, S.N. ; AIRES, L.C. dos P. . Grupo de gestantes e casais grávidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Qualificação da atenção e dos Recursos Humanos de Enfermagem em Saúde da mulher e do Recém Nascido. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DAROS, D. Z. ; HESS, P. T. ; SULSBACH, P. ; ZAMPIERI, M. F. M. . Socialização de conhecimentos e experiências sobre o processo de nascimento e tecnologias do cuidado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JUNCKES, Jerusa Mendes ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BUENDGENS, Beatriz Belém ; GUESSER, Joice Cristina . Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; FERNANDES, Camila MAriano ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; BRASIL, C. . GRUPO DE GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS: OPORTUNIDADE PARA SOCIALIZAR CONHECIMENTOS, EXPERIÊNCIAS E FORTALECER A AUTONOMIA,. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; ZAMPIERI, M. F. M. ; PADILHA, Maria Itayra ; BORENSTEIN, M. S. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: 13 anos de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; OLIVEIRA, Z. A. ; REGIS, Maria Isabel ; FERNANDES, Camila MAriano . Grupo de gestantes ou casais grávidos: educando e cuidando nesses treze anos de história. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Atualização do Pré-natal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória R Peters ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; BRASIL, C. ; REGIS, Maria Isabel . Grupo de gestantes ou casais grávidos: contribuições para a vivência do processo de nascimento e para mudanças na atenção à saúde da clientela. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; DAROS, D. Z. ; HESS, P. T. ; SULSBACH, P. . Socialização de conhecimentos e experiências sobre o processo de nascimento e tecnologias do cuidado: contribuições e benefícios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JUNCKES, Jerusa Mendes ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BUENDGENS, Beatriz Belém ; GUESSER, Joice Cristina . Participação do pai no processo de nascimento em uma unidade de atenção básica.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Cuidado humanizado no pré-natal: Um olhar para além das divergências e convergências.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; JUNCKES, Jerusa Mendes ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . contribuição do grupo de gestantes ou casais na participação e inserção do acompanhante no processo de nascimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, V. R. ; SILVA, J. . ROCESSO EDUCATIVO: POSSIBILIDADE PARA TRANSFORMAÇÃO, CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA REALIDADE, DE POSTURAS E ATITUDES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; ERDMANN, A. L. . Cuidado Humanizado: Um olhar para além das divergências e convergências.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; SOUZA, J. M. . . Grupo de gestantes ou casais grávidos:10 anos junto à comunidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; FRANK, S. . . Reencontro de país e bebês: oportunidade para a mulher e a família narrar o vivido durante o processo de nascimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; TAVARES, C. M. A. ; HAMES, M. L. . O processo de viver e ser saudável das mulheres e o climatério. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Teorias de Enfermagem e Imogene King Teorias de Enfermagem e Imogene King. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Políticas de saúde; legislação em Enfermagem Obstétrica, Tecnologias apropriadas em Obstetrícia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Capacitação técnica/pedagógica da Escola Técnica de Saúde Climatério. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; BENEDETTI, Tânia Bertoldo ; BONETI, Albertina ; MARTINS, Haimée Lent . O lúdico no processo de viver e aprender. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; BUZZELO, Cristiane . Grupo de gestantes ou casais grávidos: ensinado e aprendendo com a comunidade.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; SANTOS, Odaléa Maria B dos . A simbologia das mãos na humanização do processo de nascimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; REGIS, Maria Isabel ; BUZZELO, Cristiane . Perfil dos participantes do grupo de gestantes ou casais grávidos.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Humanização e trabalho: Sentido e razão na enfermagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Experiências de Humanização no Parto e Nascimento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes ou casais Grávidos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Gestação de alto risco. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Vivenciando o processo educativo em enfermagem com gestante de alto risco e seus acompanhantes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Propondo um referencial teórico para guiar o processo educativo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Encontro de pais e bebês: um espaço de troca de vivências. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Consulta de Enfermagem a gestante. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . O prazer de vivenciar o processo e gestação e do parto. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Manejo de gestações de alto risco. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Palestrante do tema Puerpério Normal e Patológico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e ou casais grávidos; um espaço de reflexão sobre a maternidade e paternidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Qual o significado da filosofia para a enfermagem. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Manejos das gestações de risco. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; ECKERT, E. R. ; BARRETO, C. S. . Aprendendo saúde e doença com o olhar da teoria dos miasmas: umacaminhada pela história. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; MARIABRUGGEMAN, O. ; OLIVEIRACUSTÓDIO, Z. . Grupo de gestantes ou casais grávidos: uma experiência interdisciplinar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Humanizando o cuidado do hospital universitário: enfermeiros vivenciando a interdisciplinaridade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. ; SERVELIN, H. ; BEDIM, M. L. ; MONGUILHOT, L. ; MEROLA, E. D. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; FONTANA, L. M. ; ANDRADE, V. V. ; COSTA, W. R. ; NOBREGA, N. M. L. ; PEREIRA FILHO, A. W. ; PEREIRA, Q. R. ; ZAMPIERI, Maria de Fátima . Memórias compartilhadas 2017 (Textos sobre a extensão na UFSC- livro Trajetórias e Desafios).

  • SOUZA, A. I. J. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; MELLO, D. F. ; GOMES, F. A. . Módulo V - Introdução à saúde materna, neonatal e do lactente no contexto das redes de atenção à saúde. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013 (Curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem).

  • ZAMPIERI, M. F. M. ; GOMES-SPONHOLZ, F. ; OLIVEIRA, M. E. ; ROCHA, P. K. ; FURTADO, M. C. C. ; VIDUEDO, A. F. S. . Módulo VI - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013 (Curso de especialização em linhas de cuidado em enfermagem).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e casais grávidos. Florianópolis: Editora UFSC, 2010 (Textos sobre a extensão na UFSC- livro Trajetórias e Desafios).

  • ZAMPIERI, M. F. M. . Cuidado humanizado no pré-natal: um olhar para além das divergências e convergências. 2006 (tese).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ZAMPIERI, M. F. M. . Membro do Departamento científico de Atenção Primária À saúde da Família. 2015.

ZAMPIERI, M. F. M. . Participação na comissão de sistematização da Assistência à saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. 2010.

ZAMPIERI, M. F. M. . Protocolo da Saúde da mulher do Município de Florianópolis. 2009.

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo interdisciplinarde assessoria a Maternidade do Hospital Universitário. 2000.

ZAMPIERI, M. F. M. . comissão em prol do Título Maternidade Segura. 1999.

ZAMPIERI, M. F. M. . Assessoria à Secretaria Municipal de Saúde no Projeto: Capital Criança- na área da saúde da mulher.. 1997.

ZAMPIERI, M. F. M. . Comissão de Incentivo ao Aleitamento Materno - Hospital Amigo da Criança.. 1996.

ZAMPIERI, M. F. M. . Assessoria ao Comite Estadual de Mortalidade de Santa Catarina. 1995.

ZAMPIERI, M. F. M. . assessoria maternidade na implantação da maternidade do Hospital universitário da UFSC. 1994.

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem Obstétrica - SENAC/Lages. 2011.

ZAMPIERI, M. F. M. . Tutoria do PET saúde na unidade de saúde da Agronômica, Monte Cristo e Sco dos Limões. 2011.

ZAMPIERI, M. F. M. . Tutoria do PET saúde na unidade de saúde da Agronômica, Monte Cristo e Sco dos Limões. 2010.

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica UniSUL. 2009.

ZAMPIERI, M. F. M. ; CARTANA, Maria do Horto ; HEIDEMANN, I. T. S. B. ; SPRICIGO, Jonas Salomão . Tutoria no pET-Saúde. 2009.

ZAMPIERI, M. F. M. ; BOEHS, Astrid Eggert ; CARTANA, Maria do Horto . Participação do colegiado do Pró-saude. 2009.

ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; REGIS, Maria Isabel ; BRASIL, C. ; HORn, Carolina . GRUPO DE GESTANTES OU CASAIS GRÁVIDOS: SIGNIFICADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA GESTANTES, ACOMPANHANTES, ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE.. 2008.

Gelbe, Francine ; NASCIMENTO, Eliane Regina Pereira ; Ramos, Flávia Regina Souza ; ZAMPIERI, M. F. M. . Comissão para elaboração do projeto de mestrado profissional em enfermagem. 2008.

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Especialização em Enfermagem no Cuidado à Mulher no Âmbito da Saúde Coletiva. 2008.

ZAMPIERI, M. F. M. ; GREGÓRIO, V. R. ; CUSTÓDIO, Z. ; REGIS, Isabel ; MENDES, J. . ProEXTENSÂO- 2007- Grupo de gestantes ou casais grávidos. 2007.

ZAMPIERI, M. F. M. ; SILVA, D. E. ; SANTOS, E. K. A. ; PEREIRA, K. G. ; LOEFFLER, C. I. . O enfermeiro na atenção básica à saúde da mulher. 2007.

Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos ; MONTICELLI, M. ; OLIVEIRA, M. E. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BRUGGEMMANN, O. M. ; GREGÓRIO, Vitória Peters . Perfil e percepções de egressos do curso de especialização em enfermagem obstétrica da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. 2006.

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes ou casais grávidos. 2002.

SANTOS, Odaléa Bruggeman dos ; ZAMPIERI, M. F. M. ; NASCIMENTO, M. G. ; GREGÓRIO, Vitória Peters ; MONTICELLI, M. . Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica. 2002.

ZAMPIERI, M. F. M. ; VERDI, M. ; FAVERSANI, M. C. . Projeto de pesquisa intitulado: Enfermagem na atenção primária de saúde. textos fundamentais (projeto de produção cientifica). 2001.

ZAMPIERI, M. F. M. . Ensinando e aprendendo na comunidade. 2000.

ZAMPIERI, M. F. M. ; SANTOS, Odalea Maria Bruggmann dos ; CUSTÓDIO, Z. A. O. . Grupo de gestantes ou casais grávidos. 1996.

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e casais grávidos: compartilhando conhecimentos e experiências. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ZAMPIERI, M. F. M. ; WOSNI, A. ; SPRICIGO, Jonas Salomão . Globo Universidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ZAMPIERI, M. F. M. . PAis de primeira viagem. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZAMPIERI, M. F. M. ; PETERS, Vitória Gregório ; CUSTÓDIO, Zaira Aparecida de Oliveira ; COPELLI, FERNANDA HANNAH DA SILVA ; FRANCISCO, B. S. ; SOUZA, B. S. ; VITORIO, M. L. . História, Significados, contribuições e impacto do grupo de gestantes e casais grávidos.. 2015. (Relatório de pesquisa).

ZAMPIERI, M. F. M. . Estratégias para o Desenvolvimento de Cursos de Gestantes/Casais Grávidos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. . Relato de Experiência do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos do Hospital Universitário da UFSC. 2013. .

SOUZA, A. I. J. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; MELLO, D. F. ; GOMES, F. A. . Módulo V- Introdução Materna Neonatal e do lactente no contexto das redes de atenção. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização em Linhas de Enfermagem -Florianópolis).

ZAMPIERI, M. F. M. ; GOMES, F. A. ; OLIVEIRA, M. E. ; ROCHA, P. K. ; FURTADO, M. C. C. ; VIDUEDO, A. F. S. . Módulo VI_ Enfermagem na atenção à saúde materno-infantil: pré-natal. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização em Linhas de Enfermagem -Florianópolis).

SOUZA, A. I. J. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; MELLO, D. F. ; GOMES, F. A. . Módulo V- Introdução Materna Neonatal e do lactente no contexto das redes de atenção. 2013. (Curso de Especialização em Linhas de Enfermagem -Florianópolis).

ZAMPIERI, M. F. M. ; GOMES-SPONHOLZ, F. ; OLIVEIRA, M. E. ; ROCHA, P. K. ; FURTADO, M. C. C. ; VIDUEDO, A. F. S. . Módulo VI_ Enfermagem na atenção à saúde materno-infantil: pré-natal. 2013. (Curso de Especialização em Linhas de Enfermagem -Florianópolis).

