Rosely Magalhães de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e saúde, grupos populares ambiente e saúde, favelas, dengue e condições sociais - rio de janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Saúde Pública

1996 - 2000

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A produção do conhecimento em saúde em escala local: repensando a relação entre investigação científica e a experiência dos grupos populares.
Victor Vincent Valla. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: grupos populares ambiente e saúde; Educação em Saúde; informação e saúde; saúde ambiente e educação; investigação científica e saber popualr.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Educação Em Saúde. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Endemias Ambiente e Saúde. Setores de atividade: Saúde Humana; Informacao e Gestao C&T; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Saúde Pública

1991 - 1993

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A distribuição desigual dos serviços de água e esgoto no município do Rio de Janeiro: o caso da região da Leopoldina.,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Victor Vincent Valla
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: saneamento e saúde; favelas; saúde e meio ambiente; saúde e desigualdade social; informação e saúde; condições sociais - Rio de Janeiro. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Informação e Súde. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Saúde Ambiental. Setores de atividade: Saúde Humana; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.

Especialização em Epidemiologia das Doenças Endêmicas

1994 - 1994

Fundação Oswaldo Cruz

Graduação em Engenharia Sanitária

1978 - 1983

Universidade Federal de Mato Grosso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1998 - 1998

Geoprocessamento e Apoio à Decisão em Epidemiologi. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1997 - 1997

Curso de Curta Duração. , Associação Latino Americana de Medicina Social, ALAMES, Argentina.

1982 - 1982

Extensão universitária em Introdução à Limnologia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Endemias Ambiente e Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Movimentos Sociais Ambiente e Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde Ambiental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Informação e Súde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Educação Em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Representações relacionadas à questão das drogas ilícitas no noticiário de jornais do Rio de Janeiro à luz da teoria de Frantz Fanon. 2019. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Saúde e agroecologia: narrativas e diálogos possíveis. 2019. (Congresso).

IMediaCos - Saberes em diálogo: informação e saúde em redes e territórios.Diálogos4: O poder do comum e a diversidade de saberes. 2019. (Seminário).

XVI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e V Congresso Internacional de Educação Superior a a Distância. Saúde e Tecnologia no Ensino da Saúde a Distância na Formação de Professores da Educação Básica. 2019. (Congresso).

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Avaliação da Qualidade da Assitência ao Portador de Hanseníase na Atenção Primária e Referência, no município de São Luis - MA. 2018. (Congresso).

1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde.1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde. 2017. (Outra).

Seminário do Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde.Roda de Conversa no Seminário do Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde. 2017. (Seminário).

7 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Membro da comissão avaliadora de trabalhos científicos. 2016. (Congresso).

O audiovisual como estratégia de comunicação: olhares sobre a determinação social da saúde.Determinação Social da Saúde. 2016. (Seminário).

Seminário sobre Mestrados Profissionais da Pós-Graduação da Escola nacional de Saúde Pública (ENSP/ FIOCRUZ).Perfil dos alunos e experiências curriculares nos cursos de Mestrado Profissional da ENSP. 2015. (Seminário).

Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2013. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanos em Saúdeede. Configuração Territorial e Problemas de Saúde e Ambiente em uma Área Periférica da Região Metropolitana: o Caso do Bairro Jardim Gramacho - Duque de Caxias. 2013. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". Mobilidade Espacial e Transmissão de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) na Amazônia Legal: um Estudo de Fluxos em Pólos de Maior Relevância Epidemiológica (2007 À 2009). 2011. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". Espotricose Humana Urbana no Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia "Epidemiologia e as Políticas Públicas de Saúde". Construção e caracterização de unidades territoriais para vigilância epidemiológica de base local. 2011. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A Esquistossomose e os Limites e Possibilidades do Sistema de Informação para Sua Vigilância e Controle. 2011. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Hanseníase e condições materiais de vida: espeços de produção e reprodução em nível municipal. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Fatores associados aos desfechos desfavoráveis do tratamento da Leishmaniose Tegumentar: uma análise de situação na região sudeste, 2002 a 2006. 2009. (Congresso).

11º Simpósio Internacional sobre Esquistossomose.Avaliação Preliminar da Informação Sobre Saneamento Disponível no Brasil/Bahía na Perspectiva do Controle da Esquistossomose. 2008. (Simpósio).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Condições Particulares de Ocorrência da Leishmaniose Tegumentar Americana em Localidades do Campus FIOCRUZ da Mata Atlântica (Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ). 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Condições de Vida e Incidência de Dengue: a Desigualdade Sócio-espacial do Risco. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Fatores associados aos desfechos desfavoráveis do tratamento da leishmaniose tegumentar: uma análise de situação na região sudeste, 2002 a 2006. 2008. (Congresso).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Condições Particulares de Produção e Reprodução da Dengue em Nível Local: Estudo da Região Oceânica de Niterói. 2008. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Condições de Vida e Distribuição Sócio-espacial da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Malária em Assentamento Rural, Município de Juruena, Brasil (2003-2004). 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Aconselhamento em HIV/AIds pelo Programa de Saúde da Família: Uma Proposta de Monitoramento da Implantação em Manguinhos. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. A Produção Científica sobre Educação e Participação Popular no Controle da Dengue no Brasil, 1988-2004: Uma Análise de Conteúdo. 2006. (Congresso).

8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Condições de Saneamento em Áreas Indígenas: Uma Discussão sobre o Sitema de Informação de Saneamento (SISABI) no Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, com Enfoque nas Aldeias. 2006. (Congresso).

Direito à água e Movimentos Sociais. Coordenadora da sessão de comunicação coordenada. 2006. (Congresso).

XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Análise da Distribuição Territorial da dengue no Município de Niterói, Rio de Janeiro, 1996 a 2002.. 2006. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.A Antropologia e os Desafios de Saúde Indígena no Brasil. 2005. (Oficina).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. A produção do lugar de transmissão da leishmaniose tegumentar na cidade do Rio de Janeiro. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Condições particulares da transmissão da leishmaniose tegumentaar em localidades da Zona Oeste da cdiade do Rio de Janeiro: uma investigação qualitativa. 2004. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia.Indicadores Epidemiológicos, Avaliação de Serviços e Saúde Indígena, com painel: Limites e possibilidades do uso do SISABI na avaliação das condições de saneamento em áreas indígenas. 2004. (Oficina).

FORUM CIÊNCIA E SOCIEDADE.Condições e experiência de vida de gupos populares na cidade do Rio de Janeiro: uma análise sobre o abasteciemtno de água. 2003. (Outra).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. Mortalidade por paraccididomicose no estado do Paraná, 1980 a 1998.. 2003. (Congresso).

XXXIX CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. Análise da mortalidade por malária na amazônia Legal de 1980 a 2000. 2003. (Congresso).

1 Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Públcia.Saúde e Saneamento em Áreas Indigenas. 2002. (Seminário).

Circuito Aberto na relação escola/comunidade: supereando barreiras e contrdições.Condições e experiências de vida na construção compartilhada do conhecimento. 2001. (Outra).

Seminário Saúde sem Dengue - Escoals Saudáveis.Dengue e ambiente: uma análise das condições de vida. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Lima Macedo

Vasconcelos, Eduardo Mourão;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHAES; CUNHA, M.; Frare, Ana Paula; CRUZ, M. M.. Cuidado no Território aos usuários de álcool e outras drogas: estudo de caso exploratório de uma Unidade de Acolhimento Adulto, um serviço residencial transitório. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fernanda Prado Mansur

GIBSON, G.; Costa, Antônio José Leal;OLIVEIRA, R. M.. Resposta à emergência em Saúde Pública ocasionada pela epidemia de microcefalia associada ao vírus Zika no município do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Willian Sérgio de Jesus Lucas

Oliveira, Roberta Gondim de; Moraes, Danielle Ribeiro de;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE; SEVALHO, G.. Representações relacionadas à questão das drogas ilícitas no noticiário de jornais do Rio de janeiro à luz da teoria de Frantz Fanon. 2018. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gilson Jácome dos Reis

Bastos, Francisco Inácio;OLIVEIRA, R. M.BARCELLOS, Christovam; Oliveira, R.A.D.; Monken, Maurício. Análise dos diferenciais da SC e SG de saúde no município do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Viviani Cristina Costa

Vasconcelos, Eduardo Mourão;OLIVEIRA, R. M.; PORTO, Marcelo Firpo de Souza; CUNHA, M.. O fenômeno do crack a partir do espaço de pontos de vista dos agentes sociais do território de Manguinhos. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carlos Fabricio Fernandes Brazão

ANDRADE, M.K.N.; CUNHA, M.; SEVALHO, G.;OLIVEIRA, R. M.. A mobilização social na perspectiva da vigilância e controle da tuberculose no Brasil: uma apreciação crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fernanda Valentim Conde de Castro

Calmon, Paulo Carlos Du Pin;OLIVEIRA, R. M.; Pedroso, Marcel de Moraes. Proposta de avaliação multicritério do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcia Alves Quaresma

ALMEIDA, A. S.;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE; PÉRISSÉ, A.R.S.; San Pedro, A.. Análise da implantação do componente vetorial do Programa de Controle da Dengue em Porto Seguro - BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Milena Junqueira Reis

Acioli, Sonia; SEVALHO, G.; CUNHA, M.;OLIVEIRA, R. M.. Educação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil: um olhar sobre os conteúdos divulgados nas revistas científicas de saúde coletiva de 1990 a 2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sônia Maria Livramento dos Santos Borba

ARAÚJO, J. W. G.; CRUZ, M. M.;OLIVEIRA, R. M.; San Pedro, A.; Figueiró, A.C.. Vigilância Epidemiológica da Hanseníase na Atenção Básica: o Caso do Município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sandra Regina Martins Fialho

BARCELLOS, R.G.S.; San Pedro, A.;OLIVEIRA, R. M.; KAWA, H.; SEVALHO, G.. Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e Situação Local de Abastecimento de Água: Um Estudo no Município de Itaborái. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rodrigo Aguilar Constantino Matos

Neto, Mercedes Oliveira; Melo, E.C.P.; PÉRISSÉ, A.R.S.; TOLEDO, Luciano Medeiros de; Lauria, L.M;OLIVEIRA, R. M.. Fatores de risco para o óbito infantil neonatal no município de Itaboraí. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Viviane Alves de Sousa

OLIVEIRA, R. M.; SEVALHO, G.; CUNHA, M.; ARAÚJO, J. W. G.; KAWA, H.; CRUZ, M. M.. Práticas Educativas para o Controle da Dengue nos Serviços de Saúde: O Caso do Município de Itaboraí. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carolina Cruz da Silva

CASOTTI, E.;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.; OLIVEIRA, E. A.; FAUSTO, M. C. R.. População em Situação de rua e atenção primária: a prática de cuidado em uma unidade de Saúde da Fmília na cidade do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Madrilane de Carvalho Costa

REIS, A. C.;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.. Avaliação de implementação da Vigilância Epidemiológica do município de Itaboraí no estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cristina Maria Giordano Dias

Brazil, Reginaldo Peçanha;OLIVEIRA, R. M.; Santos, Elizabeth Glória Oliveira Barbosa dod; JUNQUEIRA, A. C. V.; PÉRISSÉ, A.R.S.. Diagnóstico situacional das ações de vigilância entomológica de flebotomíneos, desenvolvidas no município de Guapimirim (RJ). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Otávio Fabrício Lemos Corrêa Maia

BONET, O.A.R.;OLIVEIRA, R. M.; CUNHA, M.; UN, J. A. W.; STOTZ, Eduardo Navarro. Sob os cuidados do SUS. A experiência do cuidado vivenciada por usuários hipertensos em uma unidade de atenção primária à saúde no município de Juiz de Fora, Minas Gerais.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jacqueline Voltolini de Oliveira

CARDOSO, G. C.;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.; OLIVEIRA, Egléubia Andrade de; NORONHA, Marina Ferreira de. Avaliação da qualidade da assistência a coinfecção tuberculose/HIV na atenção básica do município de Boa Vista - Roraima. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Otávia Nascimento de Souza

SANTOS, Marina Atanaka dos;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.; CARDOSO, G. C.; CUNHA, M.. Avaliação de implementação do tratamento diretamente observado para pacientes com tuberculose em unidades de saúde do município de Manaus - AM. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marcos Thimoteo Dominguez

BURGOS, Marcelo Tadeu Baumann;OLIVEIRA, R. M.; PORTO, Marcelo Firpo de Souza; CUNHA, Neiva Vieira da; STOTZ, Eduardo Navarro. Práticas locais dos moradores e os problemas de saúde e ambiente de Jardim Catarina, SG/RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sandra Maria Marques Vidal de Menezes

OLIVEIRA, Egléubia Andrade de;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.; CARDOSO, G. C.; CARDOSO, Andrey Moreira. Avaliação da implementação da vigilância epidemiológica das meningites no município de Porto Velho. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mirlene Moraes de Souza

OLIVEIRA, R. M.. Avaliação do componente laboratorial do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária, em duas unidades de saúde, no município de Porto Velho (RO), de 2000 a 2009. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Paula Soares da Cunha

OLIVEIRA, R. M.. Vulnerabilidade à sífilis congênita no município do Rio de Janeiro: uma abordagem sócio-espacial. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thais Coutinho de Oliveira

ASSIS, Mônica;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, E. M. dos. Avaliação de desempenho do Programa de Controle do Câncer de Colo do Útero: um modelo para aplicação local no município do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jussara da Silva Barcelos Ferreira

OLIVEIRA, R. M.. Determinantes socioambientais da produção da leishmaniose tegumentar americana no município de Ji-Paraná - RO, no período de 2002 a 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Maria Martins Cézar de Albuquerque

VASCONCELOS, Ana Lúcia Ribeiro de;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, E. M. dos. Avaliação das Ações de Prevenção e Controle da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis Congênita em Limoeiro - Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Aline Leal Gonçalves

ANJOS, L. A.; BITTENCOURT, S.D.A.; SANTOS, E. M. dos;OLIVEIRA, R. M.; MENDONCA, C. P.. Avaliação da Implantação das Ações Educativas em Nutrição para Controle da Obesidade: estudo de caso em duas unidades de saúde do Município do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sílvia Helena Mendonça de Moraes

OLIVEIRA, R. M.. Avaliação da aprendizagem na eduação profissional: um estudo da Escola Técnica do SUS "Profª. Ena de Araújo Galvão". 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ricardo Luiz Chagas

PIGNATI, W. A.;OLIVEIRA, R. M.; LOTUFO, M.. Intersetorialidade das políticas públicas: uma análise documental da saúde e saneamento em Cuiabá - MT. 2009. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Nádia Ferreira Paranaíba

Silva, M. A.;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, E. M. dos. Análise de Implementação das Oficinas de Avaliação com Foco na Melhoria dos Programas Municipais de DST/AIDS. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sheila Fagundes Fasca

OLIVEIRA, R. M.. Tuberculose e Condições de Vida: uma análise do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 2000 a 2002. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cheryl Gouveia

OLIVEIRA, R. M.. Condições Particulares de Transmissão de Leishmaniose Tegumentar Americana em Localidades do Campus FIOCRUZ da Mata Atlântica (Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ). 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lúcia Maria Ballester Gil

OLIVEIRA, R. M.; GUIMARÃES, A. E. G.; CABRAL, M. C.. Desenvolvimento de materiais para educação popular em Dengue: Estudo das concepções de estudantes do ensino de jovens e adultos em Nova Iguaçu. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Cristina Santiago

OLIVEIRA, R. M.. Avaliação da Implantação do Programa de Distribuição de Fórmula Láctea Infantil na CIdade de Belo Horizonte, MG: estratégia de redução da transmissão vertical do vírus HIV através do aleitamento artificial. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Arlindo Vicente de Assunção Carvalho

KAWA, H.OLIVEIRA, R. M.CZERESNIA, D.. Análise das Estratégias de Controle da Malária em São Tome e Príncipe 1946-2002. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Nelson Artur Prado Rodrigues da Silveira

KAWA, H.;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, R. S.. Distribuição Territorial de Dengue no Município de Niterói, 1996 a 2003. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: José Emilio Villarroel de La Sotta

ROJAS, L. B. Iñiguiez;OLIVEIRA, R. M.BARCELLOS, Christovam. Desigualdades Espaciales en Salud Del Gran Santiago en la Década 1992-2002. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Páulea Zaquini Monteiro Lima

MEYER, Monica Angela de Azevedo;OLIVEIRA, R. M.; VALADARES, Jorege Campos. O Ambiente e o Ensino Fundamental no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Danielle Ribeiro de Moraes

CAMARGO JR, K. R.; STOTZ, Eduardo Navarro; MONTEIRO, S. S.; UN, J. A. W.;OLIVEIRA, R. M.. Aids, Saúde Reprodutiva e Prevenção: estudo de caso sobre práticas educativas em uma ONG - Rio de Janeiro, Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Germana Reis de Andrade Guimarães

MATRICK, Isabel Cristina;OLIVEIRA, R. M.; TAVARES, Maria de Fátima Lobato. Promoção da Saúde na Escola: a Saúde Bucal como Objeto de Saber. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Elsa Maria dos Viveiros Fortes Gabriel

CARVALHO, Diana Maul de; SANTOS, R. S.;OLIVEIRA, R. M.. Mortalidade por Malária na Amazônia Legal - 1980 a 2000: um estuo exploratório. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosa Cristina Maias Neto

DESLANDES, Suely Ferreira;OLIVEIRA, R. M.; COIMBRAJR, C. E. A.. Vivendo com a Dabetes Mellitus: a experiência de sujeitos atendidos em uma unidade de saúde na cidade do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Emaunuel Marques da Silva

OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, R. S.; WEN, F. H.. Acidentes com aracnídeos de importância médica no Paraná.. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jeanine Izabel Margraf Bittencourt

OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, R. S.; WANKE, B.. Mortalidade por paracoccidiodomicose no etado do Paraná, 1980/1998.. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ingrid Jann

DAVID, Helena Maria Sherlowski Leal;OLIVEIRA, R. M.; STOTZ, Eduardo Navarro. MORHAN: a participação de um moviemtno social na implantção das políticas de contorle da hanseníase na décad de 80. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriela Rangel de Moura Santos

Couto, Ana Maria; Cardoso, Janine Miranda; CUNHA, M.;OLIVEIRA, R. M.; Moraes, Danielle Ribeiro de; Bomfim, Leny Alves. Movimentos sociais, saúde e ativismo online: novas formas de ação política. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Santuzza Arreguy Silva Vitorino

SILVA, C. A. M.; Silva, Denise Oliveira;OLIVEIRA, R. M.; Figueiró, A.C.; CRUZ, M. M.. Avaliação da implantação da Vigilância Alimentar e Nutricional na Atenção Primária em Saúde: estudos de caso em municípios de pequeno porte de Minas Gerais. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alexandre San Pedro Siqueira

OLIVEIRA, R. M.; WERNECK, G.L.; CRUZ, M. M.;BARCELLOS, Christovam; CARDOSO, Andrey Moreira; SEVALHO, G.. Determinantes socioeconômicos da produção da tuberculose:um estudo no município de Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, no período de 2000 a 2011. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosana Lima Viana

Varga, István van Deursen; Giatti, Leandro Luiz; Pedroso, Marcel de Moraes;OLIVEIRA, R. M.; FREITAS, Carlos Machado. Saneamento e Saúde na Amazônia Legal: uma Análise de Situação de Saúde Ambiental no Municípios do Estudo do Maranhão. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ziadir Francisco Coutinho

KAWA, H.; VALLE, A. C. F;OLIVEIRA, R. M.; Santos, Ricardo Ventura; COIMBRA JUNIOR, Carlos Everaldo Álvares; LAZERA, M.; SANTOS, R. S.. Morbimortalidade por paracoccidioidomicose no Brasil (1998-2006). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Pedro Paulo Magalhães Chrispim

HASENCLEVER, L.; CARDOSO, G. C.; TOLEDO, Luciano Medeiros de;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, E. M. dos. Uma contribuição para a discussão sobre avaliações de progrmas de controle da tuberculose. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciene Guimarães de Souza

Azevedo, Marta Maria do Amaral; Teixeira, Pery; COIMBRA JUNIOR, Carlos Everaldo Álvares;OLIVEIRA, R. M.; Santos, Ricardo Ventura. Demografia e Saúde dos Índios Xavante do Brasil Central. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marly Marques da C

AYRES, J. R. de C. M.; OLIVEIRA, M. C. P.;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, E. M. dos; ARAÚJO, J. W. G.. Avaliação de Programas de Prevenção de DST/AIDS para Jovens: um estudo de caso numa Organização Governamental e não Governamental do Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Moacir Haverroth

LANGDON, E. J.; SOUZA LIMA, A. C. de;OLIVEIRA, R. M.; Santos, Ricardo Ventura; COIMBRAJR, C. E. A.. O Contexto Cultural das Doenças Diarréicas entre os Wari´, Estado de Rondônia, Brasil. Interfaces entre Antropologia e Saúde Pública. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jose Wellington Gomes Araujo

BARATA, R. C. B.; SEVALHO, G.; MOREIRA, M. F. S.;OLIVEIRA, R. M.; STOTZ, Eduardo Navarro. Saúde Pública, Epidemiologia e Senso Comum: epidemia de meningite como evento social.. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Mauricio Soares Leite

VILAÇA, A. M. N.; PEREIRA, M. L. G.; GUGELMIN, S. A.;OLIVEIRA, R. M.; Santos, Ricardo Ventura. Iri` Karawa, iri´ Wari´: um estudo sobre práticas alimentares e nutrição entre os índios Wari´ (Pakaanova) do Sudoeste Amazônico.. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carlos Antonio Alves pontes

PAIXÃO, Rita Leal; SILVA, Elmo Rodrigues da; VALADARES, J. C.;OLIVEIRA, R. M.; SCHRAMM, Fermin Roland. Urbe Água Vida. Ética da proteção aplicada ao estudo das implicações morais no acesso desigual à ágau potável.. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paulette Cavalcanti de Albuquerque

SCOTT, Russel Parry; VASCONCELOS, Eymard Mourão de; SMEKE, Elizabeth de Leone Monteiro;OLIVEIRA, R. M.; STOTZ, Eduardo Navarro. A Educação em Saúde no Município de Recife: em busca de integralidade. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Helia Kawa

MEDRONHO, Roberto de Andrade;BARCELLOS, Christovam; SANTOS, R. S.;OLIVEIRA, R. M.; STOTZ, Eduardo Navarro. A Produção do Lugar de Transmissão da Leishmaniose Teguemntar na Cidade do Rio de Janeiro. 2003. Tese (Doutorado em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jax Aragão Pinto

Pereira, Airton dos Reis;OLIVEIRA, R. M.; Marcelo Firpo de Souza Porto. Condições de vida e saúde no meio rural amazônico: estudo de caso no assentamento Palmares II. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paula Soares Bandrão

BATISTA, M. B.;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.. Avaliação da implementação de coalizões como estratégi e participação para o empoderamento de pessoas atingidas pela Hanseníase no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Danielle de Almeida Carvalho

Silva, Célia Regina Sousa;OLIVEIRA, R. M.; Alves, Sérgio Rabello; Bruno, Paulo Roberto de Abreu; OLIVEIRA, Rosalia Maria de. A história da ocupação do solo de Manguinhos, no Rio de Janeiro, com seus impactos à saúde humana e ambiental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alexandre San Pedro Siqueira

Gaze, Rosangela; Barcelos, C.;OLIVEIRA, R. M.. Determinantes socioeconômicos e a produção da tuberculose em nível local: uma análise do município de Itaboraí. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Pedro Paulo Magalhães Chrispim

HASENCLEVER, L.;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, E. M. dos. Por um critério de eficiência para o Programa de Controle da Tuberculose. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Geny de Oliveira Cobra

