Franciele Moreto

Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação, linha de História e Políticas Educacionais, ênfase em Pedagogia Social e Educação Social, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2017-2019). Bacharela em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (2004), licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Participante do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES - UEPG). Vice-Presidente da Associação de Pós-Graduandos (APG) - UEPG (2018-2019). Representante discente junto ao Colegiado do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE - UEPG (2017-2019). Durante a graduação de Licenciatura em Pedagogia desenvolveu pesquisas na área de Educação do Campo (CNPq), foi vice-presidente do Centro Acadêmico (2104), representante discente do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (2015-2016). No ano de 2017 atuou como Pedagoga no Projeto "Selo Socioambiental da Agrofloresta Faxinalense" (Universidade Sem Fronteiras). Atualmente é Pedagoga técnica no Programa de extensão destinado à Formação de Educadores Sociais do município de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais - Universidade Sem Frontreiras (USF).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2017 - 2019

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS BRASILEIROS: CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS NO URUGUAI,Ano de Obtenção: 2019
Érico Ribas Machado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pedagogia

2013 - 2016

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Política Educacional em municípios de ampla extensão territorial na região dos campos gerais do Paraná: ênfase à Educação do Campo.
Orientador: Maria Antônia de Souza

Graduação em Bacharelado em Direito

1999 - 2004

Centro de Ensino Superior de Campos Gerais
Título: Crime Organizado: infiltração do agente policial em quadrilha
Orientador: Luis Carlos Simionato Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Social e Pedagogia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul ? SIPERS. 2019. (Outro).

MORETO, Franciele . XXVI EAIC e III EAIC Jr da UEPG. 2017. (Outro).

MORETO, Franciele . XXV Semana da Educação e I Semana Acadêmica da Pedagogia EAD. 2017. (Outro).

FLORIANI, N. ; BARBOSA, T. A. ; Veiga Floriani, A. M. ; MORETO, Franciele . 5º Seminário Internacional da Rede CASLA - CEPIAL. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

AUTONOMIA E CRISE DA UNIVERSIDADE. 2019. (Outra).

Desafios atuais da Educação para a luta da classe trabalhadora. 2019. (Seminário).

III Encuentro Internacional de Pedagogía Social e Educación Social.POSSIBILIDADES EPISTEMOLÓGICAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO FORMATIVO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DESCOLONIAL. 2019. (Encontro).

III SIPERS.PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS BRASILEIROS: CONTRIBUIÇÕES DA FOROMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS DO URUGUAI E DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. 2019. (Seminário).

Minicurso Educação Social em Saúde. 2019. (Outra).

26º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE BOLSAS. 2018. (Congresso).

Conhecendo a Pedagogia Social e a Educação na Finlândia. 2018. (Seminário).

Foucault e a crítica da verdade. 2018. (Seminário).

III Encontro Estadual de Educação Social e I EDUSO RS. 2018. (Encontro).

III Encontro Estadual de Educação Social e I EDUSO RS.O protagonismo dos movimentos sociais na formação de Educadores do campo. 2018. (Encontro).

Marxismo, sociedade e educação no século XX: contribuições de Lukács. 2018. (Seminário).

Neopragmatismo e educação. 2018. (Seminário).

O conceito de laicidade no Uruguai do século XX. 2018. (Outra).

Os processo educativos sociais da América Latina: o caso do México. 2018. (Seminário).

Práticas Sistemáticas na alfabetização: perspectivas atuais para os processos de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. 2018. (Seminário).

25ª Semana da Educação e 1º Semana Acadêmica da Pedagogia EaD.AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ: ÊNFASE À EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2017. (Outra).

25ª Semana da Educação e 1º Semana Acadêmica da Pedagogia EaD.Interfaces entre Educação Social, Pedagogia Social, Mídias e Paulo Freire. 2017. (Outra).

25ª Semana da Educação e 1º Semana Acadêmica da Pedagogia EaD.Apresentação de Trabalhos. 2017. (Outra).

Aula inaugural do Porgrama de Pós-Graduação em Educação - "Onde as escolas públicas básica e universitária se encontram?". 2017. (Encontro).

Encontrão da Educação Social. A MULTIDIMENSIONALIDADE DO TERRITÓRIO DE POPULAÇÕES ALTERNATIVAS DO CENTRO-SUL PARANAENSE: ENSAIO ACERCA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL E NOÇÕES DE PEDAGOGIA SOCIAL EM COMUNIDADES FAXINALENSES. 2017. (Congresso).

Encontrão da Educação Social. Educação e Povos Tradicionais. 2017. (Congresso).

V CEPIAL - Encuentro Internacional MINGA PARA LA PAZ, EL BUEN VIVIR Y LA NO VIOLENCIA.OS IMPACTOS E IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE TRANSPORTE ESCOLAR RURAL NO BRASIL. 2017. (Encontro).

XXV Semana de Educação e I Semana Acadêmica da Pedagogia EAD.AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ: ÊNFASE À EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2017. (Outra).

5º Seminário Internacional da Rede CASLA-CEPIAL: Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina.APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DE NOÇÃO DE FRICÇÃO INTERÉTNICA E SISTEMAS COMPLEXOS SOCIAIS: A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDIGENAS EM IES ESTADUAIS DO PARANÁ. 2016. (Seminário).

5º Seminário Internacional da Rede CASLA-CEPIAL: Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina.EM BUSCA DA COMPREENSÃO DO ESPAÇO RURAL PARA ALÉM DO AGRÁRIO: (RE)CONSTRUÇÃO DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO ESPAÇO RURAL PARA A EDUCAÇÃO. 2016. (Seminário).

EDUSOPARANÁ (XXIV Semana de Educação - II Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná - IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa) O SOCIAL NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO SOCIAL.A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES, IMPORTÂNCIA E REFLEXÕES. 2016. (Seminário).

EDUSOPARANÁ (XXIV Semana de Educação - II Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná - IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa) O SOCIAL NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO SOCIAL. 2016. (Seminário).

EDUSOPARANÁ (XXIV Semana de Educação - II Encontro de Educação Social - Pedagogia Social do Paraná - IV Encontro de Comunicação e Educação de Ponta Grossa) O SOCIAL NA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO SOCIAL.MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Seminário).

MESA REDONDA: DEMOCRACIA NO BRASIL. 2016. (Encontro).

XXV Encontro Anual de Iniciação Científica.POLÍTICA EDUCACIONAL E POVOS DO CAMPO: DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. 2016. (Encontro).

DEBATE: DESMONTE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO PARANÁ. 2015. (Encontro).

III Congresso de Educação de Ponta Grossa. 2015. (Congresso).

MESA REDONDA FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO. 2015. (Outra).

MESA REDONDA IDENTIDADE DOS POVOS DO CAMPO. 2015. (Outra).

MESA REDONDA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSES MULTISSERIADAS. 2015. (Outra).

MESA REDONDA REESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS RURAIS. 2015. (Outra).

MESA REDONDA SOBRE REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS RURAIS. 2015. (Outra).

Prática de Campo: Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos. 2015. (Encontro).

Capitalismo Contemporâneo: desafios para os trabalhadores e movimentos sociais. 2014. (Outra).

II Congresso de Educação de Ponta Grossa. 2014. (Congresso).

I Congresso de Educação de Ponta Grossa. 2013. (Congresso).

Sociedade Civil em Gramsci. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luis Carlos Simionato Junior

SIMIONATO JUNIOR, Luis Carlos. Crime Organizado: Infiltração do Agente Policial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - CENTRO DE ENSINO DOS CAMPOS GERAIS.

Gisele Masson

SOUZA, M. A.;MASSON, G.FLACH, S. F.. Políticas educacionais em municípios de ampla extensão territorial na região dos Campos Gerais do Paraná: ênfase à educação do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Simone de Fátima Flach

SOUZA, M. A.;FLACH, S. F.MASSON, G.. Políticas educacionais em municípios de ampla extensão territorial na região dos Campos Gerais: ênfase na educação do campo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Patricia Correia de Paula Marcoccia

RIBAS, E. M.;MARCOCCIA, P. C. de P.; SOUZA, M. A.; FOERSTE, E.. Formação de educadores e educadoras sociais brasileiros: contribuições da licenciatura em educação do campo no Brasil e da proposta de formação dos educadores e educadoras sociais do Uruguai. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Patricia Correia de Paula Marcoccia

RIBAS, E. M.;SOUZA, Maria Antônia de; FOERSTE, E.;MARCOCCIA, P. C. de P.. Limites e potencialidades para a formação de educadores sociais brasileiros a partir das contribuições do Uruguai e da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Antônia de Souza

MACHADO, E. R.; FOERSTE, E.;SOUZA, M.A.MARCOCCIA, P. C. de P.. Formação de educadores e educadoras sociais brasileiros: contribuições da licenciatura em educação do campo e da proposta de formação dos educadores e educadoras sociais do Uruguai. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Antônia de Souza

MACHADO, E. R.; FOERSTE, E.;SOUZA, M. A.MARCOCCIA, P. C. de P.. Limites e potencialidades para a formação de educadores sociais brasileiros a partir das contribuições do Uruguai e da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Antônia de Souza

SOUZA, M. A.; MASSON, G.; FLACH, S. de F.. Políticas educacionais em municípios de ampla extensão territorial na Região dos Campos Gerais do Paraná: ênfase à educação do campo.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Erico Ribas Machado

Educação Social e Pedagogia Social descolonial: uma abordagem comparativa sobre formação de educadores; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Antônia de Souza

Política educacional em municípios de ampla extensão territorial na Região dos Campos Gerais do Paraná: ênfase à educação do campo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Antônia de Souza;

Maria Antônia de Souza

Políticas educacionais na Região dos Campos Gerais: ênfase às escolas públicas localizadas no campo; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Antônia de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS BRASILEIROS: CONTRIBUIÇÕES DA FOROMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS DO URUGUAI E DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. In: III SIPERS, 2019, Ponta Grossa. Anais do Evento: SIPERS, 2019.

  • MORETO, Franciele ; GOBBO, I. S. F. ; KAWANISHI, J. Y. . PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE BOLSAS. In: 26º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, 2018, Brasília. Anais da Mostra Científica, 2018. p. 497-511.

  • BARBOSA, T. A. ; MORETO, Franciele . A MULTIDIMENSIONALIDADE DO TERRITÓRIO DE POPULAÇÕES ALTERNATIVAS DO CENTRO-SUL PARANAENSE: ENSAIO ACERCA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL E NOÇÕES DE PEDAGOGIA SOCIAL EM COMUNIDADES FAXINALENSES. In: Encontrão da Educação Social, 2017, Maringá. Anais do Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social, 2017.

  • MORETO, Franciele ; BARBOSA, T. A. . EM BUSCA DA COMPREENSÃO DO ESPAÇO RURAL PARA ALÉM DO AGRÁRIO: (RE)CONSTRUÇÃO DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO ESPAÇO RURAL PARA A EDUCAÇÃO. In: VII Seminário Internacional da Rede CASLA-CEPIAL, 2016, Curitiba. Anais do Seminário Internacional Rede Casla-Cepial, 2016.

  • MORETO, Franciele . POLÍTICA EDUCACIONAL E POVOS DO CAMPO: DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. In: XXV EAIC, 2016, Ponta Grossa. Anais do XXV EAIC, 2016.

  • MORETO, Franciele . MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: EDUSO PARANÁ, 2016, Ponta Grossa. ANAIS EDUSO PARANÁ, 2016.

  • Pricila Ferreira de Castro ; MORETO, Franciele . A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES, IMPORTÂNCIA E REFLEXÕES. In: EDUSOPARANÁ, 2016, Ponta Grossa. Anais EDUSOPARANÁ, 2016.

  • BARBOSA, T. A. ; MORETO, Franciele . APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DE NOÇÃO DE FRICÇÃO INTERÉTNICA E SISTEMAS COMPLEXOS SOCIAIS: A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS EM IES ESTADUAIS DO PARANÁ. In: VII Seminário Internacional da Rede CASLA-CEPIAL, 2016, Curitiba. Anais do Seminário Internacional Rede Casla-Cepial, 2016.

  • MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . PESQUISA EM ANDAMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS BRASILEIROS: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS DO URUGUAI E DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . POSSIBILIDADES EPISTEMOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO FORMATIVO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DA PERSPECTIVA DESCOLONIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . O BALANÇO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SOCIAL E PEDAGOGIA SOCIAL NO BRASIL DOS ANOS 2000 A 2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, T. A. ; MORETO, Franciele ; LAURINDO, A. P. . PRÁTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA NÃO ESCOLAR: UM ENSAIO DE APLICAÇÃO EM ESPAÇOS NATURAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETO, Franciele ; GOBBO, I. S. F. ; KAWANISHI, J. Y. . PROGRAMA DE DEMANDA SOCIAL DA CAPES: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA DE BOLSAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORETO, Franciele ; BARBOSA, T. A. . OS IMPACTOS E IMPLICAÇÕES DA POLÍTICA DE TRANSPORTE ESCOLAR RURAL NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, T. A. ; MORETO, Franciele . A MULTIDIMENSIONALIDADE DO TERRITÓRIO DE POPULAÇÕES ALTERNATIVAS DO CENTRO-SUL PARANAENSE: ENSAIO ACERCA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL E NOÇÕES DE PEDAGOGIA SOCIAL EM COMUNIDADES FAXINALENSES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORETO, Franciele . AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ: ÊNFASE À EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MORETO, Franciele ; MACHADO, Érico Ribas . Interfaces entre Educação Social, Pedagogia Social, Mídias e Paulo Freire. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MORETO, Franciele ; BARBOSA, T. A. . EM BUSCA DA COMPREENSÃO DO ESPAÇO RURAL PARA ALÉM DO AGRÁRIO: (RE)CONSTRUÇÃO DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO ESPAÇO RURAL PARA A EDUCAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, T. A. ; MORETO, Franciele . APROXIMAÇÕES TEÓRICAS DE NOÇÃO DE FRICÇÃO INTERÉTNICA E SISTEMAS COMPLEXOS SOCIAIS: A INSERÇÃO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS EM IES ESTADUAIS DO PARANÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORETO, Franciele . MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPONESES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORETO, Franciele . POLÍTICA EDUCACIONAL E POVOS DO CAMPO: DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Pricila Ferreira de Castro ; MORETO, Franciele . A FORMAÇÃO CONTÍNUA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES, IMPORTÂNCIA E REFLEXÕES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORETO, Franciele . PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2018.

MORETO, Franciele . Capacitação Sócio-Técnica para Comunidades Tradicionais Faxinalenses - Acordos Comuitários. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORETO, Franciele . POLÍTICA EDUCACIONAL E POVOS DO CAMPO: DESAFIOS DOS MUNICÍPIOS DE AMPLA EXTENSÃO TERRITORIAL NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS DO PARANÁ. 2016. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS BRASILEIROS: CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES E EDUCADORAS SOCIAIS DO URUGUAI, Descrição: Para subsidiar uma proposta de formação de Educadores Sociais brasileiros, a partir da experiência do contexto uruguaio, optou-se em trazer a trajetória da conquista e constituição das licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. Essa proposta é justificada frente à proximidade da trajetória uruguaia com a formação do educador social, em que, assim como nas licenciaturas em Educação do Campo, os princípios basilares são constituídos com as contribuições da Educação Popular, institutos estes contemplados nas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social (NUPEPES), na Universidade Estadual de Ponta Grossa, do qual a autora é integrante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Franciele Moreto - Integrante / Érico Ribas Machado - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

  • 2015 - 2016

    Política educacional e povos do campo: desafios dos municípios de ampla extensão territorial na Região dos Campos Gerais., Descrição: O objetivo central da pesquisa consistiu em analisar a efetividade das políticas públicas educacionais para os povos do campo, nos municípios de Ponta Grossa, Castro, Tibagi e Ortigueira, integrantes da Região dos Campos Gerais do Paraná. Objetivos específicos: - Levantar dados estatísticos sobre as escolas rurais nos Campos Gerais. - Identificar a realidade de fechamento e nucleação de escolas nos 4 municípios de maior extensão territorial dos Campos Gerais. - Realizar levantamento das modalidades de transporte oferecido aos alunos das escolas rurais estudadas. - Caracterizar a realidade escolar a partir de levantamento do IDEB ? Índce de Desenvolvimento da Educação Básica, aproveitamento escolar dos alunos das escolas estudadas, tais como: rendimento escolar, evasão escolar, reprovação e etc. - Discutir as perspectivas e os desafios da efetivação do direito à educação nos municípios de maior extensão territorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Franciele Moreto - Integrante / Maria Antônia de Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional