Francine Rodrigues Witkouskas

Discente do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS). Bolsista do Programa Unificado de Bolsas oferecido pela Universidade de São Paulo para desenvolvimento do projeto de cultura e extensão intitulado: "Assistência de enfermagem ao idoso e ao seu cuidador em atendimento ambulatorial" (2020 - atual)

Informações coletadas do Lattes em 15/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

2017 - Atual

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Colégio Objetivo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

Aula Aberta da Liga Acadêmica de Psiquiatria do Maranhão (LAPMA), com o tema. 2020. (Outra).

I Simpósio Online de Temas Neurológicos, pela Liga Acadêmica de Neurociências integradas (LANI) da Universidade Ceuma-MA. 2020. (Simpósio).

XV Simpósio da Liga de Psiquiatria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com o tema: A ARTE E A ARTE DE CUIDAR EM SAÚDE MENTAL. 2019. (Simpósio).

palestra Emergências Pediátricas. 2018. (Outra).

palestra Feridas: da teoria à prática. 2018. (Outra).

Oficina Diversidade (SÍFILIS) promovido pelo Grupo de Estudos em HIV/Aids, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 2017. (Oficina).

Comissão julgadora das bancas

André Aparecido da Silva Teles

TELES, A. A. S.. Erros no preparo de injetáveis e subdoses de medicamentos: um problema potencial para a enfermagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Campus Ribeirão Preto.

Produções bibliográficas

  • WITKOUSKAS, F. R. ; ANCHESCHI, L. M. M. A. . Erros no preparo de injetaveis e subdoses de medicamentos: um problema potencial para a enfermagem. In: 29 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP, 2021. Publicações SIICUSP, 2021.

  • WITKOUSKAS, F. R. . Projeto de Genética e Genômica na família: A história da estrelinha Manu.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Erros no preparo de injetaveis e subdoses de medicamentos: um problema potencial para a enfermagem, Descrição: os erros de medicação são ocorrências comuns e potencialmente danosas ao paciente, podendo estar relacionados ao preparo de medicamentos. Objetivo: este estudo descritivo, quantitativo, transversal tem o objetivo de identificar erros relacionados a subdoses no preparo de medicamentos injetáveis. Material e Método: fizeram parte da amostra 562 frascos-ampola de medicamentos em pó liofilizado para suspensão ou soluções parenterais de pequeno volume, preparados pela equipe de enfermagem de um serviço ambulatorial privado. Para registro dos dados pelo pesquisador, foi elaborado um formulário contendo as informações: nome comercial do medicamento, classe/indicação terapêutica, data e horário de reconstituição, volume utilizado para reconstituição do medicamento, volume residual de cada frasco. Os dados foram tabulados e analisado por estatística descritiva com medidas de tendência central e de dispersão. Resultados: a maior parte da amostra (53%) foi composta por frascos de antimicrobianos. O volume de reconstituição variou de um a 20 ml, com média de 7,6 ml. Do total da amostra, 462 frascos-ampola (82,2%) continham volume residual, que variou de 0,1 ml a 1,5 ml. A maior parte dos frascos (165 ou 29,4%) continha 0,2 ml de solução residual, com perda média de 4,5% da solução. Não houve diferença na perda de solução entre as diferentes classes de medicamentos. Considerações Finais: constatou-se expressiva frequência de erros relativos ao preparo de injetáveis por equipe de enfermagem, levando à administração de doses de medicamentos inferiores às efetivamente prescritas, o que pode acarretar danos à saúde do paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francine Rodrigues Witkouskas - Integrante / Leila maria marchi alves ancheschi - Coordenador.

Prêmios

2018

Menção Honrosa referente à apresentação do trabalho científico: "A história da estrelinha Manu",, Liga de Genética e Genômica e Grupo de Estudos e Pesquisas de Enfermagem em Genômica da EERP/USP...

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. , Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP, Vila Monte Alegre, 14040902 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 33153382

Experiência profissional

2021 - 2022

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Vínculo: , Enquadramento Funcional: