Ana Beatriz Fernandes Cerbino

Possui graduação em Licenciatura em Dança pelo Centro Universitario da Cidade (2000), graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Obteve bolsa para doutorado sanduíche na NYU, na Tisch School, como visiting schoolar. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, corpo, história da dança, crítica de dança e videodança. É pesquisadora do INCT Proprietas, projeto contemplado pelo edital internacional do CNPq. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes / PPGCA - UFF no biênio 2017-2019.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2003 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: Cenários cariocas: o Ballet da Juventude entre a tradição e o moderno
Paulo Knauss de Mendonça. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dança; História; Ballet da Juventude.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Dança / Especialidade: História da Dança no Brasil. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Comunicação e Semiótica

2000 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica na formação de um pensamento em dança,Ano de Obtenção: 2003
Helena Tânia Katz.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dança; Nina Verchinina; dança moderna no Brasil.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança / Especialidade: Execução da Dança. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Licenciatura em Dança

1996 - 2000

Centro Universitário da Cidade
Título: Nina Verchininina e a dança moderna no Brasil

Graduação em Ciencias Economicas

1982 - 1990

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

História oral e narrativas visuais. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.

2006 - 2006

Corpo privado/corpo público: por uma política de m. (Carga horária: 8h). , Teatro Maison de France, TMF, Brasil.

2002 - 2002

Práticas Figuras e Mitos da Comunidade na Dança do. (Carga horária: 7h). , Teatro Maison de France, TMF, Brasil.

2000 - 2000

A Hipótese de A.Damásio sobre a emoção. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2000 - 2000

Dramaturgia do corpo. (Carga horária: 8h). , Studio Casa de Pedra, CASADEPEDRA, Brasil.

1999 - 1999

A Dança é o Pensamento do Corpo. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Crítica de Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CERBINO, Beatriz ; BRUM, L. . Rio Dança - os passos da dança carioca. 2012. (Exposição).

CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro . II Seminário Brasil-Portugal. 2012. (Outro).

CERBINO, Beatriz ; RIBEIRO, M. M. . I Coloquio Corpo e Dramaturgias: diálogos entre práticas artísticas. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Jornadas Cinema em Português.Videodança e autoria: notas para uma discussão. 2019. (Encontro).

56o. Congresso Internacional de Americanistas. Autoria e propriedade na dança: dramaturgia no e do corpo em movimento. 2018. (Congresso).

Encontro Internacional e XVIII ANPUH RIO.Autorias encarnadas: dança cênica, propriedade e dramaturgias em movimento. 2018. (Encontro).

IV Congresso Internacional los Textos del Cuerpo. Dancem choreography and embodied authorship. 2018. (Congresso).

V Simpósio Internacional em História Contemporânea: Soberania, Relações de Poder e Propriedades.Propriedade, cultura e políticas públicas. 2018. (Simpósio).

XII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Dança e direitos autorais. 2018. (Congresso).

XIII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano.A autoria encarnada: corpo e dramaturgia em cena. 2018. (Encontro).

25o. Quinzena de Dança de Almada - Festival Internacional.Corpos digitalizados. 2017. (Outra).

Seminário Internacional de História da Dança.História da dança e autorias no corpo: algumas considerações e reflexões. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional Ensino da Arte Hoje.A universidade como protagonista. 2017. (Seminário).

Agite y Sirva 8o Festival Intinerante de Videodanza.Videodanza, danza y autoria. 2016. (Outra).

ANPUH RJ. O corpo cênico e suas autorias. 2016. (Congresso).

IX Jornadas Cinema em Português.Entre o palco e a tela: o corpo na videodança. 2016. (Encontro).

Jornada Nacional da Rede Proprietas.Propriedade cultural e bens imateriais. 2016. (Encontro).

VI Encontro Anual da AIM.Videodança, dança e autoria: apontamentos para um debate. 2016. (Encontro).

World Dance Alliance Americas Assembly. Choreography, videodance and authorship. 2016. (Congresso).

X Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Direito autoral, apropriação e acesso. 2016. (Congresso).

II Simpósio em História Contemporânea.Novas autorias na arte - Dança e corpo em espaços de autoria. 2015. (Simpósio).

International Conference - Cut & paste : dance advocacy in the age of austerity. Dance, reconstruction and intellectual property. 2015. (Congresso).

V Encontro Anual da AIM.Videodança, dança e autoria: algumas considerações e aproximações. 2015. (Encontro).

VIII Jornadas Cinema em Português.Cinema, corpo e videodança: experiências e aproximações. 2015. (Encontro).

VIII Reunião Científica da ABRACE.Participação em fóruns. 2015. (Encontro).

XXXV Encontro da APHES.Políticas públicas para dança e a videodança na cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Encontro).

Bordas do corpo: dança, política e experimentação.Cena, livro, corpo: encontros, desvios e tensões entre dança e escrita. 2014. (Seminário).

IV Encontro Anual da AIM.Cinema, dança e videodança: experiencias cinecoreográficas no palco. 2014. (Encontro).

Temas de Dança.As relações entre dança, autoria, propriedade e bem comum. 2014. (Oficina).

Conexão Cacilda.Dança, imagem e memória. 2013. (Encontro).

III Encontro Anual da AIM.Dança, cinema, corpo: aproximações e questionamentos. 2013. (Encontro).

VII Reunião Científica da ABRACE.A poética de ensino, uma experiência na formação de artistas. 2013. (Encontro).

VII Reunião Cinetífica da ABRACE.Autoria em dança: algumas considerações. 2013. (Encontro).

VII Seminário da Faculdade de Dança Angel Vianna.Publicação em dança no Brasil. 2013. (Seminário).

I Seminário Interno Rede Proprietas.Propriedade e direito à cultura. 2012. (Seminário).

O conceito de pesquisa na pesquisa em artes - 1o. International Journal of Arts - Brazil. 2012. (Seminário).

O desafio dos comuns: as propriedades no século XXI. 2012. (Congresso).

Seminários de dança: E por falar em ...Corpo Performático, fazerers e dizeres na dança.Corpo, dança, imagem: dramaturgias possíveis. 2012. (Seminário).

VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Memória e dança: considerações e apontamentos. 2012. (Congresso).

Colóquios em Dança.Memória e dança: desejo e proposições. 2011. (Encontro).

ColóquioTemas para a dança brasileira.Críticas de dança: considerações preliminares, aproximações possíveis. 2011. (Encontro).

I Seminário Internacional Corpo Cênico: linguagens e pedagogias.Jaques Corsueil e a crítica de dança no Brasil. 2011. (Seminário).

Performance, coletivo efêmero.Dança e corpo performático. 2011. (Encontro).

Arte, Invenção e Experiências Formativas.Ensino e formação em dança: algumas aproximações e perspectivas possíveis. 2010. (Seminário).

II Ciclo Internacional de Diálogos - Antropologia, Imagens e Artes. Imagem e dança: construpção de sentido e percepção do corpo. 2010. (Congresso).

Seminário de Economia da Dança.Cenários locais e regionais III: Brail, Argentina e Chile. 2010. (Seminário).

X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: história e política.Oralidade e as artes cênicas no Brasil: a dança, o teatro, o circo e a performance. 2010. (Encontro).

I ENREFAEB.Ensino de dança. 2009. (Encontro).

VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memórias em movimento: relatos orais sobre o Ballet da Juventude. 2009. (Encontro).

Culturas políticas. memória e historiografia. 2008. (Seminário).

Identidades - XIII Encontro de História Anpuh-RIo.Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. 2008. (Encontro).

VI Congresso Nacional de História da Mídia. Jaques Corseuil e o jornalismo de dança no Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

Seminários de Dança - HIstória em movimento: biografias e registros em dança.Imagens do corpo e da dança: o Ballet da Juventude. 2007. (Seminário).

II Encontro Internacional de Dança e Filosofia.II Encontro Internacional de Dança e Filosofia. 2006. (Encontro).

XII Encontro Regional de História.XII Encontro Regional de História - Anpuh Rio. 2006. (Encontro).

Um chá com Isadora.Um chá com Isadora. 2003. (Encontro).

I Mostra MIgrações de Dança Contemporânea.O espaço da improvisação na dança contemporânea. 2001. (Seminário).

A Mistura é o Espírito: dança, ciência, cultura e tecnologia.A Mistura é o Espírito: dança, ciência, cultura e tecnologia. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Laís dos Passos Lara

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Gesto de criação: corpo e autoria em trânsito. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marina Campos Magalhães

RIBEIRO, J.; BENTO, M. E. R. N.;CERBINO, Beatriz; RUIZ, Giselle. Grupo Teatro do Movimento: a construção de uma dança brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marina Campos Magalhães

RIBEIRO, J.;CERBINO, Beatriz; RUIZ, Giselle; KEISERMAN, N. W.. Grupo Teatro do Movimento (1976 - 1978): Um gesto expressivo de Angel e Klauss Vianna na dança brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Antonio Rademacher Ramalho

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Gênero febril ou: Imagens para um exílio amoroso. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Marcelo da Silveira Resende

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; KNAUSS, P.; MALTA, M.. Revista A Estação e as transferencias culturais entre Brasil e Europa através da imprensa no século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos Marins Pinto

RIBEIRO, M. M.;CERBINO, Beatriz; ANDRADE, E.. A nudez em três momentos da cena contemporânea brasileira: Bacantes, Aquilo de que somos feitos e Ensaio.Hamlet - processos e proposições questionadores do sistema burgês de sujeição. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vivian Vieira Peçanha Barbosa

Pedro Hussak;CERBINO, Beatriz; Marcus Vinicius Machado. Sobre a autonomia da forma na dança: Rudolf Laban confrontado a partir de Theodor Adorno. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Lopes Rocha

RIBEIRO, M. M.; ANDRADE, E.;CERBINO, Beatriz. Comicidade em movimento: o corpo que ri. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Michele Almeida Zaltron

COPELIOVITCH, A.; LIMA, T. M.;CERBINO, Beatriz. Imaginação e desconstrução em K. Stanislavski. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Ferreira de Abreu

DABUL, Ligia;CERBINO, Beatriz; ALVES, Andrea Moraes. A mulher na dança de salão: sociabilidade, ensino e criação. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Iris Apaarecida Brasil

CERBINO, Beatriz; MALUF, Ued; OLIVEIRA, Luiz Sergio; HOFSTRA, Denise Telles Nascimento. Corpo-mosaico: transformações espaço-temporais na dança. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rubiane Falkenberg Zancan

TORRES, W. L.;CERBINO, Beatriz; DANTAS, M. F.; PALUDO, L.; NORONHA, M. P.. O espectador na dança: um estudo de recepção aplicada. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Henrique Rochelle Meneghini

Navas, Cassia;CERBINO, Beatriz; CAVRELL, H. E.; MORAES, J. M. R.; COSTAS, A. M. R.. A crítica como metodologia e análise da recepção na dança. 2017. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carolina Natal Duarte

ABREU, N. C. P.; TEIXEIRA, F. E.; JESUS, A. N.; VIEIRA, J. L.;CERBINO, Beatriz. Dancine: sob a perspectiva da inter-relação espacial. 2012. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonel Borges Brum

LOPES, Angela Leite;CERBINO, Beatriz; MENICACCI, Armando; RUIZ, Giselle; KOSMINSKY, Doris. Videodança: uma escrita cênica da dança. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alysson Amancio de Souza

SANTO, D. E.; TOURINHO, L.; VICTORIO FILHO, A.; LYRA, L. F. R. P.;CERBINO, Beatriz. A dança move a dança. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Rochelle Meneghini

Navas, Cassia;CERBINO, Beatriz; Santaela, Lucia. Recepção na dança como linguagem: metodologia e análise. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Tânia Mara Silva Meireles

ALVARENGA, A. L.; VEIGA, C. G.;CERBINO, Beatriz. A formação profissional do artista de dança teatral em Belo Horizonte: a Companhia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte - CDPA (1971-2013). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laura Silvana Ribeiro Cascaes

BAUMGARTEL, S. A.;CERBINO, Beatriz; CASTRO, C. N. A.; CARREIRA, A. L. A. N.; FRANZONI, T. M.. A dança em campo expandido. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPGT) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Erika Villeriy da Costa

CERBINO, Beatriz; VASCONCELLOS, J. L. R.; RAMOS, L.. A dança negra de Mercedes Baptista. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elisa de Brito Quintanilha

BRAGA, P. S.;CERBINO, Beatriz; Marcus Vinicius Machado. Dança de salão: algumas questões sobre o tema e algumas possíveis relações com princípios do Sistema laban/Bartenieff. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Augusto Mendonça Domingues

CERBINO, BeatrizMENDONÇA, Leandro; BRAGA, P. S.. Autoria e remontagem em dança contemporânea. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Julia Coelho Franca de Mamari

CERBINO, Beatriz; Marcus Vinicius Machado; BRAGA, P. S.. O objeto tetraédrico: relações entre corpo e objeto na cena. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Antonio Rademacher Ramalho

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Gênero febril ou: Imagens para um exílio amoroso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Reis Lima

CERBINO, Beatriz; VASCONCELLOS, J. L. R.; TOURINHO, L.. Por uma dramaturgia do corpo como acontecimento. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Marcelo da Silveira Resende

MENDONÇA, Leandro; KNAUSS, P.;CERBINO, Beatriz. Revista A Estação: uma estética gráfica no Rio de Janeiro do século XIX - transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprensa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Carlos Marins Pinto

RIBEIRO, M. M.;CERBINO, Beatriz; ANDRADE, E.. A nudez em três momentos da cena contemporânea brasileira: pecados, pudores e preconceitos engendrados no corpo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eliane Carvalho Zaccharias

CERBINO, Beatriz; RIBEIRO, J.; VERGARA, L. G.. O corpo-leitor: agenciamentos entre a palavra poética e o gesto dançado. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luciana Cao Ponso

CERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.;MENDONÇA, Leandro. Dançar o impossível: um salto de Maya Darren à produção carioca de videodança. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raphael Soiffer

OLIVEIRA, Luiz Sergio;CERBINO, Beatriz; FEIX, T. A.. Choques, ordens e revitalizações: transformação socioestética nas ruas do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Rademacher

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; CRUZ, J. L.. Imagens para um exílio amoroso. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eloá Batista Teixeira Chaignet

CERBINO, Beatriz; RIBEIRO, M. M.; Marcus Vinicius Machado. Cali-coreo-grafia: um encontro entre a dança e a escrita. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Ferreira de Abreu

DABUL, Ligia;CERBINO, Beatriz; ALVES, Andrea Moraes. A mulher na dança de salão: ensino, sociabilidade e criação. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Mauricio Méndez Bernal

CERBINO, BeatrizCERBINO, Ana Luíza; COPELIOVITCH, A.. Remexendo nas conzas da alama urbana: uma paisagem inventada no centro do Rio de Janeiro. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paola Secchin Braga

CERBINO, Beatriz. O ensaiador de perfil:funções, ações e visibilidade do ensaiador de dança contemporânea. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos avançados em dança contemporânea: coreogra) - Centro Universitário da Cidade.

Aluno: Suellen Toscano

CERBINO, Beatriz. O corpo impresso: transformações de um corpo construído. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos avançados em dança contemporânea: coreogra) - Centro Universitário da Cidade.

Aluno: André Chaves Ribeiro

CERBINO, Ana LuízaCERBINO, Beatriz; JANTZEN, G.. Marketing e engajamento do consumidor via redes sociais: estudo de caso marca Reserva. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marcos Vinicius Carvalho Freitas

CERBINO, BeatrizCERBINO, Ana Luíza; GREHS, I. D.. A influência das marcas na cultura Hip-Hop: a ascensão dos Yeezy. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isabelle de Lima Ferreira

CERBINO, Ana LuízaCERBINO, Beatriz; NEHRER, F.. E-commerce: um estudo de caso do grupo BZW Digital. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Enival Pimental Conceição

CERBINO, Ana LuízaCERBINO, Beatriz; GOMES, E.. A fotografia publicitária nas campanhas governamentais como forma de conscientizar o cidadão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ingrid Eichler Calheiros Augusto

CERBINO, Ana LuízaCERBINO, Beatriz; JANTZEN, G.. Novos espaços de entretenimento: arenas de futebol - Maracanã RJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Gunnar Barreto de Souza

CERBINO, Ana LuízaCERBINO, Beatriz; ALVARES, L.. A versatilidade dos jogos como mídia publicitária: Nascar, NHL, Fortnite e o In-Game advertising. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Maria Gabriela Teixeira de Freitas Pereira

FONSECA, C. M. S.;CERBINO, Beatriz; ALMEIDA, M. V. F.. A ação física como elemento do processo de criação artística do ator: uma análise sobre o espetáculo Medeamaterial de Anatóli Vassiliev. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Gomes Torres

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; SILVEIRA, L. M.. O desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro: de manifestação comunitária à produto cultural carioca. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mayra Andrade Alves

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; ALVES, Rôssi. Manual de projetos culturais: orientações para a elaboração de projetos culturais em mecanismos de incentivo à cultura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Henrique Ribeiro Pasco

MENDONÇA, LeandroCERBINO, Beatriz; VASCONCELLOS, J. L. R.. O Cine Arte UFF e o mercado cinematográfico brasileiro na década de 1990. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Igor Nunes Campos

ALVES, Rôssi;CERBINO, Beatriz; MENDONCA, A. G.. O processo de criação da teledramaturgia guiado pelos índices do Ibope. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renata Pimenta Tinoco Monnerat

MENDONÇA, Luis; VERGARA, G.;CERBINO, Beatriz. Festival Panorama - 20 anos. Duas décadas de história que resultaram numa estrutura de trabalho madura e inovadora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

CERBINO, Beatriz; CLAIR, E. S.; SODRE, C.. Processo seletivo para Professor Substituto área Dança e Produção Cultural. 2019. Universidade Federal Fluminense.

RODRIGUES, Graziela;CERBINO, Beatriz; Terra, Ana; GERALDI, S. M.; Alcantara, Simone. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor doutor nível MS-3.1, em RTP, na área de de Fundamentos Teóricos das Artes. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

IPANEMA, R.;CERBINO, Beatriz; MUNTEAL FILHO, O.. Concurso público de provas e títulos para professor assistente A - 20H - EBA. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DANTAS, M. F.; LOBATO, L. F.;CERBINO, Beatriz. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargo de professor adjunto. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CERBINO, Beatriz; MOURA, G.; LIMA, Renata. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior - UEA. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

CERBINO, Beatriz; NORA, Sigrid; PAIXÃO, Paulo. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, Assistente 40H DE, UFC. 2010. Universidade Federal do Ceará.

CERBINO, Beatriz; NORA, Sigrid; RIBEIRO, Walmeri. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, auxiliar 40H/DE UFC. 2010. Universidade Federal do Ceará.

RODRIGUES, Eliana; NAVAS, Cassia;CERBINO, Beatriz. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, Adjunto, 40h/DE, UFPE. 2009.

CERBINO, Beatriz; BARBOSA, W. D.; CRUZ, J. L.; CARVALHO, Luciana; CORREA, P. L. A.. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de magistério público superior, Adjunto, 40h/DE, UFF/PURO. 2009. Universidade Federal Fluminense.

CERBINO, Beatriz. Banca de Avaliação Interna de seleção PIBIC 2016/2017. 2016. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Roberto Wagner Pereira

PEREIRA, R.; Ana Beatriz Fernandes Cerbino. Cenários cariocas: O Ballet da Juventudo entre a tradição e o moderno. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Helena Tania Katz

KATZ, H.. Nina Verchinina. 2002. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

KNAUSS, Orientador Paulo;MAUAD, Ana M.. Cenários Cariocas: O Ballet da Juventude entre a Tradição e o Moderno. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Christine Greiner

GREINER, C.KATZ, H.; FEITOSA, C.. Nina Vechinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica jornalística na formaçãod e um epnsamento em dança. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica.

Paulo Knauss de Mendonça

KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; PEREIRA, R.. Ballet da Juventude: o nacional e o moderno na dança brasileira de 1945 a 1956. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Natalia Silveira Belo Nascimemnto Roque

O corpo da pole dance e aproximações com a dança contemporânea; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Davi Vitorino Pontes

Coreografias de autodefesa: modos de treinamento e reapropriação de técnicas anticolonialistas do movimento; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Erika Villeroy da Costa

A dança negra de Mercedes Baptista; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Caroline Abreu dos Santos Dias

Os festivais competitivos e a construção de uma ideia de dança cênica: o Festival de Joinville; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Bruno Damião dos Santos

Desclocar-se: transitar no corpo e no espaço urbano; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Raysson Frota de Farias

O corpo empata - uma analise sobre empatia e alteridades na dança contemporânea brasileira; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Ynaê Cortez de Morais

A arte e o Outro: a experiência poética da alteridade no Projeto Vozes; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Marcelo Augusto Mendonça Domingues

Autoria e remontarem em dança contemporânea; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Bruno Reis Lima

Por uma dramaturgia do corpo como acontecimento; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Julia Coelho Franca de Mamari

O corpo aéreo: possibilidades e necessidades na adaptabilidade da cena; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Luciana Cao Ponso

Formas do dançar o impossível: um salto do cinema de 1930 em diração à videodança; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Eliane Carvalho Zacharias

O corpo-poiético: palavras, afetos e experiências no corpo que dança; 2013; Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Eloá Batista Teixeira Chaignet

Cali-coreo-grafia: um encontro entre a dança e a escrita; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Rafael Mauricio Méndez Bernal

Remexendo nas cinzas da alma urbana: uma paisagem inventada no centro do Rio de Janeiro; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Antonieta Eloísa Kehrig Acosta

Imagem do corpo em movimento na tela; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Íris Aparecida Brasil

Corpo-mosaico: transformações espaço-temporais na dança; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Ana Clara Silveira de Araujo

Videodança e autoria: a produção da IsoNation no interior do Estado do RJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Gabriela Estevam da Silva Santos

O balé nas redes sociais: um olhar para a produção da imagem do bailarino clássico no Instagram; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Luisa Denize Perrisé Ribeiro

A trajetória do festival Dança em foco na disseminação e no fomento da videodança no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Ana Luiza Soares Dias

Corpo e tabu: O empoderamento feminino através da performance arte, Xereka Satanika, mídia e a absorção conservadora; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Rodrigo Miranda Martins

Memória, dança e produção cultural: uma análise no processo de registro da dança contemporânea do Balleteatro em Porto, Portugal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Gabriella Estevam Santos

O Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: a temporada de balé de 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Yasmim da Conceição Barbosa

Videodança: uma produção artística plural; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Marcelo Augusto Mendonça Domingues

Autoria em dança: algumas considerações sobre as relações entre dança e direito autoral; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Maria Mandarino

Jogos psicomotores na aula de baby class; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Maiara Zacarone

A dança na escola como arte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Priscilla Teixeira

O corpo na Victor Navarro Companhia de Dança nas remontagens de "Paixão" e "Elgar"; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Fernanda Costa

A dança da porta-bandeira na velocidade das transformações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Renata Rodrigues da Costa

O corpo fragmentado na coreografia de Henrique Rodovalho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Aline Rodrigues Ferri

Mudanças no ensino de balé clássico iniciante na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa desde sua fundação até os dias atuais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Susanne Bifano

Efeitos do traballho em conjunto entre a GInástica Holística e psicoterapia; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Dança) - Centro Universitario da Cidade; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Ana Clara Silveira de Araujo

Dança e videodança: reflexões sobre autoria entre a tela e o palco; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Rodrigo Miranda Martins

Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Marcelo Augusto Mendonça Domingues

Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Marcelo Augusto Mendonça Domingues

Anatomia de um pensamento: os escrito de dança de Jaques Corsueil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Igor Nunes Campos

Anatomia de um pensamento: os escritos de dança de Jaques Corseuil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Igor Nunes Campos

Anatomia de um pensamento: os escritos de dança de Jaques Corseuil; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Beatriz Fernandes Cerbino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Helena Tania Katz

Nina Verchinina e a dança moderna brasileira: o papel da crítica jornalística na formação de um pensamento em dança; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,; Orientador: Helena Tania Katz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro . Considerações sobre as relações entre autoria, dança, cinema e videodança. Liinc em Revista , v. 7, p. 348-357, 2011.

  • CERBINO, Beatriz . Jaques Corseuil e a crítica de dança no Brasil. O Percevejo Online , v. 03, p. 10, 2011.

  • CERBINO, Beatriz . Nina Verchinina e a construção de um corpo moderno. O Percevejo Online , v. 02, p. 15, 2010.

  • CERBINO, Ana Luíza ; CERBINO, Beatriz . O elegante mundo de Rio. Memória, espaço e mídia , v. 1, p. 1-255, 2010.

  • CERBINO, Beatriz ; COSTAS, A. M. R. ; ALVARENGA, A. L. ; BRAGA, B. ; PEREIRA, E. T. . ABRACE: arte, corpo e pesquisa em cena: experiência expandida. 1ed. ed. Belo Horizonte: ABARACE : O Lutador, 2015. v. 1. 200p .

  • CERBINO, Beatriz ; NAVAS, Cassia (Org.) ; MUNDIM, A. C. (Org.) . Mapas e percursos, estudos de cena. 1. ed. Belo Horizonte: ABRACE, 2014. 326p .

  • CERBINO, Beatriz ; BRUM, L. . Movimentos da dança carioca: companhias e grupos de 1936 a 2013. 1. ed. Rio de Janeiro: Jauá Editora, 2013. 100p .

  • CERBINO, Beatriz . Laboratório Farmacêutico da Marinha: 100 anos de história. 1. ed. Rio de Janeiro: Laboratório Farmacêutico da Marinha, 2006. v. 1. 116p .

  • CERBINO, Beatriz . Leda Iuqui: o bailar da mestra. Rio de Janeiro: FAPERJ/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2002.

  • CERBINO, Beatriz . Tamara Capeller: o singrar do cisne. 1. ed. Rio de Janeiro: FAPERJ/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2002.

  • CERBINO, Beatriz . Madeleine Rosay: a poetisa do gesto. Rio de Janeiro: FAPERJ/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2002.

  • CERBINO, Beatriz . Nina Verchinina: um pensamento em movimento. 1. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE/Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, 2001. 64p .

  • CERBINO, Beatriz ; BRAGA, P. S. . Autoria como dramaturgia no corpo. In: Rafael Guarato. (Org.). Historiografia da dança: teorias e métodos. 1ed.São Paulo: , 2018, v. 1, p. 217-230.

  • NAVAS, C. ; CERBINO, Beatriz . Permis d'interdire - Interdit d'interdire. In: Launay, I.; Pagès, S.; Papin, M.; Sintès, G.. (Org.). Danser en 68. Perspectives Internationales.. 1ed.Paris: Èditions Deuxième époque, 2018, v. , p. 211-229.

  • CERBINO, Beatriz . O pliê da História e o dobrar da Memória na dança cênica: algumas inquietações e considerações de um percurso de pesquisa. In: Cassia Navas; Isabelle Launay; Henrique Rochelle. (Org.). Dança, história, ensino e pesquisa: Brasil - França, ida e volta. 1ed.Fortaleza: Industria da Dança, 2017, v. 1, p. 146-155.

  • CERBINO, Beatriz . Roberto Pereira: percursos de um crítico. In: Sigrid Nora; Carlos Santos. (Org.). Humus 5. 1ed.Caxias do Sul: Lorigraf, 2016, v. 5, p. 131-135.

  • CERBINO, Beatriz . Corpo, dança e imagem: dramaturgias possíveis. In: Instituto Festival de dança de Joinville. (Org.). E por falar em...CORPO PERFORMÁTICO fazeres e dizeres na dança. 6aed.Joinville: Nova Letra, 2013, v. , p. 127-131.

  • CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro . Coreografia, corpo e vídeo: apontamentos para uma discussão. In: CALDAS, Paulo; BRUM, Leonel. (Org.). Ensaios contemporâneos de videodança. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012, v. 1, p. 34-40.

  • CERBINO, Beatriz . O Ballet da Juventude entre a tradição e o moderno. In: MEYER, Sandra; XAVIER, Jussara; TORRES, Vera. (Org.). Histórias da Dança - Coleção Dança Cênica 2. 1ed.Florianópolis: Editora da UDESC, 2012, v. 2, p. 14-38.

  • SANTOS, Nubia Melhem ; FIGUEIREDO, Claudio ; HELIODORA, Barbara ; FURLANETTO, Bruno ; MARQUES, Clóvis ; CERBINO, Beatriz . Dança. In: Nubia Melhem dos Santos. (Org.). Theatro Municipal do Rio de Janeiro: um século em cartaz. 1ed.Rio de Janeiro: Jauá, 2011, v. , p. 139-173.

  • CERBINO, Beatriz . Críticas de dança: considerações preliminares, aproximações possíveis. In: Sigrid Nora. (Org.). Temas para a dança brasileira. 1ed.São Paulo: Edições SESC SP, 2010, v. , p. 19-40.

  • CERBINO, Beatriz . Dança e memória: usos que o presente faz do passado. In: Inês Bogéa. (Org.). Primeira estação: ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, v. , p. 33-47.

  • CERBINO, Beatriz . Imagens do corpo e da dança: o Ballet da Juventude. In: Roberto Pereira; Sandra Meyer; Sigrid Nora. (Org.). Seminários de dança: Histórias em movimento: biografias e registros em dança. 1ed.Caxias do Sul: Lorigraf, 2007, v. 1, p. 117-123.

  • CERBINO, Beatriz . História da dança:considerações sobre uma questão sensível. In: PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 5. 1ed.Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2005, v. 5, p. 56-67.

  • CERBINO, Beatriz . Instantâneos do movimento. In: Núcleo de Artes Cênica do Itaú Cultural; Fabiana Dultra Britto. (Org.). Cartografia da Dança - criadores intérpretes brasileiros. 1ed.São Paulo: Itaú Cultural, 2002, v. 1, p. 74-79.

  • CERBINO, Beatriz . Cela pós-moderna. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 1. 1ed.Rio de Janeiro: Editora UniverCidade, 1999, v. 1, p. 91-102.

  • CERBINO, Beatriz . Música e dança: breves considerações. Revista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Rio de Janeiro, p. 20 - 21, 01 set. 2010.

  • CERBINO, Beatriz . Tico-tico sem fubá. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 40 - 43, 01 maio 2009.

  • CERBINO, Beatriz . Hyperbólicos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 32 - 32, 23 abr. 2006.

  • CERBINO, Beatriz . Corpo oral. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B4 - B4, 14 abr. 2006.

  • CERBINO, Beatriz . Críticas sobre o Festival de Dança de Joinville. A Notícia, Joinville, 27 jul. 2005.

  • CERBINO, Beatriz . Emaranhado de desejos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B3 - B3, 06 jun. 2005.

  • CERBINO, Beatriz . Os mais novos passos da dança. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B4 - B4, 20 out. 2004.

  • CERBINO, Beatriz . Movimentando-se. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B1 - B1, 30 jul. 2004.

  • CERBINO, Beatriz . Desafio vencido pelo Balé do Municipal. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B5 - B5, 18 maio 2004.

  • CERBINO, Beatriz . Reflexão sobre o corpo e o movimento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B2 - B2, 11 nov. 2003.

  • CERBINO, Beatriz . Quadros em formação. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. B2 - B2, 12 nov. 2002.

  • CERBINO, Beatriz . Circulador de informações. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 13 nov. 2001.

  • CERBINO, Beatriz . A mão e a luva. O Dia, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 31 maio 1996.

  • CERBINO, Beatriz . Reforma tributária: quem vai pagar a conta?. Jornal do SINTUFRJ, Rio de Janeiro, p. 11 - 11, 12 set. 1995.

  • CERBINO, Beatriz . Era uma vez um orçamento.... O Dia, Rio de Janeiro, p. 6 - 6, 20 abr. 1994.

  • CERBINO, Beatriz . Cortes no orçamento: uma incógnita. Políticas Governamentais, Rio de Janeiro, p. 12 - 14, 01 jun. 1993.

  • CERBINO, Beatriz . Recursos para o meio ambiente. Jornal do Commércio, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 28 dez. 1992.

  • CERBINO, Beatriz . De boas intenções.... Carta mensal - Informativo IBASE, Rio de Janeiro, p. 13 - 14, 15 mar. 1991.

  • CERBINO, Beatriz . Dança e pesquisa. Jornal Dança, Arte & Açao, Rio de Janeiro, , v. 40, p. 10 - 10.

  • CERBINO, Beatriz . O corpo cênico e suas autorias. In: ANPUH RJ, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da ANPUH-Rio. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016. v. 1. p. 1-8.

  • CERBINO, Beatriz . Dance, reconstruction, and intellectual property. In: Congress on Research in Dance, 2016, Atenas. Cut and Paste: Dance in the age of austerity, 2016. v. 2016. p. 50-53.

  • CERBINO, Beatriz . Memória e dança: considerações e apontamentos. In: VII Congresso da ABRACE - Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações, 2012, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da ABRACE, 2012.

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . Memórias impressas: fatos e personagens nos escritos de Jaques Corseuil. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava. VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.

  • CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro . Audiovisual, videodança e dança: conceitos e devoramentos. In: 20o. Encontro Nacional da ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Cd-Rom), 2011.

  • CERBINO, Beatriz . Jaques Corseuil e a construção de um pensamento em dança. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Anais da VI Reunião Científica da ABRACE, 2011.

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . O Original Ballet Russe no Rio de Janeiro: memórias em movimento. In: X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: história e política, 2010, Recife. X Encontro Nacional de História Oral - Testemunhos: história e política, 2010.

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . O elegante mundo de Rio. In: I Congresso de HIstória da Mídia Sudeste - Memória, espaço e midia, 2010, São Paulo. I Congresso de História da Mídia - Memória, espaço e mídia / Rede ALCAR. Sao Paulo, 2010. p. 351-360.

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . Imagens da dança: Jaques Corseuil e a invenção do bailarino nacional. In: XIV Encontro Regional de História da ANpuh-Rio: Memória e patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010.

  • CERBINO, Ana Luíza ; CERBINO, Beatriz . O design das páginas da revista Rio. In: 9o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais P&D 2010, 2010.

  • CERBINO, Beatriz . Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008, Seropédica/RJ. Identidades - XIII Encontro de História Anpuh-Rio, 2008.

  • CERBINO, Beatriz . Jaques Corseuil e o jornalismo de dança no Rio de Janeiro. In: VI Congresso nacional de história da mídia, 2008, Niterói. VI Congresso Nacional de História da Mídia - 200 anos de mídia no Brasil - Historiografia e tendências, 2008.

  • CERBINO, Beatriz . Fotoreportagem sobre dança nas revistas cariocas - o caso do Ballet da Juventude. In: XII Encontro Regional de Historia - Anpuh Rio, 2006, Niteroi. eletrônico, 2006.

  • CERBINO, Beatriz . Dança e imagem: uma historia a ser elaborada. In: 2o. Encontro Internacional de Dança e Filosofia, 2006, Rio de Janeiro. Dança se diz de muitas maneiras, 2006.

  • CERBINO, Beatriz . Imagens e dança: algumas considerações. In: XI Encontro regional de História AnpuhRio, 2004, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do XI Encontro regional de História AnpuhRio, 2004.

  • CERBINO, Beatriz . Videodança e autoria: notas para uma discussão. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Autoria e propriedade na dança: dramaturgia no e do corpo em movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Autorias encarnadas: dança cênica, propriedade e dramaturgias em movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Dança e direitos autorais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . A autoria encarnada: corpo e dramaturgia em cena. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Danza y autorias encarnadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Dança e Políticas públicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Dança, autoria e dramaturgias em movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Cinema e dança: as críticas de Jaques Corseuil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Cinema e dança: o olhar do crítico Jaques Corseuil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Seminário Internacional de História da Dança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CERBINO, Beatriz . Videodanza, danza y autoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Choreography, videodance and authorship. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Entre o palco e a tela: o corpo na videodança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Videodança, dança e autoria: apontamentos para um debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . III Simpósio Internacional de História Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CERBINO, Beatriz ; SOUZA, A. R. ; MENDONÇA, Leandro . Direito autoral, apropriação e acesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERBINO, Beatriz . Cinema, corpo e videodança: experiências e aproximações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Dance, reconstruction and intellectual property. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Novas autorias em arte - Dança e corpo em espaços de autoria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Políticas públicas para dança e a videodança na cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Videodança, dança e autoria: algumas considerações e aproximações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . As relações entre dança, autoria, propriedade e bem comum. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Cinema, dança e videodança: experiencias cinecoreográficas no palco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . O corpo na videodança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Corpo, dança e construção de identidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Corpo, dança e imagem: dramaturgias possíveis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Jaques Corseuil e a construção de um pensamento em dança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Dança e corpo performático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Jaques Corseuil e a crítica de dança no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Memória e dança: desejos e proposições. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Memórias impressas: fatos e personagens nos escritos de Jaques Corseuil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro . Audiovisual, videodança e dança: conceitos e devoramentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Produtor cultural: itinerários formativos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . O mundo elegante de Rio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . Imagens da dança: Jaques Corseuil e a invenção do bailarino nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz ; CERBINO, Ana Luíza . O Original Ballet Russe no Rio de Janeiro: memórias em movimento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . O Original Ballet Russe e suas temporadas no Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Imagens da dança e do corpo: o Ballet da Juventude. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERBINO, Beatriz . Fotoreportagem sobre dança nas revistas cariocas - o caso do Ballet da Juventude. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CERBINO, Beatriz . Panorama em expansão. Rio de Janeiro 2004 (Texto publicado em website).

  • CERBINO, Beatriz . Companhia de Dança da Cidade. Rio de Janeiro 2004 (Programa de companhia de dança).

  • CERBINO, Beatriz . Textos sobre a Esther Weitzman Cia. de Dança 2003 (Texto publicado em website).

  • CERBINO, Beatriz . Inflação e desemprego: a novidade da dimensão política. Rio de Janeiro: IPEA, 1985. (Tradução/Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOTTA, M. M. M. ; COSTA, C. ; CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro ; MALAVOTA, L. ; SOUZA, A. R. ; SARAIVA, L. F. ; ALMICO, R. ; NAVAS, Cassia ; RIBEIRO, A. V. ; GEBARA, A. . Rede Proprietas. 2014; Tema: Propriedade, direitos autorais e propriedade intelectual. (Site).

CERBINO, Beatriz ; MENDONÇA, Leandro . Corpo performático, autoria e ehistória. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CERBINO, Beatriz . Crítica de dança como fonte para história. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz . Corpo em movimento. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz ; WEITZMAN, E. . Investigações Coreográficas - Workshop de criação, composição e pesquisa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CERBINO, Beatriz . Dança, corpo e história. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz . Construção de identidade no corpo e na dança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz . Construção de identidade no corpo e na dança. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz . Dança, Corpo e História. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz . De Noverre ao corpo romântico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CERBINO, Beatriz . Tempo, memória e história. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CERBINO, Beatriz ; PEREIRA, R. ; CIRÍACO, G. . Dança é para se ouvir. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CERBINO, Beatriz . O que imagino sobre a morte. 2009. Coreográfica.

CERBINO, Beatriz . Presenças no tempo. 2009. Coreográfica.

CERBINO, Beatriz . Territórios. 2006. Coreográfica.

CERBINO, Beatriz . Por minha parte. 2005. Coreográfica.

CERBINO, Beatriz ; WEITZMAN, E. ; LIMA, R. . III Mostra Migrações de Dança Contemporânea. 2003. Coreográfica.

CERBINO, Beatriz . Qual é a música?. 2002. Coreográfica.

CERBINO, Beatriz . Sobre flores amarelas. 2001. Coreográfica.

WEITZMAN, E. ; CERBINO, Beatriz . 20 anos da Esther Weitzman Cia de Dança. 2019 (Programa de companhia de dança).

WEITZMAN, E. ; CERBINO, Beatriz . Projeto Ocupação do Teatro Cacilda Becker. 2009 (Elaboração de projeto).

WEITZMAN, E. ; CERBINO, Beatriz . Projeto Multiplicação Cultural em Dança. 2007 (Elaboração de projeto e experiência docente).

CERBINO, Beatriz . Os Novissimos. 2004 (Coordenação de evento de dança) .

CERBINO, Beatriz ; BELTRÃO, Bruno . DANÇAMANIFESTA - Movimento Dança Niterói. 2004 (Coordenação de evento de dança) .

CERBINO, Beatriz . III Mostra Migrações de dança contemporânea. 2003 (Curadoria de evento de dança) .

CERBINO, Beatriz . Rumos Dança 2000/2001 - Itaú Cultural. 2001 (Curadoria de evento de dança) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    INCT - REDE PROPRIETAS. História Social das Propriedades e Direitos de Acesso, Descrição: A REDE PROPRIETAS apresenta uma proposta de estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase [ara seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Trata-se, a nosso ver, de um tema merecedor da constituição de um INCT, posto que a questão proprietária e seus desdobramentos em nossos dias ocupam uma posição estratégica para os países de língua portuguesa, além de ser decisiva para o adensamento das políticas públicas de planejamento e/ou de inovação relacionadas às propriedades no Brasil. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico, "cotejando-se experiências nacionais distintas (dos países de língua portuguesa, com ênfase na experiência brasileira) e em momentos históricos específicos", atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-instituicionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada "era do conhecimento" , objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores.para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade material e imaterial, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. ainda dentro do escopo do presente projeto, destacamos que o adensamento do conhecimento sobre a temática da propriedade presta-se a gerar subsídios para futuras propostas de intervenção sobre a estrutura de regulação então vigente, bem como para o desenvolvimento de políticas públicas de fomento à inovação tecnológica e à produção de bens culturais no Brasil e nos países de língua portuguesa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Integrante / Jorge Luiz Cruz - Integrante / Leandro Mendonça - Integrante / Allan Rocha de Souza - Integrante / Marcia Maria Menendes Motta - Coordenador / Marina Monteiro Machado - Integrante / Alan Dutra Cardoso - Integrante / Beatriz Olinto - Integrante / Pedro Parga - Integrante / Georgina Santos - Integrante / Paulo Pinheiro Machado - Integrante / Maria Leticia Corrêa - Integrante / Francivaldo Nunes - Integrante / Claudia Ines Chamas - Integrante / Monica Piccolo Almeida - Integrante / Maria Celma Borges - Integrante / João Pollig - Integrante / Raquel Lima - Integrante / Edilza Fontes - Integrante / Nivia Pombo - Integrante / Mauro Amoroso - Integrante / Marcelo Cheche - Integrante / Laís dos Passos Lara - Integrante / Silvia Dantas - Integrante / Aimée Duarte Schneider - Integrante / Ana Chuchter - Integrante / Darlan Reis - Integrante / Leonardo Leal Chaves - Integrante / Philippe Anchieta - Integrante / Vitor Almeida - Integrante / Vivian Luiz Fonseca - Integrante / Zora Zanuzo - Integrante / Luisa Moraes Silva Cutrim - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Propriedade e dança cênica ocidental: relações entre autoria, coreografia e direito de acesso, Descrição: JOVEM CIENTISTA DO NOSSO ESTADO / FAPERJ - Este projeto tem como foco a pesquisa na área da dança, especificamente na relação entre dança, coreografia, autoria e propriedade intelectual. Trata-se de estudar como se dá a aproximação entre estes campos de conhecimento. A partir da discussão sobre a noção de autor, e como a autoria é construída no corpo, realizar-se-á uma reflexão acerca da dança. O acesso à cultura e informações da dança é fundamental para que coreógrafos e bailarinos possam criar e o público possa usufruir de obras coreográficas e espetáculos cênicos. Vivemos hoje em um novo contexto de criação artística e intelectual, no qual barreiras impostas pelas normas de propriedade intelectual, em especial direitos autorais, estão em processo de transformação. Outra importante questão surge quando falamos das diferentes propostas de dança contemporânea, já que não há uma só técnica para uniformizar e habilitar os corpos que as realizam, como no balé. As implicações dessa questão podem ser percebidas nos processos de remontagem e reconstrução de coreografias com bailarinos que são atravessados por diferentes marcas e registros. A questão central deste projeto é como articular estes distintos aspectos da criação artística ? autoria e acesso à cultura e informação ? e entender como a dança pode ser criada e usufruída neste contexto de proteção autoral. Além disso, objetiva-se investigar como a ideia de coreografia se desenvolveu ao longo do tempo, transformando a própria noção de autoria em dança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum, Descrição: Este projeto objetiva estudar como se da a aproximação entre a propriedade, individual e coletiva, e a produção artística em dança cênica. A noção de propriedade é aqui utilizada para discutir, a partir do conceito de autoria, a questão dos direitos autorais e entender sua importância na reflexão acerca da dança atualmente produzida. O acesso à cultura e informações da dança é fundamental para que coreógrafos e bailarinos possam criar e o público possa usufruir de obras coreográficas e espetáculos cênicos. Atualmente são muitos os fundos e fundações que cuidam de acervos de coreografias, em especial de criadores do século XX, como George Balanchine (1904-1983) e Martha Graham (1894-1991), entre outros, o que tem restringindo essa circulação em nome da preservação das obras e dos direitos do autor. Vivemos hoje em um novo contexto de criação artística e intelectual, no qual barreiras impostas pelas normas de propriedade intelectual, em especial direitos autorais, estão em processo de transformação. Outro importante aspecto da discussão de autoria se relaciona com o deslocamento da noção de autor e o surgimento da função autor, conforme aponta Michel Foucault (2001). Trata-se de perceber como, na dança, a afirmação de tal função pode (re)construir a própria ideia de coreografia. A questão central deste projeto é, portanto, articular estes distintos aspectos da criação artística ? autoria e acesso à cultura e informação ? e entender como a dança pode ser criada e usufruída. Este projeto tem duração de três anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador / Paola Secchin Braga - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Autoria em dança: as relações entre dança, propriedade e bem comum - 1a fase, Descrição: Este projeto tem duração de um ano e tem como foco a pesquisa na área da dança cênica, especificamente a relação entre dança, autoria e propriedade, Trata-se de estudar como se da a aproximação entre a propriedade, individual e coletiva, e a produção artística em dança. A fim de aprofundar a discussão proposta será realizada uma reflexão sobre como a ideia de coreografia, e por sua vez de coreógrafo, se desenvolveu ao longo do tempo, transformando a própria noção de autoria em dança. Esta é a 1a fase de um projeto a ser. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Pensa Rio: Propriedades, inovações & bem comum, Descrição: O presente projeto consiste em uma proposta de estudo acerca da propriedade ? enquanto instituição social ? em algumas de suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens tecnológicos e culturais (propriedade intelectual e direito autoral. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (agrária, urbana, creditícia e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis. Esse estudo comparativo será desenvolvido tanto do ponto de vista sincrônico ? cotejando-se experiências nacionais distintas em momentos históricos específicos ? quanto diacrônico ? atentando-se para as continuidades, transformações e rupturas ocorridas ao longo do tempo nos arcabouços jurídico-institucionais observados. Levando-se em conta o destaque que a propriedade intelectual aufere no atual contexto, em que se consolida globalmente a chamada ?era do conhecimento?, objetiva-se fomentar os debates e contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre a matéria no país, submetida a uma crescente valorização, porém ainda carente de interlocutores. Para isto, vislumbra-se, para além do exercício de um amplo esforço de pesquisa, a elaboração de um trabalho de divulgação e disseminação junto ao grande público, dos múltiplos temas e objetos que envolvem o campo da propriedade, priorizando-se o alcance aos jovens pesquisadores e estudantes. Como desdobramento deste projeto, está sendo criada a REDE Proprietas, que abrigará os laboratórios e pesquisadores envolvidos em pesquisa sobre a dimensão histórica da propriedade, em suas múltipla dimensões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Integrante / Leandro Mendonça - Integrante / Allan Rocha de Souza - Integrante / Marcia Maria Menendes Motta - Coordenador / Luiz Fernando Saraiva - Integrante / Rita Almico - Integrante / Marina Monteiro Machado - Integrante / Leandro Malavota - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Cooperação.

  • 2009 - 2011

    Anatomia de um pensamento: os escritos de dança de Jaques Corseuil, Descrição: Este projeto teve como objetivo estudar os textos do jornalista e crítico de dança Jaques Corseuil (1913-2000). Os textos produzidos por Corseuil foram os primeiros a privilegiar o ponto de vista da dança, tomando-a como ponte de partida para estabelecer relações com outros campos das artes, como a música, as artes visuais e o teatro. Para isso, foi realizado um levantamento das matérias e críticas publicadas por Corseuil, de fins da década de 1930 até o final da década de 1960, perfazendo trinta anos de escrita sobre a dança.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador / Ana Luíza Fernandes Cerbino - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Corpo, dramaturgia e autoria: processos artísticos e políticos, Descrição: Este projeto parte do princípio que o corpo não é apenas um ?instrumento? de expressão do artista, performer/bailarino/coreógrafo, mas um meio criador de dramaturgia, em que a dimensão política/performática inscreve no movimento, e no espaço, a investigação artística proposta. Tomando a dança cênica como referência para a nossa investigação, objetiva-se discutir as propostas de autores relacionadas ao corpo dançante (GIL, 2004; MARTIN, 1995; LEPECKI, 2006) para a compreensão de como a dramaturgia do corpo e do movimento se delineia em diferentes espetáculos coreográficos, de acordo com cada proposta artística específica. O que move um corpo e como ele se move, suas implicações ontológicas, cinéticas, artísticas e políticas, são questões que norteiam as discussões propostas neste projeto. O corpo é tomado como eixo articulador das propostas estéticas e políticas colocadas em movimento. Trata-se, portanto, de um corpo-autor que cria e coloca em movimento a própria noção de autoria e dramaturgia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Cartografia de idéias: críticas de dança no Rio de Janeiro no século XX, Descrição: O objetivo desta pesquisa foi levantar e reunir as críticas de dança publicadas nos periódicos cariocas, jornais e revistas, ao longo de todo século XX, produzindo assim uma ?cartografia de idéias? em relação à dança feita na cidade. Para isso foi um mapeamento dos críticos, seus textos e respectivos veículos em que publicaram, no qual foi possível identificar nome do autor, título do texto, nome do periódico e data de publicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Beatriz Fernandes Cerbino - Coordenador., Financiador(es): Fundação Nacional de Artes - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2008

Programa de Bolsas de Estímulo à Produção Crítica em Artes - Dança, Funarte.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, PPGCA. , Rua Tiradentes, 148, Ingá, 24210510 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26299672

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Fundação Nacional de Artes

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Não há

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , PURO, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2009

      Ensino, Ciências da Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Corpo, espaço e interpretação, Dança, coreografia e o corpo performático, Corpo, dança, dramaturgia e construção de identidades

    • 03/2009

      Ensino, Produção Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dança e produção cultural, Fundamentos da dança, Direção artística

    • 07/2010 - 10/2014

      Direção e administração, PURO, .,Cargo ou função, Coordenadora do curso de graduação Produção Cultural.

    • 04/2010 - 03/2011

      Extensão universitária , PURO, .,Atividade de extensão realizada, Fórum Por que Produção Cultural?.

  • 2003 - 2008

    Faculdade Angel Vianna

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 03/2003 - 12/2008

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dança, temporalidade e história

  • 2006 - 2009

    Centro Universitário da Cidade

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor adjunto

    Atividades

    • 08/2006 - 02/2009

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da dança II, História da dança III, Hitória da arte