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Especialização em Enfermagem no Cuidado à Mulher no Âmbito da Saúde Coletiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, E. K. A. ; ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA,M.C de ; CARCERERI, D.L. ; CORREA, A. P. ; TOGNOLI,H . Módulo Saúde da Mulher - Enfermagem -. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - pesquisa).

Oliveira, C.S. de ; GONÇALVEZ,|D. ; SILVA, D. E. ; CARDOSO, F.V. ; Santos, Adriana ; Knobel, Roxana ; ZAMPIERI, M. F. M. ; BECKER, E. ; Castanhel,M. ; PAIXÃO, M. ; DOHMS, M. ; JUSTINO, A. L.A. ; LOEFFER, C.I. ; ESPINDOLA, n. L. ; MANFROI,A. ; FERREIRA, R. ; TARTARI, Ramon ; FERREIRA, a.C.A. ; VIDOR, Ana CRistina . Protocolo da saúde da mulher. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - pesquisa).

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Especialização em Obstetricia na UniSUL - Coordenadora da disciplina Enfermagem na Assistência à mulher. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRACUSTÓDIO, Z. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, Maria Izabel . grupo de gestantes ou casais grávidos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. . Capacitação de tutores da rede amamenta Brasil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Obstetricia Em Enfermagem obstétrica e Neonatal Unisul - disciplina Enfermagem na Assistência a Mulher na Gravidez. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZAMPIERI, M. F. M. . I Seminário de Pré-natal para Enfermeiros da Rede de atenção Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. . Curso de Especialização em Enfermagem no Cuidado à Mulher no Âmbito da Saúde Coletiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZAMPIERI, M. F. M. . Atualização do Pré-natal. 2008. .

ZAMPIERI, M. F. M. ; CUSTÓDIO, Z. A. O. ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters . Grupo de gestantes ou casais grávidos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, Zaira Custódio de ; GREGÓRIO, Vitória Regina Peters ; REGIS, Maria Isabel . grupo de gerstantes ou casais grávidos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; BUGGEMANN, O. M. . Oficina sobre a humanização no processo de nascimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. ; BRUGGEMMANN, O. M. ; OLIVEIRA, M. E. . Treinamento para enfermeiros na área da sáude da mulher da Secretaria Municipal de São José. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. ; BRUGGGEMANNN, O. M. ; OLIVEIRA, M. E. . Humanização de Assistência durante o processo de nascimento. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. ; VERDI, M. ; RINALDI, C. ; BOERS, A. ; FAVERZANI, C. ; NASCIMENTO, M. G. ; ALONSO, I. ; GARCIA, O. R. . Enfermagem na Atenção Primaria de Saúde. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - pesquisa).

ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; BRUGGEMANN, O. M. . Humanização no nascimento: uma construção coletiva. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. . Treinamento da triagem e ginecologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. E. ; BRUGGEMAN, O. M. . A humanização da assistência durante o processo de nascimento. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZAMPIERI, M. F. M. . Participação em banco examinadora, na condição de presidente, do trabalho de conclusão de curso Intitulado: Compartilhando, através do cuidado de enfermagem, o saber em planejamento familiar, buscando a promoçãoo do autocuidado em saúde em indivíduos em idade fértil. 1999. (Banca examinadora).

ZAMPIERI, M. F. M. ; WOSNI, A. ; SPRICIGO, Jonas Salomão . Globo Universidade. 2011.

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e casais grávidos. 2011.

ZAMPIERI, M. F. M. . Cuidados com o recém-nascido e amamentação. 2011.

ZAMPIERI, M. F. M. . A participação do pai. 2010.

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de Gestantes e Casais Grávidos completa 15 anos. 2011 (Extensão) .

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e casais grávidos: compartilhando conhecimentos e experiências. 2011 (Extensão) .

ZAMPIERI, M. F. M. . Grupo de gestantes e casais grávidos. 2010 (Extensão) .

ZAMPIERI, M. F. M. . Suplemente do Colegiado PEN-UFSC. 1998 (Administração) .

ZAMPIERI, M. F. M. ; BRUGGEMANN, O. M. ; CUSTÓDIO, Z. . Grupo de gestantes ou Casais Grávidos. 1996 (Extensão) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Trajetória histórica de 20 anos do grupo de gestantes e casais grávidos:Perfil, percepções, Contribuições, Impacto, Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental com o envolvidos (gestantes e acompanhantes, discentes e profissionais Objetivo geral: Conhecer o impacto e significado do grupo de gestantes e casais grávidos e reencontros de pais e bebês para os envolvido s no processo ao longo de sua trajetória histórica Objetivos específicos: ? Identificar o significado do grupo de gestantes ou casais grávidos para as gestantes, acompanhantes, acadêmicos e profissionais de saúde. ? Conhecer as contribuições do grupo para gestantes, puérperas, acompanhantes, discentes e profissionais. ? Conhecer o perfil dos participantes e os temas mais abordados; ? Conhecer a percepção das gestantes/acompanhantes sobre a gestação, parto e puerpério ? identificar como se dá o aleitamento , as limitações e potencialidades e formas de superação no processo de amamentar; ? identificar se o grupo de gestantes atende os princípios de educação, autonomia e interdisciplinaridade e de promoção da saúde ? conhecer a evolução históricas do grupo; ? identificar se o desenvolvimento do grupo de gestantes e casais grávidos provoca impacto e transformações no processo de nascimento e na área obstétrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (55) / Especialização: (3) . , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Vitória Gregório Peters - Integrante / Zaira Aparecida de Oliveira Custódio - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Grupo de gestantes e casais grávidos: universidade interagindo com a comunidade, Descrição: O objetivo geral deste trabalho é prestar um atendimento educativo e interdisciplinar aos casais grávidos e as gestantes do 4º ao 8º mês de gravidez e propiciar um espaço de aprendizagem e pesquisa para discentes e profissionais.Objetivos específicos: Oportunizar a troca de experiências e informações entre as gestantes e/ou casais grávidos sobre o ciclo grávido puerperal, a partir dos temas de interesse do grupo;Desenvolver uma tomada de consciência corporal e postural; Orientar técnicas de respiração e relaxamento; Propiciar espaços para expressão de sentimentos, necessidades, vivências emocionais, anseios, expectativas, dúvidas em relação ao processo de nascimento e novos papéis assumidos pela gestante, companheiro e família neste processo; Desenvolver pesquisas interdisciplinares, a partir das experiências vivenciadas no grupo; Oportunizar a participação de profissionais de outras instituições como observadores das atividades desenvolvidas no grupo, para que divulguem e multipliquem esta experiência em suas realidades;Servir de campo de ensino-aprendizagem para alunos da graduação e pós-graduação de diferentes cursos da área de saúde; Promover visita à Maternidade do HU;Acompanhar eventualmente as gestantes em seu trabalho de parto no Hospital Universitário;Realizar o reencontro de pais e bebês, trazendo a tona trajetória vivenciada pela mulher e família durante o processo de nascimento e procurando avaliar as atividades do grupo de gestantes ou casais grávidos;Divulgar suas atividades e produção científica no meio universitário em eventos organizados por esta instituição ou não, em nível municipal, estadual ou internacional; Criar um site do grupo de gestantes ou casais grávidos;Atualizar página do grupo no facebook;Acompanhar as gestantes da rede Básica na visita à maternidade do HU, contribuindo na proposta do programa Rede Cegonha; Organizar e desenvolver atividades na Semana de pesquisa e extensão da UFSC- SEPEX Projeto educativo, interdisciplinar, coletivo, gratuito, direcionado às gestantes e aos acompanhantes, discentes da graduação e pós-graduação e profissionais de saúde da rede pública e privada, desenvolvido no Hospital Universitário desde 1996 e coordenado por docentes do Departamento de Enfermagem e Psicóloga do HU, guiado por pressupostos da filosofia da maternidade do referido hospital, os quais têm como eixos principais a humanização do cuidado; a autonomia da clientela e a interdisciplinaridade e também pela promoção da saúde. Os encontros de cada grupo são realizados semanalmente no Núcleo de Capacitação Técnica durante oito semanas, sendo ofertadas 25 vagas para as gestantes e seus acompanhantes. São realizados quatro grupos por ano. Os encontros são constituídos de três grandes momentos: a)conscientização corporal, relaxamento e respiração, b)lanche e c)tematização. Os temas são definidos pelos participantes no primeiro encontro e abrangem a gravidez, o aleitamento, a alimentação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê. São desenvolvidos por meio de oficinas, exposição do tema, trabalhos e discussões em subgrupos, troca de experiências, demonstrações práticas, atividades lúdicas e artísticas. No último encontro é realizada a visita à maternidade, uma confraternização entre os participantes, por meio da brincadeira do ?amigo secreto? e a avaliação das ações. Após o último nascimento do bebê das gestantes que participam do grupo é realizado o reencontro de pais e bebes.Os grupos são monitorizados por meio de: ficha de inscrição; listas de frequência do grupo; lista de participantes; lista de endereços e email, lista de visitantes do grupo; fichas de perfil e avaliação do grupo, depoimentos de bolsistas, profissionais e acadêmicos das diversas áreas que participam do grupo; e-mail de cada grupo; e pesquisas envolvendo o grupo. Concomitante ao desenvolvimento do grupo são realizadas pesquisas sobre as boas pr. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Zaira Aparecida de Oliveira Custódio - Integrante / Vitória REgina Peters Gregório - Integrante / Maria Isabel Camargo Regis - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Enfermagem na atenção básica à saúde da mulher, Descrição: Trata-se da organização e atualização da publicação intitulada "Enfermagem na Atenção Primária à saúde da mulher" com 20 capítulos. Inicialmente será feita uma reunião com experts na área e distribuição dos temas das publicações aos autores envolvidos: Prevenção de câncer cérvico uterino, Detecção precoce de câncer de mama, Colpites e Cervicites, Planejamento Familiar, Modificações gravídicas e desconfortos na gravidez, atenção ao pré-natal, gravidez de risco, puerpério normal e patológico, aleitamento materno, violência à mulher, IST e climatério. Será realizada uma revisão dos últimos cinco anos sobre os temas centrais pelos responsáveis para elaboração de capítulos da publicação. Com base, nestas informações será feita uma atualização da publicação intitulada "Enfermagem na Atenção Primária à saúde da mulher" e introduzido outros capítulos com as lacunas existentes Sertão estabelecidas as normas quanto a redação, formatação,tópicos do conteúdos a serem abordados, bem com definição do número de páginas de cada capitulo. Os autores redigirão os textos de acordo com as normas estabelecidas Este material será revisado por experts da área, enviado para a revisão de português e encaminhado para publicação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Margarete Maria de Lima - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Compartilhando experiências na implementação de Diagnósticos de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, Descrição: BJETIVOS: GERAL: ? Compartilhar, com os enfermeiros das equipes de Saúde da Família, a implementação dos Diagnósticos de Enfermagem da CIPE na Atenção Primária à Saúde de Florianópolis. ESPECÍFICOS: ? Realizar oficinas com os enfermeiros da equipe de Saúde da Família, docentes e acadêmicos das últimas fases da Graduação de Enfermagem da UFSC sobre os Diagnósticos de Enfermagem da CIPE, em salas de aula. ? Realizar a Simulação Clínica com atores no Centro de Pesquisa em Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde- CEPETEC e nos consultórios das unidades de saúde ? Consolidar a implantação dos Diagnósticos de Enfermagem da CIPE na Atenção Primária e nos conteúdos programáticos do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. METODOLOGIA: Serão realizadas oficinas com estudos de caso, com o objetivo de desenvolver o raciocínio clínico e a discussão dos Diagnósticos de Enfermagem da CIPE, em salas de aula do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, com a participação dos enfermeiros da equipe de Saúde da Família, docentes e acadêmicos de enfermagem. Os conteúdos teóricos serão disponibilizados por correio eletrônico e a simulação clínica será realizada na UFSC- Departamento de Enfermagem, no Centro de Pesquisa em Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde- CEPETEC com a participação de atores, ou ainda, nos consultórios das unidades de saúde de Florianópolis com a participação dos usuários do serviço. Os Diagnósticos de Enfermagem da CIPE que serão trabalhados nesse projeto atenderão às necessidades da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem da SMS. Dessa forma as oficinas serão organizadas em conjunto com os enfermeiros das equipes de Saúde da Família.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Rosani Ramos Machado - Integrante / Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt - Integrante / Mara Ambrosina de Oliveira Vargas - Integrante / Maria Fernanda Baeta Neves Alonso da Costa - Integrante / Ivonete Teresinha Schulter Buss Heideman - Integrante / Jeferson Rodrigues - Integrante / MARIA DE FATIMA MOTA ZAMPIERI - Integrante / Saionara Nunes de Oliveira - Integrante / Elizimara Ferreira Siqueira - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade da atenção obstétrica e neonatal, Descrição: A proposta desta pesquisa tem como objetivo geral compreender o significado da Gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade da atenção obstétrica e neonatal na visão dos profissionais da saúde, gestores, gestantes, parturientes, puérperas, pais e familiares envolvidos no processo de nascimento. O método a ser utilizado nesse estudo será a Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados (TFD), como também é denominada. Esse método é caracterizado como variante do Interacionismo Simbólico, e busca compreender o significado das relações e interações entre os fenômenos sociais, o entendimento da realidade, bem como da vida e da ação humana no mundo real (STRAUSS; CORBIN, 2002; 2008). Assim, esse estudo de abordagem qualitativa será conduzido baseado nos princípios da amostragem teórica, sendo que a coleta e a análise dos dados serão realizadas em sequências alternativas, de maneira que a análise irá conduzir o processo de pesquisa, motivo pelo qual não é possível determinar de antemão o número de participantes do estudo. No entanto, pretende-se incluir pelo menos 30 participantes. O instrumento de coleta de dados será a entrevista em profundidade, a ser realizada com sujeitos diferenciados, tais como, profissionais da saúde, gestores, gestantes, puérperas, pais e demais familiares envolvidos no processo de nascimento. As entrevistas serão realizadas nas unidades básicas de saúde pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/SC, no centro obstétrico e no alojamento conjunto do Hospital Universitário da UFSC e na Maternidade Carmela Dutra que pertence à Secretaria Estadual de Saúde de Florianópolis/SC, durante o período de março a dezembro de 2015. Também será realizada observação participante nas referidas unidades. O processo de codificação será realizado através da codificação aberta, axial e seletiva, fases distintas, mas complementares e integradas. Na análise dos dados será utilizado o mecanismo analítico denominado paradigma, preconizado por Strauss e Corbin (STRAUSS; CORBIN, 2008), como instrumento facilitador, que envolve um esquema organizacional que ajuda a reunir e a ordenar sistematicamente os dados, e a classificar as conexões emergentes (estrutura e processo). Durante a realização do presente estudo serão elaborados memorandos, entre eles: notas de codificação, notas teóricas e notas operacionais, que referem-se aos registros escritos de análise. Além disso, também serão elaborados diagramas, que são mecanismos visuais que ilustram as relações entre os conceitos. Para atender aos critérios éticos da pesquisa, serão consideradas as recomendações da Resolução No 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisas envolvendo seres humanos (BRASIL, 2012), bem como, obter a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina e das Instituições onde a pesquisa será realizada. Além disso, também será considerada a autorização das respectivas Direções e Chefias de Enfermagem dos Hospitais, e das Chefias de Enfermagem das referidas unidades, a fim de validar a proposta de trabalho e poder divulgar as informações. Os participantes serão esclarecidos sobre os objetivos e a metodologia proposta, e será solicitado aos mesmos a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A opção por pesquisar essa temática se dá pela falta de estudos na área que abordem essa questão a partir de uma visão de conjunto, levando em conta o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Acredita-se que as iniciativas de pesquisa como esta, voltadas para a compreensão e a visão de conjunto sobre a atenção obstétrica e neonatal são necessárias e muito úteis, poderão subsidiar as discussões acerca da perspectiva de atendimento às gestantes, parturientes, puérperas, recém-nascidos e suas famílias que vivenciam o processo de nascimento,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Integrante / Evanguelia K. Atherino dos Santos - Integrante / Alacoque Lorenzine Erdmann - Integrante / Betina Horner S. Meirelles - Integrante / Marli Terezinha Stein Backes - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    GESTÃO DA MPLANTAÇÃO LABORATÓRIOS PRÁTICAS SIMULADAS ? CEPETEC ? Centro de Pesquisa em Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde, Descrição: Implantar um ambiente físico adequado aos requisitos necessários para efetiva utilização dos laboratórios de práticas simuladas da Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A metodologia utilizada inclui: Reuniões sistemáticas com a equipe gestora dos laboratórios de práticas simuladas para: analisar a estrutura física no segundo e terceiro piso que abriga estes laboratórios conhecer propostas de implantação de laboratórios de práticas simuladas já em funcionamento no país; viabilizar a adequada utilização dos equipamentos já adquirido e que demandam uma estrutura física especifica; aprimorar o conhecimento das estratégias de ensino que utilizam práticas simuladas e redefinir a área física inicialmente projetada para as atuais demandas do que se entende por prática simulada e do que se espera do processo ensino-aprendizado em enfermagem, para que nossos alunos desenvolvam ao longo dos cinco anos do curso proficiência em suas ações de enfermagem. Além disso, a equipe gestora organizará cursos de capacitação para o aperfeiçoamento pedagógico e de manejo adequado dos equipamentos adquiridos. Por fim,realizou-se um projeto justificando os ajustes na implantação e as atuais demandas de materiais e equipamentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Integrante / Jane Cristina Anders - Integrante / Jussara Gue Martini - Integrante / lúcia nazareth amante - Integrante / Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt - Integrante / MARIA ITAYRA COELHO DE SOUZA PADILHA - Integrante / Mara Ambrosina de Oliveira Vargas - Coordenador / VERA RADUNZ - Integrante.

  • 2013 - 2016

    História, Significados, contribuições e impacto do grupo de gestantes e casais grávidos., Descrição: rata-se de uma pesquisa qualitativa documental, descritiva e exploratória realizada com gestantes, acompanhantes, acadêmicos e profissionais de saúde que participam do grupo de gestantes ou casais grávidos, atividade de extensão desenvolvida desde 1996 por docentes do Departamento de Enfermagem e profissionais da maternidade do Hospital Universitário. Tem como objetivos: identificar o impacto e a importância do grupo de gestantes e casais grávidos para os participantes ao longo de sua trajetória histórica; compreender o significado e a contribuição do grupo para estes atores sociais e para a área obstétrica; conhecer o perfil dos participantes; saber como o trabalho realizado reforça os princípios de humanização, autonomia e interdisciplinaridade; identificar o impacto do grupo nas transformações do processo de nascimento na sociedade. O grupo de gestantes ou casais grávidos é uma atividade de extensão, gratuita, educativa e interdisciplinar desenvolvida nas dependências do HU há dezesseis anos. Tem como finalidades socializar conhecimentos e experiências sobre o ciclo grávido puerperal e possibilitar a expressão de sentimentos dúvidas e medos das gestantes e acompanhantes. Ademais realizar pesquisas que possam contribuir para a produção de conhecimento na área em consonância com o preconizado pela Universidade. Esta questão, aliada a necessidade de cientificamente conhecer a contribuição do grupo para os participantes e sociedade, bem como o número reduzido de publicações sobre a temática justificam o estudo. Os dados qualitativos serão coletados por meio de análise documental e entrevista individual semiestruturada até que haja saturação de dados. Os dados serão organizados, descritos, sintetizados e analisados, dando origem a categorias que favorecerão a compreensão do fenômeno O estudo potencializa o diálogo com a sociedade, contribui para a construção de conhecimentos e redirecionamento das ações do grupo de gestantes ou casais grávidos e, quiçá, para a transformação da realidade obstétrica. Descritores: educação, cuidado pré-natal, enfermagem obstétrica, saúde da mulher. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Vitória Regina Peters Gregório - Integrante / Zaira Aparecida de Oliveira Custódio - Integrante.

  • 2013 - 2015

    A interdisciplinaridade na promoção de saúde no âmbito da atenção primária, Descrição: Trata-se de uma pesquisa abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva, realizada em duas unidades de saúde. Coqueiros e Coloninha com os objetivos: identificar a compreensão dos profissionais de saúde sobre a promoção da saúde e a interdisciplinaridade em suas práticas? e conhecer como se dá a interdisciplinaridade no campo da promoção de saúde nas práticas desenvolvidas pelos profissionais no âmbito da atenção básica. Iniciou em 2013 com a elaboração do projeto e será dado continuidade em 2014.Os participantes serão profissionais de saúde de nível superior, médicos, dentistas, enfermeiros, profissionais do NASF, lotados nos Centros de Saúde de Coqueiros e Coloninha. A amostra será intencional, sendo que participarão no mínimo 1 integrante de cada Equipe de Saúde da Família. Os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados pela análise temática de Minayo:Constitui-se de três etapas: a) pré-análise, etapa em que se escolheu os documentos para análise, constituindo o corpus. Após realizou-se leitura aprofundada e uma pré-análise com base nos objetivos iniciais do estudo; b) exploração do material- consistiu na operação classificatória para compreensão do texto, estabelecendo-se os temas que agrupados por características comuns, originaram as categorias temáticas; e c) tratamento dos resultados obtidos e interpretação - análise dos dados com base em fundamentos teóricos. No desenvolvimento desta pesquisa foram respeitados os princípios da autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade previstos na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.Este estudo busca: ampliar conhecimentos sobre a questão da interdisciplinaridade e promoção na saúde na atenção básica que poderão servir de subsídios para o planejamento em saúde e atuação dos profissionais da área; gerar uma reflexão dos profissionais sobre suas práticas na atenção básica, o que poderá contribuir com mudanças de postura e transformações na assistência prestada; propiciar ensino-aprendizagem para acadêmicos de diferentes áreas de conhecimento e profissionais que atuam em nível local de saúde; produzir e divulgar conhecimentos sobre a temática em pauta; favorecer a integração entre o serviço e instituição de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    A interdisciplinaridade na promoção de saúde no âmbito da atenção primária, Descrição: Trata-se de uma pesquisa abordagem qualitativa do tipo exploratório-descritiva, realizada em duas unidades de saúde. Coqueiros e Coloninha com os objetivos: identificar a compreensão dos profissionais de saúde sobre a promoção da saúde e a interdisciplinaridade em suas práticas? e conhecer como se dá a interdisciplinaridade no campo da promoção de saúde nas práticas desenvolvidas pelos profissionais no âmbito da atenção básica. Iniciou em 2013 com a elaboração do projeto e será dado continuidade em 2014.Os participantes serão profissionais de saúde de nível superior, médicos, dentistas, enfermeiros, profissionais do NASF, lotados nos Centros de Saúde de Coqueiros e Coloninha. A amostra será intencional, sendo que participarão no mínimo 1 integrante de cada Equipe de Saúde da Família. Os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada. Os dados serão analisados pela análise temática de Minayo:Constitui-se de três etapas: a) pré-análise, etapa em que se escolheu os documentos para análise, constituindo o corpus. Após realizou-se leitura aprofundada e uma pré-análise com base nos objetivos iniciais do estudo; b) exploração do material- consistiu na operação classificatória para compreensão do texto, estabelecendo-se os temas que agrupados por características comuns, originaram as categorias temáticas; e c) tratamento dos resultados obtidos e interpretação - análise dos dados com base em fundamentos teóricos. No desenvolvimento desta pesquisa foram respeitados os princípios da autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade previstos na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.Este estudo busca: ampliar conhecimentos sobre a questão da interdisciplinaridade e promoção na saúde na atenção básica que poderão servir de subsídios para o planejamento em saúde e atuação dos profissionais da área; gerar uma reflexão dos profissionais sobre suas práticas na atenção básica, o que poderá contribuir com mudanças de postura e transformações na assistência prestada; propiciar ensino-aprendizagem para acadêmicos de diferentes áreas de conhecimento e profissionais que atuam em nível local de saúde; produzir e divulgar conhecimentos sobre a temática em pauta; favorecer a integração entre o serviço e instituição de formação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Tãnia Bertoldo Benedeti - Integrante / IVONETE TERESINHA SCHULTER B HEIDEMANN - Integrante / GILBERTO VERAS CALDEIRA - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Percepções sobre o processo saúde e doença e atenção á saúde na ótica da equipe multiprofissional e usuários da atenção básica, Descrição: Desenvolvimento de pesquisa como orientadora e tutora no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Ministério da Saúde de alunos de enfermagem, psicologia , nutrição, seviço social e medicina. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / IVONETE TERESINHA SCHULTER B HEIDEMANN - Integrante / CALVINO REIBNITZ JUNIOR - Integrante / CHARLES DALCANALE TESSER - Integrante / GILBERTO VERAS CALDEIRA - Integrante / JONAS SALOMAO SPRICIGO - Integrante / MARCO AURELIO DA ROS - Integrante / MARIA DO HORTO FONTOURA CARTANA - Integrante / MARIA FRANCISCA DOS SANTOS DAUSSY - Integrante / ROXANA KNOBEL - Integrante.

  • 2008 - 2010

    GRUPO DE GESTANTES OU CASAIS GRÁVIDOS: SIGNIFICADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA GESTANTES, ACOMPANHANTES, ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE., Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, descritiva e exploratória realizada com gestantes, acompanhantes, acadêmicos e profissionais de saúde que participam do grupo de gestantes ou casais grávidos. Tem como objetivos: compreender o significado e a contribuição do grupo para estes atores sociais; conhecer o perfil dos participantes; saber se o trabalho realizado atende os princípios de humanização, autonomia e interdisciplinaridade, preconizados pela filosofia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina; conhecer o papel do grupo na formação dos discentes e os temas abordados; identificar se grupo gera impacto e transformações no processo de nascimento e na sociedade. O grupo de gestantes ou casais grávidos é uma atividade de extensão, gratuita, educativa e interdisciplinar, desenvolvida nas dependências desta instituição há onze anos. Tem como finalidades socializar conhecimentos e experiências sobre o ciclo grávido puerperal e possibilitar a expressão de sentimentos dúvidas e medos das gestantes e acompanhantes. Um outro objetivo é realizar pesquisas que possam contribuir para a produção de conhecimento na área, em consonância com o preconizado pela Universidade. Esta questão, aliada a necessidade de cientificamente conhecer a contribuição do grupo para os participantes e sociedade, bem como o número reduzido de publicações sobre a temática justificam o estudo. Os dados qualitativos serão coletados por meio de análise documental e entrevista individual semi-estruturada até que haja saturação de dados. Os dados serão organizados, descritos e sintetizados e analisados e darão origem a categorias que favorecerão a compreensão do fenômeno. Poderá reforçar o diálogo com a sociedade, contribuir para a construção de conhecimentos e redirecionamento das ações do grupo de gestantes ou casais grávidos e, quiçá, para a transformação da realidade. Descritores: grupos, gestantes e acompanhantes, impacto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Zaira Custódio de Oliveira - Integrante / Vitória Regina Peters Gregório - Integrante / MAria Izabel Regis - Integrante / Cássia Brasil - Integrante / Carolina Horn - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Enfermeiro na atenção Básica de Saúde com a finalidade levantar e conhecer as áreas de atuação e práticas de saúde desenvolvidas pelos enfermeiros na atenção básica à saúde da mulher, em especial à gestante, no município de Florianópolis/SC, na ótica, Descrição: Trata-se de uma pesquisa quanti- qualitativa descritiva e exploratória que têm como objetivos levantar e conhecer as áreas de atuação e práticas de saúde desenvolvidas pelos enfermeiros na atenção básica à saúde da mulher, em especial à gestante, no município de Florianópolis/SC, na ótica destes atores sociais; identificar as barreiras que dificultam a implementação de ações de competência dos enfermeiros direcionadas a esta clientela e propor possibilidades que contribuam para a transformação da realidade existente. A primeira etapa da pesquisa, o estudo quantitativo, será realizado com todos os enfermeiros das unidades locais de saúde do município de Florianópolis e a segunda etapa, a pesquisa qualitativa, será desenvolvida apenas com enfermeiros que atuam na assistência às mulheres nas unidades de saúde já citadas. A coleta de dados quantitativos será realizada por meio de, enviado por correio, correio eletrônico ou entregue pessoalmente, e levantamento de dados advindos dos registros das produções dos enfermeiros nas unidades de saúde locais. Os dados qualitativos serão coletados por meio de entrevista individual semi-estruturada, constituída de perguntas abertas e fechadas e tópicos relacionados ao tema, em consonância com os objetivos, a revisão de literatura e o referencial teórico até que haja saturação de dados. Os dados serão organizados, descritos e sintetizados, sendo os quantitativos analisados estaticamente através da freqüência e percentagem e os qualitativos de acordo com a perspectiva de Moraes (2004) e Minayo (1999). Esse estudo poderá servir de subsídio para o planejamento, a sistematização da assistência e avaliação em saúde, estabelecimento de diretrizes para a educação permanente dos enfermeiros na área, intervenções nas práticas de cuidar da mulher e poderá ampliar o estado de arte sobre a atuação do enfermeiro na atenção básica à saúde da mulher e favorecer a integração docente assistencial, além de contribuir para elaboração de novas pesquis. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Coordenador / Daniela Eda Silva - Integrante / Evanguelia K. Atherino dos Santos - Integrante / Katiúscia Graziela Pereira - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Enfermagem na saúde da mulher e do Recém nascido: produção de conhecimento na graduação em Enfrmagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Descrição: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo conhecer a produção do conhecimento na área da mulhere do récem-nascido, a patrir dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos de graduação de enfermagem da UFSC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Integrante / Maria Emília de Oliveira - Integrante / Vtória Regina Gregório - Integrante / Odaléa Maria Bruggemmann - Integrante / Júlia da Silva - Integrante / Evanguelia K. Atherino dos Santos - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Perfil e percepções de egressos nocurso de especialização em Enfermagem Obstétrica da UFSC, Descrição: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quanti-qualitativa, visando conhecer o perfil e as percepções das enfermeiras egressas doCurso de Especialização em Enfermagem da Obstétrica da UFSC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria de Fátima Mota Zampieri - Integrante / Maria Emilia de Oliveira - Integrante / Vtória Regina Gregório - Integrante / Odaléa Maria Brugggemannn - Integrante / Evanguelia K. Atherino dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. , Cidade Universitária-Campus Universitário-Trindade, Trindade, 88000 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 88040 970, Telefone: (48) 3319480, Fax: (48) 3319787, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Hospital Universitário de Florianópolis

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1995 - 2001

Secretaria de Saúdedo Estado de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 8

1985 - 1994

Secretaria de Saúdedo Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou de 1982-1985 nO Hospital Colônia Santana na Psiquiatria- atenção aos pacientes agudos e cronicos psiquiátricos, usários de drogas e de alcool e Na maternidade Darcy Vargas em Joinvile, na assistência e assumindo a gerência de Enfermagem por 5 anos

1985 - 1994

Secretaria de Saúdedo Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: eNFERMEIRA, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhou na maternidade DArcy Vargas na assistência por 5 anos e os demais como gerente fe enfermagem nesta instituição

1983 - 1989

Secretaria de Saúdedo Estado de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 9

1983 - 1985

Secretaria de Saúdedo Estado de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ENfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhou na área de saúde mental e psiquiatria por 3 anos com pacientes agudos e cronicos, usuários de drogas e alcoolistas, sendo chefe de enfermagem psiquiática nO Hospital Psiquiátrico Colônia Santana de setembro de 1984 a stembro de 1985.

Atividades

  • 10/1985 - 09/1994

    Serviços técnicos especializados , Maternidade Darcy Vargas, Alojamento Conjunto.,Serviço realizado, Supervisora e chefiade secção de Enfermagem.

  • 10/1983 - 09/1985

    Serviços técnicos especializados , Hospital Colonia Santana, Unidade de Psiquiatria.,Serviço realizado, Chefe do setor de psiquiatria.

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Docente aposentado-Voluntário, Enquadramento Funcional: Docente aposentado, Carga horária: 8

1994 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor público-professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

  • 08/1999

    Extensão universitária , Hospital Universitário, Maternidade do Hu.,Atividade de extensão realizada, Comissão em prol do título Maternidade Segura.

  • 03/1996

    Extensão universitária , Hospital Universitário, .,Atividade de extensão realizada, grupo de gestantes ou casais grávidos.

  • 03/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Curso de Especialização em Obstetricia.

  • 03/1996

    Outras atividades técnico-científicas , Hospital Universitário, Hospital Universitário.,Atividade realizada, Membro efetivo da comissão multidisciplinarde Assessoria à Maternidade.

  • 10/1995

    Extensão universitária , Hospital Universitário, Maternidade do Hu.,Atividade de extensão realizada, Grupode gestantes ou casais grávidos.

  • 10/1994

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atenção Primária de Saúde- Saúde da Mulher-quarta fase-INT5130, Enfermagem Assistencial Aplicada-INT 5134, Enfermagem Obstétrica-sétima fase- NFR5306, Estágio Supervisionado II

  • 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Pós graduação de Enfermagem, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2005 - 01/2006

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO DE PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO AMBULATORIAL , ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O CICLO GRÁVIDO-PUERPERAL I

  • 11/2002 - 12/2003

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenação do curso de Enfermagem Obstétrica, ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O CICLO GRÁVIDO-PUERPERAL I

  • 08/2002 - 12/2003

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ministrou aulas na disciplina assistência de enfermagem durante o ciclo grávido-puerperal I, num total de 30 horas, Ministrou aulas na disciplina assistência de enfermagem durante o ciclo grávido-puerperal II, num total de 7 horas

  • 08/2002 - 11/2003

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Assistência de enfermagem durante o ciclo grávido-puerperal I, num total de 30 horas, Assistência de enfermagem durante o ciclo grávido-puerperal II, num total de 7 horas, Responsável pela área de pré-natal e puerpério ambulatorial na especialização em enfermagem obstétrica da UFSC, Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica-agosto de 2002 a novembro de 2003

  • 10/1996 - 10/2002

    Extensão universitária , Hospital Universitário, Maternidade do Hu.,Atividade de extensão realizada, COMISSÃO DE ASSESSORIA A MATERNIDADE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

  • 10/2000 - 12/2001

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Assistência de enfermagem durante o ciclo grávido-puerperal I, Assistência de enfermagem durante o ciclo grávido purperal II

  • 05/2000 - 05/2000

    Treinamentos ministrados , Universidade Federal de Santa Catarina, .,Treinamentos ministrados, Primeiro e terceiro módulo da maternidade segura

  • 05/1999 - 05/2000

    Ensino, Especialização Em Enfermagem Obstétrica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Enfermagem na atenção a mulher durante o processo de nascimento, Enfermagem na atenção a mulher nas intercorrências ginecológicas, orientação de monografia

  • 02/1996 - 09/1997

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde.,Atividade realizada, Curso de Especialização em projetos Assistenciaisde Enfermagem-Espensul-Rede de pós grduação-Repensul.

  • 01/1996 - 12/1996

    Extensão universitária , Hospital Universitário, Maternidade do Hu.,Atividade de extensão realizada, Comissão de Incentivo ao aleitamento materno-Hospital Amigo da Criança.

  • 10/1994 - 10/1996

    Extensão universitária , Hospital Universitário, Maternidade do Hu.,Atividade de extensão realizada, Comissão de Implantação da Maternidade do Hospital Universitário.

  • 10/1995 - 11/1995

    Treinamentos ministrados , Hospital Universitário, Maternidade do Hu.,Treinamentos ministrados, Treinamento teórico de Implantação daMaternidade

  • 01/1994 - 10/1995

    Outras atividades técnico-científicas , Hospital Universitário, Hospital Universitário.,Atividade realizada, Representante da UFSC na comissão interdisciplinar de assessoria para implantação da maternidade do Hospital Universitário.