Ana Laura Godinho Lima

Ana Laura Godinho Lima é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É licenciada em Pedagogia (1996), mestre (1999), doutora (2004) e livre-docente (2020) em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Realizou, como parte das atividades do doutorado, um estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison, sob a orientação do Prof. Dr. Thomas S. Popkewitz. É professora da área de Psicologia da Educação. Suas pesquisas e publicações inserem-se nos campos da Psicologia da Educação e da História da Educação e dedicam-se à análise dos discursos especializados da psicologia sobre a criança e sua educação a partir da perspectiva de uma histórica. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa "O imperativo do desenvolvimento na educação: uma análise dos discursos da psicologia dirigidos aos professores", financiado pela FAPESP e participa dos projetos de pesquisa interinstitucionais "Exclusão escolar na escola brasileira: persistências e resistências (1920-2020)" e "O ensino de história da educação em perspectiva comparada: formação de professores, programas de ensino e manuais disciplinares no Brasil e em Portugal (sécs. XIX e XX)" desenvolvidos com financiamento do CNPq. É pesquisadora associada ao Projeto Temático FAPESP que tem como título SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2000 - 2004

Universidade de São Paulo
Título: O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagogica e da legislacao sobre a crianca-problema
Orientador: em Universidade de Wisconsin-Madison ( Thomas Popkewitz)
com Denice Barbara Catani. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: historia da educaçao; crianca-problema; governo da infância e da família; imprensa periodica educacional; psicologia da educação; bio-poder. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Mestrado em Educação

1997 - 1999

Universidade de São Paulo
Título: De Como Ensinar o Aluno a Obedecer (Um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 e 1965),Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Denice Barbara Catani
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Pedagogia

1993 - 1996

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Contribuições da psicanálise para o entendimento. (Carga horária: 44h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, A. L. G. ; CATANI, D. B. ; SILVA, K. N. ; MENEZES, R. ; AMPARO, P. ; SOUZA, J. ; SILVA, V. B. . Curso de Difusão Cultural "A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos. 2019. (Outro).

LIMA, A. L. G. ; BOTO, C. J. M. C. R. ; CARVALHO, J. S. F. ; AQUINO, J. R. G. ; CUSTODIO, C. O. ; VAL, G. M. ; TRINDADE, C. C. . Jornadas de História e Filosofia da Educação. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos.A transformação da biblioteca pessoal. 2019. (Seminário).

Ana Laura Lima.Efeitos das leituras na personalidade da professora e na formação do aluno: dos livros e outros textos, das condições de vida.. 2019. (Outra).

Mulheres Inovadoras no Ensino (São Paulo, séculos XIX e XX.Mediação da mesa: Ensino Rural, Educação Sanitária e Inovação: trajetórias e práticas. 2019. (Outra).

O Programa de Formação de Professores da USP e a Autonomia Universitária.Mediação da mesa: Balanço e Perspectivas do PFP-USP: a implantação em diferentes unidades. 2019. (Encontro).

40th International Standing Conference for the History of Education. Does ontogenesis reproduce phylogenesis? The Recapitulation Theory in the Discourse of Psychology on Student Development. 2018. (Congresso).

Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoametiericana. O desenvolvimento do aluno na escola seriada: uma análise de discursos da psicologia dirigidos aos professores. 2018. (Congresso).

39 International Standing Conference for the History of Educationa. School, psychology and democracy in the pedagogical discourses of the 1930s and 1940s. 2017. (Congresso).

Congresso Brasileiro de História da Educação. Disciplinas escolares e ensino de história da educação. 2017. (Congresso).

Congresso Brasileiro de História da Educação. A expertise e a techne da psicologia aplicadas à investigação do aluno na escola.. 2017. (Congresso).

Jornadas de História e Filosofia da Educação.Pedagogia, escola e modernidade: governar, ensinar, aprender. 2017. (Seminário).

Jornadas de História e Filosofia da Educação.Escola, psicologia e democracia nos discursos pedagógicos dos anos 1930 e 1940. 2017. (Seminário).

VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Verdades sobre os problemas de aprendizagem na escola e providências para superá-los: uma análise dos discursos da psicologia. 2016. (Outra).

XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Como se explica o mau rendimento do aluno na escola primária? respostas da psicologia educacional na primeira metade do século XX. 2016. (Congresso).

Reunião Anual da ANPEd. É preciso adaptar o ensino às características do aluno. 2015. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE e 37th Annual Conference of the International School Psychology Association - ISPA. Os professores devem adaptar o ensino às características dos alunos: uma análise histórica de um enunciado recorrente na psicologia educacional. 2015. (Congresso).

22o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP/FE.Coordenação da mesa "Educação Infantil". 2014. (Simpósio).

X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O ensino de psicologia nas escolas normais: um estudo a partir de livros didáticos publicados na primeira metade do século XX. 2014. (Congresso).

XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Conhecer e conduzir as crianças: um estudo da literatura sobre a psicologia educacional entre 1931 e 1957. 2014. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Os conhecimentos especializados sobre os problemas de aprendizagem nos manuais de psicologia educacional (1925-1969). 2013. (Congresso).

13o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Recomendações para a administração das diferenças individuais. 2012. (Seminário).

IIème Séminaire International Transdisciplinaire sur le bébé: compétences du bébé et intervencion précoce.La relation mère-bébé dans le discours maternels: une étude des manuels, blogss et revues de bébés. 2011. (Seminário).

VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Infância, juventude e relações de gênero na História da Educação. Os médicos diante da criança-problema: um exame das recomendações feitas às mães e às professoras. 2010. (Congresso).

IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana. A educação da mãe-enfermeira e o futuro da nação: um estudo a partir de manuais de puericultura (1919-1968). 2009. (Congresso).

I Congreso Internacional sobre Profesorado Principiante e Inserción a la Docência. Programa de supervisión de la práctica curricular de profesores de ciências: uma aproximación a la experiencia de licenciatura em ciências de naturaleza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil. 2008. (Congresso).

IV Encontro Nordestino sobre Psicanálise e Clínica com Bebês: as interfaces da clínica com bebês.O governo da relação mãe-bebê: descrições do recém-nascido nos manuais de puericultura publicados no Brasil entre 1918 e 1968. 2007. (Encontro).

VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Os pediatras e o governo da relação mãe-bebê: um estudo histórico dos usos da estatística nos manuais de puericultura publicados no Brasil. 2007. (Congresso).

II Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica. A inscrição do recém-nascido no campo da maternidade: um estudo de manuais de puericultura publicados no Brasil: 1918-1968. 2006. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.Apresentação da comunicação: A maternidade entre a natureza e a ciência: um estudo histórico de manuais de puericultura: 1918-1968. 2006. (Seminário).

VI Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao: Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de historia da educacao. A educacao da mae enfermeira: um estudo dos manuais de puericultura no Brasil entre 1918 e 1941. 2006. (Congresso).

Contribuicoes da Universidade para as questoes da infancia e juventude: aspectos da educacao.Palestra: De onde vem a crianca problema? Um estudo da literatura educacional.. 2005. (Outra).

III Seminario Docomomo Estado de Sao Paulo: Permanencia e Transitoriedade do Modernismo Paulista.Apresentacao da Comunicacao: Modernas escolas na cidade de Sao Paulo - marcos historicos na paisagem urbana: Ramos de Azevedo e Helio Duarte. 2005. (Seminário).

I Seminario Internacional: enfoques feministas e o seculo XXI: feminismo e universidade na America Latina.O governo da maternidade: um estudo historico de manuais de puericultura publicados no Brasil: 1918-1941. 2005. (Seminário).

II Semana da Educacao.Higiene Fisica e Mental: o governo da infancia e da familia.. 2004. (Outra).

III Congresso Paulista de Educacao Infantil. Assistencia a infancia no Brasil: Um estudo da Legislacao Federal (1880-1960). 2003. (Congresso).

Semana de Educacao 2003.As criancas em risco e a legislacao federal. 2003. (Outra).

VI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. Educacao de Criancas em risco: um estudo a partir da legislacao federal (1880-1960). 2003. (Congresso).

XXV ISCHE - International Standing Conference for the History of Education.Medidas Oficiais para a Protecao e a Correcao das Criancas em risco: o Codigo de Menores (1927) e outros documentos da legislacao federal.. 2003. (Outra).

European Conference on Educational Research. Childhood Assistance Institutions in Brazil from 1940 to 1960. 2002. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Historia da Educacao. Apresentacao da comunicacao: Instituicoes de assitencia a infancia no Brasil nas decadas de 1880 a 1960: um estudo da legislacao federal. 2002. (Congresso).

IV Coloquio LEPSI: os adultos, seus saberes e a infancia.Um estudo da legislacao federal sobre as criancas em risco entre 1880 e 1960. 2002. (Outra).

V Encontro de Pesquisa em Educacao da Regiao Sudeste.Assistencia a infancia no Brasil: um estudo da legislacao federal (1880-1960). 2002. (Encontro).

VII Semana de Letras e Educacao.Boletim tematico: uma proposta de encaminhamento para a discussao de temas atuais. 2002. (Outra).

III Congresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao: escolas, culturas e identidades. Apresentacao da comunicacao: Escolas paulistanas nas decadas de 40, 50 e 60.. 2000. (Congresso).

II Conresso Luso-Brasileiro de Historia da Educacao. Apresentacao da comunicacao: A Disciplina de Professores e alunos no discurso dos educadores entre 1945 e 1964 (Uma analise da Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos). 1998. (Congresso).

I Seminario DO.CO.MO..MO. do Grupo de Trabalho do Vale do Paraiba.Arquitetura Moderna e a Configuracao das escolas no Estado de Sao Paulo entre 1945 e 1967.. 1998. (Seminário).

IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. O CPP (Centro do Professorado Paulista) e o sistema de ensino paulista nos anos 30. 1998. (Congresso).

V Simposio de Pesquisa da FEUSP.A disciplina e a Educacao Moral nas Escolas Publicas Paulistas (1945-1964). 1998. (Simpósio).

XX International Standing Conference for the History of Education: the visual in the making of the educational space through History.School architecture and up bringing of the modern citizen (a Brazilian case study between 1945 and 1964). 1998. (Outra).

I Congresso de Ciencias da Educacao. A disciplina de professores e alunos na imprensa periodica educacional - um estudo do periodo entre 1945 e 1964. 1997. (Congresso).

IV Simposio de Pesquisa da FEUSP.A disciplina de professores e alunos no contexto das escolas publicas paulistas (um estudo do perido de 1945 a 1964). 1997. (Simpósio).

VIII F.I.E.A.L.C. Congreso de la Federacion Internacional de Estudios sobre America Latina y el Caribe. A Historia do movimento docente em Sao Paulo nos anos 30. O ambiguo sacerdocio dos humildes obreiros da alfabetizacao. 1997. (Congresso).

III Congreso Iberoamericano de Historia de la Educacion Latinoamericana. Vigilancia e Controle: os Anuarios do Ensino do Estado de Sao Paulo e Historia do trabalho docente no Brasil.. 1996. (Congresso).

III Simposio de Pesquisa da FEUSP.A configuracao oficial da disciplina de professores e alunos. 1996. (Simpósio).

I Seminario Docencia Memoria e Genero.Entre a mae e o professor: As educadoras sanitarias. 1996. (Seminário).

III Simposio de Iniciacao Cientifica da USP.O Trabalho Docente: praticas e representacoes (um estudo dos Anuarios do Ensino do Estado de Sao Paulo: 1907-1937). 1995. (Simpósio).

II Simposio de Pesquisa da FEUSP.O trabalho docente: praticas e representacoes (um estudo dos Anuarios do Ensino do EStado de Sao Paulo: 1907-1937). 1995. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Matheus Henrique da Silveira

LIMA, A. L. G.; PAULILO, A. L.; GALLO, S. D. O.. Infância Problema e Indisciplina Escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alcione Moreira Marques

LIMA, A. L. G.; TANAKA, L. H.; NOGREN, M. B. P.; ROSA, A. S.. Efeitos de um programa para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em professores. 2019. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sharlene de Souza Queiroz

LIMA, A. L. G.; ARAUJO, U. F.; GURIDI, V. M.; MARTINS, L. C. B.. Escolas democráticas: a autonomia e o protagonismo juvenil. 2019. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Caio Moretto Ribeiro

LIMA, A. L. G.CAZETTA, V.; MARCELO, F. A.. A criança incompreendida: análise de um roteiro familiar. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miriã Dias de Carvalho Hasswani

LIMA, A. G. G.;LIMA, A. L. G.; PERRONE, R. A. C.. Leitura do espaço pré-escolar em territórios vulneráveis: o caso Jardim Lapenna. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Eliane Maria Pereira

LIMA, A. L. G.VIVIANI, L. M.GIL, N. L.; SILVA, V. B.. O ensino das culturas africanas e afro-brasileiras em discurso: uma análise a partir da Lei 10639/2003. 2018. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

LIMA, A. L. G.CATANI, D. B.; AQUINO, J. R. G.; CAPONI, S. N. C.. Verdade e normalidade nos discursos sobre sexualidade e gênero na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patricia Peixoto Zapletal

LIMA, A. L. G.; COELHO, L. M. C. C.; MACHADO, A. M.. Ampliação da jornada escolar: mais aprendizagem de quê?. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliane Maria Santana de Oliveira

LIMA, A. L. G.; BOTO, C. J. M. C. R.; SOUZA, R. F.. Os compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Roveroni Breda

CARVALHO, J. S. F.; SILVA, V. G.;LIMA, A. L. G.. Projeto Político Pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARLOS TADEU BEZERRA DE MELLO

LIMA, A. L. G.GIL, N. L.; QUADROS, C.; STEPHANOU, M.. Testar crianças para educar cidadãos: as representações dos testes psicológicos da revista do Ensino e no Boletim do CPOE-RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira

LIMA, A. L. G.; FERREIRA, D. M.; SIQUEIRA, R. M.. Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Aparecida Araújo Correia

LIMA, ANA LAURA GODINHO; OLIVEIRA, R. C.; SCHWENGBER, M. S. V.. Gravidez na adolescência: a construção discursiva de uma condição desviante. 2014. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rosmari Pereira de Oliveira

LIMA, A. L. G.VIVIANI, L. M.; PINAZZA, M. A.. Entre a fralda e a lousa: um estudo sobre identidades docentes em berçários. 2013. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Silvia Rodrigues

LIMA, A. L. G.LUGLI, R. S. G.CATANI, D. B.. Dimensoes educativas das normas e saberes acerca da infancia desfavorecida no Estado de Sao Paulo: a legislacao e a literatura especializada entre 1890 e 1927. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Manoel Felipe Leao Filho

LIMA, A. L. G.LUGLI, R. S. G.; APRILE, M. R.. A violencia e seus efeitos na escolarizacao de jovens de periferia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Aluno: Sidmar Silveira Gomes

LIMA, A. L. G.; AQUINO, J. R. G.; PUPO, M. L. S. B.; CARVALHO, F. A. D.; ICLE, G.. Do encontro entre as práticas teatrais e a educação: uma releitura da constituição do teatro infantil brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Geisiele da Silva Marchan

LIMA, A. L. G.; GURIDI, V. M.; PRADO, G. V. T.; PINTO NETO, P. C.; BAROLLI, E.. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: CLAUDIO GONÇALVES PRADO

LIMA, A. L. G.; MONARCHA, C. R. S.; GATTI JUNIOR, D.; RIBEIRO, B. O. L.; ARAUJO, J. C. S.. Dimensões contextuais e particulares do percurso histórico da disciplina psicologia da educação no curso de pedagogia na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil (1959-2006). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcelo Rito

LIMA, A. L. G.; BOTO, C. J. M. C. R.; AQUINO, J. R. G.; CESAR, M. R. A.; LOPES, M. C.. Carne recortada, almas expostas: da visualização escolanovista à utopia do homem aprimorável. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Katiene Nogueira da Silva

LUGLI, R. S. G.; BEISIEGEL, C.R.;CATANI, D. B.; PEREIRA, G.R.M.;LIMA, A. L. G.. Do controle das paixões à maestria de si: um estudo acerca das práticas e das representações de moralização na escola pública paulista (1948-1978). 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Katia Cristina Silva Forli Bauthney

LIMA, A. L. G.; PRIETO, R. G.; VOLTOLINI, R.; MOYSES, M. A. A.; SOUZA, M. P. R.. Transtornos de aprendizagem: quando "ir mal na escola" torna-se um problema médico e/ou psicológico. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Cláudia Amaral dos Santos

LIMA, A. L. G.; MEYER, D.; VEIGA NETO, A.; BUJES, M. I.; SILVEIRA, R. M. H.. A Vida do Bebê: biopolíticas dirigidas às mães para a produção de infâncias saudáveis e normais. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Rezende Alba Cuadrado Proença

LIMA, A. L. G.; MATE, C. H.; CHRISTOV, L. H. S.. Habitada, Ocupada e Invadida: Escola na Democracia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maria de Lourdes Leal dos Santos

LIMA, A. L. G.; GATTI JUNIOR, D.;CATANI, D. B.. Docência, Memória e Gênero: elos da formação humanista da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santo Tomás de Aquino (1960-1980). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Elaine Muniz Pires

LIMA, A. L. G.; SCHILLING, F. I.; ALVES, K. M. C. V.. O futuro nas mãos das mães: governo da maternidade, ecologia e feminismo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira

LIMA, A. L. G.; BAUTHENEY, K. C. S. F.;GIL, N. L.. "Crianças-problema" em escolas públicas periféricas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Sidmar Silveira Gomes

LIMA, ANA LAURA GODINHO; AQUINO, J. R. G.; PUPO, M. L. S. B.. Por uma história outra do teatro infantil brasileiro: teatro, educação e governamento da infância. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eduardo Mosna Xavier

LIMA, A. L. G.CATANI, D. B.; SILVA, K. N.. Política "Dá a bola; deixa jogar": análise historiográfica da Educação Física e da formação dos professores entre 1948 e 1961. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Clayton César de Oliveira Borges

AQUINO, J. R. G.; NEIRA, M. G.;LIMA, A. L. G.. Governo, verdade, subjetividade: uma anarqueologia da pedagogia cultural da educação física. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Geisiele da Silva Marchan

PINTO NETO, P. C.; AGUILAR, L. E.;LIMA, A. L. G.. Discursos presentes nas políticas curriculares e no processo de formação docente: a configuração do perfil pedagógico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Bruno da Mata Farias

LIMA, A. L. G.CAZETTA, V.; VAL, G. M.. Governamentalidade midiática audiovisual na educação: TV Escola e a sociedade da aprendizagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Valdemar José dos Santos Filho

LIMA, A. L. G.; MELLO, J. A.; BARRETO, R. G.. Relatório de Qualificação de Mestrado. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Laiene Okimura Kadena

LIMA, A. L. G.; SILVA, V. B.; CASTRO, R. M.. Os manuais de psicologia para a formação de professores no I.E. Dr. Cardoso de Almeida - Botucatu - SP: uma análise do discurso sobre o trabalho do professor. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Miriã Dias de Carvalho Hasswani

LIMA, A. G. G.;LIMA, A. L. G.; PERRONE, R. A. C.. Arquitetura escolar paulista e primeira infância: intervenções em territórios vulneráveis. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Sharlene de Souza Queiroz

LIMA, A. L. G.; GURIDI, V. M.; ARAUJO, U. F.. Escolas democráticas: a autonomia e o protagonismo juvenil no modelo horizontal da gestão do conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lara Chaud Palacios Marin

LIMA, A. L. G.; BOTO, C. J. M. C. R.; CORDEIRO, J. F. P.. A cultura nos discursos dos livros didáticos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eliane Maria Pereira Agostinho

LIMA, A. L. G.VIVIANI, L. M.; SANTOS, M. F.. O ensino das culturas africanas e afro-brasileiras em foco: uma análise dos discursos produzidos a partir da Lei 10.639/2003. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Matheus Henrique da Silveira

PAULILO, A. L.;LIMA, A. L. G.; GALLO, S. D. O.. A escolarização da infância problema: a produção das fichas do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental do Rio de Janeiro (1934-1939). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: André Felipe Dutra Martins Rocha Elias

LIMA, A. L. G.; JARDIM, F. A. A.; SUPRINYAK, C. E.. Do planejamento educacional à gestão por incentivos: percursos da economia da educação e seus caminhos neoliberais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcos Ribeiro das Neves

LIMA, A. L. G.; NEIRA, M. G.; DUBOC, A. P. M.. O currículo cultural de Educação Física em ação e seus possíveis efeitos na representação. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Liliane Maria Santana de Oliveira

LIMA, A. L. G.; SOUZA, R. F.; BOTO, C. J. M. C. R.. Compêndios de formação de professores: o impresso como fonte de práticas e saberes pedagógicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mariana Roveroni Breda

LIMA, A. L. G.; SILVA, V. G.; CARVALHO, J. S. F.. Projeto político e pedagógico: possibilidades e limites. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alexandre César Gilsogamo Gomes de Oliveira

LIMA, A. L. G.; FERREIRA, D. M.; PEROSA, G. S.. Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Andressa Caroline Francisco Leme

LIMA, A. L. G.; BAUTHENEY, K. C. S. F.;VIVIANI, L. M.. Agora é para alfabetizar, sim ou não? análise dos discursos especializados. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARLOS TADEU BEZERRA DE MELLO

LIMA, A. L. G.; STEPHANOU, M.; QUADROS, C.. Os testes de desenvolvimento e o discurso psicológico no Centro de Pesquisas e Orientações Educacionais do Rio Grande do Sul. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clayton César de Oliveira Borges

LIMA, A. L. G.; NEIRA, M. G.;CAZETTA, V.. Currículo, saberes e relações de poder: o lugar da educação física em uma proposta oficial. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Viviane Aparecida Costa

LIMA, A. L. G.; OLIVEIRA, R. C.; PEROSA, G. S.. Indisciplina e percepção sobre a escola entre estudantes de uma escola municipal de Ermelino Matarazzo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Patricia Andrade Bertolon

LIMA, A. L. G.. Metodologias para desenvolvimento de calçados infantis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Têxtil e Moda) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Regiane de Souza Araujo

LIMA, A. L. G.CAZETTA, V.VIVIANI, L. M.. Higiene mental e magistério paulista: manuais escolares em uso na primeira metade do século XX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata se Souza Araújo

VIVIANI, L. M.LIMA, A. L. G.. As ciências naturais na Escola Normal paulista e o movimento da Escola Nova (1927-1937). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rita Mairam Ischkanian de Oliveira

LIMA, A. L. G.; PEROSA, G. S.; LEITE, C. K. S.. Indicadores da qualidade na educação infantil: um estudo exploratório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Victor Seiji Fujiwara

LIMA, A. L. G.INFANTE-MALACHIAS, M. E.DOMINGUEZ, C. R. C.. Encontros de Ciências extra-aula: uma aproximação à alfabetização científica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Karla Beatriz Gomes Saraiva

LIMA, A. L. G.VIVIANI, L. M.. Formação continuada e prática docente: estudo de cotidiano em uma escola municipal de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ivone Dantas Farias

LIMA, A. L. G.; PEROSA, G. S.. Percepções de famílias de baixa renda e com pouca escolaridade sobre o desempenho escolar de seus filhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcone José das Neves

LIMA, A. L. G.INFANTE-MALACHIAS, M. E.. Educação para a saúde no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo.

CANESQUI, A. M.; ALTMANN, H.; DANTAS, S. D.; PEROSA, G. S.;LIMA, A. L. G.. Concurso Público para Professor Doutor (edital EACH/ATAc 085/2010). 2011. Universidade de São Paulo.

GRANDINO, P. J.; CORDEIRO, J. F. P.; COLELLO, S. M. G.; LERNER, R.; AMARAL, M.;LIMA, A. L. G.. Concurso Público para Professor Doutor (edital EACH/ATAc 024/2010). 2010. Universidade de São Paulo.

ROCHA, H. H. P.; BIZZO, N. M. V.;INFANTE-MALACHIAS, M. E.LIMA, A. L. G.; VIDAL, D. G.. Concurso Público para Professor Doutor (edital EACH/ATAc 279/2007). 2008. Universidade de São Paulo.

LIMA, A. L. G.; EUZEBIO, M. S. P.. Comissão Interna de Avaliação das Teses da Faculdade de Educação. 2017. Universidade de São Paulo.

POLYDORO, S. A. J.;LIMA, A. L. G.; ROJAS, M. F.. Comissão de Especialistas do Prêmio de Reconhecimento pela Dedicação ao Ensino de Graduação. 2017. Universidade Estadual de Campinas.

LIMA, A. L. G.; BERNARDES, M. E. M.; SILVA, K. N.. Processo Seletivo para contratação de Professor Doutor. 2014. Universidade de São Paulo.

LIMA, A. L. G.; BUENO, B. A.; CARVALHO, J. S. F.; SOUZA, E. C.;BARREYRO, G. B.. Processo Seletivo para contratação de Professor Doutor, área de Pedagogia. 2007. Universidade de São Paulo.

LIMA, A. L. G.VIVIANI, L. M.; OLIVEIRA, R. P.; ZAKIA, S.. Processo Seletivo para contratação de Professor Doutor. 2006. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Mário Pires Azanha

AZANHA, J. M. P.. De como ensinar o aluno a obdecer (um estudo dos discursos sobre disciplina entre 1944 e 1965. 1999. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

José Mário Pires Azanha

AZANHA, J. M. P.; CATANI, D. B.; BOTO, C. J. M. C. R.; SOUSA, C. P.. Disciplina e Educação Moral nas Escolas Públicas Paulistas (um estudo a partir da imprensa periódica educacional entre 1944-1965). 1999. Outra participação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Maria Helena Souza Patto

PATTO, M. H. S.; CATANI, Denice Barbara; CORDEIRO, Jaime Francisco Parreira; Ó, Jorge Manuel Nunes Ramos Do; Boto, C.J. M. C. dos R.. O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e da legislação sobre a criança-problema. 2004. Tese (Doutorado em Faculdade de Educação) - Universidade de São Paulo.

Maria Helena Souza Patto

PATTO, M. H. S.; Catani, D. B.; SOUSA, Cynthia Pereira de. Saberes e recomendações para a educação da criança problema: um estudo da literatura educacional e da legislação nas décadas de 1930 a 1960. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Denice Barbara Catani

CATANI, D. B.; AZANHA, J. M. P.; BOTO, C. J. M. C. R.. De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre a disciplina escolar entre 1944 e 1965). 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Denice Barbara Catani

CATANI, D. B.; PATTO, Maria Helena Souza; CORDEIRO, Jaime Francisco Parreira; Ó, Jorge Manuel Nunes Ramos Do; BOTO, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis. O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e da legislação sobre a criança-problema. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Denice Barbara Catani

CATANI, D. B.; PATTO, M. H.;SOUSA, Cynthia Pereira de. Criança problema: um estudo da literatura educacional e da legislação nas décadas de 1930 a 1960. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Cynthia Pereira de Sousa

CATANI, D. B.; PATTO, M. H. S.;SOUSA, C. P.; Ó, Jorge Ramos do; BOTO, Carlota. O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e da legislação sobre a criança-problema.. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação USP.

Cynthia Pereira de Sousa

CATANI, D. B.SOUSA, C. P.; PATTO, M. H. S.. Saberes e recomendações para a educação da criança-problema: um estudo da literatura educacional e da legislação nas décadas de 1930 a 1960.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação USP.

Jaime Francisco Parreira Cordeiro

CORDEIRO, J. F. P.; CATANI, Denice Barbara; PATTO, Maria Helena Souza; Ó, Jorge Manuel Nunes Ramos Do; BOTO, Carlota. O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e da legislação sobre a criança-problema. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Rosário Silvana Genta Lugli

LUGLI, R. S. G.. O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e da legislação sobre a ?criança-problema?. 2003. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Faculdade de Educação - USP.

Carlota Boto

CATANI, Denice Bárbara; AZANHA, José Mário Pires;BOTO, Carlota. De como ensinar o aluno a obedecer (um estudo dos discursos sobre disciplina escolar entre 1944 e 1965). 1999 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Carlota Boto

BOTO, Carlota. O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e a legislação sobre a 'criança-problema'. 2004 - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Paula Perin Vicentini

VICENTINI, P. P.; PATTO, M. H. S.;CATANI, Denice BarbaraSOUSA, Cynthia Pereira de. Saberes e recomendações para a Educação da criança problema: um estudo da literatura educacional e da legislação nas décadas de 1930 a 1960. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laiene Okimura Kadena

A história dos saberes para a formação de professores no I; E; Dr; Cardoso de Almeida - Botucatu - SP (1953-1975): um estudo por meio de manuais didáticos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Andressa Caroline Francisco Leme

AS (IN) CONTINGÊNCIAS SOBRE A IDADE MAIS INDICADA PARA A ALFABETIZAÇÃO: ANÁLISE DOS DISCURSOS ESPECIALIZADOS DESTINADOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES; Início: 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; (Orientador);

Elaine Muniz Pires

A maternidade naturalista enquanto discurso pedagógico; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Alexandre Gilsogamo de Oliveira

'Crianças-problema' em escolas públicas periféricas: poder, discurso e (des)caminhos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Lara Chaud Palacios Marin

A cultura no discurso dos livros didáticos; 2019; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Caio Moretto Ribeiro

A criança incompreendida: análise de um roteiro familiar; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Eliane Maria Pereira Agostinho

O ensino das culturas africanas e afro-brasileiras em discurso: uma análise a partir da Lei 10; 639/2003; 2018; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Verdade e normalidade nos discursos sobre sexualidade e gênero na escola; 2018; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Andressa Caroline Francisco Leme

Agora é para alfabetizar, sim ou não? análise dos discursos especializados sobre a alfabetização no contexto da ampliação do ensino fundamental para nove anos; 2015; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Vanessa Aparecida Araújo Correia

Gravidez na adolescência: a construção discursiva de uma condição desviante; 2014; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Jenifer Pereira de Oliveira Pontes

Ensino sobre corpo humano e saúde: um estudo a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Rita de Cássia Fiúza Neves

O processo de inclusão dos alunos identificados como deficientes mentais na escola pública de ensino fundamental: um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Mariana Rodrigues Marques

A Idade-Problema entre 1960 e 1970 no Brasil: um estudo do conceito de adolescência na obra de Imídeo Giuseppe Nérici; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Gabriela Pinsdorf

As teorias da aprendizagem nos discursos da Revista de Pedagogia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Aline Aparecida Gama Vieira

O preconceito racial contido nos Manuais de Psicologia Educacional publicados no Brasil: uma análise dos discursos no período de 1930 a 1960; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Marina Chagas Luz

Diagnóstico e tratamento dos transtornos de aprendizagem? análise de discursos acadêmicos sobre uma questão controversa; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Gabriela Pinsdorf

As teorias da aprendizagem nos discursos da Revista de Pedagogia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Gabriela Zanella Stöckl

Um estudo da produção/descoberta da identidade nos livros para adolescentes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Carolina Castro Batista

Sampaio Dória e o ensino de psicologia na Escola Normal Caetano de Campos (1914-1925); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Catarina Medeiros do Livramento Barreto

Noemy da Silveira Rudolfer e o ensino de psicologia para professores em formação; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Bárbara Caroline Vicente

A descrição do parto em guias maternos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Obstetrícia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Jocelyn Hyo Shin Lepelletier

Diferenças individuais e fracasso escolar: um estudo a partir de manuais de psicologia educacional; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Gisseila Andrea Ferreira Garcia

Espaços e materiais para a educação infantil: um estudo das recomendações pedagógicas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Obstetrícia) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Jenifer Pereira de Oliveira Pontes

A Higiene do bebê: um estudo histórico a partir de manuais de puericultura (1937-1941); 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Eliane Pereira de Oliveira

Eliane Pereira de Oliveira; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Mariana Rodrigues Marques

Manuais de puericultura no Brasil entre 1930 e 1941: um estudo das recomendações sobre a educação infantil; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Ana Laura Godinho Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denice Barbara Catani

O espectro da irregularidade ronda o aluno: um estudo da literatura pedagógica e da legislação sobre criança-problema; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Denice Barbara Catani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, A. L. G. . Autores e modos de entrada no discurso: um exame a partir da psicologia do desenvolvimento. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 33, p. e93208, 2019.

  • LIMA, A. L. G. . OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 23, p. e93208, 2019.

  • LIMA, A. L. G. . Verdades sobre os Problemas de Aprendizagem na Escola e Providências para Superá-los: uma análise dos discursos da Psicologia. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 17, p. 92-107, 2017.

  • LIMA, A. L. G. ; GIL, N. L. . Apresentação da Seção Temática: avaliação e rendimento escolar: reflexões em perspectiva sócio-histórica. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 17, p. 5-7, 2017.

  • LIMA, A. L. G. . É preciso adaptar o ensino às características do aluno: análise histórica de um enunciado. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 16, p. 311-333, 2017.

  • LIMA, A. L. G. ; GIL, N. L. . Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 42, p. 1127-1151, 2016.

  • LIMA, A. L. G. ; VICENTE, B. C. . Os conhecimentos sobre a maternidade e a experiência da maternidade: uma análise de discursos. ESTILOS DA CLÍNICA , v. 21, p. 96-113, 2016.

  • LIMA, A. L. G. . A psicologia ensinada a normalistas: um estudo de manuais de ensino. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 20, p. 23-31, 2016.

  • LIMA, A. L. G. ; CATANI, D. B. . ?Que tipo de aluno é esse??: psicologia, pedagogia e formação de professores. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO , v. 20, p. 571-593, 2015.

  • LIMA, A. L. G. ; VIVIANI, L. M. . Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO , v. 19, p. 93-112, 2015.

  • LIMA, A. L. G. . Recomendações médicas para a educação da criança-problema: um estudo de manuais de higiene mental, 1939-1947. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO) , v. 20, p. 317-325, 2013.

  • LIMA, A. L. G. . O normal e o patológico na relação mãe-bebê: um estudo a partir de manuais de puericultura publicados no Brasil (1919-2009). ESTILOS DA CLÍNICA , v. 17, p. 324-343, 2012.

  • LIMA, A. L. G. . A promoção das mulheres no espaço social como efeito da normalização da maternidade e da infância. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO) , v. 18, p. 316-321, 2011.

  • BARREYRO, G. B. ; VIVIANI, L. M. ; LIMA, A. L. G. ; INFANTE-MALACHIAS, M. E. ; DOMINGUEZ, C. R. C. ; CAZETTA, V. . Una propuesta innovadora para las prácticas de enseanza de profesores de ciencias: la experiencia del curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza (EACH-USP) en São Paulo, Brasil. Investigación en la Escuela , v. 1, p. 95-105, 2010.

  • BARREYRO, G. B. ; VIVIANI, L. M. ; LIMA, A. L. G. ; INFANTE-MALACHIAS, M. E. ; DOMINGUEZ, C. R. C. ; CAZETTA, V. . Uma proposta inovadora de estágios para os professores de ciências: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 5, p. 83-93, 2010.

  • LIMA, A. L. G. . Maternidade higiênica: natureza e ciência nos manuais de puericultura publicados no Brasil. HISTÓRIA. QUESTÕES E DEBATES , v. 47, p. 95-122, 2007.

  • LIMA, A. L. G. . Testes ABC: proposta de governo de uma população problemática. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO) , v. 11, p. 145-152, 2007.

  • LIMA, A. L. G. . A 'criança-problema' e o governo da família. ESTILOS DA CLÍNICA , v. 11, p. 126-149, 2006.

  • LIMA, A. L. G. ; RODRIGUES, F. S. . Medidas oficiais para a protecao a infancia e a familia: um estudo da legislacao federal e outros textos, entre 1890 e 1945. Boletim do CDPHA , Belo Horizonte, v. 1, n.n.17, p. 70-96, 2004.

  • LIMA, A. L. G. ; LUGLI, R. S. G. ; VICENTINI, P. P. . A História do Movimento Docente em São Paulo nos anos 30: o ambíguo sacerdócio dos humildes obreiros da alfabetização. SOLAR Estudios latinoamericanos , Santiago, Chile, v. 7, p. 169-174, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre originais apresentados ao Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia. 2016.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo para a Revista do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. 2016.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo para a revista Linhas. 2016.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre solicitação de bolsa de mestrado. 2015.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre solicitação de bolsa de doutorado. 2015.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre trabalho final de curso. 2015.

LIMA, A. L. G. . Avaliação de artigo original para a revista Educação & Pesquisa. 2015.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre pedido de reconhecimento de diploma de doutorado obtido em universidade estrangeira. 2015.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo para a revista Educação & Realidade. 2015.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo submetido à revista Educação & Realidade. 2014.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre pedido de recredenciamento de docente junto à CERT. 2014.

LIMA, ANA LAURA GODINHO . Parecer circunstanciado sobre currículo docente. 2014.

LIMA, ANA LAURA GODINHO . Parecer sobre artigo submetido à revista Acta Scientiarum. 2014.

LIMA, ANA LAURA GODINHO . Parecer sobre artigo submetido à Revista Brasileira de História da Educação. 2013.

LIMA, ANA LAURA GODINHO . Parecer sobre solicitação de bolsa de mestrado.. 2013.

LIMA, ANA LAURA GODINHO . Parecer sobre solicitação de bolsa de doutorado. 2013.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo para o periódico Cadernos de História da Educação. 2012.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre solicitação de credenciamento de docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. 2012.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre solicitação de matrícula discente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. 2012.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre projeto de iniciação científica 'Acreditação da educação superior no Mercosul'. 2012.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre relatório de iniciação científica "A arte da política: o Departamento de Cultura de São Paulo e a gestão de Mário de Andrade". 2011.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo submetido à revista Educação & Realidade. 2011.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre artigo submetido à revista Educação & Realidade. 2010.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre projeto de iniciação científica para a Universidade Federal do Paraná. 2010.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre projeto de iniciação científica: A epistemologia de Humberto Maturana: algumas relfexões educacionais. 2010.

LIMA, A. L. G. . Parecer sobre o relatório final de iniciação científica: Educação Libertadora e consciência crítica: a atualidade do pensamento de Paulo Freire.. 2010.

LIMA, A. L. G. ; PAULILO, A. L. ; VIVIANI, L. M. . Administração das diferenças individuais na escola: um estudo histórico do discurso da psicologia sobre as crianças que não aprendem. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, A. L. G. . Guia de Manuais de Puericultura Publicados no Brasil. 2008. (Obra de referência).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Exclusão escolar na história brasileira: persistências e resistências (1920-2020), Descrição: Este projeto corresponde à continuidade da pesquisa precedente, intitulada A escola obrigatória e seus alunos: acesso, permanência e desempenhos (1870-1970). Na fase atual, os esforços investigativos concentram-se na descrição de como se estabeleceram formas diversificadas e persistentes de exclusão durante o processo de consolidação da escola obrigatória no país ao mesmo tempo em que essa instituição passou a ser definida legalmente como direito de todos. Para tanto importa saber, do ponto de vista quantitativo, qual a extensão desse fenômeno, analisando as estatísticas de matrícula e reprovação durante 1932 e 2020. Mas como a exclusão não se restringe ao que é possível apreender nesses números, pretendemos também categorizar as formas de inclusão e exclusão que se apresentam ao longo da história da escola brasileira. Além disso, a pesquisa visa a repertoriar as políticas e proposições de enfrentamento da exclusão escolar, selecionando algumas dessas para análise detida e, por fim, conhecer possíveis associações entre processos de exclusão dos estudantes e a produção da (des)valorização profissional docente. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Natalia de Lacerda Gil - Coordenador / Luciana Maria Viviani - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Sandra Maria Caldeira - Integrante / Taís Pereira Flores - Integrante / Carine Ivone Popiolek - Integrante / Joseane El Hawat - Integrante / Regina Scherer - Integrante / Igor Zinbenberg - Integrante / Andreia Martins - Integrante / Cláudia Pereira Antunes - Integrante / Luísa Orfali - Integrante / Mariana Klein - Integrante / Paula Carolina Teixeira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...), Descrição: Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, e à criação dos cursos secundários e superiores, além das primeiras escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Paula Perin Vicentini - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Rita de Cassia Galego - Integrante / Diana Gonçalves Vidal - Coordenador / Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto - Integrante / Bruno Bontempi Junior - Integrante / Circe Bittencourt - Integrante.

  • 2018 - Atual

    O Imperativo do Desenvolvimento na Educação: uma análise dos discursos da psicologia dirigidos a professores, Descrição: O projeto incide sobre a psicologia do desenvolvimento ensinada aos professores no decorrer do século XX, a partir da perspectiva de uma história crítica interessada em compreender como seus conteúdos se tornaram uma referência central para o discurso pedagógico. Para caracterizar os saberes sobre o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, assim como as orientações práticas para o trabalho dos professores derivadas desses saberes, a investigação recorre aos textos de Michel Foucault e outros autores contemporâneos sobre a análise do discurso. A pesquisa toma como fontes nucleares manuais de psicologia do desenvolvimento empregados na formação de professores publicados no Brasil durante o século XX. Muitos desses livros foram escritos a partir da experiência dos seus autores como professores da disciplina e, em alguns casos, corresponde ao conjunto de suas aulas, ministradas de acordo com os programas de ensino então vigentes. A pesquisa focaliza os discursos relacionados ao desenvolvimento dos alunos e as recomendações sobre como adaptar as rotinas e atividades escolares às suas necessidades, possibilidades e interesses em cada faixa etária. Pretende oferecer subsídios para as reflexões atuais sobre o ensino das teorias psicogenéticas aos professores em formação, por meio da problematização do consenso atual em torno do enunciado de acordo com o qual a função principal da escola é promover o desenvolvimento do aluno. Para isso, evidencia o aparecimento e as transformações nos conteúdos relacionados ao desenvolvimento humano nos discursos da psicologia destinados à formação dos professores. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador / Gabriela Pinsdorf - Integrante / Aline Gama - Integrante / Alexandre Gilsogamo - Integrante / Laiene Okimura Kadena - Integrante / Marina Chagas Luz - Integrante / Lara Chaud Palacios Marin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    O ensino de História da Educação em perspectiva comparada: formação de professores, programas de ensino e manuais disciplinares no Brasil e em Portugal (séculos XIX e XX), Descrição: Trata-se de uma investigação na área de Educação, subárea de História da Educação, na temática da História Disciplinar da História da Educação, cujo objeto privilegiado será o percurso do ensino de História da Educação no Brasil e em Portugal, no período compreendido entre os séculos XIX e XX, por meio da compreensão do desenvolvimento da disciplina nas instituições de formação de professores, nos programas de ensino e nos manuais disciplinares de História da Educação. Em termos gerais objetiva-se compreender os elementos comuns e diferenciados do percurso disciplinar da História da Educação no Brasil e em Portugal, especialmente dos aspectos institucionais relacionados à formação de professores, dos programas de ensino e dos manuais disciplinares empregados no ensino de História da Educação em ambos países, em correspondência com o processo de difusão mundial da escola e da formação de professores. Para tanto, serão realizados: o exame da literatura acadêmica existente no Brasil e em Portugal; o elenco das instituições dedicadas a formação de professores no Brasil e em Portugal, com seleção daquelas que serão objeto de aprofundamento investigativo; o exame dos programas de ensino e dos manuais escolares de História da Educação; a análise dos elementos comuns e diferenciados das proposições relacionadas ao ensino de História da Educação no Brasil e em Portugal... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Carlos Roberto da Silva Monarcha - Integrante / Décio Gatti Junior - Coordenador / Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro - Integrante / José Carlos Souza Araújo - Integrante / Marta Maria de Araújo - Integrante / Geraldo Gonçalves de Lima - Integrante / Maria Teresa Santos - Integrante / Joaquim Pintassilgo - Integrante / Sauloéber Tarsio de Souza - Integrante / António Gomes Ferreira - Integrante / Luis Alberto Marques Alves - Integrante / Maria João Mogarro - Integrante.

  • 2015 - 2017

    A Psicologia Ensinada aos Professores: uma análise dos discursos dirigidos a professores em formação, Descrição: A investigação incide sobre a psicologia ensinada aos professores, a partir da perspectiva de uma história crítica. Justifica-se em razão da crescente demanda por formação psicológica para os professores e atendimento psicológico aos alunos, paralelamente à emergência, no campo acadêmico, de perspectivas críticas ao excesso de interferência da psicologia na escola. Recorre aos escritos de Michel Foucault e outros autores contemporâneos relativos aos discursos para caracterizar os enunciados sobre a psicologia e sua importância para a formação docente, bem como para descrever os conteúdos da disciplina considerados necessários aos professores em e as recomendações para a sua prática derivadas desses conhecimentos. Toma-se como fontes nucleares manuais de psicologia empregados nas escolas normais e cursos de pedagogia e licenciatura publicados no decorrer do século XX> Frequentemente, esses livros foram escritos a partir da experiência de seus autores como professores dessa disciplina e alguns consistem na publicação de suas aulas, ministradas conforme os programas então vigentes. Dentre os conteúdos veiculados nesses compêndios, sobressaem, conforme o período: a psicologia dos testes para a avaliação dos alunos quanto à sua inteligência e suas aptidões; a psicanálise e os efeitos das relações familiares nos comportamentos desajustados da criança-problema; as teorias psicogenéticas e a determinação das etapas do desenvolvimento infantil. A investigação busca oferecer subsídios para as reflexões atuais sobre o ensino da psicologia a professores em formação. Para isso, pretende evidenciar os modos de emergência desse tema e suas transformações nos discursos da psicologia destinados aos professores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador / Gabriela Pinsdorf - Integrante / Aline Gama - Integrante / Alexandre Gilsogamo - Integrante / Fabrício Aparecido Bueno - Integrante / Laiene Okimura Kadena - Integrante / Marina Chagas Luz - Integrante / Lara Chaud Palacios Marin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2

  • 2014 - 2019

    A escola obrigatória e seus alunos: acesso, permanência e desempenhos (1870-1970), Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil interessando-se em compreender as práticas e os discursos em torno da passagem dos alunos pela escola obrigatória. Assim, importa saber como se deu o acesso da população à instituição escolar, quais os padrões de fluxo dos alunos pelas séries do ensino primário, como foram tratadas e representadas as crianças que não seguiam os padrões esperados. Pretende-se conhecer os discursos especializados, a produção e interpretação das estatísticas, as práticas de avaliação e classificação dos alunos, a definição das políticas educacionais que instituíram/consolidaram um certo modelo escolar e sua relação com o tempo, o ritmo e a qualidade na escola. Interessa, ainda, apreender as orientações aos professores e os debates em torno das questões relativas à excelência escolar, à repetência dos alunos, ao rendimento do ensino e ao fracasso escolar. O projeto tem como Coordenadora-Geral a Prof. Dra, Natália de Lacerda Gil e como Coordenadora (núcleo São Paulo) a prof. Dra. Ana Laura Godinho Lima. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Natalia de Lacerda Gil - Coordenador / Luciana Maria Viviani - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Fernanda Cristina Campos Rocha - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Conhecer e conduzir as crianças: um estudo dos discursos da psicologia para a formação dos professores no decorrer do século XX, Descrição: Trata-se de uma investigação sobre os discursos da psicologia ensinada aos professores, a partir de uma perspectiva histórica. Toma como fontes primárias nucleares manuais de psicologia empregados nas escolas normais e cursos de pedagogia e licenciatura publicados no decorrer do século XX. Recorre aos escritos de Michel Foucault sobre as formações discursivas e investiga os enunciados acerca da importância da psicologia para a formação dos professores, assim como descreve os modos de apresentação dos conhecimentos da psicologia sobre a criança, considerados necessários para os professores em formação, tais como: a psicologia dos testes para a avaliação dos alunos quanto à sua inteligência e suas aptidões; a psicanálise e os efeitos das relações familiares nos comportamentos desajustados da criança-problema; o construtivismo e a determinação das etapas do desenvolvimento infantil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Repetência e evasão na escola brasileira (1889-1930), Descrição: Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da escolarização no Brasil interessando-se em compreender especificamente como o fluxo dos alunos pelas séries da escola primária passou a ser representativo da crise da educação nacional constantemente reafirmada no discurso educacional. Pretende-se conhecer o discurso oficial, a produção e interpretação das estatísticas, a definição das políticas educacionais que instituíram/consolidaram um certo modelo escolar e sua relação com o tempo, o ritmo e a qualidade na escola. Interessa, ainda apreender os debates em torno das questões relativas à repetência e evasão escolar, ao rendimento do ensino e ao fracasso escolar em outros espaços de circulação do discurso sobre educação, em especial a partir do exame da imprensa periódica educacional e dos manuais de psicologia. o estudo detém-se nas primeiras décadas do período republicano, entre 1890 e 1930, circunscrevendo a análise à documentação referente a Minas Gerais, Distrito Federal (Rio de Janeiro), São Paulo e Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Natalia de Lacerda Gil - Coordenador / Luciana Maria Viviani - Integrante / André Luiz Paulilo - Integrante / Sandra Maria Caldeira - Integrante / Fernanda Cristina Campos Rocha - Integrante / Jocelyn Hyo Shin Lepelletier - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    O desenvolvimento infantil e as diferenças individuais explicadas às mães e às professoras: um estudo dos discursos da puericultura e da psicologia, Descrição: A pesquisa tem como objetivo empreender uma análise das explicações elaboradas por pediatras e psicólogos sobre o desenvolvimento infantil e as diferenças individuais no comportamento das crianças, bem como das recomendações para a educação que esses especialistas faziam derivar se duas concepções sobre essas diferenças. Busca-se contribuir para a compreensão dos processos de normalização da infância e também para a história da psicologia educacional e da formação docente no Brasil. A investigação incide sobre manuais de puericultura e psicologia infantil publicados no Brasil entre 1930 e 1970 para serem utilizados nas escolas normais ou para fornecer orientações paara as mães sobre os cuidados e a educação de seus filhos. A investigação baseia-se em textos de Foucault, Nikolas Rose e outros autores contemporâneos sobre os conceitos de normalidade, disciplina, governamentalidade e bio-política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador / Denice Barbara Catani - Integrante / Jocelyn Hyo Shin Lepelletier - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2009 - 2012

    Manuais escolares de higiene: produção, circulação e recomendações de usos., Descrição: O projeto insere-se no conjunto de investigações que se voltam para o estudo de uma história dos manuais escolares interessada em compreender as dimensões ligadas à sua produção, circulação e apropriação, uma vez que tem como objetivo central contribuir para a constituição de uma Biblioteca de Higiene , por meio do levantamento, catalogação e análise de manuais escolares de Higiene, destinados aos alunos das escolas primárias paulistas e à formação de professores, produzidos entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX. O projeto insere-se nas linhas de atuação do Centro de Memória da Educação, órgão de caráter científico, criado em 2001 junto à Faculdade de Educação da UNICAMP, como centro de documentação e referenciação em educação. Os dados levantados no âmbito do projeto serão catalogados na base de dados MANES (UNED, Madri, Espanha), o que possibilitará a disponibilização dos resultados da pesquisa à comunidade de pesquisadores. Edital Universal (MCT/CNPq 14/2009) Processo 478621/2009-4.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Luciana Maria Viviani - Integrante / Heloisa Helena Pimenta Rocha - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2008

    Conhecimentos especializados sobre bebês e o governo das mães e das famílias: um estudo histórico de manuais de puericultura publicados no Brasil, Descrição: Este projeto de pesquisa pretende elucidar as seguintes questões: como os especialistas das áreas da saúde, da educação e da psicologia procuraram governar as relações entre a mãe e o bebê? Quais os padrões de prescrições formuladas por esses especialistas em relação aos cuidados com o recém-nascido, a organização do lar e a rotina da família? Como se procurou tornar acessíveis às mães os conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento dos bebês? A pesquisa incide sobre manuais de puericultura destinados às mães e publicados no Brasil entre 1868 e 1968. A investigação baseia-se em textos de Michel Foucault sobre a governamentalidade, a disciplina e a bio-política.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Coordenador., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 2

  • 2000 - 2004

    Estudos Comparados sobre a Escola: Brasil e Portugal - seculos XIX e XX, Descrição: Este projeto de pesquisa empreendeu uma investigacao comparada da escola de massas em Portugal e no Brasil, nos seculos XIX e XX. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Laura Godinho Lima - Integrante / Denice Barbara Catani - Coordenador / Rosario Silvana Genta Lugli - Integrante / Paula Perin Vicentini - Integrante / Flavia Silvia Rodrigues - Integrante / Antonio Novoa - Integrante / Cynthia Pereira de Sousa - Integrante / Jaime Francisco Parreira Cordeiro - Integrante / Jorge Ramos do O - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante / Rita de Cassia Galego - Integrante / Natalia de Lacerda Gil - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. , Avenida da Universidade, Butantã, 05508040 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30918279

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2005 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 1999

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PAE, Carga horária: 12

Atividades

  • 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Vice coordenadora da Comissão de Coordenação das Licenciaturas.

  • 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.,Cargo ou função, Representante do Departamento na Comissão de Graduação.

  • 03/2016

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ciências da Infância: análise de discursos médicos, psicológicos e pedagógicos a partir de uma perspectiva foucaultiana

  • 02/2016

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias do Desenvolvimento, práticas escolares e processos de subjetivação

  • 01/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágios.

  • 05/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.,Cargo ou função, Representante do Departamento na Comissão de Curso das Licenciaturas.

  • 03/2014

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas Escolares, Contemporaneidade e Processos de Subjetivação

  • 08/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação I (Teorias Psicogenéticas e Temáticas Educacionais Contemporâneas)

  • 03/2012

    Ensino, ESTUDOS CULTURAIS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Cultura

  • 03/2014 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.,Cargo ou função, Coordenação da Área de Psicologia do Departamento.

  • 02/2014 - 07/2014

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas escolares, contemporaneidade e processos de subjetivação

  • 03/2008 - 12/2012

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Diversificados: História da Infância e da Família no Brasil

  • 03/2008 - 12/2012

    Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do ensino de Ciências: orientação de estágios

  • 03/2006 - 12/2012

    Ensino, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia da Educação

  • 08/2005 - 12/2012

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos

  • 03/2005 - 12/2012

    Ensino, Ciclo Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Resolucao de Problemas

  • 03/1998 - 06/1999

    Estágios , Faculdade de Educação, .,Estágio realizado, Programa de Aperfeicoamento de Ensino.

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador no desenvolvimento de projetos

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador no desenvolvimento de projetos

2001 - 2005

Centro Universitário Ibero-Americano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/2001 - 01/2005

    Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

1999 - 2000

Universidade Bandeirante de São Paulo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/1999 - 06/2000

    Ensino, Formação Pedagógica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Didática, Estrutura e funcionamento da Educação Básica, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação