Wendson de Oliveira Souza

Possui graduação em Engenharia Cartográfica (2009) e Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (2013), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, e Professor Assistente II de Geodésia e Topografia em regime de dedicação exclusiva do Departamento de Transportes, da Universidade Federal do Piauí, campus Teresina. Atua na área de Geociências, com ênfase em Ciências Geodésicas e nos temas: Integração de Posicionamento GNSS/Topografia, Ajustamento de Observações e Interferometria Radar por satélite.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Civil

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Métodos de posicionamentos espaciais para a avaliação da subsidência do solo em barragem hidrelétrica mediante técnicas GNSS e DInSAR,
Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral. Coorientador: Admilson da Penha Pacheco. Palavras-chave: Subsidência; Posicionamento por GNSS; Interferometria por Radar.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Geodésia Celeste. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia / Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

2010 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Aplicação de Métodos para Determinação do Desvio da Vertical na Integração de Posicionamento GNSS com Levantamentos Topográficos,Ano de Obtenção: 2013
Silvio Jacks dos Anjos Garnés.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Desvio da vertical; Posicionamento geodésico; Levantamento topográfico; Ajustamento de observações.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia / Especialidade: Topografia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ajustamento de Observações.

Graduação em Engenharia Cartográfica

2003 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Proposta de Aperfeiçoamento dos Levantamentos de Imóveis Rurais para Fins de Vistoria do INCRA
Orientador: Silvio Jacks dos Anjos Garnés

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Seminário de Docência Superior. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento para a INDE. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos, SPI, Brasil.

2013 - 2013

Autodesk Civil 3D. (Carga horária: 30h). , StudioCAD Projectos e Apresentacoes Ltda, STUDIOCAD, Brasil.

2012 - 2012

SIG Aplicado ao Planej de Corredores de Transporte. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2012

ArcGIS Desktop I e ArcGIS Desktop II - versão 10. (Carga horária: 40h). , Imagem Geosistemas e Comércio, IGC, Brasil.

2012 - 2012

Modelos do Geopotencial e Sistemas de Altitudes. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

AutoCAD Map 3D. (Carga horária: 32h). , StudioCAD Projectos e Apresentacoes Ltda, STUDIOCAD, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Vetorização em ArcGIS 9.3. (Carga horária: 50h). , 3ª Divisão de Levantamento do Exército Brasileiro, 3ªDL, Brasil.

2008 - 2008

Sen. Remoto: Princípios e Aplicações Geoambientais. (Carga horária: 8h). , Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinfomação, IISIMGEO, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Extensão AutoCAD 2006. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Topografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ajustamento de Observações.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Ferraz, F. W. ; SOUZA, W. O. . III Mostra das Profissões. 2016. .

Ferraz, F. W. ; SOUZA, W. O. . II Mostra das Profissões. 2015. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Mostra das Profissões. Apresentação do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. 2016. (Feira).

II Mostra das Profissões. Apresentação do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. 2015. (Feira).

IV Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformaçação. 2012. (Simpósio).

Fotogrametria: realidade atual e perspectivas futuras. 2011. (Seminário).

IV Colóquio de Tecnologias da Geoinformação. 2011. (Seminário).

XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2011. (Simpósio).

III Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. 2010. (Simpósio).

XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. 2009. (Simpósio).

II Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformaçação. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alysson Rafael Gomes Sena; Caique De França Almeida

SOUZA, W. O.; BARBOSA, F. S.; Rodrigues, R. C. F.. Nivelamento e ajustamento da rede altimétrica da Universidade Federal do Piauí, campus ministro Petrônio Portella. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Italo Fonseca De Sousa; Mateus Nascimento Dos Santos

SOUZA, W. O.; BARBOSA, F. S.; PEREIRA, A. R. A.. Combinação de posicionamento pelo GNSS e altimetria na determinação das componentes do desvio da vertical. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Islam Ígor O

SOUZA, W. O.; ESPINDOLA, G. M.; SILVA, E. G. S.. Sales de Carvalho; Maylon Dante Vieira Pereira.Estudo comparativo entre altitude ortométrica e altura elipsoidal no campus ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ageu Morais de Oliveira Gomes; Bruno Lima Barros

SOUZA, W. O.; BARBOSA, F. S.; VÉRAS, R. C.. Análise planimétrica via levantamento topográfico convencional e ajustamento de observações em poligonal fechada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Deniezio dos Santos Gomes

PEREIRA, A. R. A.;SOUZA, W. O.; SILVA, E. G. S.. Estudo comparativo entre coordenadas no sistema geodésico local a partir de poligonação e posicionamento por satélite. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Bruno Castro Nascimento

PEREIRA, A. R. A.;SOUZA, W. O.; CUNHA, R. A. C.. Georreferenciamento e certificação de imóvel rural: estudo de caso fazenda tangará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Leandro Ítalo de Barbosa de Medeiros

SILVA, E. G. S.;SOUZA, W. O.; PEREIRA, A. R. A.. Investigação do posicionamento GNSS: análises envolvendo o PPP em tempo real. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Tays de Sousa Moreira

REIS FILHO, A. A.;SOUZA, W. O.; VÉRAS, R. C.. Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Edilson Oliveira de Mesquita

PEREIRA, A. R. A.;SOUZA, W. O.; SILVA, E. G. S.. Vértices do Sistema Geodésico Brasileiro: do passado aos dias atuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Sávio Sá Saraiva; Weslly Alves do Nascimento

SOUZA, W. O.; PEREIRA, A. R. A.; SILVA, E. G. S.. Georreferenciamento de Imóveis Rurais por Posicionamento GNSS: Análise da Qualidade Posicional via Constelações GPS e GLONASS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Raul Camilo Farias Rodrigues

SOUZA, W. O.; PEREIRA, A. R. A.; BARBOSA, F. S.. Implantação e Ajustamento de um Circuito de Nivelamento no campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Eduarda e Silva da Cunha

ESPINDOLA, G. M.; CARNEIRO, E. L. N. C.;SOUZA, W. O.. Expansão urbana em Teresina, Campo Maior, Caxias e Timon: comparativo entre concentração populacional e concentração asfáltica nas áreas periféricas das cidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisco Rannyell de Abreu Nunes

ESPINDOLA, G. M.; CARNEIRO, E. L. N. C.;SOUZA, W. O.. Estudo de ilhas de calor em Teresina por meio da implementação de um script do QGIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Edilson Oliveira de Mesquita

PEREIRA, A. R. A.;SOUZA, W. O.; SILVA, E. G. S.. A Importância dos Marcos de Referência para Obras de Engenharia: Passado, Presente e Futuro.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí.

SOUZA, W. O.; BARBOSA, F. S.; SILVA, E. G. S.; VÉRAS, R. C.. Processo de seleção para contratação de Professor Substituto de Topografia.. 2016. Universidade Federal do Piauí.

REIS FILHO, A. A.;SOUZA, W. O.; PEREIRA, A. R. A.; Cortez, B. C.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Cartografia e Geoprocessamento. 2016. Universidade Federal do Piauí.

PEREIRA, A. R. A.; BARBOSA, F. S.;SOUZA, W. O.; CARVALHO, M. G. H.; REIS FILHO, A. A.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Topografia e Geodésia.. 2015. Universidade Federal do Piauí.

PEREIRA, A. R. A.; BARBOSA, F. S.;SOUZA, W. O.; MENESES, J. L. S.. Processo de seleção para contratação de Professor Substituto de Topografia e Geodésia.. 2015. Universidade Federal do Piauí.

SOUZA, W. O.; PEREIRA, A. R. A.; MENESES, J. L. S.; LEAL, F. L. S.; BARBOSA, F. S.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Geodésia e Topografia. 2015. Universidade Federal do Piauí.

ESPINDOLA, G. M.; REIS FILHO, A. A.; BARBOSA, F. S.; LEAL, F. L. S.;SOUZA, W. O.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Cartografia e Cadastro Territorial. 2015. Universidade Federal do Piauí.

ESPINDOLA, G. M.; REIS FILHO, A. A.; SILVA, E. G. S.; Cortez, B. C.;SOUZA, W. O.. Concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Cartografia e Cadastro Territorial. 2015. Universidade Federal do Piauí.

SOUZA, W. O.. Avaliador de Trabalhos Científicos no XIII Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura (CONEA). 2017. Associação Piauiense dos Engenheiros Agrimensores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adeildo Antão dos Santos

SANTOS, A. A.; SOUZA, W. O.. Avaliação do processo de Vistoria de Imoveis Rurais efetuados pelo INCRA SR-03. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Andréa Flavia Tenório Carneiro

CARNEIRO, A. F. T.; GARNES, S. J. A.. Avaliação do processo de vistoria de imóveis rurais efetuados pelo INCRA - SR03. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Cartográfica) - Universidade Federal de Pernambuco.

Haroldo Antonio Marques

GARNES, S. J. A.MARQUES, H. A.; SANTOS JR., R. L.. A DETERMINAÇÃO DO DESVIO DA VERTICAL PELOS MÉTODOS DE HELMERT E PROCRUSTES NO CAMPUS DA UFPE, RECIFE-PE. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Silvio Jacks dos Anjos Garnés

Garnés, Silvio Jacks dos Anjos; DELARA, Jr Roosevelt;MARQUES, H. A.. Aplicação de Métodos para Determinação do Desvio da Vertical na Integração de Posicionamento GNSS com Levantamentos Topográficos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Andréa de Seixas

GARNES, S. J. A.; SANTOS JUNIOR, R. D.; MARQUES, H. A.;SEIXAS, Andréa de; ROMÃO, Verônica Maria Costa. Aplicação de Métodos para Determinação do Desvio da Vertical na Integração de Posicionamento GNSS com Levantamentos Topográficos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Andréa de Seixas

GARNES, S. J. A.; SILVA, Tarcísio Ferreira;SEIXAS, Andréa de. Determinação do desvio da vertical da região metropolitana de recife-PE. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Ciências Geodésicas e Tecnologias) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Caique de França Almeida; Alysson Rafael Gomes Senna

Nivelamento e ajustamento da rede altimétrica da Universidade Federal do Piauí, campus ministro Petrônio Portella; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Mateus Nascimento dos Santos; Italo Fonseca de Sousa

Combinação de posicionamento pelo GNSS e altimetria na determinação das componentes do desvio da vertical; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Ageu Morais de Oliveira Gomes; Bruno Lima Barros

Análise planimétrica via levantamento topográfico convencional e ajustamento de observações em poligonal fechada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Islam Igor Oliveira Sales de Carvalho; Maylon Dante Vieira P

Estudo comparativo entre altitude ortométrica e altura elipsoidal no campus ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Raul Camilo Farias Rodrigues

Implantação e Ajustamento de um Circuito de Nivelamento no campus Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Sávio Sá Saraiva; Weslley Alves do Nascimento

Georreferenciamento de Imóveis Rurais por Posicionamento GNSS: Análise da Qualidade Posicional via Constelações GPS e GLONASS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Francisco José dos Santos

Programa de Monitoria em Topografia I; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Josiane Pereira e Silva

Programa de Monitoria em Topografia I; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Mateus Nascimento dos Santos

Programa de Monitoria em Desenho Assistido por Computador; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Gean Souza e Silva Junior

Programa de Monitoria em Desenho Assistido por Computador; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Ageu Morais de Oliveira Gomes

Programa de Monitoria em Desenho Assistido por Computador; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Lucas Lima Vieira

Programa de Monitoria em Topografia I; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Mateus Nascimento dos Santos

Programa de Monitoria em Desenho Assistido por Computador; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Lucas Lima Vieira

Programa de Monitoria em Topografia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Francisco José dos Santos

Programa de Monitoria em Topografia I; 2015; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Islam Ígor Oliveira Sales de Carvalho

Programa de Monitoria em Topografia I; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Ageu Morais de Oliveira Gomes

Programa de Monitoria em Desenho Assistido por Computador; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Hayk Carvalho Silva

Programa de Monitoria em Desenho Assistido por Computador; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Rafael Sanzio Gomes Borges

Programa de Monitoria em Topografia I; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: Wendson de Oliveira Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvio Jacks dos Anjos Garnés

Aplicação de Métodos para Determinação do Desvio da Vertical na Integração de Posicionamento GNSS com Levantamentos Topográficos; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvio Jacks dos Anjos Garnés;

Silvio Jacks dos Anjos Garnés

PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DOS LEVANTAMENTOS DE IMÓVEIS RURAIS PARA FINS DE VISTORIA DO INCRA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Cartográfica) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Silvio Jacks dos Anjos Garnés;

Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral

Metodologia para Avaliação de Subsidência; Início: 2017; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, W. O. ; ESPINDOLA, G. M. ; PEREIRA, A. R. A. ; SÁ, L. A. C. M. . A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS. Boletim de Ciências Geodésicas (Online) , v. 22, p. 790-806, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Investigações Metrológicas de Calibração e Classificação de Instrumentos Geodésicos e Topográficos Via Base Multipilar no Centro de Tecnologia da UFPI, Descrição: Na atualidade é crescente o uso de instrumentos geodésicos e topográficos nos trabalhos de mapeamento, loteamento, georreferenciamento de imóveis, monitoramento de equipamentos, superfícies e/ou estruturas e nas diversas obras de engenharia. São exemplos de instrumentos que possibilitam medições de direções, ângulos, distâncias e desníveis: teodolitos, níveis, medidores eletrônicos de distâncias e estações totais. Mesmo trabalhando com os melhores instrumentos, bem como, observando as devidas normas e cuidados ao se efetuar uma ou mais medições, os resultados obtidos serão afetados por diversos erros, que podem ser corrigidos ou compensados, uns através de modelagem matemática e outros através de calibração do mesmo. A NBR 13133 recomenda que os instrumentos geodésicos e topográficos devam ser verificados e retificados, em seguida, calibrados e classificados, no máximo, a cada dois anos, através de testes realizados em entidades oficiais e/ou universidades, sob base multipilares, de concreto, estáveis, com centragem forçada e com expedição de certificado de calibração, bem como, devam sofrer revisões constantes, principalmente após os serviços de longa duração. No Brasil, os proprietários de instrumentos geodésicos e topográficos têm solicitado a calibração dos mesmos no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, que em função da demanda crescente vem mantendo contatos e parcerias com Universidades, Institutos de Pesquisa e empresas para obter conhecimento e desenvolver projetos que atendam às Normas Brasileiras e Internacionais pertinentes. Baseado neste contexto, este projeto tem como objetivos implantar uma base multipilar, composta por treze pilares, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí e desenvolver investigações metrológicas de calibração e classificação de instrumentos geodésicos e topográficos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wendson de Oliveira Souza - Integrante / Alessandro Rhadamek Alves Pereira - Integrante / Francisco Soares Barbosa - Integrante / Giovana Mira de Espíndola - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de uma Rede Geodésica Planialtimétrica para o Campus Ministro Petrônio Portella da UFPI, Descrição: O homem a fim de conhecer o ambiente em que habita lança mão de uma série de ações, como por exemplo, estudos, metodologias, experiências pessoais, entre outras, para determinar as dimensões de pequenas, médias ou grandes porções da Terra. Neste sentido as Ciências Geodésicas fornecem importantes contribuições, tais como a elaboração dos mais diversos tipos de cartas, mapas ou plantas, sejam elas de interpretação da superfície terrestre, ou até mesmo, da espacialização dos pontos geodésicos, representados por vértices (chapas cravadas, marcos ou pilares) que apoiam e alicerçam o mapeamento cartográfico nacional, estadual e municipal. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem a responsabilidade de fixar as diretrizes e bases da cartografia brasileira, sendo que para tal procedimento, estabeleceu o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) formado pelas seguintes redes de vértices geodésicos de controle materializados na superfície terrestre: Rede Planimétrica, Rede Atimétrica, Rede Gravimétrica, Redes Estaduais GPS (Global Positioning System), Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC), Rede Maregráfica Permanente para Geodésia (RMPG) (PEREIRA e AUGUSTO, 2004; ROQUE et al, 2006). Na densificação do Sistema Geodésico Brasileiro são empregados diferentes métodos de levantamento, tendo como exemplo os métodos de triangulação, poligonação geodésica, GPS, GNSS (Global Navigation Satellite System), nivelamento (geométrico, trigonométrico, barométrico e hidrostático), entre outros, para materializar a coordenada planialtimétrica na superfície terrestre, representada pelos vértices geodésicos, no caso da planimetria, e pelas Referências de Nível (RRNN), no caso da altimetria. As coordenadas são determinadas a partir das redes geodésicas planimétricas e altimétricas existentes. Tais vértices servem de base ao desenvolvimento de diversos trabalhos, como por exemplo, o georreferenciamento de qualquer projeto ou a atualização cartográfica (PEREIRA e AUGUSTO, 2004; SOUZA e SILVEIRA, 2008; IBGE, 2015). Com o constante avanço tecnológico dos últimos anos os produtos gerados pelas Ciências Geodésicas facilitam o acesso às mais diversas informações que garantem a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo. Entretanto, a materialização física de pilares geodésicos é crescente, demonstrando assim a relevante necessidade da densificação do Sistema Geodésico Brasileiro. Atualmente na composição da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo existem 68 estações ativas estabelecidas em pilares geodésicos implantados em Instituições de Ensino Superior. No Piauí estão implantadas as seguintes estações ativas: PICR, no Instituto Federal do Piauí - Corrente, PIFL, na Universidade Federal do Piauí - Floriano e PISR, na Universidade Federal do Vale do São Francisco - São Raimundo Nonato. No tocante a Rede Altimétrica de Alta Precisão, no Campus da UFPI, em Teresina, existe a RN1660P, a única Referência de Nível homologada pelo IBGE (IBGE, 2015). Vale ressaltar que para a integração de pilares e Referências de Nível determinados por outros órgãos e instituições ao Sistema Geodésico Brasileiro, faz-se necessário que sejam obedecidos diversos critérios técnicos definidos pelo IBGE, no tocante as normas de padronização, distribuição territorial, materialização e homologação (RODRIGUES, 1989 e 1999; IBGE, 2008; VAZ et al, 2012). Baseado neste contexto, este projeto tem como objetivos implantar e homologar seis pilares geodésicos na Universidade Federal do Piauí, usando como referências as estações ativas da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo e a Rede Altimétrica de Alta Precisão, tendo em vista o desenvolvimento de uma rede geodésica planialtimétrica e o adensamento do Sistema Geodésico Brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wendson de Oliveira Souza - Integrante / Alessandro Rhadamek Alves Pereira - Coordenador / Emanoel Gomes de Sousa Silva - Integrante / Giovana Mira de Espíndola - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Estudos Altimétricos e do Comportamento Geoidal no Campus Ministro Petrônio Portella da UFPI, Descrição: As Ciências Geodésicas por meio de suas metodologias e instrumentos de medição fornecem informações geoespaciais de uso corrente aos projetos de engenharia e gerenciamento territorial. O posicionamento preciso de pontos sobre o terreno, com coordenadas e atributos vinculados a um Referencial Geodésico, é um fator preponderante nos levantamentos e atividades de: mapeamento, obras de engenharia, georreferenciamento de imóveis e em diversas Ciências. Na densificação da Rede Altimétrica de Alta Precisão, do Sistema Geodésico Brasileiro, são empregados diferentes métodos de nivelamento, tendo como exemplo o geométrico, trigonométrico, barométrico e hidrostático. A materialização da coordenada altimétrica na superfície terrestre é representada pelas Referências de Nível (RRNN), cujas coordenadas são determinadas a partir das redes altimétricas existentes. Em consideração a pequena quantidade de Referências de Nível existentes no Campus da UFPI, em Teresina, há a necessidade de implantar, densificar e ajustar uma rede de nivelamento a partir da única Referência de Nível (RN1660P) homologada pelo IBGE. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo dotar o Campus Ministro Petrônio Portella da UFPI, de uma estrutura altimétrica fundamental, destinada a desenvolver estudos altimétricos e do comportamento geoidal, apoiar o mapeamento e servir de suporte à expansão da Cidade Universitária e seu entorno no tocante às obras de engenharia, como arruamentos, saneamento básico, distribuição de água, energia e telecomunicações, entre outras aplicações, bem como, contribuir para desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão realizados pela UFPI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wendson de Oliveira Souza - Integrante / Alessandro Rhadamek Alves Pereira - Coordenador / Emanoel Gomes de Sousa Silva - Integrante / Giovana Mira de Espíndola - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Detalhamento dos Modelos da Realidade Espacial da Região Metropolitana de Recife pelo Refinamento dos Elementos Geodésicos: Desvio da Vertical, Geoide Local, Velocidade de Placa Tectônica e Modelo Digital de Terreno, Descrição: Melhorar o conhecimento dos elementos geodésicos da região metropolitana de Recife-PE a fim de proporcionar maior confiabilidade aos projetos de engenharia e suas execuções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Wendson de Oliveira Souza - Integrante / Silvio Jacks dos Anjos Garnés - Coordenador / ALEXANDRE DO NASCIMENTO SOUZA - Integrante / Wanessa de Oliveira Souza - Integrante / Samuel Azevedo Pinho - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Determinação do Desvio da Vertical para o Estado de Pernambuco, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Wendson de Oliveira Souza - Integrante / Silvio Jacks dos Anjos Garnés - Coordenador / MARIANA CARNEIRO DOS SANTOS SENNA - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Paraninfo dos Formandos do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Turma 2016.2, Universidade Federal do Piauí.

2016

Professor Homenageado dos Formandos do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Turma 2015.2, Universidade Federal do Piauí.

2015

Professor Homenageado dos Formandos do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Turma 2014.2, Universidade Federal do Piauí.

2013

Segundo lugar do concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Topografia da UPE, Universidade de Pernambuco.

2013

Primeiro lugar do concurso público de provas e títulos para o cargo de Professor Assistente de Topografia e Geodésia da UFPI, Universidade Federal do Piauí.

2010

Segundo lugar do processo seletivo simplificado para Engenheiro Cartógrafo da CONDEPE/FIDEM, Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Piauí, Centro de Tecnologia, Departamento de Transportes. , Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Ininga, 64049550 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155706, Fax: (86) 32155698, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - A II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - A I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2016

    Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DTR112 - Geodésia I (T01) 90h (2016.2)

  • 09/2016

    Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II (T01) 60h (2016.2), DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II (T02) 60h (2016.2), DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II (T03) 60h (2016.2), DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II (T04) 60h (2016.2)

  • 04/2016

    Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DTR0089 - Estágio Supervisionado (T01) 165h (2016.1)

  • 11/2014

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

  • 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

  • 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Departamental do Centro de Tecnologia.

  • 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, .,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura.

  • 04/2014

    Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DTR108 - CAD - Desenho Assistido por Computador 90h (2014.1), DTR109 - Topografia I 90h (2014.1), DTR118 - Projeto e Análise de Redes Geodésicas 60h (2014.1)

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, Departamento de Transportes.,Linhas de pesquisa

  • 10/2015 - 02/2016

    Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II (T01) 60h (2015.2), DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II (T02) 60h (2015.2)

  • 09/2014 - 01/2015

    Ensino, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DTR118 - Projeto e Análise de Redes Geodésicas (T02) 60h (2014.2), DTR121 - Trabalho de Conclusão de Curso II 60h (2014.2)

  • 08/2014 - 09/2014

    Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Transportes.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Transportes.

2010 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 10

2011 - 2011

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado (CAPES), Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio de docência exercido no primeiro semestre de 2011, referente a disciplina CA 421 - Determinações Astronômicas, ministrada pelo Prof. Dr. Silvio Jacks dos Anjos Garnés para o curso de graduação em Engenharia Cartográfica, carga horária de 60h.

Atividades

  • 03/2011 - 07/2011

    Estágios , Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Cartográfica.,Estágio realizado, Determinações Astronômicas, estágio de docência..

2010 - 2014

Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Engenheiro Cartógrafo, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessoria a chefia imediata, e consultoria de atividades correlatas à formação a órgãos externos. Atuação na elaboração de termo de referência com especificações técnicas para fins de levantamento aerofotogramétrico: recobrimento aerofotogramétrico, apoio de campo, aerotriangulação, modelo digital de superfície e de terreno, fotoíndice e ortofotos. Participação de equipes de trabalho com pessoal multidisciplinar. Posicionamento geodésico por receptores GNSS e levantamento topográfico na fiscalização e validação de pontos de controle para fins de ortorretificação de imagens de satélite de alta resolução. Serviço técnico especializado nas áreas de Geodésia, Topografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Cartografia, Geoprocessamento e Cadastro Imobiliário.

Atividades

  • 07/2010 - 02/2014

    Serviços técnicos especializados , Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM, .,Serviço realizado, Atuação como Engenheiro Cartógrafo na Diretoria de Sistematização e Disseminação de Informações, gerência de Cartografia e geoprocessamento..

2009 - 2010

3ª Divisão de Levantamento do Exército, 3ª DL

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 30

Outras informações:
Auditoria de cartas Topográficas em meio digital de acordo com a metodologia da DSG/IBGE. Conversão de cartas Topográficas em formato CAD para o ambiente SIG de acordo com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Georreferenciamento e vetorização de cartas Topográficas de acordo com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

Atividades

  • 07/2009 - 06/2010

    Serviços técnicos especializados , 3ª Divisão de Levantamento do Exército, .,Serviço realizado, Elaboração de base Cartográfica de acordo com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) para Cartas em escala 1/100.000..

2007 - 2009

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (PE) SR-03

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Verificação de veracidade de peças técnicas do comitê de certificação: plantas e memoriais descritivos referentes ao georreferenciamento de projetos de assentamento rural. Auxílio no processo de transferência de dados de receptores GPS utilizados nas vistorias de imóveis rurais. Confecção de plantas de vistorias de imóveis rurais. Elaboração de mapas temáticos. Geração de peças técnicas para os órgãos: Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Atividades

  • 09/2007 - 06/2009

    Estágios , Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária /SR-03, .,Estágio realizado, Edição de base cartográfica de imóveis rurais, e confecções de peças técnicas oriundas de levantamentos para fins de vistorias..