Ana Paula Martins Gouveia

Ana Paula Martins Gouveia nasceu na cidade de São Paulo, é pós-doutora em Estudos Budistas pela Universidade da Califórnia (Santa Barbara, EUA-2012) e pela Sorbonne na École Pratique des Hautes Études (Paris, França-2014), e em estudos filosóficos da comunicação pela USP (finalizado em 2015). É também mestre e doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP, com estágio de pesquisa na Universidade de Surrey Roehampton (Londres, Inglaterra). Todos estes estágios de formação, desde o mestrado até aos pós-doutorados, foram realizados com o apoio da FAPESP. Morou por sete anos no mosteiro tibetano Khadro Ling no sul do Brasil, e vem se dedicando exclusivamente ao estudo da filosofia budista e à sua prática desde 2002. Através de pesquisas, viagens e retiros ao redor do mundo, sempre em companhia de eruditos e mestres da linhagem do budismo tibetano, sua formação se dá tanto a nível teórico-investigativo quanto prático, como demanda a própria tradição filosófica budista. É autora do livro ?Introdução à Filosofia Budista? (Paulus, 2016), e tem diversos artigos e capítulos de livros publicados sobre este mesmo tema. Atualmente é membro do Padmakara Translation Group e, com o apoio da Khyentse Foundation, dedica-se também à tradução de textos filosóficos diretamente do tibetano para o português.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Comunicação

2000 - 2004

Universidade de São Paulo
Título: Modelando Ilusões: A Personagem e o Trabalho de Ator no Cinema
Eduardo Penuela Canizal. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.

Doutorado em Audio Visual - Cinema

2002 - 2003

University Of Surrey Roehampton
Título: Modelando Ilusões: O Trabalho do Ator no Cinema
Orientador: Prof. Dr. Paul McDonald
com Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Ator; Atuação; Cinema; Dramaturgia; Filme; Imagem. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Ciências da Comunicação

1996 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Elementrês: Um olhar sobre Mantos,Ano de Obtenção: 2000
Eduardo Penuela Canizal.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação; Informação e comunicação.

Especialização em Buddhist Studies

2012 - 2012

University Of California Santa Barbara
Título: The Adornment of the Middle Way
Orientador: José Ignácio Cabézon
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Jornalismo

1989 - 1995

Universidade de São Paulo
Título: Teatro, Trama e Teia

Ensino Médio (2º grau)

1981 - 1987

Colégio Bandeirantes

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Pós-doutorado

2012

Pós-Doutorado. , University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

2011

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , École Pratique des Hautes Études, EPHE, França. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Budismo. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Indo-Tibetano.

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Formação complementar

2014 - 2014

Filosofia Buddhista Tibetana. (Carga horária: 180h). , Association de Centre D'Etudes de Chanteloube, ACEC, França.

2013 - 2013

Filosofia Buddhista Indo-Tibetana. (Carga horária: 200h). , Association de Centre D?Etudes de Chanteloube, ACEC, França.

2012 - 2012

O Caminho do Bodhisattva. (Carga horária: 48h). , Mangala Shri Bhuti, MSB, Estados Unidos.

2012 - 2012

Bergson, Deleuze e o Cinema. (Carga horária: 105h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Seminar in Tibetan Buddhist Traditions. (Carga horária: 30h). , University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.

2012 - 2012

Seminar in Tibetan Language. (Carga horária: 30h). , University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.

2012 - 2012

SEMINAR IN BUDDHIST STUDIES:INDIAN BUDDHIST TANTRA. (Carga horária: 30h). , University of California Santa Barbara, UCSB, Estados Unidos.

2012 - 2012

Filosofia Budista. (Carga horária: 80h). , Centre d'Etudes de Chateloube, CEC, França.

2011 - 2011

Madhyamaka. (Carga horária: 21h). , Guna Norling, GUNA NORLING, Brasil.

2011 - 2011

O Dilema da Incomunicabilidade. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Filosofia Budista. (Carga horária: 150h). , Centre d'Etudes de Chateloube, CEC, França.

2010 - 2010

Filosofia Budista. (Carga horária: 160h). , Centre d'Etudes de Chateloube, CEC, França.

2010 - 2010

Nova Teoria da Comunicação. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2003 - 2009

tchodpon. (Carga horária: 9999h). , Fundação Chagdud Gonpa, FCG, Brasil.

1998 - 1998

O ator frente às câmeras. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1996 - 1996

Interpretação para a Câmera. (Carga horária: 75h). , Escola de Arte Dramática, EAD, Brasil.

1995 - 1995

Evolução das Artes Visuais no Brasil. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1994 - 1994

Poética da Imagem. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1994 - 1994

Jornalismo Político Econômico Internacional. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1993 - 1993

História das Idéias. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1993 - 1993

Estudos sobre Assim Falou Zaratustra. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1993 - 1993

Filosofia Contemporânea I. (Carga horária: 45h). , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências HUmanas, FFLCH, Brasil.

1993 - 1993

Psicologia em Reich. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1993 - 1993

Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência. (Carga horária: 45h). , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências HUmanas, FFLCH, Brasil.

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Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Sanscrito

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Tibetano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

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Organização de eventos

GOUVEIA, Ana Paula Martins ; Souza, Isolino de ; Costa e Silva, M. F. . IIª Mostra de Documentários da ESAP. 2011. (Festival).

Marcondes, Ciro ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Dilemas da comunicação contemporânea: as redes sociais, o consumo, a sexualidade e a informação. 2011. (Outro).

Marcondes, Ciro ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Prof. Daniel Bougnoux - Transformações trazidas pela cultura númerica -. 2011. (Outro).

GOUVEIA, Ana Paula Martins ; Souza, Isolino de ; Costa e Silva, M. F. . Iª Mostra de Documentários da ESAP. 2010. (Festival).

Melchior, Reto ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . De Buster Keaton a Um Cão andaluz: Sobre bicicletas e outros encantos cinematográficos, por Reto Melchior. 2010. (Outro).

GOUVEIA, Ana Paula Martins ; Peñuela, Eduardo Canizal ; Pucci, Renato ; Melchior, Reto . Grupo de discussão de Cinema - Kinusp. 2002. (Outro).

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Participação em eventos

Vita Contemplativa 2017: Práticas Contemplativas e Cultura Contemporânea. Cultura Contemplativa e Práticas Temporâneas: Motivações e Implicações do Fazer Filosófico Budista. 2017. (Congresso).

III Jornada de Filosofia Oriental da USP.Originação Dependente: Uma Perspectiva sobre a Construção de Realidade Percebida. 2015. (Encontro).

Seminario de traducao e interpretacao sobre svabhava e sua versao para mandarim e tibetano.Seminario de traducao e interpretacao sobre svabhava e sua versao para mandarim e tibetano. 2015. (Encontro).

Shedra Guna Norling 2015.Os caminhos das novas traduções de textos clássicos do budismo Mahayana no Brasil. 2015. (Encontro).

28th International Congress of Applied Psychology in Paris. Love Communication, Cross cultural differences between Japan and Brazil. 2014. (Congresso).

ANPOF.Filosofia no Oriente. 2014. (Encontro).

Encontro ABRACE.Corpo, tecnica e vazio: a cena expandida contemporanea e os dialogos interculturais com o Oriente. 2014. (Encontro).

50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil. 2013. (Outra).

Dialogues with the Divine: Agencies of the Sacred in the Broader East Asian Region.Contacting the Divine: an Hypothesis Based on Body Transformations. 2013. (Encontro).

Personhood, Place, and Possession: Embodiment and Emplacement in Special Contexts.Selves and No-Selves in Tibetan Oracular Practice: The Case of the Nechung Oracle. 2013. (Encontro).

Time, Space & The Body. Temporal Emptiness of the Body: A Sacred Space for Divination. 2013. (Congresso).

?Open Heart, Open Mind? - Tsoknyi Rinpoche. 2012. (Seminário).

1ª Jornada de Filosofa Oriental. 2012. (Encontro).

