Milva Maria Figueiredo de Martino

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem RP- USP- São Paulo (1972), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1996).Livre-Docente pela UNICAMP(2002).Pos doutorado pela Universidade do Porto com bolsa União Europeia - Mundus 17-periodo (2010-2011). P Professor Adjunto Visitante da Universidade Federal de São Paulo(2007-2009),Professor associado voluntario da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Turnos de trabalho ,Cronobiologia, ciclo vigilia sono e turnos de trabalho em enfermagem. Pos- doc concluido na Universidade de Lisboa(2007) bolsa FAPESP n-06/56833-7.Pesquisador Produtividade em Pesquisa do CNPq -nivel 2(2013-2021) Atualmente professor pleno da pos graduação da FEnf/UNICAMP , prof colaborador do Programa de pos graduação Escola Paulista de Enfermagem (UNIFESP) Pos-doc com bolsa CNPq, Escola Superior de Enfermagem da Univ.Lisboa(2012-2013) Professor Visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013-2017)

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)

1995 - 1996

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudo da variabilidade circadiana da temperatura oral,do ciclo vigília-sono e de testes psicofisiológicos de enfermeiras em diferentes turnos de trabalho
Orientador: JOSE CIPOLLA-NETO
Palavras-chave: RITMOS CIRCADIANOS-TURNOS DE TRABALHO-CICLO VIGÍLI; TEMPERATURA ORAL.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral / Especialidade: Turnos de Trabalho. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral / Especialidade: Ciclo Vigília Sono. Setores de atividade: Educação; Saúde Humana; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.

Mestrado em Psicobiologia

1985 - 1989

Universidade de São Paulo
Título: Alterações circadianas dos sinais fisiológicos e de estados emocionais e mudanças de atitudes em enfermeiros em função do trabalho em turno noturno,Ano de Obtenção: 1989
JOSE LINO OLIVEIRA BUENO.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: ESTADOS EMOCIONAIS -TURNOS DE TRABALHO-ATITUDES.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Saúde Humana; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.

Especialização em Interação Enfermeiro Paciente

1980 - 1981

Universidade de São Paulo

Especialização em Enfermagem

1977 - 1977

Universidade Federal de São Paulo
Título: Licenciatura plena em enfermagem

Graduação em Enfermagem

1969 - 1972

Universidade de São Paulo

Graduação em Enfermagem

1969 - 1972

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2002

Livre-docência. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Título: Estudo da arquitetura do sono e características do ciclo vigília-sono em enfermeiras de diferentes turnos, Ano de obtenção: 2002., Palavras-chave: CICLO VIGILIA SONO; SISTEMA DE TURNOS DE TRABALHO; CRONOBIOLOGIA; RITMOS BIOLÓGICOS; ARQUITETURA DO SONO., Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral / Especialidade: Ciclo Vigília Sono. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral / Especialidade: Cronobiologia. , Setores de atividade: Saúde Humana; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Educação.

2010

Pós-Doutorado. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal. , Bolsista do(a): Projeto União Européia, MUNDUS17, Portugal. , Grande área: Ciências Biológicas

2012 - 2013

Pós-Doutorado. , Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, ESEL, Portugal. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

2007 - 2007

Pós-Doutorado. , Universidade de Lisboa, UL, Portugal. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Cronobiologia / Especialidade: Turnos de Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 -

Extensão universitária em Pos doutoramento. (Carga horária: 1200h). , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

2006 - 2006

Planejamento de Projetos de Pesquisa Para União Eu. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2005 - 2005

Workshop Sobre Competencias E Habilidades nos Plan. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Jaguariúna, FAJ, Brasil.

2004 - 2004

Derechos Humanos E Refugiados. , Organização Mundial de Saúde Cátedra Acnur Sergio Vieira de Mello, OMS, Uruguai.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral/Especialidade: Cronobiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva/Especialidade: Saude do Trabalhador.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Fundamentos de Enfermagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

De MARTINO, MMF . WORKSHOP INTERNACIONAL EM ENFERMAGEM. 2008. (Congresso).

De MARTINO, MMF . I Worshop sobre avaliação do ensino. 2005. (Outro).

De MARTINO, MMF ; JORGE, Silvia Angelica . IV ENCONTRO DE HOSPITAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2002. (Outro).

De MARTINO, MMF ; MONTEIRO, Maria Ines . SEMINARIO DE ENFERMAGEM NO NOVO MILENIO. 2000. (Outro).

De MARTINO, MMF ; VICENTINI . I SEMINARIO SOBRE SITIO CIRURGICO INCISIONAL. 1997. (Outro).

De MARTINO, MMF ; VIRGILIO MARIA SILVIA . A PESQUISA CIENTIFICA DA ENFERMAGEM. 1990. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 CONGRESSO DE STRESS DA ISMA. IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE ESTRESSE ACADEMICO E AS REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE ENF ESTUDANTES. 2019. (Congresso).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENF EM TERAPIA INTENSIVA. Qualidade de vida de prof de enfermagem de terapia intensiva:a interferência de fatores laborais e pessoais. 2019. (Congresso).

21º CBCENF. QUALIDADE DO SONO DO ENFERMEIRO QUE TRABALHA NO TURNO NOTURNO. 2018. (Congresso).

21º CBCENF. QUALIDADE DE VIDA DO ENFERMEIRO NOS DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. 2018. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. TRABALHO EM TURNOS E SUAS IMPLICAÇÕES NO SONO, OBESIDADE E HABITOS ALIMENTARES. 2018. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO. Qualidade de vida e estado nutricional de trabalhadores em turno alternado. 2018. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO. INFLUENCIA DO ESTADO EMOCIONAL NA QUALIDADE DO SONO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NOS TURNOS HOSPITALARES. 2018. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO. QUALIDADE DO SONO E QUALIDADE DE VIDA E CARACTERIZAÇÃO ALIMENTAR EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. 2018. (Congresso).

CONGRESSO CIENTIFICO DA FACULDADE DE ENFERMAGEM DA UNICAMP MP. A INFLUENCIA DO TRABALHO EM TURNOS NO SONO E NA OBESIDADE. 2018. (Congresso).

12 Congresso da sociedade Portuguesa da Ciências da Nutrição e allimentaçãoção. Estado nutricional e qualidade de vida de trabalhadores por turnos. 2017. (Congresso).

CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO. SONO, ANTROPOMETRIA E PRESSÃO ARTERIAL DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM:UMA AVALIAÇÃO NOS TURNOS DE TRABALHO.. 2017. (Congresso).

Congresso Iniciação cientiica Taubaté. SATISFAÇÃO NO TRABALHO PERCEBIDOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO.. 2017. (Congresso).

XIX CONGRESSO NORTERIOGRANDENSE DE CARDIOLOGIA. COMISSÃO JULGADORA DE TEMAS LIVRES DE ENFERMAGEM. 2017. (Exposição).

XV CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. Relações entre o trabalho em turnos e a qualidade do sono em enfermeiros. 2017. (Congresso).

XV CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. O impacto do trabalho em turnos sobre o sono a saude :revisaõ integrativa. 2017. (Congresso).

XV CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. EFEIT OS DO TRABALHO EM TURNOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA PRESSÃO AR TERIAL MÉDIA E NO P ADRÃO DE SONO.. 2017. (Congresso).

13º Congresso de Stress da ISMA-BR. Demanda controle e acidentes em trabalhdores da construção civil. 2016. (Congresso).

Congresso de Investigação em Qualidade de vida, Inovação e Tecnologia. Vivências afetivas e sexuais do idoso.. 2016. (Congresso).

Congresso de Investigação em Qualidade de vida, Inovação e Tecnologia. Qualidade de vida de pacientes submetidos a revascularização do miocárdio. 2016. (Congresso).

Seminario dos 30 anos de Doutorado em enfermagem UNIFESP. A influencia dos aspectos psicossociais nos acidentes de trabalho. 2016. (Congresso).

XI Congresso Panamericano e Ibérico de Medicina Crítica e Terapia Intensiva, VIII Congresso Panamericano e Ibérico de Enfermeria Intensiva e XXI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Percepção da qualidade de vida de profissionais de enfermagem de terapia intensiva. 2016. (Congresso).

XIV CONGRESSO INTERNACIONAL SAUDE EDUCAÇÃO E TRABALHOO. Repercussões do trabalho em turnos em enfermagem: revisão integrativa. 2016. (Congresso).

X I V S I M P Ó S I O B R A S I L E I R O D E C R O N O B I O L O G I A 2.IMPACTO DA RITMICIDADE CIRCADIANA NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. 2016. (Simpósio).

X I V S I M P Ó S I O B R A S I L E I R O D E C R O N O B I O L O G I A 2.PADRÃO DE SONO E MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NOS TURNOS DE TRABALHO. 2016. (Simpósio).

18 SENPE Seminario Nacional de Pesquisa em Enfermagem.FORUM DE PESQUISADORES E COORDENADORES DE PROGRAMAS DE POS GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM. 2015. (Oficina).

CONGRESSO DE STRESS ISMA. DIMENSÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS. 2015. (Congresso).

CONGRESSO STRESS -ISMA. PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS DE HOSPITAL TERCIÁRIO. 2015. (Congresso).

Encontro Latino Americano de IC, Pós graduação ? Ciência, Luz e Tecnologias ,.Qualidade de vida de pacientes submetidos a revascularização do miocárdio. 2015. (Encontro).

Encontro Latino Americano de IC, Pós graduação ? Ciência, Luz e Tecnologias ,.Sinais de depressão: a importância da participação social no bem estar de idosos. 2015. (Encontro).

Seminário de integração do curso de mestrado acadêmico e doutorado -UFRN. 2015. (Seminário).

XIII Latin American Symposium on Chronobiology.Quality of Life, Sleep and Health of Air Traffic Controllers with Rapid Counterclockwise Shift Rotation. 2015. (Simpósio).

XIII Latin American Symposium on Chronobiology.Quality of Life, Health, and Sleep of Air Traffic Controllers with Different Shift Systems. 2015. (Simpósio).

Congresso Internacional sobre Reabilitação em Enfermagem. Impact of learning and sleep characteristics in nursing students. 2014. (Congresso).

Int. Conference on New Horizons in Education. Impact of learning and sleep characteristics in nursing students. 2014. (Congresso).

V SEMINARIO INTERNACIONAL EM PROMOÇÃO A SAUDE.IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DO TRABALHO DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE. 2014. (Seminário).

V SEMINARIO INTERNACIONAL EM PROMOÇÃO A SAÚDE.SONOLENCIA EXCESSIVA DIURNA, HABITOS DO SONO E ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO. 2014. (Seminário).

XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.QUALIDADE DO SONO E RISCO AO ESFORÇO, RECOMPENSA E SUPERCOMPROMETIMENTO NO TRABALHO DOS ENFERMEIROS. 2014. (Simpósio).

XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.QUALIDADE DE VIDA DOS DOCENTES E SUA RELAÇÃO COM PRINCIPIOS E APLICAÇÕES DA CRONOBIOLOGIA. 2014. (Simpósio).

XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.SONO, SAUDE E QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES COM TURNO ROTATIVO. 2014. (Simpósio).

XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.SATISFAÇÃO COM SONO E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DE ATIVIDADE FISICA. 2014. (Simpósio).

XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica, XIV Encontro Latino Americano de PosPos Graduação.Queimadura: tipos e complicações. 2014. (Encontro).

XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica, XIV Encontro Latino Americano de PosPos Graduação.Educação continuada e sua importancia para o profissional de enfermagem. 2014. (Encontro).

XVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Cientifica, XIV Encontro Latino Americano de PosPos Graduação.Infarto Agudo do Miocardio: atendimento em uma unidade de emergencia de um centro cardiologico. 2014. (Encontro).

21 st International Symposium on Shiftwork and Working Time Society.Analysis of salivary cortisol as indicator of stress and the relation with the sleep quality in nurses. 2013. (Simpósio).

65 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Perfil de Internação em uma unidade de cuidado intermediario Neonatal na cidade de Maceió-AL. 2013. (Congresso).

65 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Contribuições e Lacunas dos sistemas de informação em saúde.. 2013. (Congresso).

65ºCongresso Brasileiro de Enfermagem. Comunicação em Enfermagem: instrumento essencial para o cuidar. 2013. (Congresso).

Ciência Inovação &Tradição. TEORIA DE WANDA HORTA E A TAXONOMIA DE NANDA. 2013. (Congresso).

Falar Claramente sobre Violência de Género. 2013. (Seminário).

Jornadas de Enfermagem de CCP/ORL. 2013. (Outra).

SEMINARIO DE INVESTIGAÇÃO: TEORIA E MÉTODO DE PESQUISA. 2013. (Seminário).

VI FORUM INTERNACIONAL DE SAÚDE, ENVELHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL. Aspectos cronobiologicos e qualidade de vida no envelhecimento. 2013. (Congresso).

XII LATIN AMERICAN SYMPOSIUM ON CHRONOBIOLOGY.Average duration of sleep and social jet lag of air traffic controllers ,São Paulo,Brazil. 2013. (Simpósio).

XXI Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp. Qualidade do sono em estudantes de enfermagem utilizando dois instrumentos de avaliação.. 2013. (Congresso).

XXI Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Analise do estresse e sono em estudantes universitarios. 2013. (Congresso).

12 Congresso de Stress da ISMA-BR. O processo adoecedor no trabalho de enfermagem em urgencia pre-hospitalar movel. 2012. (Congresso).

12 Congresso de Stress da ISMA-BR. Análise dos preditores de Burnout em urgência pré-hospitalar. 2012. (Congresso).

12Congresso de Stress da ISMA-Br,14 Forum Internacional de Qualidade de vida no trabalho. Síndrome de Burnout: o perigo social das falsas interpretações. 2012. (Congresso).

12 Congresso de Stress da ISMA-Br, 14 Forum Internacional de Qualidade de vida no trabalho. Nível de estresse global em uma equipe de enfermagem atuante em urgencia pré-hospitalar móvel. 2012. (Congresso).

Encontro Latino Americano IC, Pos-Graduação e IC junior.QUALIDADE DO SONO, O USO DE ESTIMULANTES E O DESEMPENHO ACADÊMICO. 2012. (Encontro).

III SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ENF DO HOSPITAL SAMARITANO DE SAÕ PAULO- CUIDADO CENTRADO NO PACIENTE/FAMILIA..ENFERMAGEM E HUMANIZAÇÃO DA ASSISTENCIA. 2012. (Simpósio).

NANDA 40 th Conference of Diagnosis of Nurses. Relações entre turno de trabalho e sono em enfermeiras. 2012. (Congresso).

XI Simpósio Brasileiro de Cronobiologia. Dez 10-11 2012. Rio de Janeiro (RJ)..Cortisol salivar e a relação com o cronótipo de enfermeiros.. 2012. (Simpósio).

XVI INIC, XII EPG, VI INIC Jr, realizado na Universidade do Vale do Paraíba."EMERGÊNCIA ONCOLÓGICA: principal complicação relacionada à quimioterapia". 2012. (Encontro).

XX CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNINCAMP A. MATUTINIDADE VESPERTINIDADE AVALIAÇÃO CRONOBIOLOGICA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM - CRONOTIPO. 2012. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE STRESS. ANALYSIS OF STRESS AND CHRONOTYPE TO STUDENTS THE DAY AND NIGHT SHIFT. 2011. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNATIONAL DE STRESS. ESTRESSORES DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2011. (Congresso).

IV MOSTRA DE PROJETOS E TRABALHOS PUCC MINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS.REPERCUSSÕES DO TRABALHO EM TURNOS NAS FUNÇÕES COGNITIVAS E NO SONO DOS MEMBROS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2011. (Outra).

IV MOSTRA DE PROJETOS E TRABALHOS -PUC MINAS CAMPUS POÇOS DE CALDAS MG.IDENTIFICAÇÃO DOS NIVEIS DE STRESS EM EQUIPE DE ATENDIMENTO PRE HOSPITALAR MOVEL. 2011. (Outra).

V CONGRESSO SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. 2011. (Congresso).

Workshop The student`s role within the research-led university. 2011. (Outra).

X CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM , CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO,IV JORNADA INTERNACIONAL DO SONO III CONGRESSO DE PSICOLOGIA SOCIAL E TRABALHO. O IMPACTO DA ENURESE NOTURNA NA QUALIDADE DO SONO EM ADOLESCENTES : UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA. 2011. (Congresso).

X CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM, V CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, IV JORNADA INTERNACIONAL DO SONO, III CONGRESSO DE PSICOLOGIA SOCIAL E O TRABALHO. O IMPACTO DA PRIVAÇÃO DE SONO NA QUALIDADE DE VIDA DOS ADOLESCENTES: REVISÃO DE LITERATURA. 2011. (Congresso).

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO. MELATONINA E TRABALHO NOTURNO:REVISÃO DA LITERATURA. 2011. (Congresso).

XIII CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO. REPERCUSSÕES DO TRABALHO POR TURNOS EM CAMINHONEIROS. 2011. (Congresso).

XIII CONGRESSO DO SONO. O IMPACTO DO TRABALHO NOTURNO NA SAUDE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM:REVISÃO DE LITERATURA. 2011. (Congresso).

XI Latin American Symposium of Chronobiology. STUDY OF VARIABILITY CIRCADIAN BODY TEMPERATURE AND SLEEP-WAKE. 2011. (Congresso).

XI Latin American Symposium of Chronobiology. STRESS AND CHRONOTYPE ANALYSIS IN DAY AND NIGHT SHIFT STUDENTS. 2011. (Congresso).

26TH Conference of the I.S. Chronobiology. STRESS AND SLEEP QUALITY OF NURSES WHO WORK ON DIFFERENT HOSPITAL DEPARTMENTS. 2010. (Congresso).

26 th Conference Sociedade Internacional de Chronobiologia. MORNINGNESS/EVENINGNESS CHRONOBIOLOGICAL ASSESSEMENT OF DENTAL STUDENTS :CHRONOTYPE. 2010. (Congresso).

II JORNADAS HUMANIZAÇÃO DO HOSPITAL SÃO JOÃO. 2010. (Outra).

X SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.Estudo da variabilidade circadiana da temperatura corporal e ciclo vigilia sono do estudante trabalhador noturno. 2010. (Simpósio).

X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.Avaliação dos niveis de sonolencia e padrões de sono do estudante trabalhador noturno. 2010. (Simpósio).

19 th International Symposium on Shiftwork and working time. ACADEMIC PERFORMANCE OF THE STUDENTS ILS OF THE NIGHT SHIFT AND ITS RELATIONS WITH SLEEP-WAKE CYCLE AND CRONOTYPE. 2009. (Congresso).

3rd International Congress on Sleep Medicine. STUDY OF CHRONOTYPE AND ITS RELATIONSHIP TO STRESS IN A. 2009. (Congresso).

3rd International Congress on Sleep Medicine ,12th Brazilian Congress of Sleep Medicine. The sleep-wake cycle among nurses using medications to sleep. 2009. (Congresso).

3rd International Congress on Sleep Medicine 12thBrazilian Congress ofSleep Medicine. 2009. (Congresso).

3rd International Congress on Sleep Medicine 12th Brazilian Congress of Sleep Medicine. The influence of night shift work and sleep in the body mass index. 2009. (Congresso).

4° CONGRESSO CIENTIFICO UNIARARAS. REPERCUSSÕES DO RITMO BIOLOGICO NO COTIDIANO DO ESTUDANTE UNIVERSITARIO. 2009. (Congresso).

4CONGRESSO DE EDUCAÇAO FISICA DE JUNDIAI. QUALIDADE DE SONO E A PRATICA DE EXERCICIOS FISICOS EM TRABALHADORES NOTURNOS. 2009. (Congresso).

CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAUDE E EDUCAÇÃO ,II JORNADA INTERNACIONAL DO SONO. INFLUENCIA DA IDADE NA QUALIDADE DO SONO. 2009. (Congresso).

CONGRESSO INTERDISICPLINAR SAUDE E EDUCAÇÃO ,II JORNADA INTERNACIONAL DO SONO. PRIVAÇÃO DO SONO EM ESTUDANTES ADOLESCENTES. 2009. (Congresso).

IX Encontro dos Enfermeiros dos hospitais de ensino do Estado de São Paulo.Temperatura timpânica: análise das publicações sobre o tema. 2009. (Encontro).

Métodos de pesquisa em história das ciências da saúde. 2009. (Seminário).

QUALIDADE DE VIDA E INTEGRAÇÃO SOCIAL NA SAÚDE E EDUCAÇÃO. DESEMPENHO ACADEMICO DOS ALUNOS DO TURNO NOTURNO E SUAS RELAÇÕES COM O CICLO VIGILIA-SONO E CRONÓTIPO. 2009. (Congresso).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO INFANTO -JUVENIL- II JORNADA INTERNACIONAL DO SONO E II SIMPOSIO DE ENVELHECIMENTO. SONO E APRENDIZAGEM. 2009. (Congresso).

VIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DE SONO, XVII SIMPOSIO BRASILEIRO DE SONO, XI CONGRESSO PAULISTA DE SONO. A importancia do diagnostico e tratamento da insonia. 2009. (Congresso).

VIII SIMPOSIO INTERNACIONAL DO SONO,XVII SIMPOSIO BRASILEIRO DE SONO ,XI CONGRESSO PAULISTA DE SONO. A influencia da sonolencia excessiva no acidente de transito. 2009. (Congresso).

60º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM -CBEn. Temperatura timpânica: análise das publicações sobre o tema. 2008. (Congresso).

Conference Work Stress and Health:Helathy and safe work through research.Stress and Sleep Quality in Nurses in a University Hospital at Brazil. 2008. (Encontro).

II INTERNACIONAL SYMPOSIUM ON CIRCADIAN RHYTHMS,SLEEP AND MEMORY. 2008. (Simpósio).

I SEMINARIO PSISONO. 2008. (Seminário).

I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA EM ENFERMAGEM.GRUPOS DE PESQUISAS E PRINCIPAIS LINHAS DE PESQUISA. 2008. (Outra).

I WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA EM ENFERMAGEM UNIFESP UNICAMP. 2008. (Outra).

JORNADA DE NEUROCIENCIAS DA UNICAMP. 2008. (Outra).

SEMINARIO INAUGURAL 2008 PROGRAMA DE POS GRAD ENF/FCM/UNICAMP. 2008. (Seminário).

XVI CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP 2008. TEMPERATURA TIMPANICA: LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO PARA A PRATICA DE ENFERMAGEM. 2008. (Congresso).

35th International Neuropsychological Society.Analysis of Psychological parameters in shiftwork in nurses. 2007. (Seminário).

International Seminar for doctoral students.Estudo do sono , cronotipo , estado emocional em enfermeiros portugueses nos turnos de trabalho. 2007. (Seminário).

XV Congresso de iniciação cientifica da Unicamp. Estudo do sono em estudantes de enfermagem. 2007. (Congresso).

9ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM.PORQUE ESTAMOS STRESSADOS?UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA DA INCIDENCIA DO STRESS OCUPACIONAL NO ENFERMEIRO. 2006. (Encontro).

9ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM.A study of the architecture of sleep and the sleep wake cycle characteristics in nurses on the shifts. 2006. (Encontro).

IX SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA.IX SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA. 2006. (Simpósio).

JORNADA CIENTIFICA DA UNICAMP. Estudo do cronotipo e sono em estudantes de enfermagem. 2006. (Congresso).

NANDA ,NIC&NOC2006. ANALYSING NURSING DIAGNOSES IN CHRONIC RENAL CLIENTS USING IMOGENE kING'S CONCEPTUAL SISTEM.. 2006. (Congresso).

SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM.13 SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM. 2005. (Seminário).

XIII CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. AVALIAÇÃO DO CICLO VIGILIA SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE ENFERMAGEM. 2005. (Congresso).

17 th Congress of the EUROPEAN SLEEP RESEARCH SOCIETY. 17 th CONGRESS OF THE EUROPEAN SLEEP RESEARCH SOCIETY. 2004. (Congresso).

I JORNADA INTEGRADA DA SAÚDE.PALESTRA SOBRE O TEMA- CRONOBIOLOGIA, DURANTE A JORNADA DE ENFERMAGEM. 2004. (Outra).

iNTERNATIONAL CONGRESS ON WOMEN. 15 TH ICOWHI- INTERNATIONAL CONGRESS ON WOMENS HEALTH ISSUES AND THE IV CONGRESS ON OBSTETRIC AND NEONATAL NURSING. 2004. (Congresso).

27 TH International congress on Occupational Health-ICCOH,2003. 27thINTERNATIONAL CONGRESS ON OCCUPATIONAL HEALTH -ICCOH-2003. 2003. (Congresso).

CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. VII CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. 2003. (Congresso).

CONSTRUCTION SECTION -AISS.XXVII SIMPOSIO INTERNATIONAL AISS-SECÇÃO DA CONTRUÇÃO. 2003. (Simpósio).

VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO CIENTIFICO. 2003. (Congresso).

XVI INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NIGHT AND SHIFTWORK.XVI INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON NIGHT AND SHIFTWORK. 2003. (Simpósio).

CONGRESS INTERNATIONAL SAFETY IN HEALTH. Analise do estado emocional presente em enfermeiros de diferentes turnos hospitalares. 2002. (Congresso).

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. VIII CONGRESSO INTERNO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP. 2002. (Congresso).

INTERNATIONAL COUNCIL OF NURSES - 22 QUADRIENAL CONGRESS. Estudo do ciclo vigilia sono , temperatura corporal em enfermeiras de diferentes turnos. 2001. (Congresso).

SIMPOSIO LATINO AMERICANO DE CRONOBIOLOGIA.VI LATIN AMERICAN SYMPOSIUM OF CHRONOBIOLOGY. 2001. (Simpósio).

6TH CONGRESS INNOVATIONS IN PSYCHIATRY. 6 TH WORLD CONGRESS ON INNOVATIONS IN PSYCHIATRY. 2000. (Congresso).

VIII CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP. VIII CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. 2000. (Congresso).

XVI ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE E III ENCONTRO DE PESQUISA EM REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. XVI ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE E III ENCONTRO DE PESQUISA EM REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. 2000. (Congresso).

CELEBRAR EL PASSADO DE LA ENFERMERIA-REIVINDICAR EL FUTURO.CONFERENCIA DEL CENTENARIO DEL CIE. 1999. (Outra).

HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1997. (Congresso).

INTERNATIONAL CONGRESS ON CHRONOBIOLOGY. Estudo do ciclo vigilia-sono, temperatura corporal e testes psicofisiologicos em enfermeiros de diferentes turnos de trabalho. 1997. (Congresso).

INTERNATIONAL COUNCIL OF NURSES 21 QUADRIENAL CONGRESS. INTERNATIONAL COUNCIL OF NURSES. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Angela Monic Llima de Souza

DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO; Silva RMda; Menezes RM; MEDEIROS SM. Estado Emocional e qualidade do sono em profissionais de enfermagem nos turnos hospitalares. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jacqueline

MEDEIROS SM;DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO; GUIMARAES J. QUALIDADE DO SONO E SOBREPESO DO ENFERMEIRO QUE TRABALHA NO TURNO DE ENFERMAGEM. 2019.

Aluno: PATRÍCIA NAIARA DE OLIVEIRA MOREIRA

Menezes RM;De Martino MMF; Pinto E SG; Bosco J. Conduta dos enfermeiros na prevenção de queda em idosos em Instituições Hospitalares. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssika Wanessa Soares Costa

De Martino MMF; MEDEIROS SM; MELO, G S M; Santos,TCMM. Impactos do estresse e sua associação com o comportamento alimentar nos discentes da graduação em enfermagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danielle Rezende Ferreira

MEDEIROS SM;De Martino MMF; OLIVEIRA JSA; Bosco J. Identificação das cargas de trabalho dos enfermeiros na estrategia saúde da familia. 2017. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kézia Katiane Medeiros da Silva

De Martino MMF; MIRANDA FAN; ANDREOLI. Avaliação do sono em enfermeiros nos diferentes turnos hospitalares. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bruno Fernando Moneta Moraes

DE MARTINO, M. M. F.; MACIEL, E. S.; DURAN ECM. PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO: QUALIDADE DE VIDA, SONO E CRONOTIPO. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joice Araujo Marçal

DE MARTINO, M. M. F.; LAMAS , JLT; Silva RMda. AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE SONO E SAÚDE DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NOS TURNOS DE TRABALHO. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Clarissa Maria Bandeira Bezerra

DE MARTINO, M. M. F.Sonati JG; Lira ALB. ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: YANNA G SOUZA

MEDEIROS SM; Clementino FS; OLIVEIRA JSA;De MARTINO, MMF; FERNANDES SMBA. Carga de trabaho em profissionais inseridos nos centros de atenção psicossocial III. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Xenia Alves Freire

MEDEIROS SM;De Martino MMF; ENDERS BC. Capacidade para o trabalho do enfermeiro na atenção basica. 2015. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Rafael Ribeiro Soares

MIRANDA FAN;De Martino MMF; Almeida SA. Representações sociais de familiares sobre o atendimento das emergencias psiquiatricas. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduardo Motta de Vasconcelos

De MARTINO, MMF; TORRES, GV; ANDREOLI; DICCINI S. CORRELAÇÃO DO BURNOUT E DEPRESSÃO EN ENFERMEIROS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Wagner Dias da Silva

BUENO, J. L. O.De MARTINO, MMF; SILVA JA. Relação entre estados de ânimo momentâneos na pré- competição e desempenho em atletas de futebol de campo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marta Batista da Silva

De MARTINO, MMF; Torres GV; SIMPSON CA. TRAJETORIA DE VIDA DE MULHERES MASTECTOMIZADAS INTEGRANTES DE UM GRUPO DE AUTO AJUDA A LUZ DA HISTORIA ORAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aminna Kelly Almeida de Oliveira

Torres GV; Fontes WD;De Martino MMF; Salvetti MG. Validação de instrumentos para avaliação do conhecimento e da habilidade acerca da punção venosa periferica com cateter agulhado. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eliana Maria Gonçalves Lima

De MARTINO, MMF; MORENO CRC; MAYER, VPT. Qualidade de vida no cotidiano de caminhoneiros e sua correlação com o cronótipo. 2012. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz de Oliveira

De MARTINO, MMF; Rossini ,SRG; Campos CJG. Estudo da memória , atenção e sono na equipe de enfermagem nos diferentes turnos de trabalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Flavia Begali Lucas Gonçalves

De MARTINO, MMFLOPES, Maria Helena Baena de Moraes; Tusnechiro MA. Estresse em gestantes primiparas e multiparas e sua correlação com o cronotipo. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Salomão de Souza França

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.; Silva LM. Estresse, burnout e enfermagem ? as relações de trabalho no atendimento pré-hospitalar móvel. 2011. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sandra Soares Mendes

De MARTINO, MMF; LIMA MHM; DE DOMENICO EBL. TRABALHO EM TURNOS: ESTADO GERAL DE SAUDE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM RELACIONADO AO SONO. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ALINE AVILLA CORDEIRO

De MARTINO, MMFLOPES, Maria Helena Baena de Moraes; LIPP, Marilda Emanuel de Novaes. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ESTRESSE E ESTADO DE SAUDE DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PUBLICO DO INTERIOR PAULISTA. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz de Oliveira

De MARTINO, MMF; VENTURA M de L; Campos CJG. Avaliação das funções cognitivas e do padrão de sono na enfermagem nos diferentes turnos de trabalho. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Flavia Begali Lucas Gonçalves

De MARTINO, MMF; KASSISSE DMG;LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. STRESS EM GESTANTES PRIMIPARAS E MULTIPARAS E SUA RELAÇÃO COM O CRONOTIPO. 2010. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Parada Pazinatto Andreoli

De MARTINO, MMF; Campos CJG; Guilherme Fiori CC. DESEMPENHO ACADEMICO DOS ALUNOS DO TURNO NOTURNO E SUAS RELAÇÕES COM O CICLO VIGILIA-SONO E CRONOTIPO. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cecilia Pires da Rocha

De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines; BIANCHI, Estela Regina Ferraz. ESTUDO DO CICLO VIGILIA SONO E STRES DO ENFERMEIRO QUE TRABALHA EM AREAS RESTRITAS E ABERTAS DO AMBIENTE HOSPITALAR. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Evelin Moreno

De MARTINO, MMF. ESTUDO DO EXERCICIO LABORAL E SONO EM TRABALHADORES DO NOTURNO. 2008. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniela Schiavo

SCHIAVON, Daniela;De MARTINO, MMF. ESTUDO DA INCIDENCIA DE AUMENTO DE PESO EM TRABALHADORES DO TURNO NOTURNO E SUA RELAÇAÕ COM O CICLO VIGILIA SONO. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alecssandra de Fatima Silva Viduedo

VIDUEDO, Alecssandra;De MARTINO, MMF. O CICLO VIGILIA SONO NOS TRIMESTRES GESTACIONAIS. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristina Stolf Welle

CORRÊA FILHO, Heleno Rodrigues;De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines. ESTRATEGIAS DE COPING,CAPACIDADE PARA O TRABALHO E FADIGA ENTRE TRABALHADORES EM FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS NA REGIAO DE HOLAMBRA. 2007. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Valeria Nasser Figueiredo

De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines. ESTUDO DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciane Ruiz Carmona Ferreira

De MARTINO, MMF; LIPP, Marilda e; BIANCHI, Estela Regina Ferraz. Stress no cotidiano da equipe de enfermagem e sua correlação com o cronotipo. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eloisa Petruci Hodge

MONTEIRO, Maria Ines; FISCHER, Frida Marina; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues;De MARTINO, MMF. RISCOS ASSOCIADOS AO TRABALHO E CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE UMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Furlani

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena; MENNABARRETO, Luiz Silveira; MORAES, Maria Helena Baena de. Padrões do ciclo vigilia-sono de mulheres hospitalizadas em serviço de oncologia ginecologica. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudia Aparecida Rosa da Silva

De MARTINO, MMF; CHAVES, Eliane Correa; MONTEIRO, Maria Ines. Aspectos cronobiologicos do ciclo vigilia-sono e estados emocionais presentes nos enfermeiros dos diferentes turnos hospitalares. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Leda Bertoncini Simões

De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. ESTUDO COMPARATIVO E VARIABILIDADE CIRCADIANA DAS TEMPERATURAS TIMPANICA, ORAL E AXILAR EM ADULTOS HOSPITALIZADOS. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eloisa Petruci Hodge

De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues; FISCHER, Frida Marina; GUIRARDELLO, Edineis de Brito. RISCOS OCUPACIONAIS E CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE UMA INDUSTRIA FARMACEUTICA. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Andreia Silva Ribeiro

LOPES, Maria Helena Baena de Moraes; SABATTINI, Renato Marcos Endrizzi; MARIN, Heimar de Fátima;De MARTINO, MMF; FIGUEIREDO, Roselly Moralez de. O DESAFIO DA ELABORAÇÃO,APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA SOBRE TRATAMENTO DE FERIDAS. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Contrera Moreno

COCCO, Maria Ines Monteiro; CORRÊA FILHO, Heleno Rodrigues; FISCHER, Frida Marina;De MARTINO, MMF; ROBAZZI, Maria Lucia Do Carmo Cruz. VIOLÊNCIA E CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thuê Camargo Ferraz de Ornellas

MONTEIRO, Maria Ines;De MARTINO, MMF; CORRÊA FILHO, Heleno Rodrigues; QUEIROZ, Marcos de Souza; MARZIALE, Maria Helena Palucci. CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE UMA EMPRESA METALURGICA DO INTERIOR PAULISTA. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciane Ruiz Carmona Ferreira

De MARTINO, MMF; LIPP, Marilda Emanuel de Novaes; MONTEIRO, Maria Ines; DELATRE, Edson. AS REPERCUSSÕES DO ESTRESSE NO COTIDIANO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM E SUAS CORRELAÇÕES COM O CRONOTIPO. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Emília Ferreira de Souza

De MARTINO, MMF; CRUZ, Dina;LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM DA TAXONOMIA DA NANDA EM UNIDADE DE TERAPIA DIALITICA UTILIZANDO O MODELO TEORICO DE IMOGENE KING. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Renata Furlani

CEOLIM, Maria Filomena; BARRETO, Luiz Silveira Menna;LOPES, Maria Helena Baena de MoraesDe MARTINO, MMF; CARUY, Cristina Aparecida A. PADRÕES DE SONO DE MULHERES INTERNADAS EM SERVIÇO DE ONCOLOGIA GINECOLÓGICA. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ângela Cristina Puzzi Fernandes

COCCO, Maria Ines Monteiro; CORRÊA FILHO, Heleno Rodrigues; ROBAZZI, Maria Lucia Do Carmo Cruz;De MARTINO, MMF; CHAVES, Eliane Corrêa. CAPACIDADE PARA O TRABALHO EM DIFERENTES MODALIDADES DE INSERÇÃO DE UM CONDOMÍNIO EMPRESARIAL DE ALTA TECNOLOGIA. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MANUELA DE SANATANA PI CHILLIDA

De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues. CAPACIDADE PARA O TRABALHO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DO PERIODO NOTURNO DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Contrera Moreno

De MARTINO, MMF; MONTEIRO, Maria Ines; FISCHER, Frida Marina;LOPES, Maria Helena Baena de Moraes; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues. VIOLENCIA E CAPACIDADE PARAO TARABALHO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Luiza Pesse Campos

De MARTINO, MMF; FELLI, Vanda Ellisa Andres; DELATTRI, Edson. ASPECTOS CRONOBIOLÓGICOS DO CICLO VIGÍLIA-SONO E DAS MANIFESTAÇÕES DE ANSIEDADE DOS ENFERMEIROS EM DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiane C

COCCO, Maria Ines Monteiro;De MARTINO, MMF; FISCHER, Frida Marina; CORRÊA FILHO, Heleno Rodrigues. B. ANDRADE. ENVELHECIMENTO E A CAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO DE HIGIENE E LIMPEZA DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ANA RAQUEL MEDEIROS BECKER

MORAES, Maria Helena Baena de;De MARTINO, MMF; CRUZ, Dina de Almeida Lopes Monteiro da; OLIVEIRA, Irma de. TENSÃO DEVIDA AO PAPEL DO CUIDADOR EM CUIDADORES DE CRIANÇAS COM CANCER. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Erica C

COCCO, Maria Ines Monteiro; CORREA FILHO, Heleno; FISCHER, Frida Marina;De MARTINO, MMF. DURAN. CAPACIDADE PARA O TRABALHO E GÊNERO EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Cova Páfaro

De MARTINO, MMF; LIPP, Marilda e; COCCO, Maria Ines Monteiro. ESTUDO DO ESTRESSE EM ENFERMEIROS COM DUPLA JORNADA DE TRABALHO EM HOSPITAL DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic

ALEXANDRE, Neusa Costa;De MARTINO, MMF. VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR A MOVIMENTAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES :UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Célia Perdomo

De MARTINO, MMF; CASTRO, Margareth de; BENATTI, Maria Cecilia Cardoso. ESTUDO DA RITMICIDADE CIRCADIANA DO CORTISOL SALIVAR E CICLO VIGILIA-SONO EM TRABALHADORES DA ARÉA DA SAÚDE DO NOTURNO. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patricia Carneiro Pessoa Pousa

De MARTINO, MMF; MORAES, Maria Helena Baena de; MARIN, Heimar de Fátima. MEMBRO SUPLENTE DA COMISSÃO EXAMINADORA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PARA O MESTRADO. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MARIA HELENA BAJAY

De MARTINO, MMF. SISTEMATIZAÇÃO DO REGISTRO DA EVOLUÇÃO DE FERIDAS: ELABORAÇÃO E APLICABILIDADE DE UM INSTRUMENTO. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: VERA NISHIDE

BENATTI, Maria Cecilia Cardoso;De MARTINO, MMF; ALEXANDRE, Neusa Costa. RISCO OCUPACIONAL EM UMA UNIDADE HOSPITALAR DE TERAPIA INTENSIVA:PERCEPÇÃO DE SEUS TRABALHADORES. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiane Batista Andrade

De MARTINO, MMF; CORRÊA FILHO, Heleno Rodrigues; MONTEIRO, Maria Ines. MEMBRO TITULAR DA COMISSÃO EXAMINADORA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PARA O MESTRADO. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Luiza Pesse Campos

De MARTINO, MMF; DELATTRI, Edson; MONTEIRO, Maria Ines. PRESIDENTE DA COMISSÃO EXAMINADORA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO PARA O MESTRADO. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cléia de Oliveira Viana

DE MARTINO, M. M. F.; Silva RMda; MIRANDA FAN; SIMPSON CA;Sonati JG. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO PADRÃO DE SONO E QUALIDADE DE VIDA DOS ENFERMEIROS DE TURNOS DIURNO E NOTURNO. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Michele de Farias Cabral

VIANA, M. C. O.;De MARTINO, MMF; MIRANDA FAN; MENDES FRP. Autoestima e Qualidade de Vida dos Filhos Separados pela Hanseníase no RN: avaliação e perspectivas. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: TERESA CÉLIA DE MATTOS MORAES DOS SANTOS

De MARTINO, MMFBUENO, J. L. O.; MIRANDA FAN;Inocente NJ; ZANCANELLI E. SONO E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM TRABALHADORES: CONTRIBUIÇÃO DA CRONOBIOLOGIA. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Fabiola Vieira Cunha

De MARTINO, MMF; VILELA JR GB; BUENO SMV; CARDOSO TAMO; ZANCANELLI E. SONOLENCIA E CRONOTIPO EM MOTORISTAS DE CAMINHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES COM ACIDENTES EM RODOVIAS. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Zaninelli Nascimento Zarpelão

De Martino MMF; Menezes RM;Sonati JG; CUNHA ICKO; ANDREOLI. PREVALENCIA DE ACIDENTES NOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DE VIDA E SONO. 2015. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Raionara Cristina de Araújo Santos

MIRANDA FAN; SIMPSON CA; Vieira FS; Vitor AF; Torres GV;De Martino MMF; Ferreira Filha Mde O; FUREGATO ARF; Farias FLRde. Papéis e funções dos profissionais dos serviços e politica de saúde mental em Natal. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valdecy Ferreira de Oliveira Pinheiro

Araujo IBde;De Martino MMF; Araujo Filho I; Faro ACM; Secoli SR. Avaliação da eficacia analgesica da associação entre anestesia geral e raquianestesia com morfina combinada a ripovocaina em relalão a anestesia geral e analgesia multimodal no pos operatorio de revascularização do miocardio. 2014. Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosângela Marion da Silva

Zeitoune RC; Rotenberg L;De Martino MMF; Baptista PCP; Cócaro SS. Cronotipo e Danos relacionados ao trabalho em trabalhadores de enfermagem. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Gabriela de Souza Martins Melo

Torres GV; Lira ALB; MENESES RMV; Costa IKF;De MARTINO, MMF; Salvetti MG; Freire ILS; Fontes WD; Silva ACO. Conhecimentos e habilidades de alunos da graduação em enfermagem em procedimentos de semiologia e semiotecnica da enfermagem. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Evelin Moreno

De MARTINO, MMFCIPOLLA NETO, J.; BARRETO, Jose Roberto;Sonati JG. PREVALENCIA DA SINDROME METABOLICA EM TRABALHADORES DE INDUSTRIA AUTOMOTIVA NOS DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

MIRANDA FAN; Almeida SA; FUREGATO ARF; Torres GV;De MARTINO, MMF. Atendimento familiar e as atividades em grupo: trabalho,papeis e funções das equipes de saúde mental nos caps do Rio Grande do Norte. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniele Vieira Dantas

Torres GV;De MARTINO, MMF; MIRANDA FAN; Costa IKF; SIMPSON CA; Santos RCA; Salvetti MG; Gomes MK; Reis LA. Protocolo para assistencia as pessoas com ulceras venosas em serviços na alta complexidade. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kalyane Kelly Duarte de Oliveira

MIRANDA FAN; FUREGATO ARF; Almeida SA; Torres GV;De Martino MMF. Atuação dos profissionais no atendimento as familias nos centros de atenção psicosocial do Rio Grande do Norte. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Mário Pessoa Júnior

MIRANDA FAN; Torres GV; Almeida SA;De Martino MMF; FUREGATO ARF. Perfis e praticas dos profissionais de saúde mental nos hospitais psiquiatricos do Rio Grande do Norte. 2014. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carla Parada Pazinatto Andreoli

De MARTINO, MMF; LIPP, Marilda Emanuel de Novaes; Campos CJG; Guilherme Fiori CC. Estudo da variabilidade circadiana da temperatura corporal, cronotipo e estress em estudantes universitarios e profissionais de enfermagem. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cecilia Pires da Rocha

De MARTINO, MMF; MORENO, C. R.;CIPOLLA NETO, J.KASSISSE DMG; CARVALHO, S. D.. ANÁLISE DO CORTISOL SALIVAR COMO PRECURSOR DO ESTRESSE E SONO EM ENFERMEIROS NOS DIFERENTES TURNOS. 2013. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marco Antônio Di Bonifácio

BUENO, J. L. O.De MARTINO, MMF; Barreira CRA; SILVA JA; Balbino HF. Os estados de ânimo pré-competitivos e o desempenho de atletas de Voleibol de alto nível. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Salomão Patrício de Souza França

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.; Silva LM; LEITE, J. R.; Baptista PCP; Campos CJG; Marcolan JF. Estresse, burnout e enfermagem ? as relações de trabalho no atendimento pré-hospitalar móvel. 2012. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Luciane Ruiz Carmona Ferreira

De MARTINO, MMF; REIMÃO R; LAMAS , JLT; PEDRAZZOLI M; VIANNA L A. Estudo da variabilidade circadiana da temperatura corporal e ciclo vigilia sono do estudante trabalhador noturno. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: GEMA MESQUITA

De MARTINO, MMF; REIMÃO R. HÁBITOS DE VIDA E QUEIXAS DE SONO EM UM GRUPO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sergio Ricardo Pasetti

GONÇALVES A; DENADAI B S; BRUM J M; ANDRIES JUNIOR O; MOSCATI I M; KROEFF MS;De MARTINO, MMF. INDICADORES DERMATOGLIFICOS DE APTIDÃO FISICA E EFEITO DOS TREINAMENTOS INTERVALADO VERSUS CONTINUO NA PRATICA DE CORRIDA EM PISCINA FUNDA:INTERVENÇAO COM MULHERES OBESAS. 2009. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silvana Denofre Carvalho

FERNANDES, Gilberto D Assunção;De MARTINO, MMF; DELATTRI, Edson; CASTRO, Margaret de; LANGONE, Francesco. HABITUAÇÃO AO ESTRESSE EM ANIMAIS COM LESÃO DO NÚCLEO DORSO MEDIANO DO HIPOTÁLAMO.. 2002. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Sandra de Souza Lima Rocha

FELLI, Vanda Ellisa Andres; BENATTI, Maria Cecilia Cardoso;De MARTINO, MMF. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM ENFERMAGEM:PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clarissa Maria Bandeira Bezerra

MEDEIROS SM; COSTA, EO; MACEDO, M L AF;DE MARTINO, M. M. F.. O ESTRESSE E SUA INTERFACE COM A OBESIDADE QUALIDADE DO SONO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM ENFERMEIROS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sandra Soares Mendes

DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO; Santos,TCMM; DURAN ECM; Campos CJG. ANALISE DO CORTISOL SALIVAR, CICLO VIGILIA SONO EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM:REPERCUSSÕES NO ESTADO NUTRICIONAL E QUALIDADE DE VIDA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eduardo Motta de Vasconcelos

DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO; ANDREOLI; Santos,TCMM; BARBOSA DA. Eficacia do biofeedback na gestão do estresse, burnout e disturbios do sono em estudantes de enfermagem. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: SANDRA MARIA DA SOLIDADE GOMES SIMOES DE OLIVEIRA

MAIA, E. M. C.;DE MARTINO, M. M. F.; NOBRE, T. T. X.. QUALIDADE DE VIDA E ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS, CLÍNICOS E ASSISTENCIAIS DE PESSOAS COM ÚLCERA VENOSA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ELIANA FATIMA DE ALMEIDA NASCMENTO

DE MARTINO, M. M. F.Sonati JGInocente NJ; LAMAS , JLT; Menezes RM. Caracteristicas do sono e qualidade de vida de adultos praticantes de atividades fisica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Michele de Farias Cabral

SIMPSON CA; MIRANDA FAN;DE MARTINO, M. M. F.; MENDES FRP; SANTOS, P. F. B. B.. Autoestima e Qualidade de Vida dos Filhos Separados pela Hanseníase no RN: avaliação e perspectivas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Cléia de Oliveira Viana

DE MARTINO, M. M. F.; SIMPSON CA; MIRANDA FAN;Sonati JG. Analise das caracteristicas do padrão de sono e qualidade de vida dos enfermeiros nos turnos hospitalares. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cleyton Cezar Souto Silva

MEDEIROS SM;DE MARTINO, M. M. F.; OLIVEIRA JSA; Amorim L de F.; Estacio MM de S. A sindrome de Burnout e práticas integrativas e complementares em saúde em enfermeiros da atenção primária à saúde. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roberta Zaninelli do Nascimento Zarpelão

De MARTINO, MMF; CUNHA ICKO;Sonati JG. Prevalencia de acidentes nos trabalhadores da construçao civil e as repercussoes na qualidade de vida , sono e demanda controle. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eliane Santos Cavalcante

MIRANDA FAN; Araújo EC de;De MARTINO, MMF; SIMPSON CA; Torres GV. Trajetoria de vida dos pescadores vitmas de traumatismo raquimedular no litoral do Rio Grande do Norte. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gabriela de Souza Martins Melo

Torres GV;De MARTINO, MMF; Costa IKF; Fontes WD. Instrumento de avaliação do conhecimento e habilidades de procedimentos basicos de semiologia clinica em enfermagem. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Mário Pessoa Júnior

MIRANDA FAN; FUREGATO ARF; Almeida SA;De Martino MMF; Torres GV; Santos RCA. Perfis e praticas dos profissionais de saúde mental nos hospitais psiquiatricos do Rio Grande do Norte. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: TERESA CÉLIA DE MATTOS MORAES DOS SANTOS

De MARTINO, MMFLOPES, Maria Helena Baena de MoraesInocente NJ. Abordagem dos princípois e aplicações da cronobiologia na qualidade de vida e sono dos estudantes.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Evelin Moreno

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.. PREVALÊNCIA DA SINDROME METABOLICA EM TRABALHADORES DE INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NOS DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Raionara Cristina de Araújo Santos

MIRANDA FAN; SIMPSON CA;De MARTINO, MMF; FUREGATO ARF. PAPEIS E FUNÇOES DOS PROFISSIONAIS DOS SERVIÇOS E POLITICA DE SAUDE MENTAL EM NATAL -RN. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FABIOLA VIERIA CUNHA

De MARTINO, MMF; CARDOSO TAMO; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. QUALIDADE DO SONO DO PROFISSIONAL MOTORISTA DE CAMINHÃO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES COMO: PATOLOGIAS ADQUIRIDAS NO DECORRER DA PROFISSÃO E ACIDENTES SOFRIDOS EM RODOVIAS. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Salomão Patricio de Souza

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.; Silva LM. Estudo do estresse, burnout no atendimento pre hospitalar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maria Cecilia Pires da Rocha

De MARTINO, MMFKASSISSE DMGCEOLIM, Maria Filomena. ANÁLISE DO CORTISOL SALIVAR COMO PRECURSOR DO ESTRESSE E SONO EM ENFERMEIROS NOS DIFERENTES TURNOS. 2011.

Aluno: Carla Parada Pazinatto Andreoli

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena; FERRARI , E A M. ANALISE DO RITMO CIRCADIANO DA TEMPERATURA CORPORAL, CICLO VIGILIA SONO EM ESTUDANTES. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carla Parada Pazinatto Andreoli

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena; FERRARI , E A M. ANALISE DA VARIABILIDADE CIRCADIANA DA TEMPERATURA ORAL, ESTRESSE E CRONOTIPO EM ESTUDANTES E TRABALHADORES DO TURNO NOTURNO. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciane Ruiz Carmona Ferreira

De MARTINO, MMF; FERRARI , E A M; LAMAS , JLT. ESTUDO DA VARIABILIDADE CIRCADIANA DA TEMPERATURA CORPORAL E CICLO VIGILIA SONO DO ESTUDANTE TRABALHADOR. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Samira Martines Ciarrocchi Monteiro

De Martino MMF; Carmona EV; Silva RMda; MISKO, Maira Deguer; Santos,TCMM. Indices de estresse e quaidade do sono da equipe de enfermagem na atenção primária à saúde. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jéssika Wanessa Soares Costa

De Martino MMF; MEDEIROS SM; Santos,TCMM; MELO, G S M. Níveis de estresse e os impactos no comportamento alimentar dos discentes da graduação em enfermagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RENATA CLEMENTE DOS SANTOS

Menezes RM;De Martino MMF; Medeiros FAL. A violencia e a fragilidade em idosos atendidos em unidade de pronto atendimento. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcela Paulino Moreira da Silva

ENDERS BC; Lira ALB;DE MARTINO, M. M. F.. Associação entre as atividades laborais, nivel de estresse e os fatores de risco para doenças cardiovasculares em enfermeiros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: YANNA GOMES DE SOUZA

MEDEIROS SM;DE MARTINO, M. M. F.; OLIVEIRA JSA; FERNANDES SMBA. Cargas de trabalho dos profissionais de enfermagem inseridos nos centros de atenção psicosocial III. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: PATRÍCIA NAIARA DE OLIVEIRA MOREIRA

Menezes RM;DE MARTINO, M. M. F.; Pinto E SG; Oliveira LPBA. Conduta dos enfermeiros frente a prevenção do evento adverso queda de idosos em instituições hospitalares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: ALINE DANNYELLE SOUZA DE OLIVEIRA

MEDEIROS SM; VALENCA, C. N.; Pinto E SG;De MARTINO, MMF; OLIVEIRA JSA. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO. 2016.

Aluno: ALINE DANNYELLE SOUZA DE OLIVEIRA

MEDEIROS SM; VALENCA, C. N.; Pinto E SG;De MARTINO, MMF; OLIVEIRA JSA. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joice Araujo Marçal

De MARTINO, MMF; LAMAS , JLT; CARDOSO TAMO. AVALIAÇAO DO PADRAO DE SONO E SAUDE DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NOS TURNOS DE TRABALHO. 2015.

Aluno: Bruno Fernando Moneta Moraes

De MARTINO, MMF; Vilarta R; MAYER, VPT. PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UTI DE ACORDO COM O SEU TURNO DE TRABALHO, CRONOTIPO E QUALIDADE DE VIDA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Kézia Katiane Medeiros da Silva

De Martino MMF; MIRANDA FAN; ANDREOLI. AVALIAÇÃO DO SONO DE ENFERMEIROS NOS DIFERENTES TURNOS HOSPITALARES. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Clarissa Maria Bandeira Bezerra

De Martino MMF; Lira ALB;Sonati JG. Estresse e Sindrome de Burnout em enfermeiros nos turnos hospitalares. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Xenia Alves Freire

MEDEIROS SM;De Martino MMF; ENDERS BC. CAPACIDADE PARA O TRABALHO DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BASICA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciane Cristina Rascão

De MARTINO, MMF; CARDOSO TAMO; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. TRABALHO EM TURNOS: QUALIDADE DE VIDA E DE SONO EM UMA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Aminna Kelly Almeida de Oliveira

Torres GV;De MARTINO, MMF; Salvetti MG; Fontes WD. Validação de conteudo e instrumento acerca do conhecimento sobre punção venosa periferica com cateter agulhado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mônica Gisele Costa Pinheiro

SIMPSON CA; MIRANDA FAN;De Martino MMF. Historia oral temática: a influência da hanseniase do passado na vida de familiares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Camila Thais de Carvalho Messora

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena. Qualidade do sono e capacidade de direcionar a atenção em mães de crianças hospitalizadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carolina Bueno Somense

De MARTINO, MMF; DURAN ECM. Fatores higienicos e motivacionais do trabalho do enfermeiro em enfermaria de cardiologia:um estudo exploratorio-descritivo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: JOILDA LUZ FARIAS

De MARTINO, MMF; LUCIA; PAIXÃO, Erika Cristina Jacob Guimaraes. PERFIL DA GESTANTE ADOLESCENTE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: ANA APARECIDA MARTINS MACHADO DOS SANTOS

De MARTINO, MMF; LUCIA; PEIXOTO, Erika Cristina Jacob Guimaraes. PERFIL DA GESTANTE ADOLESCENTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: GILBERTO JOSÉ GUEDES PINTO

De MARTINO, MMF; LUCIA; PAIXÃO, Erika Cristina Jacob Guimaraes. PERFIL DA GESTANTE ADOLESCENTE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: LUCIANA FERREIRA DE MEDEIROS

De MARTINO, MMF; PAIXÃO, Erika Cristina Jacob Guimaraes; LUCIA. PAPEL DO ENFERMEIROFRENTE AO CUIDADO AO PACIENTE TERMINAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: MARIA VERA FERREIRA

De MARTINO, MMF; PEIXOTO, Erika Cristina Jacob Guimaraes; LUCIA. PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE O CUIDADO AO PACIENTE TERMINAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: EDSON ANTONIO ROBERTO,JOÃO MARCOS SANCHES, LEANDRO OLIVEIRA

De MARTINO, MMF; PEIXOTO, Erika Cristina Jacob Guimaraes; LUCIA. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE INFARTADO INTERNADO EM UTI. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: ELDY GONÇALVES;SAUL G

De MARTINO, MMF; MIYAZAKI, Marcia Venina; TRALDI, Maria Cristina. LEMES.ENSAIO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNC IA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: Renata Betina de Lima

De MARTINO, MMF; GLAUCIA; ROMANO, Lilia. ESTUDO DO DIABETES TIPO 2. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna.

Aluno: Dalva Maria Barros

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE A GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Ana Carolina de Oliveira

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DO DOENTE MENTAL INSTITUCIONALIZADO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Angela Marçal Paião

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA OCUPACIONAL , SOB A ÓTICA DE GRADUANDOS DA AREA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: GERALDO DONIZETTI JANEZ

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA O NOVO MODELO DE ASSISTENCIA PUBLICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Carolina Pissaia

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM MAIS FREQUENTES NO PUERPERIO IMEDIATO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: KAREN MARTINS LANDEGRAFF

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. PREVENÇÃO DO CANCER DE MAMA EM MULHER NO PERIODO FERTIL E MENOPAUSA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: CARLA ROGERIO DE BRITO

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DO DEPENDENTE QUIMICO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Maria Regina Mariano Vilhena

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. A ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇAO DE FARMACOS VASOATIVOS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Adilson Gustavo Andreato

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM : LEVANTAMENTO E REFLEXÃO DOS DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM MAIS FREQüENTES NUMA COMUNIDADE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

Aluno: Simone Aparecida Gerotto

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino. ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES QUE SOFRERAM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO EM RELAÇÃO AS SUAS FUNÇÕES PSICOEMOCIONAIS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

De MARTINO, MMFLOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Concurso Livre docencia de Fernanda Aparecida Cintra. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

ALEXANDRE, Neusa Costa;De MARTINO, MMF. Banca de livre docencia de Edneis Guardanelio. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena; KASSISSE DMG. EXAME QUALIFICAÇÃO DOUTORADO-MARIA CECILIA PIRES DA ROCHA. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; FERRARI , E A M;CEOLIM, Maria Filomena. EXAME QUALIFICAÇÃO DOUTORADO -CARLA PARADA PAZINATTO ANDREOLI. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

MEDEIROS SM;De Martino MMF; VALENCA, C. N.; OLIVEIRA JSA; Pinto E SG. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITARIO. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

De MARTINO, MMF; MAYER, VPT; CARDOSO TAMO. EXAME DE QUALIFICAÇÃO- FABIOLA VIEIRA CUNHA. 2013. Universidade Estadual de Campinas.

Marcolan JF;De MARTINO, MMF; SILVA, M. C.. Banca seleção pos graduação. 2012. Universidade Federal de São Paulo.

De MARTINO, MMF; Melo MT; Guardinelo E. EXAME QUALIFICAÇÃO MESTRADO -ELIANA GONÇALVES. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.; BARBOSA DA. EXAME QUALIFICAÇÃO DE JOSEMIR DE ALMEIDA LIMA. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

CARVALHO, S. D.;De MARTINO, MMF; BARBOSA DA. EXAME DE QUALIFICAÇÃO SALOMÃO FRANÇA. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

De MARTINO, MMF; LAMAS , JLT; KASSISSE DMG. Exame qualificação doutorado Luciane Ruiz Carmona Ferreira. 2010. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; Valle LER; REIMÃO R; ROSSINI S; PINTO C O. COMISSÃO CIENTIFICA DO CONGRESSO INTERDISICIPLINAR SAUDE E EDUCAÇÃO. 2009. INTERCLINICA RIBEIRO DO VALLE.

De MARTINO, MMF; CREPSCHI JLB;LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO -ALINE AVILA COREIRO. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; MORENO CRC; LIMA MHM. BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO -SANDRA SOARES MENDES. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; MEDEIROS, Luciana Ferreira de; LIPP, Marilda Emanuel de Novaes. BANCA DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO MESTRADO DE CARLA PEDRAZOLI. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; Dall'Aqua; Oliveira; Nagai; Silva; Pacheco; Giachinni; Garbuglio. Comissão de Avaliação de Poster-UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

CEOLIM, Maria FilomenaDe MARTINO, MMF. BANCA DE COMISSAÕ JULGADORA DE POSTER UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena; MENNABARRETO, Luiz Silveira. COMISSÃO JULGADORA POSTER UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.; MELO. BANCA COMISSÃO AVALIAÇÃO DE POSTER UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; CARVALHO, S. D.; MELO; QUIRINO. BANCA EXAMINADORA DE POSTER UNICAMP. 2008. Universidade Estadual de Campinas.

SCHIAVON, Daniela;De MARTINO, MMF; SILVA, Ademir Batista da. BANCA DEFESA DE DISSERTAÇÃO-DANIELA SCHIAVON. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

ROCHA, Maria Cecilia Pires daDe MARTINO, MMF; BIANCHI, Estela Regina Ferraz. BANCA DE EXAME DE QUALILFICAÇÃO DA ALUNA MARIA CECILIA PIRES DA ROCHA. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; MORENO, Evelin. BANCA EXAMINADORA DA ALUNA EVELIN MORENO. 2007. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMFCEOLIM, Maria Filomena; SILVA, Ademir Batista da. EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA - DANIELA SCHIAVO. 2006.

De MARTINO, MMF; SABATINO, Jose Hugo;LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA DE MESTRADO-ALECSSANDRA VIDUEDO. 2006. Universidade Estadual de Campinas.

MONTEIRO, Maria Ines; CHAVES, Eliane Correa; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues;De MARTINO, MMF. COMISSÃO JULGADORA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA MESTRANDA- SOLANGE APARECIDA FAGGION. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; CHAVES, Eliane Correa; MONTEIRO, Maria Ines; TOLEDO, Vanessa Pelegrino; MORAES, Maria Helena Baena de. BANCA EXAMINADORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA ALUNA CLAUDIA APARECIDA ROSA DA SILVA. 2005. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF. PARTICIPAÇÃO BANCA AVALIAÇÃO POSTER NA II JORNADA INTEGRADA UNIARARAS. 2004. Centro Universitário Herminio Ometto de Araras.

De MARTINO, MMF; MARZIALE, Maria Helena Palucci; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues; PARAGUAY, Ana Isabel Bruzzi Bezerra. BANCA EXAMINADORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO -THUE CAMARGO FERRAZ DE ORNELLAS. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; LIPP, Marilda Emanuel de Novaes; MONTEIRO, Maria Ines; TOLEDO, Vanessa Pelegrino;CEOLIM, Maria Filomena. BANCA EXAMINADORA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO-LUCIANE RUIZ CARMONA FERREIRA. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; TOLEDO, Vanessa Pelegrino; MONTEIRO, Maria Ines. EXAME DE QUALIFICAÇÃO DA ALUNA - ANA LEDA BERTONCINI SIMOES. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; BENATTI, Maria Cecilia Cardoso; ALEXANDRE, Neusa Costa. PRESIDENTE DA COMISSÃO JULGADORA DA BANCA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE MARIA LUIZA PESSE CAMPOS. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; FELLI, Vanda Ellisa Andres; BENATTI, Maria Cecilia Cardoso. PRESIDENTE DE COMISSÃO JULGADORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA ALUNA CELIA PERDOMO. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; MORAES, Maria Helena Baena de; CRUZ, Dina de Almeida Lopes Monteiro da. PARTICIPAÇÃO EM BANCA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE EMILIA FERREIRA DE SOUZA. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; JORGE, Silvia Angelica. PARTICIPOU COMO PRESIDENTE DA COMISSÃO JULGADORA DE POSTER NO IV ENCONTRO DOS HOSPITAIS DE ENSINO DO ESTADO DE SAO PAULO. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; VICENTINI, Regina Maria Rusch. COMISSÃO ORGANIZADORA DO II SEMINARIO SOBRE SITIO CIRURGICO. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

De MARTINO, MMF; DELATTRI, Edson; ARCANJO, Miguel. EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE SILVANA DENOFRE CARVALHO -CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NIVEL DOUTORADO. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nelson Marques

MARTINO, M. M. F. DE;MARQUES, N.. Alterações Circadianas dos Sinais Fisiológicos e de Estados Emocionais e Mudanças de Atitude em Enfermeiros, em Função do Trabalho em Turno Noturno. 1989. Dissertação (Mestrado em Biologia Comparada) - Universidade de São Paulo.

Miguel Arcanjo Areas

AREAS, M. A.. Estudo da variabilidade circadiana da temperatura oral,do ciclo vigília-sono e de testes psicofisiológicos de enfermeiras em diferentes turnos de trabalho. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Miguel Arcanjo Areas

AREAS, M. A.. Conceitos fundamentais da ritmicidade biológica. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Miguel Arcanjo Areas

Areas, M. A.. Exame de qualificação mestrado - Milva Maria Figueiredo de Martino. 1996. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Solange Castro Afeche

AFECHE, S. C.. Estudo da variabilidade circadiana da temperatura oral, do ciclo vigília-sono e de testes psicofisiológicos de enfermeiras em diferentes turnos de trabalho.. 1996 - Instituto da Biologia - UNICAMP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Samira Martines Ciarrocchi Monteiro

Estresse ocupacional e qualidade do sono da equipe de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Bruno Fernando Moneta Moraes

Qualidade do sono e risco cardiovascular em profissionais de enfermagem nas diferentes jornadas de trabalho; Início: 2019; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Kézia Katiane Medeiros da Silva

Analise do Estado Emocional e qualidade do sono em pacientes cirurgicos cardiacos pos IAM; Início: 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Sandra Soares Mendes

Análise do Cortisol salivar, actimetria e ciclo vigília sono em estudantes de Graduação em Enfermagem: repercussões no estado nutricional e qualidade de vida; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Eliana Fátima de Almeida Nascimento

: QUALIDADE DO SONO E DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA; ; Início: 2014; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Roberta Zarpelão

Início: 2018; Universidade Federal de São Paulo;

NANCY JULIETA INOCENTE

Início: 2017; Universidade Federal de São Paulo;

Beatriz Busine

Analise do cortisol salivar, estresse , habitos alimentares e qualidade de vida e sono em estudantes de universidade publica; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Ângela Monic Lima de Souza

Analise do Estado Emocional e qualidade do sono em enfermeiros nos turnos de trabalho; 2019; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Carolina Pasquini Praxedes Salvi

Análise da qualidade de sono em estudantes de Graduação em Enfermagem: repercussões no estado nutricional e qualidade de vida; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Jéssika Wanessa da Costa

Impacto do estress e habitos alimentares em discentes de graduaçao em enfermagem; 2017; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Clarissa Maria Bandeira Bezerra

Estresse e sindrome de burnout em enfermeiros nos turnos diurno e noturno; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Kézia Katiane de Medeiros Silva

Analise do ciclo vigilia sono , qualidade de sono em enfermeiros nos turnos hospitalares; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Bruno Fernando Moneta Moraes

PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE TERAPIA INTENSIVA DE ACORDO COM SEU TURNO DE TRABALHO, SONO, CRONOTIPO E QUALIDADE DE VIDA; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Joice Araujo Marçal

AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE SONO E SAÚDE DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM NOS TURNOS DE TRABALHO; 2016; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Lemoel Leandro

FATORES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO E OS ESTILOS DE LIDERANÇA DE BLAKE-MOUTON: UM ESTUDO CORRELACIONAL DA GÊNESE DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ENFERMAGEM; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Eduardo Motta de Vasconcelos

Correlação de burnout e depressão em enfermeiros intensivistas; 2014; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Eliana Maria Gonçalves Lima

QUALIDADE DE VIDA NO COTIDIANO DE CAMINHONEIROS E SUA CORRELAÇÃO COM O CRONÓTIPO; 2012; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Beatriz de Oliveira

Estudo da memória, atenção e ciclo vigilia sono da equipe de enfermagem nos diferentes turnos de trabalho; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Flavia Begali Lucas Gonçalves

STRESS EM GESTANTES PRIMIPARAS E MULTIPARAS E SUA CORRELAÇÃO COM O CRONOTIPO; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Josemir de Almeida Lima

Estudo comparativo das alterações eletrocardiográficas entre enfermeiros que trabalham em turnos alternados e fixos; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Sandra Soares Mendes

TRABALHO EM TURNOS:ESTADO GERAL DE SAUDE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM RELACIONADA AO SONO; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Aline Ávila Cordeiro

AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE ESTRESSE E ESTADO DE SAUDE DOS ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL PUBLICO DO INTERIOR PAULISTA; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Salomão Patrício de Souza França

Síndrome de Burnout em enfermeiros atuantes em urgência pré-hospitalar móvel; 2010; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Carla Parada Pazinatto Andreoli

DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DO TURNO NOTURNO E SUAS RELAÇÕES COM O CICLO VIGILIA SONO E CRONOTIPO; 2009; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Sandra Soares Mendes

TRABALHO EM TURNOS: ESTADO DE SAÚDE GERAL RELACIONADOS AO SONO; 2008; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maria Cecilia Pires da Rocha

Sçtress e qualidade de sono do enfermeiro em diferentes locais de trabalho; 2008; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Evelin Moreno

ESTUDO DO SONO E GINASTICA LABORAL EM TRABALHADORES DA INDUSTRIA; 2008; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Alecssandra de Fátima Viduedo

ESTUDO DO SONO NOS TRIMESTRES GESTACIONAIS; 2007; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Carla Parada Pazinatto Andreoli

ESTUDO DO CICLO VIGILIA SONO ,ESTRESS E CRONOTIPO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA DO TURNO NOTURNO; 2007; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Daniela Schiavo

Estudo da incidência de aumento de peso em trabalhadores do turno noturno e sua relação com o sono; 2007; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

LUCIANE RUIZ CARMONA

Estudo do stress na equipe de enfermagem e sua relação com o cronotipo; 2006; 100 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maria Cecilia Pires da Rocha

ESTUDO DO STRESS E REPERCUSSOES NA EQUIPE DE ENFERMAAGEM QUE ATUA EM SETORES FECHADOS E ABERTOS HOSPITALARES; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Evelin Moreno

IMPLICACOES DO EXERCICIO FISICO E ASPECTOS CRONOBIOLOGICOS DO SONO EM TRABALHADORES DA INDUSTRIA; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Ana Leda Bertoncini Simões

Estudo comparativo e a variabilidade circadiana das temperaturas : timpânica, oral e axilar em adultos hospitalizados; 2005; 90 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

CLAUDIA APARECIDA ROSA SILVA

ASPECTOS CRONOBIOLOGICOS DO CICLO VIGILIA SONO E ESTADOS EMOCIONAIS PRESENTES EM ENFERMEIROS DE DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO; 2005; 100 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Daniela Schiavon

ESTUDO DA PREVALENCIA DA OBESIDADE NO TRABALHADOR DE TURNO HOSPITALAR; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

ALECSSANDRA VIDUEDO

Estudo do sono em gestantes nos tres primeiros trimestres de gravidez; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

LUCIANE CARMONA

Estudo do estresse em pessoal profissional de enfermagem em hospital particular; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Emília Ferreira de Souza

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DA TAXONOMIA DA NANDA EM UNIDADE DE TERAPIA DIALITICA UTILIZANDO O MODELO TEÓRICO DE IMOGENE KING; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maria Luiza Pesse Campos

AVALIAÇÃO CRONOBIOLÓGICA DO CICLO VIGILIA-SONO E ESTADO DE ANSIEDADE EM ENFERMEIROS NOS DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Roberta Cova Páfaro

Estudo do Estresse em enfermeiro com dupla jornada de trabalho em hospital de oncologia pediátrica; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Célia Perdomo

ESTUDO DO CORTISOL SALIVAR E CICLO VIGÍLIA-SONO EM TRABALHADORES DA ÁREA DA SAÚDE DO NOTURNO; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Eduardo Motta de Vasconcelos

POTENCIAIS MARCADORES BIOLÓGICOS PARA O ESTRESSE, BURNOUT E DEPRESSÃO EM ENFERMEIROS; 2017; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maria Cléia de Oliveira Viana

Analise do ciclo vigilia sono, qualidade de vida em enfermeiros de diferentes turnos hospitalares; 2016; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Fabiola Vieira Cunha

SONOLENCIA E CRONOTIPO EM MOTORISTAS DE CAMINHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES COM ACIDENTES EM RODOVIAS; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

TERESA CÉLIA DE MATTOS MORAES DOS SANTOS

Estudo do trabalho em turnos e ciclo vigilia sono:uma abordagem dos principios e aplicações da cronobiologia; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Roberta Zaninelli do Nascimento Zarpelão

Prevalencia de acidentes em trabalhadores terceirizados da construção civil: repercussões na qualidade de vida e sono; 2015; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Evelin Moreno

PREVALENCIA DA SINDROME METABOLICA EM TRABALHADORES DE INDUSTRIA AUTOMOTIVA NOS DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO; 2014; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maria Cecilia Pires da Rocha

Análise do cortisol salivar como indicador do estresse e a relação com a qualidade do sono em enfermeiros; 2013; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Carla Parada Pazinatto Andreoli

Análise da variabilidade circadiana da temperatura oral, estresse e cronotipo em estudantes e trabalhadores do turno noturno; 2013; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Salomão de Souza França

Estresse, burnout e enfermagem ? as relações de trabalho no atendimento pré-hospitalar móvel; 2012; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Luciane Ruiz Carmona Ferreira

ESTUDO DA VARIABILIDADE CIRCADIANA DA TEMPERATURA CORPORAL E CICLO VIGILIA SONO DO ESTUDANTE TRABALHADOR; 2011; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Jaqueline Girnos Sonati

Estudo do cronotipo e qualidade de vida em controladores de vôo; 2013; Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Milva Maria Figueiredo De Martino;

Alzenira de Oliveira

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO TRABALHADOR DA INDUSTRIA; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Graziela Elaine de Paula

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE QUEIMADO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Marcela Silva

PERFIL DA ENFERMEIRA NO PSF; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Carlos Lino dos Santos

A IMPORTANCIA DOS CUIDADOS IMEDIATOS DO PACIENTE COM TRAUMA RAQUIMEDULAR; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

CESAR APARECIDO LEITE

IDOSO E ALZHEIMER : UMA ASSOCIAÇÃO QUE MUITAS VEZES RESULTA EM ABANDONO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário Herminio Ometto de Araras; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Dalva Aparecida Pires de Oliveira

IMPLICAÇÕES DO CICLO MENSTRUAL NO COTIDIANO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

JOÃO MARCOS SANCHES

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO PACIENTE INFARTADO INTERNADO EM UTI; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

SAMANTHA ROBERTO SILVA

ESTUDO DAS COMPLICAÇÕES E CONSEQUENCIAS DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NO IDOSO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

LUCIANA FERREIRA DE MEDEIROS

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES EM ESTADO CRITICO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

ROSIMEIRE SILVA

ESTUDO ALTERNATIVO DOS FLORAIS DE BACH; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

RENATA BETINA

DIABETES TIPO 2 : O NOVO MAL DO SÉCULO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

CRISTIANE ADRIANE GODOI DA SILVA

VISÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE OSTOMIZADO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Luiz Carlos Topan Junior

ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E CUIDADOS COM AS ULCERAS DE PRESSÃO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

ROSA MARIA FERRARESI NASCIMENTO

CONDUTA ÉTICA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: DEVERES DO PACIENTE; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Jaguariúna; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Camila Thais de Carvalho Messora

Relações entre stress e habitos de sono em estudantes universitarios; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Mayara Escalissi Barral

Qualidade do sono em estudantes de enfermagem utilizando dois instrumentos de avaliação; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Isabela Cremonese

Matutinidade/Vespertinidade avaliação cronobiológica de estudantes de enfermagem: Cronótipo; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional Pesquisa; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maraisa Killian

Qualidade de sono e cronotipo em estudantes de enfermagem utilizando dois instrumentos de avaliação; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Valeria Nasser Figueiredo

Estudo do ciclo vigilia sono e cronotipo em alunos de enfermagem; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Maraisa Kiilian

Estudo dos habitos de sono em estudantes de enfermagem; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Giseli Espanhol Dorigan

TEMPERATURA TIMPÂNICA;ANALISE SOBRE AS PUBLICAÇÇOES SOBRE O TEMA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Giselle Hespanhol

Analise de publicaçoes sobre temperatura timpânica; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

ANA CLAUDIA DIAS

ESTUDO MULTICENTRICO DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE ENFERMAGEM; CRONOTIPO; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Marja Fernandes Pizao

AVALIAÇÃO DO CICLO VIGILIA SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE ENFERMAGEM; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Cássia Regina Vancini

Estudo do ciclo vigilia sono em estudantes universitarios utilizando dois instrumentos para investigação do sono; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Satomi Mori

Estudo do ciclo vigilia sono em estudantes universitarios utilizando dois instrumentos para investigação do sono; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Cibelli Regina Vancini

Estudo do ciclo vigilia sono em estudantes universitarios utilizando dois instrumentos para investigação do sono; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Lino Oliveira Bueno

Alterações circadianas dos sinais fisiológicos e de estados emocionais, mudanças de atitudes em enfermeiras, em função do trabalho em turno noturno; 1989; Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Jose Lino Oliveira Bueno;

José Cipolla Neto

Estudo da Variabilidade Circadiana da Temperatura Oral, do Ciclo Vigília- Sono e de Variáveis Psicofisiológicas de Enfermeiras Em Diferentes Turnos de Trabalho; 1996; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Jose Cipolla Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIANA, M. C. O. ; BEZERRA, C. M. B. ; SILVA, K. K. M. ; De Martino MMF ; Oliveira, A P C ; Torres GV ; SILVA, D. M. ; Souza AML . QUALIDADE DE VIDA E SONO DE ENFERMEIROS NOS TURNOS DIURNO E NOTURNO?. REVISTA CUBANA DE ENFERMERIA , v. 35, p. 932-933, 2019.

  • SILVA, K. K. M. ; Cordeiro JJ ; Paiva JDM ; Bastos RAA ; BEZERRA, C. M. B. ; Silva MMde O ; Azevedo GS ; DE MARTINO, M. M. F. . Fatores desemcadeantes da sindrome de Burnout em enfermeiros. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 13, p. 483-490, 2019.

  • MENDES SS ; Salvi CPP ; MORAES B F M ; DE MARTINO, M. M. F. . INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM.. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 13, p. 829-838, 2019.

  • MARÇAL, JOICE ARAÚJO ; MORAES, BRUNO FERNANDO MONETA ; MENDES, SANDRA SOARES ; DE-MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO ; SONATI, JAQUELINE GIRNOS . SLEEP AND HEALTH VARIABLES OF NURSING PROFESSIONALS IN THE DIFFERENT WORKING SHIFTS. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 23, p. 1-5, 2019.

  • BEZERRA, CLARISSA MARIA BANDEIRA ; SILVA, KÉZIA KATIANE MEDEIROS DA ; COSTA, JÉSSIKA WANESSA SOARES DA ; FARIAS, JOBERTO DE CARVALHO ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE ; MEDEIROS, SORAYA MARIA DE . PREVALENCE OF STRESS AND BURNOUT SYNDROME IN HOSPITAL NURSES WORKING IN SHIFTS. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 23, p. 1, 2019.

  • VASCONCELOS, EDUARDO MOTTA DE ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE ; FRANÇA, SALOMÃO PATRÍCIO DE SOUZA . Burnout and depressive symptoms in intensive care nurses: relationship analysis. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 135-141, 2018.

  • ALVES, LUCAS J. CASTRO ; KENDALL, MARK C. ; VASCONCELOS, EDUARDO MOTTA DE ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE ; FRANÇA, SALOMÃO PATRÍCIO DE SOUZA . Low Burnout among Intensive Care units?. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 71, p. 932-933, 2018.

  • Zarpelão RZdo N ; DE MARTINO, M. M. F. ; CUNHA ICKO ; VIEIRA, C. M. S. . PSYCHOSOCIAL FACTORS AND THEIR RELATION BETWEEN WORK ACCIDENTS AMONG OUTSOURCED CONSTRUCTION WORKERS. iNTERNATIONAL JOURNAL OF PRECIOUS ENGINEERING RESEARCH AND APPLICATIONS , v. 3, p. 67-71-71, 2018.

  • MORAES B F M ; DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO ; Sonati JG . PERCEPTION OF THE QUALITY OF LIFE OF INTENSIVE CARE NURSING PROFESSIONALS. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM , v. 22, p. 1100-1106, 2018.

  • SILVA, K. K. M. ; Lima GAF ; Gonçalves RG ; Menezes RM ; DE MARTINO, M. M. F. . Alterações de sono e a interferencia na qualidade de vida no envelhecimento. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 422-428, 2017.

  • GABRIEL DOS SANTOS, MARCELLA ALESSANDRA ; LOPES DA SILVA JUNIOR, FRANCISCO ; MENDES COCENTINO DE MEDEIROS, KENNYA CRISTINA ; DE OLIVEIRA COSTA, RAPHAEL RANIERE ; LIMA ARAÚJO, ROSÂNGELA SYMARA ; RODRIGUES FONSÊCA COSTA, VERONICA ; DOS SANTOS SILVA, FILLIPI ANDRÉ ; DE MEDEIROS, SORAYA MARIA ; SOUTO DE ARAÚJO, MARÍLIA ; FIGUEIREDO DE MARTINO, MILVA MARIA . Types, Purposes And Simulation Of Contributions In Vocational Training In Health: Narrative Review. International Archives of Medicine , v. 10, p. 1-11, 2017.

  • ANDREOLI ; De Martino MMF ; SILVA, K. K. M. ; PASETTI,KFM . Circadian Rhythm of Body Temperature and Chronotype in Night Shift Students and Workers. International Archives of Medicine , v. 10, p. 1-8, 2017.

  • SILVA, K. K. M. ; De Martino MMF ; VIANA, M. C. O. ; BEZERRA, C. M. ; MIRANDA FAN . Relationship between work shifts and quality of sleep of nurses: a descriptive study. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 16, p. 57-62, 2017.

  • Zarpelão RZdo N ; De Martino MMF ; CUNHA ICKO ; Zarpelão SHM ; Sonati JG . Work accidents and quality of life:a comparative study between healthy and injured construction workers. INTERNATIONAL JOURNAL OF EMERGING TECHNOLOGY & RESEARCH , v. 4, p. 1, 2017.

  • Messora CTC ; De Martino MMF ; ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; PASETTI,KFM ; SILVA, K. K. M. ; MEDEIROS SM . Morningness, Eveningness And Stress Perception In Physical Education Students. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE , v. 10, p. 1-7, 2017.

  • VASCONCELOS, EDUARDO MOTTA DE ; DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO . Predictors of depressive symptoms among nurses of intensive care unit. ESCOLA ANNA NERY , v. 21, p. 01-10, 2017.

  • SILVA, ROSÂNGELA MARION DA ; ZEITOUNE, REGINA CÉLIA GOLLNER ; BECK, CARMEM LÚCIA COLOMÉ ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE ; PRESTES, FRANCINE CASSOL ; LORO, MARLI MARIA . Chronotype and work shift in nursing workers of university hospitals. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 70, p. 958-964, 2017.

  • Silva GGO ; Nunes JT ; Barboza I R ; Rego TRCC ; Souza AML ; Davim RMB ; DE MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO . Disturbios renais em unidade de terapia intensiva. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 4463, 2017.

  • NUNES, JACQUELINE TARGINO ; MARINHO, ANA CAROLINE VIANA ; DAVIM, REJANE MARIE BARBOSA ; SILVA, GABRIELA GONÇALO DE OLIVEIRA ; FÉLIX, RAYANE SARAIVA ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE . Sífilis na gestação: perspectivas e condutas do enfermeiro. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 11, p. 4875-84, 2017.

  • VASCONCELOS, E. M. ; De Martino MMF . Preditores da síndrome de burnout em enfermeiros de unidade de terapia intensiva. REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM , v. 38, p. 653-654, 2017.

  • Costa JVS ; SILVA, K. K. M. ; BEZERRA, C. M. B. ; SILVA, D. M. ; DE MARTINO, M. M. F. . Estresse e comportamento alimentar durante a graduação de enfermagem: estudo transversal. OBJN , v. 22, p. 41, 2017.

  • Sonati JG ; VILARTA, R. ; MACIEL, E. S. ; Modeneze DM ; VILELA JR GB ; Quaresma FRP ; De Martino MMF . INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE: IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA E NA ATIVIDADE FÍSICA. Revista CPAQV , v. 8, p. 1-7, 2016.

  • SONATI, J. G. ; DE MARTINO, M. M. F. ; VILARTA, R. ; DA SILVA MACIEL, E. ; SONATI, R. J. F. ; PADUAN, P. C. . Quality of Life, Sleep, and Health of Air Traffic Controllers With Rapid Counterclockwise Shift Rotation. Workplace Health & Safety , v. 20, p. 01, 2016.

  • França S ; DE MARTINO, M. M. F. ; VASCONCELOS, E. M. ; Silva LL . DIFERENTES METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO EM SAÚDE DA SÍNDROME DE BURNOUT. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 10, p. 3069-3076, 2016.

  • Silva RMda ; DE MARTINO, M. M. F. ; Zeitoune RC ; Colomé CLB ; Prestes F . Efeitos do trabalho na saúde de enfermeiros que atuam em clínica cirúrgica de hospitais universitários. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) , v. 24, p. 2743, 2016.

  • SILVA, K. K. M. ; Milva De Martino ; VIANA, M. C. O. ; BEZERRA, C. M. B. ; FREIRE, A. P. C. O. ; SILVA, D. M. ; AQUINO, A. S. F. . Night Shift Work and Sleep Wake Cycle in Nurses: an Integrative Review. International Archives of Medicine , p. 01-06, 2016.

  • Sousa YG ; MEDEIROS SM ; FERNANDES SMBA ; OLIVEIRA JSA ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE . Work Loads Of Nursing Professionals In Hospital Services For Mental Health. International Archives of Medicine , p. 01-09, 2016.

  • Zarpelão RZdo N ; Rocha IMO ; De MARTINO, MMF ; CUNHA ICKO ; Parente K S ; Drago F. . Waste management in a petrochemical industry: a sustainable practice. International Journal of Engineering & Technical Research , v. 6, p. 1-6, 2016.

  • Santos,TCMM ; De MARTINO, MMF ; Sonati JG ; Faria ALde ; Nascimento EFA . Qualidade do sono e cronotipo de estudantes de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 29, p. 658-663, 2016.

  • BEZERRA, C. M. B. ; De MARTINO, MMF . Stress and burnout syndrome in hospital nurses:a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 15, p. 518-520, 2016.

  • BEZERRA, C. M. B. ; SILVA, K. K. M. ; AQUINO, A. S. F. ; De Martino MMF . Instrumentos verifi cadores de estresse e da síndrome de burnout: revisão integrativa. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1, 2016.

  • MORENO, ÉVELIN ; MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE ; COSTA, ROBERTO FERNANDES DA . Prevalência de síndrome metabólica em metalúrgicos de diferentes turnos de trabalho. Acta Paulista de Enfermagem (Online) , v. 28, p. 388-394, 2015.

  • AZEVEDO, A. R. ; CAVAGLIERE, C. R. ; VILARTA, R. ; MACIEL, E. S. ; De Martino MMF ; Sonati JG . Liang Gong for health Promotion :a strategy used in Primary Health Careiln Brazil. JOURNAL OF FAMILY MEDICINE &COMMUNITY HEALTH , v. 2, p. 1052-1056, 2015.

  • SILVA, K. K. M. ; De Martino MMF . Analysis of sleep of nurses in different hospital shifts: a descriptive study. ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING , v. 14, p. 434-435, 2015.

  • Sonati JG ; MACIEL, E. S. ; Modeneze DM ; Gomes AO ; Quaresma FRP ; De Martino MMF ; VILARTA, R. . A pratica da esgrima japonesa e sua relação com a saúde e a qualidade de vida. Revista Brasileira de Qualidade de Vida , v. 7, p. 239-249, 2015.

  • Sonati JG ; Milva De Martino ; Vilarta R ; Maciel E ; De Martino GF ; MOREIRA, E. ; Sanchez F . Quality of Life, Health, and Sleep of Air Traffic Controllers with Different Shift Systems.. Aviation, Space, and Environmental Medicine , v. 86, p. 01-06, 2015.

  • De MARTINO, MMF ; Oliveira B ; MENDES SS ; PASETTI,KFM ; Sonati JG . Association between chronotype and social factors in shift workers. Science Journal of Medicine and Clinical Trials , v. 2014, p. 1-4, 2014.

  • Santos,TCMM ; Feitosa, Mdos S ; Coimbra GT ; Ferreira LC ; De MARTINO, MMF . Qualidade e disturbios do sono da equipe de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1110-1116, 2014.

  • De MARTINO, MMF ; Fogaça LF ; Costa PCP ; TOLEDO, Vanessa Pelegrino . Analysis of the application of nursing process in a governmental hospital. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1247-1253, 2014.

  • Zarpelão RZdo N ; De MARTINO, MMF . A QUALIDADE DO SONO E OS TRABALHADORES DE TURNO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 1782-1790, 2014.

  • Zarpelão RZdo N ; De MARTINO, MMF . Demanda controle em trabalhadores hipertensos da construção civil. InterfacEHS (Ed. português) , v. 9, p. 1-9, 2014.

  • Santos,TCMM ; Inocente NJ ; De MARTINO, MMF . Work shifts:chronotype relations and quality sleep. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 3437-3443, 2014.

  • Santos,TCMM ; Costa AP ; Carvalho LAF ; Faria AL ; De MARTINO, MMF . AUDITORIA EM ENFERMAGEM: DESAFIOS E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 3581-3586, 2014.

  • França S ; De Martino MMF . Correlações entre estresse e burnout no cuidado de enfermagem pre hospitalar movel. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 8, p. 4221-4229, 2014.

  • De Martino MMF ; Abreu ACB ; Teixeira JEM ; Barbosa MFS . The relationship between shift work and sleep patterns in nurses. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 763-768, 2013.

  • França S ; De MARTINO, MMF . Prevalence psychophysiological of syntoms stress in the mobile pre-hospital care. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 1-7, 2013.

  • França S ; De MARTINO, MMF . PRE-HOSPITAL CARE AS A STRATEGY FOR THE PUBLIC HEALTH PROMOTION:INTEGRATIVE REVIEW. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 7, p. 1225-1233, 2013.

  • Oliveira B ; De Martino MMF . Análise das funções cognitivas e sono na equipe de enfermagem nos turnos diurno e noturno. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online) , v. 34, p. 30-36, 2013.

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De Martino MMF ; KASSISSE DMG ; Souza AGL . Stress among nurses: an examination of salivary cortisol levels on work and day off. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 47, p. 1187-1194, 2013.

  • VASCONCELOS, E. M. ; Pedrosa AK ; De Martino MMF . Profile of high -risk newborns hospitalizacion at a neonatal intermediate care unit. J Nurs UFPE on line , v. 7, p. 6422-6429, 2013.

  • De Martino MMF ; Dias Lopes . Impact of learning and sleep characteristics in nursing students. International Journal of Science Commerce and Humanities , v. 1, p. 33-42, 2013.

  • França S ; Aniceto E ; De MARTINO, MMF . Preditores da Síndrome de Burnout em enfermeiros de serviços de urgência pré-hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 25, p. 68-73, 2012.

  • MENDES SS ; De MARTINO, MMF . Trabalho em turnos: estado geral de saúde relacionado ao sono em trabalhadores de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 46, p. 1471-1476, 2012.

  • França S ; Aniceto E ; De MARTINO, MMF ; Silva LL . Sickening process in the nurse´s work in mobile pre-hospital care. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 258-266, 2012.

  • Santos,TCMM ; Faria ALde ; De MARTINO, MMF ; Alves PC ; Carvalho PC . Quality of sleep pregnant women. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2226-17588-1, 2012.

  • ANDREOLI ; De MARTINO, MMF . Academic performance of night-shift students and its relationship with the sleep-wake cycle. Sleep Science (Online) , v. 5, p. 43-48, 2012.

  • França S ; De MARTINO, MMF ; Silva LL ; MELO, L. F. S. ; COSTA, C. G. ; NORMA, M. M. S. ; VASCONCELOS, E. M. . Critical analysis on the concept of stress in health care used in scientific publications. Revista de Enfermagem UFPE on line , v. 6, p. 2542-50, 2012.

  • Ferreira LRC ; De MARTINO, MMF ; MIGUEL, M. A. L. ; BARRETO, Luiz Silveira Menna . Circadian Rhythm of wrist temperature and night shfit work. Biological Rhythm Research , v. 46, p. 01-08, 2012.

  • Ferreira LRC ; De MARTINO, MMF . Padrão de sono e sonolência do trabalhador estudante de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 46, p. 1178-1183, 2012.

  • MENDES SS ; Ferreira LRC ; De MARTINO, MMF . Identificação dos níveis de stress em equipe de atendimento pré-hospitalar móvel. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso) , v. 28, p. 199-208, 2011.

  • França S ; Aniceto EVS ; De MARTINO, MMF ; Lemoel Leandro Silva . Dinâmica das relações do trabalho de profissionais da área da saúde e Burnout: uma revisão integrativa. Revista Saúde (Ung. Online) , v. 5, p. 23-28, 2011.

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . O estresse e qualidade de sono do enfermeiro nos diferentes turnos hospitalares. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 44, p. 280-286, 2010.

  • De MARTINO, MMF ; PASETTI,KFM ; BATAGLION, Cesar ; CEOLIM, Maria Filomena . Morningness/Eveningness of dental students:chronotype. Sleep Science (Impresso) , v. 3, p. 7-10, 2010.

  • Schiavo,D ; De MARTINO, MMF . Incidence of weight gain and obesity in night shift workers and the relationship of these factors with sleep. Sleep Science (Online) , v. 3, p. 125-130, 2010.

  • De MARTINO, MMF . Arquitetura do sono diurno e ciclo vigília-sono em enfermeiros nos turnos de trabalho. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 43, p. 194-199, 2009.

  • FERREIRA, L. R. C. ; De MARTINO, MMF . Stress no cotidiano da equipe de enfermagem e sua correlação com o cronótipo. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso) , v. 26, p. 65-72, 2009.

  • SILVA, Claudia Aparecida Rosa ; De MARTINO, MMF . Aspectos do ciclo vigilia sono e estados emocionais em enfermeiros dos diferentes turnos de trabalho. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , v. 18, p. 21-33, 2009.

  • De MARTINO, MMF ; Basto , ML . QUALIDADE DE SONO, CRONOTIPOS E ESTADOS EMOCIONAIS:o caso de enfermeiros portugueses que trabalham por turnos. Pensar Enfermagem , v. 13, p. 49-60, 2009.

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . Estresse e qualidade do sono entre enfermeiros que utilizam medicamentos para dormir. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) , v. 22, p. 0103-2100, 2009.

  • Rocha MCP da ; De MARTINO, MMF ; Ferreira LRC . Stress of the nurses who work on different hospital departments: a descriptive study. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 8, p. 01-16, 2009.

  • SOUZA, Emilia Ferreira de ; De MARTINO, MMF ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . Diagnósticos de enfermagem em pacientes com tratamento hemodialítico utilizando o modelo teórico de Imogene King. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , São Paulo, v. 41, p. 629-635, 2007.

  • SIMÕES, A. L. B. ; De MARTINO, MMF . Variabilidade circadiana da temperatura oral, timpânica e axilar em adultos hospitalizados. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , v. 41, p. 485-491, 2007.

  • FERREIRA, L. R. C. ; De MARTINO, MMF . O estresse do enfermeiro:Análise das publicações sobre o tema. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , v. 15, p. 241-248, 2006.

  • De MARTINO, MMF ; SILVA, Claudia Aparecida Rosa ; MIGUEZ, Symone Antunes . Estudo do cronótipo de um grupo de trabalhadores em turnos. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 30, p. 17-24, 2005.

  • De MARTINO, MMF ; LING, S. Y. . CARACTERISTICAS CRONOBIOLOGICAS DE UM GRUPO DE ALUNOS UNIVERSITARIOS DE ENFERMAGEM. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , Campinas, SP, v. 13, n.1, p. 43-49, 2004.

  • De MARTINO, MMF ; MISKO, Maira Deguer . Estados emocionais de enfermeiros no desempenho profissional em unidades críticas. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , São Paulo-Brasil, v. 38, n.2, p. 161-167, 2004.

  • CAMPOS, Maria Luiza Pesse ; De MARTINO, MMF . Aspectos cronobiológicos do ciclo vigília-sono e níveis de ansiedade dos enfermeiros nos diferentes turnos de trabalho. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , São Paulo, v. 38, n.4, p. 415-421, 2004.

  • PAFARO, Roberta Cova ; De MARTINO, MMF . Estudo do estresse do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia pediátrica de Campinas. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso) , SÂO PAULO, v. 38, n.2, p. 152-160, 2004.

  • BUENO, J. L. O. ; De MARTINO, MMF ; FIGUEIREDO, Taisa Helena . PRESENT MOOD STATES IN BRAZILIAN NIGHT NURSES. Psychological Reports , USA, v. 93, p. 353-357, 2003.

  • De MARTINO, MMF ; SIMÕES, A. L. B. . A comparative study of timpanic temperature and oral temperature. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , Campinas,SP, v. 12, n.2, p. 115-121, 2003.

  • De MARTINO, MMF ; INABA, A. S. . Estudo do ciclo vigilia-sono em estudantes universitários. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , Campinas, SP, v. 12, n.3, p. 247-253, 2003.

  • De MARTINO, MMF . Estudo comparativo de padrões de sono em trabalhadores de enfermagem dos turnos diurno e noturno. Revista Panamericana de Salud Publica (Print) , Washington-UEA, v. 12, n.2, p. 95-99, 2002.

  • De MARTINO, MMF ; CEOLIM, Maria Filomena . Avaliação do cronótipo de um grupo de enfermeiros de um hospital de ensino. Nursing (São Paulo) , Campinas, v. 10, n.1, p. 19-27, 2001.

  • CAMPOS, Maria Luiza Pesse ; De MARTINO, MMF . Estudo das caracteristicas cronobiológicas dos enfermeiros docentes-cronótipo. Nursing (São Paulo) , São Paulo, n.42, p. 31-34, 2001.

  • De MARTINO, MMF ; CIPOLLA NETO, J. . Variabilidade circadiana da temperatura oral e do ciclo vigília-sono em enfermeiras de diferentes turnos de trabalho. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , CAMPINAS-SP, v. 10, n.3, p. 71-78, 2001.

  • De MARTINO, MMF ; CIPOLLA NETO, J. . REPERCUSSÕES DO CICLO VIGÍLIA-SONO E O TRABALHO EM TURNOS DE ENFERMEIROS. Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) , PUCC-CAMPINAS-SP, v. 8, n.3, p. 81-84, 1999.

  • De MARTINO, MMF ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . IDENTIFICAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE CARDIOLOGIA. Revista Campineira de Enfermagem , CAMPINAS-SP, v. 2, n.2, p. 32-36, 1999.

  • De MARTINO, MMF . EDITORIAL. Revista Campineira de Enfermagem , CAMPINAS-SP, v. 2, n.1, p. 1-1, 1999.

  • De MARTINO, MMF . EDITORIAL. Revista Campineira de Enfermagem , CAMPINAS-SP, v. 2, n.2, p. 1-1, 1999.

  • De MARTINO, MMF ; SUEDEKUM, E. W. . RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS PARA A ASSITÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES PORTADORES DE MARCA PASSO ARTIFICIAL PERMANENTE. Revista Campineira de Enfermagem , CAMPINAS-SP, v. 1, n.2, p. 3-12, 1998.

  • De MARTINO, MMF . EDITORIAL. Revista Campineira de Enfermagem , CAMPINAS-SP, v. 1, n.2, p. 1-1, 1998.

  • De MARTINO, MMF . EDITORIAL. Revista Campineira de Enfermagem , CAMPINAS-SP, v. 1, n.1, p. 1-1, 1997.

  • SUEDEKUM, E. W. ; CASSOL, M. J. ; De MARTINO, MMF . ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO CARDÍACA DE PACIENTES INFARTADOS. Sleep Science (Online) , SÃO PAULO, v. 14, n.1, p. 20-24, 1995.

  • NORONHA, R. ; De MARTINO, MMF . METODOLOGIA DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM: IMPLANTAÇÃO NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Revista da Faculdade de Ciencias Médicas, CAMPINAS-SP, v. 2, p. 36-42, 1995.

  • De MARTINO, MMF ; SUEDEKUM, E. W. ; CASSOL, M. J. ; IZA, M. M. . MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES PÓS-INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso) , BRASILIA, v. 47, n.3, p. 304-313, 1994.

  • De MARTINO, MMF ; BUENO, J. L. O. . ESTADOS EMOCIONAIS PRESENTES, DURANTE OS PLANTÕES DIURNOS E NOTURNOS. Anais do IV Seminario Brasileiro de Ergonomia, RIO DE JANEIRO, 1989.

  • Zarpelão RZdo N ; De Martino MMF . Qualidade de vida e acidentes nos trabalhadores da construção civil: aspectos psicossociais da qualidade de vida e sono entre trabalhadores terceirizados acidentados higidos.. 1. ed. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 101p .

  • De MARTINO, MMF ; BAJAY, M. H. ; JORGE, Silvia Angelica . TRATAMENTO DE FERIDAS. 3. ed. CAMPINAS-SP: GRAFICA DA UNICAMP, 1999. v. 3000. 80p .

  • De MARTINO, MMF . Quality of Life and the Impact of changes on sleep. In: Erika da Silva Maciel and Jaqueline Girnos Sonati. (Org.). Quality of Life and Publica Health assessment and intervention. 21ed.New York: Nova Publishers, 2015, v. 01, p. 01-153.

  • De MARTINO, MMF ; CARVALHO, S. D. . Ausculta Pulmonar em Pediatria. In: Silvana Denofre Carvalho. (Org.). O enfermeiro e o cuidar multidisciplinar na saude da criança e do adolescente. 1ed.São Paulo: ATHENEU, 2012, v. 1, p. 71-76.

  • De MARTINO, MMF . ASPECTOS CRONOBIOLOGICOS E QUALIDADE DE VIDA. In: Luiza Elena Ribeiro do Valle;Graciela Zarebski; Eduardo L.Ribeiro do Valle. (Org.). Neurociências na Melhor Idade:aspectos atuais numa visão interdisicplinar. Ribeirão Preto -SP: Editor Novo Conceito, 2009, v. , p. 03-263.

  • De MARTINO, MMF . HIGIENE GERAL. In: NEUSA MARIA COSTA ALEXANDRE; EDNEIS DE BRITO. (Org.). PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM. SÃO PAULO: ATHENEU, 1994, v. , p. 13-23.

  • OLIVEIRA B ; De MARTINO, MMF . Estudo da memória, atenção e sono na equipe de enfermagem nos diferentes turnos. Jornal da UNiCAMP, Campinas, SP, 10 nov. 2011.

  • De MARTINO, MMF . Sono do trabalhador. Revista Emergencia, Rio Grande do Sul, 10 nov. 2011.

  • De MARTINO, MMF ; SCHIAVON, Daniela . PESQUISA RELACIONA JORNADA NOTURNA A SOBREPESO. JORNAL DA UNICAMP, CAMPINAS-SP, p. 2 - 2, 25 jun. 2007.

  • De MARTINO, MMF . RELATORIO DE PARTICIPAÇÃO EM DISCUSSÃO DA DISCIPLINA MEDICO CIRURGICA DOS CURSOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. O DIAGNOSTICO, RIBEIRÃO PRETO-SP, 10 maio 1985.

  • De MARTINO, MMF ; BUENO, J. L. O. . VARIAÇÕES DE MEDIDAS FISIOLÓGICAS E DE ESTADOS EMOCIONAIS PRESENTES DURANTE OS PLANTÕES DIURNO E NOTURNO DE TRABALHO EM ENFERMEIRAS. In: IV SEMINARIO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 1989, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO IV SEMINARIO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 1989. p. 461-466.

  • De MARTINO, MMF ; PASETTI,KFM ; BATAGLION, Cesar ; CEOLIM, Maria Filomena . MORNINGNESS/EVENINGNESS CHRONOBIOLOGICAL ASSESSMENT OF DENTAL STUDENTS CHRONOTYPE. In: 26TH Conference of the I.S. Chronobiology, 2010, VIGO - ESPANHA. PROGRAMA DA 26 TH CONFEENCE INT.SOC. CHRONOBIOLOGY, 2010. v. 1.

  • Rocha MCP da ; De MARTINO, MMF . STRESS AND SLEEP QUALITY OF NURSES WHO WORK ON DIFFERENT HOSPITAL DEPARTMENTS. In: 26TH Conference of the I.S. Chronobiology, 2010, VIGO- ESPANHA. 26 TH CONFERENCE INTERNACIONAL DA SOCIETY OF CHRONOBIOLOGICAL. VIGO, 2010. v. 1.

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . STRESS AND THE SLEEP QUALITY IN NURSES IN A UNIVERSITY HOSPITAL. In: Conference Work Stress and Health2008, 2008, WASHINGTON,DC. WORK STRESS AND HEALTH 2008:HEALTHY AND SAFE WORK THROUGH RESEARCH,PRACTICE AND PARTNERSHIPS. WASHINGTON: AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION, 2008.

  • De MARTINO, MMF . Analysis of psychological parameters in nurses the diferent shiftwork. In: 35th International Neuropsychological Society, 2007, PORTLAND-0REGON- USA. LIVRO DE RESUMOS DO SEMINARIO INTERNATIONAL. PORTLAND- OREGON, 2007.

  • De MARTINO, MMF ; SOUZA, Emilia Ferreira de ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . JOURNAL INTERNATIONAL NURSING DIAGNOSES IMPLEMENTATIONS. In: NANDA NIC& NOCK 2006 CONFERENCE ELETRONIC USE OF CLINICALNURSING DATA, 2006, PHILADELFIA. JOURNAL INTERNATIONAL NURSING DIAGNOSES IMPLEMENTATIONS, 2006. v. 17. p. 53-54.

  • De MARTINO, MMF . REPERCUSSIONS OF CHRONOBIOLOGY AND NURSES IN SHIFT WORK. In: IX SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA, 2006, AGUAS DE LINDOIA. SIMPOSIO SATELITE DA XXI REUNIAO ANUAL DA FESBE. AGUAS DE LINDOIA: FeSBE 2006, 2006. p. 39-39.

  • De MARTINO, MMF ; SILVA, Claudia Aparecida Rosa . CHRONOBIOLOGICAL ASPECTS OF SLEEP WAKE CYCLE AND PRESENT MOOD STATES IN NURSES IN DIFFERENT HOSPITALS SHIFTS. In: IX SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA, 2006, AGUAS DE LINDOIA. SIMPOSIO SATELITE DA XXI REUNIAO ANUAL DA FESBE. AGUAS DE LINDOIA-SP: FESBE 2006, 2006. p. 40-40.

  • PIZÃO, Marja Fernandes ; De MARTINO, MMF . ESTUDO DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE ENFERMAGEM. In: IX SIMPOSIO BRASILEIRO DE CRONOBIOLOGIA, 2006, AGUAS DE LINDOIA. SIMPOSIO SATELITE DA XXI REUNIAO ANUAL DA FESBE. AGUAS DE LINDOIA-SP: FESBE 2006, 2006. p. 49-49.

  • SOUZA, Emilia Ferreira de ; De MARTINO, MMF ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . Analyzing nursing diagnoses in chronic renal cllientes using Imogene King"sConceptual System.. In: NANDA ,NIC&NOC2006, 2006, Philadelphia. International Journal of Nursing Terminologies and Classifications. MALDEN- MA 02148-5018: BLACKWELL PUBLISHING, 2006. v. 17. p. 53-54.

  • De MARTINO, MMF . A study of the architecture of sleep and the sleep wake cycle characteristics in nurses on the shifts. In: 9ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM, 2006, LISBOA. LIVRO DE RESUMOS DA 9ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM. LISBOA, 2006. p. 22-22.

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . PORQUE ESTAAOS STRESSADOS? UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA DA INCIDENCIA DO STRESS OCUPACIONAL NO ENFERMEIRO. In: 9ª CONFERENCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM, 2006, LISBOA. 9ªCONFERENCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM ENFERMAGEM,. LISBOA: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ENFERMEIROS, 2006. p. 51-51.

  • De MARTINO, MMF . Análise de parâmetros psicofisiologicos em enfermeiras de diferentes turnos de trabalho. In: 13º SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2005, SÃO LUIZ-MARANHÃO. CD ROOM, 2005.

  • De MARTINO, MMF ; FRANCO, Dulce ; VIDO, Milena Butolo . Perfil de mulheres atendidas em uma unidade de programa de saúde da familia durante atividades academicas da disciplina saúde da mulher. In: 13º SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2005, SAÕ LUIZ - MARANHÃO. CD ROOM, 2005.

  • SILVA, Claudia Aparecida Rosa ; De MARTINO, MMF . AVALIAÇÃO CRONOBIOLOGICA E ESTADOS EMOCIONAIS EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO TURNO NOTURNO. In: 13º SEMINARIO NACIONAL DE PESQUISA EM ENFERMAGEM, 2005, SÃO LUIZ - MARANHÃO. CD ROON. SÃO LUIZ: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM -SECÇÃO MARANHÃO, 2005. v. 1.

  • PIZÃO, Marja Fernandes ; De MARTINO, MMF . AVALIAÇÃO DO CICLO VIGILIA SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE ENFERMAGEM. In: XIII CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP, 2005, CAMPINAS. CD/RESUMOS DO XII CONGRESSO INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP. CAMPINAS, 2005.

  • MONTEIRO, Maria Ines ; CORREA FILHO, Heleno Rodrigues ; De MARTINO, MMF . Profile of early riser workers in the morning shift at Wholesales food market.. In: Shiftwork International newsletter, 2005, Netherlands. Shiftwork International newsletter, 2005. v. 22. p. 110-110.

  • MARTINO, Karla Figueiredo de ; De MARTINO, MMF ; BATAGLION, Cesar ; CEOLIM, Maria Filomena ; BORGES, Marcio ; PAVÃO, Rogerio ; NOGUEIRA, G P . Avaliação das características cronobiologicas em alunos de Odontologia:cronótipo. In: Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia, 2004, Aguas de Lindoia. Brazilian Oral Research (Impresso), 2004. v. 18. p. 53-53.

  • De MARTINO, MMF . A STUDY OF THE ARCHITECTURE OF SLEEP AND THE SLEEP-WAKE CYCLE IN NURSES ON DIFFERENT SHIFTS. In: 17th E Sleep Research Congress, 2004, Praga. Journal of Sleep Research, 2004. v. 13. p. 1-1.

  • De MARTINO, MMF ; PAFARO, Roberta Cova . ESTUDO DO ESTRESSE EM ENFERMEIROS COM DUPLA JORNADA DE TRABALHO EM HOSPITAL DE ONCOLOGIA PEDIATRICA. In: INTERNACIONAL CONGRESS DE SAUDE OCUPACIONAL, 2003, FOZ DE IGUAÇÚ. LIVRO DE RESUMOS DO ICOS, 2003.

  • De MARTINO, MMF ; PERDOMO, C. . ESTUDO DO CORTISOL SALIVAR E CICLO VIGILIA SONO EM TRABALHADORES DA SAUDE DO NOTURNO. In: INTERNACIONAL CONGRES DE SAUDE OCUPACIONAL, 2003, FOZ DE IGUAÇÚ. LIVRO DE RESUMOS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAUDE OCUPACIONAL, 2003.

  • De MARTINO, MMF . AVALIAÇÃO PSICOBIOLOGICA DE ENFERMEIROS EM DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. In: INTERNACIONAL CONGRES OCCUPATIONAL HEALTH, 2003, FOZ DE IGUAÇÚ. LIVRO DO CONGRESSO, 2003.

  • De MARTINO, MMF . ANALYSE THE PSYCHOLOGICAL VARIABLES IN SHIFT THE INTENSIVE CARE OF NURSE. In: XXVII Symposium of the ISSA Construction Section, 2003, Lisboa. Abstract- do 27°Symposium of the ISSA- Construction Section, 2003. p. 230.

  • De MARTINO, MMF ; VIEIRA, Claudia Margarida . ESTUDO DO ESTADO EMOCIONAL E CARACTERÍSTICAS CRONOBIOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM. In: CONGRESSO INTERNO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNICAMP, 2003, CAMPINAS. SOFTWARE DE TODOS OS RESUMOS, 2003.

  • De MARTINO, MMF . A study of the architecture of sleep and the sleep wake cycle characteristics in nurses on different shifts. In: XVI symposium night shift work 2003, 2003, Santos, 2003.

  • De MARTINO, MMF . Estudo comparativo dos padrões de sono em trabalhadores de enfermagem dos turnos diurno e noturno. In: XVI CONGRESSO MUNDIAL SOBRE SEGURANÇA ,SAÚDE NO TRABALHO, 2002, VIENA. LIVRO DE RESUMOS. VIENA -AUSTRIA: INTERNATIONAL CONGRES, 2002.

  • De MARTINO, MMF ; CIPOLLA NETO, J. . Estudo da variabilidade circadiana da temperatura oral,ciclo vigília-sono e testes psicofisiológicos em enfermeiros de diferentes turnos. In: International Council Nursing, 2001, Copenhaguen. Livro de Resumos do Congresso, 2001. p. 192.

  • LOPES, Maria Helena Baena de Moraes ; De MARTINO, MMF ; HIGA, R. ; TEIXEIRA, J. M. . URINARY INCONTINENCE IN WOMEN: IMPACT ON QUALITY OF LIFE. In: INTERNATIONAL COUNCIL NURSING, 2001, COPENHAGUEN. LIVRO DE RESUMOS, 2001. p. 4.

  • De MARTINO, MMF . COMPARATIVE STUDY SLEEP IN NURSES THE SHIFT WORK. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE CRONOBIOLOGIA, 2001, NATAL, 2001.

  • MARQUES, A. G. ; De MARTINO, MMF . METODOLOGIA ASSISTENCIAL : PROPOSTA DE MODELO PARA O HISTÓRICO DE ENFERMAGEM. In: XVI ENCONTRO DE ENFERMAGEM DO NORDESTE E III ENCONTRO DE PESQUISA DA REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE, 2000, SALVADOR, 2000. p. 7-7.

  • De MARTINO, MMF . CIRCADIAN VARIATION IN VARIABLE PSYCHOLOGICAL AND ATTITUDE IN SHIFT WORK NURSES. In: 6th WORLD CONGRESS ON INNOVATIONS IN PSYCHIATRY, 2000, LONDRES. INNOVATIONS IN PSYCHIATRY. LONDRES: INT.CONGRESS, 2000.

  • De MARTINO, MMF . ESTUDO DA VARIABILIDADE CIRCADIANA DA TEMPERATURA ORAL ,DO CICLO VIGÍLIA-SONO E DE TESTES PSICOFISIOLOGICOS EM ENFERMEIRAS DE DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. In: INTERNATIONAL CONGRESS WOMEN WORK HEALTH, 1999, RIO DE JANEIRO. PROGRAM ABSTRACT, 1999. p. 319-319.

  • DEGUER, M. M. ; De MARTINO, MMF . ESTUDOS DE PARÂMETROS EMOCIONAIS DE ENFERMEIROS DURANTE DESEMPENHO PROFISSIONAL. In: 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1999, FLORIANÓPOLIS. RESUMOS DO 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1999.

  • De MARTINO, MMF ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . IDENTIFICATION OF NURSING DIAGNOSES AND INTERVENTIONS IN A CARDIOLOGICAL UNIT. In: 2ND EUROPEAN CONFERENCE NURSING DIAGNOSIS, 1999, SAN GUILIANO. PROGRAM ABSTRACT, 1999. p. 53-54.

  • De MARTINO, MMF . ESTUDO COMPARATIVO DE PADRÕES DE SONO EM TRABALHADORES DIURNO E NOTURNO. In: INTERNATIONAL CONGRESS ARGENTINA, 1999, BUENOS AIRES. PROGRAMA TEXTOS, 1999.

  • De MARTINO, MMF . ESTUDO DA VARIABILIDADE CIRCADIANA DA TEMPERATURA ORAL E ESTADOS EMOCIONAIS EM ENFERMEIROS NOS TURNOS DE TRABALHO. In: CONGRESS OF NURSING NANDA, 1999, LONDRES. ABSTRACTS, 1999.

  • De MARTINO, MMF ; MARQUES, N. ; CIPOLLA NETO, J. . VARIABILIDADE DIARIA DO CICLO VIGÍLIA-SONO,TEMPERATURA ORAL E PARÂMETROS PSICOFISIOLÓGICOS EM ENFERMEIRAS NOS TURNOS DE TRABALHO. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO, 1997, SÃO PAULO. RESUMOS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DO SONO, 1997. p. 15-15.

  • De MARTINO, MMF ; BUENO, J. L. O. ; FIGUEIREDO, M. A. C. . CIRCADIAN ALTERATION OF PHYSIOLOGIC INDICATOR,EMOTIONAL PSYCHOLOGICAL AND MODIFICATION ATTITUDE OF NURSES TO FUNCTION SHIFT NIGHT WORK. In: 21 QUADRENNIAL CONGRESS VANCOUVER, 1997, VANCOUVER, 1997.

  • De MARTINO, MMF ; MARQUES, N. ; CIPOLLA NETO, J. . DAILY VARIABILITY OF SLEEP-WAKE CYCLE ,ORAL TEMPERATURE AND PSYCHOPHYSIOLOGICAL PARAMETERS IN BRAZILIAN SHITWORKING NURSING. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON CHRONOBIOLOGY, 1997, PARIS. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, 1997. v. 14. p. 39.

  • NORONHA, R. ; De MARTINO, MMF . METODOLOGIA DA ASSISTÊNCIA IMPLANTAÇÃO NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 46 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1994, PORTO ALEGRE. TEMAS LIVRE-SÍNTESE. PORTO ALEGRE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM, 1994. p. 344-345.

  • De MARTINO, MMF ; SUEDEKUM, E. W. ; CASSOL, M. J. ; IZA, M. M. . ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO CARDÍACA DE PACIENTES INFARTADOS. In: XV CONGRESSO DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA-XI JORNADA DE ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA, 1994, RIBEIRÃO PRETO. RESUMOS DO XV CONGRESSO DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA, 1994.

  • De MARTINO, MMF ; SUEDEKUM, E. W. ; CASSOL, M. J. . Manual de orientação para pacientes pós-infarto agudo do miocárdio. In: 45 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1993, RECIFE. TEMAS LIVRE SINTESE, 1993.

  • De MARTINO, MMF ; SOUZA, Emilia Ferreira de ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . Analysis of the Nursing Diagnoses in Chronic Renal Clients using as reference the Imogene King's conceptual system. Journal International Nursing Diagnoses Implementations, Units State of North America, v. 17, n.1, p. 53-54, 2006.

  • PIZÃO, Marja Fernandes ; De MARTINO, MMF . ESTUDO DO SONO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE ENFERMGEM. Anais do XIII Cogresso Cientifico da Unicamp, CAMPINAS- UNICAMP, 2005.

  • De MARTINO, MMF ; FERNANDES, Regina Maria França ; BARRETO, Jose Roberto . DIURNAL SLEEP ARCHITECTURE AND SLEEP WAKE CYCLE OF NURSES ON DIFERENT SHIFTS. European Sleep Research Society, Praga- Rep.|Cheka, v. 13, n.Suplement, p. 1-1, 2004.

  • De MARTINO, MMF ; MARQUES, N. ; CIPOLLA NETO, J. . DAILY VARIABILITY OF SLEEP WAKE CYCLE,ORAL TEMPERATURE AND PSYCHOPHYSIOLOGICAL PARAMETERS IN BRAZILIAN SHIFT WORKING NURSES. Chronobiology International , FRANÇA, v. 14, p. 39-39, 1997.

  • De MARTINO, MMF . PSYCHOPHYSIOLOGICAL RHYTHMS IN NURSES. J Interdisicplinar Cycle Research, UNITED STATE OF AMERICA NORT, v. 21, n.4, p. 27-27, 1994.

  • De MARTINO, MMF ; MARQUES, N. ; LEITE, J. R. . ESTUDO DAS ALTERAÇÕES CIRCADIANAS DA TEMPERATURA ORAL,SECREÇÃO DE CORTISOL, CICLO VIGILIA-SONO E MUDANÇAS DE ATITUDES EM ENFERMEIROS SUBMETIDOS A TRABALHO NOTURNO FIXO. Anais do III Simposio Brasileiro de Cronobiologia E I Simposio Latino Ame, ITATIAIA-PARQUE NACIONAL- RJ, 1991.

  • SUEDEKUM, E. W. ; CASSOL, M. J. ; De MARTINO, MMF . ASSISTËNCIA DE ENFERMAGEM NA REABILITAÇÃO CARDÍACA DE PACIENTES INFARTADOS. Resumos Doxxxxiii Congresso Bras Enfermagem, CURITIBA-PARANÁ, 1991.

  • De MARTINO, MMF ; BUENO, J. L. O. ; FIGUEIREDO, M. A. C. . ATITUDES DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TRABALHO EM TURNO NOTURNO, EM FUNÇÃO DA EXPERIËNCIA. Resumos dos Trabalhos Tema Livres, RIBEIRÃO PRETO, 1989.

  • De MARTINO, MMF ; CUNHA, A. M. P. . RELATO DE UMA EXPERIËNCIA DE ENSINO EM DOENÇAS TRANSMISSIVEIS PARA ALUNOS DE TERCEIRO ANO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Resumos do Xxxviii Congresso Brasileiro de Enfermagem, RIO DE JANEIRO, 1986.

  • De MARTINO, MMF ; CUNHA, A. M. P. . RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS PARA ORGANIZAR E RACIONALIZAR O SERVIÇO DE UMA CENTRAL DE DESCONTAMINAÇÃO DE MATERIAL. Resumos do Xxxv Congresso Brasileiro de Enfermagem, SÃO PAULO, 1983.

  • MARTINO, MILVA MARIA FIGUEIREDO DE . Congresso de Alunos de Biologia da UNICAMP. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De Martino MMF . Produtiividade em pesquisa e aspectos eticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • De Martino MMF . Aspectos eticos em pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • De MARTINO, MMF . O sono do trabalhador de enfermagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De MARTINO, MMF . O Sono do Profissional de Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De MARTINO, MMF ; Torres GV ; MIRANDA FAN ; MENESES RMV . Aspectos cronobiologicos e qualidade de vida no envelhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De MARTINO, MMF ; Abreu, ACB ; Barbosa MFS ; Teixeira JEM . Relation between shift work and sleep patterns in nurses. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Santos,TCMM ; CUNHA FV ; De MARTINO, MMF . QUALIDADE DO SONO, USO DE ESTIMULANTES E O DESEMPENHO ACADEMICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Feitosa, Mdos S ; Nakamiti MC ; Faria AL ; De MARTINO, MMF ; Malveria J ; Santos,TCMM . EMERGENCIA ONCOLOGICA:principal complicação à quimioterapia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, L. R. C. ; De MARTINO, MMF . STUDY OF VARIABILITY CIRCADIAN BODY TEMPERATURE AND SLEEP-WAKE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDREOLI ; De MARTINO, MMF . STRESS AND CHRONOTYPE ANALYSIS IN DAY AND NIGHT SHIFT STUDENTS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF ; LIMA EMG . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SONO EM PACIENTES COM OBESIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA EMG ; De MARTINO, MMF ; Guardinelo E . REPERCUSSÕES DO TRABALHO POR TURNOS EM CAMINHONEIROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF ; MORENO, Evelin . MELATONINA E TRABALHO NOTURNO: REVISÃO DE LITERATURA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORENO, Evelin ; MENDES SS ; De MARTINO, MMF ; ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; Oliveira B . O impacto do trabalho noturno na saúde da equipe de enfermagem: RevisãodeLiteratura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF ; PASETTI,KFM ; BATAGLION, Cesar ; CEOLIM, Maria Filomena . MORNINGNESS/EVENINGNESS CHRONOBIOLOGICAL ASSESSEMENT OF DENTAL STUDENTS:CHRONOTYPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • De MARTINO, MMF ; PASETTI,KFM ; BATAGLION, Cesar ; CEOLIM, Maria Filomena . MORNINGNESS /EVENINGNESS CHRONOBIOLOGICAL ASSESSEMENT OF DENTAL STUDENTS CHRONOTYPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • De MARTINO, MMF ; Rocha MCP da . O ESTRESSE E QUALIDADE DO SONO DO ENFERMEIRO NOS DIFERENTES TURNOS HOSPITALARES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDREOLI ; De MARTINO, MMF . DESEMPENHO ACADEMICO DOS ALUNOS DO TURNO NOTURNO E SUAS RELAÇÕES COM O CICLO VIGILIA-SONO E CRONÓTIPO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . Quality of sleep in Portuguese nurses in the work shifts and mood states. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA B ; FERREIRA, L. R. C. ; De MARTINO, MMF . Privação de sono em estudantes adolescentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA B ; FERREIRA, L. R. C. ; MENDES SS ; De MARTINO, MMF . SONO E APRENDIZAGEM. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, L. R. C. ; OLIVEIRA B ; MENDES SS ; De MARTINO, MMF . INFLUENCIA DA IDADE NA QUALIDADE DO SONO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . QUALIDADE DE SONO DO ENFERMEIRO NOS DIFERENTES TURNOS HOSPITALARES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . The sleep wake cycle among nurses using medications to sleep. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORENO, Evelin ; De MARTINO, MMF . A study of night shift worker's sleep and the efects of a strectch break program. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MORENO, Evelin ; De MARTINO, MMF ; ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; Schiavo,D . Comparative study of the sleep wake cycle characteristics of nurses in various shifts. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . The sleep wake cycle among nurses using medications to sleep. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, L. R. C. ; De MARTINO, MMF . Study of chronotype and its relationship to stress in a nursing team. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Schiavo,D ; De MARTINO, MMF . The influence of night work and sleep in the body mass index. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDREOLI ; De MARTINO, MMF . ACADEMIC PERFORMANCE OF THE STUDENTS ILS OF THE NIGHT SHIFT AND ITS RELATIONS WITH SLEEP-WAKE CYCLE AND CRONOTYPE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira B ; MENDES SS ; De MARTINO, MMF ; BEGALI FLG . A influencia da sonolencia excessiva no acidente de trânsito. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Oliveira B ; BEGALI FLG ; MENDES SS ; De MARTINO, MMF . A importancia do diagnostico e tratamento da insonia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, Maria Cecilia Pires da ; De MARTINO, MMF . STRESS AND THE SLEEP QUALITY IN NURSES IN A UNIVERSITY HOSPITAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HESPANHOL ; De MARTINO, MMF . TEMPERATURA TIMPANICA- LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO NA PRATICA DE ENFERMAGEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . ANALYSIS OF PSYCHOLOGICAL PARAMETERS IN NURSES THE DIFERENT SHIFT WORK. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, Emilia Ferreira de ; De MARTINO, MMF ; LOPES, Maria Helena Baena de Moraes . ANALYZING NURSING DIAGNOSES IN CHRONIC RENAL CLIENTES USING IMOGENE KING'SCONCEPTUAL SYSTEM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . REPERCUSSIONS OF CHRONOBIOLOGY AND NURSES IN SHIFT WORK. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, Claudia Aparecida Rosa ; De MARTINO, MMF . ANALISE DE PARAMETROS PSICOFISIOLOGICOS EM ENFERMEIROS DE DIFERENTES TURNOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • De MARTINO, MMF . A STUDY OF THE ARCHITECTURE OF SLEEP AND THE SLEEP WAKE CYCLE IN NURSES ON DIFFERENTE SHIT WORK. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . ANALYSE THE PSYCHOLOGICAL VARIABLES IN SHIFT THE INTENSIVE CARE OF NURSE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • De MARTINO, MMF . AVALIAÇÃO PSICOBIOLOGICA DE ENFERMEIROS EM DIFERENTES TURNOS DE TRABALHO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . A COMPARATIVE STUDY ON THE SLEEP PATTERS OF DAY AND NIGHT SHIFT NURSES. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . CIRCADIAN VARIATIONS IN VARIABLES PHYCHOLOGICAL ATITUDE IN SHIFT WORK NURSES. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . METODOLOGIA ASSISTENCIAL PROPOSTA DE MODELO PARA O HISTORICO DE ENFERMAGEM. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • De MARTINO, MMF . Estudo da variabilidade circadiana da temperatura oral , do ciclo vigilia-sono e de testes psicofisilogicos de enfermeiras em diferentes turnos hospitalres. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • De MARTINO, MMF . CIRCADIAN ALTERATION OF PHYSIOLOGIC INDICATOR EMOTIONAL PSYCHOLOGICAL AND MODIFICATION ATTITUDES OF NURSES TO FUNCTION SHIFT NIGHTS WORK. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDREOLI ; DE MARTINO, M. M. F. . Low Burnout among Intensive Care units?, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • De MARTINO, MMF ; SUEDEKUM, E. W. ; IZA, M. M. ; CASSOL, M. J. . MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PACIENTES INFARTADOS. CAMPINAS: UNICAMP, 1995 (MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE CARDIOLOGICO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

De MARTINO, MMF ; PIROLA, D. F. . iNSERÇÃO DE DADOS. 2008.

De MARTINO, MMF ; PIROLA, D. F. . AVALIAÇÃO DO CRONÓTIPO. 1999.

De Martino MMF ; MORENO, Evelin . Síndrome metabólica é uma das principais causas problemas cardíacos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, GV ; De MARTINO, MMF ; MIRANDA FAN . ALGUNS DESAFIOS DO ENVELHECIMENTO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

De MARTINO, MMF . GLOBO REPORTER. 2012.

De MARTINO, MMF ; SCHIAVON, Daniela . TRABALHO EM TURNOS E O SOBREPESO DOS INDIVIDUOS. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

DELATRE, Edson ; De MARTINO, MMF . O HORARIO DE VERÃO: IMPLICAÇÕES DA CRONOBIOLOGIA E RITMOS BIOLOGICOS. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

De MARTINO, MMF . Aspectos fisiologicos do sono. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

De MARTINO, MMF . Aspectos fisiologicos do sono. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

De MARTINO, MMF . Who´s Who Biographical. 2011. (Biographical individual).

De MARTINO, MMF . ASPECTOS CRONOBIOLOGICOS DO SONO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

De MARTINO, MMF ; SCHIAVON, Daniela . Estudo cronobiologico e obesidade em enfermeiros do turno noturno. 2005 (dissertação de mestrado) .

SCHIAVON, Daniela ; De MARTINO, MMF . ESTUDO DA PREVALENCIA DA INCIDENCIA DO AUMENTO DE PESO E CICLO VIGILIA-SONO EM ENFERMEIROS DO NOTURNO. 2005 (dissertação de mestrado) .

De MARTINO, MMF ; VIDUEDO, Alecssandra . ESTUDO DO SONO EM GESTANTES NOS PRIMEIROS TRIMESTRES. 2005 (dissertação de mestrado) .

De MARTINO, MMF ; CARMONA, Luciane Ruiz . STRESS E A EQUIPE DE ENFERMAGEM. 2005 (dissertação de mestrado) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    O SONO DE TRABALHADORES POR TURNOS DE ENFERMAGEM:REPERCUSSÕES NA SAÚDE, Descrição: O objeto de análise do presente estudo será o sono, num grupo de enfermeiros através de instrumentos de medidas. Neste estudo, será aplicado o questionário para avaliação do ciclo vigília - sono,elaborado pelo Grupo Multidisciplinar em Ritmos Biológicos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, ao qual foram acrescentados três itens específicos sobre : qualidade do sono diurno, total de horas de sono diurno, latência e número de vezes de ocorrência do sono. Para as variáveis:cronotipo (Hábitos de sono )-Questionario de Horne &Östberg (1976) , qualidade de sono(Escala Analogica) e PSQI-BR(Indice Qualidade de Sono de Pittsburg validado no Brasil). Tem como objetivo verificar as características do sono após os turnos e correlacionar as variáveis em estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Previdência Complementar - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    ISACAMP -SONO, Descrição: O ISACamp-Sono é um desdobramento do Inquérito de Saúde do Município de Campinas (ISACamp 2014), realizado pelo Centro Colaborador em Análise de Situação em Saúde do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP. Esta pesquisa está sendo desenvolvida por docentes e pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (Departamentos de Neurologia, Otorrinolaringologia e Saúde Coletiva) e da Faculdade de Enfermagem (FENF) da UNICAMP, e conta com financiamento da FAPESP (Processo: 2013/19338-1) A pesquisa inclui cerca de 400 indivíduos selecionados a partir da amostra de base populacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Integrante / Tania Aparecida de Oliveira Marchiori - Coordenador / Marilisa Barros - Integrante / Maria Filomena Ceolim - Integrante / Luiz Menna-Barreto - Integrante / Edilson Zaparolli - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Analise do sono dos estudantes de enfermagem: repercussões na saúde e aspectos psicofisiologicos, Descrição: O objeto de análise do presente estudo será o sono dos alunos do curso de graduação em enfermagem por meio de instrumentos de medidas. Neste estudo, será aplicado o questionário para avaliação do ciclo vigília - sono (Diário de sono) elaborado pelo Grupo Multidisciplinar em Ritmos Biológicos do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo, ao qual foram acrescentados três itens específicos sobre : qualidade do sono diurno, total de horas de sono diurno, latência e número de vezes de ocorrência do sono. Para as variáveis: cronotipo (Hábitos de sono) Questionário de Horne &Östberg (1976) , qualidade de sono(Escala Analógica) e PSQI-BR(Índice Qualidade de Sono de Pittsburgh validado no Brasil), Iventario de Stress de LIPP( ISSL).Tem como objetivo identificar as características do sono, níveis de estresse e correlacionar com as variáveis em estudo. Pretendemos analisar analogicamente a qualidade do sono diurno e por meio da escala de Pittsburgh,analisar os padrões de sono por meio das variáveis: horários de dormir, de acordar, qualidade do sono, quantidade de sono diurno e noturno, latência do sono e hábitos de cochilo. Verificar se há associação entre variáveis sociodemograficas, padrão de sono e estresse. Pretende-se comparar os dados do sono durante a semana e finais de semana com as variáveis em questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / Kezia Katiane Medeiros da Silva - Integrante / Clarissa Maria Bezerra - Integrante / Maria Cleia de Oliveira Viana - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    IDENTIFICAÇÃO DO CRONÓTIPO DE TRABALHADORES DO SETOR AERONAUTICO BRASILEIRO E IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE VIDA., Descrição: A presente pesquisa tem como finalidade identificar o cronotipo e verificar a qualidade de vida dos trabalhadores da Torre de Controle do Aeroporto Internacional de Guarulhos / SP e determinar ações que promovam a melhoria do estado geral de saúde e consequentemente à melhoria da qualidade de vida. Será aplicada uma intervenção com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores a adotarem hábitos saudáveis de alimentação, sono e atividade física. A análise de dados deverá ocorrer em dois momentos na pré e na pós intervenção. Será utilizado o software SPSS V.11 para a análise descritiva, frequência e para a comparação de amostras independentes, sendo adotado valor de p < 0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / Jaqueline Girnos Sonati - Integrante / Roberto Vilarta - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Repercussões entre aprendizagem e características do sono em estudantes de enfermagem portugueses, Descrição: O objetivo deste estudo será analisar o desempenho académico e relaciona-lo com o cronotipo, qualidade do sono e padrão de sono. Método - Utilizará o Questionário de matutinidade e vespertinidade de Horne &Östberg (1976) .Para as medidas sobre a Qualidade do sono será através do Questionário Índice da Qualidade do Sono de Pittsburg (PSQI-BR).Pretende-se analisar a produtividade do aluno através de média final ponderada das classificações das diversas unidades curriculares integradas nos diferentes períodos do curso de enfermagem. Preenchimento do Diário de sono, durante 07 dias. Este estudo será realizado com alunos portugueses do curso de graduação em enfermagem de Lisboa - Portugal . Resultado ? Pretende-se demonstrar que a classificação do cronotipo é um instrumento válido e confiável para a avaliação dos hábitos de sono e correlacionar a qualidade do sono ao aproveitamento do aluno levando em conta a classificação do cronotipo. O questionário adaptado de Horne & Östberg (1976) poderá ser uma ferramenta metodológica importante tanto para a aplicação prática dos horários de estudo e sono como um indicador de adaptação para os estudantes de enfermagem .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Integrante / Maria Deolinda Antunes da Luz Lopes Dias Maurício - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Estudo polissonografico do sono, apneia do sono ,cronotipo e ciclo vigilia sono em trabalhadores do turno, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar o padrão de sono de enfermeiros que trabalham em turnos, por meio dos registros eletroencefalograficos, diario de sono, PSQI, e cronotipo. A metodologia utilizada sera meio de questionarios validados e EEG no laboratorio de sono. Em conjunto com especialistas do sono sera feita análises dos registros polissonograficos e compara-los com os dados obtidos coletados pelos instrumentos propostos(PSQI, Horne&Ostberg).Os resultados deverão demonstrar o padrão do sono do enfermeiro portugues que trabalha em regime de turnos. Poderá ainda sugerir medidas preventivas para o controle da sonolencia durante o trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Porto - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO CRONÓTIPO , ACTIGRAFIA E SONO DO ESTUDANTE TRABALHADOR DO TURNO NOTURNO, Descrição: Este estudo terá como objetivo investigar as relações entre as características fisiológicas do cronotipo e sono e suas implicações na saúde do estudante trabalhador noturno. Os dados serão coletados entre auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalhem no turno noturno, e que são alunos do curso diurno de graduação em Enfermagem de uma faculdade particular do interior paulista. Para isso pretendemos utilizar um aparelho denominado actígrafo, que tem a finalidade de detectar atividades durante as 24 horas, e o diário do sono, que é um instrumento que avalia o padrão geral do ciclo vigília-sono, como o horário habitual de dormir e de acordar, e outras variáveis como a qualidade do sono e sensação ao acordar. Com os dados obtidos através dos instrumentos de medidas objetivas (actígrafo) e subjetivas (diário do sono), tendo a finalidade de verificar as alterações de sono, pretendemos identificar as implicações na saúde do trabalhador noturno que estuda durante o dia e compreender a realidade vivida por esse profissionais.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / MARIA CECILIA PIRES DA ROCHA - Integrante / LUCIENE RUIZ CARMONA FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Qualidade do sono , cronotipo , diario de sono e estados emocionais em enfermeiros portugueses, Descrição: O objetivo deste estudo foi analisar o cronotipo, qualidade de sono e estados emocionais em enfermeiros de diferentes turnos em hospitais portugueses.Foram utilizados varios instrumentos para a coleta de dados: Inventario de Pittsburg, Horne &Ostberg, LEP de Arno Engelmann. Os resultados demonstrarão o perfil de sono dos enfermeiros da cidade de Lisboa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2008

    Estudo do ciclo vigilia sono e qualidade do sono em alunos do curso de enfermagem da UNIFESP, Descrição: Tem como objetivo analisar o ciclo vigilia-sono e qualidade do sono em alunos de enfermagem . Utilizaremos um diario de sono e o Questionario de Pittsburg. Os dados permitirão orientar e analisar o padrão de sono desta população universitaria da capital Paulista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (3) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / Satomi Mori - Integrante / Cassia Regina Vancini - Integrante / Cibelli Ohrs - Integrante / Maraisa Killian - Integrante.

  • 2003 - 2004

    ESTUDO DO CICLO VIGILIA-SONO EM ALUNOS UNIVERSITARIOS, Descrição: RESUMO -Este estudo teve como objetivo fazer uma análise do padrão de sono dos estudantes universitários (n=42), bem como analisar as características dos padrões de sono nos finais de semana desta população. Foram convidados a participar desta pesquisa os estudantes de um curso de graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foram utilizados dois questionários, um, para coleta de informações pessoais, profissionais e dados relativos ao estado geral de saúde e, outro, para a avaliação do ciclo vigília-sono (diário de sono). Os resultados mostraram que os estudantes dormiam mais tarde nos finais de semana e acordavam melhores. Verificamos que do total apenas 8 (oito) trabalhavam em atividades na Universidade e em hospitais de Campinas. A qualidade do sono foi avaliada como boa . Foi verificado que as atividades desenvolvidas, durante a semana não influenciaram nos padrões de sono dos estudantes. Palavras - chave: ciclo vigília-sono, estudantes universitários, padrões de sono.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / Andressa Shizue Inaba - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2004

    ESTUDO DE ESTADOS EMOCIONAIS EM TRABALHADORES DE TURNO NOTURNO E CICLO VIGILIA SONO, Descrição: 2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral Verificar possíveis relações entre as características cronobiológicas do ciclo vigília-sono e estados emocionais presentes em enfermeiros dos diferentes turnos hospitalares. 2.2. Objetivos Específicos P Estudar as características do ciclo vigília-sono dos enfermeiros dos turnos diurno e noturno; P Identificar os estados emocionais presentes dos enfermeiros dos turnos diurno e noturno; P Estudar a qualidade do sono dos enfermeiros do turno noturno, segundo CHAVES (1994).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / CLAUDIA MARGARIDA VIEIRA - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2004

    ESTUDO DA VARIABILIDADE CIRCADIANA DA TEMPERATURA TIMPÂNICA, Descrição: The tympanic thermometer is an example of the successful revolution of measuring equipment and is used in emergency medicine to verify the radiation of the auditory canal, which is then rapidly converted into core body temperature. As it is an adequate and non-painful method for these measurements, it is often used in diagnostic centers all over the world. The main purpose of this study was to analyze and compare the oral and tympanic temperature measurements. Digital ear and oral thermometers were used to take the temperatures of 103 clinical and surgical inpatients, at 10 a.m. for a period of 3 months, at the Hospital de Clinicas, State University of Campinas, UNICAMP, Brazil. The patients were instructed not to eat or drink hot or cold food and not to smoke at least 30 minutes before the oral temperature was measured. The tympanic temperatures were taken using the ear thermometer with a probe 8.5 mm to10 mm and the temperature of the tympanic region was measured at two angles, anterior and posterior. When taking these measurements, the patient should not present signs or symptoms of infection nor elevated temperatures before the day of the measurement. The Wilcoxon Test was applied to the results and demonstrated that there was a significant difference between the measurements, suggesting greater care in relation to the angular position of the thermometer when taking the tympanic temperature. KEYWORDS: Tympanic temperature; oral temperature; measuring technique.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milva Maria Figueiredo De Martino - Coordenador / Ana Leda Bertoncini Simões - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

F.J. McGUIGAN-melhor Poster, ISMA.

2015

DISTINÇÃO CIENTÍFICA ABMP-NACIONAL 50 ANOS, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA PSICOSSOMATICA.

2015

Reconhecimento e gratidão aos professores colaboradores, Universidade Estadual de Campinas-Gabinete do Reitor.

2011

Premio Jovem Pesquisador-Trabalho apresentado, IV Congresso Internacional do Stress.

2011

Premio Jovem Pesquisador -trabalho apresentado, IV Congresso Internacional do Stress.

2004

MENÇÃO HONROSA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.

2004

Diploma de Mérito, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.

2004

TRABALHO APRESENTADO NA IIJORNADA INTEGRADA DE UNIARARAS-ARARAS-SP, CENTRO UNIVERSITARIO HERMINIO OMETTO.

1999

CARTA DE ELOGIO, HOSPITAL DAS CLINICAS DA UNICAMP.

1999

DIPLOMA DE MENÇÃO HONROSA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM.

1986

PROFESSOR HOMENAGEADO, ALUNOS DO CURSO TECNICO DO SENAC-SERVIÇO NACIONAL DO COMERCIO.

1985

PROFESSOR HOMENAGEADO, ALUNOS DA II TURMA DE FORMANDDOS DA FACULDADE DE CIENCIAS DA SAUDE BARÃO DE MAUÁ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. , RUA TESSALIA 260, CIDADE UNIVERSITARIA, 13090-760 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35218820, Fax: (19) 35218822

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor visitante no Departamento de Enfermagem da UFRN, desde junho de 2013 a 03 de junho 2017.

    Atividades

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA II

    • 06/2013 - 06/2017

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, - Considerações sobre o ato de ler e escrever - 45 h, ENF3001 - METODOLOGIA DA PESQUISA - T01 , Aspectos do Trabalho e da Saúde do trabalhador-45h, Envelhecimento e Saúde no Curso de vida-45, MÉTODOS AVANÇADOS DE PESQUISA EM SAÚDE E ENFERMAGEM II -, Métodos qualitativos e mixed methods do conhecimento

  • 2004 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSOCIADO VOLUNTARIO, Carga horária: 20

    Outras informações:
    ATUAL MENTE PROFESSOR ASSOCIADO VOLUNTARIO- DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM- FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP. PROFESSOR PLENO DA PÓS-GRADUAÇÃO ORIENTADOR DE TESES DE MESTRADO E INICIAÇÃO A PESQUISA EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO

    Atividades

    • 08/2018

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo do sono e aspectos cronobiologicos, Estudo de Iniciação cientifica em enfermagem-EN903

    • 03/2017

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CRONOBIOLOGIA E TURNOS DE TRABALHO-2018, SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM CRONOBIOLOGIA

    • 05/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.,Atividade realizada, PROFESSOR ASSOCIADO RESPONSAVEL POR DISCIPLINA NA POS GRADUAÇÃO.

    • 03/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Enfermagem da UNICAMP.,Linhas de pesquisa

    • 02/2001

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA DE ENF. I, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA DE ENF II, INTRODUÇÃO DO CLIENTE AO HOSPITAL-MED

    • 03/2000

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA AO CLIENTE, SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA DE ENF II, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA DE ENF. I

    • 12/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual de Campinas, .,Linhas de pesquisa

    • 08/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Enfermagem da UNICAMP.,Linhas de pesquisa

    • 03/1999

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA A ENFERMAGEM I, SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM II

    • 03/1998

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA A ENFERMAGEM I, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIETNE, SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM I, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM II

    • 03/1997

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO CIRURGICA

    • 03/1996

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE

    • 03/1995

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE

    • 03/1994

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO CIRURGICA, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE

    • 03/1993

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO-CIRURGICA

    • 03/1992

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA

    • 05/1991

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO CIRURGICA I, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA

    • 05/1990

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM MEDICO-CIRURGICA I, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO CIRURGICA I, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO CLIENTE

    • 05/1989

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO-CIRURGICA I, ENFERMAGEM MEDICO CIRURGICA, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO PACIENTE

    • 05/1988

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA I, ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ENF.MEDICO-CIRURGICAI, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSITENCIA AO PACIENTE, ASPECTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA AO PACIENTE, ASPECTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA DE ENF- I, SEMIOLOGIA APLICADA A ENFERMAGEM, ASPECTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA DE ENF- II

    • 08/2002 - 12/2009

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CRONOBIOLOGIA E TURNOS DE TRABALHO

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CRONOBIOLOGIA E TURNOS DE TRABALHO

    • 02/2002 - 02/2003

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

    • 08/2002 - 12/2002

      Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS A ASSISTENCIA DO CLIENTE

    • 03/2001 - 08/2001

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM CRONOBIOLOGIA

    • 08/2000 - 12/2000

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CRONOBIOLOGIA E TURNOS DE TRABALHO

    • 08/1999 - 12/1999

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CRONOBIOLOGIA E TURNOS DE TRABALHO

  • 2012 - 2013

    Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador pos doc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Professor afiliado colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Livre Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor DR, Carga horária: 40

  • 2011 - 2012

    Universidade do Porto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pos doutorado com Bolsa da União Europeia Faculdade de Psicologia do Porto Universidade do Porto-Portugal

  • 2004 - 2005

    Centro Universitário Herminio Ometto de Araras

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Outras informações:
    PROFESSOR TITULAR DAS SEGUINTES DISCIPLINAS- METODOLOGIA DA PESQUISA- PROJETOS CIENTIFICOS- FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

    Atividades

    • 07/2004 - 07/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DA PESQUISA, PROJETOS CIENTIFICOS II, FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO

  • 2004 - 2005

    Faculdade de Jaguariuna

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Foi coordenadora do Curso de enfermagem da Faculdade de Jaguariuna-Est.SP. por um periodo de 1ano. Exerceu tambem atividades de ensino nas seguintes disciplinas- Pesquisas cientificas- Orientação de trabalho de conclusão de curso,Monografias. E disciplina sobre Historia da enfermagem

    Atividades

    • 07/2004 - 12/2005

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTIFICA, HISTORIA DA ENFERMAGEM, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    • 07/2004 - 05/2005

      Direção e administração, Particular, Ensino.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 1979 - 1982

    Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO, Carga horária: 40

    Atividades

    • 06/1979 - 12/1982

      Direção e administração, Hospitalar, Central de Material Esterilizado.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 01/1979 - 03/1979

      Serviços técnicos especializados , Hospitalar, Central de Material Esterilizado.,Serviço realizado, ENFERMEIRO.

  • 1976 - 1978

    Irmandade da Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Exercia a função de professor universitario de enfermagem- supervisionava estágios para alunos de segundo ano de graduação em enfermagem.

    Atividades

    • 08/1976 - 12/1978

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Médico-cirurgica

    • 01/1976 - 12/1978

      Estágios , Assistencia Hospitalar, Faculdade de Enfermagem São José.,Estágio realizado, Supervisão em estágios na Disc.Médico Cirúrgica.

  • 1982 - 1985

    Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista

    Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/1982 - 06/1985

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem médico-cirúrgica, Enfermagem em doenças transmissíveis, Enfermagem em centro cirúrgico

  • 1972 - 1974

    Hospital 9 de Julho

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO DOCENTE, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/1972 - 03/1974

      Serviços técnicos especializados , Sociedade Anonima, Educação Em Serviço.,Serviço realizado, DOCENCIA.

    • 12/1972 - 01/1974

      Direção e administração, Sociedade Anonima, Educação Em Serviço.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 12/1972 - 01/1974

      Treinamentos ministrados , Sociedade Anonima, Educação Em Serviço.,Treinamentos ministrados, EDUCAÇÃO EM SERVIÇO DE ENFERMAGEM

  • 1972 - 1975

    Secretaria da Saúde Hospital Dante Pazzanese

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/1972 - 03/1975

      Serviços técnicos especializados , Publico, Internação.,Serviço realizado, SUPERVISÃO DE ENFERMAGEM.