MARTA VERÔNICA BUSS

Possui graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira (2008), graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UNOESC- Videira (2013). Mestre em Ciência e Biotecnologia da UNOESC -Videira (2015). Tem experiência na área de gerenciamento de resíduos, engenharia de produção, com ênfase em processos agroindustriais e tratamento de águas e efluentes.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciência e Biotecnologia

2013 - 2015

Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira)
Título: MACRÓFITAS AQUÁTICAS FLUTUANTES: AVALIAÇÃO E INDICATIVO DO SEU POTENCIAL BIOENERGÉTICO,Ano de Obtenção: 2015
Jean Carlo Salome dos Santos Menezes.Coorientador: Sabrina Pinto Salomoni. Bolsista do(a): Fundação Parque Tecnolgico ITAIPU, FPTI - CIBIOGÁS, Brasil. Palavras-chave: Codigestão anaeróbia; Suinocultura; Biodigestor; Lemnaceae; Biomassa vegetal.Grande área: Engenharias

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2009 - 2013

Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira)
Título: Estudo e diagnóstico do gerenciamento do lodo, gerado em uma estação de tratamento de efluentes, em uma indústria de rações e proteínas de soja.
Orientador: Rafael Hoppen dos Santos
Bolsista do(a): Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira), UNOESC, Brasil.

Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental

2005 - 2008

Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira
Título: GERENCIAMENTO DE R.S.U.: ESTUDO E DIAGNÓSTICO APLICADOS AO MUNICÍPIO DE IOMERÊ/SC
Orientador: Gérson Paletti
Bolsista do(a): Universidade do Oeste de Santa Catarina, UNOESC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Formação Continuada de Docentes do Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira), UNOESC, Brasil.

2014 - 2014

Formação Continuada de Docentes do Ensino Superior. (Carga horária: 16h). , Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira), UNOESC, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Atualização em Energias do Biogás. (Carga horária: 110h). , Centro Internacional de Energias Renováveis, CIBiogás, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Processos agroindustriais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de água e efluentes.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Resíduos sólidos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Monitoramento de cianobactérias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

NOGUEIRA, M. R. C. ; SUNTTI, C. ; BUSS, M. V. ; GOLDBACH, A. . Semana das Engenharias. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário de recursos Hídricos. 2014. (Seminário).

XI Encontro Catarinense de profissionais de Química. 2014. (Seminário).

Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2011. (Outra).

VI Semana do Meio Ambiente. 2011. (Seminário).

V Semana do Meio Ambiente. 2010. (Seminário).

I SIEPE Interno Seminário Integrado de Ensino e Extenção da UNOESC Campus de Videira.Determinação de Cianobactérias no Rio Mansinho que abastece a população urbana do município de Fraiburgo ? SC.. 2008. (Seminário).

I SIEPE Seminário Integrado de Ensino e Extenção da UNOESC a.Estudo e diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos urbano, aplicados ao município de Iomerê ? SC.. 2008. (Seminário).

Semana Academica do Meio Ambiente. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elisangela de Fátima Aparecida Paravisi Duquesne

SANTOS, M. A. P.;BUSS, M. V.KERBER, M.; MENEZES, J. C. S. S.. Suinocultura e tratamento de dejetos: estimativa do potencial energético em biogás do plantel existente no município de Videira-SC. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Rural e Agronegócios) - Instituto Federal Catarinense Campus Videira.

Aluno: Thiago Phelippe Garcez

SANTOS, R. H.MINOTTO, E.BUSS, M.V.. Estudo da eficiência de remoção de DBO em tratamentos de efluentes da indústria alimentícia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Giovani Nava

BUSS, M.V.SANTOS, R. H.PERAZZOLI, M.. Avaliação de um sistema de esgotamento sanitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Wilian Dionatan da Silva

BUSS, M.V.SANTOS, R. H.PERAZZOLI, M.. Monitoramento de uma leira de compostagem para tratamento de resíduos industriais orgânicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Rosilei Gemelli

BUSS, M.V.SANTOS, R. H.PERAZZOLI, M.. Revisão: tendências tecnológicas para tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanosl. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Daniela Pegoraro Dalbosco

SALAMONI, S. P.NOGUEIRA, M. R. C.BUSS, M. V.. Impacto do dióxido de titâneo sobre as bactérias oxidadoras de amônia.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Bruna Antunes

NOGUEIRA, M. R. C.; MENGATO, T.;BUSS, M. V.. Incidência de hematomas durante o abate e processamento de frangos e fatores que influenciam sua formação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Stela Moura da Silveira

NOGUEIRA, M. R. C.; MOURA, T. P.;BUSS, M. V.. Avaliação para implantação de sistema da garantia da qualidade em uma empresa de fracionamento de azeitonas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Angelo Bruno Bonatto

GEREMIAS, R.;NOGUEIRA, M. R. C.BUSS, M. V.. Estudo dos efeitos do processo de tratamento de tripas naturais para o uso da indústria alimentícia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Ketelin Cristiane Vendausen

SILVEIRA, R.;BUSS, M. V.MINOTTO, E.. Estudo das substâncias orgânicas com potencial migratório presentes em embalagens para contato com alimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Dienifer Klagenberg Brugnarotto Panceri

BUSS, M. V.GOLDBACH, A.SANTOS, R. H.. Biofiltro de composto orgânicos: estudo de caso de uma indústria de processamento de subprodutos residuais cárneos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Jaqueline Pitt

BUSS, M. V.GOLDBACH, A.SANTOS, R. H.. Estudo e diagnóstico do gerenciamento do resíduo de borra de tinta em uma empresa de cartonagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Jéssica Talita Zagonel

BUSS, M. V.GOLDBACH, A.; MENEZES, J. C. S. S.. Avaliação da eficiência da estação de tratamento de efluentes de uma lavanderia de jeans. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Jessica Misturini

MENEZES, J. C. S. S.;GOLDBACH, A.BUSS, M. V.. Tratamento dos efluentes de uma indústria de lâminas de pinus por processo de adsorção-coagulação-floculação (heteroagregação). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes

GOLDBACH, A.BUSS, M. V.. Tratamento do chorrume de um aterro sanitário utilizando processo biológico seguido de coagulação-floculação e ozonização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Leno Claudinei Dal Bosco Carlesso

PERAZZOLI, M.GOLDBACH, A.BUSS, M. V.. Estimativas de eventos de cheia na região central do município de Videira-SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Kátia Mânica Vailatti

BUSS, M. V.GOLDBACH, A.; SCHLOSSER, M.. Gestão hídrica na produção suinícola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: PAULO RETORE

RETORE, P.;GOLDBACH, A.BUSS, M. V.; GEREMIAS, R.. Avaliação da qualidade da água, utilizada para consumo humano em comunidades rurais no município de Campos Novos, SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: Adriano Sangaletti

SANGALETTI, A.BUSS, M. V.GOLDBACH, A.; ZAGO, L.. Avaliação da eficiência de uma lagoa de aeração empregada no tratamento secundário de efluente frigorífico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: TICIANA LARISSA DE LIMA

LIMA, T. L.BUSS, M. V.GOLDBACH, A.NOGUEIRA, M. R. C.. Gerenciamento de lodo industrial de uma estação de tratamento de efluentes, em uma agroindústria de processamento de carnes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Aluno: HELAINE CRISTYNA DA SILVA KLEIMPAUL

KLEIMPAUL, H. C. S.;BUSS, M. V.GOLDBACH, A.NOGUEIRA, M. R. C.. Gerenciamento do resíduo sólido gerado no hidrapuper em processo de reciclagem de papel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Melissa Paola Mezzari

MEZZARI, M.P.; NUNES, E.. Macrófitas Aquáticas Flutuantes: uso da Biomassa em codigestão anaeróbia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIA E BIOTECNOLOGIA) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Maria Rita Chaves Nogueira

MENEZES, Jean Carlos Salomé Santos; NUNES, Estela de Oliveira; SILVA, Rodrigo de Almeida; SCARATTI, Dirceu;NOGUEIRA, Maria Rita Chaves. Caracterização de macrófitas aquáticas flutuantes: indicativo do seu potencial de produção de biometano. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes

BUSS, M. V.;Menezes, J.C.S.S.Salamoni,S.P.; NUNES, E. O.; SILVA, R. A.; Scaratti, D.. Macrófitas aquáticas flutuantes: avaliação e indicativo do seu potencial bioenergético.. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Sabrina Pinto Salamoni

MENEZES, J. C. S. S.;SALAMONI, S. P.. Macrófitas aquáticas flutuantes:uso da biomassa em codigestão anaeróbia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Pablo Heleno Sezerino

SEZERINO, P. H.; PALETTI, G.;SCARATTI, Dirceu. Estudo e diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares urbanos (RSU) do município de Iomerê - SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia Em Saneamento Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Dirceu Scaratti

MENEZES, J. C. S. S.; NUNES, E. O.; SILVA, R. A.;SCARATTI, D.; NOGUEIRA, M. R. C.. Caracterização de macrófitas aquáticas flutuantes: Indicativo do seu potencial de produção de biometano.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Dirceu Scaratti

PALETTI, G.;SCARATTI, D.SEZERINO, Pablo H.. Estudo e diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares urbanos (RSU) do município de Iomerê - SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Estela de Oliveira Nunes

MENEZES, J. C. S. S.;NUNES, E. O.; SILVA, R. A. S.. Macrófitas aquáticas flutuantes: Avaliação e indicativo do seu potencial energético. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Gabriela Chaves

Tratamento físico químico de águas residuárias de uma lavanderia de jeans; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); (Orientador);

Edson Balbinot

Qualidade da mistura de rações: estudo de caso com revisão do uso da metodologia Microtracer; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Produção de Ração Animal) - Universidade do Oeste de Santa Catarina Xanxerê; Orientador: Marta Veronica Buss;

Evandro Pandolfo

Descrição de processo produtivo: Fábrica de Rações Peletizada; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Produção de Ração Animal) - Universidade do Oeste de Santa Catarina Xanxerê; Orientador: Marta Veronica Buss;

Elisangela de Fátima Aparecida Paravisi Duquesne

Gerenciamento de Dejeto Suíno: Estudo de Caso Aplicado ao Município de Videira; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Rural e Agronegócios) - Instituto Federal Catarinense Campus Videira; Orientador: Marta Veronica Buss;

Camila Griffante

Gestão ambiental aplicada na indústria de vinhos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Jaquieli Gisiany Perazzoli

Estudo de caso: compostagem aeróbia de dejetos suínos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Sabrina Canônica

Avaliação do teor de sólidos de águas residuárias suinícolas submetidas ao tratamento em biorreator anaeróbico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia Industrial) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Giovani Nava

Avaliação de um sistema de esgotamento sanitário; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Rosilei Gemelli

Revisão: tendências tecnológicas para tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanosl; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Wilian Dionatan da Silva

Monitoramento de uma leira de compostagem para tratamento de resíduos industriais orgânicos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Giovana Pasqual

Unidade prisional para a região do Meio Oeste Catarinense; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Dienifer Klagenberg Brugnarotto Panceri

Biofiltro de composto orgânicos: estudo de caso de uma indústria de processamento de subprodutos residuais cárneos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Jaqueline Pitt

Estudo e diagnóstico do gerenciamento do resíduos de borra de tinta em uma empresa de cartonagem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Jéssica Talita Zagonel

Avaliação da eficiência da estação de tratamento de efluentes de uma lavanderia de jeans; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Kátia Mânica Vailatti

Gestão hídrica na produção suinícola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Adriano Sangaletti

Avaliação da eficiência de uma lagoa de aeração empregada no tratamento secundário de efluente frigorífico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

HELAINE CRISTYNA DA SILVA KLEIMPAUL

Gerenciamento do resíduo sólido gerado no hidrapuper em processo de reciclagem de papel; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

TICIANA LARISSA DE LIMA

Gerenciamento de lodo industrial de uma estação de tratamento de efluentes, em uma agroindústria de processamento de carnes; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira); Orientador: Marta Veronica Buss;

Gabriela Chaves

Aplicação da ozonização como pré-tratamento para remoção de metais na água bruta captada no Lago da Divisa no distrito de Campina da Alegria, SC; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (campus de Videira), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Marta Veronica Buss;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jean Carlo Salomé dos Santos Menezes

MACRÓFITAS AQUÁTICAS FLUTUANTES: AVALIAÇÃO E INDICATIVO DO SEU POTENCIAL BIOENERGÉTICO; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, PTI - Parque Tecnológico Itaipu; ; Orientador: Jean Carlo Salome dos Santos Menezes;

Sabrina Pinto Salamoni

Macrófitas aquáticas flutuantes: Avaliação e indicativo do seu potencial bioenergético; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Biotecnologia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina,; Coorientador: Sabrina Pinto Salamoni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BIASI, J. A. ; BUSS, M. V. ; SUCKOW, J. E. ; VALENTINI, J. P. ; PASQUAL, G. . Estudos de sustentabilidade direcionados ao conforto ambiental e climatologia urbana. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira , v. 2, p. 1-16, 2017.

  • BIASI, J. A. ; RIBAS, A. B. ; KAVISKI, F. ; BUSS, M.V. . Overview dos artigos referentes à auditorias ambientais aplicadas ao ano de 2010. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira , v. 02, p. 01-14, 2017.

  • VAILATTI, K. M. ; BUSS, M.V. . Gestão hídrica na produção suinícola. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira , v. 01, p. 01-12, 2016.

  • PANCERI, D. K. B. ; BUSS, M.V. ; SANTOS, R. H. . Biofiltro de compostos orgânicos voláteis: estudo de caso de uma indústria de processamento de subprodutos cárneos. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira , v. 01, p. 01-11, 2016.

  • GRANDO, T. ; TESTOLIN, R. ; ZANOTTI, F. ; BUSS, M.V. . Aplicação de um sistema de gestão de resíduos sólidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense campus Videira. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira , v. 01, p. 01-14, 2016.

  • CHAVES, G. ; VERONA, L. B. ; NOGUEIRA, M. R. C. ; BUSS, M.V. . Tratamentos de águas por ozonização: revisão. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Videira , v. 01, p. 01-16, 2016.

  • RIBEIRO, E.F. ; BUSS, M.V. ; MENEZES, J.C.S.S. . Tratamento do Chorume de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos Utilizando um Coagulante à Base de Tanino, Tratamento Biológico e Ozonização. Revista de Engenharia Civil IMED , v. 2, p. 37-42, 2015.

  • ZAGONEL, J.T. ; BUSS, M.V. ; MENEZES, J.C.S. . Avaliação da Eficiência da Estação de Tratamento de Ã?guas Residuárias de Uma Lavanderia de Jeans. Revista de Engenharia Civil IMED , v. 2, p. 5-14, 2015.

  • BUSS, M.V. ; RIBEIRO, E.F. ; SCHNEIDER, I.A.H. ; MENEZES, J.C.S.S. . Tratamento dos Efluentes de Uma Lavanderia Industrial: Avaliação da Capacidade de Diferentes Processos de Tratamento. Revista de Engenharia Civil IMED , v. 2, p. 2-10, 2015.

  • LIMA, T. L. ; BUSS, M.V. ; BOLZON, A. . Gerenciamento de lodo industrial de uma estação de tratamento de efluentes, em uma agroindústria de processamento de carnes. In: XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. XVII SILUBESA. Rio de Janeiro: ABES, 2016.

  • PITT, J. ; BUSS, M.V. . Estudo e diagnóstico do gerenciamento do resíduos de borra de tinta em uma empresa de cartonagem. In: XVII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. XVII SILUBESA. Rio de Janeiro: ABES, 2016.

  • BUSS, M. V. ; Estela de oliveira Nunes ; MENEZES, J. C. S. S. . Avaliação dos níveis de fertilização das águas residuárias em duas lagoas de polimento com ocorrência de macrófita do gênero Wolffia. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

  • SHUTZ, E. R. D. ; BUSS, M. V. ; SALAMONI, S. P. ; Estela de oliveira Nunes ; MENEZES, J. C. S. S. . Utilização de macrófitas aquáticas flutuantes como alternativa energética sustentável para a produção de bioetanol. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015.

  • REPISSO, C. S. ; BUSS, M. V. ; MACHADO, M. E. ; MENEZES, J. C. S. S. . Elucidação da química aquática do ferro e manganês no Lago da Divisa- Campina da Alegria/SC. In: XV CONGERESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2015, MARINGÁ. XV CONGERESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA, 2015.

  • BUSS, M. V. . Estudo e diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos urbano, aplicado no município de Iomerê SC.. In: I SIEPE Seminário Integrado de Ensino e Extensão da UNOES, 2008, São Miguel do Oeste. Estudo e diagnóstico do gerenciamento de resíduos sólidos urbano, aplicado no município de Iomerê SC, 2008.

  • BENTO, A. P. ; BUSS, M. V. ; OLIVO, V.E. . Monitoramento de Cianobactérias no Rio Mansinho que abastece a população urbana de Fraiburgo - SC. In: I SIEPE Seminário Interno Integrado de Ensino e Extensão da UNOESC, 2008, Videira. I SIEPE Seminário Interno Integrado de Ensino e Extensão da UNOESC, 2008.

  • BUSS, M. V. . Macrófitas aquáticas flutuantes: cultivo, manejo e uso da biomassa como co-substrato em processo de digestão anaeróbia.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BUSS, M. V. ; ARIOTTI, A. P. ; FERREIRA, J. R. N. . Projeto oferece Educação Ambiental, Nutricional e Farmacológica para alunos do colégio Superação. 2017.

SUCKOW, J. E. ; BIASI, J. A. ; BUSS, M. V. . Arquitetura e Urbanismo apresenta projeto de revitalização da praça paroquial de Arroio Trinta. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos: estudo para implantação no município de Rio das Antas - SC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marta Veronica Buss - Coordenador / Cibele Alice de Costa - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Tratamento físico químico de águas residuárias de uma lavanderia de jeans, Descrição: A escassez de água potável é um tema de interesse global. E com o decorrer dos anos, leis e legislações tornaram-se mais restritivas e rigorosas, principalmente, com relação a qualidade das águas residuárias descartadas por empresas (BUSS et al., 2015). Dentro deste contexto, as lavanderias industrias merecem especial atenção. Isso porque, estas geram grandes volumes de resíduos líquidos, os quais, quando não corretamente tratados, causam sérios problemas ambientais. De acordo com a ANEL (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), no Brasil há aproximadamente 9.500 lavanderias, sendo 7.400 no segmento doméstico e 2.100 no segmento industrial. Sendo que, cada setor tem sua própria especialidade ou produto a ser trabalhado seguindo processos diferenciados (BRITO, 2013). Grande parte das lavanderias industriais surgem como apoio as indústrias de confecções de jeans (POLLI, 2013). Nestas, as peças são trabalhadas com o objetivo de atender a tendência da moda e satisfazer os consumidores (BRITO, 2013). Para isto, é necessário que as peças de jeans passem por diferentes máquinas onde, produtos químicos são adicionados, conferindo diferentes texturas a estas. Durante as operações unitárias há geração de um grande volume de águas residuárias, que normalmente são descartada sem reaproveitamento (ITABORAHY; SILVA, 2006). As águas oriundas deste modelo de empresa possuem composição heterogênea com considerável quantidade de material tóxico e recalcitrante (STRÖHER et al., 2012). Apresentam coloração nítida, sólidos suspensos em grande quantidade, pH altamente variável, temperatura elevada, grandes concentrações de DQO (Demanda Química de Oxigênio) e considerável quantidade de compostos orgânicos (NAGEL-HASSEMER et al., 2012). Há presença, ainda, de matéria orgânica de baixa biodegradabilidade e estrutura complexa: corantes, surfactantes e aditivos (POLLI, 2013). Para o tratamento das águas residuárias, muitas empresas adotam o processo físico-químico de coagulação-floculação, seguido de uma etapa de polimento através de adsorção (carvão ativado) em filtros (BUSS et al., 2015). Nesta forma de tratamento é comum o emprego de estações compactas, devido à localização da maioria das lavanderias. Geralmente, em centros urbanos com pouca disponibilidade de área (STRÖHER et al., 2013). Entretanto a grande maioria das lavanderias encontram dificuldades na adequação das dosagens dos produtos químicos necessários para a manutenção da eficiência mínima no tratamento de suas águas residuárias. Frente ao contexto apresentado, o presente trabalho tem por objetivo aplicar o tratamento físico químico por meio de ensaios de bancada, com adição de coagulante inorgânico em águas residuárias provenientes de uma lavanderia industrial, situada no Meio Oeste Catarinense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marta Veronica Buss - Integrante / Jean Carlo Salome dos Santos Menezes - Coordenador / Gabriela Chaves - Integrante / ZAGONEL, J.T. - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Aplicação da ozonização como pré-tratamento para remoção de metais na água bruta captada no Lago da Divisa no distrito de Campina da Alegria, SC, Descrição: Água doce em quantidade e qualidade adequada é de vital importância para a sobrevivência de todos os organismos vivos, para o funcionamento adequado dos ecossistemas naturais, promove ainda o desenvolvimento social econômico da população. Contudo vários processos humanos e naturais afetam as características biológicas, químicas e físicas das águas, impactando assim sua qualidade e dificultando seu tratamento para torná-la potável para o consumo humano e, adequada para os usos industriais. Campina da Alegria é um distrito pertencente ao município de Vargem Bonita, localizado na Microrregião do Meio Oeste Catarinense. Atualmente, a população de Campina da Alegria é abastecida pela água superficial captada no Lago da Divisa, e potabilizada em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) do tipo convencional realizado pelos processos físico-químicos de: pré-alcalinização, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH (potencial Hidrogeniônico). No entanto a água captada no lago apresenta uma variação na qualidade (em algumas épocas do ano e certos períodos do dia) com presença de metais como ferro e alumínio, o sistema de tratamento empregado não tem sido eficiente e adequado para amortecer as mudanças da característica da água bruta, em virtude das dificuldades no tratamento a qualidade da água distribuída à população é comprometida. Desta forma, como o processo de tratamento de água existente torna-se insuficiente, tecnologias alternativas podem ser utilizadas para a produção de água potável, como os Processos Oxidativos Avançados (POA) de Ozonização. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Marta Veronica Buss - Coordenador / Maria Rita Chaves Nogueira - Integrante / Gabriela Chaves - Integrante / Laís Bruna Verona - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Macrófitas aquáticas flutuantes de maior ocorrência em áreas rurais na região meio oeste catarinense, otimização de cultivo e manejo para aplicação em co-digestão com dejetos suinícolas., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2007 - 2008

    Monitoramento de Cianobactérias no rio Mansinho que abastece a população urbana de Fraiburgo -SC>, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Patrona da Turma de Engenharia Sanitária e Ambeintal, UNOESC Videira.

2016

Nome da Turma de Engenharia Sanitária e Ambiental, UNOESC Videira.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Videira. , Rua Paese, 198, das Torres, 89560000 - Videira, SC - Brasil, Telefone: (49) 35334400, Ramal: 4442, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade do Oeste de Santa Catarina

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2018 - Atual

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

  • 2017 - 2018

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coodenadora de Curso de Graduação, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2018

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2015 - 2017

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2015

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor ermergencial, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Professora das componentes curriculares: Bioengenharia (60 horas) Economia Ambiental (60 horas) Gerenciamento de Resíduos Sólidos (60 horas) Qualidade das Águas (60 horas) Controle de Qualidade de Água e Efluente (60 horas) Tecnologia do Urbanismo (30 horas) Gerenciamento Ambiental aplicado à Arquitetura e Urbanismo (45 horas)

  • 2010 - 2014

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operadora de tratamento de águas e efluentes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa: BRF Brassil Foods S.A., Unidade de Rações e Proteínas Videira. Setor: Manutenção no tratamento de águas e efluentes. Cargo: Operador de ETA/ETE Funções: Operar e monitorar o tratamento de águas e efluentes da empresa, Coletar amostras para análises internas e externas; Realizar ensaios e análises laboratoriais em bancada; Auxiliar na coordenação da Central de Resíduos; Facilitadora de treinamentos e cursos; Auditora do TLT; Secretária do CIQ (Círculo de Qualidade), programa para desenvolver pessoas e realizar trabalhos de melhoria contínua utilizando ferramentas como ver e agir e PDCA.

  • 2008 - 2010

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnóloga em Saneamento Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa: VT Engenharia e Construções LTDA Departamento Ambiental, na área de Gerenciamento de Resíduos. Cargo: Tecnóloga em Saneamento Ambiental Funções: Laboratorista e responsável técnico pela coleta, análise e envio de amostras para laboratórios externos e interno, operação e manutenção do Sistema de Tratamento de Efluentes Biológico e Físico-Químico do Aterro Sanitário Industrial Classe II; Responsável técnico pela operação e manutenção e do Sistema de Tratamento Biológico de Efluentes da Usina de Triagem e Reciclagem; Supervisão, coordenação e padronização da Equipe de Reciclagem de PP e PEAD, separação, limpeza, moagem, embalagem, comercialização e carregamento do material. Monitora de Visitas de estudantes e afins, na Usina de Triagem e Reciclagem e no Aterro Sanitário Industrial Classe II; Ministrante de Palestras de Educação Ambiental; Auxiliar técnico na execução de estudos ambientais e ampliações no aterro sanitário industrial classe II; Auxiliar técnico em todas as áreas e atividades ligadas ao Meio Ambiente.

  • 2007 - 2008

    Universidade do Oeste da Santa Catarina - Campus de Videira

    Vínculo: BOLSISTA DEMANDA INDUSIDA 170, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 01/2018

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ambiente, Sociedade e Gestão Ambiental

    • 08/2016

      Extensão universitária , UNOESC/ Videira, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental do meio oeste catarinense.

    • 08/2015

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise Química e Instrumental

    • 08/2015

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Drenagem Urbana, Economia Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos

    • 07/2015

      Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento ambiental aplicado à Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia do Urbanismo

    • 05/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , UNOESC/ Videira, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2017 - 02/2018

      Direção e administração, UNOESC/ Videira, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental.

    • 08/2015 - 08/2017

      Direção e administração, UNOESC/ Videira, .,Cargo ou função, Professora em Tempo Integral do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental.

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Biotecnologia Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biossegurança, Introdução à Biotecnologia

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

    • 01/2017 - 06/2017

      Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Metodologia Científica

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Curriculares Complementares II, Tratamento Físico Químico

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da produção industrial

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Biotecnologia Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II

    • 02/2014 - 07/2015

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Ambiental

    • 02/2014 - 07/2015

      Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade das águas

    • 02/2014 - 12/2014

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Controle de qualidade de águas e efluentes

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioengenharia