Regia Cristina Barbosa de Araujo

Régia Cristina Barbosa de Araújo é Assistente Social formada pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - com pós- graduação em Políticas Socias pela UFRN e Mestra em Políticas Sociais pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como professora substituta na UFRN e desenvolveu diversos trabalhos de asssessoria em ONGs que atuam na área rural no Estado do Rio Gradre do Norte, realizando atividades educativas sobre políticas públicas e desenvolvimento local, em especial nas áreas de assentamento. Além disso acompanhou atividades de assessoria e monitoramento aos processos de elaboração, gestão de políticas públicas para a formação de comitês gestores do Programa Fome Zero .Participou ainda como Assessora pelo Ministério do Meio Ambiente na implantação da Agenda 21 no município de Maxaranguape/RN. Mais recentemente trabalhou como Consultora do Ministério do Desenvolvimento Social na Implantatação do Sistema Único da Assistencia Social - SUAS, avaliando a gestão descentralizada do SUAS e dos Pactos de Aprimoramento da Gestãso Estadual , analisando as propostas de Pactos de Aprimoramento da Gestão Estadual, realizando visitas técnicas com o objetivo de estabelecer parceirias e avaliar o estágio de implantação do Pacto, de acordo com as metodologias e instrumentos definidos, discutindo com representantes das Secretarias Estaduais um plano de acompanhamento e apoio à implantação do Pacto, avaliando os resultados e impactos do Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual . Atuou como consultor no Programa Crack é possível vencer, apoiando os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro no combate as drogas.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Pós-Graduação em Serviço Social

2005 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Questão Ambiental e Assentamento rural:,Ano de Obtenção: 2007
Vitória Régia Fernandes Gehlen.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Assentamento Rural.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Desenvolvimento Rural.

Especialização em Especialização em Serviço Social

1997 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: As políticas sociais e os rebatimentos na situação das crianças e adolescentes no Brasil
Orientador: Rita de Lourdes de Lima.
Bolsista do(a): Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura, FUNPEC, Brasil.

Graduação em serviço social

1991 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: As Condições de Trabalho dos Assalariados Rurais da Fruticultura: um estudo realiado no vale do Açu
Orientador: Silvana Mara

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Internacional Gênero, Trabalho e Família no Brasil : Mudanças e Permanências nas Últimas Décadas..Convidada. 2017. (Seminário).

Capacitação Nacional de Agentes Multiplicadores do Projovem Adolescente.Participante. 2008. (Oficina).

Encontro Reginal de Gestores Municipais.Participante. 2008. (Encontro).

Seminário Sobre a Transição da Educação Infantil da Assistência para Educação.Participante. 2008. (Seminário).

33° Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social: ?Crecimiento y Desigualdad: Escenario y Desafios para el Trabajo Social del siglo XXI. 2. As Condições de trabalho dos assalariados rurais da fruticultura no Vale do Açu ? Rio Grande do Norte. 2006. (Congresso).

Metodologia e Planejamento da Ação Educativa. 2001. (Outra).

Atualização em Planejamento Estratégico Situacional. 2000. (Outra).

Poder Local e Políticas Públicas de Inclusão Social. 2000. (Outra).

Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. 1999. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA ELIANE QUEIROGA BRYON

BRYON, E.. Questão Ambiental e Assentamentos Rurais: a luta por uma sustentabilidade alternativa nos assentamentos Nova Vida e Novo Horizonte II em Maxaranguape - RN. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Vitoria Regia Fernandes Gehlen

GEHLEN, V. R. F.. Assentamento rural e desenvolvimento local sustentável: um estudo sobre a inserção dos assentamentos Nova Vida e Novo Horizonte em Maxaranguape-RN. 2006. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Helena Lúcia Augusto Chaves

GEHLEN, V.; OLIVEIRA, E. F.;CHAVES, H. L. A.. Questão ambiental e assentamento rural: a luta por uma sustentabilidade alternativa no Assentamento Novo Horizonte II, em Maxaranguape (RN). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

MARX PRESTES BARBOSA

BARBOSA, M. P.; GEHLEN, Vitória Régia Fernandes; Oliveira, E. F. de; Chaves, H. L. A.; Vieira, A.C. S.. Questão ambiental e assentamento rural: a luta por uma sustentabilidade alternativa no assentamento Novo Horizonte II Maxaranguape/RN. 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vitoria Regia Fernandes Gehlen

Assentamentos rurais e desenvolvimento local: um estudo sobre a inserção dos assentamentos Novo Horizonte e Nova Vida no município de Maxaranguape (RN), na década de 1990; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Vitoria Regia Fernandes Gehlen;

Rita de Lourdes de Lima

As políticas Sociais e os rebatimentos na situação das Crianças e Adolescentes; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em VIII Curso de Especialização Em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rita de Lourdes de Lima;

Ilena Felipe Barros

Supervisão de Campo de Estágio Curricular I; 1995; Orientação de outra natureza; (SERVIÇO SOCIAL) - Serviço de Assistencia Rural; Orientador: Ilena Felipe Barros;

Ilena Felipe Barros

Supervisão de Campo de Estágio Curricular II; 1995; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Serviço de Assistencia Rural; Orientador: Ilena Felipe Barros;

Silvana Mara de Morais dos Santos

Avanço tecnológico x condições de trabalho: um estudo sobre as condições de trabalho daos assalariados rurais da fruticultura no Vale do AÇU-RN; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Silvana Mara de Morais dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, R. C. B. ; MATIAS, M. L. ; GELHEN, V. . 2. As Condições de trabalho dos assalariados rurais da fruticultura no Vale do Açu ? Rio Grande do Norte. In: 33° Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social: ?Crecimiento y Desigualdad: Escenario y Desafios para el Trabajo Social del siglo XXI, 2006, Santiago - Chile. 33° Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social: ?Crecimiento y Desigualdad: Escenario y Desafios para el Trabajo Social del siglo XXI, 2006.

  • ARAUJO, R. C. B. . Questão agrária, meio ambiente e ?desenvolvimento sustentável? dentro da lógica capitalista no Brasil.. In: Cogressso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2007, Foz do Iguaçu. Congresso Brasileiroa de Assistentes Sociais. Brasilia: CBAS, 2007.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2009

    Ministério do Desenvolvimento Socail e combate a Fome

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Consultora

  • 1999 - 2000

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2003

    Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

    Outras informações:
    Assessoria em formação e educação política, organização de grupos de mulheres e aplicação de cursos de gestão participativa das organizações associativas.

  • 2002 - 2003

    Núcleo de Apoio ao Menor

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

    Outras informações:
    Coordenadora da equipe técnica

  • 1997 - 1998

    Serviço de Assistência Rural

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

    Outras informações:
    Assessoria na aplicação de cursos de capacitação nas áreas de assentamentos rurais; Supervisão nos cursos de alfabetização de jovens e adultos (áreas de assentamentos e comunidades rurais)