Cassiano de Almeida Barros

É bacharel (2001 - Música - Regência e Cravo), mestre (2006) e doutor (2011) em Música pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e licenciado (2017) em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência na docência no ensino superior, na formação de músicos e professores de música. Atua também como professor de música na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), inclusive com experiência no ensino de música para crianças e jovens com necessidades especiais. Dedica-se principalmente ao ensino e à pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia, História da Teoria Musical (poéticas antigas e retórica musical), Regência e Educação Musical.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2007 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816)
Helena Jank. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Koch, Heinrich Christoph; Retórica; Estética; Análise musical; Classicismo na Música.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise musical. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Fundamentos Teóricos Musicologia. Setores de atividade: Educação Superior; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.

Mestrado em Música

2003 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: A orientação retórica do processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793) de H. C. Koch,Ano de Obtenção: 2006
Helena Jank.Palavras-chave: Koch, Heinrich Christoph; Música; Retórica; Classicismo na Música.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Estética. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Teoria Musical. Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Graduação em Música - Modalidade Instrumento - Cravo

1998 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Concerto de Formatura
Orientador: Edmundo P. Hora

Graduação em Música - Modalidade Regência

1996 - 2001

Universidade Estadual de Campinas
Título: Concerto de Formatura
Orientador: Eduardo Augusto Ostergren/Henrique Gregori Neto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Retórica Musical. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Capacitação para elaboradores e revisores de itens. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação dos Avaliadores do Basis. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação para elaboradores e revisores de itens. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Formação Pedagógica em EaD. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2005 - 2005

A Psicopedagogia Revendo o Papel do Professor no N. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, SIEEESP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em 24º Curso Internacional de Verão. , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em XII Festival Internacional de Música Colonial Bras. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2000 - 2000

Baixo Contínuo e Improvisação na Música Barroca. , Consevatório Musical Brooklin São Paulo, CMBROOKLIN-SP, Brasil.

2000 - 2000

A Técnica de J S Bach Para Os Instrumentos de Tecl. , Sociedade Bach de São Paulo, SOC. BACH, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em X Festival Internacional de Música Colonial Brasil. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em XVII Oficina de Música de Curitiba. , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em IX Festival Internacional de Música Colonial Brasi. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

1998 - 1998

O Canto Sob Uma Perspectiva Histórica. , Sociedade Bach de São Paulo, SOC. BACH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Retórica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Estética.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Curso de Música-Licenciatura/UNIMEP ; Centro Acadêmico ; BARROS, Cassiano de Almeida . 5a. Semana da Música. 2013. (Congresso).

BARROS, Cassiano de Almeida ; MARIOTTI, A. J. P. ; RESENDE, Joana Praconi . 4a. Semana da Música. 2012. (Congresso).

BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. ; KUHL, P. M. ; CARPENA, L. B. ; VIDEIRA, M. . 4º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2012. (Congresso).

BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. ; KUHL, P. M. . 3º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2011. (Congresso).

Curso de Música-Licenciatura/UNIMEP ; Pastoral Universitária ; Núcleo Universitário de Cultura ; BARROS, Cassiano de Almeida ; AMSTALDEN, J. C. . Lutero e a Música. 2011. (Concerto).

BARROS, Cassiano de Almeida ; MARIOTTI, A. J. P. ; BATISTA, D. L. C. P. ; Centro Acadêmico . 3a. Semana da Música. 2011. (Congresso).

BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. ; KUHL, P. M. ; JUSTI, K. R. K. . 2º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. 2010. (Congresso).

LUCAS, M. I. ; BARROS, Cassiano de Almeida ; KUHL, P. M. . 1º Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro de Pós-Doutorandos da USP.A poética musical de J. Burmeister (1566-1629). 2018. (Encontro).

I Panorama dos Estudos Poéticos e Retóricos no Brasil.A compositio elocutiva como lugar do exercício da poética musical. 2018. (Simpósio).

VIII Simpósio Internacional de Musicologia.A relação entre a compositio retórica e a composição musical no marco da Musica Poetica alemã. 2018. (Simpósio).

X Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII.Seguindo os passos das musas quinhentistas com a luneta de J. Burmeister (1566-1629). 2018. (Encontro).

XI Encontro de Educação Musical da Unicamp.Educação musical nas escolas públicas do Estado de São Paulo: o material didático de acordo com os professores de Artes. 2018. (Encontro).

IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Hermenêutica e Análise Musical. 2017. (Encontro).

VI Jornada de Estudos em Educação Musical. A formação musical de músicos dedicados à música caipira em Piracicaba/SP na primeira metade do século XX. 2016. (Congresso).

VI Jornada de Estudos em Educação Musical. A percepção musical e a apreciação musical: revisão de conceitos. 2016. (Congresso).

I Encontro sobre a Formação em Música na Universidade.O Ensino da Apreciação Musical na Formação de Professores de Música: o papel das perguntas mediadoras. 2014. (Encontro).

11a. Mostra Acadêmica.Educação Musical e Inclusão Social. 2013. (Seminário).

VI Encontro de Educação Musical da Unicamp.O Perfil do Aluno Ingressante no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP. 2013. (Encontro).

10a. Mostra Acadêmica.14o. Seminário de Extensão. 2012. (Simpósio).

Simpósio sobre o Ensino da Música na Educação Básica. 2012. (Simpósio).

9a. Mostra Acadêmica.Coordenador de Sessão de Trabalhos do 13o. Seminário de Extensão da UNIMEP. 2011. (Seminário).

I Coloquio Nacional de Retórica e I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estúdios Retóricos. La retórica musical de H. C. Koch (1749-1816). 2010. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Retórica. A relação entre o numerus retórico e o rhythmus musical segundo o pensamento musical alemão setecentista. 2010. (Congresso).

II Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.Novos Contextos da Retórica Musical. 2010. (Encontro).

II Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII.A Retórica e a Música. 2010. (Encontro).

I Simpósio Internacional para a Pedagogia da História da Música.A História da Música como fundamento para as práticas interpretativas. 2010. (Simpósio).

Colóqui Dido e Enéias.A imitação como princípio criativo da música dramática, segundo Thomas Twining (1735-1804). 2009. (Seminário).

Congresso "La Cultura del Barroco Español e Iberoamericano y su Contexto Europeo". De la Poética a la Estética: Estudio de la relación entre los conceptos de imitación y expresión en el marco de la musica poetica alemana. 2009. (Congresso).

I Encontro Estadual de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII.O conceito de imitação na poética musical de H. C. Koch. 2009. (Encontro).

III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Musica Poetica = Musica Prophetica - o advento da música luterana. 2009. (Encontro).

Seminários de Retórica.Música e Retórica. 2009. (Seminário).

O Fenômeno Metastásio em Portugal. 2007. (Seminário).

XVII Congresso da ANPPOM. As observações sobre o ensino da composição musical no Compêndio de Música (1806) do Frei Domingos de S.J. Varella - uma abordagem hermenêutica. 2007. (Congresso).

Congresso e Feira de Educação SABER. 2005. (Congresso).

Congresso e Feira de Educação SABER. 2004. (Congresso).

Primeiro Encontro de Regência Orquestral da Unicamp. 2002. (Encontro).

IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Estudo das técnicas improvisatórias do século XVII ao cravo, através dos ?Préludes non Mesurés? de Louis Couperin. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernando Schlithler da Fonseca Cardoso

BARROS, Cassiano de Almeida; LUCAS, M. I.; ZWILLING, C.. A contemplação de Deus no espelho da música: a musica speculativa no tratado Speculum Musicae - um estudo sobre a musica speculativa medieval e seu context filosófico e teológico a partir da leitura dos capítulos introdutórios do Livro I do tratado Speculum Musicae (c. 1340). 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Emilia Helena Garces

BARROS, Cassiano de Almeida; LUCAS, M. I.; PASCHOAL, S.. O Sturm und Drang de Joseph Haydn: uma revisão da nomenclatura segundo as preceptivas setecentistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Delphim Rezende Porto Junior

LUCAS, M. I.; KUHL, P. M.; ZWILLING, C.;BARROS, Cassiano de Almeida; FURLAN, M.. Preceptivas Humanistas e Musicais da Tratadística Quinhentista. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nathália Domingos

LUCAS, M. I.;BARROS, Cassiano de Almeida; NOGUEIRA, M. F. P.; ZWILLING, C.; VIDEIRA, M.. Um estudo da solmização e do contraponto através de tratados ingleses de música prática nos séculos XVI e XVII. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Noara de Oliveira Paoliello

BARROS, Cassiano de Almeida; LUCAS, M. I.; KUHL, P. M.; VIDEIRA, M.; MONTEIRO, E. H. S.. Telemann e a França: gênero e estilo nos quartetos de Telemann e a inovação dos Nouveaux Quatours. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: SERGIO DE CARVALHO OLIVEIRA

MONTEIRO, E. H. S.; LUCAS, M. I.; JANK, H.; VIDEIRA, M.;BARROS, Cassiano de Almeida. Aspectos da Linguagem Organística em Das Wohltemperierte Clavier - 'O cravo bem temperado' - estilo antigo e temperamento moderno. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Noara de Oliveria Paoliello

BARROS, Cassiano de Almeida; LUCAS, M. I.; JANK, H.. Uma Investigação sobre Gênero e Gosto em Telemann: os quartetos de Paris. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Angelo Dias

BARROS, Cassiano de Almeida; JANK, H.; GOMES, H. C.. O Papel do Contraponto no Desenvolvimento da Harmonia: uma abordagem a partir do baixo contínuo italiano no século XVII. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberto Dorigatti

LUCAS, M. I.;BARROS, Cassiano de Almeida; GALLE, H.. O bom gosto musical no Ensaio sobre uma Instrução para tocar a Flauta Transversal, de Johann Joachim Quantz (1752). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Emilia Helena Garces

BARROS, Cassiano de Almeida; LUCAS, M. I.; PASCHOAL, S.. O Sturm und Drang Musical: uma revisão de termo através do quarteto de cordas sol menor opus 20 de Haydn sob o olhar das perspectivas musicais no século XVIII. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Música) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luciano Silveira Pereira

JANK, H.; PERSONE, P. A.;BARROS, Cassiano de Almeida. Aspectos da performance historicamente informada no repertório setecentista para clarinete. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

BARROS, Cassiano de Almeida; SOUZA, J. M.; COSTA, B.. Banca de Seleção Docente para a Faculdade de Ciências Humanas da UNIMEP - Coordenação de Estágios do Curso de Música-Licenciatura. 2016. Universidade Metodista de Piracicaba.

MENDES, J. J. F.; SATOMI, A. L.;BARROS, Cassiano de Almeida. Banca de Seleção Docente para a área de Educação Musical - UNIPAMPA/Campus Bagé. 2012. Universidade Federal do Pampa.

BARROS, Cassiano de Almeida; FAVETTA, L. R. A.; MACHADO, F. B.. Banca de Seleção Docente para a Faculdade de Ciências Exatas e da Natureza da UNIMEP. 2011. Universidade Metodista de Piracicaba.

BARROS, Cassiano de Almeida; MARIOTTI, A. J. P.; FAVETTA, L. R. A.. Banca de Seleção Docente para as disciplinas Estágio Supervisionado: Elaboração de Projetos I, Estágio Supervisionado: Elaboração de Projetos II, Princípios de Técnica Vocal e Prática Pedagógica de Técnica Vocal. 2011. Universidade Metodista de Piracicaba.

BARROS, Cassiano de Almeida; FLORES, D. G.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música do Conservatório Brasileiro de Música - CBM-CEU. 2018. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

BARROS, Cassiano de Almeida; LEAO, E.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Violão da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BARROS, Cassiano de Almeida; VICENTE, E.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Violoncelo da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. 2018. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BARROS, Cassiano de Almeida; BORNE, L. S.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Musicoterapia da Faculdades EST. 2018. Faculdade EST.

BARROS, Cassiano de Almeida; TEIXEIRA, L. M.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Licenciatura da Universidade Vale do Rio Verde - UninCor. 2017. Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

BARROS, Cassiano de Almeida; VETROMILLA, C. D.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Composição da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. 2017. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BARROS, Cassiano de Almeida; CARVALHO, V. L.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Canto da Universidade de Passo Fundo - UPF. 2017. Universidade de Passo Fundo.

BARROS, Cassiano de Almeida; MONTI, E. M. G.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Instrumento da Universidade de Passo Fundo - UPF. 2017. Universidade de Passo Fundo.

BARROS, Cassiano de Almeida; CARVALHO, V. L.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música Popular da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

BARROS, Cassiano de Almeida; LEAO, E.. Avaliação do Curso de Música-Licenciatura da Faculdades EST - São Leopoldo/RS. 2016. Faculdades EST.

BARROS, Cassiano de Almeida; TEIXEIRA, L. M.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Percussão da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

BARROS, Cassiano de Almeida; GOMES, M. S.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Piano da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, Cassiano de Almeida; SILVA, A. R. E.. Avaliação do Curso Superior de Formação Sequencial em Música Popular da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. 2014. Universidade Federal da Paraíba.

BARROS, Cassiano de Almeida; SANTORO, S.. Avaliação do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Cariri - UFCA. 2014. Universidade Federal do Cariri.

BARROS, Cassiano de Almeida; FLORES, D. G.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música - habilitação em Bandolim da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BARROS, Cassiano de Almeida; NUNES, H. M. S.. Avaliação do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Acre - UFAC. 2014. Universidade Federal do Acre.

BARROS, Cassiano de Almeida; VETROMILLA, C. D.. Avaliação do Curso de Música-Bacharelado em Violino da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. 2014. Universidade Federal de Pelotas.

BARROS, Cassiano de Almeida; NUNES, H. M. S.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música-Canto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

BARROS, Cassiano de Almeida; GOMES, M. S.. Avaliação do Curso de Música-Licenciatura - habilitação em violoncelo da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

BARROS, Cassiano de Almeida; SANTORO, S.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música - habilitação em Contrabaixo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

BARROS, Cassiano de Almeida; SANTORO, S.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música - habilitação em violino da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

BARROS, Cassiano de Almeida; FLORES, D. G.. Avaliação do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 2013. Universidade Federal de Campina Grande.

BARROS, Cassiano de Almeida; MATTOS, M. F. S. C. G.. Avaliação do Curso de Música-Licenciatura da Faculdade Batista do Rio de Janeiro - FBRJ. 2013. Faculdade Batista do Rio de Janeiro.

BARROS, Cassiano de Almeida; PRESOTTO, E. A.; MARIOTTI, A. J. P.. Seminário de Projetos de TCC do Curso de Pedagogia da Unimep. 2012. Universidade Metodista de Piracicaba.

BARROS, Cassiano de Almeida; BATISTA, D. L. C. P.. Prova de Habilidade Específica em Música - Vestibular UNIMEP/2012. 2011. Universidade Metodista de Piracicaba.

BARROS, Cassiano de Almeida; BATISTA, D. L. C. P.. Prova de Habilidade Específica em Música - Vestibular UNIMEP/2011. 2011. Universidade Metodista de Piracicaba.

BATISTA, D. L. C. P.;BARROS, Cassiano de Almeida. Prova de Habilidade Específica em Música - Vestibular UNIMEP/2011. 2010. Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vicente de Paulo Justi

Jank, Helena; Ostergren, Eduardo; Mugayar Kuhl, Paulo;Justi, Vicente de Paulo. A oreintação retórica no processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Sem Informação) - Unicamp - Instituto de Artes.

Eduardo Augusto Ostergren

Jank, HelenaOstergren, Eduardo. Exame de Qualificação de Mestrado - ?A orientação retórica no processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793) de H.C. Kock?.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes (Música)) - Instituto de Artes da UNICAMP.

Edmundo Pacheco Hora

HORA, E. P.; LUCAS, M.. A orientação retórica no processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793) de H.C. Koch.. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Mônica Isabel Lucas

JANK, Helena;LUCAS, M. I.; HORA, Edmundo Pacheco. A orientação retórica no processo de composição do Classicismo observada a partir do tratado Versuch einer Anleitung zur Composition de H. C. Koch. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Mônica Isabel Lucas

JANK, Helena;LUCAS, M. I.; MUHANA, A.; KÜHL, Paulo Mugayar; OSTERGREN, E. A.. As relações entre a gramática musical, a retórica e a estética, no marco da teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816). 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Adma Fadul Muhana

MUHANA, A.; Lucas, M.; KUHL, P.; JANK, H.; Ostergren, E.A.. As Relações entre a gramática musical, a retórica e a estética, no marco da teoria fraseológica-musical de H.C.Koch. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Jank

JANK, H.; LUCAS, Monica Isabel; HORA, Edmundo Pacheco. A orientação retórica no processo de composição do Classicismo, observada a partir do trtado "Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793)", de H.C.KOCH. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Jank

JANK, H.; LUCAS, Monica Isabel; MUHANA, Adma Fadul; KÜHL, Paulo Mugayar;OSTERGREN, Eduardo A. As relações entre a gramática, a retórica e a estética, no marco da teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Jank

JANK, H.; HORA, Edmundo Pacheco;KAYAMA, Adriana G. Monografia de Doutorado: As observações sobre o ensino da composição musical, no Compêndio de Música (1806) do Frei Domingos de S. J. Varella - uma abordagem hermenêutica.. 2007. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Helena Jank

JANK, H.; KÜHL, Paulo Mugayar; LUCAS, Monica Isabel. As relações entre a gramática , a retórica e a estética, no marco da teoria fraseológico-musical de H.H.Koch (1749-1816). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Diego Caetano Ruiz

As Práticas Pedagógicas no Curso de Publicidade e Propaganda - Eficiências e Deficiências; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Rafael Silveira dos Santos

A contribuição da tecnologia nos Cursos Superiores de Graduação à Distância; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Elói Daibello

O Peril do Tutor e as Competências deste Profissional de acordo com os Referenciais de Qualidade para a Educação Superior à Distância do MEC; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Victor Hugo Fiorio Ribeiro dos Santos

A relação entre a música de G; Verdi e o Risorgimento Italiano; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Joelder da Cruz Santos

A produção sonora no trombone em métodos de iniciação ao instrumento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Joaquim Correia Soares Filho

A improvisação na MPB: o conhecimento prático de dois professores de guitarra; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Amanda Antônio de França

A Arte Impressionista: a relação entre a música de C; Debussy e a pintura de J; Whistler; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Nathanael do Nascimento Breda

O virtuosismo no Hard Rock norte-americano da década de 1980; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Aline Raquel Costa de Oliveira

Educação Musical nas Escolas Públicas do Estado de São Paulo: o material didático de acordo com os professores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Josiele Araujo Teixeira dos Santoa

A importância da improvisação na formação do cantor da MPB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Ana Carolina Martins Ferrari

Método Suzuki: Análise do processo de formação musical pelo ensino do piano; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Wellington Carvalho Gonzaga

O Panorama histórico da trilha musical cinematográfica e a interação entre as linguagens musical e cênica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Emily Emanuelli Longatto

L; v; Beethoven e o ofício da composição no século XIX; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Bruno Alexandre Aguilar Voigt

A Formação de Músicos dedicados à Música Caipira em Piracicaba/SP na primeira metade do século XX; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Cristiele Araújo dos Santos

A relação entre os conceitos de Percepção Musical e Apreciação Musical: revisão de conceitos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Rebeca Barbosa de Oliveira

A Construção de Sentido e Valor da Música na Experiência de Apreciação Musical; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Licenciatura) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Juliana de Abreu Mantovani

O Perfil do Aluno Ingressante no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Licenciatura) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Vanderlei Fondelo Junior

Monitoria da disciplina Teclado II do Curso de Música-Licenciatura; 2016; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Gabriela Moreira

Monitoria da disciplina Teclado II do Curso de Música-Licenciatura; 2016; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Husani Isaque de L

Toledo; Monitoria da disciplina Apreciação Musical; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Guilherme Ramos Leonardo Pavioto

Monitoria da disciplina Apreciação Musical; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Suzana Alves Cabral

Monitoria da disciplina Prática Pedagógica de Regência Coral; 2014; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Ester Ferreira Leite

Educação Musical e Inclusão Social; 2012; Orientação de outra natureza; (Música - Licenciatura) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Bruno Alexandre Aguilar Voigt

Educação Musical e Inclusão Social; 2012; Orientação de outra natureza; (Música - Licenciatura) - Universidade Metodista de Piracicaba, Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Felipe Vecchini

Monitoria da disciplina Percepção Musical: Grafia; 2011; Orientação de outra natureza; (Música - Licenciatura) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Cassiano de Almeida Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leandro Henrique Siena

A Percepção Musical e Sua Relação Com a Apreciação Musical; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Arte) - Centro Universitário Claretiano de Batatais; Orientador: Leandro Henrique Siena;

Mônica Isabel Lucas

2018; Universidade de São Paulo,; Monica Isabel Lucas;

Helena Jank

A orientação retórica no processo de composição do Classicismo, observada a partir do tratado VERSUCH EINER ANLEITUNG ZUR COMPOSITION (1782-1793) de H; C; Koch; 2006; 132 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Helena Jank;

Helena Jank

As relações entre a gramática musical, a retórica e a estética, no marco da teoria fraseológico-musical de H; C; Koch (1749-1816); 2011; Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Helena Jank;

Helena Jank

A Música Clássica a partir da teoria musical de H; C; Koch (1749-1816) - parâmetros de análise; 2007; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Helena Jank;

Helena Jank

Elementos de improvisação em prelúdios non-mésurés, sua aplicação no baixo contínuo; 2000; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Helena Jank;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARROS, Cassiano de Almeida . A Lógica da expressão musical no Classicismo: uma revisão dos tratados de H. C. Koch. PER MUSI (ONLINE) , v. 2018, p. 1-16, 2018.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . O contexto de produção e recepção dos quartetos opus 10 de W. A. Mozart. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 24, p. 55-70, 2018.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . O conceito de imitação na poética musical de H. C. Koch. Música Hodie , v. 9, p. 29-46, 2010.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . O conceito de estrutura musical de H.C. Koch (1749-1816) e sua função no processo de análise da música clássica. ICTUS (PPGMUS/UFBA) , v. 8, p. 239-257, 2007.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Sobre a música erudita. Jornal Folha Cidade, Piracicaba/SP, p. 5 - 5, 05 jun. 2014.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; NASCIMENTO, Andreia M. M. ; OLIVEIRA, A. R. C. . Educação musical nas escolas públicas do Estado de São Paulo: o material didático de acordo com os professores de Artes. In: XI Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2018, Campinas/SP. Anais do XI Encontro de Educação Musical da Unicamp. Campinas/SP: Unicamp/IA, 2018. v. 1. p. 113-121.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . A relação entre a compositio retórica e a composição musical no marco da Musica Poetica alemã. In: VIII Simpósio Internacional de Musicologia, 2018, Pirenópolis/GO. Anais do VIII Simpósio Internacional de Musicologia. Goiânia/GO: EMAC/UFG, 2018. v. 1. p. 116-125.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; VOIGT, Bruno Alexandre Aguilar . A formação dos músicos dedicados à música caipira em Piracicaba/SP na primeira metade do século XX. In: VI Jornada de Estudos em Educação Musical, 2016, São Carlos/SP. Anais da VI Jornada de Estudos em Educação Musical. São Carlos: Edufscar, 2016. v. 1. p. 254-261.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; SANTOS, Cristiele Araujo Teixeira . A percepção musical e a apreciação musical: revisão de conceitos. In: VI Jornada de Estudos em Educação Musical, 2016, São Carlos. Anais da VI Jornada de Estudos em Educação Musical. São Carlos: Edufscar, 2016. v. 1. p. 205-313.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . O Ensino da Apreciação Musical na Formação de Professores de Música: o papel das perguntas mediadoras. In: I Encontro sobre a Formação em Música na Universidade, 2014, Campinas/SP. Anais do I Encontro sobre a Formação em Música na Universidade. Campinas: Editora da Unicamp, 2014. v. 1. p. 1-4.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; OLIVEIRA, Rebeca Barbosa . A Construção de Sentido e Valor da Música na Experiência de Apreciação Musical. In: III Jornada de Estudos em Educação Musical, 2013, São Carlos. Anais da III Jornada de Estudos em Educação Musical. São Carlos/SP: UFSCar, 2013. v. 1. p. 131-139.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; MANTOVANI, J. A. . O Perfil do Aluno Ingressante no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP. In: VI Encontro de Educação Musical, 2013, Campinas. Anais do VI Encontro de Educação Musical. Campinas: Editora da Unicamp, 2013. v. 1. p. 1-5.

  • MANTOVANI, J. A. ; BARROS, Cassiano de Almeida . O Perfil do Aluno Ingressante no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP. In: Congresso Nacional de Iniciação Científica - Conic-Semesp, 2013, Campinas. Anais do Congresso Nacional de Iniciação Científica do Semesp - Conic-Semesp, 2013. v. 1. p. 1-8.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . La retórica musical de H. C. Koch (1749-1816). In: I Coloquio Nacional de Retórica e I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estúdios Retóricos, 2010, Buenos Aires. Actas del I Coloquio Nacional de Retórica y I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos. Buenos Aires: Asociación Argentina de Retórica - Universidad de Buenos Aires, 2010. v. 1. p. 905-911.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Musica Poetica = Musica Prophetica - o advento da música luterana. In: III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirão Preto. Anais do III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009. v. I. p. 1-10.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . De la Poética a la Estética: Estudio de la relación entre los conceptos de imitación y expresión en el marco de la musica poetica alemana. In: Congresso, 2009, Varsóvia. Actas del Congreso Internacional "La Cultura del Barroco", 2009. v. 1. p. 1-10.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; JANK, H. . Observações sobre o ensino da composição musical no Compêndio de Música (1806) do Frei Domingos de S.J. Varella: uma abordagem hermenêutica. In: XVII Congresso da ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2007. v. I. p. 1-15.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Hermenêutica e Análise Musical. In: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. Anais do 4o. Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. São Paulo: Editora da USP, 2017. v. 1. p. 27-28.

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; MANTOVANI, J. A. . O Perfil do Aluno Ingressante no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP. In: IV Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2013, Campinas/SP. Caderno de Resumos do IV Encontro de Educação Musical da Unicamp, 2013. v. 1. p. 21-22.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . La retórica musical de H. C. Koch (1749-1816). In: I Coloquio Nacional de Retórica e I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estúdios Retóricos, 2010, Buenos Aires. Libro de Resúmenes del I Coloquio Nacional de Retórica y I Jornadas Latinoamericanas de Investigación en Estudios Retóricos. Buenos Aires: Libro X, 2010. v. 1. p. 103-104.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . A relação entre o numerus retórico e o rhythmus musical segundo o pensamento musical alemão setecentista. In: I Congresso Brasileiro de Retórica, 2010, Ouro Preto/MG. I Congresso Brasileiro de Retórica. Belo Horizonte/MG: Faculdade de Letras da UFMG, 2010. v. 1. p. 11-11.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Estudo das técnicas improvisatórias do séc. XVII ao Cravo, através dos Préludes non Mesurés de Louis Couperin. In: IX Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2001, Campinas. IX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2001. v. 1.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . La composición musical según H. C. Koch (1749-1816). Resonancias (Santiago) , 2018.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Una propuesta para el enfoque de la Musica Poetica alemana. 4' 33" - Revista on line de Investigación Musical (Buenos Aires) , 2017.

  • BARROS, Cassiano de Almeida . A relação entre a compositio retórica e a composição musical no marco da Musica Poetica Alemã. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Seguindo os passos das musas quinhentistas com a luneta de J. Burmeister (1566-1629). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . A poética musical de J. Burmeister (1566-1629). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . A Invenção e a Disposição na Retórica Musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Hermenêutica e Análise Musical. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; OLIVEIRA, Rebeca Barbosa . A Construção de Sentido e Valor da Música na Experiência de Apreciação Musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Educação Musical e Inclusão Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; MANTOVANI, J. A. . O perfil do Aluno Ingressante no Curso de Música-Licenciatura da UNIMEP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . O conceito de imitação na poética musical de H. C. Koch. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, Cassiano de Almeida . Notas de Programa para o Concerto da OSUSP de 03/03/2018. São Paulo: OSUSP, 2018 (Notas de Programa de Concerto).

  • BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. . Apresentação da Revista Musica Hodie. Goiânia, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BARROS, Cassiano de Almeida ; CAMPOS, G. . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 01. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; FERREIRA, A. K. . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 02. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; PARDIM, Wagner. . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 03. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; GRANADO, Ciro. . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 04. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; FUNES, L. M. . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 05. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; REIS, Gabriela . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 06. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; AGUIAR, Robson . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 07. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; LADEIA, Larissa . Conversa ao Pé do Ouvido - Episódio 08. 2017.

BARROS, Cassiano de Almeida ; MENDES, A. . O Aluno da Licenciatura em Música e sua Formação. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. . Música. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. . Retórica Musical. 2009; Tema: Retórica Musical. (Site).

BARROS, Cassiano de Almeida . Aperfeiçoamento em Regência Coral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, Cassiano de Almeida . Oficina de Música: a importância da música no desenvolvimento da criança e o seu lugar na Educação Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, Cassiano de Almeida . Introdução à Regência Coral. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, Cassiano de Almeida . Metodologia de Pesquisa em Música. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, Cassiano de Almeida ; Curso de Música-Licenciatura/UNIMEP . Oficina de Contraponto. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, Cassiano de Almeida . Oficina de Música Renascentista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, Cassiano de Almeida . Análise retórica do repertório alemão setecentista. 2011. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . Workshop de Análise Retórica do Repertório Musical do século XVIII. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, Cassiano de Almeida . Apostila do Workshop de Análise Retórica do Repertório Musical do Século XVIII. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

BARROS, Cassiano de Almeida . Retórica Musical (Site). 2010. (Site).

BARROS, Cassiano de Almeida . A Retórica Musical segundo a Anleitung zur Composition de H.C. Koch (Palestra). 2010. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . A invenção na Musica Poetica (Palestra). 2009. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . A Poética da Música Medieval (Palestra). 2009. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . A Dispositio Retórica (Palestra). 2009. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . A análise retórico-musical (palestra). 2009. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . A Invenção Retórica e Musical (Palestra). 2008. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . A Disposição Retórica e Musical (Palestra). 2008. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . As Paixões da Alma - o caminho para a persuasão na música barroca (Palestra). 2008. (Palestra).

BARROS, Cassiano de Almeida . III Festival de Música de Ourinhos - cursos de Regência e Prática de Coro Adulto. 2003. .

BARROS, Cassiano de Almeida ; MALUF, J. ; FEIMEP, O. 5. ; ZALAI, Antal . Concerto de Encerramento do 5o. Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba/SP. 2014. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; BELLO, E. . Concerto de Encerramento do III Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba/SP. 2012. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; BELLO, E. . Concerto da Orquestra de Câmara do III FEIMEPI. 2012. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Camerata Unimep . Concerto da Camerata UNIMEP. 2012. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; AMSTALDEN, J. C. ; Núcleo Universitário de Cultura ; Pastoral Universitária ; Curso de Música-Licenciatura/UNIMEP . Lutero e a Música. 2011. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; LUCAS, M. I. ; FIAMINGHI, L. H. . Concerto de Abertura do I Congresso Brasileiro de Retórica. 2010. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . XXX Concertos do Advento - Recital de Piano. 2008. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . Música no Mosteiro - Concerto de Natal. 2007. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . 5º Concerto da temporada 2004 da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida . Mira Ira. 2004. Arranjo.

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto do 9º Aniversário da Orquestra Filarmônica de Rio Claro. 2004. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto de Abertura da Temporada 2004 da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida ; CLARO, Orquestra Filarmônica de Rio . 26º série de Concertos do Advento. 2004. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; CLARO, Orquestra Sinfônica de Rio ; CLARO, Orquestra Filarmônica de Rio . 26º série de Concertos do Advento. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro Armonico Tributo ; HORA, Edmundo ; MAGALHÃES FILHO, Homero . Bach e Brahms - A Trajetória de dois Gênios. 2004. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; CLARO, Orquestra Sinfônica de Rio . 3º Concerto de Música de Câmara. 2004. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . Por Causa de Você. 2004. Arranjo.

BARROS, Cassiano de Almeida . A Hora e a Vez. 2004. Arranjo.

BARROS, Cassiano de Almeida . A Casa. 2004. Arranjo.

BARROS, Cassiano de Almeida . Abertura da Temporada 2003 da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida ; CLARO, Orquestra Sinfônica de Rio . Concerto Comemorativo do 45º Aniversário do Campus Rio Claro da Unesp. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto de Abertura do 11º Maio Musical. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida ; HABERMANN, Claudia . Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto de Formatura. 2001. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; de BIAGGI, Emerson ; RODRIGUES, Esdras . Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. 2001. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . Recital de Cravo. 2001. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; OSTERGREN, Eduardo Augusto . Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

BARROS, Cassiano de Almeida . Recital de Cravo. 2001. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro Armonico Tributo ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Itau Cultural - Rumos Musicais - Perspectivas - Música Colonial. 2000. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . O Cravo Bem Temperado. 1999. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . Concerto da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. 1999. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro Armonico Tributo ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Festival de Música Antiga Colonial. 1999. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro Armonico Tributo ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Música Inglesa do Século XVII. 1999. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro Armonico Tributo ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Concerto de Lançamento do CD "América Portuguesa". 1999. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro Armonico Tributo ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Magnificat. 1999. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; HORA, Edmundo ; Coro Armonico Tributo ; Orquestra Armonico Tributo . America Portuguesa. 1999. Registro Fonográfico.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Madrigal Cantatimo ; Orquestra de Câmara de Indaiatuba . Concerto de Lançamento do CD "Ladainhas, Lamentos e Ladeiras". 1998. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Sociedade Cultural Cantátimo ; ANTUNES, Marcelo . Ladainhas, Lamentos e Ladeiras. 1998. Registro Fonográfico.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Coro da Sociedade Bach de São Paulo ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Concerto de Estreia do Coro da Sociedade Bach. 1997. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida ; Mdrigal de Música Barroca da Unicamp ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Sociedade Bach de São Paulo - Segundo Concerto da Temporada 1997. 1997. Interpretação.

BARROS, Cassiano de Almeida . 3º Concerto de Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. 2004 (Concerto).

BARROS, Cassiano de Almeida ; CLARO, Orquestra Sinfônica de Rio ; Orquestra Armonico Tributo ; HORA, Edmundo . Concerto de Aniversário da Cidade de Rio Claro. 2004 (Concerto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O processo de composição musical no contexto da Musica Poetica ? estudo comparativo das propostas de J. Burmeister, C. Bernhard e J. Mattheson, Descrição: Este projeto tem como objetivo geral compreender historicamente três processos de composição musical, cada um representativo respectivamente de três momentos históricos distintos da tradição da Musica Poetica alemã, a saber, o de Joachim Burmeister (1606), o de Christoph Bernhard (1660) e o de Johann Mattheson (1739). A partir da comparação entre eles, buscamos identificar semelhanças e diferenças entre os preceitos composicionais apresentados por cada autor, em relação às causas material, formal, final e eficiente de cada proposta; conhecer as referências estilísticas, poéticas e filosóficas de cada um desses autores, enquanto forma de recuperar o horizonte de sentido de suas propostas; compreender a análise musical apresentada por cada autor em seu tratado, enquanto ilustração das teorias compositivas propostas por eles, na perspectiva de desvelar possíveis sentidos, técnicas e processos ocultos pelo distanciamento histórico; e compreender a maneira como cada tratadista materializa a orientação retórica em suas prescrições composicionais e como as reconhece no repertório referenciado. A orientação metodológica adotada será a da hermenêutica gadameriana. Com isso, buscamos contribuir para a compreensão do contexto de produção do repertório musical antigo, reconstruir sua rede de relações, de interlocutores e seus sentidos, conhecer as possíveis formas de realização de cada estilo, pelo que existe em ato, materializado no repertório conhecido, e pelo que existe em potência, descrito nos tratados e manuais como técnica ou princípio poético e/ou estético.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cassiano de Almeida Barros - Coordenador / Mônica Isabel Lucas - Integrante.

  • 2011 - 2013

    A História da Música e as Práticas Musicais, Descrição: Este projeto trata das relações entre a história da música e as práticas musicais. Tem como pressuposto a ideia de que o homem contemporâneo se caracteriza, em parte, por sua consciência histórica, que o situa no tempo e lhe permite abordar o passado, atuar no presente e projetar o futuro, articulando o ser e o agir de maneira significativa. Nesse sentido, estuda os modos de execução, criação e apreciação da música, ao longo da história, a fim de compreender como os princípios, valores, ideias e conceitos vigentes em cada época participam do fenômeno musical e condicionam sua prática até a atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cassiano de Almeida Barros - Coordenador / Mônica Isabel Lucas - Integrante., Financiador(es): Universidade Metodista de Piracicaba - Bolsa.Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio "Prof. Dr. Elias Boaventura" de Educação, pelo Projeto de Extensão intitulado "Educação Musical e Inclusão Social", Câmara de Vereadores de Piracicaba/SP.

1998

1º Lugar - Concurso para obtenção de bolsas de estudos de orgão de tubos, Associação Brasileira de Organistas - São Paulo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2018

    Universidade Metodista de Piracicaba

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2018 - 10/2018

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grafia Musical II, Noções de Regência II, TCC - Pesquisa em Música II, Vivência Coral II, Vivência Coral IV

    • 02/2011 - 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fórum das Licenciaturas, .,Cargo ou função, Membro do Fórum.

    • 01/2011 - 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Curso de Música-Licenciatura, .,Cargo ou função, Presidente do Conselho.

    • 02/2018 - 07/2018

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Grafia Musical I, Noções de Regência I, TCC - Pesquisa em Música I, Vivência Coral III

    • 03/2015 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão.

    • 05/2011 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Docente Estruturante do Curso de Música-Licenciatura, .,Cargo ou função, Coordenador do Núcleo Docente Estruturante.

    • 03/2011 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheiro e Membro da Comissão de Extensão.

    • 01/2011 - 07/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho da Faculdade de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Conselheiro.

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa em Música, Noções de Produção Cultural, Noções de Regência II

    • 01/2011 - 12/2017

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Música - Licenciatura.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 02/2017 - 06/2017

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical I, Apreciação Musical III, Meios Eletrônicos e Música, Noções de Regência I

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical II, Metodologia de Pesquisa em Música, Teclado II

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Contemporânea e Brasileira, Apreciação Musical I, Meios Eletrônicos e Música

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Classicismo e Romantismo, Música Conjunto, Prática Pedagógica de Regência Coral

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Antiguidade ao Barroco, Apreciação Musical: Contemporânea e Brasileira, Noções de Regência Coral, Teclado I

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Classicismo e Romantismo, Música Conjunto, Prática Pedagógica de Regência Coral

    • 03/2013 - 12/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Científico da Política Institucional de Apoio à Pesquisa, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da Política Institucional de Apoio à Pesquisa.

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Antiguidade ao Barroco, Apreciação Musical: Contemporânea e Brasileira, Meios Eletrônicos e Música, Noções de Regência Coral

    • 08/2013 - 02/2014

      Direção e administração, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão.

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Classicismo e Romantismo, Didática Musical, Música-Conjunto, Prática Pedagógica de Regência Coral

    • 08/2012 - 07/2013

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas, Curso de Música - Licenciatura.,Atividade de extensão realizada, Projeto Educação Musical e Inclusão Social.

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical: Antiguidade ao Barroco, Apreciação Musical: Contemporânea e Brasileira, Noções de Regência Coral

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica de Regência Coral, Apreciação Musical: Classicismo e Romantismo, Estágio Supervisionado: Elaboração de Projetos I, Música Conjunto

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções de Regência Coral, Apreciação Musical: Antiguidade ao Barroco, Apreciação Musical: Contemporânea e Brasileira

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica de Regência Coral, Apreciação Musical: Classicismo e Romantismo, Estágio Supervisionado: Elaboração de Projetos I

    • 02/2011 - 07/2011

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções de Regência Coral, Prática Pedagógica Instrumental, Percepção Musical: Grafia, Meios Eletrônicos e Música

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Pedagógica de Regência Coral, Música Conjunto

    • 04/2010 - 07/2010

      Ensino, Música - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções de Regência Coral

  • 2013 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de Cursos de Graduação e IES

  • 2018 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista

  • 2015 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor I, Carga horária: 12

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8

  • 2002 - 2002

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Regente, Carga horária: 0

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estágio supervisionado não rem, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

    Atividades

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação II, Orquestração II

    • 04/2015 - 07/2015

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orquestração I

    • 08/2009 - 12/2009

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Docência Plena das disciplinas MU205 - Estruturação Musical II e MU246 - Harmonia do Classicismo ao Romantísmo.

    • 03/2009 - 07/2009

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Docência Plena Supervisionada das disciplinas MU105 - Turmas A e B - Estruturação Musical I e MU146 - Harmonia do Período Barroco.

    • 08/2008 - 12/2008

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Docência Plena Supervisionada na Disciplina MU205 Turmas A e B - Estruturação Musical II.

    • 03/2008 - 06/2008

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Docência nas disciplinas MS103I e MU054 - Introdução à Retórica Musical.

    • 08/2007 - 12/2007

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Docência plena supervisionada da disciplina MU205 - Estruturação Musical II.

    • 02/2002 - 12/2002

      Estágios , Núcleo de Integração e Difusão Cutural, Orquestra Infanto Juvenil da Unicamp.,Estágio realizado, Regente da Orquestra Infanto-Juvenil da Unicamp.

    • 03/2001 - 12/2001

      Estágios , Instituto de Artes, Departamento de Música.,Estágio realizado, Professor de musicalização infantil na Escola de Ensino Fundamental da Unicamp.

  • 2018 - Atual

    Cooperativa Educacional de Piracicaba

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Professor de Música e Musicalização Infantil da Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

    Atividades

    • 02/2018

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música, Musicalização Infantil

  • 2016 - 2017

    Faculdade de Tecnologia Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 12

    Atividades

    • 10/2016 - 02/2017

      Ensino, Produção Fonográgica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Eventos, Projeto Interdisciplinar em Produção Fonográfica III

  • 2008 - 2008

    Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual, Carga horária: 20

    Outras informações:
    A atuação como tutor virtual ocorreu na disciplina Percepção e Notação Musical 1

  • 2004 - 2008

    Colégio Koelle

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28

    Atividades

    • 01/2004 - 06/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Musicalização Infantil

    • 01/2004 - 06/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Musical

  • 2003 - 2005

    Orquestra Sinfônica de Rio Claro

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador Artístico e Pedagógico, Carga horária: 30

    Atividades

    • 06/2003 - 02/2005

      Direção e administração, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, .,Cargo ou função, Coordenador Artístico e Pedagógico.

    • 06/2003 - 02/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Apreciação Musical, Prática de Coro Adulto, Teoria Musical

  • 2005 - 2007

    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Claro/SP

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 12

    Atividades

    • 02/2005 - 04/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música

  • 2000 - 2001

    Escola de Música de Jundiai Sp

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços

    Atividades

    • 08/2000 - 08/2001

      Ensino, Música Prática de Orquestra, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática de Orquestra

  • 2002 - 2003

    Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

    Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Regente, Carga horária: 0