Juliana Gerhardt

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência profissional na área de Gestão Ambiental, atuando principalmente na área de Licenciamento Ambiental. Atualmente é assistente de pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), desenvolvendo projetos na área de gestão de resíduos sólidos e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento Sustentável

2016 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: A sustentabilidade da cadeia da reciclagem: a influência das relações de qualidade entre material primário e secundário,Ano de Obtenção: 2018
Armando de Azevedo Caldeira Pires.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: material secundário; reciclagem; avaliação de ciclo de vida; qualidade; rodas de alumínio.Grande área: EngenhariasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Meio Ambiente. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.

Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Uso de conectividade florestal e aplicação da legislação ambiental para o planejamento da conservação de remanescentes da Mata Atlântica em área de uso agrícola
Orientador: Fernando Gertum Becker

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

2007 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Síndrome de Burnout: possível indicador da saúde entre professoras/es de Ciências e Biologia da rede pública estadual de Porto Alegre
Orientador: Luís Henrique Sacchi dos Santos

Curso técnico/profissionalizante em Biotecnologia

2004 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Gestão Ambiental.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Meio Ambiente.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Produção de Mudas.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Fisiologia Vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência Internacional de Ambiente em Língua Portuguesa, XX Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa XI Conferência Nacional do Ambiente. IMPACTOS AMBIENTAIS RELATIVOS ÀS RELAÇÕES DE QUALIDADE ENTRE ALUMÍNIO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. 2018. (Congresso).

VI - Congresso Brasileiro sobre Gestão do Ciclo de Vida. A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO MATERIAL SECUNDÁRIO PARA RECICLAGEM E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS: O CASO DA LIGA DE ALUMÍNIO. 2018. (Congresso).

ACV de A a Z. 2017. (Oficina).

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS - AVANÇOS E VANTAGENS DA LEI Nº 12.305/2010. 2016. (Oficina).

3º Seminário de Áreas Protegidas - Conservação, biodiversidade e proteção jurídica. 2015. (Seminário).

Treinamento de Segurança Operacional - INFRAERO. 2015. (Outra).

29ª MOSTRATEC. Ciências animais e das plantas; Ciências Ambientais. 2014. (Feira).

2º Seminário de Áreas Protegidas - Conservação, biodiversidade e proteção jurídica. 2014. (Seminário).

CIDADE BEM TRATADA - GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS. 2014. (Seminário).

Curso de Paisagismo Ecológico. 2014. (Outra).

XXII Mostra Científica de Inovação e Tecnologia do Colégio São José. Avaliação de trabalhos de ciências e biologia. 2014. (Feira).

28ª MOSTRATEC. Ciências animais e das plantas; Ciências Ambientais. 2013. (Feira).

CIDADE BEM TRATADA - GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RESÍDUOS. 2013. (Seminário).

FECITEC - FEIRA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Avaliação de trabalhos de ciências e biologia. 2013. (Feira).

I Seminário do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. 2013. (Simpósio).

Aula da Disciplina Campo Profissional em Ciências e Biologia.O estágio de docência em Ciências: encantamentos e desafios. 2012. (Encontro).

CONSTRUINDO PROFISSIONAIS DO FUTURO. 2012. (Outra).

Fórum ADCE para sustentabilidade. 2012. (Simpósio).

Mini-curso de Gestão Ambiental e Negociação de Conflitos. 2012. (Oficina).

61º Congresso Nacional de Botânica. USO DE MODELO CELULAR PARA AVALIAÇÃO DE INDUTOR DE RESPOSTAS DE DEFESA EM Solanum tuberosum L. (Solanaceae). 2010. (Congresso).

VIII JABURGS. 2010. (Outra).

Plantas e Fungos do Rio Grande do Sul. 2009. (Seminário).

Seminários PLANTAS E FUNGOS DO RIO GRANDE DO SUL. 2009. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Culturas de células de Solanum tuberosum L. eliciadas com indutor biótico. 2009. (Congresso).

