Ricardo Lunardi Carrasqueira

Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Alimentos

2005 - Atual

Universidade de Taubaté
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Rotulagem de Leite e Derivados. (Carga horária: 4h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

2006 - 2006

Tecnologia de Fabricação de Queijos I. (Carga horária: 24h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

2006 - 2006

Alimentos Funcionais: Nutrição e Saúde em Produtos. (Carga horária: 8h). , Instituto de Laticinios Candido Tostes, ILCT, Brasil.

2006 - 2006

Produção de Chocolates e Derivados. (Carga horária: 5h). , Soc Bras. de Ciênc. e Tecnol. de Aliment.- Reg. PR, sbCTA-PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Determinação dos parâmetros físico-químicos do soro de leite e da solução não protéica extraída deste soro. 2008. (Congresso).

XXIV Congresso Nacional de Laticíonios. 2007. (Congresso).

Simpósio Brasileiro de Aproveitamento de Subprodutos e Resíduos da Indústria de Alimentos. 2007. (Simpósio).

7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Aproveitamento das proteínas do soro de leite no enriquecimento nutricional de sucos vitaminados. 2007. (Simpósio).

XXIII Congresso Nacional de Laticínios. 2006. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2006. (Congresso).

XXII Congresso Nacional de Laticíonios. 2005. (Congresso).

6 Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 2005. (Simpósio).

Feira das Nações - Tudo Pode "Dicas de Alimentação". 2005. (Outra).

Jornada do Departamento de Ciências Agrárias. 2005. (Outra).

Tudo Pode? Dicas de Alimentação. 2005. (Outra).

Jornada do Departamento de Ciências Agrárias "Uva e seus derivados". 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Daniela Helena Pelegrine Guimarães

Determinação dos parâmetros físico-químicos da solução não protéica extraída do soro de leite e análise da sua viabilidade no desenvolvimento de uma bebida tipo isotônica; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade de Taubaté, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Helena Pelegrine Guimarães;

Daniela Helena Pelegrine Guimarães

Aproveitamento das proteínas do soro do leite no enriquecimento nutricional de sucos vitaminados; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade de Taubaté; Orientador: Daniela Helena Pelegrine Guimarães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARRASQUEIRA, R. L. ; CARVALHO, P. L. N. ; GUIMARAES, D. H. P. . Determinação dos parâmetros físico-químicos do soro de leite e da solução não protéica extraída deste soro. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008, Belo Horizonte. XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2008.

  • CARRASQUEIRA, R. L. ; GUIMARAES, D. H. P. . Aproveitamento das proteínas do soro de leite no enriquecimento nutricional de sucos vitaminados. In: 7º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2007, Campinas. 7 Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, 2007.

  • CARRASQUEIRA, R. L. ; GUIMARAES, D. H. P. . DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DO SORO DO LEITE E DA SOLUÇÃO NÃO PROTÉICA EXTRAÍDA DESTE SORO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    Determinação dos parâmetros físico-químicos da solução não protéica extraída do soro de leite e análise da sua viabilidade no desenvolvimento de uma bebida tipo isotônica, Descrição: Produtos com soro de leite constituem em uma excelente fonte nutricional atendendo a necessidades especializadas de quem os utiliza, são de baixo custo e contém aminoácidos essenciais de fácil digestão. Uma das aplicações do soro é na produção de bebidas melhorando nutricionalmente este produto sem descaracterizá-lo. Neste trabalho, o soro de leite será utilizado na formulação de sucos de frutas enriquecidos onde serão feitas análises bromatológicas e posteriormente passará por avaliação sensorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Lunardi Carrasqueira - Coordenador / Daniela Helena Pelegrine Guimarães - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    Aproveitamento das proteínas do soro de leite na fabricação de bebidas enriquecidas, Descrição: Produtos com soro de leite constituem em uma excelente fonte nutricional atendendo a necessidades especializadas de quem os utiliza, são de baixo custo e contém aminoácidos essenciais de fácil digestão. Uma das aplicações do soro é na produção de bebidas melhorando nutricionalmente este produto sem descaracterizá-lo. Neste trabalho, o soro de leite será utilizado na formulação de sucos de frutas enriquecidos onde serão feitas análises bromatológicas e posteriormente passará por avaliação sensorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Lunardi Carrasqueira - Coordenador / Daniela Helena Pelegrine Guimarães - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2007

    Universidade de Taubaté

    Vínculo: Bolsa, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20