Maria dos Reis da Costa

Experiência na área de Letras, com ênfase no magistério. Atua de forma autonôma, independente de instituição no momento, como orientadora:: artigos, projetos de pesquisa, monografias, dissertações, etc. Orienta na formatação: linguística, medodológica e normas técnicas da ABNT. Participa de bancas examinadoras em aprovações de seus orientandos quando necessário.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência da Religião

2000 - 2002

Universidade Federal de Juiz de Fora
DR Eduardo Gross.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: lLiteratura - paródia.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

1 ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2005. (Seminário).

1 SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JUIZ DE FORA. 2003. (Simpósio).

V111 JORNADA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL - PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA.A RELAÇÃO PARÓDICA E INTERTEXTUAL: PONTO DE PARTIDA NO LIVRO "O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO". 2002. (Seminário).

PROLER. 2002. (Oficina).

A NARRATIVA PÓS-MODERNA - 11 SEMANA DO PROFESSOR. 2000. (Seminário).

O TEATRO BRASILEIRO - 11 SEMANA DO PROFESSOR. 2000. (Seminário).

PRINCIPAIS TEMAS DA LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2000. (Seminário).

A RELAÇÃO DO CINEMA COM A LITERATURA BRASILEIRA. 2000. (Seminário).

SEMANA DO PROFESSOR. 1999. (Seminário).

111CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. 1997. (Congresso).

ENSINO DE GRAMÁTICA - 111 JORNADA DE EDUCAÇÃO. 1996. (Seminário).

SEMANA DE LETRAS. 1996. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Antônio Carlos caires Costa

COSTA, M. R.. Formação de professores para a diversidade e para a educação escolar de pessoas jovens e adultas: notas sobre o trabalho com língua portuguesa no segundo segmento.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marta Maria Imbroinise da Fonseca

COSTA, M. R.. Turismo rotas e roteiros literários. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Turismo de Santos Dumont.

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Gross

GROSS, E.; DREHER, L. H.; BARCELOS, J. C.. Jesus Cristo sob a Ótica de Saramago : Paródia como Espaço para a Diferença. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

DREHER, L. H.; GROSS, Eduardo; BARCELLOS, J. C.. Jesus Cristo sob a ótica de Saramago: paródia como espaço para a diferença. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

GROSS, Eduardo;DREHER, L. H.. Jesus Cristo sob a ótica de Saramago: paródia como espaço para a diferença. 2000. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Orientou

Giovana Venâncio Vilela

O paradigma emergente e a crise de valores na educação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior das FAB) - Faculdade Adventista da Bahia; Orientador: Maria dos Reis da Costa;

Antônio Carlos caires Costa

Formação de professores para a diversidade e para a educação escolar de pessoas jovens e adultas: notas sobre o trabalho com língua portuguesa no segundo segmento; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Diversidade) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Maria dos Reis da Costa;

Foi orientado por

Eduardo Gross

Jesus Cristo sob a Ótica de Saramago : Paródia como Espaço para a Diferença; 2002; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eduardo Gross;

Produções bibliográficas

  • COSTA, M. R. . Literatura, Religião: diálogo presente em Saramago.. Sacrilegens (Juiz de Fora) , v. 01, p. 41-48, 2004.

  • COSTA, M. R. . A relação paródica e intertextual: ponto de partida no livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo .. In: 111 Semana do Professor, 2002, Juiz de Fora. 111 Semana do Professor, 2002.

  • COSTA, M. R. . A relação paródica e intertextual: ponto de partida no livro "O Evangelho segundo Jesus Cristo". 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COSTA, M. R. . Gestar 11. 2009. .

COSTA, M. R. . Aula de Porguguês. 2009. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - Atual

Escola Municpal Lucy de Castro Cabral

Vínculo: Docente de Português, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 10

Outras informações:
Leciono no Município de Juiz de Fora, cargo efetico à 6 anos com Língua Portuguesa e Literatura brasileira e portuguesa.