Daniela Tomio
Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Mestre em Educação, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas. Docente pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau, nos cursos de Pós-graduação em Educação (PPGE) e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) e em licenciaturas nas áreas de Educação Científica, Educação Não Formal e Pesquisa em Educação. Trabalha na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica . Atua e pesquisa principalmente nas seguintes áreas: Contextos formais e não formais de práticas educativas e formação docente na Educação Básica e em interfaces com Educação Científica; Divulgação Científica e Clubes de Ciências. Coordenadora da Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC). Coordenadora de Divulgação Científica para Educação Florestal do Programa FlorestaSC; Membro da Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR). Membro do Coletivo de Extensão Universitária HABITAT.
Informações coletadas do Lattes em 25/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica
2008 - 2012
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Circulando sentidos, pela escrita, nas aulas de Ciências: Com interlocuções entre Fritz Müller, Charles Darwin e um coletivo de estudantes
, Ano de obtenção: 2012. Suzani Cassiani Souza. Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação de SC, FUMDES, Brasil.
Mestrado em Mestrado Em Educação
1998 - 2000
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Uma Ecologia Cognitiva para a Formação Permanente de Professores de Ciências, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Osmar de Souza
Palavras-chave: Formação de Professores; ensino de Ciências; Corpo Aprendente.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Especialização em Educação Em Ciências
1994 - 1995
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: nda
Orientador: nda
Graduação em Ciências Biológicas
1989 - 1993
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Acompanhamento das Etapas de Propagação Artificial de Peixes de Água Doce
Orientador: Pedro CL. Braga
Formação complementar
2017 - 2017
Curso de Educação Ambiental e Prevenção aos Riscos de Desastres. (Carga horária: 12h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2015 - 2015
Design Thinking na Educação. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Explorando as potencialidades das tecnologias digitas no processo de aprend. (Carga horária: 16h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2014 - 2014
V Seminário PIBID FURB. (Carga horária: 12h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2013 - 2013
Construção das Diretrizes das Licenciaturas. (Carga horária: 12h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2013 - 2013
Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 20h). , FAE Centro Universitário, FAE, Brasil.
2013 - 2013
VIIII Seminário das Licenciaturas .... (Carga horária: 8h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2012 - 2013
Fórum Permanente das Licenciaturas. (Carga horária: 12h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento Docente. (Carga horária: 8h). , Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.
2011 - 2011
Relação entre Ciências Humanas e Ciências Naturais. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2010 - 2010
Leitura e Formação Humana. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2009 - 2009
II ENREAD. (Carga horária: 9h). , Conselho Regional de Administração SC, CRA/SC, Brasil.
2007 - 2008
Extensão universitária em Aperfeiçoamento Docente do IBES. (Carga horária: 64h). , Instituto Blumenauense de Ensino Superior, IBES, Brasil.
2007 - 2007
Reflexão sobre o cotidiano profissional docente. (Carga horária: 4h). , Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Raio X - 2006. (Carga horária: 12h). , Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
2006 - 2006
A criatividade no trabalho pedagógico no ES. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Princípios, Dimensões e Desafios da ES. (Carga horária: 4h). , Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
2005 - 2005
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem no ES. (Carga horária: 4h). , Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática docente em contextos de educação formal e não formal.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Biologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Organização de eventos
TOMIO, D. ; FISCHER, A. ; MULLER, A. J. ; B, K. R.B ; SANTOS, I. dos ; COSTA, L. F. S. . XIX Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI: Pesquisas em Educação na (pós) pandemia. 2022. (Outro).
TOMIO, D. ; FISCHER, A. ; MULLER, A. J. ; B, K. R.B ; SANTOS, I. dos ; COSTA, L. F. S. . XIX Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI: Pesquisas em Educação na (pós) pandemia. 2022. (Outro).
TOMIO, D. ; FISCHER, A. ; MULLER, A. J. ; B, K. R.B ; SANTOS, I. dos ; COSTA, L. F. S. . XIX Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI: Pesquisas em Educação na (pós) pandemia. 2022. (Outro).
TOMIO, D. . Feira Científica dos Clubes de Ciências na MIPE. 2019. .
TOMIO, D. . Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI. 2018. (Outro).
TOMIO, D. . Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI. 2015. (Outro).
TOMIO, D. ; CARDOSO, D. ; SEBOLD, R. ; WOLF, C. . III Encontro de professores para socialização das práticas de promoção da saúde bucal. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
I Encontro de Professores da Educação Básica que participam de feiras científicas - a escrita de práticas (I EPFEC).Clubes de Ciências e Feiras Científicas: contributos para a divulgação do conhecimento científico. 2025. (Encontro).
I Encontro de Professores da Educação Básica que participam de feiras científicas - a escrita de práticas (I EPFEC).Uma feira de ciências em Maracajá como prática educativa transformadora na escola: relato de uma experiência. 2025. (Encontro).
10.ª Reunião da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes.Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE: Pesquisas em desenvolvimento. 2020. (Outra).
Clubes de Ciência Brasil.Clubes de Ciências nas Escolas. 2020. (Encontro).
Congresso Educasul. Interlocuções entre uma professora e licenciandos em um percurso de formação docente sobre práticas educativas em aulas online de ciências na pandemia COVID-19. 2020. (Congresso).
FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia.Práticas educativas para crianças com foco na promoção de uma cultura de prevenção ao risco de desastres. 2020. (Outra).
FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia.Formação docente de educadores que atuam em Clubes de Ciências: um panorama das pesquisas brasileiras. 2020. (Outra).
SECEC - Simpósio Catarinense de Educação em Ciências.A leitura e a escrita na prática diária do professor na Educação Básica. 2020. (Simpósio).
SECEC - Simpósio Catarinense de Educação em Ciências.O diário solicitado na pesquisa em ensino de Ciências: Reflexões colaborativas com um Clube de Ciências. 2020. (Simpósio).
9º Encontro da Ripefor: A investigação sobre formação e práticas docentes na região Sul: avanços e perspectivas dos e para os grupos de pesquisa.GPFORPE FURB. 2019. (Encontro).
EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação.Para que aprender ciências da natureza na escola? Uma leitura dos objetivos na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular de Santa Catarina. 2019. (Encontro).
EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação.A divulgação de práticas educativas em um jornal: um percurso para o desenvolvimento profissional docente na educação infantil. 2019. (Encontro).
I Seminário sobre Ensino das Ciências da Natureza e Matemática.10 ANOS DO PPGECIM FURB EM SEUS PERCURSOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR. 2019. (Seminário).
Seminário CONHECER Educação empreendedora: Pontes para Futuro, Fora da Caixa.Uma Rede Internacional de Clubes de Ciências para desenvolver e compartilhar experiências inovadoras com metodologias de aprendizagem para educação científica. 2019. (Seminário).
Seminário CONHECER Educação empreendedora: Pontes para Futuro, Fora da Caixa.O que se investiga sobre o uso de metodologia ativa para o ensino do aparelho do movimento no ensino superior na disciplina de anatomia humana.. 2019. (Seminário).
XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Um panorama da pesquisa brasileira acerca da abordagem dos desastres naturais na escola.. 2019. (Encontro).
XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação da ANFOPE / 40° Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP.Articulações entre a universidade e a escola em um espaço hibrido de formação docente. 2019. (Seminário).
XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação da ANFOPE / 40° Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP.Práticas educativas de profissionais da educação, do contexto da defesa civil, para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres. 2019. (Seminário).
XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação da ANFOPE / 40° Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP.Formação docente em ambientes de co-criação educativa a partir de projetos criativos ecoformadores. 2019. (Seminário).
XVII Simpósio Integrado Pesquisa FURB, UNIVILLE, UNIVALI.A construção de um caso de ensino a partir da documentação pedagógica na Educação Infantil. 2019. (Simpósio).
XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE.BNCC: Diretrizes para a área de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. 2019. (Seminário).
XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE.O que é uma formação continuada inovadora? Uma análise de práticas divulgadas no portal Porvir. 2019. (Seminário).
I Colóquio Internacional sobre Infâncias e Escolas: A Educação no século XXI - COLINE. 2018. (Outra).
Reunião Científica da Regional da ANPEd ? XII ANPEd-Sul.O "lugar" da Educação Não Formal na Formação Inicial Docente: Enfoques para documentos de contextos curriculares de Pedagogia. 2018. (Encontro).
VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTADO DO CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. 2018. (Congresso).
XLII SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA.Pós-Graduação: capacitação complementar para os Biólogos. 2018. (Outra).
7o Encontro da Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Prática docentess. 2017. (Encontro).
EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação. Formação e práticas docentes em contextos de educação não formal e suas relações nos documentos oficiais da educação brasileira. 2017. (Congresso).
IV Congreso Nacional de Investigacion en Enseñanza de la Biologia; IX Encuentro Nacional de Experiências en Enseñanza de la Biologia y la Educacion Ambiental. Pedagogia Ecovivencial: propuesta pedagógica de educacion ambiental crítica de la enseñanza de la biologia. 2017. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Clubes de Ciências no contexto da América Latina. 2017. (Encontro).
XV Simpósio Integrado de Pesquisa UNIVILLE/FURB/UNIVALI.Identidade docente em um contexto de Educação Não Formal: O caso SESI Ciência Itinerante. 2017. (Simpósio).
2 Encontro Universidade Aberta.idadão 2.0 - Do acesso a informação à construção do conhecimento.. 2016. (Encontro).
SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia.Clubes de Ciências. 2016. (Simpósio).
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPEd Sul.GT Formação de professores. 2016. (Outra).
9ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE.Os "Fritz" invadindo a Ciência. 2015. (Outra).
Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia.Panorama da pesquisa científica sobre o Museu de Ecologia Fritz Müller. 2015. (Encontro).
Seminário em Educação Mestrado FURB.Itinerários: A experiência do pesquisador em Educação. 2015. (Seminário).
XI Seminário das Licenciaturas FURB.Mostra de Trabalhos PIBID Biologia. 2015. (Seminário).
9ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? MIPE.A investigação do contexto sócio-ambiental da comunidade pelo Clube De Ciências Gatos-Do-Mato. 2014. (Outra).
9ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão ? MIPE.A investigação do contexto sócio-ambiental da comunidade pelo Clube De Ciências Gatos-Do-Mato. 2014. (Outra).
IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Produções Coletivas de mídias em um Clube de Ciências. 2014. (Simpósio).
IV SINECT - Simpósio nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Ensino da Biologia no ensino Médio na Perspectiva CTS com o jogo Parasita Show. 2014. (Simpósio).
Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro do PARFOR.A aprendizagem docente do PIBID Clube de Ciências. 2014. (Seminário).
Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e III Encontro do PARFOR.Circulando sentidos sobre a escrita em aulas de Ciências: um diálogo com as personagens Calvin, Mafalda e Artur. 2014. (Seminário).
II Seminário Regional Catarinense das Licenciaturas - Mesorregião dede Blumenaun.Desafios na Formação de Professores. 2013. (Seminário).
IX Seminário Integrado das Licenciaturas - PIBID, PARFOR, PPGE, PPGGIM.Educação Ambiental. 2013. (Seminário).
IV EREBIO SUL.Pesquisa em Educação Científica na Formação Inicial do Professor de Ciências: Relato de uma Experiência. 2010. (Encontro).
I Workshop - PPGECT. 2010. (Encontro).
III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE.Percepção e compreensão dos estudantes sobre aprendizagem de Biologia por meio de imagens. 2009. (Outra).
III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE.Educação ambiental na Escola: uma experiência com trilhas interpretativas. 2009. (Outra).
III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE.Percepções dos alunos com cegueira e seus professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências na escola. 2009. (Outra).
III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE.Características da Produção científica brasileira sobre ensino de ciências para estudantes portadores de necessidades educacionais especiais. 2009. (Outra).
Semana do Curso de Ciências Biológicas.Darwin e Fritz Müller. 2009. (Outra).
VII ENPEC.Dear Mr. Charles Darwin, Dear Mr Fritz Müller: Da correspondência entre o evolucionista e o naturalista indícios para caracterizar a escrita na ciência e no ensino de ciências. 2009. (Encontro).
60 Reunião Anual da SBPC: energia, ambiente, tecnologia.A Ciência divulgada nos filmes de animação infantil. 2008. (Outra).
III EREBIO SUL e VIII Encontro sobre Investigações na Escola.A Pesquisa como princípio científico na formação inicial do professor de Ciências e Biologia: uma experiência com licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau. 2008. (Encontro).
III EREBIO SUL e VIII Encontro sobre Investigações na Escola.Contribuições do Livro Didático de Biologia para Educação Científica na Escola. 2008. (Encontro).
IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas.Características de sítios de internet destinados ao apoio de professores para o ensino de ciências. 2008. (Seminário).
IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas.Abordagem didática de serpentes nos livros utilizados pelas escolas de ensino médio de Blumenau/SC. 2008. (Seminário).
IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas.Características da relação aluno-aluno no processo de aprendizagem de Ciências no período extra-classe. 2008. (Seminário).
MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Exposição Intinerante de fauna silvestre:apresentação e análise dos resultados obtidos em uma escola do município de Gaspar/Sc. 2008. (Outra).
Curso de Aperfeiçoamento Docente IBES. 2007. (Oficina).
2 Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia.O que se fala do Ensino de Ciências para os professores? Uma análise das Informações veiculadas na Revista Nova Escola. 2006. (Encontro).
Espaço de Reflexão sobre o Cotidiano Profissional Docente / Aprendizagem baseada na problematização. 2006. (Oficina).
XIII Encontro nacional De Didática e Prática de Ensino. 2006. (Encontro).
XIV Simposio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências.O Ensino de Ciências para Crianças: Argumentos a seu favor. 2006. (Simpósio).
Avaliação do Ensino e da Aprendizagem. 2005. (Encontro).
IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão. Implementação de Percursos Ambientais: Contribuições para organização de Projetos de Educação Ambiental no Município de Ibirama. 2005. (Congresso).
Princípios, Dimensões e Desafios da Educação Superior: da Inclusão à avaliação. 2005. (Encontro).
Fórum Acadêmico. 2003. (Outra).
Um evento que está fazendo a escola. 2003. (Congresso).
ANPED - Na contra corrente da universidade operacional. 2002. (Seminário).
Desafios e Perspectivas da Educação. 2002. (Congresso).
Forum Acadêmico do Ensino Superior. 2002. (Outra).
I Semana de Estudos Integrados. 2002. (Outra).
Participação em bancas
GARCIA, B. R. Z.;TOMIO, D.; PESCE, M. K.. O Lugar da Tanatopedagogia na Educação Básica e sob a Égide do Letramento Literário ? Vozes de Professores e Alunos do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.
MORAES, J. M.; ESTEVES, A.;TOMIO, D.. As representações das práticas educativas nos impressos de Santa Catarina no contexto da pandemia de gripe espanhola (1918 ? 1919).. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SOLER, R. D. V. Y.; VALLE, I. R.;TOMIO, D.. Quanta verdade tristonha ou mentira risonha uma carta nos traz: as experiências escolares nas cartas de jovens do ensino médio de uma escola pública do Vale do Itajaí. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
PILOTTO, S.S.D.;TOMIO, D.; KOERNER, R. M.. O educador social: a criança e o adolescente em acolhimento institucional ? um olhar sensível. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.
SANTOS, L. M.;TOMIO, D.; SOUZA, A. R. B.. Inovação no ensino da matemática e a insubordinação criativa: narrativas de professoras que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina.
MENEGHEL, S. M.; SCHEIBE, L.;TOMIO, D.. Diretrizes do CEE/SC e UNDIME/SC para a formação inicial de professores de educação infantil e anos iniciais em Santa Catarina: um olhar para as políticas do pós-lDB/1996. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CARVALHO, C; PILOTTO, S.S.D.;TOMIO, D.. Educação ambiental crítica/sensível: Um estudo com professoras em uma escola do município de Jequié (BA). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
BERNARDI, L.T.M.dos;TOMIO, D.; MOLL, J.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: CONHECENDO AS CONCEPÇÕES PRESENTES NAS PESQUISAS BRASILEIRAS. 2022. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
LOPES, M. C.;TOMIO, D.; LIMA, V. M. R.. Conectando-se com a natureza: uso de tecnologias digitais para a Alfabetização científica em Clubes de Ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, V. C.;TOMIO, D.. Escrita do professor de Matemática: possibilidades para o aprimoramento da prática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, V. C.;TOMIO, D.; AZEVEDO, E. B.. Interfaces entre sala ambiente e metodologia de ensino através da resolução de problemas: Aprendizagem com compreensão da Matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, Arleide Rosa da; SILVA, C. S.;TOMIO, D.. Percursos de profissionalização docente na formação continuada de professores que ensinam ciências nos anos iniciais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
FISCHER, A.;TOMIO, D.; RODRIGUES, D. L. I.. AS FORMAS DE PRESENÇA DO AUTOR E DO OUTRO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM ARTIGO CIENTÍFICO EM ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
RAUSH, R., B.; LOPES, M. C.;TOMIO, D.. Formação continuada de professores: implicações de um processo formativo-colaborativo à educação inclusiva. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
MONTEIRO, M. A. A.;TOMIO, D.; RIBEIRO, R. B.. Implementação de um Clube de Ciências na Rede Pública de São José dos Campos: Etapas, atores e a Alfabetização Científica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.
GARCIA, B. R. Z.;TOMIO, D.; PESC, M. K.. As práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa adotadas por docentes da educação básica do município de Itaiópolis ? SC. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade da Região de Joinville.
MULLER, A. J.; ROSSATTO, C. A.;TOMIO, D.. A concepção de alteridade em Emmanuel Levinas relacionada com o conceito de diálogo em Paulo Freire: uma reflexão sobre a educação evangelizadora. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
MARCHI, R. C.; ODININO, J. P. Q.;TOMIO, D.. Reprodução interpretativa das crianças em relação aos conteúdos digitais: um estudo de sociologia da infância em centro de educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
CARVALHO, C; PILLOTO, S. S. D.;TOMIO, D.. De atleta à artista/professora: a arte que mantém a vida. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
MARCHI, R. C.;TOMIO, D.; ODININO, J. P. Q.. Reprodução interpretativa das crianças em relação aos conteúdos digitais: um estudo de Sociologia da Infância em Centro de Educação Infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
NORNBERG, M.; MENDES, V. da R.;TOMIO, D.; GRANDO, K. B.. Olhares sobre a proposta pedagógica de Tempo Integral: vivências e práticas de uma turma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pepita de Leão. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
OLIVEIRA, L. D.; LIMA, V. M. R.;TOMIO, D.. Clube de Ciências como espaço de desenvolvimento das competências para ensinar: uma análise à luz da teoria de Philippe Perrenoud. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LOPES, M. C.;TOMIO, D.; TANZI NETO, A.. ENSINO HÍBRIDO POR MEIO DA SALA DE AULA INVERTIDA E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NAS AULAS PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA EM CURSO DA SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CARVALHO, C; BEZERRA JR,. Belidson Dias;TOMIO, D.. Epifanias e visceralidade em um corpo[carne]: por uma educação estética e poética. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
FISCHER, A.;TOMIO, D.. Práticas de letramentos com tecnologias digitais: gamificação em um clube de inglês no ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
SCHROEDER, E.;TOMIO, D.; GEHLEN, S. T.. Ensino de história e formação humana: a atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
LAMAR, A. R.;TOMIO, D.; GAMBOA, S. S.. A epistemologia da produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre educação comparada com ênfase em reformas educacionais: uma abordagem a partir da teoria decolonial. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
LIMA, V. M. R.;TOMIO, D.; SANTOS, P. K.. Contribuições da Monitoria em Clubes de Ciências para o aprimoramento pessoal e escolar do aluno-monitor. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, Arleide Rosa da;TOMIO, D.; LORENZETTI, L.. Discutindo alfabetização científica a partir das práticas educativas experimentais no laboratório de Ciências do 1o ano do Ensino Fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
CARVALHO, C; URIARTE, M. Z.;TOMIO, D.. Consonâncias e Dissonâncias de um projeto de música na formação estética de pedagogas: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
RAUSH, R., B.; TOZETTO, S. S.;TOMIO, D.. Formação Continuada de professores da Educação Infantil: Em análise a hora atividade. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, Arleide Rosa da; GONDIM, D. V.;TOMIO, D.. Ligas Acadêmicas de Anatomia Humana: Contextos Não formais para articulação de práticas educativas no Ensino Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
CERVI, G. M.; FERREIRA, V. S.;TOMIO, D.; CARVALHO, C. O jornal como documentação pedagógica: diálogos sobre as linguagens do Centro de Educação Infantil Emília Piske. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
FISCHER, A.; FINARDI, K. R.;TOMIO, D.. Letramentos Acadêmicos: Práticas em Inglês na voz de licenciandos do curso de Letras. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
CERVI, G. M.; PREVE, A.M.H.;TOMIO, D.. Tem alguma coisa acontecendo ali, e eu gosto: Uma cartografia do cotidiano de uma escola pública de Blumenau (SC). 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
LORENZETTI, L.; WEINSCHUTZ, L. C.;TOMIO, D.; SILVA, C. S.. Contribuições de um curso de formação continuada para a promoção da alfabetização científica docente no Museu da Terra e da Vida. 2018. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.
CARVALHO, C;TOMIO, D.; OLIVEIRA, M. O. de; SANTOS, T. R. Mediação cultural no museu: Ressonâncias da experiência estética no corpo (em performance) de professores de Arte. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
M, S.R.P.; MOHR, A.;TOMIO, D.. Os Sistemas Apostilados de Ensino: um olhar para as Ciências Naturais nós anos iniciai. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CARVALHO, C;TOMIO, D.; ROMANELLI, G. G. B.. A escola como palco de formação: experiências que compõem o músico professor. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
F, M. P.;TOMIO, D.; GESSER, A.. Bilinguismo e Educação Bilíngue: uma metanálise em produções científicas das áreas de Educação e Línguagem. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
M, S.R.P.; MOHR, A.;TOMIO, D.; SIVERIO, L. E. R.. As aulas práticas de Genética Clássica: cruzamentos com Drosophila como recurso didático. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
S, O. de;TOMIO, D.; KOERNER, R. M.. Sentidos da Prova Brasil na voz de estudantes de 5o ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
RAUSH, R., B.; SOLIGO, R. A.;TOMIO, D.. Formação continuada em serviço: memórias de professores em fase final de carreira. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
FISCHER, A.; KORNER, R. M.;TOMIO, D.. Ler e Escrever em práticas de letramentos acadêmicos em um curso de Pedagogia na Modalidade Educação à Distância. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, Arleide Rosa da; SILVA, A. C. A.;TOMIO, D.. Alfabetização Científica na Pré-escola: ações em busca de transformações para uma educação sustentável. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
GIRALDI, P.; LOPES, N. C.; CASSIANI, S;TOMIO, D.. O Programa Observatório da Educação como espaço formativo: compreensões de professores da Educação Básica sobre leitura e escrita no ensino de Ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, C. S.;TOMIO, D.; LORENZETTI, L.; WEINSCHUTZ, L. C.. Potencialidades do Museu da Terra e da Vida para alfabetização científica nos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.
