Lucila Maria Barbosa Egydio

Graduada em Ciências Biológicas, trabalho com meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento por meio do turismo desde 1993. Iniciei minha atuação na área após a graduação, como guia bilíngüe em conceituado empreendimento ecoturístico no pantanal sul-mato-grossense. Neste mesmo empreendimento atuei como gerente de governança e manutenção, além de desenvolver trabalhos de coordenação de atividades ambientais da escola rural da propriedade e de coordenar o programa da qualidade da empresa e também desenvolver ações culturais, de capacitação e articulação junto à comunidade local. Cursei a pós-graduação lato sensu do SENAC/ CEATEL, onde recebi o título de Especialista em Ecoturismo. Logo após, atuei como consultora autônoma em empreendimentos no Pantanal e em Bonito (MS) e em projetos de trilhas em conjunto com a S.O.S. Mata Atlântica. Ocupei ainda o cargo de Especialista em Ecoturismo do PROECOTUR ? Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal, do Ministério do Meio Ambiente. Durante este período fui também docente no curso de pós-graduação lato sensu da UnB em Ecoturismo e prestei serviços de consultoria autônoma ligados ao tema. Posteriormente integrei a equipe da Unidade de Coordenação do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Mata Atlântica, conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, tornando-me coordenadora do projeto. Fui consultora da ABETA - Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, onde coordenei as ações de disseminação de práticas socioambientais do Programa Aventura Segura (Ministério do Turismo/ Sebrae/ ABETA) e da formação e ativação de lideranças no Projeto de Fortalecimento do Destino Referência em Ecoturismo - Santarém/ PA (Ministério do Turismo/ ABETA). Em todas as atividades que desempenhei posteriormente tive a oportunidade de coordenar campanhas com várias partes interessadas e a criação de redes para atingir objetivos comuns, onde a ação coletiva e coordenada foram a tônica. Minha última ocupação formal foi de Diretora Executiva do Instituto de SOS Pantanal confirma as competências anteriormente mencionadas. Atualmente trabalho como consultora autônoma em projetos envolvendo turismo, meio ambiente e sustentabilidade, além de estar em transição de carreira para a área de Gerontologia Social. Cursei o curso de extensão na PUC / SP "Fragilidades na velhice - Gerontologia Social e Atendimento".

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Ecoturismo

1998 - 1999

Centro Universitário Senac
Título: Interpretação ambiental: trilhas autoguiadas no Pantanal
Orientador: João Allievi

Graduação em Ciências Biológicas

1988 - 1992

Universidade de São Paulo
Título: Ecologia de populações de plantas invasoras de cultura de café (Coffea arabica)
Orientador: Waldir Mantovani

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Fragilidades na Velhice ? Gerontologia Social e Tratamento. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso Alimentação e Meio Ambiente: Saberes e Práticas. (Carga horária: 40h). , Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2014 - 2014

Curso EAD Aprofundamento no Regimento Interno. (Carga horária: 40h). , CEFOR - Câmara dos Deputados, CEFOR, Brasil.

2014 - 2014

Curso Atuação no Parlamento. (Carga horária: 14h). , CEFOR - Câmara dos Deputados, CEFOR, Brasil.

2008 - 2008

Educação Gaia Brasil - Ecovillage Design Programme. (Carga horária: 144h). , Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.

2002 - 2002

Bioconstruindo. (Carga horária: 90h). , Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, IPEC, Brasil.

2001 - 2001

Ecolodge design and development. (Carga horária: 40h). , The International Ecotourism Society, TIES, Estados Unidos.

2001 - 2001

Ecotourism planning and management. (Carga horária: 40h). , The International Ecotourism Society, TIES, Estados Unidos.

2001 - 2001

Permaculture Design Course - PDC. (Carga horária: 90h). , Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado, IPEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Via Gutenberg ; EGYDIO, L. M. B. . Festival Lab 60+ 2017. 2017. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Abeta Summit 2010. 2010. (Congresso).

Adventure Travel World Summit. 2008. (Congresso).

SOS Mata Atlântica - Encontro de Voluntários.Ecoturismo - boas práticas e atuação governamental. 2006. (Encontro).

 II Encontro nacional de Lideranças das Comunidades remanescentes de Quilombos Tituladas.Proecotur e comunidades mtradicionais - a inserção no mercado turístico. 2004. (Encontro).

 Turismo Sustentável no Pantanal 2020 ? Visão e diretrizes para a sustentabilidade.Moderação para a elaboração de plano regional para o turismo. 2004. (Oficina).

Amazontech/ 2004.Ecoturismo na Amazônia e desenvoilvimento regional. 2004. (Simpósio).

ENAB ? Encontro nacional de Biólogos.O biólogo e o ecoturismo - mercado de trabalho e oportunidades. 2004. (Encontro).

Seminário Rondônia: desenvolvimento, Sustentabilidade e perspectivas para o turismo.Proecotur: As iniciativas do MMA e o Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo no Pólo Guaporé. 2004. (Seminário).

VIII ENTBL ? Enc. Nac. Turismo de Base Local.As iniciativas do Ministério do Meio Ambiente em planejamento do ecoturismo na Amazônia. 2004. (Encontro).

14º. Encontro de Biólogos do CRBio -1.A inserção do biólogo no mercado de trabalho - ecoturismo. 2003. (Encontro).

I Seminário de Ecoturismo do Pantanal e Fórum de Turismo Rural.Proecotur e o ecoturismo no estado do Mato Grosso. 2003. (Seminário).

Cúpula Mundial de Ecoturismo (I World Ecotourism Summit). Programme for the development of ecotourism in the Brazilian Amazon Region. 2002. (Congresso).

 Turismo Sustentável na Mata Atlântica ? VII Seminário Nacional da RBMA. 2001. (Seminário).

Ecotour Amazônia 2001. Proecotur - ações para o desenvolvimento do ecoturismo na Amazônia Legal. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Guilherme Assis de Almeida

FABRE, B. G. C. P.; LOPES, A.;ALMEIDA, G. A.. Turismo e estudos gerontológicos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gerontologia) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Bibiana Graeff

GRAEFF, B.; LOPES, A.; ALMEIDA, G. A.. Envelhecimento e gênero: o envelhecimento feminino nos relatos de moradores idosos da Mooca e do Brás (São Paulo/SP). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Gerontologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Andrea Lopes

GRAEFF, B.;Lopes, Andrea; Almeida, Guilherme Assis; Accioly, Marisa; Felix, Jorge. Envelhecimento e gênero: o envelhecimento feminino nos relatos de moradores idosos da Mooca e do Brás (São Paulo/ SP). 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Gerontologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bibiana Graeff

Envelhecimento e gênero: o envelhecimento feminino nos relatos de moradores idosos da Mooca e do Brás (São Paulo/ SP); Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gerontologia) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP); (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • EGYDIO, L. M. B. . Caderno de Meio Ambiente - Consuma sem consumir o mundo em que você vive. Revista Aventura e Ação, São Paulo, p. 184 - 187, 20 ago. 2010.

  • EGYDIO, L. M. B. ; GRAEFF, B. ; Bestetti, M. L. T. ; Accioly, M. . Envelhecimento feminino e trabalho: relatos de moradores idosos da Mooca e do Brás (São Paulo/ SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • EGYDIO, L. M. B. ; GRAEFF, B. ; Bestetti, M. L. T. ; Accioly, M. . Envelhecimento feminino e trabalho: relatos de moradores idosos da Mooca e do Brás (São Paulo/ SP). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

EGYDIO, L. M. B. . Depois de Mariana: Responsabilidade Socioambiental em cheque?. 2017; Tema: Impacto ambiental; Responsabilidade Social Empresarial. (Blog).

EGYDIO, L. M. B. . Tomada de decisão: como escolher caminhos coletivamente?. 2016; Tema: Participação. (Blog).

EGYDIO, L. M. B. ; ROCHA, Jussara . Luso-afinidade: nossa língua, nosso elo, nossa identidade. 2016; Tema: Países lusófonos; Experiência em Cabo Verde (África). (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Envelhecimento e gênero: o envelhecimento feminino nos relatos de moradores idosos da Mooca e do Brás (São Paulo/ SP), Descrição: Face à prevalência de mulheres na população idosa brasileira e sua expectativa de vida maior do que a dos homens, fenômeno nomeado ?feminização da velhice?, há necessidade de se compreender melhor este universo e os aspectos relevantes sobre o envelhecimento feminino. O objetivo geral do projeto é identificar e discutir questões relacionadas ao gênero no envelhecimento feminino. De forma exploratória, o projeto visa especificamente a identificar e discutir as principais temáticas suscitadas por moradores idosos de ambos os sexos dos bairros do Brás e da Mooca (São Paulo/SP). À luz dos resultados, pretende-se discutir a necessidade de políticas públicas específicas para este público. Utilizar-se-á revisão de literatura e análise de conteúdo documental das transcrições das falas dos grupos focais realizados nos referidos bairros, no âmbito do Projeto Bairro Amigo do Idoso em 2016 e 2017.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Lucila Maria Barbosa Egydio - Coordenador / Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio Ecologia e Ambientalismo, Câmara Municipal de Campo Grande (MS).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - 2012

    Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultora

    Outras informações:
    1. Formação, ativação, articulação, mobilização de atores e lideranças nas ações do projeto intitulado Estruturação de Destino Referência em Ecoturismo no Município de Santarém; 2. Coordenação de Disseminação de Práticas Socioambientais.

  • 2005 - 2007

    Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessor de Gabinete II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Mata Atlântica Secretaria do Meio Ambiente - Governo do Estado de São Paulo Coordenação técnica do Projeto de desenvolvimento do Ecoturismo na região da Mata Atlântica do estado de São Paulo. Projeto financiado pelo BID - Banco Interamericano de São Paulo

  • 2000 - 2005

    Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Ecoturismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Auxílio na concepção e condução dos componentes do programa (planejamento, projetos e obras, capacitação e assistência técnica); Substituição da Gerência Técnica em sua ausência; Representação do Programa e do MMA em instâncias internas ao ministério e junto a outros ministérios; Elaboração e revisão de Termos de Referência para diversas atividades do programa; Acompanhamento das atividades e obras previstas, principalmente referente ao componente de Planejamento e Estudos Proferimento de palestras sobre o programa e sobre ecoturismo Condução e orientação à elaboração de estratégias para o desenvolvimento do ecoturismo nos pólos abrangidos e para a Amazônia Legal Auxílio e coordenação dos demais componentes (Capacitação e Melhores Práticas) Emissão de pareceres sobre projetos afins e demais procedimentos burocráticos do ministério

  • 1999 - 2001

    Econsult - Consultoria em Ecoturismo

    Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Sócia majoritária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultoria Autônoma em Ecoturismo

  • 1993 - 1997

    R K Hotéis e Turismo Ltda.

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Assistente de Reservas Internacional Coordenadora Cultural Gerente de Manutenção e Governança Guia de Turismo bilíngüe (Caimaner) Rotina de reservas nacionais e internacionais Auxílio no desenvolvimento de estratégias de marketing Participação na BNTM? 97 Coordenação de atividades, organização de biblioteca e orientação metodológica da escola da Estância Caiman Treinamento de funcionários Coordenação de rotinas das equipes de governança e manutenção do Refúgio Ecológico Caiman Coordenação dos serviços de hospedagem oferecidos (transfers, organização e distribuição de apartamentos, traslados internos, etc.) Acompanhamento de hóspedes em expedições (caminhadas, passeios a cavalo, passeios de barco, safaris fotográficos), fornecendo informações sobre fauna, flora ecologia e cultura pantaneiras (em português, inglês e alemão) Substituição do Gerente de Lazer em suas ausências

  • 2011 - 2012

    Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal

    Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Coordenadora Ex. - Expedição Pantanal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Contratada como pessoa jurídica (Raízes Desenvolvimento Sustentável)

  • 2010 - Atual

    Raízes Desenvolvimento Sustentável

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Conzultora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    CONSULTORA AUTÔNOMA FREE-LANCER Com experiência em projetos que envolvam sustentabilidade e turismo, Lucila é apaixonada por alcançar a harmonia entre humanos e o meio ambiente, pois no fundo não enxerga esta separação. Os interesses ao longo de sua trajetória envolvem as conexões e relações entre os seres e seus lugares e as formas de adequar espaços e atividades para que seja positivo para ambos. Antes de trabalhar na Raízes teve larga experiência na iniciativa privada e no poder público, atuando desde a parte operacional do turismo até programas macrorregionais envolvendo cooperação internacional. Do micro ao macro, seu olhar busca como atuar em cada escala da melhor maneira.

  • 2016 - Atual

    Vivejar EIRELI

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    CONSULTORA FREE LANCER Consultora multifacetada, dinâmica, aberta e com experiências diversificadas, atua em projetos que unem sustentabilidade e desenvolvimento local e regional, bem como em educação e facilitação, qualificação em empreendedorismo e ecoturismo em diferentes locais do país e no exterior. Feliz e plena com sua trajetória diversificada e com os aprendizados que ela trouxe. E sempre ávida por mais caminhos, trocas e conhecimentos.

  • 2012 - 2014

    Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal, SOS Pantanal

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.