Ivan Prado Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo e Faculdades Medianeiras (1977), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997) e livre-docência em Cultura e Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2009). É professor associado de Cultura e Literatura Brasileira no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tendo se afastado de suas funções na USP, lecionou na Universidade do Texas em Austin por quatro anos e meio: primeiro, como professor visitante; depois, como professor titular de Literatura Brasileira, com o título de Lozano Long Professor of Latin American Studies, posição em que se aposentou em janeiro de 2011 pelo Teacher Retirement System of Texas. Sua linha de pesquisa funda-se no estudo retórico e histórico do fenômeno literário, que inclui a investigação do conceito de Poética Cultural e o estudo de Artes Poéticas, particularmente as do século XVIII. Orienta/supervisiona pósdoutorado com bolsa pela FAPESP. É membro da Comissão Científico-Editorial da Revista de Estudos Literários, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Escreveu mais de 150 artigos, entre ensaios em revistas arbitradas e artigos e resenhas na grande imprensa de São Paulo. Organizou, prefaciou e anotou quatorze livros, entre os quais se contam a edição fac-similar de Música do Parnaso, de Manuel Botelho de Oliveira; Poesias, de Olavo Bilac; Obras Poéticas, de Basílio da Gama; e Papéis Avulsos, de Machado de Assis. Possui quatro capítulos de livros publicados no exterior: França, Alemanha e Portugal. Idealizou e dirige, na Editora da Universidade de São Paulo, a coleção Multilcássicos, da qual Épicos é o primeiro volume. Possui quinze capítulos em livros coletivos no Brasil. Escreveu quatro livros: Apresentação de Machado de Assis (Martins Fontes, 1987), Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica (Edusp/FAPESP, 1999), O Altar & o Trono: Dinâmica do Poder em O Alienista (Ateliê/Unicamp, 2010) e Raul Pompeia na Série Essencial da Academia Brasileira de Letras, a sair em 2013. O segundo desses livros recebeu, na categoria ensaio, o Lasa Book Prize (USA) e o Prêmio Jabuti, em 2000. O Altar & o Trono ganhou o Prêmio José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras em 2011.

Informações coletadas do Lattes em 30/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura Brasileira

1993 - 1997

Universidade de São Paulo
Título: Basília da Gama e o mecenato pombalino: poética, epopéia e encômio nas letras luso-brasileiras (1769-1777)
João Adolfo Hansen. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Mestrado em Literatura Brasileira

1985 - 1988

Universidade de São Paulo
Orientador: José Carlos Garbuglio
Palavras-chave: Basílio da Gama.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação em Letras

1974 - 1977

Universidade de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

1967 - 1969

Colegio Piratininga

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2009

Livre-docência. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Título: Irônica Invenção do Mundo: Leitura Histórica de, Ano de obtenção: 2009., Palavras-chave: literatura brasileira; Machado de Assis; teoria literária; poética cultural; análise textual; retórica. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. , Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.

2002 - 2003

Pós-Doutorado. , University Of Texas At Austin.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

New Faculty Teaching Orientation Seminar. (Carga horária: 30h). , University Of Texas At Austin.

2000 - 2000

Extensão universitária em Lower Cambridge Certificate. (Carga horária: 60h). , Westminster College.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Livros e Universidades - Simpósio Internacional.Fenomenologia, Símbolo, & História no Conceito de Livro. 2012. (Simpósio).

O Império dos Livros.História da Cultura e Editoração na São Paulo do Séçulo 19. 2012. (Outra).

Mídia, Memória e História.A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA EM GIORGIO VASARI E SUA RELAÇÃO COM A LITERATURA BRASILEIRA. 2011. (Simpósio).

Dimensão Histórica do Ato de Ler.Literatura e Poética Cultural. 2006. (Encontro).

As Delícias de.As Delícias de Libertinagem (Livro de Manuel Bandeira). 2005. (Encontro).

Luzes nos Trópicos - A Capitania de São Paulo no Século XVII.Mecenato Pombalino e o caso Basílio da Gama (O Uruguay e a campanha antijesuítica. 2004. (Seminário).

Cultural e Literatura Latino-Americana do Século XVIII. O Uruguay (de Basilio da Gama) e a Poètica Cultural do Mecenato Pombalino. 2003. (Congresso).

Association Of Hispanic Classical Theater Annual Conference. Titus Andronicus, by shakepeare, as na Allegory of the Fall of the Catholic-Roman Empire. 2003. (Congresso).

Literatura Brasileira Atual.Idéias para um conceito de imaginário do povo brasileiro. 2003. (Seminário).

'Good Reads' [série de palestras].Comments on the cultural background and literary structure of Gabriela, Clove and Cinnamon, a novel by Jorge Amado. 2003. (Outra).

.Hermeneutics, Rhetoric and Poetics in Portuguese America's Letters. 2003. (Outra).

Congresso anual da LASA. Participação no congresso anual da LASA (Latin American Studies Association). 2002. (Congresso).

.New Faculty Teaching/Orientation Seminar. 2002. (Outra).

No limiar do milênio.O Escritor nas Bibliotecas - Poesia. 2000. (Outra).

.Poesia brasileira. 2000. (Outra).

A Universidade e as Profissões.Curso de Editoração. 1999. (Seminário).

Navegar é preciso...Portugal - Brasil - África.O mar parnasiano e simbolista. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Giovana Soalheiro Pinheiro

Leda Maria Martins; DUARTE, E. A.;TEIXEIRA, I. P.. A Rasura como Procdesso: Modernidade, Modernização e Conscoiência-Dupla em Cruz e Sousa. 2011. Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Juliana Siani Simionato

TEIXEIRA, I. P.; MARTINS FILHO, P.; BOAVENTURA, M. E.. A Marmota e seu Perfil Editorial - Contribuição para Edição e Estudo dos Textos Machadianos Publicados nesse Periódico (1855-1861).. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Djamlma Expedito de Lima

HANSEN, J. A.;TEIXEIRA, I. P.; SOUZA, L. M. E.. A Épica de Cláudio Manuel da Costa: Uma Leitura do Poema Vila Rica. 2007. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Paulo Giovani de Oliveira

TEIXEIRA, I. P.. Poesia e Estado: o Louvor às Reformas Educacionais Pombalinas Encenado na Obra de Manuel Inácio da Silva Alvarenga. 2002. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elzimar Fernanda Nunes Ribeiro

TEIXEIRA, I. P.; ALMARZA, S.. Deus e o Diabo na Terra do Sol: Caramuru como Representação Épica da Colonizaçào. 2007. Tese (Doutorado em Departamento de Teoria Literária e Literaturas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Pedro Marques

LEVIN, O. M.;TEIXEIRA, I. P.; SECCHIN, A. C.. Olegário Mariano: O Clichê Nacionalista e a Invenção da Cigarra. 2006. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ravel Giordano Pz

DIMAS, A.;TEIXEIRA, I. P.; VILLAÇA, A.; JOBIN, L.. O Nume a Face dos Homens: Formas e Dissoluções do Sublime em A. Garrett e M. de Assis. 2005. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Candida Leite Georgopoulos

TEIXEIRA, I. P.. A Teatralidade no Sermão de Vieira. 2003. Tese (Doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Moreira

HANSEN, J. A.;TEIXEIRA, I. P.. Critica Textualis in Caelum Revocata? Prolegômenos para uma Edição Crítica do Corpus Colonial Seiscentista e Setecentista Atribuído a Gregório de Matos Guerra. 2001. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gláucia Vieira Machado

TEIXEIRA, I. P.. Participação em banca de Tese de Doutorado. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: João Ângelo Oliva Neto

TEIXEIRA, I. P.. Falo no Jardim: Priapéia Grega, Priapéia Latina. 1999. Tese (Doutorado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina de Araújo Monteiro

TEIXEIRA, I. P.. Enfermeiro do Inferno. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Susana Bragatto

TEIXEIRA, I. P.. Cotidiano de uma comunidade lamaísta no Brasil. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ligia Mitiko Kawano

TEIXEIRA, I. P.. Temas recorrentes da literatura juvenil. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Myriam Kobayashi

TEIXEIRA, I. P.. Releitura: uma proposta sobre críticas e resenhas. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Editoração) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liana Maria Milanez Pereira

TEIXEIRA, I. P.. Cultura e produção de sentido na TV pública: perfil de uma experiência. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Vitor da Costa Borysow

TEIXEIRA, I. P.. ZOOS: Investigações Preliminares em Torno de um Livro-montagem de Guimarães Rosa. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcello Chami Rollemberg

TEIXEIRA, I. P.. A Editora Brasiliense e as transformações sociais, culturas e políticas do Brasil nos anos 80. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: Luanda Nera Motta

TEIXEIRA, I. P.. Enunciação antropofágica: prática e utopia no discurso jornalístico da prestação de serviços. 2004. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Aluno: João Valentino Alfredo

TEIXEIRA, I. P.. Literatura, Jornal e Cinema em Antônio de Alcântara Machado: Relações Discursivas em Pathé-Baby e Brás Bexiga e Barra Funda. 2003. Outra participação, Universidade de São Paulo.

MULLER, A.; MORICONI, I.; KLINGER, D.; M. Siscar;TEIXEIRA, I. P.. Comissão Examinadora do Concurso para Professor Adjunto 20h de Teoria da Literatura. 2011. Universidade Federal Fluminense.

TEIXEIRA, I. P.. Membro da comissão julgadora do concurso de efetivação da Profa. Dra. Samira Youssef Campedelli. Departamento de Jornalismo e Editoração, ECA-USP. 1999. Universidade de São Paulo.

TEIXEIRA, I. P.. Membro da comissão julgadora do concurso de efetivação do Prof. Dr. Mamede Mustafá Jarouche. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, FFLCH-USP. 1998. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Heitor Megale

GARBUGLIO, J. C.;MEGALE, H.; HANSEN, J. A.. Relatório de qualificação. 1984. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aguinaldo Jose Goncalves

FERREIRA, J. P.; GOMES, M. R.; SECCHIN, A. C.; FRANCHETTI, P. E. A.;GONCALVES, A. J.. Irônica Invenção do Mundo. Tese (Livre-docência). 2009. Universidade de São Paulo.

Joao Adolfo Hansen

TEIXEIRA, Ivan Prado;HANSEN, J. A.. Basílio da Gama e o Mecenato Pombalino. 1997. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Joao Adolfo Hansen

TEIXEIRA, Ivan Prado;HANSEN, J. A.. Basílio da Gama: Arcádia e o Canto da Vida Presente. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Antonio Alcir Bernárdez Pécora

PECORA, ALCIR. Basílio da Gama e o mecenato pombalino. 1997. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Adma Fadul Muhana

MUHANA, A.. Basílio da Gama e o Mecenato Pombalino. 1997. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jaison Luís Crestani

Início: 2012; Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo;

Juliana S

Simionato; A Marmota e seu Perfil Editorial - Contribuição para Edição e Estudo dos Textos Machadianos Publicados nesse Periódico (1855-1861); ; 2009; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Luiz Maklouf

As Folhas Públicas na Ficção Machadiana; 2006; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Marcello Chami Rollemberg

Um Circo de Letras: a Editora Brasiliense e as Transformações Sociais, Culturais e Políticas do Brasil dos Anos 80; 2005; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Luanda Nera Motta

Enunciação Antropofágica: Prática e Utopia no Discurso Jornalístico da Prestação de Serviços; 2005; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Vitor Borisow

Zôos: Livro-Montagem de Guimarães Rosa; 2005; Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

João Valentino Alfredo

Literatura, jornal e cinema em Antônio de Alcântara Machado; Relações discursivas em Pathé-Baby e Brás, Bexiga e Barra Funda; 2004; 149 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Mário Higa

A Tópica da Pedra em Drummond, Cabral e Neruda; 2009; Tese (Doutorado em Brazilian Literatura) - THE UNIVERSITY OF TEXAS AT AUSTIN,; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Thiago Mio Salla

O fio da navalha: Graciliano Ramos e a revista Cultura Política; 2009; Tese (Doutorado em Jornalismo) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Cristiane Mayumi Morinaga

Um Caso de Interdiscursividade: Relações entre Pinóquip de Collodi e Pinóquio de Walt Disney; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Editoração) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Thiago Mio Salla

Crônica - Jornalismo em Graciliano Ramos; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Rodrigo de Almeida Hornhardt

Taranncón - um passeio pela história e pela música latino-americana nos últimos trinta anos; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Eduardo Calbucci

José Saramago: seis romances pelo bosque de sua ficção; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Editoração) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ivan Prado Teixeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Joao Adolfo Hansen

BASILIO DA GAMA E O MECENATO POMBALINO: POETICA, ENCOMIO E EPOPEIA NAS LETRAS LUSO-BRASILEIRAS ( 1769-1777 ); 1997; Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Joao Adolfo Hansen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, I. P. ; TEIXEIRA, I. P. . Maré, Ilha de Botelho: Fundamento Histórico & Retórico. Revista da Academia Brasileira de Letras , v. 72, p. 109-134, 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . Poesia & Ficção Gráfica em Música do Parnaso e em Pau-Brasil. Revista Livro , v. 01, p. 165-175, 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . Machado de Assis & o Costume Retórico dos Caracteres. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 51, p. 67-98, 2010.

  • TEIXEIRA, I. P. . Conceito de Conto em Poe & Machado de Assis: O Alienista como Novela. Revista da Academia Brasileira de Letras , v. 63, p. 247-268, 2010.

  • TEIXEIRA, I. P. . Irônica Invenção do Mundo: Uma Leitura de O Alienista. Revista USP , v. 77, p. 149-169, 2008.

  • TEIXIERA, I. ; TEIXEIRA, I. P. . Da Escócia ao Sertão [Sobre Guimarães Rosa]. Discutindo Literatura , v. I,4, p. 55-59, 2008.

  • TEIXEIRA, I. ; TEIXEIRA, I. P. . Sensações de Uma Imagem Escrita [Sobre Fernando Pessoa]. Discutindo Literatura , v. I,2, p. 14-19, 2008.

  • TEIXEIRA, I. P. . Irada Artilheria, análise de O Uraguai de Basílio da Gama. Revista de História (Rio de Janeiro) , v. 20, p. 68-71, 2007.

  • TEIXEIRA, I. P. . Poética Cultural: Literatura & História. Politéia (UESB) , v. 6, p. 31-56, 2006.

  • TEIXEIRA, I. P. . Construção da Intimidade em Angústia. Revista USP , São Paulo, v. 1, p. 196-209, 2004.

  • TEIXEIRA, I. P. . Hermenêutica, Retórica e Poética nas Letras da América Portuguesa. Revista USP , São Paulo, v. 1, p. 138-159, 2003.

  • TEIXEIRA, I. P. . Literatura Como Imaginário: Introdução ao Conceito de Poética Cultural. Revista da Academia Brasileira de Letras , Rio de Janeiro, v. 1, p. 43-67, 2003.

  • TEIXEIRA, I. P. . Artifício, Persuasão e Sociedade em Olavo Bilac. Revista USP , São Paulo, v. 1, p. 98-111, 2002.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Altar & o Trono: Dinâmica do Poder em O Alienista. Ateliê Editorial e Editorada da Unicamp, 2010. 432p .

