Maria Helena Clarindo Gabriel

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2000), Especialista em Línguas Estrangeiras - INGLÊS - Universidade Estadual do Ceará (2003) e Especialista em Estudos da Tradução pela UFC (2013). Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual Ceará (2016). Membro do GELP-COLIN, Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento/Cognição e Linguística vinculado a Universidade Federal do Ceará-UFC/CNPq, atuando principalmente em nos eixos de pesquisa: Linguística Cognitiva (linguagem figurada, metáforas, framings, e story-tellings), Linguística Aplicada ( aquisição e ensino de línguas, formação de professores de línguas, planejamento de cursos de línguas e ensino de língua integrado ao conteúdo) e Análise do Discurso e Conversação (polidez e estudos da face). Atualmente é professora da Área de Linguagens e Códigos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Lingüística

2019 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Ana Cristina Pelosi. Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.

Mestrado em Lingüística Aplicada

2013 - 2015

Universidade Estadual do Ceará
Título: PROBLEMAS DE SEGMENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) DE ?CHEIAS DE CHARME?: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS,Ano de Obtenção: 2015
Profa Dra Vera Lucia Santiago Araujo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Especialização em Estudos de Tradução

2012 - 2013

Universidade Federal do Ceará
Título: A Segmentação Linguística na Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE): um estudo baseado em corpus.
Orientador: Profa Dra.Ednusia Pinto de Carvalho

Especialização em Curso de Especializaçâo Em Ensino de Línguas Estra

2000 - 2002

Universidade Estadual do Ceará
Título: As dificuldades de articulação do retroflexo /r/ do Inglês- um estudo de caso com alunos do Núcleo de Línguas da UECE
Orientador: Profa. Ms. Márcia Fernandes Gradvohl

Graduação em Letras - Inglês

1994 - 2000

Universidade Estadual do Ceará
Título: A iimportância da motivação no ensino de línguas estrangeiras
Orientador: Profa Dra Vera Lúcia Santiago Araújo

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Curso de Formação l em tutoria em Tutoria EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

AQUISIÇÃO/DESENVOLVIMENTO  DE  LINGUA:  O  CONCEIT. (Carga horária: 6h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2001 - 2001

Teacher Training Course. (Carga horária: 63h). , Cultura Inglesa do Ceará, CI, Brasil.

1999 - 1999

CONVERSATION SOCIETY. (Carga horária: 12h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.

1997 - 1999

Extensão universitária em Curso Inglês FC- IV. (Carga horária: 240h). , Casa de Cultura Britânica - UFC, CCB, Brasil.

1998 - 1998

IV SEMINAR FOR TEACHERS OF ENGLISH. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1992 - 1996

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Inglesa. (Carga horária: 420h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Tradução em Língua Inglesa e Tradução Audiovisual.

Organização de eventos

CAVALCANTE, M. M. ; DUARTE, A. L. M. ; GABRIEL, M. H. C. . I COLÓQUIO DE PRAGMÁTICA, realizado pelo PROTEXTO/UFC. 2019. (Outro).

Participação em eventos

I CICLO DE CONFERÊNCIAS PODES/2020 ?Diálogos contemporâneos Sul-Sul: Américas e Áfricas?. 2020. (Outra).

I Ciclo de Lives do Teaching Talks.Rethinking our classrooms: learning and teaching. 2020. (Outra).

I International Cycle of Lectures on Cognitive Linguistics: Research and Trends. 2020. (Seminário).

I COLÓQUIO DE PRAGMÁTICA. 2019. (Outra).

II CIVIP - II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA, POLIDEZ, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E ACESSO À JUSTIÇA. 2019. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa Acadêmica ? POET/UFC.Uso de legendagem em sala de aula para o aprendizado da língua inglesa: Uma proposta de atividade. 2019. (Oficina).

1 WORKSHOP - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLES.1 WORKSHOP - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS PARA O ENSINO. 2018. (Oficina).

II Encontro Cearense de Pesquisadores Cearenses sobre CORTESIA. 2017. (Encontro).

Introdução ao Pensamento Sistêmico. 2017. (Seminário).

introdução pensamento sistêmico.introdução pensamento sistêmico. 2017. (Outra).

Universos do uso da linguagem: polidez e estratégias linhgísticas.Universos do uso da linguagem: polidez e estratégias linguísticas. 2017. (Encontro).

I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA, POLIDEZ, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E ACESSO À JUSTIÇA. 2016. (Congresso).

I CONGRESSO SOBRE VIOLÊNCIA, POLIDEZ, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E ACESSO À JUSTIÇA - CIVIP. 2016. (Congresso).

IATIS. The problems of linguistic segmentation in the Subtitling for the Deaf and Hard-of-Hearing (SDH) in the Brazilian soap opera Cheia de Charme.?. 2015. (Congresso).

XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.DVD ACESSÍVEL DA TURMA DA MÔNICA: A PRODUÇÃO DE LEGENDAS PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) NO BACHARELADO EM LETRAS INGLÊS DA UECE. 2014. (Seminário).

III Simpósio Profissão Tradutor (PROFT 2013).LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE): AS PESQUISAS EXPLORATÓRIAS E DESCRITIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS LEAD - UECE.. 2013. (Simpósio).

II SIC ? SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM NO MACIÇO DE BATURITÉ.LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS: ANÁLISE DA SEGMENTAÇÃO VIA LINGUÍSTICA DE CORPUS. 2013. (Seminário).

XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRAPT E V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADUTORES. EM BUSCA DEPARÂMETROS DE LEGENDAGEM PARA SURDOS DO BRASIL. 2013. (Congresso).

XVIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.A SEGMENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS. 2013. (Seminário).

I SETAVA - Seminário de tradução e acessibilidade:interfaces com a multimodlidde, os estudos de corpora e a LS. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Luana Monteiro do Nascimento

OLIVEIRA, S. S.; TEIXEIRA, J. F.;GABRIEL, M. H. C.. Avaliação da Gestão de uma Biblioteca Escolar Pertencente a uma Escola da Rede Estadual de Fortaleza. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Nilvania de Jesus Rodrigues

ASSIS, I. A. P.; ARRAES, D. A.;GABRIEL, M. H. C.. . Legendagem para surdos e ensurdecidos: uma análise da segmentação linguística no gênero entrevista.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TRADUÇÃO AUDIOVISUAL) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CH.

GABRIEL, M. H. C.. Prova Prática (aula) de Língua Inglesa do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Efetivo da SEDUC/SEPLAG-CE. 2018. 2018. Secretaria da Educação Básica do Ceará.

Comissão julgadora das bancas

Josineuda Lúcia de Vasconcelos Silva Short

SHORT, J. L. V. S.; LEAO, A. M.; GRADVOHL, M. M. F.. Diagnosticando dificuldades e sugerindo soluções quanto à articulação do retroflexo /r/ do inglês: Um estudo de caso com alunos principiantes do Núcleo de Línguas da UECE". 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Ensino Línguas Estrangeiras) - Universidade Estadual do Ceará.

Ednúsia Pinto de Carvalho

ARAUJO, V. L. S.;CARVALHO, Ednusia Pinto de; PRAXEDES, P. H. L.. A segmentação na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE):uma análise baseada em corpus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Renata de Oliveira Mascarenhas

Vera Lúcia Santiago Araújo;MASCARENHAS, R. O.; PRAXEDES FILHO, P. H. L.. Problemas de segmentação linguística na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) de "Cheias de Charme": uma análise baseada em corpus. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

ARAÚJO, V. L. S.; MASCARENHAS, R. O.;PRAXEDES FILHO, P. H. L.. Problemas de segmentação linguística na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) de "Cheias de Charme": uma análise baseada em corpus. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Pedro Henrique Lima Praxedes Filho

ARAÚJO, V. L. S.; CARVALHO, E. P.;PRAXEDES FILHO, P. H. L.. A segmentação na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará.

Carlos Augusto Viana da Silva

CARVALHO, E. P.;SILVA, C. A. V.; FREITAS, L. F.. A Segmentação na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos de Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Monica Fontenelle Carneiro

PELOSI, A. C.;CARNEIRO, MONICA FONTENELLE; LEURQUIN, E. V. L. F.. Representações sociocognitivas da violência no cotidiano de jovens brasileiros que vivem na periferia de Fortaleza. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Orientou

ANA CRIS FERREIRA BARRETO

Relatório de estágio em Ensino das Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Maria Helena Clarindo Gabriel;

DAVI PEREIRA BARRETO

Relatório de estágio em Ensino das Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Maria Helena Clarindo Gabriel;

FRANCIELE GONDIM BARRETO

Relatório de estágio em Ensino das Habilidades Comunicativas em Língua Inglesa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Maria Helena Clarindo Gabriel;

Foi orientado por

Ednúsia Pinto de Carvalho

A Segmentação na legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): uma análise baseada em corpus; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estudos de Tradução) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Ednusia Pinto de Carvalho;

Ana Cristina Pelosi Silva

REPRESENTAÇÕES SOCIOCOGNITIVAS DA VIOLÊNCIA NO COTIDIANO DE JOVENS DA PERIFERIA DE FORTALEZA; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Vera Lúcia Santiago Araújo

PROBLEMAS DE SEGMENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) DE ?CHEIAS DE CHARME?: UMA ANÁLISE BASEADA EM CORPUS; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual do Ceará,; Orientador: Vera Lúcia Santiago Araújo;

Vera Lúcia Santiago Araújo

A importância da motivação na aprendizagem de línguas; 2000; 22 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Vera Lúcia Santiago Araújo;

Produções bibliográficas

  • GABRIEL, M. H. C. . OS PROBLEMAS DE SEGMENTAÇÃO NOS SINTAGMAS VERBAIS E NOMINAIS NA LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOSLSE. TRANSVERSAL - REVISTA EM TRADUÇÃO , v. v.3,, p. 32, 2017.

  • GABRIEL, M. H. C. ; SANTOS, L. A. P. F. . INTERAÇÃO, VIOLÊNCIA E POLIDEZ COMO JOGOS DE LINGUAGEM. In: CARNEIRO, M. F.; PELOSI, A. C.. (Org.). Linguagem e pensamento: pesquisas, reflexões e práticas.. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2019, v. 1, p. 1-438.

  • GABRIEL, M. H. C. ; NASCIMENTO, S. S. O. ; RODRIGUES FILHO, A. S. . o (IM)POLIDEZ LINGUÍSTICA NO DISCURSO POLÍTICO BRASILEIRO NAS ELEIÇÕES DE 2018: JOGOS E ESTRATÉGIAS DE FACES.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, L. A. P. F. ; GABRIEL, M. H. C. ; NASCIMENTO, S. S. O. ; RODRIGUES FILHO, A. S. . Violência e (im)polidez linguística no discurso político: jogos e estratégias de faces,. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. H. C. . Universos do uso da linguagem:polidez e estratégias linguísticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABRIEL, M. H. C. . The problems of linguistic segmentation in the Subtitling for the Deaf and Hard-of-Hearing (SDH) in the Brazilian soap opera Cheia de Charme.?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABRIEL, M. H. C. . DVD ACESSÍVEL DA TURMA DA MÔNICA: A PRODUÇÃO DE LEGENDAS PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE) NO BACHARELADO EM LETRAS INGLÊS DA UECE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, V. L. S. ; GABRIEL, M. H. C. . EM BUSCA DE PARÂMETROS DE LEGENDAGEM PARA SURDOS DO BRASIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GABRIEL, M. H. C. . Legendagem para surdos e ensurdecidos: análise da segmentação via linguística de corpus.. Maria Helena Clarindo Gabriel (UECE).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAUJO, V. L. S. ; GABRIEL, M. H. C. . EM BUSCA DE PARÂMETROS DE LEGENDAGEM PARA SURDOS DO BRASIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, M. H. C. . Diagnosticando Dificuldades e Sugerindo Soluções Quanto a articulação do retroflexo /r/ do Inglês: um estudo de caso com alunos principiantes do Núcleo de Línguas da UECE.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GABRIEL, M. H. C. ; MAGALHAES, L. O. ; BRAGA JUNIOR, S. J. L. . INGLÊS APLICADO A SERVIÇOS TURÍSTICOS. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TÉCNICA).

GABRIEL, M. H. C. . Curso de Inglês Instrumental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GABRIEL, M. H. C. . Curso de Inglês Instrumental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GABRIEL, M. H. C. . Produção de Avaliações em Língua Inglesa. 2016. .

GABRIEL, M. H. C. . Produção de Avaliações em Língua Inglesa. 2016. .

GABRIEL, M. H. C. . Curso de Inglês Instrumental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GABRIEL, M. H. C. ; MAGALHAES, L. O. ; LIMA, J. C. F. . Inglês Básico- língua Inglesa. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material de apoio didático - PRONATEC LÍNGUAS).

GABRIEL, M. H. C. . Gramática Básica da Língua Inglesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

GABRIEL, M. H. C. . ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. 2015. .

GABRIEL, M. H. C. . Gramática Básica da Língua Inglesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Representações cognitivas socioculturalmente situadas de violência em centros urbanos brasileiros - Etapa 1, Descrição: Descrição: O projeto tem como objetivos investigar o papel de representações cognitivas socioculturalmente situadas que embasam ideias e comportamentos de indivíduos, vítimas diretas ou indiretas de violência, com respeito a atitudes, crenças e sentimentos relativos à conceptualização do fenômeno de um modo geral, bem como a conceitos de (in)segurança, empatia, (dis)patia para om agressores frente ao prevalecente estado de violência urbana no Brasil. Buscamos, assim, compreender melhor à luz da teoria da metáfora conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980; 1999; LAKOFF, 1987; JOHNSON, 1987) e a proposta teórico-metodológica abraçada por Cameron et al. (2009), Cameron e Maslen (2010); Cameron e Larsen-Freeman (2008) relativos ao discurso como sistema adaptativo complexo (SAC), como conceitos a respeito de violência emergem no discurso entendido como sistema adaptativo complexo (SAC) e propiciam a emergência de metáforas sistemáticas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Maria Helena Clarindo Gabriel - Coordenador / Ana Cristina Pelosi - Integrante / Antenor Teixeira de Almeida Júnior - Integrante / Letícia Adriana Pires dos Santos - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade, Descrição: Estudos das relações entre linguagem, alteridade e exclusão: as representações de gênero, raça, sexualidade, migração, corporeidade. Investigações sobre linguagem e desconstrução, sobre as relações entre discurso, ética, política e ideologia. Estudos das relações entre linguagem, cultura e cognição. Estudos sobre representação e identidade nos meios de comunicação de massa, sobre as relações entre linguagem e violência: violência lingüística, narrativas de práticas de violência e literatura de testemunho. Análise Crítica do Discurso. Investigações dos jogos de linguagem nas vivências culturais e apropriações do cotidiano. Estudos em Integracionismo Lingüístico, Lingüística Crítica e Semiótica Social. História social e crítica da linguagem e a retórica do saber sobre linguagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Clarindo Gabriel - Coordenador / Letícia Adriana Pires dos Santos - Integrante / Claudiana Nogueira de Alencar - Integrante / Antonio Oziêlton de Brito Sousa - Integrante / GILIAN GARDIA MAGALHAES BRITO - Integrante.

  • 2000 - Atual

    Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento Cognição e Linguagem - GELP COLIN, Descrição: Apoiados numa visão corporificada de cognição,interessa-nos investigar questões pertinentes à emergência de processos cognitivos situados que nos permitem atuar significativamente no mundo. No âmbito do grupo há um projeto maior sobre representações sociocognitivas na conceptualização de violência em centros urbanos brasileiros que se desdobra em vários subprojetos. Estão vinculados ao GELP-COLIN, os grupos LINC-UECE/Estácio, COMPLIC/Unilab e GELP-COLIN/UFMA. Realizamos parcerias internacionais, entre as quais destacamos, a Universidade Aberta de Milton Keynes, Reino Unido, a Universidade de Lancaster, Reino Unido e a Universidade de Zurique, na Suíça, Dep. de Psicologia Clínica, na investigação da linguagem metafórica utilizada por vítimas de violência e na representação de violência urbana na mídia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Helena Clarindo Gabriel - Integrante / ANTONIO DA SILVA RODRIGUES FILHO - Integrante / Suelene Silva Oliveira - Integrante / Ana Cristina Pelosi - Coordenador / Antenor Teixeira de Almeida Júnior - Integrante / Letícia Adriana Pires dos Santos - Integrante / Claudiana Nogueira de Alencar - Integrante.

Prêmios

2015

Aprovação em seleção pública para professor de língua inglesa -, iInstituo Municipal de Pesquisa Admnistração e Recursos Humanos - IMPARH.

2004

Aprovação em concurso público para professor de ensino médio da Secretaria de Educação do Estado do Ceara, Governo do Estado - Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

2003

Aprovação em concurso público para professor das Casas de Cultura Britânica da Universidade Federal do Ceará, Casas de Cultura Britânica- Universidade Federal do Ceará.

2001

aprovação em seleção pública para professor substituo de língua inglesa, Casas de Cultura Britânica- Universidade Federal do Ceará.

2000

aprovação em seleção pública para professor substituo de língua inglesa, Casas de Cultura Britânica- Universidade Federal do Ceará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • EEFM Professor Mário Schenberg, Governo do Estado do Ceará. , Rua Américo Rocha Lima, 835, Vila Manoel Sátiro, 60713-240 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31012978, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - Atual

EEFM Professor Mário Schenberg

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de ensino fundamental e médio, Carga horária: 40

2015 - Atual

NÚCLEO DE LÍNGUAS ITAPERI - UECE

Vínculo: COORDENADOR DE LÍNGUA INGLESA, Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica - Língua Inglesa, Carga horária: 8

2016 - Atual

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CH

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico - PRONATEC LÍNGUAS, Carga horária: 12

2016 - Atual

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CH

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro ativo do LABORATÓRIO MISTO DE LINGUAGEM E COGNIÇÃO desenvolvendo pesquisas relacionadas às áreas de linguagem e cognição

2013 - Atual

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CH

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Grupo de Pesquisa - Tradução e Intersemiótica - Legendagem e Audiodescrição-

2014 - 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - CH

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESTAGIÁRIO, Carga horária: 4

Outras informações:
Estagiária: Maria Helena Clarindo Gabriel (POSLA) Disciplina da graduação: Tópicos em Tradução de Textos Orais 35AB/Noite (68h/a) Profa. do estágio de docência: Vera Lúcia Santiago Araújo

2014 - 2017

Universidade Federal do Ceará Virtual

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/TUTOR DE ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 4

Outras informações:
DISCIPLINAS MINISTRADAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA: 2014.1- COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS EM INGLÊS. 2014.1 - LÍNGUA INGLESA 1B - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA. 2014.2 - FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA APLICADA. 2014.2 - LÍNGUA INGLESA 2A - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL 2014.2 - LÍNGUA INGLESA 2B - COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA 2015.1 - GÊNEROS TEXTUAIS EM LÍNGUA INGLESA. 2015.2 - ESTÁGIO II- ENSINO DAS HABILIDADES COMUNICATIVAS DA LÍNGUA INGLESA. 2015.2 - ESTÁGIO III- ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DE NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2017.2 - LÍNGUA INGLESA- TEXTO E DISCURSO

2015 - 2016

Universidade Federal do Ceará Virtual

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: supervisora de estágios do curso de Letras, Carga horária: 4

2018 - 2019

Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá

Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20

2018 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

2017 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

Outras informações:
Investiga questões pertinentes à emergência de processos cognitivos situados que nos permitem atuar significativamente no mundo.

2014 - 2015

Faculdade Kurios

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR, Carga horária: 8

Outras informações:
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS DISCIPLINAS: 2014.1 - LÍNGUA INGLESA I -60h/a 2014.2 - LÍNGUA INGLESA III -60h/a 2015.1- LÍNGUA INGLESA IV -60h/a

2001 - 2007

Curso de Línguas Christus

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 20

2008 - 2011

SENAC - idiomas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 10

2001 - 2003

Casa de Cultura Britânica

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês básico

2013 - 2015

INSTITUTO MUNICIPAL DE PESQUISAS, ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20