MARIA NAZARÉ ROCHA DE ALMEIDA

Possui mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) pelo programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO. É professora de canto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte atuando principalmente nos seguintes temas: ensino do canto, instrumento-sujeito, voz autêntica, formação do cantor/artista e autoconhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em música

2009 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Ocorpo-sujeito numa proposta sensível de ensino do canto: sensibilidade, criatividade e ludicidade na formação do cantor/artista
Edmilson Ferreira Pires. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino do canto; Instrumento-sujeito; Formação do cantor/artista.Grande área: Ciências Humanas

Doutorado em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO

2009 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O conceito de corporeidade e do saber pensar, brincar, criar e sentir no processo de integração voz e corpo
Edmilson Ferreira Pires. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Música

2002 - 2005

Universidade Estadual de Campinas
Título: Oswaldo de souza uma analise poetico-musical de suas canções para canto e piano,Ano de Obtenção: 2005
adriana giarola kayama.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

Especialização abordagem de psicoterapia corporal. (Carga horária: 495h). , Instituto Brasileiro de Biossíntese, IBB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALMEIDA, M. N. R. . Semana da Música 2013. 2013. (Festival).

ALMEIDA, M. N. R. ; PRESGRAVE, F. S. . Semana da Música 2012. 2012. (Festival).

ALMEIDA, M. N. R. ; PRESGRAVE, F. S. . Semana da Música 2011. 2011. (Festival).

ALMEIDA, M. N. R. ; PRESGRAVE, F. S. . Semana da Música 2011. 2011. (Festival).

ALMEIDA, M. N. R. ; PRESGRAVE, F. S. . Semana da Música 2012. 2012. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário de Iniciação à docência.Ateliê de Repertório. 2013. (Seminário).

III colóquio Internacional Corpo e Cultura de Movimento e I jornada Internacional de Biossistêmcia. Participação como aluna. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gerônimo Brito vieira

OLIVEIRA, D. C. G.;ALMEIDA, M. N. R.; Oliveira, André Luiz Muniz de. Cantata para louvor e glória da compositora Cleide Dorta Benjamim: preparo e execução. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Escola de Música (UFRN).

Aluno: Lucia de Fátima Ramos Vasconcelos

ALMEIDA, M. N. R.. Transcriação: O processo de tradução da obra Pierrot Lunaire de Arnold Schoemberg por Augusto de Campos - uma análise a partir da ótica da melopoética. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

ALMEIDA, M. N. R.. Banca examinadora do Hino do Município de Parnamirim. 2008. Prefeitura Municipal de Parnamrim.

ALMEIDA, M. N. R.. Banca do Hino do Município de Macaíba. 2006. Prefeitura Municipal de Macaíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sara Pereira Lopes

LOPES, S. P.; KAYAMA, Adriana Giarola. Oswaldo de Souza: uma análise poético-musical de suas canções para canto e piano. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Edson Cesar Ferreira Claro

KAYAMA, Adriana Giarola; ALMEIDA, Nelson Cavalcanti de; AQUINO, Felipe José A de;CLARO, E. C. F.; GERMANO, José Wilington. RECITAL DE MESTRADO. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudiney Rodrigues Carrasco

Carrasco, Claudiney. Oswaldo de Souza: uma análise interpretativa de suas canções para canto e piano. 2003 - Cepre.

Edmilson Ferreira Pires

PIRES, E. F.; MERHY, S. A.; FERNANDES, J. N.; VELARDI, M.; PRESGRAVE, F. S.. O Corpo-Sujeito Numa Proposta de Ensino do Canto: Sensibilidade, Criatividade e Ludicidade na Formação do Cantor/Artista. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Edmilson Ferreira Pires

PIRES, E. F.; MERLEY, Sívlvio Augusto; PRESGRAVE, Fábio Soren. Corporeidade, Saberes e Ensino de Canto. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Música - UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Silvio Augusto Merhy

FERREIRA, E. P.; VELARDI, M.; PRESGRAVE, F. S.;MERHY, S. A.; NUNES, J.. O corpo-sujeito numa proposta sensível de ensino de canto. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado Interinstitucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Silvio Augusto Merhy

PIRES, E. F.;MERHY, S. A.; PRESGRAVE, F. S.. Corporeidade, saberes e ensino de canto. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Adriana Giarola Kayama

Kayama, Adriana Giarola; Lopes, Sara; NOGUEIRA, L. W. M.. Sem informação. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Giarola Kayama

Kayama, Adriana Giarola. Exame de qualificação - Maria Nazaré Rocha de Almeida. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Instituto de Artes - UNICAMP.

José Willington Germano

GERMANO, J. W.. Recital de Mestrado. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fabio Soren Presgrave

PIRES, E. F.; Mehry, S.A.; VELARDI, M.; FERNANDES, J. N.;PRESGRAVE, F. S.. O Corpo-Sujeito numa Proposta Sensível do Ensino do Canto. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fabio Soren Presgrave

PIRES, E. F.; Mehry, S.A.;PRESGRAVE, F. S.. Corporeidade, Saberes e Ensino do Canto. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

José Nunes Fernandes

FERNANDES, J. N.; MEHRY, S. A.; VELARDI, M.; PIRES, E. F.; PRESGRAVE, F. S.. O corpo-sujeito numa proposta sensível de ensino do canto: sensibilidade, criatividade e ludicidade na formação do cantor/artista. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.; KAYAMA, Adriana Giarolla; LOPES, Sara Pereira. Oswaldo de Souza: uma análise interpretativa de suas canções para canto e piano. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edmilson Ferreira Pires

O Corpo-Sujeito Numa Proposta de Ensino do Canto: Sensibilidade, Criatividade e Ludicidade na Formação do Cantor/Artista; Início: 2011; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Edmilson Ferreira Pires

O Corpo-Sujeito Numa Proposta de Ensino do Canto: Sensibilidade, Criatividade e Ludicidade na Formação do Cantor/Artista; 2013; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edmilson Ferreira Pires;

Mirna Rubim de Moura

Estudo analítico interpretativo da obra para canto de José Siqueira; Início: 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Música - DINTER UNIRIO/UFRN) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Adriana Giarola Kayama

OSWALDO DE SOUZA:UMA ANÁLISE POÉTICO-MUSICAL DE SUAS CANÇÕES PARA CANTO E PIANO; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Adriana Giarola Kayama;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, M. N. R. . Em busca da voz autêntica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALMEIDA, M. N. R. ; SILVA, S. T. . O QUE APRISIONA O SER APRISIONA A VOZ: aplicações das terapias somáticas ao canto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PRESGRAVE, F. S. ; ALMEIDA, M. N. R. . A orquestra da Escola Municipal de Música de Macaíba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, M. N. R. . projeto quintas musicais. 2007. Interpretação.

ALMEIDA, M. N. R. . noite brasileira. 2007. Interpretação.

ALMEIDA, M. N. R. . Recital de canto e piano. 2007. Interpretação.

ALMEIDA, M. N. R. . Concerto com orquestra do Estado da Paraíba Requiem de Faurè. 2007. Interpretação.

ALMEIDA, M. N. R. . Concerto com orquestra do Estado do Rio Grande do Norte. 2006. Interpretação.

ALMEIDA, M. N. R. . vesperais liricas. 2005. Interpretação.

ALMEIDA, M. N. R. . Preparação vocal do coro da AMBEPE. 2009 (Técnica vocal) .

ALMEIDA, M. N. R. . Festival SESI música. 2009 (Festival) .

ALMEIDA, M. N. R. . Preparação vocal do coro da AMBEPE. 2008 (Técnica vocal) .

ALMEIDA, M. N. R. . Festival da canção Assembléia Legislativa RN. 2008 (Festival) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Laboratório para o desenvolvimento vocal do cantor lírico a partir da relação corpo-voz-emoção, Descrição: É sabido que o processo de ensino-aprendizagem, por ser dinâmico, requer a busca constante de formas que possibilitem a sua construção com clarividência. Considerando minhas experiências, tanto como aluna quanto como professora de canto, pude constatar que ainda estamos distantes do pensamento de Freire (1996, p. 52) quando diz que ?ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção?. Portanto, acreditando que é possível ir além, propomos uma maior articulação de saberes, experiências e pensamentos que possam ampliar as maneiras de ajudar o aluno de canto lírico a encontrar a sua voz autêntica e a desenvolver plenamente o seu potencial vocal. A pretensão de focar a pesquisa em considerações sobre a totalidade do ser, no estudo reflexivo da relação: corpo, voz e emoção para o ensino do canto, leva em conta que o corpo é o instrumento do cantor e é neste sentido que ressaltamos a importância da corporeidade neste processo. Para desenvolver a presente pesquisa, nos basearemos no pensamento de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, através da literatura especializada em música, canto, educação, psicologia, filosofia e neurociência, na análise das estruturas curriculares dos cursos de bacharelado e licenciatura em canto (lírico), nos e no registros da nossa prática deste laboratório com os depoimentos dos alunos participantes. Com isso, esperamos que este trabalho venha concorrer para uma fundamentação teórico-prática, capaz de gerar subsídios metodológico-científicos para o ensino de canto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Nazare Rocha de Almeida - Coordenador / SAIMONTON TINOCO DA SILVA - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Laboratório para o desenvolvimento vocal do cantor lírico a partir da relação corpo-voz-emoção, Descrição: É sabido que o processo de ensino-aprendizagem, por ser dinâmico, requer a busca constante de formas que possibilitem a sua construção com clarividência. Considerando minhas experiências, tanto como aluna quanto como professora de canto, pude constatar que ainda estamos distantes do pensamento de Freire (1996, p. 52) quando diz que ?ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção?. Portanto, acreditando que é possível ir além, propomos uma maior articulação de saberes, experiências e pensamentos que possam ampliar as maneiras de ajudar o aluno de canto lírico a encontrar a sua voz autêntica e a desenvolver plenamente o seu potencial vocal. A pretensão de focar a pesquisa em considerações sobre a totalidade do ser, no estudo reflexivo da relação: corpo, voz e emoção para o ensino do canto, leva em conta que o corpo é o instrumento do cantor e é neste sentido que ressaltamos a importância da corporeidade neste processo. Para desenvolver a presente pesquisa, nos basearemos no pensamento de estudiosos de diversas áreas do conhecimento, através da literatura especializada em música, canto, educação, psicologia, filosofia e neurociência, na análise das estruturas curriculares dos cursos de bacharelado e licenciatura em canto (lírico), nos e no registros da nossa prática deste laboratório com os depoimentos dos alunos participantes. Com isso, esperamos que este trabalho venha concorrer para uma fundamentação teórico-prática, capaz de gerar subsídios metodológico-científicos para o ensino de canto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Nazare Rocha de Almeida - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Laboratório de Corpo e Voz, Descrição: O Laboratório de Pesquisa de Corpo e Voz - LAPCOVOZ pretende ajudar nosso aluno de canto a se conhecer melhor e entender as suas reais potencialidades e dificuldades para o desenvolvimento pleno da sua voz e do seu ser artista.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Nazare Rocha de Almeida - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - Atual

    Análise das canções para canto e piano de José Siqueira, Descrição: Este projeto previa a análise musical das canções do compositor paraibano José Siqueira, mas com o andamento da pesquisa surgiu a necessidade de se pesquisar a relação corpo, voz e emoção do cantor, o que gerou a nocessidade de um novo objeto de pesquisa que substituiu a análise das canções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

  • 2009 - Atual

    Análise das canções para canto e piano de José Siqueira, Descrição: Este projeto previa a análise musical das canções do compositor paraibano José Siqueira, mas com o andamento da pesquisa surgiu a necessidade de se pesquisar a relação corpo, voz e emoção do cantor, o que gerou a nocessidade de um novo objeto de pesquisa que substituiu a análise das canções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Nazare Rocha de Almeida - Coordenador., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional