Rones de Oliveira Toledo

Possuo graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (2004), pós-graduação em Urgência e Emergência pela UNESF-FUNESO(UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA), especialização em Enfermagem Obstétrica concluído em 2017, pela UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais) . Atualmente é , DIRETOR DE ATENÇÃO À SAÚDE do município de União dos Palmares e COORDENADOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA de São Luís do Quitunde. Fui PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE UNIÃO DOS PALMARES no período de 2011 a 2014, e na área de pesquisa atua principalmente no seguinte tema: hipertensão, saúde coletiva, gestão e obstetrícia.

Informações coletadas do Lattes em 24/02/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Enfermagem Obstétrica

2015 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Caracterização do uso da ocitocina, como uma maneira de gestão ativa no 3 período do parto, durante as práticas em sala de parto, no curso de especialização de enfermagem obstétrica.
Orientador: LAISE CONCEIÇÃO CAETANO

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

2007 - 2008

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLIND
Título: O comportamento dos profissionais da saúde em relação à morte do paciente
Orientador: Raphaela Presbytero Reis

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

2000 - 2004

Universidade Federal de Alagoas
Título: RAZÕES QUE LEVAM OS HIPERTENSOS A ADOTAREM OUTRAS PRÁTICAS ALÉM DO TRATAMENTO PRESCRITO PARA O CONTROLE
Orientador: Regina Maria dos Santos

Formação complementar

2015 - 2016

GESTÃO DE URGÊNCIA EM AMBIENTE INTRA HOSPITALAR. (Carga horária: 148h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Participação em eventos

Curso de Capacitação em DSTs/AIDS em Saúde Mental. 2008. (Oficina).

Comissão julgadora das bancas

Torcata Amorim

AMORIM, Torcata. Caracterização do uso da ocitocina como uma maneira de gestão ativa no 3 período do parto, durante as práticas em sala de parto, do curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha) - Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

Juliana Bento de Lima Holanda

Caracterização do uso da ocitocina, como uma maneira de gestão ativa no 3 período do parto, durante as práticas em sala de parto, do curso de especialização em Enfermagem Obstétrica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Federal de Alagoas; Orientador: Juliana Bento de Lima Holanda;

Produções bibliográficas

  • TOLEDO, R. O. . Hipertensão:Cuidados necessários na tomeda dos medicamentos prescritos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. M. ; TOLEDO, R. O. . Conhecimento e Aplicação pelos Hipertensos das Orientações recebidas para o controle dos seus níveis pressóricos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2009

    O comportamento dos profissionais da saúde em relação à morte do paciente., Descrição: Trata-se de um estudo bibliográfico cujo, o objetivo foi pesquisar o comportamento dos profissionais da saúde diante da morte do paciente. A abordagem metodológica foi qualitativa, os dados foram coletados em livros, artigos científicos publicados em revistas científicas e periódicos. O que foi evidenciado nesse estudo é que os profissionais apresentam diversos sentimentos diante da morte do paciente, como: tristeza, angústia e sofrimento. Esses sentimentos apresentam-se ainda mais exacerbado quando da perda de um paciente jovem ou criança ou quando o paciente ficou sendo acompanhado por muito tempo pela equipe. No entanto, muitos destes profissionais realizam mecanismos de defesa como sublimação, fragmentação da relação técnico-paciente, despersonalização e negação da importância do indivíduo, distanciamento e negação de sentimentos, tentativa de eliminar decisões pelo ritual de desempenho das tarefas e redução do peso das responsabilidades, influenciando assim diretamente em seus comportamentos. Caracterizando, portanto, a dessubjetivação do indivíduo. Ficou concluído que os profissionais da saúde que trabalham no hospital necessitam de um acompanhamento emocional contínuo, para que esse possa lidar melhor com a morte dos pacientes, haja vista, que este é um fato constante no âmbito hospitalar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rones de Oliveira Toledo - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria Municipal de União dos Palmares, Proagrama Saúde da Família. , Av. Hermano Plech, S/N, Centro, Centro, 57000000 - União dos Palmares, AL - Brasil, Telefone: (82) 32812233

Experiência profissional

2008 - 2018

Hospital São Vicente de Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

2008 - 2009

UNIÃO DAS ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLIND

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno de pós-graduação

2005 - 2008

Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador, Carga horária: 20

2005 - Atual

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE UNIAO DOS PALMARES

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro do PSF, Carga horária: 40

2003 - 2004

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Aluno Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno

2017 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde de SãoLuís do Quitunde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da ATENÇÃO PRIMÁRIA, Carga horária: 20

2020 - Atual

Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas

Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO ASSISTENCIAL - UTI, Carga horária: 30