Maria Lygia Abreu de Souza Baratella

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP(1967), graduação em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi(2006), especialização em Curso sobre Métodos de Farmacologia pelo Instituto de Farmacologia da Universidade do Chile(1968) e doutorado em Curso de Pós-Graduação em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina / UNIFESP(1972). Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Geral.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Farmacologia

1968 - 1972

Escola Paulista de Medicina / UNIFESP
Título: Reatividade de vesículas seminais de ratos em diversas condições hormonais e determinação de alguns compostos envolvidos na contração muscular
Orientador: José Ribeiro do Valle e Zuleika Picarelli Ribeiro do Valle

Especialização em Curso sobre Métodos de Farmacologia

1968 - 1968

Instituto de Farmacologia da Universidade do Chile
Orientador: Prof. Dr. Jorge Mardones
Bolsista do(a): Organização Pan-Americana da Saúde.

Graduação interrompida em 2006 em Produção Editorial

2002 - Interrompido

Universidade Anhembi Morumbi
Orientador: Eduardo Magnani
Ano de interrupção: 2006

Graduação em Medicina

1962 - 1967

Escola Paulista de Medicina / UNIFESP

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1963 - 1967

Monitoria em Farmacologia. , Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

1965 - 1965

Curso Intensivo de Farmacologia. , Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Geral.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Autonômica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia Autonômica/Especialidade: Endocrinologia Experimental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Hugo Enrique Méndez garcia

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Estrutura e ultra-estrutura dos túbulos seminíferos de ratos albinos, no limite da regeneração, após criptorquidia artificial. 1991. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação em Morfologia / Genética) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Catia Notarberardino

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Número de células de Leydig e nível de testosterona em ratos criptorquídicos e monorquídicos. 1987. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós Graduação em Morfologia / Genética) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: José Ribamar de Mesquita Teixeira

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Timbós: plantas ictiotóxicas utilizadas pelos índios brasileiros. 1984. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Neidmar da Mata Moura

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Exame de Suficiência em Farmacologia (Nível Mestrado). 1983. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Lucia L

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Garcez. Exame de Suficiência em Farmacologia. 1983. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: VVera Lucia Flor Silveira

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Exame de Suficiência em Farmacologia (Nível Mestrado). 1983. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nadia Andrade de Moura Ribeiro

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Exame de Suficiência em Farmacologia (Nível Mestrado). 1982. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nadia Andrade de Moura

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Efeitos da castração e do tratamento anti-androgênico nas propriedades contráteis e na reatividade farmacológica do músculo cremaster de ratos. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ricardo Santos

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Exame de Suficiência em Farmacologia (Nível Mestrado). 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Elaine Elizabetsky

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Exame de Suficiência em Farmacologia (Nível Mestrado). 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ciro Moraes Barros

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Exame de Suficiêmcia em Farmacologia (Nível Mestrado). 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ciro Moraes Barros

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Alguns aspectos morfológicos da administração de homofarnesato de 19-nortestosterona a ratos no 1º dia de vida. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Carlos Jaci F

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. de Mello. Sensibilidade do útero isolado de ratas tratadas com progesterona à ocitocina. 1981. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maria Marques Maia Braggio

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Reatividade farmacológica do útero de ratos androgenizados ao nascer. Influência da progesterona. 1978. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Oduvaldo C

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. M. Pereira. Criptorquidia experimental em ratos. Aspectos morfológicos e farmacológicos. 1978. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Joâo Batista Calixto

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Aspectos endócrinos e farmacológicos da genitália de ratos androgenizados ao nasce. 1976. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernando Maurício Francis Abdalla

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Receptores muscarínicos em miométrio de ratas adultas e sua modulação pelo estrógeno. 1999. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maria de fátima Magalhães Lazari

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Endocitose de angiotensina, mediada por receptor, em células miometriais. 1996. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maria Teresa Riggio de Lima Landman

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Função trófica da testosterona na musculatura esquelética de mamíferos: ações pré-sinápticas e pós-sinápticas evidenciadas pela desandrogenizaçâo e pelo tratamento androgênico. 1987. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Rosa Maria Ribeiro do Valle Nicolau

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Estudo da neurotransmissão adrenérgica no canal deferente de rato adulto: efeito da castração na idade pré-púbere. 1986 - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Catarina Segretti Porto

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Influência do tratamento anti-androgênico sobre a morfologia, o trofismo e a reatividade da vesícula seminal e sobre a gçândula sub-mandibular do rato. 1984. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ciro Moraes Baroos

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Os níveis de testosterona e gonadotrofinas, a morfologia e areatividade a drogas de órgãos sexuais acessórios de ratos castrados ou tratados neonatalmente com esteróides. 1984. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Alejandro Alfonso Diáz Toledo

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Ação de agentes beta-adrenérgicos em ducto deferente de rato. 1983. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Oduvaldo C

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. M. Pereira. Aspectos endócrinos e farmacológicos da genitália de ratos criptoquídicos. 1982. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Concurso público para Professor Auxiliar (Área Anatomia) da Universidade Federal de Roraima. 1994. Universidade Federal de Roraima.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Concurso Público para Professro Auxiliar (Área Farmacologia) da Universidade Federal de Roraima. 1994. Universidade Federal de Roraima.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Concurso Público para Professor Auuxiliar (Área Fisiologia) da Universidade Federal de Roraima. 1994. Universidade Federal de Roraima.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Comissão Julgadora para ingresso na Carreira de Pesquisador Científico (Área Farmacologia) do Instituto Butantan. 1993. Instituto Butantan.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Concurso para Professor Auxiliar de Ensino da Disciplina de Farmacologia Celular do Departamento de Farmacologia. 1992. Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Concurso para provimento de cargo para Pesquisador Científico I (Farmacologia) - Instituto Butantan. 1986. Instituto Butantan.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Provimento de cargo para Professor Assistente Departamento Farmacologia. 1977. Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Provimento de cargo para Professor |Assistente do Departamento de Farmacologia. 1977. Escola Paulista de Medicina / UNIFESP.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Premiação na Categoria Original Epdemiológica - XXIV Congresso Acadêmico Médico da Faculdade de Medicina de Santo Amaro. 2003. Universidade de Santo Amaro.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Avaliação de currículo de candidato a Professor Orientador do Curso de Pós-graduação em Nefrologia. 1993. Universidade Federal de São Paulo.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Avaliação de currículo de candidatos a Professor Orientador do Curso de Pós-graduação em Psicobiologia. 1991. Universidade Federal de São Paulo.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Avaliação de candidatos a Professor Orientador do Curso de Pós-graduação em Morfologia. 1991. Universidade Federal de São Paulo.

Maria Lygia Cordeiro de Abreu. Avaliação de currículo de candidatos a Professor Orientado do Curso de Pós-graduação em Biologia Molecular. 1990. Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernando Maurício Francis Abdalla

Estudo de aspectos histomorfométricos e funcionais do útero da serpente Bothrops jararaca; análise comparativa com a rata; 1994; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Rita Dulcivana F

Soares; Influência da maturação sexual sobre a neurotransmissão simpática da vesícula seminal de ratos; 1994; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Marcos Alves da Silva

Maturação msexual e adrenoceptores alpha 1 em vesícula seminal de ratos; 1994; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Marilene Oliveira Rocha

Importância dos andrógenos, na fase prépubere, para o desenvolvimento da genitália acessória e areaitivade de vesículas seminais de ratos machos adultos; 1993; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Maria de fátima Magalhães Lazari

Aspectos funcionais do sistema renina angiotensina na serpente Bothrops jararaca; 1991; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Simone Sette lopes Lafayette

Repercussão da maturação sexual de ratos sobre a fisiofarmacologia da genitália acessoria masculina; 1989; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Neidmar da Mata Moura

Estudo da influência da inibina sobre o trofismo e a reatividade da genitália acessória masculina de ratos; 1983; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Macoto T

Kobayashi; Influênciada hipofisectomia sobre a morfologia e a fiisio-farmacologia da genitália acessória masculina; 1982; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Ieda Terezinha Nascimento Verreschi

Ação de andrógenos sobre o trofismo e a reatividade de vesículas seminais de ratos; A glândula submaxilar como índice de androgenização; 1979; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Catarina Segreti Porto

Reatividade de Vesículas seminais de ratos - Influência da Castração e de drogas; 1978; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Maria Maia-Braggio

Reatividade farmacológica do útero de ratas androgenizdas ao nascer; Influência da progesterona; 1978; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Rosa Maria Ribeiro do Valle

Desenvolvimentoe sensibilidade farmacológica da vesícula seminal do rato; - Influência da castração e do tratamento androgênico; 1977; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Marilene Oleiveira Rocha

Célula de Sertolli e neurotransmissão colinérgica; 2000; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Fernando Maurício Francis Abadalla

Caracterização de receptores muscarínicos em útero de serpente Bothrops jararaca; 1999; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Maria de fátima Magalhães Lazari

Endocitose de angiotensina, mediada por receptor, em células miometriais de rato; 1996; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Catarina Segretti Porto

Influência do tratamento antiandrogênico sobre a morfologia, o trofismo e a reatividade da vesícula seminal e sobrea glândula submandibular do rato; 1984; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Ciro Moraes Barros

Os níveis de testosterona e gonadotrofinas, a morfologia e a reatividade a drogas de órgãos sexuais acessórios de ratos castrados ou tratados no período neonatal com esteróides; 1984; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Maria Lygia Abreu de Souza Baratella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Prêmio Tatu 2006 - Categoria Bronze, Universidade Anhembi Morumbi.

1972

Doutor em Ciências (Farmacologia), Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1982 - 1982

    Universidade Federal de Alagoas

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor de curso de especialização

  • 1963 - 1967

    Universidade Federal de São Paulo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária

    Atividades

    • Direção e administração, Instituto Nacional de Farmacologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Instituto Nacional de Farmacologia.

    • Ensino, Programa de Pós-graduação em Farmacologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador do Curso de Pós-graduação em Farmacologia (Setor Endocrinologia Experimental)

    • Ensino, Programa de Pós-graduação em Farmacologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de Pós-graduação em Farmacologia

    • Ensino, Programa de Pós-graduação em Farmacologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Orientador

    • Ensino, Ciências Biomédicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia

    • Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia

    • Ensino, Curso de Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Farmacologia

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Revalidação de Diplomas.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Controle Ético de Pesquisas Clínicas "in Anima Nobile".

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Assessoria ao Diretor para Assuntos Disciplinares EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro representante do Conselho Departamental.

    • Direção e administração, Departamento de Farmacologia, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • Direção e administração, Conselho Departamental EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, Congregação EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro da Congregação da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro de Comissão de Sindicância para apreciação de atos de indisciplina ocorridos no recinto da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, Conselho Departamental EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Relatora do Processo de Criação da Disciplina de Neurologia Experimental no Departamento de Neurologia/Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, Conselho Departamental EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Atualização da Normatização dos Concursos Públicos para Professor Auxiliar e Titular da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro de Comissão Interna de Sindicância para apuração de processo disciplinar de aluno do Curso Médico da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, Conselho Departamental EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Relatora da proposta de alteração do Regimento da Escola Paulista de Medicina - Capítulos III e IV do Título V.

    • Direção e administração, Comissão de Pós-graduação EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro representante da Câmara Curricular na Comissão de Pós-graduação da Escola Paulista de Medicina.

    • Direção e administração, EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Transferência, Trancamento de Matrícula e Aproveitamento de Estudos da Escola Paulista de Medicina.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara Curricular - Escola Paulista de Medicina, .,Cargo ou função, Membro da Cãmara Curricular.

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Camara Curricular - Escola Paulista de Medicina, .,Cargo ou função, Presidente.

    • Direção e administração, Comitê Interdepartamenltal de Ensino (CIEE) da EPM/UNIFESP, .,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Farmacologia.