João Marcelo do Nascimento Barbosa

Possui graduação em Química pela Universidade do Grande Rio (1999) e mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é diretor técnico - JMEC Consultoria Ambiental Ltda, professor - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e professor da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento anaeróbio, sistemas passivos de tratamento e tratamento de esgotos. Fundador da JMEC Consultoria Ambiental que possui atualmente mais de 50 ETE's instaladas em todo o territótio nacional.Inventor da Técnica de Tratamento de Esgotos denominada "Anaeróbio Avançado", criador do conceito de "Poluição do Tempo Cronológico".

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia Civil

2006 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Upgrade de Sistemas UASB,
Orientador: Eduardo Pacheco Jordão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: tratamento de esgotos; efluentes; bioremediação.

Mestrado em Saúde Pública

2001 - 2003

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Estudo do comportamento da DBO em suporte aeróbio de oxigênio puro. Coeficientes Cinéticos e Fatores de Correlação,Ano de Obtenção: 2003
Dalton Marcondes Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Química

1994 - 1999

Universidade do Grande Rio
Título: Oxigênio Puro em lodos ativados - Efluentes Cosméticos
Orientador: Marcelo Pedrosa

Curso técnico/profissionalizante

1985 - 1989

Escola Técnica Rezende Rammel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Química Sanitária.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Envirosin - Biowin.Modelagem Computacional de Sistemas de Tratatmento de Efluentes. 2010. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wilma de Carvalho Pereira Bonet Guilayn

PEREIRA, W. C.; GONÇALVES, Ricardo Franci; MOREIRA, Josino Costa. Estudo do Comportamento da DBO em Suporte Aeróbio de Oxigêncio Puro. Coeficientes cinéticos e fatores de correlação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saneamento e Saúde Ambiental) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Olavo Barbosa Filho

BARBOSA FILHO, O.. Estudo do Comportamento da DBO em Suporte Aeróbio de Oxigênio Puro. Coeficientes Cinéticos e Fatores de Correlação. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriana de Souza

Reuso de Águas de Chuvas - Aspectos de Saúde Pública; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcelo do Nascimento Barbosa;

EDUARDO MAGALHÃES

Reúso de Água de Lavagem de Caminhões de Coleta de Lixo; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcelo do Nascimento Barbosa;

Ricardo Braga

Reuso de Águas Industriais; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcelo do Nascimento Barbosa;

Eduardo de Souza

Reuso de Efluentes de Postos de Gasolina; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcelo do Nascimento Barbosa;

Sergio Santos da Silva

Sistema de Licenciamento Ambiental no Rio de Janeiro; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Marcelo do Nascimento Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Odir Clécio da Cruz Roque

Estudo do comportamento da DBO em suporte aeróbio de oxigênio puro; Coeficientes cinéticos e fatores de correção; 2003; 105 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Odir Clécio da Cruz Roque;

Dalton Marcondes Silva

Estudo do comportamento da DBO em suporte aeróbio de oxigênio puro; Coeficientes cinéticos e Fatores de correlação; 2003; Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dalton Marcondes Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Poluição do tempo - ciberespaço e rede de fluxos. In: Congresso da ABES, 2007, Belo Horizonte. Congresso da ABES - Anais. Rio de Janeiro, 2007.

  • BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . DBO em suporte aeróbio de oxigênio puro - Fatores de Correlação.. In: Congresso da ABES, 2007, Belo Horizonte. Congresso da ABES - Anais, 2007.

  • BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Águas de chuvas para usos residenciais e industriais - tratabilidade e custos.. In: Congresso da ABES, 2007, Minas Gerais. Congresso da ABES - Anais. Rio de Janeiro, 2007.

  • BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Reúso de Àguas Negras - Condomínio Modigliani. In: Congresso da ABES, 2005, Joinvile. Congresso da ABES - Anais. Rio de Janeiro, 2005.

  • BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Oxigênio puro em lodos ativados - Aspectos Mercadológicos. In: 22° Congresso Brasilero de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinvile, 2003.

  • BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento ; JOÃO . Oxigênio Puro em lodos ativados - Estudo de Caso. In: 22° Congresso Brasilero de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinvile, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Anaeróbio Avançado. 2007.

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento Físico-Químico e Biológico. 2007. (Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento Físico-Químico e Biológico. 2006. (Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento Físico-Químico e Bilológico. 2005. (Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento Físico-Químico e Bilológico. 2005. (Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento Físico-Químico e Bilológico. 2003. (Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento Físico-Químico. 2003. (Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Operações Unitárias para tratamento de Efluentes. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento de Efluentes Industriais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Tratamento de Efluentes Industriais. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Operações Unitárias para Tratamento de Efluentes. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização).

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Licenciamento Ambiental. 2006 (Consultoria Ambiental) .

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Licenciamento Ambiental. 2006 (Consultoria Ambiental) .

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Licenciamento Ambiental. 2005 (Consultoria Ambiental) .

BARBOSA, João Marcelo Do Nascimento . Licenciamento Ambiental. 2005 (Consultoria Ambiental) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2010

    Anaer / Aer Transformer, Descrição: Trata-se de um sistema de tratamento composto de um reator que dá partida de tratamento como anaeróbio e vai se adequando de acordo com a demanda de vazão e/ou carga orgânica de modo a atuar como um sistema híbrido (anaeróbio / aeróbio), ou mesmo um sistema completamente áeróbio em alta taxa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Marcelo do Nascimento Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Bio-Rio - Cooperação.

  • 2009 - 2010

    Biodigestor Uasbado, Descrição: Trata-se de um biodigestor de alta taxa capaz de tratar efluentes domésticos e resíduos orgânicos de uma pequena comunidade, visando gerar biogás e reduzir a carga orgânica dos despejos gerados. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Marcelo do Nascimento Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Bio-Rio - Cooperação.

  • 2009 - 2010

    Biodigestor Uasbado, Descrição: Trata-se de um biodigestor de alta taxa capaz de tratar efluentes domésticos e resíduos orgânicos de uma pequena comunidade, visando gerar biogás e reduzir a carga orgânica dos despejos gerados. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Marcelo do Nascimento Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Bio-Rio - Cooperação.

  • 2009 - 2010

    Anaer / Aer Transformer, Descrição: Trata-se de um sistema de tratamento composto de um reator que dá partida de tratamento como anaeróbio e vai se adequando de acordo com a demanda de vazão e/ou carga orgânica de modo a atuar como um sistema híbrido (anaeróbio / aeróbio), ou mesmo um sistema completamente áeróbio em alta taxa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: João Marcelo do Nascimento Barbosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Bio-Rio - Cooperação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Stakeholder da área ambiental brasileira, Senac - RJ.

2009

Mais Adequada ETE para o "Minha Casa Minha Vida", Sinduscon-RJ, ADEMI e Fundação BioRio.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • JMEC Consultoria Ambiental Ltda. , Rua Coronel Magalhães,51/301, Cascadura, 21350-140 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25938773, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional