Iris de Carvalho

Doutoranda em Educação na Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do RS e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS. Especialista em Políticas Públicas e Gestão de Entidades da Sociedade Civil. Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de história. Atuou como técnica social do projeto Reorganização Produtiva das Trabalhadoras Rurais do Vale do Rio do Sinos Serra, convênio entre a Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (Aegre) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ecópolis e Marcha Mundial das Mulheres. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Produção de Materiais Didáticos Regionalizados dirigidos para o Ensino de História do Brasil. Também tem atuação na gestão de espaços educacionais voltados para a Educação Popular, Pré-vestibular Popular e Ensino de História.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2017 - 2019

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: O EDUCATIVO - FORMATIVO DAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DO WEBSITE G1,Ano de Obtenção: 2019
Maria Helena Camara Bastos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Violência contra a mulher; Mídia; educação; Mídia - Educação; Patriarcado.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Estado, Políticas Públicas e Gestão de Entidades da Sociedade Civil

2015 - 2016

Centro Universitário Fundação Santo André
Título: Alto Índice de Violência contra Meninas e Jovens nas Escolas Municipais
Orientador: Táli Pires de Almeida

Graduação em História Licenciatura e Bacharelado

2005 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Trabalho e Educação: Projetos Educacionais no Brasil (1970-1996)
Orientador: Diorge Alceno Konrad
Bolsista do(a): Programa de Licenciaturas, PROLICEN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Encontro da Rede de Mulheres - Região Cone Sul e Andina. (Carga horária: 20h). , Internacional da Educação para a América Latina, IE, Chile.

2015 - 2015

X Conferencia Regional de la Internacional de la Educación. (Carga horária: 48h). , Internacional da Educação para a América Latina, IE, Chile.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, Í. . Fórum Mundial de Educação. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Reunión Regional Red de Trabajadoras de La Educación de América LatiLatina.La Red de Trabajadoras de la Educación de América Latina. 2015. (Encontro).

Seminário Internacional de Educação: concepções e sentidos pela educação - pensamentos para uma nova prática social cidadã.Dilemas e sentidos atuais do Ensino Médio e da Educação Profissional. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional de Educação: concepções e sentidos pela educação - pensamentos para uma nova prática social cidadã.Reestruturação Curricular, trabalho pedagógico e mudanças educacionais: vínculos e desafios necessários.. 2013. (Seminário).

Curso para elaboração e Implementação da Agenda 21 Escolar.Curso para elaboração e Implementação da Agenda 21 Escolar. 2012. (Outra).

Formação Feminista.Formação Feminista. 2012. (Outra).

Opressão às mulheres - a origem da violência sexista.Opressão às mulheres - a origem da violência sexista. 2012. (Outra).

"Sexualidade na Adolescência"."Sexualidade na Adolescência". 2011. (Seminário).

8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro.8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. 2011. (Outra).

IV Concurso de Redação do Senado Federal."O Brasil que a gente quer, é a gente que faz". 2011. (Outra).

Seminário Regional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes."Fortalecendo a Rede: políticas e medidas socioeducativas. 2011. (Seminário).

II Seminário Nacional "No campo e na floresta, políticas públicas para as mulheres".II Seminário Nacional "No campo e na floresta, políticas públicas para as mulheres". 2010. (Seminário).

Conferência Intermunicipal de Educação - CONAE/AMCENTRO.Conferência Intermunicipal de Educação - CONAE/AMCENTRO. 2009. (Outra).

23 ª Jornada Acadêmica Integrada. História Local e Ensino de História. 2008. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação.Juventude, Educação, Trabalho e Contra - Cultura. 2008. (Outra).

Seminário Políticas Públicas de Formaçaõ de Professores no Brasil.História Local e Ensino de História: metodologias e desafios. 2008. (Seminário).

XIII Encontro de Gaúcho de Estudantes de Letras.Aborto: A mulher decide, a sociedade respeita, o Estado garante. 2008. (Encontro).

XIV Jornada de Ensino de História e Educação.História Local e Ensino de História: metodologias e desafios. 2008. (Outra).

XIV Jornada de Ensino de História e Educação - Movimentos Sociais e Ensino de História.Ensino de História: metodologias e desafios. 2008. (Outra).

XVI Ciclo de cinema Histórico: 40 anos de sonhos e Barricadas.PALESTRA SOBRE O FILME CORAÇÕES E MENTES. 2008. (Outra).

22 ª Jornada Acadêmica Integrada. Produçaõ de Materiais Didáticos Regionalizados para o Ensino de História. 2007. (Congresso).

Seminário Olhares Sobre a Licenciatura e a Educação Básica.Produção de Materiais Didáticos Regionalizados para o Ensino de História. 2007. (Seminário).

VII Congresso Internacional de Educação Popular e XVII Seminário Internacional de Educação Popular. Produção de Materiais Didáticos Regionalizados como uma estratégia para a aconquista da cidadania. 2007. (Congresso).

XIII Jornada de Ensino de História e Educação. 2007. (Oficina).

XIII Jornada de Ensino de História e Educação.Produção de Materiais Didáticos Regionalizados: uma estratégia para a (re)construção de identidades. 2007. (Outra).

21 ª Jornada Acadêmica Integrada.Produçaõ de Materiais Regionalizados para o Ensino de História. 2006. (Outra).

Feira das Profissões - VII edição. Práxis Pré - Vestibular. 2006. (Feira).

PROLICEN 2006.Produção de Materiais Didáticos Regionalizados para o Ensino de História. 2006. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de História: religião, história e educação.Práxis - Coletivo de educação popular. 2006. (Outra).

VIII Feira das Profissões.Práxis Pré-Vestibular Popular. 2006. (Outra).

IIIJornada Literária de Santa Maria.III Joranada Literária de Santa Maria. 2003. (Outra).

Literatura Contemporânea em Debate.II Jornada Literária de Santa Maria. 2002. (Outra).

I Conferência Estadual de Crianças e Adolescentes.I Conferência Estadual de Crianças e Adolescentes. 2001. (Outra).

I Congresso das Coordenações Pedagógicas. I Congresso das Coordenaçãoes Pedagógicas. 2001. (Congresso).

III Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.III Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2001. (Outra).

II Simpósio dos Orientadores Educacionais das Escolas do PEIES.II Simpósio dos Orientadores Educacionais das Escolas do PEIES. 2001. (Simpósio).

II Simpósio dos Orientadores Educacionais das Escolas do PEIES.II Simpósio dos Orientadores Educacionais das Escolas do PEIES. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Guilherme

GUILHERME, ALEX; BASTOS, M. H. C.; EGGERT, E.; GROSSI, P. K.. VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES: O EDUCATIVO ? FORMATIVO DAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DO WEBSITE G1. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Alexandre Guilherme

GUILHERME, ALEXANDRE; BASTOS, M. H. C.; EGGERT, E.; GROSSI, P. K.. O Silencio Nunca Esteve Vazio: A Violencia Contra as Mulheres no Ensino Superior. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Gláucia Vieira Ramos Konrad

KONRAD, G. V. R.KONRAD, D. A.; SANTOS, J. R. Q.; Buzzatti, A.P.. Trabalho e educação: projetos educacionais no Brasil (1970-1996). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Julio Ricardo Quevedo dos Santos

KONRAD, D. A.; BUZZATTI, Alan Patrik;SANTOS, J. R. Q.. Trabalho e Educação: projetos educacionais no Brasil (1970-1996). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Maria.

Diorge Alceno Konrad

KONRAD, D. A.; SANTOS, J. R. Q.; BUZATTI, A. P.;KONRAD, G. V. R.. Trabalho e Educação: Projetos Educacionais no Brasil (1970-1996). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria.

Patrícia Krieger Grossi

BASTOS, Maria Helena Câmara; GUILHERME, Alexandre Anselmo; EGGERT, E.;GROSSI, PATRICIA KRIEGER. Violência contra as mulheres: o educativo-formativo das materias jornalisticas do website G1. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Patrícia Krieger Grossi

GROSSI, PATRICIA KRIEGER; GUILHERME, Alexandre Anselmo; EGGERT, E.; BASTOS, Maria Helena Câmara. O Silêncio nunca esteve vazio: a violência contra as mulheres no ensino superior. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Maria Helena Camara Bastos

BASTOS, M. H. C.; GUILHERME, A.A.; EGGERT, Edla; GROSSI, P. K.. Violência contra as mulheres: o educativo-formativo das matérias jornalísticas do website G1. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Maria Helena Camara Bastos

BASTOS, M. H. C.; GUILHERME, A.A.; GROSSI, P. K.; EGGERT, Edla. O Silêncio nunca esteve vazio: a violência contra as mulheres no Ensino Superior. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edla Eggert

Em processo de elaboração; Início: 2020; Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Diorge Alceno Konrad

Trabalho e Educação: Projetos Educacionais no Brasil (1970-1996); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diorge Alceno Konrad;

Diorge Alceno Konrad

História Local e Ensino de História: Metodologias e Desafios; 2008; Orientação de outra natureza; (História - Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diorge Alceno Konrad;

Maria Helena Camara Bastos

Violência contra as mulheres: o educativo-formativo das matérias jornalísticas do website G1; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Camara Bastos;

Maria Helena Camara Bastos

Violência contra jovens mulheres na escola; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Helena Camara Bastos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, Í. . Assessoria em Gênero e Sexualidade da Secretaria Estadual de Educação do RS.. 2011.

CARVALHO, Í. . Técnica em Feminismo e Educação Popular do projeto vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2010.

CARVALHO, Í. . Educadora de História. 2007. (Projeto de Extensão Práxis Pré-Vestibular Popular).

CARVALHO, Í. . Autora de materiais didáticos de história. 2007. (Projeto de Extensão Práxis Pré-Vestibular Popular).

CARVALHO, Í. . Educadora de História. 2006. (Projeto de Extensão Práxis Pré - vestibular Popular).

CARVALHO, Í. . Autora de materiais didáticos de história. 2006. (Projeto de Extensão Práxis Pré - vestibular Ppopular).

CARVALHO, Í. . Autora de Materiais Didáticos de História. 2005. (Projeto de Extensão Práxis Pré-vestibular Popular).

CARVALHO, Í. . Educadora de história. 2005. (Projeto de Extensão Práxis Pré-Vestibular Popular).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Escola Estadual de Ensino Médio Farroupilha. , Avenida Senador Salgado Filho - de 6865/6866 a 9228/9229, Querência, 94440000 - Viamão, RS - Brasil, Telefone: (51) 34855222

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - Atual

Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2010 - 2010

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Vínculo: Assessoria técnica, Enquadramento Funcional: Técnica em Feminismo e Educação Popular

2013 - 2016

CPERS SINDICATO

Vínculo: Diretora Gênero e Diversidade, Enquadramento Funcional: Cargo Eletivo, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Teorias e Culturas em Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2019 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participação Grupo de Pesquisa

2017 - 2017

Colégio Marista Ipanema

Vínculo: Avaliadora Multifeira 2017, Enquadramento Funcional: Experiência Profissional Não Docente, Carga horária: 4

2019 - 2019

Instituto de Estudos Socioeconômicos

Vínculo: Oficina Juventude e Feminismo, Enquadramento Funcional: Experiência Profissional Não Docente, Carga horária: 4