BAIER, T.; BICUDO, M. A. V.;TOMIO, D.. Explorando mundos com mapas geográficos: contribuições para o ensina da Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
FISCHER, A.; KOMESU, F. C.;TOMIO, D.. Letramentos Acadêmicos na Educação Profissional e TEcnológica: Práticas de docentes com tecnologias digitais. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
HEINIG, O. L. O. M.; CAMPOS, L. C.; HEINZLE, M. R. S.;TOMIO, D.. Letramento em contexto de aprendizagem ativa nas Engenharias: construíndo o edifício das palavras para nele ser inquilino. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CERVI, G. M.; ASSIS, A. S.;TOMIO, D.. Episódios de Recontextualização de uma política: o PIBID e os Subprojetos de Educação Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SCHROEDER, E.;TOMIO, D.; DELIZOICOV, N. C.. A aprendizagem e o desenvolvimento de crianças a partir da implantação de um clube de ciências em uma escola de tempo integral no município de Blumenau (SC). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
MOHR, A.;TOMIO, D.; GIRALDI, P. M.; BRITTO, N.S. A formação de professores para o desenvolvimento da educação em saúde na escola: investigando um curso de Pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
GALLLO, S. D. O.;TOMIO, D.; KRAEMER, C.. Uma-aula-que-quer-ser-rizoma: Filosofia e redes socais na Escola. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
RAUSH, R., B.; HOBOLD, M.;TOMIO, D.. Concepções, práticas e desafios da pesquisa de professores do Ensino Superior de tecnologia. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
SHROEDER, Edson; Giassi, M;TOMIO, D.. A construção conceitual sobre as plantas por um coletivo de crianças com adultos mediadores: uma interlocução com as ideias de Vigotski. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
HEINZLE, M. R. S.;TOMIO, D.; OLIVEIRA, J. L.. As concepções de experiência estética na formação dos licenciandos de artes visuais PARFOR/FURB. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CERVI, G. M.; PREVE, A.;TOMIO, D.. Cartografando Práticas discursivas sobre espaços para crianças na Educação infantil. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E.. Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade de Fourez aplicado ao ensino de área e volume no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; MOHR, A.; CARNEIRO, M. H. S.; DELIZOICOV, N. C.. A formação inicial de professores de Ciências e Biologia no campo da Educação em Saúde na escola: análise dos currículos de Licenciaturas em Ciências Biológicas da UFSC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TOMIO, D.; SCHROEDER, E.; CORREA, C. M. S.. A construção de conceitos por estudantes, em aulas de História, no estudo das sociedades indígenas catarinenses. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; Rausch, Rita; PILLOTTO, S.. Abordagem Triangular: Concepções e práticas pedagógicas de professores de arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SILVA, V.L. de S.; TORRE, S. L.. Projetos Criativos Ecoformadores: uma proposta de ensino de ciências para o estudo da alimentação saudável. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SEVEGNANI, L.; PESCADOR, R.. Educação do campo: uso agrícola do solo em Presidente Nereu e seus impactos sobre a biodiversidade e a água. 2014. Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
OLIVEIRA, L. D.;TOMIO, D.; COSTA, F. J.; COSTA, J. F. S.. Clubes de ciências como espaços potencializadores à educação sociocientífica: um olhar a partir de percepções docentes e à luz do pensamento complexo. 2025. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, C. S.;TOMIO, D.. A construção da identidade do/a professor/a em diálogo com a educação patrimonial: um estudo de caso a partir de visitas a museus na licenciatura em Química. 2025. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Educação - UFPR (Linha de Educação Matemática)) - Universidade Federal do Paraná.
VIEIRA, R.; SULAIMAN, S. N.; CANIL, K.;TOMIO, D.. Referentes para práticas educativas com tecnologia da informação e comunicação mediadas por profissionais da defesa civil na gestão de riscos de desastres. 2021. Tese (Doutorado em PPG Engenharia Ambiental) - Universidade Regional de Blumenau.
HARDT, L. S.; MOURA, R. S.; BIANCHETTI, L.; VALLE, I. R.; DENTZ, V. V.;TOMIO, D.; MAGALHAES, S. M. O.. Ordem do discurso acadêmico: pesquisa da pesquisa. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
MOHR, A.; CARVALHO, G. L.;TOMIO, D.; SEPULVEDA, C. A. S. E.; PIRES, G. S. P.. Educação em Saúde sob uma perspectiva pedagógica e formação de professores: contribuições das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o desenvolvimento profissional docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RAUSH, R., B.; FERREIRA, L. H.; SCHLINDWEIN, L. M.; SCHROEDER, E.;TOMIO, D.. Formação continuada de professores da educação básica: implicações ao desenvolvimento estético docente. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
RAUSH, R., B.; FERREIRA, L. H.; SCHLINDWEIN, L. M.; SCHROEDER, E.;TOMIO, D.. Formação continuada de professores da educação básica: implicações ao desenvolvimento estético docente. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SCHROEDER, E.; LAMPERT, J. B.; ZIBETTI, M. L. T.;TOMIO, D.; RAUSH, R., B.. O médico-docente e a atividade de ensino como formadora de humanidades: determinantes culturais em contextos de historicidades. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
NORNBERG, M.; CUNHA, M. I.; SALOMÃO, D.; SCHIO, S.;TOMIO, D.. Cuidado científico em educação: concepções de Ciência, Política e Docência de egressas de um curso de mestrado profissional. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
VIEIRA, R.;TOMIO, D.; SULAIMAN, S. N.; FREITAS, A. L. C.. Educação Ambiental para a gestão de riscos de destares naturais e o uso de TIC. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Ambiental) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
HARDT, L. S.;TOMIO, D.; BIANCHETTI, L.; VALLE, I. R.; MAGALHAES, S. M. O.. Ordem do discurso acadêmico: entre permanências e rupturas.... 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TAVARES, L. B. B.;TOMIO, D.; RIQUINHO, D. L.. Percepção social sobre riscos e problemas a saúde humana e ambental pelo uso de agrotóxicos na fumicultura: o caso de Chapadão de Lgeado (SC). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em PPG Engenharia Ambiental) - Universidade Regional de Blumenau.
LOPES, M. C.; LIMA, V. M. R.;TOMIO, D.. Conectando-se com a natureza: uso de tecnologias digitais para a alfabetização científica em Clubes de Ciências. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, C. S.;TOMIO, D.; SAKAE, G. H.. Contribuições da prática educativa de um museu histórico para a formação de professores de Química. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Paraná.
GARCIA, B. R. Z.;TOMIO, D.; KOERNER, R. M.. Do Era uma Vez a ser Leitor para Sempre: Os Eventos e Práticas Significativas para o Letramento Literário na Concepção de Acadêmicos do Curso de Letras. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade da Região de Joinville.
SILVA, V. C.; SIMAO, V. L.; POSSAMAI, J. P.;TOMIO, D.. Formação de professores na educação infantil: explorando matemática em atividades relacionadas aos campos de experiência. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
MANSKE, G. S.; SILVA, S. C. V.;TOMIO, D.. Relações entre psicologia e educação nas publicações disponíveis no site do Conselho Federal de Psicologia. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí.
BERNARDI, L.T.M.dos;TOMIO, D.; MOLL, J.. Alfabetização e letramento matemático: conhecendo as concepções indiciadas nas pesquisas brasileiras. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
PILOTTO, S.S.D.; GARCIA, B. R. Z.;TOMIO, D.; MUNHOZ, E. M. B.. ?Educador Social: A Criança e o Adolescente em Acolhimento Institucional ? Uma Leitura Sensível?. 2021.
RAUSH, R., B.;TOMIO, D.; HOBOLD, M. de S.. Implicações da formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I na Rede Municipal de Jaguaguara ? BA à prática docente. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
GARCIA, B. R. Z.;TOMIO, D.; PESC, M. K.. As práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa adotadas por docentes da educação básica do município de Itaiópolis- SC. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
WUO, A. S.;TOMIO, D.; BORGMANN, M. E.. Missão Apollo e suas interações no planeta chamado escola: um estudo sobre educação inclusiva. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
CARVALHO, C;TOMIO, D.; DIAS, B.. Epifanias e visceralidade de um corpo[carne]: por uma educação estética e poética. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
POSSAMAI, J. P.;TOMIO, D.; SILVA, V. C.. Integração numérica: uma proposta de resolução de problemas com estudantes do Ensino Superior. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
LOPES, M. C.;TOMIO, D.; MATTOS, M. M.. Ensino híbrido nas aulas práticas de anatomia humana. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
LOPES, M. C.;TOMIO, D.; MATTOS, M. M.. Ensino híbrido nas aulas práticas de anatomia humana. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
MARCHI, R. C.;TOMIO, D.; SCHROEDER, E.. Apropriações e reelaborações das crianças em relação aos conteúdos digitais ? um estudo de sociologia da infância em centro de educação infantil da rede municipal de Massaranduba (SC). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
FISCHER, A.;TOMIO, D.. Práticas de letramentos em tecnologias digitais (td): gamificação na aprendizagem do inglês. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
SCHROEDER, E.;TOMIO, D.; GEHLEN, S. T.. Ensino de história e formação humana: a atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
LAMAR, A. R.;TOMIO, D.; MULLER, A. J.; GAMBOA, S. S.. A epistemologia da produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre educação comparada com ênfase em reformas educacionais: uma abordagem a partir da teoria decolonial. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
NORNBERG, M.;TOMIO, D.; GRANDO, K. B.. Olhares sobre a proposta pedagógica em tempo integral: vivências e práticas de uma turma da Escola Pepita de Leão. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
LOPES, M. C.;TOMIO, D.; SILVA, Arleide Rosa da. Metodologias Ativas na formação de professores: uma análise acerca das contribuições e mudanças de ensino através da formação de professores PPGECIM. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
WUO, A. S.;TOMIO, D.; MARCHI, R. C.. O cotidiano escolar na perspectiva de crianças com deficiência. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, Arleide Rosa da;TOMIO, D.; SIMAO, V. L.. Formação de professores a partir de práticas educativas experimentais num Centro de Educação Infantil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau.
M, S.R.P.;TOMIO, D.; GIRALDI, P.; MOHR, A.; DUSO, L.. Os Sistemas Apostilados de Ensino: um olhar para as Ciências naturais nos anos iniciais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TOMIO, D.. Impactos da Prática de Jogo de Xadrez sobre a atenção e inteligência. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências) - Universidade Regional de Blumenau.
CARVALHO, C.; SANTOS, M. P.;TOMIO, D.. Literatura para bebês no projeto conta para mim: o que nos apresenta a literacia familiar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
PEREIRA, R. A.;TOMIO, D.; PEDRON, N. B.. As plantas que nos cercam: um estado da arte da abordagem botânica na Educação Infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
LOPES, M. C.;TOMIO, D.; REIS, D. S.. Clube de Ciências: ExploraHabitat. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SIMAO, V. L.;TOMIO, D.; PUKALL, J. P.. Constituir-se professora para o sentipensar: a importância dos vínculos afetivos ao processo de formação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
RAUSH, R., B.;TOMIO, D.; BARUFFI, M. M.. Implicações de uma comunidade de aprendizagem ao Desenvolvimento profissional docente de professores da Educação infantil em tempos de pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
FERRI, C.;TOMIO, D.. Base Nacional Comum Curricular e práticas pedagógicas: compreensões de professores do ensino fundamental das escolas públicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
GOES, R. S.;TOMIO, D.; ORLANDI, R.. Educação Infantil e o professor homem: uma análise a partir do município de Indaial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
ANDRADE, S. R.; REBELO, A. H. M.;TOMIO, D.. Onde estão as brincadeiras? O apostilamento na Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
SOPELSA, C. S.;TOMIO, D.; CUNHA, K. Z.. A Alfabetização no Brasil a partir do olhar da Revista Nova Escola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
SIMAO, V. L.;TOMIO, D.; PUKALL, J. P.. As tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
SCHULZ, L.; PEREIRA, R.;TOMIO, D.. O Zoo Pomerode como contexto não formal de práticas e pesquisas em Educação Ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
SIMAO, V. L.;TOMIO, D.; AVISS, D. Tecendo memórias na prática do registro no cotidiano da educação infantil: do olhar sensível à escuta atenta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
LOPES, M. C.; NEJEDLO, L. C. S.;TOMIO, D.. Formação docente e o uso de tecnologias digitais: uma Investigação com professoras da rede pública de Blumenau/SC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
SIMAO, V. L.; SILVA, Arleide Rosa da;TOMIO, D.. Relações entre ambientes educativos e o desenvolvimento da criatividade na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; Rausch, Rita; SELPA, M. R.. Imagens de pais e autoimagens de professores acerca do ofício docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; FAVERE, J.; LOPES, M. C.. Estratégias inovadoras no uso de tecnologias digitais: uma análise com professores dos anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SCHROEDER, E.; SILVA, V.L. de S.. Investigação sobre ações ecoformadoras numa comunidade rural no município de São Bento do Sul/SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, V.L. de S.; SIMAO, V. L.;TOMIO, D.. Desenvolvimento do Processo de Ecoformação e Criatividade de uma turma de anos iniciais de uma Instituição de Ensino de Educação Básica na região de Blumenau - SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
SCHROEDER, E.;TOMIO, D.; Sevegnani, Lucia. Clubes de Ciências: o que pensam os professores coordenadores de Clubes de Ciências. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; BITTENCOURT, L.; FICSCER, J.. Implantação do sistema de apostilas na Rede Municipal de Ensino de Ibirama: Relação teoria e prática. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SILVA, V.L. de S.; SCHROEDER, E.. Clubes de Ciências e a Educação Científica: A percepção de professores e estudantes clubistas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; Sevegnani, Lucia; STEINBACH, A. M.. Trilha Ecológica Interpretativa auto-guiada na RPPN Luna, Nova Trento, SC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SCHROEDER, E.; SILVA, V.L. de S.. O tema sexualidade humana nas aulas de ciências: concepções de professores da rede pública municipal de ensino de Blumenau. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
Rausch, Rita;TOMIO, D.. A inserção da pesquisa no processo ensino-aprendizagem na 4a série do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau.
Sevegnani, Lucia; SHROEDER, Edson;TOMIO, D.. Avaliação do conhecimento dos estudantes de escola rural de Luiz Alves, SC, referente ao Bioma Mata Atlântica e sua biodiversidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; LAPS, R. R.. Zoológico de Pomerode/SC - Fundação Herman Weege. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
MACHADO, M. M;TOMIO, D.; NICOLETI, Gerson Gilberto. Proposta de melhoria na qualidade de vida no trabalho da empresa UNIFORMARE Informática Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Sociedade Educacional de Santa Catarina.
TOMIO, D.; LAPS, R. R.. Educação Ambiental em Escolas Municipais da Microbacia Ribeirão Serafim e Ribeirão Máximo, em Luis Alves, SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.. Ética ambiental, Sensciência e Preservação: uma experiência de Educação Ambiental a partir da intereração com o Bugio Ruivo (Alouatta clamitans). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SCHROEDER, E.; Giassi, M. Os meios de comunicação de massa em sala de aula: o tema aquecimento global em aulas de Biologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; GUSE, M. L.; BALMANN, G. Uma contribuição para busca de melhores práticas ao processo de cobrança da Cia Hering. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FAE BLUMENAU.
TOMIO, D.; KOERICH, G. J; STAHELIN, J. C.. Qualidade na prestação de serviços da Clínica Lucano de Medicina Integrada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FAE BLUMENAU.
TOMIO, D.; MACHADO, M. M; CAMPANELLI, R.. Perfil dos Gestores Atuantes no segmento MME dentro do Banco HSBC - Vale do Itajaí. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FAE BLUMENAU.
TOMIO, D.; MACHADO, M. M; CAMPANELLI, R.. Um estudo do clima organizacional na empresa CBA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FAE BLUMENAU.
TOMIO, D.; MACHADO, M. M; SCHNEIDER, S. Recrutamento e Seleção: Estudo de Caso na Distribuidora Condor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FAE BLUMENAU.
TOMIO, D.; MACHADO, M. M; FRANÇA, E. J.. Plano de Marketing para Loja Consumo Mulher Moda Feminina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FAE BLUMENAU.
TOMIO, D.; LOBE JR, W. G.; SOMMER, Joseé Constantino. Características das Informações veiculadas na Imprensa virtual sobre as mudanças climáticas no cenário mundial. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
TOMIO, D.; HILLSHEIM, C. B. V.; FERNANDES, L. R.. Composição visual da paisagem do Fazenda Park Hotel. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
TOMIO, D.; DALFOVO, Michael Samir; FRANCIO, S.. Análise da produção científica dos trabalhos de conclusão com temática em Marketing dos cursos de graduação em Administração com foco nas motivações dos acadêmicos de Administração das IES de Blumenau, SC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
TOMIO, D.; LOBE JR, W. G.; SCHIMANSKI, Silvana. O estado da arte em Relações Internacionais em SC: Características da Produção Científica em Cursos de Graduação das Faculdades Catarinenses. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
TOMIO, D.; SOMMER, Joseé Constantino; ESPÍNDOLA, Mabeli. Estagio Supervisionado na Fundação Municipal do Meio Ambiente, na Diretoria de Educação Ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SCHROEDER, E.; HULSE, David. Encontros com a natureza: propostas para o desenvolvimento de educação ambiental com crianças no Parque Natural Municipal São Francisco. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; JAEGER, E.; MARGARIDA, L.. O processo de elaboração de conceitos através das brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia.
TOMIO, D.; SCHROEDER, E.; HULSE, David. Educação Ambiental no ensino fundamental de quinta a oitava série da rede municipal de ensino de Blumenau. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; DELLAGIUSTINA, A.; BOHEME, R. A. R.. Banca de Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na área temática Metodologia do Ensino de Química e Estágio Curricular Supervisionado. 2013. Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; SOARES, R.C.M.. Banca de Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Ciências Contábeis. 2007. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
TOMIO, D.; RIBEIRO, Tereza Palmas. Banca de Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na disciplina Análise e Elaboração de Projeto de Pesquisa II. 2004. Instituto Blumenauense de Ensino Superior.
TOMIO, D.; RAUSH, R., B.; MAILER, V. C. O.. Banca de Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na área temática Alfabetização e Letramento. 2016. Universidade Regional de Blumenau.
TOMIO, D.; WUO, A. S.; OLIVEIRA, L. B. de. Banca de Concurso para Ingresso de Professores ao Magistério Superior na área temática Educação, Ciência e Pesquisa. 2016. Universidade Regional de Blumenau.
Orientou
Divulgação científica para crianças com livros informativos: contributos à educação matemática; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Educação Ambiental com Realidade Aumentada em florestas urbanas nas interfaces com a divulgação científica da biodiversidade em uma Unidade de Conservação:; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);
Clube de Ciências como contexto de práticas educativas para divulgação científica; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);
A escola como contexto de divulgação da ciência escolar para comunidade; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);
Percursos de desenvolvimento profissional docente em/para territórios de investigação com crianças na Educação Infantil; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);
Práticas educativas de ciência itinerante nas interfaces da divulgação científica e do paradigma do cuidado; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; (Orientador);
Produtos educacionais de mestrados profissionais: percursos de (auto) formação docente; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);
Das práticas educativas de cidades educadora à uma compreensão de educação na cidade; Início: 2023; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Modelos de divulgação da ciência da Educação nos programas de pós-graduação; Início: 2022; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; (Orientador);
Divulgação Matemática para crianças via livros informativos: Panorama e Proposições para essa prática educativa; 2025; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Daniela Tomio;
Práticas educativas com realidade aumentada em Florestas Urbanas; 2025; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Documentários socioambientais sobre Timbó em interfaces aos ODS: Polinizando conhecimentos e contributos ao protagonismo social juvenil; 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Documentação Pedagógico na Educação Infantil também é Prática Educativa do professor de Educação Física; 2023; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
A atividade de estudo e o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes em aulas de Ciências: o tema biodiversidade catarinense na escola; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
Leituras para natureza com crianças da Educação Infantil; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Desenvolvimento profissional de educadores em Clubes de Ciências: um estudo de caso na Rede Municipal de Ensino de Blumenau; 2022; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Tomio;
Panorama de pesquisas sobre as práticas educativas desenvolvidas em tempos de isolamento social na pandemia do coronavírus: memórias nos periódicos científicos brasileiros; 2022; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Criança e natureza nas práticas educativas divulgadas em contextos online (sites); 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Conectando-se com a natureza: uso de tecnologias digitais para a alfabetização científica em Clubes de Ciências; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação de SC; Coorientador: Daniela Tomio;
A metodologia do ensino de ciências nos livros didáticos para formação inicial de professores de ciências da natureza na modalidade de educação a distância; 2021; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Casos de ensino em percursos de ensino de Ciências da Natureza para promoção de uma cultura de prevenção aos desastres no Alto Vale do Itajaí; 2021; Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação de SC; Orientador: Daniela Tomio;
Processos de formação continuada docente em hora-atividade promovidos pelo coordenador pedagógico: uma revisão sistemática; 2021; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação de SC; Orientador: Daniela Tomio;
Das estantes da instituição de educação infantil à formação docente: a documentação pedagógica transformada em casos de ensino; 2020; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Avaliação da aprendizagem em um contexto de Educação Não Formal: Referentes para Clubes de Ciências Clubes de Ciências em interface; 2020; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Educação para uma cultura de prevenção de desastres: referentes para práticas educativas com crianças na perspectiva da alfabetização científica; 2020; Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
O que as paredes da escola contam sobre Desenvolvimento profissional docente? Leituras com um coletivo em formação inicial; 2019; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Experiências do Desenvolvimento Profissional de Professores que escrevem sobre suas práticas educativas e as reverberações na comunicação de uma escola pública; 2019; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação de SC; Orientador: Daniela Tomio;
Interfaces de práticas educativas entre escolas e museus da região do Alto Vale do Itajaí; 2019; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Desenvolvimento profissional docente na educação não formal: fomando se) educador no Programa Sesi Ciências Itinerante; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
E SE AULAS DE CIÊNCIAS QUE ACONTECEM NOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA SE TRANSFORMASSEM EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS? Contribuições para educação científica de crianças; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGCIM - Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Interfaces museu-escola com objeto digital de aprendizagem em realidade aumentada: uma proposta de educação ambiental com foco no atropelamento de animais silvestres; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
A biblioteca escolar como espaço de formação do leitor (também) de ciências da natureza: referentes e práticas para promoção da leitura; 2017; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, ; Orientador: Daniela Tomio;
Um Clube; ; ; n aescola: Identidade e interfaces com a Educação (não formal) a partir de uma revisão sistemática; 2016; Dissertação (Mestrado em PPGE - Mestrado Educação) - Universidade Regional de Blumenau, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
Das gavetas para o Ensino de Ciências: Os diários de cientistas para uma abordagem contextual da História da Ciência; 2016; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Formação docente em/para Escolas (Públicas) Bilíngues: um documentário de experiências conjuntivas de desenvolvimento profissional; 2024; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Secretaria de Estado da Educação de SC; Orientador: Daniela Tomio;
2017; Universidade Regional de Blumenau, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Daniela Tomio;
Características da produção científica brasileira sobre a Gestão de Pessoas no contexto educacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Pessoas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Organização de programas de Formação Permanente de Docentes para Capacitação na promoção de Saúde na Escola; 2006; 110 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Magistério Superior) - Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Uma abordagem dos conceitos e das práticas de Orientação Sexual nos livros didáticos de Ciências; 2005; 42 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Em Ciências) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
O que se fala do Ensino de Ciências para os professores? Uma análise das informações veiculadas na Revista Nova Escola; 2005; 68 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Em Ciências) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
O Zoológico (de Pomerode) como espaço de promoção de Educação Ambiental; 2005; 96 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Em Ciências) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
A abordagem do conceito de meio ambiente e de conteúdos de Educação Ambiental a partir dos filmes de animação infantil; 2004; 55 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Ensino Fundamental) - Assessoria Pedagógica Universitária e Capacitação Profissional Ltda; Orientador: Daniela Tomio;
O Meio Ambiente representado nas histórias em quadrinhos:uma reflexão para os processos de gestão do ensino-aprendizagem da Educação Ambiental na Escola; 2004; 47 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Formação Pedagógica e Gestão Esco) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
Concepções de leitura dos professores na gestão dos processos de ensino-aprendizagem na EEB São João; 2002; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
O uso da tv e do vídeo na gestão do processo ensino-aprendizagem; 2002; 65 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
O uso dos recursos tecnológicos na gestão do processo ensino-aprendizagem; 2002; 62 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
Um olhar sobre a avaliação na gestão dos processos de ensino-aprendizagem; 2002; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
Ensino da Gramática a partir do livro didático: reflexões acerca da gestão dos processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa; 2001; 54 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
Formação doecente e inclusão: repensando a prática pedagógica a partir dos processos de gestão escolar; 2001; 80 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
A leitura na gestão do processo ensino-aprendizagem; 2000; 70 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Daniela Tomio;
Por que ler livros informativos na infância? Disposições e Composições a partir de produções acadêmicas latinoamericanas; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Contraturno escolar? Que tempo(s) é esse de educar? Reflexões a partir de uma revisão sistemática da produção científica brasileira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Significações de professores a respeito das ?lives? como contexto para sua (auto) formação continuada docente; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
O olhar da criança de classe hospitalar para seu percurso formativo e suas relações com a reinserção escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
O que é uma formação continuada inovadora? Uma análise de práticas divulgadas no portal Porvir; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Espaços educadores sustentáveis na escola como contextos de relações com o saber e a natureza nas experiências de um coletivo de estudantes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Andressa Gomes Dias; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Quando a universidade (FURB) vai à escola: O que contam os resumos das práticas extensionistas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
A escola como espaço de práticas educativas e de pesquisa em permacultura: um estado da arte da produção científica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Como se ensina em uma escola inovadora? Práticas educativas em escolas catarinenses do mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Perfil educativo do Museu Ecológico Fritz Müller: Tessituras para a pesquisa e educação científica; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
Clube de Ciências: Condições de Produção da Pesquisa em Educação Científica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
?- ISSO AÍ CAÍ NA PROVA, PROFESSOR?? ?Diagnóstico? e ?Perspectivas? para a prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do estudante de Ciências; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE ALUNOS-GUIAS EM TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL-SC; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
CARACTERÍSTICAS DAS INFORMAÇÕES SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL VEICULADAS NA REVISTA NOVA ESCOLA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau; Orientador: Daniela Tomio;
O estado da arte em Relações Internacionais em SC: Características da Produção Científica em Cursos de Graduação das Faculdades Catarinenses; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Instituto Blumenauense de Ensino Superior; Orientador: Daniela Tomio;
Experiências para aprender conceitos, habilidades e atitudes científicas no Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Cadê o animal que vivia aqui? Práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Elabração Conceitual do Ensino Fundamental: (Re) Descobrindo os fungos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Tinha uma abelha no meio do caminho; ; ; Práticas de Educação Ambiental no Ensino Fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Orientação Sexual no Ensino Fundamental: Reflexões de uma prática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Representações e Práticas dos alunos da Casa Familiar Luis Carlos Perin sobre meio ambiente: Contribuições para organização de Projetos de Educação Ambiental; 2005; 71 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Implementação de percursos ambientais: Contribuições para organização de projetos de Educação Ambiental no município de Ibirama; 2005; 75 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
A orientação Sexual na Escola: práticas e concepções dos professores de Pouso Redondo; 2005; 79 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Daniela Tomio;
Educação ambiental:concepções e práticas na educação infantil no município de Rio do Oeste; 2003; 29 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
A abordagem do conceito meio ambiente e das práticas de educação ambiental nos livros didáticos de Ciências do ensino fundamental de 1ª a 4ª série; 2003; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
Escola e Comunidade: parceiras na educação ambiental; 2003; 31 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
Educação ambiental: concepções e práticas no município de Lontras; 2003; 40 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
Gel To Kónhagag - Gel To Tá : Como as relações de gênero são percebidas por crianças indígenas Xoklengs; 2003; 54 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
O exercício da escrita das crianças e das professoras de 4ª séries nos espaços de aprender Ciências das escolas da 14ª GEREI; 2003; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Hansa Hamonia; Orientador: Daniela Tomio;
Referentes para práticas educativas com foco na educação para prevenção ao risco de desastres; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional de Blumenau, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Tomio;
Quando a docência (em clubes de ciências) é objeto de pesquisa: uma análise da produção científica do PIBID Ciências em seus contributos para formação de professores; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Tomio;
CLUBES DE CIÊNCIAS NO CENÁRIO DA AMÉRICA LATINA: mapear, produzir e compartilhar práticas inovadoras em contextos de Educação Científica; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Daniela Tomio;
Educação Ambiental na Educação Infantil: Diagnóstico, Banco de Dados e Dissseminação de Alternativas; 2004; 46 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, Unidavi; Orientador: Daniela Tomio;
Produções bibliográficas
-
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM ESCOLAS BILÍNGUES: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 29, p. 1-27, 2025.
-
RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. . Desenvolvimento Profissional de Educadores em/para Clubes de Ciências: Compreensões a partir da história da Rede Municipal de Ensino de Blumenau - SC. Temas & Matizes (Online) , v. 17, p. 398-418, 2024.
-
RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. . A formação continuada de educadores para/em Clubes de Ciências: um panorama das pesquisas brasileiras. Revista Insignare Scientia , v. 7, p. 23-41, 2024.
-
RADLOFF, C. M. B. ; BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . Interfaces entre a escola e as cidades educadoras: perspectivas aos saberes docentes. InterSaberes Revista Científica , p. e24do1007-23, 2024.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . Experiências de desenvolvimento profissional em efeitos para a escrita de professores da educação básica: relações entre a universidade e a escola. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 42, p. 1-22, 2024.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; PINTO, C. R. ; CRISTOFOLINI, D. ; TOMIO, D. . 'Interlocuções entre um grupo de pesquisa da universidade e a escola pública bilíngue: um inventário de pesquisas com a educação básica. Revista Leitura , v. 1, p. 29-44, 2024.
-
TRUPPEL, ARIANE ; TOMIO, DANIELA . Leituras da natureza pelas crianças via livros informativos de CiênciasNature readings by children via informative Science booksLecturas de naturaleza realizadas por niños a través de libros informativos de Ciencia. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 16, p. e18297, 2024.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; ROCHA, N. M. . A Rede Internacional de Clubes de Ciências como contexto de formação docente (também) para Educação Ambiental. BIO-GRAFIA: ESCRITOS SOBRE LA BIOLOGIA Y SU ENSENANZA , v. 17, p. 1031-1041, 2024.
-
ROCHA, N. M. ; SON, L. H. L. ; LOPES, M. C. ; TOMIO, D. . Divulgação Científica para Educação Ambiental/Florestal: interlocuções entre um biólogo e um designer na modelagem de objetos tridimensionais para uso em realidade virtual aumentada. BIO-GRAFIA: ESCRITOS SOBRE LA BIOLOGIA Y SU ENSENANZA , v. 17, p. 1775-1785, 2024.
-
SILVA, A. T. ; TOMIO, D. . Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias. REVISTA DA FAEEBA- EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE , v. 32, p. 203-222, 2023.
-
TOMIO, D. ; FREITAS, A. P. ; ANTONIO, G. B. L. ; LOPES, M. C. ; LUEBKE, S. C. . Implicações de uma visita virtual de estudantes, em aulas de Ciências, ao Museu de Ecologia Fritz Müller ? Blumenau/SC. VENTILANDO ACERVOS , v. 11, p. 97-118, 2023.
-
HERZ, G. ; TOMIO, D. ; BIHRINGER, K. R. B. . CONTRATURNO ESCOLAR: QUE TEMPO É ESSE DE EDUCAR? REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 10, p. 55-75, 2023.
-
HAMANN, B. ; HOSTIN, D. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. . Conectando-se com o ambiente: : uma análise de práticas educativas com tecnologias para a educação ambiental no espaço escolar. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 24, p. 921-940, 2022.
-
REIKAVIESKI, S. B. P. ; SIMAO, V. L. ; TOMIO, D. . A formação continuada de professores nas premissas da Ecoformação e suas implicações em uma escola. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. 22, p. 34-60, 2022.
-
WROBLEWSKI, M. S. ; SIMAO, V. L. ; TOMIO, D. ; MAURA, M. A. P. . ESPAÇOS ITINERANTES PARA PRÁTICAS ECOFORMADORAS NA EDUCAÇÂO INFANTIL. PROFESSARE (ONLINE) , v. 11, p. e3021-e3021, 2022.
-
SCHULZ, L. ; GIRARDI, I. ; RAUSH, R., B. ; TOMIO, D. . Características da pesquisa (Auto)Biográfica na formação docente: análise da produção científica brasileira. Educação e Cultura Contemporânea , v. 18, p. 484-510, 2021.
-
HAMANN, B. ; LOPES, M. C. ; TOMIO, D. . Práticas educativas de campo em clubes de ciências: inventário e possibilidades de uso das tecnologias digitais. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE) , v. 87, p. 67-84, 2021.
-
PAES, C. M. ; TOMIO, D. ; PAES, S. M. . Quando o museu foi à escola e vice-versa: uma construção colaborativa de objetos digitiais de aprendizagem para educação ambiental. REVISTA CPC (USP) , v. 16, p. 220-250, 2021.
-
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; LOPES, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; LAURETH, T. ; KRUG, J.L. ; HAMANN, B. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM ESPAÇO HÍBRIDO. REVISTA CONEXÃO UEPG , v. 16, p. 1-13, 2020.
-
SCHROEDER, E. ; TOMIO, D. . Atividades de estudo para aprendizagem e desenvolvimento de neoformações em aulas de ciências: uma reflexão epistemológica a partir da teoria histórico-cultural. Actio: Docência em Ciências , v. 5, p. 1-19, 2020.
-
RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Sim, Eles existem! Os museus do Alto Vale do Itajai-SC e suas práticas educativas com o público escolar. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 7, p. 164-182, 2020.
-
RODRIGUES, F. ; SCHULZ, L. ; TOMIO, D. . Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: Uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 37, p. 282-302, 2020.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; CONZATTI, C. ; PEDRON, N. B. ; HAMANN, B. . Os Clubes de Ciências como contextos de formação inicial docente: contribuições a partir da produção científica de um coletivo PIBID. Colloquium Humanarum , v. 17, p. 397-416, 2020.
-
TOMIO, D. ; HERMANN, A. P. . Mapeamento dos Clubes de Ciências da América Latina e construção do site da Rede Internacional de Clubes de Ciências. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 21, p. 1-23, 2019.
-
HAMANN, B. ; LOPES, M. C. ; TOMIO, D. ; VIEIRA, R. . PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO AOS RISCOS DE DESASTRES. EXPRESSA EXTENSÃO , v. 24, p. 197, 2019.
-
SCHMITZ, V. ; TOMIO, D. . O CLUBE DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DE SUA IDENTIDADE EDUCADORA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 24, p. 305-324, 2019.
-
TOMIO, D. ; B, K. R.B ; TRIGO, L. K. L. . Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE) , v. 13, p. 540-554, 2018.
-
SILVA, G. G. ; SCHULZ, L. ; TOMIO, D. . A brincadeira das crianças como experiência social de elaboração de conhecimentos acerca do mundo físico na Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS) , v. 20, p. 469-487, 2018.
-
CORDEIRO, M. L. ; TOMIO, D. . O Museu de Ecologia Fritz Müller: tessituras para educação científica e a pesquisa. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 10, p. 169, 2017.
-
RIBEIRO, J. ; VIEIRA, R. ; TOMIO, D. . Análise da percepção de risco de desastres naturais através da expressão gráfica de alunos do projeto ?Defesa Civil na Escola. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 42, p. 202-223, 2017.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; ADRIANO, G. A. C. . A análise microgenética como método nas pesquisas em educação na abordagem histórico-cultural. Reflexão e Ação (versão eletrônica) , v. 25, p. 28, 2017.
-
TOMIO, D. ; ANDERSEN, D ; SCHULZ, L. . A escola como espaço de práticas educativas e de pesquisa em Permacultura: Estado da arte da produção científica. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 34, p. 299-319, 2017.
-
SCHULZ, L. ; TOMIO, D. . Pedagogía ecovivencial: propuesta pedagógica de educación ambiental crítica en la enseñanza de la Biología. BIO-GRAFIA: ESCRITOS SOBRE LA BIOLOGIA Y SU ENSENANZA , v. 10, p. 153-159, 2017.
-
TOMIO, D. ; ADRIANO, G. A. C. ; SILVA, V.L. de S. . (Com)viver em espaços de uma escola sustentável e criativa. REVISTA POLYPHONÍA , v. 27, p. 367, 2016.
-
TOMIO, D. . RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS -ORIGENS- DE SEU PESQUISAR NO BRASIL. Inter-ação (UFG. Online) , v. 41, p. 629-650, 2016.
-
PEREIRA, D. ; ROCHA, N. M. ; TOMIO, D. . E o seu papel? Uma proposta de formação inicial docente no contexto de uma escola sustentável. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 20, p. 4-23, 2015.
-
P, G. de ; TOMIO, D. . CLUBE DE CIÊNCIAS: Condições de Produção da Pesquisa em Educação Científica no Brasil. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 7, p. 179-207, 2014.
-
TOMIO, D. ; ANDRADE, M. F. M. ; OLIVEIRA, P. L. S. . Além do quarto do hospital: aprendendo ciências em uma classe hospitalar. Dynamis (FURB. Online) , v. 20, p. 20-28, 2014.
-
TOMIO, D. ; CASSIANI, S. . Dear Mr. Charles Darwin... Dear Mr. Fritz Müller: Da Correspondência entre e evolucionista e o naturalista indícios para caracterizar a escrita na ciência e no ensino de ciências. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 18, p. 263-281, 2013.
-
TOMIO, D. ; GRIMMS, C. ; RONCHI, D. L. ; PIAZZA, F. ; REINICKE, K. ; PECINI, V. . As imagens no ensino de ciências: o que dizem os estudantes sobre elas?. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 10, p. 25-40, 2013.
-
MAES, M. E. ; TOMIO, D. . A Divulgação Científica sobre Orientação e Diversidade Sexual: Características das informações veiculadas pela revista Superinteressante. INTERFACES DA EDUCAÇÃO , v. 3, p. 21-36, 2013.
-
TOMIO, D. ; MORITZ, A.L. ; MÜLLER, K. ; GAULKE, L.B. ; MEYER, L. . O Museu de Ecologia Fritz Müller: Um Espaço não formal de aprender Ciências. ARETÉ (MANAUS) , v. 6, p. 16-29, 2013.
-
JANTZ, A. R. ; TOMIO, D. ; UBER, D. ; APPEL, G. ; WEBER, S. . Uma proposta de temas geradores para Educação Ambiental em escolas de comunidades com vulnerabilidade ambiental. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 30, p. 335-355, 2013.
-
TOMIO, D. ; CASSIANI, S . Sentidos atribuídos à escrita e à autoria por cientistas que divulgam ciência em weblogs: Indícios para refletir a escrita na Educação Científica. RIC@. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada , v. 6, p. 01, 2012.
-
NUHS, Aline Cristiane ; TOMIO, D. . A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional (Online) , v. 22, p. 259-283, 2011.
-
METTE, G. ; SILVA, Jadna Cristina Dittrich ; TOMIO, D. . Trilhas Interpretativas na Mata Atlântica: Uma Proposta para Educação Ambiental na Escola. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL , v. 25, p. 111-122, 2010.
-
TOMAZI, A. L ; PEREIRA, A. J. ; SHULER, C. M. ; PISKE, K. ; TOMIO, D. . O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 11, p. 335-353, 2009.
-
TOMAZI, A. L. ; PEREIRA, A. J. ; SCHULER, C. M. ; PISKE, K. ; TOMIO, D. . O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL.. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências , v. 11, p. 292-306, 2009.
-
TOMAZI, A. L. ; PEREIRA, A. J. ; SCHULER, C. M. ; PISKE, K. ; TOMIO, D. . O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL.. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências , v. 11, p. 292-306, 2009.
-
TOMIO, D. . A organização dos espaços de aprender Ciências na Escola. Revista Pec Programa de Educação Corporativa, Curitiba, v. 3, n.1, p. 35-46, 2003.
-
TOMIO, D. . Notas à margens dos textos. Seminários Em Revista, Blumenau, v. I, n.III, p. 59-65, 1999.
-
SILVA, Arleide Rosa da (Org.) ; TOMIO, D. (Org.) . A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1. ed. Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021. v. 1. 267p .
-
PAES, C. M. ; TOMIO, D. . Dirija com educação ambiental: animal silvestre na pista. 1. ed. Itajaí: Traços & Capturas, 2017. v. 1. 46p .
-
TOMIO, D. . De corpo praticante a corpo aprendente: o professor de Ciências nos seus espaços de aprender. 1. ed. Itajai: UNIVALI, 2002. v. 1. 144p .
-
RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Sentidos de educação em pesquisas sobre cidades educadoras: uma revisão sistemática. In: Rafael Ludwig, Caique Fistarol, Celso Kraemer, Ligia Martins. (Org.). Epistemologias dos saberes em educação. 1ed.Cachoeirinha: Fi, 2025, v. 2, p. 213-240.
-
TOMIO, D. ; SANTOS, R. S. ; LOPES, M. C. ; GRONI, C. S. . Rede Internacional de Clubes de Ciências: Vivências extensionistas na formação docente em interface à educação para os objetivos do desenvolvimento sustentável. In: Carolina Becker Pôrto Fransozi et al.. (Org.). Vivências extensionistas e seu papel transformador na promoção dos ODS rumo à Agenda 2030. 1ed.Lageado: Editora Univates, 2025, v. 1, p. 260-273.
-
TOMIO, D. ; SILVA, C. S. ; SILVA, A. C. S. ; RODRIGUES, F. ; ZORNOFF, F. E. T. ; LUEBKE, S. C. . O que acontece quando professoras de ciências da natureza visitam museus nas férias? Experiências colaborativas à formação docente. In: Grupo Amplia. (Org.). Educação em Museus. 1ed.Uberlândia: Subsolo, 2024, v. 1, p. 19-27.
-
RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Relações entre cidades educadoras e escolas: uma análise das experiências destacadas da AICE. In: Alexandre da Silva, Vanusa Eucléia Geraldo de Almeida, Vanessa Dal Canton, Hellen Boton Gandin, Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros, Mônica Strege Médici. (Org.). Educação Básica e Superior: desafios e compromissos para a vida democrática. 1ed.Frederico Westphalen: Editora URI Frederico Westphalen, 2024, v. 1, p. 169-182.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; LINDOSO, A. R. ; TOMIO, D. . Quem faz a formação de coordenadoras pedagógicas que atuam em instituições privadas de educação infantil? Um estudo de caso acerca de uma comunidade de prática. In: Paula Almeida de Castro; Mônica de Carvalho Teixeira. (Org.). Formação de Professores. 1ed.Campina Grande: Realize editora, 2024, v. 3, p. 1050-1068.
-
MAFRA, L. ; TOMIO, D. . Objetivos das práticas educativas desenvolvidas e pesquisadas em tempos de distanciamento social na pandemia coronavírus. In: Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos; Mónica Guerreiro Garay. (Org.). Educação e Pandemia: Reflexões acerca dos discursos sobre a escola em tempos de ensino remoto. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2023, v. 1, p. 9-24.
-
Decker, Ester ; Pellis, Beatriz ; Bihringer, Katiúscia Raika Brandt ; TOMIO, DANIELA . Desenvolvimento profissional de docentes que atuam em componentes curriculares eletivos do novo Ensino Médio. In: Adilson Tadeu Basquerote; Éverton Leandro Chiodini. (Org.). A BNCC e o Novo Ensino Médio: um olhar sobre o cenário da Educação Básica no Brasil. 1ed.Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2023, v. 1, p. 30-43.
-
PEREIRA, R. A. ; TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. . Uma visita ?com Vigotski? aos laboratórios universitários pedagógicos: o ambiente como fonte de desenvolvimento para a formação docente. In: André Luiz Correa de Brito; Andreza Cipriani; Katiúscia Raika Brandt Bihringer; Patricia Tatiane Raasch. (Org.). Epistemologias dos saberes em educação. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2023, v. 1, p. 159-173.
-
BRUNS, J. P. ; BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. ; RAUSH, R., B. . Experiência e desenvolvimento profissional docente: um olhar epistemológico. In: André Luiz Correa de Brito; Andreza Cipriani; Katiúscia Raika Brandt Bihringer; Patricia Tatiane Raasch. (Org.). Epistemologias dos saberes em educação. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2023, v. 1, p. 174-192.
-
SANTOS, R. S. ; ULLER, M. F. ; RUPRECHT, N. C. ; LOPES, M. C. ; TOMIO, D. . Sensibilizando sobre a preservação do bioma Mata Atlântica por meio de um aplicativo de realidade aumentada. In: Sánchez Ilabaca, Jaime. (Org.). Nuevas Ideas en Informática Educativa - TISE 2023. 1ed.Santiago de Chile: , 2023, v. 17, p. 578-582.
-
B, K. R.B ; TOMIO, D. ; RADLOFF, C. M. B. . Desenvolvimento profissional docente a partir da escrita e da divulgação de práticas educativas em jornais escolares: reflexões acerca dessas interfaces para formação de professores. In: Adilson Tadeu Basquerote; Katiúscia Raika Brandt Bihringer. (Org.). Práticas pedagógicas e docentes na contemporaneidade:um (re)pensar dos processos de ensinareaprender numa perspectiva emancipatória. 1ed.Foz do Iguaçu: CLAEC e-Books, 2022, v. 1, p. 27-41.
-
HAMANN, B. ; HARDER, U. S. ; LOPES, M. C. ; TOMIO, D. . Práticas Educativas com uso de tecnologias digitais em um Clube de Ciências online. In: Fernanda de Jesus Costa; Eliane Ferreira de Sá. (Org.). Clubes de Ciências: Reflexões de experiências durante a pandemia. 1ed.Belo Horizonte: Sarerê Editora e Educação Tecnológica, 2022, v. 1, p. 70-101.
-
DUARTE, G. N. ; DUARTE, T. A. G. ; TOMIO, D. . Babymatematicando: práticas educativas em um contexto de educação infantil. In: Eloisa Rosotti Navarro; Maria do Carmo de Sousa. (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências. 1ed.Guarujá: Científica Editora, 2021, v. 1, p. 631-642.
-
SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. . PROEXT MEC: Articulando projetos criativos ecoformadores e a biodiversidade na formação docente em espaços de cocriação. In: Arleide Rosa da Silva; Daniela Tomio. (Org.). A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1ed.Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021, v. 1, p. 17-19.
-
SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. . Percursos e Contextos de Formação e Prática docente a partir do PROEXT MEC. In: Arleide Rosa da Silva; Daniela Tomio. (Org.). A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1ed.Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021, v. 1, p. 45-58.
-
TOMIO, D. ; B, K. R.B ; HAMANN, B. ; LAURETH, T. ; CURI, B. M. . A formação docente no Laboratório Interdisciplinar de Educação Científica (LIE FURB): Desenvolvendo(se) professores escritores. In: Arleide Rosa da Silva; Daniela Tomio. (Org.). A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1ed.Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021, v. 1, p. 97-102.
-
SCHULZ, L. ; TOMIO, D. ; RAUSH, R., B. . Sandplay como ferramenta para o percurso formativo docente em Educação Ambiental. In: Arleide Rosa da Silva; Daniela Tomio. (Org.). A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1ed.Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021, v. 1, p. 111-120.
-
PUKALL, J. P. ; SIMAO, V. L. ; TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da . Polinizando Projetos Criativos Ecoformadores nas Escolas. In: Arleide Rosa da Silva; Daniela Tomio. (Org.). A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1ed.Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021, v. 1, p. 123-125.
-
HAMANN, B. ; HOSTIN, D. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. . Ecoformação na gestão dos riscos de desastres: aproximando a escola e a universidade por meio de uma prática educativa em parceria com a Defesa Civil. In: Arleide Rosa da Silva; Daniela Tomio. (Org.). A biodiversidade em projetos criativos ecoformadores: formação e práticas docentes em contextos formais e não formais de educação. 1ed.Presidente Prudente: Gráfica CS, 2021, v. 1, p. 247-256.
-
SANTOS, I. dos ; TOMIO, D. . Práticas educativas de educação física em casa durante a pandemia. In: Elisabeth Baretta et al.. (Org.). Pesquisas e práticas pedagógicas de educação física em Santa Catarina. 1ed.Joaçaba: Editora, 2021, v. 1, p. 81-81.
-
TOMIO, D. ; DUARTE, G. N. ; PEDRON, N. B. . Cartões postais em Percursos educativos: Escrevendo de diferentes ?lugares? em experiências de distanciamento social. In: Rozane Zaionz. (Org.). Práticas pedagógicas em tempos de pandemia: reflexões, desafios e possibilidades. 1ed.Curitiba: Editora Bagai, 2021, v. 1, p. 184-194.
-
RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Referentes para práticas educativas em museus com o público escolar. In: Cristiana Barcelos da Silva. (Org.). Educação brasileira em perspectiva: contribuições e olhares interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 186-206.
-
CONZATTI, C. ; TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; PEDRON, N. B. . Quando a docência em Clubes de Ciências é objeto de pesquisa: uma análise da produção científica do PIBID Ciências em seus contributos para a formação de professores em um contexto de Educação Não Formal. In: Stela Maia Meneghel; Rosane Magaly Martins. (Org.). Relatos de Pesquisa em Educação. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2020, v. 1, p. 131-150.
-
SANTOS, M. K. ; TOMIO, D. ; RADLOFF, C. M. B. ; HAMANN, B. . A divulgação de práticas educativas em um jornal: um percurso para o desenvolvimento profissional docente na Educação Infantil. In: Stela Maia Meneghel; Rosane Magaly Martins. (Org.). Relatos de Pesquisa em Educação. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2020, v. 1, p. 187-202.
-
RAUTEMBERG, J. ; GENSKE, S. ; RAUSH, R., B. ; TOMIO, D. . Formação continuada de professores da Educação Básica: Pesquisas em Educação do Estado de Santa Catarina em análise. In: Stela Maia Meneghel; Rosane Magaly Martins. (Org.). Relatos de Pesquisa em Educação. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2020, v. 1, p. 51-72.
-
SILVA, M. F. ; COOREA, P. G. ; TOMIO, D. . Para que aprender Ciências da Natureza na escola? Uma leitura dos objetivos na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular de Santa Catarina. In: Carla Carvalho; Luciane Schulz; Cássia Ferri. (Org.). Base Nacional Comum Curricular e a proposta curricular de Santa Catarina: que diálogos são possíveis?. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2020, v. 1, p. 69-82.
-
TOMIO, D. ; RONCHI, R. R. ; SCHMITZ, V. . Formação e práticas docentes em contextos de educação não formal e suas relações nos documentos oficiais da educação brasileira. In: Editora Poisson. (Org.). Educação no Século XXI: Gestão Pedagógica e Docência. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 45, p. 89-98.
-
TOMIO, D. ; RONCHI, R. R. ; SCHMITZ, V. . Interfaces entre a Educação Não Formal e a formação docente no Brasil uma análise a partir de documentos oficiais da Educação Básica. In: Rosane Magaly Martins Stela Maria Meneghel. (Org.). Diálogos entre Educação e Pesquisa. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. 1, p. 125-142.
-
TOMIO, D. ; B, K. R.B ; TRIGO, L. K. L. ; SCHULZ, L. ; RONCHI, R. R. ; SCHMITZ, V. . Pesquisas sobre contextos de Educação Não Formal para Formação e Práticas docentes. In: Rosane Magaly martins; Stela Maria Meneghel. (Org.). Diálogos entre Educação e Pesquisa. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2018, v. 1, p. 185-206.
-
SCHULZ, L. ; TOMIO, D. ; RAUSH, R., B. . Saberes docentes ecoformativos: uma abordagem fenomenológica. In: Raphael Alves Feitosa; Solonildo Almeida da Silva. (Org.). Metodologias emergentes da pesquisa em Ensino de Ciências. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2018, v. 1, p. 91-112.
-
TOMIO, D. ; VIEIRA, K. ; PAULA, R. H. . (Eco)Formação Inicial de Professores: a aprendizagem da docência. In: Edson Schroeder; Vera Lucia de Souza e Silva. (Org.). Novos Talentos: Processos Educativos em Ecoformação. 1ed.Blumenau: Legere, 2014, v. 1, p. 257-268.
-
VIEIRA, B ; TOMIO, D. ; PUKALL, J. P. . A construção de uma horta mandala na escola: um projeto criativo ecoformador. In: Edson Schroeder; Vera Lucia de Souza e Silva. (Org.). Novos Talentos: Processos Educativos em Ecoformação. 1ed.Blumenau: Legere, 2014, v. 1, p. 275-285.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; SILVA, V.L. de S. . O professor de Ciências da Educação Básica e a sua formação, na licenciatura, como pesquisador. In: Edson Schroeder; Vera Lúcia de Souza e Silva. (Org.). Estágios em foco: A pesquisa, a Teoria e a Prática na Formação do Professor na FURB. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. 1, p. 148-167.
-
TOMIO, D. . Biologia na Copa. Profissão Mestre, Curitiba, p. 8 - 8, 07 jun. 2002.
-
SANTOS, A. C. ; PIRES, V. S. ; ALVES, A.D.M. ; TOMIO, D. . Uma feira de ciências em Maracajá como prática educativa transformadora na escola: relato de uma experiência. In: I Encontro de Professores da Educação Básica que participam de Feiras científicas - a escrita de práticas (I EPFEC), 2025, Rio do Sul. Anais do I Encontro de Professores da Educação Básica que participam de Feiras científicas - a escrita de práticas (I EPFEC). Rio do Sul: IFC Rio do Sul, 2025. v. 1. p. 1-1.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. . Experiências de (auto) formação docente por meio de vivências extensionistas na rede internacional de clubes de ciências.. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2024, Campina Grande. Anais X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. Realize Editora: Campina Grande, 2024. v. 1. p. 1-12.
-
SILVA, L. M. ; TOMIO, D. . O que se investiga sobre a escola como agente da divulgação científica para a comunidade?. In: Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2024, João Pessoa. Anais X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. Campina Grande: Editora Realize, 2024. v. 1. p. 1-11.
-
GRONI, C. S. ; TOMIO, D. . PRÁTICAS EDUCATIVAS COM AUDIOVISUAIS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2024, Diadema. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes,. Diadema: UNIFESP, 2024. v. 4. p. 813-820.
-
LINDOSO, A. R. ; TOMIO, D. . SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS POR DOCENTES PARA PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM TERRITÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2024, Diadema. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes. Diadema: UNIFESP, 2024. v. 3. p. 974-978.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Interfaces entre a escola e a formação de professores nas cidades educadoras. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2023, Curitiba. XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE "ESPERANÇAR" VII SEMÍNARIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SI´D/CATEDRA UNESCO). Curitiba: EDUCERE, 2023. v. 1. p. 4326-4345.
-
ARAUJO, J. ; LOPES, M. C. ; TOMIO, D. . Formação continuada em serviço de professores para o uso de métodos ativos no ensino médio profissionalizante: um estado da questão. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE 'ESPERANÇAR' VII SEMÍNARIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SI´D/CATEDRA UNESCO), 2023, Curitiba. Anais XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE "ESPERANÇAR" VII SEMÍNARIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SI´D/CATEDRA UNESCO). Curitiba: EDUCERE, 2023. v. 1. p. 4666-4674.
-
SANTOS, I. dos ; TOMIO, D. . Processos formativos para documentação pedagógica de crianças significados por professores de Educação Física. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2023, Santo André. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes. Santo André: V&V Editora, 2023. v. 1. p. 1239-1257.
-
TRUPPEL, A. ; TOMIO, D. . O livro informativo digital para formação do leitor professor: reflexões acerca do produto educacional de mestrado profissional. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2023, Santo André. Anais Congresso Internacional Movimentos Docentes. Santo André: V&V Editora, 2023. v. 1. p. 650-660.
-
ROCHA, N. M. ; TOMIO, D. ; BATISTA, K. Z. S. . De licenciado em Ciências Biológicas a biólogo educador: movimentos docentes na Educação Não-Formal. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes, 2023, Santo André. Anais Congresso Internacional Movimentos Docentes. Santo André: V&V Editora, 2023. v. 1. p. 784-794.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . Interlocução entre a universidade e a escola: o jornal escolar como estratégia formativa de professores. In: Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores, 2023, São Paulo. Anais Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores. São José do Rio Preto: Reconecta Soluções Educacionais, 2023. v. 1. p. 208-216.
-
SCHILLER, E. ; MOTHE, M. C. L. ; VIEIRA, A. ; TOMIO, D. . Interfaces entre linguagens e tecnologias digitais, via canal online da ANPED: um relato de experiência de professores-pesquisadores em formação. In: Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores, 2023, São Paulo. Anais Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores. São José do Rio Preto: Reconecta Soluções Educacionais, 2023. v. 1. p. 276-284.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; SCHILLER, E. ; TOMIO, D. . Escola Pública Bilíngue (re)leituras sobre o desenvolvimento profissional docente a partir de espaços educativos. In: Anais do XIX Encontro de Formação de Professoras(es) de Língua Estrangeira, 2023, Inhumas. XIX Encontro de Formação de Professoras(es) de Língua Estrangeira - XIX ENFOPLE. Inhumas: EUG, 2023. v. 9. p. 1-11.
-
TOMIO, D. ; RIEGEL, A. B. ; RIEGEL, M. S. ; SANTOS, R. S. ; PEREIRA, R. A. . Projetar espaços de aprendizagens nas escolas: um relato de experiência de uma formação continuada docente colaborativa. In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE 'ESPERANÇAR' VII SEMÍNARIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO - SIRSSE IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE (SI´D/CATEDRA UNESCO), 2023, Curitiba. Anais XVI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. Curitiba: EDUCERE, 2023. v. 1. p. 4757-4766.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . Escola educativa em perspectiva à inovacao na formação docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES E COLÓQUIO FORPIBID, 2022, Diadema. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES E COLÓQUIO FORPIBID RP. Diadema: VeP Editora, 2022. v. 4. p. 1196-1205.
-
PEDRON, N. B. ; TOMIO, D. . Interlocuções entre uma professora e licenciandos em um percurso de formação docente sobre práticas educativas em aulas online de ciências na pandemia covid-19. In: Congresso Educasul Online, 2021, Florianópolis. Anais Congresso Educasul 2020. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2021. v. 1. p. 41-48.
-
TOMIO, D. ; HAMANN, B. ; RODRIGUES, F. ; HERZ, G. ; PEDRON, N. B. . COLEÇÃO E-BOOKS CLUBES DE CIÊNCIAS: Contributos para uma educação científica inovadora. In: IV Encontro Internacional de Inovação na Educação, 2021, Florianópolis. IV Encontro Internacional de Inovação na Educação: Educação inovadora em tempos de pandemia. Florianópolis: Trem da Ilha Serviços Editoriais e Computacionais, 2021. v. 1. p. 235-247.
-
SCHWARZROCK, T. A. ; TOMIO, D. . CASOS DE ENSINO: Contribuições à escola para promoção de uma cultura de prevenção ao risco de desastres. In: IV Encontro Internacional de Inovação na Educação, 2021, Florianópolis. IV Encontro Internacional de Inovação na Educação: Educação inovadora em tempos de pandemia. Florianópolis: Trem da Ilha Serviços Editoriais e Computacionais, 2021. v. 1. p. 222-234.
-
MAFRA, L. ; TOMIO, D. . INVENTÁRIO DE DOSSIÊS DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DE EDUCAÇÃO COM FOCO EM PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA CORONAVÍRUS. In: XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI, 2021, Joinville. Anais XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI. Joinville: Univille, 2021. v. 1. p. 144-153.
-
DUARTE, G. N. ; TOMIO, D. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM HORA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO: INVENTÁRIO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS. In: XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI, 2021, Joinville. Anais XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI. Joinville: Univille, 2021. v. 1. p. 322-331.
-
RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. . CONTRIBUIÇÕES DOS CLUBES DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS. In: XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI, 2021, Joinville. Anais XVIII simpósio integrado de pesquisa em educação FURB/ UNIVILLE/ UNIVALI. Joinville: Univille, 2021. v. 1. p. 353-363.
-
PEDRON, NATALIA BAGATTOLI ; TOMIO, DANIELA . Uma Rede Internacional de Clubes de Ciências para desenvolver e compartilhar experiências inovadoras com metodologias de aprendizagem para educação científica. In: Inovação na educação Pontes para futuros fora da caixa, 2020, Florianópolis. Blucher Education Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v. 3. p. 142-154.
-
AMORIM, MARY ANNE PASTA DE ; TOMIO, DANIELA ; SILVA, Arleide Rosa da . O que se investiga sobre o uso de metodologias ativas para o ensino do aparelho do movimento no ensino superior. In: Inovação na educação Pontes para futuros fora da caixa, 2020, Florianópolis. Blucher Education Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2019. v. 3. p. 42-57.
-
CARNEIRO, K. C. ; TOMIO, D. . Um panorama da pesquisa brasileira acerca da abordagem dos desastres naturais na escola. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019, Natal. XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: ABRAPEC, 2019. v. 1. p. 1-7.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; MENEZES, C. . O Clube de Ciências como contexto de formação docente. In: I CONFERÈNCIA INTERNACIONAL DE RECERCA EN EDUCACIÓ Educació 2019: Reptes, tendències i compromisos, 2019, Barcelona. I CONFERÈNCIA INTERNACIONAL DE RECERCA EN EDUCACIÓ Educació 2019: Reptes, tendències i compromisos. Albacete: LiberLibro, 2019. v. 1. p. 1041-1049.
-
RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Panorama de indicadores sobre os museus da região do Alto Vale do Itajaí: uma contextualização para leitura de suas práticas educativas. In: Anais do XVII Simpósio Integrado Pesquisa FURB, UNIVILLE, UNIVALI, 2019, Itajai. XVII Simpósio Integrado Pesquisa FURB, UNIVILLE, UNIVALI. Itajai: Ed. da Univali, 2019. v. 1. p. 460-468.
-
SANTOS, M. K. ; TOMIO, D. . A construção de um caso de ensino a partir da documentação pedagógica na Educação Infantil. In: XVII Simpósio Integrado Pesquisa FURB, UNIVILLE, UNIVALI, 2019, Itajaí. Anais do XVII Simpósio Integrado Pesquisa FURB, UNIVILLE, UNIVALI. Itajai: Ed. da Univali, 2019. v. 1. p. 572-582.
-
TOMIO, D. ; B, K. R.B ; RONCHI, R. R. . O 'lugar' da educação não formal nos cursos de pedagogia: enfoques para documentos de contextos curriculares. In: Reunião Científica da Regional da ANPEd ? XII ANPEd-Sul, 2018, Porto Alegre. ANPEd-Sul2018 ? EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: pesquisar para quê?. Porto Alegre: UFRGS, 2018. v. 1. p. 1-8.
-
TOMIO, D. ; SCHULZ, L. ; RAUSH, R., B. ; GIRARDI, I. . PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ESTADO DO CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. In: VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2018, São Paulo. VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2018.
-
TOMIO, D. ; RONCHI, R. R. ; SCHMITZ, V. . Formação e práticas docentes em contextos de educação não formal e suas relações nos documentos oficiais da educação brasileira. In: EDUCERE ? Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. EDUCERE ? III Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPRess - Editora Universitária Champagnat, 2017. v. 1. p. 4518-4532.
-
TOMIO, D. ; HERMANN, A. P. . Clubes de Ciências no contexto da América Latina. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-7.
-
ROCHA, N. M. ; MELO, E. J. ; TOMIO, D. . A construção coletiva de um ?espaço? de aprendizagem em um Clube de Ciências. In: II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2016, Joinville. II COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação. Joinville: UDESC, 2016. v. 2. p. 330-343.
-
MELO, E. J. ; KERN, F.C. ; ROCHA, N. M. ; TOMIO, D. . CONSTRUÇÃO COLETIVA DO ESPAÇO (FÍSICO) DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. V SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa, 2016. p. 1-11.
-
CORDEIRO, M. L. ; TOMIO, D. . OS ?FRITZ? DO LESTE E DO OESTE DE SANTA CATARINA: EPISÓDIOS DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA DE FRITZ MÜLLER E FRITZ PLAUMANN EM AULAS DE CIÊNCIAS. In: SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. V SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa: UTFPR, 2016. p. 1-12.
-
SCHMITZ, V. ; TOMIO, D. . Um clube ... Na escola: definições desta prática educativa em educação não formal segundo pesquisadores brasileiros. In: XIV Simpósio Integrado de Pesquisa A Política Educacional Brasileira: desafios recentes, 2016, Itajaí. XIV Simpósio Integrado de Pesquisa A Política Educacional Brasileira: desafios recentes. Itajai: Univali, 2016. v. 1. p. 310-322.
-
ADRIANO, G. A. C. ; TOMIO, D. . Investigar e aprender em espaços educadores sustentáveis de uma escola pública. In: EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. EDUCERE - Congresso Nacional de Educação: Formação de Professores, Complexidade e Trabalho docente. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 23757-23770.
-
ROCHA, N. M. ; KERN, F.C. ; MELO, E. J. ; TOMIO, D. . Como seria se não fosse como é: compartilhando a experiência da inclusão inversa em Clubes de Ciências. In: VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia, 2015, Criciúma. Amais do VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia, 2015. v. 1.
-
RUPP, A. ; TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. . A formação inicial de professores na atuação em Clubes de Ciências: uma experiência no PIBID. In: VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia, 2015, Criciúma. Anais do VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia. Criciuma: UNESC, 2015. v. 1. p. 29-37.
-
PEREIRA, D. ; ROCHA, N. M. ; TOMIO, D. . E o seu papel? Uma proposta de trabalho no estágio da licenciatura. In: VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia, 2015, Criciúma. Anais do VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia, 2015.
-
CORDEIRO, M. L. ; TOMIO, D. . Panorama da pesquisa científica sobre o Museu de Ecologia Fritz Müller. In: VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2015, Criciúma. Anais do VII Encontro Regional Sul do Ensino de Biologia, 2015.
-
RUPP, A. ; TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. . Clube de Ciências como espaço na escola de iniciação científica e formação inicial de professores: uma experiência no PIBID. In: XI Seminário de Iniciação à Docência: Professores em espaços de formação: mediações, praxis e saberes docentes, 2014, Natal. Professores em espaços de formação [recurso eletrônico] : mediações, práxis e saberes docentes / V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do Pibid. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? EDUFRN, 2014. v. 1. p. 1-12.
-
KERN, F.C. ; ABREU, R. W. ; MELO, E. J. ; TOMIO, D. . Produções Coletivas de mídias em um Clube de Ciências. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa: UTFPR, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
TOMIO, D. ; CORDEIRO, M. L. ; LANGE, B. S. . Ensino da Biologia no ensino Médio na Perspectiva CTS com o jogo Parasita Show. In: IV SINECT - Simpósio nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais IV SINECT - Simpósio nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa: UTFPR, 2014. v. 1. p. 1-10.
-
CERVI, G. M. ; PIAVATTI, V. ; TOMIO, D. . Formação Docente:uma experiência em redes de ensino. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente. Maceió: lusobrastd, 2011. v. 1. p. 1-12.
-
SCOPEL, B. G. ; TOMIO, D. . V Encontro Regional de Ensino de Biologia e IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciências. In: V Encontro Regional de Ensino de Biologia e IV Simpósio Latino-Americano e Caribenho de Educação em Ciências, 2011, Londrina. V Encontro Regional de Ensino de Biologia e IV International Council of Associations for Science Educational. Londrina: UEL, 2011. v. 1. p. 1-10.
-
MORITZ, A.L. ; TOMIO, D. ; MÜLLER, K. ; MEYER, L. ; GAULKE, L.B. . Indicadores do potencial educativo do museu de Ecologia Fritz Müller para aprender Ciências. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: UNICAMP, 2011.
-
TOMIO, D. ; METTE, Gabeiela ; SILVA, Jadna Cristina Dittrich . Trilhas Interpretativas na Mata Atlantica para Educação Ambiental na Escola. In: IV EREBIO SUL, 2010, Chapecó. IV EREBIO SUL e V ENCEBIO. Chapecó, 2010.
-
TOMIO, D. ; SHROEDER, Edson ; SILVA, V.L. de S. . Pesquisa em Educação Científica na Formação Inicial do Professor de Ciências: Relato de uma Experiência. In: IV EREBIO SUL, 2010, Chapecó. IV EREBIO e V ENCEBIO. Capecó, 2010.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; SILVA, V.L. de S. . AN EXPERIENCE OF INITIAL TEACHER TRAINING FOR SCIENCE AND BIOLOGY FROM THE EXERCISE OF RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION. In: International Conference on Education and Mew Learning Technologies - EDULEARN10 Conference, 2010, Barcelona. EDULEARN10 Proceedings CD. Barcelona: IATED, 2010. v. 1. p. 2202-2205.
-
TOMIO, D. . Dear Mr. Charles Darwin, Dear Mr Fritz Müller: Da correspondência entre o evolucionista e o naturalista indícios para caracterizar a escrita na ciência e no ensino de ciências. In: VII ENPEC, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2009. v. V. p. 01-12.
-
TOMIO, D. ; SHROEDER, Edson . A Pesquisa como princípio científico na formação inicial do professor de Ciências e Biologia: uma experiência com licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau. In: VIII Encontro sobre Investigação na Escola, 2008, Ijuí. 3. Encontro Regional de Ensino de Biologia ? EREBIO-SUL; 8. Encontro sobre Investigação na Escola, 8 a 11 de outubro de 2008. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; OSÓRIO, T . Contribuições do Livro Didático de Biologia para Educação Científica na Escola. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia ? EREBIO-SUL, 2008, Ijuí. 3. Encontro Regional de Ensino de Biologia ? EREBIO-SUL; 8. Encontro sobre Investigação na Escola, 8 a 11 de outubro de 2008. Ijuí: UNIJUÍ, 2008.
-
TOMIO, D. ; VENTURI, T. ; LESSA, D. B ; INÁCIO, T ; GUTJAHR, F ; WAGNER, J ; PEDROSO, I. . Como "se pega"gripe: um estudo das concepções alternativas de estudantes sobre o sistema imunológico. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba: UFPR, 2008.
-
TOMIO, D. ; HEINZEN, L. . Leitura: assunto também de matemática e ciências?. In: I Congresso Nacional de Reorientação Curricular, 1999, Blumenau. Anais do I Congresso Nacional de Reorientação Curricular. Blumenau: Editora da FURB, 1999. v. I. p. 86-88.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . O QUE AS PESQUISAS BRASILEIRAS ABORDAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM ESCOLAS BILÍNGUES?. In: XX Seminário Integrado de Pesquisa UNIVILLE - FURB - UNIVALI, 2024, Itajaí. Anais do XX Seminário Integrado de Pesquisa UNIVILLE - FURB - UNIVALI.. Itajaí: Editora da Univali, 2024. v. 1. p. 263-266.
-
LINDOSO, A. R. ; TOMIO, D. . RELAÇÕES ENTRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E SABERES ÀS PRÁTICAS COM TERRITÓRIOS DE INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: XX Seminário Integrado de Pesquisa UNIVILLE - FURB - UNIVALI, 2024, Itajaí. Anais do XX Seminário Integrado de Pesquisa UNIVILLE - FURB - UNIVALI. Itajaí: Editora da Univali, 2024. v. 1. p. 233-236.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; RODRIGUES, F. ; LOPES, M. C. . Rede Internacional de Clubes De Ciências (RICC): contribuições ao desenvolvimento profissional de educadores clubistas. In: II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências ? II SSAPEC, 2023, Cerro Largo. II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. Campo Largo: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2023. v. 1. p. 1-6.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. . ACONTECIMENTOS DE ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS ESCRITORAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA. In: Anais das Reuniões da ANPEDSUL, 2022, Cascavel. XIV AnpedSul. Cascavel: UNIOESTE, 2022. v. 1. p. 1-8.
-
SANTOS, I. dos ; SILVA, J. R. F. ; TOMIO, D. . APRENDIZAGENS COM UMA EDUCADORA VIAJANTE POR CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: EFEITOS DE UM PROCESSO FORMATIVO NO CURSO DE PEDAGOGIA. In: XIV AnpedSul, 2022, Cascavel. XIV AnpedSul. Cascavel: UNIOESTE, 2022. v. 1. p. 1-8.
-
BRUNS, J. P. ; B, K. R.B ; TOMIO, D. ; RAUSH, R., B. . RELAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS ENTRE EXPERIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: DIÁLOGOS A PARTIR DA ESCOLA. In: Congresso Internacional Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina - EDUPALA, 2022, Lages. Anais do III Congresso Internacional Diálogos e Desafios para a Educação Democrática na América Latina. São Paulo: Na Raiz, 2022. v. 1. p. 147-151.
-
TOMIO, D. ; RADLOFF, C. M. B. ; B, K. R.B . O JORNAL ESCOLAR COMO PERCURSO FORMATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DISPOSIÇÕES NA PROFISSÃO DOCENTE. In: 40 Reunião Anual da ANPED: Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo, 2021, Pará. 40 Reunião Anual da ANPED: Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo. Rio de Janeiro: ANPED, 2021. v. 1. p. 1-5.
-
CORDEIRO, M. L. ; TOMIO, D. ; MATOS, E. P. S. A. . O que escritos originais de cientistas no sul do brasil contam sobre a história da ciência e a produção do conhecimento científico. In: VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2021, São Paulo. VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino: Propostas, Tendências e e Construção de Interfaces, 2021. v. 23. p. 108-109.
-
B, K. R.B ; TOMIO, D. . Experiências de desenvolvimento profissional que mobilizam a escrita de docentes da educação básica: aproximações entre a universidade e a escola. In: XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul, 2020, Blumenau. XIII Reunião Científica da ANPEd-Su: Educação direitos de todos e condição para democracia, 2020. v. 1. p. 1-6.
-
PEDRON, N. B. ; RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Desenvolvimento profissional de educadores que atuam em Clubes de Ciências de países latino-americanos. In: XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul, 2020, Blumenau. XIII Reunião Científica da ANPEd-Su: Educação direitos de todos e condição para democracia. Blumenau: ANPED, 2020. v. 1. p. 1-7.
-
TRIGO, L. K. L. ; TOMIO, D. . O que as paredes da escola contam sobre desenvolvimento profissional Docente? Uma leitura com um coletivo em formação inicial. In: Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, 2019, Lisboa. IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores. Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2019. v. 1. p. 129-130.
-
SANTOS, M. K. ; TOMIO, D. . A divulgação de práticas educativas em um jornal: um percurso para o desenvolvimento profissional docente na educação infantil. In: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019, Curitiba. EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, M. F. ; TOMIO, D. . Para que aprender ciências da natureza na escola? Uma leitura dos objetivos na Base Nacional Comum Curricular e na Proposta Curricular de Santa Catarina. In: EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação, 2019, Curitiba. EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. ; CUNHA, H. C. ; KRUG, J.L. . Formação docente em ambientes de co-criação educativa a partir de projetos criativos ecoformadores. In: ANFOPE - XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, 2019, Salvador. Anais do XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação / XL Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. ?Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. Salvador: EDUFBA, 2019. v. 1. p. 317-320.
-
TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; HAMANN, B. ; HOSTIN, D. . Práticas educativas de profissionais da educação, do contexto da defesa civil, para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres. In: ANFOPE - XII seminário nacional de formação dos profissionais da educação, 2019, Salvador. Anais do XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação / XL Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. ?Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência?.. Salvador: UFBA, 2019. v. 1. p. 2092-2095.
-
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; PEREIRA, R. A. ; LAURETE, T. . Articulações entre a universidade e a escola em um espaço hibrido de formação docente. In: ANFOPE - XII seminário nacional de formação dos profissionais da educação, 2019, Salvador. Anais do XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação / XL Encontro Nacional do FORUMDIR / I Seminário Nacional do FORPARFOR e FORPIBID RP. ?Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência?.. Salvador: UFBA, 2019. v. 1. p. 2099-2101.
-
WRUCK, A ; HARDER, U. S. ; TOMIO, D. . Um gambá na escola...Uma experiência de Educação Ambiental em um Clube de Ciências com o PIBID. In: IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Itajaí. Anais do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - Caderno II Relatos de Experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2017. v. 12. p. 677-678.
-
VALLER, I. W. ; JANKE, A. I. ; SILVA, C. S. ; NAU, S. R. ; TOMIO, D. . Fotografando habitats na Escola: Uma experiência de Educação Ambiental com um Clube de Ciências e o PIBID. In: IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Itajaí. Anais do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - Caderno II Relatos de Experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2017. v. 12. p. 703-704.
-
ADRIANO, G. A. C. ; TOMIO, D. . Roteiro para observação de espaços educadores sustentáveis em escolas: proposições a partir de um estágio de licenciatura. In: IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Itajaí. Anais do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - Caderno II Relatos de Experiência. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Ambiental, 2017. v. 12. p. 995-996.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; RUPP, A. ; RODRIGUES, F. ; WOLFRAMM, J. F. P. ; MACHADO, G. M. O. ; FLORIANI, K. . Aula-passeio em espaços cientifico-culturais: uma prática interdisciplinar em Clubes de Ciências. In: PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1o Seminário Regional PROESDE/Licenciaturas, 2015, Lages. Anais do PIBIDSUL/PARFORSUL/ENLICSUL. Lages: UNIPLAC, 2015. v. 1. p. 1-1.
-
TOMIO, D. ; TOMAZI, A. L ; PEREIRA, A. J. ; SHULER, C. M. ; PISKE, K. . A Ciência divulgada nos filmes de animação infantil. In: 60 Reunião Anual da SBPC: energia, ambiente, tecnologia, 2008, Campinas. Anais da 60 Reunião Anual da SBPC. Campinas: UNICAMP, 2008.
-
TOMIO, D. . O Ensino de Ciências para Crianças: Argumentos a seu favor. In: XIV Simposio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências, 2006, Blumenau. XIV Simposio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências. Blumenau: FURB, 2006.
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; HULSE, David . Apoio Logístico a Ciências Naturais no Ensino Médio. In: XIV Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências, 2006, Blumenau. XIV Simpósio Sul Brasileiro de Ensino de Ciências. Blumenau: FURB, 2006.
-
SANTOS, R. S. ; RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. . Clubes de ciências e feiras científicas: contributos para a divulgação do conhecimento científico. In: I Encontro de Professores da Educação Básica que participam de feiras científicas, 2025, Rio do Sul. Anais do I Encontro de Professores da Educação Básica que participam de Feiras científicas - a escrita de práticas (I EPFEC). Rio do Sul: IFC Rio do Sul, 2025. v. 1. p. 1-1.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; PEREIRA, R. A. . A formação do pesquisador em rede: Reflexões a partir da Rede Internacional de Clubes de Ciências. In: I Congresso Internacional sobre a Formação do Pesquisador, 2024, Curitiba. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - CIFOP VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - SIFOP. Curitiba: Ed dos Autores, 2024. v. 1. p. 84-84.
-
BIHRINGER, K. R. B. ; SANTOS, S. A. ; TOMIO, D. . Grupo de pesquisa na educação básica: perspectivas sobre desenvolvimento profissional docente. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - CIFOP VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - SIFOP, 2024, Curitiba. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - CIFOP VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR - SIFOP. Curitiba: Ed dos Autores, 2024. v. 1. p. 53-53.
-
ROCHA, N. M. ; SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. . EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E CONHECIMENTO CIENTÍFICO: O CORPO HUMANO E O USO CONSCIENTE DE PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS. In: MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2024, Blumenau. ANAIS DA 18ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. BLUMENAU: Edifurb, 2024. v. 1. p. 95-95.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. . CLUBES DE CIÊNCIAS: CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS COM ESTUDANTES.. In: MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2024, Blumenau. ANAIS DA 18ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. BLUMENAU: Edifurb, 2024. v. 2. p. 94-94.
-
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; PEREIRA, R. A. ; LUEBKE, S. C. ; RODRIGUES, F. ; SANTOS, R. S. ; SILVA, C. S. . ARTICULAÇÕES EM REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE NOS MUSEUS DA REGIÃO SUL: IMPLICAÇÕES À DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. In: MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2024, BLUMENAU. ANAIS DA 18ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Blumenau: Edifurb, 2024. v. 3. p. 41-41.
-
TOMIO, D. ; LINGNER, D. V. ; MACHADO, G. M. O. ; SCHWERTL, S. L. ; SANTOS, R. S. . BIBLIOTECA DA FLORESTA CATARINENSE: DIVULGANDO CIÊNCIA NA ESCOLA PARA EDUCAÇÃO FLORESTAL. In: V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2024, Araquari. Anais do V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências.. Araquari: IFC, 2024. v. 1. p. 1-2.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; RODRIGUES, F. . BIBLIOTECA DIGITAL DA REDE INTERNACIONAL DE CLUBES DE CIÊNCIAS: CONECTANDO EDUCADORES E SABERES. In: V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2024, Araquari. Anais do IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Araquari: IFC, 2024. v. 1. p. 1-2.
-
SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. ; ROCHA, N. M. ; LINDOSO, A. R. . DEMOCRATIZANDO A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: COMPARTILHANDO MATERIAIS VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. In: V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2024, Araquari. V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências. Araquari: IFC, 2024. v. 1. p. 1-2.
-
GRONI, C. S. ; TOMIO, D. . EM CENA: DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS DA CIDADE DE TIMBÓ NAS LENTES DE JOVENS ESTUDANTES. In: V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2024, Araquari. Anais do V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências. Araquari: IFC, 2024. v. 1. p. 1-2.
-
SILVA, L. M. ; TOMIO, D. . O LUGAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES. In: V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2024, Araquari. V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências. Araquari: IFC, 2024. v. 1. p. 1-2.
-
TRUPPEL, A. ; TOMIO, D. . Leituras para Natureza com crianças da Educação Infantil. In: II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2023, Cerro Largo. Anais II Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências. Cerro Largo: Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
SCHWERTL, S. L. ; LINGNER, D. V. ; MACHADO, G. M. O. ; TOMIO, DANIELA ; SANTOS, R. S. . As florestas de Santa Catarina na escola: O que professores (des)conhecem sobre elas?. In: Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2023, Rio do Sul. Anais do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Rio do Sul: UNIDAVI, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
GRONI, C. S. ; TOMIO, D. . Bocas de lobo na cidade: contextos para educação científica e ambiental no ensino médio. In: IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia., 2023, Rio do Sul. Anais do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia.. Rio do Sul: UNIDAVI, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
TOMIO, DANIELA ; SANTOS, R. S. ; RODRIGUES, F. ; LOPES, M. C. . Rede Internacional de Clubes de Ciências é (também) contexto para formação continuada de educadores clubistas. In: IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2023, Rio do Sul. Anais do IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Rio do Sul: UNIDAVI, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
TRUPPEL, A. ; TOMIO, DANIELA . Projeto leituras das formigas: desenvolvendo leituras das crianças com a natureza. In: IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2023, Rio do Sul. Anais do IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Rio do Sul: UNIDAVI, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
TOMIO, DANIELA ; LINGNER, D. V. ; RODRIGUES, F. ; MACHADO, G. M. O. ; SCHWERTL, S. L. . Florestando na escola: (in)formando sobre as florestas catarinenses. In: IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia., 2023, Rio do Sul. Anais do IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Rio do Sul: UNIDAVI, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
SANTOS, A. C. ; CIPRIANI, A. ; PEREIRA, R. A. ; TOMIO, D. . Canal 'primatas biologia': uma ferramenta de estudo com potencial didático?. In: IV Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2023, Rio do Sul. Anais do Simpósio Catarinense em Educação em Ciências e Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Rio do Sul: UNIDAVI, 2023. v. 1. p. 1-2.
-
TOMIO, D. ; SANTOS, R. S. . Rede Internacional de Clubes De Ciências (RICC): Subsídios para formação de educadores clubistas. In: Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores, 2023, São Paulo. Anais Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores. São José do Rio Preto: Reconecta Soluções Educacionais, 2023. v. 1. p. 29-30.
-
LINDOSO, A. R. ; TOMIO, D. . Refletindo sobre memórias afetivas em percursos formativos para educação infantil. In: Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores, 2023, São Paulo. Anais Fórum Latino Americano de Formação Inicial e Continuada de Educadores. São José do Rio Preto: Reconecta Soluções Educacionais, 2023. v. 1. p. 58-59.
-
RODRIGUES, F. ; CURBANI, I. H. ; TOMIO, D. . O PENSAR E O FAZER CIÊNCIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: RELATO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM COMPONENTE CURRICULAR ELETIVO. In: III Simpósio Catarinense em Educação em Ciências -SECEC, 2022, Rio do Sul. Simpósio Catarinense em Educação em Ciências -SECEC. Anais.... Rio do Sul: IFC, UFSC, IFSul, Udesc, FURB, SED/SC, Unidavi, 2022. v. 1. p. 1-1.
-
HAMANN, B. ; TOMIO, D. ; VALLA, D. ; LOPES, M. C. ; SANTOS, R. S. . UM ENCONTRO (ONLINE) ENTRE CLUBES DE CIÊNCIAS: UM ACONTECIMENTO PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. In: Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2022, Rio do Sul. Simpósio Catarinense em Educação em Ciências -SECEC. Anais.... Rio do Sul: UNIDAVI, 2022. v. 1. p. 1-1.
-
BARZ, E. ; BATISTA, K. Z. S. ; TOMIO, D. . A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Simpósio Catarinense em Educação em Ciências, 2022, Rio do Sul. Simpósio Catarinense em Educação em Ciências -SECEC. Anais.... Rio do Sul: UNIDAVI, 2022. v. 1. p. 1-1.
-
TOMIO, D. ; SANTOS, R. S. ; LOPES, M. C. . Uma biblioteca para docentes da educação científica: Um convite à Rede Internacional de Clubes de Ciências. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, 2022. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP. Diadema: V&V Editora, 2022. v. 1. p. 313-313.
-
SANTOS, I. dos ; TOMIO, D. . PRÁTICA EDUCATIVA AMARELINHA VIAJANTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES E COLÓQUIO FORPIBID RP, 2022, Diadema. CADERNO DE RESUMOS DO CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTOS DOCENTES E COLÓQUIO FORPIBID RP. Diadema: V&V Editora, 2022. v. 1. p. 541-541.
-
CONZATTI, S. ; CONZATTI, C. ; GIOVANELLA, J. ; TOMIO, D. . Educação ambiental na comunidade do entorno do Parque Natural Municipal Nascente do Garcia: uma análise do projeto protetores da biodiversidade. In: Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental, 2021. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente. Fortaleza: Instituto Multiprofissional de Ensino, 2021. v. 2. p. 124-124.
-
PSCHEIDT, J. ; TOMIO, D. . MEMÓRIAS DOS CLUBES DE CIÊNCIAS: PERCURSOS HISTÓRICOS EM CONTEXTOS INTERNACIONAL E NACIONAL. In: 15ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2021, Blumenau. Anais da 15ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: Edifurb, 2021. v. 2. p. 35-35.
-
RODRIGUES, F. ; VALLER, I. W. ; COLOMBO, T. ; TOMIO, D. . Vestígios da biodiversidade catarinense: uma ação extensionista com divulgação científica entre a pós-graduação e a escola. In: 15ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2021, Blumenau. Anais da 15ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: Edifurb, 2021. v. 2. p. 36-36.
-
HERZ, G. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; REIS, D. S. ; PSCHEIDT, J. ; GONCALVES, L. S. ; HAMANN, B. ; RODRIGUES, F. . Clubes de Ciências: Formação docente e práticas educativas com estudantes. In: 15ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2021, Blumenau. Anais da 15ª MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: Edifurb, 2021. v. 2. p. 5050-50.
-
DUARTE, G. N. ; MAFRA, L. ; TOMIO, D. . A formação continuada realizada pelo coordenador pedagógico divulgada na Revista Nova Escola. In: 14 MIPE - ostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2020, Blumenau. Anais da 14 MIPE - ostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2020. v. 4. p. 15-15.
-
RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. ; PEDRON, N. B. . A formação docente em clubes de ciências na produção científica brasileira. In: 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2020, Blumenau. Anais da 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2020. v. 4. p. 13-13.
-
HERZ, G. ; TOMIO, D. ; REIS, D. S. ; LOPES, M. C. ; GONCALVES, L. S. ; HAMANN, B. ; RODRIGUES, F. ; PEDRON, N. B. . Clubes de ciências: formação docente e práticas educativas com estudantes. In: 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2020, Blumenau. Anais da 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2020. v. 2. p. 44-44.
-
KROTH, J. ; TOMIO, D. ; SIMAO, L. F. B. . Compreensões de futuros professores com o museu como espaço educativo. In: 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2020, Blumenau. Anais da 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2020. v. 1. p. 44-44.
-
TOMIO, D. ; PEDRON, N. B. ; LAURETH, T. . Quando uma educadora viaja por cartas para contextos de educação não formal... Acontece uma prática educativa no curso de Pedagogia. In: 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2020, Blumenau. Anais da 14 MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2020. v. 1.
-
RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. ; PEDRON, N. B. . Formação docente de educadores que atuam em clubes de ciências: um panorama das pesquisas brasileiras. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca), 2020, Cajazeiras. Anais do Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca). Cajazeiras: Even3, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
CARNEIRO, K. C. ; TOMIO, D. . Práticas educativas para crianças com foco na promoção de uma cultura de prevenção de risco de desastres. In: Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca), 2020, Cajazeiras. Anais do Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED (Edição Salamanca). Cajazeiras: Even3, 2020. v. 1. p. 1-1.
-
SILVA, A. T. ; TOMIO, D. . O que é uma formação continuada inovadora? Uma análise de práticas divulgadas no portal Porvir. In: XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE, 2019, Blumenau. Anais do XV Seminário Integrado das Licenciaturas, X Seminário do PIBID, VIII Seminário PARFOR, VII Seminário PROESDE. Blumenau: EdiFurb, 2019. v. 1. p. 1-2.
-
SILVA, A. I. ; SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; LAURETE, T. . Práticas educativas para educação científica e ambiental em Um espaço hibrido de inovação educacional. In: 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2019, Blumenau. ANAIS 3ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Blumenau: Edifurb, 2019. v. 2. p. 6-7.
-
HAMANN, B. ; TOMIO, D. ; HOSTIN, D. ; CARNEIRO, K. C. . Práticas educativas para prevenção de desastres na formação inicial de professores. In: 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2019, Blumenau. ANAIS DO 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Blumenau: Edifurb, 2019. v. 2. p. 26-27.
-
VIEIRA, R. ; HAMANN, B. ; HOSTIN, D. ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; RIBEIRO, J. . Atmosfera 2019 - prevenção e mitigação aos riscos de desastres. In: 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2019, Blumenau. ANAIS DO 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Blumenau: Edifurb, 2019. v. 2. p. 47-48.
-
SILVA, A. T. ; TOMIO, D. . PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2019, Blumenau. ANAIS DO 13ª MIPE - MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA. Blumenau: Edifurb, 2019. v. 3. p. 61-62.
-
CONZATTI, C. ; TOMIO, D. . Quando a docência (em Clubes de Ciências) é objeto de pesquisa: uma análise da produção científica do PIBID em seus contributos para formação de professores. In: 12 Mostra Interna de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2018, Blumenau. 12a MIPE: Mostra Interna de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2018. v. 3. p. 83-83.
-
B, K. R.B ; TOMIO, D. . As condições de produção escrita de um coletivo de professores de uma escola pública: um inventário da produção científica da EBM Visconde de Taunay. In: 12 Mostra Interna de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2018, Blumenau. 12 Mostra Interna de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2018. v. 3. p. 203-203.
-
CARNEIRO, K. C ; TOMIO, D. . Um panorama da pesquisa brasileira sobre a abordagem do tema desastres naturais na escola. In: 12 Mostra Interna de Ensino, Pesquisa, Entensão e Cultura, 2018, Blumenau. 12 MIPE - Mostra Interna de Ensino, Pesquisa, Entensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2018. v. 3. p. 206-206.
-
VALLER, I. W. ; TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; LOPES, M. C. ; PEREIRA, R. A. ; KRUG, J.L. ; LAURETE, T. . Formação Continuada de Professores/as para Educação Ambiental em um espaço híbrido de inovação. In: 12 Mostra Interna de Pesquisa, Ensino, Enstensão e Cultura, 2018, Blumenau. 12 MIPE - Mostra Interna de Pesquisa, Ensino, Enstensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2018. v. 2. p. 55-55.
-
RODRIGUES, F. ; TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; SCHULZ, L. . Lá no meio da biodiversidade catarinense avistamos um cedro rosa. In: 12 Mostra Interna de Pesquisa, Ensino, Enstensão e Cultura, 2018, Blumenau. 12 MIPE -Mostra Interna de Pesquisa, Ensino, Enstensão e Cultura. Blumenau: FURB, 2018. v. 2. p. 44-44.
-
JANKE, A. I. ; NAU, S. R. ; TOMIO, D. ; SILVA, C. S. da ; VALLER, I. W. ; SANTOS, K. dos ; DIAS, M.H.T. ; RADDATZ, R. . Diagnóstico para o planejamento de projetos investigativos: uma experiência de docência no PIBID Clubes de Ciências. In: XI MIPE - Mostra Integrada - Ensino - Pesquisa-Extensão-Cultura FURB, 2017, Blumenau. Anais da 11.Mostra Integrada - Ensino - Pesquisa-Extensão-Cultura FURB. Blumenau: FURB, 2017. v. 1. p. 8-8.
-
CURI, B. M. ; TOMIO, D. ; PREREIRA, D. ; MELO, E. J. ; CARVALHO, E. R. de ; WOLFRAMM, J. F. P. ; THOM, L. G. ; CONZATTI, S. ; LUZ, T. L. . A utilização do espaço de um clube de ciências através do PIBID-Biologia como contribuição para a formação docente. In: MIPE - XI Mostra Integrada-Ensino-Pesquisa-Extensão- Cultura FURB, 2017, Blumenau. Anais da 11. Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura FURB. Blumenau: FURB, 2017. v. 1. p. 22-22.
-
HAMANN, B. ; TOMIO, D. ; HARDER, U. S. ; DALLASTRA, C. E.L. ; RODRIGUES, F. ; MACHADO, G. M. O. ; MANNE, W. S. . Pipocando conhecimentos: Experiências docentes de alfabetização científica em um Clube de Ciências com o PIBID. In: MIPE -XI Mostra Integrada - Ensino-Pesquisa-Extensão-Cultura FURB, 2017, Blumenau. Anais da 11.Mostra integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e cultura FURB. Blumenau: FURB, 2017. v. 1. p. 27-27.
-
SCHULZ, L. ; TOMIO, D. . Desenvolver(se)pesquisador em Educação: Uma proposta de ensino acerca da ética na pesquisa por meio do jogo de areia. In: MIPE - Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão, Cultura FURB, 2017, Blumenau. 11.MIMPE - Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino, Extensão, Cultura FURB. Blumenau: FURB, 2017. v. 1. p. 87-87.
-
CURI, B. M. ; SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. ; PEREIRA, R. ; KRUG, J.L. ; SIMAO, V. L. . Ambientes de Co-criação educativa para (Eco)formação continuada de professores. In: MIPE - Mostra Interna de Pesquisa-Ensino-Extensão-Cultura FURB, 2017, Blumenau. 11.Mostra Interna de Pesquisa-Ensino-Extensão-Cultura FURB. Blumenau: FURB, 2017. v. 1. p. 22-11.
-
TOMIO, D. . LABORATÓRIO E SAÍDAS DE CAMPO: ESPAÇOS DE DOCÊNCIA DO PIBID E DE APRENDER EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS. In: 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE, 2016, Blumenau. 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE. Bluenau: FURB, 2016. v. 1. p. 104-104.
-
KERN, F.C. ; MELO, E. J. ; TOMIO, D. . A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS E NA DOCÊNCIA PELO PIBID. In: 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE, 2016, Blumenau. 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE. Blumenau: FURB, 2016. v. 1. p. 61-61.
-
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; RUPP, A. ; PEREIRA, D. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E SUSTENTÁVEL: PROPOSIÇÕES A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. In: 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE, 2016, Blumenau. 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE. Blumenau: FURB, 2016. v. 2. p. 15-15.
-
SILVA, I. ; SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. . FORMAÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS: DISSEMINANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. In: 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE, 2016, Blumenau. 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE. Blumenau: FURB, 2016. v. 2. p. 59-59.
-
HERMANN, A. P. ; TOMIO, D. . Clubes de ciências no cenário da América Latina: mapear, Produzir e compartilhar práticas inovadoras em contextos de Educação científica. In: 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE, 2016, Blumenau. 10ª MOSTRA INTERNA DE PESQUISA E EXTENSÃO ? MIPE. Blumenau: FURB, 2016. v. 3.
-
VIEIRA, K. ; PAULA, R. H. ; TOMIO, D. . Ecoformação inicial de professores: uma análise do PIBID interdisciplinar Educação Ambiental. In: Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014, Blumenau. Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014. v. 1. p. 1-1.
-
GRUEBEL, J. C. ; FERREIRA, M. A. R. ; TOMIO, D. . O livro didático de Ciências divulgado aos professores: uma análise do discurso das propagandas na Revista Nova Escola. In: Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014, Blumenau. Anais Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014. v. 1. p. 1-1.
-
SEYFERTH, C. R. ; AMARANTE, K. L. ; TOMIO, D. . A aprendizagem docente no PIBID Clube de Ciências. In: Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014, Blumenau. Anais do Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014. v. 1. p. 1-1.
-
MÜLLER, Bianca ; TOMIO, D. . A escrita no ensino de ciências: o que revela a produção científica nacional. In: Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014, Blumenau. Anais do Seminário Integrado das Licenciaturas, Seminário em Educação e Encontro PARFOR, 2014. v. 1. p. 1-1.
-
MAES, M. E. ; TOMIO, D. . Orientação e Diversidade Sexual: Características das Informações veiculadas pela Revista Superinteressante. In: V Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Blumenau. Dynamis (FURB. Online). Blumenau: Edifurb, 2011. v. 17. p. 41-41.
-
JUNGLOS, A.M. ; TOMIO, D. ; VIDOR, T. S. A ; SILVA, V.L. de S. . Proposta de Indicadores para Avaliação de palestras como modalidade de Educaçào Ambiental: Uma avaliação da palestra "A conservação do Bugio Ruivo no Vale do Itajaí". In: IV Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2010, Blumenau. IV Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da FURB. Blumenau: Edifurb, 2010. v. 4.
-
MORITZ, A.L. ; TOMIO, D. ; SILVA, V.L. de S. ; MÜLLER, K. ; GAULKE, L.B. . Indicadores do Potencial Educativo do Museu de Ecologia Fritz Müller para aprender Ciências. In: IV Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2010, Blumenau. IV Mostra Integrada de Pesquisa, Ensino e Extensão da FURB. Blumenau: Edifurb, 2010. v. 4.
-
LARA, N. O. T. de ; SILVA, M. D. da ; ANDRADE, S. ; SCHNEIDER, S ; TOMIO, D. . Características da relação aluno-aluno na aprendizagem extraclasse de Ciências. In: V Seminário Fala (Outra) Escola, 2010, Campinas. V Seminário Fala (Outra) Escola. Campinas: Unicamp, 2010. v. 5. p. 40-40.
-
RIGON JR, Morilo José ; TOMIO, D. ; GONÇALVES, Camila da Costa ; NUHS, Aline Cristiane ; URNAU, Miriane . Características da Produção científica brasileira sobre ensino de ciências para estudantes portadores de necessidades educacionais especiais. In: III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. Dynamis (FURB. Online). Blumenau: FURB, 2009. v. 15.
-
SILVA, Jadna Cristina Dittrich ; TOMIO, D. ; METTE, Gabeiela . Educação ambiental na Escola: uma experiência com trilhas interpretativas. In: III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. Dynamis (FURB. Online). Blumenau: FURB, 2009. v. 15. p. 2-2.
-
PIAZZA, Fernanda ; TOMIO, D. ; GRIMES, Camila ; RONCHI, Daiane Luchetta ; REINICKE, Karina ; CUNHA, Vanessa Pecini da . Percepção e compreensão dos estudantes sobre aprendizagem de Biologia por meio de imagens. In: III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE. Blumenau: FURB, 2009. v. 15.
-
DADA, Alino Pedro ; TOMIO, D. ; SOARES, Karoline Heil ; BUCH, Gisele Moraes ; SANTOS, Emily Daiana dos ; BORNHAUSEN, Sidiane Schirlei . Percepções dos alunos com cegueira e seus professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências na escola. In: III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - MIPE, 2009, Blumenau. Dynamis (FURB. Online). Blumenau: FURB, 2009. v. 15. p. 40-40.
-
LARA, N. O. T. de ; SILVA, M. D. da ; ANDRADE, S. ; DREVECK, Susana ; TOMIO, D. . Características da relação aluno-aluno no processo de aprendizagem de ciências no período extra-classe. In: IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas, 2008, Blumenau. IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas. Blumenau: Edifurb, 2008. v. 1. p. 169-169.
-
BONI, A. P. ; LEGAL, E. ; MORESCO, G. C. ; TOMIO, D. . Características de sítios de internet destinados ao apoio de professores para o ensino de ciências. In: IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas, 2008, Blumenau. IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas. Blumenau: Edifurb, 2008. v. 1. p. 170-170.
-
RUPP, Adrian ; FERREIRA, E. C. ; BONANOMI, Juliana ; DAVID, Marcelo ; REINERT, Marcelo ; TOMIO, D. . Abordagem didática de serpentes nos livros utilizados pelas escolas de ensino médio no município de Blumenau / SC. In: IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas, 2008, Blumenau. IV Seminário das Licenciaturas e II Seminário de Estágio das Licenciaturas. Blumenau: Edifurb, 2008. v. 1. p. 168-168.
-
Debus, C ; SCHROEDER, E. ; SANTOS, B. S. B. dos ; WISCRAL, K.P. ; RODACKI, M. ; TOMIO, D. . Exposição Intinerante da Fauna Silvestre: apresentação e análise dos resultados obtidos em uma escola do município de Gaspar/SC. In: MIPE - Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Blumenau. Dynamis (FURB. Online). Blumenau: Edifurb, 2008. v. 14. p. 109-109.
-
TOMIO, D. ; MULLER, Nilva Zavadniak . O que se fala do Ensino de Ciências para os professores? Uma análise das informações veiculadas na Revista Nova Escola. In: 2 EREBIO SUL - Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2006, Florianópolis. Anais do II EREBIO SUL - Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia. Florianópolis: UFSC, 2006.
-
TOMIO, D. ; STIVAL, Anita Santos ; VINCI, Cassia ; QUADROS, Karin Esemann . Banco de Dados de Botânica Estrutural:contribuições no ensino de Botânica para a prática docente de licenciados do curso de Ciências Biológicas. In: 57 Encontro Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Anais do 57 Encontro Nacional de Botânica, 13 Encontro Estadual de Botânicos e 5 Encontro Estadual de Herbários. Gramado: 57 Edições de Saber, 2006.
-
TOMIO, D. ; WOLFF, C. T. ; ISOTTON, A. P. P. ; MORAES, D. G. ; COSTA, S. A. C. . Os conteúdos da Educação Infantil. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário Iniciação Científica da ACAFE, 2006, Criciúma. IV Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário Iniciação Científica da ACAFE. Criciúma: UNESC, 2006.
-
SEBOLD, R. ; TOMIO, D. ; CARDOSO, D. . Escola Sorriso - Promotora de saúde: como facilitar o processo de aprendizado do autocuidado. In: IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão, 2005, Rio do Sul. Caderno de Resumos: IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão. Rio do Sul: MSW Soluções Gráficas, 2005. p. 109-109.
-
FREITAS, Nagela Hatschbach ; TOMIO, D. . Representações e Práticas dos alunos da Casa Familiar Luis Carlos Perin sobre meio ambiente: contribuições para organização de projetos de Educação Ambiental. In: IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão, 2005, Rio do Sul. Caderno de Resumos: IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão. Rio do Sul: MSW Soluções Gráficas, 2005. p. 34-34.
-
MATIOLA, C. ; TOMIO, D. . ImplementaÇào de percursos ambientais: contribuições para organização de projetos de EA no município de Ibirama. In: IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão, 2005, Rio do Sul. Caderno de Resumos: IV Congresso Integrado de Iniciação Científica e II Seminário de Extensão. Rio do Sul: MSW Soluções Gráficas, 2005. p. 31-31.
-
TOMIO, D. ; HULSE, David . Recursos didáticos no ensino de Ciências: diagnóstico, banco de dados e disseminação de alternativas.. In: III Seminário Catarinense de Iniciação Cientifica, 1993, Florianópolis. Anais do III Seminário Catarinense de Iniciação Cientifica. Florianópolis: UFSC:UDESC:FURB, 1993. v. I. p. 169.
-
TOMIO, D. ; HULSE, David . Recursos didáticos no ensino de Ciências: diagnóstico, banco de dados e disseminação de alternativas.. In: Seminário de Socialização de Iniciação Ciêntifica/ PIBIC/CNPq, 1992, Blumenau. Cátalogo da Produção Científica. Blumenau: Editora da FURB, 1992. v. I. p. 18-18.
-
SILVA, A. T. ; TOMIO, D. . O que é uma formação continuada inovadora? Uma análise de práticas divulgadas no portal Porvir. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TOMIO, D. . Fórum de Educação 2019 Ensino Fundamental Metas 2, 4, 5, 6 e 7 do PME. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CARNEIRO, K. C. ; TOMIO, D. . Um panorama da pesquisa brasileira acerca da abordagem dos desastres naturais na escola.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TOMIO, D. . Protagonismo dos Sujeitos aprendentes em espaços diferenciados de formação humana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCOPEL, B. G. ; TOMIO, D. . O que se fala aos professores sobre Orientação Sexual? Uma análise das informações veiculadas na Revista nova Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CERVI, G. M. ; PIAVATTI, V. ; TOMIO, D. . Formação Docente: Uma experiência de trabalho em redes de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MORITZ, A.L. ; TOMIO, D. ; MÜLLER, K. ; MEYER, L. ; GAULKE, L.B. . Indicadores do potencial educativo do museu de Ecologia Fritz Müller para aprender Ciências. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; SILVA, V.L. de S. . Pesquisa em Educação Científica na Formação Inicial do Professor de Ciências: Relato de uma Experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOMIO, D. ; SILVA, Jadna Cristina Dittrich ; SCHNEIDER, Graziella . Trilhas Interpretativas na Mata Atlantica para Educação Ambiental na Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PIAZZA, Fernanda ; TOMIO, D. ; GRIMES, Camila ; RONCHI, Daiane Luchetta ; REINICKE, Karina ; CUNHA, Vanessa Pecini da . Percepção e compreensão dos estudantes sobre aprendizagem de Biologia por meio de imagens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Jadna Cristina Dittrich ; TOMIO, D. ; METTE, Gabeiela . Educação ambiental na Escola: uma experiência com trilhas interpretativas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DADA, Alino Pedro ; TOMIO, D. ; SOARES, Karoline Heil ; BUCH, Gisele Moraes ; SANTOS, Emily Daiana dos ; BORNHAUSEN, Sidiane Schirlei . Percepções dos alunos com cegueira e seus professores sobre o ensino e a aprendizagem de ciências na escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIGON JR, Morilo José ; TOMIO, D. ; GONÇALVES, Camila da Costa ; NUHS, Aline Cristiane ; URNAU, Miriane . Características da Produção científica brasileira sobre ensino de ciências para estudantes portadores de necessidades educacionais especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOMIO, D. . Dear Mr. Charles Darwin, Dear Mr Fritz Müller: Da correspondência entre o evolucionista e o naturalista indícios para caracterizar a escrita na ciência e no ensino de ciências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. . A Pesquisa como princípio científico na formação inicial do professor de Ciências e Biologia: uma experiência com licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; OSÓRIO, T . Poster: Contribuições do Livro Didático de Biologia para Educação Científica na Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOMIO, D. . O Ensino de Ciências para crianças: argumentos a seu favor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TOMIO, D. ; HULSE, David ; SCHROEDER, E. . Poster: Apoio Logístico a Ciências Naturais no Ensino Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TOMIO, D. ; MULLER, Nilva Zavadniak . Poster: O que se fala do ensino de Ciências para os professores? Uma análise das informações veiculadas na Revista Nova Escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WOLF, C. ; ISOTTON, A. P. P. ; TOMIO, D. ; MORAES, D. G. ; SOUZA, D. ; COSTA, S. A. C. . Os conteúdos da Educação Infantil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TOMIO, D. . Colóquio: Laboratório de Instumentação de Ensino e Contribuições para Estágios de Licenciaturas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
STIVAL, Anita Santos ; VINCI, Cassia ; QUADROS, Karin Esemann ; TOMIO, D. . Poster: Banco de Dados de Botânica Estrutural : contribuições do ensino de Botânica para a prática docente de licenciados do curso de Ciências Biológicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREITAS, Nagela Hatschbach ; TOMIO, D. . Representações e Práticas dos alunos da Casa Familiar Luis Carlos Perin sobre meio ambiente: contribuições para organização de projetos de Educação Ambiental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATIOLA, C. ; TOMIO, D. . Implementação de Percursos Ambientais: Contribuições para organização de projetos de Educação Ambiental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TOMIO, D. ; CARDOSO, D. ; SEBOLD, R. . Escola Sorriso - Promotora de saúde: como facilitar o processo de aprendizado do autocuidado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TOMIO, D. ; HEINZEN, L. . Leitura: assunto também de Ciências e Matemática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TOMIO, D. . Coleção de Atividades do Clube de Ciências: Jardins de Polinizadores. São Paulo, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VIEIRA, C. K. ; MONTIBELER, M. ; MARANDOLA, T. ; TOMIO, D. ; STRUMER, S. L. . O que é um pontinho amarelo abaixo dos seus pés?. Blumenau: Editora do autor, 2021 (E-book).
Outras produções
TOMIO, D. ; SCHWERTL, S. L. ; LINGNER, D. V. . Coordenadora Educação Floresta e Divulgação Científica do Programa FlorestaSC. 2024.
TOMIO, D. . Rede Internacional de Clubes De Ciências (RICC): Subsídios para formação de educadores clubistas. 2024.
TOMIO, D. . Proposta Curricular da Rede Municipal de Indaial. 2019.
TOMIO, D. . Proposta Curricular da Rede Municipal de Indaial. 2018.
TOMIO, D. . Elaboração da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Indaial. 2016.
TOMIO, D. . Elaboração da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Indaial. 2015.
TOMIO, D. . Consultoria Política de Formação de professores da Rede municipal de Indaial em uma perspectiva Interdisciplinar. 2013.
TOMIO, D. . Consultoria Pedagógica de Educação Científica na Escola de Ensino Fundamental CETISA. 2003.
TOMIO, D. . Plataforma virtual: Rede Internacional de Clubes de Ciências. 2019.
TOMIO, D. ; HULSE, David ; SHROEDER, Edson ; Souza, R. F. de ; Romão, D. M. ; BENITI, F.B.V. . UniDidatica. 2005.
TOMIO, D. ; REIS, D. S. ; LOPES, M. C. ; HERZ, G. ; HAMANN, B. ; RODRIGUES, F. ; PEDRON, N. B. . Relatório de Extensão: Projeto Clubes de Ciências: Formação Docente e Práticas Educativas com Estudantes. 2020.
TOMIO, D. . Parecerista XIII ANPED Sul. 2020.
FERRI, C. ; K, C ; RODRIGUES, C. R. ; TOMIO, D. . Elaboração de Prova escrita para processo seletivo especial de ingresso para estudantes indígenas na pós-graduação strictu sensu. 2019.
TOMIO, D. . Parecerista Trabalhos do Simpósio Integrado de Pesquisa FURB, UNIVILLE, UNIVALI. 2019.
SILVA, Arleide Rosa da ; TOMIO, D. ; LOPES, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Relatório de Extensão: Práticas educativas para educação científica e ambiental em um espaço hibrido de inovação. 2019.
TOMIO, D. . Parecerista MIPE. 2019.
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; LOPES, M. C. . Relatório de Extensão ?Formação continuada de professores/as para Educação Ambiental em um espaço hibrido de inovação?. 2018.
TOMIO, D. . Relatório de Extensão: Programa Educação em Ciências para o Século XXI. 2016.
TOMIO, D. . Relatório de Extensão: Clubes de Ciências: Incentivo à Educação Científica. 2016.
TOMIO, D. . Relatório de Extensão: O ensino de ciências nos anos iniciais: apoio ao professor e qualificação em serviço. 2016.
TOMIO, D. . Parecerista dos Resumos do VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID V Seminário Nacional do PIBID X Seminário Institucional PIBID/PUCPR. 2016.
TOMIO, D. . Parecerista do XIV Simpósio Integrado de Pesquisa FURB/UNIVILLE/UNIVALI. 2016.
TOMIO, D. . Parecerista da X Mostra Interna de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2016.
TOMIO, D. . Mediadora apresentação de trabalhos ANPED Sul - GT: Formação de Professores. 2016.
TOMIO, D. . Mediadora apresentação de trabalhos Simpósio Integrado de Pesquisas FURB/UNIVILLE/UNIVALi. 2016.
TOMIO, D. ; SANTOS, R. S. ; ROCHA, N. M. ; RODRIGUES, F. ; LINGNER, D. V. . Podcast: Florestando ciência. 2025. (Programa de rádio ou TV/Outra).
FONTES, M. ; BRITO, F. P. ; TOMIO, D. ; CLAUDIO, A. ; CHAGAS, E. . #TALKCiências 59ªEd - Lançamento da Steam Clube Bahia ? Rede Colaborativa de Clubes de Ciências.. 2025.
TOMIO, D. ; RODRIGUES, F. ; PEDRON, N. B. ; HAMANN, B. ; HERZ, G. . FURB pesquisa sobre Clubes de Ciências - Hora Certa da Notícia - FURB FM. 2020.
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da . SESI Ciências faz atividade na FURB. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
TOMIO, D. . Painéis de Educação Científica. 2019; Tema: Materiais didáticos para CTS e Formação docente. (Rede social).
TOMIO, D. . Pinterest. 2019; Tema: Painel Formação de professores. (Rede social).
TOMIO, D. ; RUPP, A. ; HERMANN, A. P. . Rede Internacional de Clubes de Ciências. 2019; Tema: Rede Internacional de Clubes de Ciências da América Latina. (Site).
TOMIO, D. . Projetos de trabalho na escola. 2025. .
BIHRINGER, K. R. B. ; TOMIO, D. ; BAILER, C. . Formação docente em/ para escolas (públicas) bilíngues: Um documentário de experiências conjuntivas de desenvolvimento profissional. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. ; CRISTOFOLINI, D. ; SANTOS, R. S. . Informativo: Florestando na Escola. 2025. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Clubes de Ciências: perspectivas e desafios. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Ciências da Natureza para crianças. 2024. .
TOMIO, D. . Letramentos científicos nos anos iniciais. 2024. .
ZIMMERMANN, M. F. ; ULLER, M. F. ; SANTOS, R. S. ; TOMIO, D. . O QUE É UM MUSEU? um guia investigativo para criar conceitos. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. ; LINGNER, D. V. ; MACHADO, G. M. O. ; SANTOS, R. S. . Biblioteca da Floresta Catarinense. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
FREITAS, A. P. ; TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. . Caminhos para aprender sobre a Biodiversidade Catarinense com uma Atividade de Estudo. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TRUPPEL, A. ; TOMIO, DANIELA . Práticas educativas com livros informativos: leituras para a natureza com crianças. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. ; ROSA, A. ; LOPES, M. C. ; PEREIRA, R. A. . Ensino de Ciências da Natureza: Anos Finais (JProfessores de Jaraguá do Sul). 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . FORMAÇÃO CONTINUADA com professors/as dos anos iniciais: CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2022. .
TOMIO, D. ; FERREIRA, L. S. ; OLIVEIRA, P. . Webminicurso:CLUBES DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS: FORMATOS, METODOLOGIAS, PROJETOS E PRÁTICAS - 74ª Reunião Anual da SBPC. 2022. .
TOMIO, D. . LETRAMENTO CIENTÍFICO EM CLUBES DE CIÊNCIAS: COM CONTEXTOS E PERCURSOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. (Relatório de pesquisa).
TOMIO, D. . Curso de Formação continuada: tecendo saberes no fazer pedagógico dos anos Iniciais do ensino fundamental da escola polo de Blumenau. 2021. .
TOMIO, D. . Práticas educativas na bagagem pessoal e profissional em 2021...O que fica e o que se leva para 2022?. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Educação também é lugar de Biólogo/a. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TOMIO, D. . A importância do desenvolvimento de um Clube de Ciências. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TOMIO, D. . Clubes de Ciências na relação escola-universidade. 2021. .
SCHWARZROCK, T. A. ; TOMIO, D. . Caderno Casos de Ensino: Para a promoção de uma cultura de prevenção ao risco de desastres socioambientais. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. ; HAMANN, B. ; RODRIGUES, F. ; PEDRON, N. B. ; HERZ, G. ; SANTOS, R. S. . Biblioteca: Clubes de Ciências. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . O Desenvolvimento de Práticas Educativas, tendo como referência a Proposta Curricular de Indaial. 2020. .
TOMIO, D. . Práticas educativas online: potencialidades para aprendizagem e divulgação da FURB. 2020. .
TOMIO, D. . Elaboração das diretrizes municipais de educação: GT: Contextos de aprendizagem na Escola. 2020. .
CARNEIRO, K. C ; TOMIO, D. . Caminhos para uma educação em prevenção de desastres com crianças: Práticas educativas para uma cultura de prevenção. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
VIEIRA, C. K. ; MONTIBELER, M. ; MARANDOLA, T. ; TOMIO, D. ; STRUMER, S. L. . What is that little yellow dot under your feet?. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . A observação do lugar de um professor pesquisador: criando novos olhares para uma antiga conhecida a nossa...a escola. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Ciências da Natureza e a Base Curricular do Território Catarinense. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais: Ensino de Ciências da Natureza. 2019. .
SCHROEDER, E. ; TOMIO, D. . Atividade de estudo e formação humana: Contribuições da teoria histórico-cultural para professores de ciências. 2019. .
TOMIO, D. . Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais: Ensino de Ciências da Natureza. 2019. .
TOMIO, D. . Proposta Curricular de Ciências da Natureza. 2019. .
LOPES, M. C. ; TOMIO, D. . Metodologias Ativas com Tecnologias Digitais para Ensinar no Direito. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RADLOFF, C. M. B. ; TOMIO, D. . Um passeio aos museus do Alto Vale do Itajaí: um guia aos professores. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Relatório de Pesquisa sem fomento FURB. 2019. (Relatório de pesquisa).
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. . A BIODIVERSIDADE COMO TEMA GERADOR PARA APRENDER ALÉM DA SALA DE AULA: UM BAÚ DE PRÁTICAS. 2018. .
TOMIO, D. . Comunidade de Prática: Clube de Ciências. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Diálogos na escola: projeto escola sustentável. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Ensino de Ciências na BNCC e Proposta Curricular de Ciências da Rede Municipal de Indaial. 2018. .
TOMIO, D. . Ensino de Ciências nos anos iniciais. 2018. .
TOMIO, D. ; SILVA, Arleide Rosa da ; LOPES, M. C. . Formação Continuada Docente para Educação Ambiental em um espaço hibrido de inovação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Estratégias para Divulgação Científica: O conhecimento produzido na FURB para tod@s. 2018. .
LUNELLI, T. ; TOMIO, D. . Orientações para desenvolvimento de um Clube de Ciências com crianças dos anos iniciais: Um guia metodológico para docentes. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
CONZATTI, C. ; TOMIO, D. . Relatório de pesquisa de iniciação científica. 2018. (Relatório de pesquisa).
TOMIO, D. . 15o Semana Nacional de Museus. 2017. .
TOMIO, D. . Aprender Ciências na Escola. 2017. .
TOMIO, D. . Formação continuada com professores deciências da natureza. 2017. .
TOMIO, D. . Gestão ambiental e as experiências no cotidiano escolar. 2017. .
PAES, C. M. ; TOMIO, D. . Dirija com educação ambiental: animal silvestre na pista. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
SANTOS, T. R. dos ; TOMIO, D. . A biblioteca escolar como espaço de formação do leitor (também) de ciências da natureza: guia de referentes e práticas para promoção da leitura. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. ; RUPP, A. ; HERMANN, A. P. ; HAMANN, B. ; PEDRON, N. B. ; RODRIGUES, F. . Rede Internacional de Clubes de Ciências da América Latina. 2017. (Base de Dados Técnico)científica).
TOMIO, D. . Formação Continuada de Professores: Elaboração de provas operatórias. 2016. .
TOMIO, D. . Métodos de Estudo: Diálogos sobre a organização do trabalho intelectual no curso de Direito. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Ensino de Ciências. 2016. .
TOMIO, D. . CEI Sustentável. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Estratégias para Divulgação Científica: A ciência produzida na FURB para tod@s. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Clubes de Ciências: implantação e desenvolvimento. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Diversidades: Educação Ambiental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Diversidades: Educação Ambiental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
CORDEIRO, M. L. ; TOMIO, D. . Diários de Cientistas: Explorando a ciência com suas histórias. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
HERMANN, A. P. ; TOMIO, D. . Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica. 2016. (Relatório de pesquisa).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Escola Integral Sustentável. 2015. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Diálogos sobre a Escola Sustentável. 2015. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração da Proposta Curricular de Ciências da Rede Municipal de Indaial. 2015. .
TOMIO, D. ; GERENT, M. . Ebook - ABNT: Guia prático para formatar trabalhos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Curso: Prova Operatória - encaminhamentos para o ENADE. 2014. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada Professores: Aula Expositiva: Por que não?. 2014. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada Professores: Elaboração de questões de avaliação operatória para o Ensino Médio. 2014. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Diálogos sobre a Proposta Curricular e os espaços de aprender na escola nos 4o e 5o anos. 2013. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Diálogos conceituais em uma proposta interdisciplinar nos anos finais. 2013. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Métodos Globalizadores no planejamento curricular da Escola. 2013. .
TOMIO, D. . Oficina: Prova operatória e Prova Integralizadora no curso de Fisioterapia. 2013. .
TOMIO, D. . Minicurso: Organização do Trabalho Pedagógico Centro de Ciências Tecnológicas. 2013. .
TOMIO, D. . Diálogos sobre a Proposta Curricular e os espaços de aprender Ciências nos anos finais. 2013. .
TOMIO, D. . Educação Frente aos desafios da atualidade. 2013. .
TOMIO, D. . Metodologia de Estudo: A organização do trabalho intelectual. 2013. .
TOMIO, D. . Estratégias de Ensino: Produção de Textos Acadêmicos. 2013. .
TOMIO, D. . Proposta Curricular para Pré-adolescência e Adolescência no Ensino Fundamental de Nove Anos - Ciências - Rede Municipal de Gaspar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores:Diálogos sobre espaços e tempos de saberes na Escola. 2012. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Relações que os estudantes estabelecem com o saber e o papel da escola. 2012. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Orientações Curriculares. 2012. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Diálogos e elaboração do Currículo da disciplina Ciências. 2012. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino de Ciências nos anos finais - consolidando a Proposta Curricular na escola. 2012. .
TOMIO, D. ; SCHROEDER, E. ; ROSA, A. . Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica: Ciências da Rede Municipal de Blumenau. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Reorientação Curricular da Rede Municipal de Ensino de Blumenau na área de Alfabetização ? Ciências. 2011. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Diálogos sobre espaços e tempos de saberes na Escola. 2011. .
TOMIO, D. . Princípios estruturantes dos conceitos do componente curricular Ciências. 2011. .
TOMIO, D. . Desmistificando o TCC. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Orientando trabalho de Conclusão de Curso. 2010. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Aula expositiva-dialogada: Por que não?. 2010. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Espaços e Tempos de aprender na Escola. 2010. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores:Métodos e Práticas de Ensino. 2009. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental. 2009. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Reorganização dos Conteúdos de Ciências da Proposta Curricular de SC. 2009. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A organização do Currículo com Métodos Globalizadores. 2009. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Planejamento e elaboração do plano de ensino. 2009. .
TOMIO, D. . Elaboração de avaliação no Ensino Superior. 2009. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Planejamento de Ensino. 2008. .
SOUZA CASSIANI, S ; TOMIO, D. . Oficina: Ler e Escrever nas Aulas de Ciências. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Metodologia do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental. 2008. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Avaliação no Ensino de Ciências. 2008. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A gestão do Trabalho Pedagógico: Integração e ênfases Curriculares. 2008. .
TOMIO, D. . Gestão da sala de aula. 2008. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Caderno de Atividades. 2008. .
TOMIO, D. ; DIAS, A ; OLIVEIRA, C ; BEUX, E. ; PRATES, M. V. S. ; OLIVA, T ; BORBA, W. C. C. . Caderno Pedagógico de Ciências: planos anuais e orientações didáticas - Rede Municipal de Itapema. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. ; LENZI, N . Caderno de Atividades - Rede Municipal de Timbó. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Proposta Curricular de Ciências de 5a a 8a serie da Rede Municipal de Ensino de Rio do Sul. 2007. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Metodologia do Currículo Integrado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Proposta curricular de Ciências da Redse Municipal de Ensino de Itapema. 2007. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: II Formação Pedagógica do Ensino Fundamental e Jardim IIII-2007. 2007. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Capacitação em Planejamento Curricular: Ciências no Ensino Fundamental. 2007. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Metodologia de Pesquisa para desenvolvimento dos Relatórios de Estágios e TCCs. 2007. .
TOMIO, D. . Normas para elaboração de projetos e relatórios de Pesquisa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A pesquisa como princípio educativo no Ensino Superior. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Projetos de Iniciação Científica no Ensino Médio. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Projetos de Trabalho na organização dos espaços e tempos de aprender da escola. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Textos e Contextos para aprender Ciências. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração Conceitual de Ciências: para professores da Rede Municipal de Itajaí (5 a 8 série). 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa para orientação de Iniciação Científica. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A dimensão ambiental no currículo escolar. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências para Crianças (ensino fundamental). 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Conhecimento de Mundo - A Ciência na Educação Infantil. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A construção do conhecimento em Ciências - Rede Municipal de Piçarras (5 a 8 série). 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração Conceitual de Ciências no ensino fundamental - PM Rio do Sul. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Planejamento de unidades de ensino.. 2006. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Planejamento de Unidades de Ensino. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
TOMIO, D. . Normas para elaboração de projetos e relatórios de Pesquisa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Tecnicas para confecção de artigos científicos. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Reflexões e Práticas sobre o Ensino de Ciências. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Pesquisa na sala de aula. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino contextualizado. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino de Ciências nas séries iniciais. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental Formal. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino de Ciências. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental nas séries iniciais. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Diferentes tipos de aprender - as organizações do espaço de aprender na escola. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Ambiental para Conservação e uso sustentável de água. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: De corpo praticante a corpo aprendente. 2005. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Confecção de artigos científicos. 2005. .
TOMIO, D. . Roteiro para elaboração e apresentação de Projeto e Relatório de estágio (TCC) Administração. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Roteiro para elaboração de artigos científicos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Alfabetização Científica: outros textos, outros conhecimentos. 2004. .
TOMIO, D. . Oficina- Semana do Meio Ambiente: Alternativas Metodológicas em Educação Ambiental. 2004. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A organização dos espaços de aprender Ciências na escola. 2003. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Atividades de aprendizagem. 2003. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Atividades de aprendizagem de Ciências. 2003. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Atividades de aprendizagem na organização da prática escolar. 2003. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Reorganização curricular de Ciências. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino de Ciências no ensino fundamental - Rio do Sul. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Implementação da escola de sucesso para educadores que atuam nas classes de aceleração nível I, II, III e IV da educação básica. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino de Ciências no ensino fundamental. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A organização dos espaços de aprender da escola no ensino médio. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Atividades de aprendizagem e educação fiscal. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Organização do espaço de aprender da escola. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Organização do espaço de aprender da escola. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ensino de Ciências no ensino fundamental - Coordenadorias Regionais da Educação (1º, 3º, 6º, 8º, 20º, 21º, 23º, 25º). 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Educação Fiscal. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Atividades de aprendizagem. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: A organização do espaço de aprender na escola. 2002. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: PCNs no espaço de aprender Ciências na Escola. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Organização dos espaços e tempos da Escola: Projetos de trabalho. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores:Organização do espaço de aprender da escola: Projetos de trabalho. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Organização dos espaços de aprender da escola: projetos de trabalho. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração conceitual e Teoria da atividade nos Fundamentos e Metodolgia para o ensino de Ciências - 21 CRE. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração conceitual e Teoria da atividade nos fundamentos e metodologia para o ensino de Ciências - 20 CRE. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração conceital e teoria da atividade nos fundamentos e metodologia do ensino de Ciências - 26 CRE. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração conceitual e teoria da atividade nos fundamentos e metodologia de Ciências - 24 CRE. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração conceitual e teoria da atividade nos fundamentos e metodologia para o ensino de Ciências - 12 CRE. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Elaboração conceitual e Teoria da atividade nos Fundamentos e Metodologia para o ensino de Ciências - 22 CRE. 2001. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Sexualidade do Corpo aprendente. 2000. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Brincar e aprender com a natureza: educação ambiental na educação infantil. 2000. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Brincar e aprender com a natureza: Educação ambiental na escola. 2000. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Sexualidade do corpo aprendente. 1999. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Balneario Camboriu. 1999. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Recreando o corpo na Educação Infantil. 1998. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Da leitura do mundo para o mundo da leitura. 1998. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Conhecimento do corpo pela criança. 1998. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Rio do Oeste. 1997. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Orientação sexual na escola. 1996. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Organização de Feiras de Ciências. 1996. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Lontras. 1996. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Projetos de Ciências na Pré-escola. 1996. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental para professores - Agrolândia. 1995. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Jaraguá do Sul. 1995. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Seara. 1995. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Caçador. 1994. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores:Ciências no ensino fundamental - Blumenau. 1994. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental - Timbó. 1994. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores:Ciências no ensino fundamental para professores de educação infantil - Salete. 1994. .
TOMIO, D. . Curso de Formação Continuada de Professores: Ciências no ensino fundamental CRE Rio do Sul. 1993. .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
Biblioteca da Floresta Catarinense: Divulgação Científica em interface à formação e prática docente na Educação Básica, Descrição: Projeto - EDITAL DE CHAMADA PUBLICA FAPESC 21/2024 - PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL. A pesquisa de natureza qualitativa, aplicada e quanto ao procedimento do tipo colaborativa,com o objetivo geral de compreender implicações para educação florestal a partir da (co)criação de percursos de formação de professores e às suas práticas educativas, nas articulações entre a universidade e as escolas, com oproduto de divulgação científica Biblioteca da Floresta Catarinense. Em coerência com os princípios da pesquisacolaborativa, serão desenvolvidas as etapas de cosituação, cooperação e coprodução, favorecendo nesse processoinvestigativo tanto a produção de conhecimentos científicos e pedagógicos, quanto a formação e o desenvolvimentoprofissional na perspectiva da educação florestal. Nessa direção, os dados serão gerados com os professores e seus estudantes em diferentes percursos formativos sobre as florestas catarinenses, na universidade (FURB) e nas escolas em que atuam, por meio de observação participante, diários de campo e análises de documentos produzidos nas práticas educativas. Em interpretações com compreensões teóricas acerca da educação florestal, divulgação científica e formação docente, será realizado o ciclo de análise textual discursiva dos dados, buscando atingir os objetivos específicos: a) caracterizar o produto Biblioteca da Floresta Catarinense, considerando modelos de divulgação científica e referências da educação florestal; b) analisar um percurso de formação docente, na (co)criação de uma comunidade investigativa, em seus efeitos para educação florestal; c) propor e investigar colaborativamente práticas para educação florestal, nas articulações entre a universidade e as escolas, com o produto de divulgação científica Biblioteca da Floresta Catarinense em interface às tecnologias de Realidade Virtual Aumentada; d) divulgar conhecimentos e práticas de educação florestal, nas articulações entre a universidade e as escolas, com ênfase na realidade socioambiental do estado de Santa Catarina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador / Arleide Rosa da Silva - Integrante / Mauricio Capobianco Lopes - Integrante / Roberta Andressa Pereira - Integrante / Bruna Ivanir Moro - Integrante / Andreia Boni Belli - Integrante / Ana Carolline Albano - Integrante.
-
2024 - Atual
FlorestaSC: divulgação científica sobre florestas utilizando tecnologias digitais baseadas em realidade virtual, aumentada e alternativa, Descrição: A Divulgação Científica é um meio essencial de comunicar os resultados da Ciência, ainda mais considerando temas essenciais para a vida humana como é o caso das florestas. Uma questão observada ao longo das pesquisas em torno do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) é que sua divulgação tem sido feita com material impresso ou digital baseado em textos ou imagens estáticas, indicando a ausência de materiais como simulações, jogos ou outras atividades interativas que ampliem o interesse das pessoas em conhecer o inventário. Neste sentido, o objetivo do presente projeto é promover a divulgação científica sobre o monitoramento e conservação das florestas e outras formações vegetacionais catarinenses por meio de tecnologias digitais inovadoras notadamente baseadas em recursos de realidade virtual imersiva, aumentada e alternativa. Esta pesquisa é vinculada ao Edital da chamada pública 12/2023 da FAPESC, linha temática II apoio para a Divulgação Científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / Nando Matheus Rocha - Integrante / Mauricio Capobianco Lopes - Coordenador / Alexander Christian Vibrans - Integrante / Luciana Pereira de Araújo Kohler - Integrante / Dalton Solano dos Reis - Integrante / Fabrícia Durieux Zucco - Integrante.
-
2023 - 2024
ARTICULAÇÕES EM REDE DE PESQUISA E FORMAÇÃO DOCENTE NOS MUSEUS DA REGIÃO SUL: IMPLICAÇÕES À POPULARIZAÇÃO, DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, Descrição: Este projeto está vinculado à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT n 39/2022 - Linha 4 - Pesquisas sobre Divulgação de Ciência em Espaços Científicos-Culturais. Envolve uma pesquisa em rede entre a Universidade Federal do Paraná e Universidade Regional de Blumenau e seis museus do Paraná e Santa Catarina. A pesquisa objetiva analisar implicações à educação museal e científica de um percurso de formação de professores em museus localizadosna região Sul brasileira, no incentivo à troca de experiências em rede e na articulação entre contextos de educação formal e não formal; Compreender o papel de percursos formativos em museus, contextos de educação não formal, para a mobilização de saberes docentes para educação científica em contextos de educação formal; Identificar as relações estabelecidas entre os saberes docentes e os da mediação museal, sistematizando colaborativamente referentes para os museus a fim de subsidiar percursos de formação docente em seus espaços; Entender o impacto do viés de gênero nas práticas de popularização, divulgação e educação científica; Identificar aspectos que favorecem a constituição de uma experiência em rede para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas para formação docente, inicial econtinuada, nos museus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / Arleide Rosa da Silva - Integrante / Fernanda Rodrigues - Integrante / Camila Silveira da Silva - Coordenador / Cíntia Mara Brighenti Radloff - Integrante / Roberta Andressa Pereira - Integrante / Raissa Salache Santos - Integrante / Laura Moratelli Voltolini - Integrante / Sthefany Caroline Luebke - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2023 - Atual
PERCURSOS E CONTEXTOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E DE FORMAÇÃO DOCENTE: em perspectivas colaborativas e de comunicação pública (da ciência), Descrição: Neste projeto guarda-chuva institucional de investigação objetivamos compreender implicações de diferentes percursos educativos, situados em contextos de educação (na escola, na educação não formal, via comunicação pública da ciência), aos processos formativos de estudantes e professores da Educação Básica e, por extensão, de suas comunidades nas/das cidades. Para isso, articulam-se diferentes pesquisas (em aderência aos estudos do GPFORPE - Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas (PPGE) e do GPECIM Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) e ações extensionistas, de um coletivo formado por docentes e pós-graduandos, licenciandos FURB e professores da Educação Básica. Para essas ações são desenvolvidas pesquisas com métodos de intervenção e colaborativas que, no conjunto das relações de pesquisadores/as e extensionistas com os sujeitos participantes em seus contextos, buscam ser oportunidades para o desenvolvimento de processos formativos, desenvolvimento profissional, na elaboração de conhecimentos científicos e na comunicação pública (da ciência), conectados com a vida nas tessituras das cidades (educadoras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador / Cíntia Mara Brighenti Radloff - Integrante / Roberta Andressa Pereira - Integrante / Raissa Salache Santos - Integrante / Katiúscia Raika Brandt Bihringer - Integrante / Aline Coêlho dos Santos - Integrante / Andréia Ramos Lindoso - Integrante / Luciane Cristina Joenk Hoffmann - Integrante / Alex Rodrigues - Integrante / Bruna Ivanir Moro - Integrante.
-
2022 - 2024
IFFSC - Estratégias CSR e dinâmica da diversidade taxonômica, estrutural e funcional da Floresta Atlântica subtropical, Descrição: Esta pesquisa faz parte do Edital Universal Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados. As florestas constituem o maior sumidouro terrestre de carbono atmosférico, o que confere a elas um importante papel na mitigação das mudanças climáticas. Nesse contexto, as florestas secundárias têm participação crescente, especialmente nas regiões (sub)tropicais. No Brasil, a maior parte da Mata Atlântica é atualmente composta por florestas secundárias. Conhecer a dinâmica dessas florestas é fundamental para protegê-las, restaurá-las e manejá-las. Dentre os objetivos da pesquisa, ressalta-se a participação nas ações de divulgação científica, com o objetivo de sistematizar ações de divulgação científica sobre as florestas catarinenses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / André Luís de Gasper - Integrante / Nando Matheus Rocha - Integrante / Raissa Salache Santos - Integrante / Julio Cesar Refosco - Integrante / Alexander Christian Vibrans - Coordenador / Moacir Marcolin - Integrante / Simone Leal Schwertl - Integrante / Carla Soraya Groni - Integrante / Ana Patricia de Freitas - Integrante.
-
2021 - 2023
Rede de laboratórios acadêmicos para pesquisa e inovação em Educação Científica, Descrição: Este projeto conta com o apoio da chamada FAPESC 29/2021. Na FURB já existe consolidada uma rede de laboratórios acadêmicos com foco na pesquisa, ensino e extensão para formação e práticas docentes em educação científica. Os laboratórios LENQUI, LIFE e LIE possuem objetivos específicos de atuação, mas em sua articulação, funcionam em uma rede que possibilita percursos de pesquisa colaborativos, envolvendo pesquisadores dos programas de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) e Educação (PPGE), em colaboração com acadêmicos das licenciaturas e professores da Educação Básica. Diante disso, com esse projeto objetiva-se qualificar percursos e ambientes de pesquisa em Educação Científica a partir da renovação e aprimoramento da infraestrutura física da rede de laboratórios acadêmicos, favorecendo práticas educativas de investigação e inovação educacional para formação docente em articulação com a Educação Básica. Para tal, serão desenvolvidos, durante a vigência do projeto, percursos metodológicos que envolverão aquisição dos equipamentos e instalação nos respectivos laboratórios; capacitação da equipe de trabalho através de formações específicas dentro do LENQUI, LIE e LIFE; desenvolvimento de projetos de investigação científica, por meio de projetos de mestrado, doutorado, iniciação científica e extensão, a partir da eleição de um método de pesquisa e de práticas educativas em percursos de formação docente, em conformidade com projetos dos grupos de pesquisa; divulgação científica e publicação em periódicos científicos, difundindo também o potencial dos laboratórios nas pesquisas desenvolvidas. Nessa direção, serão envolvidos na pesquisa acomunidade acadêmica FURB, bem como agentes sociais de redes de ensino ou escolas participantes nas investigações. Como impactos científicos e resultados de inserção social com as pesquisas desenvolvidas nos laboratórios espera-se co-criar ações de desenvolvimento da educação local via pesquisa acadêmica articulada à extensão universitária; conectar em redes pessoas e territórios; colaborar para o desenvolvimento profissional e a empregabilidade; compartilhar e comunicar produção científica e produtos educacionais com temáticas locais e/ou regionais, contribuindo para pesquisa acadêmica nas áreas de Educação e Ensino, bem como no aprimoramento da formação docente e da Educação Básica via Educação Científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / Arleide Rosa da Silva - Coordenador / Mauricio Capobianco Lopes - Integrante / Roberta Andressa Pereira - Integrante.
-
2020 - 2022
LETRAMENTO CIENTÍFICO EM CLUBES DE CIÊNCIAS: COM CONTEXTOS E PERCURSOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa relacionado a Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA e inserido na Linha 1 - Pesquisa sobre o ensino de ciências na educação básica junto a Universidade Regional de Blumenau (FURB). A pesquisa tem como objetivo geral elaborar e avaliar indicadores de letramento científico, considerando compreensões teóricas de letramentos, aprendizagem e desenvolvimento, na perspectiva histórico sociocultural, que permitam subsidiar percursos de formação docente e de práticas educativas no ensino de Ciências nas escolas, em contextos de Clubes de Ciências. Com a proposta se propõe aprofundar aspectos do letramento científico no contexto escolar, especialmente nos percursos de iniciação científica promovidos nos Clubes de Ciências em funcionamento nas escolas públicas. A pesquisa será desenvolvida por uma equipe interdisciplinar, envolvendo professores e mestrandos do PPGE e PPGECIM, articulado as ações extensionistas desse coletivo. Como método, será desenvolvido um percurso bibliográfico, com o objetivo específico de sistematizar indicadores de letramento científico na articulação teórica entre compreensões da aprendizagem e desenvolvimento, na perspectiva histórico cultural e suas relações com letramentos, na perspectiva sociocultural, que possam fundamentar práticas avaliativas em Clubes de Ciências. E um percurso de campo, nos processos de formação docente em serviço de professores da Educação Básica que atuam em Clubes de Ciências já em funcionamento na Rede Municipal de Ensino de Blumenau, com o objetivo específico de analisar com professores de Ciências da Educação Básica e licenciandos como suas práticas educativas em Clubes de Ciências têm implicações para o letramento científico de estudantes clubistas, por meio dos indicadores sistematizados para avaliação. Esse segundo percurso será desenvolvido em cursos, com encontros mensais com professores coordenadores de Clubes de Ciências. Com a pesquisa espera-se sistematizar indicadores de letramento científico para avaliação de aprendizagens em Clubes de Ciências.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador / Edson Schroeder - Integrante / Arleide Rosa da Silva - Integrante / Mauricio Capobianco Lopes - Integrante / Fernanda Rodrigues - Integrante / Adriana Fischer - Integrante / Ursula Stortz Harder - Integrante / Bruna Hamann - Integrante / Natalia Bagattoli Pedron - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2021
Práticas Educativas para Gestão de Riscos de Desastres, Descrição: As mudanças climáticas estão ganhando destaque nos últimos anos. As secas extremas, chuvas intensas e temperaturas recordes são indícios que o clima global está sofrendo ajustes, resultando, dentre outros problemas, na ampliação e frequência dos desastres naturais, ou seja, aqueles deflagrados por eventos naturais extremos, em várias regiões. A capacidade de adaptação e reconstrução frente às essas mudanças, denominada resiliência, é de fundamental importância, sendo definida pelo IPCC (2007) como a habilidade de um sistema de ajustar-se, moderar danos potenciais, aproveitar oportunidades ou recuperar suas perdas. No Brasil, a gestão de riscos de desastres naturais tem por base as discussões promovidas pela UNISDR/ONU, pautando-se na Lei Federal 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). O referido instrumento legal estabelece, dentre outras diretrizes, a abordagem sistêmica das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação frente aos riscos de desastres naturais. Estabelece também a incorporação do tema transversal Gestão de Riscos de Desastres (GRD) e práticas educativas de educação ambiental nos currículos do ensino fundamental e médio. Visando desenvolver ações de prevenção, tem-se acompanhado a Diretoria de Defesa Civil de Blumenau que desenvolve o programa ?Defesa Civil na Escola?, composto pelos projetos ?Defesa Civil na Escola? e ?Agente Mirim?. Esses projetos visam sensibilizar estudantes da educação formal de 5o. e 6o. ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município para GRD. Constituem-se em medidas não-estruturais, de educação ambiental, que tendem a ser economicamente viáveis e socialmente efetivas, potencializando a prevenção de riscos de desastres naturais e a ampliação da capacidade de resiliência das comunidades ? um dos passos do programa Cidades Resilientes da ONU. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar fundamentos teóricos e experiências de práticas educativas em GRD e suas relações com a Educação Ambiental a fim de promover e avaliar iniciativas para contextos de educação formal e não-formal. A pesquisa é do tipo descritiva e explicativa, de caráter qualitativo. Pauta-se no método de abordagem sistêmico. Serão utilizadas as técnicas de documentação direta, com pesquisa em campo e indireta com pesquisa documental e bibliográfica às distintas bases de dados. Os procedimentos metodológicos atenderão os objetivos da pesquisa, dividindo-se em três etapas: (1) coleta de dados; (2) sistematização dos dados; (3) análise e discussão dos resultados com redação de artigos científicos. Os resultados a serem alcançados serão: (1) análise comparativa das experiências de de práticas educativas em Educação Ambiental (EA) em contextos educacionais formais voltadas para GRD, realizadas na bacia hidrográfica do Rio Itajaí; (2) identificação das práticas educativas em EA em contextos educacionais não-formais voltadas para a GRD nos municípios da BHRI e análise de sua relação com os Planos de Defesa Civil Municipais; (3) investigação das experiências de educação ambiental para GRD em contextos educacionais formais e não-formais dos municípios da BHRI tendo por referência os Planos Municipais de Educação para o Ensino Fundamental bem como a integratividade com as diretrizes e Bases estruturantes da PNPDEC (Lei no 12.608/2012) e da Educação Nacional (Lei no Lei no 13.415, de 17 fevereiro de 2017); (4) identificação de experiências nacionais e internacionais de práticas educativas em EA para Gestão de Risco de Desastres; (5) elaboração de referentes, a partir de uma articulação de fundamentos teóricos acerca de Gestão de Riscos de Desastres e de objetivos para Educação Ambiental, que possam nortear e fundamentar processos de promoção e avaliação de práticas educativas em GRD. (6) desenvolvimento e avaliação da efetividade de produto educacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / Mauricio Capobianco Lopes - Integrante / Rafaela Vieira - Coordenador / Kátia Ragnini Scherer - Integrante / Tatiane Avancini Schwarzrock - Integrante / Keli Castro Carneiro - Integrante / Daniela Hostin - Integrante.
-
2018 - Atual
Percursos de Formação e Práticas Docentes em Ensino de Ciências, Matemática e suas Tecnologias, Descrição: O contexto peculiar da formação de professores da Educação Básica e Superior na região do Vale do Itajaí do estado de Santa Catarina e as diretrizes das políticas educacionais em vigor no Brasil preconizam as atividades do PPGECIM. Em conformidade com esta situação regional e demanda real, inserem-se as bases, as diretrizes e a exequibilidade das políticas educacionais do Estado brasileiro: Lei N. 9394/1996 e o Plano Nacional de Educação (20142024). O primeiro documento legal Lei N. 9394/1996 que define as bases e as diretrizes da educação nacional, recomenda a formação como parte integrante da valorização do profissional da educação escolar e designa os institutos superiores de educação para a organização e o desenvolvimento de programas de formação para os profissionais da educação das diversas etapas, níveis e modalidades da escolarização. Complementar a legislação maior e buscando a sua exequibilidade, o segundo documento Plano Nacional de Educação projeta, na Meta 16, a formação, em nível de pós-graduação, de 50 dos professores da educação básica, até 2024, e a garantia de formação continuada a todos os profissionais da educação básica, considerando as demandas das áreas do conhecimento e o contexto dos sistemas de ensino. Com base nisso, os professores-pesquisadores integrantes deste programa de pós-graduação têm buscado colaborar na ampliação quantitativa e qualitativa da formação em nível de pós-graduação de professores da Educação Básica e Superior e demais interessados(as) em discussões no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática. Essas atividades estão intrinsecamente alinhadas à necessidade de formação de pesquisadores e interlocutores que se dedicam a compreensão do locus da escola de educação básica/superior, dos contextos de educação não formal e ao permanente desafio de tornar esses espaços institucionais atuais ao seu tempo.A linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem realizado uma grande diversidade de pesquisas que fornecem subsídios teóricos e metodológicos para a formação inicial e continuada de professores, enfatizando: a problematização das etapas pelas quais o conhecimento é construído pelo sujeito; a análise dos processos pelos quais se constroem os conhecimentos científicos, formais, sociais e culturais; a experimentação no ensino de Ciências; a investigação das elaborações das representações conceituais e simbólicas para a compreensão da relação pensamento e linguagem; a Resolução de Problemas como concepção de ensino; a inovação didática; a investigação da/na formação docente e as relações entre Ciência e Tecnologia que permeiam as aprendizagens em contextos formais e não formais.Um dos grandes desafios da área de Ensino é como promover a (re)integração dos diversos conhecimentos. Apesar dos campos de estudo de Ciências Naturais e Matemática e suas tecnologias terem bastante aspectos em comum, não é simples desenvolver um macroprojeto de pesquisa que de fato busque a integração dessas áreas. Trata-se de um desafio, sobretudo porque toda a estrutura curricular, em todos os níveis, é disciplinar. Não se intenciona propor uma solução para este problema. Todavia, propõe-se um projeto que busque de fato estratégias para resolver problemas comuns relacionados aos processos de aprendizagem e ensino nesses campos do saber. Nesse sentido, é consenso entre os membros desta linha de pesquisa que necessitam-se investigar: percursos para a formação inicial e continuada de professores, materiais didáticos, práticas educativas, processos de avaliação, condições para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em diversos contextos educativos. Nessa direção é objetivo geral que articula as ações dessa linha: desenvolver pesquisas e, por conseguinte, Produtos Educacionais atrelados aos percursos para formação docente e. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / Arleide Rosa da Silva - Integrante / Tânia Baier - Integrante / Viviane Clotilde da Silva - Coordenador / Rodrigo Diaz de Vivar y Soler - Integrante / Carla Soraya Groni - Integrante / Ana Patricia de Freitas - Integrante / Ariane Truppel - Integrante / Lidiane de Menech da Silva - Integrante.
-
2017 - 2022
Contextos (não formais) de formação e práticas docentes na Educação Básica: contribuições para o desenvolvimento profissional, Descrição: O foco dessa pesquisa está nas interfaces entre a Educação em contextos Formal (na escola e universidade) e Não Formal (Museus, Bibliotecas, Parques Ecológicos, Clubes de Ciências, dentre outros). Objetivamos elucidar contribuições para o desenvolvimento profissional docente nas práticas educativas e na formação inicial e continuada de professores que acontecem nas interfaces da EF e ENF.O atual contexto histórico-social traz ao coletivo da escola possibilidades e desafios de organizar os seus contextos de ensinar e aprender na direção de uma escola com relações pautadas na sustentabilidade, no respeito a (bio)diversidade, na ética digital, em uma educação científica e suas relações com os territórios/espaços de aprendizagem. Apesar das adversidades encontradas pelas escolas na organização de seus contextos de aprendizagem, já existem iniciativas no Brasil e no cenário internacional de coletivos que têm buscado promover experiências educativas de seus sujeitos nas interfaces com os contextos de educação não formal. Compreendemos que a ENF não substitui a educação formal, mas pode ampliar possibilidades das pessoas aprenderem, em contextos planejados, constituindo em espaços e tempos privilegiados à educação dos sujeitos. Para tanto, pressupomos a necessidade referenciais teóricos/metodológicos que possam sustentar/inspirar outros percursos formativos significativos com os sujeitos da escola e da universidade na e com contextos de Educação não formal. Com base nisso, desenvolveremos atividades de pesquisa na Universidade Regional de Blumenau, envolvendo um coletivo constituído de professores e acadêmicos da graduação e pós graduação, em consonância com os grupos de pesquisa GPFORPE: Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas educativas (PPGE) e Didática das Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM), nas respectivas linhas de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Educativas; Formação e atuação docente e Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática. As pesquisas serão desenvolvidas em interfaces com atividades de ensino (PIBID Subprojeto Ciências), de iniciação científica e, também, da extensão no Projeto: Formação continuada de professores/as para educação ambiental em um espaço hibrido de inovação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador / Arleide Rosa da Silva - Integrante / Fernanda Rodrigues - Integrante / Vanderlei Schmitz - Integrante / Rocheli Rita Ronchi - Integrante / CARNEIRO, Keli Castro - Integrante / Cintia CONZATTI - Integrante / Luciane Katheryne Lourenço Trigo - Integrante / Katiuscia Raika Brandt Bihringer - Integrante / Luciane Schulz - Integrante / Cíntia Mara Brighenti Radloff - Integrante / Magali Kramer dos Santos - Integrante / Natalia Bagattoli Pedron - Integrante / Rosane Cristina Coellho Pisa - Integrante / Tatiane Avancini Schwarzrock - Integrante., Número de produções C, T & A: 29
-
2017 - 2018
Quando a docência (em Clubes de Ciências) é objeto de pesquisa: Uma análise da produção científica do PIBID Ciências em seus contributos para formação de professores, Descrição: Esta pesquisa é desenvolvida de forma a articular compreensões sobre a formação de professores, tendo como objeto de análise a produção científica produzida por um coletivo, especificamente bolsistas (licenciandos, professores da Educação Básica e Professores de Ensino Superior) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Ciências, da Universidade Regional de Blumenau. Justifica-se uma investigação acerca da produção científica deste coletivo, dado o seu destaque no Brasil, como já evidenciaram Prá; Tomio (2014) e Santos (2016) em pesquisas de estado da arte sobre Clubes de Ciências. Esses levantamentos apontam uma expressiva disseminação de pesquisas, mais de 30 registros, em eventos e periódicos, permitindo o intercâmbio de conhecimentos sobre esses contextos de educação científica com acadêmicos, professores e pesquisadores de outras universidades. Além disso, em outra pesquisa de iniciação científica, Hermann e Tomio (2016) mapearam Clubes de Ciências distribuídos em escolas da América Latina, resultando na organização da Rede Internacional de Clubes de Ciências que já reúne, de seis países, mais de 60 clubes, sendo cinco deles contextos de docência e de pesquisa do PIBID Ciências FURB. A produção científica desse coletivo, escrita entre os anos 2013 a 2017, dissemina uma diversidade de práticas docentes, sempre com descrições e análises de intervenções na escola, com os clubistas. No entanto, falta ainda uma sistematização dessas experiências investigadas. Nesta direção, objetiva-se elucidar, a partir de uma análise da produção científica desenvolvida pelo coletivo PIBID Ciências FURB acerca de práticas docentes em Clubes de Ciências, contributos para a formação de professores em espaços de educação não formal. Para isso, inicialmente será realizado um inventário da produção científica e, com uma análise bibliográfica, trata-se de compreender as potencialidades, desafios e contribuições para formação de professores a partir das experiências docentes de um coletivo que elege a educação científica, em espaços não formais e na interface com a escola, como lugar de desenvolvimento profissional. Com o estudo busca-se produzir conhecimentos, que permitam aprender sobre estes contextos, com relevância local para o contexto da FURB, na ampliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e para comunidade global que tem a formação docente como campo de estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador / Cintia CONZATTI - Integrante.
-
2015 - 2016
Clubes de Ciências no cenário da América Latina: mapear, produzir e compartilhar práticas inovadoras em contextos de Educação Científica, Descrição: Apesar das adversidades encontradas pelas escolas na organização de seus contextos de aprendizagem em Educação Científica e Tecnológica, já existem iniciativas no Brasil e no cenário internacional, de coletivos que têm buscado desenvolver seus projetos rompendo com as tradicionais organizações curriculares, com o funcionamento dos Clubes de Ciências. Estes têm como finalidade constituírem-se espaços para o fomento de atividades coletivas de caráter tecnocientífico que contribuamo para formação dos estudantes e, por extensão, de suas comunidades, a fim de que possam complexificar suas relações com o mundo. Em um estudo anterior, Prá e Tomio (2014) identificaram no Brasil uma expressiva produção acadêmica sobre Clubes de Ciências, com destaque para pesquisas realizadas na FURB, cuja disseminação em eventos e periódicos tem permitido o intercambio de conhecimentos com estudantes e professores de outras universidades. Tal fato, também, evidenciou uma lacuna em estudos sobre Clubes de Ciências que sistematizem conhecimentos que possibilitem ao coletivo da Educação Científica organizar-se, compartilhar e produzir experiências coletivas sobre estes espaços de aprender na escola. Pela sua importância e já amplitude, principalmente no contexto latinoamericano, objetiva-se pela pesquisa investigar modos de organização e funcionamento de Clubes de Ciências da América Latina a fim de mapear e compartilhar experiências inovadoras em contextos de Educação Científica nas escolas. Para isso, será delimitada uma amostra de escolas dos países que possuem Clubes de Ciências e suas atividades divulgadas na internet. Com base em um roteiro de observação serão coletados dados dos sites e por correspondência, via e-mail, para responsáveis pelos Clubes. Com os dados, será elaborado um mapa virtual interativo para cadastro dos Clubes de Ciências, bem como um banco de documentação do modo de organização e funcionamento dos Clubes, socializado na produção de um site. Com o estudo busca-se produzir conhecimento, que permitam aprender sobre estes lugares de educação científica, com relevância ?local? para o contexto da FURB, na ampliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e para comunidade ?global? de Educação Científica, com a possibilidade, em uma Rede de Clubes de Ciências, compartilhar experiências que contribuam para a interinstitucionalidade e internacionalização em ações cooperativas de produção e socialização do conhecimento sobre e na escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador / Andiara Paula Hermann - Integrante.
-
2007 - 2007
Metodologias de trabalho das unidades de Educação Infantil das redes públicas e privadas do município de Rio do Sul, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniela Tomio - Coordenador., Financiador(es): Unidavi - Bolsa / Unidavi - Bolsa.
-
2006 - 2006
Os conteúdos da Educação Infantil, Descrição: Identificação e Caracterização cos conteúdos previstos nas propostas curriculares das unidades de Educação Infantil de Rio do Sul. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / Celi Wolf - Coordenador / Silvana Aparecida Correa da Costa - Integrante / Daiana Gabriela de Moraes - Integrante / Deiziane de Souza - Integrante / Andrea Patricia Probst Isotton - Integrante.
-
1993 - 1993
Recursos Didáticos no Ensino de Ciências: diagnóstico, banco de dados e disseminação de alternativas, Descrição: Projeto de pesquisa - iniciação científica (acadêmica). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / David Hulse - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
1992 - 1992
Recursos Didáticos no Ensino de Ciências: diagnóstico, banco de dados e disseminação de alternativas, Descrição: Projeto de Iniciação Científica - PIBIC/FURB (acadêmica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Daniela Tomio - Integrante / David Hulse - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universidade Regional de Blumenau - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2024
Prêmio de Divulgação Científica: Lúcia Sevegnani, Universidade Regional de Blumenau.
2020
Menção Honrosa: Keep soil alive, protect soil biodiversity, Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), the International Union of Soil Scie.
2014
Menção Honrosa em reconhecimento ao desempenho de funções educacionais, IBES SOCIESC.
2013
Prêmio Destaque do 7o Prêmio Fritz Müller/FURB - Ensino, Pesquisa e Extensão na categoria Ensino, Universidade Regional de Blumenau.
2013
Menção Honrosa em reconhecimento ao desempenho de funções educacionais, SOCIESC IBES..
2012
Menção Honrosa em reconhecimento ao desempenho de funções educacionais, SOCIESC IBES..
2011
Menção Honrosa em reconhecimento ao desempenho de funções educacionais, SOCIESC IBES.
2010
Menção Honrosa em reconhecimento ao desempenho de funções educacionais, SOCIESC IBES.
2009
Prêmio Destaque do 3o Prêmio Fritz Müller/FURB - Ensino, Pesquisa e Extensão na categoria Projetos Pedagógicos Alternativos De Ensino, Universidade Regional de Blumenau.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. , Rua Antônio da Veiga, 140, Centro, 89012900 - Blumenau, SC - Brasil, Telefone: (47) 33210200, Ramal: 266, Fax: (47) 33228818, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Fundação Universidade Regional de BlumenauVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2017
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio da Licenciatura
-
02/2017
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora de Programa e Projeto de Extensão Universitária.
-
08/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Pedagógica e Prática em Ciências, Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia I e II, Educação Não Formal
-
06/2015
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação e atuação docente: tendências e desafios contemporâneos, Oficina do Pensamento, Pesquisa em Educação, Seminário de Pesquisa, Seminário de Tese
-
02/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Universidade, Ciência e Pesquisa
-
02/2015
Ensino, Especialização em Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Elaboração de Artigos Científicos e de Pesquisas
-
07/2014
Ensino, Marketing Digital e Gestão de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E DE PESQUISAS
-
07/2014
Ensino, Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação de Professores de Ciências e Matemática, Pesquisa em Ensino de Ciências Naturais
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Linhas de pesquisa
-
02/2021 - 12/2024
Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Educação.
-
08/2005 - 12/2014
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I, II, III e IV, Estágio da Licenciatura I, II, III e IV
-
11/2009 - 12/2009
Ensino, Neurociências, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
10/2005 - 12/2005
Ensino, Educação Em Ciências, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental (em nível de Pós-graduação)
2014 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Sub-projeto Biologia, Carga horária: 8
2000 - 2015
[Nome removido após solicitação do usuários]Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tutora Presencial - Educação a Distância
-
02/2006 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica, Metodologia de Pesquisa em Psicologia, Métodos de Pesquisa
-
02/2005 - 12/2014
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior, Metodologia do Ensino Superior, Prática do Ensino Superior
-
07/2003 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular Supervisionado I e II, Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa aplicada a Administração, Projeto de Pesquisa Científica
-
02/2009 - 07/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Acadêmico
-
02/2004 - 07/2013
Ensino, Jornalismo e Publicidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico
-
05/2005 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Pesquisa, Grupo de Pesquisa.,Cargo ou função, Responsável pela Metodologia Científica e Revisão dos artigos científicos da Revista Interdisciplinar Científica Acadêmica / RICA.
-
07/2006 - 07/2007
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
07/2005 - 12/2006
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação/Redação TCC
-
02/2006 - 07/2006
Ensino, Gestão Estratégica e Portuária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa - Monografia
-
02/2005 - 07/2006
Ensino, Gestão Empresarial e Marketing, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa e Orientação a Monografia (em nível de Pós-graduação)
-
02/2005 - 07/2006
Ensino, Gestão de Negócios e Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa e Orientação à Monografia
-
07/2000 - 12/2003
Ensino, Secretariado Executivo Bilingue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I, Metodologia da Pesquisa II
2004 - 2014
FAE BlumenauVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Atividades
-
08/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado/TCC, Metodologia da Pesquisa, Técnicas de Pesquisa em Administração
-
02/2006
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino Superior
-
02/2004 - 12/2006
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnicas de Aprendizagem
1995 - 2008
Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1995 - 10/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia das Ciências I, Fundamentos e Metodologia das Ciências II, Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências I, Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências II, Prática de Ensino de Ciências
-
02/2006 - 07/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática II - Projetos Integrados
-
10/2003 - 10/2004
Ensino, Educação Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental e Currículo (em nível de Pós-graduação), Metodologias de Educação Ambiental para Educação Básica (em nível de Pós-graduação)
-
02/1999 - 12/2000
Ensino, Ecologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Geral
2004 - 2007
Instituto Catarinense de Pós GraduaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Atividades
-
02/2004
Ensino, Educação Infantil e Séries Iniciais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências (em nível de Pós-graduação)
2000 - 2003
Fundação Educacional Hansa HamoniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso em convênio com a FURB
Atividades
-
03/2000 - 12/2003
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia das Ciências I, Fundamentos e Metodologia das Ciências II, Prática de Ensino de Ciências
1999 - 2005
Colégio Bom Jesus Santo AntônioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1999 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia
1994 - 2001
Escola Básica Municipal Wilhelm Theodor ShurmannVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1994 - 12/2001
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências
1990 - 1993
Escola Básica Municipal Júlia StrzalkowskaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
02/1990 - 12/1993
Ensino,,Disciplinas ministradas, Séries Iniciais
2019 - Atual
Conselho Municipal de Educação de BlumenauVínculo: Representante FURB, Enquadramento Funcional: Representante FURB, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniela Tomio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?