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) ; HANSEN, J. A. (Org.) ; MOREIRA, M. (Org.) ; BIRON, B. R. R. (Org.) ; MUZZI, E. S. (Org.) ; FRANCHETTI, P. (Org.) . Épicos: Prosopopéia, O Uraguai, Caramuru, Vila Rica, A Confdedderação dos Tamoios, I-Juca-Pirama. São Paulo, SP: Edusp, 2008. 1224p .

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Roteiro da Poesia Brasileira: Raízes, séculos 16 e 17. São Paulo, SP: Global, 2008. 232p .

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Música do Parnaso. Cotia: Ateliê Editorial, 2005. v. 01. 423p .

  • TEIXEIRA, I. P. ; CASTRO, Dácio Antônio de ; RAMOS JR, José de Paula . Português 2: Literatura I. História e crítica literária. São Paulo: Sistema Anglo de Ensino, 2004. 350p .

  • TEIXEIRA, I. P. ; CASTRO, Dácio Antônio de ; RAMOS JR, José de Paula . Português 3: Literatura II. História e crítica literária. São Paulo: Sistema Anglo de Ensino, 2004. 11p .

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Faróis, de Cruz e Sousa. Edição fac-similar comemorativa do centenário de morte do poeta. 3. ed. São Paulo / Florianópolis: Ateliê Editorial / Fundação Catarinense de Cultura, 2004.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente. Estabelecimento de texto, introdução, notas, iconografia e posfácio de Ivan Teixeira. Cotia, Ateliê Editorial, 1996. 6ª edição. 6. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2003.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Os Lusíadas: Episódios, Luís de Camões. 4. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) ; Olavo Bilac (Org.) . Poesias, Olavo Bilac. Organização e prefácio.. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto. Brasília/ Cotia: Fundação Nestlé de Cultura, Ministério da Cultura/ Ateliê Editorial, 2001.

  • TEIXEIRA, I. P. . Mecenato pombalino e poesia neoclássica. 1. ed. Fapesp; Edusp: São Paulo, 1999. v. 1. 636p .

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) . Missal / Broquéis, Cruz e Sousa. Edição comemorativa de centenário do Simbolismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

  • TEIXEIRA, I. P. . Obras poéticas de Basílio da Gama. 1. ed. São Paulo: Edusp, 1996. v. 1. 476p .

  • TEIXEIRA, I. P. . Noite na Taverna, Álvares de Azevedo - Análise da Obra. Opúsculo. São Paulo: Editora Anglo, 1993.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Recado do Morro, Guimarães Rosa - Análise da Obra. Opúsculo. São Paulo: Editora Anglo, 1992.

  • TEIXEIRA, I. P. . Senhora - Análise da Obra. Opúsculo. São Paulo: Editora Anglo, 1989.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) ; ASSIS, M. (Org.) . Dom Casmurro. Organização e prefácio.. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

  • TEIXEIRA, I. P. . Reunião: 10 Livros de Poesia, Drummond - Análise da obra. Opúsculo. São Paulo: Editora Anglo, 1988.

  • TEIXEIRA, I. P. . Apresentação de Machado de Assis. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987. v. 1. 221p .

  • TEIXEIRA, I. P. . Iracema, José de Alencar - Análise da obra. Opúsculo. São Paulo: Editora Anglo, 1986.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) ; RODRIGUES, Antônio Medina (Org.) ; CASTRO, Dácio Antônio de (Org.) ; ACHCAR, Francisco (Org.) . História da Literatura Brasileira. São Paulo: Marco Editorial/ Anglo Vestibulares, 1982. v. 2.

  • TEIXEIRA, I. P. (Org.) ; RODRIGUES, Antônio Medina (Org.) ; CASTRO, Dácio Antônio de (Org.) . Antologia da Literatura Brasileira - Textos Comentados. São Paulo: Marco Editorial, 1979. v. 2.

  • TEIXEIRA, I. P. . Duas Américas: Machado de Assis & Allan Poe. In: Manuel Calderón, José Camões, José Pedro Sousa. (Org.). Por s Entender bem a Letra Homenagem a Stephen Reckert. 1ed.Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2011, v. 1, p. 285-300.

  • TEIXEIRA, I. P. . Imitação Icástica e Imitação Fantástica (Conceptualização Poética e Prática Literária da Arcádia Lusitana). In: MARNOTO, Rita; REIS, Carlos. (Org.). História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. IV - Neoclassicismo e Pré-Romantismo. Lisboa: Editorial Verbo, 2010, v. , p. 140-142.

  • TEIXEIRA, I. P. . Irônica Invenção do Mundo: Uma Leitura de O Alienista. In: Francine Ricieri, Lúcia Granja, Márcia Ligia Guidin. (Org.). Machado de Assis: Ensaios da Crítica Contemporânea. São Paulo: Unesp, 2008, v. , p. 109-142.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Uraguai: Diatribe contra o regidício e contra a monarcomaquia. In: Ivan Prado Teixeira. (Org.). Épicos: Prosopopéia: O Uraguai: Caramuru: Vila Ria: A Confederação dos Tamoios: I-Juca Pirama. São Paulo-SP: EDUSP; Imprensa Oficial, 2008, v. 1, p. 159-250.

  • TEIXEIRA, I. P. . Semiosfera & Invenção do Autor. In: Plínio Martins Filho & Waldecy Tenório. (Org.). João Alexandre Barbosa o Leitor Insone. São Paulo: Edusp, 2007, v. , p. 317-349.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Uraguay e a Poética Cultural do Mecenato Pombalino. In: KOHUT, Karl; ROSE, Sonia V.. (Org.). La Formación de la Cultura Virreinal: Siglo XVIII. Madrid - Vervuert - Frankfurt: Iberoamericana, 2006, v. , p. 521-533.

  • TEIXEIRA, I. P. . Herméneutique, rhétorique et poétique dans les lettres de l´amérique portugaise. In: Saulo Neiva. (Org.). La France et le Monde Luso-Brésilien: Échanges et Représentations (XVIe-XVIIIe Siecles). Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise Pascal, 2005, v. 1, p. 035-056.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Verso Harmônico em Mário de Andrade e Cruz e Sousa. In: Ivan Junqueira. (Org.). Escolas Literárias no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2004, v. 1, p. 555-576.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulos referentes a Poemas Completos de Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa, e a Sagarana, de Guimarães Rosa. In: Ivan Prado Teixeira. (Org.). Literatura: Fuvest-2005. São Paulo: Editora Anglo, 2004, v. , p. 80-113.

  • TEIXEIRA, I. P. . PEIXOTO (Inácio José de Alvarenga). In: João Bigotte Chorão; José Augusto Cardoso Bernardes; Aníbal Pinto de Castro; Maria de Lourdes A Ferraz; Gladstone Chaves de Melo; Maria Aparecida Ribeiro. (Org.). Biblos. Enciclopédia VERBO das Literaturas de Língua Portuguesa. Lisboa/ São Paulo: Editorial Verbo, 2001, v. 4, p. 19-23.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulo referente a 'Angústia', de Graciliano Ramos. In: Vários. (Org.). Literatura: PUC, SP - 2002. São Paulo: Editora Anglo, 2001, v. , p. 70-85.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulo referente a 'Os Lusíadas', de Luís de Camões. In: Vários. (Org.). Literatura: Fuvest - 2002. São Paulo: Editora Anglo, 2001, v. , p. 5-22.

  • TEIXEIRA, I. P. . Notas para o Centenário de Cruz e Souza. In: Cruz e Souza. (Org.). Faróis. 1ed.Florianópolis: Ateliê Editorial; Fundação Catarinense de Cultura, 1998, v. 1, p. 7-26.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulo referente a Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade. In: Vários. (Org.). Literatura para a Fuvest - 99. São Paulo: Editora Anglo, 1998, v. , p. 55-66.

  • TEIXEIRA, I. P. . Apresentação. In: Camilo Guimarães. (Org.). Esquecer para Lembrar. Cotia: Ateliê Editorial, 1997, v. , p. 13-14.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulo referente a Fogo Morto, de José Lins do Rego. In: Vários. (Org.). Literatura para a Fuvest - 98. São Paulo: Editora Anglo, 1997, v. , p. 67-80.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Barca é uma Festa. In: Gil Vicente. (Org.). Auto da Barca do Inferno. 1ed.São Paulo: Ateliê Editoral, 1996, v. 1, p. 9-39.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulo referente a Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente. In: Ivan Prado Teixeira. (Org.). Literatura para a Fuvest - 97. São Paulo: Editora Anglo, 1996, v. , p. 1-14.

  • TEIXEIRA, I. P. . Cem anos de Broquéis - Sua modernidade. In: Cruz e Souza. (Org.). Broquéis. 1ed.São Paulo: Edusp, 1994, v. , p. 09-40.

  • TEIXEIRA, I. P. . Capítulo referente a Dom Casmurro, de Machado de Assis. In: Vários. (Org.). Literatura para a Fuvest. São Paulo: Ática, 1991, v. , p. 57-131.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Auge da Literatura Decadente no Brasil. Metáfora, Literatura, Cultura & Educação, Editora Segmento, São Paulo SP, p. 44 - 47, 16 out. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Forma Livre do Cinismo Machadiano. Metáfora, Cultura, Literatura e Eduação, Editora Segmento, São Paulo, S, p. 40 - 42, 16 set. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . Crise e Impasse em Sentimento do Mundo (de Carlos Drummond de Andrade). Metáfora, Literatura, Cultura & Educação, Editora Segmento, São Paulo SP, p. 50 - 53, 16 jun. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . Forma Livre e Estilo Libertino [em Almeida Garrett]. Metáfora: Literatura e Cultura, São Paulo, Editora Segmento, p. 54 - 57, 15 maio 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Oposição da Luz & das Trevas em Til, de José de Alencar. Metáfora, Literatura, Cultura & Educação, Editora Segmento, São Paulo SP, p. 50 - 54, 16 abr. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . As Razões da Poesia Marginal. Metáfora: Literatura e Cultura, Editora Segmento, São Paulo SP, p. 54 - 57, 15 mar. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . Literatura & Imaginação Tipográfica. Metáfora: Literatura e Cultura, Editora Segmento, São Paulo SP, p. 62 - 65, 15 fev. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Volta de Vasari. Metáfora: Literatura e Cultura, São Paulo: Editora Segmento, p. 34 - 37, 01 jan. 2012.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Poder da Sugestão [Proposta de Leitura de O Ateneu]. Metáfora: Literatura e Cultura, São Paulo: Editora Segmento, p. 50 - 53, 01 dez. 2011.

  • TEIXEIRA, I. P. . Razões do verso e a emoção de Nejar. Metáfora: Literatura e Cultura, São Paulo: Editora Segmento, p. 26 - 29, 01 out. 2011.

  • TEIXEIRA, I. P. . Cantos de Um Sábio Poeta. Brasileiros: Revista Mensal de Cultura, São Paulo, Brasileiros Editora, p. 52 - 53, 01 out. 2011.

  • TEIXEIRA, I. P. . A escolha do método. Metáfora: Literatura e Cultura, São Paulo: Editora Segmento, p. 36 - 39, 01 set. 2011.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Altar e o Trono: Discussão sobre Razão e Loucura em O Alienista, de Machado de Assis. Folha de S. Paulo. Caderno Mais!, São Paulo, p. 12, 27 jan. 2008.

  • TEIXEIRA, I. P. . Diário da Loucura. O Estado de São Paulo. Caderno Especial Centenário da Morte de Machado de Assis, São Paulo, p. H5, 27 jan. 2008.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Teoria do Poema em João Cabral. O Estado de São Paulo, Caderno 2 / Cultura, São Paulo, p. D8, 26 ago. 2007.

  • TEIXEIRA, I. P. . Anchieta, Bento Teixeira e a Demonização da América. O Estado de S. Paulo, Caderno 2 / Cultura, São Paulo, p. D11, 05 nov. 2006.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Livro, seu Valor e a Análise Literária. O Estado de São Paulo, Caderno 2, Cultura, São Paulo, SP, p. D6 - D6, 30 jul. 2006.

  • TEIXEIRA, I. P. . Para Melhor Entender [Guimarães] Rosa. O Estado de São Paulo, Caderno 2, Cultura, São Paulo, SP, p. D5 - D5, 18 jun. 2006.

  • TEIXEIRA, I. P. . Um Resgate da Poesia do Brasil Colonial [Artigo sobre Manuel Botelho de Oliveira]. O Estado de S. Paulo, Caderno 2 / Cultura, São Paulo, 22 jan. 2006.

  • TEIXEIRA, I. P. . Poesia e Ficção em A Rosa do Povo. O Estado de S. Paulo Caderno 2 Cultura, São Paulo SP, p. D2 - D2, 18 dez. 2005.

  • TEIXEIRA, I. P. . Dissonâncias Culturais", artigo sobre Antonio Candido e Botelho de Oliveira. Folha de S. Paulo, suplemento Mais!, São Paulo, SP, p. 03 - 03, 11 nov. 2005.

  • TEIXEIRA, I. P. . O engenhoso Botelho de Oliveira. O Estado de S.Paulo, São Paulo, , v. 1, p. 6 - 6, 19 jun. 2005.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Poética Libertina. O Povo, Fotaleza-CE, , v. 1, p. 7 - 7, 14 maio 2005.

  • TEIXEIRA, I. P. . Irônica Invenção do Mundo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 9 - 9, 28 nov. 2004.

  • TEIXEIRA, I. P. . Angústia e seus Autores. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 14 - 15, 07 mar. 2004.

  • TEIXEIRA, I. P. . Um Conceito de Imaginário do Povo Brasileiro. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 16 - 17, 22 jun. 2003.

  • TEIXEIRA, I. P. . Literatura e História. História Viva, São Paulo, p. 98 - 98, 02 mar. 2003.

  • TEIXEIRA, I. P. . Um passo em falso do artifício. Folha de S. Paulo, São Paulo, , v. 1, p. 18 - 19, 05 maio 2002.

  • TEIXEIRA, I. P. . Especialistas sugerem lista de livros clássicos. Folha de S. Paulo, Caderno Equilíbrio, São Paulo, p. 11, 20 dez. 2001.

  • TEIXEIRA, I. P. . Entrevista concedida ao jornalista Luthero Maynard. Chiques & Famosos, São Paulo, , v. 109, 01 jun. 2001.

  • TEIXEIRA, I. P. . Aspirina de Gustavo Schor. Artigo Definido, São Paulo, p. 28 - 29, 01 mar. 2001.

  • TEIXEIRA, I. P. . O editor. Artigo Definido, São Paulo, , v. 1, p. 36 - 36, 01 fev. 2001.

  • TEIXEIRA, I. P. . O lugar de Alguma Poesia. Da Redação, São Paulo, p. 2 - 2, 01 out. 2000.

  • TEIXEIRA, I. P. . Machado de Assis e a Invenção Menipéia. O Estado de S. Paulo, suplemento Cultura, São Paulo, Sp, p. Q2 - Q2, 09 jul. 1994.

  • TEIXEIRA, I. P. . Dom Casmurro: Entre Luz e Sombra. Folha de S. Paulo, Ilustrada, São Paulo, SP, p. 08 - 08, 29 fev. 1992.

  • TEIXEIRA, I. P. . Um Decálogo para a Leeitura de Dom Casmurro. Folha de S. Paulo, Ilustrada, São Paulo, SP, p. 08 - 08, 21 jan. 1992.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Verso Harmônico em Mário de Andrade e em Cruz e Sousa. In: O Simbolismo e a Poesia do Século XX, 2004, Rio de Janeiro. Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro: ABL, 2001. v. 1. p. 24-25.

  • TEIXEIRA, I. P. . O Uraguay e a Poética Cultural do Mecenato Pombalino. In: La formación de la cultura iberoamericana. Siglo XVIII, 2003, Eichstätt. Coleção 'teci', (Textos y estudios coloniales y de la Independencia). Madri: Editorial Iberoamericana, 2003.

  • TEIXEIRA, I. P. . Leitura Histórica da Obra O Alienista de Machado de Assis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Literatua Brasileña y Ruptura con el Siglo XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, I. P. . A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA EM GIORGIO VASARI E SUA RELAÇÃO COM A LITERATURA BRASILEIRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Materia y Forma en el Alienista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Literatura portuguesa y brasileña. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TEIXEIRA, I. P. ; BERNUCCI, Leopoldo ; SOUZA, Márcio ; SHUMWAY, Nicolas . Toward a Concept of the Brazilian People's Imaginary. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Considérations sur deux grandes hypothèses d´interprétation de la littérature coloniale brésilienne. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Um Século de Os Sertões. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Basílio da Gama: seu Tempo e sua Obra. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TEIXEIRA, I. P. . Modernidade em Broquéis. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Apresentação de Machado de Assis, 150 anos de nascimento. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, I. P. . Luz e Sombra em Til. Cotia SP, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Edgar Allan Poe: Uma Nota. Cotia, SP: Ateliê Editorail, 2011. (Tradução/Outra).

  • CHUCK, W. ; TEIXEIRA, I. P. . A Poesia em Wassily Chuck. Cotia, SP, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • Neiva, Saulo ; TEIXEIRA, I. ; TEIXEIRA, I. P. . Prefácio. Recife, PE, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Multiclássicos. São Paulo-SP, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Pássaro sem Asas ou Morte de Todos os Deuses, prefácio a Papéis Avulos, de Machado de Assis. São Paulo, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . História e Estória em Milton Torres, posfácio a No Fim das Terras. Cotia, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. ; OLIVEIRA, M. B. . O Engenhoso Fidalgo Manuel Botelho de Oliveira. Cotia, SP, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Policarpo Quaresma como Caricatura de uma Idéia de Brasil. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Relíquia, orelha a edição didática do romance de E. de Queirós. Cotia, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Prefácio: A Década de Dom Casmurro, Intrdução ao romance de Machado de Assis. São Paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . A Espuma do Fogo: Sinfonia em Sol e Dor Maior, poema de Carlos Nejar. Cotia: Ateliê Editorial, 2002 (Texto (orelha)).

  • TEIXEIRA, I. P. . Papel Jornal: Artigos de Jornalismo Cultural, de Marcello Rollemberg. Cotia: Ateliê Editorial, 2000 (Texto (orelha)).

  • TEIXEIRA, I. P. . O Ateneu, de Raul Pompéia. Edição organizada por Emília Amaral. Cotia: Ateliê Editorial, 1999 (Texto (orelha)).

  • TEIXEIRA, I. P. . Apresentação e notas a 'Os Lusíadas'. Cotia, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Apresentação. São Paulo, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Memórias de Um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Cotia: Ateliê Editorial, 1998 (Texto (orelha)).

  • TEIXEIRA, I. P. . Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Edição organizada por Antônio Medina Rodrigues. Cotia: Ateliê Editorial, 1998 (Texto (orelha)).

  • TEIXEIRA, I. P. . Apresentação e notas a Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente. Cotia, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Entre a Arte e a Política. São Paulo, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • TEIXEIRA, I. P. . Idéias, poemas de Antônio Medina Rodrigues. São Paulo: Experimento, 1994 (Texto (orelha)).

  • TEIXEIRA, I. P. ; SPINA, Segismundo ; CROLL, Morris W . O Estilo Barroco na Prosa. São Paulo: Ática, 1990. (Tradução/Artigo).

  • TEIXEIRA, I. P. . Novas Perspectivas em Teoria da Educação. São Paulo: Cultrix, 1979. (Tradução/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEIXEIRA, I. P. . Criação e direção do projeto editorial da série Clássicos Comentados para a Ateliê Editorial, de São Paulo. 2001.

TEIXEIRA, I. P. ; USP, C. P. A. . Revisão e Redação Final do Plano de Desenvolvimento Institucional da USP - 2012-2017. 2012.

TEIXEIRA, I. P. . MACHADO DE ASSIS E A POÉTICA DO EFEITO: UMA LEITURA HISTÓRICA DE SEUS CONTOS. 2003.

TEIXEIRA, I. P. . Épicos, idealização e direção editorial. 2008. (Editoração/Livro).

TEIXEIRA, I. P. . Multiclássicos, idealização e direção editorial de série prolongada de livros. 2008. (Editoração/Livro).

TEIXEIRA, I. P. . Roteiro da Poesia Brasileira: Raízes, séculos 16 e 17. 2008. (Editoração/Livro).

TEIXEIRA, I. P. . Música do Parnaso, Organização e Prefácio de edição fac-similar. 2005. (Editoração/Livro).

TEIXEIRA, I. P. ; MARTINS FILHO, P. . Clássicos Comentados, idealização e direção de série prolongada de livros. 1999. (Editoração/Livro).

TEIXEIRA, I. P. . Clássicos Ateliê, idealização e direção editorial de série prolongada de livros. 1998. (Editoração/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2002 - 2005

    Literatura e Poética Cultural, Descrição: Conceito de poética cultural: interdiscursividade social, idéia de arte e suas regras de composição, de leitura e de veiculação. Estudo de escritores brasileiros em relação com o processo cultural em que se inserem (séculos XVII - XX). Relação dos meios de comunicação (jornal, revista, livro) com a produção artística. OBJETIVOS: Exame de obras literárias enquanto particularizações do discurso cultural de seu tempo. Análise das conexões entre desempenho individual e repertório coletivo. Estudo da veiculação, da função e dos efeitos da literatura no ambiente social do qual emerge e ao qual se destina. Investigação do conto de Machado de Assis. Descrição da morfologia do conto machadiano, levando em conta sua conexão com o veículo original de publicação (jornais cariocas). FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:A pesquisa levará em conta a noção de que todo texto é, ao mesmo tempo, um artefato verbal e um evento cultural. As obras e os estilos literários serão entendidos como respostas a questões específicas colocadas por situações culturais de seu momento de enunciação. METODOLOGIA :Entendida como estrutura autônoma de signos (artefato verbal), a obra será objeto de leitura à luz das leis que regem sua organização interna. Tomada como manifestação do repertório coletivo de uma época (evento cultural), a obra será investigada à luz de suas relações com outras ordens discursivas. RESULTADOS PARCIAIS:1) Relatório de pesquisa apresentado à Universidade São Paulo (biênio 2002-03). 2) Publicação de Passáro sem Asas ou Morte de Todos os Deuses, em forma de prefácio a Papéis Avulsos, coletânea de contos de Machado de Assis: São Paulo, Martins Fontes, 2005, pp. ILXVI. 3) ProJeto de edição fac-simiar, com estudo crítico, do primeiro livro de poesia por um brasileiro: Música do Parnaso (1705), de Manuel Botelho de Oliveira: Cotia, Ateliê Editorial, (no prelo). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Premio Senador José Ermírio de Moraes. Pelo livro: O Altar & o Trono: Dinâmica do Poder em O Alienista (São Paulo: Atelie / Editora da Unicamp, 2010)., Academia Brasileira de Letras.

2000

Jabuti (livro: Mecenato Pombalino e poesia neoclássica), CBL.

2000

LASA Forum (livro: Mecenato Pombalino e poesia neoclássica), Latin American Studies Association.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração. , Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Bloco A, Butantã, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914112, Fax: (11) 38141324, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1998 - 2001

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Efetivação, mediante concurso público, como Professor Doutor nas disciplinas Cultura e Literatura Brasileira I, II e III junto ao Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA / USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo).

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Ingresso como professor e membro da comissão mantenedora do Curso de Humanidades, supradepartamental e diretamente vinculado à Reitoria da Universidade de São Paulo, sob a coordenação do Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro, conforme se vê em matéria publicada.

  • 07/2000

    Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mecenato pombalino e poesia neoclássica: sociedade e comunicação artística na época do despotismo esclarecido

  • 08/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Jornalismo e Editoração.,Linhas de pesquisa

  • 03/1998

    Ensino, Editoração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Literatura Brasileira I, Cultura e Literatura Brasileira II, Cultura e Literatura Brasileira III, História da Cultura e da Escrita, Língua Portuguesa II (Redação e Expressão Oral II), Língua Portuguesa III (Redação e Expressão Oral III), Métodos e Técnicas para Leitura Crítica, Projeto Experimental em Editoração

2002 - 2003

University of Texas at Austin

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante de Literatura Brasileira, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2002 - 05/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Espanhol e Português, .,Linhas de pesquisa

1977 - 1977

Curso Anglo Vestibulares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira no Curso Anglo Vestibulares, São Paulo, para o qual escreveu e continua escrevendo, como co-autor, o material didático da respectiva matéria.

Atividades

  • Ensino, Literatura Brasileira, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Elaboração de material didático da matéria que lecionava..

1973 - 1974

Centro Educacional Objetivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira, Curso e Colégio Objetivo, São Paulo.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira

1971 - 1972

Curso de Madureza Santa Inês

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira e Portuguesa, Curso de Madureza Santa Inês, São Paulo.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa

1975 - 1976

Lessa Ingles Para Brasileiros

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Outras informações:
Professor de Língua Inglesa (Conversação), Lessa ? Inglês para brasileiros, São Paulo.

Atividades

  • Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Inglesa (Conversação)

1977 - 1977

Odefe

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira e Redação em cursos preparatórios ao ingresso no magistério estadual, organizados pela ODEFE, São Paulo, SP

Atividades

  • Ensino, Preparatório, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira, Redação