Ana Lucia Pazos Dias

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Especialista em Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares, Gestão em saúde - MBA pelo IBMEC, Especialista em Enfermagem |Intensiva de Alta Complexidade. Atua como enfermeira no Hospital Federal de Bonsucesso (M.S) atualmente na Coordenação de Residência de Enfermagem e Estágios. Professora auxiliar II da Universidade Gama Filho, Coordenadora adjunta dos cursos de Especialização em Enfemagem Intensiva de Alta Complexidade, Enfermagem em Emergência, Enfermagem em Nefrologia e Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares. Tem experiência na área hospitalar de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Emergência e Enfermagem Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Lessões Crônicas e Agudas de pele, Comissão de Curativos, Qualidade de Vida, Gerenciamento de Risco, Tecnovigilância, Emergência e Alta Complexidade.

Informações coletadas do Lattes em 02/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2004 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Lolita Dopico da Silva.Palavras-chave: lesão crônica de pele; qualidade de vida.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Enfermagem intensiva de alta complexidade

2006 - 2007

Universidade Gama Filho
Orientador: Lia Cristina Galvão dos Santos

Especialização em Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares

2001 - 2002

Universidade Gama Filho

Aperfeiçoamento em PDG SAÚDE - SENIOR HEALTH CARE MBA

2002 - 2002

Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1979 - 1983

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 - 2004

Risco Ocupacional. (Carga horária: 20h). , Hospital Geral de Bonsucesso, HGB, Brasil.

2004 - 2004

Autoliderança e Trabalho em equipe. (Carga horária: 20h). , Hospital Geral de Bonsucesso, HGB, Brasil.

2004 - 2004

Acesso às fontes de Informações em Saúde da BVS. (Carga horária: 4h). , Biblioteca Virtual em Saúde.

2002 - 2002

MBA em PDG SAÚDE - SENIOR HEALTH CARE MBA. (Carga Horária: 256h). , Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, IBMEC, Brasil.

2001 - 2001

Metodologia Científica Aplicada na condução de Pes. (Carga horária: 30h). , Nutriente.

2001 - 2001

Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 30h). , Seiton Consultoria em Saúde.

2001 - 2001

Auditoria Interna de Enfermagem. (Carga horária: 12h). , Sinais Vitais - Enfermeiros Associados.

2000 - 2000

Instalação e Manipulação de C.C.I.P. (Carga horária: 30h). , CEI.

2000 - 2000

Melhorando a Qualidade da Assistência no Hospital. (Carga horária: 12h). , Sinais Vitais - Enfermeiros Associados.

2000 - 2000

Informações Técnicas sobre produtos. (Carga horária: 12h). , Cremer.

2000 - 2000

Tratamento de Feridas. (Carga horária: 12h). , Johnson&Johnson.

1998 - 1998

Gestão Integrada da Qualidade na área da saúde. (Carga horária: 12h). , Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: enfermagem intensivista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma. Atendimento ao Grande Queimado. 2010. (Congresso).

Simpósio Carioca de Feridas.Semiologia Dermatológica. 2010. (Simpósio).

71ª Semana de Enfermagem do HFB.Enfermagem - Cuidado. 2010. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Tratamento de feridas. 2009. (Congresso).

I Encontro de Educação Continuada do HCII.Estratégias para a Implementação de Atividades de Educação Continuada. 2008. (Encontro).

I Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas. Comissões de Curativos: um desafio - Indicador de Qualidade de Assistência na Instituição. 2007. (Congresso).

Simpósio sobre transplantes - Jornada dem UTI.Segurança do paciente - estratégias para cumprir as metas.. 2007. (Simpósio).

Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação de Enfermagem. 2006. (Seminário).

Ciclo de Debates UFRJ.Enfermagem no Controle de Qualidade: estratégias para a melhoria da assistência. 2006. (Oficina).

Pesquisando em enfermagem.O impacto das intervenções de enfermagem na qualidade de vida do paciente com lesão crônica de pele. 2005. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. Qualidade de vida do paciente crônico portador de lesão de pele egresso da UTI.. 2004. (Congresso).

7º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2004. (Congresso).

11º Congresso Panamericano de Profesionales de Enfermeria. 2003. (Congresso).

Home Care em Foco: I Jornada Carioca de Prevenção e Tratamento de TVP, Infecções e Feridas em Internação Domiciliar. 2003. (Outra).

VI Encontro de Profissionais de Controle de Infecção Hospitalar do RJ.Controle de Infecção no tratamento de lesões cutânaeas. 2002. (Encontro).

Semana de Enfermagem do HMI.O comprometimento da equipe de saúde na prevenção e tratamento de lesões como indicador de qualidade. 2002. (Encontro).

ACS - Programa de Atualização e Capacitação Sistêmica em Gestão para a Média Administração. 2002. (Outra).

53º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 53º Congresso Braisleiro de Enfermagem. 2001. (Congresso).

Simpósio BD/BAXTER/PFIZER/3M - Avanços em terapia IV.2º Simpósio BD/BAXTER/PFIZER/3M - Avanços em terapia IV. 2001. (Simpósio).

Curativos e Tratamento de Feridas - Antigos Problemas, Novas Perspectivas.Curativos e Tratamento de Feridas - Antigos Problemas, Novas Perspectivas. 2001. (Simpósio).

Simpósio Nacional: Prevenção e Tratamento de Feridas e Novas Tecnologias para Fixação e Proteção de Cateteres.Simpósio Nacional: Prevenção e Tratamento de Feridas e Novas Tecnologias para Fixação e Proteção de Cateteres. 2001. (Simpósio).

52º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 52ºCongresso Brasileiro de Enfermagem. 2000. (Congresso).

III Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. III Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2000. (Congresso).

II Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem para o século XXI.II Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem para o Século XXI. 1999. (Encontro).

VIII Congresso dos Hospitais de Emergência do Rio de Janeiro. VIII Congresso dos Hospitais de Emergência do Rio de Janeiro. 1998. (Congresso).

II Semana Científica Multidisciplinar no Hospital Geral de Bonsucesso.II Semana Científica Multidisciplinar no Hospital Geral de Bonsucesso. 1998. (Outra).

V Congresso dos Hospitais de Emergência do Rio de Janeiro. V Congresso dos Hospitais de Emergência do Rio de Janeiro. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carlos José M

DIAS, A. L. P.. Victorio Juliana S. Ximenes Marianna D. Pirro. Hidrogel para tratamento de feridas: formulação, produção e estudo de efetividade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

LIA CRISTINA GALVÃO DOS SANTOS

SILVA, L. D.;SANTOS, L. C. G.; SANTOS, I.; LIMA, M. V. R.; SAMPAIO, C. E. P.. QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM LESÕES CRÔNICAS DE PELE: VARIAÇÕES NO DOMÍNIO FÍSICO ASSOCIADAS AO TRATAMENTO DE ENFERMAGEM. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIA CRISTINA GALVÃO DOS SANTOS

SILVA, L. D.;SANTOS, L. C. G.; SANTOS, I.; AGUIAR, B. G. C.; SAMPAIO, C. E. P.. PACIENTES COM LESÕES CRÔNICAS DE PELE: UM ESTUDO SOBRE AS VARIAÇÕES NO DOMÍNIO FÍSICO DA QUALIDADE DE VIDA ASSOCIADAS AO TRATAMENTO EM UM CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LIA CRISTINA GALVÃO DOS SANTOS

SILVA, L. D.; SANTORO, D.; DAVID, H. M. S. L.;SANTOS, L. C. G.; SANTOS, I.. OS RESULTADOS DAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DE VIDA DOS PORTADORES DE LESÕES CRÔNICAS DE PELE. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lolita Dopico da Silva

SILVA, L. D.SANTOS, Iraci dos; GALVAO, L. C.; SAMPAIO, C. E. P.; LIMA, M. V. R.. Qualidade de vida de pacientes com lesões crônicas de pele: variações no domínio físico associadas ao tratamento de enfermagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de mestrade fa FEUERJ) - Faculdade de enfermagem da UERJ.

Carlos Eduardo Peres Sampaio

SAMPAIO, Carlos Eduardo Peres; SILVA, Lolita Dopico da; Lia Cristina Galvão dos Santos;Iraci dos Santos; Márcia Valéria Rosa Lima. Qualidade de vida de pessoas com lesões crônicas de pele: um estudo sobre as variações no domínio físico, associadas ao tratamento em um consultório de enfermagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

HELENA MARIA SCHERLOWSKI LEAL DAVID

DAVID, HMSL.; SILVA, Lolita Dopico da; SANTORO, Deise Conceição;SANTOS, Iraci dos; SANTOS, Lia Cristina Galvão dos. Os resultados das intervenções de enfermagem na qualidade de vida dos portadores de lesões crônicas de pele. 2004. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Iraci dos SANTOS

SILVA, Lolita Dopico daSANTOS, I. dos; SANTOS, Lia Cristina Galvão dos; SAMPAIO, Carlos Eduardo Peres; LIMA, Marcia Valéria Rosa. Qualidade de vida de pacientes com lesões crônicas de pele: variações no domínio físico associadas ao tratamento de enfermagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Beatriz Gerbassi Costa Aguiar

SILVA, Lolita Dopico da; SANTOS, Lia Cristina Galvão dos; SANTOS, Iraci dos;AGUIAR, B. G. C.; SAMPAIO, Carlos Eduardo Pere. Pacientes com lesões crônicas de pele: um estudo sobre as variações no domínio físico da qualidade de vida associadas ao tratamento em um Consultório de Enfermagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Valéria Rosa Lima

LIMA, M. V. R.. Qualidade de vida de pacientes com lesões crônicas de pele:variações no domínio físico associadas ao tratamento de enfermagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Valéria Rosa Lima

LIMA, M. V. R.. Qualidade de vida de pacientes com lesões crônicas de pele:variações no domínio físico associadas ao tratamento de enfermagem. 2005. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kely Santos de Azevedo

HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO EM SAÚDE NA UTI: RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem intensiva de alta complexidade) - Universidade Gama Filho; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Surânia de Souza Carvalho

HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE ADULTO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem intensiva de alta complexidade) - Universidade Gama Filho; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Carla Sousa

Transplante de Órgãos - Ações dos enfermeiros; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem intensiva de alta complexidade) - Universidade Gama Filho; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Adinéia R

Anjos, Ailton C; Nascimento, Lucrécia R; S; Maia; Assistência do Enfermeiro aos pacientes com choque séptico internados em UTI adulto; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem intensiva de alta complexidade) - Universidade Gama Filho; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Carlos José M

Victorio Juliana S; Ximenes Marianna D; Pirro; Hidrogel para tratamento de feridas: formulação, produção e estudo de efetividade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Simone M

Fernandes, Márcia M; Farias; A Influência da Iluminação Artificial em uma Unidade de Terapia Intensica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem intensiva de alta complexidade) - Universidade Gama Filho; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Cleonice de Lima e Silva

Residencia em enfermagem: um estudo sobre os fatores que influenciam na atuação do enfermeiro residente; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação nos moldes de residência) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Lucia Pazos Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

LIA CRISTINA GALVÃO DOS SANTOS

Uso Racional de Tecnologias no Atendimento ao Paciente Crítico Fora da Terapia Intensiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem de Alta Complexidade) - Universidade Gama Filho; Orientador: Lia Cristina Galvão dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, A. L. P. ; SILVA, L. D. . Qualidade de vida e as intervenções de enfermagem no portador de lesão crônica de pele. Online Brazilian Journal of Nursing , v. 5, p. 2, 2006.

  • DIAS, A. L. P. ; SILVA, L. D. . Perfil do portador de lesão crônica de pele: fundamentando a autopercepção de qualidade de vida. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 10, p. 280-286, 2006.

  • DIAS, A. L. P. ; SILVA, L. D. . A influência da dor na qualidade de vida do paciente com lesão crônica de pele. Revista Enfermagem (UERJ) , v. 13, p. 375-381, 2005.

  • DIAS, A. L. P. ; SILVA, L. D. . Qualidade de Vida do paciente crônico portador de lesão de pele egresso da UTI. In: XI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2004, Curitiba. Anais do XI congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, 2004.

  • DIAS, A. L. P. ; MUNIZ, D. C. S. ; SILVA, L. D. . Uso de Anti-sépticos no tratamento de Feridas. In: 11º Congreso Panamericano de profesionales de Enfermeria, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 11º Congreso Panamericano de Profesionales de Enfermeria, 2003.

  • DIAS, A. L. P. ; SILVA, L. D. . Implementando uma Comissão de Curativos em um Hospital Público. In: 53º Congresso Brasileiro de Enferamgem, 2001, Curitiba. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2001. v. único. p. 313-317.

  • DIAS, A. L. P. . O Comprometimento da Equipe de Saúde na Prevenção e Tratamento de Lesões como Indicador de Qualidade na Instituição Hospitalar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DIAS, A. L. P. ; MUNIZ, D. C. S. . Primeiro estudo Institucional de Prevalência de Úlceras por Pressão em uma Instituição Pública Federal. 2010.

DIAS, A. L. P. . Criação de uma Central de Equipamentos. 2008.

DIAS, A. L. P. . A Pele do Paciente Crítico - ostomias, cateteres e drenos. 2010. .

DIAS, A. L. P. . Queimaduras e Curativos. 2009. .

DIAS, A. L. P. . Atualizações em Tratamento de Lesões de Pele. 2008. .

DIAS, A. L. P. . A Pele do Paciente Crítico. 2007. .

DIAS, A. L. P. . Atendimento ao Grande Queimado. 2006. .

DIAS, A. L. P. . Atualizações em lesões de pele. 2005. .

DIAS, A. L. P. . Atualização em cuidados com lesões de pele. 2004. .

DIAS, A. L. P. . Atualização em Curativos. 2003. .

DIAS, A. L. P. . O Cuidar do Cliente Portador de Lesões Crônicas de Pele. 2003. .

DIAS, A. L. P. . Controle de Infecção no Tratamento de Lesões Cutânesas. 2002. .

DIAS, A. L. P. . Úlceras por Pressão. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

DIAS, A. L. P. . Úlcera venosa. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Moção de Congratulação e Louvor, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

2001

Laís Netto dos Reis, Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Gama Filho. , Rua Manoel Vitorino 553, Piedade, 21021-522 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 25997155, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - Atual

Universidade Gama Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOE AUXILIAR II, Carga horária: 17

Outras informações:
Professor da Graduação em Enfermagem e da Pós graduação em Enfermagem Intensiva de alta complexidade

Atividades

  • 02/2004

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem no Processo Científico I e II, Saúde do adulto III

1985 - Atual

Hospital Geral de Bonsucesso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 30

Outras informações:
ENFERMEIRA RESPONSÁVEL TÉCNICA PELA CLÍNICA DE CARDIOLOGIA E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA, NEUROCIRURGIA, EMERGÊNCIA E CTI. ENFERMEIRA RESPONSÁVEL TÉCNICA PELA EDUCAÇÃO CIONTINUADA EM ENFERMAGEM ATUALMENTE NO DEPARTAMENTO DE ENSINO E COORDENAÇÃO DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM.

Atividades

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Geral de Bonsucesso, .,Cargo ou função, Membro consultor da CCIH.

  • 06/2003

    Treinamentos ministrados .,Treinamentos ministrados, TREINAMENTO CONTINUADO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Geral de Bonsucesso, .,Cargo ou função, Equipe de Tecnovigilância da Gerência de risco.

  • Ensino, Cursos de Educação Continuada em Enferamagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Saude do Adulto

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Consulta de Enfermagem no consultório de lesões de pele.

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Tratamento ambulatorial de lesoes de pele.

  • Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Educação Continuada em Enferamgem.

  • Conselhos, Comissões e Consultoria, Hospital Geral de Bonsucesso, .,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Curativos.