76th Annual Convention of Japanese Psychological Association. Cross-National Insights on Love and Communication in Japan and Brazil. 2012. (Congresso).

ComuniCON 2012. Desejo, Comunicação e Memória em um Labirinto onde o Questionamento do que é. 2012. (Congresso).

Conferência Internacional Cinema, Arte, Tecnologia, Comunicação - Festival de Avanca. O Grande Silêncio de Gröning e a Eloquência de se Refletir sobre a Ética-Filosófica no Fazer Cinematográfico. 2012. (Congresso).

I Encontro Nacional da Rede de Grupos de Pesquisa em Comunicação.Renovando o Olhar sobre a Comunicação - O Ornamento do Caminho do Meio. 2012. (Encontro).

Religious Studies Seminar.From Film to Buddhism: Short Notes on the Process of Understanding. 2012. (Seminário).

Robert S. Michaelsen Memorial Lecture with Prof. Jesse Choper - UC Berkeley. 2012. (Outra).

VII Congresso ABRACE. Memória, Pessoa e Personagem: As Construções Mentais como Berço das Criações. 2012. (Congresso).

XVI Encontro SOCINE.A Ética como Bússola para a Nova Cartografia do Cinema Mundial. 2012. (Encontro).

10ª Edição do Congresso Internacional SIEF. 2011. (Congresso).

Aplicação dos Preceitos da Doutrina do Budismo Vajrayana. 2011. (Outra).

Ciclo de conferências do Departamento de Teatro e Cinema.Engendrar a Personagem do Teatro ao Cinema Reflexões sobre o Trabalho de Ator. 2011. (Outra).

Corpo e Dança no Cinema - CINUSP com Christiane Greiner. 2011. (Encontro).

Dilemas da comunicação contemporânea: as redes sociais, o consumo, a sexualidade e a informação. 2011. (Seminário).

EIAP - Encontro Internacional de Antropologia e Performance. 2011. (Encontro).

Estados de Consciência: Encontro Entre o Saber Tradicional e o Científico. 2011. (Simpósio).

Fenomenologia da vida - Prof. Dr. Duane Davis (University of North Caroline). 2011. (Seminário).

Filosofia, Metodologia e Aplicação dos Preceitos do Budismo Mahayana. 2011. (Outra).

IV Simpósio de Comunicação e Filosofia da FAPCOM Filosofia e Comunicação: Reflexões Interdisciplinares na cultura Digital. 2011. (Seminário).

Nagarjuna ? Carta a Um Amigo - com Dzigar Kongtrul Rinpoche. 2011. (Seminário).

Projeto Corpo e Cinema - CINUSP. 2011. (Seminário).

Transformações trazidas pela cultura númerica - Com Daniel Bougnoux. 2011. (Seminário).

X MINIENAPOL DE SEMIÓTICA ? 2011.Esmiuçametos Semióticos: Sugestões para Uma Análise da Performance de Atores no Cinema. 2011. (Encontro).

10 anos de FiloCom. 2010. (Encontro).

Encontro do Centro de Estudos Arnaldo Araújo. 2010. (Encontro).

Métodos e Práticas do Budismo Mahayana - Curso. 2010. (Outra).

Nagarjuna ? Carta a Um Amigo. 2010. (Outra).

Seminário Avançado: ?Luis Buuel: de L?âge d?or a Viridiana?. Prof. Dr. Vicente Sánchez Biosca (Universidade de Valência ? Espanha). 2001. (Seminário).

Concepção Estética do Espetáculo Teatral ? Prof. José Vendramini ? EAD/USP.. 2000. (Outra).

Jean Luc Godard e as Transformações da Imagem - Prof. Philippe Dubois. 2000. (Seminário).

Linguagem em Cinema e Vídeo ? Prof. Ismail Xavier, departamento de Cinema/ECA/USP.. 2000. (Outra).

Seminário Avançado: O Figural. Prof. Dr. Phillipe Dubois (Sorbonne Nouvelle? Paris III) ? ECA/USP. 2000. (Seminário).

O Ator Diante da Câmera Com Iaki Aierra. ECA/USP, outubro. 1999. (Oficina).

Abject Art - Prof. Dr. Marga van Mechelen, University of Amsterdam, Holanda. curso de 8 a 12 de junho. 1998. (Outra).

Leitura de Filmes de Andrei Tarkovski: Jogo & Arte Prof. Dr. Bernardette Lyra - Curso de uma semana. 1998. (Outra).

Cinema e História: Alegorias Nacionais Prof. Dr. Ismail Xavier. 1997. (Outra).

- Nelson Rodrigues no Cinema. Prof. Dr. Ismail Norberto Xavier. 1997. (Outra).

Um Paradigma do Surrealismo: O Cinema de Luis Buuel - Prof. Eduardo Penuela. 1997. (Outra).

A Autonomia da Encenação. Fundamentos Teóricos e Estudo de Caso: O Teatro de Gerald Thomas. Prof ª Sílvia Fernandes - Artes Cenicas. 1996. (Outra).

Freud e Stanislavski; Contribuições da Psicanálise na Compreensão do Trabalho de Ator - . Prof ª Miriam Chnaiderman. Prof. responsável: Fausto Fuser. 1996. (Outra).

O Teatro da Crueldade Enquanto Metafísica Concreta, Relação Entre o Sensível e o Inteligível - Prof ª Vera Lúcia G. Felício - Artes Cenicas. 1996. (Outra).

Evolução das Artes Visuais no Brasil - Artes Plásticas - extra curricular. 1995. (Outra).

Seminários sobre Nietzsche. 1995. (Seminário).

Poética da Imagem - Cinema - curso extra curricular. 1994. (Outra).

Estudos sobre Assim Falou Zaratustra - Filosofia - curso extra curricular. 1993. (Outra).

Filosofia Contemporânea I - Filosofia - curso extra curricular. 1993. (Outra).

História das Idéias - História - curso extracurricular. 1993. (Outra).

Jornalismo Político Econômico Internacional - Jornalismo - Curso extra curricular. 1993. (Outra).

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Participação em bancas

Aluno: ALEX FLORIAN HEILMAIR

GOUVEIA, Ana Paula Martins; Baitello, Norval; Leão, Lúcia; Guerra Filho, Willis; Ciquini, Fábio. Imagem e Imaginação - Aproximações entre a ciência da imagem de Hans Belting, a antropologia histórica de Dietmar Kamper e a filosofia budista vajrayana. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GOUVEIA, Ana Paula Martins. 21 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2013. Universidade de São Paulo.

GOUVEIA, Ana Paula Martins. 21 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2013. Universidade de São Paulo.

GOUVEIA, Ana Paula Martins; Martins, Guilherme Augusto Gomes; Martins, Jaqueline Estefano; Neiva, Lucas Mello; Siqueira, Matheus Victor; Queiroz, Priscila Morais Luna de; Paulo, William Manoel de. 19 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2011. Universidade de São Paulo.

M F Costa e Silva;GOUVEIA, Ana Paula Martins. Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema. 2010. Escola Superior Artística do Porto.

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Comissão julgadora das bancas

Geraldo Carlos do Nascimento

GOUVEIA, A. P. M.;NASCIMENTO, G. C.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; SPROESER, S. R.. Elementrês - Um Olhar sobre Mantus. 2000. Dissertação (Mestrado em CTR - Cinema, Rádio, Televisão) - Universidade de São Paulo.

Geraldo Carlos do Nascimento

NASCIMENTO, G. C.. Modelando Ilusões: A personagem e o trabalho de ator no cinema. 2004. Tese (Doutorado em Escola de Comunicações e Artes) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Peñuela Cañizal

PEÑUELA CAÑIZAL, E.; Xavier, Ismail; Ramos, Luis Fernando; Montes, Maria Lúcia Aparecida; Sevcenko, Nicolau. Modelando ilusões: A personagem e o trabalho de ator no cinema. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Ciências da Comunicação.

Ismail Norberto Xavier

XAVIER, I. N.; CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; SEVCENKO, N.; MONTES, M. L. A.; RAMOS, L. F.. Modelando ilusões: a personagem e o trabalho de ator no cinema. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Luiz Fernando Ramos

RAMOS, L. F.; CAIZAL, E. P.; XAVIER, I. N.; MONTES, M. L. A.; SEVCENKO, N.. Modelando Ilusões: a personagem e o trabalho do ator no cinema. 2004. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

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Orientou

Filipe Manuel O

Pinto; Mulher Mar; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Realização) - Escola Superior Artística do Porto,; Orientador: Ana Paula Martins Gouveia;

Pedro Miguel O

Pinto; Mulher Mar; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Realização) - Escola Superior Artística do Porto,; Orientador: Ana Paula Martins Gouveia;

Sérgio Paulo dos Santos Sá

MEMÓRIAS DO OFÍCIO; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Realização) - Escola Superior Artística do Porto,; Orientador: Ana Paula Martins Gouveia;

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Foi orientado por

Jeanne Marie Machado de Freitas

Teatro: trama e teia; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Jeanne Marie Machado de Freitas;

Eduardo Peñuela Cañizal

Elementrês; ; ; Um Olhar Sobre Mantus; 2000; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal;

Eduardo Peñuela Cañizal

Modelando Ilusões: A personagem e o trabalho de Ator no Cinema; 2004; Tese (Doutorado em Ciencias da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Peñuela Cañizal;

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Produções bibliográficas

  • GOUVEIA, ANA PAULA MARTINS . The Middle Way Getting Its Way. Jornal de Ciencias Sociales , v. 9, p. 188-192, 2017.

  • GOUVEIA, Ana Paula Martins . Desejo, comunicação e memória em um labirinto onde o questionamento do que é ?pessoa? pode nos trazer indícios de como reencontrar o fio de Ariadne. Paulus - Revista de Comunicação da Fapcom , v. 1, p. 59-76-76, 2017.

  • GOUVEIA, ANA PAULA MARTINS . O FILOSOFAR BUDISTA: BREVES REFLEXÕES SOBRE O FAZER FILOSÓFICO E AS SUAS MOTIVAÇÕES. Kriterion (UFMG. Impresso) , v. 57, p. 189-205, 2016.

  • GOUVEIA, Ana Paula Martins . O Mapear dos Movimentos da Mente Uma perspectiva budista para a compreensão das nossas ações e reações. Religare (UFPB) , v. V. 13, p. 277-444, 2016.

  • GOUVEIA, Ana Paula Martins ; HILLIS, G. A. . Práticas Oraculares Tibetanas: O Caso do Oráculo Nechung. Debates do NER , v. 25, p. 291-310, 2014.

  • GOUVEIA, Ana Paula Martins . Berço de ilusões: o entremeio das criações. Uma reflexão sobre personagens, atores e pessoas. Significação: Revista de Cultura Audiovisual , v. 36, p. 103-128, 2011.

  • GOUVEIA, Ana Paula Martins . Morangos Silvestres sob a Luz dos Devaneios Poéticos da Casa Onírica Bachelardiana.... Significação: Revista de Cultura Audiovisual , v. 1999, p. 45-73, 1999.

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Outras produções

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Assesoria de Projeto para FAPESP. 2015.

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Emissão de parecer Revista: Debates do NER. 2015.

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Relatório Pós-Doutorado II - Conclusão da Pesquisa. 2015. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . O Ornamento do Caminho do Meio: Uma Lógica Filosófica das Possibilidades Comunicacionais Ainda Pouco Explorada.. 2013. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Relatório de Atividades de pos-doutorado no Exterior. 2012. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Dramaturgia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . As primeiras explorações semióticas e suas ilimitadas fontes para a ampliação da capacidade perceptiva das realidades. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Arte Ritual Budista Tibetana. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Arte Ritualística Tibetana. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Arte Ritual Budista Tibetana. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Modelando Ilusões: A Personagem e o Trabalho de Ator no Cinema.. 2004. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Tese: O Trabalho do Ator no Cinema Entre a Enunciação e o Enunciado. 2003. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Modelando Ilusões: A Personagem e o Trabalho de Ator no Cinema.. 2003. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Tese: O Trabalho do Ator no Cinema Entre a Enunciação e o Enunciado Tese: O Trabalho do Ator no Cinema Entre a Enunciação e o Enunciado. 2002. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Tese: O Trabalho do Ator no Cinema Entre a Enunciação e o Enunciado. 2001. (Relatório de pesquisa).

Xavier, Ismail ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . História do Cinema. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Elementrês... Um Olhar Sobre MANTUS. 2000. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Realização do curta metragem Mantus e análise comparativa do trabalho de atores no Teatro e no Cinema. 1999. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Elementrês... Um Olhar Sobre MANTUS. 1999. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Realização do curta metragem Mantus e análise comparativa do trabalho de atores no Teatro e no Cinema. 1998. (Relatório de pesquisa).

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Realização do curta metragem Mantus e análise comparativa do trabalho de atores no Teatro e no Cinema. 1998. (Relatório de pesquisa).

Yacov Hillel ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Interpretação para a Câmera na EAD (Escola de Artes Dramáticas).. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Araújo, Fransérgio ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Oficina Manifesto Teatro Selvagem. 2013. Teatral.

Araújo, Fransérgio ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Teatro Selvagem. 2013. Teatral.

InterDitos ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Ensaios gerais. 2011. Teatral.

GOUVEIA, Ana Paula Martins . De Discretas Dores a Demais Débeis Delírios. 2000. Teatral.

ARAUJO, E. ; GOUVEIA, Ana Paula Martins ; MOZENA, Karin . Ulisses de James Joyce. 1994. Teatral.

Eduardo Araújo ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Ulisses. 1993. Teatral.

GOUVEIA, Ana Paula Martins . Mantus. 1999. Filme.

GOUVEIA, Ana Paula Martins ; Montenegro, Edson ; Swami Jr . Homenagem a Paulo César Pinheiro (Projeto ?Dois e Um?). 2000 (Show Musical e Poesia).

Herique Martins ; GOUVEIA, Ana Paula Martins . Dulcinéia vai à Guerra. 1981.

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Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Ornamento do Caminho do Meio (expresso em versos) - A Fala que Delicia o Mestre, Descrição: As it is widely known, ntarakita was the abbot of the Nland University, circa 7th-8th century, and he represents the final flouring of the Mahyna thought, insofar that he combines the view of the Madhyamaka for the ultimate truth, with the Yogcra view for the relative truth. Not only that, ntarakita was also a great master of the Prama tradition, so these three streams come together in his philosophical view, and that was the view that he took with him to Tibet. Historically speaking, his philosophical approach was the final great development of Buddhist Philosophy in India. Some centuries later, another great madhyamaka philosopher, Candrakrti, was discovered by the Tibetan translators. Candrakrti had lived at least hundred years before ntarakita, but, for the Tibetan, he became later, and specially due to his direct approach to the ultimate truth, his legacy became more prominent, and ntarakita?s view became overshadowed for a long time in Tibet. Even though ntarakita had one of the most complete approaches to the Buddhist philosophical views, his work was not well know in the modern age. Only in the nineteenth century, upon the request of Jamyang Khyentse Wangpo, Ju Mipham Rinpoche did an extraordinary commentary on the dbu ma rgyan, and it was thanks to the depth of this work that ntarakita?s view came back to light and was again appreciated. Mipham prefaces his commentary with a long introduction, reviewing the complementary relationship between madhyamaka and yogcra, and completely reassesses the distinction between the prsagika and svtantrika - for long time crystalized within Tibetan scholasticism - showing the large range of benefit that can be brought by both views while elucidating their respective and complementary pedagogical roles. The Madhyamaklakra is not only one of the most important philosophical texts ever written, but also a crucial text for anyone who is interested in Buddhist Philosophy, and Ju Mipham Rinpoche?s commentary is fundamental, because it demonstrates the immense richness of ntarakita?s view, who brought together the two chariots of the Mahyna, namely Ngrjuna and Asaga, which is why Ju Mipham, in his commentary, said that ntarakita is like the 3rd chariot, who unites the two chariots of the Mahyna. So, together with many other specialists, I do believe that these translations will make available a much clearer vision of the Buddhist philosophy as a whole, helping to preserve, uphold and spread the Buddhist heritage.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Martins Gouveia - Coordenador / André Rodrigues - Integrante / John Canti - Integrante / Wulstan Fletcher - Integrante / Helena Blankleder - Integrante., Financiador(es): Khyentse Foundation - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    O Ornamento do Caminho do Meio: Uma Lógica Filosófica das Possibilidades Comunicacionais Ainda Pouco Explorada, Descrição: Neste projeto de pós-doutorado, pretendo traduzir, comentar, contextualizar e atualizar (no sentido de aplicar à questão específica a ser aqui desenvolvida) um dos textos mais significativos da filosofia e da lógica budista tibetana e discutir a relação direta deste com a Nova Teoria da Comunicação, desenvolvida por Ciro Marcondes Filho, particularmente no que concerne ao ?quase método? proposto por ele, o Metáporo. O texto a ser trabalhado, O Ornamento do Caminho do Meio (tib.: dbu ma rgyan), foi originalmente escrito em sânscrito e, como grande parte dos textos deste período, tem o seu original desaparecido; todavia, a tradução do mesmo para o tibetano foi orientada e supervisionada pelo próprio autor, Shantarakshita, um príncipe indiano do século VIII. O objetivo deste projeto é identificar como a lógica da manifestação dos fenômenos e as efetivas possibilidades comunicacionais entre os seres dentro da perspectiva apresentada no texto de Shantarakshita toca, evidencia e talvez até amplie aspectos da Nova Teoria da Comunicação apresentada e proposta por Ciro Marcondes Filho. Além disso, considero relevante ressaltar a importância de trazer ?à tona? um universo de conhecimentos oriundos do pensamento filosófico tibetano/indiano que, mesmo quando mencionado, em geral, é tratado de forma por vezes bastante simplista ou pouco aprofundada. A proposta aqui é a de resgatar estes textos e poder tornar este conhecimento milenar mais acessível tanto aos pesquisadores da comunicação, quanto de outras áreas que possam se interessar por este campo ainda pouco explorado, particularmente no contexto brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Martins Gouveia - Coordenador.

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Prêmios

2012

Premio máximo do Juri - 9 MIFEC - Festival Internacional de Escolas de Cinema, ESAP - Porto - Portugal.

2011

Melhor Documentário - Festival Internacional de Escolas de Cinema, Escola Superior Artística do Porto.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes. , Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, 05508020 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 998758085

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Experiência profissional

2017 - Atual

Khyentse Foundation

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista FAPESP, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2004

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Doutoranda, Carga horária: 40

2001 - 2001

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de curso, Carga horária: 6

Outras informações:
Assistente do Professor Ismail Xavier no curso de Linguagem de Cinema e Vídeo. Bolsista do programa PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino).

1996 - 2001

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

University Of California Santa Barbara

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Bolsita FAPESP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Escola Superior Artística do Porto

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Doutora, Carga horária: 13

1996 - 1996

Escola de Arte Dramática

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de curso, Carga horária: 6

Outras informações:
Assistente do Prof. Yacov Hillel no curso de Interpretação para a Câmera

1990 - 1990

Noar Filmes

Vínculo: Produtora, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 30

Outras informações:
Diretora de produção do programa de Ney Gonçalves Dias, exibido na TV Bandeirantes, e realizado pela produtora Noar Filmes.

1995 - 1995

Brazilian Educational & Language Travel Association

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vários, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhei na BELTA, Brazilian Educational & Language Travel Association, executando as mais variadas funções, desde a elaboração das estratégias de marketing, criação de textos até o controle dos movimentos financeiros.

1995 - 1995

E-Quatro Editorial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora de mídia, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessora de mídia na editora E-Quatro Editorial