Flávio Teodoro Dias

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Professor e Coordenador Universitário, mais de 20 anos de experiência na área de gestão de produção, atuando como Supervisor de Produção, Gerente de Planejamento e Controle de Produção e Gerente Industrial. Técnico Extensionista da APEX-BRASIL do projeto PEIEX, atuando no diagnóstico e implantação de melhorias nas seguintes áres: Gestão Estratégica, Finanças e Custos, Capital Humano, Vendas e Marketing, Comércio Exterior e Produto/Produção. Sólidos conhecimentos na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Enxuta, Indicadores de Desempenho, Controle de Qualidade e Controle de Produção.

Informações coletadas do Lattes em 31/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia de Produção

2000 - 2003

Universidade Federal de São Carlos
Título: PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA BASEADA EM INDICADORES DE DESEMPENHO PARA AVALIAÇÃO DE PRINCÍPIOS RELATUIVOS À PRODUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE PRODUTOS PARA O SETOR MÉDICO-HOSPITALAR,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Prof Dr. Flávio César Faria Fernandes
Palavras-chave: Produção Enxuta; Controle de Produção; Controle de Qualidade; Indicadores de Desempenho.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Planejamento de Instalações Industriais. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção / Especialidade: Suprimentos. Setores de atividade: Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações.

Graduação em Engenharia Mecânica

1990 - 1995

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marino de Oliveira Resende

RESENDE, M. O.; FERNANDES, F. C. F.. Proposta de uma metodologia baseada em indicadoresde desempenho para avaliação de princípios relativos à produção enxuta. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) - Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Maria Rita Pontes Assumpção Alves

ASSUMPÇÃO, M. R. P. A.; REZENDE, M. O.; FERNANDES, Flávio César Faria. Proposta de metodologia baseada em indicadores de desempenho para avaliação de princípios relativos à produção enxuta: estudo de caso em uma empresa do setor de fabricação de produtos médico hospitalar. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação d Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flavio Cesar Faria Fernandes

Proposta de uma metodologia baseada em indicadores de desempenho para avaliação de princípios relativos à produção enxuta: estudo de caso em um fabricante de produtos para o setor médico-hospitalar; 2003; 140 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Flavio Cesar Faria Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, Flávio Teodoro ; GODINHO FILHO, Moacir ; FERNANDES, Flávio César Faria . UMA METODOLOGIA BASEADA EM INDICADORES DE DESEMPENHO. Revista Gestão Industrial (Online) , v. 04, p. 104-122, 2008.

  • DIAS, Flávio Teodoro ; FERNANDES, Flávio César Faria ; GODINHO FILHO, Moacir . Uma metodologia baseada em indicadores de desempenho para avaliação de princípios relativos à Manufatura Enxuta: proposta. In: XXIV ENEGEP-Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004, Florianópolis, SC, Brasil,, 2004.

  • DIAS, Flávio Teodoro ; FERNANDES, Flávio César Faria ; GODINHO FILHO, Moacir . Uma metodologia baseada em indicadores de desempenho para avaliação de princípios relativos à Manufatura Enxuta: estudo de caso em uma empresa do setor médico-hospitalar. In: XXIV ENEGEP-Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004, Florianópolis, SC, Brasil, 2004.

  • NOVELLO, Waldir Parolari ; DIAS, Flávio Teodoro ; BRAILE, Domingo Marcolino . Clinical Evaluation of Oximaster I Membrane Oxygenator.. In: European Medical & Biological Engineering Conference - EMBEC'99, 1999, 1999.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador III, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenador Curso Tecnologia em Logística e Tecnologia em Marketing

  • 2006 - 2014

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

  • 2012 - 2015

    Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Industrial, Carga horária: 44

    Outras informações:
    ? Atuação na área Industrial, liderando equipe de coordenadores e líderes de produção, gerenciando e controlando as atividades de produção, relacionadas à manutenção, planejamento e controle de produção e fabricação. ? Responsável pelo acompanhamento e controle das estratégias na execução dos programas de produção, para melhor desempenho e qualidade no processo. ? Elaboração de cronogramas de fabricação, acompanhando pelo sistema o desempenho da produção e analisando indicadores para alcance das metas. ? Gestão do orçamento de despesas e necessidades de matérias-primas e elaboração do plano de racionalização, redução de custos e plano de investimentos. ? Experiência no gerenciamento e adequação do processo de produção de produtos com os padrões de qualidade exigidos, com conhecimento em Boas Práticas de Fabricação (BPF). ? Gerenciamento de equipes de trabalho, administrando salários, admissões, demissões e promoções, promovendo o desenvolvimento dos colaboradores por meio de cursos e treinamentos.

  • 2005 - 2012

    Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Planejamento Controle Produção, Carga horária: 44

  • 2002 - 2005

    Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Planejamento Controle de Produção, Carga horária: 44

  • 1998 - 2002

    Braile Biomédica Indústria Comércio e Representações

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico Junior, Carga horária: 44

  • 1997 - 1997

    Arcor do Brasil

    Vínculo: Empregado empresa privada, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44

    Atividades

    • 03/1997 - 12/1997

      Direção e administração, Arcor do Brasil, .,Cargo ou função, Cargo administrativo.

  • 1995 - 1995

    University of Delaware

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16

    Atividades

    • 09/1995 - 12/1995

      Estágios , Center For Composite Materials, .,Estágio realizado, Acompanhamento no estudo sobre a durabilidade e as características ambientais do concreto polimérico - preparação de espécime, análise flexural e estrutural, análise térmica..

  • 2016 - 2018

    RIOQUÍMICA SA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE INDUSTRIAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Efetuar estudos de viabilidade de novas tecnologias visando melhor eficiência produtiva; ? Efetuar adequações de processos e layout dos setores produtivos visando melhor eficiência produtiva; ? Garantir que os procedimentos padrão estabelecidos que visam a qualidade dos produtos sejam rigorosamente cumpridos pelos setores produtivos; ? Preparar o plano orçamentário anual de produção, em função das expectativas de vendas, visando à otimização da capacidade das instalações e outros recursos produtivos disponíveis; ? Garantir atendimento à previsão orçamentária de custos fixos diretos e indiretos de operações; ? Prever e planejar os aspectos econômicos das ordens de produção, a mão-de-obra e quantidade de materiais consumidos, visando identificar oportunidades ou alternativas que permitam redução de custos; ? Elaborar e submeter a Diretoria Geral indicadores que comprovem a eficiência produtiva justificando os possíveis desvios; ? Elaborar e estabelecer novas políticas e ferramentas da qualidade que contribuam para melhoria contínua do processo produtivo; ? Supervisionar o departamento de manutenção aprovando os cronogramas de manutenção corretiva e preventivas e procedimentos do setor referente às produções; ? Participar da execução de auditorias e inspeções, visando identificar necessidades de alterações ou modificações que permitam o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação - BPF;

  • 2015 - 2016

    Agência de Promoção de Exportações do Brasil

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico Extensionista PEIEX, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Técnico Extensionista da APEX-BRASIL do Projeto Extensão Industrial Exportadora - PEIEX, atuando no diagnóstico e implantação de melhorias nas seguintes áreas: Gestão Estratégica, Finanças e Custos, Capital Humano, Vendas e Marketing, Comércio Exterior e Produto/Produção.