Elaine Cristina Novelletto Astorga

Possui graduação em Biotécnologia pela Universidade do Vale do Itajaí(2005) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Itajaí(2008). Atualmente é Professora da Prefeitura Municipal de Balneario Camboriu.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Ciências Marinhas Aplicada ao Ensino

2017 - Atual

Instituto Federal de Santa Catarina

Graduação em Ciências Biológicas

2005 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Educação, sustentábilidade e cidadania: resgatando o planeta e Sementes da mudança.
Orientador: Yára Christina Cesário Pereira

Graduação interrompida em 2005 em Biotécnologia

2000 - Interrompido

Universidade do Vale do Itajaí
Ano de interrupção: 2005

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Robótica. (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Balneario Camboriu, PMBC, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 80h). , Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2014 - 2014

Formação Continuada. (Carga horária: 16h). , SINERGIA SISTEMA DE ENSINO LTDA, SSE_PPROV, Brasil.

2008 - 2008

Formação Continuada para Professores da disciplina de Ciências (Oficina). (Carga horária: 20h). , Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.

2005 - 2005

Recuperação de ambientes aquáticos degradados (minicurso). (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas, SOBRADE, Brasil.

2005 - 2005

Formação Continuada em Educação Ambiental. (Carga horária: 10h). , Prefeitura Municipal de Itajaí, SS, Brasil.

2002 - 2002

Educação Ambiental a partir de trilhas ecológicas. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Simpósio de extensão da Univali.Fortalecendo as ações de formação continuada da sala verde Vale do Itajaí. 2007. (Simpósio).

Semana Acadêmica do CTTMAR. 2007. (Seminário).

Seminário de Educação Ambiental. 2002. (Seminário).

XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antônio Fernando Silveira Guerra

Uma investigação das abordagens pedagógicas e materiais utilizados para educação ambiental: Estudo de caso em escolas do ensino fundamental da região da AMFRI; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Ênfase Em Biotecnologia) - Universidade do Vale do Itajaí, univali; Orientador: Antonio Fernando Silveira Guerra;

Antônio Fernando Silveira Guerra

Fortalecendo as ações de formação continuada na Sala Verde ?Vale do Itajaí; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas Ênfase Em Biotecnologia) - Universidade do Vale do Itajaí, univali; Orientador: Antonio Fernando Silveira Guerra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ASTORGA, E. C. N. . ROBOTICAEDUCACIONALBC. 2018; Tema: Robótica Educacional. (Rede social).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2009

    Desenvolvimento de materiais e tecnologias para Educação Ambiental em escolas da micro-região da Foz do Rio Itajaí, Descrição: Este projeto teve por objetivo geral desenvolver metodologias e materiais didático-pedagógicos (impressos, audiovisuais e digitais) para inserção da dimensão ambiental e do uso das tecnologias na prática docente. Foi desenvolvido para professores que trabalham com ações e projetos em Educação Ambiental (EA) em sua prática docente e para aqueles que atuam em laboratórios de informática da rede pública de ensino. O estudo caracterizou-se como uma investigação-ação, integrando professores participantes, pesquisadores e mestrandos do Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade GEEAS do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PMAE) da UNIVALI, técnicos da Gerência de Educação (GEED) da 17a. Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), coordenadores pedagógicos e especialistas de Secretarias Municipais de Educação e Fundação de Meio Ambiente da região da Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí AMFRI. O público-alvo foram 28 professores de escolas de diferentes áreas/disciplinas do Ensino Fundamental. Na primeira etapa foi realizada uma visita técnica a 14 escolas para diagnóstico do uso das tecnologias e materiais pedagógicos utilizados para Educação Ambiental e tendências pedagógicas subjacentes. Nas etapas 2 e 3 foi realizado um Curso de Aperfeiçoamento em Utilização e desenvolvimento de materiais e tecnologias para Educação Ambiental , com carga horária de 100h/aula, sendo 42h/a presenciais e 58h/a a distância. Nos quatro encontros presenciais foi desenvolvida uma fundamentação teórico-metodológica em EA a partir do Tema Gerador sustentabilidade. Utilizou-se ferramentas, tais como: CmapTools , para mapas conceituas; Power Point , para apresentações e o Blogger , para construção de Blogs. Nos encontros presenciais e virtuais foram utilizadas as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem do TelEduc (portfólios, correio, fórum de discussão). Buscou-se a troca de experiências, produção e avaliação das atividades produzidas, indicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Elaine Cristina Novelletto Astorga - Integrante / Antonio Fernando S. Guerra - Coordenador / José Erno Taglieber - Integrante / Mara Lúcia Figueiredo - Integrante / Yara Christina Cesario Pereira - Integrante / Ana Matilde da Silva - Integrante / Maria Bernadete Segalla - Integrante / Raquel Mafra Orsi - Integrante / Rômulo Rauen Rodrigues da Silva - Integrante / Luís Henrique Luchetta - Integrante / Ana Isabela Mafra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Uma investigação das abordagens pedagógicas e materiais utilizados para a educação ambiental: estudo de caso em escolas do ensino fundamental da região da AMFRI., Descrição: Este trabalho, vinculado a um projeto de investigação aprovado pela FAPESC-SC e realizado pelo Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade teve por objetivo geral caracterizar as abordagens pedagógicas para Educação ambiental na prática docente de 23 professores de 13 escolas de 5 municípios da região da AMFRI (Navegantes, Itajaí, Itapema, Camboriú e Bombas). Para coleta de dados foram utilizados um questionário para caracterizar as representações, abordagens teóricas e práticas pedagógicas (atividades, projetos estratégias e materiais e tecnologias) utilizadas pelos professores para inserir a dimensão ambiental no currículo nas escolas; entrevistas estruturadas com os gestores educacionais destes municípios e a Análise de Conteúdo para caracterização das representações e das abordagens pedagógicas subjacentes nas práticas docentes. Para caracterizar as abordagens teóricas nas práticas pedagógicas dos 23 professores para inserir a dimensão ambiental no currículo, foi adotada a Cartografia das correntes em Educação Ambiental (SAUVÈ, 2005). Nos relatos sobre o que se entende por Educação Ambiental , percebeu-se que a maioria das respostas condiz fortemente com a concepção Moral/ Ética. A segunda concepção foi a Sistêmica e a terceira a Naturalista. Observou-se em 11 professores a concepção de que a educação ambiental deve conscientizar as pessoas, o que para Loureiro (2007) teria a intenção de dizer: sensibilizar para o ambiente; transmitir conhecimentos; ensinar comportamentos adequados à preservação, ou seja, levar consciência a quem não tem, o que reflete a influência da pedagogia nova de ensino e concepções ligadas à moral e mudanças comportamentais visando a preservação ambiental. Os materiais para EA mais utilizados são os livros didáticos, jornais e revistas, seguidos dos CDs e DVDs sobre temas ambientais. Chamou a atenção que 15 professores afirmaram não utilizar fitas VHS e o material da TV Escola, e apenas 2 usarem sítios da Internet... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Elaine Cristina Novelletto Astorga - Integrante / Antonio Fernando S. Guerra - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2008

Colégio Liderança - Positivo

Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Ensino, Nivel Fundamental e Médio Disciplinas: Ciências e Biologia

2007 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Equipe técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental

2011 - Atual

Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Nivel Fundamental Disciplinas: Ciências

2009 - 2009

Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Nivel Fundamental Disciplinas: Ciências

2005 - 2008

Prefeitura Municipal de Itajaí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Ensino, Nivel Fundamental Disciplinas: Ciências

2007 - 2008

Hotel Plaza Itapema Resort

Vínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Recreação: Educadora Ambiental, Carga horária: 10

Outras informações:
Recreação, Educadora Ambiental Bióloga

2015 - 2015

Instituto Filadélfia

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora, Disciplinas: Anatomia e Fisiologia Geral, Primeiros Socorros e Biossegurança.

2015 - 2015

Associação dos Desportistas de Balneário Camboriú

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora, Disciplina: Educação Ambiental