Jamil Harbache Novaes

Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2007), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Volta Redonda, Pós-Graduado em Gestão Ambiental pelo FIJ - Faculdades Integradas Jacarepaguá. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: Estações de Tratamento de Despejos Industriais, poluição hídrica, dimensionamento de sistemas de tratamento, tratamento de esgotos, saneamento básico, Auditorias Ambientais e Gerenciamento de Resíduos e Efluentes.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Engrnharia de Segurança do Trabalho

2008 - 2009

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Análise dos Riscos Químcos Oriundos de uma Estação de Tratamento de Despejo Industrial
Orientador: Marcus Vinícius Faria de Araújo

Especialização em Sistema de Gestão Ambiental

2007 - 2009

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Título: Gestão de Resíduos Sólidos para o Município de Volta Redonda
Orientador: Lucia Helena Luiza Vieira Amim

Graduação em Engenharia Ambiental

2002 - 2007

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Título: Estudo Piloto da Tratabilidade de Efluente de Laticínio utilizando Eletroflotação
Orientador: Antônio de Pádua Sobreira Leal

Ensino Médio (2º grau)

1999 - 2001

UFF - Colégio Agrícola Nilo Peçanha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II SEMANA TECNOLÓGICA DA ENGENHARIA AMBIENTAL. 2005. (Seminário).

XII SETENGE - SEMANA TECNOLÓGICA DA ENGENHARIA. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Tratabilidade de Efluentes Oleosos Oriundos da Indústria Automobilística, Descrição: O presente projeto pretende estudar métodos de tratamento de efluentes oleosos oriundos de processos de usinagem em indústrias automobilísticas que evitem o envio dos mesmos para aterros industriais ou para incineração. Os processos de usinagem utilizam óleos solúveis para reduzir o atrito entre ferramentas e peças a serem usinadas. Tais óleos são de difícil tratamento e por tal motivo tais atividades industriais têm enviado esses resíduos para aterros industriais (classe 1, segundo a ABNT/NBR 10.004) ou para incineração em fornos devidamente licenciados pelas Autoridades Ambientais. O custo do envio desses resíduos para aterros ou para incineração varia de R$ 30,00 a R$ 120,00 por tonelada de resíduo. Aliando tais custos ao elevado risco de se transportar resíduos oleosos entre o gerador e o receptor dos mesmos, é mister que sejam feitas pesquisas a fim de estudar as eficiências de métodos avançados de tratamento de efluentes oleosos na tentativa de encontrar uma alternativa de destinação de melhor custo-efetividade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jamil Harbache Novaes - Coordenador / Rosana Aparecida Ravaglia Soares - Integrante / Antônio Henriques de Araújo Junior - Integrante / Álvaro Augusto Ferreira Lacerda - Integrante / Bruno Marçal e Silva - Integrante / Raquel Rohr Madureira - Integrante / Marcus Vinicius Faria de Araujo - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Estudo de Tratabilidade por Eletroflotação de Efluentes de Reciladoras de Plásticos, Descrição: O projeto tem como objetivo testar o processo de eletroflotação para tratar efluentes de recicladoras de plástico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Jamil Harbache Novaes - Coordenador / Rosana Aparecida Ravaglia Soares - Integrante / Marcus Vinicius Faria de Araujo - Integrante / Cristina Silva Costa - Integrante / Franciny Lima de Oliveira - Integrante / Juliana Marques Resende - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2012 - 2014

Consórcio Conduto - Egesa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2012 - 03/2014

    Serviços técnicos especializados , COEG, .,Serviço realizado, Construção e montagem industrial de duas estações de envio e recebimento de matéria prima e refinos provindos da Refinaria Abreu e Lima e Pier do Porto de SUAPE (RNEST ? Ipojuca-PE)..

2015 - 2016

VWA Serviços e Consultoria Ambiental Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuação na área de projetos ambientais, projetos de estações de tratamento de efluentes, auditorias ambientais, monitoramento de efluentes, licenciamento ambiental e Levantamento geoambiental preliminar de áreas contaminadas.

2008 - 2012

VWA Serviços e Consultoria Ambiental Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

2007 - 2007

VWA Serviços e Consultoria Ambiental Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Ambiental, Carga horária: 16

Outras informações:
Estagiário em Engenharia Ambiental.

Atividades

  • 04/2009

    Serviços técnicos especializados , Usitrame Beneficiamento de Madeiras, .,Serviço realizado, Participação no processo de atualização de dados cadastrais e projeto de sistema de sanitário da emrpesa USITRAME USINA DE TRATAMENTO DE MADEIRAS LTDA.

  • 04/2009

    Serviços técnicos especializados , Landim Indústria e Comércio, .,Serviço realizado, Participação do estudo de tratabilidade do efluente, participação no projeto da estação de tratamento de dispejo industrial da LANDIM FERREIRA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (Imbutidos).

  • 02/2009

    Serviços técnicos especializados , Laticínio Manoel Borges, .,Serviço realizado, Participação no processo de Start-up da estação de tratamento biológico do Laticínio Manoel Borges.

  • 01/2009

    Serviços técnicos especializados , Cooperativa Mista de Valença Ltda, .,Serviço realizado, Participação de projeto de sistema de controle ambiental da Cooperativa Mista de Valença..

  • 12/2008

    Serviços técnicos especializados , P & L Engenharia, .,Serviço realizado, Participação no processo de requerimento de Licença de Operação, Projeto de Sistema de Controle de Poluição Hídrica da empresa POWER & LIGHT ENGENHARIA. (Reparos Transformadores, Geradores).

  • 12/2008

    Serviços técnicos especializados , Fibrotécnica, .,Serviço realizado, Participação no processo de requerimento de Licença de operação, Projeto de Sistema de Controle de Poluição Hídrica da empresa FIBROTÉCNICA. (Fabricação de Telhas em Fibra de Vidro e Caixa d?água em polietileno)..

  • 11/2008

    Serviços técnicos especializados , INB - Industrias Nucleares do Brasil, .,Serviço realizado, Participação no estudo de tratabilidade e projeto de Estação de Tratamento de Efluentes da Empresa INB ? INDÚSTRIAS NUCLEARES DO BRASIL..

  • 11/2008

    Serviços técnicos especializados , CIA Fluminense de Refrigerantes, .,Serviço realizado, Participação no processo de Auditoria Ambiental (como Auditor) na empresa CIA FLUMINENSE DE REFRIGERANTES. (Coca-Cola Porto Real)..

  • 11/2008

    Serviços técnicos especializados , Benteler Sistemas Automotivos, .,Serviço realizado, Participação do estudo e projeto de interligações de novas instalações sanitárias ao sistema de tratamento existente na empresa BENTELER SISTEMAS AUTOMOTIVOS. (Industria Automobilística)..

  • 09/2008

    Serviços técnicos especializados , Xerox do Brasil, .,Serviço realizado, Participação de projeto de sistema de controle ambiental na indústria XEROX DO BRASIL. (Indústria de Fabricação de Copiadora)..

  • 08/2008

    Serviços técnicos especializados , Cellofarm Farmacêutica, .,Serviço realizado, Participação de análise e adequação de uma Estação de Tratamento de Despejo Industrial e Start-up da mesma, da empresa CELLOFARM (Indústria Farmacêutica)..

  • 07/2008

    Serviços técnicos especializados , AEROMEC Reparos Eletromecânicos, .,Serviço realizado, Participação no processo de requerimento de Licença de Instalação, Projeto de Sistema de Controle Atmosférico, Projeto de Sistema de Controle de Poluição Hídrica da empresa AEROMEC. (Reparos Eletromecânicos).

  • 07/2008

    Serviços técnicos especializados , Lavanderia Floresta, .,Serviço realizado, Participação de projeto de Estação de Tratamento de Despejo Industrial da empresa LAVANDERIA FLORESTA..

  • 07/2008

    Serviços técnicos especializados , AM Pneus, .,Serviço realizado, Participação de projeto de sistema de controle ambiental da empresa AM PNEUS (Recauchutadora de Pneus)..

  • 06/2008

    Serviços técnicos especializados , 3B - RIO, .,Serviço realizado, Participação de Start-up de uma estação de tratamento de efluente industrial da empresa 3BRIO (Fabricação de Borrachas para Carro)..

  • 06/2008

    Serviços técnicos especializados , Avipal Nordeste S/A, .,Serviço realizado, Participação no processo de requerimento do Licenciamento ambiental da empresa AVIPAL NORDESTE S/A. (Indústria de Laticínio)..

  • 03/2008

    Serviços técnicos especializados , Condominio Tecnopolo I - Peugeot, .,Serviço realizado, Participação de projeto de sistemas de controle de poluição, acompanhamento da obra e Start-up da Estação de Tratamento. (Condomínio Tecnopolo I Peugeot), (Montadora de Veículos)..

2009 - 2009

Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuação como professor voluntário nas disciplinas: Poluição Hídrica Tratamento de Água e Resíduo Projeto de Tratamento de Sistema Sanitário Hidraulica Ambiental

Atividades

  • 01/2009 - 12/2009

    Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hidráulica Ambiental, Poluição Hídrica, Projeto de Sistema de Tratamento Sanitário, Tratamento de Água e Resíduos

2005 - 2007

CONNECTCOM Teleinformática Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnico de Microinformática, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuante na Caixa Econômica Federal, prestando serviços de Reparos em micros, impressoras e Caixas Eletrônicos, instalação de sistemas da Caixa Econômica Federal reparos de cabeamento e estruturas Lógicas