PLASTINO, C. A.;OLIVEIRA, R. M.; VALADARES, J. C.. A Ecologia dos Grupos Humanos em Ambiente Extremo e Isolado como a Antártica. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marina Atanaka dos Santos

CARVALHO, D. M.;OLIVEIRA, R. M.CZERESNIA, D.. Malária em Mato Grosso: discursos e práticas (1977-2000). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria José Salles

OLIVEIRA, R. M.; CYNAMON, S. E.; VISCARDI, C. M.. Demandas Socais e Pensamento Científico no Campo do Saneamento Básico no Brasil. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosália Maria de Oliveira

OLIVEIRA, R. M.. Cidade dos Meninos: uma visão crítica. 2001 - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lorena Portela Soares

Schmitt, Claudia Job; SEVALHO, G.; Moraes, Danielle Ribeiro de;OLIVEIRA, R. M.. Saúde e Agroecologia: narrativas e diálogos possíeis. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Larissa Cardoso Gomes de Lima

Souza, Patrícia Feitosa;OLIVEIRA, R. M.; FREITAS, Carlos Machado; Pedroso, Marcel de Moraes. Problemas de saúde, vulnerabilidades socioambientais e estratégias de resposta e adaptação relacionados à seca no semiárido brasileiro - Um estudo de caso em São Miguel do Tapuio/PI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Lucia Lima Cardoso

COUTINHO, ZF.; CRUZ, M. M.;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE; REIS, A. C.. Avaliação da qualidade da assistência ao portador de hanseníase na atenção primária no município de São Luis - MA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Amanda Rodrigues Pereira Martins

OLIVEIRA, L.G.D.;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.. Distribuição Espacial da Coinfecção TB/HIV no município do Rio de Janeiro e vulnerabilidade social no período de 2008 a 2010. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carlos Fabricio Fernandes Brazão

DAVID, Helena Maria Sherlowski Leal; ANDRADE, M.K.N.; ARAÚJO, J. W. G.; SEVALHO, G.;OLIVEIRA, R. M.. Mobilização social, participação popular e educação popular: a perspectiva da vigilância e controle da tuberculose. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Raquel Barros de Almeida Araújo

CARVALHO, A. C. C.;OLIVEIRA, R. M.; CRUZ, M. M.. Práticas de cuidado no tratamento diretamente observado da tuberculose na Estratégia Saúde da Família no bairro da Rocinha no município do Rio de Janeiro: a visão dos profissionais, dos usuários e seus familiares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carolina Michelin Sanches de Oliveira Borghi

SCHUTZ, Gabriel Eduardo; MACIEL, Elvira Maria Godinho de Seixas;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE. Determinação social do processo saúde-doença: quais as vozes da América Latina?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sônia Maria Livramento dos Santos Borba

ARAÚJO, J. W. G.; SEVALHO, G.; CRUZ, M. M.;OLIVEIRA, R. M.. Vigilância epidemiológica da hanseníase na Atenção Básica: o caso do município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Emmanuel Alves Soares

San Pedro, A.;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE; COUTINHO, ZF.; LAZERA, M. S.. Mortalidade por Criptococcose no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Viviane Alves de Sousa

Acioli, Sonia; CUNHA, M.;OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE; SEVALHO, G.. Práticas educativas para o controle da dengue nos serviços de saúde: o caso do município de Itaboraí. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jefferson Pereira Caldas dos Santos

ALMEIDA, A. S.; Codeço, C.T.;OLIVEIRA, R. M.; PÉRISSÉ, A.R.S.. Definição dos bairros com maior vulnerabilidade socioambiental para a ocorrência de dengue no município de Itaboraí. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria de Lourdes M

OLIVEIRA, R. M.. Fortes. O método HCP aplicado as hortas do município do Rio de Janeiro. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.. Banca Examinadores do Concurso para o Magistério Superior na área específica Saúde Coletiva/Saúde Pública. 2016. Universidade Federal Fluminense.

OLIVEIRA, R. M.; MORAES, N.; STROZEMBERG, I.. Presidente da Comissão Examinadora da Defesa de Memorial do Cargo de Assistente de Pesquisa, Área de Atuação Comunicação, Perfil Metodologias de Avaliação de Políticas e Estratégias de Comunicação em Saúde. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

Soares, Eduardo Lúcio; MOREIRA, M. F. S.; Moraes, Nádia Magalhães; Rangel, Mary Therezinha Alexandre Simen; ARAÚJO, José Wellington Gomes de; Gabbay, Eliana Myriam Serfaty Gabbay;OLIVEIRA, R. M.. Comissão Examinadora do Concurso Público do Magistério Superior, na Classe de Professor Adjunto. 2005. Universidade Federal Fluminense.

CRUZ, M. M.; Figueiró, A.C.;OLIVEIRA, R. M.; VARGAS, Eliane Portes. Banca de Entrevistadores do processo seletivo para o Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde - Brasília/DF. 2015. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.. Banca de Seleção de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro - ENSP/FIOCRUZ. 2011. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Processo Saúde-doença, Território e Justiça Social. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.; FREITAS, Carlos Machado; CUNHA, M.; CRUZ, M. M.; Marcelo Firpo de Souza Porto; BITTENCOURT, S.D.A.. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Processo Saúde-doença, Território e Justiça Social. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

SANTOS, E. M. dos;OLIVEIRA, R. M.; MORAES, N.; SANTOS, R. S.. Banca de Seleção ao Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde - Brasília - DF. 2009. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.. Banca de Seleção de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. 2009. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.BARCELLOS, Christovam; STOTZ, Eduardo Navarro; Marcelo Firpo de Souza Porto; CUNHA, M.; CRUZ, M. M.. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Processo Saúde-doença, Território e Justiça Social. 2009. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.BARCELLOS, Christovam; STOTZ, Eduardo Navarro; CUNHA, M.; Marcelo Firpo de Souza Porto; CRUZ, M. M.. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Processo Saúde-doença, Território e Justiça Social. 2008. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.. Banca de seleção do curso de Mestrado Profissional em Vigilência em Saúde e Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos. 2005. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, R. S.; STOTZ, Eduardo Navarro; CHAVES, Sérgio Augusto de Miranda. Banca de seleção do Curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Endemias, Ambiente e Sociedade. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.. Banca de seleção do curso de Especialização em Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos, com Ênfase em HIV-AIDS. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

SANTOS, E. M. dos;OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, R. S.; GUIMARÃES, Maria Beatriz Lisboa. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Endemias, Ambiente e Sociedade. 2003. Fundação Oswaldo Cruz.

SANTOS, R. S.;OLIVEIRA, R. M.; MIRANDA, S. A.; SOUZA, S. M. F. M.. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Endemias, Ambiente e Sociedade. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

OLIVEIRA, R. M.; SANTOS, R. S.; VALLA, V.V.; MIRANDA, S. A.; DUARTE, A. N.. Banca de seleção do curso de Mestrado em Saúde Pública. Subárea Endemias, Ambiente e Sociedade. 2001. Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jorge de Campos Valadares

VALADARES, J. C.. A produção do Conhecimento de Saúde em Escala Local: Repensando a Educação em Saúde Junto às Classes Populares. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz.

Regina Maria Marteleto

MARTELETO, R. M.. A produção do conhecimento em saúde em escalalocal: repensando a relação entre a investigação científica e a experiência dos grupos populares. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lorena Portela Soares

Saúde e Agroecologia: narrativas e diálogos possíveis; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; (Coorientador);

Maria Lucia Lima Cardoso

Avaliação da qualidade da assistência ao portador de hanseníase na atenção primária no município de São Luis - MA; Início: 2015; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Willian Sérgio de Jesus Lucas

Representações relacionadas à questão das drogas ilícitas no noticiário de jornais do Rio de janeiro à luz da teoria de Frantz Fanon; 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Carlos Fabricio Fernandes Brazão

A mobilização social na perspectiva da vigilância e controle da tuberculose no Brasil: uma apreciação crítica; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Milena Junqueira Reis

Educação em Saúde na Atenção Primária à Saúde no Brasil: um olhar sobre os conteúdos divulgados nas revistas científicas de saúde coletiva de 1990 a 2015; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Sônia Maria Livramento dos Santos Borba

Vigilância Epidemiológica da Hanseníase na Atenção Básica: o Caso do Município de Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Carolina Michelin Sanches de Oliveira Borgui

Determinação Social do Processo Saúde-doença: que vozes ecoam no Brasil?; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Sandra Regina Martins Fialho

Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e Situação Local de Abastecimento de Água: Um Estudo no Município de Itaborái; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Viviane Alves de Sousa

Práticas Educativas para o Controle da Dengue nos Serviços de Saúde: O Caso do Município de Itaboraí; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Maria Inês Corrêa Carcamo

Configuração territorial e problemas de saúde e ambiente em uma periferia metropolitana: o caso do bairro Jardim Gramacho - Duque de Caxias; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Ana Cecília de Oliveira Valdes

Mobilidade espacial e distribuição da Leishmaniose Tegumentar Americana na região Amazônica; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Joana Martins de Sena

Vigilância do Programa da Leishmaniose Visceral: compreensão dos limites de possibilidades para monitoramento das ações; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Amanda Almeida Mudjalieb

Produção de informação e conhecimentos e práticas de participação popular na Estratégia de Saúde da Família: o caso do município de Itaboraí, RJ; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Adriana de S Thiago Papinuttod

O território na construção do conhecimento local na Estratégia Saúde da Família: o caso do município de Petrópolis; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Raquel maria Cardoso Torres

Internação hospitalar por diarréia em crianças no contexto das condições de vida e assistência à saúde; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Lucia Borba Correia Soares

Hanseníase e condições de vida no município de Ji-Paraná - Rondônia/2001-2009; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Paula Soares Brandão

Avaliação da qualidade da assistência aos estados reacionais em hanseníase na atenção primária: o caso da AP 5; 3 no município do Rio de Janeiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Margarete Bernanrdo Tavares da Silva

Distribuição sócio-espacial da Esporotricose Humana de pacientes atendidos no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, residentes na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Maria de Lourdes Girardi

Avaliação da vigilância entomo-epidemiológica no programa de controle da dengue no município de Cuiabá - MT,; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Michella Paula Cechinel

Fatores associados aos desfechos desfavoráveis do tratamento da Leishmaniose Tegumentar: uma análise de situação na Região Sudeste, 2002 a 2006; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Sheila Fagundes Fasca

Distribuição Tuberculose e Condições de Vida: uma análise do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 2000 a 2002; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Alexandre San Pedro Siqueira

Condições Particulares de Transmissão de Dengue na Região Oceânica de Niterói, Estado do Rio de Janeiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Cheryl Gouveia

Condições Particulares de Transmissão de Leishmaniose Tegumentar Americana em Localidades do Campus FIOCRUZ da Mata Atlântica (Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ); 2008; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Maria Arlete da Gama Baldez

A malária e o processo de descentralização de epidemiologia e controle de doenças em Rondônia, 1995 - 2004; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Celina Santos Boga Marques Porto

Aconselhamento em HIV/AIDS pelo Programa de Saúde da Família: a construção compartilhada e implantação de uma proposta de monitoramento em Manguinhos; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Eliane Regina Catalano Monteiro

Avaliação da Qualidade do Acesso de Gestantes ao Diagnóstico Laboratorial do HIV, no Pré-Natal, em uma Unidade de Saúde do Município de Bauru, SP; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Fabiana Silva Fereira

Educação em Saúde no Controle da Dengue no Brasil, 1988 a 2004: reflexões sobre a produção científica; 2006; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Rosana Lima Viana

Condições de Saneamento em Áreas Indígenas no Brasil: uma discussão sobre o sistema de informação de saneamento (SISABI) no distrito sanitário especial indígena do Maranhão, com enfoque nas aldeias Timbira; 2005; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Romeo Rodrigues Fialho

A Malária em Machadinho D´Oeste, RO: um estudo sobre as estratégias de controle no período de 1984 a 1999; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Gracilea Esther Pagliaro

Homeopatia e Educação Popular: Pauta para um Diálogo; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Elsa M de Viveiros Fortes Gabriel

Mortalidade por malária na Amazônia Legal - 1980 a 2000: um estudo exploratório; ; 2003; 83 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Jeanine Izabel Margraf Bittencourt

Mortalidade por paracoccidioidomicose ne estado do Paraná; 2002; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Alexandre San Pedro Siqueira

Determinantes socioeconômicos da produção da tuberculose: um estudo no município de Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro no período de 2000 a 2011; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Rosália Maria de Oliveira

Cidade dos Meninos, Duque de Caxias, RJ, linha do tempo sobre a contaminação ambiental e humana; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Cid da Gama Torres

Diagnóstico ambiental com participação da população: a experiência de consulta popular realizada no município de Sumidouro, estado do Rio de Janeiro; ; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Epidemiologia das Doenças Endêmi) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Aylton Costa Garcia

Dengue: trajetória do combate ao Aedes aegypti no Rio de Janeiro; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Epidemiologia das Doenças Endêmi) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Clodoaldo Farias de Novaes

As ações pactuadas na PPI/ECD-2000 para o controle do Aedes aegypti e o Plano de Intensificação das ações de controle da dengue no Brasil; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Epidemiologia das Doenças Endêmicas) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Janil Alonso Ribeiro

Sistematizando informações sobre tuberculose no nível local: o caso da Área de Planejamento 3; 1; , município do Rio de Janeiro; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Marly Marques da Cruz

O sistema de informação sobre AIDS na Área de Planejsmento 3; 1; do município do Rio de Janeiro; ; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Residência Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Irania Marques

Condições de vida e saneamento no Complexo da Maré, município do Rio de Janeiro; ; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosely Magalhães de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARCAMO, M. I. ; OLIVEIRA, R. M. ; CUNHA, M. . Configuração socioespacial e problemas de saneamento em uma periferia metropolitana: o caso do bairro Jardim Gramacho - Duque de Caxias. ÁGORA (UNISC. ONLINE) , v. 20, p. 77-89, 2018.

  • San Pedro, A. ; GIBSON, G. ; SANTOS, Jefferson Pereira Caldas ; TOLEDO, Luciano Medeiros de ; SABROZA, Paulo Chagastelles ; OLIVEIRA, R. M. . Tuberculosis as a marker of inequities in the context of socio-spatial transformation. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 51, p. 01-10, 2017.

  • COUTINHO, ZF. ; WANKE, B. ; TRAVASSOS, Claudia ; OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE ; XAVIER, Diego Ricardo ; COIMBRA JUNIOR, Carlos Everaldo Álvares . Hospital morbidity due to paracoccidioidomycosis in Brazil (1998-2006). TM & IH. Tropical Medicine and International Health (Print) , p. n/a-n/a, 2015.

  • San Pedro, A. ; OLIVEIRA, R. M. . Tuberculose e indicadores socioeconômicos: revisão sistemática da literatura. Revista Panamericana de Salud Publica (Print) , v. 33, p. 294-301, 2013.

  • TORRES, RAQUEL MARICA CARDOSO ; BITTENCOURT, SONIA AZEVEDO ; OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE ; SIQUEIRA, ALEXANDRE SAN PEDRO ; SABROZA, Paulo Chagastelles ; TOLEDO, Luciano Medeiros de . Uso de indicadores de nível local para análise espacial da morbidade por diarreia e sua relação com as condições de vida. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 1441-1450, 2013.

  • OLIVEIRA, R. M. ; SILVA, Margarete Bernardo Tavares ; COSTA, M. M. M. ; TORRES, C. C. S. ; GALHARDO, Maria Clara Gutierrez ; VALLE, A. C. F ; MAGALHÃES, Mônica de Avelar Figueiredo Mafra ; SABROZA, P. C. . Esporotricose urbana: epidemia negligenciada no Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 1867-1880, 2012.

  • GOUVEIA, C. ; OLIVEIRA, R. M. ; ZWETSCH, A. ; MOTTA-SILVA, D. ; CARVALHO, B. M. ; SANTANA, A. F. ; RANGEL, E. F. . Integrated tools for American Cutaneous Leishmaniasis surveillance and control: intervention in an endemic area in Rio de Janeiro, RJ, Brazil. Interdisciplinary Perspectives on Infectious Diseases (Print) , v. 2012, p. 9, 2012.

  • FARIAS, Leila Maria Mattos de ; RESENDES, Ana Paula da Costa ; Magalhães, Rosely de Oliveira ; Souza-Santos, Reinaldo ; SABROZA, Paulo Chagastelles ; OLIVEIRA, R. M. . Os limites e possibilidades do Sistema de Informação da Esquistossomose (SISPCE) para a vigilância e ações de controle. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 27, p. 2055-2062, 2011.

  • KAWA, H. ; SABROZA, Paulo Chagastelles ; OLIVEIRA, R. M. ; BARCELLOS, Christovam . A produção do lugar de transmissão da leishmaniose tegumentar: o caso da Localidade Pau da Fome na cidade do Rio de Janeiro, RJ. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 26, p. 1495-1507, 2010.

  • MACHADO, Juliana Pires ; OLIVEIRA, R. M. ; SANTOS, R. S. . Análise espacial da ocorrência de dengue e condições de vida na cIdade de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. 1025-1034, 2009.

  • FLAUZINO, R. F. ; SANTOS, R. S. ; BARCELLOS, Christovam ; MAGALHÃES, Mônica de Avelar Figueiredo Mafra ; GRACIE, Renata ; OLIVEIRA, R. M. . Heterogeneidade espacial da dengue em estudos locais, Niterói, RJ. Revista de Saúde Pública (USP. Impresso) , v. 43, p. 1035-1043, 2009.

  • San Pedro, A. ; SANTOS, R. S. ; SABROZA, Paulo Chagastelles ; OLIVEIRA, R. M. . Condições particulares de produção e reprodução da dengue em nível local: estudo de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. 1937-1946, 2009.

  • FLAUZINO, R. F. ; SANTOS, R. S. ; OLIVEIRA, R. M. . Dengue, geoprocessamento e indicadores socioeconômicos e ambientais: um estudo de revisão. Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of Public Health (Impresa) , v. 25, p. 456-461, 2009.

  • ATANAKASANTOS, M. ; CZERESNIA, D. ; SANTOS, R. S. ; OLIVEIRA, R. M. . Comportamento Epidemiológico da Malária no Estado de mato grosso, 1980-2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 39, n.2, p. 187-192, 2006.

  • Bittencourt, Jeanine Izabel Margraf ; OLIVEIRA, R. M. ; COUTINHO, ZF. . Paracoccidioidomycosis mortality in the State of Paraná, Brazil, 1980/1998. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 21, n.6, p. 1856-1864, 2005.

  • PONTES, Carlos Antonio Alves ; MELO, Carlos Henrique ; MELAMED, Clarice ; SALLES, Maria Jose ; OLIVEIRA, R. M. ; VALADARES, Jorge Campos . Saneamento ambiental, o SUS e a XII Conferência Nacional de Saúde. Saúde em Debate , CEBES - Rio de Janeiro, v. 00, p. 29-30, 2004.

  • Bittencourt, Jeanine Izabel Margraf ; OLIVEIRA, R. M. ; COUTINHO, ZF. . Mortalidade por paraccidiodomicose no estado do Paraná, Brasil (1980-1998). Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 00, n.00, p. 00-00, 2004.

  • OLIVEIRA, R. M. . A construção do conhecimento nas práticas de educação em saúde: repensando a relação entre profissionais dos serviços e a população. Perspectivas em Ciência da Informação , Belo Horizonte, v. Vol. 8, n.N.Especial, p. 22-45, 2003.

  • MELO, Carlos Henrique de ; COSTA, André Monteiro ; PONTES, Carlos Antonia Alves ; MELAMED, Clarice ; VALADARES, Jorge Campos ; SALLES, Maria Jose ; OLIVEIRA, R. M. . O SUS e as ações de saneamento na 12ª Conferência Nacional de Saúde. Revista da Saúde (URCAMP) , Brasília, n.n. 4, p. 29-30, 2003.

  • OLIVEIRA, R. M. ; VALLA, V.V. . As condições e as experiências de vida de grupos populares no Rio de Janeiro: repensando a mobilização popular no controle do dengue. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 17, n.1, p. 77-88, 2001.

  • OLIVEIRA, R. M. . A dengue no Rio de Janeiro: repensando a participação popular em saúde.. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 14, n.2, p. 69-77, 1998.

  • OLIVEIRA, R. M. . Construindo o conhecimento sobre saneamento básico nas favelas através das falas e informações da população. Cadernos do CEDES (UNICAMP) , Campinas-SP, v. 38, 1996.

  • VALLA, V.V. ; OLIVEIRA, R. M. . Conhecendo a Região da Leopoldina: Informações Básicas. Rio de Janeiro: SDE/ENSP/FIOCRUZ, 1996. v. 1. 67p .

  • PORTO, Celina Santos Boga Marques ; OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE ; CRUZ, M. M. . Aconselhamento em HIV/AIDS na estratégia saúde da família: a construção compartilhada e a implantação de uma proposta de monitoramento em Manguinhos. In: Elizabeth Moreira dos Santos, Marly Marques da Cruz. (Org.). Avaliação em saúde dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas de controle processos endêmicos. 22ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014, v. , p. 181-223.

  • PORTO, Celina Santos Boga Marques ; OLIVEIRA, R. M. ; CRUZ, M. M. . Aconselhamento em HIV/Aids no Programa de Saúde da Família: a construção compartilhada de uma proposta de monitoramento. Dos modelos teóricos à prática da avaliação de programas de controle de processos endêmicos. : , 2007, v. , p. -.

  • OLIVEIRA, R. M. . Saneamento e Pobreza no Brasil. In: Victor Vincent Valla; Eduardo Navarro Stotz; Eveline Bertino Algebaile. (Org.). Para Compreender a Poblreza no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Contraponto Editora LTDA., 2005, v. 1, p. 125-151.

  • San Pedro, A. ; OLIVEIRA, R. M. . Tuberculose, Fatores Socioeconômicos e Demográficos. In: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Porto Alegre, 2012.

  • San Pedro, A. ; OLIVEIRA, R. M. ; SABROZA, P. C. . Condições particulares de produção e reprodução da dengue em nível local: estudo da região oceânica de Niterói.. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife. XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009.

  • CECHINEL, M. P. ; OLIVEIRA, R. M. ; SABROZA, P. C. . Fatores associados aos desfechos desfavoráveis do tratamento da Leishmaniose Tegumentar: uma análise de situação na região sudeste, 2002 a 2006. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • San Pedro, A. ; OLIVEIRA, R. M. ; SANTOS, E. M. dos ; SABROZA, P. C. ; GIBSON, G. ; TOLEDO, Luciano Medeiros de . Hanseníase e condições materiais de vida: espeços de produção e reprodução em nível municipal. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Anais do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009.

  • San Pedro, A. ; OLIVEIRA, R. M. ; SABROZA, Paulo C . Condições particulares de transmissão de dengue na Região Oceânica de Niterói, Estado do Rio de Janeiro. In: XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008, Porto Alegre. Anais do XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, 2008.

  • GABRIEL, Elsa M Do V Fortes ; OLIVEIRA, R. M. . Mortalidade por Malária na Amazônia Legal, 1980 a 2000: um estudo exploratório.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasilia. Saúde, Justiça e Cidadania - Livro de Resumos I. Rio de janeiro: ABRASCO, 2003. v. Vol 8.

  • OLIVEIRA, R. M. . Grupos populares, ambiente e saúde: uma proposta de análise de condições e experiências de vida em escala local. In: VII Seminário de Educação Ambiental, 1998, Rio de Janeiro. Educação ambiental: desafio do século: um apelo ético. Rio de Janeiro: Editora Terceito Milênio, 1997. p. 319-324.

  • Bittencourt, Jeanine Izabel Margraf ; OLIVEIRA, R. M. . Mortalidade por Paracoccidiodomocose no Estado do Paraná. 1980 a 1998. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasilia. Saúde, Justiça e Cidadania, 2003. v. Vol 8.

  • VIANA, R. L. ; OLIVEIRA, R. M. . Condições de Saneamento em Áreas Indígenas: Uma discussão sobre o Sistema de Informação de Saneamento (SISABI) no Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão, com Enfoque nas Aldeias. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Revista Ciência & Saúde Coletiva - meio magnético. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.

  • Ferreira, Irani Machado ; OLIVEIRA, R. M. . Malária em Assentamento Rural, Município de Juruena, Brasil (2003-2004). In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Revista Ciência e Saúde Coletiva - meio magnético. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.

  • FEREIRA, F. S. ; OLIVEIRA, R. M. . A Produção Científica sobre Educação e Participação Popular no Controle da Dengue no Brasil, 1988-2004: Uma Análise do Conteúdo. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Revista Ciência & Saúde Coletiva - meio magnético. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.

  • PORTO, Celina Santos Boga Marques ; OLIVEIRA, R. M. . Aconselhamento em HIV/Aids pelo Programa de Saúde da Família: Um aProposta de Monitoramento da Implantação em Manguinhos. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Revista Ciência & Saúde Coletiva - meio magnético. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.

  • FASCA, Sheila Fagundes ; OLIVEIRA, R. M. . Condições de Vida e Distribuição Sócio-espacial da Tuberculose no Estado do Rio de Janer. In: 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Revista Ciência & Saúde Coletiva - meio magnético. Rio de Jneiro: ABRASCO, 2006.

  • KAWA, H. ; SABROZA, Paulo C ; OLIVEIRA, R. M. . A produção do lugar de transmissão da leishmaniose tegumentar na cidade do Rio de Janeiro. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2004. v. 00. p. 00-00.

  • KAWA, H. ; OLIVEIRA, R. M. ; SABROZA, Paulo C . Condições particulares da transmissão da leishmaniose tegumentar em localidades da zona leste da cidade do Rio da Janeiro: uma investigação qualitativa. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemioloiga. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2004. v. 00. p. 00-00.

  • FORTES GABRIEL, Elsa M de Viveiros ; OLIVEIRA, R. M. ; OSANAI, Carlos H . Análise da mortalidade por malária na Amazônia Lega, 1980 a 2000l. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003, Belém, 2003.

  • OLIVEIRA, R. M. . As condições e as experiências de vida de grupos populares na cidade do Rio de Janeiro: uma análise da situação de saneamento básico e sua relação com a produção da dengue.. In: V Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2002, Curitiba-PR. Revisra Basileira de Epidemiologia. Suplemento Especial 2002. Rio de Janeiro.: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2002. p. 224-224.

  • REIS, A. C. ; OLIVEIRA, R. M. . A qualidade dos dados sobre mortalidade : as causas mal definidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.. In: V Congresso Brasileiro de epidemiologia, 2002, Curitiba -PR. Revista Brasileria de Epidemiologia. Suplemento Especial 2002.. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2002. p. 206-206.

  • OLIVEIRA, R. M. . Construindo indicadores sobre saúde e ambiente no nível local: uma proposta de incorporação do conhecimento/práticas populares na análise do processo saúde-doença.. In: VII Congresso da Associacion Latinoamericana de Medicina Social, 1997, Buenos Aires. Anais do VII Crongresso da Associacion Latinoamerica de Medicina Social, 1997.

  • OLIVEIRA, R. M. . Espaço urbano, ambiente e saúde: uma propsota de incorporação dos conhecimentos/ práticas populares na análsie do processo saúde-doença.. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e Congresso Paulista de Saúde Pública, 1997, Águas de Lindóia. Anais do V Congresso de Saúde Coletiva e Congresso Paulista de Saúde Pública, 1997.

  • OLIVEIRA, R. M. . Grupos populares e saneamento básico nas favelas cariocas: repensando o potencial informativo das falas da população.. In: IV Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do Centro de Filosofia e Ciências Hunas / UFRJ, 1997, Rio de Janeiro, 1997.

  • VALLA, V.V. ; OLIVEIRA, R. M. . Epidemiologia, controle público e a relação com os movimentos populares. In: II Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso LAtino Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino Americano de Epidemiologia, 1995.

  • Borghi, Carolina Michelin Sanches de Oliveira ; OLIVEIRA, R. M. ; SEVALHO, G. . Determinação ou Determinantes Sociais da Saúde: texto e Contexto na América Latina. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (IMPRESSO) , 2018.

  • LUCAS, W. S. J. ; OLIVEIRA, R. M. ; SEVALHO, G. . Representações relacionadas à questão das drogas ilícitas no noticiário de jornais do Rio de Janeiro à luz da teoria de Frantz Fanon. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Soares, Lorena Portela ; OLIVEIRA, R. M. . Saúde e agroecologia: narrativas e diálogos possíveis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, Margarete Bernardo Tavares ; TORRES, C. C. S. ; COSTA, M. M. M. ; GALHARDO, Maria Clara Gutierrez ; OLIVEIRA, R. M. . Ações intersetoriais no controle de doenças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. M. . Projeto Piatam Oeste. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, R. M. ; CARVALHO, H. T. . Dengue: sintoma de uma opção política. Petrópolis 2002 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . O controle das doenças transmissíveis no Brasil: buscando pistas na história 2001 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . Áreas de risco na Leopoldina e a drenagem do dinheiro público. Falta de investimento agrava as situações de risco.. Rio de Janeiro: Centro de Estudo e Pesquisas da Leopoldina, 1996 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . Morro do Adeus II - A Omissão. Rio de Janeiro: Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina, 1996 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . Moradores do Morro do Adeus discutem seus problemas. Rio de Janeiro: Centro de Estudos e Pesquisas da Leopoldina, 1995 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . Favelas na Leopoldina: até onde chega a água. Rio de Janeiro: Centro de Estudo e Pesquisas da Leopoldina, 1995 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . Linha Amarela: mais uma vez os recursos apenas passam pela Leopoldina. Rio de Janeiro: Centro de Estudo e Pesquisas da Leopoldina, 1995 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. . Recuperação do meio ambiente deve garantir melhoria da qualidade de vida. Rio de Janeiro: Centro de Estudo e Pesquisas da Leopoldina, 1995 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. ; GARCIA, D. . Poluição na Leopoldina: os problemas que estão no ar. Rio de Janeiro 1994 (Boletim).

  • OLIVEIRA, R. M. ; GARCIA, D. . Sem Abrigo e Sem Afeto. Rio de Janeiro 1994 (Boletim).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PORTO, Celina Santos Boga Marques ; ARAÚJO, José Wellington Gomes de ; OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE . Herança Social. 2016.

OLIVEIRA, R. M. . Esporotricose. 2016.

Pimenta DN ; Vieira GJ ; Diniz HMN ; Cinilha L da SIlva ; OLIVEIRA, R. M. . CD-ROM Dengue (ISBN 978-85-99974-02-5). 2009.

OLIVEIRA, R. M. . A água na história: natureza e cultura. 2001.

CHAGAS, R. L. ; PENNA, J. L. ; OLIVEIRA, R. M. . Sistema de Informação sobre saneamento em áreas indígenas. 2001.

OLIVEIRA, ROSELY MAGALHÃES DE . Oficina de Artigos do Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde. 2012.

Machado, Kátia ; OLIVEIRA, R. M. . Sem moradia, não há saúde. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, M. ; OLIVEIRA, R. M. . Construindo indicadores sobre condições de vida nos bairros e comunidades da região da Leopoldina. 1997. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, R. M. ; SALLES, Maria Jose . A água na natrureza e na história. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Análise de determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades> Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, malária, leishmaniose, tuberculose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante / MArly Marques da Cruz - Integrante.

  • 2001 - 2002

    Dengue e condições de vida na região do Médio Paraíba, estado do Rio de Janeiro, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Carlos Tobar SANCHEZ - Integrante.

  • 1994 - 1994

    Endemias: estudo da reorganização das atividades de controle, Descrição: .Análise da situação de saneamento básico e sua relação com a produção da dengue. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 1991 - 1991

    Perfil dos municípios brasileiros na área da saúde, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

  • 2004 - 2014

    Espacialização de Processos Epidêmicos em Centros Urbanos, Descrição: Através deste projeto temos o objetivo de estudar a dimensão espaço-temporal de processos epidêmicos em centros urbanos com base em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), incluindo sensoriamento remoto. Os resultados encontrados servirão como base para o desenvolvimento de sistemas de alertas para determinados agravos (risco de ocorrência) a partir de informações ambientais, buscando a viabilização da utilização desses sistemas pelos serviços de saúde (SUS). Pensando ainda na construção de um SIG que funcione como um "sistema de alerta" a ser utilizado por secretarias de saúde, o projeto inclui em sua proposta a utilização de programas computacionais de acesso livre, como o Spring e o TerraView (ambos desenvolvidos pelo instituto de Pesquisas Espaciais). Este projeto promoverá a abordagem multicêntrica das situações de saúde, visando a integração dos diversos bancos de dados da saúde que têm a doença ou uso dos serviços de saúde como geradora dos registros. Para isso, foram escolhidos cinco agravos de ocorrência nas seguintes áreas: Porto Alegre - Leptospirose; Manaus - Dengue; Olinda - Tuberculose e Hanseníase; Rio de Janeiro - Leishmaniose Tegumentar Americana; Niterói - Dengue.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Integrante / Reinaldo Souza dos Santos - Coordenador / Christovam de Castro Barcellos Neto - Integrante / Marília Sá Carvalho - Integrante / Luciano Medeiros de Toledo - Integrante / Paulo Chagastelles Sabroza - Integrante / Tiago M Lapa - Integrante / Valeska Lima Andreozzi - Integrante / Virginia Ragoni Correira - Integrante / Wayner Vieira de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - Atual

    Análise dos determinantes sócio-ambientais dos processos endêmicos: uma proposta de incorporação do conhecimento da população para a vigilância em saúde, Descrição: O projeto se propõe a desenvolver metodologias para a vigilância e controle de doenças em diferentes unidades territoriais de análise e intervenção dos serviços de saúde. O estudo está situado dentro de um quadro mais amplo de pesquisa cujo centro de interesse está voltado para a determinação biológica e social dos processos endêmicos e interessa-se especialmente pela relação entre condições de vida e produção de doenças nos níveis de município e de suas localidades. Prioriza-se na investigação a formulação e categorização de um conjunto de variáveis e indicadores quantitativos e qualitativos que permitam descrever o processo de produção de endemias e epidemias de doenças transmissíveis como dengue, leishmanioses, esquistossomose e hanseníase. Sua especificidade refere-se à experimentação e proposição de alguns instrumentos metodológicos de campos disciplinares distintos que, permitam a incorporação do conhecimento dos sujeitos que moram nos locais onde são produzidos e experimentados os problemas de saúde estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Marize Cunha - Integrante.

  • 2000 - 2000

    Impantação inicial de Rede de Referêncial nacional em Epidemiologia e Controle de Endemias, Descrição: Será descrito posteriormente. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Carlos H Osanai - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante.

  • 1994 - 1996

    Investigação, ensino, serviços de saúde e sociedade civil: uma proposta de construção compartilhada em saúde no nível local., Descrição: Será descrito posteriormente.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador / Victor Vincent Valla - Integrante / Paulo C Sabroza - Integrante / José Wellington Gomes de ARAÚJO - Integrante.

  • 1990 - 1990

    Planejamento e financiamento do setor saneamento e indicadores das condições sanitárias do ambiente, Descrição: Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosely Magalhães de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa. , Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos, 21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 926, Telefone: (21) 25982683, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ingresso através de concurso público

2001 - 2002

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40

Outras informações:
Contrato interrompido devido a entrada para o quadro de pesquisador adjunto na FIOCRUZ, através de concurso público

1995 - 1996

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1990 - 1990

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista Aperfeiçoamento, Enquadramento Funcional: bolsista TAS Treinamento Avançado em Serviço), Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2002

    Ensino, Mestrado Em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Determinação e Controle dos Processos Saúde e Doença

  • 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Avançados I - Território, Vigilância e Avaliação das Condições de Saúde , Seminários Avançados II - Território, Vigilância e Avaliação das Condições de Saúde

  • 03/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Parecerista ad hoc.

  • 03/2016 - 03/2016

    Ensino, Doutorado em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participou como orientadora da Oficina de Projetos de Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

  • 02/2016 - 02/2016

    Ensino, Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participou como docente no Módulo "Avaliação em Saúde III"

  • 10/2015 - 10/2015

    Ensino, Mestrado Profissional de Avaliação em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Participou como docente no Módulo "Seminários Avançados I"

  • 08/2009 - 12/2010

    Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Concentração "Processo Saúde-Doença, Terreitório e Justiça Social".

  • 11/2010 - 11/2010

    Ensino, Mestrado Profissional Em Vigilância Em Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo: Propostas Metodológicas

  • 01/2004 - 08/2009

    Direção e administração, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Concentração.

  • 04/2008 - 04/2008

    Ensino, Avaliação em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Oficina de apresentação e avaliação de projetos

  • 07/2004 - 07/2004

    Ensino, Avalaliação de Prog de Controle de Proces Endêmico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Produção e Reprodução de Agravos Endêmicos

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, Mestrado Em Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

  • 06/2002 - 07/2002

    Ensino, Especialização Em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação integrada de indicadores de saúde

  • 08/2001 - 07/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, .,Cargo ou função, Membro Efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/ENSP).

  • 01/2001 - 07/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa.,Linhas de pesquisa

  • 03/2001 - 02/2002

    Ensino, Especialização Em Epidemiologia das Doenças Endêmi, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de monografias, Vigilância e Controle de Doenças em Sistemas Locais de Saúde Locais

  • 04/2001 - 12/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Museu da Vida - Casa de Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Consultora Técnica ao Projeto PAPES " Teoria e prática ao uso de materiais concretos em educação científica e saúde.

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leituras em Endemias e Controle Público

  • 03/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Consultoria Técnica à ONG Gestão Comunitária (Instituto de Investigação e Ação Social).

  • 07/1996

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Nacional de Saúde Pública, .,Cargo ou função, Membro Suplente da Câmara Técnica de Ensino.

  • 02/1995 - 03/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Endemias Samuel Pessoa.,Linhas de pesquisa

  • 02/1995 - 03/1996

    Ensino, Especialização Em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de monografias, Prática Integrada em Saúde

  • 01/1990 - 12/1990

    Estágios , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental.,Estágio realizado, Levantameno de dados e informações para o projeto "Indicadores das Condições Sanitárias do Ambiente.

1994 - 1994

Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/1994 - 12/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisas Urbanas, .,Linhas de pesquisa

1983 - 1987

Secretaria Estadual de Saúde do Paraná

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Sanitarista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/1986 - 11/1987

    Serviços técnicos especializados , Distrito Sanitário Norte da Região Metropolitana de Curitiba, Setor de Vigilância Sanitária.,Serviço realizado, Implantação do processo de descentralização das ações de vigilânica sanitária nos município da região metropolitana norte de Curitiba e supervisão dos auxiliares de saneamento dos municípios da região..

  • 11/1983 - 04/1986

    Serviços técnicos especializados , Departamento de Saneamento e Vigilância Sanitária, Divisão de Saneamento do Meio.,Serviço realizado, Elaboração de projetos institucionias relacionados à vigilância sanitária do meio ambiente e supervisão das atividades de vigilância sanitária do meio ambiente nas regionais de saúde..

1983 - 1983

Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Sanitarista, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1983 - 10/1983

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Fiscalização Sanitária, .,Serviço realizado, Coordenação das atividades de fiscalização sanitária do meio ambiente deenvolvidas pelos fiscais sanitários.

1980 - 1980

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1978 - 12/1982

    Estágios , Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Departamento de Engenharia Sanitária.,Estágio realizado, Diagnóstico dos Aspectos Urbanísticos e de Sanemaento de Pimenta Bueno.