IV JORNADA ACADÊMICA DA BIOLOGIA - BIOLOGIA: EDUCAÇÃO, PESQUISA E MERCADO DE TRABALHO. 2008. (Outra).

Painel: Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas e o Papel do Profissional Biólogo. 2008. (Outra).

XIII REUNIÓN LATINOAMERICANA - XXVII REUNIÓN ARGENTINA DE FISIOLOGIA VEGETAL. 2008. (Congresso).

FÓRUM INTERNACIONAL ENERGIAS RENOVÁVEIS. 2007. (Outra).

XI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. 2007. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Monitora. 2007. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Biossegurança e IV Simpósio Latino Americano de Produtos Transgênicos. Congresso Brasileiro de Biossegurança. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Armando de Azevedo Caldeira Pires

Caldeira-Pires, Armando; SILVA, C. R. M.; VIANNA, João Nildo de Souza. A SUSTENTABILIDADE DA CADEIA DA RECICLAGEM: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE QUALIDADE ENTRE MATERIAL PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

CIRCE MARIA JANDREY

JANDREY, C. M.; KINDEL, E.. SÍNDROME DE BURNOUT COMO UM INDICADOR DA SAÚDE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO BÁSICO DE PORTO ALEGRE QUE ADMITEM ESTAGIÁRIOS DOCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFRGS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

João Nildo de Souza Vianna

PIRES, A. C.; COSME, A. C.;VIANNA, J. N. S.. A sustentabilidade da cadeia de reciclagem: Influência das relações de qualidade...... 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

Eunice Aita Isaia Kindel

KINDEL, E. A. I.. Síndrome de Burnout : possível indicador da saúde entre professoras/es de Ciências e Biologia da rede pública estadual de Porto Alegre.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leandro Vieira Astarita

Criação do ?CDA Eucalyptus?: Centro Colaborador em Defesa Agropecuária para a Biossegurança Relativa a Plantas GM de Eucalipto; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Vieira Astarita;

Adilson Tonietto

Desinfestação de explantes de pitangueira; 2005; Orientação de outra natureza; (Técnco de Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adilson Tonietto;

Armando de Azevedo Caldeira Pires

A SUSTENTABILIDADE DA CADEIA DA RECICLAGEM: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE QUALIDADE ENTRE MATERIAL PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO; 2018; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Armando de Azevedo Caldeira Pires;

FERNANDO GERTUM BECKER

Uso de APP e reserva legal para planejar restauração e conservação: estudo de caso em pequenas propriedades no Vale do Taquari, RS; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernando Gertum Becker;

Luís Henrique Sacchi dos Santos

Síndrome de Burnout: possível indicador de saúde entre professoras/es da rede pública estadual em Porto Alegres; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Luís Henrique Sacchi dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GERHARDT, JULIANA ; BLANCO, G. D. ; FREITAS, K. A. ; ASTARITA, L. V. ; SANTAREM, E. R. . Avaliação da segurança ambiental de Eucalyptus geneticamente modificado. In: XII Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2011, Porto Alegre. Seminário Interno de Avaliação da Iniciação Científica - Edição 2 (2011), 2011.

  • GERHARDT, JULIANA ; GADEGAST, M. C. ; ASTARITA, L. V. . USO DE MODELO CELULAR PARA AVALIAÇÃO DE INDUTOR DE RESPOSTAS DE DEFESA EM Solanum tuberosum L. (Solanaceae). In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Anais do 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • GERHARDT, JULIANA ; GADEGAST, M. C. . Efeito de componentes celulares bacteriano na promoção de respostas de defesa em culturas de Solanum tuberosum. In: XI Salão de Iniciação Científica PUCRS, 2010, Porto Alegre. Anais do XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2010.

  • GERHARDT, JULIANA ; SALLA, Daros Tamiris . Efeito de eliciador biológico em calos de Solanum tuberosum L. cultivados in vitro. In: XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2009, Porto Alegre. Anais do XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS 2009, 2009.

  • GERHARDT, JULIANA ; SALLA, Daros Tamiris . Efeito de eliciador biológico em calos de Solanum tuberosum L. cultivados in vitro. In: Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009, Porto Alegre. Anais do X Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2009.

  • GERHARDT, JULIANA ; SALLA, Daros Tamiris . Culturas de células de Solanum tuberosum L. eliciadas com indutor biótico. In: Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009, Fortaleza. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 2009. v. 01.

  • GERHARDT, JULIANA ; BECKER, F. G. . Uso de conectividade florestal e aplicação da legislação ambiental para o planejamento da conservação de remanescentes da Mata Atlântica em área de uso agrícola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GERHARDT, JULIANA ; SANTOS, L. H. S. . Síndrome de Burnout: possível indicador da saúde entre professoras/es de Ciências e Biologia da rede pública estadual de Porto Alegre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PASQUALI, G. ; ASTARITA, LEANDRO V ; SANTAREM, E. R. ; MARGIS, ROGÉRIO ; ROESLER, RAFAEL ; CASSEL, EDUARDO ; LUCAS, ALINE M ; GERHARDT, JULIANA ; LIMA, MARIA N M ; CARVALHO, JOSEANE B ; FREITAS, KAREN A ; KIRCH, ROCHELE P . Environmental and health risk assessments of genetically modified eucalypts in Brazil. London: BioMed Central, 2011 (APRESENTAÇÃO).

  • BLANCO, G. D. ; FREITAS, K. A. ; GERHARDT, JULIANA ; SANTAREM, E. R. ; ASTARITA, L. V. . Avaliação da Germinação de Sementes e da Morfologia Floral de Plantas de Eucalyptus Sp Geneticamente Modificadas 2011 (APRESENTAÇÃO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GERHARDT, JULIANA . A IMPORTÂNCIA DA LICENÇA AMBIENTAL. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    A SUSTENTABILIDADE DA CADEIA DA RECICLAGEM: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE QUALIDADE ENTRE MATERIAL PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO, Descrição: O projeto tem como objetivo investigar em que medida o conhecimento das relações de qualidade entre material primário e secundário influencia o funcionamento do mercado da reciclagem. O estudo também visa averiguar o impacto dessas relações no aumento da eficiência do uso dos recursos naturais e de que forma poderá embasar políticas públicas ou programas direcionados ao incentivo da reciclagem no Brasil. A investigação será realizada a partir de um estudo de caso utilizando o resíduo resultante do final de vida das rodas de liga de alumínio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana Gerhardt - Integrante / Armando de Azevedo Caldeira Pires - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    ?CDA Eucalyptus?: Centro Colaborador em Defesa Agropecuária para a Biossegurança Relativa a Plantas GM de Eucalipto, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Gerhardt - Integrante / Karen de Araújo Freitas - Integrante / Graziela Dias Blanco - Integrante / Giancarlo Pasquali - Coordenador / Leandro Vieira Astarita - Integrante / Eliane Romanato Santarem - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Avaliação da eficiência de indutor biótico no aumento da resistência de plantas de Solanum tuberosum L. contra fitopatógenos, Descrição: Estudos relacionados a indução de respostas de defesa em cultura de células de Solanum tuberosum. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Juliana Gerhardt - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    DESINFESTAÇÃO DE MINIESTACAS DE PITANGUEIRA: EFEITO DO TEMPO DE IMERSÃO EM HIPOCLORITO DE SÓDIO, Descrição: Desinfestação de explantes de pitangueira utilizando álcool, tempos de imersão e concentração de hipoclorito de sódio. São avaliados a contaminação e o agente contaminante (fungos, bactérias ou leveduras).. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Gerhardt - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Implementação de um banco genético regional de sementes e mudas, Descrição: O trabalho será realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos da Fepagro Sede, em Porto Alegre. Serão utilizadas brotações originadas de microestacas estabelecidas em meio de cultura MS, com aproximadamente 2cm de altura. Estas brotações serão repicadas para meio de cultura composto pelos macro e micronutrientes do meio MS complementado com 100 mg.L-1 de inositol, 1 mg.L-1 de tiamina, 0,02 mg.L-1 de ANA, 0,04 mg.L-1 de AG3 e sacarose 20 g.L-1. Concentrações de BAP (0; 1; 2 e 3 mg.L-1) serão testadas com a finalidade de obter brotações laterais. O meio será geleificado com 7 g.L-1 de agar e o seu pH ajustado para 5,7. Serão avaliados o número e comprimento das brotações por explante. As brotações obtidas serão repicadas para meio com a concentração de BAP que resultou no maior número de brotações por explante até o quinto subcultivo após o que todas a brotações serão repicadas para meio de enraizamento composto por 1/3 dos sais de MS, adicionado de ANA e AG3 (0,01 mg.L-1 cada um), geleificado com 7g.L-1 de ágar, 100 mg.L-1 de inositol, 1 mg.L-1 de tiamina, 20 g.L-1 de sacarose e pH ajustado para 5,7. Após o enraizamento as mudas serão transferidas para sacos plásticos contendo substrato e aclimatadas em estufa plástica coberta com tela de sombreamento de 70% equipada com sistema de nebulização.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Gerhardt - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos (COTEA). , Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Asa Sul, 70070912 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 32176286, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolve projetos na área de gestão de resíduos sólidos na Amazônia Legal e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

  • 2016 - 2018

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O presente trabalho em desenvolvimento visa investigar em que medida o conhecimento das relações de qualidade entre material primário e secundário influencia o funcionamento do mercado da reciclagem. O estudo também visa averiguar o impacto dessas relações no aumento da eficiência do uso dos recursos naturais e de que forma poderá embasar políticas públicas ou programas direcionados ao incentivo da reciclagem no Brasil. A investigação será realizada a partir de um estudo de caso utilizando o resíduo resultante do final de vida das rodas de liga de alumínio.

    Atividades

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Desenvolvimento Sustentável.,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2016

    G&P Soluções Ambientais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental: Bióloga, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Elaboração de laudos e relatórios ambientais. Monitoramento e gerenciamento ambiental da Obra de Ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre) e treinamentos na área de meio ambiente (Educação Ambiental). Elaboração de relatórios de controle de condicionantes ambientais e vistorias de acompanhamento dos clientes. Elaboração de toda documentação necessária ao encaminhamento de solicitações de Licenças Ambientais junto aos órgãos municipais, estaduais e federais. Assessoria aos clientes quanto às questões ambientais, principalmente na área de Resíduos Sólidos.

  • 2014 - 2014

    Ambientalle Engenharia e Meio Ambiente

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de biologia, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Elaboração e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gestão Ambiental, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2012 - 01/2013

      Estágios , Escola de Administração, .,Estágio realizado, Gestão Ambiental.

  • 2008 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2006 - 2008

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio técnico, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2006 - 08/2008

      Serviços técnicos especializados , Departamento de Biociências - Laboratório de Biotecnologia Vegetal, .,Serviço realizado, Elaboração de meios de cultura, micropropagação de material vegetal, elaboração de protocolos técnicos, elaboração de curvas padrão, elaboração de lâminas histológicas, etc..

  • 2005 - 2005

    Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2005 - 12/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Ciência e Tecnologia, Laboratório de Cultura de Tecidos.,Linhas de pesquisa

    • 08/2005 - 12/2005

      Estágios , Laboratório de Cultura de Tecidos, .,Estágio realizado, Micropropagação de plantas.

    • 08/2005 - 12/2005

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Ciência e Tecnologia, Laboratório de Cultura de Tecidos.,Serviço realizado, Formulação de meios de cultura.

    • 08/2005 - 12/2005

      Serviços técnicos especializados , Secretaria de Ciência e Tecnologia, Laboratório de Cultura de Tecidos.,Serviço realizado, Excisão de explantes.